Como detergente tira gordura?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como detergente tira gordura?"

Transcrição

1 A UU L AL A Como detergente tira gordura? O que é detergente Como o detergente age O que é espuma Como detergentes e sabões funcionam Qua é a diferença entre sabão e detergente O que você vai aprender Moécuas interagem umas com as outras A força de interação entre moécuas varia com o tipo de moécua A moécua de água tem um póo positivo e outro negativo Átomos de carbono formam cadeias O que é petróeo O que são hidrocarbonetos Há várias maneiras de se impar derramamentos de petróeo no mar. Uma deas é a utiização de detergentes, que são substâncias usadas na cozinha para avar pratos e paneas. Seria bom já saber Isto he interessa Para entender como o detergente impa, vamos pensar em como você ava roupa. O que você faz para tirar a sujeira da roupa? Provavemente, deve fazer o seguinte: - moha toda a roupa; - passa sabão; - esfrega; - enxágua com bastante água. Vamos pensar na química de cada etapa. Quando você moha a roupa, as moécuas de água se igam às moécuas dos fios e, por isso, o tecido fica mohado. Quando você passa sabão, as moécuas do sabão desmancham as sujeiras, deixando-as bem pequenas.

2 A U L A Isso não quer dizer que o sabão dissova a sujeira. A moécua de sabão possui uma característica especia: tem uma ponta poar (com carga) e uma ponta apoar (sem carga). Acontece o seguinte: noécua de detergente água gota de óeo Na cabeça a moécua tem carga, enquanto o rabinho não tem carga. É formado por uma porção de átomos de carbono igados. Quando se cooca sabão na água, como a moécua da água também tem cargas, ea vai atrair a parte da cabeça. E a parte da cauda ficará ivre. Só que essas caudas vão atrair-se entre si, formando boinhas minúscuas, chamadas miceas. cabeça cauda Quando esfregamos a roupa com sabão, estamos quebrando a sujeira em pedacinhos bem pequenos, que ficam dentro dessas boinhas formadas peo sabão (miceas). Os pedacinhos de sujeira entram nas miceas porque as gorduras se misturam na parte de dentro das miceas, junto com a parte da moécua do sabão que é apoar, porque as gorduras são, também, formadas por cadeias de carbono sem carga (apoar). As cadeias de carbono do detergente e a cadeia de carbono da gordura se misturam. Não dá para avar o óeo ou a gordura só com água porque na água íquida as moécuas de água estão igadas umas às outras. E as moécuas de óeo ou de gordura também estão igadas umas às outras. E as forças que mantêm as moécuas de água igadas são mais fortes do que a força que mantém as moécuas de óeo igadas. Quando você mistura óeo na água, as moécuas de água continuam juntas e não se separam, por isso não se misturam com as moécuas de óeo ou gordura. Detergentes têm a mesma estrutura dos sabões. São capazes de se misturar com a água e com o óeo, ao mesmo tempo, porque as moécuas de detergentes têm uma ponta que atrai a água e outra que atrai o óeo.

3 Os detergentes foram inventados peos químicos, mas o homem já conhecia o sabão desde a Antigüidade. A diferença entre sabão e detergente está no tipo de moécua. Basicamente, ambos agem do mesmo jeito, pois nos dois casos as moécuas têm pontas. Uma que atrai água (poar) e outra que atrai óeo ou gordura (apoar). Para fazer o sabão, antigamente o homem usava gorduras de animais. Cozinhava a gordura com a soda, e transformava a moécua da gordura em moécuas com duas pontas diferentes. A U L A O xampu que nós usamos para avar o cabeo também é um detergente. A ponta da moécua de detergente que atrai a água tem geramente um grupo OH -, que é básico. Se você usar um xampu acaino, poderá estragar seu cabeo, porque o fio de cabeo é formado por uma cadeia onga de moécuas. Cada fio tem várias dessas cadeias ongas, que ficam unidas. As igações entre um fio e outro não são muito fortes e se quebram quando o meio é acaino, isto é, quando existem muitos grupos OH -. É por isso que o cabeo fica quebradiço. O condicionador tem a função de neutraizar esses grupos OH - do xampu e, mais ainda, deixar um pouquinho ácido. O mehor ph para o cabeo é aquee que fica entre 4 e 5. É por isso que existem aguns xampus que trazem escrito na embaagem xampu NEUTRO, o que significa que não têm grupos OH - sobrando. Fio de cabeo opaco e áspero A ação do detergente é sempre a mesma, nas impezas de derrama- mento de petróeo, de óeos, de graxas, na cozinha ou como xampu. Essa propriedade do detergente, de se misturar tanto com a água quanto com óeos e gorduras, é muito importante. Ea está presente não só em produtos de impeza, mas também em vários outros. Por exempo, para deixar o sorvete, o boo, o bombom de chocoate, o quindim mais cremosos, e até a pasta de dente mais cremosa, coocam-se substâncias que têm a propriedade de se misturar com a água e com óeo ou gordura. É caro que para cada caso usa-se uma substância diferente. Você não vai coocar no boo um pouquinho de detergente, não é?

4 A U L A Você precisa saber Detergentes são substâncias cujas moécuas têm uma cabeça poar e uma cauda apoar. A cabeça poar geramente tem uma carga eétrica, positiva ou negativa, e a cauda apoar é formada por uma cadeia de átomos de carbono. + cabeça poar cauda apoar A cabeça poar atrai água e repee óeo. A cauda apoar atrai óeo e repee água. Sabões são substâncias cujas moécuas têm uma cabeça poar e uma cauda apoar. A diferença em reação aos detergentes está na matéria-prima utiizada: nos sabões emprega-se gordura anima e nos detergentes, substâncias derivadas do petróeo. Água e óeo não se misturam porque as forças de atração entre moécuas de água são fortes, enquanto as forças de atração entre moécuas de óeo são fracas. Emusão é uma mistura de gotícuas de óeo em água. Detergentes e sabões permitem formar emusões de óeo em água porque as caudas apoares das moécuas de detergente ou sabão penetram no óeo e as cabeças poares ficam na água. Detergentes e sabões impam objetos engordurados porque emusionam a gordura, isto é, transformam-na em gotícuas, que podem ser arrastadas pea água. Há várias outras substâncias com cabeça poar e cauda apoar, que são usadas quando se quer misturar um óeo ou uma gordura com água, como, por exempo, em xampus e sorvetes. Vamos pensar mais Água e óeo não se misturam. Se agitarmos água e óeo, obtemos um íquido eitoso, não transparente. Depois de agum tempo, água e óeo separam-se competamente. Obtemos água embaixo e óeo em cima. Por que água e óeo não se misturam? Acontece que as moécuas de água se atraem fortemente porque são poares, formando então pontes de hidrogênio, como foi visto na Aua 42. As moécuas de óeo não são poares e por isso a atração entre eas é fraca. As moécuas de água também não atraem as moécuas de óeo com muita força. Juntando óeo a água, as moécuas de água ficam juntas porque se atraem fortemente, não deixando moécuas de óeo entre eas. Por isso o óeo não se dissove na água. Agitando vigorosamente água e óeo, formam-se gotícuas de óeo na água. Parando de agitar, as moécuas de água ficam novamente todas juntas, separando-se do óeo.

5 O que acontece quando se junta um detergente à água e ao óeo? A cabeça poar e as moécuas de água atraem-se fortemente. A cauda apoar é parecida com o óeo; ea não é atraída pea água, mas é atraída peo óeo. Então, ea penetra na gotícua de óeo enquanto a cabeça poar fica na água. Podemos imaginar uma gotícua de óeo com muitas moécuas de detergente espetadas nea. A cauda apoar fica dentro da gotícua e a cabeça poar, fora, na água. Temos uma gotícua com grande número de cabeças poares, que têm carga eétrica, na superfície. Como todas as gotícuas têm essas mesmas cargas eétricas na superfície, eas se repeem. Dessa forma, as gotícuas de óeo não podem juntar-se, e essa mistura de água e óeo é estáve. Isto significa que água e óeo agora não se separam. Esta é uma emusão. Quando se tenta avar com água um objeto engordurado, ea simpesmente passa por cima da gordura e não impa nada. Isso acontece porque as moécuas de água não atraem as de gordura. Quando se usa um detergente e se agita ou esfrega, a gordura é quebrada em pequenas gotícuas, que não se juntam porque têm moécuas de detergente espetadas neas. Agora a água pode arrastar as gotícuas de gordura e, assim, avar o objeto. A U L A o Que detergentes são usados para impar derramamentos de petróeo. Agora eu sei o Que uma moécua de detergente possui uma cabeça que tem carga eétrica e uma cauda formada por uma porção de átomos de carbono igados, sem carga. o Que o detergente forma miceas na água, com as caudas apoares para dentro e as cabeças poares para fora. o Como um detergente tira gordura. o Que a força que mantém as moécuas de água igadas é mais forte do que a força que mantém as moécuas de óeo igadas. o Por que óeo e água não se misturam. o Qua é a diferença e qua é a semehança entre detergente e sabão. o Como se fabrica sabão. o Que o xampu também é um detergente. o Para que outras finaidades são usadas substâncias formadas de moécuas com uma cabeça poar e uma cauda apoar.

6 AVamos U L A exercitar Exercício 1 Cassifique como verdadeira (V) ou fasa (F) cada uma das afirmações a seguir: a) ( ) A força entre moécuas de óeo é igua à força entre moécuas de água. b) ( ) Detergentes não causam pouição. c) ( ) Detergentes podem misturar-se com água e óeo. d) ( ) As moécuas de detergente têm uma cadeia de átomos de carbono. e) ( ) Detergentes são formados de moécuas que têm uma parte que atrai moécuas de água e outra que atrai moécuas de óeo. Exercício 2 Por que água não tira manchas de gordura? Exercício 3 Como detergentes e sabões ajudam a água a impar as coisas? Exercício 4 É importante esfregar a roupa para avá-a? Por quê? Exercício 5 Expique como os detergentes impam o petróeo derramado na água. Exercício 6 Por que xampu acaino torna o cabeo fraco?

Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa

Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa A U L A A U L A Os opostos se atraem O que você vai aprender Produção de coro Usos do coro Eetróise de soução saturada de coreto de sódio Seria bom já saber Produção de hidróxido de sódio O que são cátions

Leia mais

O que acontece quando uma substância se transforma?

O que acontece quando uma substância se transforma? O que acontece quando uma substância se transforma? A UU L AL A O que acontece numa reação química O que são reagentes e produtos O que significa reagir pásticos fibras sintéticas (cordas, tecidos etc.)

Leia mais

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Vamos entender a reação química com átomos e moécuas O que você vai aprender Escrever uma reação química com fórmuas Estequiometria da reação Seria bom já saber O que

Leia mais

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma A UU L AL A Conservação da matéria na reação química Proporção das substâncias que reagem que você vai aprender que é uma fórmua química significado

Leia mais

Como limpar derramamentos de

Como limpar derramamentos de Como impar derramamentos de petróeo? A UU L AL A Transformação do nitrogênio em fertiizantes Limpeza de derramamentos de petróeo Soubiização do oxigênio na água Interação entre moécuas de água Pontes de

Leia mais

Do que são formados os átomos?

Do que são formados os átomos? A U L A A U L A Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Do que são formados os átomos? O que você vai aprender Do que o átomo é formado. Partícuas que existem no átomo: prótons, eétrons e nêutrons Como se formam

Leia mais

Precipitar, o que é isso?

Precipitar, o que é isso? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UU L AL A Precipitar, o que é isso? Formação de precipitados Concentrar e diuir souções O que você vai aprender O que significa soúve e insoúve O que são hidróxidos

Leia mais

Terra: o mundo de nitrogênio

Terra: o mundo de nitrogênio Terra: o mundo de nitrogênio O que você vai aprender O mundo de nitrogênio A forma mais estáve do nitrogênio na Terra Substâncias orgânicas e inorgânicas. Experiências que comprovam a presença de carbono

Leia mais

38 Como saber se a chuva é ácida?

38 Como saber se a chuva é ácida? Como saber se a chuva é ácida? O que você vai aprender Ácidos Bases Neutraização de ácidos ph Transporte de substâncias corrosivas Seria bom já saber O que a indústria química produz O que é matéria-prima

Leia mais

Como se obtém aço a partir da sucata?

Como se obtém aço a partir da sucata? Como se obtém aço a partir da sucata? AUUL AL A minério na terra escavação minério misturado concentração minério concentrado Que existem muitos tipos de aço Aço inoxidáve Tamanho e massa das partícuas

Leia mais

O que é água pura? Temperatura de ebulição Método de purificação de um líquido Conservação da matéria Substância pura

O que é água pura? Temperatura de ebulição Método de purificação de um líquido Conservação da matéria Substância pura A UUL AL A O que é água pura? Destiação Condensação Vaporização Ebuição Temperatura de ebuição Método de purificação de um íquido Conservação da matéria Substância pura O que você vai aprender Evaporação

Leia mais

A volta do ferro à natureza

A volta do ferro à natureza Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A vota do ferro à natureza AUUL AL A + + Ferrugem Ferrugem é úti na recicagem do ferro Enferrujamento aumenta o peso do ferro É possíve prever o peso da ferrugem As condições

Leia mais

Ácido sulfúrico na estrela-d alva?

Ácido sulfúrico na estrela-d alva? Ácido sufúrico na estrea-d ava? O que você vai aprender Existe ácido sufúrico na atmosfera de aguns panetas Existe um satéite de Júpiter que tem muito enxofre Onde existe enxofre na Terra Produção de ácido

Leia mais

Por que o alumínio compete com o aço?

Por que o alumínio compete com o aço? Por que o aumínio compete com o aço? AUUL AL A Sobre carbono Extração do aumínio da bauxita Recicagem do aumínio As propriedades do aumínio Por que o aumínio não enferruja O que você vai aprender O que

Leia mais

Lista de exercícios - Boco 2 - Aua 16 - Termoquímica (Energia de 1. (Ucs 2016 O 1,2-dicoroetano ocupa posição de destaque na indústria química americana. Trata-se de um íquido oeoso e incoor, de odor forte,

Leia mais

A terra limpa a água?

A terra limpa a água? A UUL AL A A terra impa a água? Souções Misturas Mistura: - homogênea - heterogênea Fenômeno natura Conceito de experiência O que você vai aprender Mistura Dissover Fitrar Seria bom já saber O jornaeiro

Leia mais

Qual é a diferença entre oxigênio e nitrogênio?

Qual é a diferença entre oxigênio e nitrogênio? A UA UL LA Qua é a diferença entre oxigênio e nitrogênio? O que você vai aprender Propriedades da matéria Propriedades do nitrogênio e do oxigênio Pouentes do ar Faciidade do oxigênio para se igar a metais

Leia mais

Do que se compõe o ar?

Do que se compõe o ar? Não é um aimento, mas não podemos viver sem ee. É invisíve, apesar de ser a mais comum de todas as substâncias. stá sempre conosco, mas só o percebemos quando ee se move, quando tem cheiro ou quando está

Leia mais

14 Como prevenir incêndios?

14 Como prevenir incêndios? A UA UL LA Como prevenir incêndios? O que você vai aprender Como o fogo é aimentado O que é combustíve Os combustíveis mais importantes Triânguo do fogo Fontes de caor Seria bom já saber Composição do

Leia mais

Dá para separar o sal da água do mar?

Dá para separar o sal da água do mar? A UA UL LA Dá para separar o sa da água do mar? O que você vai aprender Métodos de separação de um sóido de um íquido: - Decantação - Peneiração - Fitração Dissoução Soução Souto Sovente Seria bom já saber

Leia mais

20 Para onde vão as sucatas de ferro?

20 Para onde vão as sucatas de ferro? A UA UL LA Para onde vão as sucatas de ferro? O que você vai aprender Ferro gusa e ferro fundido O aço O minério de ferro A extração do ferro do minério A importância de recicar metais Fusão Seria bom

Leia mais

Do que é feita a matéria?

Do que é feita a matéria? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Do que é feita a matéria? COMO SERÁ QUE VAMOS DIVIDIR O ÁTOMO?! O que você vai aprender O que são átomos O que são moécuas A reação entre as propriedades das substâncias

Leia mais

Química E Extensivo V. 2

Química E Extensivo V. 2 Química E Extensivo V. 2 Exercícios 01) Aternativa correta: E Propano e butano são hidrocarbonetos pertencentes à subfunção acano. Para a diferenciação dos nomes de cada substância, deve se observar o

Leia mais

Descobrimos como fabricar soda cáustica!

Descobrimos como fabricar soda cáustica! Descobrimos como fabricar soda cáustica! O que você vai aprender Recicagem de pape Fabricação de pape Produção de hidróxido de sódio: eetróise Partícuas carregadas: íons Indicadores Seria bom já saber

Leia mais

Vamos reciclar plásticos?

Vamos reciclar plásticos? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Vamos recicar pásticos? O que você vai aprender Poietienos: tipos e obtenção Diferentes tipos de pástico Usos de pásticos Recicagem de pásticos Vantagens dos pásticos

Leia mais

Por que o cobre não precisa de proteção?

Por que o cobre não precisa de proteção? Por que o cobre não precisa de proteção? AUUL AL A Sobre o atão A recicagem do cobre Os usos do cobre metáico Decapagem do cobre metáico Especificação de um produto Souções diuídas e concentradas O que

Leia mais

Projeção ortográfica de sólidos geométricos

Projeção ortográfica de sólidos geométricos Projeção ortográfica de sóidos geométricos Na aua anterior você ficou sabendo que a projeção ortográfica de um modeo em um único pano agumas vezes não representa o modeo ou partes dee em verdadeira grandeza.

Leia mais

Adelaide Maria Vieira Viveiros - Doutora em Química; Professora de Química Inorgânica da Universidade Federal da Bahia.

Adelaide Maria Vieira Viveiros - Doutora em Química; Professora de Química Inorgânica da Universidade Federal da Bahia. Apresentação Se você comprou este Voume 2 de Química do Teecurso 2000, deve ter passado peo Voume 1 sem perder o entusiasmo. Isso é muito bom! Acreditamos que, depois de tudo o que aprendeu na primeira

Leia mais

É claro que se for um volume muito maior, a forma não será perfeita, mas, com certeza, a borda será arredondada.

É claro que se for um volume muito maior, a forma não será perfeita, mas, com certeza, a borda será arredondada. Polaridade da molécula de água Figura 1 Gostas de água na superfície de uma janela Fonte: jokerpro/shutterstock.com CONTEÚDOS Polaridade da molécula de água Tensão superficial Ligação de hidrogênio AMPLIANDO

Leia mais

Como se pode proteger o ferro?

Como se pode proteger o ferro? Como se pode proteger o ferro? A UUL AL A Todos os componentes de uma bicieta recebem proteção contra ferrugem. A proteção do aço. Gavanização,cromação, zincagem e estanhagem A importância dos óxidos na

Leia mais

Você sabe contar a sua experiência?

Você sabe contar a sua experiência? Você sabe contar a sua experiência? A UUL AL A Permeabiidade Fitração Método científico Reatório O que você vai aprender Fitrar Peneirar Seria bom já saber O jornaeiro e seu amigo conseguiram tirar as

Leia mais

Abreviaturas:(s) = sólido; ( l) = líquido; (g) = gás;(aq) = aquoso; (conc) = concentrado; [A] = concentração de A em mol/l.

Abreviaturas:(s) = sólido; ( l) = líquido; (g) = gás;(aq) = aquoso; (conc) = concentrado; [A] = concentração de A em mol/l. Química Abreviaturas:(s) = sóido; ( ) = íquido; (g) = gás;(aq) = aquoso; (conc) = concentrado; [A] = concentração de A em mo/l. 7. Sabendo-se que - a amônia (NH ) é constituída por moécuas poares e apresenta

Leia mais

O que o gás natural tem a ver com saquinho plástico?

O que o gás natural tem a ver com saquinho plástico? O que o gás natura tem a ver com saquinho pástico? A UU L AL A soo cascaho Frações do petróeo: eves, médias e pesadas idrocarbonetos Ponto de ebuição reacionado com o tamanho das moécuas dos hidrocarbonetos

Leia mais

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de:

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de: U UL L cesse: http://fuvestibuar.com.br/ Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na

Leia mais

Como se obtém gasolina de petróleo?

Como se obtém gasolina de petróleo? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UU L AL A Como se obtém gasoina de petróeo? Formação do petróeo Produtos derivados do petróeo Separação dos produtos do petróeo: destiação fracionada O que você vai

Leia mais

Recordando operações

Recordando operações A UA UL LA Recordando operações Introdução Vamos iniciar nosso curso de matemática do 2º grau recordando as quatro operações: adição subtração mutipicação divisão Vamos embrar como essas operações são

Leia mais

Por que água e óleo não se misturam?

Por que água e óleo não se misturam? Por que água e óleo não se misturam? Por que água e óleo não se misturam? Água Molécula PLAR Óleo (hidrocarboneto) Molécula APLAR REGRA DE SLUBILIDADE Substância Polar dissolve Substância Polar. Substância

Leia mais

ÓLEOS E GORDURAS (LIPÍDEOS) - TRIGLICERÍDEOS

ÓLEOS E GORDURAS (LIPÍDEOS) - TRIGLICERÍDEOS Moléculas Orgânicas constituintes dos seres vivos (Biomoléculas Orgânicas) Gorduras ou Lipídeos (Triglicerídeos) Derivadas de ácidos graxos e podem se classificar em: Gorduras Saturadas Gorduras insaturadas

Leia mais

Crescimento das gotas por Colisão e Coalescência

Crescimento das gotas por Colisão e Coalescência Crescimento das gotas por Coisão e Coaescência Coisões podem ocorrer a partir de diferentes respostas das gotícuas com as forças gravitaciona, eétrica e aerodinâmica. O efeito gravitaciona predomina nas

Leia mais

Recordando operações

Recordando operações A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Recordando operações Introdução Vamos iniciar nosso curso de matemática do 2º grau recordando as quatro operações: adição subtração mutipicação divisão Vamos

Leia mais

Bem, todo composto orgânico que apresentar a seguinte fórmula, é um éster: Lembrando que os radicais R e R podem ser diferentes. Ok?

Bem, todo composto orgânico que apresentar a seguinte fórmula, é um éster: Lembrando que os radicais R e R podem ser diferentes. Ok? Ao estudar os compostos orgânicos você se deparou com uma função orgânica chamada éster, certo? Você se lembra das reações e aplicações que envolvem os ésteres? Vamos relembrá-las? Bem, todo composto orgânico

Leia mais

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula U UL L 41 Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na armação do tehado os tipos diferentes

Leia mais

Crescimento das gotas por Colisão e Coalescência

Crescimento das gotas por Colisão e Coalescência Crescimento das gotas por Coisão e Coaescência Coisões podem ocorrer a partir de diferentes respostas das gotícuas com as forças gravitaciona, eétrica e aerodinâmica. O efeito gravitaciona predomina nas

Leia mais

REAÇÕES ORGÂNICAS As principais reações orgânicas são classificadas em: 1. Adição 2. Eliminação 3. Substituição 4. Esterificação 5. Saponificação 6.

REAÇÕES ORGÂNICAS As principais reações orgânicas são classificadas em: 1. Adição 2. Eliminação 3. Substituição 4. Esterificação 5. Saponificação 6. As principais reações orgânicas são classificadas em: 1. Adição 2. Eliminação 3. Substituição 4. Esterificação 5. Saponificação 6. Oxidação. 1. Adição Na reação de adição, há um aumento no número de grupos

Leia mais

8 Como conhecer a qualidade do ar?

8 Como conhecer a qualidade do ar? A UA UL LA Como conhecer a quaidade do ar? O que você vai aprender Quaidade do ar Principa pouente do ar Concentração Como se forma o gás carbônico Como se forma o monóxido de carbono Perigos do monóxido

Leia mais

Capítulo 4 Crescimento das gotas por Colisão e Coalescência

Capítulo 4 Crescimento das gotas por Colisão e Coalescência Capítuo 4 Crescimento das gotas por Coisão e Coaescência Coisões podem ocorrer a partir de diferentes respostas das gotícuas com as forças gravitaciona, eétrica e aerodinâmica. O efeito gravitaciona predomina

Leia mais

MOVIMENTO DE ROTAÇÃO: O ROTOR RÍGIDO

MOVIMENTO DE ROTAÇÃO: O ROTOR RÍGIDO MOVIMENTO DE ROTAÇÃO: O ROTOR RÍGIDO Prof. Harey P. Martins Fiho o Rotação em duas dimensões Partícua de massa m descrevendo trajetória circuar no pano xy: Momento anguar da partícua: J z = rp = mrv Ser

Leia mais

Calculando engrenagens cilíndricas

Calculando engrenagens cilíndricas Cacuando engrenagens ciíndricas A UU L AL A Em uma empresa, o setor de manutenção mecânica desenvove um importante pape na continuidade do fuxo da produção. Após o diagnóstico do defeito, reaizam-se a

Leia mais

12 Por que o oxigênio do ar não acaba?

12 Por que o oxigênio do ar não acaba? A UA UL LA Por que o oxigênio do ar não acaba? O que você vai aprender Substância simpes Substância composta Cico do carbono na natureza Como as pantas transformam gás carbônico em oxigênio Decomposição

Leia mais

Química A Extensivo V. 5

Química A Extensivo V. 5 Química A Extensivo V. 5 Exercícios 01) Respostas: a) f) k) b) g) l) c) h) m) d) i) n) e) j) o) 02) E 03) A 04) 12 05) 60 * A representação dos ângulos de ligação é apenas aproximada. 01. Errada. A molécula

Leia mais

XIII Olimpíada Baiana de Química Exame 2018

XIII Olimpíada Baiana de Química Exame 2018 GABARITO Questões discursivas Data da aplicação da prova: 04/08/2018 Data da publicação do gabarito: 05/10/2018 Questão 01 (Peso 3) Uma fita de magnésio com dimensão de 2,0 cm foi aquecida em uma chama

Leia mais

Química D Extensivo V. 2

Química D Extensivo V. 2 Química D Extensivo V. 2 Exercícios 01) Aternativa correta: D O radica de 2 carbonos é chamado eti. CH 2. 2 carbonos: et Sufixo de radica: i 02) Soma correta: 41 01 Certa acoía é o radica cuja vaência

Leia mais

Prof.: Guilherme Turma: IU. Tema da aula: Interações Químicas INTERAÇÕES QUÍMICAS

Prof.: Guilherme Turma: IU. Tema da aula: Interações Químicas INTERAÇÕES QUÍMICAS Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 17/08/2017 Tema da aula: Interações Químicas INTERAÇÕES QUÍMICAS - Em condições ambientes, os compostos iônicos são sólidos, devido às forças elétricas de

Leia mais

Cada coisa no seu lugar

Cada coisa no seu lugar Cada coisa no seu ugar A UU L AL A M Ó D U L O 13 A Mercearia Itabira é a preferida de Hida. Mas o que haverá nea de tão especia aém da simpatia do Seu Zé? Será que uma visita ao oca expicaria? Vae a pena

Leia mais

É preciso fabricar adubo?

É preciso fabricar adubo? A U L A A U L A Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ É preciso fabricar adubo? O que você vai aprender Eementos essenciais para as pantas Fertiizantes NPK O que é um sa Queima da amônia Produção de ácido

Leia mais

Exercícios de Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos

Exercícios de Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos Exercícios de Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos Material de apoio do Extensivo 1. Assinale a opção que apresenta o ácido mais forte, considerando que todos se encontram nas mesmas condições

Leia mais

Como se faz o tratamento da água?

Como se faz o tratamento da água? VÃO ME DECANTAR? VÃO ME FILTRAR? VÃO ME DESINFETAR? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Como se faz o tratamento da água? COMO VÃO ME LIMPAR? A UUL AL A O cico da água na natureza Estação de tratamento

Leia mais

Soluções aquosas. Entender a importância das propriedades da água no seu papel como solvente.

Soluções aquosas. Entender a importância das propriedades da água no seu papel como solvente. MÓDULO 1 - AULA 4 Objetivos Entender a importância das propriedades da água no seu papel como solvente. Pré-requisito Para esta aula, você vai precisar saber o que são pontes de hidrogênio, tema tratado

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS. Karla Gomes Diamantina-MG

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS. Karla Gomes Diamantina-MG PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS Karla Gomes Diamantina-MG Introdução As substâncias orgânicas, em sua maioria, são formadas por moléculas. Estas interagem entre si por interações intermoleculares.

Leia mais

Disciplina Química geral (MAF1293) Professora Cleonice Rocha Atividade - Interações Intermoleculares (valor = 1,0 pt)

Disciplina Química geral (MAF1293) Professora Cleonice Rocha Atividade - Interações Intermoleculares (valor = 1,0 pt) Disciplina Química geral (MAF1293) Professora Cleonice Rocha Atividade - Interações Intermoleculares (valor = 1,0 pt) Quando moléculas, átomos ou íons aproximam-se uns dos outros, dois fenômenos podem

Leia mais

Quando pega fogo? O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima Temperatura de ignição Temperatura de fulgor

Quando pega fogo? O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima Temperatura de ignição Temperatura de fulgor A UA UL LA Quando pega fogo? As queimadas propagam-se porque o caor ogo passa para outras pantas da área. O que você vai aprender O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima

Leia mais

O processo de dissolução

O processo de dissolução O processo de dissolução Formação de solução, espontaneidade e desordem Um processo espontâneo ocorre sem intervenção externa. Quando a energia do sistema diminui (por exemplo, deixar um livro cair e permitir

Leia mais

Como os químicos se comunicam?

Como os químicos se comunicam? Como os químicos se comunicam? A UU L AL A Símboos de eementos Fórmuas de compostos O que você vai aprender O que é átomo O que é moécua A matéria é formada de átomos Eemento químico Substância simpes

Leia mais

17 Como escolher um extintor de incêndio?

17 Como escolher um extintor de incêndio? A UA UL LA Como escoher um extintor de incêndio? O que você vai aprender Como apagar fogo Tipos de incêndios Tipos de extintores O que fazer em caso de incêndio? Seria bom já saber O que é fogo Composição

Leia mais

QUÍMICA 2ª SÉRIE EM TAREFA DA SEMANA DE 06 DE MAIO A 12 DE MAIO 8ª SEMANA

QUÍMICA 2ª SÉRIE EM TAREFA DA SEMANA DE 06 DE MAIO A 12 DE MAIO 8ª SEMANA QUÍMICA 2ª SÉRIE EM TAREFA DA SEMANA DE 06 DE MAIO A 12 DE MAIO 8ª SEMANA 1. (G1 - utfpr) Os cinco desenhos a seguir representam frascos contendo água líquida abaixo da linha horizontal Assinale a alternativa

Leia mais

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática A UA UL LA A noção de função Introdução Um dos conceitos mais utiizados em Matemática é o de função. Ee se apica não somente a esta área, mas também à Física, à Química e à Bioogia, entre outras. Aém disso,

Leia mais

As substâncias que formam o nosso planeta

As substâncias que formam o nosso planeta As substâncias que formam o nosso paneta Observe com bastante atenção esta iustração de uma casa, com seus diversos componentes e as substâncias ŒŒ utiizadas para fabricá-os. Œ Œ Œ Œ Œ Œ Ž Œ Œ A UU L AL

Leia mais

EXPERIÊNCIAS COM LUZ. B A luz, quando encontra uma superfície polida, reflecte-se.

EXPERIÊNCIAS COM LUZ. B A luz, quando encontra uma superfície polida, reflecte-se. NOME EXPERIÊNCIAS COM LUZ IDENTIFICAR FONTES LUMINOSAS. Observar a passagem da luz através de objectos transparentes (lentes, prismas, água ) A luz é o que nos permite ver as coisas. Os corpos que emitem

Leia mais

FACULDADE ISRAELITA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ALBERT EINSTEIN 2016

FACULDADE ISRAELITA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ALBERT EINSTEIN 2016 FAULDADE ISRAELITA DE IÊNIAS DA SAÚDE ALBERT EINSTEIN 2016 ONHEIMENTOS GERAIS 46. As substâncias pentano, butan-1-o, butanona e ácido propanoico apresentam massas moares semehantes, mas temperaturas de

Leia mais

8.5 Cálculo de indutância e densidade de energia magnética

8.5 Cálculo de indutância e densidade de energia magnética 8.5 Cácuo de indutância e densidade de energia magnética Para agumas geometrias de mahas pode-se cacuar a indutância aproximadamente. Cacuamos aqui a indutância de uma maha que contém um soenoide ciíndrico

Leia mais

O que aquele caminhão está transportando?

O que aquele caminhão está transportando? A UU L AL A O que aquee caminhão está transportando? Transporte de produtos químicos. Sinaização dos caminhões que transportam produtos químicos: rótuos de risco e paine de segurança. Tabea Periódica Número

Leia mais

A Ciência Central. David P. White

A Ciência Central. David P. White QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 11 Forças intermoleculares, líquidos e sólidos David P. White Uma comparação entre líquidos e sólidos As propriedades físicas das substâncias entendidas em

Leia mais

Sumário. Nos conhecendo um pouco... Metodologia; Diferença de Potencial; Corrente Elétrica; Condutividade; Associações.

Sumário. Nos conhecendo um pouco... Metodologia; Diferença de Potencial; Corrente Elétrica; Condutividade; Associações. Aua Introdutória 1 Sumário Nos conhecendo um pouco... Metodoogia; Diferença de Potencia; Corrente Eétrica; Condutividade; Associações. Nos conhecendo um pouco... Estamos curiosos em saber quem são os nossos

Leia mais

SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO

SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO SOLUÇÃO OMEE DO BÁSIO SOLUÇÃO B1. [B] Adolf Von Baeyer (1835-1917), diz que: quanto maior a diferença entre o ângulo real e o teórico (afastamento em relação ao ângulo de estabilidade) de um ciclano, maior

Leia mais

math CIÊNCIA Innovation you can build on

math CIÊNCIA Innovation you can build on math CIÊNCIA Ciência i a na Escolas la TM Innovation you can build on CIÊNCIA Ê IA NA A ESCOLAS COLA Nosso objetivo é "inspirar os inovadores do amanhã" sobre a importância da Ciência,Tecnologia, Engenharia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA ORGÂNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA ORGÂNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA ORGÂNICA ORIENTADORA: PROF.ª DRA. KARLA VIEIRA P R OF.ª LUCAS SIQUEIRA ÁCIDOS CARBOXÍLICOS Ácidos carboxílicos

Leia mais

Processo de obtenção de energia das células respiração celular

Processo de obtenção de energia das células respiração celular Processo de obtenção de energia das células respiração celular Lipídeos de armazenamento (Gorduras e óleos) Substâncias que originam ácidos graxos e usadas como moléculas que armazenam energia nos seres

Leia mais

44. Com relação aos compostos representados abaixo, é INCORRETO afirmar que: N(CH 2 CH 3 ) 3 CH 3 CO 2 H ClCH 2 CO 2 H I II III

44. Com relação aos compostos representados abaixo, é INCORRETO afirmar que: N(CH 2 CH 3 ) 3 CH 3 CO 2 H ClCH 2 CO 2 H I II III 22 GABARITO 1 1º DIA 2º Processo Seletivo/2004 44. Com relação aos compostos representados abaixo, é INCORRETO afirmar que: N(CH 2 CH 3 ) 3 CH 3 CO 2 H ClCH 2 CO 2 H I II III a) o composto III é um ácido

Leia mais

Qualquer mistura de gás de cozinha e ar explode?

Qualquer mistura de gás de cozinha e ar explode? A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Quaquer mistura de gás de cozinha e ar expode? Oxigênio presente na atmosfera está próximo do imite máximo de segurança O que você vai aprender Por que combustíveis

Leia mais

SABÕES E DETERGENTES. Laboratório de Química dos Elementos QUI Figura 1: Representação esquemática de um tensoativo

SABÕES E DETERGENTES. Laboratório de Química dos Elementos QUI Figura 1: Representação esquemática de um tensoativo SABÕES E DETERGENTES Os sabões e os detergentes são constituídos de compostos orgânicos com grupamentos polares (carboxílicos - sabões, sulfônicos - detergentes e etc.) e apolares (hidrocarbonetos) na

Leia mais

Química Orgânica Aplicada a Engenharia Geológica

Química Orgânica Aplicada a Engenharia Geológica Química Orgânica Aplicada a Engenharia Geológica Aula 12 Estudo das aminas Prof. Dr. Leandro Vinícius Alves Gurgel 1. Introdução As aminas são compostos que possuem pelo menos um nitrogênio orgânico em

Leia mais

PROPOSTA PARA A SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Tema: Ciência para a redução das desigualdades 15 A 21 DE OUTUBRO

PROPOSTA PARA A SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Tema: Ciência para a redução das desigualdades 15 A 21 DE OUTUBRO PROPOSTA PARA A SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Tema: Ciência para a redução das desigualdades 15 A 21 DE OUTUBRO Nome do projeto: CRIANÇAS HOJE, CIENTISTA DO AMANHÃ Unidade de origem: Programas de Pós-Graduação

Leia mais

Lipídeos. Carboidratos (Açúcares) Aminoácidos e Proteínas

Lipídeos. Carboidratos (Açúcares) Aminoácidos e Proteínas BIOQUÍMICA Lipídeos Carboidratos (Açúcares) Aminoácidos e Proteínas LIPÍDEOS São ÉSTERES derivados de ácidos graxos superiores. Ex1: São divididos em: Cerídeos Glicerídeos Fosfatídeos Esteroides CERÍDEOS

Leia mais

O que acontece quando se evapora água do mar?

O que acontece quando se evapora água do mar? A UA UL LA O que acontece quando se evapora água do mar? O que você vai aprender Soução saturada Soução insaturada Sovente Souto Concentração Evaporação Condensação Fenômeno Seria bom já saber Mudança

Leia mais

Vida e matéria. Aula de hoje

Vida e matéria. Aula de hoje Vida e matéria Aula de hoje Energia e matéria são constituintes essenciais do universo e dos seres vivos. A energia fornece força para manter as estruturas juntas ou separadas, e mover as coisas de um

Leia mais

Dureza da Água e Problemas de Lavagem

Dureza da Água e Problemas de Lavagem Dureza da Água e Problemas de Lavagem O que se pretende Classificar uma água quanto à sua dureza, como dura ou macia, a partir do seu comportamento em testes de lavagem. Para além disso, e a partir das

Leia mais

A QUÍMICA QUE EXISTE EM NOSSO CORPO ATIVIDADE 4

A QUÍMICA QUE EXISTE EM NOSSO CORPO ATIVIDADE 4 A QUÍMICA QUE EXISTE EM NOSSO CORPO ATIVIDADE 4 CARO MONITOR OBSERVE AS ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO COM ESTAS ATIVIDADES NA SALA DE AULA. Quando estudamos isoladamente Química e Biologia, muitas vezes

Leia mais

Há vários tipos de indicadores, e cada um age numa faixa determinada de ph com colorações específicas.

Há vários tipos de indicadores, e cada um age numa faixa determinada de ph com colorações específicas. Os ácidos e bases nos lembram produtos perigosos, corrosivos e fumegantes. Contudo, se não houvesse a ação deles em nosso corpo, nosso organismo não funcionaria bem e não conseguiríamos nos manter vivos.

Leia mais

FORÇAS INTERMOLECULARES

FORÇAS INTERMOLECULARES FORÇAS INTERMOLECULARES São as forças que mantêm os sólidos e líquidos unidos. A ligação covalente que mantém uma molécula unida é uma força intramolecular. A atração entre moléculas é uma força intermolecular.

Leia mais

manchas tecidos livres de casa e decoração

manchas tecidos livres de casa e decoração casa e decoração tecidos livres de manchas Um pequeno descuido e pronto: a taça de vinho virou sobre a toalha limpa ou o tapete da sala. Mas sem pânico. Ensinamos maneiras eficientes de tirar manchas de

Leia mais

LIÇÃO 01 - CARGAS ELÉTRICAS E A LEI DE COULOMB. Eletromagnetismo - Instituto de Pesquisas Científicas

LIÇÃO 01 - CARGAS ELÉTRICAS E A LEI DE COULOMB. Eletromagnetismo - Instituto de Pesquisas Científicas ELETROMAGNETISMO LIÇÃO 01 - CARGAS ELÉTRICAS E A LEI DE COULOMB Quase tudo o que fazemos depende da eletricidade. Quando ligamos um carro, a TV ou o rádio estamos usando da eletricidade. Hospitais necessitam

Leia mais

BCL 0307 Transformações Químicas

BCL 0307 Transformações Químicas BCL 0307 Transformações Químicas Prof. Dr. André Sarto Polo Bloco B S. 1014 ou L202 andre.polo@ufabc.edu.br Aula 02 Determinar a polaridade de cada ligação e da molécula como um todo CCl 4 HCCl 3 C 2 H

Leia mais

Carga elétrica. Carga elétrica é a propriedade física dos corpos caracterizada pelas atrações e repulsões.

Carga elétrica. Carga elétrica é a propriedade física dos corpos caracterizada pelas atrações e repulsões. Sumário Unidade II Eletricidade e Magnetismo 1- - Carga elétrica e sua conservação. - Condutores e isoladores. - Processos de eletrização. - Polarização de um isolador. APSA 20 Processos de eletrização.

Leia mais

A matéria e suas propriedades

A matéria e suas propriedades A matéria e suas propriedades Letícia Silva 1 A Química Como vimos na aula anterior, desde épocas muito remotas a Química estava presente no cotidiano de nossos antepassados. Agora olhe ao seu redor e

Leia mais

FÍSICA. Prof. SÉRGIO GOUVEIA PROMILITARES AFA/EFOMM/EN MÓDULO 1 SUMÁRIO

FÍSICA. Prof. SÉRGIO GOUVEIA PROMILITARES AFA/EFOMM/EN MÓDULO 1 SUMÁRIO SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3. A DESCRIÇÃO DE ALGUNS EXPERIMENTOS 3 3. LEI DE COULOMB 5 4. A GRANDEZA CARGA ELÉTRICA (Q) 7 5. A FÓRMULA DE COULOMB 8 6. UNIDADE SI 9 7. UMA TEORIA PARA OS FENÔMENOS DESCRITOS

Leia mais