CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE TEOLOGIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE TEOLOGIA"

Transcrição

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE TEOLOGIA Fase Cód. Disciplinas I II III Matriz curricular do Curso de Graduação em Teologia (Vigência a partir de 2017/1) Prérequisitos Carga Horária Teórico-Prática Nº de Horas créditos 1 Introdução à Teologia Estudos Bíblicos I (Introdução e História de Israel) 3 Fenomenologia Religiosa História da Igreja I (Antiga) Filosofia Comunicação e Expressão Metodologia Científica Subtotal Teologia Sistemática I (Teologia Fundamental) Estudos Bíblicos II (Pentateuco) Teologia Pastoral I (Fundamentos) História da Igreja II (Medieval) Ética Sociologia Língua Bíblica I (Hebraico) Subtotal Teologia Sistemática II (Antropologia Teológica) 16 Estudos Bíblicos III (Históricos e Profetas) Patrologia História da Igreja III (Moderna) Teologia Pastoral II (Metodologia e Gestão) IV V 20 Metafísica Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) I (Fundamentos Metodológicos) 1 22 Língua Bíblica II (Grego) Subtotal Teologia Sistemática III (Cristologia) Estudos Bíblicos IV (Sinóticos) História da Igreja IV (Contemporânea) Teologia Moral I (Fundamentos) Teologia da Espiritualidade Gestão Ambiental Teologia Pastoral III (Comunicação) Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) II (Comunicação) Subtotal Teologia Sistemática IV (Eclesiologia) Teologia Sistemática V (Introdução aos Sacramentos, Batismo e Crisma) 33 Estudos Bíblicos V (Atos e Cartas Paulinas) Teologia Moral II (Bioética)

2 VI VII VIII 35 Direito Eclesial I (Do Povo de Deus e Igrejas Particulares) 36 Teologia Pastoral IV (Catequética) Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório 2 30 (ECSO) III (Catequética) Subtotal Teologia Sistemática VI (Sacramentos: Eucaristia, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio) 39 Estudos Bíblicos VI (Sapienciais) Teologia Moral III (Moral Sexual e Familiar) Direito Eclesial II (Dos Sacramentos) Teologia Sistemática VII (Liturgia I) Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) IV (Liturgia) 44 Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) Subtotal Teologia Sistemática VIII (Liturgia II) Teologia Sistemática IX (Trindade) Estudos Bíblicos VII (Escritos Joaninos e Apocalipse) 48 História da Igreja V (América Latina) Psicologia da Religião Teologia Moral IV (Moral Social e Doutrina Social da Igreja) 51 Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) V (Pastoral Social) 52 Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) TCC I 2 30 Subtotal Teologia Sistemática X (Escatologia) Teologia Sistemática XI (Mariologia) Teologia Sistemática XII (Teologia da Graça e Pneumatologia) 56 Estudos Bíblicos VIII (Cartas Católicas e Hebreus) 57 História da Igreja VI (Brasil/Santa Catarina) Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso Teologia Pastoral V (Missiologia) Teologia Pastoral VI (Cuidado e Aconselhamento) 61 Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) VI (Aconselhamento) 62 Trabalho de Conclusão de Curso III (TCC III) TCC II Optativa/Eletiva Optativa Subtotal TOTAL PARCIAL Atividades Complementares Projeto Comunitário Projetos de Extensão TOTAL GERAL

3 NOTAS: 1 Para cursar o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) o acadêmico deve atender aos requisitos previstos no Regulamento Institucional e às especificidades do Curso de Teologia. 2 Como disciplina ELETIVA o acadêmico poderá cursar outra disciplina oferecida pelos cursos de graduação do Centro Universitário Católica de Santa Catarina e que não esteja contemplada na matriz curricular do Curso de Teologia e da mesma forma que não tenha sido computado como atividade complementar. 3 Disciplina de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) ou a disciplina Didática do Ensino Religioso. Contudo, a fim de que a disciplina possa ser ofertada, será necessária a matrícula de, ao menos, 10 acadêmicos. 4 As Atividades Complementares são validadas conforme o Regulamento Institucional e as exigências específicas do Curso de Teologia, podendo ser realizadas a partir da 1ª fase do Curso. 5 O Projeto Comunitário é desenvolvido de acordo com o Regulamento Institucional, respeitando-se as especificidades do Curso de Teologia e deverá ser cursado, preferencialmente, a partir da quarta fase. 6 Projetos de Extensão seguem as linhas de extensão definidas pelo curso.

4 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA - Vigência a partir de 2017/1 1ª FASE 01 INTRODUÇÃO À TEOLOGIA (30h) A Teologia e seus fundamentos. As formas do discurso teológico. A racionalidade teológica. A Teologia Latino-americana da Libertação. 02 ESTUDOS BÍBLICOS I (INTRODUÇÃO e HISTÓRIA DE ISRAEL) (60h) A Bíblia como Palavra de Deus a partir da constituição dogmática Dei Verbum. O cânon bíblico. O texto da Bíblia: línguas, versões e crítica textual. Hermenêutica bíblica. Contexto geográfico e histórico do mundo bíblico. Correntes da historiografia israelita. 03 FENOMENOLOGIA RELIGIOSA (60h) O ser humano e o fenômeno religioso. As principais tradições religiosas no mundo: suas histórias, textos sagrados, doutrinas, ritos, símbolos e concepções. As principais tradições religiosas brasileiras: suas histórias, doutrinas, ritos e concepções. A relação entre tradição religiosa, cultura, ética e moral nas religiões. 04 HISTÓRIA DA IGREJA I (ANTIGA) (30h) A Igreja primitiva no seu âmbito histórico. O período apostólico, a relação com o judaísmo e o poder civil. O período das grandes perseguições anticristãs. A estruturação da Igreja. O crescimento das primeiras comunidades e as primeiras controvérsias doutrinais. A paz de Constantino. Os grandes concílios da Igreja Antiga. 05 FILOSOFIA (30h) Fundamentos da Filosofia. Filosofia e Moral. Filosofia e Direitos Humanos. 06 COMUNICAÇÃO e EXPRESSÃO (60h) Leitura e interpretação de textos. Gêneros textuais. Produção textual. Oratória. Gramática normativa.

5 07 METODOLOGIA CIENTÍFICA (30h) O ato de estudar. Pesquisa e conhecimento científico. Normas de sistematização e apresentação de trabalhos acadêmicos. 2ª FASE 08 TEOLOGIA SISTEMÁTICA I (TEOLOGIA FUNDAMENTAL) (60h) O significado de revelação. A universalidade da revelação cristã. Revelação e história. A relação entre fé e teologia. A Escritura, fonte da fé. Dimensão trinitária, eclesial e comunitária da fé. 09 ESTUDOS BÍBLICOS II (PENTATEUCO) (60h) Introdução geral ao Pentateuco. O livro do Gênesis. O livro do Êxodo. O livro do Levítico. O livro dos Números. O livro do Deuteronômio. 10 TEOLOGIA PASTORAL I (FUNDAMENTOS) (60h) Os fundamentos bíblicos, teológicos e históricos da Pastoral. Os paradigmas e prioridades do ministério pastoral da Igreja. A Pastoral na Igreja atual. A Pastoral na Igreja Latino-Americana. 11 HISTÓRIA DA IGREJA II (MEDIEVAL) (30h) A Igreja no contexto da formação da Europa. O fim das controvérsias doutrinais e a organização da Igreja no regime feudal. A separação entre Oriente e Ocidente e as reformas eclesiais e monásticas. A Igreja e o apogeu do papado. As cruzadas. A inquisição medieval. Os movimentos reformadores e as ordens mendicantes. 12 ÉTICA (30h) Conceituação de ética. Os princípios e valores da ação humana. As principais concepções éticas. 13 SOCIOLOGIA (30h) Cultura e representações sociais. Sociedade: fundamentos, organização e estrutura. Sociedade e educação das relações étnico-raciais.

6 14 LÍNGUA BÍBLICA I (HEBRAICO) (30h) História do hebraico. O alfabeto hebraico. Substantivos. Artigos. Preposições. Introdução ao sistema verbal hebraico. 3ª FASE 15 TEOLOGIA SISTEMÁTICA II (ANTROPOLOGIA) (60h) A verdade sobre a pessoa humana e mundo. O ser humano dividido desde a origem pelo pecado em suas múltiplas relações e dimensões. A autonomia humana na pósmodernidade. 16 ESTUDOS BÍBLICOS III (HISTÓRICOS E PROFETAS) (60h) A história deuteronomista. A história cronista. A história helenística. Narrativas bíblicas (Rute, Tobias, Judite e Ester). O fenômeno profético no Oriente Próximo e em Israel. Estudo dos livros proféticos. 17 PATROLOGIA (60h) Caracterização da literatura patrística. Os padres apostólicos e os apologistas, como os primeiros elos da Tradição Apostólica. Os grandes Padres do Oriente e do Ocidente, no período pós-niceno. A teologia dos Padres capadócios. A elaboração dos grandes temas da teologia cristã e da pastoral. 18 HISTÓRIA DA IGREJA III (MODERNA) (30h) A Igreja e as transformações culturais, sociais e religiosas da era moderna. O exílio de Avinhão. O cisma do Ocidente e a teoria conciliarista. O papado do Renascimento. Premissas da Reforma protestante. Martinho Lutero e a Reforma. Outros reformadores. O Concílio de Trento e a Contra-Reforma. 19 TEOLOGIA PASTORAL II (METODOLOGIA E GESTÃO) (30h) A pastoral em sua metodologia e gestão. Desafios da pastoral orgânica e libertadora. A prática pastoral. Pastoral paroquial e dos movimentos eclesiais. 20 METAFÍSICA (30h) Ontologia. Teodiceia. Filosofia e teologia.

7 21 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (ECSO) I (FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS (30h) A Igreja como espaço de trabalho pastoral e social. O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO). O processo de composição do ECSO. 22 LÍNGUA BÍBLICA II (GREGO) (30h) Introdução ao grego. O alfabeto grego. Substantivos e declinação do sistema nominal. Preposições. Pronomes. Introdução ao sistema verbal. 4ª FASE 23 TEOLOGIA SISTEMÁTICA III (CRISTOLOGIA) (60h) Relação entre o Cristo da fé e o Jesus Histórico. O itinerário percorrido por Jesus de Nazaré. Significado da morte e ressurreição de Jesus. Quem é, então, Jesus de Nazaré? Dogmas cristológicos. 24 ESTUDOS BÍBLICOS IV (SINÓTICOS) (60h) A formação dos evangelhos sinóticos e seu contexto: social, político, religioso, cultural e histórico. O evangelho segundo Marcos. O evangelho segundo Mateus. O evangelho segundo Lucas. 25 HISTÓRIA DA IGREJA IV (CONTEMPORÂNEA) (30h) A Igreja no século XIX: influências da Revolução Francesa, Concílio Vaticano I e ensinamento social de Leão XIII. A Igreja no século XX: estados totalitários, guerras mundiais e tendências pré-vaticano II. A Igreja a partir do Vaticano II: novos paradigmas. 26 TEOLOGIA MORAL I (FUNDAMENTOS) (60h) Fundamentos da Teologia Moral. Atualização e desafios do tema. A especificidade da ética cristã. Os temas centrais: liberdade, consciência, norma e valor, virtude. A questão do pecado e da reconciliação.

8 27 TEOLOGIA DA ESPIRITUALIDADE (30h) A fundamentação teológica. A fonte bíblica e patrística. Escritores místicos e escolas de espiritualidade. A experiência espiritual das principais tradições religiosas não cristãs. Vida espiritual, liturgia e oração. A espiritualidade dos fiéis leigos e movimentos espirituais atuais. 28 GESTÃO AMBIENTAL (30h) Fundamentos da Gestão Ambiental. Políticas públicas e legislação ambiental. Educação ambiental. Gestão ambiental e o exercício profissional. 29 TEOLOGIA PASTORAL III (COMUNICAÇÃO) (30h) Fundamentos bíblicos e teológicos da comunicação na Igreja. Os documentos da Igreja sobre comunicação. O uso pastoral dos meios de comunicação social: leitura crítica e técnicas de aplicação. A Pastoral da Comunicação. 30 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (ECSO) II (COMUNICAÇÃO) (30h) Fundamentos teóricos da Pastoral da Comunicação. Fundamentos práticos da Pastoral da Comunicação. Elaboração de um projeto para a Pastoral da Comunicação. Relatório de estágio. 5ª FASE 31 TEOLOGIA SISTEMÁTICA IV (ECLESIOLOGIA) (60h) Eclesiologia: aspectos introdutórios. Questão fontal e radical da eclesiologia. A Igreja nascente: várias tradições neotestamentárias. Desenvolvimento histórico da consciência eclesial. Eclesiologia com base no Vaticano II. A eclesiologia latinoamericana. 32 TEOLOGIA SISTEMÁTICA V (INTRODUÇÃO AOS SACRAMENTOS, BATISMO E CRISMA) (30h) Teologia do sinal. Sacramentos em geral: sinais da ação de Cristo na Igreja e no mundo. Os sacramentos como vivência do mistério Pascal de Cristo. Identidade e especificidade dos sacramentos de iniciação cristã. Batismo e os aspectos históricos, bíblicos e pastorais. Confirmação e os aspectos históricos, bíblicos e pastorais. Celebração a partir dos rituais.

9 33 ESTUDOS BÍBLICOS V (ATOS E CARTAS PAULINAS) (60h) As comunidades, o ambiente da Igreja Apostólica e a expansão do Cristianismo. O livro dos Atos dos Apóstolos. O apóstolo Paulo, sua vida e conversão. As grandes cartas paulinas. 34 TEOLOGIA MORAL II (BIOÉTICA) (60h) A bioética e seus fundamentos. Temas pertinentes relacionados ao início da vida. Temas pertinentes relacionados à vida em geral. O impacto do desenvolvimento tecno-científico e econômico sobre a vida na terra: a questão ecológica. Temas pertinentes relacionados ao final da vida. 35 DIREITO ECLESIAL I (DO POVO DE DEUS e IGREJAS PARTICULARES) (60h) Noções básicas de direito eclesial. História do direito eclesial e princípios de aplicabilidade. Os princípios fundamentais da legislação eclesiástica. Os direitos e deveres do Povo de Deus. As sanções na Igreja. A Igreja e sua estruturação eclesiástica. A realidade das Igrejas Particulares. Os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. 36 TEOLOGIA PASTORAL IV (CATEQUÉTICA) (30h) A cientificidade da Catequética. A importância da ação catequética. A Catequese na história da Igreja. Identidade e missão da Catequese. Os protagonistas e destinatários. 37 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (ECSO) III (CATEQUÉTICA) (30h) Fundamentos teórico-práticos da Pastoral Catequética. Programa de formação para agentes de catequese. Elaboração de um projeto para a Pastoral Catequética. Relatório de estágio. 6ª FASE 38 TEOLOGIA SISTEMÁTICA VI (SACRAMENTOS: EUCARISTIA, PENITÊNCIA, UNÇÃO DOS ENFERMOS, ORDEM E MATRIMÔNIO) (60h) Significado bíblico e teológico do Sacramento da Eucaristia. Identidade e especificidade do sacramento da Eucaristia. A identidade teológica e a perspectiva pastoral do sacramento da Reconciliação. Fundamentação bíblico-teológica do

10 sacramento da Unção dos Enfermos. O sacramento da Ordem e sua relação com o Sacerdócio comum dos fieis. O sacramento do Matrimônio e suas implicações pastorais. 39 ESTUDOS BÍBLICOS VI (SAPIENCIAIS) (60h) A sabedoria no Antigo Oriente Próximo e em Israel. O livro dos Salmos. O livro dos Provérbios. O livro de Jó. O livro de Eclesiastes ou Qoélet. O livro dos Cânticos dos Cânticos. O livro do Eclesiástico. O livro da Sabedoria. 40 TEOLOGIA MORAL III (MORAL SEXUAL e FAMILIAR) (60h) A base antropológica da sexualidade. As implicações da ética matrimonial. O impacto do desenvolvimento tecno-científico e econômico sobre a família atual. 41 DIREITO ECLESIAL II (DOS SACRAMENTOS) (30h) Os sacramentos em geral e a função de santificar. Os sacramentos da iniciação cristã. Os sacramentos de cura. O sacramento da Ordem. O sacramento do matrimônio. Os processos de nulidade matrimonial. 42 TEOLOGIA SISTEMÁTICA VII (LITURGIA I) (30h) A liturgia como disciplina teológica. As grandes etapas da história da liturgia. A Igreja como sujeito da celebração. A liturgia como mistério. 43 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (ECSO) IV (LITURGIA) (30h) Fundamentos teóricos da Pastoral Litúrgica. Fundamentos práticos da Pastoral Litúrgica. Elaboração de um projeto para a Pastoral Litúrgica. Relatório de estágio. 44 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCCI) (60h) Pesquisa e elaboração de projeto. Orientações práticas, planejamento e distribuição de atividades de pesquisa.

11 7ª FASE 45 TEOLOGIA SISTEMÁTICA VIII (LITURGIA II) (30h) O ser humano na sua dimensão ritual e simbólica. A celebração do mistério cristão no tempo e no espaço litúrgicos. O ser humano e a sacramentalidade da liturgia. Origem, diversificação e estrutura do sinal sacramental. Os sacramentos como encontro privilegiado de graça e liberdade. 46 TEOLOGIA SISTEMÁTICA IX (TRINDADE) (60h) O mistério Trinitário como especifico da Revelação Cristã. A revelação trinitária na Sagrada Escritura. História da doutrina da Trindade. As diversas abordagens da Trindade. A concepção da Trindade e o contexto atual da Teologia. 47 ESTUDOS BÍBLICOS VII (ESCRITOS JOANINOS e APOCALIPSE) (60h) A comunidade e o ambiente dos escritos joaninos (evangelho e cartas) em suas dimensões: histórica, literária, cultural e teológica. O evangelho segundo João. As três cartas joaninas. O livro do Apocalipse. 48 HISTÓRIA DA IGREJA V (AMÉRICA LATINA) (30h) Introdução ao estudo de História da Igreja na América Latina. Desenvolvimento histórico da Igreja na América Latina. Conferências Episcopais Latino-Americanas. 49 PSICOLOGIA DA RELIGIÃO (30h) A psicologia e a religião. O fenômeno religioso e a subjetividade. A relação entre religião e saúde. 50 TEOLOGIA MORAL IV (MORAL SOCIAL e DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA) (60h) Pressupostos de Moral Social Fundamental. Abordagens de Moral Social Concreta. A história da Doutrina Social da Igreja. Os documentos do Magistério. Fundamentos da Doutrina Social da Igreja. Temas pertinentes e sensíveis à Doutrina Social da Igreja. Direitos Humanos. A questão ecológica.

12 51 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (ECSO) V (PASTORAL SOCIAL) (45h) Fundamentos teóricos das Pastorais Sociais. Fundamentos práticos das Pastorais Sociais. Elaboração de um projeto para as Pastorais Sociais. Relatório de estágio. 52 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) (30h) Orientações práticas, planejamento e distribuição de atividades de pesquisa. Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso. 8ª FASE 53 TEOLOGIA SISTEMÁTICA X (ESCATOLOGIA) (30h) Os fundamentos da Escatologia. A Escatologia como teologia da esperança e os desafios da sociedade atual. Ressuscitado segundo as Escrituras: fundamentos bíblicos da fé pascal. A escatologia individual. A escatologia coletiva. 54 TEOLOGIA SISTEMÁTICA XI (MARIOLOGIA) (30h) Aspectos introdutórios. Maria na Sagrada Escritura. Os dogmas marianos e seu significado vital. Os documentos do Magistério. A piedade mariana popular. Outras questões pertinentes. 55 TEOLOGIA SISTEMÁTICA XII (TEOLOGIA DA GRAÇA E PNEUMATOLOGIA) (45h) Pecado e a graça. Doutrina da graça no Novo Testamento e na história da teologia. A nova criatura em Cristo. As virtudes teologais. O Espírito Santo como Pessoa da Trindade. Questões pertinentes de Pneumatologia. 56 ESTUDOS BÍBLICOS VIII (CARTAS CATÓLICAS e HEBREUS) (30h) Hebreus: história, literatura e teologia. Introdução às Cartas Católicas. As Cartas Católicas: história, literatura e teologia.

13 57 HISTÓRIA DA IGREJA VI (BRASIL/SANTA CATARINA) (30h) Visão geral e ampla da história da evangelização no Brasil. A organização e atuação da Igreja no Brasil (Colônia, Império e República). A escravidão negra e indígena e a abolição. Os fatos relevantes (a CNBB, a Igreja e o regime militar, as CEB s). Aspectos históricos da Igreja em Santa Catarina e na diocese de Joinville. 58 ECUMENISMO e DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO (30h) Bases bíblicas e teológicas do ecumenismo. A pluralidade das Igrejas. Enfoque histórico do Ecumenismo. Avanços e percalços na caminhada ecumênica. O desafio do diálogo inter-religioso. 59 TEOLOGIA PASTORAL V (MISSIOLOGIA) (30h) A dimensão missionária da Igreja. Os documentos magisteriais. A missão continental para a América Latina. Pastoral missionária. 60 TEOLOGIA PASTORAL VI (CUIDADO E ACONSELHAMENTO) (30h) Crises e sofrimento humano. Conceito de cuidado. Tipos de aconselhamento. Fundamentos do Aconselhamento Pastoral e do Aconselhamento Psicológico. Empatia e aconselhamento. Cuidado e aconselhamento voltados à libertação e ao sentido da vida. 61 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (ECSO) VI (ACONSELHAMENTO) (45h) Fundamentos teóricos do aconselhamento pastoral. Fundamentos práticos do aconselhamento pastoral. Pastorais do cuidado. Elaboração de um projeto para aconselhamento pastoral. Relatório de estágio. 62 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III (TCCIII) (15h) Finalização do Trabalho de Conclusão de Curso, conforme cronograma apresentado. Entrega do Trabalho de Conclusão do Curso. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora. 63 OPTATIVA/ELETIVA: LIBRAS (30h) EMENTA LIBRAS: Representações da surdez. Estrutura gramatical da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e estrutura frasal. LIBRAS. Gramática. Sinais básicos. Diálogo em Libras.

14 64 OPTATIVA: DIDÁTICA DO ENSINO RELIGIOSO (30h) Estudo dos fundamentos e conceitos básicos da didática. A relação entre teoria e prática pedagógica. Metodologias e práticas de Ensino Religioso no Brasil. 65 ATIVIDADES COMPLEMENTARES (210h) As atividades complementares são componentes curriculares que envolvem ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas por iniciativa individual do acadêmico regularmente matriculado em qualquer fase do curso e devem atender às respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais. São possibilidades de atividades complementares: disciplinas isoladas realizadas em outro curso da Instituição ou fora dela que venham complementar a sua formação pessoal e profissional, conferências, palestras, seminários, simpósios, exercício de monitoria, participação em pesquisas institucionais e/ou projetos de iniciação científica, artigos publicados em revistas acadêmicas e científicas, dentre outras. 66 PROJETO COMUNITÁRIO (30h) A caracterização do Projeto Comunitário do Centro Universitário Católica de Santa Catarina em Joinville. A compreensão da responsabilidade social de cada indivíduo como integrante do contexto social no qual está inserido. O acadêmico como aprendiz de transformação social. A vivência comunitária como fator de aprendizagem para a formação integral. A participação em projetos de atividades comunitárias. 67 PROJETOS DE EXTENSÃO (60h) A extensão universitária. As linhas de extensão no curso de Teologia. Elaboração e execução de um projeto de extensão.

15 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE TEOLOGIA Matriz Curricular vigente a partir de 2012/1 Fase Cód. Disciplina I II III IV Pré Req. Carga Horária Teórica Prática Total Cred Hora Cred Hora Cred Hora 1 Introdução à Teologia Estudos Bíblicos I (Introdução) 3 Filosofia 4 Fenomenologia Religiosa (Grandes Religiões e Religiões no Brasil) 5 História da Igreja I (Antiga) Recepção e Produção de Textos em Teologia Subtotal Estudos Bíblicos II (Pentateuco) 8 Teologia Pastoral I (Fundamentos) 9 Ética 10 História da Igreja II (Medieval) Metodologia do Estudo e da Pesquisa em Teologia Teologia Sistemática I (Teologia Fundamental) Subtotal Estudos Bíblicos III (Sinóticos) Teologia Sistemática II (Antropologia) Didática do Ensino Religioso e Pastoral 16 Patrística 17 Teologia Pastoral II (Metodologia e Gestão) História da Igreja III (Moderna) Subtotal Teologia Sistemática III (Cristologia) Estudos Bíblicos IV (Atos e Cartas) Teologia Pastoral III (Comunicação) História da Igreja IV

16 V VI VII VIII (Contemporânea) 23 Teologia Moral I (Fundamentos) 24 Teologia da Espiritualidade Subtotal Teologia Sistemática IV (Eclesiologia) Estudos Bíblicos V (Históricos e Profetas) 27 Psicologia da Religião Teologia Pastoral IV (Catequética) 29 Teologia Moral II (Bioética) Direito Canônico I (Do Povo de Deus) Subtotal Teologia Sistemática V (Sacramentos) Estudos Bíblicos VI (Sapienciais) Teologia Moral III (Moral Familiar) 34 Teologia Pastoral V (Liturgia) 35 Direito Canônico II (Dos Sacramentos) Sociologia da Religião Subtotal Teologia Moral IV (Doutrina Social da Igreja) Teologia Sistemática VI (Deus Uno e Trino) Estudos Bíblicos VII (Escritos Joaninos) Teologia Pastoral VI (Missiologia) História da Igreja V (América Latina Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) 1 Subtotal Cuidado e Aconselhamento Pastoral 45 Escatologia Mariologia Estudos Bíblicos VIII (Literatura Apocalíptica) História da Igreja VI

17 (Brasil/Santa Catarina) 49 Ecumenismo Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) Disciplina Optativa I (IES) Subtotal TOTAL PARCIAL Atividades Complementares Projeto Comunitário TOTAL GERAL NOTAS: 1 Para cursar o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) o acadêmico deve atender aos requisitos previstos no Regulamento Institucional e às especificidades do Curso de Teologia. 2 Disciplina de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e/ou outras disciplinas oferecidas pelos cursos de graduação do Centro Universitário Católica de Santa Catarina e que não façam parte da matriz curricular do Curso de Teologia. 3 As Atividades Complementares são validadas conforme o Regulamento Institucional e as exigências específicas do Curso de Teologia, podendo ser realizadas a partir da 1ª fase do curso. 4 O Projeto Comunitário é desenvolvido de acordo com o Regulamento Institucional, respeitando-se as especificidades do Curso de Teologia.

18 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO EM TEOLOGIA - vigente a partir de 2012/1 1ª FASE 01 INTRODUÇÃO À TEOLOGIA (30h) A Teologia como ciência da fé. A teologia como reflexão da comunidade eclesial. A definição da Teologia, seus pressupostos, seus métodos, suas fontes, sua razão de ser e o pluralismo teológico. Enfoque especial à Teologia Latino-Americana, sua gênese e desenvolvimento. 02 ESTUDOS BÍBLICOS I (INTRODUÇÃO) (60h) A revelação na Bíblia enquanto iniciação ao mistério de Deus, a partir da constituição dogmática Dei Verbum, do Concílio Vaticano II. A história do cânon bíblico e a constituição dos livros sagrados que compõe a Bíblia. Os textos sagrados no tempo e no espaço, numa perspectiva pastoral, focalizando a Pedagogia de Deus. 03 FILOSOFIA (60h) Conceito e método da Filosofia. História da Filosofia Antiga, Medieval e Moderna e as principais correntes filosóficas contemporâneas. Filosofia e Ciências Modernas. Filosofia e Teologia. 04 FENOMENOLOGIA RELIGIOSA (GRANDES RELIGIÕES E RELIGIÕES NO BRASIL) (60h) O ser humano e o fenômeno religioso. As principais tradições religiosas no mundo, suas histórias, teologias, doutrinas, ritos e concepções. A relação entre tradição religiosa, cultura, ética e moral. As principais tradições religiosas brasileiras, suas histórias, teologias, doutrinas, ritos e concepções. A relação entre tradição religiosa, cultura, ética e moral nas religiões no Brasil. 05 HISTÓRIA DA IGREJA I (ANTIGA) (30h) A Igreja primitiva no seu âmbito histórico. O período apostólico, a relação com o judaísmo e o poder civil. O crescimento das primeiras comunidades e as primeiras controvérsias doutrinais. As grandes perseguições. A paz de Constantino. Os grandes concílios da Igreja Antiga. A estruturação da Igreja.

19 06 RECEPÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM TEOLOGIA (60h) Leitura, interpretação e análise de textos em Teologia. Redação e produção de textos e artigos. Captação e pesquisa de materiais de leitura. Linguagem oral e escrita. 2ª FASE 07 ESTUDOS BÍBLICOS II (PENTATEUCO) (60h) O Pentateuco como código de leis emolduradas por histórias. As quatro tradições que formam o Pentateuco. A história dos primórdios na perspectiva salvífica universal. A história patriarcal. Os princípios teológicos da eleição e da aliança pela mediação de Moisés. 08 TEOLOGIA PASTORAL I (FUNDAMENTOS) (60h) Os fundamentos bíblicos, teológicos e históricos da Pastoral. A mediação salvífica do ministério pastoral da Igreja na história, seus paradigmas opções e prioridades, numa visão teológica. A Pastoral na Igreja atual. A Pastoral na Igreja Latino- Americana. 09 ÉTICA (60h) Conceituação de ética. As principais concepções éticas. Os princípios e valores éticos da ação humana. Ética e sociedade. A interdependência entre a ação profissional e os princípios éticos. 10 HISTÓRIA DA IGREJA II (MEDIEVAL) (30h) A Igreja no contexto da formação da Europa. O fim das controvérsias doutrinais e a organização da Igreja no regime feudal. A separação entre Oriente e Ocidente e as reformas eclesiais e monásticas. A Igreja e o apogeu do papado, as cruzadas e a inquisição. Os movimentos reformadores e as ordens mendicantes. A Igreja assume o poder temporal. 11 METODOLOGIA DO ESTUDO E DA PESQUISA EM TEOLOGIA (30h) A Teologia no universo científico e sua especificidade epistemológica. A importância da pesquisa para a vida acadêmica e o domínio do método de pesquisa em Teologia. Estudo das fronteiras e dos novos paradigmas pertinentes ao debate teológico atual. Metodologia para projeto de pesquisa, artigo científico ou monografia na área teológica.

20 12 TEOLOGIA SISTEMÁTICA I (TEOLOGIA FUNDAMENTAL) (60h) A fé e a revelação no estudo da Teologia e sua importância para a fé cristã. A compreensão da fé e da revelação pela Teologia ao longo da história. Estudo dos fundamentos epistemológicos da Teologia. 3ª FASE 13 ESTUDOS BÍBLICOS III (SINÓTICOS) (60h) O Novo Testamento no seu contexto: social, político, religioso, cultural e histórico. A pregação de Jesus. A formação dos Evangelhos Sinóticos e a sua problemática. Os Evangelhos Sinóticos na sua dimensão literária, teológica e histórica. 14 TEOLOGIA SISTEMÁTICA II (ANTROPOLOGIA) (60h) A verdade sobre a pessoa humana e mundo. O ser humano criado à imagem de Deus num processo de evolução. A superação do dualismo antropológico. A autonomia humana na modernidade e na pós-modernidade. 15 DIDÁTICA DO ENSINO RELIGIOSO E PASTORAL (60h) Estudo dos fundamentos e conceitos básicos da didática. A Relação entre teoria e prática pedagógica. Metodologias e práticas de ensino religioso nos diversos segmentos da educação brasileira. A prática pedagógica do teólogo e sua atuação pastoral. 16 PATRÍSTICA (60h) Caracterização da literatura patrística. Os padres apostólicos e os apologistas, como os primeiros elos da Tradição Apostólica. Os grandes Padres do Oriente e do Ocidente, no período pós-niceno. Sua importância na elaboração da teologia cristã e sua atuação pastoral em face dos grandes problemas da história. A teologia dos Padres capadócios. 17 TEOLOGIA PASTORAL II (METODOLOGIA E GESTÃO) (30h) A Pastoral em sua metodologia e gestão. Os desafios e as perspectivas de uma pastoral orgânica, libertadora e alimentadora da fé. A prática pastoral a partir dos documentos eclesiais, em âmbito universal e local. A Pastoral paroquial e a Pastoral dos movimentos eclesiais.

21 18 HISTÓRIA DA IGREJA III (MODERNA) (30h) A Igreja e as transformações culturais, sociais e religiosas da era moderna. O exílio de Avinhão. O cisma do Ocidente e a teoria conciliarista. O papado do Renascimento. Premissas da Reforma protestante. Martinho Lutero e a Reforma. Outros reformadores. O Concílio de Trento e a Contra-Reforma. 4ª FASE 19 TEOLOGIA SISTEMÁTICA III (CRISTOLOGIA) (60h) A pessoa de Jesus Cristo divino e humano. A atuação histórica de Jesus de Nazaré em prol do Reino de Deus, suas escolhas e opções, seu caminho e ministério. A relação entre cristologia e antropologia. O sentido de sua morte e ressurreição. A questão da salvação (soteriologia). Temas relacionados à cristologia atual. O mistério de Jesus Cristo na dimensão trinitária. Os dogmas cristológicos. 20 ESTUDOS BÍBLICOS IV (ATOS E CARTAS) (60h) O ambiente da Igreja apostólica, sua fé, seus carismas, a sua expansão descrita no livro dos Atos dos Apóstolos. A pessoa de Paulo, sua vida, suas viagens missionárias e a fundação das comunidades cristãs. Suas grandes cartas: Primeira aos Tessalonicenses. Primeira e Segunda aos Coríntios. Gálatas. Romanos. As cartas do Cativeiro e atribuições da escola paulina. 21 TEOLOGIA PASTORAL III (COMUNICAÇÃO) (30h) A comunicação social aplicada à pastoral. As teorias emergentes sobre a comunicação social na América Latina e no Brasil. Uma leitura crítica dos processos de comunicação e inter-relacionamento. O uso pastoral dos meios de comunicação no contexto atual: concepções, discernimento e crítica. 22 HISTÓRIA DA IGREJA IV (CONTEMPORÂNEA) (30h) A Igreja e as transformações culturais, sociais, políticas e religiosas da era contemporânea. A Igreja e a revolução Francesa. Leão XIII e a Questão Social. A Igreja na época de Bento XV. O Concílio Vaticano II e os pontificados de João XXIII, Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI até a atualidade. O movimento ecumênico e a fundação do Conselho Mundial de Igrejas.

22 23 TEOLOGIA MORAL I (FUNDAMENTOS) (60h) Fundamentos da Teologia Moral. Atualização e desafios do tema. A Teologia Moral e a ética cristã. A Teologia Moral em perspectiva latino-americana, da moral da libertação. 24 TEOLOGIA DA ESPIRITUALIDADE (60h) A fundamentação teológica para a Espiritualidade, os conceitos e o estudo da Espiritualidade no Antigo Testamento, no Novo Testamento e na História da Igreja tendo como referencial Jesus Cristo, a cruz e a ressurreição. Os modelos de Espiritualidade na História da Igreja. A experiência espiritual das principais tradições religiosas não cristãs. Os desafios de uma Espiritualidade encarnada e libertadora na história do povo latino-americano. Espiritualidade e pós-modernidade. 5ª FASE 25 TEOLOGIA SISTEMÁTICA IV (ECLESIOLOGIA) (60h) Fundamentação bíblica e histórica da Igreja e a sua dimensão trinitária, salvífica, histórica e escatológica. A Igreja, sinal do Reino de Deus no mundo à procura de unidade, com as suas características específicas, destacando a autoconsciência da Igreja através dos grandes períodos da história, com seus modelos e imagens. A Igreja no seu aspecto estrutural: o primado, colegialidade episcopal e a missão dos leigos. Uma Igreja aberta para o ser humano do futuro. 26 ESTUDOS BÍBLICOS V (HISTÓRICOS E PROFETAS) (60h) A História de Israel a partir dos Juízes, Monarquia e os dois Reinos. O fenômeno profético no Oriente Próximo e em Israel. O Profeta como pregador da justiça e crítico da sociedade, com base na fé tradicional, em face dos acontecimentos históricos com vistas ao perdão e a esperança. 27 PSICOLOGIA DA RELIGIÃO (30h) Principais escritores clássicos da Psicologia da Religião. A psicologia aplicada ao estudo do fenômeno religioso. As etapas de desenvolvimento da pessoa humana e o amadurecimento na fé. A relação entre Religião e Saúde. Os processos de subjetivação e a religiosidade na contemporaneidade. 28 TEOLOGIA PASTORAL IV (CATEQUÉTICA) (60h) A catequética como ciência teológica e suas implicações no campo pastoral da Igreja e do mundo. A importância da ação catequética no processo de evangelização

23 da Igreja e suas fontes: Sagradas Escrituras e Tradição. História da catequese e seus principais temas de estudo. Os documentos da Igreja sobre a catequese e as suas orientações, universais e locais. Identidade e missão da catequética no período atual, confrontados com os principais desafios. Os destinatários da catequese: iniciação, catequese de adulto, portadores de necessidades especiais. Programa de formação para agentes de catequese. 29 TEOLOGIA MORAL II (BIOÉTICA) (60h) A bioética e seus fundamentos. O impacto do desenvolvimento tecno-científico e econômico sobre a vida na terra. A análise dos temas pertinentes das Ciências da Vida e suas repercussões na Igreja e na sociedade, a partir da reflexão em bioética e dos ensinamentos do Magistério. 30 DIREITO CANÔNICO I (DO POVO DE DEUS) (30h) A Igreja e sua estruturação eclesiástica. Os princípios fundamentais da legislação eclesiástica, que regem os direitos e deveres do Povo de Deus. A correta aplicação jurídico-pastoral, no contexto de comunhão e participação eclesial. 6ª FASE 31 TEOLOGIA SISTEMÁTICA V (SACRAMENTOS) (60h) A Igreja e a sua dimensão sacramental. A relação do mistério salvífico contido nos sacramentos, bem como a dimensão escatológica da graça de Deus. Busca da compreensão da sacramentalidade de Cristo e sua incidência eclesiológica. Fundamentação pneumatológica dos sacramentos e sua compreensão atual. Os sete sacramentos como sinais sensíveis da ação de Deus na vida humana. As especificidades de cada sacramento, sua matéria e forma. A celebração dos sacramentos em seu conteúdo e dinâmica. Levantamento da problemática teológica hodierna, os desafios subseqüentes, o caráter ecumênico e o desdobramento da sacramentalidade na dimensão de communio. 32 ESTUDOS BÍBLICOS VI (SAPIENCIAIS) (60h) A Literatura Bíblica Sapiencial do Antigo Testamento no contexto histórico, cultural e geográfico dos livros sapienciais. O estudo dos livros sapienciais. A hermenêutica e a teologia dos textos e a relação dos sapienciais com a sabedoria popular das comunidades cristãs.

24 33 TEOLOGIA MORAL III (MORAL FAMILIAR) (60h) Sexualidade e reprodução humana à luz da teologia cristã. O impacto do desenvolvimento tecno-científico e econômico sobre a família atual, seu papel na Igreja e na sociedade, a partir das ciências humanas e dos ensinamentos do Magistério. O diálogo entre Igreja e sociedade na defesa da vida. 34 TEOLOGIA PASTORAL V (LITURGIA) (60h) A liturgia como disciplina teológica, suas fontes antigas e atuais. As grandes etapas da história da liturgia. A Igreja como sujeito da celebração. A liturgia como mistério. A liturgia como experiência de sentido. O ser humano na sua dimensão ritual e simbólica e a estruturação da celebração do mistério cristão na liturgia no tempo litúrgico e no espaço litúrgico. A liturgia e a prática pastoral atual. 35 DIREITO CANÔNICO II (DOS SACRAMENTOS) (30h) O Direito Canônico e a concepção jurídica dos sacramentos. Questões específicas de cada sacramento. O sacramento do Matrimônio e os processos de nulidade. 36 SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO (30h) O fenômeno religioso e suas implicações, na ética e no comportamento humano, no tempo e no espaço. Conceitos básicos do fenômeno religioso aplicados à Sociologia da Religião. Os autores clássicos da Sociologia da Religião. A religião e o contexto atual. 7ª FASE 37 TEOLOGIA MORAL IV (DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA) (60h) Fundamentos da Doutrina Social da Igreja. Os ensinamentos sociais do Antigo e Novo Testamento, da Patrística, da Escolástica, dos Documentos Conciliares e Encíclicas Papais, das Conferências Episcopais da América Latina e do Brasil e de reflexões teológicas. Temas pertinentes e sensíveis à Doutrina Social da Igreja. 38 TEOLOGIA SISTEMÁTICA VI (DEUS UNO E TRINO) (60h) O mistério Trinitário como especifico da Revelação Cristã. História da doutrina da Trindade. As diversas abordagens da Trindade. A concepção da Trindade e o contexto atual da Teologia.

25 39 ESTUDOS BÍBLICOS VII (ESCRITOS JOANINOS) (30h) Os Escritos Joaninos. O Evangelho de São João, a 1 º, 2 º e 3 º cartas de São João e o livro do Apocalipse. Os escritos joaninos em três dimensões: Histórica, Literária e Teológica. 40 TEOLOGIA PASTORAL VI (MISSIOLOGIA) (30h) A dimensão missionária da Igreja. O Documento Ad gentes do Concílio Vaticano II. Abordagens da Encíclica Evangeli Nuntiandi, do Papa Paulo II. Uma Igreja discípula e missionária, proposta da Conferência Episcopal de Aparecida. A missão continental para a América Latina. Pastoral missionária. 41 HISTÓRIA DA IGREJA V (AMÉRICA LATINA) (30h) Evolução histórica do cristianismo no continente latino-americano. Análise do desenvolvimento histórico do conceito de América Latina. As fases da história da Igreja na América Latina: a fase colonial ( ), a fase nacional ( ) e a fase contemporânea ( ). A inserção e integração das diferentes denominações cristãs no contexto social, cultural, político e econômico latinoamericano. As Conferências Episcopais Latino-Americanas. O movimento ecumênico na América Latina. 42 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (30h) Pesquisa e elaboração de projeto. Aplicação de metodologia de pesquisa em teologia. Orientações práticas, planejamento e distribuição de atividades de pesquisa. 43 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (ECSO) (30h) Identidade do teólogo e o que caracteriza o trabalho pastoral. As condições de trabalho do teólogo na ação evangelizadora da Igreja. Abordagens do processo de atuação do agente pastoral nos campos da evangelização. A Igreja como espaço de trabalho pastoral e social. Relações da Igreja com diferentes instituições sociais. A comunidade religiosa: dimensões histórica, geográfica e a diversidade cultural. O planejamento pastoral: projetos pastorais e sua implantação. Metodologia, meios e recursos utilizados nos campos da evangelização.

26 8ª FASE 44 CUIDADO E ACONSELHAMENTO PASTORAL (60h) Fundamentos do Aconselhamento Pastoral e do Aconselhamento Psicológico. As dimensões da personalidade. O processo de aconselhamento na relação de ajuda, as possibilidades de uma prática de Cuidado e de aconselhamento espiritual voltadas à libertação e ao sentido da vida. 45 ESCATOLOGIA (30h) Os fundamentos da Escatologia. A Escatologia enquanto Teologia da Esperança. A Escatologia individual e a Escatologia coletiva. A esperança cristã e os desafios da sociedade atual. 46 MARIOLOGIA (30h) A questão marial hoje na Igreja e na sociedade. Questões específicas do método em Mariologia. Os textos bíblicos sobre Maria. Maria no Vaticano II. Os dogmas marianos e seu significado vital. A piedade Mariana popular. Outras questões: Maria e a libertação social, Maria e a mulher, Maria e a vida. 47 ESTUDOS BÍBLICOS VIII (LITERATURA APOCALÍPTICA) (30h) A comunidade judaica do Antigo Testamento e a comunidade cristã do Novo Testamento no contexto dos séculos IV ac. ao I dc. A literatura Apocalíptica no âmbito histórico, social, político e religioso como, também o seu gênero literário, a sua dimensão teológica e os textos e livros bíblicos correspondentes. O livro do Apocalipse. 48 HISTÓRIA DA IGREJA VI (BRASIL/SANTA CATARINA) (30h) Fornecer uma visão geral e ampla da história da evangelização no Brasil. A organização da Igreja, a crise e a reforma do clero. A escravidão e abolição. Igreja e Estado. A CNBB. A Igreja e o regime militar. As CEB s. Aspectos históricos da Igreja de Santa Catarina. 49 ECUMENISMO (30h) Enfoque histórico do Ecumenismo. Estudo relacional das Igrejas cristãs. As ações do Conselho Mundial de Igrejas e as ações do Conselho Nacional de Igrejas cristãs. O movimento ecumênico no Brasil.

27 50 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (30h) Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso. Aplicação das técnicas e métodos próprios da Teologia. Apresentação mediante Banca Examinadora. 51 DISCIPLINA OPTATIVA I (IES) (30h) Disciplina de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e/ou outras disciplinas oferecidas pelos cursos de graduação do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, e que não façam parte da matriz curricular do Curso de Teologia. PROJETO COMUNITÁRIO (30h) A caracterização do Projeto Comunitário do CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA. A compreensão da responsabilidade social de cada indivíduo como integrante do contexto social no qual está inserido. O aluno como aprendiz de transformação social. A vivência comunitária como fator de aprendizagem para a formação integral. A participação em projetos de atividades comunitárias oferecidas pelos cursos de graduação do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, e que não façam parte da matriz curricular do Curso de Teologia. ATIVIDADES COMPLEMENTARES (30h) As atividades complementares são componentes curriculares que envolvem ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas por iniciativa individual do acadêmico regularmente matriculado em qualquer fase do curso e devem atender às respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais. São possibilidades de atividades complementares: disciplinas isoladas realizadas em outro curso da Instituição ou fora dela que venham complementar a sua formação pessoal e profissional, conferências, palestras, seminários, simpósios, exercício de monitoria, participação em pesquisas institucionais e/ou projetos de iniciação científica, artigos publicados em revistas acadêmicas e científicas, dentre outras.

Totalização da Carga Horária e Créditos

Totalização da Carga Horária e Créditos FACULDADE PALOTINA CURSO DE TEOLOGIA Bacharelado Matriz Curricular 2016 Totalização da Carga Horária e Créditos Disciplinas Carga horária Créditos 1. Disciplinas obrigatórias 2730h 182 2. Estágio Obrigatório

Leia mais

III. Estrutura Curricular

III. Estrutura Curricular III. Estrutura Curricular 1. Visão de Conjunto das Disciplinas dos Cursos de Graduação em Teologia Aconselhamento Pastoral Antropologia da Religião Antropologia Teológica (Criação) Antropologia Teológica

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS Cultura Religiosa EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) DE TEOLOGIA Visão global do fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano e da sociedade, através

Leia mais

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP 2019-2021 CURSO GERAL DA MATURIDADE DA FÉ Local: Igreja dos Santos Mártires Dias de formação: segundas e quintas Horário: 20h.30 às 22h.30

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. Filosofia e Religião Eixo Teológico - ET

MATRIZ CURRICULAR. Filosofia e Religião Eixo Teológico - ET MATRIZ CURRICULAR Eixo Teológico - ET Este Eixo contempla as disciplinas que caracterizam a identidade teológica e preparam o aluno para a reflexão e o diálogo com as diferentes teologias nas diferentes

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA MATRIZ CURRICULAR Macapá 2011 FATECH FACULDE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS 1 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PERFIL DE FORMAÇÃO A representação gráfica do perfil

Leia mais

CURSO DE DIREITO FAPAS

CURSO DE DIREITO FAPAS CURSO DE DIREITO FAPAS Descrição Carga Horárias Disciplinas Obrigatórias 2850 Disciplinas de Prática Jurídica ( Estágio Curricular) 300 Disciplinas complementares de Graduação - DCGs 270 Atividades complementares

Leia mais

(Contemporânea) 23 Teologia Moral I (Fundamentos) 04 60 - - 04 60 24 Teologia da Espiritualidade 04 60 - - 04 60

(Contemporânea) 23 Teologia Moral I (Fundamentos) 04 60 - - 04 60 24 Teologia da Espiritualidade 04 60 - - 04 60 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE TEOLOGIA Matriz Curricular vigente a partir de 2012/1 Fase Cód. Disciplina I II III IV Pré Req. Carga Horária

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

Iniciação. Seminário Teológico e de Treinamento Unida. Curso de Iniciação Teológica. Investimento*

Iniciação. Seminário Teológico e de Treinamento Unida. Curso de Iniciação Teológica. Investimento* Curso de Iniciação Teológica Composto por 12 matérias básicas para a vida cristã e ministerial 1. Doutrina de Deus 2. Doutrina da Bíblia 3. Doutrina de Cristo 4. Doutrina do Espírito Santo 5. Doutrina

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA DE FORTALEZA

FACULDADE CATÓLICA DE FORTALEZA CURSO PROPEDÊUTICO (Coordenadora: Profa. Ms. Raphaela Cândido Lacerda) Português 06 cr Prof. Miguel Arcanjo Brandão Literatura 02 cr Profa. Rosilene da Cunha G. Costeski Produção Textual 02 cr Profa. Rosilene

Leia mais

Instituto Superior de Ciências Religiosas Da Arquidiocese do Rio de Janeiro REGULAMENTO DOS PROGRAMAS

Instituto Superior de Ciências Religiosas Da Arquidiocese do Rio de Janeiro REGULAMENTO DOS PROGRAMAS Instituto Superior de Ciências Religiosas Da Arquidiocese do Rio de Janeiro REGULAMENTO DOS PROGRAMAS 1. Natureza do ISCR O Instituto Superior de Ciências Religiosas, fundado e mantido pela Arquidiocese

Leia mais

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO Índice Siglas e abreviaturas 6 Introdução 7 PARTE 1 - A PALAVRA INSPIRADA CAPÍTULO I - NATUREZA DA INSPIRAÇÃO BÍBLICA 12 1. A inspiração bíblica no limiar do Vaticano II 13 1.1. Deus, autor principal,

Leia mais

MESTRADO EM TEOLOGIA

MESTRADO EM TEOLOGIA MESTRADO EM TEOLOGIA Edital 2015 Este edital se destina especificamente à seleção de candidatos estrangeiros de países lusófonos para o Mestrado em Teologia, com início em março de 2015. 1. Objetivo O

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: TEOLOGIA. Ano: 2018 Período: 3º Semestre: 1º Horas: 72 Créditos: 04

PLANO DE ENSINO. Curso: TEOLOGIA. Ano: 2018 Período: 3º Semestre: 1º Horas: 72 Créditos: 04 PLANO DE ENSINO Curso: TEOLOGIA Disciplina: Cristologia Área: Teologia Ano: 2018 Período: 3º Semestre: 1º Horas: 72 Créditos: 04 Professor: José Luiz Izidoro Ementa O método na Cristologia latino-americana.

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Matriz Curricular do Curso de Graduação em Administração (Vigência a partir de 2017/1) Fase Cód

Leia mais

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 Análise do Unitatis Redintegratio Trata-se de um novo modo de compreender o Cristianismo como um todo;

Leia mais

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira. História. Dhenis. História Dhenis. Português Miguel Brandão

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira. História. Dhenis. História Dhenis. Português Miguel Brandão Horário /2014 Página 1 FACULDADE CATÓLICA DE FORTALEZA Arquidiocese de Fortaleza FACULDADE CATÓLICA DE FORTALEZA 2016-1 PROPEDÊUTICO Produção Textual Antº Brandão GEOGRAFIA História Dhenis Literatura Antº

Leia mais

CURSO PROPEDÊUTICO MANHÃ

CURSO PROPEDÊUTICO MANHÃ CURSO PROPEDÊUTICO 2019.1 - MANHÃ Ingles Instrumental Dougls Stebn Gerry GEOGRAFIA Alles História Dhenis Literatura Rose Ingles Instrumental Dougls Stebn Gerry GEOGRAFIA Alles História Dhenis Produção

Leia mais

Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas

Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA - Grade Curricular Sugerida (C/H) Primeiro Período Seminário, Educação e Sociedade 40 Introdução aos Estudos Históricos

Leia mais

EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE

EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE História Antiga 04 Análise da Historiografia relativa à Antiguidade Clássica, incluindo as diferentes apropriações contemporâneas. Constituição da noção

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d a : ola criptura : Definição: Revelação é, em termos teológicos, o processo pelo qual Deus desvenda ao o Seu caráter e Sua vontade. : a. Revelação Geral b. Revelação Especial : a.

Leia mais

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Matriz Curricular do Curso Superior de Tecnologia em

Leia mais

FACULDADE CATOLICA DE FEIRA DE SANTANA. Relatório de Turmas (Individual)

FACULDADE CATOLICA DE FEIRA DE SANTANA. Relatório de Turmas (Individual) Turma: 2º SEM-FIL 08:10 LOGICA SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO ÉTICA FILOSOFICA I 09:10 LOGICA SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO ÉTICA FILOSOFICA I 10:30 LEITURA PRODUÇÃO TEXTOII PRÁT PESQ ENS FILOSOFIA2 HIST FILOSOFIA MEDIEVAL

Leia mais

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 2016-17 DEPARTAMENTO CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS GRUPO DISCIPLINAR DE EMR 10º Ano 1.º Período APRESENTAÇÃO O programa da disciplina, a Pastoral, a Companhia de Jesus e

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA DE FORTALEZA

FACULDADE CATÓLICA DE FORTALEZA CURSO PROPEDÊUTICO (Coordenadora: Profa. Ms. Raphaela Cândido Lacerda) Português 06 cr Prof. Miguel Arcanjo Brandão Literatura 02 cr Profa. Rosilene da Cunha G. Costeski Produção Textual 02 cr Profa. Rosilene

Leia mais

ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI. A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25)

ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI. A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25) ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25) INTRODUÇÃO Aspectos históricos XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos 05 a 25 de

Leia mais

OFERTA DE DISCIPLINAS PARA O ANO DE

OFERTA DE DISCIPLINAS PARA O ANO DE Faculdade Católica de Fortaleza ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA OFERTA DE DISCIPLINAS PARA O ANO DE 2017.1 CURSO PROPEDÊUTICO (Coordenadora Profª Ms. Raphaela Cândido Lacerda) Português... 06 cr Prof. Miguel

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal ITINERÁRIO CATEQUÉTICO Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal COMO É PROPOSTO O PROCESSO CATEQUÉTICO NO ITINERÁRIO? O Itinerário orienta a construção do processo catequético conforme

Leia mais

Conselho Arquidiocesano de Pastoral

Conselho Arquidiocesano de Pastoral Conselho Arquidiocesano de Pastoral Capítulo 1 Marco histórico-eclesial Marco Histórico-Eclesial (VER-JULGAR-AGIR) OS LEIGOS NA ÉPOCA DA CRISTANDADE... A presença e organização dos leigos buscou sempre

Leia mais

Academia Bíblica Brasileira - ABBA. Matérias e Conteúdos

Academia Bíblica Brasileira - ABBA. Matérias e Conteúdos Matérias e Conteúdos 1 - BIBLIOLOGIA I A matéria trata de forma introdutória sobre o Estudo da Bíblia propriamente dita, sobre sua formação, veracidade e divisões. - Bibliologia - O Canon das Escrituras

Leia mais

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo 1 A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico Tiago Nascimento Nigro Pe. Luiz Henrique Bugnolo Faculdade Católica de Filosofia e Teologia de Ribeirão Preto. Durante o período de elaboração do novo

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS TEMA: OS RITOS E OS RITUAIS : OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA. CAPÍTULOS 9 AO 12 DO LIVRO DIDÁTICO (RSE). Professor: Roberto

Leia mais

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Princípios para uma Catequese Renovada Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Por que Renovada? Podemos renovar o que ainda não existe? Como renovar? Introdução A renovação atual da catequese nasceu para

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO FIL02457 - FILOSOFIA POLÍTICA I (60 h, OBR) O homem e sua ação política. A noção de polis no pensamento grego antigo e seus desdobramentos

Leia mais

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 2- TEMA: Liturgia 3- OBJETIVO GERAL Assessorar as 12 comunidades pertencentes à Paróquia Santo Antônio, motivando-as a celebrar com fé o Mistério

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE FILOSOFIA Currículo Novo (a partir de 2010/1) NÍVEL I HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA Reflexão acerca da transição do pensamento mítico ao filosófico. Estudo de problemas, conceitos e

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - URI

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - URI UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - URI DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA SANTO ÂNGELO 2 ÍNDICE 1- O CONTEXTO... 4 2- PRINCÍPIOS

Leia mais

Sumário. Prefácio, 13. Primeira parte - Fundamentação, 15

Sumário. Prefácio, 13. Primeira parte - Fundamentação, 15 Sumário Prefácio, 13 Primeira parte - Fundamentação, 15 I. A teologia fundamental como ciência teológica básica, 17 1 Teologia como "fala de Deus", 17 1.1 Tipos básicos de teologia, 17 a) A teologia como

Leia mais

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Grade Curricular História da Igreja Formação do Estado de Israel e suas guerras Bibliologia Teologia Sistemática Básica - Doutrinas Bíblicas

Leia mais

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe Aparecida, 13 a 31 de

Leia mais

Programa: Master of Divinity in Biblical Studies/Pastoral Studies (M.Div. em Estudos Bíblicos e Pastorais). Noturno.

Programa: Master of Divinity in Biblical Studies/Pastoral Studies (M.Div. em Estudos Bíblicos e Pastorais). Noturno. Programa: Master of Divinity in Biblical Studies/Pastoral Studies (M.Div. em Estudos Bíblicos e Pastorais). Noturno. 1 SUMÁRIO 1) Servo de Cristo e a legislação vigente 03 2) Cursos e suas nomenclaturas

Leia mais

Escola Diaconal. São Carlos, 12 de março de 2011.

Escola Diaconal. São Carlos, 12 de março de 2011. Teologia Pastoral Escola Diaconal São Carlos, 12 de março de 2011. A teologia é presente que se recebe e serviço que se presta. Dom de viver uma fé mais esclarecida. Serviço para iluminar os itinerários

Leia mais

Peregrino nas Estradas de um Mundo Desigual... Salmos de Romaria. A Boa Notícia segundo a Comunidade de Lucas

Peregrino nas Estradas de um Mundo Desigual... Salmos de Romaria. A Boa Notícia segundo a Comunidade de Lucas Page 1 of 14 Uncategorized Eu sabia... por isso fugi. Jonas e a misericórdia e Deus R$7,20 Peregrino nas Estradas de um Mundo Desigual... Salmos de Romaria R$8,00 Venha o Teu Reino. O CEBI e sua Vocação

Leia mais

MINISTÉRIO DE FORMAÇÃO RCCBRASIL

MINISTÉRIO DE FORMAÇÃO RCCBRASIL MINISTÉRIO DE FORMAÇÃO RCCBRASIL WORKSHOP ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO 2013 Recordando o papel da formação na RCC O Ministério de Formação surgiu da necessidade de formação permanente daqueles que estão

Leia mais

HORÁRIOS DE AULA TEOLOGIA

HORÁRIOS DE AULA TEOLOGIA Teologia - 1º período Historia do Cristianismo I- Introdução Bíblica - 1ºP Interdisciplinar I - 1ºP 1ºP Evangelismo - 1ºP Metodologia Cientifica- 1ºP SP Profa. Tais Evangelismo - 1ºP Interdisciplinar I

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES Em 45 perguntas, apresentamos uma recolha sobre os temas fundamentais que todo o católico deve saber, acerca das Sagradas Escrituras. A REVELAÇÃO 1. O que é a Revelação? A Revelação

Leia mais

Departamento de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Mestrado em Teologia Edital 2018

Departamento de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Mestrado em Teologia Edital 2018 Departamento de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Mestrado em Teologia Edital 2018 MESTRADO EM TEOLOGIA Este edital se destina especificamente a candidatos ao Mestrado em Teologia, para início

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE TEOLOGIA

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE TEOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE TEOLOGIA 2014 2 3 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE TEOLOGIA (Extrato do Guia Acadêmico 1ª edição 27/01/2014) 1. Perfil do egresso O bacharel formado no curso de Teologia deverá

Leia mais

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Três eixos temáticos I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Um eixo transversal: A Igreja em saída na perspectiva ad gentes - Segue o método ver, julgar e agir

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LIC. EM HISTÓRIA NOTURNO - NOVA IGUAÇU. CRÉDITOS Obrigatórios: 116 Optativos: 40.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LIC. EM HISTÓRIA NOTURNO - NOVA IGUAÇU. CRÉDITOS Obrigatórios: 116 Optativos: 40. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:34:24 Curso : LIC. EM HISTÓRIA

Leia mais

Programa: Master of Divinity in Biblical Studies/Pastoral Studies (M.Div. em Estudos Bíblicos e Pastorais).

Programa: Master of Divinity in Biblical Studies/Pastoral Studies (M.Div. em Estudos Bíblicos e Pastorais). Programa: Master of Divinity in Biblical Studies/Pastoral Studies (M.Div. em Estudos Bíblicos e Pastorais). 1 SUMÁRIO 1) Servo de Cristo e a legislação vigente 03 2) Cursos e suas nomenclaturas (Mestre

Leia mais

MESTRADO EM TEOLOGIA

MESTRADO EM TEOLOGIA MESTRADO EM TEOLOGIA Edital 2013/01 Este edital se destina especificamente a candidatos ao Mestrado em Teologia, com início em março de 2012. 1.Objetivo O Programa de Mestrado em Teologia visa o desenvolvimento

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 130 6 Referências bibliográficas Documentos do Magistério Documentos Pontifícios COMPÊNDIO VATICANO II. Constituições, decretos e declarações. 26ª ed. Petrópolis: Vozes, 1997. 743 pp. JOÃO PAULO II. Carta

Leia mais

Clamor do momento: Passar de uma Pastoral Bíblica para uma Animação Bíblica da Pastoral (DAp 248).

Clamor do momento: Passar de uma Pastoral Bíblica para uma Animação Bíblica da Pastoral (DAp 248). Clamor do momento: Passar de uma Pastoral Bíblica para uma Animação Bíblica da Pastoral (DAp 248). Na América Latina, a caminhada bíblica pode ser caracterizada em três etapas: quatro décadas de semeadura;

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE EXTRAORDINÁRIO APROVEITAMENTO EM TEOLOGIA 2017/2

EDITAL DO PROGRAMA DE EXTRAORDINÁRIO APROVEITAMENTO EM TEOLOGIA 2017/2 EDITAL DO PROGRAMA DE EXTRAORDINÁRIO APROVEITAMENTO EM TEOLOGIA 2017/2 A Diretora da Faculdade Católica de Anápolis vem, por meio deste Edital, tornar públicas as condições de realização do Programa de

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

Departamento de Teologia

Departamento de Teologia Departamento de Teologia PROGRAMA DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS EM TEOLOGIA No Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em 19 em fevereiro de 2004, o parecer 0063 foi

Leia mais

A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE INTRODUÇÃOODUÇÃO Só uma Igreja missionária e evangelizadora experimenta a fecundidade e a alegria de quem realmente realiza sua vocação. Assumir

Leia mais

Lista de Dissertações Segundo Semestre de 2014 PUC/SP

Lista de Dissertações Segundo Semestre de 2014 PUC/SP Lista de Dissertações Segundo Semestre de 2014 PUC/SP A formação do catequista a partir do Documento Catequese Renovada Geraldo Raimundo Pereira Orientador: Dr. Tarcísio Justino Loro Data da Defesa: 19/08/2014

Leia mais

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA C/H 170 (1388/I)

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA C/H 170 (1388/I) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE HISTÓRIA IRATI (Currículo iniciado em 2010) ANTROPOLOGIA CULTURAL C/H 68 (1364/I) Estudo das teorias da antropologia cultural e social e da etnografia voltadas para

Leia mais

O BATISMO NÃO TEM FINALIDADE EM SI MESMO. (Proposição 38 do Sínodo)

O BATISMO NÃO TEM FINALIDADE EM SI MESMO. (Proposição 38 do Sínodo) I - OS SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ O que se realiza nos sacramentos da iniciação com o ser humano se dá pela graça de Deus Diante destas constatações podemos dizer que a teologia dos sacramentos de

Leia mais

GUIA ACADÊMICO Associação Cultural e Educacional da Diocese de São José dos Campos. ACEDI Mantenedora da CATÓLICA-SJC

GUIA ACADÊMICO Associação Cultural e Educacional da Diocese de São José dos Campos. ACEDI Mantenedora da CATÓLICA-SJC GUIA ACADÊMICO 2018 Associação Cultural e Educacional da Diocese de São José dos Campos ACEDI Mantenedora da CATÓLICA-SJC A Faculdade Católica de São José dos Campos está Credenciada pelo Ministério da

Leia mais

Programa: Master of Divinity in Biblical Studies/Pastoral Studies (M.Div. em Estudos Bíblicos e Pastorais).

Programa: Master of Divinity in Biblical Studies/Pastoral Studies (M.Div. em Estudos Bíblicos e Pastorais). Programa: Master of Divinity in Biblical Studies/Pastoral Studies (M.Div. em Estudos Bíblicos e Pastorais). 1 SUMÁRIO 1) Servo de Cristo e a legislação vigente 03 2) Cursos e suas nomenclaturas (Mestre

Leia mais

Sumário detalhado 1. A Reforma: uma introdução O cristianismo no final da Idade Média O humanismo e a Reforma...54

Sumário detalhado 1. A Reforma: uma introdução O cristianismo no final da Idade Média O humanismo e a Reforma...54 Sumário Sumário detalhado...4 Prefácio à quarta edição... 11 Como usar este livro... 14 1. A Reforma: uma introdução... 17 2. O cristianismo no final da Idade Média... 41 3. O humanismo e a Reforma...

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

Filosofia - Licenciatura

Filosofia - Licenciatura Filosofia - Licenciatura Unidade de Ensino: Lorena Regime Letivo: Semestral Duração: 8 semestres Para ingressantes a partir de: 2017 Disciplinas Carga horária Antropologia Filosófica 80 Antropologia Teológica

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

Master of Divinity in Biblical Studies/Pastoral Studies (M.Div. em Estudos Bíblicos e Pastorais). Diurno - Vocacionados

Master of Divinity in Biblical Studies/Pastoral Studies (M.Div. em Estudos Bíblicos e Pastorais). Diurno - Vocacionados Master of Divinity in Biblical Studies/Pastoral Studies (M.Div. em Estudos Bíblicos e Pastorais). Diurno - Vocacionados 1) Servo de Cristo e a legislação vigente O Servo de Cristo respeitando a legislação

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

Plano de ação e formação para Catequistas

Plano de ação e formação para Catequistas Plano de ação e formação para Catequistas Formação de Catequistas A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

Universidade Estadual do Maranhão UEMA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

Universidade Estadual do Maranhão UEMA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO Universidade Estadual do Maranhão UEMA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO OBJETIVOS Possibilitar ao profissional de Ensino Religioso o referencial teórico-metodológico que oportunize a leitura

Leia mais

Componentes Optativos do Perfil: Componentes Optativos Livres: Atividades Complementares: Tempo Médio. Integralização: COMPONENTES OBRIGATÓRIOS

Componentes Optativos do Perfil: Componentes Optativos Livres: Atividades Complementares: Tempo Médio. Integralização: COMPONENTES OBRIGATÓRIOS Perfil: LPH001-1 PERFIL CURRICULAR Código INEP: 14514 Descrição: PROJETO PEDAGÓGICO LIC. EM HISTÓRIA 2014-1 Curso: LICENCIATURA EM HISTÓRIA Início da Validade: 2014.1 Data de Emissão: 08/05/2018 19:53

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

MINICURSO. Re-buscando o sul da educação católica. A contribuição da ecologia integral para repensar o humanismo solidário Vitor Hugo Mendes

MINICURSO. Re-buscando o sul da educação católica. A contribuição da ecologia integral para repensar o humanismo solidário Vitor Hugo Mendes MINICURSO Re-buscando o sul da educação católica. A contribuição da ecologia integral para repensar o humanismo solidário Vitor Hugo Mendes minicurso - TRES PARTES Re-buscando o sul da educação católica.

Leia mais

2º bimestre 1ª série 12 - Era Medieval Formação e consolidação da Igreja Caps. 3.2, 3.3 e 7. Roberson de Oliveira Roberson de Oliveira

2º bimestre 1ª série 12 - Era Medieval Formação e consolidação da Igreja Caps. 3.2, 3.3 e 7. Roberson de Oliveira Roberson de Oliveira 2º bimestre 1ª série 12 - Era Medieval Formação e consolidação da Igreja Caps. 3.2, 3.3 e 7 Roberson de Oliveira Roberson de Oliveira 1 Igreja na Era Medieval Importância: 1. Único poder universal. 2.

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM TEOLOGIA

MESTRADO INTEGRADO EM TEOLOGIA NÚCLEOS PROGRAMÁTICOS MESTRADO INTEGRADO EM TEOLOGIA Com ligeiras alterações, o que a seguir se publica são os núcleos programáticos aprovados, em 1994, como orientação para os docentes, acrescidos dos

Leia mais

CATÁLOGO ACADÊMICO INSTITUTO PROTESTANTE UNIDO DE TEOLOGIA

CATÁLOGO ACADÊMICO INSTITUTO PROTESTANTE UNIDO DE TEOLOGIA CATÁLOGO ACADÊMICO 217-2018 INSTITUTO PROTESTANTE UNIDO DE TEOLOGIA Apresentação O Instituto Protestante Unido de Teologia (IPRUTeo) nasceu com o objetivo de oferecer formação teológica consistente aos

Leia mais

O MAGISTÉRIO DA IGREJA NA FORMAÇÃO

O MAGISTÉRIO DA IGREJA NA FORMAÇÃO O MAGISTÉRIO DA IGREJA NA FORMAÇÃO ENCONTRO NACIONAL DO MINISTÉRIO DE FORMAÇÃO - 2013 3 PILARES DA REVELAÇÃO PÚBLICA (Catec. 65) Sagrada Escritura - Palavra de Deus dirigida ao Homem por inspiração e escrita

Leia mais

Dom Benedito Beni dos Santos *

Dom Benedito Beni dos Santos * Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil Dom Benedito Beni dos Santos * 1. Origem das Diretrizes As Diretrizes são um conjunto bem articulado de sugestões e normas referentes à formação

Leia mais

José Jacinto Ferreira de Farias, scj. A Unção dos Doentes. O Sacramento do Conforto e da Consolação

José Jacinto Ferreira de Farias, scj. A Unção dos Doentes. O Sacramento do Conforto e da Consolação José Jacinto Ferreira de Farias, scj A Unção dos Doentes O Sacramento do Conforto e da Consolação UNIVERSIDADE CATÓLICA EDITORA Lisboa, 2010 In t ro d u ç ã o No conjunto dos manuais que a Faculdade de

Leia mais

GRADE OBRIGATÓRIA. A Grade Obrigatória corresponde a 87% dos créditos (186 créditos / horas/aulas)

GRADE OBRIGATÓRIA. A Grade Obrigatória corresponde a 87% dos créditos (186 créditos / horas/aulas) GRADE OBRIGATÓRIA A Grade Obrigatória corresponde a 87% dos créditos (186 créditos / 2.790 horas/aulas) DISCIPLINAS CRÉD. C.H. PRÉ-REQUISITOS RESUMO DAS EMENTAS Departamento de 34 510 Cultura Geral (CG)

Leia mais

Prefácio dos organizadores... Introdução...

Prefácio dos organizadores... Introdução... SUMÁRIO Prefácio dos organizadores... XI SEÇÃO IX HISTÓRIA DA IGREJA NO SÉCULO XIX Kurt Nowak e Hubert W olf Parte A História da Igreja evangélica a partir da Revolução Francesa até o final da Primeira

Leia mais

Por Assessoria de Imprensa CNPF

Por Assessoria de Imprensa CNPF Por Assessoria de Imprensa CNPF Com mais de 45 páginas, o Instrumento de trabalho da 3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos Sobre a Família apresenta panorama das respostas da pesquisa aplicada

Leia mais

Módulo III O que anuncia a Catequese?

Módulo III O que anuncia a Catequese? Módulo III O que anuncia a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da realidade complexa do ser humano a quem levamos, hoje, uma Boa Nova. Compreender a importância da Sagrada Escritura

Leia mais

O DIRETOR DA ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA E ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA, no exercício de suas atribuições regimentais,

O DIRETOR DA ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA E ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA, no exercício de suas atribuições regimentais, RESOLUÇÃO Nº 03, DE 26 DE ABRIL DE 2005 Dispõe sobre o novo Ementário e a Bibliografia de algumas disciplinas do Curso de Graduação em Teologia. O DIRETOR DA ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA E ESPIRITUALIDADE

Leia mais

CURRÍCULO DO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Prof. Elcio Cecchetti

CURRÍCULO DO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Prof. Elcio Cecchetti CURRÍCULO DO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA Prof. Elcio Cecchetti elcio.educ@terra.com.br ENSINO RELIGIOSO? Como? Outra vez? O quê? Por quê? Para quê? O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA DO PASSADO

Leia mais

Letras Língua Portuguesa

Letras Língua Portuguesa Letras Língua Portuguesa Leitura e Produção de Texto I 30h Ementa: Ocupa-se das estratégias de leitura e produção de textos orais e escritos considerando os aspectos formal e estilístico e sua relação

Leia mais

CURSO DE HISTÓRIA UNEB/CAMPUS VI (Caetité-BA) EMENTÁRIO

CURSO DE HISTÓRIA UNEB/CAMPUS VI (Caetité-BA) EMENTÁRIO CURSO DE UNEB/CAMPUS VI (Caetité-BA) EMENTÁRIO LISTA DE COMPONENTES/DISCIPLINAS POR ÁREA (em breve, incluiremos as ementas, em cada componente) Tempo Mínimo: 08 semestres Tempo Máximo: 14 semestres Total:

Leia mais

PLANEJAMENTO PASTORAL. POR QUE? Razões teológicas

PLANEJAMENTO PASTORAL. POR QUE? Razões teológicas PLANEJAMENTO PASTORAL. POR QUE? Razões teológicas Pe. Thiago De Moliner Eufrásio INTRODUCÃO O conceito de comunhão (koinonía), assumido nos textos do Concílio Vaticano II, diz a Instrução Communionis Notio

Leia mais

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL TEMA-PROBLEMA A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo RELIGIÃO FENÓMENO UNIVERSAL Religião e as práticas religiosas têm sido uma constante ao longo dos tempos e têm influenciado

Leia mais