UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia"

Transcrição

1 PLANO DE ENSINO Etapa Unidade Universitária Curso Interdisciplinar Disciplina Antropologia da Religião Código da Disciplina ENEX00543 Carga horária 34 h/a S Etapa Ementa Estudo do conceito de antropologia da religião, dos seus principais teóricos e principais abordagens, tais como: a religião como sistema simbólico, a religião e a linguística e a emergência do sagrado na sociedade pós-moderna. Objetivos Familiarizar os (as) alunos (as) nas discussões teóricas da antropologia da religião; fornecer referenciais para uma percepção antropológica da religião; desenvolver ferramentas para a análise e compreensão de sistemas religiosos e sua relação com a cultura e os processos identitários e étnicos. Conhecer fundamentos teóricos que permitam uma visualização do campo disciplinar e sua articulação com a. Permitir o desenvolvimento da formação básica do campo de conhecimento da antropologia da religião e seus instrumentais para análise do fenômeno religioso. Apreciar e interessar-se pelos fundamentos teóricos do campo disciplinar para desenvolver habilidade diante do exercício da alteridade. Metodologia Aulas expositivas (com o uso de recursos multimídia), vídeos (filmes e palestras), saídas a campo, debates em sala, leituras complementares. Critérios de Avaliação: Média = Avaliação(3) + Avaliação(1) + Avaliação(2) + Avaliação(4) 10 Conteúdo Programático 1: Breve familiarização com as principiais correntes teóricas que construíram a antropologia desde o século XIX 2. Principais Temas no Estudo Antropológico da Religião a) Espaço Sagrado nas Religiões b) Tempo sagrado nas Religiões c) Religião e Símbolos d) Religião e Ritos e) A oração como rito e mito f) religião e Magia g) Religião e curas mágicas 3. Religião no Brasil: questões e debates a) Visão panorâmica do campo religioso brasileiro b) Tendências atuais no campo religioso brasileiro 4. Contextualização: Evangelho e cultura BIBLIOGRAFIA BÁSICA: AMORESE, Rubem Martins. Celebração do Evangelho: uma abordagem cultural da comunicação na Igreja. Brasília: Sião, ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano a essência das religiões, São Paulo, Martins Fontes, NICHOLLS, Bruce J. Contextualização: uma teologia do evangelho e cultura. São Paulo: Vida Nova, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo, São Paulo, Perspectiva, DURKHEIM, Émile. As formas elementares de vida religiosa, São Paulo, Paulinas, ELIADE, Mircea. Tratado de História das Religiões. Martins Fontes, São Paulo, LIDÓRIO, Ronaldo. Comunicação Missionária comparando a cultura ocidental com a cosmovisão Komkomba. São Paulo: Junta de Missões Estrangeiras IPB, RIBEIRO, Lidice Meyer Pinto. Protestantismo Rural Magia e Religião Convivendo pela Fé. São Paulo: Ed. Reflexão, 2014.

2 Linguístico Exegese do Novo Testamento Código da ENEX h/a 4º Ementa: Introdução ao estudo da exegese do Novo Testamento, relacionando conceitos, métodos e as principais escolas da exegese contemporânea. Desenvolvimento de um método exegético relacionando os contextos linguísticos, literários, históricos e teológicos do texto na língua original. Capacitar o estudante a ler os textos do NT corretamente; avaliar a fidelidade das traduções; e analisar os comentários bíblicos, fazendo sua própria opção de maneira crítica. O estudante deve ser sabedor das limitações da literatura exegética brasileira e buscar seriedade e excelência em seus fazeres. Preparação de uma exegese passo a passo. Aplicação das habilidades alcançadas em outras disciplinas correlatas. Honestidade; o exegeta não é senhor do texto bíblico, mas seu ouvinte/leitor respeitoso. Conteúdo Programático: Breve história da abordagem linguística do texto Os caminhos da exegese do NT breve análise das escolas críticas, exegese histórico-crítica, definições e problemas as vantagens da exegese histórico-gramatical. Introdução à Crítica Textual do NT Alta e Baixa Crítica o Texto Majoritário, Receptus e Crítico do NT versões antigas Metodologia da exegese bíblica os passos para uma análise exegética do texto do NT Definição da perícope Análise Léxica do grego neotestamentário Análise Sintática do grego neotestamentário Análise Contextual Análise Histórica Análise Literária do grego neotestamentário Análise Analógica (Paralelos) Análise Teológica Aplicação Metodologia: Aulas expositivas, exemplos exegéticos, relatório de leituras que complementem o ensino em sala. Critérios de Avaliação: 3 Provas dissertativas - conteúdo do livro texto e aulas ministradas - sem consulta 1 análise individual de perícope sorteada pelo professor Bibliografia Básica: BUZZETI, Carlo; GHIDELLI, Carlo. Ler a Bíblia por etapas. São Paulo: Paulinas, EGGER, W. Metodologia para o Novo Testamento. São Paulo: Loyola, WEGNER, Uwe. Manual de metodologia exegética do Novo Testamento. São Leopoldo: Sinodal, STUART, D.; FEE, G. Manual de exegese bíblica: Antigo e Novo Testamentos. São Paulo: Vida Nova, livro texto Bibliografia Complementar: FEE, G.; STUART, D. Entendes o que lês? 2 ed. São Paulo: Vida Nova, GOMES, P. S.; OLIVETTI, O. Novo Testamento interlinear analítico grego-português. São Paulo: Cultura Cristã, GONZÁLEZ, J.; ECHEGARAY, J. et alii. A Bíblia e seu contexto. São Paulo: Ave-Maria, SILVA, Cássio M. D. Metodologia de exegese bíblica. São Paulo: Paulinas, STENGER, Werner. Los métodos de la exegesis bíblica. Barcelona: Herder, 1990.

3 Bacharelado em Filosofia da Religião 36 h/a Filosófico Código da ENEX00629 Ementa: Estudo de textos clássicos da filosofia da religião no Ocidente escritos durante o período moderno, para prover a reflexão em conceitos chaves da filosofia e da religião e relação com a metafísica. a) Analisar as questões centrais que envolvem a religião. b) Identificar as principais características do pensamento religioso. c) Possibilitar ao aluno o entendimento da religião na modernidade. Conhecer os aspectos os principais pensadores que analisam o fenômeno da religião. Utilizar estes conceitos dos filósofos para uma maior compreensão da religião e os aspectos que envolvem a sua existência Instrumentalizar o aluno para uma analise mais critica do fenômeno religioso. Conteúdo Programático: 1. Filosofia da Religião. 2. A questão da existência de Deus 3. O problema de Mal 4. Paul Ricouer e o Discurso Religioso 5. Rudolf Otto e o Sagrado 6. Willian James e a experiência religiosa 7. Religião e racionalidade: Descartes, Kant e Hegel 8. Kant e Hegel: A Racionalidade Moderna e a Religião. 9. Religião e Modernidade 10. Religião e Existencialismo: Jaques Maritain, Karl Jaspers, Heidegger, Merleau Ponty 11. Religião e Alienação: Feurbach 12. Religião e Fenomenologia: Hurssel 13. Religião e Morte de Deus: Nietzsche e Bonhoeffer 14. Religião e Filosofia Critica: Theodor Adorno e Habermas 15. Religião e Pósmodernidade Metodologia: Aulas expositivas abordando as unidades do conteúdo programa Discussão e problematização das temáticas que envolvem a religião Trabalhos escritos em obras indicadas Apresentação de vídeos envolvendo a temática de religião.. Critério de Avaliação: 2 provas dissertativas e resenha do livro O Cristianismo é bom para o Mundo Douglas Wilson e Christopher Hitchens. Bibliografia Básica: PENZO, Georgio. Religião na filosofia do século XX. São Paulo: Loyola, ROCHA, Alessandro Rodrigues. Uma introdução à filosofia da religião. São Paulo: Vida, ZILLES, Urbano. Filosofia da religião. São Paulo: Paulus, Bibliografia Complementar: ALLEN, Diogenes, Filosofia para entender teologia. São Paulo: Paulus, DEBRAY, Régis. Deus: um itinerário. São Paulo: Companhia das Letras, LONERGAN, Bernard. Insight. São Paulo: É, GOUVÊA, Ricardo Q. A palavra e o silêncio. São Paulo: Fonte, QUEIRUGA, Andrés Torres. Fim do cristianismo pré-moderno. São Paulo: Paulus, 2003.

4 Histórico Cultural Disciplina História do Cristianismo II Código da Disciplina ENEX00670 Carga horária 30 horas/aulas Etapa 4º T Ementa Estudo da história da igreja, contemplando o movimento cristão do início do período medieval (época de Agostinho) à Reforma Religiosa do século XVI. Ao final do curso o educando deverá adquirir as seguintes habilidades: 1) Identificar diferenças entre o protes-tantismo e o catolicismo; 2) Analisar a relação entre o protes-tantismo e a modernidade; 3) Reconhecer os principais líderes reformadores; 4) Descrever os principais aspectos teológicos da Reforma. 1) Demonstrar as diferenças entre protestantismo e o catolicismo; 2) Elaborar a relação entre o protestantismo e a modernidade; 3) Compor um painel das teologias protestantes. 1) Ponderar as diferenças entre o protestantismo e o catolicismo; 2) Perceber a importância da relação entre o protestantismo e a modernidade para hoje; 3) Respeitar as diferentes formas do cristianismo. Metodologia Aulas expositivas dialogadas dirigidas pelo professor, recursos audio-visuais como mapas, filmes e internet; trabalhos individuais e em grupo. Critério de Avaliação: Serão realizadas duas (2) avaliações intermediárias, com peso igual; a nota será a média aritmética simples das duas. Haverá apresentação voluntária de trabalho valendo acréscimo na nota mais baixa. Nas avaliações escritas haverá perda de 0,1 ponto para cada erro da língua formal escrita. Conforme resolução da UPM os alunos terão direito a realizar uma prova para substituir uma nota baixa ou uma prova que perdeu. De acordo com a Resolução 29/2013, o aluno ou a aluna será considerado aprovado: I independentemente da avaliação final escrita, o aluno que obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,5, correspondente à média das avaliações intermediárias realizadas durante o semestre letivo; II mediante avaliação final, necessariamente escrita, o aluno que obtiver nota igual ou superior a 6,0, correspondente à média aritmética simples da nota de aproveitamento do semestre letivo e da avaliação final. Bibliografia Básica GONZALEZ. Justo. Uma História Ilustrada do Cristianismo. Vol. 1 e 2. ed. rev. São Paulo: Vida Nova, ISBN KLEIN, Carlos Jeremias. Curso de História da Igreja. São Paulo: Fonte Editorial, ISBN DREHER, Martin N. História do Povo de Jesus: uma leitura latino-americana. São Leopoldo, Sinodal, ISBN Bibliografia Complementar BETTENSON, Henry. Documentos da Igreja Cristã. São Paulo: ASTE/Simpósio, CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos. 2 ed. São Paulo: Vida Nova, 2008 CLOUSE, Robert G.; PIERARD, Richard V.; YAMAUCHI, Edwin M. Dois reinos: a igreja e a cultura interagindo ao longo dos séculos. São Paulo: Editora Cultura Cristã, BEZA, Theodoro de. A vida e a morte de João Calvino. Trad. Waldyr Carvalho Luz. Campinas (SP): LPC, FEBVRE, Lucien. Martinho Lutero, um destino.trad.: Dorothée de Bruchard. São Paulo: Três Estrelas, Conteúdo Programático Os Pré-Reformadores / Aspectos do Mundo Contemporâneo da Reforma Protestante As 95 teses de Lutero; A Reforma na Alemanha A Reforma na Suíça: Zuínglio, vida, pensamento e obra A Reforma na Grã Bretanha: Thomas Cranmer, Henrique VIII, o desejo de Reforma A Reforma na França: os huguenotes; o massacre da Noite de São Bartolomeu A Reforma nos Países Baixos e Espanha: relação entre religião e política A Reforma calvinista: Calvino: aspectos biográficos / ênfases teológicas / influência no mundo A Reforma radical: anabatistas em Zurique e na Alemanha / Grupos radicais ingleses A Reforma católica: Espanha: Isabel e Cisneros / Concílio de Trento e a Contrarreforma

5 : Teológico Panorama do Novo Testamento Código da ENEX01363 ( X ) Teórica 68 h/a ( ) Prática Ementa: Estudo do Novo Testamento quanto às questões de autoria, data, contexto, recepção, conteúdo e transmissão do texto bíblico, estabelecendo relação entre o cânon e a história bíblica. Oferecer uma visão geral de todo e cada livro do N T. Investigar seus diversos aspectos extra e intratextuais. Promover o crescimento acadêmico e religioso a partir da mensagem central dos Escritos Sagrados evidenciado no NT. Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Analisar, refletir sobre as origens e organização dos textos do novo testamento; Compreender o NT como espaço de formação e expansão da Igreja; Entender os estilos literários, épocas, relação histórico cultural para contribuir participativos e as condições para que os mesmos sejam mais efetivos. Discutir sobre as origens e formação da Igreja com ideias, e concepções fundamentas em farta documentação; Debater e propor ações que promovam o fortalecimento e a promoção do Reino de Deus amparado em informações Neo testamentarias; Elaborar sínteses dos conteúdos do NT para apresentação de estudos e sermões de forma clara e sistematizada. Sensibilizar-se em relação NT enquanto seu objeto do conhecimento e ação; Comprometer-se, em submeter a altivez do conhecimento ao Autor do Texto Sagrado em relação de respeito; Conscientizar-se da importância do teólogo para Igreja e Sociedade; Conteúdo Programático: Apresentação da formação, conteúdo, épocas, lugar, contextos e estrutura dos livros do NT, evidenciando origem, autores, seu personagem central, Jesus Cristo, vida, obra e mensagem no ambiente de uma nova mentalidade, sobretudo religiosa. Metodologia: Aulas expositivas, exemplos exegéticos, relatório de leituras que complementem o ensino em sala. Critérios de Avaliação: Critério de Avaliação: Presença nas demandas da sala Participação nas discussões. Colaboração em pesquisas e elaboração de textos. 2 Provas intermediárias. P1 Peso 1 e P2 Peso 1: 2 = MP 7.5 (>) Oportunidade de prova Substitutiva = MP 7.5 (>) Avaliação Final - Peso 2 (PAF) = M 6 (>) Bibliografia Básica: BULL, Klaus-Michael. Panorama do Novo Testamento: história, contexto, teologia. São Leopoldo: Sinodal, GUNDRY. Robert H. Panorama do Novo Testamento. Edições Vida Nova, MARGUERAT, Daniel (org.). Novo Testamento: história, escritura e teologia. São Paulo: Loyola, Bibliografia Complementar: BARRERA, Julio T. A Bíblia judaica e a Bíblia cristã: introdução à história da Bíblia. Petrópolis: Vozes, BROWN, Raymond E. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Paulinas, BRUCE, F. F. O Cânon das Escrituras: como os livros da Bíblia vieram a ser reconhecidos como Escrituras Sagradas? São Paulo: Hagnos, BULL, Klaus-Michael. Panorama do Novo Testamento: história, contexto, teologia. São Leopoldo: Sinodal, GUNDRY, Robert H. Panorama do novo testamento. 2. ed. São Paulo: Vida Nova, LAWRENCE, Paul. Atlas Histórico e Geográfico da Bíblia. Trad. Suzana Klassen e Vanderlei Ortigoza. Sociedade Bíblica do Brasil, Barueri, São Paulo. STEGEMANN, Edward W.; STEGEMANN, Wolfgang. História social do protocristianismo: os primórdios no judaísmo e as comunidades de Cristo no mundo mediterrâneo. São Paulo: Paulus, TENNEY. Merril C. Novo Testamento sua origem e análise, O. Edições Vida Nova, São Paulo-SP

6 Bacharel em Histórico-cultural Patrística Código da ENEX h/a Ementa: Estudo da função da igreja cristã no período histórico da era patrística e da reflexão do ensino no Novo Testamento na prática de Agostinho de Hipona e dos pais apostólicos. Familiarizar o aluno com os principais pensadores, temas e escolas da teologia cristã ao longo da história. Conhecer a linha histórica, personagens e evolução do pensamento cristão, da patrística até a contemporaneidade. Identificar as principais escolas e sua influência na teologia, articulando seus principais temas com os desafios do contexto histórico. Compreender e valorizar os conhecimentos de história como instrumento de interação e diálogo com os desafios da atualidade. Conteúdo Programático 1. Definição e campo; 2. Breve recapitulação de História do Pensamento I; 3. O declínio do pensamento Medieval; 4. Renascentismo; 5. Reforma e Modernidade; 6. A Reação Católica Romana; 7. O Liberalismo; 8. Os Evangélicos e a Nova Ortodoxia; 9. Existencialismo e Pentecostalismo; 10. da Libertação e Feminina. Metodologia: Aulas expositivas, seminários, discussão de textos e exibição de filmes. Critérios de avaliação: Resumo (0-10; p=3); Análise de filme (0-10; p=2); PAFE (0-10; p=5). Bibliografia Básica ALTERNER, Berthold; STUIBER Alfred. Patrologia. 2 ed. São Paulo: Paulus, DROBNER, Hubertus. Manual de patrologia. Petrópolis: Vozes, HAMMAN, Adalbert G. Para ler os padres da igreja. 2 ed. São Paulo: Paulus, Bibliografia Complementar AGOSTINHO. A cidade de Deus. 2 ed. 2 v. Petrópolis: Vozes, AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Abril Cultural, AMBRÓSIO DE MILÃO. Explicação do símbolo. São Paulo: Paulus, IRINEU. Irineu de Lião. São Paulo: Paulus, SPINELLI, Miguel. Helenização e recriação de sentidos: a filosofia na época da expansão do cristianismo, séculos II, III, e IV. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.

7 Bacharelado em : Sociopolítico Psicologia Código: ENEX00781 ( x ) Teórica 34 horas/aulas ( ) Prática Ementa:Compreender o conceito de psicologia. Analisar a evolução histórica da psicologia e os métodos de pesquisa em psicologia. Avaliar os clássicos e os contemporâneos da psicologia: as psicologias e a neurociencia. Inteligências múltiplas e inteligência emcional. Entender os campos de aplicação da psicologia: memória, inteligencia, percepção. desenvolvimento humano, saúde mental, sexualidade, afetividade, família, grupos, organizações e instituições, religião etc. Ideitifcar as psicoterapias e o aconselhamento psicologico. Ao final do curso o educando deverá adquirir as seguintes habilidades: a) Conhecer a Psicologia e seus campos de aplicação; b) identificar as teorias clássicas e contemporâneas da Psicologia. c) compreender o comportamento humano a fim de preveni-lo e até modifica lo. d). Avaliar as relações e o diálogo entre psicologia e a Reformada. Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Conhecer os fundamentos teóricos que permitam a compreensão do comportamento humano para tomadas de decisões em psicologia, religião e saúde frente às demandas das comunidades, grupos e instituições sociais e religiosas. Observar o comportamento humano em suas potencialidades, aptidões, habilidades e limitações para o desenvolvimento do sujeito e da comunidade. Desenvolver o respeito absoluto a dignidade da pessoa humana em relações as suas crenças, valores e ideologias. Conteúdo Programático: Conceito de psicologia, evolução histórica da psicologia, métodos de pesquisas. Os clássicos da psicologia: Sigmund Freud e a psicanálise. Os clássicos da psicologia: Carl Gustav Jung e a Psicologia Analítica. Os clássicos da psicologia: J. B. Watson e o behaviorismo. Os clássicos da psicologia: Victor Frankl e a psicologia fenomenológica existencial. Os contemporâneos da psicologia: a neurociência: Inteligências múltiplas e inteligência emcional. Campos de aplicação da psicologia: desenvolvimento humano, saúde mental, sexualidade, afetividade, família, grupos, organizações e instituições, religião etc. As psicoterapias e o aconselhamento psicológico. Psicologia e teologia reformada: um diálogo. Metodologia A metodologia será desenvolvida para otimizar as habilidades dos alunos através de multimeios e novas tecnologias em aulas visando a leitura e interpretação de textos, seminários, discussão de vídeos, filmes, observação do comportamento religioso, participação em eventos, atividades complementares, participação em grupos de pesquisas etc. Critérios de avaliação A avaliação deverá mensurar quanto dos objetivos propostos foram atingidos pelo educando por meio dos seguintes instrumentos: a) leitura e resenha de duas obras ou capítulos de livros de Psicologia b) Participação em Seminários de Psicologia. c) Prova. d) Participação nas atividades de aula. Serão realizadas três avaliações! As avaliações serão realizadas de acordo com as normas apropriadas da UPM. Serão realizadas três avaliações no semestre letivo. Bibliografia Básica BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias. São Paulo: Editora Saraiva, GOLEMAN, Daniel, Inteligência emocional. A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. São Paulo: Objetiva, AGOSTINHO, Santo. Confissões. São Paulo: Paulus, 1997.

8 Bibliografia Complementar BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologia Fácil. São Paulo, Editora Saraiva, DALGALARRONDO, P. Psicologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, FENICHE, Otto. Teoria Psicanalítica das Neuroses. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu, FOWLER, James W. Estágios da fé. São Leopoldo, Sinodal, FORTINO, Carla, O livro da psicologia. São Paulo, Globo, SCHULTZ, Duane p.; SCHULTZ, Sydney Ellen. História da Psicologia Moderna. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

9 Unidade Universitária Curso Disciplina Sistemática IV Carga horária Sistemática Código da Disciplina ENEX01443 Etapa 60h/a Ementa Estuda a doutrina bíblica da Igreja. Aborda temas como a natureza, marcas da igreja, formas de governo e os meios de graça. Trata também da escatologia individual e geral, tratando de temas como a natureza escatológica da mensagem bíblica, a morte, imortalidade, segunda vinda de Cristo, milênio, ressurreição, juízo final e estado eterno. Objetivos Desenvolver uma perspectiva teológica sobre a igreja e a relação entre Deus e a história humana, levando em contas implicações e aplicações práticas. Saber definir a natureza da igreja e sua missão. Conhecer posições cristãs diferentes sobre governo da igreja e sacramentos. Compreender e comparar posições quanto à consumação da história e suas implicações para a vida cristã. 1) Desenvolver uma compreensão básica dos diferentes métodos e abordagens de estudo das Escrituras, com uma apreciação crítica dos mesmos, de maneira a poder compreender e discutir adequadamente os conteúdos abordados. Conteúdo programático 1.Eclesiologia a. Princípios hermenêuticos e conceitos fundamentais b. Natureza e missão da igreja c. Governo eclesiástico e sacramentos d. Movimentos atuais 2.Escatologia a. Princípios hermenêuticos e conceitos fundamentais b. Escatologia Individual e comunitária c. Posições sobre questões escatológicas como milênio e arrebatamento Metodologia Palestras expositivas com utilização de multimídia. Leituras dirigidas, outras atividades. Estudos de caso, debates e resenhas. 1) Respeitar diferentes posições ao mesmo tempo em que defendemos nossas opiniões; 2) Buscar uma atitude de compreensão e diálogo; 3) Respeitar os procedimentos da interpretação e discussão acadêmica Critérios de avaliação Prova 1 (50%) + Prova 2 (50%). Bibliografia Básica BERKHOF, L. Sistemática. São Paulo: Cultura Cristã, BAVINCK, H. Dogmática Reformada. São Paulo: Cultura Cristã, 2012, 4v. HOEKEMA, A.A. A Bíblia e o futuro. São Paulo: Cultura Cristã, Bibliografia Complementar BANNERMAN, James. A Igreja de Cristo - Um tratado sobre a natureza, poderes, ordenanças, disciplina e governo da Igreja Cristã. Recife, PE.: Editora os Puritanos, CALVINO, João. As Institutas: edição especial com notas para estudo e pesquisa. São Paulo: Cultura Cristã, 2006, 4v. HENDRIKSEN, W. A Vida futura segundo a Bíblia. São Paulo: Cultura Cristã, HODGE, C. Sistemática. São Paulo: Hagnos, VÁRIOS. Avante, Soldados de Cristo: uma reafirmação bíblica da Igreja. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia PLANO DE ENSINO TEOLOGIA 4ª ETAPA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia PLANO DE ENSINO TEOLOGIA 4ª ETAPA Unidade Universitária Curso Teologia PLANO DE ENSINO TEOLOGIA ETAPA Sociopolítico Disciplina Antropologia da Religião Código da Disciplina ENEX00543 Carga horária 34 h/a Ementa Estudo do conceito de antropologia

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA Unidade Universitária Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) Curso Bacharel em Teologia Disciplina HISTÓRIA DO CRISTIANISMO IV Professor(es) Silas Luiz de Souza Carga horária Código da Disciplina

Leia mais

Sumário detalhado 1. A Reforma: uma introdução O cristianismo no final da Idade Média O humanismo e a Reforma...54

Sumário detalhado 1. A Reforma: uma introdução O cristianismo no final da Idade Média O humanismo e a Reforma...54 Sumário Sumário detalhado...4 Prefácio à quarta edição... 11 Como usar este livro... 14 1. A Reforma: uma introdução... 17 2. O cristianismo no final da Idade Média... 41 3. O humanismo e a Reforma...

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS Cultura Religiosa EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) DE TEOLOGIA Visão global do fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano e da sociedade, através

Leia mais

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es):

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es): FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa s Estudos

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia PLANO DE ENSINO. Teologia 5ª Etapa

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia PLANO DE ENSINO. Teologia 5ª Etapa Unidade Universitária PLANO DE ENSINO Teologia 5ª Etapa Curso Teologia Núcleo Temático Teologia Sistemática Disciplina Estudo Comparado de Confissões Código da Disciplina ENEX00615 Carga horária ( x )

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. Filosofia e Religião Eixo Teológico - ET

MATRIZ CURRICULAR. Filosofia e Religião Eixo Teológico - ET MATRIZ CURRICULAR Eixo Teológico - ET Este Eixo contempla as disciplinas que caracterizam a identidade teológica e preparam o aluno para a reflexão e o diálogo com as diferentes teologias nas diferentes

Leia mais

Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO I I Semestre de Professor: José Martins Júnior. Quartas-feiras. (11) (Whatsapp)

Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO I I Semestre de Professor: José Martins Júnior. Quartas-feiras. (11) (Whatsapp) Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 Professor: José Martins Júnior Quartas-feiras (11) 9.8383-5316 (Whatsapp) pastorjunioropbb2815@gmail.com www.reflexoes-e-flexoes.blogspot.com.br

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Comunicação e Letras Curso: Jornalismo Disciplina: Psicologia Professor(es): Nora Rosa Rabinovich Carga horária: 25,5h Ementa: (x) Teórica ( ) Prática Núcleo Temático:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia. PLANO DE ENSINO Teologia - 5ª ETAPA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia. PLANO DE ENSINO Teologia - 5ª ETAPA PLANO DE ENSINO Teologia - 5ª ETAPA Unidade Universitária Curso Bacharel em Teologia Núcleo Temático Histórico-cultural Disciplina História do Cristianismo III Código da Disciplina ENEX00671 Professor:

Leia mais

Introdução ao Novo Testamento I

Introdução ao Novo Testamento I Introdução ao Novo Testamento I I.EMENTA Aspectos introdutórios do Novo Testamento: canonicidade, formação e estudo científico. A nomenclatura Novo Testamento e outras. Introdução Geral e Específica. O

Leia mais

Utilização do Nestle-Aland Novum Testamentum Graece (NA 27 )

Utilização do Nestle-Aland Novum Testamentum Graece (NA 27 ) Utilização do Nestle-Aland Novum Testamentum Graece (NA 27 ) Edson de Faria Francisco. São Bernardo do Campo, março de 2014. A Nestle-Aland Novum Testamentum Graece, 27ª edição (NA 27 ) (Stuttgart, 1993),

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE FILOSOFIA Currículo Novo (a partir de 2010/1) NÍVEL I HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA Reflexão acerca da transição do pensamento mítico ao filosófico. Estudo de problemas, conceitos e

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: Centro de Comunicação e Letras Curso: Publicidade e Propaganda Disciplina: PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR I Professor(es): NORA ROSA RABINOVICH Carga horária: 34 h/a. (25,5 h). Ementa:

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO. LINHA DE PESQUISA: Religião e Sociedade na Literatura Sagrada

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO. LINHA DE PESQUISA: Religião e Sociedade na Literatura Sagrada PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO LINHA DE PESQUISA: Religião e Sociedade na Literatura Sagrada DISCIPLINA: Métodos e Interpretação de Textos Sagrados

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Teologia - 6ª Etapa

PLANO DE ENSINO. Teologia - 6ª Etapa Disciplina: Capelania Carga Horária Aulas Semanais: 2 PLANO DE ENSINO - 6ª Etapa Núcleo Temático: Pastoral Código da Disciplina: EXEX00563 Etapa: 6ª. ( 2 ) Teóricas ( ) Práticas Ementa: Conceito de Capelania.

Leia mais

PLANO DE CURSO. Código: FIS09 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito: Período: IV Ano:

PLANO DE CURSO. Código: FIS09 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito: Período: IV Ano: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Educação Física na Infância Professor: Gilson Pereira Souza E-mail: professorgilsonpereira@gmail.com Código:

Leia mais

SEMINÁRIO BATISTA DE TEOLOGIA

SEMINÁRIO BATISTA DE TEOLOGIA SEMINÁRIO BATISTA DE TEOLOGIA Rua Ursulina D'Angelo nº 23 - Itaquera - São Paulo - SP - CEP 08210-490. PLANO DA DISCIPLINA Disciplina: História Eclesiástica I Carga Horária 40 horas Professor: Haroldo

Leia mais

Curso de PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 DE GÊNESIS A ESTER. Professor: José Martins Júnior. (11) (Whatsapp Telegram)

Curso de PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 DE GÊNESIS A ESTER. Professor: José Martins Júnior. (11) (Whatsapp Telegram) Curso de PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 DE GÊNESIS A ESTER Professor: José Martins Júnior (11) 9.8383-5316 (Whatsapp Telegram) Email: pastorjunioropbb2815@gmail.com Blog: www.reflexoes-e-flexoes.blogspot.com.br

Leia mais

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO Índice Siglas e abreviaturas 6 Introdução 7 PARTE 1 - A PALAVRA INSPIRADA CAPÍTULO I - NATUREZA DA INSPIRAÇÃO BÍBLICA 12 1. A inspiração bíblica no limiar do Vaticano II 13 1.1. Deus, autor principal,

Leia mais

PLANO DE CURSO. Tópico 1- A constituição da ciência psicológica e suas bases epistemológicas:

PLANO DE CURSO. Tópico 1- A constituição da ciência psicológica e suas bases epistemológicas: 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos Epistemológicos e Históricos da Psicologia Professor: Elisângela Lima Araújo Código: PSI00 Carga Horária:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia PLANO DE ENSINO FILOSOFIA 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia PLANO DE ENSINO FILOSOFIA 1ª ETAPA Curso / Núcleo Temático: Teologia /Núcleo de Ética e Cidadania (NEC) PLANO DE ENSINO FILOSOFIA 1ª ETAPA Ética e Cidadania I Professor (es): DRT: Etapa: 1ª. 2h/aulas semanais Semestre Letivo: 2º/2014 Estudo

Leia mais

A avaliação constará de três avaliações escritas, individuais (duas intermediárias e a prova final) e um trabalho em grupo:

A avaliação constará de três avaliações escritas, individuais (duas intermediárias e a prova final) e um trabalho em grupo: Unidade Universitária CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - 040 Curso Psicologia Disciplina História da Psicologia Professores: João Garção DRT 110568-2 Marcos Vinícius de Araújo - DRT 110930-4 Sonia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Administração Semestre: 2012.1 Turma: 03316 Disciplina:

Leia mais

Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO II II Semestre de 2016 DE ATOS A APOCALIPSE. Professor: José Martins Júnior. (11) (Whatsapp Telegram)

Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO II II Semestre de 2016 DE ATOS A APOCALIPSE. Professor: José Martins Júnior. (11) (Whatsapp Telegram) Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO II II Semestre de 2016 DE ATOS A APOCALIPSE Professor: José Martins Júnior (11) 9.8383-5316 (Whatsapp Telegram) Email: pastorjunioropbb2815@gmail.com Blog: www.reflexoes-e-flexoes.blogspot.com.br

Leia mais

JUSTIFICATIVA. OBJETIVOS Gerais: Capacitar expositores da Bíblia a utilizá-la de forma teológica e metodologicamente fundam Específicos:

JUSTIFICATIVA. OBJETIVOS Gerais: Capacitar expositores da Bíblia a utilizá-la de forma teológica e metodologicamente fundam Específicos: JUSTIFICATIVA A Bíblia é a fonte primeira da teologia cristã, de onde os mais diversos grupos do cristianismo retiram OBJETIVOS Gerais: Capacitar expositores da Bíblia a utilizá-la de forma teológica e

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia Código: DIR-112 Pré-requisito: Filosofia Geral Período Letivo: 2013.1 Professor:

Leia mais

Plano de Ensino. Seriação ideal 1

Plano de Ensino. Seriação ideal 1 Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003208 - Filosofia Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências Humanas

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA MATRIZ CURRICULAR Macapá 2011 FATECH FACULDE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS 1 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PERFIL DE FORMAÇÃO A representação gráfica do perfil

Leia mais

Ser e estar na igreja

Ser e estar na igreja Ser e estar na igreja Segundo a Revista Época de 25 de maio de 2009 estima-se que em 2020 50% da população brasileira poderá ser evangélica. E se a previsão se cumprir, o aumento no número de fiéis ajudará

Leia mais

Carga horária total: 04 Prática: 04 Teórico Prática: Semestre Letivo 1º/2012 Ementa

Carga horária total: 04 Prática: 04 Teórico Prática: Semestre Letivo 1º/2012 Ementa Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicopatologia Psicodinâmica Professor(es) e DRTs Fernando Genaro Junior 114071-3 Sandra Fernandes de Amorim

Leia mais

Fone: (19) Site: Roseli V. Zenaro Eitutis EMENTA OBJETIVOS

Fone: (19) Site:  Roseli V. Zenaro Eitutis EMENTA OBJETIVOS Disciplina PSICOLOGIA Curso Bacharel em Teologia Área Cultura Geral Créditos / carga horária 04 créditos / 64 horas Semestre de alocação 3º semestre 2017 Professora Roseli V. Zenaro Eitutis EMENTA Introdução

Leia mais

Metas/Objetivos Descritores de Desempenho/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação

Metas/Objetivos Descritores de Desempenho/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação Domínio Religião e experiência religiosa Cultura cristã e visão cristã da vida Ética e moral cristã DEPARTAMENTO DE PASTORAL DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA PLANIFICAÇÃO DE 5º ANO Calendarização:

Leia mais

Escola Ryle de Teologia. Grade Curricular 1º Ano

Escola Ryle de Teologia. Grade Curricular 1º Ano Escola Ryle de Teologia Ensinando o poder do evangelho de Cristo Grade Curricular 1º Ano Introdução à Bíblia Como não se pode fazer teologia sem a Palavra de Deus, vamos dar início com esse tema. Este

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia do Direito Código: DIR-210 CH Total: 60 h Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2016.2 Turma:

Leia mais

Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte (Recife, 1982)

Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte (Recife, 1982) E 13 Disciplina: Introdução e Análise da Bíblia I Ementa: Abordando a Bíblia como objeto de Estudo; Os três principais campos de Estudos da Bíblia; O Antigo Testamento (Texto, Cânon e Literatura) e o Novo

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/UEFS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/UEFS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Componente Curricular: Filosofia Código: CTB - 110 CH Total: 60h Pré-requisito: Filosofia Geral Período Letivo: 2014. 2 Turma: 1º semestre Professor: Ana Paula dos Santos Lima

Leia mais

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã Objetivos da Disciplina Facilitar o estudo, compreensão e o uso adequado da Bíblia. Familiarizar o aluno com

Leia mais

Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS. Plano de Ensino

Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS. Plano de Ensino Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS Plano de Ensino Designação da Disciplina: Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência Domínio Específico ( X )

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Campus Avançado de Barracão do IFPR

PLANO DE ENSINO. Campus Avançado de Barracão do IFPR PLANO DE ENSINO Campus Avançado de Barracão do IFPR 1) Dados de Identificação Disciplina: Filosofia I. Carga horária (hora aula): 40 horas. Carga horária semanal: 1 hora/aula. Ano: 2017. Curso: Ensino

Leia mais

FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA

FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA Grade e Corpo Docente Informações Sobre o Curso de Graduação em Teologia Bacharelado Presencial, conforme disposto na Lei Nº. 13.168, de 06 de Outubro de 2015. I - ANO DE OFERTA

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Períodos Históricos da Filosofia Filosofia Grega ou Antiga (Séc. VI a.c. ao VI d.c.) Filosofia Patrística (Séc. I ao VII) Filosofia

Leia mais

Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Semana. Tipo de aula UNIDADE I.

Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Semana. Tipo de aula UNIDADE I. PLANO DE CURSO DISCIPLINA: PSICOLOGIA JURÍDICA (CÓD. ENEX 60134) ETAPA: 7ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas 6.1. Bibliografia do autor GESCHÉ, Adolphe. O mal. São Paulo: Paulinas, 2003. (Coleção Deus para pensar; 1). O ser humano. São Paulo: Paulinas, 2003. (Coleção Deus para pensar;

Leia mais

Letras Língua Inglesa

Letras Língua Inglesa Letras Língua Inglesa 1 semestre Núcleo de estudos interdisciplinares I 45h Ementa: Estuda os procedimentos envolvidos na realização de uma pesquisa cientifica. Desenvolve habilidade de produção de fichamento,

Leia mais

escola de Ieologia em casa CATÁLOGO DE DISCIPLINAS DA ESCOLA DE TEOLOGIA EM CASA Prof. Me. Álvaro César Pestana

escola de Ieologia em casa CATÁLOGO DE DISCIPLINAS DA ESCOLA DE TEOLOGIA EM CASA  Prof. Me. Álvaro César Pestana eic escola de Ieologia em casa CATÁLOGO DE DISCIPLINAS DA ESCOLA DE TEOLOGIA EM CASA Atualizado em Julho de 2013 Prof. Me. Álvaro César Pestana (C) 2013 Álvaro César Pestana ETC Catálogo de disciplinas

Leia mais

O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA FICÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XX

O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA FICÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XX PROJETO DE PESQUISA O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA FICÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XX Profª. Ms. Patrícia Chanely da Silva Ricarte Coordenadora Prof. Paulo Alberto da Silva Sales Colaborador Acadêmica:

Leia mais

CURSO DE DIREITO. Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/ UEFS PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO. Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/ UEFS PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Componente Curricular: Filosofia Código: DIR-112 CH Total: 60 h Pré-requisito: - Período Letivo: 2016.1 Turma: 2º semestre Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino,

Leia mais

REFORMA PROTESTANTE E REFORMA CATÓLICA VISÃO PANORÂMICA

REFORMA PROTESTANTE E REFORMA CATÓLICA VISÃO PANORÂMICA REFORMA PROTESTANTE E REFORMA CATÓLICA VISÃO PANORÂMICA Martinho Lutero ( 1483-1546 ) 1505 Entra para ordem dos Agostinianos 1507 Ordenado Sacerdote 1513 Professor na Universidade de Wittenberg Constante

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURSO DE FILOSOFIA FAM

EMENTÁRIO DO CURSO DE FILOSOFIA FAM 1 FACULDADE ARQUIDIOCESANA DE MARIANA Rodovia dos Inconfidentes, km 108-35420-000 Mariana MG - Fone: 31 3558 1439 / 3557 1220 Credenciada pelo MEC pela Portaria nº 2.486, de 12 de setembro de 2003 EMENTÁRIO

Leia mais

Curso Graduação. Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental. Docente: Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho

Curso Graduação. Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental. Docente: Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código 70 SOCIOLOGIA GERAL E ANTROPOLOGIA Período Turma (s) 2º Período A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental Carga

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL PLANO DE ENSINO 2012-1 DISCIPLINA: Antropologia PROFESSOR: Ms. Clóvis Da Rolt I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h II EMENTA A partir de uma perspectiva histórico-evolutiva, a disciplina

Leia mais

Bacharel em Teologia

Bacharel em Teologia Bacharel em Teologia Programas do curso de demais componentes curriculares 1º Período INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA 40 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 80 CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES 80 INTRODUÇÃO Á TEOLOGIA 40 FUNDAMENTOS

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA 1 PROGRAMA DE DISCIPLINA CENTRO: CCH DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA ANO LETIVO 2012 DADOS SOBRE A DISCIPLINA CÓDIGO NOME 6 FIL 104 ÉTICA CURSO SÉRIE DIREITO 1ª CARGA HORÁRIA T P TOTA L 30 h 30h

Leia mais

Componente Curricular: História da Psicologia Professor(a): Adalene Sales Período: 1º Noturno Ano:

Componente Curricular: História da Psicologia Professor(a): Adalene Sales Período: 1º Noturno Ano: DATA 29/01 1 Nº DE AULA TEÓRICA /PRÁTICA aulas CRÉDITOS Faculdade Adventista da Bahia FADBA Componente Curricular: História da Psicologia Professor(a): Adalene Sales Período: 1º Noturno Ano: 2015.1 TOTAL

Leia mais

EMENTAS Departamento de Letras Estrangeiras UNIDADE CURRICULAR DE LÍNGUA E LITERATURA ITALIANA

EMENTAS Departamento de Letras Estrangeiras UNIDADE CURRICULAR DE LÍNGUA E LITERATURA ITALIANA EMENTAS Departamento de Letras Estrangeiras UNIDADE CURRICULAR DE LÍNGUA E LITERATURA ITALIANA Italiano I: Língua e Cultura - Introdução às situações prático-discursivas da língua italiana mediante o uso

Leia mais

Condições Gerais. Políticas: Crise do Feudalismo Crescimento da Burguesia Rei não aceita interferência da Igreja Supranacionalismo Papal

Condições Gerais. Políticas: Crise do Feudalismo Crescimento da Burguesia Rei não aceita interferência da Igreja Supranacionalismo Papal Condições Gerais Políticas: Crise do Feudalismo Crescimento da Burguesia Rei não aceita interferência da Igreja Supranacionalismo Papal Econômicas: Nobreza interessada nas Terras da Igreja Burguesia contra

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Filosofia Código: CTB - 110 Pré-requisito: ------- Período Letivo: 2013.1 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Professor: Paulo

Leia mais

Sumário. Prefácio, 13. Primeira parte - Fundamentação, 15

Sumário. Prefácio, 13. Primeira parte - Fundamentação, 15 Sumário Prefácio, 13 Primeira parte - Fundamentação, 15 I. A teologia fundamental como ciência teológica básica, 17 1 Teologia como "fala de Deus", 17 1.1 Tipos básicos de teologia, 17 a) A teologia como

Leia mais

CATÁLOGO Knox. Publicações

CATÁLOGO Knox. Publicações CATÁLOGO 2013 Knox Publicações LANÇAMENTOS KNOX PUBLICAÇÕES SOLI DEO GLORIA O SER E OBRAS DE DEUS SOLA SCRIPTURA A DOUTRINA REFORMADA DAS ESCRITURAS IMAGO DEI ANTROPOLOGIA BÍBLICA Trilogia de estudos em

Leia mais

PLANO DE CURSO. CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

PLANO DE CURSO. CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: FILOSOFIA Código: ENF 304 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: 2016.2 Professor:

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO: TÉCNICO INFORMÁTICA FORMA/GRAU:(X)integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo: fundamentos e concepções.

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 041.3101.0 SOCIOLOGIA MODERNA 1ª 02 34 1º/2009 PROFESSOR (A) OBJETIVOS ANDRÉ

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE EXTRAORDINÁRIO APROVEITAMENTO EM TEOLOGIA 2017/2

EDITAL DO PROGRAMA DE EXTRAORDINÁRIO APROVEITAMENTO EM TEOLOGIA 2017/2 EDITAL DO PROGRAMA DE EXTRAORDINÁRIO APROVEITAMENTO EM TEOLOGIA 2017/2 A Diretora da Faculdade Católica de Anápolis vem, por meio deste Edital, tornar públicas as condições de realização do Programa de

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

Objetivos. Curso: Teologia. Prof: Rui de Souza Josgrilberg. Teologia do século XX como resposta a desafios sociais

Objetivos. Curso: Teologia. Prof: Rui de Souza Josgrilberg. Teologia do século XX como resposta a desafios sociais Curso: Teologia. Prof: Rui de Souza Josgrilberg. Teologia do século XX como resposta a desafios sociais Objetivos Objetivo geral: Estudar aspectos históricos de algumas expressões teológicas do séc. XIX

Leia mais

Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental Docente: Prof. Me. Julio Cesar da Silva Tavares

Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental Docente: Prof. Me. Julio Cesar da Silva Tavares Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código ECONOMIA I 60 Período Turma (s) Carga Horária 1º A, B e D 32 horas-aula relógio 39 horas-aula Ano 1º Semestre de 2017 Eixo de

Leia mais

Revista Teológica Brasileira

Revista Teológica Brasileira VOX SCRIPTURAE 16:2 1 VOLUME XVI NÚMERO 2 Outubro de 2008 Revista Teológica Brasileira Este periódico está indexado em: ATLA religion Database, publicado pela American Theological Library Association,

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO MESTRADO DISCIPLINA: SOCIEDADE E CULTURA DOS CRISTIANISMOS ORIGINÁRIOS Profa. Dra. IVONI RICHTER REIMER 2010/1

Leia mais

FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA

FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA Grade e Corpo Docente Informações Sobre o Curso de Graduação em Teologia Bacharelado Presencial Conforme Disposto na Lei Nº. 13.168, de 06 de Outubro de 2015. I - ANO DE OFERTA

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário resumo) Aspectos históricos e socioeconômicos

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016 Curso: Graduação em Turismo Disciplina: Filosofia e Antropologia Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Visão de mundo e

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE CURSO

CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: FILOSOFIA Código: ENF 304 Pré requisito: Nenhum Período Letivo: 2014.1 Professor:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

MESTRADO EM TEOLOGIA

MESTRADO EM TEOLOGIA MESTRADO EM TEOLOGIA Edital 2013/01 Este edital se destina especificamente a candidatos ao Mestrado em Teologia, com início em março de 2012. 1.Objetivo O Programa de Mestrado em Teologia visa o desenvolvimento

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE TEOLOGIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE TEOLOGIA CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE TEOLOGIA Fase Cód. Disciplinas I II III Matriz curricular do Curso de Graduação em Teologia (Vigência a partir

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: LIBRAS -

Leia mais

EMENTA OBJETIVOS DE ENSINO

EMENTA OBJETIVOS DE ENSINO Sociologia I PLANO DE DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia I CURSO: Técnico em Segurança do Trabalho (Integrado) SÉRIE: 1ª CARGA HORÁRIA: 67 h (80 aulas) DOCENTE: EMENTA A introdução ao pensamento

Leia mais

NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SÓCIO-HISTÓRICOS

NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SÓCIO-HISTÓRICOS MINISTÉRIO GOIÁS FACULDADE DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SÓCIO-HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO PROFESSOR RESPONSÁVEL: Leila Borges Dias Santos CARGA

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-metodológicos

Leia mais

HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Conceitos sobre Era Medieval e Feudalismo 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 12.2 Conteúdo As Reformas Religiosas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM PLANO DE ENSINO 2016-1º Semestre CURSO DIREITO DISCIPLINA DIREITO PENAL I 1º SEMESTRE DE 2016 TURNO NOTURNO - CARGA HORÁRIA 80 h/a PROFESSORA Me. RAPHAEL HERNANDES PARRA FILHO MISSÃO E OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática e os fundamentos educacionais

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EMRC 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EMRC 8.º ANO DE EMRC 8.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO O aluno, no final do 8.º ano, deve atingir as metas abaixo indicadas, nos seguintes domínios: Religião e Experiência Religiosa Construir uma chave de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL PLANO DE ENSINO 2012-1 DISCIPLINA: Ciência Política PROFESSOR: Alan Dutra de Melo I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h II EMENTA O estudo da ciência política. A sociedade e o Estado. A população

Leia mais

JOÃO CALVINO O REFORMADOR

JOÃO CALVINO O REFORMADOR UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EAD CURSO DE TEOLOGIA WELINTON MUNHOZ JOÃO CALVINO O REFORMADOR RIBEIRÃO PRETO 2013 JOÃO CALVINO O REFORMADOR Welinton Munhoz 1 Introdução 500 anos de João Calvino:

Leia mais

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Disciplina ou Módulo: Habilidades Específicas VII- Laboratório TP TTP VII- Clinica do adulto. Série/Semestre:

Leia mais

PLANO DE ENSINO TEOLOGIA NÍVEL B

PLANO DE ENSINO TEOLOGIA NÍVEL B PLANO DE ENSINO TEOLOGIA NÍVEL B (ENSINO MÉDIO) 1. PRÉ-REQUISITOS - Primeiro Grau Completo ou Segundo Grau Incompleto. - É necessária indicação da pároco/ministro encarregado e autorização do bispo diocesano.

Leia mais

Reforma Religiosa. Setor Aula 9 Reforma Religiosa. Aula. Prof. Edu. 1 Origens. 2 Luteranismo. 3 Calvinismo.

Reforma Religiosa. Setor Aula 9 Reforma Religiosa. Aula. Prof. Edu. 1 Origens. 2 Luteranismo. 3 Calvinismo. Aula 9 Reforma Religiosa 1 Origens 2 Luteranismo Setor 1606 3 Calvinismo 4 Anglicanismo 5 A Reforma Católica Aula 9 Reforma Religiosa 1.1 As críticas à Igreja na Baixa Idade Média Práticas Venda dos cargos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia Científica. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia Científica. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia Científica Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito e concepção de ciência e a construção do

Leia mais

MESTRADO EM TEOLOGIA

MESTRADO EM TEOLOGIA MESTRADO EM TEOLOGIA Edital 2015 Este edital se destina especificamente à seleção de candidatos estrangeiros de países lusófonos para o Mestrado em Teologia, com início em março de 2015. 1. Objetivo O

Leia mais

Letras Língua Portuguesa

Letras Língua Portuguesa Letras Língua Portuguesa 1º Semestre Significação e Contexto LE0002/ 60h Ementa: Estuda os processos semânticos e analisa a relação do significado com o contexto, considerando as abordagens da semântica,

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária Credenciada pela Portaria Ministerial nº 2.611, de 18 de setembro de 2002 DOU - nº 183 - Seção 1, de 20 de Setembro de 2002 -. CURSOS AUTORIZADOS CIÊNCIAS ECONÔMICAS Portaria nº 2.612 18/09/2002 PEDAGOGIA

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Departamento de Ciências Humanas ANO/SEMESTRE: 2013/2 CURSO: Pedagogia FASE:

Leia mais

Um pouco da história da Igreja Presbiteriana do Brasil, por Rev. Alderi Souza de Matos

Um pouco da história da Igreja Presbiteriana do Brasil, por Rev. Alderi Souza de Matos Um pouco da história da Igreja Presbiteriana do Brasil, por Rev. Alderi Souza de Matos A Igreja Presbiteriana: Quanto à sua teologia, as igrejas presbiterianas são herdeiras do pensamento do reformador

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Prof. Dr. Jaimir Conte

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Prof. Dr. Jaimir Conte Habilitação: Bacharelado e Licenciatura em Filosofia Documentação: jetivo: Titulação: Diplomado em: Renovação Atual de Reconhecimento - Port. nº286/mec de 21/12/12-DOU 27/12/12.Curso reconhecido pelo Decr.

Leia mais

REFORMA PROTESTANTE. 1- CONTEXTO HISTÓRICO: 1.1- Início do século XVI no Norte da Europa.

REFORMA PROTESTANTE. 1- CONTEXTO HISTÓRICO: 1.1- Início do século XVI no Norte da Europa. REFORMA PROTESTANTE 1- CONTEXTO HISTÓRICO: 1.1- Início do século XVI no Norte da Europa. 1.2- Processo final de formação das monarquias nacionais absolutistas. 1.3- Grandes navegações: transformações econômicas,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: CRESCIMENTO

Leia mais