Adelaide Maria Vieira Viveiros - Doutora em Química; Professora de Química Inorgânica da Universidade Federal da Bahia.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Adelaide Maria Vieira Viveiros - Doutora em Química; Professora de Química Inorgânica da Universidade Federal da Bahia."

Transcrição

1 Apresentação Se você comprou este Voume 2 de Química do Teecurso 2000, deve ter passado peo Voume 1 sem perder o entusiasmo. Isso é muito bom! Acreditamos que, depois de tudo o que aprendeu na primeira etapa, você esteja vendo a Química com outros ohos. Deve estar percebendo como os conhecimentos nessa área são importantes para entender nossa vida. Afina, tudo o que nos rodeia passou por um processo químico. Você viu como a água é purificada, tanto na natureza como no aboratório e na estação de tratamento, por meio de processos químicos. Você viu que o ar é importante para pantas e animais, mas que pode ser facimente pouído, tornando-se prejudicia à vida na Terra. Viu o pape do oxigênio do ar na queima e que esta, sem os devidos cuidados, pode acabar em incêndio. Por outro ado, você aprendeu como se combate um incêndio. Você também aprendeu que as substâncias, como a água e o carbono, percorrem um cico na natureza e que muitas vezes o homem interfere nesse cico. É o caso de aguns metais que, depois de extraídos peo homem da natureza, acabam votando a ea. Modernamente, os metais são recicados, aproveitando-se as sucatas. Neste segundo voume, você vai começar a entender por que as fórmuas químicas são importantes e como eas faciitam a comunicação entre os químicos. Você vai descobrir como funcionam as indústrias químicas e quais são as principais substâncias produzidas por eas. Vai perceber que não dá para evitar o transporte de produtos químicos, apesar de ser muito perigoso. Por outro ado, vai aprender o que deve ser feito para transportar produtos químicos com segurança. Um desses produtos é a soda cáustica, que é muito corrosiva mas fundamenta para o preparo de um produto totamente inofensivo: o sabão. Ou será que o sabão não é tão inofensivo assim? Você vai ver como ee é fabricado e os cuidados que devem ser tomados com sabão e detergentes para não pouírem os rios. Os pásticos são um capítuo muito interessante. Hoje em dia, ees são muito usados, pois podem ser produzidos com as propriedades que se desejar. Finamente, você vai tirar uma dúvida: Mais é sempre mehor? Aí você vai entender por que se deve seguir à risca uma receita médica. Este voume segue o mesmo padrão do primeiro. Para faciitar seus estudos, cada aua foi dividida em seções. Na primeira, mostramos resumidamente o que você vai aprender na aua.

2 A segunda seção é uma ista do que seria bom já saber. Se você se sentir inseguro em reação a agum assunto dessa ista, vote às auas anteriores para tirar as dúvidas. A terceira seção de cada aua você deve er e reer com muita atenção, pois ea traz o que está no programa de teevisão e isto he interessa. Tudo o que os personagens da aua de TV faam e fazem é expicado, só que aqui, numa conversa direta com você, o eitor deste ivro. Se você está acompanhando o Teecurso 2000, é prováve que queira fazer agum exame. Para auxiiá-o nessa tarefa, há um resumo dos conhecimentos essenciais de cada capítuo. Esse resumo traz o mínimo que você precisa saber e nee, a inguagem é mais próxima da que você vai encontrar nos exames. Depois que você estudou os principais assuntos da aua, vamos pensar mais, ver o assunto com mais detahes e ampiar os conhecimentos que você acabou de adquirir. Finamente, depois de tanto estudar, você vai poder dizer: agora eu sei. Você vai encontrar uma ista de afirmações como, por exempo, Agora eu sei o que é ser afabetizado em ciências. Se você souber, marque o quadradinho correspondente à afirmação. Se não souber agumas deas, reeia o capítuo com atenção, procurando aquio que não entendeu. No entanto, para ter certeza de que entendeu mesmo a aua, nada mehor que resover exercícios. Portanto, vamos exercitar. Tente resover todos os exercícios. Não desista. Se tiver dificudades, reveja o capítuo ou mesmo auas anteriores. Depois, confira suas respostas com o gabarito, no fina do voume. Finamente, embre-se de que você já venceu a primeira etapa do curso de Química. Temos certeza de seu sucesso também nesta etapa fina. AUTORIA Reiko Isuyama (coordenadora) - Doutora em Química; Professora de Química Inorgânica do Instituto de Química da Universidade de São Pauo. Peter Wihem Tiedemann - Doutor em Química; Professor de Físico-química do Instituto de Química da Universidade de São Pauo. Vera Lucia Pardini - Doutora em Química; Professora de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade de São Pauo. Adeaide Maria Vieira Viveiros - Doutora em Química; Professora de Química Inorgânica da Universidade Federa da Bahia. AGRADECIMENTOS Universidade de São Pauo Conseho Britânico Aparecido Ribeiro de Souza - Bachare em Química; Auno de Pós-graduação do Instituto de Química da Universidade de São Pauo. Ceonice Rocha - Bachare em Química; Auna de Pós-graduação do Instituto de Química da Universidade de São Pauo.

3 A U L A A U L A 26 Do que é feita a matéria? COMO SERÁ QUE VAMOS DIVIDIR O ÁTOMO?! O que você vai aprender O que são átomos O que são moécuas A reação entre as propriedades das substâncias e o tipo de moécua Seria bom já saber A matéria é formada de partícuas Eemento químico Substância simpes Substância composta Isto he interessa Observe com atenção os materiais que usamos todos os dias. Note que existem materiais de todos os tipos: cooridos, duros, maeáveis, que se rasgam, que briham, que se quebram, que servem como aimento, que são dúcteis, tóxicos, gases, íquidos, sóidos etc., etc. Exercício 1 Escreva o nome de um materia que exempifique cada propriedade mencionada acima. Todos os materiais são feitos a partir de substâncias que existem na natureza. As substâncias naturais se encontram misturadas com outros compostos. Precisamos separar a substância que nos interessa e depois transformá-a na substância que queremos usar. Existem mihões de substâncias. E todas eas são feitas de pequenas partícuas. Há quase cem tipos dessas partícuas. E é com essa centena de partícuas que a natureza forma os mihões de substâncias que existem. Essas partícuas são diferentes no tamanho, na massa e também no comportamento. São partícuas tão pequenas que não conseguimos vê-as nem com um microscópio. Mas é possíve ter uma idéia do seu tamanho: se pudéssemos ainhar 100 mihões deas, obteríamos mais ou menos 1 centímetro. Tais partícuas são os átomos. Toda matéria é feita de átomos. Se a matéria for dividida em pedacinhos cada vez menores, vai chegar num ponto em que não pode mais ser dividida.

4 Não dá para dividir o átomo em partícuas menores. A U L A 26 Não dá para dividir átomos Na aua sobre ar atmosférico, você viu que existem dois tipos de substância: as simpes e as compostas. Aprendeu também que uma substância simpes não pode ser transformada em outra substância simpes. Na reaidade, cada substância simpes é formada por um só tipo de átomo. O ferro é formado só de átomos de ferro; o cobre é formado só de átomos de cobre, o aumínio, só de átomos de aumínio e assim por diante. Não dá para transformar ferro em cobre ou cobre em aumínio usando métodos químicos. Isso quer dizer que o átomo de um eemento não pode ser transformado em átomo de outro eemento. Ou seja, não dá para transformar uma substância simpes em outra substância simpes porque não é possíve transformar um átomo em outro. Numa substância simpes, os átomos são todos iguais. Por exempo, todos os átomos do hidrogênio são iguais, mas são diferentes do átomo do oxigênio, ou do carbono etc. No passado, os aquimistas tentavam transformar metais comuns em ouro. Não dá para transformar o átomo de um eemento em átomo de outro eemento. Cada eemento tem um tipo de átomo característico. Átomos não podem ser transformados Na aua sobre os metais, vimos que as partícuas que formam o ferro estão amontoadas como uma piha de aranjas. Essas partícuas são os átomos. Aquimistas eram pessoas que praticavam a Aquimia. Os aquimistas investigavam a transformação da matéria. O principa objetivo era transformar metais comuns em ouro. Os aquimistas não eram cientistas. Um pedaço de ferro é um amontoado de átomos de ferro. E um pedaço de cobre são átomos de cobre empihados.

5 A U L A 26 Exercício 2 Quais são os átomos que formam o aço inoxidáve? Apesar de serem muito pequenos, os átomos têm massa. E cada átomo tem massa fixa, que é diferente da massa de outro átomo. Portanto, átomos de substâncias diferentes são diferentes na massa e no tamanho. Por exempo, o átomo de ferro tem massa diferente da massa do átomo de cobre. E cada um dees tem massa diferente da massa do átomo de aumínio. Exercício 3 Os átomos de ferro e de crômio têm massas iguais ou diferentes? E seus tamanhos: são iguais ou diferentes? Todas as substâncias simpes são formadas por átomos iguais. Podemos definir a substância simpes como a substância formada de um só tipo de átomo. Da mesma maneira, podemos definir substância composta como sendo aquea formada por átomos diferentes. As partícuas de oxigênio da atmosfera são formadas por dois átomos. Esses dois átomos se acham tão fortemente igados que se comportam como se fossem uma partícua só. Essas partícuas formadas por grupos de átomos são chamadas de moécuas. As moécuas são grupinhos de átomos igados. Eas podem ter dois, três, quatro e até mihares de átomos. A maioria dos gases é formada por moécuas. O oxigênio, o nitrogênio, o gás carbônico, etc., são todos formados por moécuas. Existem agumas exceções, como, por exempo, o gás argônio que existe na atmosfera. O argônio gasoso é formado só por átomos. Ee não forma moécuas, isto é, não se iga a um outro átomo e por isso é chamado de gás nobre. Existem outros gases nobres, como o héio e o neônio. A partícua de oxigênio da atmosfera é formada por dois átomos a b c a - Moécua de nitrogênio formada por átomos de nitrogênio. b - Moécua de ozônio formada por átomos de oxigênio. c - Moécua de coro formada por átomos de coro.

6 As moécuas das substâncias compostas são formadas por vários tipos de átomos. Podem ser de dois tipos, três, quatro etc. A U L A 26 a b a - Moécua de água formada por um átomo de oxigêno e dois de hidrogênio. b - Moécua de gás carbônico formada por um átomo de carbono e dois de oxigênio. Na moécua de água, os átomos de hidrogênio e de oxigênio não estão apenas misturados. Ees estão igados fortemente. Por isso, mesmo quando fervemos a água, os átomos de hidrogênio e de oxigênio não se sotam. Pode-se dizer a mesma coisa sobre a moécua de gás carbônico. Cada átomo de carbono está igado fortemente a dois átomos de oxigênio. Na reaidade, tanto o gás carbônico quanto o monóxido de carbono são feitos de átomos de carbono e de oxigênio. A diferença está na proporção entre ees. No monóxido de carbono, existe um átomo de carbono para um de oxigênio; no gás carbônico, existem dois átomos de oxigênio para cada átomo de carbono. Nas duas substâncias, os átomos de carbono e de oxigênio estão fortemente igados. Exercício 4 Quais são os átomos que formam o monóxido de carbono? As propriedades das substâncias não dependem apenas dos átomos de que eas são feitas, mas também da proporção dos átomos na moécua. Você precisa saber Toda matéria é feita de pequenas partícuas chamadas átomos. Eemento é toda matéria feita com um único tipo de átomo. Moécuas são formadas por dois ou mais átomos. Esses átomos podem ser iguais ou diferentes. Nas moécuas, os átomos estão fortemente igados entre si. Átomos do mesmo tipo têm sempre a mesma massa e o mesmo tamanho. Átomos de determinado tipo não podem ser transformados em átomos de outro tipo. Substâncias simpes são formadas por átomos de um mesmo tipo. Substâncias compostas são formadas por moécuas de átomos diferentes.

7 AVamos U L A pensar mais 26 Se você imar um pedaço de fio de cobre vai obter um pó bem fino. Não é fáci dividir o cobre em ago mais fino do que esse pó, mas vamos imaginar que podemos fazer isso. Se dividirmos um grãozinho da imaha de cobre em pedacinhos menores, vai chegar uma hora em que obteremos partícuas tão pequenas e iguais, que eas não poderão mais ser divididas. Essas partícuas - todas iguais - são os átomos de cobre. Se tentarmos dividir mais ainda os átomos, até conseguiremos. Vamos obter partícuas ainda menores, porém eas não serão mais todas iguais. Nas próximas auas você vai saber que partícuas são essas, que obtemos ao quebrar um átomo. Hoje sabemos que não é possíve transformar os átomos de uma substância simpes em átomos de uma outra substância simpes. Mas antigamente não se sabia que essa transformação não era possíve. Já antes de Cristo, os aquimistas tentavam transformar metais sem vaor em ouro. Na época do descobrimento do Brasi, ainda se tentava fazer isso. Faz apenas uns duzentos anos que se começou a perceber que era impossíve transformar átomos de um tipo em outro por métodos químicos. Mas, enquanto os aquimistas tentavam transformar metais comuns em ouro, ees descobriram muita coisa de Química. Também inventaram muitos aparehos, que, com o tempo, foram sendo mehorados, até chegar aos equipamentos modernos que temos hoje. Nas moécuas, os átomos estão fortemente igados entre si. Por exempo, água não é uma mistura de hidrogênio e oxigênio. Hidrogênio e oxigênio são substâncias simpes, e são gases quando estão à temperatura ambiente. A mistura também é gasosa. A água é íquida, à temperatura ambiente. Nea, átomos de hidrogênio e de oxigênio estão fortemente igados. Nas moécuas, os átomos não estão igados de quaquer jeito. Ees estão igados sempre da mesma maneira. Cada moécua tem uma forma. Todas as moécuas formadas por dois átomos têm o mesmo formato. Os átomos estão sempre ainhados. Por exempo, no monóxido de carbono, o átomo de carbono está ainhado com o átomo de oxigênio. Numa moécua formada por três átomos, estes podem estar ainhados ou podem formar um ânguo. A moécua de gás carbônico é formada por três átomos ainhados. A moécua de água é composta por três átomos, mas ees não estão ainhados. Os átomos formam um ânguo. A forma da moécua é muito importante, porque infui nas propriedades da substância. É por isso que os cientistas pesquisam muito para descobrir a forma das moécuas. Hoje, com a ajuda dos computadores esse estudo ficou mais fáci. No ar temos nitrogênio, oxigênio, argônio e gás carbônico. Este útimo também é chamado de dióxido de carbono. Nitrogênio, oxigênio e argônio são substâncias simpes. Gás carbônico é uma substância composta ou, de forma mais curta, dizemos que é um composto. O nitrogênio do ar é formado por dois átomos de nitrogênio; portanto ee é formado por moécuas de nitrogênio. Também o oxigênio do ar é formado por dois átomos, no caso por dois átomos de oxigênio; portanto ee é formado por moécuas de oxigênio. Já o argônio é formado por um único átomo de argônio, pois dois átomos de argônio não se igam; portanto não existe a moécua de argônio.

8 Cuidado! Não faça confusão. Podemos ter átomos ou moécuas de um mesmo eemento. As moécuas são formadas por mais de um átomo. No ar temos, por exempo, moécuas de nitrogênio, e átomos de argônio. A U L A 26 o O que é átomo. Agora eu sei o O que é moécua. o Que os átomos não podem ser divididos. o Os tipos de moécuas. o O que é eemento. o A forma de uma moécua que tem dois átomos. o A forma de moécuas que têm três átomos. Exercício 5 O que é substância simpes? E substância composta? Dê dois exempos de cada uma. Exercício 6 Cassifique cada uma destas afirmações como verdadeira (V) ou fasa (F). a) Toda matéria é feita de pequenas partícuas chamadas átomos. b) Os átomos podem ser transformados em outros átomos diferentes. c) Os átomos de um eemento químico são diferentes dos átomos de um outro eemento químico. d) Uma substância simpes é formada por átomos iguais. e) Átomos de oxigênio e de hidrogênio têm massas iguais. Exercício 7 O que é átomo? Exercício 8 Compete a tabea com os nomes dos átomos que existem em cada um dos materiais citados. MATERIAL ÁTOMOS Vamos exercitar OXIGÊNIO LATÃO ALUMÍNIO GÁS CARBÔNICO ÁGUA NITROGÊNIO HIDROGÊNIO ARGÔNIO ÓXIDO DE FERRO CLORO

9 A U L A 26 Exercício 9 O que é moécua? Dê exempos de três moécuas e diga quais são os átomos que formam cada uma deas. Exercício 10 Considere estas reações: GÁS CARBÔNICO CARBONO + OXIGÊNIO FERRO + OXIGÊNIO ÓXIDO DE FERRO ÁGUA HIDROGÊNIO + OXIGÊNIO CRÔMIO + OXIGÊNIO ÓXIDO DE CRÔMIO a) Organize as substâncias numa tabea e aponte quais são simpes e quais são compostas. b) Escreva na tabea os nomes dos eementos químicos que formam cada uma das substâncias compostas. Exercício 11 As moécuas de oxigênio e de ozônio têm a mesma massa? Por quê? Exercício 12 Moécuas formadas por átomos do mesmo tipo têm a mesma massa? Expique.

10 O que acontece quando uma substância se transforma? A UU L AL A O que acontece numa reação química O que são reagentes e produtos O que significa reagir pásticos fibras sintéticas (cordas, tecidos etc.) O que você vai aprender nafta detergentes produtos agroquímicos (fertiizantes, inceticidas, herbicidas etc.) gases de petróeo gás natura produto químico gico (anticongeante) borrachas sintéticas Gicerina (para medicamentos cosméticos etc.) soventes (para tintas etc.) O que é átomo O que é moécua Os átomos de uma moécua estão igados fortemente Propriedades dos gases da atmosfera Propriedades do ferro O que é queima Moécua de oxigênio Quando se forma monóxido de carbono na queima Quando se forma gás carbônico na queima Seria bom já saber Todos os materiais são formados por átomos. Cada eemento tem um tipo de átomo, que tem tamanho e massa fixos. Não é possíve transformar o átomo de um eemento em átomo de outro eemento. Os átomos são partícuas muito pequenas. Isto he interessa

11 A U L A 27 Exercício 1 Escreva agumas propriedades do ferro e do oxigênio e mostre a diferença entre ees. As substâncias simpes são divididas em dois grupos: os metais e os não metais. Exercício 2 Ordene as substâncias simpes que você aprendeu até agora nos dois grupos: metais e não metais. Agumas substâncias são formadas por grupinhos de átomos. Esses grupinhos chamam-se moécuas. Nas moécuas, os átomos estão igados fortemente. As moécuas podem ser formadas por átomos iguais ou diferentes. Existem moécuas pequenas, com dois ou três átomos e existem moécuas com mihares de átomos. As substâncias ao nosso redor são quase todas substâncias compostas. Vamos pensar o que acontece quando as substâncias se transformam. Por exempo, o carvão é formado por mihões e mihões de átomos de carbono, que estão todos igados fortemente. O oxigênio do ar é formado por moécuas de oxigênio, que são dois átomos de oxigênio também firmemente igados. Quando se queima o carvão ao ar ivre, forma-se gás carbônico. O gás carbônico se forma porque o átomo de carbono se iga aos átomos de oxigênio. Forma uma nova substância, que é diferente do carbono e do oxigênio. As propriedades do novo composto também são diferentes. O gás carbônico tem ponto de ebuição diferente do ponto de ebuição do carbono e do oxigênio. O gás carbônico se dissove mais em água do que o oxigênio e o carbono. Quando se queima o carvão num ugar fechado, forma-se monóxido de carbono. Lembre-se que o monóxido de carbono tem um átomo de oxigênio e um átomo de carbono. Você deve estar perguntando o que acontece com a moécua de oxigênio. Será que ea se quebra? Mas, nas moécuas, os átomos não estão igados bem fortemente? É isso mesmo: apesar da igação forte, a moécua de oxigênio se quebra e cada átomo de oxigênio se iga a um átomo de carbono. + Átomos de carbono e moécuas de oxigênio formando monóxido de carbono Na moécua de oxigênio, os átomos estão igados com uma certa força. Se aparecer por perto um outro átomo que tenha atração mais forte peo oxigênio, este irá se desigar de seu par e se igar ao novo átomo. Essa troca de átomos se chama reação química. Faamos que uma substância reage com outra, quando os átomos dessa substância trocam de ugar com os átomos da outra substância, resutando numa nova substância, que é diferente das duas que reagiram.

12 Exercício 3 Dê dois exempos de reação química. Exercício 4 Mostre que as propriedades das substâncias que reagiram são diferentes das propriedades da substância que se formou. A U L A 27 As substâncias que reagem chamam-se reagentes, e as substâncias que se formam chamam-se produtos. Exercício 5 Escreva os nomes dos reagentes e dos produtos das duas reações que você escreveu no exercício 3. Uma reação química nada mais é do que um rearranjo de átomos. Os átomos que faziam parte dos reagentes passam a fazer parte dos produtos. O monóxido de carbono, que é um gás muito tóxico, forma-se quando queimamos carvão ou um outro combustíve num ugar que tem pouco ar. Quando queimamos o carvão na presença de muito ar, forma-se o gás carbônico, também chamado dióxido de carbono. O prefixo di- quer dizer dois. Porque tem dois átomos de oxigênio na moécua. O que acontece na formação de uma moécua do gás carbônico, em que se juntam um átomo de carbono e dois átomos de oxigênio? Será que a moécua de oxigênio se iga diretamente ao átomo de carbono? Ou será que a moécua de oxigênio se quebra e se iga ao átomo de carbono? No caso do gás carbônico, apesar de ee ter dois átomos de oxigênio para um átomo de carbono, não é a moécua inteira de oxigênio que se iga ao átomo de carbono. Na verdade, o átomo de carbono fica entre os dois átomos de oxigênio. + Moécua de oxigênio reagindo com carbono moécua de água átomo de hidrogênio Acontece a mesma coisa com a moécua de água. Você sabe que a moécua de água é formada por um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio. O átomo de oxigênio também fica entre os dois átomos de hidrogênio. átomo de oxigênio

13 A U L A 27 E como será que dá para saber tudo isso de partícuas tão pequenas? Se nem com microscópio dá para ver? Reamente é difíci saber o que se passa dentro da matéria. É por isso que no curso de Química do Teecurso você viu primeiro o que acontece com as substâncias, sem muitas expicações sobre o que se passa dentro da matéria. Isso não quer dizer que os cientistas vivem tentando adivinhar. O conhecimento que temos hoje é fruto de muita observação, de muita experiência e é caro de muito pensar.veja a seguir um exempo de como o conhecimento das propriedades da matéria nos ajuda a imaginar o que se passa no íntimo dea. A água e o dióxido de carbono são duas substâncias formadas por três átomos. A água é um íquido à temperatura ambiente e, para se transformar em vapor, é preciso aquecê-a até 100ºC. Isso significa que seu ponto de ebuição é 100ºC. O dióxido de carbono é um gás à temperatura ambiente e, para se transformar em íquido, é preciso resfriá-o até -78,5ºC. Isso significa que seu ponto de ebuição é -78,5ºC. Essas são observações que quaquer pessoa pode fazer. Por que o dióxido de carbono já se transforma em vapor a -78,5ºC e a água só a 100ºC? A expicação para essa diferença no ponto de ebuição é que as moécuas da água íquida estão igadas mais firmemente do que as moécuas de dióxido de carbono íquido. A igação mais firme na água é por causa do modo como os três átomos estão igados na moécua. Na moécua da água, os três átomos formam um ânguo, enquanto na moécua do dióxido de carbono os três átomos estão em inha reta. Já sabemos muitas coisas sobre o comportamento das substâncias, mas ainda temos muitas dúvidas. O conhecimento que nós vamos acumuando, vamos organizando e usando para produzir novos compostos. Você precisa saber Reação química é a transformação de substâncias em outras substâncias. Essa transformação acontece porque agumas igações entre átomos são quebradas e são formadas novas igações. Numa reação química ocorre a troca de átomos. Isto é, átomos que antes estavam igados entre si passam a se igar a outros átomos. Reagir significa que duas ou mais substâncias entraram em contato, resutando outras substâncias por meio da troca de átomos. Reagentes são as substâncias de partida numa reação química. São as substâncias que vão reagir. Produtos são as substâncias formadas numa reação química. Numa reação química, reagentes transformam-se em produtos.

14 Quando coocamos duas substâncias juntas eas podem ficar apenas misturadas ou podem se transformar, isto é, podem reagir. Para acontecer uma reação entre duas substâncias, eas precisam entrar em contato bem íntimo. As partícuas das substâncias precisam se chocar para reagir. Quanto mais íntimo for esse contato, mehor. Por isso, numa reação, em vez de pôr em contato substâncias em pedaços grandes, o processo será mais rápido se eas estiverem em pedaços pequenos. Por exempo, a paha de aço enferruja muito mais rápido do que uma chapa de ferro. É porque, na paha de aço, o contato do ferro com o oxigênio é mais íntimo. É por isso que as substâncias que estão no estado gasoso reagem mais rápido do que quando estão na forma íquida ou sóida. Quando não existe o contato íntimo, a reação pode evar anos para acontecer dando a impressão de que as substâncias não estão reagindo. Duas substâncias coocadas em contato podem não reagir se os átomos que as formam se atraem muito fortemente e, por isso, a igação entre esses átomos não se quebra. Os átomos estão mais firmes na forma de reagentes do que na forma de produtos e não trocam de ugar. Quando se coocam substâncias desse tipo uma na presença da outra, mesmo que eas tenham um contato íntimo, eas não reagirão. Vamos A U L A pensar mais 27 o O que é reação. Agora eu sei o O que é reagente. o O que é produto. o O que significa reagir. o Como acontece uma reação. o O que acontece com as propriedades das substâncias numa reação. o Dar exempos de reação química. o Expicar quando duas substâncias ficam só misturadas.

15 AVamos U L A exercitar 27 Exercício 6 O que é reação química? Exercício 7 O que é reagente e o que é produto? Exercício 8 Pode-se representar uma reação química, escrevendo o(s) nome(s) do(s) reagente(s) e do(s) produto(s), separados por uma seta ( ). Por exempo: carbono + oxigênio dióxido de carbono E se ê assim: carbono reage com oxigênio, formando dióxido de carbono. Acompanhe o modeo, e represente as seguintes reações: a) carbono reage com oxigênio, formando monóxido de carbono; b) crômio reage com oxigênio, formando óxido de crômio; c) ferro reage com oxigênio e água, formando óxido de ferro e hidróxido de ferro. Exercício 9 Organize numa tabea os reagentes e os produtos do exercício 8. Exercício 10 A seguir estão representadas três reações químicas: hidrogênio + oxigênio água carbonato de cácio óxido de cácio + dióxido de carbono óxido de ferro + carbono ferro + dióxido de carbono a) Escreva como se ê cada uma dessas reações. b) Quando se escreve uma reação química, o que significam os sinais + e? Exercício 11 Considere as reações a seguir: 1) zinco + oxigênio óxido de zinco 2) carbono + oxigênio dióxido de carbono 3) óxido de ferro + carbono ferro + dióxido de carbono 4) zinco + água hidróxido de zinco + hidrogênio Em qua reação se tem: a) meta como reagente? b) meta como produto? c) gás hidrogênio como produto? d) óxido como produto? e) óxido como reagente? f) água como reagente? g) a queima do carvão? h) substância(s) simpes como reagente(s)? i) substância(s) simpes como produto(s)?

16 Como os químicos se comunicam? A UU L AL A Símboos de eementos Fórmuas de compostos O que você vai aprender O que é átomo O que é moécua A matéria é formada de átomos Eemento químico Substância simpes e composta Seria bom já saber Você já aprendeu que existem mihões de substâncias diferentes. E que cada uma deas tem suas propriedades típicas. Apesar de existirem mihões de diferentes substâncias, eas são formadas só com os 92 tipos de átomos que existem naturamente. Por exempo, um pedaço de ferro é formado por átomos de ferro, um pedaço de cobre é formado por átomos de cobre, o oxigênio do ar é formado por átomos de oxigênio, a água, de átomos de hidrogênio e de oxigênio, e assim por diante. Isto he interessa Exercício 1 Como é possíve existir mihões de substâncias diferentes se eas são todas feitas com os 92 tipos de átomos? Usa-se o símboo para representar o eemento químico. Dessa maneira, pessoas que faam ínguas diferentes podem se comunicar facimente. Usando os símboos, os químicos brasieiros conseguem se comunicar com os químicos americanos, aemães, ingeses, franceses, etc. Os nomes dos eementos são diferentes em cada íngua, mas os símboos são iguais.

17 A U L A 28 Para escrever os símboos, as pessoas do mundo inteiro usam as etras do afabeto romano. Assim, o símboo do hidrogênio é H na China, no Japão, ou em quaquer outro país do mundo. Mesmo para você, que não é químico mas está estudando um pouco de Química, faciita muito conhecer os símboos. É como se o símboo fosse o apeido do eemento. Por exempo, é muito mais fáci faar PELÉ do que Edson Arantes do Nascimento. Já imaginou um ocutor de futebo irradiando o jogo e faando os nomes de todos os jogadores? Acontece a mesma coisa em Química. É muito mais prático faar e escrever símboos para descrever uma reação do que o nome compicado dos eementos. A maioria dos símboos é escrita com a primeira etra do nome do eemento. Às vezes, usam-se duas etras. Por exempo, o símboo do cobato é Co, o do níque é Ni, etc. O símboo é geramente escrito com a primeira etra maiúscua e a segunda minúscua, do nome do eemento. Aguns símboos são escritos com etras que não estão nos nomes. Por exempo, o símboo da prata é Ag. Isso acontece quando os símboos são tirados dos nomes dos eementos em atim. O símboo da prata é Ag porque prata em atim é argentum. Nesta tabea estão os símboos dos eementos que apareceram no Voume 1: Nome Hidrogênio Héio Carbono Nitrogênio Oxigênio Neônio Sódio Aumínio Siício Fósforo Coro Enxofre Argônio Símboo H He C N O Ne Na A Si P C S Ar Nome Cácio Crômio Ferro Cobato Níque Cobre Zinco Prata Estanho Ouro Mercúrio Chumbo Símboo Ca Cr Fe Co Ni Cu Zn Ag Sn Au Hg Pb Fósforo Prata Ouro Cobre Chumbo P, porque em atim é phosphorus. Ag, porque em atim é argentum. Au, porque em atim é aurum. Cu, porque em atim é cuprum. Pb porque em atim é pumbum. Exercício 2 Cassifique os eementos da tabea em metais e não-metais. Exercício 3 Quais eementos da tabea são gases na temperatura ambiente? Exercício 4 Escreva o nome de compostos derivados de aguns dos eementos da tabea. Exercício 5 Pense nos materiais do seu dia-a-dia. Cite peo menos três que são feitos com aguns eementos da tabea.

18 Quando os eementos químicos estão istados numa tabea, ees não estão em ordem afabética. Os eementos estão geramente na ordem das massas dos átomos. Quando se trata de substâncias, em vez de símboo, faamos em fórmua. Assim, no oxigênio da atmosfera existem moécuas formadas por dois átomos. Portanto, a fórmua do oxigênio gasoso é: O 2 A U L A 28 Para representar a fórmua de uma substância, escreve-se o símboo do eemento presente na substância e um número do ado direito, que indica a quantidade de átomos presentes na moécua. Exercício 6 Como é a fórmua do nitrogênio do ar? E quando a substância tem átomos diferentes, como se escreve? Quando a substância tem átomos diferentes, é praticamente a mesma coisa. Pense, por exempo, em como você escreveria a fórmua da água. Lembre-se de que a água tem dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Veja como ficaria a fórmua: H 2 O Exercício 7 Como é a fórmua do monóxido de carbono? As fórmuas das substâncias precisam ser escritas de ta modo que quaquer pessoa, ohando para ea, tenha as informações sobre os átomos presentes e a proporção entre ees. A fórmua da água, que é H 2 O, vae para quaquer país. Se não existisse essa fórmua, o brasieiro iria faar água ; o ingês water ; o aemão, Wasser ; o francês eau ; o japonês, mizu e o árabe, maia. Não seria compicado? Não é muito mais fáci escrever H 2 O?

19 A U L A 28 Você precisa saber Símboos químicos são representações dos eementos químicos por meio da primeira etra do eemento ou da primeira etra e de mais uma. Os símboos químicos são uma notação internaciona criada para faciitar a comunicação entre químicos. Fórmuas químicas representam as substâncias puras. Indicam quantos átomos de cada tipo formam a moécua da substância. Os eementos químicos são geramente escritos na ordem dos números atômicos, que vão de 1 até o útimo eemento conhecido. Os números atômicos seguem mais ou menos a ordem crescente das massas dos átomos dos eementos. Vamos pensar mais Procura-se formar os símboos dos eementos químicos com a primeira etra do nome do eemento. Como o afabeto atino só tem 26 etras e como são conhecidos mais de cem eementos, considerando os artificiais, é caro que na maioria dos casos não dá para usar apenas a primeira etra. Usa-se então também a segunda etra do nome do eemento. Se isso também der em repetição de símboo, usa-se a terceira etra no ugar da segunda. Por exempo, o símboo dos eementos cácio, cobato, cobre e crômio não é C, porque C já é o símboo do carbono. Por isso os símboos são, respectivamente, Ca, Co, Cu e Cr. Note que, no caso do cobre, foi usado o nome em atim, cuprum. Nos símboos dos eementos químicos, a primeira etra é sempre maiúscua,e a segunda, minúscua. É muito importante seguir essa norma para não dar confusão. Veja a diferença entre Co e CO No primeiro caso temos o símboo do eemento cobato. No segundo caso temos a fórmua do monóxido de carbono, com os símboos dos eementos carbono (C) e oxigênio (O). Um átomo de carbono está igado a um átomo de oxigênio, formando a moécua de monóxido de carbono. A fórmua do gás carbônico ou dióxido de carbono é CO 2. Poderíamos escrever COO ou OCO. Mas, quando um eemento é repetido, indica-se isso por um número à direita do símboo do eemento repetido. Esse número deve estar um pouco rebaixado. Escrevemos CO 2 e nunca CO2. Agora eu sei o O que são símboos químicos. o Os símboos de aguns eementos. o Por que os símboos são importantes. o Como se escreve uma fórmua. o Identificar os eementos presentes num composto.

20 Exercício 8 O que são símboos químicos? Dê três exempos. Exercício 9 No quadro de etras a seguir estão os nomes de quinze eementos. Ees podem estar na horizonta, da esquerda para a direita ou vice-versa, ou na vertica, de cima para baixo e de baixo para cima. Escreva os nomes dos quinze eementos com os respectivos símboos. T I O R R E F R T X M O F H C E R B O C A B C I O A O D F E M L D X A N S T B Z Z I N C O O R E F A A V C O L E U I B G O R L U B I E G R M O I R P T A M U U K O O N X O B O D P L Q W P R O O H C L O R O I J A C Q D U P Q A O I N I M U L A S R T O B M U H C N N E F H I D R O G E N I O L Vamos A U L A exercitar 28 Exercício 10 Compete o quadro abaixo coocando, ao ado de cada fórmua, os nomes dos átomos que formam a substância: Fórmua da substância CO N 2 Sn A 2 O 3 NaC Hg H 2 SO 4 Fe(OH) 2 Exercício 11 O que é fórmua de uma substância? Dê três exempos. Exercício 12 Expique a diferença entre N 2 e 2N. Nomes dos átomos constituintes Exercício 13 Para representar duas moécuas de nitrogênio deve-se escrever 2N 2 ou N 2? Exercício 14 Dadas as fórmuas H 2 SO 4, C 2, CaO, escoha aquea que: a) contém o eemento cácio. b) contém apenas um eemento. c) contém sete átomos. d) contém o eemento enxofre. e) representa a moécua de uma substância simpes.

21 A U L A Exercício O que representa CO 2? E o que significa o agarismo 2? Exercício 16 Represente: a) Um átomo de hidrogênio. b) Uma moécua de hidrogênio. c) Dois átomos de carbono. d) Três moécuas de dióxido de carbono. e) Dois átomos de oxigênio. f) Quatro moécuas de água. Exercício 17 Escreva a fórmua da moécua de água e responda: a) Quantos átomos existem nessa moécua? Quais são ees? b) Quantos átomos de hidrogênio existem em três moécuas de água? c) Quantos átomos de oxigênio existem em seis moécuas de água? Exercício 18 Sabendo que a fórmua do ácido sufúrico é H 2 SO 4, responda: a) Quantos átomos de hidrogênio existem na moécua do ácido sufúrico? b) Quantos átomos de enxofre existem em duas moécuas de ácido sufúrico? c) Como se representam três moécuas de ácido sufúrico? d) Quantos átomos de oxigênio existem em três moécuas de ácido sufúrico?

22 Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma A UU L AL A Conservação da matéria na reação química Proporção das substâncias que reagem O que você vai aprender O que é uma fórmua química O significado dos números numa fórmua química O que é reação química Os símboos dos eementos O que é monóxido de carbono O que é dióxido de carbono O que é óxido de ferro Seria bom já saber Os símboos e as fórmuas das substâncias faciitam a comunicação dos conhecimentos de Química entre as pessoas, mesmo que essas pessoas não faem a mesma íngua. Aém de faciitar a comunicação, através das fórmuas também ficamos sabendo quais são os átomos que formam uma substância e, ainda, qua é a proporção desses átomos na moécua. Isto he interessa Exercício 1 Escreva os símboos dos eementos ferro e oxigênio. Depois escreva as fórmuas do ferro metáico e do gás oxigênio. Muitas vezes, as pessoas têm a impressão de que os químicos inventam as fórmuas. A fórmua da água, H 2 O, não foi inventada peos químicos. Exercício 2 Qua é o significado do agarismo 2 na fórmua da água?

23 A U L A Se você também não entendeu direito por que 29 as substâncias têm uma fórmua fixa, vamos pensar de novo na experiência reaizada na aua 22. ANTES DE QUEIMAR QUEIMARQQQQQQQQQQQQDEPOIS MASSA DA PALHA DE AÇO DEPOIS DE QUEIMAR MASSA DO ÓXIDO DE FERRO 1,0 g 1,4 g 2,0 g 2,8 g 3,0 g 4,3 g Vimos naquea experiência que, quando queimamos vários pedaços de paha de aço de massas diferentes, as massas do óxido de ferro que se forma são proporcionais às massas da paha de aço que foi queimada. Dividindo a massa do óxido de ferro pea massa do ferro, chegamos sempre a um número fixo. Isso significa que existe uma proporção fixa entre a massa do ferro e a massa do óxido de ferro. Exercício 3 Com esta informação é possíve saber quanto de óxido de ferro se forma na queima de uma massa conhecida de ferro? Agora vamos pensar nessa experiência, considerando os átomos de ferro e de oxigênio que reagiram: Por que a reação da massa do ferro e da massa do óxido de ferro é sempre constante? Na experiência reaizada, o ferro foi queimado em ugar aberto, que tinha muito ar. Mas a massa de oxigênio que reagiu com o ferro foi sempre proporciona à massa do ferro. Isso quer dizer que, quando queimamos um grama (1 g) de ferro, sempre obtemos uma quantidade fixa de óxido de ferro. Mesmo que a experiência seja repetida num outro dia ou em outro oca, obteremos sempre a mesma massa de óxido de ferro. Os átomos de ferro são todos iguais, no tamanho e na massa; o número de átomos de ferro que existe num pedacinho de ferro é proporciona à massa desse pedaço. O número de átomos de oxigênio que reage é proporciona ao número de átomos de ferro.

24 A massa do produto que se forma numa reação é a soma das massas dos reagentes. A U L A 29 H H O O H H H O H H O H Essa afirmação é importantíssima na Química. Ea foi enunciada por Lavoisier em E foi a partir dessa descoberta que satamos da aquimia para a ciência Química. Exercício 4 Ao queimar 5,6 g de ferro na presença de bastante ar, obteremos 16g de óxido de ferro. Qua foi a massa de oxigênio que reagiu com esse ferro? Exercício 5 Sabemos que, queimando 2 g de hidrogênio obteremos 18 g de água. Qua é a massa de oxigênio necessária para queimar esse hidrogênio? Foi com base nessa observação que Lavoisier enunciou sua famosa ei: Na natureza nada se perde, nada se cria, apenas se transforma. Essa ei ficou conhecida como a Lei da Conservação da Massa, ou apenas Lei de Lavoisier. Vimos que a massa das substâncias que reagem é igua à massa dos produtos que se formam. Então, quando as substâncias reagem e se transformam em produtos, nada se perde e também nada se cria. As substâncias apenas se transformam. A partir da Lei de Lavoisier, os químicos começaram a usar baança em suas experiências e passaram a descobrir fatos importantes sobre a matéria. É por isso que se considera a ei de Lavoisier como o marco do início da Química moderna. Você precisa saber Todos os átomos de um mesmo tipo têm a mesma massa. Nas moécuas de uma substância pura, os átomos estão sempre na mesma proporção. Portanto também as massas dos átomos estão na mesma proporção em todas as moécuas da substância. Quando substâncias simpes reagem para formar uma substância composta, suas massas estão sempre na mesma proporção porque as massas dos átomos nas moécuas da substância composta estão sempre na mesma proporção. Lei de Lavoisier: na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Outra maneira de dizer a Lei de Lavoisier, também conhecida como a Lei da Conservação da Massa: numa reação química, a massa dos reagentes é igua à massa dos produtos.

25 AVamos U L A pensar mais 29 Nas moécuas os átomos estão sempre na mesma proporção. Por exempo, na moécua de monóxido de carbono, os átomos de carbono e de oxigênio estão sempre na proporção de um átomo de carbono para um átomo de oxigênio (escreve-se 1:1). Isso é indicado pea fórmua CO. Essa proporção também pode ser de um átomo de carbono para dois átomos de oxigênio (1:2), mas aí já será outra moécua, a de dióxido de carbono (CO 2 ), e não monóxido de carbono (CO). No monóxido de carbono a proporção é sempre de um para um (1:1). O monóxido de carbono é muito tóxico, mas o gás carbônico não é. Veja como um átomo de oxigênio a mais numa moécua muda competamente as propriedades de uma substância. Cada tipo de átomo tem uma massa. Todos os átomos de carbono têm a mesma massa. Todos os átomos de oxigênio têm a mesma massa, que, porém, é diferente da massa dos átomos de carbono. A massa de uma moécua é a soma das massas dos átomos. A massa da moécua de monóxido de carbono é igua à massa do átomo de carbono mais a massa do átomo de oxigênio. A massa da moécua de dióxido de carbono é igua à massa do átomo de carbono mais duas vezes a massa do átomo de oxigênio (porque há dois átomos de oxigênio na moécua). Para formar, por exempo, 1 g de monóxido de carbono, precisamos de 0,43 g de carbono para reagir com 0,57 g de oxigênio. Podemos mutipicar essas massas por quaquer número e a proporção será sempre a mesma. É essa a proporção de massas em que carbono e oxigênio reagem para formar monóxido de carbono. Será que, sabendo as massas de carbono e de oxigênio necessárias para formar monóxido de carbono, nós podemos cacuar as massas de carbono e oxigênio necessárias para formar dióxido de carbono? Vamos ver? Se 0,43g de carbono reagem com 0,57g de oxigênio para dar 1g de monóxido de carbono, para dar dióxido de carbono a massa de oxigênio que irá reagir será o dobro. Portanto 1,14g de oxigênio (2 x 0,57) reagem com 0,43g de carbono. Neste caso, formam-se 1,57g (0,43 + 1,14) de dióxido de carbono. Agora eu sei o A reação que existe entre os átomos de uma substância o A proporção entre as massas das substâncias que reagem o A Lei da Conservação da Massa o A Lei de Lavoisier o Por que a Lei de Lavoisier é importante para a Química Vamos exercitar Exercício 6 Cassifique cada uma das afirmações a seguir como verdadeira (V) ou fasa (F). a) Numa reação química, a massa dos produtos formados é igua à massa que reagiu. b) Na moécua de água, o número de átomos de hidrogênio é a metade do número de átomos de oxigênio. c) Quando o carvão reage com o oxigênio, aguns átomos de carbono podem desaparecer. d) Na moécua de dióxido de carbono, CO 2, a proporção entre os átomos de carbono e de oxigênio é de 1:2. e) No óxido de aumínio, A 2 O 3, temos dois átomos de aumínio para três átomos de oxigênio.

26 Exercício 7 O que diz a Lei da Conservação da Massa? Exercício 8 Preencha a tabea a seguir coocando, para cada substância, a fórmua e a proporção entre os átomos na moécua. Siga o exempo dado na primeira inha da tabea. A U L A 29 SUBSTÂNCIA FÓRMULA PROPORÇÃO DOS ÁTOMOS Água H 2 O 2H : 1O Monóxido de carbono Dióxido de carbono Óxido de ferro Óxido de cácio Sufato de cobre Óxidode crômio Carbonato de cácio Coreto de sódio Ácido sufúrico Exercício 9 Cada 1 g de oxigênio reage com 1,125 g de aumínio para formar o óxido de aumínio. Quanto de aumínio será preciso, para reagir com as seguintes massas de oxigênio: a) 12 g b) 24 g c) 48 g Exercício 10 Carbonato de cácio se decompõe, formando óxido de cácio e dióxido de carbono: Carbonato de cácio óxido de cácio + dióxido de carbono Compete o quadro a seguir, sabendo que 100 g de carbonato de cácio formam 56 g de óxido de cácio. MASSA DE CARBONATO DE CÁLCIO (GRAMAS GRAMAS) MASSA DE ÓXIDO DE CÁLCIO (GRAMAS GRAMAS) MASSA DE DIÓXIDO DE CARBONO (GRAMAS GRAMAS) 220 Exercício 11 Reagindo 10,4 g de crômio com 4,8 g de oxigênio obteve-se o óxido de crômio. Responda: a) Qua é a massa de óxido de crômio que se formou? b) Qua é a massa de oxigênio necessária para reagir com 20,8 g de crômio? c) Que massa de óxido de crômio se forma quando 10,4 g de crômio reagem com 9,6 g de oxigênio?

27 A U L A A U L A 30 Vamos entender a reação química com átomos e moécuas O que você vai aprender Escrever uma reação química com fórmuas Estequiometria da reação Seria bom já saber O que é reação química. O que é átomo. O que é moécua. Que a matéria é formada de átomos. O que acontece com os átomos numa reação química. Lei da Conservação da Matéria Proporção das substâncias que reagem Isto he interessa Quando vemos uma matéria se transformando, como ferro enferrujando, a árvore crescendo, a comida cozinhando, a madeira apodrecendo, etc, é difíci acreditar que á no íntimo da matéria está ocorrendo apenas uma mudança de posição dos átomos. Átomos que pertenciam a uma substância passam para outras substâncias e com isso as características das duas substâncias mudam competamente. Os metais são formados por um amontoado de átomos De forma semehante, temos as moécuas dos gases, que também são feitas de átomos do mesmo tipo. H H N N O O

28 + A U L A 30 2Cu + O 2 2CuO Quando aquecemos o cobre na presença de ar, obtemos o óxido de cobre. Da mesma forma, queimando magnésio ao ar, obtemos óxido de magnésio. Exercício 1 Veja a representação do óxido de magnésio e desenhe as partícuas de magnésio e as partícuas de oxigênio nos quadrados com interrogação.? +? magnésio oxigênio óxido de magnésio Exercício 2 Veja a representação do óxido de cobre e desenhe as partícuas de cobre e as partícuas de oxigênio nos quadrados com interrogação.? +? cobre oxigênio óxido de cobre Numa reação química, os átomos apenas trocam de ugar. Os átomos nunca desaparecem totamente.

29 A U L A 30 Exercício 3 Desenhe as figuras que representam moécuas de hidrogênio e oxigênio nos dois quadros com interrogação.? +? água hidrogênio oxigênio Exercício 4 Represente nos quadros com interrogação o carbono e o cobre. +?? + óxido de cobre carbono cobre gás carbônico O óxido de magnésio e o óxido de cobre não são formados por moécuas como a água e o gás carbônico. O óxido de magnésio é formado por átomos de magnésio e de oxigênio fortemente igados. Como no óxido de magnésio a proporção é de um átomo de magnésio para um átomo de oxigênio, escrevemos a fórmua: MgO A mesma coisa acontece no óxido de cobre, também aqui não temos moécu- as de óxido de cobre, mas átomos de cobre e de oxigênio fortemente igados, na proporção de um átomo de cobre para um de oxigênio. A fórmua é: CuO Em vez de representar as substâncias com boinhas, como fizemos aqui, vamos escrever as fórmuas das substâncias, usando seus símboos. H H H 2 O O O 2 H O H H 2 O água hidrogênio oxigênio 2H 2 O 2H 2 + O 2

30 A U L A 30 2 cobre 2Cu + oxigênio O 2 2 óxido de cobre 2CuO Como você pode ver, é bem mais simpes representar uma reação com fórmuas. Fica muito mais fáci do que desenhar boinhas ou escrever o nome competo das substâncias. A equação química representa uma reação química por meio das fórmuas das substâncias que reagem e das que se formam na reação. A equação química compõe-se de duas partes: ado esquerdo e direito da seta. No ado esquerdo, escrevem-se as fórmuas das substâncias que reagem. No ado direito, escrevem-se as fórmuas dos produtos, isto é, das substâncias que se formam na reação. A seta indica a transformação de reagentes em produtos. A proporção dos reagentes e dos produtos é representada por números, chamados coeficientes estequiométricos. Acompanhe no exempo a seguir: 1C + 1O 2 1CO 2 Neste exempo, os coeficientes estequiométricos são todos iguais a 1. Você pode encontrar a equação escrita desta forma: C + O 2 CO 2 reagentes produto Lê-se assim: carbono reage com oxigênio e forma dióxido de carbono. Mas é mehor usar a segunda representação. Quando o coeficiente é igua a 1, ee não deve ser escrito. Portanto, numa equação química, quando não aparece coeficiente na frente de aguma fórmua, ee é igua a 1. Na equação acima, temos um (1) átomo de carbono do ado dos reagentes e um (1) átomo de carbono do ado dos produtos. Temos dois (2) átomos de oxigênio do ado dos reagentes e dois (2) átomos de oxigênio do ado dos produtos. Portanto os coeficientes da equação química estão acertados. Há o mesmo número de átomos de cada tipo do ado dos reagentes e do ado do produto.

31 A U L A 30 Importante: os coeficientes são escritos na mesma atura que as fórmuas. Escreva assim: 2C + O 2 2CO Não escreva a equação assim: 2 C + O 2 2 CO Essa equação pode ser ida assim: dois átomos de carbono reagem com uma moécua de oxigênio, dando duas moécuas de monóxido de carbono. Quando o número de átomos dos reagentes é igua ao dos produtos, dizemos que a estequiometria da reação está certa ou está acertada. Vimos na aua anterior que sempre pegamos certa massa de uma substância e fazemos reagir com certa massa de outra. Estamos então trabahando com um número enorme de átomos e moécuas. Por isso é mehor er a equação acima da seguinte forma: Uma quantidade de oxigênio reage com o dobro da quantidade de carbono, dando uma quantidade de monóxido de carbono igua à quantidade de carbono que reagiu. Você precisa saber Reação química é uma troca de átomos: igações entre átomos são quebradas e novas igações entre átomos são formadas. Equação química é a representação de uma reação química por meio de fórmuas de compostos. Coeficientes estequiométricos são os números que aparecem na frente das fórmuas dos compostos numa equação química. Ees indicam a proporção em que os compostos reagem ou se formam. Acertar os coeficientes estequiométricos de uma equação química é escrever números na frente das fórmuas dos compostos, de modo que o número de átomos de cada tipo seja igua nos reagentes e nos produtos. Os números escohidos para coeficientes estequiométricos devem ser inteiros e os menores possíveis, mantidas as proporções. Vamos pensar mais A equação química C + O 2 CO não está com os coeficientes estequiométricos acertados, pois do ado dos reagentes (o ado esquerdo da seta) temos 2 átomos de oxigênio, e do ado do produto (o ado direito da seta) temos apenas 1 átomo de oxigênio. O número de átomos de carbono é igua a 1, tanto do ado dos reagentes como do ado dos produtos. Como temos 2 átomos de oxigênio do ado dos reagentes, precisamos ter também 2 do ado do produto. Coocando um número 2 na frente da fórmua do monóxido de carbono, a equação química fica assim: C + O 2 2CO Agora o número de átomos de oxigênio está certo (2 de cada ado da seta), mas o de átomos de carbono ficou errado (1 do ado dos reagentes e 2 do ado do produto). Basta coocar 2 na frente do símboo químico do carbono para os coeficientes estequiométricos ficarem acertados. 2C + O 2 2CO

O que acontece quando uma substância se transforma?

O que acontece quando uma substância se transforma? O que acontece quando uma substância se transforma? A UU L AL A O que acontece numa reação química O que são reagentes e produtos O que significa reagir pásticos fibras sintéticas (cordas, tecidos etc.)

Leia mais

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma A UU L AL A Conservação da matéria na reação química Proporção das substâncias que reagem que você vai aprender que é uma fórmua química significado

Leia mais

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Vamos entender a reação química com átomos e moécuas O que você vai aprender Escrever uma reação química com fórmuas Estequiometria da reação Seria bom já saber O que

Leia mais

Como os químicos se comunicam?

Como os químicos se comunicam? Como os químicos se comunicam? A UU L AL A Símboos de eementos Fórmuas de compostos O que você vai aprender O que é átomo O que é moécua A matéria é formada de átomos Eemento químico Substância simpes

Leia mais

Do que é feita a matéria?

Do que é feita a matéria? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Do que é feita a matéria? COMO SERÁ QUE VAMOS DIVIDIR O ÁTOMO?! O que você vai aprender O que são átomos O que são moécuas A reação entre as propriedades das substâncias

Leia mais

Do que é feita a matéria?

Do que é feita a matéria? CEEJA QUÍMICA CONTEÚDO PARA U. E. 03 Do que é feita a matéria? O QUE VAMOS APRENDER? O que são átomos O que são moléculas A relação entre as propriedades das substâncias e o tipo de molécula Observe com

Leia mais

Precipitar, o que é isso?

Precipitar, o que é isso? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UU L AL A Precipitar, o que é isso? Formação de precipitados Concentrar e diuir souções O que você vai aprender O que significa soúve e insoúve O que são hidróxidos

Leia mais

Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa

Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa A U L A A U L A Os opostos se atraem O que você vai aprender Produção de coro Usos do coro Eetróise de soução saturada de coreto de sódio Seria bom já saber Produção de hidróxido de sódio O que são cátions

Leia mais

Do que são formados os átomos?

Do que são formados os átomos? A U L A A U L A Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Do que são formados os átomos? O que você vai aprender Do que o átomo é formado. Partícuas que existem no átomo: prótons, eétrons e nêutrons Como se formam

Leia mais

Ácido sulfúrico na estrela-d alva?

Ácido sulfúrico na estrela-d alva? Ácido sufúrico na estrea-d ava? O que você vai aprender Existe ácido sufúrico na atmosfera de aguns panetas Existe um satéite de Júpiter que tem muito enxofre Onde existe enxofre na Terra Produção de ácido

Leia mais

Como se obtém aço a partir da sucata?

Como se obtém aço a partir da sucata? Como se obtém aço a partir da sucata? AUUL AL A minério na terra escavação minério misturado concentração minério concentrado Que existem muitos tipos de aço Aço inoxidáve Tamanho e massa das partícuas

Leia mais

Terra: o mundo de nitrogênio

Terra: o mundo de nitrogênio Terra: o mundo de nitrogênio O que você vai aprender O mundo de nitrogênio A forma mais estáve do nitrogênio na Terra Substâncias orgânicas e inorgânicas. Experiências que comprovam a presença de carbono

Leia mais

A volta do ferro à natureza

A volta do ferro à natureza Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A vota do ferro à natureza AUUL AL A + + Ferrugem Ferrugem é úti na recicagem do ferro Enferrujamento aumenta o peso do ferro É possíve prever o peso da ferrugem As condições

Leia mais

Qual é a diferença entre oxigênio e nitrogênio?

Qual é a diferença entre oxigênio e nitrogênio? A UA UL LA Qua é a diferença entre oxigênio e nitrogênio? O que você vai aprender Propriedades da matéria Propriedades do nitrogênio e do oxigênio Pouentes do ar Faciidade do oxigênio para se igar a metais

Leia mais

Por que o alumínio compete com o aço?

Por que o alumínio compete com o aço? Por que o aumínio compete com o aço? AUUL AL A Sobre carbono Extração do aumínio da bauxita Recicagem do aumínio As propriedades do aumínio Por que o aumínio não enferruja O que você vai aprender O que

Leia mais

20 Para onde vão as sucatas de ferro?

20 Para onde vão as sucatas de ferro? A UA UL LA Para onde vão as sucatas de ferro? O que você vai aprender Ferro gusa e ferro fundido O aço O minério de ferro A extração do ferro do minério A importância de recicar metais Fusão Seria bom

Leia mais

Como detergente tira gordura?

Como detergente tira gordura? A UU L AL A Como detergente tira gordura? O que é detergente Como o detergente age O que é espuma Como detergentes e sabões funcionam Qua é a diferença entre sabão e detergente O que você vai aprender

Leia mais

Atividade complementar de Química. Substância pura e mistura de substâncias

Atividade complementar de Química. Substância pura e mistura de substâncias Atividade complementar de Química Substância pura e mistura de substâncias Educação de Jovens e Adultos Sobre as substâncias químicas, é importante que esteja claro, que todas as substâncias são constituídas

Leia mais

O que é água pura? Temperatura de ebulição Método de purificação de um líquido Conservação da matéria Substância pura

O que é água pura? Temperatura de ebulição Método de purificação de um líquido Conservação da matéria Substância pura A UUL AL A O que é água pura? Destiação Condensação Vaporização Ebuição Temperatura de ebuição Método de purificação de um íquido Conservação da matéria Substância pura O que você vai aprender Evaporação

Leia mais

Do que se compõe o ar?

Do que se compõe o ar? Não é um aimento, mas não podemos viver sem ee. É invisíve, apesar de ser a mais comum de todas as substâncias. stá sempre conosco, mas só o percebemos quando ee se move, quando tem cheiro ou quando está

Leia mais

Existem mais de uma centena de átomos conhecidos e a combinação entre esses, formam as milhões e milhões de substâncias.

Existem mais de uma centena de átomos conhecidos e a combinação entre esses, formam as milhões e milhões de substâncias. Símbolos e fórmulas químicas Figura 1 Representação de moléculas de água Fonte: Fundação Bradesco CONTEÚDOS Representação de elementos químicos símbolos Representação de substâncias químicas fórmulas Substâncias

Leia mais

Atividade complementar de Química. Transformação química das substâncias. Atenção

Atividade complementar de Química. Transformação química das substâncias. Atenção Atividade complementar de Química Transformação química das substâncias Educação de Jovens e Adultos Nas transformações químicas, também conhecida como reação química, as substâncias são transformadas

Leia mais

8 Como conhecer a qualidade do ar?

8 Como conhecer a qualidade do ar? A UA UL LA Como conhecer a quaidade do ar? O que você vai aprender Quaidade do ar Principa pouente do ar Concentração Como se forma o gás carbônico Como se forma o monóxido de carbono Perigos do monóxido

Leia mais

Atividade complementar. Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos

Atividade complementar. Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos Atividade complementar Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos Esta atividade tem como objetivo complementar e aprofundar os estudos sobre as transformações químicas,

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema do texto, ou seja, sobre o que o

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema

Leia mais

Projeção ortográfica de sólidos geométricos

Projeção ortográfica de sólidos geométricos Projeção ortográfica de sóidos geométricos Na aua anterior você ficou sabendo que a projeção ortográfica de um modeo em um único pano agumas vezes não representa o modeo ou partes dee em verdadeira grandeza.

Leia mais

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática A UA UL LA A noção de função Introdução Um dos conceitos mais utiizados em Matemática é o de função. Ee se apica não somente a esta área, mas também à Física, à Química e à Bioogia, entre outras. Aém disso,

Leia mais

14 Como prevenir incêndios?

14 Como prevenir incêndios? A UA UL LA Como prevenir incêndios? O que você vai aprender Como o fogo é aimentado O que é combustíve Os combustíveis mais importantes Triânguo do fogo Fontes de caor Seria bom já saber Composição do

Leia mais

Como se pode proteger o ferro?

Como se pode proteger o ferro? Como se pode proteger o ferro? A UUL AL A Todos os componentes de uma bicieta recebem proteção contra ferrugem. A proteção do aço. Gavanização,cromação, zincagem e estanhagem A importância dos óxidos na

Leia mais

Plantas e mapas. Na Aula 17, aprendemos o conceito de semelhança

Plantas e mapas. Na Aula 17, aprendemos o conceito de semelhança A UA UL LA Pantas e mapas Introdução Na Aua 7, aprendemos o conceito de semehança de triânguos e vimos, na Aua 0, interessantes apicações desse conceito no cácuo de distâncias difíceis de serem medidas

Leia mais

38 Como saber se a chuva é ácida?

38 Como saber se a chuva é ácida? Como saber se a chuva é ácida? O que você vai aprender Ácidos Bases Neutraização de ácidos ph Transporte de substâncias corrosivas Seria bom já saber O que a indústria química produz O que é matéria-prima

Leia mais

Na figura abaixo, a balança está em equilíbrio e as três melancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qual é o peso (em kg) de cada melancia?

Na figura abaixo, a balança está em equilíbrio e as três melancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qual é o peso (em kg) de cada melancia? A UUL AL A 5 Introdução à ágebra Na figura abaixo, a baança está em equiíbrio e as três meancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qua é o peso (em ) de cada meancia? Para pensar 3 Uma barra de rapadura

Leia mais

Figura 1 Reação química Fonte: SUWIT NGAOKAEW/Shutterstock.com

Figura 1 Reação química Fonte: SUWIT NGAOKAEW/Shutterstock.com REAÇÕES QUÍMICAS Figura 1 Reação química Fonte: SUWIT NGAOKAEW/Shutterstock.com CONTEÚDOS Conceito de reação química Representação de uma reação química - Equação química AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS No

Leia mais

LEIS DAS COMBINAÇÕES QUÍMICAS

LEIS DAS COMBINAÇÕES QUÍMICAS COLÉGIO CONTATO 2016 QUIMICA I Livro 1 LEIS DAS COMBINAÇÕES QUÍMICAS EDMAR MARINHO DE AZEVEDO SITUANDO A DISCUSSÃO... 1. INTRODUÇÃO As Leis das Reações Químicas, deduzidas de forma empírica por cientistas

Leia mais

FÍSICO-QUÍMICA 8ºANO. Tema: Símbolos Químicos e Fórmulas Químicas

FÍSICO-QUÍMICA 8ºANO. Tema: Símbolos Químicos e Fórmulas Químicas FÍSICO-QUÍMICA 8ºANO Tema: Símbolos Químicos e Fórmulas Químicas Símbolos e fórmulas químicas Desde sempre o homem tenta comunicar com símbolos. As letras das palavras escritas constituem uma linguagem

Leia mais

ESTEQUIOMETRIA - 3C13 - Profª

ESTEQUIOMETRIA - 3C13 - Profª ESTEQUIOMETRIA - 3C13 - Profª Estequiometria é a parte da Química que estuda as proporções dos elementos que se combinam ou que reagem. MASSA ATÔMICA (u) É a massa do átomo medida em unidades de massa

Leia mais

Estequiometria. Priscila Milani

Estequiometria. Priscila Milani Estequiometria Priscila Milani Cálculo de massa para amostras impuras: Reagentes impuros, principalmente em reações industriais, ou porque eles são mais baratos ou porque eles já são encontrados na Natureza

Leia mais

As combinações. combinatória que envolviam o princípio multiplicativo e as permutações.

As combinações. combinatória que envolviam o princípio multiplicativo e as permutações. Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ AUUL AL A As combinações Até agora você estudou probemas de anáise combinatória que envoviam o princípio mutipicativo e as permutações. Introdução Se observar os probemas

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 ESTEQUIOMETRIA

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 ESTEQUIOMETRIA E-books PCNA Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 ESTEQUIOMETRIA 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 SUMÁRIO Apresentação -------------------------------------------- 2 Capítulo 4 ------------------------------------------------

Leia mais

Por que o cobre não precisa de proteção?

Por que o cobre não precisa de proteção? Por que o cobre não precisa de proteção? AUUL AL A Sobre o atão A recicagem do cobre Os usos do cobre metáico Decapagem do cobre metáico Especificação de um produto Souções diuídas e concentradas O que

Leia mais

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula U UL L 41 Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na armação do tehado os tipos diferentes

Leia mais

ESTEQUIOMETRIA (Conceitos básicos) QUÍMICA A 1415 ESTEQUIOMETRIA

ESTEQUIOMETRIA (Conceitos básicos) QUÍMICA A 1415 ESTEQUIOMETRIA ESTEQUIOMETRIA Estequiometria é a parte da Química que estuda as proporções dos elementos que se combinam ou que reagem. MASSA ATÓMICA (u) É a massa do átomo medida em unidades de massa atómica (u). A

Leia mais

ACH4064 LQRQ 2. Aula : Estequiometria. Káthia M. Honório. (Atkins: Cap. Fundamentos - Kotz: Caps. 4 e 5)

ACH4064 LQRQ 2. Aula : Estequiometria. Káthia M. Honório. (Atkins: Cap. Fundamentos - Kotz: Caps. 4 e 5) ACH4064 LQRQ 2 Aula : Estequiometria (Atkins: Cap. Fundamentos - Kotz: Caps. 4 e 5) Káthia M. Honório 2 º semestre/2017 Transformações Químicas Reagentes: Zn + I 2 Produto: Zn I 2 Mol Os químicos descrevem

Leia mais

É preciso fabricar adubo?

É preciso fabricar adubo? A U L A A U L A Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ É preciso fabricar adubo? O que você vai aprender Eementos essenciais para as pantas Fertiizantes NPK O que é um sa Queima da amônia Produção de ácido

Leia mais

Material 4: Estequiometria EQUAÇÕES QUÍMICAS REAGENTES PRODUTOS. Sódio + Água hidróxido de sódio + Hidrogênio

Material 4: Estequiometria EQUAÇÕES QUÍMICAS REAGENTES PRODUTOS. Sódio + Água hidróxido de sódio + Hidrogênio EQUAÇÕES QUÍMICAS REAÇÃO QUÍMICA: É o processo de uma mudança química (Átkins). Este processo é representado por meio de uma EQUAÇÃO QUÌMICA. As EQUAÇÕES QUÍMICAS são representadas por: REAGENTES PRODUTOS

Leia mais

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de:

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de: U UL L cesse: http://fuvestibuar.com.br/ Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na

Leia mais

Recordando operações

Recordando operações A UA UL LA Recordando operações Introdução Vamos iniciar nosso curso de matemática do 2º grau recordando as quatro operações: adição subtração mutipicação divisão Vamos embrar como essas operações são

Leia mais

Estequiometria deriva do grego STOICHEON, que significa a medida dos elementos químicos.

Estequiometria deriva do grego STOICHEON, que significa a medida dos elementos químicos. Estequiometria: Estequiometria deriva do grego STOICHEON, que significa...... a medida dos elementos químicos. Em outras palavras, é o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas

Leia mais

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma CEEJA QUÍMICA CONTEÚDO PARA U. E. 05 Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma O QUE VAMOS APRENDER? Conservação da matéria na reação química Proporção das substâncias que reagem Os símbolos

Leia mais

QUÍMICA MÓDULO 19 LEIS DA QUÍMICA. Professor Edson Cruz

QUÍMICA MÓDULO 19 LEIS DA QUÍMICA. Professor Edson Cruz QUÍMICA Professor Edson Cruz MÓDULO 19 LEIS DA QUÍMICA INTRODUÇÃO Um exame apurado das propriedades físicas de um material (como densidade, ponto de fusão e ebulição) permite dizer se o material é uma

Leia mais

Prof. : Drielle Caroline Aspectos quantitativos das reações químicas

Prof. : Drielle Caroline Aspectos quantitativos das reações químicas Aspectos quantitativos das reações químicas Uma breve introdução... Quando uma reação química é realizada com quantidades conhecidas de reagentes, é possível prever a quantidade de produto(s) formado(s)?

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS ESTEQUIOMETRIA

LISTA DE EXERCÍCIOS: TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS ESTEQUIOMETRIA UNIVERSIDADE FEDERAL D ESTAD D RI DE JANEIR (UNIRI) INSTITUT DE BICIÊNCIAS DEP. DE CIÊNCIAS NATURAIS DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E INRGÂNICA 2/2015 PRFª.: CLAUDIA JRGE D NASCIMENT LISTA DE EXERCÍCIS: MATÉRIA

Leia mais

Qui. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira)

Qui. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Semana 15 Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. 23

Leia mais

Aula INTRODUÇÃO À ESTEQUIOMETRIA META OBJETIVOS PRÉ-REQUISITOS

Aula INTRODUÇÃO À ESTEQUIOMETRIA META OBJETIVOS PRÉ-REQUISITOS INTRODUÇÃO À ESTEQUIOMETRIA Aula 9 META Apresentar o estudo das equações usadas para representar as mudanças químicas e utilizar essas equações para definir as quantidades relativas de elementos combinados

Leia mais

Recordando operações

Recordando operações A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Recordando operações Introdução Vamos iniciar nosso curso de matemática do 2º grau recordando as quatro operações: adição subtração mutipicação divisão Vamos

Leia mais

ESTEQUIOMETRIA. 1. Introdução

ESTEQUIOMETRIA. 1. Introdução ESTEQUIOMETRIA 1. Introdução A palavra estequiometria vem do grego stoikheion (elemento) e metriā (medida). A estequiometria baseia-se na Lei da Conservação das Massas e na Lei das Proporções Definidas

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Victor Pontes)

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Victor Pontes) Semana 9 Allan Rodrigues Xandão (Victor Pontes) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Balanceamento de equações

Balanceamento de equações Balanceamento de equações Iniciação à Química II Prof. Edson Nossol Uberlândia, 15/09/2017 Equações químicas Lavoisier: a massa é conservada em uma reação química. Equações químicas: descrições de reações

Leia mais

EXPERIÊNCIA 4 REAÇÕES E EQUAÇÕES QUÍMICAS

EXPERIÊNCIA 4 REAÇÕES E EQUAÇÕES QUÍMICAS CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT Departamento de Ciências Básicas e Sociais - DCBS Disciplina Química Experimental QEX Prof. Sivaldo Leite Correia EXPERIÊNCIA 4 REAÇÕES E EQUAÇÕES QUÍMICAS 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Proporção constante de Proust. Leis ponderais 1ª-Conservação das massas Lavoisier 2ª- Proporção constante de Proust

Proporção constante de Proust. Leis ponderais 1ª-Conservação das massas Lavoisier 2ª- Proporção constante de Proust LEI DE LAVOISIER Proporção constante de Proust Leis ponderais 1ª-Conservação das massas Lavoisier 2ª- Proporção constante de Proust Lei de conservação de massa 1.Com base na L ei de L avoisier, que

Leia mais

Quando pega fogo? O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima Temperatura de ignição Temperatura de fulgor

Quando pega fogo? O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima Temperatura de ignição Temperatura de fulgor A UA UL LA Quando pega fogo? As queimadas propagam-se porque o caor ogo passa para outras pantas da área. O que você vai aprender O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima

Leia mais

Abreviaturas:(s) = sólido; ( l) = líquido; (g) = gás;(aq) = aquoso; (conc) = concentrado; [A] = concentração de A em mol/l.

Abreviaturas:(s) = sólido; ( l) = líquido; (g) = gás;(aq) = aquoso; (conc) = concentrado; [A] = concentração de A em mol/l. Química Abreviaturas:(s) = sóido; ( ) = íquido; (g) = gás;(aq) = aquoso; (conc) = concentrado; [A] = concentração de A em mo/l. 7. Sabendo-se que - a amônia (NH ) é constituída por moécuas poares e apresenta

Leia mais

BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS

BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS Disciplina: Química (Turmas T e R); Data: 24/06/16 Aula: Balanceamento de equações químicas Professora Ana (anaflaviasuzana@yahoo.com.br) 1.1 Equações químicas, reagentes e produtos BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES

Leia mais

L E I S D A S R E A Ç Õ E S Q U Í M I C A S PROF. AGAMENON ROBERTO < 2011 >

L E I S D A S R E A Ç Õ E S Q U Í M I C A S PROF. AGAMENON ROBERTO < 2011 > L E I S D A S R E A Ç Õ E S Q U Í M I C A S PROF. AGAMENON ROBERTO < 2011 > Prof. Agamenon Roberto LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS www.agamenonquimica.com 2 LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS Um trabalho muito complicado

Leia mais

AULA 10 ESTEQUIOMETRIA

AULA 10 ESTEQUIOMETRIA AULA 10 ESTEQUIOMETRIA Cálculo estequiométrico ou estequiometria é o cálculo de quantidades de substâncias que interagem, pode ser do reagente consumido ou do produto formado. Baseia-se nas proporções

Leia mais

Professor Edson Cruz

Professor Edson Cruz Professor Edson Cruz Sabemos que as leis das reações químicas podem ser divididas em dois grupos: LEIS PONDERAIS LEIS VOLUMÉTRICAS NESTA AULA, TRATAREMOS DAS LEIS PONDERAIS DA QUÍMICA. LEIS PONDERAIS

Leia mais

Professores: Elson Rodrigues Marcelo Almeida Gabriel Carvalho Paulo Luiz Ramos

Professores: Elson Rodrigues Marcelo Almeida Gabriel Carvalho Paulo Luiz Ramos Definição; Número de diagonais de um poígono convexo; Soma das medidas dos ânguos internos e externos; Poígonos Reguares; Reações Métricas em um poígono reguar; Professores: Eson Rodrigues Marceo Ameida

Leia mais

Balanceamento de equações

Balanceamento de equações Balanceamento de equações Química Geral Prof. Edson Nossol Uberlândia, 26/08/2016 Equações químicas Lavoisier: a massa é conservada em uma reação química. Equações químicas: descrições de reações químicas.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK Unidade 4 química - Conteúdos curriculares: Conteúdo 8: Reações Químicas -Equações e tipos de reações químicas. Habilidades e competências: Identificar pela representação (usando fórmulas químicas) as

Leia mais

Tarefa 09 à 12 Professor Willian. Com base no gráfico, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa CORRETA.

Tarefa 09 à 12 Professor Willian. Com base no gráfico, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa CORRETA. 9º ano Química Tarefa 09 à 12 Professor Willian 01. Dois materiais sólidos, A e B, são aquecidos a uma velocidade de 10ºC.min 1. A figura a seguir representa o diagrama de aquecimento desses dois materiais.

Leia mais

QUÍMICA MÓDULO 13 REAÇÕES QUÍMICAS. Professor Edson Cruz

QUÍMICA MÓDULO 13 REAÇÕES QUÍMICAS. Professor Edson Cruz QUÍMICA Professor Edson Cruz MÓDULO 13 REAÇÕES QUÍMICAS REAÇÕES QUÍMICAS Os fenômenos químicos são também chamados de REAÇÕES QUÍMICAS. Dizemos, então, que: a) Na síntese da água, o gás hidrogênio reagiu

Leia mais

LEI DA CONSERVAÇÃO DE MASSAS E LEI DAS PORPORÇÕES CONSTANTES. Figura 1 - Reação química Fonte: Pressmaster/Shutterstock.com

LEI DA CONSERVAÇÃO DE MASSAS E LEI DAS PORPORÇÕES CONSTANTES. Figura 1 - Reação química Fonte: Pressmaster/Shutterstock.com LEI DA CONSERVAÇÃO DE MASSAS E LEI DAS PORPORÇÕES CONSTANTES Figura 1 - Reação química Fonte: Pressmaster/Shutterstock.com CONTEÚDOS Lei da Conservação das massas (lei de Lavoisier) Lei das Proporções

Leia mais

Reações químicas. Profe. Cristiane Rangel 8ª série Ciências

Reações químicas. Profe. Cristiane Rangel 8ª série Ciências Reações químicas Profe. Cristiane Rangel 8ª série Ciências Reações químicas As reações químicas não ocorrem apenas em laboratórios e indústrias, ocorrem também no dia a dia. Como se pode saber que uma

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA. Tendo em vista as propriedades coligativas dessas soluções, é CORRETO afirmar

PROVA DE QUÍMICA. Tendo em vista as propriedades coligativas dessas soluções, é CORRETO afirmar 17 PROVA DE QUÍMICA Q U E S T Ã O 2 6 Z e X são elementos químicos que apresentam respectivamente 2 e 6 elétrons no nível de valência. A fórmula química resultante da combinação entre átomos dos elementos

Leia mais

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 29 ESTEQUIOMETRIA: EXCESSO E LIMITANTE

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 29 ESTEQUIOMETRIA: EXCESSO E LIMITANTE QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 29 ESTEQUIOMETRIA: EXCESSO E LIMITANTE Como pode cair no enem (UFF) O cloreto de alumínio é um reagente muito utilizado em processos industriais que pode ser obtido por meio da

Leia mais

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA EXERCÍCIOS EXTRAS 2º TRIMESTRE 2016

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA EXERCÍCIOS EXTRAS 2º TRIMESTRE 2016 INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 1º Ano: C11 Nº Professor: Lúcia Nascimento COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

Vida e matéria. Aula de hoje

Vida e matéria. Aula de hoje Vida e matéria Aula de hoje Energia e matéria são constituintes essenciais do universo e dos seres vivos. A energia fornece força para manter as estruturas juntas ou separadas, e mover as coisas de um

Leia mais

ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA

ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 9º TURMA(S):

Leia mais

Ficha Informativa n.º 2 Tipos de Reações Químicas

Ficha Informativa n.º 2 Tipos de Reações Químicas FÍSICO-QUÍMICA 8º ANO DE ESCOLARIDADE Ficha Informativa n.º 2 Tipos de Reações Químicas Nome: Data: / /20 INTRODUÇÃO TEÓRICA Reações Químicas Nas reações químicas, uma ou várias substâncias iniciais (reagentes)

Leia mais

Lista de exercícios - Boco 2 - Aua 16 - Termoquímica (Energia de 1. (Ucs 2016 O 1,2-dicoroetano ocupa posição de destaque na indústria química americana. Trata-se de um íquido oeoso e incoor, de odor forte,

Leia mais

Num determinado jogo de fichas, os valores

Num determinado jogo de fichas, os valores A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Potências e raízes Para pensar Num determinado jogo de fichas, os vaores dessas fichas são os seguintes: 1 ficha vermeha vae 5 azuis; 1 ficha azu vae 5 brancas;

Leia mais

Símbolos e fórmulas químicas

Símbolos e fórmulas químicas Desde sempre o homem tenta comunicar com símbolos. As letras das palavras escritas constituem uma linguagem simbólica. O maior problema é que não é UNIVERSAL. Então os químicos usam uma simbologia própria.

Leia mais

O círculo e o número p

O círculo e o número p A UA UL LA 45 O círcuo e o número p Para pensar O círcuo é uma figura geométrica bastante comum em nosso dia-a-dia. Observe à sua vota quantos objetos circuares estão presentes: nas moedas, nos discos,

Leia mais

Funções Químicas: Ácidos, bases, sais e óxidos

Funções Químicas: Ácidos, bases, sais e óxidos Funções Químicas: Ácidos, bases, sais e óxidos Funções Químicas Grupo de substâncias compostas que possuem propriedades químicas semelhantes; As funções químicas são divididas de acordo com a divisão clássica

Leia mais

Reações Químicas. Profº André Montillo

Reações Químicas. Profº André Montillo Reações Químicas Profº André Montillo www.montillo.com.br Definição: É o processo no qual 1 ou mais substâncias (regentes) se transformam em 1 ou mais substâncias novas (produtos). Estão presentes em todos

Leia mais

Conteúdo 28/03/2017. Equações Químicas e Estequiometria, Balanceamento de Equações Químicas, Relação de Massa em Equações Químicas,

Conteúdo 28/03/2017. Equações Químicas e Estequiometria, Balanceamento de Equações Químicas, Relação de Massa em Equações Químicas, Química Geral I Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks Conteúdo 28/03/2017 Equações Químicas e Estequiometria, Balanceamento de Equações Químicas, Relação de Massa em Equações Químicas, Química

Leia mais

QUÍMICA MÓDULO 20 CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO. Professor Edson Cruz

QUÍMICA MÓDULO 20 CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO. Professor Edson Cruz QUÍMICA Professor Edson Cruz MÓDULO 20 CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO INTRODUÇÃO Agora que já sabemos os pré-requisitos para o entendimento do cálculo estequiométrico, podemos defini-lo como "o método matemático

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL Professor: Cassio Pacheco Aluno (a) Disciplia Química 1 Ano LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1-. Assinale a alternativa onde você encontra somente substâncias compostas: a) H 2, P 4, H 2 O, O 2 b)

Leia mais

QUÍMICA FUNÇÕES INORGÂNICAS ÓXIDOS. Professor: Rafael Odorico

QUÍMICA FUNÇÕES INORGÂNICAS ÓXIDOS. Professor: Rafael Odorico QUÍMICA FUNÇÕES INORGÂNICAS ÓXIDOS FUNÇÕES QUÍMICAS Algumas substâncias químicas com propriedades semelhantes foram agrupadas em funções químicas. Função Química conjunto de compostos com propriedades

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre - 2018 Disciplina: Química Série: 2ª série do Ensino Médio Professor(a): Paola Araújo Objetivo: Recuperar o conteúdo referente ao 1º trimestre, mesclando conteúdos

Leia mais

LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS

LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS Prof. gamenon Roberto LEIS DS REÇÕES QUÍMICS www.agamenonquimica.com 1 LEIS DS REÇÕES QUÍMICS LEI D CONSERVÇÃO DS MSSS ou LVOISIER 01) (FCMSC-SP) frase: Do nada, nada; em nada, nada pode transformar-se

Leia mais

QUÍMICA. A Ciência Central 9ª Edição. Capítulo 3 Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas. Prof. Kleber Bergamaski.

QUÍMICA. A Ciência Central 9ª Edição. Capítulo 3 Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas. Prof. Kleber Bergamaski. QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 3 Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas Prof. Kleber Bergamaski Equações químicas 1789, lei da conservação da massa A massa total de uma

Leia mais

Lista de Exercícios. Química Inorgânica: Óxidos. Professor Anderson Dino

Lista de Exercícios. Química Inorgânica: Óxidos. Professor Anderson Dino Lista de Exercícios Química Inorgânica: Óxidos Professor Anderson Dino www.aulasdequimica.com.br O óxido é um composto químico binário formado por átomos de oxigênio com outro elemento em que o oxigênio

Leia mais

3. À molécula de água, H2O, pode-se adicionar o próton H +, produzindo o íon hidrônio

3. À molécula de água, H2O, pode-se adicionar o próton H +, produzindo o íon hidrônio 1. O elemento A possui número atômico igual a 6, enquanto o elemento B possui número atômico igual a 8. A molécula que representa corretamente o composto formado por esses dois elementos é: a) AB b) BA

Leia mais

substância. químico (Q). c) Atração de uma agulha por um ímã. ( ) 2. Escrever uma equação química para a reação

substância. químico (Q). c) Atração de uma agulha por um ímã. ( ) 2. Escrever uma equação química para a reação MOGI MIRIM Trabalho de Recuperação Final de Química Profº: Wardê Nome: 1ª Série EM Valor: 1º Trimestre 2011 Pré-vestibular Ensino Médio Ensino Fundamental Educação Infantil Nº: 1 1. Dado o sistema esquematizado

Leia mais