2. Um sistema é composto por quatro cargas elétricas puntiformes fixadas nos vértices de um quadrado, conforme ilustrado na figura abaixo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2. Um sistema é composto por quatro cargas elétricas puntiformes fixadas nos vértices de um quadrado, conforme ilustrado na figura abaixo."

Transcrição

1 1. Três esferas puntiformes, eletrizaas com cargas elétricas q1 q Q e q 3 Q, estão fixas e ispostas sobre uma circunferência e raio r e centro C, em uma região one a constante eletrostática é igual a k 0, conforme representao na figura. Consiere V C o potencial eletrostático e E C o móulo o campo elétrico no ponto C evio às três cargas. Os valores e V C e E C são, respectivamente: 4 k a) zero e 0 Q r 4 k0 Q k0 Q b) e r r c) zero e zero k0 Q k ) e 0 Q r r k0 Q e) zero e r. Um sistema é composto por quatro cargas elétricas puntiformes fixaas nos vértices e um quarao, conforme ilustrao na figura abaixo. r As cargas q 1 e q são esconhecias. No centro O o quarao o vetor campo elétrico E, evio às quatro cargas, tem a ireção e o sentio inicaos na figura. A partir a análise este campo elétrico, poe-se afirmar que o potencial elétrico em O : a) é positivo. b) é negativo. c) é nulo. ) poe ser positivo. 3. Uma carga Q está fixa no espaço, a uma istância ela existe um ponto P, no qual é colocaa uma carga e prova 0 q. Consierano-se esses aos, verifica-se que no ponto P a) o potencial elétrico evio a Q iminui com inverso e. b) a força elétrica tem ireção raial e aproximano e Q. c) o campo elétrico epene apenas o móulo a carga Q.

2 ) a energia potencial elétrica as cargas epene com o inverso e 4. Consiere uma esfera conutora carregaa com carga Q, que possua um raio R. O potencial elétrico iviio pela constante eletrostática no vácuo essa esfera em função a istância, meia a partir o seu centro, está escrito no gráfico a seguir.. Qual é o valor a carga elétrica Q, em Coulomb? a) b) c) ) 4, , ,5 10 6, Ao longo e um processo e aproximação e uas partículas e mesma carga elétrica, a energia potencial elétrica o sistema: a) iminui. b) aumenta. c) aumenta inicialmente e, em seguia, iminui. ) permanece constante. e) iminui inicialmente e, em seguia, aumenta. 6. Uma carga elétrica e intensiae Q 10,0 μc, no vácuo, gera um campo elétrico em ois pontos A e B, conforme figura acima. Sabeno-se que a constante eletrostática o vácuo é 9 k Nm / C q,00 μc o trabalho realizao pela força elétrica para transferir uma carga o ponto B até o ponto A é, em mj, igual a: a) 90,0 b) 180 c) 70 ) 100 e) 00

3 7. Moelos elétricos são frequentemente utilizaos para explicar a transmissão e informações em iversos sistemas o corpo humano. O sistema nervoso, por exemplo, é composto por neurônios (figura 1), células elimitaas por uma fina membrana lipoproteica que separa o meio intracelular o meio extracelular. A parte interna a membrana é negativamente carregaa e a parte externa possui carga positiva (figura ), e maneira análoga ao que ocorre nas placas e um capacitor. A figura 3 representa um fragmento ampliao essa membrana, e espessura, que está sob ação e um campo elétrico uniforme, representao na figura por suas linhas e força paralelas entre si e orientaas para cima. A iferença e potencial entre o meio intracelular e o extracelular é V. Consierano a carga elétrica elementar como e, o íon e potássio K, inicao na figura 3, sob ação esse campo elétrico, ficaria sujeito a uma força elétrica cujo móulo poe ser escrito por: a) e V b) e V c) V e e ) V e) e V 8. Duas esferas metálicas e raios R A e R B, com RA R B, estão no vácuo e isolaas eletricamente uma a outra. Caa uma é eletrizaa com uma mesma quantiae e carga positiva. Posteriormente, as esferas são interligaas por meio e um fio conutor e capacitância esprezível e, após atingir o equilíbrio eletrostático, a esfera A possuirá uma carga Q A e um potencial V A, e a esfera B uma carga Q B e um potencial V B. Baseao nas informações anteriores, poemos, então, concluir que: a) VA VB e QA QB b) VA VB e QA QB c) VA VB e QA QB ) VA VB e QA QB e) VA VB e QA QB

4 9. A figura mostra uas cascas esféricas conutoras concêntricas no vácuo, escarregaas, em que a e c são, respectivamente, seus raios internos, e b e seus respectivos raios externos. A seguir, uma carga pontual negativa é fixaa no centro as cascas. Estabelecio o equilíbrio eletrostático, a respeito o potencial nas superfícies externas as cascas e o sinal a carga na superfície e raio, poemos concluir, respectivamente, que: a) Vb V e a carga é positiva. b) Vb V e a carga é positiva. c) Vb V e a carga é negativa. ) Vb V e a carga é negativa. e) Vb V e a carga é negativa. 10. A energia potencial elétrica U e uas partículas em função a istância r que as separa está representaa no gráfico a figura abaixo. Uma as partículas está fixa em uma posição, enquanto a outra se move apenas evio à força elétrica e interação entre elas. Quano a istância entre as partículas varia e 10 ri 3 10 m a rf m, J. a) iminui 18 b) aumenta 1 10 J. c) iminui J. 18 ) aumenta 10 J. e) não se altera. a energia cinética a partícula em movimento: 11. Na figura a seguir, são representaas as linhas e força em uma região e um campo elétrico. A partir os pontos A, B, C, e D situaos nesse campo, são feitas as seguintes afirmações:

5 I. A intensiae o vetor campo elétrico no ponto B é maior que no ponto C. II. O potencial elétrico no ponto D é menor que no ponto C. III. Uma partícula carregaa negativamente, abanonaa no ponto B, se movimenta espontaneamente para regiões e menor potencial elétrico. IV. A energia potencial elétrica e uma partícula positiva iminui quano se movimenta e B para A. É correto o que se afirma apenas em: a) I. b) I e IV. c) II e III. ) II e IV. e) I, II e III. 1. A figura representa o esquema e funcionamento e um geraor eletrostático. Com base na figura e nos conhecimentos sobre as proprieaes físicas oriunas e cargas elétricas em repouso, poe-se inferir que: a) O campo elétrico entre a superfície interna e a externa a esfera metálica é uniforme e constante. b) As cargas positivas migram para a Terra quano um fio conutor conecta a esfera metálica à Terra. c) O potencial elétrico e um ponto a superfície externa a esfera metálica é maior o que o potencial elétrico no centro esta esfera. ) As cargas se acumulam na esfera, enquanto a intensiae o campo elétrico gerao por essas cargas é menor o que a rigiez ielétrica o ar. e) As uas pontas e uma lâmina e alumínio obrao ao meio e fixa na parte interna a esfera metálica exercem entre si força e repulsão eletrostática. 13. Dois conutores esféricos possuem, respectivamente, raios R e R e cargas +Q e - 4Q. Separaos por uma istância = 6R, conforme mostra a figura abaixo, os conutores atraemse com uma força e intensiae F = 0N. Colocano-se os ois em contato e iminuino a istância para 3R a força repulsiva entre eles passará a valer:

6 a) 60 N b) 40 N c) 10 N ) 5 N 14. Quano um rolo e fita aesiva é esenrolao, ocorre uma transferência e cargas negativas a fita para o rolo, conforme ilustrao na figura a seguir. Quano o campo elétrico criao pela istribuição e cargas é maior que o campo elétrico e ruptura o meio, ocorre uma escarga elétrica. Foi emonstrao recentemente que essa escarga poe ser utilizaa como uma fonte econômica e raios-x. No ar, a ruptura ielétrica ocorre para campos elétricos a partir e E = 3,0 x 10 6 V/m. Suponha que ocorra uma escarga elétrica entre a fita e o rolo para uma iferença e potencial V = 9 kv. Nessa situação, poe-se afirmar que a istância máxima entre a fita e o rolo vale: a) 3 mm. b) 7 mm. c) mm. ) 37 nm. 15. Embora as experiências realizaas por Millikan tenham sio muito trabalhosas, as ieias básicas nas quais elas se apoiam são relativamente simples. Simplificaamente, em suas experiências, R. Millikan conseguiu eterminar o valor a carga o elétron equilibrano o peso e gotículas e óleo eletrizaas, colocaas em um campo elétrico vertical e uniforme, prouzio por uas placas planas ligaas a uma fonte e voltagem, conforme ilustrao na figura abaixo. Supono que caa gotícula contenha cinco elétrons em excesso, ficano em equilíbrio entre as placas separaas por = 1,50 cm e submeteno-se a uma iferença e potencial V AB = 600 V, a massa e caa gota vale, em kg: a) 1, b) c) ) 3, , , A presença e íons na atmosfera é responsável pela existência e um campo elétrico

7 irigio e apontao para a Terra. Próximo ao solo, longe e concentrações urbanas, num ia claro e limpo, o campo elétrico é uniforme e perpenicular ao solo horizontal e sua intensiae é e 10 V/m. A figura mostra as linhas e campo e ois pontos essa região, M e N. O ponto M está a 1,0 m o solo, e N está no solo. A iferença e potencial entre os pontos M e N é: a) 100 V. b) 10 V. c) 15 V. ) 134 V. e) 144 V. 17. A istribuição e cargas elétricas no interior e uma nuvem e tempestae, também chamaa e cúmulos nimbos, foi meia por um grupo e meteorologistas, que encontrou o perfil representao na figura a seguir. Na figura é mostrao, aina, o solo sob a nuvem, que fica carregao por inução, além os pontos C e D em estaque. Dessa maneira, entre a parte inferior a nuvem e o solo são prouzios campos elétricos a orem e 100 V/m. Poe-se afirmar que o sentio o campo elétrico e o valor a iferença e potencial entre os pontos C e D são: a) para cima e 8 V. b) para baixo e 800 V. c) para cima e 800 V. ) para baixo e 80 kv. e) para cima e 80 kv. 18. O potencial e ação que se estabelece na área a membrana estimulaa perturba a área vizinha, levano à sua espolarização. O estímulo provoca, assim, uma ona e espolarizações e repolarizações que se propaga ao longo a membrana plasmática o neurônio. Essa ona e propagação é o impulso nervoso.

8 O impulso nervoso se propaga em um único sentio na fibra nervosa. Denritos sempre conuzem o impulso em ireção ao corpo celular. O axônio, por sua vez, conuz o impulso em ireção às extremiaes, isto é, para longe o corpo celular. Consierano esse texto, o potencial ao longo o axônio, em ao instante, varia e acoro com o gráfico abaixo. Dessa forma, entre 1,0 mm e 1,5 mm e comprimento, o valor o móulo o campo elétrico será: a) 55 V/m. b) 110 V/m. c) 150 V/m. ) 0 V/m. e) 70 V/m. 19. Um raio é uma escarga elétrica na atmosfera. Geralmente, ele começa com pequenas escargas elétricas entro a nuvem, que liberam os elétrons para iniciar o caminho e escia em ireção ao solo. A primeira conexão com a terra é rápia e pouco luminosa para ser vista a olho nu. Quano essa escarga, conhecia como líer escalonao, encontra-se a

9 algumas ezenas e metros o solo, parte em ireção a ela outra escarga com cargas opostas, chamaa e escarga conectante. Forma-se então o canal o raio, um caminho ionizao e altamente conutor. É neste momento que o raio acontece com a máxima potência, liberano grane quantiae e luz e som. A maioria as escargas elétricas atmosféricas ocorre quano: a) o campo elétrico gerao pela iferença e cargas positivas e negativas é próximo e zero. b) o campo elétrico gerao pela iferença e cargas positivas e negativas anula a iferença e potencial entre as nuvens e a superfície a Terra. c) o campo elétrico gerao pela iferença e cargas positivas e negativas estiver constituino uma equipotencial. ) o campo elétrico gerao pela iferença e cargas positivas e negativas supera a iferença e potencial entre as nuvens e a superfície a Terra. e) o campo elétrico gerao pela iferença e cargas positivas e negativas supera a rigiez ielétrica o ar. 0. Na figura a seguir estão representaas algumas linhas e força o campo criao pela carga Q. Os pontos A, B, C e D estão sobre circunferências centraas na carga. Analisano a figura, poe-se inferir que: a) Os potenciais elétricos em A e C são iferentes. b) O potencial elétrico em A é menor o que em D. c) O campo elétrico em B é mais intenso o que em A. ) O trabalho realizao pelo campo elétrico para eslocar uma carga e A para C é nulo.

10 1. Um físico realiza experimentos na atmosfera terrestre e conclui que há um campo elétrico vertical e orientao para a superfície a Terra, com móulo E = 100 V/m. Consierano que para uma pequena região a superfície terrestre o campo elétrico é uniforme, poe-se concluir que: a) Este campo elétrico inuzirá cargas elétricas em uma nuvem, fazeno com que a parte inferior esta, voltaa para a Terra, seja carregaa positivamente. b) A iferença e potencial elétrico, na atmosfera, entre um ponto A e um ponto B, situao m abaixo e A, é e 50 V. c) Cátions existentes na atmosfera tenem a mover-se para cima, enquanto que ânions tenem a mover-se para a superfície terrestre. ) O trabalho realizao pela força elétrica para eslocar uma carga elétrica e 1μC entre ois pontos, A e C, istantes m entre si e situaos a uma mesma altitue (equipotencial), é 00 μj. e) Não haverá escargas elétricas caso seja quebraa a rigiez ielétrica o ar.. O físico inglês Michael Faraay ( ) construiu uma gaiola feita com tela metálica e a colocou sobre suportes isolantes. Colocou-se entro a gaiola que, a seguir, foi eletrizaa por seus auxiliares. Realizou então vários experimentos elétricos para mostrar que eles não eram afetaos pela carga a gaiola. A respeito este comentário, poe-se inferir que: a) O homem a figura 1 leva choque elétrico, mesmo isolao e qualquer campo elétrico externo. b) Durante uma tempestae, um raio atinge um carro (figura ) que trafega por uma roovia. O motorista sofrerá ano físico em ecorrência este fato, mesmo a carroceria metálica o carro atuano como blinagem. c) O homem a figura 1 não leva choque elétrico, pois não há tensão (p) na gaiola, visto que ela entrará em equilíbrio eletrostático. ) Na figura ilustramos um experimento em que, por meio e um aparelho elétrico, foi prouzia uma grane faísca elétrica (semelhante a um raio) que foi lançaa sobre a carcaça e um automóvel. Essa faísca se á quano não se vence a rigiez ielétrica o ar. e) Hoje em ia a blinagem eletrostática é usaa para proteger elementos sensíveis os aparelhos eletrônicos, mas sem muita eficiência.

11 Gabarito: Resposta a questão 1: [E] O potencial elétrico e uma carga puntiforme é uma graneza escalar ao pela expressão: k0 Q V. Assim, o potencial elétrico resultante no centro C a circunferência é: r k0 Q k0 Q k0 Q V C VC 0 r r r A figura mostra o vetor campo elétrico no centro C a circunferência evio a caa uma as cargas. A intensiae o vetor campo elétrico resultante nesse ponto é: k 0 q 3 k 0 Q k0 Q EC E 3 E C r r r Resposta a questão : [B] O enunciao sugere Q 0. Como o vetor campo elétrico na iagonal que liga l istância e caa vértice ao centro O o quarao é. kq kq kq kq kq kq V O V O. l l l l l l Q e q 1 é nulo, tem-se que 1 q Q. A Então, o potencial elétrico em O é: Se o vetor campo elétrico na iagonal que liga hipóteses: q 0. O potencial elétrico em O é negativo. Q e q aponta para q, têm-se uas q 0 e q Q. Então: kq kq. l l O potencial elétrico em O é negativo. Resposta a questão 3: [A] Com as expressões e força elétrica, campo elétrico, potencial elétrico e energia potencial elétrica abaixo poemos tecer algumas consierações sobre as alternativas expostas.

12 O potencial elétrico e uma carga puntiforme é ao pelo prouto o campo elétrico pela Q Q istância à carga geraora V E k0 V k 0. Seno assim, temos a alternativa [A] como correta. A força elétrica, aa pela Lei e Coulomb Q q 0 e k0 tem a ireção a reta que une os F centros as uas cargas poeno ter o sentio e afastamento se as cargas forem e mesmo sinal (repulsão) ou e aproximação (atração) se as cargas forem e sinais contrários. Alternativa [B] incorreta. Fe Q O campo elétrico é a razão entre a força e a carga e prova E k 0, q 0 logo não epene apenas a carga Q e também a istância entre as cargas. Alternativa [C] incorreta. A energia potencial elétrica é aa pelo prouto o potencial elétrico e a carga e prova, então Q Qq0 Ep q0 V q0 k0 Ep k 0. A alternativa [D] está incorreta, pois a epenência é com o inverso e. Resposta a questão 4: [A] Pela análise o gráfico, sabemos que o potencial se mantém constante até que a istância seja igual ao raio a esfera e para pontos externos o potencial ecai. Com isso, calculamos a carga a esfera junto a sua superfície ( R 0,0 m). A expressão para o potencial elétrico é k0q V Isolano Q V Q k0 5 C 4 Q 110 0,0 mq 10 C m Resposta a questão 5: [B] Sabeno que a energia potencial elétrica é aa por: k Q q Ep Se a istância entre as partículas iminui, a energia potencial E p aumenta. Resposta a questão 6: [A] Usano o teorema a energia potencial:

13 k B A 0Q q k0q q W v F EPot E Pot B A W v F k0 Q q W v F B A 1 W v F 90 mj. Resposta a questão 7: [E] V E V E ev F. F q E F e E Resposta a questão 8: [D] Dois conutores eletrizaos, quano colocaos em contato, trocam cargas até que seus potenciais elétricos se igualem. k QA k QB QA QB VA V B. RA RB RA RB Como as cargas são positivas: RA < RB QA < QB. Resposta a questão 9: [E] A figura mostra a istribuição e cargas evienciano que a carga na superfície e raio é negativa. O gráfico á o potencial elétrico a partir os centros as cascas esféricas. No interior o conutor, o campo elétrico é nulo, logo, o potencial elétrico é constante. Como mostrao: V(b) < V().

14 Resposta a questão 10: [D] Daos obtios a partir a leitura o gráfico: ri = m Ui = J; rf = m Uf = J. Como a força elétrica (força conservativa), nesse caso, é a própria força resultante, poemos combinar os Teoremas a Energia Potencial (TEP) e a Energia Cinética (TEC). τv Fconservativa ΔU 18 ΔEcin ΔU ΔEcin Uf Ui τv Fresultante ΔEcin cin 18 ΔE 10 J. Ecin > 0 a energia cinética aumenta. Resposta a questão 11: [B] Analisano caa uma as afirmações: I. Correta. Quanto mais concentraas as linhas e força, mais intenso é o campo elétrico. II. Falsa. No sentio as linhas e força o potencial elétrico é ecrescente, portanto VD > VC. III. Falsa. Partículas com carga negativa sofrem força em sentio oposto ao o vetor campo elétrico, movimentano-se espontaneamente para regiões e maior potencial elétrico. IV. Correta. Partículas positivamente carregaas movimentam-se espontaneamente no mesmo sentio os menores potenciais, ganhano energia cinética, consequentemente, iminuino sua energia potencial. Resposta a questão 1: [D]

15 As cargas vão acumulano-se na parte externa a esfera provocano um campo elétrico caa vez maior. A..p. entre a esfera e a Terra tene a aumentar até romper a rigiez ielétrica o ar, haveno, portanto, uma escarga elétrica entre a esfera e a Terra. O que acontece com os relâmpagos é semelhante. Resposta a questão 13: [B] Inicialmente, os conutores se atraem e F = 0 N. k Q1 Q k Q 4Q 4 k Q k Q Pela lei e Coulomb: F F. I (6R) 36 R 9 R Quano os conutores entram em contato, há uma nova istribuição e cargas até que os potenciais elétricos se igualem. ' ' ' ' k Q1 k Q ' ' V1 V Q Q 1. II R R Pelo princípio a conservação as cargas: ' ' Q1 Q Q1 Q ' ' Q1 Q Q 4 Q 3 Q ' ' Q1 Q 3 Q. III Substituino (II) em (III): ' ' ' ' ' Q1 Q1 3 Q1 3 Q Q1 Q Q Q. A figura abaixo mostra as novas cargas repelino-se: ' ' k Q1 Q k -Q -Q k Q k Q F' F'. IV ' (3 R) 9 R 9 R Fazeno a razão entre (IV) e (I): F' k Q 9 R F' F 9 R k Q F F' F 0 F' 40 N.

16 Resposta a questão 14: [A] Daos: E = V/m; V = 9 kv = V. Como esse campo elétrico poe ser consierao uniforme, poemos escrever: E = V V 9 10 E = m = 3 mm. Resposta a questão 15: [B] Daos: = 1,5 cm = 1,510 m; VAB = 600 V; e = 1, C; n = 5. O campo elétrico entre as placas é uniforme: VAB E V AB E E 4 10 V / m. 1,5 10 A força elétrica equilibra o peso a gota nee 5 1, Felét P qe mg nee mg m g m 3, 10 kg. Resposta a questão 16: [E] Resolução U = E. U = 10.1, = 144 V Resposta a questão 17: [E] Resposta a questão 18: [D] Resposta a questão 19: [E] Resposta a questão 0: [D] Resposta a questão 1: [A] Resposta a questão : [C]

TD DE FÍSICA 2 Resolucões das Questões de Potencial elétrico e Trabalho da Força Elétrica PROF.: João Vitor

TD DE FÍSICA 2 Resolucões das Questões de Potencial elétrico e Trabalho da Força Elétrica PROF.: João Vitor TD DE ÍSICA 2 esolucões as Questões e Potencial elétrico e Trabalho a orça Elétrica PO.: João Vitor esposta a questão 1: [I] Correta. Se não fosse uma superfície equipotencial, haveria movimento e cargas,

Leia mais

O trabalho realizado pela força elétrica corresponde a energia recebida pelo elétron. 15 4

O trabalho realizado pela força elétrica corresponde a energia recebida pelo elétron. 15 4 Aprimorano os Conhecimentos e Eletriciae ista 4 Potencial Elétrico Energia Potencial Elétrica Euilíbrio Elétrico os Conutores Prof.: Célio Normano. (.C.SA-BA) Num tubo e TV, os elétrons são aceleraos em

Leia mais

SUPER FÍSICA (aula 4)

SUPER FÍSICA (aula 4) www.pascal.com.br SUPER FÍSIC (aula 4) Prof. Eson Osni Ramos (Cebola) EXERCÍCIOS 0. (UEL - 96) I. Está correta, a esfera foi eletrizaa por inução. II. Está erraa. III. Está erraa, a esfera ficou eletrizaa

Leia mais

RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - FÍSICA

RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - FÍSICA RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - FÍSICA SOLUÇÃO CB. A carga final é numericamente igual a área o trapézio, estacaa na figura. 4,5 A 00.00 mah.00 0 A,6 0 s.880as.880 C. SOLUÇÃO CB. Ao tocar a esfera, o eo funcionará

Leia mais

Força Elétrica. Sabendo que o valor de m 1 é de 30 g e que a aceleraçăo da gravidade local é de 10 m/s 2, determine a massa m 2

Força Elétrica. Sabendo que o valor de m 1 é de 30 g e que a aceleraçăo da gravidade local é de 10 m/s 2, determine a massa m 2 Força Elétrica 1. (Ueg 01) Duas partículas e massas m 1 e m estăo presas a uma haste retilínea que, por sua vez, está presa, a partir e seu ponto méio, a um fio inextensível, formano uma balança em equilíbrio.

Leia mais

Trabalho de uma carga elétrica 2017

Trabalho de uma carga elétrica 2017 Trabalho e uma carga elétrica 017 1. (Uem 016) Uma molécula é formaa por ois íons, um positivo e outro negativo, separaos 10 por uma istância e 3,00 10 m. Os móulos a carga elétrica o íon positivo e o

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PÁGINA

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PÁGINA -6-- www.pascal.com.br EXERCÍCIOS SUPER FÍSICA (aula 4) Prof. Eson Osni Ramos 0. (UEL - 96). e I. Está correta, a esfera foi eletrizaa por inução. II. Está erraa. III. Está erraa, a esfera ficou eletrizaa

Leia mais

Exercícios propostos

Exercícios propostos Os funamentos a Física Volume 3 1 Capítulo 3 Trabalho e potencial elétrico P.44 Daos: 5 1 6 C; $ B 1 4 J Da expressão o trabalho a força elétrica: $ B (V V B ) 1 4 5 1 6 (V V B ) V V B 1 5 1 4 6 Esse resultao

Leia mais

Resoluções dos testes propostos

Resoluções dos testes propostos os funamentos a física 3 Uniae A Resoluções os testes propostos 1 T.56 Resposta: a I. Correta. A força elétrica tem a ireção o vetor campo elétrico, que é tangente à linha e força no ponto consierao. II.

Leia mais

Força elétrica e campo elétrico Prof. Caio

Força elétrica e campo elétrico Prof. Caio 1. (Fuvest) Os centros e quatro esferas iênticas, I, II, III e IV, com istribuições uniformes e carga, formam um quarao. Um feixe e elétrons penetra na região elimitaa por esse quarao, pelo ponto equiistante

Leia mais

Física Fascículo 07 Eliana S. de Souza Braga

Física Fascículo 07 Eliana S. de Souza Braga Física Fascículo 7 Eliana S e Souza raga Ínice Eletrostática Resumo Teórico 1 Eercícios Gabarito4 Eletrostática Resumo Teórico Força eletrostática lei e oulomb F K Q = Q 1 Vácuo: 1 K K = = 9 1 N m 4 πε

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos P.44 Daos: 5 6 C; $ B 4 J Da expressão o trabalho a força elétrica: $ B ( B ) 4 5 6 ( B ) B 5 4 6 Esse resultao inica ue B. B P.45 Se os potenciais e e B valem, respectivamente, 5 e, em relação a um certo

Leia mais

Módulo V Força e Campo Elétrico

Módulo V Força e Campo Elétrico Móulo V Clauia Regina Campos e Carvalho Móulo V orça e Campo létrico orça létrica: As interações, e atração ou e repulsão, entre corpos carregaos positiva ou negativamente são forças e natureza elétrica

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Física. Referências bibliográficas: H S T.

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Física. Referências bibliográficas: H S T. Universiae eeral o Paraná Setor e Ciências Eatas Departamento e ísica ísica III Prof. Dr. Ricaro Luiz Viana Referências bibliográficas: H. -4 S. -5 T. 18- Aula Lei e Coulomb Charles Augustin e Coulomb

Leia mais

SIMULADO. Física. 1 (Uespi-PI) 2 (Uespi-PI)

SIMULADO. Física. 1 (Uespi-PI) 2 (Uespi-PI) (Uespi-PI) (Uespi-PI) Três esferas metálicas, apoiaas em suportes isolantes, são colocaas próimas, como no esenho abaio, porém sem se tocarem. Um bastão carregao positivamente é aproimao a primeira esfera.

Leia mais

Física E Semi-Extensivo V. 4

Física E Semi-Extensivo V. 4 Física E Semi-Extensivo 4 Exercícios 0) B 0) 0 Correto F K Q q 0 Correto F e q E 04 Correto 08 ncorreto O trabalho para mover uma carga elétrica sobre uma superfície equipotencial é nulo 6 ncorreto Os

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES (2) 2 ANO 40 questões

CADERNO DE QUESTÕES (2) 2 ANO 40 questões DATA: 04 / 04 / 016 PARTE 1: CAMPO EÉTRICO CADERNO DE UESTÕES () ANO 40 questões FÍSICA Professor: XERXES 01) (FAC. SANTA MARCEINA/14) Duas cargas puntiformes negativas, A e B, estão fixaas a certa istância

Leia mais

FGE Eletricidade I

FGE Eletricidade I FGE0270 - Eletriciae I 3 a Lista e eercícios 1. Duas granes placas conutoras, paralelas entre si e separaas por uma istância e 12 cm, têm cargas iguais e e sinais opostos nas faces ue se efrontam. Um elétron

Leia mais

TRABALHO E POTENCIAL ELÉTRICO

TRABALHO E POTENCIAL ELÉTRICO TRABALHO E POTENCIAL ELÉTRICO 1. (Ufsm 2014) A tecnologia dos aparelhos eletroeletrônicos está baseada nos fenômenos de interação das partículas carregadas com campos elétricos e magnéticos. A figura representa

Leia mais

Extensivo Física C V. 1

Extensivo Física C V. 1 Extensivo Física V. Exercícios 0) Veraeira. Veraeira. Veraeira. N o e próton N o e elétrons Veraeira. Falsa. Fornecer elétrons Veraeira. Falsa. Possui, porém, a mesma quantiae e cargas positivas e negativas.

Leia mais

Extensivo Física C V. 1

Extensivo Física C V. 1 Extensivo Física V Exercícios 0) Veraeira Veraeira Veraeira N o e próton N o e elétrons Veraeira Falsa Fornecer elétrons Veraeira Falsa Possui, porém, a mesma quantiae e cargas positivas e negativas Falsa

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO P1. apacitâncias o início a e o fim karε0a ε0a a a 1 1 1 kε0a b b 1 ε0a kε0a k 1 omo Q U, vem: ε0au kε0au Qa e Qb k 1 Qb k Qa k 1 SOLUÇÃO P. [] b (com kar 1) : apacitores em série carregam-se com

Leia mais

CAMPO ELETRICO UNIFORME LISTA 1

CAMPO ELETRICO UNIFORME LISTA 1 1. (Fuvest 2015) Em uma aula de laboratório de Física, para estudar propriedades de cargas elétricas, foi realizado um experimento em que pequenas esferas eletrizadas são injetadas na parte superior de

Leia mais

Exercícios de Aprofundamento 2015 Fis Potencial Elétrico

Exercícios de Aprofundamento 2015 Fis Potencial Elétrico Exercícios de Aprofundamento 015 Fis Potencial Elétrico 1. (Unifesp 015) Uma carga elétrica puntiforme Q 0 está fixa em uma região do espaço e cria um campo elétrico ao seu redor. Outra carga elétrica

Leia mais

DIFERENÇA DE POTENCIAL. d figura 1

DIFERENÇA DE POTENCIAL. d figura 1 DIFERENÇ DE POTENCIL 1. Trabalho realizao por uma força. Consieremos uma força ue atua sobre um objeto em repouso sobre uma superfície horizontal como mostrao na figura 1. kx Esta força esloca o objeto

Leia mais

Física E Extensivo V. 8

Física E Extensivo V. 8 Extensivo V 8 esolva ula 9 9) 8 ncorreta ncorreta 4 Correta pós o toque, a carga total se conserva () 8 Correta pós o contato, as esferas trocam carga elétrica até que atinjam o mesmo potencial V K Q K

Leia mais

FACULDADES OSWALDO CRUZ ESCOLA SUPERIOR DE QUIMICA

FACULDADES OSWALDO CRUZ ESCOLA SUPERIOR DE QUIMICA AULDADS OSWALDO RUZ SOLA SUPRIOR D UIMIA letrostática 0 Alternativa É uantizaa porue só aparece em múltiplos inteiros a carga elementar: n e 0 Alternativa c n e, 0 n,6 0 n, 0 n 0 5 elétrons 6 0 omo 0,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 POTENCIAL ELÉTRICO e CAPACITORES

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 POTENCIAL ELÉTRICO e CAPACITORES Eletriciae e Magnetismo ET7F - Laboratório LIST DE EXERÍIOS 3 POTENIL ELÉTRIO e PITORES. Determine o potencial no vácuo no ponto P evio às cargas puntiformes = u, =-5u e 3= 8u. =9cm(R: 500kV) -. Determine

Leia mais

LISTA de ELETROSTÁTICA PROFESSOR ANDRÉ

LISTA de ELETROSTÁTICA PROFESSOR ANDRÉ LISTA e ELETROSTÁTICA PROFESSOR ANDRÉ 1. (Unicamp 013)Em 01 foi comemorao o centenário a escoberta os raios cósmicos, que são partículas provenientes o espaço. a) Os neutrinos são partículas que atingem

Leia mais

Física II. Lei de Gauss

Física II. Lei de Gauss Física II 1) Três cargas Q 1 =5µC, Q 2 =-80µC e Q 3 = 10 µc estão ispostas em triângulo. Q 1 está a 50cm e Q 2 (seguno o eixo os xx ) e Q 3 está a 30cm e Q 1 e a 40cm e Q 2 no sentio positivo o eixo yy.

Leia mais

Prof. André Motta - A) 3s; 10 m/s; 20 m/s B) 3s; 15 m/s; 30 m/s C) 6s; 10 m/s; 20 m/s D) 6s; 20 m/s; 40 m/s

Prof. André Motta - A) 3s; 10 m/s; 20 m/s B) 3s; 15 m/s; 30 m/s C) 6s; 10 m/s; 20 m/s D) 6s; 20 m/s; 40 m/s Simulao 1 Física AFA/EFOMM 1- A face inferior e uma camaa e nuvens é plana e horizontal. Um rojão estoura entre o solo e a camaa e nuvens. Uma pessoa situaa na mesma vertical e junto ao solo vê o clarão

Leia mais

Questão 46 Questão 47

Questão 46 Questão 47 Questão 46 Questão 47 Num trecho retilíneo e estraa, a partir o instante t0 = 0, a velociae escalar e um automóvel permanece constante urante,00 minutos. Logo em seguia, o veículo é acelerao constantemente,

Leia mais

Estudo Dirigido Capacitância e Dielétricos

Estudo Dirigido Capacitância e Dielétricos Estuo Dirigio Capacitância e Dielétricos Física III Prof. Lucas Simões () Capacitância Vamos introuzir um novo conceito agora: a capacitância. capacitância C e um objeto é efinia como a razão entre a carga

Leia mais

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 2 Processos de Eletrização III - Força Elétrica I

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 2 Processos de Eletrização III - Força Elétrica I Aprimorano os Conhecimentos e Eletriciae Lista Processos e Eletrização III - Força Elétrica I. (UFPA) Um corpo A, eletricamente positivo, eletriza um corpo B que inicialmente estava eletricamente neutro,

Leia mais

Capacitor: dispositivo que armazena energia potencial elétrica num circuito. Também chamado condensador.

Capacitor: dispositivo que armazena energia potencial elétrica num circuito. Também chamado condensador. Universiae Feeral o Paraná Setor e Ciências Exatas Departamento e Física Física III Prof. Dr. icaro Luiz iana eferências bibliográficas: H. 7-, 7-3, 7-5 S. 5-, 5-4 T. -, -, -4 Aula 8: Capacitância Garrafa

Leia mais

c a) Atração; 0,2 N. 4. A tabela a seguir mostra a série triboelétrica.

c a) Atração; 0,2 N. 4. A tabela a seguir mostra a série triboelétrica. 1. Duas cargas são colocaas em uma região one há interação elétrica entre elas. Quano separaas por uma istância, a força e interação elétrica entre elas tem móulo igual a F. Triplicano-se a istância entre

Leia mais

1. Um sistema é composto por quatro cargas elétricas puntiformes fixadas nos vértices de um quadrado, conforme ilustrado na figura abaixo.

1. Um sistema é composto por quatro cargas elétricas puntiformes fixadas nos vértices de um quadrado, conforme ilustrado na figura abaixo. 1. Um sistema é composto por quatro cargas elétricas puntiformes fixadas nos vértices de um quadrado, conforme ilustrado na figura abaixo. As cargas q 1 e q 2 são desconhecidas. No centro O do quadrado

Leia mais

Física III Escola Politécnica GABARITO DA PS 13 de julho de 2017

Física III Escola Politécnica GABARITO DA PS 13 de julho de 2017 Física III - 4323203 Escola Politécnica - 2017 GABARITO DA PS 13 e julho e 2017 Questão 1 1) Um capacitor esférico é formao por ois conutores em equilíbrio eletrostático. O conutor interno possui formato

Leia mais

Física C Intensivo V. 1

Física C Intensivo V. 1 GRITO Física C Intensivo V 1 xercícios 01) Veraeira Veraeira Veraeira N o e prótons N o e elétrons Veraeira Falsa Fornecer elétrons Veraeira Falsa Possui, porém, a mesma quantiae e cargas positivas e negativas

Leia mais

UNIFEI-Campus Itabira Eletromagnetismo Lista de Exercicios #1

UNIFEI-Campus Itabira Eletromagnetismo Lista de Exercicios #1 UNIFEICampus Itabira Eletromagnetismo Lista e Eercicios #1 ** rof. Dr. Miguel Tafur ** Livro e referencia: Física III: Eletromagnetismo. R. Resnick e D. Halliay 1 Carga Elétrica e Lei e Coulomb Questão

Leia mais

Força Elétrica. 6,0 C, conforme descreve a figura (Obs.: Q 4 é negativo)

Força Elétrica. 6,0 C, conforme descreve a figura (Obs.: Q 4 é negativo) Força Elétrica 1. (Ueg 01) Duas partículas e massas m 1 e m estăo presas a uma haste retilínea que, por sua vez, está presa, a partir e seu ponto méio, a um fio inextensível, formano uma balança em equilíbrio.

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Upf 014) Durante uma experiência em um laboratório e física, um balão (esses usaos em festas e aniversário) cheio e ar, e massa total m = 1 g, carregao eletricamente com uma carga q negativa, flutua

Leia mais

Resoluções dos testes propostos

Resoluções dos testes propostos os funamentos a física Uniae A Capítulo Campo elétrico Resoluções os testes propostos 1 T.5 Resposta: Daos: F e 10 N; q 50 mc 50 10 C A carga q é negativa. ntão a força elétrica F e e o vetor campo elétrico

Leia mais

Física A figura mostra um gráfico da velocidade em função do tempo para um veículo

Física A figura mostra um gráfico da velocidade em função do tempo para um veículo Física 1 Valores e algumas granezas físicas Aceleração a graviae: 10 m/s 2 Densiae a água: 1,0 g/cm 3 k = 1/4πε 0 = 9,0 10 9 N.m 2 /c 2 1 atm = 1,0 x 10 5 N/m 2 sen = 0,5 01. A figura mostra um gráfico

Leia mais

Resoluções dos testes propostos

Resoluções dos testes propostos os funamentos a física 3 Uniae Resoluções os testes propostos 1 T.1 Resposta: a viro e lã algoão e enxofre algoão e lã Trecho a série triboelétrica com os materiais aos: viro; lã; algoão; enxofre ortanto,

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos os funamentos a física 3 Uniae A Capítulo Campo elétrico Resoluções os exercícios propostos.3 Daos: q 0 C; 0 N (vertical, escenente); a) Intensiae: 0 q 0 07 N/C Direção: vertical (a mesma e ) Sentio: escenente

Leia mais

Física E Extensivo V. 7

Física E Extensivo V. 7 Extensivo V 7 esolva Aula 5 5) D W Fe E c B E c E V c AB ~ E c Variação e energia cinética Q E p k Q (, )( 54 4 ) 6 ( )( ) Q, 5 C Q 6 C Q µc E c E c E c E c,5,4 E c,55 J E c E c E c E c,7,5 E c,55 J E

Leia mais

Específica de Férias Prof. Walfredo

Específica de Férias Prof. Walfredo Específica e Férias Prof. Walfreo 01 Aluno(a): /07/01 1. (Unicamp 01) Em 01 foi comemorao o centenário a escoberta os raios cósmicos, que são partículas provenientes o espaço. a) Os neutrinos são partículas

Leia mais

FÍSICA Professor: João Macedo

FÍSICA Professor: João Macedo FÍSICA Professor: João Maceo Aluno(a): 0 08/08/014 01. Duas esferas metálicas iguais, A e B, estão carregaas com cargas QA = + 76μC e QB = + 8μC, respectivamente. Inicialmente, a esfera A é conectaa momentaneamente

Leia mais

VESTIBULAR 2012 / 3º DIA

VESTIBULAR 2012 / 3º DIA VESTIBULAR 01 / 3º DIA ÍSICA 33. Consiere um rio e margens paralelas, cuja istância entre as margens é e 140 m. A velociae a água em relação às margens é e 0 m/s. Um bote cuja velociae em relação à água

Leia mais

Física. Resolução: E = 4 x 10 7 N/C como Q > 0 o campo elétrico será de afastamento e horizontal. Resolução:

Física. Resolução: E = 4 x 10 7 N/C como Q > 0 o campo elétrico será de afastamento e horizontal. Resolução: letrostática 01. Determine a intensiae, a ireção e o sentio o campo elétrico ( ) gerao pela carga fixa (Q = +4µc) num ponto x o espaço, istante 3cm esta (conforme a figura). k = 9 x 10 9 N. m /C x Q -

Leia mais

Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo

Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo Potencial elétrico e energia potencial elétrica Potencial elétrico Se uma carga de prova q for colocada em um campo elétrico, ficará sujeita a uma

Leia mais

PUC-RIO CB-CTC. P2 DE ELETROMAGNETISMO terça-feira. Nome : Assinatura: Matrícula: Turma:

PUC-RIO CB-CTC. P2 DE ELETROMAGNETISMO terça-feira. Nome : Assinatura: Matrícula: Turma: PUC-RIO CB-CTC P DE ELETROMAGNETISMO 06.05.4 terça-feira Nome : Assinatura: Matrícula: Turma: NÃO SERÃO ACEITAS RESPOSTAS SEM JUSTIFICATIVAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS. Não é permitio estacar folhas a prova

Leia mais

2007 2ª. fase Prova para alunos do 3º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 3º. ano.

2007 2ª. fase Prova para alunos do 3º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 3º. ano. 007 ª. fase Prova para alunos o 3º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova estina-se exclusivamente a alunos o 3º. ano. 0) A prova contém oito (8) questões e TODAS DEVEM SER RESOLVIDAS.

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA DISCIPLINA: FÍSICA ASSUNTO: CAMPO ELÉTRICO, POTENCIAL ELÉTRICO,

Leia mais

LISTA ELETROSTÁTICA. Prof: Werlley toledo

LISTA ELETROSTÁTICA. Prof: Werlley toledo LISTA ELETROSTÁTICA Prof: Werlley toledo 01 - (UEPG PR) Uma pequena esfera com carga q é colocada em uma região do espaço onde há um campo elétrico. Sobre esse evento físico, assinale o que for correto.

Leia mais

Professora Florence. 1,0 C e q3

Professora Florence. 1,0 C e q3 TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Dados: Aceleração da gravidade: 10 m/s 3 Densidade do mercúrio: 13,6 g/cm Pressão atmosférica: 5 1,0 10 N/m Constante eletrostática: k 1 4,0 10 N m C 0 0 1. (Ufpe 01) Três

Leia mais

Módulo III Carga Elétrica, Força e Campo Elétrico

Módulo III Carga Elétrica, Força e Campo Elétrico Móulo III Clauia Regina Campos e Carvalho Móulo III Carga létrica, orça e Campo létrico Carga létrica: Denomina-se carga elétrica a proprieae inerente a eterminaas partículas elementares, que proporciona

Leia mais

Escola Politécnica FGE GABARITO DA PR 27 de julho de 2007

Escola Politécnica FGE GABARITO DA PR 27 de julho de 2007 PR Física III Escola Politécnica - 2007 FGE 2203 - GABARITO DA PR 27 e julho e 2007 Questão 1 Uma casca esférica isolante e raio interno a e raio externo tem uma ensiae volumétrica e carga igual a ρ, conforme

Leia mais

= K F G. g = G. Resposta: e. 3 E.R. Uma região isolada da ação de cargas elétricas recebe. Resolução:

= K F G. g = G. Resposta: e. 3 E.R. Uma região isolada da ação de cargas elétricas recebe. Resolução: Tópico 3 Potencial elétrico 53 Tópico 3 xamine as af irmativas a seguir: I. Se F é a intensiae a força eletrostática que atua sobre uma carga q colocaa em certo ponto, o prouto F q representa a intensiae

Leia mais

EDITORIAL MODULO - WLADIMIR

EDITORIAL MODULO - WLADIMIR 1. Um os granes problemas ambientais ecorrentes o aumento a proução inustrial munial é o aumento a poluição atmosférica. A fumaça, resultante a queima e combustíveis fósseis como carvão ou óleo, carrega

Leia mais

( ) Trabalho e Potencial Elétrico ( ) 1,6x10 1,6x10. = 1,0x10 ev. Gabarito Parte I: 4πε. 4 q. 3 m v. Página ,5 0,45 0,9

( ) Trabalho e Potencial Elétrico ( ) 1,6x10 1,6x10. = 1,0x10 ev. Gabarito Parte I: 4πε. 4 q. 3 m v.  Página ,5 0,45 0,9 Trabalho e Potencial Elétrico Gabarito Parte I: a) Como os dois íons formam um sistema mecanicamente isolado (livres de ação de forças externas), ocorre conservação da quantidade de movimento do sistema

Leia mais

Física C Semiextensivo V. 1

Física C Semiextensivo V. 1 ísica C Semiextensivo V 1 xercícios 01) Veraeira Veraeira Veraeira N o e prótons N o e elétrons Veraeira alsa ornecer elétrons Veraeira alsa ossui, porém, a mesma quantiae e cargas positivas e negativas

Leia mais

PROJETO ESPECÍFICAS - UERJ

PROJETO ESPECÍFICAS - UERJ 1) O gráfico mostra como varia a força de repulsão entre duas cargas elétricas, idênticas e puntiformes, em função da distância entre elas. 9 Considerando a constante eletrostática do meio como k 910 Nm

Leia mais

Dielétrico (ou isolante): material que não conduz corrente elétrica mobilidade baixíssima dos portadores de carga

Dielétrico (ou isolante): material que não conduz corrente elétrica mobilidade baixíssima dos portadores de carga Universiae Feeral o Paraná Setor e iências Exatas Departamento e Física Física III Prof. Dr. Ricaro Luiz Viana Referências bibliográficas: H. 7-4, 7-6, 7-7 S. 5-3, 5-5, 5-6 T. -3, -5 ula 8: Dielétricos

Leia mais

DISCIPLINA: Física II - PDF PROFESSOR(A): Eduardo R Emmerick Curso: E.M. TURMA: 2101 / 2102 DATA:

DISCIPLINA: Física II - PDF PROFESSOR(A): Eduardo R Emmerick Curso: E.M. TURMA: 2101 / 2102 DATA: Lista de exercícios 1º Bimestre DISCIPLINA: Física II - PDF PROFESSOR(A): Eduardo R Emmerick Curso: E.M. TURMA: 2101 / 2102 DATA: NOME: Nº.: 01) (UFF) Três esferas condutoras idênticas I, II e II têm,

Leia mais

SOLENÓIDE E INDUTÂNCIA

SOLENÓIDE E INDUTÂNCIA 81 1 SOLENÓDE E NDUTÂNCA 1.1 - O SOLENÓDE Campos magnéticos prouzios por simples conutores, ou por uma única espira são, para efeitos práticos, bastante fracos. Uma forma e se prouzir campos magnéticos

Leia mais

20 m / s num campo elétrico uniforme de módulo 2,5 kn / C, direção e sentido conforme mostra a figura a seguir.

20 m / s num campo elétrico uniforme de módulo 2,5 kn / C, direção e sentido conforme mostra a figura a seguir. 1. (Uece 015) Imediatamente antes de um relâmpago, uma nuvem tem em seu topo predominância de moléculas com cargas elétricas positivas, enquanto sua base é carregada negativamente. Considere um modelo

Leia mais

QUESTÕES PROPOSTAS RESOLUÇÃO POR ETAPAS

QUESTÕES PROPOSTAS RESOLUÇÃO POR ETAPAS Fisica 1.. C Da Terra à Lua Pág. 30A 4.1. (C) As forças»f 1 e»f têm sentios contrários. 4.. (B) O bloco terá nas uas situações movimento uniformemente acelerao. Na situação A, como as forças têm o mesmo

Leia mais

CURSO APOIO FÍSICA RESOLUÇÃO 20 /

CURSO APOIO FÍSICA RESOLUÇÃO 20 / FÍSICA CURSO APOIO 0. Um veículo trafega por uma avenia retilínea e o gráfico mostra a variação o móulo e sua velociae, em função o tempo, em três trechos. Os intervalos e tempo ecorrios em caa um os trechos

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 15 ELETROSTÁTICA REVISÃO GERAL PARTE 2

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 15 ELETROSTÁTICA REVISÃO GERAL PARTE 2 FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 15 ELETROSTÁTICA REVISÃO GERAL PARTE 2 Fixação 1) A figura abaixo representa as linhas de força e as equipotenciais (tracejadas) de campo elétrico uniforme. 5 cm 5 cm 5 cm 70 V

Leia mais

[02] Incorreta. Mesmo neutro, o tanque possui cargas elétricas, porém, em equilíbrio.

[02] Incorreta. Mesmo neutro, o tanque possui cargas elétricas, porém, em equilíbrio. TD DE FÍSICA Resolucões das Questões de Campo elétrico Gabarito: Resposta da questão 1: [E] [I] Verdadeira. Carga elétrica positiva gera campo elétrico de afastamento e carga elétrica negativa gera campo

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Pucrj 013) Duas cargas pontuais q1 = 3,0μC e q = 6,0μC são colocadas a uma distância de 1,0 m entre si. Calcule a distância, em metros, entre a carga q 1 e a posição, situada entre as cargas, onde

Leia mais

As linhas de força de um campo elétrico uniforme

As linhas de força de um campo elétrico uniforme UNIDD Capítulo 2 Campo elétrico Michael Faraay, cientista e conferencista inglês, introuziu os conceitos e campo elétrico e e linhas e força. Uma carga elétrica colocaa num ponto e um campo elétrico fica

Leia mais

Colégio de aplicação Dr. Alfredo José Balbi prof. Thomaz Barone Lista de exercícios campo elétrico

Colégio de aplicação Dr. Alfredo José Balbi prof. Thomaz Barone Lista de exercícios campo elétrico 1. (Upf 01) Uma pequena esfera de 1,6 g de massa é eletrizada retirando-se um número n de elétrons. Dessa forma, quando a esfera é colocada em um campo elétrico uniforme de 1 10 N C, na direção vertical

Leia mais

Prof. V ictor Brasil Elementos de Física - Turma de 6 horas 2018/2

Prof. V ictor Brasil Elementos de Física - Turma de 6 horas 2018/2 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prof. V ictor Brasil Elementos de Física - Turma de 6 horas 018/ Exercícios L9 Gabarito: Resposta da questão 1: [C] Quando o pente é atritado

Leia mais

a) diminui 1 x J. b) aumenta 1 x J. c) diminui 2 x J. d) aumenta 2 x J. e) não se altera.

a) diminui 1 x J. b) aumenta 1 x J. c) diminui 2 x J. d) aumenta 2 x J. e) não se altera. 1. A energia potencial elétrica U de duas partículas em função da distância r que as separa está representada no gráfico da figura abaixo. Uma das partículas está fixa em uma posição, enquanto a outra

Leia mais

FGE Eletricidade I

FGE Eletricidade I FGE0270 Eletriciae I 4 a Lista e exercícios 1. Sejam uas placas metálicas planas, caa uma e área 1.0 m 2, com as quais esejamos construir um capacitor e placas paralelas. Para obtermos uma capacitância

Leia mais

Potencial Elétrico. JUSTIFIQUE sua resposta. A) 3 K0qQ B) 3 K0qQ/10 C) 21 K0qQ D) 21 K0qQ/100

Potencial Elétrico. JUSTIFIQUE sua resposta. A) 3 K0qQ B) 3 K0qQ/10 C) 21 K0qQ D) 21 K0qQ/100 QUESTÃO 1 Uma partícula de carga elétrica puntiforme q = 1,0 ηc é abandonada num ponto de um campo elétrico uniforme de intensidade E = 2,0 N/C. Após se movimentar espontaneamente sobre uma linha de força,

Leia mais

III Corpos rígidos e sistemas equivalentes de forças

III Corpos rígidos e sistemas equivalentes de forças III Corpos rígios e sistemas equivalentes e forças Nem sempre é possível consierar toos os corpos como partículas. Em muitos casos, as imensões os corpos influenciam os resultaos e everão ser tias em conta.

Leia mais

a) carga elétrica. b) campo elétrico. c) corrente elétrica. d) capacitância elétrica. e) condutividade elétrica.

a) carga elétrica. b) campo elétrico. c) corrente elétrica. d) capacitância elétrica. e) condutividade elétrica. fluorescente, por estar próxima a uma descarga elétrica, é o(a) Questão 01 - (ENEM) Em museus de ciências, é comum encontrar-se máquinas que eletrizam materiais e geram intensas descargas elétricas. O

Leia mais

Potencial Elétrico. (Observação: essa questão está na lista 2, resolvida utilizando cinemática, você deve resolvê-la utilizando Potencial Elétrico)

Potencial Elétrico. (Observação: essa questão está na lista 2, resolvida utilizando cinemática, você deve resolvê-la utilizando Potencial Elétrico) QUESTÃO 1 Uma partícula de carga elétrica puntiforme q = 1,0 ηc é abandonada num ponto de um campo elétrico uniforme de intensidade E = 2,0 N/C. Após se movimentar espontaneamente sobre uma linha de força,

Leia mais

Indutância / Circuitos RL. Indutância Mútua

Indutância / Circuitos RL. Indutância Mútua Eletriciae e Magnetismo - GC nutância / Circuitos R Oliveira E. asilio Jafet sala 0 crislpo@if.usp.br nutância Mútua Anteriormente consieramos a interação magnética entre ois fios que conuziam correntes

Leia mais

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE FÍSICA 1º/2012. QUESTÃO 1 Valor: 1,0 ponto Nota obtida nesta questão:

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE FÍSICA 1º/2012. QUESTÃO 1 Valor: 1,0 ponto Nota obtida nesta questão: EDUCAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO EDUSESC Área Especial 2/3 Lote B Norte Taguatinga DF Proessores: Demetrius Leão (Fís.1) e Diones Charles (Fís. 2) Ano Letivo: 2012 Segmento: Ensino Méio Disciplina:

Leia mais

3. (Mackenzie 2015) Uma esfera metálica A, eletrizada com carga elétrica igual a 20,0 μc,

3. (Mackenzie 2015) Uma esfera metálica A, eletrizada com carga elétrica igual a 20,0 μc, 1. (Epcar (Afa) 015) Uma peuenina esfera vazaa, no ar, com carga elétrica igual a 1μ C e massa 10 g, é perpassaa por um aro semicircular isolante, e extremiaes A e B, situao num plano vertical. Uma partícula

Leia mais

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 2 Campo elétrico

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 2 Campo elétrico Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: Física I Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 2 Campo elétrico N2 Nota 1. Em certa região existe um vetor campo elétrico vertical e orientado

Leia mais

Cap. 24. Potencial Elétrico. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Potencial elétrico 1

Cap. 24. Potencial Elétrico. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Potencial elétrico 1 Cap. 24 Potencial Elétrico Prof. Oscar Rodrigues dos Santos oscarsantos@utfpr.edu.br Potencial elétrico 1 Energia Potencial Elétrica... O U x x f i F( x) dx F(x) x i x x f x Na Mecânica, nós definimos

Leia mais

Lei de Coulomb. Interação entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes

Lei de Coulomb. Interação entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes Lei de Coulomb Interação entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes A intensidade F da força de interação eletrostática entre duas cargas elétricas puntiformes q 1 e q 2, é diretamente proporcional ao produto

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA Professor: Vilson Mendes Lista de exercícios de Física I ENSINO MÉDIO NOTA: Aluno (: Data SÉRIE/TURMA 3ª Lista 2 Campo Elétrico 1. Em certa região existe um vetor campo

Leia mais

Lei de Coulomb. Página 1 de 9

Lei de Coulomb. Página 1 de 9 1. (Unesp 2015) Em um experimento de eletrostática, um estudante dispunha de três esferas metálicas idênticas, A, B e C, eletrizadas, no ar, com cargas elétricas 5Q, 3Q e 2Q, respectivamente. Utilizando

Leia mais

Campo Elétrico Uniforme 2017

Campo Elétrico Uniforme 2017 Campo Elétrico Uniforme 2017 1. (Uerj 2017) A aplicação de campo elétrico entre dois eletrodos é um recurso eficaz para separação de compostos iônicos. Sob o efeito do campo elétrico, os íons são atraídos

Leia mais

PROVA de FÍSICA MÓDULO II do PISM ( ) QUESTÕES OBJETIVAS. 09. Leia, com atenção:

PROVA de FÍSICA MÓDULO II do PISM ( ) QUESTÕES OBJETIVAS. 09. Leia, com atenção: PROVA e FÍSIA MÓDUO II o PISM (2004-2006) QUESTÕES OBJETIVAS 09. eia, com atenção: Use, se necessário: Aceleração gravitacional g = 0 m/s 2 Densiae a água = 000 kg/m alor latente e vaporização a água =

Leia mais

Escola Politécnica FGE GABARITO DA PS 7 de julho de 2005

Escola Politécnica FGE GABARITO DA PS 7 de julho de 2005 PS Física III Escola Politécnica - 2005 FGE 2203 - GABARITO DA PS 7 e julho e 2005 Questão 1 Um conutor escarregao, esférico e centrao na origem possui uma caviae e forma e localização qualquer como mostra

Leia mais

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 4 Revisão - Eletrostática

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 4 Revisão - Eletrostática Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: ísica I Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 4 Revisão - Eletrostática N2 Nota 01 - (UVEST SP) A lei de conservação da carga elétrica pode

Leia mais

Física IV Poli Engenharia Elétrica: 4ª Aula (14/08/2014)

Física IV Poli Engenharia Elétrica: 4ª Aula (14/08/2014) Física IV Poli Engenharia Elétrica: 4ª Aula (14/08/014) Prof. Alvaro Vannucci Na última aula vimos: A experiência e fena-upla e Thomas Young (1801). Se sin m interferência será construtiva (no ponto P

Leia mais

Campo Elétrico Uniforme

Campo Elétrico Uniforme Campo Elétrico Uniforme 1. (Upf 2012) Uma pequena esfera de 1,6 g de massa é eletrizada retirando-se um número n de elétrons. Dessa forma, quando a esfera é colocada em um campo elétrico uniforme de 9

Leia mais

Trabalho e Potencial Elétrico

Trabalho e Potencial Elétrico Parte I Trabalho e Potencial Elétrico 1 (Ufrj 011) Um íon de massa m e carga elétrica q incide sobre um segundo íon, de mesma massa m e mesma carga q De início, enquanto a separação entre eles é grande

Leia mais

Física III Escola Politécnica GABARITO DA P3 20 de junho de 2013

Física III Escola Politécnica GABARITO DA P3 20 de junho de 2013 Física III - 4320301 Escola Politécnica - 2013 GABARITO DA P3 20 e junho e 2013 Questão 1 Consiere uma superfície S formaa por três quaraos e lao a: ABCD, DEHA e EFGH, como é mostrao na figura. O quarao

Leia mais

Exercícios sobre Força de Coulomb

Exercícios sobre Força de Coulomb Exercícios sobre Força de Coulomb 1-Duas cargas elétricas iguais de 2 10 6 C se repelem no vácuo com uma força de 0,1 N. Sabendo que a constante elétrica do vácuo é de 9 10 9 N m 2 /C 2, qual a distância

Leia mais