Reunião Extraordinária Teses Tributárias. Balneário Camboriú 25/10/2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reunião Extraordinária Teses Tributárias. Balneário Camboriú 25/10/2017"

Transcrição

1 Reunião Extraordinária Teses Tributárias Balneário Camboriú 25/10/2017

2 Ademir Saorin Diretor Geral Regional - Fenabrave-SC Presidente Sincodiv-SC Abertura dos Trabalhos

3 WhatsApp Fenabrave-SC (47)

4 Total de Concessionárias por Segmento

5 Parceiros

6 Banco Parceiro da Fenabrave-SC

7

8

9 Assuntos Pontuais Fenabrave-SC 1. DETRAN a. Lei Complementar 705/2017 Aviso de vendas cartórios b. Restrição a caminhões usados 2. ALESC a. PL 049/ quilometragem no CLRV b. Lei /2017 Cartaz para PCD alteração veículos por automóveis PL 128/ SEFAZ a. ICMS-SC após decisão do STF b. Localiza - Movida

10 Assuntos Pontuais Fenabrave-SC 4. Lei /2010 e /2015 Seguradoras Cartilhas e Adesivos

11

12 Assuntos Pontuais Fenabrave-SC 4. Lei /2010 e /2015 Seguradoras Cartilhas e Adesivos 5. FFM FDC Programa de Desenvolvimento Gerencial de Equipes

13

14 Assuntos Pontuais Fenabrave-SC 4. Lei /2010 e /2015 Seguradoras Cartilhas e Adesivos 5. FFM FDC Programa de Desenvolvimento Gerencial de Equipes 6. PPQ Programa Profissionais de Qualidade a) Convênio Volvo x Senai x Dicave x Fenabrave-SC b) Convênio VW x Senai x Fenabrave-SC 7. Licença Ambiental FATMA Resolução CONSEMA 98/ Blog com segmentação por departamento: Info-contábil, Info-jurídico, Info- RH 9. Convênio Cartório de Protestos IEPTB

15 Assuntos Pontuais Fenabrave-SC 10. Lei / 2017 Nova Legislação Trabalhista Data Prévia 25 de novembro

16 Dr. Natan Benhur Braga Dr. João Thiago Fillus

17 TESTES TRIBUTÁRIAS EM FOCO JOÃO THIAGO FILLUS A D V O G A D O F O R M A D O P E L A U N I V E R S I D A D E DO VA L E DO I TA J A Í ( U N I VA L I - S C ) E A D M I N I S T R A D O R DE E M P R E S A S F O R M A D O P E L A P O N T I F Í C I A U N I V E R S I D A D E C AT Ó L I C A DO PA R A N Á ( P U C - P R ). M E S T R E EM G E S TÃ O DE P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S P E L A U N I VA L I ( S C ). E S P E C I A L I S TA EM D I R E I T O T R I B U TÁ R I O E P R O C E S S O T R I B U TÁ R I O P E L O I N S T I T U T O B R A S I L E I R O DE E S T U D O S T R I B U TÁ R I O S ( I B E T ), EM C U R I T I B A, PR. E S P E C I A L I S TA ( M B A ) EM G E S TÃ O E M P R E S A R I A L P E L O I N S T I T U T O N A C I O N A L DE PÓS- G R A D U A Ç Ã O ( I N P G ). P R O F E S S O R D A S D I S C I P L I N A S DE D I R E I T O T R I B U TÁ R I O D O S C U R S O S DE D I R E I T O, C O M É R C I O E X T E R I O R E C I Ê N C I A S C O N TÁ B E I S DA U N I VA L I, C A M P U S DE I TA J A Í ( S C ). P R O F E S S O R C O N V I D A D O DE D I V E R S A S PÓS- G R A D U A Ç Õ E S DA U N I VA L I ( S C ). A U T O R DE D I V E R S O S A R T I G O S P U B L I C A D O S. AT U A N T E NA Á R E A T R I B U TÁ R I A, P E N A L T R I B U TÁ R I A E A D U A N E I R A.

18 O Escritório Braga, Ronconi & Fillus Advogados Associados

19 O Escritório Braga, Ronconi & Fillus Advogados Associados O escritório Braga, Ronconi & Fillus Advogados Associados foi fundado pelos sócios Natan Ben-Hur Braga e Diego Richard Ronconi, com a intenção de promover a prestação de serviços jurídicos com alta excelência e comprometimento, firmado nos principais valores sociais e éticos. A intenção dos sócios fundadores sempre foi a de prover um atendimento altamente personalizado e especialíssimo aos clientes, transmitindo total confiança e transparência nos serviços jurídicos prestados. Sócios: Natan Ben-Hur Braga, advogado militante, formado em 1986 Professor Doutor em Ciência Jurídica. Diego Richard Ronconi advogado militante, formado em 1996, Professor Doutor em Ciência Jurídica.

20 Teses tributárias em foco Objetivo: Verificar os aspectos tributários submetidos à apreciação do Judiciário e que impactam em redução dos custos fiscais para as empresas do ramo de comércio de veículos e similares, melhorando a sua competitividade e resultados em época de crise econômica.

21 Teses tributárias 1) PIS e COFINS - Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS - Exclusão do ISS da base de cálculo do PIS e da COFINS - Exclusão do ICMS-ST da base de cálculo do PIS e da COFINS 2) ICMS - Não incidência das rubricas do TUST e TUSD (Energia Elétrica) na base de cálculo do ICMS - Não incidência do ICMS sobre a demanda contratada (Energia Elétrica) - ICMS e alíquota supérflua Inconstitucionalidade?

22 Teses tributárias 3) Imposto de Renda (IRPJ) e Contribuição sobre o Lucro Líquido (CSLL) - Não incidência do ICMS na base de Cálculo do IRPJ e da CSLL, para empresas optantes do Lucro Presumido 4) Contribuição Previdenciária - Não incidência do ICMS na base de cálculo das empresas optantes da Contribuição Previdenciária Sobre a Receita Bruta CPRB Lei nº /2011

23 Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS Objetivo: não incidência dos valores devidos a título de ICMS vendas na base de cálculo das Contribuições Federais do PIS e da COFINS, diminuindo consideravelmente os valores de citadas exações, pro futuro, e também com pedido compensatório ou de restituição dos montantes pagos a maior nos últimos 05 (cinco) anos contados do ingresso da ação, corrigidos monetariamente pela SELIC. Probabilidade de ganho da causa: Provável. Resultado: exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, pro futuro; restituição ou compensação dos valores recolhidos a maior nos últimos 05 (cinco) anos.

24 Decisão do STF RE nº /PR - Exclusão do ICMS da base de cálculo das Contribuições do PIS e da COFINS; Parcelas vincendas; - Possibilidade de compensação dos últimos 05 (cinco) anos recolhidos a maior, valores corrigidos monetariamente pela SELIC contados da data do pagamento das exações federais; - Necessária a interposição de ação judicial para a obtenção dos efeitos de citada decisão da Corte Suprema; - Regime Monofásico Montadoras? Ação judicial própria, a posteriori. - em razão de que embora os Concessionários não tenham recolhido diretamente à União Federal as contribuições do PIS e da COFINS com o ICMS incluso em suas bases de cálculo, indiretamente arcaram com este custo já que integralmente repassado pela Montadora.

25 PANORAMA ATUAL - A decisão do Supremo Tribunal Federal é erga omnes, ou seja, vale para os todos contribuintes; - A União Federal Fazenda Nacional se mostra combativa à tese da não incidência do ICMS na base de cálculo do PIS e da COFINS, inobstante o julgamento por parte do STF no RE nº /PR; - Solução de Consulta nº 6.012/2017 Ausência de Ato Declaratório do Procurador-Geral da Fazenda Nacional.

26 Exclusão do ISSQN da base de cálculo do PIS e da COFINS Objetivo: não incidência dos valores devidos a título de Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza ISSQN, definido pela Lei Complementar nº 116/2003 na base de cálculo das Contribuições Federais do PIS e da COFINS, diminuindo consideravelmente os valores de citadas exações, pro futuro, e também com pedido compensatório ou de restituição dos montantes pagos a maior nos últimos 05 (cinco) anos contados do ingresso da ação, corrigidos monetariamente pela SELIC. Probabilidade de ganho da causa: Provável. Resultado: Redução em média de 0,36% sobre a base de cálculo auferida, variando de Município em face da legislação específica. Exclusão pro futuro e devolução dos montantes pagos a maior nos últimos 05 (cinco) anos.

27 PANORAMA ATUAL - O Tribunal Regional Federal da 4ª Região TRF4 vem comumente acolhendo a tese, mantendo as sentenças proferidas em primeiro grau; - A União Federal Fazenda Nacional se mostra combativa à tese da não incidência do ISSQN na base de cálculo do PIS e da COFINS, inobstante o julgamento por parte do STF no RE nº /PR e sua clara analogia a tese exposta; - Não existe qualquer interferência perante o Município, sendo a ação judicial em âmbito federal.

28 Jurisprudência AGRAVO DE INSTRUMENTO. TRIBUTÁRIO. MANDADO DE SEGURANÇA. EXCLUSÃO DO ICMS E DO ISS DA BASE DE CÁLCULO DO PIS/COFINS. POSSIBILIDADE. O Supremo Tribunal de Federal, nos autos do RE , com repercussão geral reconhecida, firmou entendimento no sentido de que a inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS/COFINS é inconstitucional. Idêntico raciocínio se aplica ao ISS. Agravo provido. (TRF4, AG , PRIMEIRA TURMA, Relatora MARIA DE FÁTIMA FREITAS LABARRÈRE, juntado aos autos em 23/06/2017)

29 Exclusão do ICMS - ST da base de cálculo do PIS e da COFINS Objetivo: não incidência dos valores devidos a título de ICMS Substituição Tributária na base de cálculo das Contribuições Federais do PIS e da COFINS, diminuindo consideravelmente os valores de citadas exações, pro futuro, e também com pedido compensatório ou de restituição dos montantes pagos a maior nos últimos 05 (cinco) anos contados do ingresso da ação, corrigidos monetariamente pela SELIC. Probabilidade de ganho da causa: Provável. Resultado: Exclusão pro futuro e devolução dos montantes pagos a maior nos últimos 05 (cinco) anos.

30 PANORAMA ATUAL - O Tribunal Regional Federal da 4ª Região TRF4, bem como a Justiça Federal de Santa Catarina tem aplicado a decisão do STF no RE nº como análoga, excluindo o ICMS-ST da base de cálculo das Contribuições Federais do PIS e da COFINS (MS nº /SC). - A União Federal Fazenda Nacional se mostra combativa à tese da não incidência do ICMS-ST na base de cálculo do PIS e da COFINS, inobstante o julgamento por parte do STF no RE nº /PR.

31 ICMS e as rubricas do TUST e TUSD Energia Elétrica Objetivo: não incidência do ICMS incidente sobre as rubricas do TUST Tarifa de Uso dos Sistemas de Transmissão e da TUSD Tarifa de Uso de Distribuição, com pedido pro futuro e compensatório dos valores pagos a maior nos últimos 05 (cinco) anos, corrigidos monetariamente pelo INPC Índice Nacional de Preços ao Consumidor (indexador adotado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina). Probabilidade de ganho da causa: Provável. Resultado: Redução sobre a base de cálculo auferida; Exclusão pro futuro e devolução dos montantes pagos a maior nos últimos 05 (cinco) anos.

32 PANORAMA ATUAL - O Tribunal de Justiça de Santa Catarina instaurou, para a tese da TUST e da TUSD um Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas nº /5000, determinado a suspensão dos processos judiciais que versem sobre a matéria até a decisão final pelaa Corte Estadual; - A matéria exposta foi apreciada pelo Superior Tribunal de Justiça, que julgou procedente a tese (REsp nº em ).

33 Não incidência do ICMS sobre a demanda contratada (Energia Elétrica) Objetivo: imputar a incidência do ICMS exclusivamente sobre a demanda consumida e não sobre a contratada, com pedido pro futuro e compensatório dos valores pagos a maior nos últimos 05 (cinco) anos, corrigidos monetariamente pelo INPC Índice Nacional de Preços ao Consumidor (indexador adotado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina). Probabilidade de ganho da causa: Provável. Resultado: Redução sobre a base de cálculo auferida; Exclusão pro futuro e devolução dos montantes pagos a maior nos últimos 05 (cinco) anos.

34 PANORAMA ATUAL - O Tribunal de Justiça de Santa Catarina vem julgando favoravelmente à tese (Apelação nº ); - A matéria exposta foi apreciada pelo Superior Tribunal de Justiça, que julgou procedente a tese (REsp nº em ).

35 ICMS e alíquota supérflua Inconstitucionalidade? Objetivo: reduzir a alíquota de ICMS incidente sobre a energia elétrica consumida, que em Santa Catarina é de 25% (alíquotas ad valorem supérflua) para o patamar de 17% (alíquota ad valorem média), com pedido pro futuro e compensatório dos valores pagos a maior nos últimos 05 (cinco) anos, corrigidos monetariamente pelo INPC Índice Nacional de Preços ao Consumidor (indexador adotado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina). Probabilidade de ganho da causa: Possível. Resultado: Redução sobre a base de cálculo auferida; Exclusão pro futuro e devolução dos montantes pagos a maior nos últimos 05 (cinco) anos.

36 PANORAMA ATUAL - O Tribunal de Justiça de Santa Catarina vem julgando favoravelmente à tese (Apelação nº ); - A matéria ainda não foi exposta às Cortes Superiores (STJ e STF).

37 Imposto de Renda (IRPJ) e Contribuição sobre o Lucro Líquido (CSLL) não incidência do ICMS na base de cálculo Objetivo: não incidência dos valores devidos a título de ICMS na base de cálculo do IRPJ e da CSLL, diminuindo consideravelmente os valores de citadas exações, com efeitos pro futuro, e também com pedido compensatório ou de restituição dos montantes pagos a maior nos últimos 05 (cinco) anos contados do ingresso da ação, corrigidos monetariamente pela SELIC. Exclusivamente para empresas optantes do Regime de Lucro Presumido. Probabilidade de ganho da causa: Provável. Resultado: Redução em média de 0,33% sobre a base de cálculo auferida; Exclusão pro futuro e devolução dos montantes pagos a maior nos últimos 05 (cinco) anos.

38 PANORAMA ATUAL - O Tribunal Regional Federal da 4ª Região TRF4 vem comumente acolhendo a tese, mantendo as sentenças proferidas em primeiro grau; - A União Federal Fazenda Nacional se mostra combativa à tese da não incidência do ICMS na base de cálculo do IRPJ e da CSLL, inobstante o julgamento por parte do STF no RE nº /PR e sua clara analogia a tese exposta; - A Matéria ainda não foi alvo de apreciação pelo Superior Tribunal de Justiça.

39 Jurisprudência MANDADO DE SEGURANÇA. CONTRIBUIÇÃO SOCIAL SOBRE O LUCRO LÍQUIDO (CSLL) E IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA (IRPJ) APURADOS EM REGIME DE LUCRO PRESUMIDO. BASE DE CÁLCULO. EXCLUSÃO DO ICMS. CABIMENTO. COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA DE VALORES. Tem o contribuinte o direito de excluir os valores referentes ao ICMS da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) apurados em regime de lucro presumido. (TRF4, AC , SEGUNDA TURMA, Relator RÔMULO PIZZOLATTI, juntado aos autos em 22/03/2017)

40 Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta Não incidência do ICMS Objetivo: não incidência dos valores devidos a título de ICMS na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta, definida pela Lei nº /2011, com efeitos pro futuro, e também com pedido compensatório ou de restituição dos montantes pagos a maior nos últimos 05 (cinco) anos contados do ingresso da ação, corrigidos monetariamente pela SELIC. Probabilidade de ganho da causa: Provável. Resultado: Redução em média de 0,36% sobre a base de cálculo auferida; Exclusão pro futuro e devolução dos montantes pagos a maior nos últimos 05 (cinco) anos.

41 PANORAMA ATUAL - O Tribunal Regional Federal da 4ª Região TRF4 vem comumente acolhendo a tese, mantendo as sentenças proferidas em primeiro grau; - A União Federal Fazenda Nacional se mostra combativa à tese da não incidência do ICMS na base de cálculo da CPRB, inobstante o julgamento por parte do STF no RE nº /PR e sua clara analogia a tese exposta; - O Superior Tribunal de Justiça vem sendo favorável à tese (REsp nº /CE).

42 Jurisprudência AGRAVO DE INSTRUMENTO. MANDADO DE SEGURANÇA. CONTRIBUIÇÃO DO ART. 8º DA LEI Nº , DE BASE DE CÁLCULO. ICMS. PIS. COFINS. EXCLUSÃO. É indevida a inclusão do ICMS, do PIS e da COFINS na base de cálculo da contribuição substitutiva sobre a receita bruta, instituída pela Lei nº , de (TRF4, AG , SEGUNDA TURMA, Relator RÔMULO PIZZOLATTI, juntado aos autos em 21/09/2017)

43 João Thiago Fillus / Natan Ben-Hur Braga/ Diego Richard Ronconi contato@brfadvogados.com.br [55] [47]

Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais

Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais HIPÓTESE DE INCIDÊNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES PIS/COFINS REGIME CUMULATIVO (TOTALIDADE DA RECEITA BRUTA OPERACIONAL) Lei 9.718/98 Art.

Leia mais

Exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS, COFINS, CPRB, IRPJ lucro presumido: repercussões das decisões do STJ e do STF Gustavo Brigagão

Exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS, COFINS, CPRB, IRPJ lucro presumido: repercussões das decisões do STJ e do STF Gustavo Brigagão Exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS, COFINS, CPRB, IRPJ lucro presumido: repercussões das decisões do STJ e do STF Gustavo Brigagão Base de cálculo PIS/COFINS - CF/88 Redação original do art.

Leia mais

Número:

Número: Justiça Federal da 3ª Região PJe - Processo Judicial Eletrônico 04/04/2019 Número: 5005021-35.2018.4.03.6105 Classe: MANDADO DE SEGURANÇA Órgão julgador: 8ª Vara Federal de Campinas Última distribuição

Leia mais

A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA. Rafael Bello Zimath OAB/SC 18.

A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA. Rafael Bello Zimath OAB/SC 18. A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A Rafael Bello Zimath OAB/SC 18.311 2. Elementos Essenciais da Contribuição Previdenciária sobre a Receita

Leia mais

RELATÓRIO DE PROCESSOS TRIBUTÁRIOS - DEZEMBRO / 2014

RELATÓRIO DE PROCESSOS TRIBUTÁRIOS - DEZEMBRO / 2014 RELATÓRIO DE PROCESSOS TRIBUTÁRIOS - DEZEMBRO / 2014 SINDEPRESTEM - SINDICATO DAS EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A TERCEIROS, COLOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA E DE TRABALHO TEMPORÁRIO NO ESTADO

Leia mais

Exclusão do ICMS e do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS. Gustavo Froner Minatel Mestre PUC/SP

Exclusão do ICMS e do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS. Gustavo Froner Minatel Mestre PUC/SP Exclusão do ICMS e do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS Gustavo Froner Minatel Mestre PUC/SP RECURSO EXTRAORDINÁRIO 574.706-15/03/17 Decisão: O Tribunal, por maioria e nos termos do voto da Relatora,

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 05/2019 13 de maio de 2019 NEWSLETTER 1. ITCD TJMG MANTÉM DECISÃO LIMINAR QUE AFASTA ITCD EM DOAÇÃO DE BENS LOCALIZADOS NO EXTERIOR O Tribunal de Justiça de Minas Gerais afastou a aplicação da legislação

Leia mais

STJ Recurso Repetitivo Delimitação do alcance da tese firmada no Tema repetitivo n. 118/STJ

STJ Recurso Repetitivo Delimitação do alcance da tese firmada no Tema repetitivo n. 118/STJ Informativo tributário n ano X Maio de 2018 Prezados Leitores: A publicação nota tributária tem por objetivo atualizar nossos clientes e demais interessados sobre os principais assuntos que estão sendo

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.655.207 - RS (2017/0035870-8) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN RECORRENTE : FAZENDA NACIONAL RECORRIDO : EXATRON INDÚSTRIA ELETRÔNICA LTDA ADVOGADO : BRUNO EDUARDO BUDAL LOBO E

Leia mais

Os efeitos da inconstitucionalidade do alargamento da base de cálculo da Cofins para o contribuinte.

Os efeitos da inconstitucionalidade do alargamento da base de cálculo da Cofins para o contribuinte. Os efeitos da inconstitucionalidade do alargamento da base de cálculo da Cofins para o contribuinte. Por:João Felipe Pantaleão Carvalho Santos joao.felipe@carvalhosantos.com.br Sócio do escritório Carvalho

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 10/2018 13 de novembro de 2018 NEWSLETTER 1. IRPJ CSLL CARF DECIDE QUE GANHO DE CAPITAL É CALCULADO PELA SOMA DO PATRIMÔNIO DE EMPRESAS ALIENADAS CARF profere decisão segundo a qual, na alienação de

Leia mais

RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (ABRIL/2016)

RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (ABRIL/2016) RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (ABRIL/2016) SINDEPRESTEM - SINDICATO DAS EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A TERCEIROS, COLOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA E DE TRABALHO TEMPORÁRIO NO ESTADO DE SÃO

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 02/2019 28 de janeiro de 2019 NEWSLETTER 1. ITCMD TJ-SP ENTENDE QUE PERDÃO DE DÍVIDA É EQUIVALENTE À DOAÇÃO PARA FINS DE ITCMD Recentes decisões do Tribunal de Justiça de São Paulo indicam posicionamento

Leia mais

GESTÃO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

GESTÃO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA GESTÃO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Silvério das Neves Graduado em Contabilidade e Administração pela Universidade Mackenzie. MBA Executivo em Gestão de Negócios pelo INPG. Participou da

Leia mais

Discussões Tributárias em matéria tributária ano 2017 Marciano Buffon Marina Furlan.

Discussões Tributárias em matéria tributária ano 2017 Marciano Buffon Marina Furlan. Discussões Tributárias em matéria tributária ano 2017 Marciano Buffon Marina Furlan www.buffonefurlan.com.br Decisão da Receita Federal sobre a incidência de INSS sobre verbas salariais A Secretaria da

Leia mais

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária de Santa Catarina 2ª Vara Federal de Blumenau

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária de Santa Catarina 2ª Vara Federal de Blumenau Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária de Santa Catarina 2ª Vara Federal de Blumenau Av. Sete de Setembro, 1574, 2º andar Bairro: Centro CEP: 89010 202 Fone: (47)3231 6800 www.jfsc.jus.br Email:

Leia mais

Teses Tributárias. ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Teses Tributárias. ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Teses Tributárias ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Critério Pessoal Art. 128 CTN Sem prejuízo do disposto neste capítulo, a lei pode atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 07/2018 13 de agosto de 2018 NEWSLETTER 1. PLANEJAMENTO CARF CONSIDERA PLANEJAMENTO LEGÍTIMO EM REESTRUTURAÇÃO QUE ENVOLVEU VENDA DE ATIVOS Conselho considerou legítima operação que permitiu a venda

Leia mais

RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (DEZEMBRO/2016)

RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (DEZEMBRO/2016) RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (DEZEMBRO/2016) SINDEPRESTEM - SINDICATO DAS EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A TERCEIROS, COLOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA E DE TRABALHO TEMPORÁRIO NO ESTADO DE

Leia mais

TRF5 exclusão do PIS e da COFINS das suas próprias bases de cálculo

TRF5 exclusão do PIS e da COFINS das suas próprias bases de cálculo Informativo tributário n ano X Março de 2019 Prezados Leitores: A publicação nota tributária tem por objetivo atualizar nossos clientes e demais interessados sobre os principais assuntos que estão sendo

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE RONDÔNIA Tribunal de Justiça

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE RONDÔNIA Tribunal de Justiça PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE RONDÔNIA Tribunal de Justiça JURIS - Consulta Jurisprudência Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia 1ª Câmara Especial 0000471-05.2015.8.22.0001 - Apelação Origem: 0000471-05.2015.8.22.0001

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 1408862 - SP (2018/0318126-6) RELATOR : MINISTRO GURGEL DE FARIA AGRAVANTE : FAZENDA NACIONAL AGRAVADO : LUCHETTI COM/ DE MATERIAIS PARA CONSTRUCAO LTDA ADVOGADOS

Leia mais

Contabilidade: A estratégia para o sucesso.

Contabilidade: A estratégia para o sucesso. ASPECTOS DA EXCLUSÃO DA BASE DE CÁLCULO PIS/COFINS CENTRO DE ESTUDOS E DEBATES FISCO- CONTÁBEIS DEZEMBRO 2018 Julgado em 24 de abril de 2008, a repercussão geral da questão constitucional relativa à inclusão

Leia mais

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária de Santa Catarina 2ª Vara Federal de Blumenau

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária de Santa Catarina 2ª Vara Federal de Blumenau Av. Sete de Setembro, 1574, 2º andar - Bairro: Centro - CEP: 89010-202 - Fone: (47)3231-6800 - www.jfsc.jus.br Email: scblu02@jfsc.jus.br MANDADO DE SEGURANÇA Nº 5007015-69.2018.4.04.7205/SC IMPETRANTE:

Leia mais

TRIBUTÁRIO. Boletim Nº 02 MARÇO/ABRIL 2019 TRIBUTÁRIO PREVIDÊNCIA SOCIAL COMÉRCIO INTERNACIONAL E ADUANEIRO

TRIBUTÁRIO. Boletim Nº 02 MARÇO/ABRIL 2019 TRIBUTÁRIO PREVIDÊNCIA SOCIAL COMÉRCIO INTERNACIONAL E ADUANEIRO Nº 02 MARÇO/ABRIL 2019 O Eletrônico de Tributário traz informações sobre os casos com matéria tributária em análise pelos tribunais, especialmente pelas Cortes Superiores do Poder Judiciário e pelo Conselho

Leia mais

CARF JULGA LÍCITA A UTILIZAÇÃO DO ÁGIO PELA TELEMAR E PELO SANTANDER

CARF JULGA LÍCITA A UTILIZAÇÃO DO ÁGIO PELA TELEMAR E PELO SANTANDER Dezembro de 2011 Destaques I. NÃO INCIDE IR E CSLL SOBRE LUCROS AUFERIDOS POR CONTROLADA OU COLIGADA NO EXTERIOR SEDIADA NA ESPANHA A 1ª Turma do Conselho Superior de Recursos Fiscais ( CSRF ) última instância

Leia mais

TRIBUTÁRIO. Boletim Nº 03 MAIO/JUNHO 2019 TRIBUTÁRIO PREVIDÊNCIA SOCIAL COMÉRCIO INTERNACIONAL E ADUANEIRO

TRIBUTÁRIO. Boletim Nº 03 MAIO/JUNHO 2019 TRIBUTÁRIO PREVIDÊNCIA SOCIAL COMÉRCIO INTERNACIONAL E ADUANEIRO Nº 03 MAIO/JUNHO 2019 O Eletrônico de Tributário traz informações sobre os casos com matéria tributária em análise pelos tribunais, especialmente pelas Cortes Superiores do Poder Judiciário e pelo Conselho

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 224 Registro: 2017.0000523721 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1009024-30.2016.8.26.0566, da Comarca de São Carlos, em que é apelante FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO,

Leia mais

SINDICOMBUSTIVEIS/PR IMPETRA MANDADOS DE SEGURANÇA COLETIVOS EM FAVOR DE SEUS FILIADOS

SINDICOMBUSTIVEIS/PR IMPETRA MANDADOS DE SEGURANÇA COLETIVOS EM FAVOR DE SEUS FILIADOS SINDICOMBUSTIVEIS/PR IMPETRA MANDADOS DE SEGURANÇA COLETIVOS EM FAVOR DE SEUS FILIADOS O SINDICOMBUSTIVEIS/PR impetrou três Mandados de Segurança Coletivos objetivando a redução da carga tributária de

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2015.0000547005 Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1020583-88.2014.8.26.0554, da Comarca de Santo André, em que é apelante ESTADO DE SÃO PAULO, é apelado CONDOMÍNIO

Leia mais

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO /

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO / Fl. 97 96 Fl. 97 MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA SEÇÃO DE JULGAMENTO Recurso nº Acórdão nº Voluntário 3302 006.687 3ª Câmara / 2ª Turma Ordinária Sessão de 27

Leia mais

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS Fabio Rodrigues Advogado Mestre em Ciências Contábeis Doutorando em Ciências da Informação Fabio Rodrigues Coordenador, autor e coautor de diversos

Leia mais

ALVARENGA & CAMARGO ADVOGADOS ASSOCIADOS. Redução do ICMS nas contas de Energia Elétrica

ALVARENGA & CAMARGO ADVOGADOS ASSOCIADOS. Redução do ICMS nas contas de Energia Elétrica Redução do ICMS nas contas de Energia Elétrica 30/09/2015 APRESENTAÇÃO: O escritório ALVARENGA & CAMARGO realiza diversos estudos na área de redução e recuperação de tributos. Apresentamos um destes estudos

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 03/2019 15 de março de 2019 NEWSLETTER 1. DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA STJ GARANTE DIREITO DE DEFESA AOS SÓCIOS EM EXECUÇÕES FISCAIS O Superior Tribunal de Justiça decidiu que o incidente

Leia mais

RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (MAIO/2017)

RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (MAIO/2017) RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (MAIO/2017) SINDEPRESTEM - SINDICATO DAS EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A TERCEIROS, COLOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA E DE TRABALHO TEMPORÁRIO NO ESTADO DE SÃO

Leia mais

EFD Contribuições. Alterações no leiaute e regras de escrituração

EFD Contribuições. Alterações no leiaute e regras de escrituração EFD Contribuições Alterações no leiaute e regras de escrituração Novembro de 2018 Cronologia do RE nº 574.706/PR DATA ATOS PROCESSUAIS RELACIONADOS AO RE 574.706/PR 13/12/2007 Recurso protocolado no STF

Leia mais

QUINTA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

QUINTA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO QUINTA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO APELAÇÃO CÍVEL Nº 0025608-51.2007.8.19.0001 APELANTE: ESTADO DO RIO DE JANEIRO APELADOS: CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO SHERATON BARRA E OUTROS.

Leia mais

STJ REINTEGRA a MP n. 651/2014 não gera efeitos para o passado

STJ REINTEGRA a MP n. 651/2014 não gera efeitos para o passado Prezados Leitores: A publicação nota tributária tem por objetivo atualizar nossos clientes e demais interessados sobre os principais assuntos que estão sendo discutidos e decididos no âmbito do Judiciário,

Leia mais

BACHEGA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

BACHEGA SOCIEDADE DE ADVOGADOS BACHEGA SOCIEDADE DE ADVOGADOS A) Levantamento e Recuperação de Créditos Tributários Administrativos Federais (Tributos Direitos e Indiretos) DOCUMENTAÇÃO ANÁLISE LEVANTAMENTO DOS CRÉDITOS ATUALIZAÇÃO

Leia mais

IV - APELACAO CIVEL

IV - APELACAO CIVEL RELATOR APELANTE ADVOGADO APELADO ORIGEM : DESEMBARGADOR FEDERAL PAULO BARATA : COMPANHIA DE MARCAS : DEBORAH BARRETO MENDES E OUTROS : UNIAO FEDERAL / FAZENDA NACIONAL : DÉCIMA PRIMEIRA VARA FEDERAL DO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO DESEMBARGADOR FEDERAL FRANCISCO BARROS DIAS

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO DESEMBARGADOR FEDERAL FRANCISCO BARROS DIAS APELAÇÃO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 98556/PE (2006.83.00.014205-2) APTE : CONSTRUTORA POTTENCIAL LTDA ADV/PROC : CLÁUDIO MOURA ALVES DE PAULA E OUTROS APDO : FAZENDA NACIONAL ORIGEM : 21ª VARA FEDERAL

Leia mais

Regulamento do Sistema de Controlo Interno

Regulamento do Sistema de Controlo Interno Regulamento do Sistema de Controlo Interno 1/59 R e g u l a m e n t o d o S i s t e m a d e C o n t r o l o I n t e r n o P R E Â M B U L O O P l a n o O f i c i a l d e C o n t a b i l i d a d e d a s

Leia mais

M I N I S T É R I O P Ú B L I C O D O E S TA D O D E M I N A S G E R A I S

M I N I S T É R I O P Ú B L I C O D O E S TA D O D E M I N A S G E R A I S E X C E L E N T Í S S I M O ( A ) D O U T O R ( A ) J U I Z ( A ) D E D I R E I T O D A C O M A R C A D E PA R A C AT U R e q u e r e n t e : M i n i s t é r i o P ú b l i c o d o E s t a d o d e M i n

Leia mais

ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE. Julho / 2005

ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE. Julho / 2005 ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE Julho / 2005 TRIBUTOS QUE PODERÃO INCIDIR SOBRE A ENERGIA ELÉTRICA Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Imposto

Leia mais

Cliente: Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo SEAC/SP INCRA

Cliente: Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo SEAC/SP INCRA 01/08/2014 Cliente: Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de SEAC/SP Casos Discutidos na Justiça Federal da Seção Judiciária de INCRA 01) Processo: 0001078-72.2002.4.03.6100 Superintendente

Leia mais

SOBRESTAMENTO RICARF ART. 62-A, 1º

SOBRESTAMENTO RICARF ART. 62-A, 1º RICARF Art. 62-A Art. 62-A. As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça em matéria infraconstitucional, na sistemática prevista pelos

Leia mais

Seção Judiciária do Distrito Federal 16ª Vara Federal Cível da SJDF

Seção Judiciária do Distrito Federal 16ª Vara Federal Cível da SJDF Seção Judiciária do Distrito Federal 16ª Vara Federal Cível da SJDF PROCESSO: 1015923-39.2018.4.01.3400 CLASSE: MANDADO DE SEGURANÇA (120) IMPETRANTE: GABINETE DE CRIAÇÃO PROPAGANDA E MARKETING LTDA -

Leia mais

São Paulo Araçatuba - SP Rua Floriano Peixoto, 120 4º andar / Conj Centro CEP: Araçatuba/SP

São Paulo Araçatuba - SP Rua Floriano Peixoto, 120 4º andar / Conj Centro CEP: Araçatuba/SP A INCONSTITUCIONALIDADE DA INCLUSÃO DO ICMS/ISS NAS BASES DE CÁLCULO DO PIS/COFINS/CPRB EFEITOS DA DECISÃO DO STF Expositor: Celso Benício Junior São Paulo Centro - SP R. São Bento, nº 545 5º andar - Centro

Leia mais

Lei nº /14: a tributação dos juros sobre capital próprio. Fernando Mombelli

Lei nº /14: a tributação dos juros sobre capital próprio. Fernando Mombelli Lei nº 12.973/14: a tributação dos juros sobre capital próprio Fernando Mombelli Conceito de JCP O art. 9º da Lei nº 9.249, de 26 de dezembro de 1995 permite a dedutibilidade dos Juros sobre o Capital

Leia mais

Ministério Público Federal Procuradoria-Geral da República

Ministério Público Federal Procuradoria-Geral da República Ministério Público Federal Procuradoria-Geral da República 22316 - OBF - PGR RE 1.034.004 - SC Relator: Ministro Ricardo Lewandowski Recorrente: Bouton Ind. e Com. de Artigos de Cama e Banho Ltda Recorrida:

Leia mais

TECNOLOGIA JURÍDICA A SERVIÇO DOS NEGÓCIOS DE SUCESSO

TECNOLOGIA JURÍDICA A SERVIÇO DOS NEGÓCIOS DE SUCESSO TECNOLOGIA JURÍDICA A SERVIÇO DOS NEGÓCIOS DE SUCESSO As mentes são como paraquedas: só funcionam se estiverem abertas. Ruth Noller Professora da Universidade de Buffalo Escritório de Advocacia O Escritório

Leia mais

A não incidência dos tributos PIS, COFINS, IRPJ e CSLL sobre os créditos presumidos de ICMS. Bruce Bastos Martins

A não incidência dos tributos PIS, COFINS, IRPJ e CSLL sobre os créditos presumidos de ICMS. Bruce Bastos Martins A não incidência dos tributos PIS, COFINS, IRPJ e CSLL sobre os créditos presumidos de ICMS Bruce Bastos Martins bruce@lzadv.com.br Direito e Linguagem O intérprete autêntico kelseniano (...), através

Leia mais

Autos e Comerciais Leves

Autos e Comerciais Leves Autos e Comerciais Leves 03/MAIO/2017 Abertura Alarico Assumpção Junior 2 O Mercado de Autos e Comerciais Leves Edson C. Zanetti 3 Mercado de Vendas Diretas Edson C. Zanetti 4 Volumes por tipo de venda

Leia mais

Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil

Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil V SIMPÓSIO DE DIREITO ADUANEIRO Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil Dra. Liziane Angelotti Meira Doutora em Direito (PUC/SP) Mestre (Harvard Law School) Auditora Fiscal

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 04/2018 15 de maio de 2018 NEWSLETTER 1. CARF COMPENSAÇÃO ANTES DO TRÂNSITO EM JULGADO Acórdão do CARF permitiu a análise de pedido de compensação feito pelo contribuinte antes de trânsito em julgado

Leia mais

ENERGIA E SERVICOS S A MUNICIPIO DE PETROPOLIS

ENERGIA E SERVICOS S A MUNICIPIO DE PETROPOLIS Tribunal de Justiça 12ª Câmara Cível Apelação Cível nº 0045893-97.2011.8.19.0042 Apelantes: AMPLA ENERGIA E SERVICOS S A MUNICIPIO DE PETROPOLIS Apelado: IZABEL DE AZEVEDO SILVA Relator: Desembargador

Leia mais

S E N T E N Ç A. Com a inicial, juntou procuração e documentos, acompanhados do recolhimento das custas processuais.

S E N T E N Ç A. Com a inicial, juntou procuração e documentos, acompanhados do recolhimento das custas processuais. MANDADO DE SEGURANÇA (120) Nº 5000368-62.2019.4.03.6102 / 4ª Vara Federal de Ribeirão Preto IMPETRANTE: XXXXXXXXXXXXXXXXXXX Advogados do(a) IMPETRANTE: FERNANDA CRISTINA VELOSO - SP390571, CARLOS EDUARDO

Leia mais

GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES ICMS Santa Catarina Não foi publicada nenhuma alteração até o fechamento dessa edição do Guia.

GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES ICMS Santa Catarina Não foi publicada nenhuma alteração até o fechamento dessa edição do Guia. GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES 19.10.2015 1. ICMS Santa Catarina Não foi publicada nenhuma alteração até o fechamento dessa edição do Guia. 2. Legislação Federal SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF07 Nº 7045, DE

Leia mais

SUMÁRIO. (Gerado automaticamente pelo sistema.) Doc. 1-23/06/ RELATÓRIO Pagina 2. Doc. 2-07/07/ VOTO Pagina 5

SUMÁRIO. (Gerado automaticamente pelo sistema.) Doc. 1-23/06/ RELATÓRIO Pagina 2. Doc. 2-07/07/ VOTO Pagina 5 SUMÁRIO (Gerado automaticamente pelo sistema.) Doc. 1-23/06/2016 - RELATÓRIO Pagina 2 Doc. 2-07/07/2016 - VOTO Pagina 5 Doc. 3-12/07/2016 - ACÓRDÃO Pagina 10 PÁGINA DE SEPARAÇÃO (Gerada automaticamente

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.461.557 - CE (2014/0147116-1) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS AGRAVANTE : CLIMEX TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS LTDA ADVOGADO : MANUEL DE FREITAS CAVALCANTE JÚNIOR AGRAVADO

Leia mais

IV - APELACAO CIVEL

IV - APELACAO CIVEL RELATOR APELANTE ADVOGADO APELANTE ADVOGADO APELADO ORIGEM : JUIZ FEDERAL CONVOCADO JOSÉ ANTONIO LISBOA NEIVA : COOK ELECTRIC TELECOMUNICACOES S/A : MARIA DE LOURDES JORGE ESTEVES : CAIXA ECONOMICA FEDERAL

Leia mais

GESTÃO DE RESSARCIMENTO DOS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

GESTÃO DE RESSARCIMENTO DOS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS GESTÃO DE RESSARCIMENTO DOS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS RESSARCIMENTOS Ressarcimento de IPI Reintegra ICMS Ressarcimento de PIS/Cofins RESTITUIÇÕES Pagamento Indevido ou a Maior Contribuições previdenciárias

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO RECURSOS PROCESSUAIS Caso... Determinada empresa ficou sabendo a respeito de algumas ações que buscam restituir o ICMS cobrado indevidamente nas contas de energia

Leia mais

Seção Judiciária do Estado de Goiás 3ª Vara Federal Cível da SJGO

Seção Judiciária do Estado de Goiás 3ª Vara Federal Cível da SJGO rocesso Judicial Eletrônico: de 9 09/03/2018 09:24 Seção Judiciária do Estado de Goiás 3ª Vara Federal Cível da SJGO PROCESSO: 1001244-25.2018.4.01.3500 CLASSE: MANDADO DE SEGURANÇA (120) IMPETRANTE: CONCEITO

Leia mais

Simples Nacional: Saiba quais suas implicações e benefícios para a advocacia.

Simples Nacional: Saiba quais suas implicações e benefícios para a advocacia. Simples Nacional: Saiba quais suas implicações e benefícios para a advocacia. A Lei Complementar nº 147, de 8 de agosto 2014, incluiu a advocacia no SIMPLES após inovações de diversos pontos na Lei Complementar

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 03/2018 11 de abril de 2018 NEWSLETTER 1. SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS DÉBITOS NÃO GARANTIDOS COM EXIGIBILIDADE SUSPENSA Publicada solução de consulta da COSIT que autoriza o contribuinte

Leia mais

II - AÇÃO RESCISÓRIA

II - AÇÃO RESCISÓRIA RELATOR : DESEMBARGADOR FEDERAL PAULO BARATA AUTOR : UNIAO FEDERAL / FAZENDA NACIONAL REU : GAIA SILVA ROLIM E ASSOCIADOS S/C ADVOCACIA E CONSULTORIA TRIBUTARIA E SOCIETARIA ADVOGADO : SEM ADVOGADO ORIGEM

Leia mais

COMITÊ FISCAL ICMS... 2 ISS... 5

COMITÊ FISCAL ICMS... 2 ISS... 5 COMITÊ FISCAL PAUTA DE ASSUNTOS MAIO 2018 ICMS... 2 LEGISLAÇÃO... 2 JURISPRUDÊNCIA... 4 ISS... 5 LEGISLAÇÃO... 5 IR E CSLL... 6 LEGISLAÇÃO... 6 JURISPRUDÊNCIA... 6 PIS E COFINS... 8 LEGISLAÇÃO... 8 JURISPRUDÊNCIA...

Leia mais

ACÓRDÃO LUIZ ANTONIO SOARES DESEMBARGADOR FEDERAL RELATOR

ACÓRDÃO LUIZ ANTONIO SOARES DESEMBARGADOR FEDERAL RELATOR Agravo de Instrumento - Turma Espec. II - Tributário Nº CNJ : 0013677-80.2015.4.02.0000 (2015.00.00.013677-9) RELATOR : Desembargador Federal LUIZ ANTONIO SOARES AGRAVANTE : MARKWAY BUSINESS E INFORMATICA

Leia mais

São Paulo, 29 de novembro de 2010.

São Paulo, 29 de novembro de 2010. São Paulo, 29 de novembro de 2010. SINDEPRESTEM SINDICATO DAS EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A TERCEIROS, COLOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE MÃO- DE-OBRA E DE TRABALHO TEMPORÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO A/C

Leia mais

BRANDAO & BERTOLETTI ADVOCACIA & CONSULTORIA JURÍDICA

BRANDAO & BERTOLETTI ADVOCACIA & CONSULTORIA JURÍDICA BRANDAO & BERTOLETTI ADVOCACIA & CONSULTORIA JURÍDICA INSTITUCIONAL: CHRISTIANE BRANDÃO Advogada Especialista inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás, nº 21.446, com Especialização em Direito

Leia mais

CONVÊNIO ICMS 70 COMEÇO DO FIM DA GUERRA FISCAL?

CONVÊNIO ICMS 70 COMEÇO DO FIM DA GUERRA FISCAL? COMEÇO DO FIM DA GUERRA FISCAL? Especialmente preparado para Copyright TozziniFreire Advogados, 2014. Reprodução permitida, desde que citada a fonte Jerry Levers de Abreu jabreu@tozzinifreire.com.br Agosto,

Leia mais

INFORMATIVO 12/2016 A PARTIR DE 2018, TETO DO SIMPLES NACIONAL SOBE PARA R$ 4,8 MILHÕES

INFORMATIVO 12/2016 A PARTIR DE 2018, TETO DO SIMPLES NACIONAL SOBE PARA R$ 4,8 MILHÕES Novo Hamburgo, 31 de outubro de 2016. INFORMATIVO 12/2016 A PARTIR DE 2018, TETO DO SIMPLES NACIONAL SOBE PARA R$ 4,8 MILHÕES Foi publicada nesta sexta-feira a lei que altera as regras do Simples Nacional,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE REFEIÇÕES COLETIVAS. J u l i a n a V i a n a C o s t a 1 4 / 0 1 /

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE REFEIÇÕES COLETIVAS. J u l i a n a V i a n a C o s t a 1 4 / 0 1 / RELATÓRIO PROCESSOS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE REFEIÇÕES COLETIVAS. J u l i a n a V i a n a C o s t a 1 4 / 0 1 / 2 0 1 6 São Paulo/SP, 14 de Janeiro de 2016. À Associação Brasileira das Empresas

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATORA : MINISTRA DIVA MALERBI (DESEMBARGADORA CONVOCADA TRF 3ª REGIÃO) AGRAVANTE : INDUSVAL S/A CORRETORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS ADVOGADOS : MARUAN ABULASAN JUNIOR E OUTRO(S) WALDIR LUIZ BRAGA

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III PIS/PASEP Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS/PASEP

Leia mais

PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi

PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi PIS e COFINS. Questões Recentes e Polêmicas. Não-Cumulatividade. Conceito de Insumo. Base de Cálculo. Atual Jurisprudência. GUSTAVO NYGAARD nygaard@tozzinifreire.com.br

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº /SP

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº /SP AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0022351-88.2013.4.03.0000/SP RELATÓRIO Trata-se de agravo de instrumento interposto pela UNIÃO FEDERAL contra decisão que, em mandado de segurança, deferiu a liminar para determinar

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores JARBAS GOMES (Presidente) e MARINO NETO. São Paulo, 10 de maio de 2012.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores JARBAS GOMES (Presidente) e MARINO NETO. São Paulo, 10 de maio de 2012. fls. 1 ACÓRDÃO Registro: 2012.0000215318 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0009163-77.2011.8.26.0047, da Comarca de Assis, em que é apelante AMPRO ASSOCIAÇAO DE MARKETING PROMOCIONAL

Leia mais

STJ - Possibilidade de compensar CPRB com Contribuições Previdenciárias. STJ Revogação da alíquota zero da COFINS-importação de aeronaves

STJ - Possibilidade de compensar CPRB com Contribuições Previdenciárias. STJ Revogação da alíquota zero da COFINS-importação de aeronaves Prezados Leitores: A publicação nota tributária tem por objetivo atualizar nossos clientes e demais interessados sobre os principais assuntos que estão sendo discutidos e decididos no âmbito do Judiciário,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça ProAfR no RECURSO ESPECIAL Nº 1.767.631 - SC (2018/0241398-5) RELATORA : MINISTRA REGINA HELENA COSTA RECORRENTE : CERAMICA CTS SILVA LTDA ADVOGADOS : MAURI NASCIMENTO - SC005938 VILMAR COSTA - SC014256

Leia mais

Revisão da folha de pagamento - oportunidades de redução da carga tributária

Revisão da folha de pagamento - oportunidades de redução da carga tributária Revisão da folha de pagamento - oportunidades de redução da carga tributária Maria Carolina Maldonado M. Kraljevic Vanessa Inhasz Cardoso 07 de outubro de 2016 Discussão A Contribuição Previdenciária deve

Leia mais

STF ANALISARÁ A INCIDÊNCIA DE IR SOBRE JUROS DE MORA

STF ANALISARÁ A INCIDÊNCIA DE IR SOBRE JUROS DE MORA Autor: Henrique Coutinho de Souza Fabiana Carsoni Alves F. da Silva STF ANALISARÁ A INCIDÊNCIA DE IR SOBRE JUROS DE MORA O STF, em recente decisão proferida em 17.4.2015, reconheceu a repercussão geral

Leia mais

Tendências e precedentes em vista de recentes decisões

Tendências e precedentes em vista de recentes decisões Tendências e precedentes em vista de recentes decisões Aspectos Previdenciários 11 de novembro de 2014 2014 Trench, Rossi e Watanabe Advogados Agenda da Apresentação 1. Verbas Indenizatórias (Não Remuneratórias)

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt no RECURSO ESPECIAL Nº 1.598.604 - SC (2016/0104462-3) RELATOR AGRAVANTE ADVOGADOS AGRAVADO : MINISTRO HERMAN BENJAMIN : JARAGUÁ EQUIPAMENTOS LTDA : JACKSON DA COSTA BASTOS - SC011433 CRISTIAN RODOLFO

Leia mais

Guia de. Tributação GUIA DA FARMÁCIA

Guia de. Tributação GUIA DA FARMÁCIA Guia de Tributação A tributação tem sido um campo não muito amigável de muitos empresários no Brasil, mas é preciso dominar o assunto, para que a saúde do negócio não fique comprometida. Veja a seguir

Leia mais

Legal Letter. Destaques. Projeto prevê reabertura do REFIS Incidência do PIS/Cofins sobre crédito. CNC pede aumento do prazo para

Legal Letter. Destaques. Projeto prevê reabertura do REFIS Incidência do PIS/Cofins sobre crédito. CNC pede aumento do prazo para Legal Letter Vila Velha Espírito Santo Destaques Projeto prevê reabertura do REFIS Incidência do PIS/Cofins sobre crédito presumido de IPI deve ser julgada CNC pede aumento do prazo para questionamento

Leia mais

RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº / RS

RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº / RS Procuradoria Geral da República Nº 8969 RJMB / pc RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 744.449 / RS RELATOR : Ministro CELSO DE MELLO RECORRENTE : ABIH/RS Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO Nº 45/2013 ANO X (24 de Outubro de 2013) 1. LEI Nº /13 Reflexos na Tributação da Cadeia Produtiva da Soja

BOLETIM INFORMATIVO Nº 45/2013 ANO X (24 de Outubro de 2013) 1. LEI Nº /13 Reflexos na Tributação da Cadeia Produtiva da Soja BOLETIM INFORMATIVO Nº 45/2013 ANO X (24 de Outubro de 2013) 1. LEI Nº 12.865/13 Reflexos na Tributação da Cadeia Produtiva da Soja Por: Luciane Cristina Lagemann A Lei nº 12.865/13, publicada no último

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I CRFB/88, Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos

Leia mais

EXCLUSÃO DA TAXA DE ADMINSTRAÇÃO DE CARTÃO DA BASE DE CÁLCULO DO PIS/COFINS

EXCLUSÃO DA TAXA DE ADMINSTRAÇÃO DE CARTÃO DA BASE DE CÁLCULO DO PIS/COFINS EXCLUSÃO DA TAXA DE ADMINSTRAÇÃO DE CARTÃO DA BASE DE CÁLCULO DO PIS/COFINS PIS Programa de Integração Social criado pela Lei Complementar n. 7/70 Contribuintes: PJ de direito privado exceções (simples);

Leia mais

(assinado eletronicamente art. 1º, 2º, inc. III, alínea a, da Lei nº /2006) MARCUS ABRAHAM Desembargador Federal Relator

(assinado eletronicamente art. 1º, 2º, inc. III, alínea a, da Lei nº /2006) MARCUS ABRAHAM Desembargador Federal Relator Apelação Cível/Reexame Necessário - Turma Espec. II - Tributário Nº CNJ : 0111559-36.2013.4.02.5101 (2013.51.01.111559-6) RELATOR : Desembargador Federal MARCUS ABRAHAM APELANTE : EPC DISTRIBUIDORA DE

Leia mais

ASPECTOS TRIBUTÁRIOS DA MICRO E MINIGERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

ASPECTOS TRIBUTÁRIOS DA MICRO E MINIGERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ASPECTOS TRIBUTÁRIOS DA MICRO E MINIGERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 1 Introdução ao ICMS: O ICMS é a sigla que identifica o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações

Leia mais

Legal Letter. Destaques. Escritório conta com uma nova filial na. Reaberta a possibilidade de adesão. CCJ aprova mudança para

Legal Letter. Destaques. Escritório conta com uma nova filial na. Reaberta a possibilidade de adesão. CCJ aprova mudança para Legal Letter Destaques Escritório conta com uma nova filial na cidade de Campinas/SP Reaberta a possibilidade de adesão ao REFIS da Crise CCJ aprova mudança para escrituração no lucro presumido STF analisará

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.064.528 - RN (2008/0123592-4) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS AGRAVANTE : NATAL COMBUSTÍVEIS LTDA ADVOGADO : RODRIGO DANTAS DO NASCIMENTO AGRAVADO : ESTADO DO

Leia mais

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO /

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO / Fl. 786 785 Fl. 786 MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA SEÇÃO DE JULGAMENTO Recurso nº Acórdão nº Voluntário 3302 006.453 3ª Câmara / 2ª Turma Ordinária Sessão de

Leia mais

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012 RICARDO MARIZ DE OLIVEIRA LIMITES INSTITUCIONAIS LIMITES IMPLICAM EM FRONTEIRAS MÍNIMAS E MÁXIMAS:

Leia mais

Inconstitucionalidade dos Juros do Estado de São Paulo

Inconstitucionalidade dos Juros do Estado de São Paulo Inconstitucionalidade dos Juros do Estado de São Paulo Abrangência da decisão e consequências aos contribuintes Carolina Martins Sposito 2015 Trench, Rossi e Watanabe Advogados Agenda Juros praticados

Leia mais

Estudo de Caso: Direito Tributário e Previdenciário

Estudo de Caso: Direito Tributário e Previdenciário Estudo de Caso: Direito Tributário e Previdenciário Monitora: Carla Arruda www.masterjuris.com.br CASO 01 QUESTÃO 4 - FCC - Analista Judiciário (TRF 3ª Região)/Judiciária/"Sem Especialidade"/2014 Empresa

Leia mais

: : : Órgão Classe N. Processo

: : : Órgão Classe N. Processo Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS Órgão Classe N. Processo Apelante(s) Apelado(s) Relator Acórdão N. 8ª TURMA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL 20160111053646APC (0037104-44.2016.8.07.0018)

Leia mais