13ª Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "13ª Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos"

Transcrição

1 13ª Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos COTEQ O AVANÇO DA MONITORAÇÃO DA CORROSÃO PELA TÉCNICA ULTRASSÔNICA PHASED ARRAY FMC/TFM Marcos P. V. Souza 1, Mathieu Bouhelier 2, César Boynard 3, Rodrigo S. Silva 4,Gabriela R. Pereira 5, Francisco C. Marques 6 Copyright 2015, ABENDI, ABRACO, ABCM e IBP. Trabalho apresentado durante a 13ª Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos. As informações e opiniões contidas neste trabalho são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). SINOPSE A contínua monitoração do estado da corrosão presente em equipamentos do setor óleo e gás é de extrema importância para a operação destes com eficiência e segurança, apontando para a necessidade do estabelecimento de metodologias não intrusivas de inspeção a fim de caracterizar a presença e a severidade dos danos existentes nos equipamentos, sem a necessidade de parada da operação. Algumas metodologias estão disponíveis para detectar e estabelecer a severidade da corrosão, todavia algumas apenas detectam o problema sem os caracterizar e outras apresentam muita incerteza nas medições. Disponível no mercado recentemente, o método de focalização total (FMC/TFM) aplicada à inspeção por ultrassom phased array abre um novo horizonte para a detecção e caracterização de áreas afetadas por corrosão, gerando imagens de alta resolução, fácil interpretação e possibilidade de medição das indicações de maneira confiável nas próprias imagens. Ensaios de campo foram realizados em instalações da PETROBRAS onde vasos foram inspecionados para caracterização do estado de corrosão aplicando o FMC/TFM. Resultados mostram a alta sensibilidade da técnica e a possibilidade de mensurar pites e alvéolos de corrosão desde dimensões bem reduzidas, onde os métodos convencionais falham na detecção ou dimensionamento. Os resultados foram confirmados por testes de laboratório onde corpos de prova com defeitos controlados foram inspecionados. 1 M. Sc., Eng. Metalúrgico, M2M do Brasil 2 M. Sc., Eng. Físico, M2M do Brasil 3 D. Sc., Eng. Mecânico, ISQ Brasil 4 M. Sc., Eng. de Materiais, LNDC/COPPE/UFRJ 5 D. Sc., Físico, LNDC/COPPE/UFRJ 6 Engenheiro, PETROBRAS

2 1. INTRODUÇÃO Inúmeros avanços vêm sendo conseguidos no âmbito do ultrassom através da utilização de transdutores multi-elementos nos últimos anos. Mas a grande quantidade de informação que pode ser obtida através destes transdutores muitas vezes esbarra nos limites computacionais para tratamento dos dados (1). Desse modo, diversos estudos têm sido realizados ultimamente no intuito de se obter algoritmos para tratamentos de dados da inspeção por phased array que possam atender as demandas da indústria (1-3). Métodos sintéticos de focalização em tempo real (1,2,4) têm aparecido como a solução para geração de imagens de alta resolução e que facilitam na interpretação dos dados de inspeção. Dentre estes métodos de focalização destaca-se o método de focalização total (do inglês, TFM), que tem apresentado resultados promissores na inspeção ultrassônica, sendo considerado um dos métodos mais robustos no tocante a heterogeneidade do material inspecionado e geometrias de inspeção (5). Normalmente, o TFM é aplicado em inspeção onde se faz uma varredura por captura de matriz completa (do inglês, FMC). 1.1.Captura de Matriz Completa (FMC) O procedimento de captura de matriz completa (do inglês, FMC) compreende um sequencia de emissões e recepções de feixes ultrassônicos onde a emissão através de cada elemento individualmente é seguida pela recepção de todos os elementos do transdutor. O processo se repete até que todos os elementos da matriz tenham realizado sua emissão (1). A figura 1 descreve o procedimento para uma matriz linear de quatro elementos, mostrando a emissão e a recepção para cada sequência. Figura 1: FMC para matriz linear de quatro elementos. (1) Uma das grandes vantagens da FMC é que a grande quantidade de dados adquirida permite que sejam aplicados algoritmos convencionais como varreduras setoriais e lineares e também métodos de pós-processamento e geração de imagens avançados como os métodos de focalização sintéticos, entre eles, o método de focalização total (TFM) (6,7). Se M e N são os números de elementos utilizados respectivamente na emissão e recepção dos sinais ultrassônicos, a FMC consiste no registro para cada ponto P da região de interesse, do tempo de vôo correspondente de um emissor M até o ponto P e chegando a um receptor N, conforme ilustra a figura 2 (1-3).

3 1.2.Método de Focalização Total (TFM) Figura 2: registro dos tempos de vôo na FMC. O TFM é uma técnica de focalização sintética dos sinais elementares de uma matriz de elementos. No TFM a intensidade de cada ponto da imagem é dada por uma soma coerente das contribuições, no domínio do tempo, de cada sinal que corresponde ao tempo de vôo do elemento transmissor ao ponto da imagem e chegada a cada um dos receptores (8). O algoritmo geralmente é aplicado a uma FMC. A focalização sintética realizada pelo algoritmo é alcançada pelo somatório das amplitudes em cada tempo de vôo descrito na seção 2 e ilustrado pela figura 2, podendo ser sintetizada pela equação 1, onde o t ij (P) é o tempo de vôo do elemento emissor a cada elemento receptor passando por cada ponto P da região de interesse da inspeção (1,2,5). M N I P s ij tij P. Equação 1 i 1 j 1 O resultado do algoritmo do TFM são imagens de alta resolução, uma vez que, por método de pós-processamento dos dados, são feitas focalizações em todos os pontos da área de interesse (5). A figura 3 mostra a diferença entre os resultados obtidos por uma varredura setorial convencional e pelo TFM para um entalhe no fundo de um corpo de prova. (a) (b) Figura 3: imagem de varredura setorial (a) e resultado da TFM no modo TTT (b) para entalhe de 3mm de altura no fundo de corpo de prova de alumínio.

4 1.3. TFM Multi-modal Assim como no método convencional utilizando monoelementos, o phased array pode receber sinais oriundos de um reflexão direta como também sinais oriundos de uma ou mais reflexões. Assim, a interação com os refletores e com o fundo do objeto inspecionado gera conversões de modo que podem ser utilizados para extrair dados específicos da inspeção através de algoritmos que separam os diferentes modos para reconstruir imagens relativas a estes (3). As conversões de modo podem gerar variados sinais permitindo uma gama de combinações de modos que aumentam de acordo com o número de pontos de interação entre o feixe e a estrutura do material. Assim, na incidência direta, 4 combinações poder ser encontradas entre ondas longitudinais (L) e transversais (T), que são elas L -L, L-T, T-T, T-L. Para o caso de uma inspeção onde se utiliza o formato pseudo-tandem, há uma reflexão no fundo da objeto inspecionado gerando 8 combinações de modos. Para caso da incidência indireta, com um pulo, 16 modos podem ser combinados e assim sucessivamente. A figura 4 exemplifica este fato para três configurações de inspeção (3). Figura 4: possibilidades de conversão de modo e suas combinações. As imagens geradas podem ser oriundas de combinações específicas de modos de maneira a obter maiores resoluções e caracterizações dos defeitos presentes que sejam as mais próximas possíveis da realidade (9). Na figura 5, pode-se notar a diferença entre as imagens geradas para a detecção de um entalhe, simulando uma falta de penetração na raiz de uma solda, utilizando-se três combinações: TT, TTT e TTTT. Figura 5: diferentes modos de conversão e suas imagens: TT (a), TTT (b) e TTTT (c). O presente trabalho visa comparar as imagens obtidas por métodos convencionais sem focalização e pelo TFM através de alguns modos de conversão na detecção de refletores visando configurações de inspeção que sejam aplicáveis a soldas de topo em campo.

5 2. METODOLOGIA 2.1. Ensaios em campo Ensaios em campo para medição de espessura foram realizados em alguns equipamentos de uma plataforma de petróleo da Petrobras para atestar o grau de corrosão presente nos mesmos, onde o método FMC/TFM foi aplicado pontualmente em algumas regiões para se obter imagens B-scan onde uma visualização da espessura local fosse possível. Foi utilizado o algoritmo para formação da imagem onde apenas o modo LL fosse computado, uma vez que as descontinuidades esperadas se encontrariam na superfície interna do equipamento. A velocidade do som foi medida automaticamente em cada equipamento no intuito de se obter um cálculo mais preciso para formação das imagens. Um filtro (FT-1) e dois vasos (V-1 e V-2) inspecionados são mostrados na figura 6 onde as áreas de inspeção localizam-se na parte inferior dos equipamentos onde o fluido contido fica acumulado e espera-se maior atividade corrosiva. FT-1 V-1 V-2 Figura 6: equipamentos inspecionados O equipamento utilizado nos ensaios, tanto para as varreduras lineares quando para a aplicação do método de focalização total em tempo real foi o M2M Gekko, equipado de um transdutor Imasonic de 64 elementos e 5 MHz. A figura 7 mostra o equipamento utilizado no estudo.

6 Figura 7: Equipamento de ultrassom phased array utilizado na inspeção 2.2. Ensaios de laboratório Corpos de prova contendo regiões com perda de espessura induzida por corrosão foram inspecionados para geração de imagens B-scan pelo método FMC/TFM para se buscar uma correlação com os resultados obtidos em campo e análise do dimensionamento tendo como referência descontinuidades conhecidas. Mais uma vez o equipamento utilizado foi o descrito na figura 7. O cabeçote foi posicionado no lado sem corrosão dos corpos de prova e imagens do método FMC/TFM foram obtidas em diferentes orientações conforme mostra a figura 8. As imagens foram geradas com o cabeçote a 0º, 45º, 90º e 135º em relação ao eixo central do corpo de prova na tentativa de obter uma visualização ampla da região defeituosa. Figura 8: Orientação do cabeçote para geração das imagens Foram usados, como corpos de prova, chapas de aço carbono do tipo ASTM A 283 com 120 mm de comprimento e 120 mm de largura, com aproximadamente 6,5 mm de espessura. As amostras passaram por um processo de limpeza superficial através da técnica de jateamento de areia.

7 Foi utilizada uma solução de cloreto férrico (FeCl 3 ), segundo a norma ASTM G48, com 6% em massa, para gerar danos de corrosão localizada nos corpos de prova. O CP 13 foi exposto por um período de 72 horas, enquanto que os corpos de prova 16 e 20 foram expostos por um tempo de 96 horas. A tabela 1 mostra cada corpo de prova e seus respectivos tempos de exposição à solução corrosiva. Tabela 1. Corpos de prova e seus respectivos tempos de exposição à solução corrosiva de cloreto férrico. CP horas CP horas CP horas A figura 9 mostra o aspecto das regiões com perda de espessura de cada corpo de prova. CP13 CP16 CP20 Figura 8: corpos de prova utilizados no estudo e respectivas perdas de espessura Um relógio comparador de profundidade de precisão 0,002mm foi usado para medir a profundidade das descontinuidades, determinando assim o valor da perda de espessura em cada amostra. Dez medidas foram feitas no ponto de maior profundidade e utilizada a média destas para comparação com valor encontrado na inspeção por phased array FMC/TFM.

8 3. RESULTADOS 3.1. Ensaios em campo O método FMC/TFM aplicado utilizando os modos LL para reconstrução das imagens foi capaz de detectar perdas de espessura por corrosão mesmo em dimensões que sugerem o início do processo. As imagens mostram as alterações na superfície interna dos equipamentos inspecionados de maneira clara sem a necessidade de análise de sinais A-scan para confirmação da existência do problema na região analisada, sendo esta uma grande vantagem em relação ao método convencional, pois a presença da perda de espessura pode gerar superfícies que não estão perpendiculares ao eixo do transdutor resultando na perda do sinal e impossibilidade de análise na localização. A figura 9 traz alguns resultados obtidos no filtro FT-1, onde alvéolos de corrosão foram detectados mostrando o potencial do método mesmo para pequenas dimensões de descontinuidades. (a) Perda de 0,9mm (b) Perda de 0,5mm (c) Perda de 1,1mm (d) Perda de 0,9mm (e) Perda de 0,8mm (f) Perda de 0,5mm Figura 9: alvéolos de corrosão detectados no filtro FT-1

9 As perdas de espessura foram dimensionadas na própria imagem e apresentaram valores que vão desde 0,5mm (figuras 9-b e 9-f) até 1,1mm (figura 9-c). O filtro FT-1 não apresentava atividade corrosiva relevante, mas foi possível constatar que já existem alguns danos iniciais por corrosão que podem ser agora monitorados uma vez que foram detectados pelo método do presente estudo. Os resultados foram semelhantes para os vasos V-1 e V-2 que apresentaram valores de perda de espessura ainda menores que do equipamento anterior. Alguns resultados estão mostrados nas figuras 10 e 11 seguintes. Ambos os vasos apresentaram muito pouca atividade corrosiva, todavia mais uma vez foi possível detectar os danos do início do processo desde dimensões reduzidas. (a) Perda de 0,5mm (b) Perda de 0,4mm Figura 10: alvéolos de corrosão detectados no vaso V-1 Figura 11: alvéolos de corrosão detectados no vaso V-2. Perdas de 0,6mm e 0,4mm Os resultados obtidos em campo mostram o potencial da técnica para detectar danos de corrosão desde o seu início através das imagens oriundas da reconstrução pelos modos LL da incidência direta dos feixes na superfície interna da peça inspecionada. As dimensões das descontinuidades encontradas apontam para a alta resolução das imagens geradas em tempo real, sem a necessidade de qualquer algoritmo adicional de pós-processamento.

10 3.2. Ensaios de laboratório Os resultados para os três corpos de prova ensaiados em laboratório serão descritos nesta seção. Mais uma vez o método FMC/TFM foi capaz de detectar os danos oriundos do processo corrosivo através de imagem obtidas pela reconstrução das contribuições dos modos LL na incidência direta sobre a superfície oposta a de contato com o transdutor. As figuras 12 a 14 mostram os danos gerados pela corrosão e o resultado da inspeção por visualização B-scan nas orientações a 0 e 90, de acordo com o ilustrado na figura 8 da seção 2.2. Nas imagens fica nítida a presença da descontinuidade e o dimensionamento direto na imagem se torna um processo simples. (a) (b) (c) Figura 12: danos por corrosão no CP13 (a), Imagens B-scan nas orientações 0 (b) e 90 (c). O método de focalização total faz com que o eco de fundo permaneça estável durante toda a inspeção possibilitando uma visualização clara e precisa da espessura do objeto inspecionado e fazendo com que qualquer alteração nesta seja facilmente detectada como no caso do CP13 onde, apesar de haver uma distribuição de pequenos danos espalhados na superfície do corpo

11 de prova as perdas de espessura não são pronunciadas, mas ainda assim detectadas nas imagens B-scan oriundas do método. (a) (b) (c) Figura 13: danos por corrosão no CP16 (a), Imagens B-scan nas orientações 0 (b) e 90 (c). Para o caso do CP16, onde há a presença de um dano bem delimitado as imagens B-scan não só trazem indicações condizentes com o formato da descontinuidade, como esta indicações podem ser facilmente dimensionadas na própria imagem. Assim como no CP16, o último corpo de prova testado, CP20, possui descontinuidade bem delimitada e facilmente detectada pelo método em estudo. Neste caso, o desaparecimento total da reflexão oriunda da superfície inferior da peça denota com ainda mais certeza a presença de uma perda de espessura.

12 (a) (b) (c) Figura 14: danos por corrosão no CP20 (a), Imagens B-scan nas orientações 0 (b) e 90 (c). Adicionalmente, é possível notar pelas imagens como o método facilita a interpretação da descontinuidade encontrada, uma vez que há uma semelhança grande entre o formato da indicação e o real formato de descontinuidade percebido por inspeção visual. Os resultados obtidos nos ensaios de laboratório reforçam a tese de que as indicações obtidas em campo são realmente oriundas de início de processo corrosivo com formação de pequenos alvéolos na superfície interna dos equipamentos inspecionados. Dimensionamentos diretamente na imagem também foram realizados na inspeção em laboratório obtendo resultados promissores. Dimensionamento físico através de um relógio comparador de profundidade com precisão de 0,02mm foi realizado para determinar as perdas de espessura presentes. A tabela 2 traz os resultados do dimensionamento físico (média de dez medidas no ponto de maior profundidade) e sua comparação com o dimensionamento pelo método FMC/TFM quer obteve erro inferior a 15% em descontinuidades inferiores a 1mm.

13 Tabela 2: comparação dos dimensionamentos, físico e pelo método FMC/TFM Perda de Espessura (mm) Amostra Método Físico FMC/TFM Erro CP13 0,675 0,7 3,70% CP16-1 0,872 0,8-8,26% CP16-2 0,939 0,8-14,80% CP20 0,818 0,9 10,02% Não houve, pelos resultados obtidos, a possibilidade de se caracterizar ainda um padrão de sobredimensionamento ou subdimensionamento para o método estudado, apontando para a necessidade de se testar uma quantidade maior de corpos de prova. Por hora, eles indicam que o método é aplicável em campo e gera resultados em tempo real que facilitam a interpretação das indicações diminuindo a subjetividade dos laudos da inspeção, através das imagens de alta resolução obtidas. Adicionalmente, a possibilidade de se detectar e dimensionar descontinuidades de pequena altura, da ordem de 1mm e até menores, destaca a boa resolução do método na investigação de processos de danos desde as fases iniciais e controlar sua evolução com elevada precisão. 4. CONCLUSÕES O método FMC/TFM da inspeção phased array se mostrou uma ferramenta poderosa na detecção e interpretação de danos oriundos do processo de corrosão em equipamentos do setor óleo e gás. A detecção das descontinuidades se dá desde dimensões reduzidas características do início do processo corrosivo possibilitando o monitoramento do processo corrosivo muito antes de serem atingidos níveis críticos. A obtenção dos resultados de alta resolução em tempo real e por intermédio de equipamento portátil contribui para o aumento da confiabilidade da inspeção em campo, uma vez que as imagens facilitam a interpretação das indicações reduzindo a subjetividade comum nas inspeções manuais. Através da comparação com os dimensionamentos físicos das descontinuidades de laboratório, o método FMC/TFM obteve um erro no dimensionamento das perdas de espessura inferior a 15%. Este resultado e a morfologia das indicações condizentes com a inspeção visual, aliados a qualidade das imagens obtidas apontam para uma ferramenta poderosa também no dimensionamento das descontinuidades podendo contribuir para a obtenção de laudos ainda mais precisos e confiáveis. 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. Njiki, M., Elouardi, A., Bouaziz, S., Casula, O., Roy, O. A Real-Time Implementation of the Total Focusing Method for Rapid and Precise Diagnostic in Non Destructive Evaluation, 24th International Conference on Application-Specific Systems, Architectures and Processors, , 2013.

14 2. Mickael Njiki, Abdelhafid Elouardi, Samir Bouaziz, Olivier Casula, Olivier Roy. Total Focusing Method for Non Destructive Evaluation: Toward Real-Time Imaging Systems, 56th International Midwest Symposium on Circuits and Systems (MWSCAS)., , Jie Zhang, Bruce W. Drinkwater, Paul D. Wilcox, Alan J. Hunter. Defect detection using ultrasonic arrays: The multi-mode total focusing method, NDT&E International., , S. Robert, O. Casula, M. Njiki and O. Roy. Assessment of real-time techniques for ultrasonic non-destructive testing, Review of Quantitavive Nondestructive Evaluation (QNDE), Vol. 31, Jie Zhang, Bruce W. Drinkwater, and Paul D. Wilcox. Comparison of Ultrasonic Array Imaging Algorithms for Nondestructive Evaluation., Transactions on Ultrasonics, Ferroelectrics and Frequency Control, Vol. 60, , Caroline Holmes, Bruce W. Drinkwater, Paul D. Wilcox. Post-processing of the full matrix of ultrasonic transmit receive array data for non-destructive evaluation, NDT&E International, Vol. 38, , A. Fidahoussen, P. Calmon, M. Lambert, S. Paillard, and S. Chatillon. Imaging of defects in several complex configurations by simulation-helped processing of ultrasonic array data., Review of Quantitative Nondestructive Evaluation (QNDE), Vol. 29, , Jie Zhang, Bruce W. Drinkwater, Paul D. Wilcox. Effects of array transducer inconsistencies on total focusing method imaging performance, NDT&E International, Vol. 44, , S. Paillard, E. Yakovleva, S. Chatillon, P. Calmon. New Ultrasonic Array Imaging of Crack-Type Defects Based on Simulation-Helped Processing, The European Conference on Non-Destructive Testing (ECNDT), 2010.

INSPEÇÃO DE TUBOS DE TROCADORES DE CALOR E DE CALDEIRAS COM AS TÉCNICAS IRIS E CAMPO REMOTO CONJUGADAS

INSPEÇÃO DE TUBOS DE TROCADORES DE CALOR E DE CALDEIRAS COM AS TÉCNICAS IRIS E CAMPO REMOTO CONJUGADAS INSPEÇÃO DE TUBOS DE TROCADORES DE CALOR E DE CALDEIRAS COM AS TÉCNICAS IRIS E CAMPO REMOTO CONJUGADAS Marcos Alberto da Silva Figueredo SGS DO BRASIL LTDA. Trabalho apresentado na 6a COTEQ Conferência

Leia mais

PROCEDIMENTO DE ULTRA-SOM PARA INSPEÇÃO DE WELDOLETS

PROCEDIMENTO DE ULTRA-SOM PARA INSPEÇÃO DE WELDOLETS PROCEDIMENTO DE ULTRA-SOM PARA INSPEÇÃO DE WELDOLETS Rubem Manoel de Braga Antônio Fernando Burkert Bueno Afonso Regully Universidade Federal do Rio Grande do Sul Luís Carlos Greggianin Companhia Petroquímica

Leia mais

Realizando o ensaio de ultra-som

Realizando o ensaio de ultra-som Realizando o ensaio de ultra-som A UU L AL A Na aula anterior, você ficou sabendo que o ultra-som é uma onda mecânica que se propaga de uma fonte emissora até uma fonte receptora, através de um meio físico.

Leia mais

Radiologia Industrial. Radiografia de Soldas. Agenda. Tubulações e Equipamentos 23/08/2009. Walmor Cardoso Godoi, M.Sc.

Radiologia Industrial. Radiografia de Soldas. Agenda. Tubulações e Equipamentos 23/08/2009. Walmor Cardoso Godoi, M.Sc. Radiologia Radiografia de Soldas Prof.: Walmor Cardoso Godoi, M.Sc. http://www.walmorgodoi.com Walmor Cardoso Godoi, M.Sc. Agenda Tubulações e Equipamentos Tubulações e equipamentos Descontinuidades em

Leia mais

INSPEÇÃO BASEADA EM RISCO SEGUNDO API 581 APLICAÇÃO DO API-RBI SOFTWARE

INSPEÇÃO BASEADA EM RISCO SEGUNDO API 581 APLICAÇÃO DO API-RBI SOFTWARE INSPEÇÃO BASEADA EM RISCO SEGUNDO API 581 APLICAÇÃO DO API-RBI SOFTWARE Carlos Bruno Eckstein PETROBRAS/CENPES/PDEAB/Engenharia Básica de Equipamentos Edneu Jatkoski PETROBRAS/REPLAN/MI/Inspeção de Equipamentos

Leia mais

APLICAÇÃO DE ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS PARA DETECÇÃO, DIMENSIONAMENTO E MAPEAMENTO DE DANOS POR HIDROGÊNIO EM COLUNA LAVADORA DE CARBONO

APLICAÇÃO DE ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS PARA DETECÇÃO, DIMENSIONAMENTO E MAPEAMENTO DE DANOS POR HIDROGÊNIO EM COLUNA LAVADORA DE CARBONO 12 a Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos COTEQ 2013 047 APLICAÇÃO DE ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS PARA DETECÇÃO, DIMENSIONAMENTO E MAPEAMENTO DE DANOS POR HIDROGÊNIO EM COLUNA LAVADORA DE CARBONO Mauro

Leia mais

INSPEÇÃO DE TUBOS DE TROCADORES DE CALOR E DE CALDEIRAS COM AS TÉCNICAS IRIS E CAMPO REMOTO CONJUGADAS

INSPEÇÃO DE TUBOS DE TROCADORES DE CALOR E DE CALDEIRAS COM AS TÉCNICAS IRIS E CAMPO REMOTO CONJUGADAS INSPEÇÃO DE TUBOS DE TROCADORES DE CALOR E DE CALDEIRAS COM AS TÉCNICAS IRIS E CAMPO REMOTO CONJUGADAS Marcos Alberto da Silva Figueredo SGS DO BRASIL LTDA Rua São Januário, 187 São Cristóvão Rio de Janeiro

Leia mais

Ensaio de Emissão Acústica Aplicado em Cilindros sem Costura para Armazenamento de Gases

Ensaio de Emissão Acústica Aplicado em Cilindros sem Costura para Armazenamento de Gases Ensaio de Emissão Acústica Aplicado em Cilindros sem Costura para Armazenamento de Gases Pedro Feres Filho São Paulo, Brasil e-mail: pedro@pasa.com.br 1- Resumo Este trabalho teve como objetivo apresentar

Leia mais

12ª Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos

12ª Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos 12ª Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos COTEQ2013-340 DETECÇÃO E CONTROLE DE POLUIÇÃO EM ISOLADORES DE ALTA TENSÃO ATRAVÉS DE TERMOGRAFIA Laerte dos Santos 1, Marcelo O. Morais Filho 2, Rodolfo

Leia mais

MEDIDAS MAGNÉTICAS DE PINTURAS EM CERÂMICA E PINTURAS RUPESTRES

MEDIDAS MAGNÉTICAS DE PINTURAS EM CERÂMICA E PINTURAS RUPESTRES MEDIDAS MAGNÉTICAS DE PINTURAS EM CERÂMICA E PINTURAS RUPESTRES Aluno: Fernando Cardoso Emiliano Ribeiro Orientador: Paulo Costa Ribeiro Introdução Realizamos no campo de medidas magnéticas de vasos e

Leia mais

6 Construção de Cenários

6 Construção de Cenários 6 Construção de Cenários Neste capítulo será mostrada a metodologia utilizada para mensuração dos parâmetros estocásticos (ou incertos) e construção dos cenários com respectivas probabilidades de ocorrência.

Leia mais

MFL DE ALTA RESOLUÇÃO PARA CHAPAS DE FUNDO E TETO DE TANQUES DE ARMAZENAMENTO

MFL DE ALTA RESOLUÇÃO PARA CHAPAS DE FUNDO E TETO DE TANQUES DE ARMAZENAMENTO MFL DE ALTA RESOLUÇÃO PARA CHAPAS DE FUNDO E TETO DE TANQUES DE ARMAZENAMENTO Certificada ISO 9001:2008 1 A técnica de MFL consiste na magnetização com imãs permanentes poderosos capazes de criar um campo

Leia mais

A REALIDADE PRÁTICA DO ENSAIO POR ONDAS GUIADAS NO BRASIL

A REALIDADE PRÁTICA DO ENSAIO POR ONDAS GUIADAS NO BRASIL COTEQ A REALIDADE PRÁTICA DO ENSAIO POR ONDAS GUIADAS NO BRASIL Hermann Schubert 1, Edvaldo H. K. Ide 2, Higor Gerbovic 3, Reginaldo Luz 4, Ronaldo K. Shiomi 5 Copyright 2011, ABENDI. Trabalho apresentado

Leia mais

Apresentação Inspetor de Solda MIPS Sistemas Ltda.

Apresentação Inspetor de Solda MIPS Sistemas Ltda. Apresentação Inspetor de Solda MIPS Sistemas Ltda. Rua Ricardo Landmann, 385 Joinville SC - Brasil O Controle Digital da Geometria dos Cordões de Solda é a mais moderna e eficaz maneira de avaliar a qualidade

Leia mais

Ensaios por Partículas Magnéticas- Equipamentos de Magnetização"No Contact" Clayton Moura de Oliveira ITW - Chemical Products Ltda

Ensaios por Partículas Magnéticas- Equipamentos de MagnetizaçãoNo Contact Clayton Moura de Oliveira ITW - Chemical Products Ltda Ensaios por Partículas Magnéticas- Equipamentos de Magnetização"No Contact" Clayton Moura de Oliveira ITW - Chemical Products Ltda Trabalho apresentado na 6ª Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA AUTOMATIZADO PARA INSPEÇÃO ULTRA-SÔNICA EM CASCO DE NAVIO

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA AUTOMATIZADO PARA INSPEÇÃO ULTRA-SÔNICA EM CASCO DE NAVIO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA AUTOMATIZADO PARA INSPEÇÃO ULTRA-SÔNICA EM CASCO DE NAVIO Antonio A. de Carvalho, Raphael C. S. B. Suita, Ivan C. da Silva, João M. A. Rebello Universidade Federal do Rio

Leia mais

2. APLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA Este padrão aplica-se às atividades de Qualificação e Certificação de Pessoal realizado pelo SEQUI-ETCM/CEND.

2. APLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA Este padrão aplica-se às atividades de Qualificação e Certificação de Pessoal realizado pelo SEQUI-ETCM/CEND. 1. OBJETIVO 1.1 Este procedimento fixa as condições para a execução do ensaio por ultrassom computadorizado pela técnica de Phased Array, para detecção e avaliação de descontinuidades em juntas soldadas.

Leia mais

Sua confiança em inspeção.

Sua confiança em inspeção. , Sua confiança em inspeção. Inspeção que trás segurança. A TND Inspeções Técnicas trás a experiência de seus gestores, que atuam há mais de 10 anos no seguimento de inspeção. A capacidade técnica de sua

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESCONTINUIDADE TIPO TRINCA DETECTADA NO VASO DE NITROGÊNIO

AVALIAÇÃO DE DESCONTINUIDADE TIPO TRINCA DETECTADA NO VASO DE NITROGÊNIO AVALIAÇÃO DE DESCONTINUIDADE TIPO TRINCA DETECTADA NO VASO DE NITROGÊNIO Controle de revisões 3 2 1 0 Rev Descrição Verificação Aprovação Data RESPONSÁVEIS TÉCNICOS Preparação e verificação Aprovação ART

Leia mais

Sensores Ultrasônicos

Sensores Ultrasônicos Sensores Ultrasônicos Introdução A maioria dos transdutores de ultra-som utiliza materiais piezelétricos para converter energia elétrica em mecânica e vice-versa. Um transdutor de Ultra-som é basicamente

Leia mais

E-QP-EUS-034 REV. 0 24/01/2013

E-QP-EUS-034 REV. 0 24/01/2013 PROCEDIMENTO DE END ULTRASSOM COMPUTADORIZADO PELA TÉCNICA PHASED ARRAY INSPEÇÃO DE SOLDAS Procedimento Operacional ETM-CORP ENGENHARIA, TECNOLOGIA E MATERIAIS CORPORATIVO Os comentários e sugestões referentes

Leia mais

Ensaios Não Destrutivos

Ensaios Não Destrutivos Ensaios Não Destrutivos DEFINIÇÃO: Realizados sobre peças semi-acabadas ou acabadas, não prejudicam nem interferem a futura utilização das mesmas (no todo ou em parte). Em outras palavras, seriam aqueles

Leia mais

CONTROLE DA QUALIDADE EM PREMOLDADOS

CONTROLE DA QUALIDADE EM PREMOLDADOS CONTROLE DA QUALIDADE EM PREMOLDADOS Fonte: Reprodução A EMPRESA Fonte: Reprodução Somos uma Empresa de Representação de ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS (Galpões e outros mais ) e ESTRUTURAS METÁLICAS (Galpões,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais Terminologia Usual de Soldagem e Símbolos de Soldagem Prof. Paulo J. Modenesi Belo Horizonte, julho de 2001 Terminologia

Leia mais

www.vwsolucoes.com Copyright 2013 VW Soluções

www.vwsolucoes.com Copyright 2013 VW Soluções 1 1. Especificação técnicas: Dimensões do módulo 4EA2SA v1.0: 100 mm x 56 mm Peso aproximado: xxx gramas (montada). Alimentação do circuito : 12 ou 24Vcc Tipo de comunicação: RS232 ou RS485 Tensão de referencia:

Leia mais

materiais ou produtos,sem prejudicar a posterior utilização destes, contribuindo para o incremento da

materiais ou produtos,sem prejudicar a posterior utilização destes, contribuindo para o incremento da Definição De acordo com a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos, ABENDE, os Ensaios Não Destrutivos (END) são definidos como: Técnicas utilizadas no controle da qualidade, d de materiais ou

Leia mais

RECONHECIMENTO DE PADRÕES. OCR - Reconhecimento óptico de caracteres

RECONHECIMENTO DE PADRÕES. OCR - Reconhecimento óptico de caracteres RECONHECIMENTO DE PADRÕES OCR - Reconhecimento óptico de caracteres INTRODUÇÃO Reconhecimento de padrões é uma área da ciência cujo objetivo é a classificação de objetos dentro de um número de categorias

Leia mais

EAGLE TECNOLOGIA E DESIGN CRIAÇÃO DE SERVIDOR CLONE APCEF/RS

EAGLE TECNOLOGIA E DESIGN CRIAÇÃO DE SERVIDOR CLONE APCEF/RS EAGLE TECNOLOGIA E DESIGN CRIAÇÃO DE SERVIDOR CLONE APCEF/RS Relatório Nº 03/2013 Porto Alegre, 22 de Agosto de 2013. ANÁLISE DE SOLUÇÕES: # RAID 1: O que é: RAID-1 é o nível de RAID que implementa o espelhamento

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE FELIPE GUILHERME STEIN APLICAÇÃO INDUSTRIAL DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ESTUDO DE

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

2013 年 度 通 訊 博 物 館 電 子 裝 置 製 作 比 賽

2013 年 度 通 訊 博 物 館 電 子 裝 置 製 作 比 賽 Regras Suplementares Grupos de Ensino Básico e Secundário Função operacional do dispositivo: Ser capaz de parar em posição pré-definida. Materiais: Não existe limitação a materiais excepto dispositivos

Leia mais

Projetos. Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Mestrado em Informática 2004/1. O Projeto. 1. Introdução. 2.

Projetos. Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Mestrado em Informática 2004/1. O Projeto. 1. Introdução. 2. Pg. 1 Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Mestrado em Informática 2004/1 Projetos O Projeto O projeto tem um peso maior na sua nota final pois exigirá de você a utilização de diversas informações

Leia mais

PP-5EN-00062 PROCEDIMENTO DE END ULTRASSOM COMPUTADORIZADO PELA TÉCNICA TOFD INSPEÇÃO DE SOLDAS Rev.0. Anexo A ÍNDICE

PP-5EN-00062 PROCEDIMENTO DE END ULTRASSOM COMPUTADORIZADO PELA TÉCNICA TOFD INSPEÇÃO DE SOLDAS Rev.0. Anexo A ÍNDICE PP-5EN-00062 Rev.0 Anexo A ÍNDICE 1. OBJETIVO 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3. TERMINOLOGIA 4. MATERIAL/DIMENSÕES 5. SAÚDE E SEGURANÇA 6. MATERIAL, DIMENSIONAL, TIPO E DETALHE DE JUNTAS 7. APARELHAGEM 8.

Leia mais

Os caracteres de escrita

Os caracteres de escrita III. Caracteres de Escrita Os caracteres de escrita ou letras técnicas são utilizadas em desenhos técnicos pelo simples fato de proporcionarem maior uniformidade e tornarem mais fácil a leitura. Se uma

Leia mais

NOVA TÉCNICA DE ENSAIOS POR CORRENTES PARASITAS DE TUBOS COM COSTURA DURANTE O PROCESSO DE FABRICAÇÃO

NOVA TÉCNICA DE ENSAIOS POR CORRENTES PARASITAS DE TUBOS COM COSTURA DURANTE O PROCESSO DE FABRICAÇÃO NOVA TÉCNICA DE ENSAIOS POR CORRENTES PARASITAS DE TUBOS COM COSTURA DURANTE O PROCESSO DE FABRICAÇÃO Autor: Alejandro Spoerer Empresa: Polimeter Comércio e Representações Ltda. Palavras-chaves: ensaio

Leia mais

Missão. Valores. Visão

Missão. Valores. Visão O U T E C N C A empresa A Tecnopampa Indústria de Máquinas Ltda é uma empresa Brasileira sediada em Santa Maria -S que atua na fabricação de máquinas CNC. Pesquisando e desenvolvendo tecnologias próprias

Leia mais

4 Avaliação Econômica

4 Avaliação Econômica 4 Avaliação Econômica Este capítulo tem o objetivo de descrever a segunda etapa da metodologia, correspondente a avaliação econômica das entidades de reservas. A avaliação econômica é realizada a partir

Leia mais

Análise de Dados do Financeiro

Análise de Dados do Financeiro Análise de Dados do Financeiro Introdução Para reunir em um só local as informações de contas a pagar e receber cadastradas e/ou geradas no sistema TTransp existe a interface de análise de dados do financeiro.

Leia mais

O que é RAID? Tipos de RAID:

O que é RAID? Tipos de RAID: O que é RAID? RAID é a sigla para Redundant Array of Independent Disks. É um conjunto de HD's que funcionam como se fosse um só, isso quer dizer que permite uma tolerância alta contra falhas, pois se um

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE Mariane Alves Gomes da Silva Eliana Zandonade 1. INTRODUÇÃO Um aspecto fundamental de um levantamento

Leia mais

PROCEDIMENTO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA MEDIDORES ULTRASÔNICOS ÍNDICE DE REVISÕES

PROCEDIMENTO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA MEDIDORES ULTRASÔNICOS ÍNDICE DE REVISÕES UNIDADE: GERAL 1 de 7 ÍNDICE DE REVISÕES Rev. 0 EMISSÃO INICIAL DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS Rev. 0 Rev. 1 Rev. 2 Rev. 3 Rev. 4 Rev. 5 Rev. 6 Rev. 7 Rev. 8 DATA: 27/06/14 ELABORAÇÃO: Volnei VERIFICAÇÃO:

Leia mais

Especificação técnica de Videodetecção ECD/DAI

Especificação técnica de Videodetecção ECD/DAI Especificação técnica de Videodetecção ECD/DAI 1. Esta Especificação destina se a orientar as linhas gerais para o fornecimento de equipamentos. Devido às especificidades de cada central e de cada aplicação,

Leia mais

PIGS INSTRUMENTADOS PIGS INSTRUMENTADOS HISTÓRIA PRINCIPAIS FERRAMENTAS O QUE SÃO PIGS INSTRUMENTADOS?

PIGS INSTRUMENTADOS PIGS INSTRUMENTADOS HISTÓRIA PRINCIPAIS FERRAMENTAS O QUE SÃO PIGS INSTRUMENTADOS? PIGS INSTRUMENTADOS O QUE SÃO PIGS INSTRUMENTADOS? SÃO PIGS QUE REALIZAM MEDIDAS AO LONGO DO PERCURSO DO DUTO, REGISTRANDO AS INFORMAÇÕES. ESTAS INFORMAÇÕES NORMALMENTE SÃO UTILIZADAS PARA AVALIAR A INTEGRIDADE

Leia mais

Introdução à COLETA DE DADOS. Rodrigo Peters Berchielli Especificações técnicas. BICDATA Coleta de dados e Automação www.bicdata.com.

Introdução à COLETA DE DADOS. Rodrigo Peters Berchielli Especificações técnicas. BICDATA Coleta de dados e Automação www.bicdata.com. Introdução à COLETA DE DADOS Rodrigo Peters Berchielli Especificações técnicas Coleta e Automação Sumário Apresentação... 2 Automação industrial... 2 Coleta e automação... 2 Utilização proposta... 3 Processo

Leia mais

Características Técnicas

Características Técnicas Características Técnicas Equipamento homologado de acordo com o Portaria 1510/09 do MTE, com as seguintes características: Possui 2 processadores de 32 Bits, onde um é dedicado para marcações de ponto

Leia mais

GRINSP. Monitoramento preciso da evolução de um defeito de fabricação. ENDs AVANÇADOS. Mauro Duque de Araujo Arilson Rodrigues da Silva

GRINSP. Monitoramento preciso da evolução de um defeito de fabricação. ENDs AVANÇADOS. Mauro Duque de Araujo Arilson Rodrigues da Silva GRINSP Monitoramento preciso da evolução de um defeito de fabricação ENDs AVANÇADOS Mauro Duque de Araujo Arilson Rodrigues da Silva Caso 1 Reator Defeito fabricação na BV Monitoramento TH Monitoramento

Leia mais

Associação Paralelo Ativo e Passivo Vantagens e Benefícios

Associação Paralelo Ativo e Passivo Vantagens e Benefícios Associação Paralelo Ativo e Passivo Vantagens e Benefícios Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento - CP Eletrônica S.A. Rua da Várzea 379 CEP:91040-600 - Porto Alegre RS - Brasil Fone: (51)21312407

Leia mais

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto 4 Segmentação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a segmentação do áudio em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas. É importante mencionar que as mudanças

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Figura 1 - Utilização conjugada de Câmera IR, com sniffer - Fonte: FLIR Systems

Figura 1 - Utilização conjugada de Câmera IR, com sniffer - Fonte: FLIR Systems Câmera GasFindIR da FLIR Systems Por Aline Voigt Nadolni - Petrobras Sobre o GasFindIR Informações gerais - segundo o fabricante FLIR Systems, Inc. O GasFindIR é, segundo a FLIR Systems, uma câmera portátil,

Leia mais

Lista de cargos e funções disponíveis no Consórcio Ipojuca

Lista de cargos e funções disponíveis no Consórcio Ipojuca Lista de cargos e funções disponíveis no Consórcio Ipojuca 1. INSPETOR CONTROLE DE QUALIDADE- Atuar com inspeção de processos / final, ensaios de rotina, controle de qualidade e verificação de falhas na

Leia mais

Programa de Inspeção Baseada em Risco - tubulação condução Ácido Sulfúrico

Programa de Inspeção Baseada em Risco - tubulação condução Ácido Sulfúrico Programa de Inspeção Baseada em Risco - tubulação condução Ácido Sulfúrico 1 Introdução A Inspeção Baseada em Risco - IBR, implementada em tubulações de Ferro Fundido Nodular, as quais conduzem ácido sulfúrico,

Leia mais

Sua empresa ainda desmonta equipamentos industriais para avaliação de suas condições internas?

Sua empresa ainda desmonta equipamentos industriais para avaliação de suas condições internas? Sua empresa ainda desmonta equipamentos industriais para avaliação de suas condições internas? Reduza custos: Para garantir a durabilidade dos equipamentos, ações de manutenção preditiva e preventiva se

Leia mais

ULTRA-SOM - SOLDA PROCEDIMENTO DE END PR 011

ULTRA-SOM - SOLDA PROCEDIMENTO DE END PR 011 Página: 1 de 29 1. OBJETIVO Este procedimento fixa as condições para a execução do ensaio por ultra-som para detecção e avaliação de descontinuidades em juntas soldadas de acordo com o Sistema Nacional

Leia mais

GERENCIAMENTO DA TAXA DE CORROSÃO POR CUPONS POR PERDA DE MASSA CUPONNET. Elcione Simor PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS

GERENCIAMENTO DA TAXA DE CORROSÃO POR CUPONS POR PERDA DE MASSA CUPONNET. Elcione Simor PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS GERENCIAMENTO DA TAXA DE CORROSÃO POR CUPONS POR PERDA DE MASSA CUPONNET Elcione Simor PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS André Pereira Novais INFOTEC CONSULTORIA & PLANEJAMENTO 6 COTEQ Conferência sobre

Leia mais

Controle do Arquivo Técnico

Controle do Arquivo Técnico Controle do Arquivo Técnico Os documentos existentes de forma física (papel) no escritório devem ser guardados em pastas (normalmente pastas suspensas) localizadas no Arquivo Técnico. Este Arquivo pode

Leia mais

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay Márcio Leandro Moraes Rodrigues Frame Relay Introdução O frame relay é uma tecnologia de chaveamento baseada em pacotes que foi desenvolvida visando exclusivamente a velocidade. Embora não confiável, principalmente

Leia mais

Engenharia Diagnóstica

Engenharia Diagnóstica Engenharia Diagnóstica Ensaios Não Destrutivos - END Concreto Armado e Instalações PATOLOGIAS, DANOS E ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL ENG. LEONARDO MEDINA ROSARIO,ESP,MBA Engenharia Diagnóstica

Leia mais

Comandos Eletro-eletrônicos SENSORES

Comandos Eletro-eletrônicos SENSORES Comandos Eletro-eletrônicos SENSORES Prof. Roberto Leal Sensores Dispositivo capaz de detectar sinais ou de receber estímulos de natureza física (tais como calor, pressão, vibração, velocidade, etc.),

Leia mais

HCT Compatibilidade Manual do Usuário

HCT Compatibilidade Manual do Usuário HCT Compatibilidade Manual do Usuário Índice Introdução...3 HCT Compatibilidade...3 Librix...3 Execução do Programa...4 Seleção de Testes...4 Testes Manuais...6 Teste de Teclado...6 Teste de Vídeo...7

Leia mais

www.educandusweb.com.br

www.educandusweb.com.br Sistema Terra-Lua-Sol Índice 1. Introdução... 3 2. Simulador... 3 2.1 Painel Principal... 3 O que ocorreu com dimensões e distâncias dos corpos estudados?... 5 2.2 Visualização - Wireframe/Texturizada...

Leia mais

XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. SENDI 2010 22 a 26 de novembro

XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. SENDI 2010 22 a 26 de novembro XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2010 22 a 26 de novembro São Paulo - SP - Brasil Substituição da Subestação blindada, 69 kv, isolada a gás SF6 da Coelba, por uma Instalação

Leia mais

ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA. Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva

ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA. Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva Joel Alves da Silva, Diretor Técnico JAS-METRO Soluções e Treinamentos

Leia mais

Participantes Alunos regularmente matriculados no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da UNIP

Participantes Alunos regularmente matriculados no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da UNIP 1 Participantes Alunos regularmente matriculados no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da UNIP Pré-requisitos Ter estudado e compeendido o conteúdo das páginas 5 até 23 do e-book Radiologia Industrial

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Sensoriamento 55. Este capítulo apresenta a parte de sensores utilizados nas simulações e nos

Sensoriamento 55. Este capítulo apresenta a parte de sensores utilizados nas simulações e nos Sensoriamento 55 3 Sensoriamento experimentos. Este capítulo apresenta a parte de sensores utilizados nas simulações e nos 3.1. Sensoriamento da Simulação O modelo de robô utilizado neste trabalho é o

Leia mais

MANUTENÇÃO PREDITIVA 13.12.11

MANUTENÇÃO PREDITIVA 13.12.11 1 MANUTENÇÃO PREDITIVA conceito 2 É aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. objetivos 3 determinar, antecipadamente,

Leia mais

Doutorando do Departamento de Construção Civil PCC/USP, São Paulo, SP paulo.barbosa@poli.usp.br 2

Doutorando do Departamento de Construção Civil PCC/USP, São Paulo, SP paulo.barbosa@poli.usp.br 2 Influência de ciclos de molhamento e secagem, da altura e do posicionamento de pilares no teor de íons cloreto presentes no concreto de estrutura com 30 anos de idade Paulo Barbosa 1, Paulo Helene 2, Fernanda

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

SISTEMÁTICA DE INSPEÇÃO ULTRASSÔNICA DE TRILHOS PARÂMETROS E CRITÉRIOS

SISTEMÁTICA DE INSPEÇÃO ULTRASSÔNICA DE TRILHOS PARÂMETROS E CRITÉRIOS SISTEMÁTICA DE INSPEÇÃO ULTRASSÔNICA DE TRILHOS APLICAÇÃO A finalidade da inspeção ultrassônica de trilhos é a prevenção contra a ocorrência de trincas e fraturas. As trincas e fraturas resultam, basicamente,

Leia mais

Mandrilamento. determinado pela operação a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, também chamada de mandril.

Mandrilamento. determinado pela operação a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, também chamada de mandril. A UU L AL A Mandrilamento Nesta aula, você vai tomar contato com o processo de mandrilamento. Conhecerá os tipos de mandrilamento, as ferramentas de mandrilar e as características e funções das mandriladoras.

Leia mais

Indicação de Ensaios Não-Destrutivos

Indicação de Ensaios Não-Destrutivos Indicação de Ensaios Não-Destrutivos Este texto apresenta regras para indicação de ensaios não destrutivos (END) e exemplos de indicações de alguns ensaios. Regras para especificação de ensaios não destrutivos

Leia mais

Astra. Introdução e conceitos básicos do sistema

Astra. Introdução e conceitos básicos do sistema 2011 www.astralab.com.br Astra Introdução e conceitos básicos do sistema Este documento permite entender melhor como funciona o sistema Astra e algumas funções básicas de seus softwares. Equipe de Documentação

Leia mais

CONTROLE DIMENSIONAL - CALDEIRARIA CALIBRAÇÃO DE TRENA E ESCALA COM ESCALA PADRÃO E TRENA PADRÃO

CONTROLE DIMENSIONAL - CALDEIRARIA CALIBRAÇÃO DE TRENA E ESCALA COM ESCALA PADRÃO E TRENA PADRÃO Página: 1 de 5 1. OBJETIVO Este procedimento tem como objetivo descrever o processo de calibração de trenas de fita de aço e escalas metálicas, utilizando como padrões trenas padrão ou escalas padrão.

Leia mais

Virtual Welding. Treinamento do futuro

Virtual Welding. Treinamento do futuro Virtual Welding Treinamento do futuro Aprendizagem real via simulador 100% seguro Economia de recursos O pacote de sucesso GERAL O treinamento em soldagem tem agora um novo nome: Fronius Virtual Welding

Leia mais

UERJ CRR FAT Disciplina ENSAIOS DE MATERIAIS A. Marinho Jr

UERJ CRR FAT Disciplina ENSAIOS DE MATERIAIS A. Marinho Jr Tópico 05 ENSAIOS MECÂNICOS - DUREZA Parte A - Dureza Brinell Introdução A dureza de um material é uma propriedade difícil de definir, que tem diversos significados dependendo da experiência da pessoa

Leia mais

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 3.2 O Espaço Nulo de A: Resolvendo Ax = 0 11 O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 Esta seção trata do espaço de soluções para Ax = 0. A matriz A pode ser quadrada ou retangular. Uma solução imediata

Leia mais

Qualificação de Procedimentos

Qualificação de Procedimentos Qualificação de Procedimentos Os equipamentos em geral são fabricados por meio de uniões de partes metálicas entre si empregando-se soldas. Há, portanto a necessidade de se garantir, nestas uniões soldadas,

Leia mais

SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS EM PLACAS AUTOMOTIVAS

SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS EM PLACAS AUTOMOTIVAS SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS EM PLACAS AUTOMOTIVAS André Zuconelli 1 ; Manassés Ribeiro 2 1. Aluno do Curso Técnico em Informática, turma 2010, Instituto Federal Catarinense, Câmpus Videira, andre_zuconelli@hotmail.com

Leia mais

Manual de Utilizador Documentos de Transporte. TOConline. Suporte. Página - 1

Manual de Utilizador Documentos de Transporte. TOConline. Suporte. Página - 1 TOConline Suporte Página - 1 Documentos de Transporte Manual de Utilizador Página - 2 Índice Criação de um documento de transporte... 4 Definições de empresa- Criação de moradas adicionais... 9 Comunicação

Leia mais

Apresentação Institucional MIPS Sistemas Ltda.

Apresentação Institucional MIPS Sistemas Ltda. Apresentação Institucional MIPS Sistemas Ltda. Rua Ricardo Landmann, 385 Joinville SC - Brasil Quem somos? A MIPS Sistemas Ltda. Iniciou suas atividades no dia 01/03/2014, porém já atua no mercado a 9

Leia mais

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões Pag: 1/20 SGI Manual Controle de Padrões Pag: 2/20 Sumário 1 Introdução...3 2 Cadastros Básicos...5 2.1 Grandezas...5 2.2 Instrumentos (Classificação de Padrões)...6 3 Padrões...9 3.1 Padrão Interno...9

Leia mais

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN Com o Corel você vai trabalhar com um dos aplicativos mais usados no campo do design e da auto-edição, já que permite operar com dois tipos de gráficos (vetoriais

Leia mais

DETECÇÃO DE DEFEITOS EM CHAPAS CLADEADAS POR ENSAIO NÃO DESTRUTIVO ULTRASSÔNICO

DETECÇÃO DE DEFEITOS EM CHAPAS CLADEADAS POR ENSAIO NÃO DESTRUTIVO ULTRASSÔNICO DETECÇÃO DE DEFEITOS EM CHAPAS CLADEADAS POR ENSAIO NÃO DESTRUTIVO ULTRASSÔNICO Ygor SANTOS (1); Cláudia FARIAS (2); Moisés OLIVEIRA (3); Igor RIBEIRO (4); Maria SOBRAL (5); Lucas PEREIRA (6) (1) IFBA,

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Módulo IV Aula 07 Solda A soldagem é um tema muito extenso. Basicamente a soldagem é a união de materiais, mas existem inúmeros processos totalmente diferentes

Leia mais

Considerações Finais. Capítulo 8. 8.1- Principais conclusões

Considerações Finais. Capítulo 8. 8.1- Principais conclusões Considerações Finais Capítulo 8 Capítulo 8 Considerações Finais 8.1- Principais conclusões Durante esta tese foram analisados diversos aspectos relativos à implementação, análise e optimização de sistema

Leia mais

2 Materiais e Métodos

2 Materiais e Métodos 1 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE VIGAS REFORÇADAS POR ACRÉSCIMO DE CONCRETO À FACE COMPRIMIDA EM FUNÇÃO DA TAXA DE ARMADURA LONGITUDINAL TRACIONADA PRÉ-EXISTENTE Elias Rodrigues LIAH; Andréa Prado Abreu REIS

Leia mais

Admistração de Redes de Computadores (ARC)

Admistração de Redes de Computadores (ARC) Admistração de Redes de Computadores (ARC) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus São José Prof. Glauco Cardozo glauco.cardozo@ifsc.edu.br RAID é a sigla para Redundant

Leia mais

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado 2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado Conteúdo 1. Função Produção 3. Administração da Produção 1 Bibliografia Recomenda Livro Texto: Introdução à Administração Eunice Lacava Kwasnicka - Editora

Leia mais

Estes sensores são constituídos por um reservatório, onde num dos lados está localizada uma fonte de raios gama (emissor) e do lado oposto um

Estes sensores são constituídos por um reservatório, onde num dos lados está localizada uma fonte de raios gama (emissor) e do lado oposto um Existem vários instrumentos de medição de nível que se baseiam na tendência que um determinado material tem de reflectir ou absorver radiação. Para medições de nível contínuas, os tipos mais comuns de

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop 1 1 INICIANDO O APLICATIVO PELA PRIMEIRA VEZ... 3 2 PÁGINA PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1 INTERFACE INICIAL... 4 3 INICIANDO PROCESSO DE LEITURA...

Leia mais

Planejamento logístico,

Planejamento logístico, gestão empresarial - Gerenciamento de Ferramentas Planejamento logístico, ótimo caminho para a redução de custos AB Sandvik Coromant Fundamental para a redução dos custos de estoque e de produção, processo

Leia mais

Aula 03 Teoria Geral dos Sistemas: Dados x Informação x Conhecimento

Aula 03 Teoria Geral dos Sistemas: Dados x Informação x Conhecimento Curso de Sistemas de Informação Aula 03 Teoria Geral dos Sistemas: Dados x Informação x Conhecimento Professora: Germana Rolim Semestre 2010.2 Agenda 1. Sistemas de Informação 2. Conceitos de Dados, Informação

Leia mais

SCANNER DE TRIANGULAÇÃO LASER PARA PROTOTIPAGEM 3D

SCANNER DE TRIANGULAÇÃO LASER PARA PROTOTIPAGEM 3D SCANNER DE TRIANGULAÇÃO LASER PARA PROTOTIPAGEM 3D Autores: Evandro Francisco WEISS, Felipe Augusto SCHIQUETTI, Eduardo Bidese PUHL Identificação autores: Aluno da Ciência da Computação, Bolsista IFC Rio

Leia mais

Comparação entre Tratamentos Térmicos e Método Vibracional em Alívio de Tensões após Soldagem

Comparação entre Tratamentos Térmicos e Método Vibracional em Alívio de Tensões após Soldagem Universidade Presbiteriana Mackenzie Comparação entre Tratamentos Térmicos e Método Vibracional em Alívio de Tensões após Soldagem Danila Pedrogan Mendonça Orientador: Profº Giovanni S. Crisi Objetivo

Leia mais

Fundamentos de manuseio de fibra nas redes da próxima geração

Fundamentos de manuseio de fibra nas redes da próxima geração Documento técnico Fundamentos de manuseio de fibra nas redes da próxima geração Por: Matt Brown Introdução À medida que a demanda por dados continua a aumentar, cresce também a penetração da fibra óptica

Leia mais

Palavras chave: defeitos de solda, pulso eco, redes neurais artificiais, transformada de wavelet

Palavras chave: defeitos de solda, pulso eco, redes neurais artificiais, transformada de wavelet DETECÇÃO DE DEFEITOS EM JUNTAS SOLDADAS UTILIZANDO UM CLASSIFICADOR NEURAL ALIMENTADO POR SINAIS ULTRASSÔNICOS PRÉ- PROCESSADOS PELA TRANSFORMADA DE WAVELET Francisco G. de Paula¹, Maria Cléa S. de Albuquerque

Leia mais

Análise do Modo de Falhas e Seus Efeitos

Análise do Modo de Falhas e Seus Efeitos F-MEA Análise do Modo de Falhas e Seus Efeitos ADPO ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES 1 F-MEA Failure Mode and Effects Analisys Conceito É uma metodologia analítica utilizada para garantir que problemas

Leia mais