Por que o alumínio compete com o aço?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Por que o alumínio compete com o aço?"

Transcrição

1 Por que o aumínio compete com o aço? AUUL AL A Sobre carbono Extração do aumínio da bauxita Recicagem do aumínio As propriedades do aumínio Por que o aumínio não enferruja O que você vai aprender O que é o aço Existem diferentes tipos de aço O aço enferruja Aumínio é meta Densidade Ponto de fusão Somente ferro é atraído peo ímã Seria bom já saber O aço é um materia de muita utiidade para nós. Já sabemos que, para se obter o aço com as características que nós queremos, basta adicionar quantidades controadas de outros metais, como crômio, aumínio, níque, titânio etc. A principa substância que tem em quaquer tipo de aço é o carbono, que não é um meta. O carbono é uma substância simpes que não tem as propriedades de um meta. Por isso ee é chamado de um não-meta. A grafite de ápis é carbono. Ea quebra fáci, não dá para fazer chapas de carbono, nem dá para transformáa em fios. A única propriedade da grafite que é igua à dos metais é a de conduzir corrente eétrica. Por causa dessa propriedade, a grafite é usada na fabricação de pihas. Se você desmontar uma piha, vai encontrar dentro dea um ciindro preto que é feito de carbono. Ee conduz a corrente eétrica que é produzida na piha. No aço são coocados outros não-metais. Os mais comuns são o fósforo e o siício. As características do aço dependem das substâncias adicionadas ao ferro e das suas quantidades. Vendo todas as apicações do aço, temos a impressão de que se trata de um materia perfeito, de que seu único defeito é a corrosão. Existe outra desvantagem do aço que não é muito visíve para nós. É o seu peso. O aço é basicamente ferro; por isso é muito pesado. Essa é a grande desvantagem do aço. Isto he interessa

2 A U L A É fáci de confirmar isso. Experimente carregar um objeto feito de aço e um outro feito de aumínio e você vai notar a diferença. Mas será que dá para construir uma máquina com aumínio? Com o aumínio puro tavez seja difíci, mas, com as igas de aumínio, é possíve fazer muita coisa. O que era feito de ferro, há pouco tempo, agora é feito de aumínio. Exercício 1 Faça uma ista de objetos que não aparecem na figura, e que eram feitos de aço e agora são feitos de aumínio. Uma das principais quaidades do aumínio é a de ser um meta muito eve. Exercício 2 A densidade do aumínio é mais ou menos a metade, um terço ou um décimo da densidade do ferro? Aém da densidade muito baixa, o aumínio tem características mecânicas muito boas. Pode ser facimente transformado em chapas ou em fios. Isso aumenta a possibiidade de seu uso. Outra característica interessante do aumínio é a de que ee conduz eetricidade. Por isso ee é usado em fios de ata tensão. Nas cidades grandes, existe muita campanha pea recicagem do aumínio. Será que é difíci recicar aumínio? Na fábrica de recicagem existe um forno aberto, onde se faz a fusão do aumínio. A sucata de aumínio é preparada antes de ir para o forno. Ea passa por uma esteira magnética.

3 Exercício 3 O que acontece quando a sucata de aumínio passa por uma esteira magnética? A U L A Depois de passar pea esteira, a sucata de aumínio é prensada antes de ser coocada no forno. É preciso prensar o aumínio e fazer uma espécie de pacote porque, se o aumínio for coocado soto no forno, ee queima inteiro. Por que o aumínio soto queima e o aumínio em pacote não queima? Para queimar o aumínio é preciso que ee entre em contato com o ar. Se o aumínio estiver na forma de pacote bem prensado, não vai haver ar suficiente para o aumínio queimar e por isso o aumínio derrete e não queima. Ao queimar o aumínio na presença de ar ee se transforma em óxido de aumínio. Nas condições do forno, a transformação do aumínio em óxido é ainda mais fáci. Com o aumínio acontece a mesma coisa que com muitos outros metais. O aumínio metáico se transforma espontaneamente em óxido de aumínio, que é a forma como esse meta se encontra na natureza. Bauxita é o nome do minério de onde se extrai aumínio. Para fazer essa extração, precisa-se de muita eetricidade. A grande vantagem de se recicar o aumínio é que não se precisa gastar toda essa energia eétrica. Como o ponto de fusão do aumínio metáico não é ato, é fáci de fundir. A transformação do óxido no meta não é uma transformação natura. É forçada com muita eetricidade. Por isso é um processo caro. No Brasi, temos uma das maiores reservas de bauxita. Por isso o Brasi é um dos grandes produtores de aumínio. Para derreter o ferro é preciso mais caor do que para fundir o aumínio. Exercício 4 Por que se sente mais caor onde se derrete ferro do que onde se recica aumínio? Outra coisa diferente na recicagem do aço é um controe muito rigoroso das substâncias que estão misturadas no ferro. Na fábrica de recicagem do aumínio não se faz controe com tanto rigor, porque o aumínio produzido da recicagem é usado, por exempo, para construir carrocerias de ônibus e de caminhões. O aumínio tem muito uso porque é um meta muito eve e porque não sofre corrosão. O aumínio metáico é muito resistente à corrosão porque tem uma camada de óxido de aumínio que o protege. O óxido de aumínio é uma substância muito dura, resistente à ação da água. É muito impermeáve. Não deixa passar oxigênio. Por isso, quando se forma essa camada de óxido de aumínio, o resto do meta fica protegido. O aumínio é um meta que tem muitas quaidades. As duas principais são: eveza e resistência à corrosão. Pode-se preparar igas de propriedades muito boas, misturando-se o aumínio a outros metais, principamente o magnésio.

4 A U L A Você precisa saber Carbono, fósforo e siício são substâncias simpes, não-metais. São adicionadas ao aço para dar-he propriedades mehores. Aumínio é um meta, cuja densidade é menor que a do ferro. Sua temperatura de fusão também é menor que a do ferro. O aumínio pode ser transformado facimente em chapas, fios e perfis. O aumínio é encontrado na natureza na forma de um minério chamado bauxita. Bauxita é uma mistura de óxidos, em que o óxido de aumínio é encontrado em maior quantidade. O Brasi é rico em bauxita, principamente os estados de Minas Gerais e Pará. O aumínio é obtido da bauxita num processo que usa eetricidade. Por isso é um processo caro. Recicar aumínio é mais barato do que obter aumínio a partir da bauxita, porque é só fundir o aumínio. O aumínio recobre-se rapidamente com uma camada de óxido de aumínio, porque o aumínio se iga facimente ao oxigênio do ar. Essa camada de óxido é muito fina e dura e não deixa passar oxigênio. Por isso ea protege o aumínio, que fica muito resistente ao ataque do ar e da chuva. Vamos pensar mais Na aua 19 você viu que meta é uma substância simpes, ou uma iga, que tem briho, é maeáve, dúcti, deixa passar eetricidade e conduz caor. As substâncias simpes que não têm todas essas propriedades são chamadas de não-metais. Das substâncias simpes que você conhece, nitrogênio e oxigênio são nãometais, porque não têm nenhuma das propriedades dos metais. Carbono, por outro ado, não tem briho, não é maeáve, nem dúcti (quebra com faciidade), mas deixa passar eetricidade. Aumínio é obtido do minério chamado bauxita. Bauxita é uma mistura de óxido de aumínio, óxido de ferro e de aguns outros óxidos. Metade da bauxita é óxido de aumínio. O óxido de ferro dá cor marrom-avermehada à bauxita. Ea parece uma terra comum. Para extrair aumínio da bauxita, primeiro precisamos separar o óxido de aumínio dos outros óxidos. Isto é feito com uma substância chamada soda cáustica, que precisa estar quente. O óxido de aumínio dissove-se e os outros óxidos, não. Obtém-se uma mistura heterogênea. Dá para separar os outros óxidos por decantação. Em seguida, precisa-se separar o óxido de aumínio dessa soução. Essa é só a primeira parte da produção de aumínio a partir da bauxita. Temse agora óxido de aumínio puro.

5 O óxido de aumínio é misturado com outras substâncias e é aquecido a 980 o C. Passa-se eetricidade por ee e aí forma-se o aumínio. O oxigênio, que estava igado a ee, vai embora. Para produzir 1 kg de aumínio precisa-se de tanta eetricidade quanto para deixar acesas 250 âmpadas durante uma hora. Dá para perceber que sai caro produzir aumínio a partir da bauxita. É preciso separar o óxido de aumínio e, depois, usar muita eetricidade. Este é o motivo por que é tão interessante recicar aumínio. Para recicar sucata de aumínio, basta aquecê-a até a temperatura de fusão do aumínio, que é de 660 o C. O aumínio derretido é transformado em ingotes, que são vendidos às indústrias que o usam. Às vezes, vem ferro junto com o aumínio Para separá-o usa-se um ímã, antes de jogar a sucata de aumínio no forno de fusão. Quando a sucata de aumínio é de atas de refrigerante, a gente precisa prensar um monte de atas para formar um pacote menor. É que as atas são de aumínio muito fino e na temperatura do forno de fusão seriam atacadas peo oxigênio do ar. O aumínio formaria óxido de aumínio e perderíamos todo o aumínio. Quando as atas estão prensadas, o oxigênio não chega á tão facimente e o aumínio derrete antes de ser atacado peo oxigênio. Veja os exercícios 1 e 7 da Aua 16 sobre queima de fohas de pape. A U L A Que carbono não é meta. Agora eu sei As propriedades do carbono. Quais são as desvantagens do aço. Que o aumínio tem densidade muito menor que a do aço. Por que é importante recicar aumínio. Como se extrai o aumínio do minério. O que é a bauxita. O que acontece com o aumínio metáico no ar. Por que as atas de aumínio devem ser prensadas para fazer a recicagem.

6 AVamos U L A Exercício 5 exercitar Cassifique como verdadeira (V) ou fasa (F) cada uma das afirmações a seguir: a) ( ) Quaquer tipo de aço tem carbono. b) ( ) O carbono é um meta. c) ( ) Carbono é uma substância simpes. d) ( ) As propriedades do aço dependem das substâncias adicionadas ao ferro. e) ( ) Siício é um meta. f) ( ) A única desvantagem do aço em reação ao aumínio é que o aço enferruja. g) ( ) O aço é mais pesado que o aumínio. h) ( ) O aumínio é atraído peo ímã. i) ( ) O Brasi tem grandes quantidades de bauxita. j) ( ) Aumínio queima tão facimente quanto o ferro. Exercício 6 Dê exempo de três não-metais que podem ser adicionados ao aço. Exercício 7 Cite três propriedades do aumínio que fazem com que esse meta seja muito utiizado. Exercício 8 Qua é o nome do composto que se forma quando o aumínio queima? Exercício 9 Quando aquecido, o aumínio em pó queima e uma barra de aumínio não queima. Por quê? Exercício 10 Qua é a diferença entre fundir e queimar? Exercício 11 Qua é o nome do minério de aumínio? Em que forma o aumínio se encontra nesse minério? Exercício 12 Quais são as duas principais quaidades do aumínio metáico? Exercício 13 Escoha uma das substâncias, aumínio, óxido de aumínio, fósforo, bauxita e aço, para exempificar cada um dos casos abaixo: a) É um minério. b) É um meta mais eve que o ferro. c) É uma iga. d) É um não-meta. e) É uma substância composta. Exercício 14 Por que o aumínio metáico é resistente à corrosão? Exercício 15 Qua é a diferença entre extrair e recicar o aumínio? Exercício 16 O que é mais fáci: transformar o aumínio metáico em óxido ou o óxido em meta? Por quê? Exercício 17 Como comprovar que o ferro tem densidade maior que a do aumínio?

Como se obtém aço a partir da sucata?

Como se obtém aço a partir da sucata? Como se obtém aço a partir da sucata? AUUL AL A minério na terra escavação minério misturado concentração minério concentrado Que existem muitos tipos de aço Aço inoxidáve Tamanho e massa das partícuas

Leia mais

20 Para onde vão as sucatas de ferro?

20 Para onde vão as sucatas de ferro? A UA UL LA Para onde vão as sucatas de ferro? O que você vai aprender Ferro gusa e ferro fundido O aço O minério de ferro A extração do ferro do minério A importância de recicar metais Fusão Seria bom

Leia mais

Por que o cobre não precisa de proteção?

Por que o cobre não precisa de proteção? Por que o cobre não precisa de proteção? AUUL AL A Sobre o atão A recicagem do cobre Os usos do cobre metáico Decapagem do cobre metáico Especificação de um produto Souções diuídas e concentradas O que

Leia mais

Como se pode proteger o ferro?

Como se pode proteger o ferro? Como se pode proteger o ferro? A UUL AL A Todos os componentes de uma bicieta recebem proteção contra ferrugem. A proteção do aço. Gavanização,cromação, zincagem e estanhagem A importância dos óxidos na

Leia mais

O que acontece quando uma substância se transforma?

O que acontece quando uma substância se transforma? O que acontece quando uma substância se transforma? A UU L AL A O que acontece numa reação química O que são reagentes e produtos O que significa reagir pásticos fibras sintéticas (cordas, tecidos etc.)

Leia mais

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma A UU L AL A Conservação da matéria na reação química Proporção das substâncias que reagem que você vai aprender que é uma fórmua química significado

Leia mais

Qual é a diferença entre oxigênio e nitrogênio?

Qual é a diferença entre oxigênio e nitrogênio? A UA UL LA Qua é a diferença entre oxigênio e nitrogênio? O que você vai aprender Propriedades da matéria Propriedades do nitrogênio e do oxigênio Pouentes do ar Faciidade do oxigênio para se igar a metais

Leia mais

Do que se compõe o ar?

Do que se compõe o ar? Não é um aimento, mas não podemos viver sem ee. É invisíve, apesar de ser a mais comum de todas as substâncias. stá sempre conosco, mas só o percebemos quando ee se move, quando tem cheiro ou quando está

Leia mais

Terra: o mundo de nitrogênio

Terra: o mundo de nitrogênio Terra: o mundo de nitrogênio O que você vai aprender O mundo de nitrogênio A forma mais estáve do nitrogênio na Terra Substâncias orgânicas e inorgânicas. Experiências que comprovam a presença de carbono

Leia mais

O que é água pura? Temperatura de ebulição Método de purificação de um líquido Conservação da matéria Substância pura

O que é água pura? Temperatura de ebulição Método de purificação de um líquido Conservação da matéria Substância pura A UUL AL A O que é água pura? Destiação Condensação Vaporização Ebuição Temperatura de ebuição Método de purificação de um íquido Conservação da matéria Substância pura O que você vai aprender Evaporação

Leia mais

Ácido sulfúrico na estrela-d alva?

Ácido sulfúrico na estrela-d alva? Ácido sufúrico na estrea-d ava? O que você vai aprender Existe ácido sufúrico na atmosfera de aguns panetas Existe um satéite de Júpiter que tem muito enxofre Onde existe enxofre na Terra Produção de ácido

Leia mais

14 Como prevenir incêndios?

14 Como prevenir incêndios? A UA UL LA Como prevenir incêndios? O que você vai aprender Como o fogo é aimentado O que é combustíve Os combustíveis mais importantes Triânguo do fogo Fontes de caor Seria bom já saber Composição do

Leia mais

Precipitar, o que é isso?

Precipitar, o que é isso? A UU L AL A Precipitar, o que é isso? Formação de precipitados Concentrar e diuir souções O que você vai aprender O que significa soúve e insoúve O que são hidróxidos e carbonatos O que é reação química

Leia mais

Precipitar, o que é isso?

Precipitar, o que é isso? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UU L AL A Precipitar, o que é isso? Formação de precipitados Concentrar e diuir souções O que você vai aprender O que significa soúve e insoúve O que são hidróxidos

Leia mais

Como detergente tira gordura?

Como detergente tira gordura? A UU L AL A Como detergente tira gordura? O que é detergente Como o detergente age O que é espuma Como detergentes e sabões funcionam Qua é a diferença entre sabão e detergente O que você vai aprender

Leia mais

8 Como conhecer a qualidade do ar?

8 Como conhecer a qualidade do ar? A UA UL LA Como conhecer a quaidade do ar? O que você vai aprender Quaidade do ar Principa pouente do ar Concentração Como se forma o gás carbônico Como se forma o monóxido de carbono Perigos do monóxido

Leia mais

Vamos reciclar plásticos?

Vamos reciclar plásticos? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Vamos recicar pásticos? O que você vai aprender Poietienos: tipos e obtenção Diferentes tipos de pástico Usos de pásticos Recicagem de pásticos Vantagens dos pásticos

Leia mais

Quando pega fogo? O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima Temperatura de ignição Temperatura de fulgor

Quando pega fogo? O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima Temperatura de ignição Temperatura de fulgor A UA UL LA Quando pega fogo? As queimadas propagam-se porque o caor ogo passa para outras pantas da área. O que você vai aprender O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima

Leia mais

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de:

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de: U UL L cesse: http://fuvestibuar.com.br/ Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na

Leia mais

Assim caminha a humanidade

Assim caminha a humanidade CEEJA QUÍMICA CONTEÚDO PARA U. E. 10 SERÁ UM MAL NECESSÁRIO? Assim caminha a humanidade Você já parou alguma vez para pensar sobre os tipos e a quantidade de matériaprima que é usada anualmente para produzir

Leia mais

19 O que acontece com o metal usado?

19 O que acontece com o metal usado? A UA UL LA O que acontece com o meta usado? O que você vai aprender Como os metais podem ser reconhecidos Sobre a densidade das substâncias Sobre a característica especia do ferro Sobre igas Seria bom

Leia mais

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula U UL L 41 Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na armação do tehado os tipos diferentes

Leia mais

painel sandwich poliuretano cobertura

painel sandwich poliuretano cobertura paine sandwich poiuretano cobertura IRCOB 3- O paine IRCOB está indicado para coberturas incinadas com uma pendente mínima de 6%. Produzido em dois tipos de acabamentos na face interior nervurado e ponta

Leia mais

38 Como saber se a chuva é ácida?

38 Como saber se a chuva é ácida? Como saber se a chuva é ácida? O que você vai aprender Ácidos Bases Neutraização de ácidos ph Transporte de substâncias corrosivas Seria bom já saber O que a indústria química produz O que é matéria-prima

Leia mais

Como se combate um incêndio?

Como se combate um incêndio? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Como se combate um incêndio? A UUL AL A Como usar um extintor de incêndio Para que serve cada tipo de extintor O que é extintor de pó químico Decomposição do bicarbonato

Leia mais

Do que é feita a matéria?

Do que é feita a matéria? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Do que é feita a matéria? COMO SERÁ QUE VAMOS DIVIDIR O ÁTOMO?! O que você vai aprender O que são átomos O que são moécuas A reação entre as propriedades das substâncias

Leia mais

É preciso fabricar adubo?

É preciso fabricar adubo? A U L A A U L A Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ É preciso fabricar adubo? O que você vai aprender Eementos essenciais para as pantas Fertiizantes NPK O que é um sa Queima da amônia Produção de ácido

Leia mais

Os elementos apresentam uma ampla variação em abundância nas rochas da crosta terrestre, nos oceanos e na atmosfera.

Os elementos apresentam uma ampla variação em abundância nas rochas da crosta terrestre, nos oceanos e na atmosfera. O GRUPO DO BORO (13 OU IIIA) OS ELEMENTOS Os elementos apresentam uma ampla variação em abundância nas rochas da crosta terrestre, nos oceanos e na atmosfera. Há uma ampla variação nas propriedades químicas

Leia mais

17 Como escolher um extintor de incêndio?

17 Como escolher um extintor de incêndio? A UA UL LA Como escoher um extintor de incêndio? O que você vai aprender Como apagar fogo Tipos de incêndios Tipos de extintores O que fazer em caso de incêndio? Seria bom já saber O que é fogo Composição

Leia mais

Projeção ortográfica de sólidos geométricos

Projeção ortográfica de sólidos geométricos Projeção ortográfica de sóidos geométricos Na aua anterior você ficou sabendo que a projeção ortográfica de um modeo em um único pano agumas vezes não representa o modeo ou partes dee em verdadeira grandeza.

Leia mais

ALTO FORNO E ACIARIA. Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Tecnologia Metalúrgica Período: Prof. Ms. Thayza Pacheco dos Santos Barros

ALTO FORNO E ACIARIA. Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Tecnologia Metalúrgica Período: Prof. Ms. Thayza Pacheco dos Santos Barros ALTO FORNO E ACIARIA Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Tecnologia Metalúrgica Período: 2017.1 Prof. Ms. Thayza Pacheco dos Santos Barros 1 Alto forno Serve para produzir o ferro gusa, que é uma forma

Leia mais

O que a indústria química faz

O que a indústria química faz Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ O que a indústria química faz O que você vai aprender O que a indústria química produz Onde instaar uma indústria química Por que as indústrias químicas se agrupam num

Leia mais

Os plásticos são todos iguais?

Os plásticos são todos iguais? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Os pásticos são todos iguais? Propriedades dos pásticos Termopásticos Organizar uma tabea O que você vai aprender O que é matéria-prima Petróeo é uma importante fonte

Leia mais

As combinações. combinatória que envolviam o princípio multiplicativo e as permutações.

As combinações. combinatória que envolviam o princípio multiplicativo e as permutações. Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ AUUL AL A As combinações Até agora você estudou probemas de anáise combinatória que envoviam o princípio mutipicativo e as permutações. Introdução Se observar os probemas

Leia mais

Ar puro só contém oxigênio?

Ar puro só contém oxigênio? Ar puro só contém oxigênio? A UUL AL A Para respirar na água, o merguhador precisa de um tubo de oxigênio. Ar está em toda parte. Ar ocupa um espaço. Ar contém vários gases. Ar é uma soução gasosa. Oxigênio

Leia mais

Plantas e mapas. Na Aula 17, aprendemos o conceito de semelhança

Plantas e mapas. Na Aula 17, aprendemos o conceito de semelhança A UA UL LA Pantas e mapas Introdução Na Aua 7, aprendemos o conceito de semehança de triânguos e vimos, na Aua 0, interessantes apicações desse conceito no cácuo de distâncias difíceis de serem medidas

Leia mais

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática A UA UL LA A noção de função Introdução Um dos conceitos mais utiizados em Matemática é o de função. Ee se apica não somente a esta área, mas também à Física, à Química e à Bioogia, entre outras. Aém disso,

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. A tabela

Leia mais

O que o buraco na camada de ozônio tem a ver com o efeito estufa?

O que o buraco na camada de ozônio tem a ver com o efeito estufa? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ O que o buraco na camada de ozônio tem a ver com o efeito estufa? AUUL AL A Efeito estufa parte da energia radiada, vota ao espaço energia radiada Efeito estufa Buraco

Leia mais

painel sandwich poliuretano fachada

painel sandwich poliuretano fachada paine sandwich poiuretano fachada IRFAC nervurado parafuso à vista O paine de fachada IRFAC é produzido na argura de mm, com junta fechada ou aberta e em três tipos diferentes de acabamento, quer na face

Leia mais

Recordando operações

Recordando operações A UA UL LA Recordando operações Introdução Vamos iniciar nosso curso de matemática do 2º grau recordando as quatro operações: adição subtração mutipicação divisão Vamos embrar como essas operações são

Leia mais

Tecnol. Mecânica: Produção do Ferro

Tecnol. Mecânica: Produção do Ferro A história do homem é a história do domínio da tecnologia dos materiais. Não é à toa que alguns de seus períodos se confundem com os materiais mais usados neles: Idade da Pedra, Idade do Bronze, Idade

Leia mais

INTRODUÇÃO À QUÍMICA

INTRODUÇÃO À QUÍMICA INTRODUÇÃO À QUÍMICA O QUE É QUÍMICA? É a ciência que estuda a matéria, suas propriedades, transformações e interações, bem como a energia envolvida nestes processos. QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA? Entender

Leia mais

Adelaide Maria Vieira Viveiros - Doutora em Química; Professora de Química Inorgânica da Universidade Federal da Bahia.

Adelaide Maria Vieira Viveiros - Doutora em Química; Professora de Química Inorgânica da Universidade Federal da Bahia. Apresentação Se você comprou este Voume 2 de Química do Teecurso 2000, deve ter passado peo Voume 1 sem perder o entusiasmo. Isso é muito bom! Acreditamos que, depois de tudo o que aprendeu na primeira

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema do texto, ou seja, sobre o que o

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. PRODUÇÃO DO AÇO

1. INTRODUÇÃO 2. PRODUÇÃO DO AÇO 1 1. INTRODUÇÃO Em geral, o que chamamos de ferro, é, na verdade, aço. O ferro não tem resistência mecânica e é usado em grades, portões, e guarda-corpos decorativos em que se aproveita a plasticidade

Leia mais

Figura 1 - Latas de alumínio Fonte: ABAL

Figura 1 - Latas de alumínio Fonte: ABAL A RECICLAGEM DAS LATAS DE ALUMÍMIO Figura 1 - Latas de alumínio Fonte: ABAL CONTEÚDOS Reciclagem do alumínio Vantagens e benefícios da reciclagem Reciclagem e sustentabilidade AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS

Leia mais

Descobrimos como fabricar soda cáustica!

Descobrimos como fabricar soda cáustica! Descobrimos como fabricar soda cáustica! O que você vai aprender Recicagem de pape Fabricação de pape Produção de hidróxido de sódio: eetróise Partícuas carregadas: íons Indicadores Seria bom já saber

Leia mais

La Salle Águas Claras 9º ano. Propriedades da Matéria

La Salle Águas Claras 9º ano. Propriedades da Matéria La Salle Águas Claras 9º ano Propriedades da Matéria Matéria Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Não existe vida nem manutenção da vida sem matéria. Uma porção delimitada de matéria recebe

Leia mais

12 Por que o oxigênio do ar não acaba?

12 Por que o oxigênio do ar não acaba? A UA UL LA Por que o oxigênio do ar não acaba? O que você vai aprender Substância simpes Substância composta Cico do carbono na natureza Como as pantas transformam gás carbônico em oxigênio Decomposição

Leia mais

Sistemas Estruturais. Prof. Rodrigo mero

Sistemas Estruturais. Prof. Rodrigo mero Sistemas Estruturais Prof. Rodrigo mero Aula 4 O Material aço Índice Características de Aço da Construção Civil Propriedades Modificadas Ligas Metálicas Ligas Ferrosas Ligas Não-Ferrosas Teor de Carbono

Leia mais

A volta do ferro à natureza

A volta do ferro à natureza CEEJA QUÍMICA CONTEÚDO PARA U. E. 09 A volta do ferro à natureza O QUE VAMOS APRENDER? Ferrugem Ferrugem é útil na reciclagem do ferro Enferrujamento aumenta o peso do ferro É possível prever o peso da

Leia mais

Qualquer mistura de gás de cozinha e ar explode?

Qualquer mistura de gás de cozinha e ar explode? A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Quaquer mistura de gás de cozinha e ar expode? Oxigênio presente na atmosfera está próximo do imite máximo de segurança O que você vai aprender Por que combustíveis

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS. Prof. Carlos Falcão Jr.

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS. Prof. Carlos Falcão Jr. INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS Prof. Carlos Falcão Jr. Sucatas de ferro (componentes desgastados, quebrados) também servem como matériaprima. INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 1) Matérias-primas

Leia mais

Centro Universitário Padre Anchieta Controle de Processos Químicos Ciência dos Materiais Prof Ailton. Metais Não Ferrosos

Centro Universitário Padre Anchieta Controle de Processos Químicos Ciência dos Materiais Prof Ailton. Metais Não Ferrosos Metais Não Ferrosos 8.1 - Introdução Denominam-se metais não ferrosos, os metais em que não haja ferro ou em que o ferro está presente em pequenas quantidades, como elemento de liga Os metais não ferrosos

Leia mais

EXERCÍCIOS SOBRE TRATAMENTOS TÉRMICOS DAS LIGAS FERROSAS

EXERCÍCIOS SOBRE TRATAMENTOS TÉRMICOS DAS LIGAS FERROSAS EXERCÍCIOS SOBRE TRATAMENTOS TÉRMICOS DAS LIGAS FERROSAS 1. Em que consiste, de uma maneira geral, o tratamento térmico? R: Alterar as microestruturas das ligas metálicas e como conseqüência as propriedades

Leia mais

FÍSICO QUÍMICA AULA 5 - ELETRÓLISE

FÍSICO QUÍMICA AULA 5 - ELETRÓLISE FÍSICO QUÍMICA AULA 5 - ELETRÓLISE Em nossas aulas anteriores aprendemos como reações de óxidoredução podem ser utilizadas para se obter energia. Nas pilhas ocorrem reações químicas capazes de produzir

Leia mais

Como limpar derramamentos de

Como limpar derramamentos de Como impar derramamentos de petróeo? A UU L AL A Transformação do nitrogênio em fertiizantes Limpeza de derramamentos de petróeo Soubiização do oxigênio na água Interação entre moécuas de água Pontes de

Leia mais

O círculo e o número p

O círculo e o número p A UA UL LA 45 O círcuo e o número p Para pensar O círcuo é uma figura geométrica bastante comum em nosso dia-a-dia. Observe à sua vota quantos objetos circuares estão presentes: nas moedas, nos discos,

Leia mais

Eletrólise é a parte da eletroquímica que estuda a transformação de energia elétrica em energia química. ENERGIA

Eletrólise é a parte da eletroquímica que estuda a transformação de energia elétrica em energia química. ENERGIA AULA 19 ELETRÓLISE Eletrólise é a parte da eletroquímica que estuda a transformação de energia elétrica em energia química. ENERGIA não espontâneo ELÉTRICA ENERGIA QUÍMICA A eletrólise é um processo não

Leia mais

O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa. entendia nada! Tinha que decorar tudo!

O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa. entendia nada! Tinha que decorar tudo! A UA UL LA Eu Química O que você vai aprender Ciência Química Matéria Substância Progresso tecnoógico Novos materiais Como faz o cientista Seria bom já saber Para inicar o seu curso de Química, procure

Leia mais

Como prevenir incêndios?

Como prevenir incêndios? A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Como prevenir incêndios? O que você vai aprender Como o fogo é aimentado O que é combustíve Os combustíveis mais importantes Triânguo do fogo Fontes de caor

Leia mais

Na figura abaixo, a balança está em equilíbrio e as três melancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qual é o peso (em kg) de cada melancia?

Na figura abaixo, a balança está em equilíbrio e as três melancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qual é o peso (em kg) de cada melancia? A UUL AL A 5 Introdução à ágebra Na figura abaixo, a baança está em equiíbrio e as três meancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qua é o peso (em ) de cada meancia? Para pensar 3 Uma barra de rapadura

Leia mais

Acesse:

Acesse: Fundir é preciso Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Até agora estudamos processos de fundição que, de maneira geral, se caracterizam pela produção de peças brutas com alguma variação dimensional e cuja

Leia mais

MOLDAGEM DE CASCA SHELL MOLDING. Prof. César Augusto Agurto Lescano, PhD.

MOLDAGEM DE CASCA SHELL MOLDING. Prof. César Augusto Agurto Lescano, PhD. MOLDAGEM DE CASCA SHELL MOLDING Prof. César Augusto Agurto Lescano, PhD. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA MOLDAGEM EM AREIA Vantagens 1. A moldagem por areia verde é o mais barato dentre todos os métodos de

Leia mais

ÁTOMOS E NÚCLEOS. núcleo carga elétrica positiva (+) eléctron carga elétrica negativa (-) mantido coeso por forças elétricas

ÁTOMOS E NÚCLEOS. núcleo carga elétrica positiva (+) eléctron carga elétrica negativa (-) mantido coeso por forças elétricas ÁTOMOS E NÚCLEOS Átomo = o núcleo envolto numa nuvem de eléctrons núcleo carga elétrica positiva (+) eléctron carga elétrica negativa (-) mantido coeso por forças elétricas Núcleo = sistema coeso de núcleons

Leia mais

O que acontece quando se evapora água do mar?

O que acontece quando se evapora água do mar? A UA UL LA O que acontece quando se evapora água do mar? O que você vai aprender Soução saturada Soução insaturada Sovente Souto Concentração Evaporação Condensação Fenômeno Seria bom já saber Mudança

Leia mais

Como se obtém gasolina de petróleo?

Como se obtém gasolina de petróleo? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UU L AL A Como se obtém gasoina de petróeo? Formação do petróeo Produtos derivados do petróeo Separação dos produtos do petróeo: destiação fracionada O que você vai

Leia mais

Estequiometria. Priscila Milani

Estequiometria. Priscila Milani Estequiometria Priscila Milani Cálculo de massa para amostras impuras: Reagentes impuros, principalmente em reações industriais, ou porque eles são mais baratos ou porque eles já são encontrados na Natureza

Leia mais

Balanceamento de equações

Balanceamento de equações Balanceamento de equações Química Geral Prof. Edson Nossol Uberlândia, 26/08/2016 Equações químicas Lavoisier: a massa é conservada em uma reação química. Equações químicas: descrições de reações químicas.

Leia mais

bronze), sendo que não há necessidade da sua destruição para a retirada da peça fundida

bronze), sendo que não há necessidade da sua destruição para a retirada da peça fundida 8 FUNDIÇÃO EM MOLDES PERMANENTES (COQUILHAS) Nos processos com moldes permanentes, o molde (também chamado de coquilha) é confeccionado em material metálico (ferro fundido, aço e, mais raramente, bronze),

Leia mais

FABRICAÇÃO DO AÇO. Introdução

FABRICAÇÃO DO AÇO. Introdução FABRICAÇÃO DO AÇO Introdução Mesmo quando os métodos de fabricação eram bastante rudimentares os artesãos da Antigüidade, na Ásia e, mais tarde, na Europa medieval, conseguiam fabricar o aço. O aço daquela

Leia mais

METAIS E LIGAS METÁLICAS ELECTRÓLISE

METAIS E LIGAS METÁLICAS ELECTRÓLISE METAIS E LIGAS METÁLICAS ELECTRÓLISE ELECTRÓLISE 2 Abundância natural dos elementos na crusta terrestre em percentagem em massa Dos Minerais aos Metais 3 Minerais 2. 3. Metais Degradação Ambiente dos Metais

Leia mais

Exercícios de Revisão Ensino Médio 2º Bimestre Química: Setor A 1ª Série Professor Diego

Exercícios de Revisão Ensino Médio 2º Bimestre Química: Setor A 1ª Série Professor Diego Exercícios de Revisão Ensino Médio 2º Bimestre Química: Setor A 1ª Série Professor Diego 1. (UFES) Na perfuração de uma jazida petrolífera, a pressão dos gases faz com que o petróleo jorre para fora. Ao

Leia mais

Texto para as questões 31 e 32.

Texto para as questões 31 e 32. QUÍMICA Texto para as questões 31 e 32. Um sinal de que o bico do queimador do fogão está entupido é o aparecimento de chama amarela, quando o fogo é aceso. Nessa situação, ocorre a formação de carbono

Leia mais

Oficina: Propriedades dos materiais

Oficina: Propriedades dos materiais Oficina: Propriedades dos materiais Oficina de CN/EF Presencial e EAD Desde que acordamos até a hora que vamos dormir mexemos e utilizamos vários objetos para diferentes fins. Observe ao seu redor. Perceba

Leia mais

Máquinas simples. Ao longo de sua história, o ser humano A U L A

Máquinas simples. Ao longo de sua história, o ser humano A U L A Máquinas simpes Ao ongo de sua história, o ser humano procurou mehorar suas condições de trabaho, principamente no que se refere à redução de seu esforço físico. ara isso, o homem utiizou, iniciamente,

Leia mais

Máquinas simples. Ao longo de sua história, o ser humano. por sua simplicidade, ficaram conhecidos como máquinas simples. alavanca.

Máquinas simples. Ao longo de sua história, o ser humano. por sua simplicidade, ficaram conhecidos como máquinas simples. alavanca. A U A UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Máquinas simpes Ao ongo de sua história, o ser humano procurou mehorar suas condições de trabaho, principamente no que se refere à redução de seu esforço

Leia mais

9º Ano/Turma: Data / / ) Observe os sistemas onde as esferas representam átomos. Sobre esses sistemas, a afirmação incorreta é:

9º Ano/Turma: Data / / ) Observe os sistemas onde as esferas representam átomos. Sobre esses sistemas, a afirmação incorreta é: Estudante: Educadora: Daiana Araújo 9º Ano/Turma: Data / /2015 C.Curricular: Ciências/ Química 1) Observe os sistemas onde as esferas representam átomos. Sobre esses sistemas, a afirmação incorreta é:

Leia mais

Conceitos Básicos de Semicondutores

Conceitos Básicos de Semicondutores Conceitos Básicos de Semicondutores Daniel Montechiesi RA. 3679-2 Eduardo Oliveira RA. 2065-5 Leandro Gomes Silva RA. 2073-9 Sumário Introdução Objetivo Diferenças entre um Material Semicondutor e um Condutor

Leia mais

Atividade complementar de Química. Substância pura e mistura de substâncias

Atividade complementar de Química. Substância pura e mistura de substâncias Atividade complementar de Química Substância pura e mistura de substâncias Educação de Jovens e Adultos Sobre as substâncias químicas, é importante que esteja claro, que todas as substâncias são constituídas

Leia mais

No posto de gasolina

No posto de gasolina A UU L AL A No posto de gasoina Gaspar estava votando para casa, após passar um dia muito agradáve na praia, apesar da dor de ouvido. Ee parou num posto de gasoina para abastecer e verificar as condições

Leia mais

Just-in-time. Podemos dizer que estamos usando a técnica. Conceito

Just-in-time. Podemos dizer que estamos usando a técnica. Conceito A UU L AL A Just-in-time Podemos dizer que estamos usando a técnica ou sistema just-in-time ou, abreviadamente, JIT, quando produzimos ago sem desperdício de matéria-prima; quando soicitamos e utiizamos

Leia mais

consiste em forçar a passagem de um bloco de metal através do orifício de uma matriz mediante a aplicação de pressões elevadas

consiste em forçar a passagem de um bloco de metal através do orifício de uma matriz mediante a aplicação de pressões elevadas consiste em forçar a passagem de um bloco de metal através do orifício de uma matriz mediante a aplicação de pressões elevadas é o processo em que a peça é empurrada contra a matriz conformadora, com redução

Leia mais

Orientações e sugestões para o desenvolvimento de conteúdos e habilidades para aluno DV. Ciências da Natureza/Ensino Médio.

Orientações e sugestões para o desenvolvimento de conteúdos e habilidades para aluno DV. Ciências da Natureza/Ensino Médio. Orientações e sugestões para o desenvolvimento de conteúdos e habilidades para aluno DV Ciências da Natureza/Ensino Médio Bloco dos METAIS As aulas sobre os metais são sete. Trata-se, em detalhes, do ferro,

Leia mais

SUMÁRIO. 1 Introdução Obtenção dos Metais Apresentação do IBP... xiii. Apresentação da ABENDI... Apresentação da ABRACO...

SUMÁRIO. 1 Introdução Obtenção dos Metais Apresentação do IBP... xiii. Apresentação da ABENDI... Apresentação da ABRACO... SUMÁRIO Apresentação do IBP... xiii Apresentação da ABENDI... xv Apresentação da ABRACO... xvii Prefácio... xix 1 Introdução... 1 1.1 Exercícios... 3 2 Obtenção dos Metais... 5 2.1 Minérios... 5 2.1.1

Leia mais

Separação de misturas

Separação de misturas Separação de misturas Filtração: A separação se faz através de uma superfície porosa chamada filtro; o componente sólido ficará retido sobre a sua superfície, separando-se assim do líquido que atravessa.

Leia mais

Professora Sikandra Silveira

Professora Sikandra Silveira De que materiais são feitos os objetos da imagem? De onde são retirados? MINERAIS E MINÉRIOS Professora Sikandra Silveira MINERAIS E MINÉRIOS Hematita (minério de ferro): Ferro + Oxigênio Galena (minério

Leia mais

Sempre que há a necessidade da construção de um elemento orgânico de máquina haverá a necessidade

Sempre que há a necessidade da construção de um elemento orgânico de máquina haverá a necessidade Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Sempre que há a necessidade

Leia mais

AULA 1 Materiais de Construção II

AULA 1 Materiais de Construção II Faculdade de Engenharia - Licenciatura em Engenharia Civil AULA 1 Materiais de Construção II Capítulo Aula 1 I Estudo dos Metais em Geral Introdução ao Estudo dos Metais: Definição; Obtenção; Propriedades;

Leia mais

Sempre que há a necessidade da construção de componentes específicos ou máquinas complexas sempre será necessário a utilização dos materiais.

Sempre que há a necessidade da construção de componentes específicos ou máquinas complexas sempre será necessário a utilização dos materiais. Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: Sempre que há a necessidade

Leia mais

Atividade prática - Como se forma a ferrugem? Parte 2

Atividade prática - Como se forma a ferrugem? Parte 2 Atividade prática - Como se forma a ferrugem? Parte 2 1º e 2º anos do Ensino Médio Objetivo Vivenciar alguns testes para a determinação das causas do surgimento da ferrugem, ou seja, da oxidação dos objetos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA Disciplina: Materiais de Construção Mecânica Assunto: Diagrama de equilíbrio de fases Professor: Jorge Teófilo de Barros Lopes 1) Determine a composição e a quantidade relativa (proporção) de cada fase

Leia mais

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área?

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área? A UA UL LA 53 5 Cacuando áreas Para pensar Imagine que você vá revestir o piso de sua saa com ajotas. Para saber a quantidade de ajotas necessária, o que é preciso conhecer: a área ou o perímetro da saa?

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA Disciplina: Materiais de Construção Mecânica Assunto: Diagrama de equilíbrio de fases Professor: Jorge Teófilo de Barros Lopes 1) Determine a composição e a quantidade relativa de cada fase presente em

Leia mais

Impressoras a laser 05/11/ IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Impressoras a laser 05/11/ IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Impressoras a laser 05/11/2015 1 Impressoras a laser As impressoras a laser também fazem parte da categoria de não impacto e são muito utilizadas no ambiente corporativo, já que oferecem impressões de

Leia mais

Caderno e calculadora: indispensáveis!

Caderno e calculadora: indispensáveis! Caderno e calculadora: indispensáveis! Tabela periódica Computador e celular desligados Lista de exercícios: importantíssimo fazer e não copiar! Presença: 75% Sem prova substitutiva Prova Final: 45 < X

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS ESTEQUIOMETRIA

LISTA DE EXERCÍCIOS: TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS ESTEQUIOMETRIA UNIVERSIDADE FEDERAL D ESTAD D RI DE JANEIR (UNIRI) INSTITUT DE BICIÊNCIAS DEP. DE CIÊNCIAS NATURAIS DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E INRGÂNICA 2/2015 PRFª.: CLAUDIA JRGE D NASCIMENT LISTA DE EXERCÍCIS: MATÉRIA

Leia mais