Tópicos Especiais em Organização da Informação: Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tópicos Especiais em Organização da Informação: Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva."

Transcrição

1 Tópicos Especiais em Organização da Informação: Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Quais são os sustentáculos da Sociedade da Informação? Professora: Lillian Alvares

2 Tópicos Especiais em Organização da Informação: Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Grupo

3 Roteiro 1. Introdução 2. Fundamentação Teórica 3. O Sustentáculos da Sociedade da Informação Intangibilidade Conectividade Inovação Velocidade 4. Uma nova proposta Inclusão Digital Novas propostas 5. Referência

4 1.Introdução Este trabalho contextualiza a Sociedade de Informação e apresenta os seus sustentáculos tradicionais e contemporâneos.

5 2. Fundamentação Teórica Sociedade da Informação Um dos primeiros a desenvolver o conceito de sociedade da informação foi o economista Fritz Machlup. Em 1933, Machlup iniciou estudos do efeito das patentes na pesquisa, este trabalho culminou no estudo "The production and distribution of knowledge in the United States" em 1962 apresentando os pressupostos do conceito de Sociedade da Informação.

6 2. Fundamentação Teórica Sociedade da Informação A Sociedade da Informação é a consequência da explosão informacional, caracterizada sobretudo pela aceleração dos processos de produção e de disseminação da informação e do conhecimento. Esta sociedade caracteriza-se pelo elevado número de atividades produtivas que dependem da gestão de fluxos informacionais, aliados ao uso intenso de novas tecnologias.

7 3. Sustentáculos tradicionais da Sociedade da Informação Intangibilidade Conectividade Inovação Velocidade

8 3.1. Intangibilidade Não há lastro físico Conhecimento tácito Marca (Marca Registrada) Capital intelectual, educação e conhecimento.

9 3.1. Intangibilidade

10 3.1. Intangibilidade

11 3.1. Intangibilidade

12 3.1. Intangibilidade Do Ativo Intangível os termos que mais se destacam é o Capital Intelectual e Goodwill, principalmente em função do desenvolvimento da era do conhecimento. ( Marion, 2005 )

13 3.1. Intangibilidade Goodwill...Espécie de ágio, de um valor agregado que tem a empresa em função da lealdade dos clientes, da imagem, da reputação, do nome da empresa, da marca dos seus produtos, do ponto comercial, de patentes registrados, de direitos autorais, de direitos exclusivos de comercialização, de treinamento e habilidade de funcionários, etc..( Marion, 2005 )

14 3.2. Conectividade

15 3.2. Conectividade Rede de Observadores Identificam e coletam informações Rede de Especialista Validam e analisam a informação Rede de decisores Usam a inteligência

16 3.2. Conectividade 1. observação Rede de Observadores busca e coleta de informação 2. análise Rede de Especialistas tratamento /validação 3. decisão Redes de Decisores gerência de IC

17 3.3. Inovação Palavra derivada do termo latino innovation, que se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. É uma aplicação do conhecimento que cria algo novo. Renovação, novidade. Hoje, a palavra inovação é mais usada no contexto de ideia. Pode ser uma melhora qualitativa ou uma novidade. Palavra-chave da Sociedade da Informação.

18 3.3. Inovação Joseph Alois Schumpeter - austríaco ( ) Um dos maiores economistas do séc. XX, introduziu o conceito de inovação. Considerado por muitos como o pai da inovação. A inovação é a força motriz do crescimento econômico.

19 3.3. Inovação Teoria do Desenvolvimento Econômico Consiste na observação de que as longas ondas dos ciclos do desenvolvimento no capitalismo resultam da conjugação ou da combinação de inovações, que criam um setor líder na economia, ou um novo paradigma, que passa a impulsionar o crescimento rápido dessa economia. Define que o impulso fundamental que inicia e mantém o movimento da máquina capitalista decorre de novos bens de consumo, dos novos métodos de produção ou transporte, dos novos mercados, das novas formas de organização industrial que a empresa capitalista cria.

20 3.3. Inovação Destruição criativa - novos produtos destroem empresas velhas e antigos modelos de negócios. O ciclo se inicia novamente, novos empreendedores ousados aniquilam os gigantes do mercado e conseguem tornam-se os novos gigantes. É nisso que consiste o capitalismo.

21 3.3. Inovação Toda inovação causa desequilíbrio no mercado. Através da inovação promove-se as empresas inovadores e fecha-se aquelas sem agilidade para acompanhar as mudanças.

22 3.3. Inovação

23 3.3. Inovação A inovação está incluída no rol das discussões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE. As políticas devem dar ênfase à criação de conhecimento e capacidade de inovação.

24 3.3. Inovação Tipos de Inovações Inovação do produto Inovação do processo Inovação organizacional Inovação de marketing

25 3.3. Inovação A inovação pode acontecer por meio de uma ação perfeitamente planejada ou por um simples acaso. Porém, constata-se que poucas inovações brotam do acaso. A grande maioria, em especial as mais bemsucedidas, resultam de uma busca consciente e intencional de oportunidades para inovar, dentro e fora da instituição.

26 3.4. Velocidade Diremos que é a quantidade de coisa por unidade de tempo!! 5 pães de queijo por almoço. Comerei 5 pães enquanto vocês almoçam!... e pagarão tudo no fim!!!

27 3.4. Velocidade... tempo decorrido entre a inovação tecnologia e sua transformação em produto no mercado. (in texto da Profª SociedadedaInformaçao.PDF, quadro 16) Idéia de tempo e velocidade Idéia Maturação Ao mercado

28 3.4. Velocidade Não tendo melhor processo de aferir da velocidade de propagação das ideias da sociedade da informação, podemos ver o aparecimento dos nomes tomados como expoentes da matéria, a longo do tempo. Eles serão a referencia da tomada de consciência da questão, pela sociedade.

29 3.4. Velocidade Quais marcos da marcha do processo. Ano Estudiosos Intervalo 1911 Joseph Schumpeter 51 anos 1962 Fritz Machup 11 anos 1973 Daniel Bell 20 anos 1993 Peter Drücker 4 anos 1997 E.Malecki + (ChrisFreedman+LucSoete) 2 anos 1999 Manuels Castells 3 anos 2002 Edgar Morin 2 anos

30 3.4. Velocidade 5 Pilares da Sociedade da Informação (4 + 1) Intangibilidade Conectividade Sociedade da Informação Velocidade Inclusão Digital Inovação

31 3.4. Velocidade Na verdade serão os tais 3 Pilares, mais a sua deslocação, em bloco. Teremos então aquilo que chamarei de, não os 4 pilares, mas o tetraedro. Porque os 3 iniciais são estáticos. É a sua deslocação que lhe dará o seu volume. Sem movimento, o resto não existe.

32 4. Inclusão Digital Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar s, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.

33 4. Inclusão Digital Incluir uma pessoa digitalmente não é apenas "alfabetizála" em informática, mas fazer com que o conhecimento adquirido seja útil para melhorar seu quadro social. Somente colocar um computador na mão das pessoas ou vendê lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital.

34 4. Inclusão Digital Inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia. A expressão nasceu do termo digital divide, que em inglês significa algo como divisória digital. Hoje, dependendo do contexto, é comum ler expressões similares como democratização da informação, universalização da tecnologia e outras variantes parecidas e politicamente corretas.

35 4. Novas propostas (sustentáculos): A inclusão digital como um sustentáculo da Sociedade da Informação, por ser um meio de democratização do acesso a esta Sociedade, impactando de maneira positiva a sociedade como um todo. O compartilhamento da informação como um sustentáculo para que o conhecimento de determinado indivíduo (conhecimento tácito), ao ser compartilhado fomente o aprimoramento e descoberta de novas soluções, novos conhecimentos.

36 6. Referência Bibliográficas ALVARES, Lillian, Profª. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO, Brasília, Universidade de Brasília,, 2012., CONHECIMENTO E ECONOMIA, Brasília, Universidade de Brasília,, The Network Society From Knowledge to Policy CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo, The Network Society From Knowledge to Policy, The Johns Hopkins University, Washington, DC, Center for Transatlantic Relations, 2005 MARION, José Carlos. REFLEXÕES SOBRE ATIVO INTANGÍVEL. Acesso: 04 Abril Disponível em:

37 6. Referência Bibliográficas Manuel Castells Research Professor, Open University of Catalonia, Barcelona and Gustavo Cardoso Professor of Information and Communication Sciences, Department of Information Sciences and Technology, ISCTE, Lisbon, Portugal CAROL C. Kuhlthau, Inside the Search Process: Information Seeking from the User s Perspective. School of Communication, Information, and Library Studies, Rutgers, the State University of New Jersey, 4 Huntington Street, New Brunswick, NJ 08903, JOURNAL OF THE AMERICAN SOCIETY FOR INFORMATION SCIENCE. 42(5): , 1991.

NOÇÕES BÁSICAS DE INOVAÇÃO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. Silvia Manoela Santos de Jesus

NOÇÕES BÁSICAS DE INOVAÇÃO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. Silvia Manoela Santos de Jesus NOÇÕES BÁSICAS DE INOVAÇÃO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS Silvia Manoela Santos de Jesus profasilviamanoela@hotmail.com VAMOS FALAR DE INOVAÇÃO? Conceito Inovação no Mundo Inovação no Brasil Inovação nas

Leia mais

Planejamento Estratégico em Arquivos Correntes: Desafios e Perspectivas. Prof a Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares

Planejamento Estratégico em Arquivos Correntes: Desafios e Perspectivas. Prof a Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Planejamento Estratégico em Arquivos Correntes: Desafios e Perspectivas Prof a Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Brasília, 30 de abril de 2014 SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO Peter Drucker, 1993 As atividades

Leia mais

A sociedade do conhecimento

A sociedade do conhecimento A sociedade do conhecimento A sociedade do conhecimento: 1)As transformações que estão levando a humanidade para a Sociedade do Conhecimento; 2)Os fatores decisivos que estão provocando essas transformações;

Leia mais

XX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. Desbravando campos inovadores, desenvolvendo empreendimentos sustentáveis

XX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. Desbravando campos inovadores, desenvolvendo empreendimentos sustentáveis XX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas Desbravando campos inovadores, desenvolvendo empreendimentos sustentáveis Campo Grande/MS, de 20 a 24 de setembro de 2010 A INOVAÇÃO

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE BANDA LARGA RÁPIDA NA ESCOLA

IMPLEMENTAÇÃO DE BANDA LARGA RÁPIDA NA ESCOLA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL JOÃO XXIII IMPLEMENTAÇÃO DE BANDA LARGA RÁPIDA NA ESCOLA Prof. Carlos Eduardo Basto Fagundes Pelotas 2016 I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1 Nome da Escola: Escola Técnica Estadual João

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com DADOS E INFORMAÇÃO CLIENTE ABASTECENDO EM UM POSTO DE GASOLINA DADOS (Quando? Quanto? Como

Leia mais

PALESTRA COMO DESVENDAR E RETER TALENTOS. educare

PALESTRA COMO DESVENDAR E RETER TALENTOS. educare PALESTRA COMO DESVENDAR E RETER TALENTOS Maria de Lourdes Nogueira Psicóloga, Mestre Administração de Empresas e Pós-Graduada em ADM.RH e Psicologia Organizacional. É professora do curso de Pós - Graduação

Leia mais

FLUXOS INFORMACIONAIS: Interligações de Processos de Informação e Conhecimento

FLUXOS INFORMACIONAIS: Interligações de Processos de Informação e Conhecimento FLUXOS INFORMACIONAIS: Interligações de Processos de Informação e Conhecimento Maria de Lourdes Ferreira Carvalho Luís Borges Gouveia Julho de 2018 - UFP-Porto-Portugal. INTRODUÇÃO "Quarta Revolução Industrial"

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA BUSCA DO APRIMORAMENTO INTELECTUAL. Mariane Delatin Rodrigues

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA BUSCA DO APRIMORAMENTO INTELECTUAL. Mariane Delatin Rodrigues GESTÃO DO CONHECIMENTO NA BUSCA DO APRIMORAMENTO INTELECTUAL Mariane Delatin Rodrigues ma_mi00@hotmail.com Esta apresentação foi sistematizada da seguinte forma: Mudanças Mundiais Formação do Conhecimento

Leia mais

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I Contexto A atual sociedade, onde as organizações estão inseridas, pode ser considerada uma sociedade do conhecimento, na qual os gerentes devem abandonar tudo

Leia mais

ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS LISTA DE GRÁFICOS

ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS LISTA DE GRÁFICOS ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS LISTA DE GRÁFICOS VIII X XI XII CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO 1 1.1- CONDIÇÕES GERAIS 3 1.2- MOTIVAÇÕES 9 1.3- ESTRUTURA DA TESE 14 1.4- PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES

Leia mais

UnB. Tópicos Especiais em Organização da Informação-Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Profa.

UnB. Tópicos Especiais em Organização da Informação-Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Profa. UnB Tópicos Especiais em Organização da Informação-Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva Profa. LillianAlvares Integrantes Grupo 3 - Alderléia Marinho - Karla Carvalhal

Leia mais

João Roberto Loureiro de Mattos

João Roberto Loureiro de Mattos III SEMINÁRIO BRASIL EM NÚMEROS 2014 UFMG 10/OUT/2014 TEMA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA João Roberto Loureiro de Mattos TEMAS INTERESSE: INOVAÇÃO E ENERGIA JOÃO ROBERTO LOUREIRO DE MATTOS Engenheiro Mecânico

Leia mais

ACCENTURE PORTUGAL. janeiro 2019

ACCENTURE PORTUGAL. janeiro 2019 EM PORTUGAL janeiro 2019 UMA EMPRESA GLOBAL A nossa missão é ajudar a melhorar a forma como o mundo vive e trabalha Somos líderes em serviços profissionais, oferecendo uma ampla gama de serviços e soluções

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura O Programa de Inclusão Digital do Governo brasileiro: Análise Sob a Perspectiva

Leia mais

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Processo de criar continuamente novos conhecimentos, disseminando-os amplamente através da organização e incorporando-os velozmente em novos produtos/serviços, tecnologias e sistemas.

Leia mais

Gestão da inovação. Conceitos e tipos de inovação. Prof. Diego Fernandes diegofernandes.weebly.

Gestão da inovação. Conceitos e tipos de inovação. Prof. Diego Fernandes diegofernandes.weebly. Gestão da inovação Conceitos e tipos de inovação 1 Referência Aula montada com base no capítulo 1 da referência abaixo. CARVALHO, Hélio Gomes de; REIS, Dálcio Roberto dos; CAVALCANTE, Márcia Beatriz. Gestão

Leia mais

WORKSHOP INOVAÇÃO NO MERCADO DE SEGUROS. Palestrante: Priscila Aguiar da Silva

WORKSHOP INOVAÇÃO NO MERCADO DE SEGUROS. Palestrante: Priscila Aguiar da Silva WORKSHOP INOVAÇÃO NO MERCADO DE SEGUROS Palestrante: Priscila Aguiar da Silva PRISCILA AGUIAR DA SILVA Formada em Ciências Econômicas pela UCAM; Pós-graduada em Engenharia Econômica pela UERJ; Mestranda

Leia mais

Liderando as iniciativas de inovação na Empresa Competitiva. Prof. Dr. Luís Fernando Guedes out-2017

Liderando as iniciativas de inovação na Empresa Competitiva. Prof. Dr. Luís Fernando Guedes out-2017 Liderando as iniciativas de inovação na Empresa Competitiva Prof. Dr. Luís Fernando Guedes out-2017 A idade da pedra terminou não por falta de pedra, mas porque a tecnologia mudou - Sheik Yamani Min. do

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E GESTÃO DA INOVAÇÃO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E GESTÃO DA INOVAÇÃO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO GESTÃO DA INOVAÇÃO Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-2 Objetivos Compreender os modelos para gerenciar o processo de inovação Conhecer as fontes de inovação Conhecer

Leia mais

Disciplina: Administração de Recursos Humanos II

Disciplina: Administração de Recursos Humanos II Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Administração Disciplina: Administração de Recursos Humanos II Profa.: Ana Flávia de

Leia mais

ASPECTOS DA DIMENSÃO HUMANA NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

ASPECTOS DA DIMENSÃO HUMANA NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL ASPECTOS DA DIMENSÃO HUMANA NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL RH e Administração da Empresa A organização se constitui a partir da somatória de esforços individuais orientados para objetivos grupais pré-determinados.

Leia mais

A Globalização como um Processo e Sociedade da Informação. (Molina & Trinca, Caldas)

A Globalização como um Processo e Sociedade da Informação. (Molina & Trinca, Caldas) A Globalização como um Processo e Sociedade da Informação (Molina & Trinca, Caldas) A Visão de Processo (Molina & Trinca, Caldas) A globalização refere-se ao processo da gradual eliminação de barreiras

Leia mais

EAE 308 Macroeconomia II 2o. semestre de 2017

EAE 308 Macroeconomia II 2o. semestre de 2017 EAE 308 Macroeconomia II 2o. semestre de 2017 Professor Fernando Rugitsky Parte 2: Crescimento Econômico Tópico 2.2: Crescimento endógeno e schumpeteriano [4 aulas] FEA/USP PLANO Teoria do crescimento

Leia mais

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO. Cintia Almeida da Silva Santos IFSP Câmpus Araraquara

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO. Cintia Almeida da Silva Santos IFSP Câmpus Araraquara REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO Cintia Almeida da Silva Santos IFSP Câmpus Araraquara 2 7 DE OUTUBRO DE 2017 AGENDA Apresentação Movimento de Acesso Aberto Educação Aberta = Ciência

Leia mais

2 Gestão de Conhecimento (Knowledge Management)

2 Gestão de Conhecimento (Knowledge Management) 2 Gestão de Conhecimento (Knowledge Management) A área de gestão do conhecimento é bastante vasta, e vem ganhando bastante força nos últimos anos principalmente devido à velocidade com que a informação

Leia mais

Empreendedorismo. Prof. Antonio Celso Duarte FATEC-SP 2011 FATEC SP 2011

Empreendedorismo. Prof. Antonio Celso Duarte FATEC-SP 2011 FATEC SP 2011 Empreendedorismo FATEC-SP 2011 Objetivos da disciplina Empreendedorismo A disciplina é orientada para uma abordagem conceitual e prática para fins de empreendimento profissional. Reúne três conjuntos de

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos 1

Núcleo de Materiais Didáticos 1 Gestão de Talentos e Mapeamento por Competências Aula 2 Prof a Cláudia Patrícia Garcia claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos De instituição Poder decisório centralizado Sistema

Leia mais

Aula 5 Processos Organizacionais e Gestão o do Conhecimento. Grinaldo Lopes de Oliveira. Bacharelado em Sistemas de Informaçã

Aula 5 Processos Organizacionais e Gestão o do Conhecimento. Grinaldo Lopes de Oliveira. Bacharelado em Sistemas de Informaçã Aula 5 Processos Organizacionais e Gestão o do Conhecimento Grinaldo Lopes de Oliveira Bacharelado em Sistemas de Informaçã ção Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Agenda

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG INSTITUTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, ECONÔMICAS E CONTÁBEIS ICEAC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGA MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

ADM. Professor Douglas Pereira da Silva. DPS Gestão Negócios ADM

ADM. Professor Douglas Pereira da Silva. DPS Gestão Negócios ADM ADM Gestão de Negócios Professor Douglas Pereira da Silva 1 A constituição do talento humano Conhecimento SABER Aprender a aprender Aprender continuadamente Aumentar o conhecimento Habilidade SABER FAZER

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL DO PESQUISADOR

O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL DO PESQUISADOR O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL DO PESQUISADOR Bibliotecária Maria Carolina Gonçalves Instituto Federal de São Paulo Câmpus São João da Boa Vista Laboratório de Letramento Técnico-Científico

Leia mais

Inovações de Tecnologias nas Organizações. Manual de Oslo. Prof. Fabio Uchôas de Lima. MBA Gestão Empresarial

Inovações de Tecnologias nas Organizações. Manual de Oslo. Prof. Fabio Uchôas de Lima. MBA Gestão Empresarial Inovações de Tecnologias nas Organizações Manual de Oslo Prof. Fabio Uchôas de Lima MBA Gestão Empresarial Fatores indutores da inovação Technology push: empurrão da tecnologia derivado de: Atividades

Leia mais

Computação e Sociedade A Sociedade da Informação PROFESSORA CINTIA CAETANO

Computação e Sociedade A Sociedade da Informação PROFESSORA CINTIA CAETANO Computação e Sociedade A Sociedade da Informação PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Sociedade da Informação - Nova era em que a informação flui a velocidades e em quantidades. 2 Introdução Como essa

Leia mais

A composição ideal para impulsionar o seu negócio.

A composição ideal para impulsionar o seu negócio. A composição ideal para impulsionar o seu negócio. 2ANOS DE ATUAÇÃO 30 + CLIENTES ATENDIDOS +40PROJETOS REALIZADOS 400 + % DE CRESCIMENTO EM 2015 Nós criamos iniciativas de marketing, comunicação e inovação

Leia mais

Networks of innovators: a synthesis of research issues

Networks of innovators: a synthesis of research issues Networks of innovators: a synthesis of research issues Redes de inovadores: uma síntese e questões de pesquisa FREEMAN, Christopher et al.. Research policy, v. 20, n. 5, p. 499-514, 1991 1. Pesquisa empírica

Leia mais

Inclusão Digital. Alberto Felipe Friedrichs Barros

Inclusão Digital. Alberto Felipe Friedrichs Barros Inclusão Digital Alberto Felipe Friedrichs Barros Em um cenário globalizado, as tecnologias da informação ganham cada vez mais prestígio e sua utilização está presente em vários segmentos sociais As TIC

Leia mais

Introdução. Revisão Teórica. Metodologia. Casos de Sucesso. Conclusão. Agradecimentos

Introdução. Revisão Teórica. Metodologia. Casos de Sucesso. Conclusão. Agradecimentos Introdução Revisão Teórica Metodologia Casos de Sucesso Conclusão Agradecimentos [...]o Crowdsourcing surgiu de maneira orgânica. Não é fruto de um economista, consultor gerencial ou guru de marketing.

Leia mais

Prospecção de conhecimento no setor público. Lúcia Melo Presidente

Prospecção de conhecimento no setor público. Lúcia Melo Presidente Prospecção de conhecimento no setor público Lúcia Melo Presidente Abril 2006 Questões a considerar Qual a importância de estudos prospectivos para um país? Como pensar e debater o futuro? Como prospectar

Leia mais

Evento Empreendedorismo Inovador. Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo.

Evento Empreendedorismo Inovador. Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo. Evento Empreendedorismo Inovador Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo. 3.4 Exercício prático. Desenvolver com as metas e ações empreendedoras estabelecidas uma proposta de negócio inovador. 3. Importância

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E GESTÃO DA INOVAÇÃO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E GESTÃO DA INOVAÇÃO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO GESTÃO DA INOVAÇÃO Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-2 Objetivos Conhecer as categorias de inovação Compreender as estratégias de inovação Compreender os modelos para

Leia mais

Sociedade em Rede - Informação e Comunicação: Uma contribuição metodológica para o estado do Pará, Brasil. Vinicius Etchebeur Medeiros Dória

Sociedade em Rede - Informação e Comunicação: Uma contribuição metodológica para o estado do Pará, Brasil. Vinicius Etchebeur Medeiros Dória Sociedade em Rede - Informação e Comunicação: Uma contribuição metodológica para o estado do Pará, Brasil. Vinicius Etchebeur Medeiros Dória Roteiro Contexto Objetivo Área de estudo Materiais Método Resultados

Leia mais

Conceitos Tipologias - Modelos

Conceitos Tipologias - Modelos INOVAÇÃO Conceitos Tipologias - Modelos Organizações Inovadoras: estudos e casos brasileiros Objetivo do livro: Discutir a influência dos modelos de gestão sobre a capacidade de as empresas realizarem

Leia mais

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a:

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Competências e Habilidades do Prof. Pedro Carlos de Carvalho Administração Já sabemos que ela é imprescindível para a: EXISTÊNCIA, SOBREVIVÊNCIA e SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES. É

Leia mais

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I A nova ordem mundial E em que os gestores precisam pensar, hoje em dia, para atingir o sucesso pessoal e organizacional?! Contexto A atual sociedade, onde as

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO Compreendendo o Tema Breve Histórico EMPREENDEDORISMO 1. Conceito Surgiu na França (sécs XVII e XVIII) = pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas

Leia mais

Sistemas de Gestão da IDI Ferramenta para a promoção da competitividade da empresa

Sistemas de Gestão da IDI Ferramenta para a promoção da competitividade da empresa centro tecnológico da cerâmica e do vidro coimbra portugal Sistemas de Gestão da IDI Ferramenta para a promoção da competitividade da empresa Sofia David CTCV - Sistemas de Gestão e Melhoria Auditório

Leia mais

PSI 2617 Inovação em Engenharia

PSI 2617 Inovação em Engenharia Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI 2617 Inovação em Engenharia Fernando Josepetti Fonseca Por que este curso na graduação? Engenharia!!!

Leia mais

Visite nosso Site: Tel: St el l a Mar i s

Visite nosso Site:   Tel: St el l a Mar i s Visite nosso Site: www.escolagenesis.com. Tel: 3374-1990 St el l a Mar i s Comissão Organizadora Orientadores Aline Andrade Alexsandro Damásio Corina Vidal Flávia Luz Gilmara Souza Jaime Jacob Luciano

Leia mais

SISTEMAS DE INOVAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA E NANOTECNOLOGIA NO BRASIL

SISTEMAS DE INOVAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA E NANOTECNOLOGIA NO BRASIL SISTEMAS DE INOVAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA E NANOTECNOLOGIA NO BRASIL Aluno: Angelo Rondina Neto Orientador: Marcia Regina Gabardo da Camara mgabardo@sercomtel.com.br Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade

Leia mais

Metodologias de Aprendizagem Ativa na Economia do conhecimento

Metodologias de Aprendizagem Ativa na Economia do conhecimento Metodologias de Aprendizagem Ativa na Economia do conhecimento Profº Neri dos Santos, Dr. Ing. neri.santos@pucpr.br Maringá, Setembro de 2016. Sumário: A. Economia do Conhecimento B. Aprendizagem na Economia

Leia mais

3. O Framework é um manual/guia de como elaborar o relato integrado? Justifique.

3. O Framework é um manual/guia de como elaborar o relato integrado? Justifique. Questões Relato Integrado 1. O que é A4S? De que forma essa organização influenciou a criação do relato integrado. A4S é o projeto do príncipe de Gales Accounting for Sustainability, foi a organização

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Disciplina: Tópicos Especiais em OI: Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2015 - PPGPI Estabelece a Estrutura Curricular do Curso de Doutorado e Mestrado do PPGPI, conforme Resolução nº 62/2014/CONEPE. ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO I -

Leia mais

Master: Inteligência Emocional na Prática

Master: Inteligência Emocional na Prática Professor (es): Ana Marchi Duração Total: 24 horas/aula Presencial: 16h Canvas LMS: 8h Master: Inteligência Emocional na Prática Unidade: Inova Business School Campinas Av. Júlio de Mesquita, 840 Cambuí

Leia mais

Capital Intelectual. Capital Intelectual. Compartilhamento do Conhecimento com o Cliente. Prof. Luiz Antonio

Capital Intelectual. Capital Intelectual. Compartilhamento do Conhecimento com o Cliente. Prof. Luiz Antonio Intelectual Prof. Luiz Antonio Disciplina: Gestão do Conhecimento 1 Compartilhamento do Conhecimento com o Cliente 2 CAPITAL INTELECTUAL Conhecimento da empresa, experiência, especialização e diversos

Leia mais

Pequeno-almoço com Gestão do Capital Intelectual

Pequeno-almoço com Gestão do Capital Intelectual Pequeno-almoço com Gestão do Capital Intelectual APDSI 16 de junho de 2016 http://www.icaa.pt www.pmeconsult.pt Programa do Workshop A Gestão do Capital Intelectual como driver de inovação, competitividade

Leia mais

Refletindo sobre a Competência Informacional na formação dos estudantes

Refletindo sobre a Competência Informacional na formação dos estudantes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO - ICHI Refletindo sobre a Competência Informacional na formação dos estudantes Natalia Bermudez Godinho Orientadora:

Leia mais

TÁTICAS PARA MAIOR CURIOSIDADE. Abertura para outras ideias

TÁTICAS PARA MAIOR CURIOSIDADE. Abertura para outras ideias TÁTICAS PARA MAIOR CURIOSIDADE Abertura para outras ideias ABERTURA PARA OUTRAS IDEIAS Vivenciar experiências com uma atitude que valorize a variedade, apreciação estética e atenção a diferenças, no mundo

Leia mais

INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. José Carlos Barbieri POI

INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. José Carlos Barbieri POI INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES Prof. José Carlos Barbieri POI Objetivos da Disciplina: Geral: discutir conceitos, propostas e instrumentos relacionados com os processos de inovação por meio de uma abordagem

Leia mais

Estatísticas de inovação tecnológica: a visão da Pintec 2008

Estatísticas de inovação tecnológica: a visão da Pintec 2008 Estatísticas de inovação tecnológica: a visão da Pintec 2008 Fernanda de Vilhena Cornélio Silva 1 1. Introdução A Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec) surgiu a partir da necessidade de se disponibilizar

Leia mais

- a compreensão da profissão como uma forma de inserção e intervenção na sociedade, tendo por base a comunidade regional;

- a compreensão da profissão como uma forma de inserção e intervenção na sociedade, tendo por base a comunidade regional; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-RS/UFSM PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO (NOTURNO) PERFIL DESEJADO DO FORMANDO Entende-se que a formação

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2017 - PPGPI Estabelece a Estrutura Curricular do Curso de Doutorado e Mestrado do PPGPI, conforme Resolução nº 62/2014/CONEPE. ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO I -

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA Código: Nome da disciplina: Propriedade Intelectual, Inovação e Empreendedorismo em Biociências Nº de Créditos: 2 Total Horas-Aula: 30hs Docentes: Rozangela Curi Semestre/Ano: 2017/02 Período: 05/ 10/

Leia mais

Inovação tecnológica no Estado do Amazonas: um estudo baseado na PINTEC

Inovação tecnológica no Estado do Amazonas: um estudo baseado na PINTEC Inovação tecnológica no Estado do Amazonas: um estudo baseado na Artigo Moisés Israel Belchior de Andrade Coelho Resumo Este trabalho possui como objetivo caracterizar a inovação tecnológica nas indústrias

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL CURSO DE CAPACITAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL Promotor: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas SEBRAE/AM NIT/FUCAPI: Contribuição para o incentivo e proteção da Inovação

Leia mais

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos.

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. JULIO ARAUJO Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. Proprietário da J.A. Serviços Educacionais (Palestra Brasil),

Leia mais

HISTÓRICO VISÃO, MISSÃO E VALORES. Transformar em negócios sustentáveis, momentos de desenvolvimento humano. PERFIL DO CURSO

HISTÓRICO VISÃO, MISSÃO E VALORES. Transformar em negócios sustentáveis, momentos de desenvolvimento humano. PERFIL DO CURSO HISTÓRICO 1 A Faculdade Europeia de Administração e Marketing, mantida pelo ENSIGEST Brasil Ltda é uma instituição que tem compromisso com o saber, com a cidadania, com o Estado de Pernambuco. Teve seu

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2018-1 3º PERÍODO DISCIPLINA: ÁLGEBRA LINEAR Estudo e resolução de sistemas de equações lineares. Estudo e resolução de matrizes e determinantes. Detalhamento de ortogonalidade

Leia mais

Apresentação... XI Introdução Dado, Informação e Conhecimento: A Base de Tudo Dado Informação Conhecimento...

Apresentação... XI Introdução Dado, Informação e Conhecimento: A Base de Tudo Dado Informação Conhecimento... Sumário Apresentação... XI Introdução... 1 1 Dado, Informação e Conhecimento: A Base de Tudo... 3 1.1 Dado... 3 1.2 Informação... 4 1.3 Conhecimento... 6 2 Dados X Informações X Conhecimento... 7 3 Gestão

Leia mais

A Geração de Ideias e o Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços

A Geração de Ideias e o Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços A Geração de Ideias e o Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços J O S É M A N U E L C A R V A L H O I P S / E S A S ( j o s e. c a r v a l h o @ e s a. i p s a n t a r e m. p t ) GERAÇÃO DE IDEIAS,

Leia mais

CBD Administração de Recursos e Produtos de Informação

CBD Administração de Recursos e Produtos de Informação CBD0289 - Administração de Recursos e Produtos de Informação Pedro Luiz Côrtes plcortes@usp.br Compreendendo a área TITLE-ABS-KEY("Information Products") OR TITLE-ABS-KEY("Information Science") AND TITLE-ABS-KEY(Library)).

Leia mais

Agenda da MEI Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI

Agenda da MEI Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI Agenda da MEI 2019-2020 Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI CT&I uma agenda fundamental para o Brasil Prioridades construídas em torno de visões de futuro,

Leia mais

Inovação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Inovação. Alberto Felipe Friderichs Barros Inovação Alberto Felipe Friderichs Barros O desenvolvimento e a difusão de novas tecnologias são essenciais para o crescimento da produção e aumento da produtividade. A inovação e o conhecimento desempenham

Leia mais

Revista Brasileira de Administração Científica Brazilian Journal of Scientific Management. Dezembro, v.2 - n.2 December, v.2 - n.

Revista Brasileira de Administração Científica Brazilian Journal of Scientific Management. Dezembro, v.2 - n.2 December, v.2 - n. ISSN 2179-684X Revista Brasileira de Administração Científica Brazilian Journal of Scientific Management Dezembro, 2011 - v.2 - n.2 December, 2011 - v.2 - n.2 Editorial AEscola Superior de Sustentabilidade

Leia mais

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Ambiente de Negócio e Marketing Profa. Cynara Carvalho cynaracarvalho@yahoo.com.br Sociedade da Informação e do Conhecimento A sociedade

Leia mais

Periódico: Rethinking Human Capital, Creativity and Urban Growth

Periódico: Rethinking Human Capital, Creativity and Urban Growth Periódico: Rethinking Human Capital, Creativity and Urban Growth Matheus Costa Universidade de Brasília - Economia - PET 29 de agosto de 2011 Economia Urbana Autores Introdução Por que estudar a economia

Leia mais

Competências e Habilidades

Competências e Habilidades Competências e Habilidades Aula 11 Gestão da Carreira Autoconhecimento Personalidade Motivações Valores Habilidades Interesses Análise do Ambiente Definição de objetivos Ações / Estratégias 2 1 Gerenciamento

Leia mais

MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO.

MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO. MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO. F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo MBA MBA Coordenador Nacional Prof. Luis Rasquilha Managing Director

Leia mais

CRI Nacional 06 de dezembro de Gestão de projetos de inovação

CRI Nacional 06 de dezembro de Gestão de projetos de inovação CRI Nacional 06 de dezembro de 2012 Gestão de projetos de inovação As atividades do dia tiveram início com o professor Anderson Rossi dando o devido reconhecimento a três empresas do CRI que figuraram

Leia mais

Gestão da Inovação. Jorge Muniz Jr.

Gestão da Inovação. Jorge Muniz Jr. Gestão da Inovação Jorge Muniz Jr. http://www.anpei.org.br/ 2010 1 Importância do Fator Tecnológico no novo paradigma sócio-econômico aspectos que caracterizam o novo paradigma mercado de produção de

Leia mais

A Model of Growth Through Creative Destruction

A Model of Growth Through Creative Destruction Philippe Aghion and Peter Howitt PET-Economia UnB 19 de junho de 2015 Philippe Aghion Autores Bacharel em Matemática pela École Normale Supérieure de Cachan M.A. em Economia Matemática pela University

Leia mais

Empreendedorismo social e inovação: do problema à transformação social. Sílvia Ferreira Faculdade de Economia Universidade de Coimbra

Empreendedorismo social e inovação: do problema à transformação social. Sílvia Ferreira Faculdade de Economia Universidade de Coimbra Empreendedorismo social e inovação: do problema à transformação social Sílvia Ferreira Faculdade de Economia Universidade de Coimbra smdf@fe.uc.pt Empreendedorismo O empreendedor é o agente do processo

Leia mais

Uma Investigação sobre a Relevância de Valores Organizacionais em Iniciativas de Melhoria de Processo de Software

Uma Investigação sobre a Relevância de Valores Organizacionais em Iniciativas de Melhoria de Processo de Software Programa de Pós-Graduação em Informática Uma Investigação sobre a Relevância de Valores Organizacionais em Iniciativas de Melhoria de Processo de Software Odette Mestrinho Passos (odette@ufam.edu.br) Arilo

Leia mais

Inovação como chegar lá. Inovação na Prática

Inovação como chegar lá. Inovação na Prática Inovação como chegar lá Inovação na Prática SUMÁRIO 1. Introdução 2.Atores da inovação 3. Parques tecnológicos e arranjos produtivos locais 4. Crowdsourcing 5. Centros de P&D e universidades 6. Crowdfunding

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E OS TIPOS DE INOVAÇÃO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E OS TIPOS DE INOVAÇÃO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO OS TIPOS DE INOVAÇÃO Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-2 Objetivos Compreender a importância da inovação para os negócios Compreender o conceito de inovação Conhecer

Leia mais

Equilíbrios (instáveis) em torno da Instituição da. Propriedade Intelectual

Equilíbrios (instáveis) em torno da Instituição da. Propriedade Intelectual Equilíbrios (instáveis) em torno da Instituição da Propriedade Intelectual Imre Simon Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil http://www.ime.usp.br/is/ Imre Simon, USP 1 Tensões entre

Leia mais

Copyright Empreendedorismo

Copyright Empreendedorismo Empreendedorismo Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos O empreendedor é aquele que percebe uma oportunidade e cria meios (nova empresa, área de negócio, etc.) para persegui-la. O processo

Leia mais

Master em NeuroManagement: Técnicas de Neurociências na Gestão de empresas

Master em NeuroManagement: Técnicas de Neurociências na Gestão de empresas Professor: Duração: 30 horas/aula Master em NeuroManagement: Técnicas de Neurociências na Gestão de empresas Sessões presenciais: 20 horas/aula (em 3 sessões presenciais) Canvas LMS: 10 horas/aula (online)

Leia mais

ESTRATÉGIA DE INFORMAÇÃO Similaridades, diferenças e usos da Tecnologia da Informação (TI) e dos Sistemas de Informação (SI)

ESTRATÉGIA DE INFORMAÇÃO Similaridades, diferenças e usos da Tecnologia da Informação (TI) e dos Sistemas de Informação (SI) ESTRATÉGIA DE INFORMAÇÃO Similaridades, diferenças e usos da Tecnologia da Informação (TI) e dos Sistemas de Informação (SI) Aula baseada em dois artigos: Comportamento e Estratégias de Organizações em

Leia mais

Principais Resultados CIS 2016 Inquérito Comunitário à Inovação CIS 2016

Principais Resultados CIS 2016 Inquérito Comunitário à Inovação CIS 2016 Principais Resultados CIS 216 Inquérito Comunitário à Inovação CIS 216 1 FICHA TÉCNICA Título Principais resultados: CIS 216 Inquérito Comunitário à Inovação Autor Direção-Geral de Estatísticas da Educação

Leia mais

COMPETITIVIDADE: os desafios da RIS3

COMPETITIVIDADE: os desafios da RIS3 COMPETITIVIDADE: os desafios da RIS3 Albufeira, 14 de novembro de 2018 Alexandre Almeida A Inovação constitui hoje o principal elemento na construção de vantagens competitivas, assistindo-se a uma aceleração

Leia mais

GESTÃO DOS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO DIGITAL. Profª Sueli Angelica do Amaral

GESTÃO DOS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO DIGITAL. Profª Sueli Angelica do Amaral GESTÃO DOS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO DIGITAL Profª Sueli Angelica do Amaral samaral@unb.br Relato de uma viagem de estudos aos Estados Unidos Participação na Virtual Reference Desk Conference 2003, em San

Leia mais

Evento SCIP Rio 2017 Setembro de O que vem por aí? - Suprimentos

Evento SCIP Rio 2017 Setembro de O que vem por aí? - Suprimentos Evento SCIP Rio 2017 Setembro de 2017 O que vem por aí? - Suprimentos SCIP RIO 2017 Quem é Leonardo de Assis? Sócio-fundador da Cadarn Consultoria Professor convidado de Inteligência de Mercado Aplicada

Leia mais

A moderna Gestão de Pessoas

A moderna Gestão de Pessoas A moderna Gestão de Pessoas RH Aula 4 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Aspectos fundamentais da moderna Gestão de Pessoas 1. As pessoas como seres humanos. Dotados de personalidade própria e profundamente

Leia mais

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é dotar os participantes de todos os instrumentos necessários para tomar as decisões fundamentais de investimento e inovação e levá-la à prática

Leia mais

Introdução à Engenharia de Sistemas

Introdução à Engenharia de Sistemas Introdução à Engenharia de Sistemas O CURSO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS DA UNIMONTES Renato Dourado Maia Universidade Estadual de de Montes Claros Engenharia de Sistemas APRESENTAÇÃO DO CURSO 24/02/14 Introdução

Leia mais

MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS

MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é dotar os participantes de todos os instrumentos necessários para tomar as decisões fundamentais de investimento e inovação e levá-

Leia mais