Categoria Tamanho do grupo Tempo requerido Apresentações e conhecimento de personalidades

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Categoria Tamanho do grupo Tempo requerido Apresentações e conhecimento de personalidades"

Transcrição

1 Dinâmica 1 Definir a Personalidade Apresentações e conhecimento de personalidades Papel e caneta Individual Entre 10 e 15 Minutos Qualquer lugar com capacidade para acolher satisfatoriamente o grupo. Analisar o eu próprio de cada um, definindo a sua personalidade. O formador indica quatro aspectos essenciais que definem a personalidade individual para que cada elemento, segundo esses parâmetros, se auto-avalie e atribua uma letra a cada um dos estados. No final, obter-se-á um conjunto de quatro letras que servirá como caracterização pessoal baseada na maneira de pensar e agir de cada indivíduo. Este é um método utilizado para identificar características e preferências pessoais e que ajuda bastante na selecção de pessoas para determinados cargos.

2 Dinâmica 2 Jogo do bingo Apresentações e descoberta do grupo 12 a 16 elementos Entre 20 e 30 minutos Papel e caneta Um espaço adequado para acolher confortavelmente os participantes. Promover a apresentação inicial em grupo, bem como a interacção no grupo de trabalho. No final, cada elemento deverá ter descoberto uma pessoa que tenha Corrido riscos para atingir um fim: Inventado alguma coisa nova: Liderado alguma equipa: Convencido alguém a trabalhar consigo: O que aconteceu? Finalizado um projecto que iniciou devido à sua persistência: O que foi? Tenha uma ideia de negócio que gostaria de concretizar: Em que situação? Como correu? Planeado passo a passo e detalhadamente um projecto: Em que situação? Como correu? Ido à procura de novas oportunidades para a realização de um projecto: De que é que se tratava? Criado um produto original/inovador: O que é? Realizado um sonho: Que projecto era? Teve sucesso? Participado nalgum concurso: Em que situação? Ganho um prémio por algo: O que era? Poupado dinheiro para algo que realmente queria Qual era? Como aconteceu? Tido êxito em algo que inicialmente falhou Que concurso era? Tido uma ideia original e tenha tentado realizá-la: Para que é que foi? Que tenha ou teve o seu próprio negócio: O que é que era? O que é que foi? Qual é que era? O que é/era? A tabela é disponibilizada aos elementos que, depois de a analisarem, deverão procurar diferentes pessoas do grupo e questioná-las conforme o sugerido na tabela. Durante o desenvolvimento deste processo, os elementos terão de encontrar uma pessoa que responda afirmativamente a, pelo menos, uma pergunta, devendo apontar as suas respostas e reflectir sobre aquilo que lhes é transmitido.

3 Dinâmica 3 Características dos Empreendedores Apresentações e conhecimento de personalidades 5 a 6 elementos Entre 20 e 30 minutos Cartolinas, lápis de cor ou marcadores. Um espaço adequado para acolher confortavelmente os participantes. Desenvolver no grupo a capacidade de reflexão sobre aquilo que está a aprender e, fundamentalmente, tirar daí conclusões. No final do jogo o grupo deve ter algumas das características mencionadas na tabela seguinte: Auto-confiança Determinação Energia Habilidade Capacidade para correr riscos calculados Necessidade de realização Criatividade Iniciativa Flexibilidade Espírito positivo em relação à mudança Disposição para aprender Responsabilidade Competitividade Capacidade de tomar decisões Independência Liderança Versatilidade Capacidade de interagir com terceiros Disposição para aceitar sugestões e críticas Orientação para o lucro Perceptividade Optimismo Impaciência Orientação para o objectivo Eficiência Identificação de oportunidades A tabela é disponibilizada aos elementos que, depois de a analisarem, terão de se auto-avaliar, escolhendo as três características que acham que melhor os define. Quando a equipa tiver escolhido os conceitos terá de pensar numa possível empresa e elaborar um logótipo, nas cartolinas disponibilizadas, que demonstre essas mesmas características. O desenho final do logótipo deve transmitir, através das cores e símbolos, o espírito empreendedor da equipa.

4 Dinâmica 4 Medo de desafios Reforço da confiança interpessoal. 12 a 16 elementos Entre 10 e 15 minutos Uma caixa, um chocolate, dispositivo que permita reproduzir música. Um espaço adequado para acolher confortavelmente os participantes. Provocar, em grupo, uma reflexão sobre os medos perante situações desconhecidas. O formador prepara previamente uma caixa (de sapatos, por exemplo) no fundo da qual deve colocar um chocolate e um cartão com a frase: "Come o chocolate". Acaba de encher a caixa com papel de jornal de modo a não ser possível ver o chocolate e o cartão que colocou no fundo. Pede aos participantes que se disponham em círculo e apresenta o exercício ao grupo dizendo: "Estão a ver esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida. Vamos jogar à "batata quente", ou seja devem passar a caixa de mão em mão, à volta do círculo. No final, quem ficar com a caixa terá de executar, sem reclamar, a tarefa que se encontra escrita num cartão que coloquei na caixa. Independentemente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa." O formador procura "assustar" o grupo para que o sentimento de medo se instale sugerindo que a tarefa pode ser muito difícil ou, eventualmente, embaraçosa. Depois inicia o exercício reproduzindo uma música. Avisa o grupo que quando a música parar quem estiver com a caixa será o "castigado". Vira-se de costas para o grupo de modo a não ver quem está com a caixa e quando lhe parecer oportuno interrompe a música. Antes de permitir que o "felizardo" abra a caixa faz mais alguns comentários: "Tem a certeza de que está preparado?... Tem coragem?"... Deixa que se instale um clima de suspense antes de permitir que o participante abra a caixa e encontre o cartão com a tarefa e o chocolate. Não deve permitir que o participante reparta o chocolate com nenhum outro participante. O formador deve explorar o exercício com o grupo de modo a que se tornem evidentes os sentimentos experimentados durante o exercício e que se proporcione um espaço de reflexão e debate sobre o medo perante o desconhecido.

5 Dinâmica 5 Desenho do produto Aquisição de competências para o trabalho em equipa. Nenhum 2 ou mais grupos de 5 Entre 20 e 30 Minutos Qualquer lugar com capacidade para acolher satisfatoriamente o grupo. Observar as habilidades de comunicação, empatia e colaboração. Formam-se grupos de 5 pessoas: cliente gerente supervisor (cego) operário (mudo) observador Os clientes são levados para fora da sala a fim de fazerem um desenho de um produto. Ex.: guarda-sol, carro, computador, vestido, bolsa. Os elementos deverão fazê-lo com o maior nível de detalhe possível, com lápis de cor e caneta de feltro. A seguir, o gerente de cada equipa é chamado para conversar com um cliente. Vê o desenho, faz todas as perguntas necessárias e compromete-se a produzir o produto o mais perfeito possível pode fazer anotações. O gerente volta para a sala e repassa as informações para o supervisor que é cego e só pode ouvir as explicações e fazer perguntas. Em seguida, o supervisor passa informações para o operário que é mudo e, portanto, só pode ouvir sem perguntar. Quando o produto estiver concluído, ele será colado na parede junto com o do cliente e comparado. Exploração - Estratégia utilizada pela sua equipa - Barreiras na comunicação (hierarquia, diferenças individuais) - Competências individuais (a pessoa certa no lugar certo) - Atenção dada ao cliente

6 Dinâmica 6 Construir o desenho Aquisição de competências para o trabalho em equipa. 12 a 16 elementos Entre 20 e 30 Minutos Desenhos impressos, folhas de papel A4 brancas e marcadores ou canetas. Uma sala ampla que permita que os participantes, aos pares, se sentem de costas voltadas uns para os outros. Demonstrar a complexidade e a dificuldade dos processos de comunicação interpessoal. Formam-se pares, que se espalham pelo espaço. Os membros dos pares têm que estar de costas voltadas um para o outro. Distribui-se a um dos elementos dos pares uma folha de papel branca e um marcador (ou caneta). Ao outro membro do par fornece-se um desenho. O membro que possui o desenho terá que dizer ao colega como é o desenho, sem obviamente o mostrar, de modo a que este possa desenhá-lo o melhor possível. Quanto melhor for a comunicação entre o par, melhor será o desenho. O membro que dita a forma do desenho para o outro membro não pode dizer que é uma casa, um carro, etc. Terá que dizer: "desenha um triângulo, depois um quadrado, etc." A tarefa conclui-se quando todos os pares concluírem o desenho. Esta dinâmica possibilita que o grupo analise as dificuldades que se levantam ao estabelecimento de uma boa comunicação, no sentido de que basta existir algum ruído e a comunicação acaba por ser afectada, o que dificulta, por vezes, as relações entre os membros do grupo. Observações Os desenhos a fornecer previamente aos participantes podem ser figurativos (objectos, seres vivos, paisagens) e/ou geométricos, de modo a permitir comparar resultados. No mesmo sentido, pode-se, também, diferenciar as regras: permitir que alguns pares possam dialogar e impedir outros pares de o fazer, de modo a evidenciar as vantagens da comunicação bidireccional (diálogo) face à comunicação unidireccional (monólogo) em termos de objectividade e eficácia.

7 Dinâmica 7 O processo Walt Disney Aquisição de competências para o trabalho em equipa e 5 elementos 20 Minutos Copos de plástico com algum tipo de deficiência Qualquer lugar com capacidade para acolher satisfatoriamente o grupo. Instituir nos participantes a vontade de recriar e estimular a imaginação, seguindo os princípios de Walt Disney. Fase inicial: Processo Walt Disney O Sonhador: É a criança que existe dentro de nós Vê as oportunidades, não os problemas Nenhuma ideia é uma má ideia Pensa fora da caixa O Designer: É o criador inovador que existe dentro de nós Analisa ideias com a atitude de que é possível Centra-se na forma de como as coisas podem ser feitas Pergunta: Como é que posso tornar isto possível O Detalhe: É o solucionador de problemas que há em nós Avalia as ideias sistematicamente Acredita que todas as ideias necessitam de ser avaliadas e analisadas logicamente Considera potenciais problemas e possíveis soluções para os mesmos Fase da criação: São distribuídos vários copos de plástico deficientes aos participantes. Estes têm que arranjar uma solução para utilizar estes copos de modo a que sejam úteis para a sociedade em geral ou em particular. Fase final: Conclusão e reflexão de cada grupo.

8 Dinâmica 8 Dinâmica dos pregos Trabalho em equipa 6 a 10 elementos Entre 20 e 30 Minutos 12 pregos soltos e um fixo num bloco de madeira (2 vezes) Qualquer lugar com capacidade para acolher satisfatoriamente o grupo. Reforçar o espírito e a produtividade de um grupo, testando as suas capacidades de trabalho em equipa e motivação. São formados dois grupos e, a cada um, é disponibilizado um pedaço de madeira com um prego fixado na vertical. É proposto ao grupo colocar outros 12 pregos em cima desse, de modo a ficarem equilibrados e a serem transportados de um sítio para o outro sem o auxílio de outros materiais. Esta dinâmica possibilita a interacção entre os elementos do grupo e testa o comportamento destes enquanto empresários, a sua criatividade, organização e relacionamento com a equipa.

9 Dinâmica 9 Curral das Vacas Discussão e tomadas de decisão em grupo Cartaz com o desenho da tarefa, 1 folha para cada participante, com o desenho da tarefa, lápis e borracha para cada participante, 1 cartaz com o desenho das 9 vacas. 5 ou 6 elementos Entre 20 e 30 Minutos Qualquer lugar com capacidade para acolher satisfatoriamente o grupo. Estimular os participantes a perceber e ter interesse em desenvolver atitudes que promovam a criatividade e modificar características psicológicas que limitam o processo criativo. Os participantes recebem a folha individual. O formador expõe o problema a ser resolvido: Há nove vacas dentro de uma cerca quadrada, o proprietário precisa isolar cada uma das vacas porque algumas estão com uma doença contagiosa: para que cada vaca fique sozinha, é necessária a construção de mais 2 cercas quadradas; não se pode fazer mais que 2 cercas. Processamento O formador solicita um participante do grupo que tenha achado uma resposta correcta que venha demonstrá-la no cartaz colocado à frente do grupo; Solicita-se aos participantes que reflictam sobre os factores que levaram várias pessoas a não encontrar solução para a tarefa e porque outros conseguiram; A discussão deve ser dirigida para a identificação dos factores inibidos da resolução da tarefa e posterior generalização para o dia-a-dia; Devem ser enfatizados os condicionamentos de percepção e raciocínio mais comuns em nossa cultura; A conclusão final mais importante é a auto limitação do ser humano na resolução de problemas e as consequências desse fenómeno, especialmente na vida empresarial na qual há sempre muitos problemas a serem resolvidos e onde uma percepção original pode resultar em conquistas de mercado.

10 Dinâmica 10 Ser empreendedor por um dia Trabalho em equipa 5 elementos Entre 20 e 30 Minutos Nenhum Qualquer lugar com capacidade para acolher satisfatoriamente o grupo. Reforçar o espírito e a produtividade do grupo, testando as suas capacidades de trabalho em equipa e motivação. Esta dinâmica possibilita a interacção entre os elementos do grupo e testa o comportamento destes enquanto empresários, a sua criatividade, organização e relacionamento com a equipa. É nesta altura que os elementos se terão de organizar em pequenos grupos para desenvolverem um projecto empreendedor. Depois de distribuídas as folhas com os passos a realizar, os grupos deverão analisar todos os pontos e iniciar a tarefa proposta. Passo 1: Preparação Nota: Se a sua primeira ideia não corresponder às suas expectativas, então passe para outra ideia e continue a colocar estas questões até encontrar uma que corresponda aos requisitos. Responda às seguintes questões quando estiverem a preparar o vosso negócio: Qual é? - O vosso produto/ serviço? - O nome do vosso mini-negócio? Quem são? - Os promotores do negócio? - Os clientes? Onde é? - A localização específica do negócio? Quando? - Começarão e encerrarão o vosso negócio? (horário)

11 Como? - Saberão os clientes o que estão a vender? Quanto? - Precisarão em termos monetários para começar o vosso negócio? (investimento) - Pensam que irão vender? (em termos monetários e em quantidades, se for um produto) E se: - As condições climatéricas não forem as melhores chuva, vento, calor, frio, etc? - Venderem os vossos bens antes de terem passado as 3-4 horas? - Ninguém quiser o vosso produto ou serviço? - Algum de vocês adoecer? - O vosso plano não estiver a resultar? - Não houver ninguém para comprar o produto ou serviço? Passo 2: As melhores práticas empresariais 1. Estar atento 2. Enfrentar as maiores dificuldades logo no começo e não as deixar para mais tarde 3. Ser honesto 4. Preocupar-se com os funcionários 5. Honrar sempre a sua missão 6. Responder diariamente às mensagens 7. Ouvir para compreender e não para responder 8. Definir objectivos 9. Ser afirmativo, de forma não agressiva 10. Desculpar-se somente uma vez 11. Respeitar toda a gente 12. Estar na crista da onda 13. Na pesquisa, solicitar às pessoas para serem honestas 14. Todos os dias perguntar a si próprio: O que é que eu fiz hoje para me aproximar de onde eu quero chegar? 15. Fazer alguma coisa diferente e não somente o que é fácil. Ultrapassar a zona de conforto 16. A qualidade conta. Definir o que isso significa para si. 17. Testar as ideias em pequena escala, especialmente porque têm custos inerentes a elas 18. Planear todos os esforços em publicidade, promoção e angariação de clientes. 19. Estar informado. Ser capaz de falar inteligentemente sobre o que se está a desenvolver numa determinada área 20. Comer bem, fazer exercício regularmente, definir você o seu ritmo 21. Descobrir quem é que precisa de estabelecer contactos 22. Cada semana falar com uma nova pessoa acerca do seu negócio 23. Incluir e analisar todos os custos quando se estabelecer o preço

12 Reflexão pessoal Escrever uma reflexão pessoal sobre a experiência de ter sido empreendedor durante o dia de hoje. Esta reflexão é pessoal e não é necessário que a partilhe. Passo 3: Concretização do projecto Implementação do negócio/ projecto em que a equipa vai ver a correr Passo 4: PNI Antes de começarem a discutir as vossas experiências com os outros elementos escrevam as respostas às seguintes questões: P Positivo O que correu bem? Que forças utilizei? Estou impressionado com Fui bem sucedido em N Negativo O que precisa de ser melhorado? O que poderia ter sido diferente? O que me desapontou? Teria sido melhor se I Interessante O que me surpreendeu? O que é que pensei mudar? É interessante que

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência)

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência) SEREI UM EMPREENDEDOR? Este questionário pretende estimular a sua reflexão sobre a sua chama empreendedora. A seguir encontrará algumas questões que poderão servir de parâmetro para a sua auto avaliação

Leia mais

Empreender para Crescer

Empreender para Crescer Empreender para Crescer R. Miguel Coelho Chief EntusiastPersonalBrands Caros Pais e Encarregados de Educação, este ano lectivo, por iniciativa da Assoc. Pais do Colégio, vai iniciar-se em Novembro uma

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Workshop sobre Empreendedorismo

Workshop sobre Empreendedorismo Workshop sobre Empreendedorismo Vasco Pinto 11 e 12/ Dez/ 2012 O que é o Empreendedorismo? O que é ser Empreendedor? Principais Características de um Empreendedor Diferenças entre Empreendedor e Empresário

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Levantamento do Perfil Empreendedor

Levantamento do Perfil Empreendedor Levantamento do Perfil Empreendedor Questionário Padrão Informações - O objetivo deste questionário é auxiliar a definir o seu perfil e direcioná-lo para desenvolver suas características empreendedoras.

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Apresentações Impactantes e Atractivas! 28 de Abril

Apresentações Impactantes e Atractivas! 28 de Abril EXPRESS SESSIONS CURTAS, EXPERIENCIAIS ENERGIZANTES! As Express Sessions são cursos intensivos (120 minutos) e altamente práticos e experienciais, focados em competências comportamentais específicas, desenvolvidos

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Material Folhas brancas e caneta. Duração Aproximadamente 25 min. Apresentação da instrutora e quebragelo Apresento o meu colega ;

Material Folhas brancas e caneta. Duração Aproximadamente 25 min. Apresentação da instrutora e quebragelo Apresento o meu colega ; Sessão nº 1 comportamento assertivo Apresentação da instrutora e dos membros; Desenvolvimento da coesão do grupo; Apresentação e discussão do programa, colheita de sugestões dos alunos para enriquecer

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MARKETING

FUNDAMENTOS DE MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING Há quatro ferramentas ou elementos primários no composto de marketing: produto, preço, (ponto de) distribuição e promoção. Esses elementos, chamados de 4Ps, devem ser combinados

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

43. Jogo do bingo com figuras

43. Jogo do bingo com figuras 43. Jogo do bingo com figuras São confeccionadas cartelas com os desenhos de todas as figuras. Podem ser montadas 8 cartelas com seis figuras, se não houver repetição; é possível criar muito mais cartelas,

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência)

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência) Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em uma agência) MANUAL final2.indd 1 14/3/2006 23:19:58 Flávio Waiteman Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão.

Leia mais

Saber dar e receber Feedback

Saber dar e receber Feedback Saber dar e receber Feedback Imagem de http://sestudo.blogspot.com/ Um presidente da Câmara de Nova Iorque, Ed Koch, passeava nas ruas da cidade e perguntava às pessoas o que achavam do seu desempenho

Leia mais

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Público: Oitavos anos Data: 25/5/2012 181 Dentro deste tema, foi escolhida para

Leia mais

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES Empreendedorismo Curso de Moda e Estilismo Graduação em Administração de Empresas Especialização em Marketing Empreendedorismo COMPETÊNCIAS Conhecer o processo de empreender utilizando as estruturas, as

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio 1. V Semana Internacional A Semana Internacional é o evento mais carismático e que tem maior visibilidade externa organizado pela AIESEC Porto FEP, sendo

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

2ª Conferência. Cresce e Empreende! Projecto Sports For All. Fundação Aragão Pinto. Real Colégio de Portugal. Bruno de Carvalho 23 de Outubro de 2012

2ª Conferência. Cresce e Empreende! Projecto Sports For All. Fundação Aragão Pinto. Real Colégio de Portugal. Bruno de Carvalho 23 de Outubro de 2012 2ª Conferência Cresce e Empreende! Projecto Sports For All Fundação Aragão Pinto Real Colégio de Portugal Bruno de Carvalho 23 de Outubro de 2012 CRESCE! O que é crescer? Dicionário: Desenvolver-se; Tornar-se

Leia mais

TREINO DE APTIDÕES SOCIAIS

TREINO DE APTIDÕES SOCIAIS APTIDÕES SOCIAIS TREINO DE APTIDÕES SOCIAIS Objectivo: aumentar as competências do sujeito para lidar com situações sociais e diminuir a sua ansiedade ou desconforto nestas Teorias acerca da etiologia

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

Guia de orientação Criação do Próprio Emprego

Guia de orientação Criação do Próprio Emprego B- Criação do próprio emprego pag. 57 Para quem deseja ter uma actividade independente, por conta própria, a criação do seu próprio emprego é uma via alternativa para ingressar no mundo do trabalho. Criar

Leia mais

Poder, Liderança e Aprendizagem Significativa. Júlio César Furtado, RJ juliocfs@globo.com

Poder, Liderança e Aprendizagem Significativa. Júlio César Furtado, RJ juliocfs@globo.com Poder, Liderança e Aprendizagem Significativa. Júlio César Furtado, RJ juliocfs@globo.com Poder Produz efeitos Relação Social Controle Poder é a capacidade de um agente de produzir determinados efeitos,

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

COMPETÊNCIAS CHAVE PARA O EMPREENDEDORISMO

COMPETÊNCIAS CHAVE PARA O EMPREENDEDORISMO COMPETÊNCIAS CHAVE PARA O EMPREENDEDORISMO DEFINIÇÕES OPERACIONAIS E INDICADORES COMPORTAMENTAIS Pag. 1 Elaborada por Central Business Abril 2006 para o ABRIL/2006 2 COMPETÊNCIAS CHAVE PARA O EMPREENDEDORISMO

Leia mais

A importância da comunicação em projetos de

A importância da comunicação em projetos de A importância da comunicação em projetos de Tecnologia da Informação (TI) Autor: Ivan Luizio R. G. Magalhães Um perigo previsto está metade evitado. Thomas Fuller Introdução Há muitos anos atrás, um bom

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

Documentação Empreendedora

Documentação Empreendedora Aula 1 Documentação Empreendedora Crescer a Empreender - Programa de Empreendedorismo para o 2º Ciclo do Ensino Básico - Aula 1 - Página: 1 / 12 Programa de Empreendedorismo para o 2º Ciclo do Ensino Básico

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

PROGRAMA: A FAMÍLIA (1º ano do 1º ciclo)

PROGRAMA: A FAMÍLIA (1º ano do 1º ciclo) PROGRAMA: A FAMÍLIA (1º ano do 1º ciclo) Duração: 5 Sessões (45 minutos) Público-Alvo: 6 a 7 anos (1º Ano) Descrição: O programa A Família é constituído por uma série de cinco actividades. Identifica o

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos

Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos Dizer que o grande segredo do sucesso das empresas, especialmente em tempos conturbados, é a sua adaptabilidade

Leia mais

O que Vês na Imagem?

O que Vês na Imagem? O que Vês na Imagem? Fonte: Farol, versão portuguesa do COMPASS: www.humanaglobal.com Duração aproximada: 30 minutos a 1 hora Palavras-chave: direitos humanos, interpretação/visão individual dos direitos

Leia mais

ADMISSÃO HOSPITALAR PARA AVALIAÇÃO

ADMISSÃO HOSPITALAR PARA AVALIAÇÃO ADMISSÃO HOSPITALAR PARA AVALIAÇÃO (Secção 2 da Lei de Saúde Mental de 1983) 1. NOME DO DOENTE 2. NOME DO RESPONSÁVEL PELO SEU TRATAMENTO (O SEU MÉDICO RESPONSÁVEL ) 3. NOME DO HOSPITAL E ENFERMARIA Porque

Leia mais

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras.

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras. 6 6 NOME DA AULA: 6 Algoritmos Duração da aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10-25 minutos (dependendo da disponibilidade de tangrans prontos ou da necessidade de cortá-los à mão) Objetivo principal:

Leia mais

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO Prof. Marcos Moreira Conceito O empreendedorismo se constitui em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

Tomada de decisão. O que é necessário para ser bom? Algumas dicas práticas: Por que ser bom? Como tomamos boas decisões?

Tomada de decisão. O que é necessário para ser bom? Algumas dicas práticas: Por que ser bom? Como tomamos boas decisões? Exercitando o Caráter 4 a 6 anos Tomada de decisão O que é necessário para ser bom? Ser uma pessoa correta é mais do que somente fazer o que deve ser feito. É realmente escolher fazer o que deve ser feito.

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Qual a história do empreendedorismo? O CAMINHO PARA O SUCESSO! Profº.. Luiz Henrique Casaretti. Profº. Luiz Henrique Casaretti

EMPREENDEDORISMO. Qual a história do empreendedorismo? O CAMINHO PARA O SUCESSO! Profº.. Luiz Henrique Casaretti. Profº. Luiz Henrique Casaretti EMPREENDEDORISMO O CAMINHO PARA O SUCESSO! Qual a história do empreendedorismo? Há aproximadamente 80 anos atrás, o mundo dependia, para gerar empregos, exclusivamente das grandes empresas e dos governos.

Leia mais

O DESAFIO DOS EXECUTIVOS

O DESAFIO DOS EXECUTIVOS COACHING EXECUTIVO O DESAFIO DOS EXECUTIVOS Os executivos das empresas estão sujeitos a pressões crescentes para entregarem mais e melhores resultados, liderando as suas organizações através de mudanças

Leia mais

PLANO DA LIÇÃO Aprender sobre Segurança Pessoal On-line

PLANO DA LIÇÃO Aprender sobre Segurança Pessoal On-line PLANO DA LIÇÃO Aprender sobre Segurança Pessoal On-line Idade Recomendada: 5 anos Guia da Lição Os alunos participarão numa discussão de grupo moderada pelo professor de modo a (a) serem expostos ao vocabulário

Leia mais

Revisão - Reveja os pontos principais, o Plano de Ação ou os tópicos da discussão do encontro anterior.

Revisão - Reveja os pontos principais, o Plano de Ação ou os tópicos da discussão do encontro anterior. Preparação do Instrutor Trazer para a reunião/encontro de vendas: DVD : Módulo 9 Aparelho de DVD e TV Flip chart e canetas ( pincel atômico) Canetas/lápis apontados Manuais dos participantes (workbooks)

Leia mais

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ação nº41/2012 Formadora: Madalena Moniz Faria Lobo San-Bento Formanda: Rosemary Amaral Cabral de Frias Introdução Para se contar histórias a crianças,

Leia mais

8. A Qualidade na Produção Vídeo/Áudio

8. A Qualidade na Produção Vídeo/Áudio Fghfg fghgfhfg fghfgh fghfghfg fghfgh fghfghfgh fgh ffghfgh fghfghf fghfgh fghfghfgh fghfghfgh fghfghfghf fghf ghfghgffggfhhgfhgghhg fgfgh 8. A Qualidade na Produção Vídeo/Áudio 8 128 8 - A Qualidade na

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

Que Liderança hoje? A Transformação acontece aqui e agora o que permanecerá? Mentoring, Tutoring, Coaching A Inteligência Emocional

Que Liderança hoje? A Transformação acontece aqui e agora o que permanecerá? Mentoring, Tutoring, Coaching A Inteligência Emocional Que Liderança hoje? A Transformação acontece aqui e agora o que permanecerá? Mentoring, Tutoring, Coaching A Inteligência Emocional Estamos numa encruzilhada Não é a falta de saídas que é problemática,

Leia mais

AUTO-DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS

AUTO-DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS D O S S I E R D O E M P R E E N D E D O R AUTO-DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS PROJECTO PROMOÇÃO DO EMPREENDEDORISMO IMIGRANTE P E I AUTO-DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS Competências

Leia mais

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se

Leia mais

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados ÁREA A DESENVOLVER Formação Comercial Gratuita para Desempregados Índice 8. Sobre nós 7. Como pode apoiar-nos 6. Datas de realização e inscrição 5. Conteúdos Programáticos 4. Objectivos 3. O Workshop de

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

Passe Jovem no SVE KIT INFORMATIVO PARTE 2 PASSE JOVEM NO SVE. Programa Juventude em Acção

Passe Jovem no SVE KIT INFORMATIVO PARTE 2 PASSE JOVEM NO SVE. Programa Juventude em Acção PASSE JOVEM NO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 2 Maio de 2011 1. O SVE como experiência de aprendizagem Ser um voluntário do SVE é uma valiosa experiência pessoal, social e cultural,

Leia mais

O ADVOGADO GESTOR. A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker

O ADVOGADO GESTOR. A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker O ADVOGADO GESTOR Ari Lima A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker A competitividade atualmente no setor jurídico tem exigido uma nova postura profissional dos advogados. Tanto para

Leia mais

FÓRMULA V.E.N.D.A. Ferramentas de Vendas Marcelo Ortega. www.marceloortega.com.br

FÓRMULA V.E.N.D.A. Ferramentas de Vendas Marcelo Ortega. www.marceloortega.com.br FÓRMULA V.E.N.D.A. Depois de validar diferentes métodos de venda em empresas de diferentes mercados: venda direta, venda varejo, venda consultiva, venda B2B (de empresa para empresa), venda de impacto

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

b) Cheguei à conclusão de que o Kodu é uma ferramenta desajustada aos meus alunos

b) Cheguei à conclusão de que o Kodu é uma ferramenta desajustada aos meus alunos Após a sessão I a) Fiquei com mais vontade de usar o Kodu com os meus alunos b) Cheguei à conclusão de que o Kodu é uma ferramenta desajustada aos meus alunos c) Sinto que preciso de aprender mais para

Leia mais

A experiência de 6 anos

A experiência de 6 anos Aplicação da APP em Cardiopneumologia na ESTeSL A experiência de 6 anos Seminário Aprendizagem por Problemas: O Desafio da Mudança Hermínia Brites Dias Dezembro de 28 Motivação Métodos e Técnicas de Diagnóstico

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

Um Desafio Atual. Enfa. Andrea Lopes

Um Desafio Atual. Enfa. Andrea Lopes Um Desafio Atual Enfa. Andrea Lopes Competência Agregar Conhecimentos + Habilidades + Atitudes Social / Organização Indivíduo Saber agir Integrar saberes Mobilizar recursos Responsabilizar Fazer com propriedade

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

Instrumento de Intervenção

Instrumento de Intervenção UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA ANEXO Instrumento de Intervenção Ana Isabel Mendes Codeço 2010 Planeamento da Sessão nº. 1 Data: 04/03/2010 Objectivo Geral: Desenvolver a

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

Pronomes pessoais atrelados ao uso do verbo to be (am, is e are)

Pronomes pessoais atrelados ao uso do verbo to be (am, is e are) É fundamental saber usar os pronomes, que nos ajudam a fazer substituições, evitando repetições em nossa fala e, principalmente, escrita. Os pronomes são usados para substituir nomes, objetos ou coisas,

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO?

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? Engajar funcionários é conseguir envolver as pessoas em um mesmo propósito que a empresa

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

Tópicos Abordados. Pesquisa de Mercado. Aula 1. Contextualização

Tópicos Abordados. Pesquisa de Mercado. Aula 1. Contextualização Pesquisa de Mercado Aula 1 Prof. Me. Ricieri Garbelini Tópicos Abordados 1. Identificação do problema ou situação 2. Construção de hipóteses ou determinação dos objetivos 3. Tipos de pesquisa 4. Métodos

Leia mais

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira BANRIDICAS FINANCEIRAS A sua cartilha sobre Educação Financeira Planejando seu orçamento Traçar planos e colocar tudo na ponta do lápis - não é tarefa fácil, mas também não é impossível. O planejamento

Leia mais

Coaching como ferramenta de desenvolvimento da liderança nas organizações

Coaching como ferramenta de desenvolvimento da liderança nas organizações Coaching como ferramenta de desenvolvimento da liderança nas organizações Pessoas e organizações Página 18 Agentes da mudança nas organizações Página 20 Ferramentas de gestão, desenvolvimento pessoal e

Leia mais

GUIA DO SGD. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS. Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará

GUIA DO SGD. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS. Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará GUIA DO SGD Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará em vigor em todas as empresas do Sistema Eletrobrás ainda este ano. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS A T R A N S

Leia mais

Construir uma estratégia

Construir uma estratégia Aula 7 Construir uma estratégia Construindo um Percurso - Programa de Empreendedorismo para o 3º Ciclo do Ensino Básico - Aula 7 - Página: 1 / 21 Programa de Empreendedorismo para o 3º Ciclo do Ensino

Leia mais

Comissão de Reabilitação de Massachusetts

Comissão de Reabilitação de Massachusetts Comissão de Reabilitação de Massachusetts Vida Comunitária Trabalho Elegibilidade para Benefícios por Deficiência Criar oportunidades para uma vida e trabalho independentes A Comissão de Reabilitação de

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001. O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Iniciar com qualidade

Iniciar com qualidade Iniciar com qualidade Depois de ver as dicas da Diretora Nacional Executiva de Vendas Independente Glória Mayfield lembre se de compartilhar com suas Consultoras que na Mary Kay elas nunca começam sozinhas.

Leia mais