Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa"

Transcrição

1 A U L A A U L A Os opostos se atraem O que você vai aprender Produção de coro Usos do coro Eetróise de soução saturada de coreto de sódio Seria bom já saber Produção de hidróxido de sódio O que são cátions e ânions Como se faz a eetróise de uma soução de coreto de sódio O que acontece com a moécua de água na eetróise da soução de coreto de sódio Soução saturada Isto he interessa O hidróxido de sódio é a base mais barata e também a mais importante fabricada pea indústria química. Muitos produtos de impeza que nós usamos diariamente contêm hidróxido de sódio (soda cáustica), para remover gorduras e óeos. Esses produtos são perigosos, por isso devem ser usados com cuidado e mantidos sempre fora do acance das crianças. A paavra cáustica significa queima, e este é o efeito que ees têm sobre a pee. O hidróxido de sódio é muito importante para produzir várias substâncias. É usado em grande quantidade para fabricar, por exempo, aumínio, detergente, sabão. O hidróxido de sódio é fabricado pea eetróise de uma soução de coreto de sódio (sa retirado do mar). É fáci fazer uma experiência para obter hidróxido de sódio. É só igar dois fios a uma piha, um dees no póo positivo e o outro no póo negativo da piha e merguhar as pontas desses fios numa soução de sa em água.

2 Exercício 1 Leia a experiência que foi descrita na Aua 35 e escreva o que você deve fazer para repetir a experiência da eetróise. A U L A Dependendo das condições da experiência, pode haver desprendimento de coro. O coro pode ser facimente reconhecido peo cheiro forte. O coro dissovido em água é vendido no comércio como água de avadeira ou cândida. Por que a eetróise de souções de coreto de sódio pode apresentar resutados diferentes, num caso forma-se oxigênio e hidrogênio, e no outro caso formase coro e hidrogênio? Para você entender por que acontece isso, primeiro precisa saber o que acontece com o sa quando o dissovemos na água. Exercício 2 Quando dissovido em água, o sa se separa em duas partícuas carregadas, uma positiva e outra negativa. Quais são os nomes dessas partícuas? No sa temos o cátion sódio e o ânion coreto. NaC Na + + C - Quando se dissove o sa na água, os íons de sódio Na + e os íons coreto C - ficam ivres dentro da soução, movimentando-se de um ado para outro rapidamente. É como se ees estivessem nadando na soução. Assim, na soução temos os íons e as moécuas de água, ficam todos se movimentando rapidamente. Quando se apica energia eétrica, merguhando dois fios igados a uma piha, os íons negativos são atraídos peo fio que está igado ao póo positivo, e os íons positivos são atraídos peo fio igado ao póo negativo. O sódio, que é positivo, é atraído peo fio negativo, e o coreto, que é negativo, é atraído peo fio positivo. A moécua de água não é uma boinha uniforme. Ea tem um ado que é positivo e um ado que é negativo.

3 A U L A Quando se merguham os fios, as moécuas de água também são atraídas. O ado positivo da água é atraído, peo fio negativo, e o ado negativo da moécua peo fio positivo. Quando você faz a eetróise com pouco sa, as moécuas de água se quebram por causa da energia eétrica. Você deve estar pensando: Por que saiu coro? O que aconteceu foi o seguinte: coocando bastante sa na água, a soução ficou com muitos íons de sódio e muitos íons coreto. Ees competiram com as moécuas de água e ganharam, porque eram em grande número. O coreto foi atraído peo fio positivo e virou gás coro, que, ao se formar, já se dissoveu na água e deu a água de coro, que é chamada de água de avadeira. Mas por que não acontece a mesma coisa com os íons de sódio? Também não são em grande número? Ees não vão ser atraídos peo fio negativo? O que acontece com ees? Os íons de sódio são atraídos peo fio negativo, mas nada acontece com ees, porque são muito estáveis. Dificimente ees mudam. Quando competem com a água, ees jamais ganham. Assim, junto ao fio negativo, é a moécua de água que se decompõe. É por isso que, nesse fio, o que se desprende é o hidrogênio, o mesmo gás que se desprendeu quando usamos pouco sa na soução. Apareho de eetróise usado no aboratório Na indústria, o coro é fabricado por eetróise de soução saturada de coreto de sódio. Existem várias tecnoogias usadas para que o gás coro e o gás hidrogênio não se misturem, porque o que se quer é fabricar o coro puro, que é usado na fabricação de muitos produtos: no branqueamento do pape, na fabricação de PVC, no tratamento da água etc. g s coro produzido e sai por aqui g s hidrog nio escapa do p o negativo por aqui + p o positivo p o negativo

4 Nessas auas, você aprendeu muito sobre a indústria química. Você aprendeu o que a indústria química faz, aém de aguns processos usados para fabricar os produtos que você usa. Apenas um ponto não foi abordado. Trata-se do eemento humano que trabaha na indústria química. Na indústria química, as coisas não acontecem por acaso. Em cada estágio do processo há trabahadores que estão atentos, 24 horas do dia, para que o processo corra de acordo com o panejado, para que não aconteça nenhum probema. Porque um acidente numa indústria química é como acidente de avião, pode atingir muitas pessoas de uma vez, mas acontecem raramente. A U L A Você precisa saber Hidróxido de sódio e coro são fabricados pea eetróise de uma soução saturada de coreto de sódio. Hidróxido de sódio é usado na fabricação de sabão, detergentes, aumínio etc. Coro é usado para fabricar água de avadeira, em processos de branqueamento (descoramento), por exempo, de pape e de tecidos, na desinfecção de água nas estações de tratamento de água e na produção de compostos corados. Quando se dissove um sa em água, ficam em soução cátions e ânions do sa. A soução de um sa em água conduz a eetricidade porque os cátions são atraídos peo póo negativo e os ânions, peo póo positivo. Quando se dissove um sa em água, o que aparece na soução são cátions e ânions. Cátions são partícuas com carga positiva e ânions são partícuas com carga negativa. Vamos pensar mais Pode-se coocar a ponta de dois fios metáicos na soução. A outra ponta de cada um dos fios é igada a um dos póos de uma piha. Aí os cátions (partícuas positivas) são atraídos para o fio que está igado ao póo negativo da piha. Os ânions (partícuas negativas) são atraídos para o fio que está igado ao póo positivo da piha. Por causa dessa atração, as partícuas carregadas movimentam-se na soução. Os cátions vão num sentido, que é o do póo negativo, e os ânions vão no sentido oposto, que é o do póo positivo. Temos cargas eétricas movimentandose na soução. Essas cargas eétricas são cátions e ânions. Portanto, a soução conduz a eetricidade. Na Aua 34, você viu que na eetróise de uma soução diuída de coreto de sódio se formam ânions hidróxido (OH - ) e hidrogênio (H 2 ) no póo positivo, e cátions hidrogênio (H + ) e oxigênio (O 2 ), no póo negativo. Nesta aua você viu que, se a soução for concentrada, se forma coro (C 2 ) no póo positivo.

5 A U L A Vamos escrever a equação das reações que ocorrem nos dois póos? No póo negativo 2H 2 O + 2e - 2OH - + H 2 No póo positivo 2C - C 2 + 2e - A primeira reação é igua à da Aua 34. Já foi dito que os cátions de sódio são atraídos peo póo negativo, mas, como ees são muito estáveis, nada hes acontece. Então é a água que recebe eétrons e forma ânions hidróxido e gás hidrogênio. A segunda reação é a dos ânions coreto. Ees estão agora em concentração ata, de modo que são ees que reagem e não a água. Dois ânions coreto perdem 1 eétron cada um e formam a moécua de coro. Os coeficientes estequiométricos estão certos, pois temos 2 átomos de coro de cada ado da equação. Aém disso, temos 2 cargas negativas do ado dos reagentes e por isso temos de ter 2 eétrons do ado dos produtos. Você também deve notar que o número de eétrons nas duas equações é igua. O mesmo número de eétrons que é iberado peo póo negativo é absorvido peo póo positivo. Podemos então comparar diretamente o número de moécuas de hidrogênio e de coro formadas. Na eetróise de uma soução concentrada de coreto de sódio, o voume de hidrogênio formado é igua ao de coro. O coro se dissove um pouco na água e até reage. Aí, forma-se a água de avadeira. Na indústria, usa-se uma aparehagem que não deixa o hidrogênio misturar-se com o coro. Ea também não deixa o hidróxido de sódio, que se forma no póo negativo, chegar perto do coro. Agora eu sei o Por que a concentração da soução infui nos produtos que se obtêm na eetróise. o Que numa soução de um sa em água temos íons positivos e íons negativos. o O nome dos íons positivos e dos íons negativos. o Para onde vão os íons positivos e os íons negativos numa eetróise. o Como se fabrica coro. o Três usos do coro.

6 Exercício 3 Cassifique como verdadeira(v) ou fasa(f) cada uma das afirmações a seguir: a) ( ) Hidróxido de sódio é uma base. b) ( ) Hidróxido de sódio é usado para dissover óeos e gorduras. c) ( ) Coreto de sódio é formado de partícuas de NaC. d) ( )Hidróxido de sódio é obtido por reação do coreto de sódio com água. e) ( )Na + e C - são íons. Vamos A U L A exercitar Exercício 4 Escreva a fórmua química do coreto de sódio e os símboos do cátion de sódio e do ânion coreto. Exercício 5 O que é um cátion? E um ânion? Exercício 6 O que acontece quando se dissove coreto de sódio em água? Exercício 7 A moécua de água é uma boinha uniforme? Expique. Exercício 8 O que acontece com a moécua de água quando se merguha dois fios, igados a uma piha, num recipiente contendo água? Exercício 9 O que acontece com os íons de sódio e os íons coreto quando se faz passar uma corrente eétrica através de uma soução de coreto de sódio em água? Exercício 10 Por que, quando se faz a eetróise de uma soução saturada de coreto de sódio em água, se forma gás coro em vez de gás oxigênio? Exercício 11 Por que, quando se faz a eetróise de uma soução saturada de coreto de sódio em água, é a água que reage no póo negativo e não o cátion de sódio? Exercício 12 Em que se baseia o processo industria para obtenção de coro. Exercício 13 Qua é a fórmua do gás coro? Exercício 14 O coro é uma substância simpes ou composta? Por quê? Exercício 15 Cite três usos do coro. Exercício 16 Por que se usa coro no tratamento de água?

Do que são formados os átomos?

Do que são formados os átomos? A U L A A U L A Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Do que são formados os átomos? O que você vai aprender Do que o átomo é formado. Partícuas que existem no átomo: prótons, eétrons e nêutrons Como se formam

Leia mais

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Vamos entender a reação química com átomos e moécuas O que você vai aprender Escrever uma reação química com fórmuas Estequiometria da reação Seria bom já saber O que

Leia mais

Precipitar, o que é isso?

Precipitar, o que é isso? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UU L AL A Precipitar, o que é isso? Formação de precipitados Concentrar e diuir souções O que você vai aprender O que significa soúve e insoúve O que são hidróxidos

Leia mais

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma A UU L AL A Conservação da matéria na reação química Proporção das substâncias que reagem que você vai aprender que é uma fórmua química significado

Leia mais

Terra: o mundo de nitrogênio

Terra: o mundo de nitrogênio Terra: o mundo de nitrogênio O que você vai aprender O mundo de nitrogênio A forma mais estáve do nitrogênio na Terra Substâncias orgânicas e inorgânicas. Experiências que comprovam a presença de carbono

Leia mais

Como detergente tira gordura?

Como detergente tira gordura? A UU L AL A Como detergente tira gordura? O que é detergente Como o detergente age O que é espuma Como detergentes e sabões funcionam Qua é a diferença entre sabão e detergente O que você vai aprender

Leia mais

Por que o alumínio compete com o aço?

Por que o alumínio compete com o aço? Por que o aumínio compete com o aço? AUUL AL A Sobre carbono Extração do aumínio da bauxita Recicagem do aumínio As propriedades do aumínio Por que o aumínio não enferruja O que você vai aprender O que

Leia mais

38 Como saber se a chuva é ácida?

38 Como saber se a chuva é ácida? Como saber se a chuva é ácida? O que você vai aprender Ácidos Bases Neutraização de ácidos ph Transporte de substâncias corrosivas Seria bom já saber O que a indústria química produz O que é matéria-prima

Leia mais

Como se obtém aço a partir da sucata?

Como se obtém aço a partir da sucata? Como se obtém aço a partir da sucata? AUUL AL A minério na terra escavação minério misturado concentração minério concentrado Que existem muitos tipos de aço Aço inoxidáve Tamanho e massa das partícuas

Leia mais

O que acontece quando uma substância se transforma?

O que acontece quando uma substância se transforma? O que acontece quando uma substância se transforma? A UU L AL A O que acontece numa reação química O que são reagentes e produtos O que significa reagir pásticos fibras sintéticas (cordas, tecidos etc.)

Leia mais

Ácido sulfúrico na estrela-d alva?

Ácido sulfúrico na estrela-d alva? Ácido sufúrico na estrea-d ava? O que você vai aprender Existe ácido sufúrico na atmosfera de aguns panetas Existe um satéite de Júpiter que tem muito enxofre Onde existe enxofre na Terra Produção de ácido

Leia mais

A volta do ferro à natureza

A volta do ferro à natureza Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A vota do ferro à natureza AUUL AL A + + Ferrugem Ferrugem é úti na recicagem do ferro Enferrujamento aumenta o peso do ferro É possíve prever o peso da ferrugem As condições

Leia mais

O que é água pura? Temperatura de ebulição Método de purificação de um líquido Conservação da matéria Substância pura

O que é água pura? Temperatura de ebulição Método de purificação de um líquido Conservação da matéria Substância pura A UUL AL A O que é água pura? Destiação Condensação Vaporização Ebuição Temperatura de ebuição Método de purificação de um íquido Conservação da matéria Substância pura O que você vai aprender Evaporação

Leia mais

Por que o cobre não precisa de proteção?

Por que o cobre não precisa de proteção? Por que o cobre não precisa de proteção? AUUL AL A Sobre o atão A recicagem do cobre Os usos do cobre metáico Decapagem do cobre metáico Especificação de um produto Souções diuídas e concentradas O que

Leia mais

20 Para onde vão as sucatas de ferro?

20 Para onde vão as sucatas de ferro? A UA UL LA Para onde vão as sucatas de ferro? O que você vai aprender Ferro gusa e ferro fundido O aço O minério de ferro A extração do ferro do minério A importância de recicar metais Fusão Seria bom

Leia mais

Do que se compõe o ar?

Do que se compõe o ar? Não é um aimento, mas não podemos viver sem ee. É invisíve, apesar de ser a mais comum de todas as substâncias. stá sempre conosco, mas só o percebemos quando ee se move, quando tem cheiro ou quando está

Leia mais

Qual é a diferença entre oxigênio e nitrogênio?

Qual é a diferença entre oxigênio e nitrogênio? A UA UL LA Qua é a diferença entre oxigênio e nitrogênio? O que você vai aprender Propriedades da matéria Propriedades do nitrogênio e do oxigênio Pouentes do ar Faciidade do oxigênio para se igar a metais

Leia mais

Descobrimos como fabricar soda cáustica!

Descobrimos como fabricar soda cáustica! Descobrimos como fabricar soda cáustica! O que você vai aprender Recicagem de pape Fabricação de pape Produção de hidróxido de sódio: eetróise Partícuas carregadas: íons Indicadores Seria bom já saber

Leia mais

Como se pode proteger o ferro?

Como se pode proteger o ferro? Como se pode proteger o ferro? A UUL AL A Todos os componentes de uma bicieta recebem proteção contra ferrugem. A proteção do aço. Gavanização,cromação, zincagem e estanhagem A importância dos óxidos na

Leia mais

8 Como conhecer a qualidade do ar?

8 Como conhecer a qualidade do ar? A UA UL LA Como conhecer a quaidade do ar? O que você vai aprender Quaidade do ar Principa pouente do ar Concentração Como se forma o gás carbônico Como se forma o monóxido de carbono Perigos do monóxido

Leia mais

É preciso fabricar adubo?

É preciso fabricar adubo? A U L A A U L A Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ É preciso fabricar adubo? O que você vai aprender Eementos essenciais para as pantas Fertiizantes NPK O que é um sa Queima da amônia Produção de ácido

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema do texto, ou seja, sobre o que o

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema

Leia mais

Adelaide Maria Vieira Viveiros - Doutora em Química; Professora de Química Inorgânica da Universidade Federal da Bahia.

Adelaide Maria Vieira Viveiros - Doutora em Química; Professora de Química Inorgânica da Universidade Federal da Bahia. Apresentação Se você comprou este Voume 2 de Química do Teecurso 2000, deve ter passado peo Voume 1 sem perder o entusiasmo. Isso é muito bom! Acreditamos que, depois de tudo o que aprendeu na primeira

Leia mais

Terra: o mundo de nitrogênio

Terra: o mundo de nitrogênio CEEJA QUÍMICA CONTEÚDO PARA U. E. 12 Terra: o mundo de nitrogênio O QUE VAMOS APRENDER? O mundo de nitrogênio A forma mais estável do nitrogênio na Terra Substâncias orgânicas e inorgânicas. Experiências

Leia mais

Vamos reciclar plásticos?

Vamos reciclar plásticos? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Vamos recicar pásticos? O que você vai aprender Poietienos: tipos e obtenção Diferentes tipos de pástico Usos de pásticos Recicagem de pásticos Vantagens dos pásticos

Leia mais

Como limpar derramamentos de

Como limpar derramamentos de Como impar derramamentos de petróeo? A UU L AL A Transformação do nitrogênio em fertiizantes Limpeza de derramamentos de petróeo Soubiização do oxigênio na água Interação entre moécuas de água Pontes de

Leia mais

Lista de exercícios - Boco 2 - Aua 16 - Termoquímica (Energia de 1. (Ucs 2016 O 1,2-dicoroetano ocupa posição de destaque na indústria química americana. Trata-se de um íquido oeoso e incoor, de odor forte,

Leia mais

ACH4064 LQRQ 2. Aula : Estequiometria. Káthia M. Honório. (Atkins: Cap. Fundamentos - Kotz: Caps. 4 e 5)

ACH4064 LQRQ 2. Aula : Estequiometria. Káthia M. Honório. (Atkins: Cap. Fundamentos - Kotz: Caps. 4 e 5) ACH4064 LQRQ 2 Aula : Estequiometria (Atkins: Cap. Fundamentos - Kotz: Caps. 4 e 5) Káthia M. Honório 2 º semestre/2017 Transformações Químicas Reagentes: Zn + I 2 Produto: Zn I 2 Mol Os químicos descrevem

Leia mais

14 Como prevenir incêndios?

14 Como prevenir incêndios? A UA UL LA Como prevenir incêndios? O que você vai aprender Como o fogo é aimentado O que é combustíve Os combustíveis mais importantes Triânguo do fogo Fontes de caor Seria bom já saber Composição do

Leia mais

Na figura abaixo, a balança está em equilíbrio e as três melancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qual é o peso (em kg) de cada melancia?

Na figura abaixo, a balança está em equilíbrio e as três melancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qual é o peso (em kg) de cada melancia? A UUL AL A 5 Introdução à ágebra Na figura abaixo, a baança está em equiíbrio e as três meancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qua é o peso (em ) de cada meancia? Para pensar 3 Uma barra de rapadura

Leia mais

Você sabe contar a sua experiência?

Você sabe contar a sua experiência? Você sabe contar a sua experiência? A UUL AL A Permeabiidade Fitração Método científico Reatório O que você vai aprender Fitrar Peneirar Seria bom já saber O jornaeiro e seu amigo conseguiram tirar as

Leia mais

Qualquer mistura de gás de cozinha e ar explode?

Qualquer mistura de gás de cozinha e ar explode? A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Quaquer mistura de gás de cozinha e ar expode? Oxigênio presente na atmosfera está próximo do imite máximo de segurança O que você vai aprender Por que combustíveis

Leia mais

Projeção ortográfica de sólidos geométricos

Projeção ortográfica de sólidos geométricos Projeção ortográfica de sóidos geométricos Na aua anterior você ficou sabendo que a projeção ortográfica de um modeo em um único pano agumas vezes não representa o modeo ou partes dee em verdadeira grandeza.

Leia mais

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de:

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de: U UL L cesse: http://fuvestibuar.com.br/ Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na

Leia mais

Como se combate um incêndio?

Como se combate um incêndio? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Como se combate um incêndio? A UUL AL A Como usar um extintor de incêndio Para que serve cada tipo de extintor O que é extintor de pó químico Decomposição do bicarbonato

Leia mais

Como se obtém gasolina de petróleo?

Como se obtém gasolina de petróleo? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UU L AL A Como se obtém gasoina de petróeo? Formação do petróeo Produtos derivados do petróeo Separação dos produtos do petróeo: destiação fracionada O que você vai

Leia mais

Do que é feita a matéria?

Do que é feita a matéria? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Do que é feita a matéria? COMO SERÁ QUE VAMOS DIVIDIR O ÁTOMO?! O que você vai aprender O que são átomos O que são moécuas A reação entre as propriedades das substâncias

Leia mais

Abreviaturas:(s) = sólido; ( l) = líquido; (g) = gás;(aq) = aquoso; (conc) = concentrado; [A] = concentração de A em mol/l.

Abreviaturas:(s) = sólido; ( l) = líquido; (g) = gás;(aq) = aquoso; (conc) = concentrado; [A] = concentração de A em mol/l. Química Abreviaturas:(s) = sóido; ( ) = íquido; (g) = gás;(aq) = aquoso; (conc) = concentrado; [A] = concentração de A em mo/l. 7. Sabendo-se que - a amônia (NH ) é constituída por moécuas poares e apresenta

Leia mais

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula U UL L 41 Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na armação do tehado os tipos diferentes

Leia mais

As combinações. combinatória que envolviam o princípio multiplicativo e as permutações.

As combinações. combinatória que envolviam o princípio multiplicativo e as permutações. Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ AUUL AL A As combinações Até agora você estudou probemas de anáise combinatória que envoviam o princípio mutipicativo e as permutações. Introdução Se observar os probemas

Leia mais

Os plásticos são todos iguais?

Os plásticos são todos iguais? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Os pásticos são todos iguais? Propriedades dos pásticos Termopásticos Organizar uma tabea O que você vai aprender O que é matéria-prima Petróeo é uma importante fonte

Leia mais

VI OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA 2011

VI OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA 2011 VI OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA 2011 Data da prova: 30.07.2011 Data da publicação do gabarito: 01.09.2011 QUESTÃO 1 Peso 2 GABARITO QUESTÕES DISCURSIVAS Uma vela de massa 34,5g é acesa e encoberta por um

Leia mais

Questão 10: Sobre as moléculas de CO 2 e SO 2, cujas estruturas estão representadas a seguir, é CORRETO afirmar que: S O O C O

Questão 10: Sobre as moléculas de CO 2 e SO 2, cujas estruturas estão representadas a seguir, é CORRETO afirmar que: S O O C O QUESTÕES OBJETIVAS Questão 9: Nitrogênio e fósforo são elementos essenciais para a nutrição das plantas e por isso alguns de seus compostos são utilizados na maioria dos fertilizantes. Sobre esses elementos

Leia mais

Ligações Químicas. Ligações Químicas. Sólidos. Como os átomos se combinam e quais as forças que os mantêm unidos?

Ligações Químicas. Ligações Químicas. Sólidos. Como os átomos se combinam e quais as forças que os mantêm unidos? Ligações Químicas Como os átomos se combinam e quais as forças que os mantêm unidos? Estudaremos as ligações entre os átomos com base em suas estruturas eletrônicas e periodicidade. Para ilustrar os diferentes

Leia mais

6ª OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA EXAME 2011

6ª OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA EXAME 2011 Data da prova: 30.07.2011 Data da publicação do gabarito: 01.09.2011 GABARITO QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÃO 1. (Peso 2) Uma vela de massa 34,5g é acesa e encoberta por um bequer. Após algum tempo a chama

Leia mais

Disciplina: Química Geral Docente Responsável: Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran. Assunto: Ácidos e Bases de Lewis/ Óxidos/ Sais: classificação

Disciplina: Química Geral Docente Responsável: Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran. Assunto: Ácidos e Bases de Lewis/ Óxidos/ Sais: classificação Disciplina: Química Geral Docente Responsável: Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran 1 Assunto: Ácidos e Bases de Lewis/ Óxidos/ Sais: classificação 1. Ácidos e Bases: conceito de Lewis O modelo de Lewis baseia-se

Leia mais

17 Como escolher um extintor de incêndio?

17 Como escolher um extintor de incêndio? A UA UL LA Como escoher um extintor de incêndio? O que você vai aprender Como apagar fogo Tipos de incêndios Tipos de extintores O que fazer em caso de incêndio? Seria bom já saber O que é fogo Composição

Leia mais

Quando pega fogo? O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima Temperatura de ignição Temperatura de fulgor

Quando pega fogo? O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima Temperatura de ignição Temperatura de fulgor A UA UL LA Quando pega fogo? As queimadas propagam-se porque o caor ogo passa para outras pantas da área. O que você vai aprender O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima

Leia mais

O que o gás natural tem a ver com saquinho plástico?

O que o gás natural tem a ver com saquinho plástico? O que o gás natura tem a ver com saquinho pástico? A UU L AL A soo cascaho Frações do petróeo: eves, médias e pesadas idrocarbonetos Ponto de ebuição reacionado com o tamanho das moécuas dos hidrocarbonetos

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 REAÇÕES E FUNÇÕES QUÍMICAS

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 REAÇÕES E FUNÇÕES QUÍMICAS Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

Apresentação. inseguro em relação a algum assunto dessa lista, volte às aulas anteriores para

Apresentação. inseguro em relação a algum assunto dessa lista, volte às aulas anteriores para Apresentação Nós, que escrevemos este ivro, gostamos muito de Química. Gostamos tanto que dedicamos a vida a ea, nos aboratórios ou nas saas de aua. Com este curso, desejamos que também você partihe esse

Leia mais

A Ligação Iônica ou Eletrovalente

A Ligação Iônica ou Eletrovalente A Ligação Iônica ou Eletrovalente Formação de pares iônicos As substâncias sólidas podem ser formadas por átomos, moléculas, macromoléculas, ou seja, por partículas eletricamente neutras ou por íons dispostos

Leia mais

Laboratório de Física IV. Medida da Relação Carga-Massa do elétron

Laboratório de Física IV. Medida da Relação Carga-Massa do elétron Laboratório de Física IV Medida da Reação Carga-Massa do eétron Carga eétrica em átomos Eaborou experiências para o estudo dos raios catódicos. Mostrou que a corrente eétrica era constituída de partícuas

Leia mais

Revisão Específicas. Química Monitores: Luciana Lima e Rafael França 02-08/11/2015. Material de Apoio para Monitoria

Revisão Específicas. Química Monitores: Luciana Lima e Rafael França 02-08/11/2015. Material de Apoio para Monitoria Revisão Específicas 1. As conchas marinhas não se dissolvem apreciavelmente na água do mar, por serem compostas, na sua maioria, de carbonato de cálcio, um sal insolúvel cujo produto de solubilidade é

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA Título do Podcast Área Segmento Duração Chuva ácida... será que a água da chuva vai corroer tudo? Ciências da Natureza Química Ensino Médio 5min 44seg

Leia mais

Química. Atividade 1 Recuperação 1 os anos Décio ago/09. Nome: Nº: Turma:

Química. Atividade 1 Recuperação 1 os anos Décio ago/09. Nome: Nº: Turma: Química Atividade 1 Recuperação 1 os anos Décio ago/09 Nome: Nº: Turma: Objetivo O objetivo dessa ficha é revisar alguns dos conceitos importantes para a prova de recuperação do 1º semestre. As dúvidas

Leia mais

Crescimento das gotas por Colisão e Coalescência

Crescimento das gotas por Colisão e Coalescência Crescimento das gotas por Coisão e Coaescência Coisões podem ocorrer a partir de diferentes respostas das gotícuas com as forças gravitaciona, eétrica e aerodinâmica. O efeito gravitaciona predomina nas

Leia mais

Atividade complementar de Química. Transformação química das substâncias. Atenção

Atividade complementar de Química. Transformação química das substâncias. Atenção Atividade complementar de Química Transformação química das substâncias Educação de Jovens e Adultos Nas transformações químicas, também conhecida como reação química, as substâncias são transformadas

Leia mais

Gabarito das Questões

Gabarito das Questões II OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA 19 DE MAIO DE 2007 Gabarito das Questões Para cada questão de 1 a 5, marque com um X a alternativa correta e justifique porque as outras duas estão erradas. QUESTÃO 1 a)

Leia mais

Equilíbrios de Solubilidade

Equilíbrios de Solubilidade Equilíbrio entre um sal sólido e seus íons dissolvidos em uma solução saturada Aplicação no tratamento do esgoto sanitário a) Produto de Solubilidade: constante de equilíbrio entre um sólido e seus íons

Leia mais

Ligações Químicas. Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI.

Ligações Químicas. Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI. Ligações Químicas Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs DAQBI LIGAÇÕES QUÍMICAS A partir do desenvolvimento da mecânica

Leia mais

Leiaute ou arranjo físico

Leiaute ou arranjo físico Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Leiaute ou arranjo físico A UU L AL A Quaquer posto de trabaho, incusive o nosso, está igado aos demais postos de trabaho, num oca quaquer de uma empresa. Esse oca pode

Leia mais

Eletrólise é a parte da eletroquímica que estuda a transformação de energia elétrica em energia química. ENERGIA

Eletrólise é a parte da eletroquímica que estuda a transformação de energia elétrica em energia química. ENERGIA AULA 19 ELETRÓLISE Eletrólise é a parte da eletroquímica que estuda a transformação de energia elétrica em energia química. ENERGIA não espontâneo ELÉTRICA ENERGIA QUÍMICA A eletrólise é um processo não

Leia mais

Eletrólitos e Não Eletrólitos

Eletrólitos e Não Eletrólitos Introdução Introdução Introdução Eletrólitos e Não Eletrólitos Tipos de Eletrólitos Tipos de Eletrólitos Tipos de Eletrólitos Reações Inorgânicas Reações O QUE É UMA REAÇÃO QUÍMICA? É processo de mudanças

Leia mais

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação:

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação: 3ª Série / Vestibular 01. I _ 2SO 2(g) + O 2(g) 2SO 3(g) II _ SO 3(g) + H 2O(l) H 2SO 4(ag) As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 3 ÁTOMOS E LIGAÇÕES QUÍMICAS

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 3 ÁTOMOS E LIGAÇÕES QUÍMICAS Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

UDESC 2017/2 QUÍMICA. Comentário

UDESC 2017/2 QUÍMICA. Comentário QUÍMICA Sólido: volume definido; forma definida. Líquido: volume definido; forma variável. Gasoso: volume variável; forma variável. 1 e resolução SiC 4 + 2 Mg Si + 2 MgC 2 170,1 g + 48,6 g 28,1 g Massa

Leia mais

Figura 1 Retículo cristalino formado por íons Fonte: Mariamarmar/Shutterstock.com

Figura 1 Retículo cristalino formado por íons Fonte: Mariamarmar/Shutterstock.com Íons e compostos iônicos Figura 1 Retículo cristalino formado por íons Fonte: Mariamarmar/Shutterstock.com CONTEÚDOS Íons Compostos iônicos Representação AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Os átomos são partículas

Leia mais

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática A UA UL LA A noção de função Introdução Um dos conceitos mais utiizados em Matemática é o de função. Ee se apica não somente a esta área, mas também à Física, à Química e à Bioogia, entre outras. Aém disso,

Leia mais

1º Questão: Escreva a distribuição eletrônica dos elementos abaixo e determine o número de valência de cada elemento: a) Fe (26):.

1º Questão: Escreva a distribuição eletrônica dos elementos abaixo e determine o número de valência de cada elemento: a) Fe (26):. FOLHA DE EXERCÍCIOS CURSO: Otimizado ASS.: Exercícios de Conteúdo DISCIPLINA: Fundamentos de Química e Bioquímica NOME: TURMA: 1SAU 1º Questão: Escreva a distribuição eletrônica dos elementos abaixo e

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 ESTEQUIOMETRIA

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 ESTEQUIOMETRIA E-books PCNA Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 ESTEQUIOMETRIA 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 SUMÁRIO Apresentação -------------------------------------------- 2 Capítulo 4 ------------------------------------------------

Leia mais

Utilização da Simulação de Processo para Prever o Comportamento do Sistema de Tratamento de Efluente Ácido em uma Indústria de Cloro Soda

Utilização da Simulação de Processo para Prever o Comportamento do Sistema de Tratamento de Efluente Ácido em uma Indústria de Cloro Soda Utiização da Simuação de Processo para Prever o Comportamento do Sistema de Tratamento de Efuente Ácido em uma Indústria de Coro Soda J. Z. A. PAFFER 1, J. I. H. T. NETO 2, L. S. PEDROSA 2, R. BRITO 1

Leia mais

Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins Universidade Federal do Tocantins Estrutura eletrônica dos átomos e periodicidade química Prof. Dr. Edenilson dos Santos Niculau enicolau@uft.edu.br www.profedenilsonniculau.wordpress.com Sumário 2 PERIODICIDADE

Leia mais

REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA PRODUZINDO REAÇÃO QUÍMICA PROF. RODRIGO BANDEIRA

REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA PRODUZINDO REAÇÃO QUÍMICA PROF. RODRIGO BANDEIRA REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA PRODUZINDO REAÇÃO QUÍMICA A relação entre as reações químicas e a corrente elétrica é estudada por um ramo da química chamado ELETROQUÍMICA

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO GAB LISTA - 11 a) Elemento: Carbono; número de massa do isótopo do carbono com 8 nêutrons:14 b) Moléculas com ligações polares: (figura 01) Moléculas com ligações apolares: (figura 02) a) Observe a figura

Leia mais

Identificação funções inorgânicas, ionização e dissociação, número de oxidação

Identificação funções inorgânicas, ionização e dissociação, número de oxidação Identificação funções inorgânicas, ionização e dissociação, número de oxidação Séc XVIII Substâncias orgânicas Substâncias inorgânicas Originadas dos organismos vivos Originadas minerais Hoje Substâncias

Leia mais

MOVIMENTO DE ROTAÇÃO: O ROTOR RÍGIDO

MOVIMENTO DE ROTAÇÃO: O ROTOR RÍGIDO MOVIMENTO DE ROTAÇÃO: O ROTOR RÍGIDO Prof. Harey P. Martins Fiho o Rotação em duas dimensões Partícua de massa m descrevendo trajetória circuar no pano xy: Momento anguar da partícua: J z = rp = mrv Ser

Leia mais

Recordando operações

Recordando operações A UA UL LA Recordando operações Introdução Vamos iniciar nosso curso de matemática do 2º grau recordando as quatro operações: adição subtração mutipicação divisão Vamos embrar como essas operações são

Leia mais

Como os químicos se comunicam?

Como os químicos se comunicam? Como os químicos se comunicam? A UU L AL A Símboos de eementos Fórmuas de compostos O que você vai aprender O que é átomo O que é moécua A matéria é formada de átomos Eemento químico Substância simpes

Leia mais

Identificação funções inorgânicas, ionização e dissociação, número de oxidação

Identificação funções inorgânicas, ionização e dissociação, número de oxidação Identificação funções inorgânicas, ionização e dissociação, número de oxidação Várias teorias tentaram explicar o fato de algumas soluções conduzirem energia elétrica e outra não 1903 Arrhenius experiências

Leia mais

12 GAB. 1 1 o DIA PASES 1 a ETAPA TRIÊNIO QUÍMICA QUESTÕES DE 21 A 30

12 GAB. 1 1 o DIA PASES 1 a ETAPA TRIÊNIO QUÍMICA QUESTÕES DE 21 A 30 12 GAB. 1 1 o DIA PASES 1 a ETAPA TRIÊNIO 2005-2007 QUÍMICA QUESTÕES DE 21 A 30 21. A hemoglobina das células vermelhas do sangue contém o complexo de ferro com uma porfirina. Sabendo que um indivíduo

Leia mais

O que aquele caminhão está transportando?

O que aquele caminhão está transportando? A UU L AL A O que aquee caminhão está transportando? Transporte de produtos químicos. Sinaização dos caminhões que transportam produtos químicos: rótuos de risco e paine de segurança. Tabea Periódica Número

Leia mais

LCE0182 Química Analítica Quantitativa. Informações Gerais. Wanessa Melchert Mattos.

LCE0182 Química Analítica Quantitativa. Informações Gerais. Wanessa Melchert Mattos. LCE0182 Química Analítica Quantitativa Informações Gerais Wanessa Melchert Mattos wanemelc@usp.br Aprovação Para que o aluno possa ser aprovado exige-se média mínima de 5,0 em notas e 70% de frequência

Leia mais

O que a indústria química faz

O que a indústria química faz Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ O que a indústria química faz O que você vai aprender O que a indústria química produz Onde instaar uma indústria química Por que as indústrias químicas se agrupam num

Leia mais

As ligações químicas classificam-se em:

As ligações químicas classificam-se em: ÁGUA AMÔNIA As ligações químicas classificam-se em: Ligações Intramoleculares: - ocorrem entre os átomos para formar moléculas ; - responsáveis pelas propriedades químicas dos compostos; - são elas: iônica,

Leia mais

Sumário. Nos conhecendo um pouco... Metodologia; Diferença de Potencial; Corrente Elétrica; Condutividade; Associações.

Sumário. Nos conhecendo um pouco... Metodologia; Diferença de Potencial; Corrente Elétrica; Condutividade; Associações. Aua Introdutória 1 Sumário Nos conhecendo um pouco... Metodoogia; Diferença de Potencia; Corrente Eétrica; Condutividade; Associações. Nos conhecendo um pouco... Estamos curiosos em saber quem são os nossos

Leia mais

Crescimento das gotas por Colisão e Coalescência

Crescimento das gotas por Colisão e Coalescência Crescimento das gotas por Coisão e Coaescência Coisões podem ocorrer a partir de diferentes respostas das gotícuas com as forças gravitaciona, eétrica e aerodinâmica. O efeito gravitaciona predomina nas

Leia mais

Recordando operações

Recordando operações A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Recordando operações Introdução Vamos iniciar nosso curso de matemática do 2º grau recordando as quatro operações: adição subtração mutipicação divisão Vamos

Leia mais

... nas substâncias os átomos estão unidos uns aos outros? ... na água há um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio?

... nas substâncias os átomos estão unidos uns aos outros? ... na água há um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio? Prof: Marcelo Vizeu Observe as substâncias presentes no nosso cotidiano H O H Na N N O O O Água oreto de sódio (sal de cozinha) Nitrogênio Ozônio Reflita: Porque...... nas substâncias os átomos estão

Leia mais

(D) NaCl2O, NaCl2 ecl2. (E) NaCl2O, Na2Cl e Cl2.

(D) NaCl2O, NaCl2 ecl2. (E) NaCl2O, Na2Cl e Cl2. UNIVERSIDADE TIRADENTES UNIT. Vestibular 2006 / 1 Semestre / data 19/12/2005. Prova de Química. 1. O ar é uma mistura constituída por aproximadamente 78% de N2, 21% de O2 e 1 % de outros gases. A partir

Leia mais

TERMOQUÍMICA. Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat

TERMOQUÍMICA. Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat TERMOQUÍMICA Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat maira.manfro@caxias.ifrs.edu.br giseli.menegat@caxias.ifrs.edu.br O QUE É? TERMOQUÍMICA: é a parte da físico-química que estuda o calor envolvido nas reações

Leia mais

Figura 1 Reação química Fonte: SUWIT NGAOKAEW/Shutterstock.com

Figura 1 Reação química Fonte: SUWIT NGAOKAEW/Shutterstock.com REAÇÕES QUÍMICAS Figura 1 Reação química Fonte: SUWIT NGAOKAEW/Shutterstock.com CONTEÚDOS Conceito de reação química Representação de uma reação química - Equação química AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS No

Leia mais

Revisão 1 H 99,985 2 H 0, C 98,89 13 C 1,11 14 N 99,63 15 N 0,37 16 O 99, O 0, O 0,204

Revisão 1 H 99,985 2 H 0, C 98,89 13 C 1,11 14 N 99,63 15 N 0,37 16 O 99, O 0, O 0,204 Revisão Número de massa A característica fundamental que define um elemento químico é o número de prótons (Z) no núcleo. Se chamarmos de N o número de nêutrons no núcleo, o número de massa A é dado por:

Leia mais

Matéria Tem massa e ocupa lugar no espaço; Pode ser sólida, líquida ou gasosa.

Matéria Tem massa e ocupa lugar no espaço; Pode ser sólida, líquida ou gasosa. Matéria Tem massa e ocupa lugar no espaço; Pode ser sólida, líquida ou gasosa. Substância Pura Matéria com composição química cte. e propriedades caracteristicas. Mistura Matéria formada por duas ou mais

Leia mais