Plano Estadual do Livro e da Leitura para. Santa Catarina. José Paulo Speck Pereira. 26 maio 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano Estadual do Livro e da Leitura para. Santa Catarina. José Paulo Speck Pereira. 26 maio 2014"

Transcrição

1 Plano Estadual do Livro e da Leitura para Santa Catarina 26 maio 2014 José Paulo Speck Pereira

2 Sobre o Plano Estadual do Livro e da Leitura A minuta do Plano Estadual do Livro e da Leitura para Santa Catarina encontra-se em avançado estado de produção, mas ainda não está finalizada. Este documento em pdf resume os principais dados já sistematizados e algumas análises. Foi utilizado como suporte para a apresentação do Plano no II Fórum Leitura SC, ocorrido em 26 de maio de Uma vez finalizada a primeira versão da minuta, esta será divulgada no site do Fórum para consulta pública Além disso, reuniões/oficinas em diferentes cidades catarinenses são realizadas em 2014 para debater e aperfeiçoar o documento.

3 Sobre o Plano Estadual do Livro e da Leitura O Plano, basicamente, divide-se em duas partes: O diagnóstico da realidade catarinense sobre a leitura; o livro; as bibliotecas e seus profissionais; editoras, livrarias e a cadeia produtiva do livro; os escritores; a legislação já promulgada e outros temas. As metas e propostas para os segmentos descritos, a ser perseguidos nos próximos 10 anos pelo Governo Estadual.

4 Fórum Catarinense do Livro e da Leitura Iniciado em 27 de maio de 2013, na sede da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de SC. 1

5 Fórum Catarinense do Livro e da Leitura Antes da fundação do Fórum: Criação em 2008 do Projeto Bom de Ler, do Instituto da Parati e da Cidade Futura, no Centro Integrado de Cultura de Florianópolis. O Projeto realizou: Biblioteca Bom de Ler, Estação Bom de Ler, Oficinas do livro e da leitura, Repórter na Escola, Encontros Bom de Ler. Seminário do Livro e da Leitura: uma tarefa de vida, em 3 de julho de 2012, no Centro Integrado de Cultura, espaço Cinema do CIC. Com público de 100 pessoas, o seminário contou com o apoio do Fundação Catarinense de Cultura, Instituto Pró-Livro e do Programa do Livro e da Leitura do Ministério da Cultura/Minc. Muitos dos atuais parceiros do Fórum também realizaram diversas atividades de incentivo à leitura no período.

6 Fórum Catarinense do Livro e da Leitura Ações em 2013: Reuniões periódicas do Grupo Gestor nas sedes de seus parceiros: FCC, UFSC, ACI, ACL. Criação e atualização do site para divulgar ações de leitura em todo o estado, editais e organizar bibliografias. Evento Oficina de Leitura, em 19 e 20 de setembro de 2013, espaço Cinema do CIC. Na ocasião, foram organizados grupos de trabalho para criação do Plano Estadual do Livro e da Leitura para Santa Catarina.

7 Pesquisas e outras produções utilizadas para a elaboração do diagnóstico catarinense AGÊNCIA BRASILEIRA DE ISBN. Estatística ISBN. Quantidade de editoras por estado. [S.l.: 2014]. ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro. Revisão e atualização: Briquet de Lemos. Prefácio: Antônio Houaiss. 2. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Lexikon; São Paulo: Ed. Unesp, ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE LIVRARIAS. Diagnóstico ANL do setor livreiro [S.l.]: BRASIL. Ministério da Educação. Avaliação das bibliotecas escolares no Brasil. 1. ed. São Paulo: Edições SM, BRASIL. Ministério da Cultura. CEUs: Centros de Artes e Esportes Unificados. Brasília: [2012?]. Não paginado. Disponível em: < Acesso em: 19 abr

8 Pesquisas e outras produções utilizadas para a elaboração do diagnóstico catarinense BRASIL. Ministério da Cultura. Ponto de Cultura. Brasília: [2013?]. Não paginado. Disponível em: < Acesso em: 19 abr CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA. UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Graduação em Biblioteconomia na modalidade a distância: projeto pedagógico. Brasília: Disponível em: < Acesso em: 19 abr CUNHA, Miriam Vieira da et al. O bibliotecário formado pela Universidade Federal de Santa Catarina: perfil profissional. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, p , jul./dez Disponível em: < Acesso em: 5 abr

9 Pesquisas e outras produções utilizadas para a elaboração do diagnóstico catarinense EARP, Fabio Sá; KORNIS, George. A cadeia produtiva do livro e da leitura. In: FAILLA, Zoara (Org.). Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo : Instituto Pró-Livro, EARP, Fábio Sá; KORNIS, George. A economia da cadeia produtiva do livro. Rio de Janeiro: BNDES, ESTANTE VIRTUAL. Quem somos. [S.l.]: Não paginado. Disponível em: < Acesso em: 14 abr FAILLA, Zoara (Org.). Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo : Instituto Pró-Livro, 2012.

10 Pesquisas e outras produções utilizadas para a elaboração do diagnóstico catarinense FERREIRA, Juca; HADDAD, Fernando. As dimensões culturais e educacionais da leitura. In: BRASIL. Ministério da Cultura. Ministério da Educação. Guia para elaboração e implantação dos planos estadual e municipal do livro e da leitura. Brasília, [2010?]. p Disponível em: < Acesso em: 10 abr FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Bibliotecas do Sul do país são as mais informatizadas. Brasília: Ministério da Cultura, 2010a. Disponível em: < Acesso em: 1 abr FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Censo nacional das bibliotecas públicas municipais: estudo quantitativo, principais resultados. Brasília: Ministério da Cultura, 2010.

11 Pesquisas e outras produções utilizadas para a elaboração do diagnóstico catarinense FUNDAÇÃO PENSAMENTO DIGITAL. Uso de tecnologias da informação e comunicação em bibliotecas públicas no Brasil. [S.l.]: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Comentários.In:. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: síntese de indicadores Rio de Janeiro, Não paginado. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/trabalho_e_rendimento/pesquisa_nacional_por_amostra_de_domicilios_anual /2011/Sintese_Indicadores/sintese_pnad2011.pdf>. Acesso em: 14 abr INSTITUTO BRASILERO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Perfil dos Municípios Brasileiros Rio de Janeiro, 2013.

12 Pesquisas e outras produções utilizadas para a elaboração do diagnóstico catarinense INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos leitura no Brasil. 3. ed RODRIGUES, Maria Fernanda. Mercado editorial encolhe em Estado de São Paulo, 31 jul Não paginado. Disponível em: < Acesso em: 12 abr SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS. Dados das bibliotecas públicas no Brasil. [S.l.]: SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS. Tipos de bibliotecas. [S.l.: 2013?]. Disponível em:< Acesso em: 1 abr

13 A leitura e os leitores catarinenses 2

14 A leitura e os leitores Número de livros lidos por habitante/ano em cada região brasileira. Região brasileira Norte 2,7 3,9 Centro-Oeste 4,2 4,5 Nordeste 4,3 4,2 Sudeste 4,0 4,9 Sul 4,2 5,5 Fonte - Adaptado de: Failla, Retratos da Leitura no Brasil.

15 A leitura e os leitores Retratos da Leitura, 3ª edição, constatou que houve uma redução do número de livros lidos por ano entre os brasileiros, de 4,7 para 4, em comparação com a 2ª edição da pesquisa, realizada em Failla (2012) explica que a redução do número de livros lidos não foi significativa e que, possivelmente, contribuíram para o resultado: o aperfeiçoamento do questionário em relação à pesquisa de 2007; o envelhecimento da população, pois foi constatado que lê mais quem está na escola; e talvez a mudança no mês de realização das entrevistas, de dezembro para junho.

16 A leitura e os leitores O Brasil, com 4 livros lidos/ano, está melhor do que o México (2,9) e a Colômbia (2,2), mas lê menos do que a Argentina (4,6); o Chile (5,4) e menos da metade do que se lê em Portugal (8,5) e Espanha (10,3). Fonte - Adaptado de: Failla, Retratos da Leitura no Brasil.

17 Bibliotecas Públicas Catarinenses 3

18 Quantidade de bibliotecas públicas no Brasil. Grandes Regiões Brasileiras Região Sudoeste Região Nordeste Região Sul Região Norte Região Centro-Oeste TOTAL Total de municípios brasileiros Total de bibliotecas públicas (2014) (em municípios) Fonte SNBP, 2014; IBGE, 2013.

19 Bibliotecas Públicas Penetração do uso de biblioteca no Brasil Que tipo de biblioteca você frequenta? (base: frequentam biblioteca) Fequentam biblioteca: 24% (44,1 milhões, sendo que 70% estão estudando) escolar/univer sitária: 64% Não frequentam biblioteca: 76% Pública: 50% Comunitá ria: 2% Outras 2 resposta s Fonte - Adaptado de: Failla, 2012.

20 Bibliotecas Públicas A maioria dos brasileiros não vai a biblioteca. Já entre os usuários que não vão com frequência às bibliotecas (164,8 milhões), foi perguntado que os fariam frequentá-las: 20% ter mais livros novos, 17% ser mais próxima ou de fácil acesso, 13% ter mais títulos interessantes, 11% ter atividades culturais, 10% ter internet, 7% ter melhor disposição dos livros, 8% ter horários de funcionamento ampliados, 5% ter ambientes mais parecidos com livrarias, 5% ter um ambiente mais agradável, 3% ter um bom bibliotecário, 33% nada faria frequentar bibliotecas, 5% não sabe. Fonte - Adaptado de: Failla, 2012.

21 Censo das Bibliotecas Públicas Municipais Brasileiras Nacional Região Sul Santa Catarina Rio Grande do Sul Paraná Modo de aquisição do acervo Média de empréstimo de livros por mês 83% doação 17% compra % doação 28% compra 351, sóperde para Sudeste (421) Fonte Adaptado de: FGV, 2010.

22 Bibliotecas Públicas As bibliotecas catarinenses têm seus acervos ampliados por meio de doações. São livros e outros materiais usados que as pessoas, por não os quererem mais em suas casas - mas com reservas à ideia de jogar livros no lixo -, os entrega à guarda das bibliotecas. As doações não devem ser a única forma de crescimento do acervo, pois a pesquisa Retratos da Leitura constata que a falta de investimentos constantes na compra de livros novos afasta os leitores.

23 Censo das Bibliotecas Públicas Municipais Brasileiras Nacional Região Sul Santa Catarina Rio Grande do Sul Paraná Média de BPMs por 100 mil habitantes 2,67 4,06 4,5 4,0 3,86 Fonte Adaptado de: FGV, 2010.

24 Censo das Bibliotecas Públicas Municipais Brasileiras Média de frequência semanal dos usuários BPMs com internet ofertada aos usuários Nacional 1,9 vezes 29% Região Sul 1,6 vezes 45% Santa Catarina 1,0 62% (atrás só do DF = 80%) Rio Grande do Sul 1,6 36% Paraná 1,9 43% Fonte Adaptado de: FGV, 2010.

25 Censo das Bibliotecas Públicas Municipais Brasileiras Serviços para pessoas com deficiência Nacional 9% serviços para deficientes visuais. 6% outras deficiência s Região Sul 15% serviços para deficiente s visuais 7% outras deficiênci as Santa Catarina 12% serviços para deficiente s visuais. 13% outras deficiênci as Rio Grande do Sul 6% serviços para deficient es visuais. 3% outras deficiênci as Paraná 26% serviços para deficient es visuais. 7% outras deficiênci as Fonte Adaptado de: FGV, 2010.

26 Censo das Bibliotecas Públicas Municipais Brasileiras Tipo das pesquisas dos usuários Nacional 65% Pesquisa escolar 26% Pesquisa geral 8% Lazer Região Sul 57% Pesquisa escolar 30% Pesquisa geral 13% Lazer Santa Catarina 57% Pesquisa escolar 28% Pesquisa geral 14% Lazer Rio Grande do Sul 51% Pesquisa escolar 31% Pesquisa geral 18% Lazer Paraná 61% Pesquisa escolar 31% Pesquisa geral 7% Lazer Fonte Adaptado de: FGV, 2010.

27 Censo das Bibliotecas Públicas Municipais Brasileiras Nacional Funcioname 24% nto noturno 99% de segunda a sexta 12% sábados 1% domingos Região Sul 18% noturno 100% de segunda a sexta 12% sábados 1% domingos Santa Catarina 23% noite 100% de segunda a sexta 6% sábado 0% domingos Rio Grande do Sul 11% noite 99% de segunda a sexta 12% sábado 0% domingos Paraná 20% noite 100% de segunda a sexta 16% sábados 3% domingos 16% sábado Fonte Adaptado de: FGV, 2010.

28 Bibliotecas Públicas Praticamente todas as bibliotecas funcionam100% ou 99% no período diurno. A maioria das unidades catarinenses não abre à noite, poucas abrem aos sábados e nenhuma abre nos domingos. A biblioteca pública não deve ser encarada como um departamento público similar aos outros setores de uma prefeitura, com horários de funcionamento em período comercial, apenas. É preciso dar condições para que a população adulta, por exemplo, tenha a possiblidade de frequentar os espaços da biblioteca em horários alternativos. Tal medida daria maiores opções de lazer à população, aumentaria os índices de leitura do brasileiro, só para citar alguns benefícios.

29 Bibliotecas Públicas Retratos da Leitura no Brasil bibliotecas brasileiras Principais formas de acesso aos livros (base: leitor) Comprados: 48%, 45% Emprestados por outras pessoas: 30%, 45% Emprestados por bibliotecas e escolas: 26%, 34% Outras 3 respostas Lugares onde costuma ler livros (base: leitor) Em casa: 93%, 86% Na sala de aula: 33%, 35% Em bibliotecas: 12%, 12% Outras 6 respostas Fonte - Adaptado de: Failla, 2012.

30 Bibliotecas Públicas Retratos da Leitura no Brasil bibliotecas brasileiras Classe social do usuário frequentador de biblioteca Classe C: 50% Classe A/B: 36% Classe D/E: 14% Idade do usuário frequentador de biblioteca 05 a 17: 55% 18 a 24: 15% 30 a 39: 11% Outras 4 respostas Fonte - Adaptado de: Failla, 2012.

31 Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina 160 anos de história. Em 2013: Lançamento do catálogo on-line para consulta ao seu acervo. 4

32 Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina Lançamento da Hemeroteca Digital Catarinense, projeto de digitalização do acervo de jornais. 5

33 Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina Reforma da Biblioteca do Estado: Em 2009, a SOL e a FCC lançaram concurso público nacional de anteprojeto de readequação e arquitetura de interiores para o prédio da BPSC. O concurso foi organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - Santa Catarina (IAB-SC). Os finalistas foram classificados (1º prêmio, R$ 30 mil; 2º prêmio, R$ 15 mil; 3º prêmio, R$ 5 mil) e o resultado foi divulgado em Mas até o primeiro semestre de 2014 a reforma não iniciou.

34 Projeto ganhador do 1º lugar no concurso. 6

35 Projeto ganhador do 1º lugar no concurso. 7

36 Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Criado em Atualmente vinculado a FCC. Objetiva implantar, expandir, modernizar e prestar assessoria a bibliotecas públicas em todos os municípios do Estado. Entre 2012 e 2013: distribuição de mais de livros; Cursos de capacitação; Concurso público e contratação de servidor. Em 2014: edital de modernização de 26 BP no valor de total de R$ ,00, 50% uma contrapartida da FCC.

37 Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Principais desafios: Estabelecer políticas públicas de longo prazo para a área de bibliotecas públicas. Promover o comprometimento do corpo técnico das bibliotecas públicas. Reformular o decreto que institui o Sistema e estabelecer normas complementares ao decreto, definindo as condições para sua operacionalização. Montar uma infra-estrutura adequada para seu pleno funcionamento. Estruturar uma equipe técnica.

38 Bibliotecas Escolares Catarinenses 8

39 Bibliotecas Escolares Catarinenses Várias denominações para o mesmo local: cantinho da leitura, sala de leitura... Em maioria, são espaços improvisados que pouco permitem que os usuários pratiquem diferentes tipos de leitura. Quando há mesas coletivas, estas são usadas por alunos para pesquisas escolares indicadas por professores. Há pouquíssimas iniciativas de incentivo à leitura dentro das BE. Avaliação das bibliotecas escolares no Brasil, 2011.

40 Bibliotecas Escolares Catarinenses A informática começa a ter presença nas BE. Em SC, 24,2% dos alunos afirmam acessar a internet nas BE, o maior índice positivo entre todos os estados. Pouca participação da comunidade escolar na gestão das BE, mas os responsáveis pelas BE são estimulados a participar de reuniões com a equipe de ensino.

41 Profissionais das Bibliotecas 9

42 Profissionais das Bibliotecas Bibliotecas Públicas de SC: A maioria dos dirigentes das BP são mulheres, 59% possuem nível superior, 40% possuem nível médio e 1% o nível fundamental II. No Paraná, 61% têm nível superior. No Rio Grande do Sul, 64%. Na Região Sul, entre os dirigentes de BP com nível superior: 21% Pedagogia, 7% Biblioteconomia, 6% Letras, 3% História. 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais

43 Profissionais das Bibliotecas Bibliotecas Públicas de SC: Os bibliotecários não formam a maioria dos dirigentes das bibliotecas públicas catarinenses. Ainda que faltem dados numéricos, esse fato pode explicar, em parte, o baixo índice que aquisições por compra, já que tais profissionais participariam com mais frequência de editais nacionais e estaduais para modernização de bibliotecas. Além disso, uma rápida pesquisa na web permite constatar que a esmagadora maioria das bibliotecas públicas catarinenses não possuem uma homepage com informações básicas sobre a unidade, catálogo on-line para consulta ao acervo nem softwares para controle de empréstimo, devolução ou emissão de relatórios para gerenciamento das unidades. Da mesma forma, não se conhece a respeito das atividades culturais promovidas pelas unidades. Constata-se que nos últimos anos algumas prefeituras do estado abriram concursos públicos para o cargo de bibliotecário, no entanto, boa parte das bibliotecas públicas ainda são administradas de forma amadora, não transformaram-se em centros culturais e estão desconectadas das modernas concepções de biblioteca.

44 Profissionais das Bibliotecas Bibliotecas Escolares de SC: Na grande maioria, são os professores que fazem a gestão das BE. Pelo menos a metade dos responsáveis pela biblioteca não receberam formação alguma para o cargo, praticamente, o que pode determinar práticas pouco adequadas de trabalho nas bibliotecas escolares, seja no atendimento aos usuários, na formação de leitores ou na organização do acervo. Avaliação das bibliotecas escolares no Brasil, 2011.

45 Profissionais das Bibliotecas Bibliotecas Escolares de SC: Das pouco mais de mil escolas da rede estadual de educação de Santa Catarina, nenhuma possui bibliotecário. Em algumas redes municipais este profissional já foi contratado.

46 Profissionais das Bibliotecas No Brasil, há em torno de 40 cursos de Biblioteconomia. Dois cursos de Biblioteconomia em SC há 40 anos e que ofertam 120 vagas anuais. Em SC, há bibliotecários registrados, dos quais 807 estavam ativos até abril de 2014 (dados do CRB- 14). A maioria atua em biblioteca universitária. Curso na modalidade à distância em Biblioteconomia, parceira UAB e CFB. Projeto de lei no Congresso Nacional para a criação do cargo em técnico em biblioteconomia.

47 Profissionais das Bibliotecas É importante destacar o trabalho de profissionais, não bibliotecários, que fundaram a mantém bibliotecas e outras instituições culturais dinâmicas e integradas à comunidade. Dois exemplos nas próximas duas páginas.

48 Profissionais das Bibliotecas Instituto Caracol, de Navegantes 10

49 Profissionais das Bibliotecas Barca do Livros, de Florianópolis 11

50 Profissionais das Bibliotecas Projeto Bom de Ler, sede em Florianópolis, com atuação em diferentes cidades

51 Editoras, Livrarias e a Economia do Livro 13

52 Editoras, Livrarias e a Economia do Livro No Brasil, o principal comprador de livros é o Governo Federal (mais de 50% do total de vendas), que distribui gratuitamente livros didáticos para os estudantes das escolas públicas de nível Fundamental e Médio por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNDE) e livros de literatura através do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). Earp; Kornis. A economia da cadeia produtiva do livro, A comercialização de livros é livre de impostos, conforme assegura a Constituição Brasileira em seu artigo 150.

53 Editoras, Livrarias e a Economia do Livro No Brasil há cerca de 750 empresas editando livros, das quais 498 se enquadram na definição de editora adorada pela UNESCO, ou seja, anualmente publicam pelo menos cinco títulos por ano, em um total de pelo menos 5 mil exemplares. Earp; Kornis. Retratos da leitura no Brasil, 2012.

54 Editoras, Livrarias e a Economia do Livro Publicações de livros no Brasil 1ª edição Reimpressões Exemplares impressos milhões milhões Rodrigues. Estado de São Paulo, 31 jul

55 Editoras, Livrarias e a Economia do Livro Editoras catarinenses com reconhecida tradição: FLORIANÓPOLIS: Ed. da UFSC, Ed. Cuca Fresca, Ed. Insular, Ed. Garapuvu, Ed. Expressão, Ed. PalavraCom. BLUMENAU: Ed. da Furb, Ed. Vale das Letras. JOINVILLE: Ed. Letradágua. CHAPECÓ: Argos Editora da Unichapecó.

56 Editoras, Livrarias e a Economia do Livro Um total de 47,4% das vendas de livros, no Brasil, foram feitas por livrarias. Rodrigues. Estado de São Paulo, 31 jul

57 Editoras, Livrarias e a Economia do Livro Distribuição geográfica das livrarias brasileiras. Região brasileira Sul % % % Sudeste 60% 56% 53% Nordeste 15% 12% 20% Centro-Oeste 4% 6% 4% Distrito Federal Norte 4% 2% 4% 3% 3% 5% Adaptado de: Associação Nacional de Livrarias, 2012.

58 Editoras, Livrarias e a Economia do Livro As livrarias brasileiras possuem apenas uma loja em 62% dos casos, o que demonstra a importância das livrarias independentes. No entanto, entre 2009 e 2012, a grandes redes (com mais de 100 livrarias) abriram mais lojas que as redes intermediárias, que por sua vez encolheram em número de lojas abertas. Adaptado de: Associação Nacional de Livrarias, 2012.

59 Livrarias brasileiras: Editoras, Livrarias e a Economia do Livro 76% de livrarias comercializam livros religiosos; 15% das livrarias são especializadas na temática católica; Verifica-se a tendência das livrarias em oferecer ambientes atrativos como espaços para leitura, para eventos e cyber café; 12% das livrarias brasileiras não estão informatizadas; 27% das livrarias já comercializam conteúdo digital, e entre as empresas que não comercializam, 54% afirmaram que pretendem comercializar. Adaptado de: Associação Nacional de Livrarias, 2012.

60 Editoras, Livrarias e a Economia do Livro Estante Virtual Iniciado em Site: Permite a pesquisa nos acervos de mais de livreiros cadastrados. Isso significa o acesso a impressionante marca de 11 milhões de livros disponíveis para compra. São em torno de 2 milhões de leitores cadastrados que respondem por 11 mil livros vendidos diariamente. Estante Virtual, 2014.

61 14

62 Pessoas jurídicas com registro na Agência Brasileira de ISBN Estado Quantidade % São Paulo ,40 Rio de Janeiro ,68 Minas Gerais ,05 Paraná 947 6,44 Rio Grande do Sul 946 6,43 Distrito Federal 701 4,77 Santa Catarina 499 3,39 Bahia 455 3,09 OUTROS ESTADOS ,75 TOTAL Adaptado de: Agência Brasileira de ISBN, 2014.

63 Pessoas físicas com registro na Agência Brasileira de ISBN Estado Quantidade % São Paulo ,24 Rio de Janeiro ,62 Minas Gerais ,37 Paraná ,9 Rio Grande do Sul ,28 Distrito Federal 895 4,68 Bahia 721 3,77 Santa Catarina 656 3,43 OUTROS ESTADOS ,71 TOTAL Adaptado de: Agência Brasileira de ISBN, 2014.

64 Legislação, Programas e Projetos 15

65 Legislação, programas e projetos Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, art. 150: proibi instituir impostos sobre livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão. Lei federal nº , de 30 de outubro de Institui a Política Nacional do Livro. Lei federal nº , de 24 de março de Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Até 2020, todas as instituições de ensino brasileiras deverão possuir uma biblioteca.

66 Legislação, programas e projetos Lei federal nº , de 30 de outubro de Institui a Política Nacional do Livro. Entre os artigos da lei , estão: Art. 16. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios consignarão, em seus respectivos orçamentos, verbas às bibliotecas para sua manutenção e aquisição de livros. Art. 17. A inserção de rubrica orçamentária pelo Poder Executivo para financiamento da modernização e expansão do sistema bibliotecário e de programas de incentivo à leitura será feita por meio do Fundo Nacional de Cultura. Art. 18. Com a finalidade de controlar os bens patrimoniais das bibliotecas públicas, o livro não é considerado material permanente.

67 Legislação, programas e projetos Portaria do MinC nº 117, de 1º de dezembro de Estabelece como condição para a liberação de recursos financeiros do Ministério da Cultura aos entes federados a existência de biblioteca pública em condições minimamente adequadas de atendimento à população. LEI CATARINENSE: n.º , de 9 de outubro de Autoriza a instituição da Política Estadual do Livro.

68 Legislação, programas e projetos Sistema Nacional de Cultura (SNC). Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina (SBPSC) Plano Estadual de Cultura Iniciativa alinhada ao PNC.

69 Legislação, programas e projetos Plano Nacional de Cultura Engloba os diversos segmentos da cultura. Possui várias metas para a leitura e a biblioteca pública. Plano Nacional do Livro e da Leitura conjunto de ações visando a criação de uma política de estado efetiva para a leitura, o livro e as bibliotecas. Decreto presidencial nº 7.559, de 1º de setembro de Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) - Tem como meta que até 2014 sejam inaugurados 360 CEUs nas 27 unidades da federação.

70 Legislação, programas e projetos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) Em Santa Catarina os seguintes municípios construirão uma unidade deste equipamento cultural (alguns já foram inaugurados): Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Içara, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Navegantes, Palhoça, São Bento do Sul, São José. Mais informações no site do programa: <

71 CEU modelo de 700m² 16

72 CEU modelo de 3.000m² 17

73 CEU modelo de 7.000m² 18

74 Legislação, programas e projetos CEU de Chapecó, inaugurado em out. de

75 Metas: Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas 20

76 Metas: Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Nas próximas páginas estão elencadas algumas das metas já elaboradas para o Plano Estadual do Livro e da Leitura para Santa Catarina.

77 Metas: Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Eixo 1 Democratização do acesso Implantação de novas bibliotecas e qualificação das já existentes. Envidar esforços para que todos os municípios catarinenses tenham pelo menos uma biblioteca pública em pleno funcionamento. Promover melhorias arquitetônicas nas bibliotecas já existentes, inclusive adaptações visando a acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Revitalizar a arquitetura, os espaços e o acervo da Biblioteca Pública do Estado de SC.

78 Metas: Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Eixo 1 Democratização do acesso Fortalecimento da rede atual de bibliotecas Criar um Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares. Promover o fortalecimento do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Santa Catarina. Incentivar a abertura de bibliotecas em diferentes bairros de uma cidade e/ou promover o funcionamento das bibliotecas volantes (ônibus-biblioteca, barco-biblioteca, entre outras modalidades), de forma a que os municípios criem redes de bibliotecas que cooperem entre si.

79 Metas: Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Eixo 2 Fomento à leitura e à formação de mediadores Formação de mediadores de leitura Incentivar parcerias com instituições de ensino superior no intuito de ofertar cursos e realizar avaliações. Desenvolver uma plataforma web e metodologias de educação à distância ou semipresencial para formar novos agentes de leitura e capacitar as equipes já atuantes.

80 Metas: Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Eixos 3 Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico Ações para converter o fomento às práticas sociais da leitura em Política de Estado Desenvolver e executar de forma colaborativa os planos do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Estado catarinense e em seus municípios. Adesão do Estado de Santa Catarina ao Sistema Nacional de Cultura. Oficializar a dotação orçamentária e a autonomia administrativa das bibliotecas públicas.

81 Metas: Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Eixo 4 Desenvolvimento da economia do livro Desenvolvimento da cadeia produtiva do livro Instituir linhas de financiamento para editoras, gráficas e livrarias, especialmente as micro e pequenas empresas. Instituir a compra periódica de livros para as bibliotecas públicas e escolares catarinenses, de forma que essas unidades não desenvolvam seus acervos somente com doações.

82 Metas: Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Eixo 4 Desenvolvimento da economia do livro Apoio à cadeia criativa do livro Ofertar bolsas de criação literária para apoiar escritores. Desenvolver projetos de circulação de escritores nas escolas, bibliotecas, feiras de livros, entre outros espaços de oportunizem contato com o público leitor. Promover fóruns sobre direitos autorais e copyrights restritivos e não restritivos.

83 Finalização do Plano Estadual Ações para 2014 e início de 2015: Estudos sobre escritores catarinenses, feiras de livros e o papel das ONGs no incentivo à leitura. Colocar a minuta do Plano para consulta pública no site do Fórum. Reuniões em diferentes cidades do estado para avaliações presenciais e sugestões ao Plano. Redação final no Plano e sua entrega ao Poder Executivo. E paralelamente, criação de uma cartilha do Plano para enviar aos municípios.

84 "Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância." Derek Bok. Obrigado!

85 Referências das imagens Não foi possível identificar a autoria de todas as imagens. Caso alguém constate que há uma imagem de sua autoria neste material, entre em contato através do speckpereira@gmail.com. Assim que possível, incluiremos seu nome nesta lista de referências. Este documento não será utilizado para fins comerciais ASTUDILLO, César. Reading. [S.l], fotografia. Disponível em: < Acesso em: 17 jun BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Consulta e renovação online. Florianópolis, Disponível em: < >. Acesso em: 17 jun BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Hemeroteca. Florianópolis, Disponível em: < Acesso em: 17 jun

86 Referências das imagens 6 e 7 - CONCURSO, Biblioteca Pública de Santa Catarina, 1º lugar. Concursosdeprojeto.org. Florianópolis, 29 mar Disponível em: < Acesso em: 17 jun INSTITUTO CARACOL. Contém cultura: volante. Navegantes, fotografias. Disponível em: < >. Acesso em: 20 maio BARCA DOS LIVROS. [Perfil do Facebook]. [S.l.], fotografia. Disponível em: < Acesso em: 20 maio MINTON, Erica. Ohio book store. [S.l], fotografia. Disponível em: < Acesso em: 20 maio ESTANTE VIRTUAL. [Homepage]. [S.l.], Disponível em: < Acesso em: 25 maio AGÊNCIA SENADO. 25 anos da Constituição. Distrito Federal, fotografia. Disponível em; < Acesso em: 20 maio 2014.

87 Referências das imagens 16, 17 e 18 - BRASIL. Governo Federal. Praça dos esportes e da cultura: PAC 2 comunidade cidadã. Distrito Federal, [2010?]. 32 slides. Disponível em: < Acesso em: 20 maio CENTRO de Artes e Esportes Unificados de Chapecó inaugura em agosto. Rádio Chapecó, Chapecó, 8 maio Disponível em: < 08/Centro+das+Artes+e+Esportes+Unificados+de+Chapec%C3%B3+inaugura+ em+agosto>. Acesso em: 20 maio OSDE. Reading. [S.l.], fotografia. Disponível em: < Acesso em: 20 maio 2014.

Plano Estadual do Livro e da Leitura para. Santa Catarina. José Paulo Speck Pereira. 23 set. 2014

Plano Estadual do Livro e da Leitura para. Santa Catarina. José Paulo Speck Pereira. 23 set. 2014 Plano Estadual do Livro e da Leitura para Santa Catarina 23 set. 2014 José Paulo Speck Pereira Sobre o Plano Estadual do Livro e da Leitura A minuta do Plano Estadual do Livro e da leitura para Santa Catarina

Leia mais

Ministério da Cultura divulga raio-x das bibliotecas públicas municipais brasileiras

Ministério da Cultura divulga raio-x das bibliotecas públicas municipais brasileiras Ministério da Cultura divulga raio-x das bibliotecas públicas municipais brasileiras Pesquisa da FGV, encomendada pelo ministério, revela o perfil das Bibliotecas Públicas Municipais (BPMs) de todo o país.

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

Ações de Livro e Leitura Diretoria de Livro, Leitura e Literatura OUTUBRO/2009

Ações de Livro e Leitura Diretoria de Livro, Leitura e Literatura OUTUBRO/2009 Ministério da Cultura MinC Secretaria de Articulação Institucional SAI Ações de Livro e Leitura Diretoria de Livro, Leitura e Literatura OUTUBRO/2009 CONTEXTUALIZAÇÃO INDICADORES DA LEITURA NO BRASIL O

Leia mais

Censo Nacional das Bibliotecas Públicas P

Censo Nacional das Bibliotecas Públicas P Ministério da Cultura Secretaria de Articulação Institucional Diretoria de Livro, Leitura e Literatura Fundação Biblioteca Nacional Sistema Nacional de Bibliotecas PúblicasP Censo Nacional das Bibliotecas

Leia mais

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento A construção da Base Nacional Comum para garantir Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Política pública de Educação ESTADO dever de educar legislação planejamento instituições CIDADÃO

Leia mais

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil Fernando Jose Spanhol, Dr www.egc.ufsc.br www.led.ufsc.br O Sistema UAB Denominação representativa genérica para a rede

Leia mais

BIBLIOTECA PROF. JOSÉ ROBERTO SECURATO RELATÓRIO DE GESTÃO 2014. São Paulo

BIBLIOTECA PROF. JOSÉ ROBERTO SECURATO RELATÓRIO DE GESTÃO 2014. São Paulo BIBLIOTECA PROF. JOSÉ ROBERTO SECURATO RELATÓRIO DE GESTÃO 2014 São Paulo 2015 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZAÇÕES... 3 2.1 Acervo... 3 2.2 Plano de atualização e expansão do acervo... 3 2.3 Divulgação...

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO DA EAD: NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA(UFSM) E NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL(UAB).

RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO DA EAD: NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA(UFSM) E NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL(UAB). RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO DA EAD: NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA(UFSM) E NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL(UAB). Profa. Dra. Maria Medianeira Padoin 1 RESUMO: Relato e análise de experiências

Leia mais

Panorama da EPT. Fonte: Manpower/BBC

Panorama da EPT. Fonte: Manpower/BBC Panorama da EPT 1/3 dos empregadores brasileiros tem dificuldades de contratar; (64%) (Média mundial - 31%) EUA 2006: 44% - 2010: 14% Irlanda 2006: 32% - 2010: 4% Grã-Bretanha 2006: 42% - 2010: 9% Espanha

Leia mais

Conexões Santa Catarina Museus em Números e as políticas culturais em SC

Conexões Santa Catarina Museus em Números e as políticas culturais em SC Brasília, 14 de agosto de 2012. Informativo Temático nº 10 Conexões Santa Catarina Museus em Números e as políticas culturais em SC Uma das principais ações do Ministério da Cultura (MinC), na última década,

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL PLANO DE AÇÃO

PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL PLANO DE AÇÃO EIXO: GESTÂO Fortalecer a parceria entre e instituições parceiras para o desenvolvimento de ações educacionais Formalização de Termo de Cooperação Técnica entre e SEC do Estado para a efetivação de políticas

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior.

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

O SISTEMA DE PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR NA CIDADE DE SÃO PAULO

O SISTEMA DE PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR NA CIDADE DE SÃO PAULO O SISTEMA DE PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR NA CIDADE DE SÃO PAULO Januário Montone II Congresso Consad de Gestão Pública Painel 23: Inovações gerenciais na saúde O SISTEMA DE PARCERIAS COM O TERCEIRO

Leia mais

BIBLIOTECAS PÚBLICAS

BIBLIOTECAS PÚBLICAS EDITAL DE FORTALECIMENTO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA (SNC) 2014 BIBLIOTECAS PÚBLICAS Orientações aos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBPs) integrantes do SNC O que é o Sistema Nacional

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local PRODEL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Programa vai selecionar projetos socioambientais para receberem apoio técnico e financeiro Instituto de responsabilidade social da

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Guia para Boas Práticas

Guia para Boas Práticas Responsabilidade Social Guia para Boas Práticas O destino certo para seu imposto Leis de Incentivo Fiscal As Leis de Incentivo Fiscal são fruto da renúncia fiscal das autoridades públicas federais, estaduais

Leia mais

Apoio ao Desenvolvimento da Educação Especial

Apoio ao Desenvolvimento da Educação Especial Programa 0049 DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Objetivo Ampliar e melhorar a oferta de atendimento aos portadores de necessidades educativas especiais. Público Alvo Alunos com necessidades educativas

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

Leitura e Literatura

Leitura e Literatura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICAB Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação BásicaB Leitura e Literatura Dia e Semana Nacional da Leitura

Leia mais

ANEXO I. PROJETO DE LONGA DURAÇÃO

ANEXO I. PROJETO DE LONGA DURAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA REITORIA ANEXO I. PROJETO DE LONGA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do Projeto: Políticas públicas: a cultura como fator de desenvolvimento econômico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA ALINE CRISTINA DE FREITAS ANA CLÁUDIA ZANDAVALLE CAMILA RIBEIRO VALERIM FERNANDO DA COSTA PEREIRA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - CAMPUS ARARANGUÁ AUXILIAR DE COZINHA Curso de Formação Inicial e Continuada Eixo: Turismo,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes pág. 1 VISÃO GERAL Objetivo 1 - No âmbito da seção escoteira, apoiar a correta aplicação do método escoteiro, em especial as práticas democráticas previstas

Leia mais

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS EIXO III - CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

Panorama da avaliação de programas e projetos sociais no Brasil. Martina Rillo Otero

Panorama da avaliação de programas e projetos sociais no Brasil. Martina Rillo Otero Panorama da avaliação de programas e projetos sociais no Brasil Martina Rillo Otero 1 Sumário Objetivos da pesquisa Metodologia Quem foram as organizações que responderam à pesquisa? O que elas pensam

Leia mais

PLANO SETORIAL DE DANÇA. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança

PLANO SETORIAL DE DANÇA. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança PLANO SETORIAL DE DANÇA DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança MARÇO DE 2009 CAPÍTULO I DO ESTADO FORTALECER A FUNÇÃO DO ESTADO

Leia mais

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços.

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

META MUNICIPAL 14: elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de 60.

META MUNICIPAL 14: elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de 60. META MUNICIPAL 14: elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de 60.000 (sessenta mil) mestres e 25.000 (vinte e cinco mil) doutores.

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SANEAMENTO - PEAMSS

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SANEAMENTO - PEAMSS PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SANEAMENTO - PEAMSS Anja Meder Steinbach Bióloga Mestre em Desenvolvimento Regional Fundação Agência de água do Vale do Itajaí Camila Schreiber

Leia mais

MANUAL DO PATROCINADOR

MANUAL DO PATROCINADOR MANUAL DO PATROCINADOR Neste manual você irá encontrar informações sobre os serviços que o trevo criativo oferece aos patrocinadores, além de informações sobre o funcionamento e benefícios das leis de

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO SECRETARIA ADJUNTA DE PROJETOS ESPECIAIS QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO URE: ESCOLA:

Leia mais

Coletiva de Imprensa Apresentação de resultados São Paulo, 23 de maio de 2013

Coletiva de Imprensa Apresentação de resultados São Paulo, 23 de maio de 2013 Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação Pesquisa TIC Educação 2012 Pesquisa sobre o uso das TIC nas escolas brasileiras Coletiva de Imprensa Apresentação de resultados

Leia mais

A atuação do Bibliotecário em Biblioteca Pública

A atuação do Bibliotecário em Biblioteca Pública A atuação do Bibliotecário em Biblioteca Pública Tiago Rodrigo Marçal Murakami Biblioteca Pública Municipal Manuel Bandeira Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo define: Biblioteca Pública O

Leia mais

Resoluções sobre Financiamento das três edições da Conferência Nacional do Esporte

Resoluções sobre Financiamento das três edições da Conferência Nacional do Esporte SEMINÁRIO NACIONAL DO ESPORTE EM CONSTRUÇÃO: SISTEMAS PÚBLICOS NACIONAIS E MODELOS ESPORTIVOS INTERNACIONAIS Resoluções sobre Financiamento das três edições da Conferência Nacional do Esporte Prof. Dr.

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO SISTEMATIZAÇÃO DOS RESULTADOS Atendendo a solicitação do CNMP, o presente documento organiza os resultados

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada PROJETO BÁSICO

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada PROJETO BÁSICO _.- f Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada PROJETO BÁSICO 1-0BJETO Definir as bases de uma proposta de ação com vistas à criação de um plano de atividades para a Livraria do IPEA. 2-OBJETIVO distribuição

Leia mais

Trabalhando em conjunto com os municípios pela melhoria da qualidade da educação pública brasileira

Trabalhando em conjunto com os municípios pela melhoria da qualidade da educação pública brasileira Trabalhando em conjunto com os municípios pela melhoria da qualidade da educação pública brasileira CONHECENDO O FNDE O FNDE é uma Autarquia Federal vinculada ao Ministério da Educação. Sua missão é prestar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Cássia Regina Batista Clarissa Kellermann de Moraes Ivan Mário da Silveira Márcia Dietrich Santiago Proposta

Leia mais

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014 A CPA (Comissão Própria De Avaliação) apresentou ao MEC, em março de 2015, o relatório da avaliação realizada no ano de 2014. A avaliação institucional, realizada anualmente, aborda as dimensões definidas

Leia mais

A Fundação A Fundação Pedro Calmon Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia FPC foi instituída pela Lei nº 8.538, de 20 de dezembro de 2002, vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo, conforme o

Leia mais

GUIA PARA LEVANTAMENTO DE DADOS PELAS SEDUCS VISANDO A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS

GUIA PARA LEVANTAMENTO DE DADOS PELAS SEDUCS VISANDO A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS GUIA PARA LEVANTAMENTO DE DADOS PELAS SEDUCS VISANDO A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS I. PERFIL DO/A INTERLOCUTOR/A DESIGNADO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 1.Nome 2.

Leia mais

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV)

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) Termo de Referência para contratação de Gestor de Projetos Pleno 14 de Agosto de 2015 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE GESTOR DE PROJETOS PLENO O presente

Leia mais

PLANO NACIONAL DE DANÇA

PLANO NACIONAL DE DANÇA PLANO NACIONAL DE DANÇA I APRESENTAÇÃO II - DIRETRIZES E AÇÕES II HISTÓRICO DO SETOR NO PAÍS III DIAGNOSE DE POTENCIAL E PONTOS CRÍTICOS DO SETOR IV DADOS DO SETOR PARA O SISTEMA DE INFORMAÇÕES E INDICADORES

Leia mais

DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização

DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização 2.1 - GRADUAÇÃO 2.1.1. Descrição do Ensino de Graduação na UESC Cursos: 26 cursos regulares

Leia mais

Habilitação Pronatec Manual de Instruções para o Processo de Habilitação de Unidades de Ensino no Âmbito do Pronatec

Habilitação Pronatec Manual de Instruções para o Processo de Habilitação de Unidades de Ensino no Âmbito do Pronatec Manual de Instruções para o Processo de Habilitação de Unidades de Ensino no Âmbito do Pronatec 2014 Ministério da Educação Sumário 1. Introdução... 1 2. Requisitos para Habilitação Pronatec... 2 3. Registro

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014 O Observatório de Favelas torna pública, por meio desta chamada, as normas do processo de seleção de alunos para

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

RESUMO DOS PROGRAMAS POR TIPO

RESUMO DOS PROGRAMAS POR TIPO Tipo: 1 - Finalístico Programa: 5224 - NÚCLEO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO Objetivo: CRIAR UM NÚCLEO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CAPAZ DE MAPEAR, CATEGORIZAR, ORGANIZAR E DISTRIBUIR INFORMAÇÕES PARA OS DIVERSOS

Leia mais

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza OConselho da Comunidade Solidária foi criado em 1995 com base na constatação de que a sociedade civil contemporânea se apresenta como parceira indispensável

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes pág. 1 PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes MISSÃO Somos uma rede nacional escoteira de

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE 1- Introdução: contextualização a iniciativa O curso

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

FORMAÇÃO DA CIDADANIA OBJETIVOS E METAS

FORMAÇÃO DA CIDADANIA OBJETIVOS E METAS FORMAÇÃO DA CIDADANIA OBJETIVOS E METAS 1. Garantir a participação juvenil na elaboração e acompanhamento das políticas públicas na área de cidadania, em nível municipal, estadual e nacional, promovendo

Leia mais

MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 02/2010 Estabelece Normas Operacionais Complementares em conformidade com o Parecer CNE/CEB nº 06/2010, Resoluções CNE/CEB nº 02/2010

Leia mais

O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS?

O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS? O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS? Apresentação Histórico Estratégia de comunicação e políticas para promoção do municipalismo forte e atuante A atuação da Confederação Nacional de Municípios na comunicação pública

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

DEMOCRACIA, ÉTICA E RENOVAÇÃO

DEMOCRACIA, ÉTICA E RENOVAÇÃO PLANO DE GESTÃO CANDIDATURA A DIREÇÃO GERAL DO IFSC CÂMPUS CHAPECÓ ROBERTA PASQUALLI DIRETORA GERAL LUIS FERNANDO POZAS DIRETOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ELIANDRO LUIZ MINSKI DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DE SAPEAÇU, ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais,

O PREFEITO MUNICIPAL DE SAPEAÇU, ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais, LEI N.º542/ 2014 de 20 de maio de 2014. Dispõe sobre a criação do Pólo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil em Sapeaçu, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE SAPEAÇU, ESTADO

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA e AÇÕES DO PACTO

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA e AÇÕES DO PACTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA e AÇÕES DO PACTO Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa É um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados

Leia mais

Formulário de inscrição para Unidades Escolares:

Formulário de inscrição para Unidades Escolares: Presidência da República Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas 1. Contextualização: Formulário de inscrição para Unidades Escolares: a) Descreva

Leia mais

PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO NO. Curitiba e Região Metropolitana

PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO NO. Curitiba e Região Metropolitana PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO NO Curitiba e Região Metropolitana A PESQUISA REALIZAÇÃO: SEDPcD em parceria com a SMTE, Sesi, Sesc, ABRH, Fecomércio e Sest/Senat. UNIVERSO: a consulta foi realizada com empresas

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO - REDES DA MARÉ Nº 01/2012

EDITAL DE SELEÇÃO - REDES DA MARÉ Nº 01/2012 EDITAL DE SELEÇÃO - REDES DA MARÉ Nº 01/2012 A Redes da Maré seleciona tecedores para o Programa Criança Petrobras (PCP) na Maré. Antes de se candidatar, conheça bem os valores e atuação da instituição.

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO BÁSICA: EDUCAÇÃO BÁSICA: 1. Definir os padrões mínimos de qualidade estabelecidos pela LDB, considerando as especificidades

Leia mais

Ministério da Cultura Secretaria de Articulação Institucional SAI

Ministério da Cultura Secretaria de Articulação Institucional SAI Secretaria de Articulação Institucional SAI Seminário Metas do Plano e dos Sistemas Municipal, Estadual e Nacional de Cultura Vitória-ES 05/Dez/2011 Secretaria de Articulação Institucional SAI A Construção

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

Transporte compartilhado (a carona solidária)

Transporte compartilhado (a carona solidária) Quer participar da Semana de Economia Colaborativa, mas você não sabe qual atividade organizar? Este guia fornece algumas sugestões de atividades e informações gerais sobre como participar neste espaço

Leia mais

Incidência em políticas públicas: ampliando as possibilidades. Rafael Gioielli Instituto Votorantim / Brasil

Incidência em políticas públicas: ampliando as possibilidades. Rafael Gioielli Instituto Votorantim / Brasil Incidência em políticas públicas: ampliando as possibilidades Rafael Gioielli Instituto Votorantim / Brasil Políticas públicas e Investimento Social Privado MODELO MAIS COMUM MODELO ALTERNATIVO ISP INFLUENCIAR

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP 2014 PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP INTRODUÇÃO A Pró-reitoria de graduação (PROGRAD), a Câmara Central de Graduação (CCG), o Núcleo de Educação à Distância

Leia mais

Trilha 4 Diversidade e Conteúdo Matriz GERAL de sistematização

Trilha 4 Diversidade e Conteúdo Matriz GERAL de sistematização Trilha 4 Diversidade e Conteúdo Matriz GERAL de sistematização coordenador: Lisandro Zambenedetti Granville relatores: Francele Cocco e Lucas Farinella Pretti A) Questões-chave SUSTENTABILIDADE DE PRODUTORES

Leia mais

DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Faculdade Educacional da Lapa 1 FAEL RESULTADOS - AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012 O referido informativo apresenta uma súmula dos resultados da autoavaliação institucional, realizada no ano de 2012, seguindo

Leia mais

QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR. 01. Você já acessou a página www.educacaoanguera.ba.gov.br? O que achou? Tem sugestões a apresentar?.........

QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR. 01. Você já acessou a página www.educacaoanguera.ba.gov.br? O que achou? Tem sugestões a apresentar?......... ESCOLA: PROFESOR (A): TURNO: ( )M ( )V TURMA: ( )SERIADA ( )MULTISERIADA QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR TECNOLOGIA 01. Você já acessou a página www.educacaoanguera.ba.gov.br? O que achou? Tem sugestões a apresentar?

Leia mais

1. Introdução. 2. O que é a Rede Acreana de Cultura?

1. Introdução. 2. O que é a Rede Acreana de Cultura? 1. Introdução O Programa Produtor Cultural Independente (nível básico) é uma nova ação formativa promovida pela Rede Acreana de Cultura em parceria com o Produtor Cultural Independente (www.produtorindependente.com),

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Promover a inserção de mulheres no mercado de trabalho por meio de projetos de geração de renda é o objetivo do Instituto Lojas

Leia mais

OCPLP Organização Cooperativista dos Povos de Língua Portuguesa. Proposta de Plano de Atividades e Orçamento 2014-2015

OCPLP Organização Cooperativista dos Povos de Língua Portuguesa. Proposta de Plano de Atividades e Orçamento 2014-2015 Proposta de Plano de Atividades e Orçamento 2014-2015 1 Índice: I Enquadramento II Eixos de Intervenção Estratégica III Proposta de Orçamento IV Candidaturas a Programas de Apoio 2 I Enquadramento Estratégico

Leia mais

INSTRUÇÃO N 2, DE 26 DE MARÇO DE 2007. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas atribuições legais,

INSTRUÇÃO N 2, DE 26 DE MARÇO DE 2007. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas atribuições legais, INSTRUÇÃO N 2, DE 26 DE MARÇO DE 2007 O SECRETÁRIO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas atribuições legais, APROVA: REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ECOLÓGICA INFANTIL MARIA DINORAH CAPÍTULO I DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Curso RESTRITO a graduados com formação em Direito.

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Curso RESTRITO a graduados com formação em Direito. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Programa de Acompanhamento de Egressos

Programa de Acompanhamento de Egressos FACULDADE FACULDADE DE TALENTOS DE HUMANOS TALENTOS HUMANOS - FACTHUS - FACTHUS Programa de Acompanhamento de Egressos UBERABA-MG 2010 I - OBJETIVO GERAL Desenvolver uma política de acompanhamento dos

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA Introdução O Plano Setorial da Superintendência da Leitura e do Conhecimento do Estado do Rio de Janeiro é fruto

Leia mais

DECRETO Nº. III - criação de estrutura de financiamento pública e transparente para a extensão universitária;

DECRETO Nº. III - criação de estrutura de financiamento pública e transparente para a extensão universitária; DECRETO Nº. Institui o Plano Nacional de Extensão Universitária PNExt Art. 1º Fica instituído o Plano Nacional de Extensão Universitária PNExt constante deste Decreto, com o objetivo de promover a política

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

Planejamento CPA Metropolitana 2013

Planejamento CPA Metropolitana 2013 Planejamento CPA Metropolitana 2013 1 Planejamento CPA Metropolitana Ano 2013 Denominada Comissão Própria de Avaliação, a CPA foi criada pela Legislação de Ensino Superior do MEC pela Lei 10.861 de 10

Leia mais

PPA 2012-2015 PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO 1043 - PROGRAMA ESCOLA DO LEGISLATIVO

PPA 2012-2015 PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO 1043 - PROGRAMA ESCOLA DO LEGISLATIVO 1043 - PROGRAMA ESCOLA DO LEGISLATIVO 100 - ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS O Programa Escola do Legislativo tem como objetivo principal oferecer suporte conceitual de natureza técnico-científica

Leia mais

Manual Arkos Administrador

Manual Arkos Administrador Manual Arkos Administrador Este manual é para administradores de escolas e explica o passo-a-passo do cadastro de uma escola com seus professores, turmas e alunos no portal. Não deixe de assistir também

Leia mais