20 m / s num campo elétrico uniforme de módulo 2,5 kn / C, direção e sentido conforme mostra a figura a seguir.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "20 m / s num campo elétrico uniforme de módulo 2,5 kn / C, direção e sentido conforme mostra a figura a seguir."

Transcrição

1 1. (Uece 015) Imediatamente antes de um relâmpago, uma nuvem tem em seu topo predominância de moléculas com cargas elétricas positivas, enquanto sua base é carregada negativamente. Considere um modelo simplificado que trata cada uma dessas distribuições como planos de carga paralelos e com distribuição uniforme. Sobre o vetor campo elétrico gerado por essas cargas em um ponto entre o topo e a base, é correto afirmar que a) é vertical e tem sentido de baixo para cima. b) é vertical e tem sentido de cima para baixo. c) é horizontal e tem mesmo sentido da corrente de ar predominante no interior da nuvem. d) é horizontal e tem mesmo sentido no norte magnético da Terra.. (Ufrgs 015) Dois campos, um elétrico e outro magnético, antiparalelos coexistem em certa região do espaço. Uma partícula eletricamente carregada é liberada, a partir do repouso, em um ponto qualquer dessa região. Assinale a alternativa que indica a trajetória que a partícula descreve. a) Circunferencial b) Elipsoidal c) Helicoidal d) Parabólica e) Retilínea 3. (Ufu 015) A Gaiola de Faraday nada mais é do que uma blindagem eletrostática, ou seja, uma superfície condutora que envolve e delimita uma região do espaço. A respeito desse fenômeno, considere as seguintes afirmativas. I. Se o comprimento de onda de uma radiação incidente na gaiola for muito menor do que as aberturas da malha metálica, ela não conseguirá o efeito de blindagem. II. Se o formato da gaiola for perfeitamente esférico, o campo elétrico terá o seu valor máximo no ponto central da gaiola. III. Um celular totalmente envolto em um pedaço de papel alumínio não receberá chamadas, uma vez que está blindado das ondas eletromagnéticas que o atingem. IV. As cargas elétricas em uma Gaiola de Faraday se acumulam em sua superfície interna. Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas. a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) III e IV. 4. (Pucpr 015) Uma carga pontual de 8μ C e g de massa é lançada horizontalmente com velocidade de 0 m / s num campo elétrico uniforme de módulo,5 kn / C, direção e sentido conforme mostra a figura a seguir. A carga penetra o campo por uma região indicada no ponto A, quando passa a sofrer a ação do campo elétrico e também do campo gravitacional, cujo módulo é 10 m / s, direção vertical e sentido de cima para baixo.

2 Ao considerar o ponto A a origem de um sistema de coordenadas xoy, as velocidades passa pela posição x 0, em m / s, são: a) ( 10, 10). b) ( 0, 40) c) (0, 80). d) (16,50). e) (40,10). v x e v y quando a carga 5. (Upf 015) Uma lâmina muito fina e minúscula de cobre, contendo uma carga elétrica q, flutua em equilíbrio numa região do espaço onde existe um campo elétrico uniforme de 0 kn / C, cuja direção é vertical e cujo 19 sentido se dá de cima para baixo. Considerando que a carga do elétron seja de 1,6 10 C e a aceleração gravitacional seja de 10 m / s e sabendo que a massa da lâmina é de 3, mg, é possível afirmar que o número de elétrons em excesso na lâmina é: 1 a) 3,0 10 b) 13 1, c) 1, d),0 10 e) 11 3, (Fuvest 015) A região entre duas placas metálicas, planas e paralelas está esquematizada na figura abaixo. As linhas tracejadas representam o campo elétrico uniforme existente entre as placas. A distância entre as placas é 5 mm e a diferença de potencial entre elas é 300 V. As coordenadas dos pontos A, B e C são mostradas na figura. Determine a) os módulos E A, E B e E C do campo elétrico nos pontos A, B e C, respectivamente; V entre os pontos A e B e entre os pontos B e C, respectivamente; b) as diferenças de potencial V AB e BC c) o trabalho τ realizado pela força elétrica sobre um elétron que se desloca do ponto C ao ponto A. Note e adote: O sistema está em vácuo. 19 Carga do elétron 1,6 10 C.

3 7. (Fuvest 015) Em uma aula de laboratório de Física, para estudar propriedades de cargas elétricas, foi realizado um experimento em que pequenas esferas eletrizadas são injetadas na parte superior de uma câmara, em vácuo, onde há um campo elétrico uniforme na mesma direção e sentido da aceleração local da gravidade Observou-se que, com campo elétrico de módulo igual a 10 V / m, uma das esferas, de massa 3, 10 kg, permanecia com velocidade constante no interior da câmara. Essa esfera tem Note e adote: 19 - carga do elétron 1,6 10 C 19 - carga do próton 1,6 10 C - aceleração local da gravidade 10 m / s a) o mesmo número de elétrons e de prótons. b) 100 elétrons a mais que prótons. c) 100 elétrons a menos que prótons. d) 000 elétrons a mais que prótons. e) 000 elétrons a menos que prótons. 8. (Unesp 015) Modelos elétricos são frequentemente utilizados para explicar a transmissão de informações em diversos sistemas do corpo humano. O sistema nervoso, por exemplo, é composto por neurônios (figura 1), células delimitadas por uma fina membrana lipoproteica que separa o meio intracelular do meio extracelular. A parte interna da membrana é negativamente carregada e a parte externa possui carga positiva (figura ), de maneira análoga ao que ocorre nas placas de um capacitor. A figura 3 representa um fragmento ampliado dessa membrana, de espessura d, que está sob ação de um campo elétrico uniforme, representado na figura por suas linhas de força paralelas entre si e orientadas para cima. A diferença de potencial entre o meio intracelular e o extracelular é V. Considerando a carga elétrica elementar como e, o íon de potássio K, indicado na figura 3, sob ação desse campo elétrico, ficaria sujeito a uma força elétrica cujo módulo pode ser escrito por a) ev d

4 b) e d V c) V d e e d) V d e) e V d TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Considere os dados abaixo para resolver a(s) questão(ões), quando for necessário. Constantes físicas Aceleração da gravidade próximo à superfície da Terra: Aceleração da gravidade próximo à superfície da Lua: 3 Densidade da água: ρ 1,0g cm Velocidade da luz no vácuo: c 3,0 108m s 9 Constante da lei de Coulomb: k0 9,0 10 N m C g 10m s g 1,6m s 9. (Cefet MG 015) Duas cargas elétricas fixas estão separadas por uma distância d conforme mostra o esquema seguinte. Os pontos sobre o eixo x, onde o campo elétrico é nulo, estão localizados em a) x ( ) d e x ( ) d. b) x ( ) d e x ( ) d. c) x ( ) d e x ( ) d. d) x ( ) d. e) x ( ) d.

5 Gabarito: Resposta da questão 1: [B] Segundo os conceitos sobre vetor Campo Elétrico, cargas positivas geram um campo elétrico de afastamento e cargas negativas um campo elétrico de aproximação. Analisando a questão em um ponto P entre o topo e a base da nuvem, tem-se o topo da nuvem, por ser positivo, irá exercer um campo elétrico de afastamento, direção vertical e com orientação para baixo. Como a base da nuvem é negativa, esta irá exercer um campo elétrico que irá corroborar com o exercido com o topo. Logo, o vetor campo elétrico gerado por essas cargas em um ponto entre o topo e a base é vertical e tem sentido de cima para baixo. Resposta da questão : [E] Como a partícula é abandonada do repouso, ela sofre ação apenas da força elétrica, acelerando na mesma direção do campo elétrico. Como os dois campos têm a mesma direção, a velocidade da partícula é paralela ao campo magnético, não surgindo força magnética sobre ela. Portanto ela descreve trajetória retilínea na mesma direção dos dois campos, sofrendo ação apenas do campo elétrico. Resposta da questão 3: [B] [I] (Verdadeira) Se a gaiola metálica for feita com tela metálica de abertura muito maior que o comprimento de onda a blindagem torna-se ineficiente, pois a onda consegue penetrar a gaiola. [II] (Falsa) No interior da gaiola o campo elétrico é nulo. [III] (Verdadeira) O papel alumínio, sendo metálico, agirá como uma gaiola de Faraday, impedindo o recebimento de ondas eletromagnéticas, isto é, o celular não recebe chamadas, pois o campo elétrico no interior do invólucro de alumínio é nulo. [IV] (Falsa) As cargas se acumulam na superfície externa da gaiola. Resposta da questão 4: [B] Esta questão envolve força elétrica, lançamento e composição de movimentos, pois a força elétrica que atua na horizontal da direita para a esquerda, no mesmo sentido do campo elétrico, desacelera a partícula fazendo com que ela mude o sentido de movimento horizontal, enquanto que no campo gravitacional temos uma queda livre. Com isso, temos acelerações negativas tanto no eixo x quanto no eixo y por conta do referencial adotado colocando a origem do sistema cartesiano no ponto A. A análise abaixo tratará os eixos separadamente. Eixo x:

6 A intensidade da força elétrica será: N 6 Fe Eq C 0,0N C Pela segunda Lei de Newton da Dinâmica, a aceleração em x será: Fe 0,0N m ax 10 m 3 10 kg s Usando a equação horária das posições do MRUV para o eixo x, podemos calcular o tempo que a partícula leva para retornar a posição x 0 : ax x x0 v0x t t Substituindo os valores das posições, da velocidade inicial em x e da aceleração em x calculada: t t 0t 5t 0 t' 0s t0 5t 0 t'' 4s Logo, o tempo para que a partícula retorne a origem é de 4 s. Com o tempo podemos calcular a velocidade em cada eixo, usando a equação da velocidade: m m m Em x: vx v0x ax t vx s 0 s s s m m Em y: vy v0y g t vy s 40 s s Resposta da questão 5: [C] Estando a lâmina em equilíbrio, significa que a força elétrica é igual à força gravitacional (peso) e estão em oposição: Fe P Usando as equações correspondentes à essas forças: Fe E q e P m g Ficamos com E q m g Mas a carga total em um corpo eletrizado é dada pelo produto do número (n) individual de portadores de carga (no caso os elétrons) e a carga unitária (e) dessas partículas. q n e Então Ene m g Isolando a quantidade de partículas mg n E e

7 Substituindo os valores com as unidades no Sistema Internacional, temos: 6 m g 3, 10 kg10 m / s 10 n 1,0 10 elétrons E e N / C1,6 10 C Resposta da questão 6: 3 a) Dados: V 300 V; d 5 mm 5 10 m. A figura ilustra os dados. Como se trata de campo elétrico uniforme, EA = EB = EC = E. V E d V E E 6 10 V/m. d b) Da figura: xa = 1 mm e xb = 4 mm. 4 3 AB AB B A AB V E d E x x V 180 V. Como os pontos B e C estão na mesma superfície equipotencial: VBC 0 V. c) Dado: 19 q 1,6 10 C. Analisando a figura dada: VCA VBA VAB 180V. CA τ q V 1, τ,88 10 J. Resposta da questão 7:

8 [B] Dados: q e 1,6 10 C; g 10 m/s ; E 10 N/m; m 3, 10 kg. Como a velocidade é constante, a resultante das forças que agem sobre essa esfera é nula. Isso significa que o peso e a força elétrica têm mesma intensidade e sentidos opostos. Assim, a força elétrica tem sentido oposto ao do campo elétrico, indicando que a carga dessa esfera é negativa. Portanto, a esfera tem mais elétrons que prótons. A figura ilustra a situação. Sendo n o número de elétrons a mais, temos: mg 3, F P q E m g n ee m g n n ee , n Resposta da questão 8: [E] V E d V E ev d F. d F q E F e E Resposta da questão 9: [E] Lembrando, - Cargas Positivas Campo Elétrico Divergente - Cargas Negativas Campo Elétrico Convergente Adotando, Q1 4q Q q Antes de qualquer análise numérica, se faz necessário uma análise quanto as possibilidades de se ter um campo elétrico nulo nesta situação. 1. Em um ponto a esquerda da carga Q, 1 o campo elétrico nunca será nulo, pois o módulo de Q 1 é maior que o de Q e a distância de Q 1 sempre será menor que a de Q.. Em um ponto entre Q 1 e Q, os campos elétricos irão se somar, portanto este nunca será nulo.

9 3. Em um ponto a direita de Q, é possível se ter um ponto em que o campo elétrico resultante seja nulo. Desta forma, para que o campo elétrico seja nulo, o campo elétrico gerado por Q 1 tem que ser igual ao campo elétrico gerado por Q : E E 1 kq 1 1 d d kq 4q q x x d 1 x x dx d x 4dx d x x 4dx d 0 Resolvendo a equação, obtém-se as seguintes respostas: x' d d d x'' d d d Nota-se que x é um ponto a esquerda da carga Q, 1 não sendo uma resposta factível. Logo, a única resposta é x' d.

10 Resumo das questões selecionadas nesta atividade Data de elaboração: 1/1/015 às 3:19 Nome do arquivo: ANEXO 6 - CAMPO ELETRICO Legenda: Q/Prova = número da questão na prova Q/DB = número da questão no banco de dados do SuperPro Q/prova Q/DB Grau/Dif. Matéria Fonte Tipo Baixa... Física... Uece/ Múltipla escolha Baixa... Física... Ufrgs/ Múltipla escolha Média... Física... Ufu/ Múltipla escolha Média... Física... Pucpr/ Múltipla escolha Média... Física... Upf/ Múltipla escolha Baixa... Física... Fuvest/ Analítica Baixa... Física... Fuvest/ Múltipla escolha Baixa... Física... Unesp/ Múltipla escolha Elevada... Física... Cefet MG/ Múltipla escolha

e q2 0 respectivamente nos pontos A e B, conforme a figura a seguir.

e q2 0 respectivamente nos pontos A e B, conforme a figura a seguir. 6 1. Uma partícula de carga q e massa 10 kg foi colocada num ponto próximo à superfície da Terra onde existe um campo elétrico uniforme, vertical e ascendente de intensidade 5 E 10 N. Sabendo que a partícula

Leia mais

CAMPO ELETRICO UNIFORME LISTA 1

CAMPO ELETRICO UNIFORME LISTA 1 1. (Fuvest 2015) Em uma aula de laboratório de Física, para estudar propriedades de cargas elétricas, foi realizado um experimento em que pequenas esferas eletrizadas são injetadas na parte superior de

Leia mais

Campo Elétrico intensidade E 10 N C.

Campo Elétrico intensidade E 10 N C. Campo Elétrico 017 6 1. (Espcex (Aman) 017) Uma partícula de carga q e massa 10 kg foi colocada num ponto próximo à superfície da Terra onde existe um campo elétrico uniforme, vertical e ascendente de

Leia mais

Campo Elétrico Uniforme 2017

Campo Elétrico Uniforme 2017 Campo Elétrico Uniforme 2017 1. (Uerj 2017) A aplicação de campo elétrico entre dois eletrodos é um recurso eficaz para separação de compostos iônicos. Sob o efeito do campo elétrico, os íons são atraídos

Leia mais

LISTA ELETROSTÁTICA. Prof: Werlley toledo

LISTA ELETROSTÁTICA. Prof: Werlley toledo LISTA ELETROSTÁTICA Prof: Werlley toledo 01 - (UEPG PR) Uma pequena esfera com carga q é colocada em uma região do espaço onde há um campo elétrico. Sobre esse evento físico, assinale o que for correto.

Leia mais

Campo Elétrico Uniforme

Campo Elétrico Uniforme Campo Elétrico Uniforme 1. (Upf 2012) Uma pequena esfera de 1,6 g de massa é eletrizada retirando-se um número n de elétrons. Dessa forma, quando a esfera é colocada em um campo elétrico uniforme de 9

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Pucrj 013) Duas cargas pontuais q1 = 3,0μC e q = 6,0μC são colocadas a uma distância de 1,0 m entre si. Calcule a distância, em metros, entre a carga q 1 e a posição, situada entre as cargas, onde

Leia mais

Colégio de aplicação Dr. Alfredo José Balbi prof. Thomaz Barone Lista de exercícios campo elétrico

Colégio de aplicação Dr. Alfredo José Balbi prof. Thomaz Barone Lista de exercícios campo elétrico 1. (Upf 01) Uma pequena esfera de 1,6 g de massa é eletrizada retirando-se um número n de elétrons. Dessa forma, quando a esfera é colocada em um campo elétrico uniforme de 1 10 N C, na direção vertical

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO Questão Como são esferas metálicas idênticas, a carga Q é igualmente distribuída entre elas. Ou seja, cada esfera adquire carga Q. Como são cargas de mesmo sinal, 4 cada uma repele as outras três. Imediatamente

Leia mais

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 2 Campo elétrico

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 2 Campo elétrico Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: Física I Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 2 Campo elétrico N2 Nota 1. Em certa região existe um vetor campo elétrico vertical e orientado

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA DISCIPLINA: FÍSICA ASSUNTO: CAMPO ELÉTRICO, POTENCIAL ELÉTRICO,

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA Professor: Vilson Mendes Lista de exercícios de Física I ENSINO MÉDIO NOTA: Aluno (: Data SÉRIE/TURMA 3ª Lista 2 Campo Elétrico 1. Em certa região existe um vetor campo

Leia mais

Professora Florence. 1,0 C e q3

Professora Florence. 1,0 C e q3 TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Dados: Aceleração da gravidade: 10 m/s 3 Densidade do mercúrio: 13,6 g/cm Pressão atmosférica: 5 1,0 10 N/m Constante eletrostática: k 1 4,0 10 N m C 0 0 1. (Ufpe 01) Três

Leia mais

Eletromagnetismo aula 02. Maria Inês Castilho

Eletromagnetismo aula 02. Maria Inês Castilho Eletromagnetismo aula 02 Maria Inês Castilho Campo Elétrico (E) Chama-se de campo elétrico de uma carga elétrica Q, a região que envolve esta carga e dentro da qual a carga consegue exercer ações elétricas.

Leia mais

Campo Elétrico. em q = 10 5 C, colocada a 1 m de Q.

Campo Elétrico. em q = 10 5 C, colocada a 1 m de Q. Campo Elétrico Conceito Campo Elétrico 1) Num ponto de um campo elétrico, o vetor campo elétrico tem direção horizontal, sentido da direita para a esquerda e intensidade 10 N/C. Coloca-se, nesse ponto,

Leia mais

PROJETO ESPECÍFICAS - UERJ

PROJETO ESPECÍFICAS - UERJ 1) O gráfico mostra como varia a força de repulsão entre duas cargas elétricas, idênticas e puntiformes, em função da distância entre elas. 9 Considerando a constante eletrostática do meio como k 910 Nm

Leia mais

3ª série LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Jean Jaspion DIA: MÊS: 02 POTENCIAL ELÉTRICO. Segmento temático: Turma: A ( ) / B ( )

3ª série LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Jean Jaspion DIA: MÊS: 02 POTENCIAL ELÉTRICO. Segmento temático: Turma: A ( ) / B ( ) LISTA: 03 3ª série Ensino Médio Professor(a): Jean Jaspion Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: QUESTÃO 01 (FAMERP SP/2015) A figura mostra esquematicamente um tubo de raios catódicos, no

Leia mais

Exercícios de Aprofundamento 2015 Fis Potencial Elétrico

Exercícios de Aprofundamento 2015 Fis Potencial Elétrico Exercícios de Aprofundamento 015 Fis Potencial Elétrico 1. (Unifesp 015) Uma carga elétrica puntiforme Q 0 está fixa em uma região do espaço e cria um campo elétrico ao seu redor. Outra carga elétrica

Leia mais

[02] Incorreta. Mesmo neutro, o tanque possui cargas elétricas, porém, em equilíbrio.

[02] Incorreta. Mesmo neutro, o tanque possui cargas elétricas, porém, em equilíbrio. TD DE FÍSICA Resolucões das Questões de Campo elétrico Gabarito: Resposta da questão 1: [E] [I] Verdadeira. Carga elétrica positiva gera campo elétrico de afastamento e carga elétrica negativa gera campo

Leia mais

CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física III Revisão: Campo Elétrico Prof.

CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física III Revisão: Campo Elétrico Prof. CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física III Revisão: Campo Elétrico Prof. Aloísio Elói Dizemos que existe um campo elétrico E em certa região do espaço se uma

Leia mais

Campo Elétrico. a) Q < 0 e q < 0. b) Q > 0 e q < 0. c) Q < 0 e q neutra. d) Q > 0 e q > 0. e) Q < 0 e q > 0.

Campo Elétrico. a) Q < 0 e q < 0. b) Q > 0 e q < 0. c) Q < 0 e q neutra. d) Q > 0 e q > 0. e) Q < 0 e q > 0. QUESTÃO 1 Uma partícula carregada positivamente é abandonada do ponto A da figura, presa a um fio isolante, em uma região de campo elétrico uniforme, como mostra a figura. Desprezando a ação gravitacional,

Leia mais

Lei de Coulomb. Interação entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes

Lei de Coulomb. Interação entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes Lei de Coulomb Interação entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes A intensidade F da força de interação eletrostática entre duas cargas elétricas puntiformes q 1 e q 2, é diretamente proporcional ao produto

Leia mais

Colégio Planeta. Prof.: Pedrão FÍSICA Data: 06 / 06 / Aluno(a): 2ª Série Turma: Turno:

Colégio Planeta. Prof.: Pedrão FÍSICA Data: 06 / 06 / Aluno(a): 2ª Série Turma: Turno: Colégio Planeta Prof.: Pedrão FÍSICA Data: 06 / 06 / 018 04 Aluno(a): ª Série Turma: Turno: 01 - (UEG GO/015) Uma carga Q está fixa no espaço, a uma distância d dela existe um ponto P, no qual é colocada

Leia mais

Considere os seguintes dados nas questões de nº 01 a 04. Determine a grandeza que falta (F m,v,b)

Considere os seguintes dados nas questões de nº 01 a 04. Determine a grandeza que falta (F m,v,b) Considere os seguintes dados nas questões de nº 01 a 04. Determine a grandeza que falta (F m,v,b) 01. 02. 03. 04. 05. A figura representa um fio condutor reto de comprimento 10cm, percorrido por corrente

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 13 ELETROSTÁTICA: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 13 ELETROSTÁTICA: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 13 ELETROSTÁTICA: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME ++ + ++++++++ + + + + + +++ - - - - - - - - - - - - - - - - - - - + + + + + A F B E - - - - - V A V B d P 2 { 1,0 cm + 10 cm P 1 { 1,0

Leia mais

Eletrostática. O átomo, o elétron, o próton e o neutron. Carga elétrica

Eletrostática. O átomo, o elétron, o próton e o neutron. Carga elétrica Eletrostática O átomo, o elétron, o próton e o neutron O átomo é a menor partícula capaz de identificar um elemento químico. Ele consiste em um núcleo central que contém uma carga convencionada de positiva

Leia mais

INSCREVA-SE: CANAL FISICA DIVERTIDA. ELETRIZAÇÃO, LEI DE COULOMB e CAMPO ELÉTRICO

INSCREVA-SE: CANAL FISICA DIVERTIDA. ELETRIZAÇÃO, LEI DE COULOMB e CAMPO ELÉTRICO ELETRIZAÇÃO, LEI DE COULOMB e CAMPO ELÉTRICO 1. (FUVEST) Três esferas metálicas, M 1, M 2 e M 3, de mesmo diâmetro e montadas em suportes isolantes, estão bem afastadas entre si e longe de outros objetos.

Leia mais

Engenharia Ambiental 3ª lista (Campo elétrico e Linhas de Campo elétrico)

Engenharia Ambiental 3ª lista (Campo elétrico e Linhas de Campo elétrico) 1. (G1) Defina Campo e cite 2 exemplos. 2. (G1) Defina "Campo elétrico". 3. (G1) Por que os prótons possuem carga positiva e os elétrons possuem carga negativa? 4. (Udesc 97) Na figura a seguir aparece

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 15 ELETROSTÁTICA REVISÃO GERAL PARTE 2

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 15 ELETROSTÁTICA REVISÃO GERAL PARTE 2 FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 15 ELETROSTÁTICA REVISÃO GERAL PARTE 2 Fixação 1) A figura abaixo representa as linhas de força e as equipotenciais (tracejadas) de campo elétrico uniforme. 5 cm 5 cm 5 cm 70 V

Leia mais

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 2 Processos de Eletrização III - Força Elétrica I

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 2 Processos de Eletrização III - Força Elétrica I Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 2 Processos de Eletrização III - Força Elétrica I 1 (UFPA) Um corpo A, eletricamente positivo, eletriza um corpo B que inicialmente estava eletricamente

Leia mais

Potencial Elétrico. JUSTIFIQUE sua resposta. A) 3 K0qQ B) 3 K0qQ/10 C) 21 K0qQ D) 21 K0qQ/100

Potencial Elétrico. JUSTIFIQUE sua resposta. A) 3 K0qQ B) 3 K0qQ/10 C) 21 K0qQ D) 21 K0qQ/100 QUESTÃO 1 Uma partícula de carga elétrica puntiforme q = 1,0 ηc é abandonada num ponto de um campo elétrico uniforme de intensidade E = 2,0 N/C. Após se movimentar espontaneamente sobre uma linha de força,

Leia mais

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO 1. (Ufpe 96) Duas cargas elétricas - Q e + q são mantidas nos pontos A e B, que distam 82 cm um do outro (ver figura). Ao se medir o potencial elétrico no ponto C, à direta de B e situado sobre a reta

Leia mais

Potencial Elétrico. (Observação: essa questão está na lista 2, resolvida utilizando cinemática, você deve resolvê-la utilizando Potencial Elétrico)

Potencial Elétrico. (Observação: essa questão está na lista 2, resolvida utilizando cinemática, você deve resolvê-la utilizando Potencial Elétrico) QUESTÃO 1 Uma partícula de carga elétrica puntiforme q = 1,0 ηc é abandonada num ponto de um campo elétrico uniforme de intensidade E = 2,0 N/C. Após se movimentar espontaneamente sobre uma linha de força,

Leia mais

ENERGIA POTENCIAL. Prof. Márcio Marinho

ENERGIA POTENCIAL. Prof. Márcio Marinho ENERGIA POTENCIAL Prof. Márcio Marinho Energia potencial gravitacional (Energia armazenada) Energia potencial elástica (Energia armazenada) Energia potencial elétrica (Energia armazenada) q E p = K Q q

Leia mais

CAMPO ELÉTRICO UNIFORME 2 LISTA

CAMPO ELÉTRICO UNIFORME 2 LISTA 1. (Fatec 2008) Um elétron é colocado em repouso entre duas placas paralelas carregadas com cargas iguais e de sinais contrários. Considerando desprezível o peso do elétron, pode-se afirmar que este: a)

Leia mais

Física Unidade VI Série 2

Física Unidade VI Série 2 01 A força magnética F é perpendicular, simultaneamente, ao campo indução B e a velocidade v. No entanto v e B não são, necessariamente, perpendiculares entre si. Resposta: B 1 02 Como a velocidade é paralelo

Leia mais

NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS:

NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS: NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS: CAPÍTULO 4 FORÇA MAGNÉTICA... 3 Definição... 3 Novos Aspectos da Força Magnética... 4 Condutores Paralelos... 5 1 CAPÍTULO 4 FORÇA MAGNÉTICA 1 DEFINIÇÃO

Leia mais

TRABALHO E POTENCIAL ELÉTRICO

TRABALHO E POTENCIAL ELÉTRICO TRABALHO E POTENCIAL ELÉTRICO 1. (Ufsm 2014) A tecnologia dos aparelhos eletroeletrônicos está baseada nos fenômenos de interação das partículas carregadas com campos elétricos e magnéticos. A figura representa

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3º Série Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o.

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3º Série Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o. 65 COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3º Série Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física Estudante:. N o. Trabalho de recuperação semestral. Data: 01/08/2018 Valor: Nota: 1 - (PUC) Os corpos eletrizados

Leia mais

1. (Ufrj) Um satélite geoestacionário, portanto com período igual a um dia, descreve ao redor da Terra uma

1. (Ufrj) Um satélite geoestacionário, portanto com período igual a um dia, descreve ao redor da Terra uma 1. (Ufrj) Um satélite geoestacionário, portanto com período igual a um dia, descreve ao redor da Terra uma trajetória circular de raio R. Um outro satélite, também em órbita da Terra, descreve trajetória

Leia mais

Exercícios com Gabarito de Física Superfícies Equipotenciais e Linhas de Força

Exercícios com Gabarito de Física Superfícies Equipotenciais e Linhas de Força Exercícios com Gabarito de Física Superfícies Equipotenciais e Linhas de Força 1) (Faap-1996) A figura mostra, em corte longitudinal, um objeto metálico oco, eletricamente carregado. Em qual das regiões

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 32 MAGNETISMO: FORÇA MAGNÉTICA REVISÃO

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 32 MAGNETISMO: FORÇA MAGNÉTICA REVISÃO FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 32 MAGNETISMO: FORÇA MAGNÉTICA REVISÃO Fixação - 1) Em cada caso mostrado abaixo, determine a força magnética (direção e sentido) que atua na carga elétrica q, lançada com velocidade

Leia mais

1º ano FÍSICA Prof. Cícero 2º Bimestre

1º ano FÍSICA Prof. Cícero 2º Bimestre 1º ano FÍSICA Prof. Cícero º Bimestre 1. (Ufjf-pism 3 017) Duas cargas elétricas, q1 1μC e q 4 μc, estão no vácuo, fixas nos pontos 1 e, e separadas por uma distância d 60 cm, como mostra a figura abaixo.

Leia mais

UNESP 2015 (Questões 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82)

UNESP 2015 (Questões 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82) (Questões 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82) 1. (Questão 75) A figura representa, de forma simplificada, parte de um sistema de engrenagens que tem a função de fazer girar duas hélices, H1 e H2. Um eixo ligado

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 TRIM

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 TRIM LISTA DE EXERCÍCIOS Recuperação 3 TRIM 2018 1.Na figura a seguir, Q=20μC e q =1,5μC são cargas puntiformes no vácuo. O trabalho realizado pela forca elétrica em levar à carga q do ponto A ao o ponto B

Leia mais

Lei de Coulomb. Página 1 de 9

Lei de Coulomb. Página 1 de 9 1. (Unesp 2015) Em um experimento de eletrostática, um estudante dispunha de três esferas metálicas idênticas, A, B e C, eletrizadas, no ar, com cargas elétricas 5Q, 3Q e 2Q, respectivamente. Utilizando

Leia mais

Nome do Aluno: Nº Ensino Médio 2º ano.

Nome do Aluno: Nº Ensino Médio 2º ano. Valor do trabalho: 10 pontos NOTA: Nome do Aluno: Nº Ensino Médio 2º ano. Trabalho de recuperação paralela de Física Setor A Prof. Douglas Rizzi Data: / / INSTRUÇÕES GERAIS: Responda os testes com atenção

Leia mais

FÍSICA BÁSICA III. Aula 2: Campo Elétrico

FÍSICA BÁSICA III. Aula 2: Campo Elétrico FÍSICA BÁSICA III Aula 2: Campo Elétrico Campo Elétrico Como duas partículas carregadas podem interagir mesmo estando no vácuo? Dizemos que uma partícula carregada produz um campo elétrico ao seu redor.

Leia mais

e 1,60 10 C; 1pg 10 g; g 10m s a) 45,0 b) 90,0 c) 250 d) 450 e) 600

e 1,60 10 C; 1pg 10 g; g 10m s a) 45,0 b) 90,0 c) 250 d) 450 e) 600 1. Em um experimento de Millikan (determinação da carga do elétron com gotas de óleo), sabe-se que cada gota tem uma massa de 1,60 pg e possui uma carga excedente de quatro elétrons. Suponha que as gotas

Leia mais

:desenho abaixo. Considerando a intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s 2, qual a intensidade da força de tração em cada corda?

:desenho abaixo. Considerando a intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s 2, qual a intensidade da força de tração em cada corda? 1 - Um fio condutor retilíneo e muito longo é percorrido por uma corrente elétrica i = 4,0 A. Sabendo que a permeabilidade magnética do meio é, pode-se afirmar que o módulo do campo magnético, a uma distância

Leia mais

a) diminui 1 x J. b) aumenta 1 x J. c) diminui 2 x J. d) aumenta 2 x J. e) não se altera.

a) diminui 1 x J. b) aumenta 1 x J. c) diminui 2 x J. d) aumenta 2 x J. e) não se altera. 1. A energia potencial elétrica U de duas partículas em função da distância r que as separa está representada no gráfico da figura abaixo. Uma das partículas está fixa em uma posição, enquanto a outra

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Eletrostática e Campo Elétrico

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Eletrostática e Campo Elétrico Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Eletrostática e Campo Elétrico 1. (Pucrj 2010) O que acontece com a força entre duas cargas

Leia mais

Eletricidade lista de exercícios

Eletricidade lista de exercícios Eletricidade lista de exercícios Requisito: leitura da seção 9.6 do livro B. Alvarenga (além do conhecimento da última lição: linhas de força e superfícies equipotenciais.) 1. (BA) Uma carga positiva Q

Leia mais

Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo

Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo Potencial elétrico e energia potencial elétrica Potencial elétrico Se uma carga de prova q for colocada em um campo elétrico, ficará sujeita a uma

Leia mais

Tópico 4 ELETROSTÁTICA

Tópico 4 ELETROSTÁTICA 1 CADERNO DE ATIVIDADES Tópico 4 ELETROSTÁTICA Estas atividades constituem-se no foco das atividades presenciais quando dúvidas serão dirimidas e os conceitos envolvidos, aprofundados. Por isso, sugerimos

Leia mais

APROFUNDAMENTO DO PRIMEIRO CAPÍTULO Extensivo Prof. Adson Filizzola

APROFUNDAMENTO DO PRIMEIRO CAPÍTULO Extensivo Prof. Adson Filizzola APROFUNDAMENTO DO PRIMEIRO CAPÍTULO Extensivo 2016 - Prof. Adson Filizzola 01. A figura ilustra dois pêndulos elétricos feitos com esferas condutoras de mesmo raio. Elas foram eletrizadas por contato com

Leia mais

Colégio de aplicação Dr. Alfredo José Balbi prof. Thomaz Barone Lista de exercícios campo elétrico

Colégio de aplicação Dr. Alfredo José Balbi prof. Thomaz Barone Lista de exercícios campo elétrico 1. (Ufg 2014) Um capacitor de placas paralelas é formado por duas placas metálicas grandes ligadas a um gerador ue mantém uma diferença de potencial tal ue o campo elétrico uniforme gerado no interior

Leia mais

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 4 Revisão - Eletrostática

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 4 Revisão - Eletrostática Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: ísica I Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 4 Revisão - Eletrostática N2 Nota 01 - (UVEST SP) A lei de conservação da carga elétrica pode

Leia mais

Fortaleza Ceará TD DE FÍSICA/DATA: 15/03/14

Fortaleza Ceará TD DE FÍSICA/DATA: 15/03/14 PROFESSOR: ADRIANO OLIVEIRA TD DE FÍSICA/DATA: 15/03/14 1. (Uerj 014) A figura abaixo ilustra uma ferramenta utilizada para apertar ou desapertar determinadas peças metálicas. Para apertar uma peça, aplicando-se

Leia mais

Prof. V ictor Brasil Elementos de Física - Turma de 6 horas 2018/2

Prof. V ictor Brasil Elementos de Física - Turma de 6 horas 2018/2 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prof. V ictor Brasil Elementos de Física - Turma de 6 horas 018/ Exercícios L9 Gabarito: Resposta da questão 1: [C] Quando o pente é atritado

Leia mais

Primeira Prova 2. semestre de /10/2013 TURMA PROF.

Primeira Prova 2. semestre de /10/2013 TURMA PROF. D Física Teórica II Primeira Prova 2. semestre de 2013 19/10/2013 ALUNO TURMA PROF. ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 1 Assine todas as folhas das questões antes de começar a prova. 2 - Os professores

Leia mais

As figuras acima mostram as linhas de indução de um campo magnético uniforme B r

As figuras acima mostram as linhas de indução de um campo magnético uniforme B r 1) No sistema mostrado abaixo, as roldanas e os fios são ideais e o atrito é considerado desprezível. As roldanas A, B, e C são fixas e as demais são móveis sendo que o raio da roldana F é o dobro do raio

Leia mais

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 3 Campo Elétrico Linhas de Força Campo Elétrico de uma Esfera Condutora

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 3 Campo Elétrico Linhas de Força Campo Elétrico de uma Esfera Condutora Aprimorando os Conhecimentos de letricidade Lista 3 Campo létrico Linhas de Força Campo létrico de uma sfera Condutora 1. (UFRS-004) Duas cargas elétricas, A e B, sendo A de C e B de 4C, encontram-se em

Leia mais

Trabalho e Potencial Elétrico

Trabalho e Potencial Elétrico Parte I Trabalho e Potencial Elétrico 1 (Ufrj 011) Um íon de massa m e carga elétrica q incide sobre um segundo íon, de mesma massa m e mesma carga q De início, enquanto a separação entre eles é grande

Leia mais

Primeira Prova 2º. semestre de /09/2017 ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA

Primeira Prova 2º. semestre de /09/2017 ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA Física Teórica II Primeira Prova 2º. semestre de 2017 23/09/2017 ALUNO Gabarito NOTA DA TURMA PROF. PROVA 1 Assine a prova antes de começar. ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 2 Os professores não poderão

Leia mais

corpos eletrizados carg r a g s campo elétrico

corpos eletrizados carg r a g s campo elétrico Introdução A princípio vimos que corpos eletrizados ficam sujeitos a forças de atração ou de repulsão, dependendo dos tipos de cargas que possuem. Um corpo eletrizado é capaz de repelir e de ser repelido

Leia mais

UNESP 2015 (Questões 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82)

UNESP 2015 (Questões 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82) (Questões 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82) 1. (Questão 75) A figura representa, de forma simplificada, parte de um sistema de engrenagens que tem a função de fazer girar duas hélices, H1 e H2. Um eixo ligado

Leia mais

Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos

Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos Exercícios Sugeridos (21/03/2007) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. A19.1 (a) Calcule o número de elétrons em um pequeno alfinete de prata

Leia mais

Lista de Exercícios de Física 3º ano do Ensino Médio

Lista de Exercícios de Física 3º ano do Ensino Médio Lista de Exercícios de Física 3º ano do Ensino Médio Cargas elétricas 1. Um corpo condutor inicialmente neutro perde 5,0. 10 13 elétrons. Considerando a carga elementar e=1,6. 10-19, qual será a carga

Leia mais

FÍSICA LISTA - TRABALHO DA FORÇA ELÉTRICA POTENCIAL ELÉTRICO E TRABALHO DA FORÇA ELÉTRICA

FÍSICA LISTA - TRABALHO DA FORÇA ELÉTRICA POTENCIAL ELÉTRICO E TRABALHO DA FORÇA ELÉTRICA FÍSICA Prof. Bruno LISTA - TRABALHO DA FORÇA ELÉTRICA POTENCIAL ELÉTRICO E TRABALHO DA FORÇA ELÉTRICA 1. (UNIFESP-2008) A figura representa a configuração de um campo elétrico gerado por duas partículas

Leia mais

Exercícios sobre Força de Coulomb

Exercícios sobre Força de Coulomb Exercícios sobre Força de Coulomb 1-Duas cargas elétricas iguais de 2 10 6 C se repelem no vácuo com uma força de 0,1 N. Sabendo que a constante elétrica do vácuo é de 9 10 9 N m 2 /C 2, qual a distância

Leia mais

Campo elétrico. Gabarito Parte I: Página 1. E d= U E = = E 6 10 V. F el = q E= 1, q Q Q.r

Campo elétrico. Gabarito Parte I:  Página 1. E d= U E = = E 6 10 V. F el = q E= 1, q Q Q.r Gabarito Parte I: Campo elétrico Dados: d= cm= m; U = 1 V; q = e= 1,6 C. a) O enunciado cita duas placas, mas mostra dois fios. Considerando que no plano dos fios o campo elétrico seja uniforme: U 1 E

Leia mais

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários.

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. Lista de exercício 3 - Fluxo elétrico e Lei de Gauss Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. 1. A superfície quadrada da Figura tem 3,2 mm de lado e está imersa

Leia mais

FÍSICA 2. LISTA 1 :Carga elétrica e Lei de Coulomb

FÍSICA 2. LISTA 1 :Carga elétrica e Lei de Coulomb FÍSICA 2 LISTA 1 :Carga elétrica e Lei de Coulomb 1) Determine a carga elétrica de um condutor que, estando inicialmente neutro, perdeu 5,0 x 10 13 elétrons. Dado: carga elementar e = 1,6 x 10 19 C (Resposta:

Leia mais

Tarefa. a) b) c) d) e) 05. (PUC SP) Três cargas puntiformes +Q, Q e +Q estão fixas nos vértices A, B e C de um quadrado, conforme a figura.

Tarefa. a) b) c) d) e) 05. (PUC SP) Três cargas puntiformes +Q, Q e +Q estão fixas nos vértices A, B e C de um quadrado, conforme a figura. AFA/EFOMM - Lista de exercícios - M2 Prof Xuxa Força elétrica Tarefa 01 (Unifesp) Uma estudante notou que, ao colocar sobre uma mesa horizontal três pêndulos eletrostáticos idênticos, equidistantes entre

Leia mais

1º ANO 17 FÍSICA 1º Lista 1

1º ANO 17 FÍSICA 1º Lista 1 Nome do aluno Turma Nº Questões Disciplina Trimestre Trabalho Data 1º ANO 17 FÍSICA 1º Lista 1 1. (UECE-1997) A matéria, em seu estado normal, não manifesta propriedades elétricas. No atual estágio de

Leia mais

Segunda aula de Fundamentos de Eletromagnetismo

Segunda aula de Fundamentos de Eletromagnetismo Segunda aula de Fundamentos de Eletromagnetismo Prof. Vicente Barros 1- Revisão de vetores. 2- Revisão sobre carga elétrica. 3- Revisão condutores e isolantes 4- Revisão sobre Lei de Coulomb. Revisão de

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Força Magnética em Cargas

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Força Magnética em Cargas Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Força Magnética em Cargas 1. (G1 - ifsp 2012) Os ímãs têm larga aplicação em nosso cotidiano tanto

Leia mais

Aula 3 Campo Elétrico

Aula 3 Campo Elétrico Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Física Física III Prof. Dr. Ricardo Luiz Viana Referências bibliográficas: H. 4-, 4-, 4-8 S. -6, -8, 4-7 T. 18-4, 18-5 Aula Campo

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 3ª Etapa 2013

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 3ª Etapa 2013 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2013 Disciplina:Física Ano: 2º Professor (a): Marcos Vinicius Turma: 2º FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Na situação descrita, a resultante das forças que atuam sobre a esfera tem intensidade dada por

Na situação descrita, a resultante das forças que atuam sobre a esfera tem intensidade dada por Questões de Eletrostática dos Últimos Vestibulares Prof. Rafael 1 (UNESP 2012) Uma pequena esfera de massa m, eletrizada com uma carga elétrica, está presa a um ponto fixo P por um fio isolante, numa região

Leia mais

Lista para as aula 16 e 17 / Professor Caio

Lista para as aula 16 e 17 / Professor Caio 1. (Mackenzie 2018) Considere as seguintes afirmações. I. A denominação de Polo Norte de um ímã é a região que se volta para o Norte geográfico da Terra e Polo Sul a região que volta para o Sul geográfico

Leia mais

PROVA DE FÍSICA I. 01. Um corpo desloca-se em movimento retilíneo uniforme, durante 4h. A figura representa o gráfico da posição em função do tempo.

PROVA DE FÍSICA I. 01. Um corpo desloca-se em movimento retilíneo uniforme, durante 4h. A figura representa o gráfico da posição em função do tempo. PROVA DE FÍSCA Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. nterprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

TD DE FÍSICA PROFESSOR: ADRIANO OLIVEIRA / DATA: 12/04/14

TD DE FÍSICA PROFESSOR: ADRIANO OLIVEIRA / DATA: 12/04/14 1. (Ufpr 2014) Considere que num recipiente cilíndrico com êmbolo móvel existem 2 mols de moléculas de um gás A à temperatura inicial de 200 K. Este gás é aquecido até a temperatura de 400 K numa transformação

Leia mais

Física III-A /1 Lista 3: Potencial Elétrico

Física III-A /1 Lista 3: Potencial Elétrico Física III-A - 2018/1 Lista 3: Potencial Elétrico Prof. Marcos Menezes 1. Qual é a diferença de potencial necessária para acelerar um elétron do repouso até uma velocidade igual a 40% da velocidade da

Leia mais

corpos eletrizados cargas campo elétrico

corpos eletrizados cargas campo elétrico Introdução A princípio vimos que corpos eletrizados ficam sujeitos a forças de atração ou de repulsão, dependendo dos tipos de cargas que possuem. Um corpo eletrizado é capaz de repelir e de ser repelido

Leia mais

Campo elétrico e sua relação com a força elétrica

Campo elétrico e sua relação com a força elétrica Campo elétrico e sua relação com a força elétrica Relembrando... A LEI DE COULOMB PRINCÍPIO DA SUPERPOSIÇÃO A força com a qual duas cargas interagem não é modificada pela presença de uma terceira. Em outras

Leia mais

Segundo Semestre de 2009

Segundo Semestre de 2009 AC TORT 1/2009 1 Instituto de Física UFRJ 2 a Avaliação a Distância de Física 3A - AD2 Pólo : Nome : Assinatura : Segundo Semestre de 2009 Data: 1 o Q 2 o Q 3 o Q 4 o Q Nota Problema 1 Considere um elétron

Leia mais

De acordo com o sistema de eixos representado acima, assinale a alternativa que contém a afirmativa correta.

De acordo com o sistema de eixos representado acima, assinale a alternativa que contém a afirmativa correta. Professor: Luciano Dias 1-(PUC-PR) Uma carga positiva q se movimenta em um campo magnético uniforme com velocidade. Levando em conta a convenção a seguir, foram representadas três hipóteses com respeito

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura:

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura: Parte 2 - P2 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 0 Assinatura: Questão 1 - [3,0 pontos] Um sistema formado por dois blocos de mesma massa m, presos por uma mola de constante elástica k e massa desprezível,

Leia mais

2. Duas partículas eletricamente carregadas com cargas Q 1 = +8, C e Q 2 = -5,0.10 -

2. Duas partículas eletricamente carregadas com cargas Q 1 = +8, C e Q 2 = -5,0.10 - EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PROVA EAD 1. Duas cargas iguais de 54.10-8 C, se repelem no vácuo e estão separadas por uma distância de 30cm. Sabendo-se que a constante elétrica do vácuo é 9.10 9 Nm 2 /C 2,

Leia mais

Ensino Médio. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018

Ensino Médio. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: Física I Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 9 Força magnética Lista 1. Nos casos indicados a seguir, cada condutor está imerso em um campo

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA Professor: Vilson Mendes Lista de exercícios de Física I Lista 9 Força magnética ENSINO MÉDIO NOTA: Aluno (a): Data SÉRIE/TURMA 3ª 1. Nos casos indicados a seguir, cada

Leia mais

Campo Elétrico [N/C] Campo produzido por uma carga pontual

Campo Elétrico [N/C] Campo produzido por uma carga pontual Campo Elétrico Ao tentar explicar, ou entender, a interação elétrica entre duas cargas elétricas, que se manifesta através da força elétrica de atração ou repulsão, foi criado o conceito de campo elétrico,

Leia mais

Livro Eletrônico Aula Provas Comentadas de Física p/ EsPCEx (Com Videoaulas)

Livro Eletrônico Aula Provas Comentadas de Física p/ EsPCEx (Com Videoaulas) Livro Eletrônico 10 Provas Comentadas de Física p/ EsPCEx (Com Videoaulas) Professor: Vinicius Silva Prova EsPCEx 2017/2018 Sumário 1 Questões Comentadas... 1 2. Prova EsPCEx 2017/2018 sem comentários...

Leia mais

UNIPAC- CAMPUS TEÓFILO OTONI CURSO: ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FÍSICA I PERÍODO: 2 VALOR: PONTOS. PROFESSOR: ARNON RIHS.

UNIPAC- CAMPUS TEÓFILO OTONI CURSO: ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FÍSICA I PERÍODO: 2 VALOR: PONTOS. PROFESSOR: ARNON RIHS. UNIPAC- CAMPUS TEÓFILO OTONI CURSO: ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FÍSICA I PERÍODO: 2 VALOR: PONTOS. PROFESSOR: ARNON RIHS. DATA: / / TRABALHO AVALIATIVO DE FÍSICA I NOME: O SENHOR é a minha luz e a minha

Leia mais

Capítulo 3. 1-Campo Elétrico - comparação com o campo gravitacional. Vamos Estudar Física

Capítulo 3. 1-Campo Elétrico - comparação com o campo gravitacional. Vamos Estudar Física apítulo 3 1-ampo Elétrico - comparação com o campo gravitacional Todos nós já ouvimos no dia-a-dia a palavra campo gravitacional e em particular campo gravitacional terrestre. Sabemos que qualquer corpo

Leia mais

ELETRIZAÇÃO E FORÇA DE COULOMB

ELETRIZAÇÃO E FORÇA DE COULOMB ELETRIZAÇÃO E FORÇA DE COULOMB 1. (FUVEST 2008) Três esferas metálicas, M 1, M 2 e M 3, de mesmo diâmetro e montadas em suportes isolantes, estão bem afastadas entre si e longe de outros objetos. Inicialmente

Leia mais

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários.

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. Lista de exercícios 4 Potencial Elétrico Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. 1. Boa parte do material dos anéis de Saturno está na forma de pequenos grãos de

Leia mais

Instituto Montessori - Ponte Nova

Instituto Montessori - Ponte Nova Instituto Montessori - Ponte Nova Estudos Orientados para a Avaliação II 1) No campo elétrico criado por uma carga Q puntiforme de 4x10-6 C, determine: a) o potencial elétrico situado a 1m da carga Q.

Leia mais