Do que são formados os átomos?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Do que são formados os átomos?"

Transcrição

1 A U L A A U L A Acesse: Do que são formados os átomos? O que você vai aprender Do que o átomo é formado. Partícuas que existem no átomo: prótons, eétrons e nêutrons Como se formam os íons? O que pode acontecer passando corrente eétrica numa soução. Número de prótons representa um átomo Núceo atômico O que determina a massa de um átomo Seria bom já saber Isto he interessa A matéria é feita de átomos O que é cátion e ânion O que é eetróise Metais e não-metais Existem muitos métodos industriais baseados na eetróise. A eetróise é um método simpes e dá um produto bastante puro. Vimos que o hidróxido de sódio e o coro são fabricados passando corrente eétrica por uma soução de coreto de sódio. Vamos pensar de novo na experiência da eetróise, o que aconteceu na soução quando passamos corrente eétrica. Como a soução de sa de cozinha se transformou em cândida? Vamos repetir a experiência da eetróise usando uma substância coorida para faciitar a visuaização e o raciocínio. P/ as outras apostias de Química, Acesse:

2 Acesse: A cor azu da soução de coreto de cobre fica cada vez mais intensa porque aumenta a concentração de coreto de cobre. Como o íon de cobre na água tem cor azuada, cada vez que se cooca mais coreto de cobre a cor fica mais escura. A U L A Quando se merguha na soução de coreto de cobre dois fios igados numa piha, observa-se que: Há depósito de sóido marron no poo negativo; Há desprendimento de gás no poo positivo; A cor da soução fica mais cara. Exercício 1 Que concusão você pode tirar dessas observações? Por que a substância se transforma quando se merguha na soução as pontas de dois fios que saem de uma piha? P/ as outras apostias de Química, Acesse:

3 A U L A Acesse: A eetricidade circua peo fio. Eetricidade é uma porção de cargas negativas que se movimentam. Nós chamamos essas cargas negativas de eétrons. Os eétrons circuam peo fio. Quando ees vão passar peo fio que está dentro da âmpada, ea acende por causa da dificudade que os eétrons têm de passar peo fio. É como se o fio oferecesse resistência para deixar os eétrons passarem. Essa resistência resuta em uz e aquecimento. Dependendo do fio, ee só se aquece, como no caso dos fios que estão dentro do ferro eétrico, chuveiro, etc. Uma das pontas do fio, igada a uma piha, está cheia de eétrons que estão querendo sair do fio. Quando os íons de cobre, que são positivos, se chocam com esse fio, cheio de eétrons, recebem os eétrons e ficam neutros. Os íons positivos, na verdade, são partícuas que perderam eétrons. Quaquer matéria é feita de átomos. Cada substância simpes é feita de um tipo de átomo. Os átomos de eementos diferentes são diferentes. Quaquer átomo tem, no meio, um núceo onde estão as partícuas positivas; as partícuas negativas giram em torno desse núceo. O átomo é neutro. Isto quer dizer que num átomo o número de cargas positivas é igua ao número de cargas negativas. As cargas positivas que estão no núceo são chamadas prótons e as partícuas negativas que estão girando ao redor do núceo se chamam eétrons. A massa do eétron é tão pequena que praticamente não precisa ser evada em conta. É mais ou menos 2000 vezes menor que a massa da partícua positiva. No núceo do átomo tem um outro tipo de partícua que não têm carga mas têm massa. São os nêutrons. Por isso a massa do átomo, na reaidade é a soma das massas das partícuas positivas e dessas partícuas neutras. MASSA DO ÁTOMO = MASSA DE PRÓTONS + MASSA DE NÊUTRONS P/ as outras apostias de Química, Acesse:

4 Acesse: Um átomo se transforma em íon positivo ou negativo, perdendo ou ganhando eétrons. Um átomo não recebe e nem perde prótons. Isso quer dizer que o que caracteriza um eemento é o número de prótons do átomo. Esse número é chamado número atômico do eemento. A U L A Exercício 2 Para se transformar num íon positivo (cátion), o átomo deve perder ou ganhar eétrons? Exercício 3 E para se transformar num íon negativo, (ânion), ee deve perder ou ganhar eétrons? Exercício 4 O átomo de cobre e o íon de cobre têm número de prótons iguais ou número de eétrons iguais? Exercício 5 O átomo de cobre e o íon de cobre têm massas iguais ou diferentes? Quando um átomo perde eétrons se transforma em cátion. O número de eétrons que ee pode perder depende do tipo de átomo. Têm átomos que só perdem um eétron. Ees se transformam em cátions com uma carga positiva. Têm átomos que perdem dois eétrons facimente. Ees se transformam em cátions com duas cargas positivas, etc. Nome Símboo Sódio Na + Potássio K + Cácio Ca 2+ Magnésio Mg 2+ Cobre Cu 2+ Zinco Zn 2+ Ferro Fe 2+ Ferro Fe 3+ P/ as outras apostias de Química, Acesse:

5 A U L A Acesse: Os átomos que têm faciidade de perder eétrons são difíceis de ganhar eétrons. Por exempo, o átomo de sódio dificimente se transforma num ânion. A mesma coisa com potássio, cácio, ferro, etc. Todos os metais se transformam em cátions. Dificimente se transformam em ânions. Os átomos que recebem eétrons são diferentes. Por exempo: o coro se transforma em ânion, o oxigênio se transforma em ânion, o enxofre se transforma em ânion etc. Todos os não-metais se transformam em ânions. A matéria é feita de átomos. Os átomos são partícuas que têm um núceo onde está concentrada a massa do átomo. Os átomos são neutros. Isso quer dizer que o número de partícuas positivas é igua ao número de partícuas negativas. Um átomo pode perder eétrons e se transformar em íon positivo; pode também receber eétrons e se transformar em íon negativo. Os átomos de metais têm tendência de perder eétrons e os átomos de não-metais têm tendência de receber eétrons. Como você pôde perceber nesta aua, o tipo de átomo define o comportamento da matéria. Você precisa saber Eetróise é um processo de transformação de substâncias usando corrente eétrica. Numa eetróise, podem ser feitas várias observações: - Formação de gás num dos eetrodos. - Formação de um sóido num dos eetrodos. - Mudança da cor da soução. - Mudança da cor da soução perto de um dos eetrodos. Corrente eétrica é o movimento de eétrons num condutor eétrico. Eétrons são partícuas com carga eétrica negativa, responsáveis pea corrente eétrica. Átomos são formados por um núceo com carga eétrica positiva e por eétrons que giram em torno do núceo. O núceo dos átomos é formado de prótons e nêutrons. Prótons são partícuas com carga eétrica positiva que ficam no núceo dos átomos. Nêutrons são partícuas sem carga eétrica que ficam no núceo dos átomos. Prótons e nêutrons têm massas iguais. Eétrons são umas vezes mais eves que prótons ou nêutrons. Número atômico de um eemento é o número de prótons no núceo dos átomos desse eemento. Íon é um átomo que perdeu ou ganhou eétrons. Cátion é um íon positivo, isto é, um átomo que perdeu eétrons. Ânion é um íon negativo, isto é, um átomo que ganhou eétrons. Os metais perdem facimente eétrons e se transformam em cátions. Os nãometais ganham facimente eétrons, transformando-se em ânions. P/ as outras apostias de Química, Acesse:

6 Acesse: Quase todos os átomos têm um núceo formado de prótons e nêutrons e têm eétrons girando em vota desse núceo. O único átomo que não tem nêutron é o hidrogênio. O núceo dee é só um próton. Quando esse átomo perde seu eétron e se transforma num cátion de hidrogênio, fica só o próton. Portanto, o cátion de hidrogênio, representado por H +, é simpesmente um próton. Você vai ver na próxima aua que o cátion de hidrogênio é muito importante. Aguns átomos, quando perdem eétrons, perdem sempre o mesmo número. Por exempo, o átomo de sódio perde apenas 1 eétron, formando o cátion de sódio, representado por Na +. Vamos A U L A pensar mais Por que a fórmua do coreto de sódio é NaC? O átomo de sódio só perde 1 eétron, formando o cátion Na +. O átomo de coro só ganha 1 eétron, formando o ânion C -. Portanto, pegando um de cada, obtemos um composto neutro, sem carga. Por isso a fórmua é NaC. Por que a fórmua do coreto de cobre é CuC 2? O átomo de cobre perde 2 eétrons, formando o cátion Cu 2+. O coro forma C -. Portanto, pegando 1 cátion de cobre e 2 ânions coreto, temos duas cargas positivas do cobre neutraizando a carga negativa de dois ânions coreto. Por isso a fórmua é CuC 2. Já o ferro pode perder 2 ou 3 eétrons, formando os cátions Fe 2+ e Fe 3+. Veja a tabea na seção Isto he interessa (pág. 85). Por causa dessa possibiidade de formar dois cátions, com carga eétrica diferente, é que o ferro pode formar dois óxidos diferentes. É muito fáci entender as fórmuas desses óxidos. O oxigênio é um nãometa e por isso ee ganha eétrons. O oxigênio ganha dois eétrons. Podemos escrever O 2-. Como podemos juntar cátion ferro, Fe 2+, com ânion oxigênio, O 2-, para no tota a carga eétrica ficar igua a zero? O óxido de ferro é sempre neutro; não tem carga eétrica. Basta juntar um cátion Fe 2+ com um ânion O 2-. Duas cargas positivas anuam duas cargas negativas. Portanto, a fórmua desse óxido de ferro deve ser FeO. No caso de o átomo de ferro perder três eétrons e formar o cátion Fe 3+, precisamos pensar um pouco mais. Como podemos juntar cátion ferro, Fe 3+, com ânion oxigênio, O 2-, para no tota a carga eétrica ficar igua a zero? Se pegarmos dois cátions ferro, temos seis cargas positivas. Então precisamos pegar três ânions oxigênio para termos seis cargas negativas. 2Fe 3+ 6 cargas + 3O 2-6 cargas - Você viu na Aua 22 que o minério de ferro mais importante é a hematita. Este é um tipo de óxido de ferro, cuja fórmua é Fe 2 O 3. Na hora de escrever fórmuas, não escrevemos as cargas dos íons. Não escrevemos Na + C - ou Cu 2+ (C - ) 2. Fica muito confuso. P/ as outras apostias de Química, Acesse:

7 Agora A Ueu Lsei A Acesse: o O que é eetróise o Como é o átomo o Como o átomo se transforma em íons o O que são cátions o O que são ânions o O que determina a massa do átomo o Porque a massa do eétron é desprezíve o Como os metais se transformam em íons o Como os não-metais se transformam em íons Vamos exercitar Exercício 6 Cassifique como verdadeira (V) ou fasa (F) cada uma das afirmações a seguir: a) ( ) Hidróxido de sódio e coro são fabricados fazendo-se eetróise de soução de coreto de sódio em água. b) ( ) A eetróise ocorre porque a soução é fervida. c) ( ) O átomo é neutro. d) ( ) Átomos de metais têm tendência a ganhar eétrons. e) ( ) Durante a eetróise de uma soução de coreto de cobre a soução torna-se cada vez mais azuada. Exercício 7 A soução de coreto de sódio (sa de cozinha) em água é incoor e a de coreto de cobre é azuada. Então, qua é o íon que dá cor azu à soução de coreto de cobre? Exercício 8 O que acontece com a cor da soução de coreto de cobre em água, quando se aumenta a quantidade desse sa? Expique. Exercício 9 O que significa aumentar a concentração de coreto de cobre na soução? P/ as outras apostias de Química, Acesse:

8 Acesse: Exercício 10 O que são eétrons, prótons e nêutrons? Exercício 11 O que é número atômico? A U L A Exercício 12 Como os íons são formados? Exercício 13 Quais são as partícuas que determinam a massa do átomo? Exercício 14 O que é núceo do átomo? Exercício 15 Cooque os símboos dos átomos e dos íons em cada uma das transformações a seguir: a) Cobre cátion cobre + 2 eétrons b) Coro + eétron ânion coreto c) Potássio cátion potássio + eétron d) Enxofre + 2 eétrons ânion sufeto Exercício 16 Compete a tabea a seguir: Símboo nº prótons nº eétrons Na 11 Na + 11 Mg 12 Mg O 8 O 2-8 C 17 C - 18 P/ as outras apostias de Química, Acesse:

Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa

Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa A U L A A U L A Os opostos se atraem O que você vai aprender Produção de coro Usos do coro Eetróise de soução saturada de coreto de sódio Seria bom já saber Produção de hidróxido de sódio O que são cátions

Leia mais

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Vamos entender a reação química com átomos e moécuas O que você vai aprender Escrever uma reação química com fórmuas Estequiometria da reação Seria bom já saber O que

Leia mais

Precipitar, o que é isso?

Precipitar, o que é isso? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UU L AL A Precipitar, o que é isso? Formação de precipitados Concentrar e diuir souções O que você vai aprender O que significa soúve e insoúve O que são hidróxidos

Leia mais

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma A UU L AL A Conservação da matéria na reação química Proporção das substâncias que reagem que você vai aprender que é uma fórmua química significado

Leia mais

38 Como saber se a chuva é ácida?

38 Como saber se a chuva é ácida? Como saber se a chuva é ácida? O que você vai aprender Ácidos Bases Neutraização de ácidos ph Transporte de substâncias corrosivas Seria bom já saber O que a indústria química produz O que é matéria-prima

Leia mais

A volta do ferro à natureza

A volta do ferro à natureza Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A vota do ferro à natureza AUUL AL A + + Ferrugem Ferrugem é úti na recicagem do ferro Enferrujamento aumenta o peso do ferro É possíve prever o peso da ferrugem As condições

Leia mais

O que acontece quando uma substância se transforma?

O que acontece quando uma substância se transforma? O que acontece quando uma substância se transforma? A UU L AL A O que acontece numa reação química O que são reagentes e produtos O que significa reagir pásticos fibras sintéticas (cordas, tecidos etc.)

Leia mais

Ácido sulfúrico na estrela-d alva?

Ácido sulfúrico na estrela-d alva? Ácido sufúrico na estrea-d ava? O que você vai aprender Existe ácido sufúrico na atmosfera de aguns panetas Existe um satéite de Júpiter que tem muito enxofre Onde existe enxofre na Terra Produção de ácido

Leia mais

Por que o alumínio compete com o aço?

Por que o alumínio compete com o aço? Por que o aumínio compete com o aço? AUUL AL A Sobre carbono Extração do aumínio da bauxita Recicagem do aumínio As propriedades do aumínio Por que o aumínio não enferruja O que você vai aprender O que

Leia mais

Terra: o mundo de nitrogênio

Terra: o mundo de nitrogênio Terra: o mundo de nitrogênio O que você vai aprender O mundo de nitrogênio A forma mais estáve do nitrogênio na Terra Substâncias orgânicas e inorgânicas. Experiências que comprovam a presença de carbono

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS VALENÇA SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: JOSÉ TIAGO PEREIRA BARBOSA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS VALENÇA SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: JOSÉ TIAGO PEREIRA BARBOSA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS VALENÇA SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: JOSÉ TIAGO PEREIRA BARBOSA Lista de Exercícios Ligações Químicas Teoria do Octeto

Leia mais

Como se obtém aço a partir da sucata?

Como se obtém aço a partir da sucata? Como se obtém aço a partir da sucata? AUUL AL A minério na terra escavação minério misturado concentração minério concentrado Que existem muitos tipos de aço Aço inoxidáve Tamanho e massa das partícuas

Leia mais

20 Para onde vão as sucatas de ferro?

20 Para onde vão as sucatas de ferro? A UA UL LA Para onde vão as sucatas de ferro? O que você vai aprender Ferro gusa e ferro fundido O aço O minério de ferro A extração do ferro do minério A importância de recicar metais Fusão Seria bom

Leia mais

MATERIAIS «Nós somos química e o resto do Universo também» Os conhecimentos de Química são essenciais para a compreensão dos fenômenos naturais, desde a microscópica divisão celular à astronômica explosão

Leia mais

O que é água pura? Temperatura de ebulição Método de purificação de um líquido Conservação da matéria Substância pura

O que é água pura? Temperatura de ebulição Método de purificação de um líquido Conservação da matéria Substância pura A UUL AL A O que é água pura? Destiação Condensação Vaporização Ebuição Temperatura de ebuição Método de purificação de um íquido Conservação da matéria Substância pura O que você vai aprender Evaporação

Leia mais

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de:

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de: U UL L cesse: http://fuvestibuar.com.br/ Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na

Leia mais

Assunto: Ligações Químicas. 1) O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é:

Assunto: Ligações Químicas. 1) O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é: Aluno: Série: 1º ano Assunto: Ligações Químicas 1) O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é: a) Halogênios b) Calcogênios c) Metais Alcalinos Terrosos d) Metais

Leia mais

Figura 1 Retículo cristalino formado por íons Fonte: Mariamarmar/Shutterstock.com

Figura 1 Retículo cristalino formado por íons Fonte: Mariamarmar/Shutterstock.com Íons e compostos iônicos Figura 1 Retículo cristalino formado por íons Fonte: Mariamarmar/Shutterstock.com CONTEÚDOS Íons Compostos iônicos Representação AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Os átomos são partículas

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema

Leia mais

Como detergente tira gordura?

Como detergente tira gordura? A UU L AL A Como detergente tira gordura? O que é detergente Como o detergente age O que é espuma Como detergentes e sabões funcionam Qua é a diferença entre sabão e detergente O que você vai aprender

Leia mais

Exercícios sobre distribuição eletrônica

Exercícios sobre distribuição eletrônica Exercícios sobre distribuição eletrônica Dado: 01. Faça a distribuição eletrônica nas camadas para os átomos: a) Cs (Z = 55) b) T (Z = 81) 0. Faça a distribuição eletrônica nas camadas, para os átomos:

Leia mais

Exercícios Sobre DistribuiÇão eletrônica

Exercícios Sobre DistribuiÇão eletrônica Exercícios Sobre DistribuiÇão eletrônica Dado: 01. Faça a distribuição eletrônica nas camadas para os átomos: a) Cs (Z= 55) b) Tl (Z= 81) 02. Faça a distribuição eletrônica nas camadas, para os átomos:

Leia mais

Qual é a diferença entre oxigênio e nitrogênio?

Qual é a diferença entre oxigênio e nitrogênio? A UA UL LA Qua é a diferença entre oxigênio e nitrogênio? O que você vai aprender Propriedades da matéria Propriedades do nitrogênio e do oxigênio Pouentes do ar Faciidade do oxigênio para se igar a metais

Leia mais

9) Um certo elemento tem número atômico igual a 37. Qual a carga mais provável do seu íon? a) 1. c) +1. e) +3. b) 2. d) +2.

9) Um certo elemento tem número atômico igual a 37. Qual a carga mais provável do seu íon? a) 1. c) +1. e) +3. b) 2. d) +2. Atividade de química Escola: Aluno(a): Série/turma: Nº Nota: Professor: Abedias Disciplina: Química Data: Conteúdo: Propriedade da Tabela Periódica e ligações químicas 1(ACAFE) O grupo de átomos que é

Leia mais

Vida e matéria. Aula de hoje

Vida e matéria. Aula de hoje Vida e matéria Aula de hoje Energia e matéria são constituintes essenciais do universo e dos seres vivos. A energia fornece força para manter as estruturas juntas ou separadas, e mover as coisas de um

Leia mais

O átomo. O Interior do Átomo

O átomo. O Interior do Átomo O átomo Todas as substâncias são formadas de pequenas partículas chamadas átomos. Para se ter uma idéia, eles são tão pequenos que uma cabeça de alfinete pode conter 60 milhões deles. Os gregos antigos

Leia mais

Lista de exercícios Parte 2 Ligações Químicas

Lista de exercícios Parte 2 Ligações Químicas Lista de exercícios Parte 2 Ligações Químicas Disciplina: Química Aplicada 01) (ACAFE) O grupo de átomos que é encontrado de forma estáveis na natureza e não precisam ganhar ou perder elétrons são os:

Leia mais

... nas substâncias os átomos estão unidos uns aos outros? ... na água há um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio?

... nas substâncias os átomos estão unidos uns aos outros? ... na água há um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio? Prof: Marcelo Vizeu Observe as substâncias presentes no nosso cotidiano H O H Na N N O O O Água oreto de sódio (sal de cozinha) Nitrogênio Ozônio Reflita: Porque...... nas substâncias os átomos estão

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Tiago Quick

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Tiago Quick Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Tiago Quick Ligações Químicas Conceitos Iniciais Prof. Tiago Quick Valência Chamamos de valência a quantidade de ligações químicas que um átomo pode fazer para atingir

Leia mais

- Evolução dos modelos atômicos; - Estudo da eletrosfera; Prof. Kemil.

- Evolução dos modelos atômicos; - Estudo da eletrosfera; Prof. Kemil. - Evolução dos modelos atômicos; - Estudo da eletrosfera; Prof. Kemil www.profkemil.ning.com EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Durante algum tempo a curiosidade sobre do que era constituída a matéria parecia

Leia mais

Prof. lucasmarqui. Elementos Químicos

Prof. lucasmarqui. Elementos Químicos Elementos Químicos Define-se elemento químico como um conjunto de átomos que apresentam no interior do seu núcleo a mesma quantidade de prótons, ou seja, átomos com o mesmo número atômico (característica

Leia mais

Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D.

Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D. 01 Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D. 02 A energia de ionização cresce para direita da tabela periódica, portanto

Leia mais

DATA: Nº de ordem GRAU: PROVA: TURMA MATRÍCULA: Estudo Independente

DATA: Nº de ordem GRAU: PROVA: TURMA MATRÍCULA: Estudo Independente FOLHA DE QUESTÕES CURSO: ASS.: Engenharia de Produção DISCIPLINA: NOME: Química Geral DATA: Nº de ordem GRAU: PROVA: TURMA MATRÍCULA: Estudo Independente 5PRD31A 01) O grupo de átomos que é encontrado

Leia mais

Como se pode proteger o ferro?

Como se pode proteger o ferro? Como se pode proteger o ferro? A UUL AL A Todos os componentes de uma bicieta recebem proteção contra ferrugem. A proteção do aço. Gavanização,cromação, zincagem e estanhagem A importância dos óxidos na

Leia mais

O ÁTOMO pág. 66. Átomo: do grego, indivisível.

O ÁTOMO pág. 66. Átomo: do grego, indivisível. O ÁTOMO pág. 66 Átomo: do grego, indivisível. Núcleo: Prótons + Nêutrons Eletrosfera: Elétrons Número atômico (Z): nº de prótons no núcleo Número de massa (A): nº de prótons + nêutrons Prótons: carga positiva

Leia mais

Do que é feita a matéria?

Do que é feita a matéria? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Do que é feita a matéria? COMO SERÁ QUE VAMOS DIVIDIR O ÁTOMO?! O que você vai aprender O que são átomos O que são moécuas A reação entre as propriedades das substâncias

Leia mais

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins 02 SOLDAGEM Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins Transferência metálica em soldagem com arco elétrico Tabela periódica Modelo atômico Elétrons Partículas carregadas negativamente que

Leia mais

NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS

NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral QM81A Turmas Q13 e Q14 Moléculas e compostos moleculares Moléculas e fórmulas químicas Moléculas são reuniões de

Leia mais

2005 by Pearson Education. Capítulo 02

2005 by Pearson Education. Capítulo 02 Moléculas e compostos moleculares Moléculas e fórmulas químicas Moléculas são reuniões de dois ou mais átomos ligados entre si. Cada molécula tem uma fórmula química. A fórmula química indica quais átomos

Leia mais

Num determinado jogo de fichas, os valores

Num determinado jogo de fichas, os valores A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Potências e raízes Para pensar Num determinado jogo de fichas, os vaores dessas fichas são os seguintes: 1 ficha vermeha vae 5 azuis; 1 ficha azu vae 5 brancas;

Leia mais

Disciplina: Química Geral Docente Responsável: Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran. Assunto: Ácidos e Bases de Lewis/ Óxidos/ Sais: classificação

Disciplina: Química Geral Docente Responsável: Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran. Assunto: Ácidos e Bases de Lewis/ Óxidos/ Sais: classificação Disciplina: Química Geral Docente Responsável: Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran 1 Assunto: Ácidos e Bases de Lewis/ Óxidos/ Sais: classificação 1. Ácidos e Bases: conceito de Lewis O modelo de Lewis baseia-se

Leia mais

Por que o cobre não precisa de proteção?

Por que o cobre não precisa de proteção? Por que o cobre não precisa de proteção? AUUL AL A Sobre o atão A recicagem do cobre Os usos do cobre metáico Decapagem do cobre metáico Especificação de um produto Souções diuídas e concentradas O que

Leia mais

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula U UL L 41 Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na armação do tehado os tipos diferentes

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS QUÍMICA 8ª SÉRIE Prof MAICON

LISTA DE EXERCÍCIOS QUÍMICA 8ª SÉRIE Prof MAICON LISTA DE EXERCÍCIOS QUÍMICA 8ª SÉRIE Prof MAICON 01) Na tabela periódica os elementos estão ordenados em ordem crescente de: a) Número de massa. b) Massa atômica. c) Número atômico. d) Raio atômico. e)

Leia mais

QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição

QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição Capítulo 2 átomos, moléculas e íons David P. White Teoria atômica da matéria John Dalton (1803 1807): Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento

Leia mais

Abreviaturas:(s) = sólido; ( l) = líquido; (g) = gás;(aq) = aquoso; (conc) = concentrado; [A] = concentração de A em mol/l.

Abreviaturas:(s) = sólido; ( l) = líquido; (g) = gás;(aq) = aquoso; (conc) = concentrado; [A] = concentração de A em mol/l. Química Abreviaturas:(s) = sóido; ( ) = íquido; (g) = gás;(aq) = aquoso; (conc) = concentrado; [A] = concentração de A em mo/l. 7. Sabendo-se que - a amônia (NH ) é constituída por moécuas poares e apresenta

Leia mais

Laboratório de Física IV. Medida da Relação Carga-Massa do elétron

Laboratório de Física IV. Medida da Relação Carga-Massa do elétron Laboratório de Física IV Medida da Reação Carga-Massa do eétron Carga eétrica em átomos Eaborou experiências para o estudo dos raios catódicos. Mostrou que a corrente eétrica era constituída de partícuas

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 3 ÁTOMOS E LIGAÇÕES QUÍMICAS

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 3 ÁTOMOS E LIGAÇÕES QUÍMICAS Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema do texto, ou seja, sobre o que o

Leia mais

As ligações químicas classificam-se em:

As ligações químicas classificam-se em: ÁGUA AMÔNIA As ligações químicas classificam-se em: Ligações Intramoleculares: - ocorrem entre os átomos para formar moléculas ; - responsáveis pelas propriedades químicas dos compostos; - são elas: iônica,

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 07 TURMA ANUAL

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 07 TURMA ANUAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 07 TURMA ANUAL 01. Item D Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D. 02. Item B A energia

Leia mais

Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística, Modelo de Rutherford-Böhr e Distribuição Eletrônica

Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística, Modelo de Rutherford-Böhr e Distribuição Eletrônica Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística, Modelo de Rutherford-Böhr e Distribuição Eletrônica Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística,

Leia mais

Resoluções TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS. Capítulo 9 QUÍMICA. Ligações químicas. Agora é com você Pág. 58. Agora é com você Pág. 61

Resoluções TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS. Capítulo 9 QUÍMICA. Ligações químicas. Agora é com você Pág. 58. Agora é com você Pág. 61 Resoluções Capítulo 9 Ligações químicas Agora é com você Pág. 58 01 X: 6s X + 5 Y = 4s 4p Y 1 + 1 1 [ X ][ Y ][ Y ] XY Agora é com você Pág. 61 01 a) Por meio da distribuição eletrônica dos átomos que

Leia mais

Capítulo 9 TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS QUÍMICA. Ligações químicas. Agora é com você Pág. 56. Agora é com você Pág. 59. Agora é com você Pág.

Capítulo 9 TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS QUÍMICA. Ligações químicas. Agora é com você Pág. 56. Agora é com você Pág. 59. Agora é com você Pág. Resoluções Capítulo 9 Ligações químicas Agora é com você Pág. 56 01 X: 6s X + 5 Y = 4s 4p Y 1 + 1 1 [ X ][ Y ][ Y ] XY Agora é com você Pág. 59 01 a) Por meio da distribuição eletrônica dos átomos que

Leia mais

Do que se compõe o ar?

Do que se compõe o ar? Não é um aimento, mas não podemos viver sem ee. É invisíve, apesar de ser a mais comum de todas as substâncias. stá sempre conosco, mas só o percebemos quando ee se move, quando tem cheiro ou quando está

Leia mais

Quando as letras se repetiam, os elementos eram representados pelas duas letras iniciais, sendo a primeira maiúscula e a segunda minúscula:

Quando as letras se repetiam, os elementos eram representados pelas duas letras iniciais, sendo a primeira maiúscula e a segunda minúscula: 9º ANO» UNIDADE 2» A estrutura atômica Como nomear um elemento químico Quando as letras se repetiam, os elementos eram representados pelas duas letras iniciais, sendo a primeira maiúscula e a segunda minúscula:

Leia mais

10) Assinale a alternativa que indica a última distribuição eletrônica em seus respectivos orbitais atômicos do átomo

10) Assinale a alternativa que indica a última distribuição eletrônica em seus respectivos orbitais atômicos do átomo 1 CECOM TURMA 1º ANO Nº ALUNO(A): QUÍMICA / AVALIAÇÃO SIMULADA 1ºBIM / 2018 DATA / /2018 TEMA: ATOMÍSTICA Prof. Whélynton OBJETIVO: Compreender, visualizar e interpretar do ponto de vista da química (microscopicamente)

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2

LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2 Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 08/06/2017 Tema da aula: Ligação covalente Relembrando a ligação iônica LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2 - A ligação iônica ocorre entre íons positivos (os cátions)

Leia mais

Recordando operações

Recordando operações A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Recordando operações Introdução Vamos iniciar nosso curso de matemática do 2º grau recordando as quatro operações: adição subtração mutipicação divisão Vamos

Leia mais

Ligação Química Parte 1

Ligação Química Parte 1 Ligação Química Parte 1 Poucos elementos são encontrados no estado atômico na natureza, os outros são encontrados como compostos, ligados a outros átomos. Os únicos elementos encontrados na forma atômica

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA Título do Podcast Área Segmento Duração Chuva ácida... será que a água da chuva vai corroer tudo? Ciências da Natureza Química Ensino Médio 5min 44seg

Leia mais

e - Zinco ZnSO 4 Zn(s) Zn 2 Zn(s) Zn 2+ (aq) + 2 e - + 0,76 V Cu(s) Cu 2+ (aq) + 2 e - - 0,34 V

e - Zinco ZnSO 4 Zn(s) Zn 2 Zn(s) Zn 2+ (aq) + 2 e - + 0,76 V Cu(s) Cu 2+ (aq) + 2 e - - 0,34 V Capítulo 7 Introdução teórica Pilhas e baterias são células eletroquímicas ou células galvânicas que produzem energia elétrica por meio de reações de oxirredução. A diferença básica é que a bateria é formada

Leia mais

14 Como prevenir incêndios?

14 Como prevenir incêndios? A UA UL LA Como prevenir incêndios? O que você vai aprender Como o fogo é aimentado O que é combustíve Os combustíveis mais importantes Triânguo do fogo Fontes de caor Seria bom já saber Composição do

Leia mais

Ocorrem ligações químicas quando os átomos se unem e se ligam quimicamente, formando assim as moléculas. Observe: H 2

Ocorrem ligações químicas quando os átomos se unem e se ligam quimicamente, formando assim as moléculas. Observe: H 2 Introdução Ocorrem ligações químicas quando os átomos se unem e se ligam quimicamente, formando assim as moléculas. Observe: H 2 Essas moléculas se classificam em substâncias simples e substâncias compostas.

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano - 2016 TABELA PERIÓDICA ATUAL: Os elementos estão ordenados em ordem crescente de número atômico. O critério utilizado para classificar os elementos

Leia mais

Quando pega fogo? O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima Temperatura de ignição Temperatura de fulgor

Quando pega fogo? O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima Temperatura de ignição Temperatura de fulgor A UA UL LA Quando pega fogo? As queimadas propagam-se porque o caor ogo passa para outras pantas da área. O que você vai aprender O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima

Leia mais

Eletrólitos e Não Eletrólitos

Eletrólitos e Não Eletrólitos Introdução Introdução Introdução Eletrólitos e Não Eletrólitos Tipos de Eletrólitos Tipos de Eletrólitos Tipos de Eletrólitos Reações Inorgânicas Reações O QUE É UMA REAÇÃO QUÍMICA? É processo de mudanças

Leia mais

Vimos na aula passada massa atômica e massa molecular. Finalizaremos esta unidade estudando massa molar.

Vimos na aula passada massa atômica e massa molecular. Finalizaremos esta unidade estudando massa molar. Aula: 10. Temática: Quantidade de matéria MOL. Vimos na aula passada massa atômica e massa molecular. Finalizaremos esta unidade estudando massa molar. A unidade fundamental do pensamento químico é o átomo

Leia mais

química química na abordagem do cotidiano

química química na abordagem do cotidiano Capítulo 3 Mol e massa molar na na abordagem Respostas dos exercícios essenciais a) uma dúzia b) quatro dúzias c) cinco dúzias 2 a) um mol b) quatro mols c) cinco mols 3 a) N 2 H 4 b) c) Em 32 g de hidrazina

Leia mais

CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.6 LIGAÇÕES QUÍMICAS

CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.6 LIGAÇÕES QUÍMICAS CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII NOME: TURMA: DATA: "Os progressos da ciência obedecem à lei da repulsão: para dar um passo em frente, é preciso começar por derrubar o domínio do erro e das

Leia mais

ELETRODO OU SEMIPILHA:

ELETRODO OU SEMIPILHA: ELETROQUÍMICA A eletroquímica estuda a corrente elétrica fornecida por reações espontâneas de oxirredução (pilhas) e as reações não espontâneas que ocorrem quando submetidas a uma corrente elétrica (eletrólise).

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE TEORIA 1 EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS 1.

Leia mais

Ligações Químicas. Ligações Químicas. Sólidos. Como os átomos se combinam e quais as forças que os mantêm unidos?

Ligações Químicas. Ligações Químicas. Sólidos. Como os átomos se combinam e quais as forças que os mantêm unidos? Ligações Químicas Como os átomos se combinam e quais as forças que os mantêm unidos? Estudaremos as ligações entre os átomos com base em suas estruturas eletrônicas e periodicidade. Para ilustrar os diferentes

Leia mais

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa.

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa. 1) Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na Tabela Periódica como: a) metal alcalino b) metal alcalinoterroso c) metal terroso d) ametal e) gás nobre 2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons

Leia mais

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Adaptado de UFRJ. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Adaptado de UFRJ. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química Atividade extra Questão 1 Cecierj - 2013 Veja a seguir as distribuições eletrônicas para o magnésio e o oxigênio: Mg: K = 2 L = 8 M = 2 12 O: K = 2 L = 6 8 Explique como o composto MgO é formado e indique

Leia mais

Atividade complementar de Química. Transformação química das substâncias. Atenção

Atividade complementar de Química. Transformação química das substâncias. Atenção Atividade complementar de Química Transformação química das substâncias Educação de Jovens e Adultos Nas transformações químicas, também conhecida como reação química, as substâncias são transformadas

Leia mais

Imagem: Sebastian Ritter / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic

Imagem: Sebastian Ritter / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic Imagem: Sebastian Ritter / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic As reações de oxidação e redução, também chamadas de reações redox, são fenômenos muito frequentes no nosso cotidiano. Como

Leia mais

Química Geral I Aula 3

Química Geral I Aula 3 Química Geral I Aula 3 Curso de Química Licenciatura 2016-1 Prof. Udo Eckard Sinks Moléculas, Compostos e Fórmulas: Modelos Moleculares, Compostos Iônicos, Compostos moleculares, Fórmulas, Compostos e

Leia mais

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

CONCEITOS FUNDAMENTAIS CONCEITOS FUNDAMENTAIS EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 01 (UNIRIO-RJ) O átomo X é isóbaro do 40 Ca e isótopo do 36 Ar. Assinale o número de nêutrons do átomo X. Dados: Número atômicos: Ar = 18; Ca = 20 a) 4 b)

Leia mais

As reações de oxidação e redução, também chamadas de reações redox, são fenômenos muito frequentes no nosso cotidiano. Como exemplo, temos: - Um

As reações de oxidação e redução, também chamadas de reações redox, são fenômenos muito frequentes no nosso cotidiano. Como exemplo, temos: - Um Números de Oxidação As reações de oxidação e redução, também chamadas de reações redox, são fenômenos muito frequentes no nosso cotidiano. Como exemplo, temos: - Um material sofrendo combustão (queima);

Leia mais

ED. INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E TÉCNICO

ED. INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E TÉCNICO ED. INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E TÉCNICO Av. Tancredo Neves, 3500 Bairro Universitário Cep.: 35.170-056 Coronel Fabriciano MG - Tel.: (31) 3846-5777 - e-mail: secretaria@padredeman.g12.br Mantenedora:

Leia mais

Eletrólise é a parte da eletroquímica que estuda a transformação de energia elétrica em energia química. ENERGIA

Eletrólise é a parte da eletroquímica que estuda a transformação de energia elétrica em energia química. ENERGIA AULA 19 ELETRÓLISE Eletrólise é a parte da eletroquímica que estuda a transformação de energia elétrica em energia química. ENERGIA não espontâneo ELÉTRICA ENERGIA QUÍMICA A eletrólise é um processo não

Leia mais

1. ESTRUTURA DO ÁTOMO

1. ESTRUTURA DO ÁTOMO Química Profª SIMONE MORGADO Aula 2 Estrutura do átomo, nº atômico, nº de massa e isoátomos. 1. ESTRUTURA DO ÁTOMO Como nós já vimos a Química é essa ciência que busca compreender os mistérios da matéria,

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão Victor Pontes

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão Victor Pontes Semana 3 Allan Rodrigues Xandão Victor Pontes Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA. Ligações Químicas

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA. Ligações Químicas CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano - 2016 Ligações Químicas Na natureza, dificilmente os átomos ficam sozinhos. Eles tendem a se unir uns aos outros para formarem novas substâncias.

Leia mais

01. Complete o quadro abaixo referente as características dos elementos químicos.

01. Complete o quadro abaixo referente as características dos elementos químicos. ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DE PROGRESSÃO PARCIAL ESCOLA REFERENCIA Aluno: Série:_1ºcol _Data: Matéria: Química _Turno: Noturno_Valor: Nota: Supervisoras: Rejane/Betânia 01. Complete

Leia mais

1 0 Ano ENSINO MÉDIO QUÍMICA

1 0 Ano ENSINO MÉDIO QUÍMICA 1 0 Ano ENSINO MÉDIO QUÍMICA MODELOS ATÔMICOS A QUÍMICA Uma ciência é definida como um conjunto organizado de conhecimentos sobre um assunto definido. A química é uma ciência e acumula conhecimentos há

Leia mais

QUÍMICA GERAL PROF. PAULO VALIM

QUÍMICA GERAL PROF. PAULO VALIM QUÍMICA GERAL PROF. PAULO VALIM 4 TABELA PERIÓDICA Gás Nobre para catalisar sua reação, vamos disponibilizar alguns exercícios com gabarito ao final de cada capítulo de estudo. Eles não fazem parte dos

Leia mais

Evolução dos Modelos Atómicos. Pág. 178

Evolução dos Modelos Atómicos. Pág. 178 Evolução dos Modelos Atómicos Pág. 178 Modelo da nuvem electrónica Nuvem electrónica Núcleo Região negativa do átomo onde se movimentam os electrões (carga -1) Carga Nuclear Região positiva do átomo onde

Leia mais

QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição

QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição Capítulo 2 átomos, moléculas e íons David P. White Teoria atômica da matéria John Dalton (1803 1807): Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DOS GASES NOBRES ÁTOMOS ESTÁVEIS E ISOLADOS

CONFIGURAÇÃO DOS GASES NOBRES ÁTOMOS ESTÁVEIS E ISOLADOS CONFIGURAÇÃO DOS GASES NOBRES ÁTOMOS ESTÁVEIS E ISOLADOS CONCEITO DE LIGAÇÃO IÔNICA UNIÃO ENTRE ÁTOMOS METÁLICOS E AMETÁLICOS OXIDAÇÃO ESTABILIZAÇÃO DO METAL REDUÇÃO ESTABILIZAÇÃO DO AMETAL LIGAÇÃO IÔNICA

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 2ª aula / Prof. Mauricio X. Coutrim Sala 29 ICEB II inferior

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 2ª aula / Prof. Mauricio X. Coutrim Sala 29 ICEB II inferior QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 2ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim Sala 29 ICEB II inferior Modelo Atômico de Dalton As observações de John Dalton entre 1803 e 1807 o levou a estabelecer

Leia mais

FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase

FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase CONHECIMENTOS GERAIS 5. Nas condições ambientes, pastilhas de hidróxido de sódio, expostas ao ar durante várias horas, transformam-se em um líquido claro. Este

Leia mais

8 Como conhecer a qualidade do ar?

8 Como conhecer a qualidade do ar? A UA UL LA Como conhecer a quaidade do ar? O que você vai aprender Quaidade do ar Principa pouente do ar Concentração Como se forma o gás carbônico Como se forma o monóxido de carbono Perigos do monóxido

Leia mais

Curso Semi-extensivo LISTA EXERCÍCIOS - 05 Disciplina: Química Professor: Eduar Fernando Rosso

Curso Semi-extensivo LISTA EXERCÍCIOS - 05 Disciplina: Química Professor: Eduar Fernando Rosso Curso Semi-extensivo LISTA EXERCÍCIOS - 05 Disciplina: Química Professor: Eduar Fernando Rosso ESTRUTURA ATÔMICA 01 (Ufpr 017) As propriedades das substâncias químicas podem ser previstas a partir das

Leia mais

Lista de Exercícios. Química Inorgânica: Óxidos. Professor Anderson Dino

Lista de Exercícios. Química Inorgânica: Óxidos. Professor Anderson Dino Lista de Exercícios Química Inorgânica: Óxidos Professor Anderson Dino www.aulasdequimica.com.br O óxido é um composto químico binário formado por átomos de oxigênio com outro elemento em que o oxigênio

Leia mais