São Paulo Araçatuba - SP Rua Floriano Peixoto, 120 4º andar / Conj Centro CEP: Araçatuba/SP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "São Paulo Araçatuba - SP Rua Floriano Peixoto, 120 4º andar / Conj Centro CEP: Araçatuba/SP"

Transcrição

1 A INCONSTITUCIONALIDADE DA INCLUSÃO DO ICMS/ISS NAS BASES DE CÁLCULO DO PIS/COFINS/CPRB EFEITOS DA DECISÃO DO STF Expositor: Celso Benício Junior São Paulo Centro - SP R. São Bento, nº 545 5º andar - Centro Cep: São Paulo Vila Olímpia - SP Av. Eng. Luís Carlos Berrini, º andar Vila Olímpia CEP: São Paulo/SP São Paulo Araçatuba - SP Rua Floriano Peixoto, 120 4º andar / Conj Centro CEP: Araçatuba/SP São Paulo Indaiatuba - SP Av. Presidente Kennedy, 1386 Sala 43 - Cidade Nova CEP: Indaiatuba/SP Rio de Janeiro - RJ Av. Rio Branco, 123 Grupo 610/611 - Centro CEP: Rio de Janeiro/RJ Belo Horizonte - MG Rua Antonio de Albuquerque, º andar - Centro CEP: Belo Horizonte/MG Brasília - DF SAU/SU, Quadra 01, Bloco M Ed. Libertas Sala AsaSul. CEP: Brasília/DF

2 SUMÁRIO. 1. A Tese Discutida. 2. Histórico Jurisprudencial ANTERIOR (STJ e STF). 3. Repercussão Geral RE (Controle Difuso). 4. Modulação de Efeitos no Controle Difuso. 5. ISS, CPRB e Lei / Posicionamento da RFB. 7. Novo Entendimento do STJ. 8. Efeitos da Decisão do STF para o CARF 9. Efeitos Contábeis (Ativo Contingente e Provisões). 10. Recuperação Administrativa e Desoneração Futura. 11. Apuração do Indébito.

3 1. A Tese Discutida. ICMS/ISS: não integram a receita bruta / faturamento. Contribuintes atuam apenas como prepostos de estados e municípios para arrecadação destes tributos. Não representam acréscimo patrimonial, apenas transitam pela contabilidade. Ofensa ao art. 110 do CTN BC do PIS/COFINS/CPRB = Receita Bruta ou Faturamento (EC 20/98) e Leis Ordinárias (9.718/98, /02, /03, /11, /14) CONCLUSÃO: É inconstitucional considerar o ICMS/ISS nas bases de cálculo do PIS,COFINS e CPRB.

4 2. Histórico Jurisprudencial Anterior (STJ) SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Súmula 68: A parcela relativa ao ICM inclui-se na base de cálculo do PIS. Súmula 94: A parcela relativa ao ICMS inclui-se na base de calculo do FINSOCIAL. Resp (Placar 8x2) : escolhido como representativo de controvérsia em Nov/09 e julgado em Ago/16: O valor do ICMS, destacado na nota, devido e recolhido pela empresa compõe seu faturamento, submetendo-se à tributação pelas contribuições ao PIS/PASEP e COFINS, sendo integrante também do conceito maior de receita bruta, base de cálculo das referidas exações

5 2.1 Histórico Jurisprudencial Anterior (STF) SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL RE (Placar 7x2): julgamento iniciado em set/2006 e concluído em Out/2014. (Analisava a Lei 9.718/98) TRIBUTO BASE DE INCIDÊNCIA CUMULAÇÃO IMPROPRIEDADE. Não bastasse a ordem natural das coisas, o arcabouço jurídico constitucional inviabiliza a tomada de valor alusivo a certo tributo como base de incidência de outro. COFINS BASE DE INCIDÊNCIA FATURAMENTO ICMS. O que relativo a título de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e a Prestação de Serviços não compõe a base de incidência da Cofins, porque estranho ao conceito de faturamento ADC 18 (Proposta em Ago/08): ainda não julgada pelo STF.

6 3. Repercussão Geral RE (Controle Difuso). Repercussão Geral (RG) Arts a 1041 do CPC: Escolhe-se um caso representativo da controvérsia para julgamento pelo STF; O que for decidido na RG tem caráter vinculativo para os TRF s. RE (Placar 6x4): afetado por RG em Abr/08 e julgado no mérito em "O ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da Cofins" Acórdão ainda não publicado; Modulação temporal dos efeitos da decisão: só será discutida após recurso da Fazenda Nacional (não tem efeito suspensivo).

7 4. Modulação Temporal dos Efeitos da Decisão. Lei 9.868/99 (art. 27) Previsto originalmente para ADIN e ADC (controle concentrado de constitucionalidade). Por razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social, pode o STF, por maioria de 2/3 terços de seus membros: restringir os efeitos da declaração de inconstitucionalidade; decidir que ela só tenha eficácia a partir de seu trânsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado. O STF tem aplicado a modulação por analogia também ao controle difuso.

8 4.1 Possíveis Efeitos em Decorrência do RE Se NÃO houver modulação. Independente de medida judicial: pleitear administrativamente a devolução/compensação dos valores recolhidos indevidamente dos últimos 5 anos. Exemplo: 15% INSS Cooperativa e BC do PIS/COFINS Importação (Valor Aduaneiro). Proposta medida judicial: recuperar os valores a partir do prazo prescricional de 5 anos, contado da data de distribuição da ação. Necessidade de aguardar o trânsito em julgado (art A do CTN)?

9 4.1.1 Possíveis Efeitos em Decorrência do RE Se houver modulação (há razões de segurança jurídica ou excepcional interesse social que a justifique neste caso?) Preserva-se o direito de recuperação do passado para quem tenha proposto ação ou pedidos adm. antes da(o) Data de conclusão do julgamento ( ) ou publicação de sua ata ( )? Data de publicação do acórdão dos embargos de declaração? Data do trânsito em julgado do RE ? Determina-se apenas efeitos prospectivos (para o futuro) à decisão, a despeito de ação judicial do contribuinte, a partir de uma datas acima ou outra estipulada pelo STF. Ofensa ao direito de petição?

10 5. ISS, CPRB e Lei /2014 RE (Exclusão do ISS do PIS/COFINS): Afetado por RG em Out/2008. O Relator Min. Celso Melo já avisou que em razão do julgamento do RE , dará prioridade ao julgamento desta RG. E a discussão exclusão do ISS/ICMS da CPRB, como fica? Ainda não foi afetada por RG. A tendência de aplicação do entendimento do RE É necessário judicialmente discutir o tema sob a luz da Lei /2014 para aqueles que já possuíam demandas acerca da exclusão do ISS/ICMS do PIS/COFINS anteriores a ela?

11 6. Posicionamento da RFB (Sol. Consulta 6012/2017) Ementa: BASE DE CÁLCULO. CUMULATIVIDADE. ICMS. EXCLUSÃO. OPERAÇÕES INTERNAS. IMPOSSIBILIDADE. AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE. AUSÊNCIA DE DECISÃO DEFINITIVA DE MÉRITO. O ICMS devido pela pessoa jurídica na condição de contribuinte do imposto (em virtude de operações ou prestações próprias) compõe o seu faturamento, não havendo previsão legal que possibilite a sua exclusão da base de cálculo cumulativa da Contribuição para o PIS/Pasep devida nas operações realizadas no mercado interno. A edição de ato declaratório pelo Procurador-Geral da Fazenda Nacional, aprovado pelo Ministro de Estado da Fazenda, nos termos do art. 19, II, da Lei n , de 19 de julho de 2002, sobre matéria objeto de jurisprudência pacífica do Supremo Tribunal Federal, vincula a Administração tributária, sendo vedado à Secretaria da Receita Federal do Brasil a constituição dos respectivos créditos tributários.

12 6.1 Posicionamento da RFB (Sol. Consulta 6012/2017) Entretanto, inexiste ato declaratório que trate sobre a exclusão do ICMS da base de cálculo da Contribuição para o PIS/Pasep incidente nas operações internas. A matéria, atualmente objeto de Ação Declaratória de Constitucionalidade, encontra-se aguardando decisão definitiva de mérito, que seja vinculante para a Administração Pública. SC VINCULADA À SC COSIT Nº 137 DE 16 DE FEVEREIRO DE DISPOSITIVOS LEGAIS: Lei Complementar n 87/1996, art. 13; Lei n 5.172/1966, art. 111; Lei n 8.981/1995, art. 31; Lei n 9.718/1998, arts. 2 e 3 ; Lei n /2002, art. 19; Decreto-Lei n 406/1968, art. 2 ; Parecer Normativo CST n 77/1986, e Convênio ICM n 66/1988, art. 2

13 7. Novo Entendimento do STJ (1ª Turma) Sem esperar a eventual modulação dos efeitos da decisão do STF, em a 1ª Turma analisou 4 casos sobre o tema. Por unanimidade, os ministros votaram para que o entendimento do STF fosse seguido. Os ministros deliberaram que a decisão do STF tem validade a partir de sua proclamação, e não apenas depois da publicação do acórdão. Logo, não há dúvida de que entendimento Resp (repetitivo desfavorável aos contribuintes) ficou superado.

14 8. Efeitos da Decisão do STF para o CARF Art. 62 Fica vedado aos membros das turmas de julgamento do CARF afastar a aplicação ou deixar de observar tratado, acordo internacional, lei ou decreto, sob fundamento de inconstitucionalidade. 2º As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça em matéria infraconstitucional, na sistemática dos arts. 543-B e 543-C da Lei nº 5.869, de 1973, ou dos arts a da Lei nº , de CPC, deverão ser reproduzidas pelos conselheiros no julgamento dos recursos no âmbito do CARF É possível considerar que o julgamento concluído no dia já se classifica como uma decisão definitiva de mérito?

15 9. Efeitos Contábeis (Ativo Contingente). CPC 25 (itens 31 a 35 e 89 e Apêndice A).

16 9.1 Efeitos Contábeis (Provisões e Passivos Contigentes). CPC 25 : (itens 11 a 30 e Apêndice A).

17 10. Recuperação Administrativa e Desoneração Futura Compensação Não Declarada (art. 74, 12º, II, Lei 9.430/96) Ausência de trânsito em julgado (para quem possui ação judicial); Pendência da modulação pelo STF; Sem contencioso administrativo; Multa isolada de 75% a 150% (Art.18, 4º, Lei º /03) Exclusão de Base nas Apurações Vincendas. Rastro na EFD contribuições; Ausência de Ato Declaratório da PGFN; Auto de infração; Vinculação do CARF ao STF (RI Art. 62, 2º).

18 11. Apuração do Indébito Considera-se apenas o valor bruto o ICMS debitado nas saídas ou deduz-se o valor do ICMS das entradas? Risco de aplicação do art. 166 do CTN (repercussão do tributo) Em que momento esta questão será levantada? Na habilitação do crédito ou posteriormente a ela (DCOMP s)? É possível que ocorra um novo contencioso administrativo na materializarão das compensações. Haverá a edição de alguma Nota PGFN sobre este assunto? Ex.1 Funrural: efeito repristinatório (volta para a folha); Ex. 2 PIS/COFINS Imp (estorno de crédito acima do valor aduaneiro para quem se creditou e restituição).

19 DEBATES E PERGUNTAS.

20 Obrigado Rua São Bento, 545 5º andar - Centro CEP: São Paulo/SP

Exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS, COFINS, CPRB, IRPJ lucro presumido: repercussões das decisões do STJ e do STF Gustavo Brigagão

Exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS, COFINS, CPRB, IRPJ lucro presumido: repercussões das decisões do STJ e do STF Gustavo Brigagão Exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS, COFINS, CPRB, IRPJ lucro presumido: repercussões das decisões do STJ e do STF Gustavo Brigagão Base de cálculo PIS/COFINS - CF/88 Redação original do art.

Leia mais

Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais

Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais HIPÓTESE DE INCIDÊNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES PIS/COFINS REGIME CUMULATIVO (TOTALIDADE DA RECEITA BRUTA OPERACIONAL) Lei 9.718/98 Art.

Leia mais

Exclusão do ICMS e do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS. Gustavo Froner Minatel Mestre PUC/SP

Exclusão do ICMS e do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS. Gustavo Froner Minatel Mestre PUC/SP Exclusão do ICMS e do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS Gustavo Froner Minatel Mestre PUC/SP RECURSO EXTRAORDINÁRIO 574.706-15/03/17 Decisão: O Tribunal, por maioria e nos termos do voto da Relatora,

Leia mais

A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA. Rafael Bello Zimath OAB/SC 18.

A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA. Rafael Bello Zimath OAB/SC 18. A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A Rafael Bello Zimath OAB/SC 18.311 2. Elementos Essenciais da Contribuição Previdenciária sobre a Receita

Leia mais

SANÇÕES AO CONTRIBUINTE INADIMPLENTE PORTARIA RFB 1.265/2015

SANÇÕES AO CONTRIBUINTE INADIMPLENTE PORTARIA RFB 1.265/2015 SANÇÕES AO CONTRIBUINTE INADIMPLENTE PORTARIA RFB 1.265/2015 Expositor: Celso Benício Junior São Paulo Centro - SP R. São Bento, nº 545 5º andar - Centro Cep: 01011-100 + 55 11 3293 2551 São Paulo Vila

Leia mais

Contabilidade: A estratégia para o sucesso.

Contabilidade: A estratégia para o sucesso. ASPECTOS DA EXCLUSÃO DA BASE DE CÁLCULO PIS/COFINS CENTRO DE ESTUDOS E DEBATES FISCO- CONTÁBEIS DEZEMBRO 2018 Julgado em 24 de abril de 2008, a repercussão geral da questão constitucional relativa à inclusão

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 237 - Data 16 de maio de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF Assunto: Normas Gerais de Direito Tributário INCLUSÃO DO ICMS E DAS PRÓPRIAS

Leia mais

ADEQUAÇÃO DO REGIMENTO DO CARF PARA APLICAÇÃO DAS DECISÕES DO STF E DO STJ PALESTRANTE: BENEDICTO CELSO BENÍCIO JUNIOR

ADEQUAÇÃO DO REGIMENTO DO CARF PARA APLICAÇÃO DAS DECISÕES DO STF E DO STJ PALESTRANTE: BENEDICTO CELSO BENÍCIO JUNIOR ADEQUAÇÃO DO REGIMENTO DO CARF PARA APLICAÇÃO DAS DECISÕES DO STF E DO STJ PALESTRANTE: BENEDICTO CELSO BENÍCIO JUNIOR SUMÁRIO. 1. NOVA SISTEMÁTICA NOS JULGAMENTOS DO CARF 2. STF: REPERCUSSÃO GERAL. 3.

Leia mais

Teses Tributárias. ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Teses Tributárias. ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Teses Tributárias ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Critério Pessoal Art. 128 CTN Sem prejuízo do disposto neste capítulo, a lei pode atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário

Leia mais

PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi

PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi PIS e COFINS. Questões Recentes e Polêmicas. Não-Cumulatividade. Conceito de Insumo. Base de Cálculo. Atual Jurisprudência. GUSTAVO NYGAARD nygaard@tozzinifreire.com.br

Leia mais

SOBRESTAMENTO RICARF ART. 62-A, 1º

SOBRESTAMENTO RICARF ART. 62-A, 1º RICARF Art. 62-A Art. 62-A. As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça em matéria infraconstitucional, na sistemática prevista pelos

Leia mais

Reprodução de decisões do STJ e STF nas decisões do CARF. Cristiane Silva Costa Mestre PUC/SP e Conselheira do CARF

Reprodução de decisões do STJ e STF nas decisões do CARF. Cristiane Silva Costa Mestre PUC/SP e Conselheira do CARF Reprodução de decisões do STJ e STF nas decisões do CARF Cristiane Silva Costa Mestre PUC/SP e Conselheira do CARF Recursos extraordinários repetitivos inconstitucionalidade - STF Recursos especiais repetitivos

Leia mais

O IMPACTO ECONÔMICO E A MODULAÇÃO DOS EFEITOS DAS DECISÕES DO STF EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA

O IMPACTO ECONÔMICO E A MODULAÇÃO DOS EFEITOS DAS DECISÕES DO STF EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA O IMPACTO ECONÔMICO E A MODULAÇÃO DOS EFEITOS DAS DECISÕES DO STF EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA DENISE LUCENA CAVALCANTE PÓS-DOUTORA PELA UNIVERSIDADE DE LISBOA DOUTORA (PUC-SP) E MESTRE (UFC) EM DIREITO TRIBUTÁRIO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATORA : MINISTRA DIVA MALERBI (DESEMBARGADORA CONVOCADA TRF 3ª REGIÃO) AGRAVANTE : INDUSVAL S/A CORRETORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS ADVOGADOS : MARUAN ABULASAN JUNIOR E OUTRO(S) WALDIR LUIZ BRAGA

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 85 - Data 8 de junho de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL - COFINS COFINS-IMPORTAÇÃO.

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 1408862 - SP (2018/0318126-6) RELATOR : MINISTRO GURGEL DE FARIA AGRAVANTE : FAZENDA NACIONAL AGRAVADO : LUCHETTI COM/ DE MATERIAIS PARA CONSTRUCAO LTDA ADVOGADOS

Leia mais

IV - APELACAO CIVEL

IV - APELACAO CIVEL RELATOR APELANTE ADVOGADO APELANTE ADVOGADO APELADO ORIGEM : JUIZ FEDERAL CONVOCADO JOSÉ ANTONIO LISBOA NEIVA : COOK ELECTRIC TELECOMUNICACOES S/A : MARIA DE LOURDES JORGE ESTEVES : CAIXA ECONOMICA FEDERAL

Leia mais

A exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS. A Solução de Consulta Interna COSIT 13/2018.

A exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS. A Solução de Consulta Interna COSIT 13/2018. A exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS. A Solução de Consulta Interna COSIT 13/2018. Painel 7: PIS e COFINS. Questões Recentes e Polêmicas. Não-Cumulatividade. Conceito de Insumo. Base

Leia mais

Seção Judiciária do Distrito Federal 16ª Vara Federal Cível da SJDF

Seção Judiciária do Distrito Federal 16ª Vara Federal Cível da SJDF Seção Judiciária do Distrito Federal 16ª Vara Federal Cível da SJDF PROCESSO: 1015923-39.2018.4.01.3400 CLASSE: MANDADO DE SEGURANÇA (120) IMPETRANTE: GABINETE DE CRIAÇÃO PROPAGANDA E MARKETING LTDA -

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 03/2019 15 de março de 2019 NEWSLETTER 1. DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA STJ GARANTE DIREITO DE DEFESA AOS SÓCIOS EM EXECUÇÕES FISCAIS O Superior Tribunal de Justiça decidiu que o incidente

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.655.207 - RS (2017/0035870-8) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN RECORRENTE : FAZENDA NACIONAL RECORRIDO : EXATRON INDÚSTRIA ELETRÔNICA LTDA ADVOGADO : BRUNO EDUARDO BUDAL LOBO E

Leia mais

S E N T E N Ç A. Com a inicial, juntou procuração e documentos, acompanhados do recolhimento das custas processuais.

S E N T E N Ç A. Com a inicial, juntou procuração e documentos, acompanhados do recolhimento das custas processuais. MANDADO DE SEGURANÇA (120) Nº 5000368-62.2019.4.03.6102 / 4ª Vara Federal de Ribeirão Preto IMPETRANTE: XXXXXXXXXXXXXXXXXXX Advogados do(a) IMPETRANTE: FERNANDA CRISTINA VELOSO - SP390571, CARLOS EDUARDO

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 10/2018 13 de novembro de 2018 NEWSLETTER 1. IRPJ CSLL CARF DECIDE QUE GANHO DE CAPITAL É CALCULADO PELA SOMA DO PATRIMÔNIO DE EMPRESAS ALIENADAS CARF profere decisão segundo a qual, na alienação de

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.548.171 - RS (2015/0193700-5) RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES AGRAVANTE : COOPERATIVA VITIVINÍCOLA FORQUETA LTDA AGRAVADO : FAZENDA NACIONAL EMENTA AGRAVO REGIMENTAL

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO RECURSOS PROCESSUAIS Caso... Determinada empresa ficou sabendo a respeito de algumas ações que buscam restituir o ICMS cobrado indevidamente nas contas de energia

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

Processo Administrativo Fiscal Federal

Processo Administrativo Fiscal Federal Processo Administrativo Fiscal Federal Prof. Dr. Érico Hack ABDCONST novembro/2013 1 Processo Série de atos visando a um fim Atos praticados voltados ao fim pretendido Encadeamento dos atos individuais

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Pagamento Parte IV Pagamento indevido. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Pagamento Parte IV Pagamento indevido. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Extinção do Crédito Tributário Pagamento Parte IV Prof. Marcello Leal 1 CTN, Art. 167. A restituição total ou parcial do tributo dá lugar à restituição, na mesma proporção, dos juros

Leia mais

Discussões Tributárias em matéria tributária ano 2017 Marciano Buffon Marina Furlan.

Discussões Tributárias em matéria tributária ano 2017 Marciano Buffon Marina Furlan. Discussões Tributárias em matéria tributária ano 2017 Marciano Buffon Marina Furlan www.buffonefurlan.com.br Decisão da Receita Federal sobre a incidência de INSS sobre verbas salariais A Secretaria da

Leia mais

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO /

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO / Fl. 786 785 Fl. 786 MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA SEÇÃO DE JULGAMENTO Recurso nº Acórdão nº Voluntário 3302 006.453 3ª Câmara / 2ª Turma Ordinária Sessão de

Leia mais

STJ - Possibilidade de compensar CPRB com Contribuições Previdenciárias. STJ Revogação da alíquota zero da COFINS-importação de aeronaves

STJ - Possibilidade de compensar CPRB com Contribuições Previdenciárias. STJ Revogação da alíquota zero da COFINS-importação de aeronaves Prezados Leitores: A publicação nota tributária tem por objetivo atualizar nossos clientes e demais interessados sobre os principais assuntos que estão sendo discutidos e decididos no âmbito do Judiciário,

Leia mais

Lei nº /14: a tributação dos juros sobre capital próprio. Fernando Mombelli

Lei nº /14: a tributação dos juros sobre capital próprio. Fernando Mombelli Lei nº 12.973/14: a tributação dos juros sobre capital próprio Fernando Mombelli Conceito de JCP O art. 9º da Lei nº 9.249, de 26 de dezembro de 1995 permite a dedutibilidade dos Juros sobre o Capital

Leia mais

Compensação tributária fundamentada em precedente vinculante antes do trânsito em julgado da decisão judicial: uma releitura do art.

Compensação tributária fundamentada em precedente vinculante antes do trânsito em julgado da decisão judicial: uma releitura do art. Compensação tributária fundamentada em precedente vinculante antes do trânsito em julgado da decisão judicial: uma releitura do art. 170-A do CTN XVI Simpósio de Direito Tributário da APET 1 DIEGO DINIZ

Leia mais

COFINS IMPORTAÇÃO. RECUPERAÇÃO (ADICIONAL DE 1% a 1,5%) TAX - SALT Indirect Tax & Customs. São Paulo, Setembro / 2016

COFINS IMPORTAÇÃO. RECUPERAÇÃO (ADICIONAL DE 1% a 1,5%) TAX - SALT Indirect Tax & Customs. São Paulo, Setembro / 2016 COFINS IMPORTAÇÃO RECUPERAÇÃO (ADICIONAL DE 1% a 1,5%) TAX - SALT Indirect Tax & Customs São Paulo, Setembro / 2016 1 O trabalho consiste na apresentação da possibilidade de recuperação de parte do adicional

Leia mais

BACHEGA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

BACHEGA SOCIEDADE DE ADVOGADOS BACHEGA SOCIEDADE DE ADVOGADOS A) Levantamento e Recuperação de Créditos Tributários Administrativos Federais (Tributos Direitos e Indiretos) DOCUMENTAÇÃO ANÁLISE LEVANTAMENTO DOS CRÉDITOS ATUALIZAÇÃO

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 02/2019 28 de janeiro de 2019 NEWSLETTER 1. ITCMD TJ-SP ENTENDE QUE PERDÃO DE DÍVIDA É EQUIVALENTE À DOAÇÃO PARA FINS DE ITCMD Recentes decisões do Tribunal de Justiça de São Paulo indicam posicionamento

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I CRFB/88, Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 05/2019 13 de maio de 2019 NEWSLETTER 1. ITCD TJMG MANTÉM DECISÃO LIMINAR QUE AFASTA ITCD EM DOAÇÃO DE BENS LOCALIZADOS NO EXTERIOR O Tribunal de Justiça de Minas Gerais afastou a aplicação da legislação

Leia mais

COFINS: MODULAÇÃO DOS

COFINS: MODULAÇÃO DOS EXCLUSÃO DO ICMS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO AO PIS E DA COFINS: MODULAÇÃO DOS EFEITOS NO STF JÚLIO M. DE OLIVEIRA SUMÁRIO EVOLUÇÃO DO TEMA NO JUDICIÁRIO REQUERIMENTO DE MODULAÇÃO DOS EFEITOS DA

Leia mais

ACÓRDÃO LUIZ ANTONIO SOARES DESEMBARGADOR FEDERAL RELATOR

ACÓRDÃO LUIZ ANTONIO SOARES DESEMBARGADOR FEDERAL RELATOR Agravo de Instrumento - Turma Espec. II - Tributário Nº CNJ : 0013677-80.2015.4.02.0000 (2015.00.00.013677-9) RELATOR : Desembargador Federal LUIZ ANTONIO SOARES AGRAVANTE : MARKWAY BUSINESS E INFORMATICA

Leia mais

STF ANALISARÁ A INCIDÊNCIA DE IR SOBRE JUROS DE MORA

STF ANALISARÁ A INCIDÊNCIA DE IR SOBRE JUROS DE MORA Autor: Henrique Coutinho de Souza Fabiana Carsoni Alves F. da Silva STF ANALISARÁ A INCIDÊNCIA DE IR SOBRE JUROS DE MORA O STF, em recente decisão proferida em 17.4.2015, reconheceu a repercussão geral

Leia mais

EFD Contribuições. Alterações no leiaute e regras de escrituração

EFD Contribuições. Alterações no leiaute e regras de escrituração EFD Contribuições Alterações no leiaute e regras de escrituração Novembro de 2018 Cronologia do RE nº 574.706/PR DATA ATOS PROCESSUAIS RELACIONADOS AO RE 574.706/PR 13/12/2007 Recurso protocolado no STF

Leia mais

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO /

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO / Fl. 97 96 Fl. 97 MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA SEÇÃO DE JULGAMENTO Recurso nº Acórdão nº Voluntário 3302 006.687 3ª Câmara / 2ª Turma Ordinária Sessão de 27

Leia mais

Impactos da decisão judicial proferida pelo STF sobre a não inclusão do ICMS nas bases de cálculo do PIS e da Cofins

Impactos da decisão judicial proferida pelo STF sobre a não inclusão do ICMS nas bases de cálculo do PIS e da Cofins Impactos da decisão judicial proferida pelo STF sobre a não inclusão do ICMS nas bases de cálculo do PIS e da Cofins Reunião Técnica Tributos ANEFAC Novembro, 2017 Sobre a ANEFAC Entidade com quase 50

Leia mais

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012 RICARDO MARIZ DE OLIVEIRA LIMITES INSTITUCIONAIS LIMITES IMPLICAM EM FRONTEIRAS MÍNIMAS E MÁXIMAS:

Leia mais

STJ Recurso Repetitivo Delimitação do alcance da tese firmada no Tema repetitivo n. 118/STJ

STJ Recurso Repetitivo Delimitação do alcance da tese firmada no Tema repetitivo n. 118/STJ Informativo tributário n ano X Maio de 2018 Prezados Leitores: A publicação nota tributária tem por objetivo atualizar nossos clientes e demais interessados sobre os principais assuntos que estão sendo

Leia mais

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS Fabio Rodrigues Advogado Mestre em Ciências Contábeis Doutorando em Ciências da Informação Fabio Rodrigues Coordenador, autor e coautor de diversos

Leia mais

Desembargador Federal MARCOS AUGUSTO DE SOUSA Relator

Desembargador Federal MARCOS AUGUSTO DE SOUSA Relator Numeração Única: 563876420144013400 Processo na Origem: 563876420144013400 RELATOR(A) : DESEMBARGADOR FEDERAL MARCOS AUGUSTO DE SOUSA EMENTA CONSTITUCIONAL E TRIBUTÁRIO. AÇÃO ORDINÁRIA. PIS E COFINS. BASES

Leia mais

Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil

Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil V SIMPÓSIO DE DIREITO ADUANEIRO Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil Dra. Liziane Angelotti Meira Doutora em Direito (PUC/SP) Mestre (Harvard Law School) Auditora Fiscal

Leia mais

A não incidência dos tributos PIS, COFINS, IRPJ e CSLL sobre os créditos presumidos de ICMS. Bruce Bastos Martins

A não incidência dos tributos PIS, COFINS, IRPJ e CSLL sobre os créditos presumidos de ICMS. Bruce Bastos Martins A não incidência dos tributos PIS, COFINS, IRPJ e CSLL sobre os créditos presumidos de ICMS Bruce Bastos Martins bruce@lzadv.com.br Direito e Linguagem O intérprete autêntico kelseniano (...), através

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.218.320 - RS (2010/0195682-4) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN RECORRENTE : YARA BRASIL FERTILIZANTES S/A ADVOGADO : ROMEU JOÃO REMUZZI E OUTRO(S) RECORRIDO : FAZENDA NACIONAL PROCURADOR

Leia mais

O ICMS está fora - O julgamento do RE pelo STF e seus impactos sobre o contribuinte. Fábio Martins de Andrade

O ICMS está fora - O julgamento do RE pelo STF e seus impactos sobre o contribuinte. Fábio Martins de Andrade O ICMS está fora - O julgamento do RE 574.706 pelo STF e seus impactos sobre o contribuinte Fábio Martins de Andrade SP, 21.06.2017 RE 574.706 Pedido: Ante o exposto, requer a recorrente o provimento do

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 01/2019 11 de janeiro de 2019 NEWSLETTER 1. RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA PUBLICADA INSTRUÇÃO NORMATIVA SOBRE O PROCEDIMENTO DE RESPONSABILIZAÇÃO DE TERCEIROS POR DÉBITOS S Publicada Instrução Normativa

Leia mais

TRF5 exclusão do PIS e da COFINS das suas próprias bases de cálculo

TRF5 exclusão do PIS e da COFINS das suas próprias bases de cálculo Informativo tributário n ano X Março de 2019 Prezados Leitores: A publicação nota tributária tem por objetivo atualizar nossos clientes e demais interessados sobre os principais assuntos que estão sendo

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.153.246 - SC (2009/0161917-3) RELATOR AGRAVANTE AGRAVADO : MINISTRO BENEDITO GONÇALVES EMENTA TRIBUTÁRIO. AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. PIS. COFINS. ALTERAÇÃO DA

Leia mais

GESTÃO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

GESTÃO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA GESTÃO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Silvério das Neves Graduado em Contabilidade e Administração pela Universidade Mackenzie. MBA Executivo em Gestão de Negócios pelo INPG. Participou da

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.511.567 - RS (2015/0013607-3) RELATOR RECORRENTE ADVOGADOS RECORRIDO : MINISTRO OG FERNANDES : ABRASIVOS DBT LTDA : IVANDRO ROBERTO POLIDORO - RS035155 FERNANDA CARDOSO BRITO E OUTRO(S)

Leia mais

Legal Letter. Destaques. Receita de variação cambial de exportação. Cobrança do FUNRURAL de pessoas. Proposta que reduz multas

Legal Letter. Destaques. Receita de variação cambial de exportação. Cobrança do FUNRURAL de pessoas. Proposta que reduz multas Legal Letter Rio de Janeiro Destaques Receita de variação cambial de exportação é imune a PIS e Cofins, diz STF Cobrança do FUNRURAL de pessoas jurídicas será julgada definitivamente Proposta que reduz

Leia mais

RESTITUIÇÃO E COMPENSAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS. Vanessa Miranda

RESTITUIÇÃO E COMPENSAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS. Vanessa Miranda 1 RESTITUIÇÃO E COMPENSAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS Vanessa Miranda 2 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Artigos 165 a 170-A do CTN (Lei nº 5.172/1966) Artigos 73 a 75 da Lei nº 9.430/1996 Instrução Normativa RFB nº 1.717/2017

Leia mais

Paulo Ricardo de Souza Cardoso Receita Federal do Brasil

Paulo Ricardo de Souza Cardoso Receita Federal do Brasil A legalidade e a segurança jurídica na relação Fisco- Contribuinte. O que fazer em favor de uma relação harmoniosa e equilibrada entre o Fisco e o contribuinte? Paulo Ricardo de Souza Cardoso Receita Federal

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça EDcl nos EDcl no RECURSO ESPECIAL Nº 1.246.317 - MG (2011/0066819-3) RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES EMBARGANTE EMBARGADO EMENTA PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

Leia mais

TRIBUTÁRIO. Boletim Nº 02 MARÇO/ABRIL 2019 TRIBUTÁRIO PREVIDÊNCIA SOCIAL COMÉRCIO INTERNACIONAL E ADUANEIRO

TRIBUTÁRIO. Boletim Nº 02 MARÇO/ABRIL 2019 TRIBUTÁRIO PREVIDÊNCIA SOCIAL COMÉRCIO INTERNACIONAL E ADUANEIRO Nº 02 MARÇO/ABRIL 2019 O Eletrônico de Tributário traz informações sobre os casos com matéria tributária em análise pelos tribunais, especialmente pelas Cortes Superiores do Poder Judiciário e pelo Conselho

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 03/2018 11 de abril de 2018 NEWSLETTER 1. SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS DÉBITOS NÃO GARANTIDOS COM EXIGIBILIDADE SUSPENSA Publicada solução de consulta da COSIT que autoriza o contribuinte

Leia mais

Ação de Repetição do indébito

Ação de Repetição do indébito Ação de Repetição do indébito RUBENS KINDLMANN O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

Os efeitos da inconstitucionalidade do alargamento da base de cálculo da Cofins para o contribuinte.

Os efeitos da inconstitucionalidade do alargamento da base de cálculo da Cofins para o contribuinte. Os efeitos da inconstitucionalidade do alargamento da base de cálculo da Cofins para o contribuinte. Por:João Felipe Pantaleão Carvalho Santos joao.felipe@carvalhosantos.com.br Sócio do escritório Carvalho

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO CASTRO MEIRA EMENTA RECURSO ESPECIAL. BACALHAU IMPORTADO DA NORUEGA. DESEMBARAÇO ADUANEIRO. ICMS. COMPROVAÇÃO DE PAGAMENTO. AUSÊNCIA DE PREQUESTIONAMENTO. APELO NÃO CONHECIDO. SÚMULA

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 07/2018 13 de agosto de 2018 NEWSLETTER 1. PLANEJAMENTO CARF CONSIDERA PLANEJAMENTO LEGÍTIMO EM REESTRUTURAÇÃO QUE ENVOLVEU VENDA DE ATIVOS Conselho considerou legítima operação que permitiu a venda

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 03/03/2015 SEGUNDA TURMA DISTRITO FEDERAL RELATORA EMBTE.(S) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :MUNICÍPIO DE GARIBALDI ADV.(A/S) :CLÁUDIO ROBERTO NUNES GOLGO

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE & NEGÓCIOS Passo Fundo (RS), 12jul19 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas Luiz Antônio Bins Advogado e Consultor Tributário Sumário Considerações Gerais

Leia mais

Novo Processo Administrativo Fiscal Federal. Marcos Vinicius Neder

Novo Processo Administrativo Fiscal Federal. Marcos Vinicius Neder Novo Processo Administrativo Fiscal Federal Fase de Fiscalização Alteração de competências Fases do processo administrativo fiscal Fase de Fiscalização Fase da Defesa Administrativa Impugnação Recurso

Leia mais

SCI nº 13 Cosit, de Exclusão do ICMS da base de cálculo. do PIS e da Cofins

SCI nº 13 Cosit, de Exclusão do ICMS da base de cálculo. do PIS e da Cofins SCI nº 13 Cosit, de 18.10.2018 Exclusão do ICMS da base de cálculo 1 do PIS e da Cofins Assunto: Solução de Consulta Interna nº 13 Cosit, de 18.10.2018 (D.O.U de 23.10.2018) Cumprimento de decisões judiciais

Leia mais

STJ REINTEGRA a MP n. 651/2014 não gera efeitos para o passado

STJ REINTEGRA a MP n. 651/2014 não gera efeitos para o passado Prezados Leitores: A publicação nota tributária tem por objetivo atualizar nossos clientes e demais interessados sobre os principais assuntos que estão sendo discutidos e decididos no âmbito do Judiciário,

Leia mais

Pós-Graduação em Direito Público. Disciplina: Direito Tributário LEITURA OBRIGATÓRIA III AULA 4 KIYOSHI HARADA

Pós-Graduação em Direito Público. Disciplina: Direito Tributário LEITURA OBRIGATÓRIA III AULA 4 KIYOSHI HARADA Pós-Graduação em Direito Público Disciplina: Direito Tributário LEITURA OBRIGATÓRIA III AULA 4 KIYOSHI HARADA REPETIÇÃO DE INDÉBITO. CONTAGEM DO PRAZO PRESCRICIONAL O prazo para propositura de ação de

Leia mais

Reunião Extraordinária Teses Tributárias. Balneário Camboriú 25/10/2017

Reunião Extraordinária Teses Tributárias. Balneário Camboriú 25/10/2017 Reunião Extraordinária Teses Tributárias Balneário Camboriú 25/10/2017 Ademir Saorin Diretor Geral Regional - Fenabrave-SC Presidente Sincodiv-SC Abertura dos Trabalhos WhatsApp Fenabrave-SC (47) 9 9693-2122

Leia mais

DO ATO À ATIVIDADE COOPERATIVA. Prof. Associado Gustavo Saad Diniz

DO ATO À ATIVIDADE COOPERATIVA. Prof. Associado Gustavo Saad Diniz DO ATO À ATIVIDADE COOPERATIVA Prof. Associado Gustavo Saad Diniz gsd@usp.br ORGANIZAÇÃO COOPERATIVA 1 Estrutura sistêmica de meios organizados aos fins (WEBER) 2 - A atividade está a serviço da organização,

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 04/2018 15 de maio de 2018 NEWSLETTER 1. CARF COMPENSAÇÃO ANTES DO TRÂNSITO EM JULGADO Acórdão do CARF permitiu a análise de pedido de compensação feito pelo contribuinte antes de trânsito em julgado

Leia mais

As cortes Administrativas e as matérias examinadas sob a sistemática da repercussão geral e os recursos repetitivos. Marcelo Viana Salomão

As cortes Administrativas e as matérias examinadas sob a sistemática da repercussão geral e os recursos repetitivos. Marcelo Viana Salomão As cortes Administrativas e as matérias examinadas sob a sistemática da repercussão geral e os recursos repetitivos Marcelo Viana Salomão CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL - 18 de março de 2015 Novo CPC. - Profunda

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE & NEGÓCIOS Santa Maria-RS, 14jun19 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas Luiz Antônio Bins Advogado e Consultor Tributário Sumário Considerações Gerais ICMS-ST

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 11/2018 18 de dezembro de 2018 NEWSLETTER 1. IRPJ E IRPF PUBLICADO DECRETO COM NOVO REGULAMENTO DO IMPOSTO DE RENDA EM SUBSTITUIÇÃO AO RIR/99 Governo Federal publicou no último dia 24 de novembro o

Leia mais

Revisão da folha de pagamento - oportunidades de redução da carga tributária

Revisão da folha de pagamento - oportunidades de redução da carga tributária Revisão da folha de pagamento - oportunidades de redução da carga tributária Maria Carolina Maldonado M. Kraljevic Vanessa Inhasz Cardoso 07 de outubro de 2016 Discussão A Contribuição Previdenciária deve

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATORA : MINISTRA DENISE ARRUDA EMENTA AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO ESPECIAL. TRIBUTÁRIO. IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO. LANÇAMENTO. POSTERIOR ALTERAÇÃO DO CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO DAS

Leia mais

INFLUÊNCIA DA JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NAS DECISÕES DO TIT. José Eduardo Soares de Melo

INFLUÊNCIA DA JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NAS DECISÕES DO TIT. José Eduardo Soares de Melo INFLUÊNCIA DA JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NAS DECISÕES DO TIT José Eduardo Soares de Melo 1 I. PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO/SP. JURISPRUDÊNCIA E TIT

Leia mais

Benefícios fiscais e seu equilíbrio instável

Benefícios fiscais e seu equilíbrio instável Benefícios fiscais e seu equilíbrio instável Regime Jurídico dos Benefícios Fiscais. Controvérsias e Princípio da Boa fé. Tendência Jurisprudencial. LC 160/2017. Convênio 190/17. Gustavo Amaral gustavoamaral@pcpcadv.com.br

Leia mais

CIESP CAMPINAS. Tendências Atuais na Gestão de Tributos 18/04/2013

CIESP CAMPINAS. Tendências Atuais na Gestão de Tributos 18/04/2013 CIESP CAMPINAS Tendências Atuais na Gestão de Tributos Atual Jurisprudência Pis e Cofins Pedro Guilherme Accorsi Lunardelli 18/04/2013 Conteúdo da Apresentação I - Pis e Cofins Não Cumulatividade Definição

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO Nº 45/2013 ANO X (24 de Outubro de 2013) 1. LEI Nº /13 Reflexos na Tributação da Cadeia Produtiva da Soja

BOLETIM INFORMATIVO Nº 45/2013 ANO X (24 de Outubro de 2013) 1. LEI Nº /13 Reflexos na Tributação da Cadeia Produtiva da Soja BOLETIM INFORMATIVO Nº 45/2013 ANO X (24 de Outubro de 2013) 1. LEI Nº 12.865/13 Reflexos na Tributação da Cadeia Produtiva da Soja Por: Luciane Cristina Lagemann A Lei nº 12.865/13, publicada no último

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.064.528 - RN (2008/0123592-4) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS AGRAVANTE : NATAL COMBUSTÍVEIS LTDA ADVOGADO : RODRIGO DANTAS DO NASCIMENTO AGRAVADO : ESTADO DO

Leia mais

Decisões do STF: efeitos vinculantes, efeitos expansivos e o CPC/2015

Decisões do STF: efeitos vinculantes, efeitos expansivos e o CPC/2015 Decisões do STF: efeitos vinculantes, efeitos expansivos e o CPC/2015 Rafael Pandolfo Advogado. Doutor em Direito Tributário pela PUC/SP. Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/RS. Consultor

Leia mais

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA PARA O TERCEIRO SETOR

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA PARA O TERCEIRO SETOR IMUNIDADE TRIBUTÁRIA PARA O TERCEIRO SETOR Compreendê-la e usá-la é um Direito seu DIFERENÇA ENTRE IMUNIDADE E ISENÇÃO IMUNIDADE Norma disposta em sede Constitucional. Tem à União, Estados, Distrito Federal

Leia mais

Clipping Legis. Publicação de legislação e jurisprudência fiscal. Nº 205 Conteúdo - Atos publicados em abril de 2017 Divulgação em maio de 2017

Clipping Legis. Publicação de legislação e jurisprudência fiscal. Nº 205 Conteúdo - Atos publicados em abril de 2017 Divulgação em maio de 2017 www.pwc.com.br IR RERCT (Lei nº 13.428/2017) disciplinamento pela IN RFB nº 1.704/2017 SISCOSERV - juros de empréstimos e financiamentos - IN RFB nº 1.707/2017 Clipping Legis Publicação de legislação e

Leia mais

CONTROLE ABSTRATO Parte II. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE ABSTRATO Parte II. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE ABSTRATO Parte II Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins ADMISSIBILIDADE AMICUS Art. 7 o [...] CURIE 2 o O relator, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.474.402 - RS (2014/0202810-1) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN AGRAVANTE : FAZENDA NACIONAL AGRAVADO : RICARDO SCHOLTEN AGRAVADO : NELTO LIRIO SCHOLTEN EMENTA PROCESSUAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA

MINISTÉRIO DA FAZENDA Fl. 2897 1 Fl. 2 MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA SEÇÃO DE JULGAMENTO Recurso nº Acórdão nº Embargos 3401 003.156 4ª Câmara / 1ª Turma Ordinária Sessão de 26 de

Leia mais

Evento Presencial. Per/DComp. Apresentação: Danilo Marcelino, Indra C. Nardini e Priscila R. Debiazzi. Data:

Evento Presencial. Per/DComp. Apresentação: Danilo Marcelino, Indra C. Nardini e Priscila R. Debiazzi. Data: Evento Presencial Per/DComp Apresentação: Danilo Marcelino, Indra C. Nardini e Priscila R. Debiazzi Data: 09.10.2015 Histórico O que é? Programa disponibilizado pela RFB para restituição e compensação

Leia mais

PIS/COFINS Incidência sobre os atos cooperativos

PIS/COFINS Incidência sobre os atos cooperativos PIS/COFINS Incidência sobre os atos cooperativos José Eduardo Soares de Melo Professor Titular de Direito Tributário da PUC-SP 12.12.2014 I. COOPERATIVA CARACTERÍSTICAS Lei federal nº 5.764 de 16.12.1971.

Leia mais

Processo Administrativo Fiscal Federal

Processo Administrativo Fiscal Federal Processo Administrativo Fiscal Federal Prof. Dr. Érico Hack ABDCONST novembro/2013 1 Estrutura de julgamento - Federal - Estrutura subordinada diretamente à SRF - 1ª instância DRJ Delegacia da Receita

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS cobrar tributos: Art. 150, III a) em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou

Leia mais

PIS e COFINS sobre receitas financeiras, após a Lei /2014 Instituições Financeiras e Seguradoras

PIS e COFINS sobre receitas financeiras, após a Lei /2014 Instituições Financeiras e Seguradoras PIS e COFINS sobre receitas financeiras, após a Lei 12.973/2014 Instituições Financeiras e Seguradoras Julia de Menezes Nogueira Mestre e Doutora - PUC/SP Instituições financeiras e seguradoras atividade

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça EDcl no AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 225.144 - DF (2012/0185621-8) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN EMBARGANTE : MARIA LUIZA DA CUNHA SAMPAIO : RUDI MEIRA CASSEL E OUTRO(S) EMBARGADO : FAZENDA

Leia mais

Número:

Número: Justiça Federal da 3ª Região PJe - Processo Judicial Eletrônico 04/04/2019 Número: 5005021-35.2018.4.03.6105 Classe: MANDADO DE SEGURANÇA Órgão julgador: 8ª Vara Federal de Campinas Última distribuição

Leia mais

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS Fabio Rodrigues Fabio Rodrigues Advogado. Mestre em Ciências Contábeis. Professor do MBA em Contabilidade e Direito Tributário do IPOG. Coordenador,

Leia mais