ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL"

Transcrição

1 Avaliação Psicológica III ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL Profa. Márcia Calixto dos Santos

2 A ESCOLHA PROFISSIONAL Antes do capitalismo - a profissão era determinada pelos laços de sangue - influência da família. No capitalismo - o indivíduo pode ser tudo o que quiser ser. Conceito de que o indivíduo escolhe sua profissão, emergindo todo o conhecimento correspondente à orientação vocacional.

3 A ESCOLHA PROFISSIONAL Nos dias atuais - expressiva cobrança quanto ao sucesso e a realização profissional. Conflitos, pressões, mitos, modelos que influenciam a escolha profissional. Existem influências sociais, pessoais, limites ou possibilidades nesse contexto e quanto mais o jovem conhece esses fatores, mais controle pode ter sobre sua escolha.

4 FATORES QUE INFLUENCIAM Características da Profissão: mercado de trabalho, a importância social, remuneração, tipo de trabalho e habilidades necessárias. Caminho para se chegar a Profissão: a escolarização e o vestibular, os custos da formação. Grupo Social: a família e os amigos, questões de gênero e história pessoal (expectativas quanto a si mesmo; gostos; habilidades; profissão de pessoas significativas; condições materiais, seus limites e possibilidades; desejos). Satisfação Pessoal x Satisfação Material: conflito comum.

5 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA OP Nasce em 1907 com a criação do primeiro centro de OP dos EUA, o Vocational Bureau of Boston, por Frank Parsons Parsons publica o livro Choosing a vocation Proposta de Parsons Autoconhecimento - habilidades, interesses, ambições, limitações e outras características pessoais; Conhecimento das possibilidades e características das diversas profissões; Integração entre as características individuais e ocupacionais.

6 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA OP : Psicologia Diferencial e Psicometria influenciam a prática de OP, principalmente com o desenvolvimento de testes de inteligência, aptidão, habilidades, interesses e personalidade Criação do Instituto de Seleção e Orientação Profissional no Brasil (ISOP), com o objetivo de desenvolver, adaptar e validar instrumentos de avaliação psicológica.

7 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA OP Modelo de Avaliação Psicológica Centrado no resultado: primeiro modelo - surge entre a primeira e a segunda década do séc. XX. Preocupa-se em definir uma escolha profissional específica. O uso dos testes psicológicos é enfatizado para a definição das características individuais (inteligência, aptidões, interesses e personalidade) com o objetivo de combiná-las com as características e ambientes ocupacionais.

8 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Teoria dos Tipos Vocacionais de Jonh Holland: baseada em traços de personalidade - 6 dimensões: o realista, o investigativo, o artístico, o social, o empreendedor e o convencional. Embora considere aspectos da personalidade, o foco está mais no resultado da OP (o que a pessoa decide) do que no processo da orientação e da decisão. Teoria do Traço e Fator: base no auto conhecimento e informações profissionais - perdura até mesmo com o surgimento de novos paradigmas em OP.

9 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Segunda metade do séc. XX Declínio no uso dos testes psicológicos em OP devido à mudança de paradigma. Foco em trabalhar com a noção de autoconhecimento. Nesse contexto predominam a Teoria do Desenvolvimento Vocacional de Donald Super e o Aconselhamento psicológico não diretivo proposto por Rogers.

10 EVOLUÇÃO HISTÓRICA A partir da década de 70 no Brasil: a OP passou a ser menos centrada nos testes psicológicos, ocorrendo maior valorização dos processos de aprendizagem envolvidos na escolha influência dos modelo evolutivo e clínico. O modelo evolutivo e clínico apontam a escolha profissional não como um fato isolado, mas como o resultado de um processo contínuo de desenvolvimento.

11 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Proposta de Bohoslavsky: - Testes psicológicos perdem o papel central, com uma função de um levantamento inicial das características pessoais do orientando, sendo seus resultados integrados a outras atividades do processo de OP.

12 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Modelo de Avaliação Psicológica Centrado no Processo Pode fazer uso ou não de instrumentos e tem como objetivo auxiliar o orientador no planejamento do procedimento de OP. Preocupa-se com processos internos e externos que levam o indivíduo à decisão sobre a sua escolha profissional - autoconhecimento sobre suas próprias condições, possibilidades e limitações.

13 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Modelo de Avaliação Psicológica Centrado no Processo O orientador é um facilitador. A entrevista é o principal instrumento. O enfoque dos testes está na maturidade, indecisão, bem-estar psicológico, aspectos contextuais (influência familiar e de amigos).

14 DEFINIÇÃO DE OP Contexto atual - dificuldade de conceituação, indicando possível confusão teórica e falta de delimitação conceitual entre os profissionais. Exs: orientação profissional, orientação vocacional, desenvolvimento vocacional, orientação profissional vocacional, desenvolvimento de carreira. Orientação profissional termo mais indicado e apropriado no momento.

15 NECESSIDADES DE APERFEIÇOAMENTO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM OP Qualificação dos instrumentos disponíveis, de acordo com normas do CFP; Aumento de esforços para disponibilizar instrumentos já existentes e em uso internacional, com adaptação e validação à realidade brasileira; Preocupação dos cursos de Psicologia em ensinar diferentes possibilidades de avaliação em OP; Maior agilidade na divulgação e comercialização dos instrumentos desenvolvidos em pesquisas.

16 UM MODELO DE OP Processo composto por 7 sessões, 1 sessão por semana com duração de 1 hora. 1ª sessão Entrevista inicial e contrato de trabalho. Objetivo de levantar: as expectativas do orientando; áreas ou profissões de interesse; disciplinas com melhor desempenho; pressões que tem enfrentado quanto à escolha profissional; dúvidas e dificuldades encontradas até o momento.

17 2ª sessão UM MODELO DE OP Aplicação da EMEP Escala de Maturidade para Escolha Profissional composta por 45 afirmações divididas em 5 subescalas: determinação, responsabilidade, independência, autoconhecimento, conhecimento da realidade educativa e socioprofissional. Aplicação do BFP Bateria Fatorial de Personalidade.

18 3ª sessão UM MODELO DE OP Aplicação da EAP Escala de Aconselhamento Profissional avalia 7 dimensões: Ciências Exatas; Artes e Comunicação; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Agrárias e Ambientais; Atividades Burocráticas; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Entretenimento. Definição de profissões de interesse para que orientando e orientador façam uma pesquisa, via internet, considerando mercado de trabalho, faculdades e cursos disponíveis, questões financeiras, etc.

19 UM MODELO DE OP 4ª sessão Apresentação e discussão dos resultados obtidos com a aplicação dos instrumentos. Discussão dos resultados obtidos nas pesquisas sobre profissões e mercado de trabalho.

20 5ª sessão UM MODELO DE OP Aplicação do Jogo Critérios para a escolha profissional: objetiva facilitar a escolha profissional de jovens ou adultos, estimulando os seguintes aspectos: ampliar o conhecimento de interesses e valores; refletir sobre as expectativas com relação ao futuro profissional; definir critérios para a escolha profissional; estabelecer relações entre aspectos internos (interesses e valores) e a vida profissional; entre outros aspectos.

21 6ª sessão UM MODELO DE OP Reaplicação da EMEP para verificar melhoria nas dimensões medidas anteriormente. Continuidade da discussão sobre os dados obtidos. 7ª sessão Entrevista devolutiva síntese organizando os dados de todas as atividades realizadas durante o processo. Realiza-se com o orientando a hierarquia dos cursos preferidos, considerando as análises realizadas.

22 OUTROS INSTRUMENTOS Escala de Estilos de Pensar e Criar AIP Avaliação dos Interesses Profissionais Questionário de Busca Autodirigida (SDS) Profissiogame Teste de Fotos de Profissões (BBT-Br) Medidas de Inteligência

23 IMPORTANTE Associação Brasileira de Orientação Profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional.

A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ANDRADE, Josemberg Moura de, Universidade Federal da Paraíba, Professor orientador, josemberg.andrade@gmail.com;

Leia mais

Testes Psicológicos. Uso de instrumentos na Orientação Profissional 10/11/2015. Modalidades de OP o Grupo o Individual

Testes Psicológicos. Uso de instrumentos na Orientação Profissional 10/11/2015. Modalidades de OP o Grupo o Individual Uso de instrumentos na Orientação Profissional Prof.ª Ms. Otília Loth Modalidades de OP o Grupo o Individual Técnicas para cada tipo de modalidade. As técnicas sempre devem ser escolhidas de acordo com

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO E DA INFORMAÇÃO NA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES EM PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO E DA INFORMAÇÃO NA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES EM PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO E DA INFORMAÇÃO NA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES EM PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO PASSOS, Huana Freire Cirilo, Universidade Federal da Paraíba, Discente colaborador,

Leia mais

NOVO PLANO DE ESTUDOS DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA

NOVO PLANO DE ESTUDOS DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA NOVO PLANO DE ESTUDOS DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA Novo Plano de estudos 1º ciclo 1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre Temas de Psicologia Geral Biologia e Genética Métodos de Investigação

Leia mais

11/05/2017. Módulo III Planejamento e gestão da carreira. Gestão de Talentos & Carreiras. Prof. Lucia B. Oliveira

11/05/2017. Módulo III Planejamento e gestão da carreira. Gestão de Talentos & Carreiras. Prof. Lucia B. Oliveira Módulo III Planejamento e gestão da carreira Gestão de Talentos & Carreiras Prof. Lucia B. Oliveira 1 Gestão de Talentos O que é gestão de talentos? = gestão de recursos humanos = planejamento de necessidades

Leia mais

Escola Secundária c/2º e 3º ciclos D. João V

Escola Secundária c/2º e 3º ciclos D. João V Escola Secundária c/º e 3º ciclos D. João V Psicologia Curso Profissional: técnico de apoio à gestão desportiva 10º ano Ano letivo 015 /016 Temas Módulo 1 Descobrindo a Psicologia Módulo O desenvolvimento

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 1 - JUSTIFICATIVA A cada dia cresce a expectativa de que os profissionais da área da Psicologia possam oferecer para a população em geral,

Leia mais

Orientação Vocacional e Coaching Carlos Gomes

Orientação Vocacional e Coaching Carlos Gomes Índice Introdução... 2 Método Orienta... 3 Técnica das Frases para Completar... 6 Realização de Testes Vocacionais... 8 Autoavaliação dos Testes Vocacionais... 9 Exploração de Valores... 10 Sucesso Profissional

Leia mais

Orientação Vocacional e Coaching Carlos Gomes. Índice

Orientação Vocacional e Coaching Carlos Gomes. Índice Índice Introdução... 2 Método Orienta... 3 Técnica das Frases para Completar... 6 Realização de Testes Vocacionais... 8 Autoavaliação dos Testes Vocacionais... 9 Exploração de Valores... 10 Sucesso Profissional

Leia mais

CURSO: MÚSICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL II Desenvolvimento da percepção dos elementos da organização musical, através de atividades práticas; utilização de elementos

Leia mais

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL VOCACIONAL: POSSIBILITANDO ESCOLHAS PROFISSIONAIS

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL VOCACIONAL: POSSIBILITANDO ESCOLHAS PROFISSIONAIS ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL VOCACIONAL: POSSIBILITANDO ESCOLHAS PROFISSIONAIS Área Temática: Educação João Druczkoski (Coordenador da Ação de Extensão) Andressa Aparecida Garces Gamarra Salem 1 Gislaine de

Leia mais

HORIZONTES EM CONSTRUÇÃO: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL VOCACIONAL

HORIZONTES EM CONSTRUÇÃO: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL VOCACIONAL HORIZONTES EM CONSTRUÇÃO: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL VOCACIONAL Andressa Aparecida Garces Gamarra Salem (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Gislaine de Fátima Oliveira (Universidade Estadual do Centro-Oeste);

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO Planificação Psicologia 11º Ano ANO LETIVO 2014/2015 10º GRUPO B MÓDULO 5- Fatores e Processos de Aprendizagem 1. Aprendizagem

Leia mais

O Mapeamento de competências como ferramenta para gerenciamento de Crises e Conflitos

O Mapeamento de competências como ferramenta para gerenciamento de Crises e Conflitos O Mapeamento de competências como ferramenta para gerenciamento de Crises e Conflitos Projetos é o melhor ambiente para geração de crises e conflitos, pois: Tudo é controlado. Existem muitas partes interessadas.

Leia mais

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: A IMPORTÂNCIA DOS TESTES VOCACIONAIS SOB A ÓTICA DOS ATORES ENVOLVIDOS

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: A IMPORTÂNCIA DOS TESTES VOCACIONAIS SOB A ÓTICA DOS ATORES ENVOLVIDOS Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: A IMPORTÂNCIA DOS TESTES VOCACIONAIS SOB A ÓTICA DOS ATORES

Leia mais

Consulta Ata do Pregão

Consulta Ata do Pregão 1 de 7 12/12/2013 11:47 Consulta Ata do Pregão MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Roraima Ata de Realização do Pregão Eletrônico Nº 84/2013 (SRP) Às 10:42 horas do dia 12 de novembro de 2013,

Leia mais

BANCO DE TESTES PSICOLÓGICOS CRP-03 1

BANCO DE TESTES PSICOLÓGICOS CRP-03 1 BANCO DE TESTES PSICOLÓGICOS CRP-03 1 EDITORA CASA DO PSICÓLOGO 1. INVENTÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO ADT 2. EXAME CLÍNICO PSICOLÓGICO ANAMNESE 3. BATERIA DE PROVAS DE RACIOCÍNIO BRP-5 4. ESCALA DE MATURIDADE

Leia mais

Escolha Profissional na adolescência: uma experiência com alunos do Ensino Médio de uma ETEC

Escolha Profissional na adolescência: uma experiência com alunos do Ensino Médio de uma ETEC Escolha Profissional na adolescência: uma experiência com alunos do Ensino Médio de uma ETEC Camélia Santina Murgo *, Priscila da Silva Macacari **, Karen Christina Saggiori Fraiz*** Resumo Um processo

Leia mais

A abordagem cognitivo-evolutiva do desenvolvimento vocacional

A abordagem cognitivo-evolutiva do desenvolvimento vocacional A abordagem cognitivo-evolutiva do desenvolvimento vocacional Prof.ª Otília Loth Teoria desenvolvida por Super. Relação entre autoconceito e a escolha de carreira o indivíduo tende a escolher carreiras

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 410 Filosofia DISCIPLINA: Psicologia CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Apoio à Infância ANO: 2.º - ANO LETIVO:2017-18

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA Comissão de Graduação Tel. (11) Manual do Tutor

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA Comissão de Graduação Tel. (11) Manual do Tutor Manual do Tutor Orientações para o exercício da Tutoria Introdução A formação do futuro cirurgião-dentista é permeada por diversas dificuldades. Entre o desejo de ser um profissional da saúde e sua plena

Leia mais

A PRÁTICA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PELA ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA

A PRÁTICA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PELA ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA CONEXÃO FAMETRO 2017: ARTE E CONHECIMENTO XIII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 A PRÁTICA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PELA ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA Taís Landim da Cunha FAMETRO

Leia mais

Atividade Física na Terceira Idade. Prof. Dra. Bruna Oneda 2018

Atividade Física na Terceira Idade. Prof. Dra. Bruna Oneda 2018 Atividade Física na Terceira Idade Prof. Dra. Bruna Oneda 2018 Expectativa de vida no Brasil Em 2015, as mulheres ganharam uma esperança de vida de 3 meses e 4 dias, passando de 78,8 anos, em 2014, para

Leia mais

Desenvolvimento de Carreira Aula Evandro Deliberal

Desenvolvimento de Carreira Aula Evandro Deliberal Desenvolvimento de Carreira Aula - 05 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Área de atuação profissional: Visão macro da área de atuação do curso. Papel do

Leia mais

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA CARGOS - POLO SAPUCAIA DO SUL - CADASTRO RESERVA : ENFERMEIRO A, conforme disposições constantes no

Leia mais

* Psicóloga-chefe da testoteca do lsop. Operacionalização de uma testoteca. 1. Introdução. 2. Breve histórico

* Psicóloga-chefe da testoteca do lsop. Operacionalização de uma testoteca. 1. Introdução. 2. Breve histórico Operacionalização de uma testoteca MARIA HELENA M. MOREIRA * l.introdução; 2. Breve. histórico; 3. Organização. 1. Introdução A idéia de constituir um acervo organizado de material de testes surgiu no

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS EMENTA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS DISCIPLINA: Estratégias Competitivas e BSC EMENTA: Organização e ambiente organizacional, Desafios estratégicos e adaptação estratégica. Abordagens recentes a respeito

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA HUMANISTA CARL ROGERS Dá grande importância às experiências da pessoa, a seus sentimentos e valores.

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. História e Sistemas

Leia mais

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015 Agenda: 28/09/2015 8:30 as 9:00 h Recepção dos participantes 9:00 as 11:00 h Eixo: Capacitação e Desenvolvimento 11:00 as 11:30 h Análise de Indicadores

Leia mais

Criatividade e Inteligência Emocional

Criatividade e Inteligência Emocional Criatividade e Inteligência Emocional Formato do curso: Presencial Preço: 730 Nível: Intermédio Duração: 24 horas As emoções determinam em grande medida a direção da nossa vida, tanto no que se refere

Leia mais

PROGRAMA ESCOLHA CERTA

PROGRAMA ESCOLHA CERTA PROGRAMA ESCOLHA CERTA 1 Índice São PAulo, 6 de maio de 2016 Proposta Comercial CARTA DE APRESENTAÇÃO... 3 INSTITUCIONAL... 4 PROGRAMA ESCOLHA CERTA... 5 PÚBLICO ALVO... 7 BENEFÍCIOS... 8 METODOLOGIA...

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO O programa se destina ao desenvolvimento de habilidades relativas à Psicologia do Trânsito dentro de uma visão sistêmica, com visão do conjunto de elementos

Leia mais

Apresentação: Instrumentos de avaliação psicológica.

Apresentação: Instrumentos de avaliação psicológica. Apresentação: Instrumentos de avaliação psicológica. Testes de uso exclusivo de psicólogos PARTE 1 www.casadopsicologo.com.br Inventário Fatorial de Personalidade (IFP) Faixa Etária: 18 a 60 anos. Tempo

Leia mais

Administração e Organização II

Administração e Organização II Administração e Organização II Agregar Pessoas Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Agregar Pessoas Recrutamento / Seleção Imagem: http://blog.acelerato.com/gestao/recrutamento-e-selecao-otimizando-o-processo-nas-organizacoes/

Leia mais

A avaliação psicológica no contexto de orientação profissional para

A avaliação psicológica no contexto de orientação profissional para 1 A avaliação psicológica no contexto de orientação profissional para adolescentes André Zonta andrezontapsi@gmail.com Pós-Graduação em Avaliação Psicológica Instituto de Pós-Graduação IPOG Vitória, ES,

Leia mais

FARTEC-FACULDADE REGIONAL TECMED LTDA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE - NAD. Atendimento Psicopedagógico Faculdade de Tecnologia TECMED

FARTEC-FACULDADE REGIONAL TECMED LTDA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE - NAD. Atendimento Psicopedagógico Faculdade de Tecnologia TECMED FARTEC-FACULDADE REGIONAL TECMED LTDA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE - NAD Atendimento Psicopedagógico Faculdade de Tecnologia TECMED 2016 REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE - NAD CAPÍTULO

Leia mais

Sumário. Apresentação, xiii

Sumário. Apresentação, xiii Sumário Apresentação, xiii Parte I Dinâmica das carreiras no mercado e organizações, 1 Capítulo 1 Desenvolvimento das pessoas na carreira, 3 Introdução, 3 Carreira profissional: a busca de uma definição,

Leia mais

Orientação Vocacional e Coaching Carlos Gomes

Orientação Vocacional e Coaching Carlos Gomes Índice Introdução... 2 Método Orienta... 3 Técnica das frases para completar... 6 Realização do Teste Vocacional... 8 Autoavaliação do Teste Vocacional... 9 Exploração de Valores... 10 Autoconhecimento...

Leia mais

GROUP EXECUTIVE COACHING

GROUP EXECUTIVE COACHING GROUP EXECUTIVE COACHING A QUEM É DESTINADO? Executivos C - Level Diretores / Alta gerência High potential (desenvolver habilidades de liderança) Recém promovidos (processo de transição) Profissionais

Leia mais

Atividade Física na Terceira Idade. Prof. Dra. Bruna Oneda 2017

Atividade Física na Terceira Idade. Prof. Dra. Bruna Oneda 2017 Atividade Física na Terceira Idade Prof. Dra. Bruna Oneda 2017 Expectativa de vida no Brasil Em 2015, as mulheres ganharam uma esperança de vida de 3 meses e 4 dias, passando de 78,8 anos, em 2014, para

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA & PRODUTIVIDADE

QUALIDADE DE VIDA & PRODUTIVIDADE QUALIDADE DE VIDA & PRODUTIVIDADE Lamís kabad Coach / Psicóloga Organizacional / MBA FGV / Mestra em Psicologia da Saúde Autora do livro: Qualidade de Vida de Funcionários ADM 67-9 9997 3464 psicologalamis@hotmail.com

Leia mais

GestãoPessoalda Carreira: apresentaçãode umestudo empíricono ensinosuperior

GestãoPessoalda Carreira: apresentaçãode umestudo empíricono ensinosuperior GestãoPessoalda Carreira: apresentaçãode umestudo empíricono ensinosuperior Como surgiu este projeto? 2007- Dois contextos de trabalho: Serviço de Psicologia, EPsi, UM Unidade de Consulta Experimental

Leia mais

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2016 EDITAL Nº 058/ CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2016 EDITAL Nº 058/ CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2016 EDITAL Nº 058/2018 - CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, conforme disposições constantes nos Editais

Leia mais

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar... Guimarães Rosa Clima organizacional Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa Conceitos básicos Clima Organizacional é o potencial de energia disponível para alavancar resultados. Perfil

Leia mais

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA CARGOS - POLO SAPUCAIA DO SUL - CADASTRO RESERVA: AUXILIAR DE SEGURANÇA ENFERMEIRO FARMACÊUTICO ASSISTENTE

Leia mais

Gestão de Talentos & Carreiras

Gestão de Talentos & Carreiras Aula 6 Gestão de Talentos & Carreiras Agenda 1 Seminário 2 Gestão de talentos 3 Gestão da carreira 1 Seminário 2 Peter Cappelli Talent management for the twenty-first century HBR, 2008. Gestão de Talentos

Leia mais

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA CARGOS: SAPUCAIA DO SUL CADASTRO RESERVA.

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA CARGOS: SAPUCAIA DO SUL CADASTRO RESERVA. FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA CARGOS: ENFERMEIRO, TÉCNICO EM RADIOLOGIA E AUXILIAR DE SEGURANÇA PÓLO SAPUCAIA DO SUL CADASTRO RESERVA.

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS. Parte II MOVIMENTANDO PESSOAS. 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo...

SUMÁRIO. Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS. Parte II MOVIMENTANDO PESSOAS. 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo... SUMÁRIO Apresentação... xiii Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo... 3 Importância da gestão de pessoas... 4 A gestão de pessoas passada a limpo...

Leia mais

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA CARGOS - PÓLO SAPUCAIA DO SUL - CADASTRO RESERVA: ASSISTENTE SOCIAL VAGA TEMPORÁRIA AUXILIAR DE SEGURANÇA

Leia mais

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS º PERÍODO CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: BIOQUÍMICA CELULAR Componentes responsáveis pelo funcionamento bioquímico dos seres vivos, em especial o ser humano, manifestos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA 6º ANO Aulas Previstas por Período 2º Período: 3º Período: 13

PLANIFICAÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA 6º ANO Aulas Previstas por Período 2º Período: 3º Período: 13 1º Período: 12 PLANIFICAÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA 6º ANO Aulas Previstas por Período 2º Período: 3º Período: 13 7 Total: 32 CONTEÚDOS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS/ATIVIDADES AVALIAÇÃO AULAS PREVISTAS Tema

Leia mais

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA CARGOS - POLO SAPUCAIA DO SUL - CADASTRO RESERVA: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO AUXILIAR DE SEGURANÇA FARMACÊUTICO

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL. Estabelecer diretrizes básicas que nortearão as atividades de recrutamento e seleção de pessoal no âmbito da Empresa.

MANUAL DE PESSOAL. Estabelecer diretrizes básicas que nortearão as atividades de recrutamento e seleção de pessoal no âmbito da Empresa. ANUAL D PSSOAL ÓD : 5 RT : 09.07.2010 ÓDULO 5: RCRUTANTO SLÇÃO VG: 09.07.2010 1 CAPÍTULO 1: APRSNTAÇÃO 1 FNALDAD stabelecer diretrizes básicas que nortearão as atividades de recrutamento e seleção de pessoal

Leia mais

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PROFISSIONAL

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PROFISSIONAL O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PROFISSIONAL Carmen Leite Ribeiro Bueno* A Avaliação Profissional tem como objetivo geral auxiliar o indivíduo em seu desenvolvimento pessoal e profissional, utilizando sistematicamente

Leia mais

Glaucenete Barros de Oliveira INTRODUÇÃO

Glaucenete Barros de Oliveira INTRODUÇÃO I I I Levantamento da metodologia utilizada na orientação vocacional em Fortaleza Glaucenete Barros de Oliveira INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo situar a Orientação Vocacional dos estabelecimentos

Leia mais

FERNANDA ARGENTINI SARTORI ESTUDO CORRELACIONAL ENTRE A ESCALA DE ACONSELHAMENTO PROFISSIONAL (EAP) ITATIBA SP 2007 E O SDS

FERNANDA ARGENTINI SARTORI ESTUDO CORRELACIONAL ENTRE A ESCALA DE ACONSELHAMENTO PROFISSIONAL (EAP) ITATIBA SP 2007 E O SDS i FERNANDA ARGENTINI SARTORI ESTUDO CORRELACIONAL ENTRE A ESCALA DE ACONSELHAMENTO PROFISSIONAL (EAP) E O SDS Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Gaduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco

Leia mais

EDUCAÇÃO. Conceitos gerais:

EDUCAÇÃO. Conceitos gerais: Conceitos gerais: O conjunto de todos os processos através dos quais a pessoa desenvolve capacidades, atitudes, e outras formas de comportamento positivo na sociedade onde vive. GOOD, Dictionary of Education

Leia mais

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 06/2016 EDITAL Nº 027/ CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA UNIDADE: VIAMÃO/RS

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 06/2016 EDITAL Nº 027/ CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA UNIDADE: VIAMÃO/RS FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 06/2016 EDITAL Nº 027/2018 - CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA UNIDADE: VIAMÃO/RS A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, conforme disposições

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA

CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA A estrutura do currículo está organizada em um Núcleo Comum e um Perfil Profissionalizante de Formação do Psicólogo, que se desdobra em duas Ênfases Curriculares a serem

Leia mais

Educação Corporativa.

Educação Corporativa. O compromisso das empresas com a Educação Corporativa pode ser entendida, hoje, como um dos processos mais importantes para a gestão de pessoas, desenvolvimento de potenciais e aprendizagem organizacional.

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: PSICOLOGIA (TRE-SP AJAP)

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: PSICOLOGIA (TRE-SP AJAP) CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: PSICOLOGIA (TRE-SP AJAP) 1 Ortografia oficial. GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO

Leia mais

PRODUTO: PROPOSTA DE PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO SEMESTRAL DA DINÂMICA DO GRUPO TERAPÊUTICO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

PRODUTO: PROPOSTA DE PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO SEMESTRAL DA DINÂMICA DO GRUPO TERAPÊUTICO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP Campus Baixada Santista Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde GISELE PAIVA TESE: GRUPO INTERDISCIPLINAR DE TERAPIA DA MÃO DO AMBULATÓRIO DE TERAPIA

Leia mais

Curso de Formação em Neuropsicologia 1º/2019 FNEURO 3. Cronograma Curso de Formação em Neuropsicologia. Coordenação: Profa. Dra.

Curso de Formação em Neuropsicologia 1º/2019 FNEURO 3. Cronograma Curso de Formação em Neuropsicologia. Coordenação: Profa. Dra. Curso de Formação em Neuropsicologia 1º/2019 FNEURO 3 Cronograma Curso de Formação em Neuropsicologia Coordenação: Profa. Cronograma Módulo 3 Mês Data Aulas Referência Bibliográfica Professor(a) MARÇO

Leia mais

Planificação de Actividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2011/2012

Planificação de Actividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2011/2012 Planificação de Actividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2011/2012 Psicóloga Ana Rita Antunes (Pré-escolar e 1º Ciclo) C.P. nº 5148 Psicóloga Filipa Braamcamp Sobral (2º e 3º Ciclos

Leia mais

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA CARGOS: ENFERMEIRO, FISIOTERAPEUTA E AXULIAR DE LABORATÓRIO - CADASTRO RESERVA PÓLO SAPUCAIA DO SUL

Leia mais

. Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

. Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) desenvolve a sua ação nos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, sendo três os domínios

Leia mais

A disciplina apresenta os aspectos conceituais do psicodiagnóstico clínico. Correlaciona conceitos teóricos e possibilidades técnicas.

A disciplina apresenta os aspectos conceituais do psicodiagnóstico clínico. Correlaciona conceitos teóricos e possibilidades técnicas. Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina PSICODIAGNÓSTICO Professor (es) e DRTs 111923-8 Rosa Maria Lopes Affonso 112688-6 Lucia Cunha Lee Código

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2016 EDITAL Nº 037/ CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2016 EDITAL Nº 037/ CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2016 EDITAL Nº 037/2018 - CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, conforme disposições constantes nos Editais

Leia mais

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA CARGOS:

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA CARGOS: - RS - CEP: 93210-020 FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA CARGOS: TÉCNICO EM RADIOLOGIA CADASTRO RESERVA PÓLO SAPUCAIA DO SUL A Fundação

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

Perfil de Habilidades Profissionais

Perfil de Habilidades Profissionais Perfil de Habilidades Profissionais O que é PHP2 Perfil de Habilidades Profissionais Sistema de avaliação das tendências do comportamento humano no trabalho; Ferramenta para diagnóstico, mapeamento e gestão

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MEM MARTINS ES MEM MARTINS (ESCOLA- SEDE)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MEM MARTINS ES MEM MARTINS (ESCOLA- SEDE) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MEM MARTINS ES MEM MARTINS (ESCOLA- SEDE) SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO DA ESCOLA SEDE ALTERNATIVAS DE ESTUDOS NO ENSINO SECUNDÁRIO 2016-2017 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO VOCACIONAL

Leia mais

1ª Série. 6EDU082 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS Introdução à filosofia. Relação entre filosofia e educação: Enfoque antropológico.

1ª Série. 6EDU082 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS Introdução à filosofia. Relação entre filosofia e educação: Enfoque antropológico. 1ª Série 6EDU081 DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A O planejamento de ensino como requisito essencial na organização do trabalho docente. Planejamento: Tipos, elementos constitutivos e planos

Leia mais

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL WILLIAM

Leia mais

Mestrado Integrado em Psicologia. Ano Letivo 2013/2014. Calendário de Avaliações - Época Especial

Mestrado Integrado em Psicologia. Ano Letivo 2013/2014. Calendário de Avaliações - Época Especial Mestrado Integrado em Psicologia Ano Letivo 2013/2014 Calendário de Avaliações - 1º Ano Bases Biológicas do Comportamento 9 julho11.00h Estatística I 7 julho 11.00h História, Epistemologia da Psicologia

Leia mais

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA ADMINISTRATIVO - CADASTRO RESERVA

FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA ADMINISTRATIVO - CADASTRO RESERVA FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA S: MÉDICO NEUROLOGISTA ROTINEIRO, ENFERMEIRO E ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - CADASTRO RESERVA A, conforme

Leia mais

Unidade IV. Avaliação de Desempenho. Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli

Unidade IV. Avaliação de Desempenho. Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli Unidade IV Avaliação de Desempenho Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli A implantação do planejamento para a avaliação Estudo do processo de trabalho Aperfeiçoamento dos quadros gerenciais (conhecimentos,

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1) A evolução da Administração (1) Enfoque comportamental da Administração Evolução da Administração e as Escolas Clássicas

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento

Leia mais

A QUEM É DESTINADO? Executivos C - Level Diretores / Alta Gerência. High Potential (desenvolver habilidades de liderança)

A QUEM É DESTINADO? Executivos C - Level Diretores / Alta Gerência. High Potential (desenvolver habilidades de liderança) EXECUTIVE COACHING A QUEM É DESTINADO? Executivos C - Level Diretores / Alta Gerência High Potential (desenvolver habilidades de liderança) Recém promovidos (processo de transição) Profissionais técnicos

Leia mais

Unesp Universidade Estadual Paulista

Unesp Universidade Estadual Paulista CONSELHO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA QUADRO DE EQUIVALÊNCIA ENTRE DISCIPLINAS DO CURRÍCULO NOVO E CURRÍCULO ANTIGO CURRÍCULO ANTIGO Resolução UNESP 50/1986 CARGA HORÁRIA CURRÍCULO NOVO Resolução

Leia mais

Você é psicólogo? " O processo de orientação

Você é psicólogo?  O processo de orientação Você é psicólogo? Faça agora mesmo o DOWNLOAD da nossa cartilha " O processo de orientação profissional e carreira" ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E CARREIRA A Orientação profissional e carreira é um processo,

Leia mais

Psicologia e Educação

Psicologia e Educação Psicologia e Educação 2016.2 Profª. MSc. Fernanda Lima. Unidade III: O que pode fazer o psicólogo na escola. Psicólogo escolar: Papéis e funções na escola. Escola é um espaço social onde pessoas convivem

Leia mais

Toni Coelho Luciana Prigenzi Vilela.

Toni Coelho Luciana Prigenzi Vilela. Toni Coelho Luciana Prigenzi Vilela Muitos profissionais em inicio de carreira, em meio de carreira ou em final de carreira, têm algumas perguntas: Eu escolhi a carreira certa? Eu estou na carreira certa?

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CARREIRA BIBLIOGRAFIA: CHIAVENATO; DUTRA FONTE: VALENTINI E CESAR

PLANEJAMENTO DE CARREIRA BIBLIOGRAFIA: CHIAVENATO; DUTRA FONTE: VALENTINI E CESAR PLANEJAMENTO DE CARREIRA BIBLIOGRAFIA: CHIAVENATO; DUTRA FONTE: VALENTINI E CESAR PLANEJAMENTO DE CARREIRA Para tornarmos o trabalho uma atividade alegre e criativa não basta apenas alterarmos as formas

Leia mais

Série Executiva. Gestão Comercial

Série Executiva. Gestão Comercial Série Executiva Gestão Comercial SÉRIE EXECUTIVA GESTÃO COMERCIAL 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof. LUIZ CARLOS SEIXAS DE SÁ MSc. HEC School of Management - Paris 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO Desenvolver

Leia mais

Especialização em Psicologia do Trânsito

Especialização em Psicologia do Trânsito Especialização em Psicologia do Trânsito APRESENTAÇÃO DO CURSO De acordo com a Resolução 267 do Detran, RESOLUÇÃO Nº267 DE 15 DE FEVEREIRO DE 2008 em seu Art.18, o credenciamento de psicólogos peritos

Leia mais

Diretrizes (continuação)

Diretrizes (continuação) Diretrizes Diretrizes (continuação) Conceito de Competência Conhecimentos Habilidades Atitudes INPUTS OUTPUTS Contribuição Agregação de Valor CAPACIDADES MOBILIZAÇÃO DAS CAPACIDADES Sistema de Gestão

Leia mais

RELATÓRIO FINAL. Escolaridade: Pós Graduação Profissão: Pedagoga/ Psicóloga. Endereço: Avenida Cesar Hilal 1335 Santa Lúcia Vitória ES

RELATÓRIO FINAL. Escolaridade: Pós Graduação Profissão: Pedagoga/ Psicóloga. Endereço: Avenida Cesar Hilal 1335 Santa Lúcia Vitória ES RELATÓRIO FINAL Nome: Delânia do Nascimento Cardoso Idade: 39 Escolaridade: Pós Graduação Profissão: Pedagoga/ Psicóloga Endereço: Avenida Cesar Hilal 1335 Santa Lúcia Vitória ES MOTIVO QUE O LEVOU A FAZER

Leia mais

IDADE ADULTA TATIANA COMIOTTO

IDADE ADULTA TATIANA COMIOTTO IDADE ADULTA TATIANA COMIOTTO ETAPA INTRODUTÓRIA Vigor Físico Impulsividade Escolhas profissionais e amorosas Confirmação da personalidade Assume um papel na sociedade Independência econômica dos pais

Leia mais

GABINETE DE APOIO PSICOLÓGICO Educação

GABINETE DE APOIO PSICOLÓGICO Educação Sessão de esclarecimento On-line Informação ao Encarregado de GABINETE DE APOIO PSICOLÓGICO Educação 1 ORIENTAÇÃO VOCACIONAL Gabinete de Apoio Psicológico Agrupamento de Escolas de Almeida 2 ORIENTAÇÃO

Leia mais

EDUCAÇÃO E GÊNERO: HOMENS NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

EDUCAÇÃO E GÊNERO: HOMENS NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EDUCAÇÃO E GÊNERO: HOMENS NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL Adriana Maria de Sousa Graduanda em Pedagogia pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí E-mail: blmradry@hotmail.com Maria Dolores dos Santos

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR. Laboratório de Investigação em Desporto PSICOLOGIA DO DESPORTO 2014

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR. Laboratório de Investigação em Desporto PSICOLOGIA DO DESPORTO 2014 INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR PSICOLOGIA DO DESPORTO 2014 Equipa: Doutor Carlos Silva Doutora Carla Chicau Doutor Luís Cid (coordenador) Psicólogo Luís Gonzaga

Leia mais

TURMAS ABERTAS >> BELO HORIZONTE

TURMAS ABERTAS >> BELO HORIZONTE TURMAS ABERTAS >> BELO HORIZONTE APRESENTAÇÃO A Academia de Lideranças tem foco prático no desenvolvimento das competências essenciais dos líderes de pessoas, processos e metas. As competências técnicas

Leia mais

PEDIDO DE REFERENCIAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ANO LETIVO 2016 /2017

PEDIDO DE REFERENCIAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ANO LETIVO 2016 /2017 PEDIDO DE REFERENCIAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ANO LETIVO 2016 /2017 Eu,, solicito ao Diretor do Agrupamento de Escolas de Valadares que dê início aos procedimentos de referenciação

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Estrutura da Oficina 24/04 25/04 7:30 às 9:00 Avaliação em Larga Escala, SAEMS Itens / Matriz Língua Portuguesa Itens / Matriz Matemática 9:00 às 9:15 Coffee-Break

Leia mais