UnB. Tópicos Especiais em Organização da Informação-Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Profa.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UnB. Tópicos Especiais em Organização da Informação-Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Profa."

Transcrição

1 UnB Tópicos Especiais em Organização da Informação-Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva Profa. LillianAlvares Integrantes Grupo 3 - Alderléia Marinho - Karla Carvalhal - Márcia Cardoso - Maria de Fátima - Mário Andrade - Washington Rodrigues

2 Grupo 3 Questão: Para seu Grupo, quais são as principais terminologias e seus significados relacionados à economia baseada no conhecimento? Haveria algum espaço epistemológico nesse contexto sem preenchimento adequado?

3 Economia Baseada no Conhecimento, -KBE (Knowlegment Based Economy) Refere se ao atual sistema econômico, caracterizado por atividades intensivas em conhecimento... Que usam tecnologias avançadas( Capital Estrutural) Possuem mão de obra altamente qualificada( Capital Humano), Vivem mudanças tecnológicas de forma acelerada, Experimentam transformações todas as indústrias, por sua vez, são altamente competitivas.

4 Terminologia Valentim (2006) Terminologia - conjunto de termos ou expressõesutilizadasemumaárea.

5 Terminologias Apropriadas a KBE Capital Intelectual Capital Humano Capital de Relacionamento Capital Estrutural

6 Capital Humano Paulo Sandroni (1999) define capital humano como: Conjunto de investimentos destinados à formação educacional e profissional de determinada população......o termo é utilizado também para designar as aptidões e habilidades pessoais que permitem ao indivíduo auferir uma renda Esse capital deriva de aptidões naturais ou adquiridas no processo de aprendizagem....nesse sentido, o conceito de capital humano corresponde ao de capacidade de trabalho Novo dicionário de economia

7 Capital Humano Stewart (1998) O capital humano cresce de duas formas : quando a empresa utiliza mais o que as pessoas sabem e quando um número maior de pessoas sabe mais coisas úteis para a orgaização. Capital humano se dissipa com facilidade Capital Humano para fazer a diferença precisa do apoio do Capital Estrutural e do Capital de Relacionamento.

8 Capital de Relacionamento Capital Relacional ou Capital de Clientes Coesão da equipe Base de clientes Alianças estratégicas Redes de relacionamento Fornecedores

9 Capital de Relacionamento Terra (2000) O sucesso das empresas torna-se mais dependente de uma rede de associações com outras empresas. O conceito de regiões competitivas desenvolvido por Porter e o de integração total com fornecedores ( método Toyota) estão sendo ampliados à medida que surgem redes virtuais.

10 Capital de Relacionamento Stewart (1998) Capital de Relacionamento resultado das ligações que uma empresa tem com as pessoas com as quais faz negócios. Saint Onge (1996) Capital de Clientes a profundidade ( penetração), amplitude ( cobertura) e devoção ( lealdade) do nome da empresa. Edvinsson ( 1996) Capital de relacionamento é a probabilidade de que nossos clientes continuem fazendo negócios conosco.

11 Capital Estrutural Tudo o que suporta as ações empresariais e o capital humano Cultura Valores Filosofia Gestão da informação Gestão de projetos Marca Patentes Processos Propriedade intelectual Reputação Sistemas de gestão Sistemas de recompensa P&D

12 Capital Estrutural Stewart(1998) O Capital Estrutural serve a dois propósitos:acumular estoques de conhecimento que sustentem o trabalho que os clientes valorizam e acelerar o fluxo de informações dentro da empresa. O Capital Estrutural consegue ligar as pessoas a dados, especialistas e expertise incluindo conjuntos de conhecimentos- em uma base just-in-time.

13 Capital Intelectual Stewart (1998) Capital Intelectual é a capacidade organizacional que uma organização possui de suprir as exigências de mercado. Capital intelectual pode incluir conhecimentos sobre o estágio de desenvolvimento da Organização, dados e informações sobre processos, experts, produtos, clientes e competidores e a propriedade intelectual sobre as patentes e licenças. O capital intelectual, algumas vezes, favorece a avaliação da Organização, calculando valores bem acima daqueles preconizados pelo mercado.

14 Capital Intelectual Thomas Stewart, Karl Eric Sveiby, Leif Edvinson e Michael Malone entendem que Capital Intelectual é a soma do: Capital Humano Capital de Relacionamento Capital Estrutural Stewart (1998) Capital Intelectual é criado a partir do intercâmbioentrech,crece.

15 Capital Intelectual Brooking (1997) O capital intelectual não é nada novo, pois existiu desde o momento em que o primeiro vendedor estabeleceu um bom relacionamento com um cliente. O que aconteceu ao longo das últimas duas décadas é uma explosão em determinadas áreas-chave, incluindo a mídia, tecnologia da informação e comunicações, que têm proporcionado novas ferramentas com as quais temos construído uma economia global. Muitas dessas ferramentas proporcionam benefícios intangíveis e suas funções são tão importantes que a organização não pode funcionar sem elas. A propriedade de uma ferramenta proporciona vantagens competitivas e, portanto, constituem um ativo.

16 Capital Intelectual Edvinsson (1996) introduziu o conceito de Capital Intelectual com a seguinte metáfora: "Umaempresaécomoumaárvore.Háumapartequeévisível (os frutos,folhas e galhos) e uma parte que está oculta (as raízes). Se você só se preocupam com os frutos e as folhas, a árvore pode morrer. Para que a árvore cresça e continue a dar frutos, é necessário que as raízes estejam saudáveis e nutridas. Isso se aplica a empresas: se concentrar apenas sobre os benefícios(resultados financeiros) e ignorar os valores ocultos, aempresanãovaificaralongoprazo".

17 CONCLUSÃO Com a análise da definição de KBE (Knowledge Based Economy) e das terminologias apresentadas, o grupo destaca a ausência de referência ao capital relacional no escopo da definição apresentada. Dessa forma o grupo sugere uma definição mais completa de KBE: Refere se ao atual sistema econômico, caracterizado por atividades intensivas em conhecimento... que usam tecnologias avançadas ( Capital Estrutural) que possuem mão de obra altamente qualificada,( Capital Humano), que se utilizam dos relacionamentos da cadeia de valor de maneira sinergética,( Capital de relacionamento) Vivem mudanças tecnológicas de forma acelerada Experimentam transformações todas as indústrias, por sua vez, são altamente competitivas.

18 Referências Bibliográficas ALVARES, L. Telecentros de Informação e Negócios como Veículo de Educação Corporativa nas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, EDVISSON, L; SULLIVAN, P. Developing a model for managing intellectual capital. European Management Journal, 14/4, EDVISSON, L; MALONE, M. Intellectual Capital. New York: Haper Business, 1997 SAINT ONGE, H. Building the Intellectual Capital of the Organization. Strategig Management Conference. New York,1996. SANDRONI (Org.), Paulo. Novíssimo Dicionário de Economia. São Paulo: Best Seller,1999. STEWART, Thomas A. Capital Intelectual: A Nova Vantagem Competitiva das Empresas. Rio de Janeiro: Campus,1998. TERRA, José Cláudio C. Gestão do Conhecimento O grande desafio empresarial. São Paulo: Negócio Editora, VALENTIM ( Org.),Maria Ligia P. Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Marília: Fundepe Editora, 2007.

Escola Nacional de Administração Pública Diretoria de Formação Profissional Coordenação-Geral de Formação

Escola Nacional de Administração Pública Diretoria de Formação Profissional Coordenação-Geral de Formação Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras 2014 Curso: Gestão do Conhecimento: Teoria e Boas Práticas Turma: 01 Professor: Fábio Ferreira Batista Período: 20, 21, 27 e 28 de março de 2014. Carga horária:

Leia mais

Prof a Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília CONHECIMENTO E ECONOMIA

Prof a Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília CONHECIMENTO E ECONOMIA Prof a Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília CONHECIMENTO E ECONOMIA Divisão do Conhecimento Ciências Econômicas, Friedrich Hayek (1945) Para ele, como pode a combinação

Leia mais

Capital Intelectual. Capital Intelectual. Compartilhamento do Conhecimento com o Cliente. Prof. Luiz Antonio

Capital Intelectual. Capital Intelectual. Compartilhamento do Conhecimento com o Cliente. Prof. Luiz Antonio Intelectual Prof. Luiz Antonio Disciplina: Gestão do Conhecimento 1 Compartilhamento do Conhecimento com o Cliente 2 CAPITAL INTELECTUAL Conhecimento da empresa, experiência, especialização e diversos

Leia mais

ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS LISTA DE GRÁFICOS

ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS LISTA DE GRÁFICOS ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS LISTA DE GRÁFICOS VIII X XI XII CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO 1 1.1- CONDIÇÕES GERAIS 3 1.2- MOTIVAÇÕES 9 1.3- ESTRUTURA DA TESE 14 1.4- PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES

Leia mais

OS ATIVOS INTANGÍVEIS E O CAPITAL INTELECTUAL. Arthur Hyppólito de Moura - 2004

OS ATIVOS INTANGÍVEIS E O CAPITAL INTELECTUAL. Arthur Hyppólito de Moura - 2004 OS ATIVOS INTANGÍVEIS E O CAPITAL INTELECTUAL - 2004 Sumário Mudanças na Sociedade Industrial - fatores e tendências Novos caminhos da organização Elementos críticos do diferencial competetitivo Os recursos

Leia mais

2ª Parte Competindo com a Tecnologia de Informação

2ª Parte Competindo com a Tecnologia de Informação 2ª Parte Competindo com a Tecnologia de Informação Objectivos de Aprendizagem Identificar várias estratégias competitivas básicas e explicar como elas podem utilizar Tecnologias da Informação para confrontar

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação.

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Conteúdo Programático desta aula Perceber o ambiente em transformação contínua e a necessidade de que a TI seja encarada na organização como um

Leia mais

GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL

GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL CAPITAL INTELECTUAL Valor agregado aos produtos da organização por meio de informação e conhecimento. Composto: Habilidades e conhecimentos das pessoas Tecnologia Processos

Leia mais

COMPOSIÇÃO HISTÓRICA DA FORÇA DE TRABALHO USA

COMPOSIÇÃO HISTÓRICA DA FORÇA DE TRABALHO USA Mario Caixeta 1 100% COMPOSIÇÃO HISTÓRICA DA FORÇA DE TRABALHO USA Autor- Stephen Barley 80% Profissionais Liberais e técnicos Vendas 60% 50% Artesãos e similares 40% 20% Agricultores Operários 1900 1920

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL

ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL BUSINESS SCHOOL A Business School da Universidade Positivo reúne 12 cursos nas áreas de Gestão e Negócios e promove, por meio de metodologias inovadoras, a união da realidade

Leia mais

CAPITAL INTELECTUAL: UMA PESQUISA DE CAMPO RAMOS, José Luis G.¹; GOLDACKER, Fabiano²; MARCHI, Jamur Johnas³

CAPITAL INTELECTUAL: UMA PESQUISA DE CAMPO RAMOS, José Luis G.¹; GOLDACKER, Fabiano²; MARCHI, Jamur Johnas³ 1 INTRODUÇÃO CAPITAL INTELECTUAL: UMA PESQUISA DE CAMPO RAMOS, José Luis G.¹; GOLDACKER, Fabiano²; MARCHI, Jamur Johnas³ ¹Administação; ²FAE Blumenau, ³Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do

Leia mais

Graduação: Administração e Ciências Econômicas. Quadro de disciplinas e carga horária

Graduação: Administração e Ciências Econômicas. Quadro de disciplinas e carga horária Graduação: Administração e Ciências Econômicas Quadro de disciplinas e carga horária 2016 ÍNDICE 1. QUADRO DE DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO... 3 2. QUADRO DE DISCIPLINAS E CARGA

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com DADOS E INFORMAÇÃO CLIENTE ABASTECENDO EM UM POSTO DE GASOLINA DADOS (Quando? Quanto? Como

Leia mais

04/10/2010. Fernando Zaidan. Palestra: A Utilização do Capital Intelectual e a sua Retenção

04/10/2010. Fernando Zaidan. Palestra: A Utilização do Capital Intelectual e a sua Retenção Evento: Conhecimento Organizacional para um novo mundo: porque é importante para sua empresa? Palestra: A Utilização do Capital Intelectual e a sua Retenção Fernando Zaidan 2 Ponto de Partida Contar uma

Leia mais

1ºCONTECSI Congresso Internacional de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação de Junho de 2004 USP/São Paulo/SP - Brasil

1ºCONTECSI Congresso Internacional de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação de Junho de 2004 USP/São Paulo/SP - Brasil 1ºCONTECSI Congresso Internacional de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação 21-23 de Junho de 2004 USP/São Paulo/SP - Brasil CAPITAL INTELECTUAL: A INFORMAÇÃO QUE NÃO ESTÁ ESCRITA NEM ARMAZENADA

Leia mais

A MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL PELA CONTABILIDADE

A MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL PELA CONTABILIDADE A MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL PELA CONTABILIDADE Débora Simoni Ramlow Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e-mail: deborasr@celesc.com.br Ilse Maria Beuren, Dra Brasil, Universidade

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração Graduação Executiva- Campus Mossoró) 6ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração Graduação Executiva- Campus Mossoró) 6ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE DISCIPLINAS DAS SÉRIES ANTERIORES ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Administração Graduação Executiva- Campus Mossoró) 6ª SÉRIE GESTÃO ESTRATEGICA GESTÃO FINANCEIRA AVANÇADA LOGISTICA

Leia mais

Pequeno-almoço com Gestão do Capital Intelectual

Pequeno-almoço com Gestão do Capital Intelectual Pequeno-almoço com Gestão do Capital Intelectual APDSI 16 de junho de 2016 http://www.icaa.pt www.pmeconsult.pt Programa do Workshop A Gestão do Capital Intelectual como driver de inovação, competitividade

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 06: Níveis de Serviços e Estratégias Logísticas

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 06: Níveis de Serviços e Estratégias Logísticas GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 06: Níveis de Serviços e Estratégias Logísticas Níveis de Serviços e Estratégias Logísticas Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: Conhecer os fatores-chaves

Leia mais

CAPITAL INTELECTUAL: CONHECIMENTO, HABILIDADES E COMPETENCIAS QUE GERAM RECEITAS

CAPITAL INTELECTUAL: CONHECIMENTO, HABILIDADES E COMPETENCIAS QUE GERAM RECEITAS CAPITAL INTELECTUAL: CONHECIMENTO, HABILIDADES E COMPETENCIAS QUE GERAM RECEITAS Douglas Ribeiro Lucas, autor Denilson da Silva Lucas, co-autor Vladas Urbanavicius Júnior, co-autor 1 FACESM/Gpde, Av. Presidente

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO PROFISSIONAL 9º BIMESTRE PESQUISA OPERACIONAL I 80 horas Modelagem de Problemas;

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO PROFISSIONAL 9º BIMESTRE PESQUISA OPERACIONAL I 80 horas Modelagem de Problemas; GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO PROFISSIONAL 9º BIMESTRE PESQUISA OPERACIONAL I 80 horas Modelagem de Problemas; Noções de otimização; Introdução a Programação Linear;

Leia mais

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I Contexto A atual sociedade, onde as organizações estão inseridas, pode ser considerada uma sociedade do conhecimento, na qual os gerentes devem abandonar tudo

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA GESTÃO DE PESSOAS DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA CONTABILIDADE Os recursos

Leia mais

Pós-Graduação Lato-Sensu em Marketing Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração

Pós-Graduação Lato-Sensu em Marketing Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração Pós-Graduação Lato-Sensu em Marketing Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração 1 O Curso O curso de pós-graduação lato-sensu em Marketing está

Leia mais

A sociedade do conhecimento

A sociedade do conhecimento A sociedade do conhecimento A sociedade do conhecimento: 1)As transformações que estão levando a humanidade para a Sociedade do Conhecimento; 2)Os fatores decisivos que estão provocando essas transformações;

Leia mais

GESTÃO DE RISCOS. Roberto Zegarra Líder de Consultoria LATAM. 15 de fevereiro de 2017 São Paulo

GESTÃO DE RISCOS. Roberto Zegarra Líder de Consultoria LATAM. 15 de fevereiro de 2017 São Paulo GESTÃO DE RISCOS Roberto Zegarra Líder de Consultoria LATAM 15 de fevereiro de 2017 São Paulo Agenda Marsh Risk Consulting Gestão Estratégica de Riscos II Benchmark de Gestão de Riscos na América Latina

Leia mais

FEA USP EAD376 - Economia da Estratégia. Sustentando a Vantagem Competitiva

FEA USP EAD376 - Economia da Estratégia. Sustentando a Vantagem Competitiva FEA USP EAD376 - Economia da Estratégia Sustentando a Vantagem Competitiva Ref:Besanko et al. A Economia da Estratégia, Capt. 14, e Hitt, Administração Estratégica, cap 12 Prof. Dr. James Terence Coulter

Leia mais

Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento:

Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento: Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento: 1) O que é uma Organização? 2) Quais são os objetivos? 3) Quais são os seus diferentes níveis? 4) Como está estruturada uma organização? 5) Quais

Leia mais

TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS

TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS TI e Logística As tecnologias e os SIs atuais integram atividades logísticas em toda cadeia. Estas tecnologias permitem o intercâmbio entre fornecedores e clientes, facilitando a

Leia mais

I Simpósio em Ciência da Informação

I Simpósio em Ciência da Informação I Simpósio em Ciência da Informação Contribuições da Organização e Representação da Informação e do Conhecimento no âmbito da Gestão da Informação" Dra. Mariângela Spotti Lopes Fujita (fujita@marilia.unesp.br)

Leia mais

2 Aspectos inerentes às empresas para obtenção de vantagens competitiva

2 Aspectos inerentes às empresas para obtenção de vantagens competitiva 2 Aspectos inerentes às empresas para obtenção de vantagens competitiva O presente capítulo aborda os aspectos inerentes às empresas para a geração de vantagens competitiva, tendo com isso, o intuito de

Leia mais

Gestão de Recursos 2

Gestão de Recursos 2 Gestão de Recursos 2 Gestão de Recursos RECURSOS HUMANOS Recursos Humanos Situação Problema Montar a equipe Tarefa 1: Definir o Perfil do Profissional Tarefa 2: Selecionar, Capacitar e Treinar Tarefa 3:

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

Vantagem competitiva e valor acrescentado

Vantagem competitiva e valor acrescentado Vantagem competitiva e valor acrescentado Vantagem competitiva: estratégias genéricas e valências desenvolvimento de uma estratégia de empresa integração adicionando valor Sistemas de informação estratégicos

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 1. Identificação do Curso a. Nome do Curso: Gestão Estratégica de Vendas b. Área: Administração, Economia e Ciências Contábeis c. Linha de Pesquisa Relacionada: Recursos e Desenvolvimento Empresarial d.

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL. Gestão da Informação e

IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL. Gestão da Informação e 2016 PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: Arquivologia e Biblioteconomia HABILITAÇÃO: - OPÇÃO: Bacharelado DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento de Ciência

Leia mais

Luiz Martello de Souza, Esp. Marcos Damião de Azevedo, Esp.

Luiz Martello de Souza, Esp.   Marcos Damião de Azevedo, Esp. 1 12 PASSOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO EM UMA EMPRESA INDUSTRIAL Carlos Augusto de Sousa, Esp. E-mail: carloszero@uol.com.br Luiz Martello de Souza, Esp. E-mail:

Leia mais

António José Mendes Ferreira

António José Mendes Ferreira INFORMAÇÃO PESSOAL António José Mendes Ferreira Covilhã (Portugal) tozeferr@hotmail.com POSTO DE TRABALHO A QUE SE CANDIDATA Docente EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 09/12/2016 Presente Investigador CEFAGE Ano

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Planejamento Estratégico Professor: Charles Leite Para que serve o planejamento estratégico? Chance maior sucesso na decisão. Sua aplicação faz com que elabore um portfólio

Leia mais

CAPITAL INTELECTUAL UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O PROFISSIONAL CONTÁBIL

CAPITAL INTELECTUAL UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O PROFISSIONAL CONTÁBIL CAPITAL INTELECTUAL UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O PROFISSIONAL CONTÁBIL Ana Paula de Castro 1, Jonas Comin de Campos 2 1 Universidade do Vale do Paraíba - Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas e

Leia mais

VANTAGEM COMPETITIVA

VANTAGEM COMPETITIVA Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Pós-GraduaP Graduação em Engenharia de Produção VANTAGEM COMPETITIVA Disciplina: Inovação e estratégia empresarial para competitividade

Leia mais

Programa para Futuros Acionistas

Programa para Futuros Acionistas ar Programa para Futuros Acionistas e ias Um Programa para jovens que desejam fazer uma imersão no universo do trabalho, empreendedorismo e gestão de negócios. Uma das melhores escolas de negócios do mundo,

Leia mais

Área Científica de Ciências Económicas e Empresariais

Área Científica de Ciências Económicas e Empresariais Área Científica de Ciências Económicas e Empresariais Área Científica de Ciências Económicas e Empresariais COORDENADOR: João Paulo da Torre Vieito GRUPOS DISCIPLINARES, Finanças e Coordenador: Nuno Miguel

Leia mais

MBA GESTÃO COMERCIAL

MBA GESTÃO COMERCIAL MBA GESTÃO COMERCIAL Planejamento, Estrutura e Operação de Vendas Geração e Qualificação de Leads Liderança e Gestão de Equipes Argumentação para Vendas Consultivas Pós Vendas e Gestão do Relacionamento

Leia mais

Tópicos Especiais em Organização da Informação: Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva.

Tópicos Especiais em Organização da Informação: Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Tópicos Especiais em Organização da Informação: Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Quais são os sustentáculos da Sociedade da Informação? Professora: Lillian Alvares

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 2: Análise e diagnóstico do ambiente e objetivos organizacionais 1 SEÇÃO 2.1 ANÁLISE DO AMBIENTE GERAL E DO SETOR 2 Objetivo Coleta de informações Objetivo: Avaliação para

Leia mais

GLOBAL SOURCING: INTERNACIONALIZAÇÃO EFICIENTE COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM PAÍSES EMERGENTES.

GLOBAL SOURCING: INTERNACIONALIZAÇÃO EFICIENTE COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM PAÍSES EMERGENTES. GLOBAL SOURCING: INTERNACIONALIZAÇÃO EFICIENTE COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM PAÍSES EMERGENTES. Mauricio Fernandes Lima 1 RESUMO Este artigo tem por objetivo abordar a necessidade de adoção de estratégias

Leia mais

PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES TT049

PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES TT049 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES TT049 Prof. Diego Fernandes Neris diego.neris@ufpr.br Estratégias e planejamento da logística/cs Oferece: Vantagens

Leia mais

Gestão de Recursos 2

Gestão de Recursos 2 Gestão de Recursos 2 Gestão de Recursos RECURSOS HUMANOS Recursos Humanos Situação Problema Montar a equipe Tarefa 1: Definir o Perfil do Profissional Tarefa 2: Selecionar, Capacitar e Treinar Tarefa 3:

Leia mais

Carreira em Gestão do Conhecimento: Oportunidades de desenvolvimento e áreas de atuação. Por Krissya Tigani

Carreira em Gestão do Conhecimento: Oportunidades de desenvolvimento e áreas de atuação. Por Krissya Tigani Carreira em Gestão do Conhecimento: Oportunidades de desenvolvimento e áreas de atuação Por Krissya Tigani Gestão de Projetos Avaliação de resultados e impactos de P&D e Inovação Gestão de Contratos Empreendedorismo

Leia mais

VAREJO DE MODA: táticas ticas vencedoras. Integração Vertical e Relações Verticais. Elias Frederico

VAREJO DE MODA: táticas ticas vencedoras. Integração Vertical e Relações Verticais. Elias Frederico VAREJO DE MODA: Visão de negócio, estratégias e táticas ticas vencedoras Integração Vertical e Relações Verticais Elias Frederico MERCADO DA MODA Características do mercado da moda Volatilidade Curto ciclo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. A Nova Lógica das Organizações e Capital Intelectual. A Nova Lógica das Organizações e Capital Intelectual. Prof.

ADMINISTRAÇÃO GERAL. A Nova Lógica das Organizações e Capital Intelectual. A Nova Lógica das Organizações e Capital Intelectual. Prof. ADMINISTRAÇÃO GERAL Prof. Fábio Arruda A nova lógica das organizações A velocidade das mudanças e os desafios do mundo globalizado estão conduzindo a um sentido de emergência quanto à adaptabilidade das

Leia mais

LLM Marketing de serviços jurídicos

LLM Marketing de serviços jurídicos LLM Marketing de serviços jurídicos Planejamento estratégico + Posicionamento de Mercado Aula 02 Wolney Pereira Agenda 1) Projeto de marketing 2) Conceituação de estratégia 3) Processo de planejamento

Leia mais

FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER

FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Forças Competitivas Toda empresa está inserida num ambiente composto por um conjunto de forças competitivas que determinam o

Leia mais

CRIAÇÃO E DIALÉTICA DO

CRIAÇÃO E DIALÉTICA DO GESTÃO DO CONHECIMENTO CRIAÇÃO E DIALÉTICA DO CONHECIMENTO CRIAÇÃO E DIALÉTICA DO CONHECIMENTO O que é dialética? CRIAÇÃO E DIALÉTICA DO CONHECIMENTO A dialética é, propriamente falando, a arte de discutir

Leia mais

Processo de geração de valor do Bradesco. Limites dos Aspectos Materiais (G4-20 e G4-21)

Processo de geração de valor do Bradesco. Limites dos Aspectos Materiais (G4-20 e G4-21) Processo de geração de valor do Limites dos Aspectos Materiais (G-20 e G-21) Matriz de Relevância A definição dos temas a serem abordados no Relatório Anual 201 baseou-se na nova Matriz de Relevância do,

Leia mais

O Desafio da Nova Cadeia de Valor

O Desafio da Nova Cadeia de Valor O Desafio da Nova Cadeia de Valor 18 Setembro 2012 Existem Factores Estruturais que Exigem Mudança 1 29 37 Fonte: IMD World Competitiveness 58 O Desafio da Nova Cadeia de Valor Uma Aposta Estratégica Contribuir

Leia mais

2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO AVANÇADA

2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO AVANÇADA FORMAÇÃO AVANÇADA 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof. RONALDO RAEMY RANGEL Doutor em Economia - UNICAMP Mestre PUC de Campinas 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO AVANÇADA O Programa de Formação Avançada

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 1: Estratégia empresarial 1 SEÇÃO 1.1 EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE ESTRATÉGIA. 2 O que é uma empresa... EMPRESA 3 Uma empresa Organização formal Disponibilizar / vender bens

Leia mais

DAFITI ABRE NOVO PROGRAMA DE ESTÁGIO

DAFITI ABRE NOVO PROGRAMA DE ESTÁGIO DAFITI ABRE NOVO PROGRAMA DE ESTÁGIO Publicado em 24.05.17 Já está aberto o programa de estágio do Dafiti Group através do site: https://www.99jobs.com/dafiti-group/jobs/10536-programa-de-estagio-dafiti-2017

Leia mais

OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL. 6 de junho de 2018 Ponta Grossa - Paraná

OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL. 6 de junho de 2018 Ponta Grossa - Paraná OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL 6 de junho de 2018 Ponta Grossa - Paraná OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL OS DESAFIOS

Leia mais

Capital Intelectual: Porque e como medir este ativo intangível

Capital Intelectual: Porque e como medir este ativo intangível Capital Intelectual: Porque e como medir este ativo intangível Clarissa Gracioli (UFSM) clarissagracioli@hotmail.com Paulo Sergio Ceretta (UFSM) ceretta@smail.ufsm.br Resumo Atualmente, muitas empresas

Leia mais

Aprendizagem de inglês com a metodologia de Flipped Learning

Aprendizagem de inglês com a metodologia de Flipped Learning Aprendizagem de inglês com a metodologia de Flipped Learning Como as empresas estão tomando uma postura estratégica quanto ao inglês e virando a aprendizagem tradicional de cabeça para baixo Introdução

Leia mais

Sistemas de Informação e Vantagem Competitiva

Sistemas de Informação e Vantagem Competitiva Sistemas de Informação e Vantagem Competitiva Profa. Ellen Francine ICMC/USP Agenda Vantagem Competitiva Modelo das Forças Competitivas de Porter SIs e Vantagem Competitiva Modelo de Cadeia de Valor Empresarial

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Temas Educacionais Pedagógicos GESTÃO DA APRENDIZAGEM Prof. Stephanie Gurgel um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências,

Leia mais

O capital intelectual como forma de vantagem competitiva para as organizações: A seleção e motivação como fatores de diferenciação.

O capital intelectual como forma de vantagem competitiva para as organizações: A seleção e motivação como fatores de diferenciação. O capital intelectual como forma de vantagem competitiva para as organizações: A seleção e motivação como fatores de diferenciação. Vinicius dos Santos Barbosa Vinicius_tefec@hotmail.com Graduando em Administração

Leia mais

Grade Horária de Provas Intermediárias Administração e Ciências Econômicas

Grade Horária de Provas Intermediárias Administração e Ciências Econômicas 04/04/2018 (Quarta-Feira) 2º A Estatística I 2º B Estatística I 2º C Estatística I Family Business Macroeconomics and Financial Markets Startup Lab Technological Innovation 4º ADM A Comportamento Organizacional

Leia mais

ALBUQUERQUE, L. G. A. A gestão estratégica de pessoas. In: FLEURY, M. T. L. (Org.). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, p

ALBUQUERQUE, L. G. A. A gestão estratégica de pessoas. In: FLEURY, M. T. L. (Org.). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, p 196 REFERÊNCIAS ALBUQUERQUE, L. G. A. A gestão estratégica de pessoas. In: FLEURY, M. T. L. (Org.). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002. p. 35-50. ANSOFF, H. I.; McDONNELL, E. J. Implantando

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2015 - PPGPI Estabelece a Estrutura Curricular do Curso de Doutorado e Mestrado do PPGPI, conforme Resolução nº 62/2014/CONEPE. ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO I -

Leia mais

UM ESTUDO AVALIATIVO DA AUDITORIA DA INFORMAÇÃO E AUDITORIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

UM ESTUDO AVALIATIVO DA AUDITORIA DA INFORMAÇÃO E AUDITORIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO UM ESTUDO AVALIATIVO DA AUDITORIA DA INFORMAÇÃO E AUDITORIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO Chandra Kant Sharma Universidade Teerthanker Mahaveer Moradabad Akash Kumar Singh Universidade Singhaniya Rajasthan

Leia mais

Agenda da Apresentação

Agenda da Apresentação Feira do Empreendedor Palestra Gerencial A Importância da Gestão do Conhecimento para sua Empresa Paulo Eduardo de Carvalho Costa Trainee da Unidade de Tecnologia da Informação Agenda da Apresentação Objetivo

Leia mais

Economia do conhecimento

Economia do conhecimento Economia do conhecimento 2ª dimensão à Economia do Conhecimento SOCIEDADE DO CONHECIMENTO ECONONOMIA DO CONHECIMENTO ORGANIZAÇÕES INTENSIVAS EM CONHECIMENTO TRABALHADORES DO CONHECIMENTO 1 A economia do

Leia mais

AUTOR(ES): DAYENE FERNANDA CALISTO, TERESINHA DE JESUS BARROS CÂMARA, VANESSA CRISTINA NOGUEIRA DE SOUZA

AUTOR(ES): DAYENE FERNANDA CALISTO, TERESINHA DE JESUS BARROS CÂMARA, VANESSA CRISTINA NOGUEIRA DE SOUZA TÍTULO: VALORIZAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL PELAS ORGANIZAÇÕES CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA AUTOR(ES): DAYENE FERNANDA

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO EVER SANTORO DBA Oracle e desenvolvedor Java Processamento de dados MBA em Gestão Empresarial Mestre em Engenharia da Produção DBA Oracle desde 2001 Sun Certified

Leia mais

ÁREAS E SUBÁREAS HABILITADAS DANIELLE MEDEIROS DANTAS BEZERRA

ÁREAS E SUBÁREAS HABILITADAS DANIELLE MEDEIROS DANTAS BEZERRA ÁREAS E SUBÁREAS HABILITADAS DANIELLE MEDEIROS DANTAS BEZERRA INSTRUTORIA ÁREA DE CONHECIMENTO: 01.ADMINISTRAÇÃO GERAL SUBÁREA: 01.1. Rotinas Administrativas 01.2. Técnicas Administrativas 02.1. Planejamento

Leia mais

Business Design Design Thinking + Plano de Negócios

Business Design Design Thinking + Plano de Negócios X Congresso Nacional de Excelência em Gestão Painel 1 - Design Thinking: um Método Diferenciado para a Proposta de Soluções a Problemas Ambiente de Negócios Business Design Design Thinking + Plano de Negócios

Leia mais

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo de Andrade Frederico Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Sobral/2015 Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo

Leia mais

3/9/2011. Segurança da Informação. Segurança da Informação. O que é Segurança e seguro? Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas

3/9/2011. Segurança da Informação. Segurança da Informação. O que é Segurança e seguro? Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas Segurança da Informação Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas Segurança da Informação Milhões de empresas e profissionais estão usando a Internet para fazer transações bancárias, comercio

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROVAS N2 1º PERÍODO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROVAS N2 1º PERÍODO CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1º PERÍODO 14/06/19 6ª feira - Matemática Aplicada - Comunicação Organizacional - Contabilidade I - Economia - Teoria Geral da Administração (TGA) - Língua Portuguesa

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2017 - PPGPI Estabelece a Estrutura Curricular do Curso de Doutorado e Mestrado do PPGPI, conforme Resolução nº 62/2014/CONEPE. ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO I -

Leia mais

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE.

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. SEMANA DA ENGENHARIA 2015 Instituto de Engenharia do Paraná SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. Rogério Mainardes 11 de dezembro de 2015 PREMISSAS BÁSICAS DAS MARCAS As pessoas devem confiar

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Prof. Jamil Moysés Filho, Msc. Código SIGA: TMBAES*06_38 1 OBJETIVO: Ao final do Curso, o aluno será capaz

Leia mais

Fundamentos de sistemas de informação

Fundamentos de sistemas de informação Fundamentos de sistemas de informação Unidade 2 - Conceitos básicos de aplicações nas empresas (desenvolvimento e administração) 2.1. As funções e aplicações de SI nas organizações; 2.2. Tendências em

Leia mais

Colaboração e Inovação tecnológica. Pedro Pereira de Carvalho

Colaboração e Inovação tecnológica. Pedro Pereira de Carvalho Colaboração e Inovação tecnológica 1 Quase todas as inovações exigem algum tipo de arranjo cooperativo para seu desenvolvimento ou comercialização, mas o índice de insucesso dessas alianças permanece alto.

Leia mais

Pós GRADUAÇÃO. Marketing Industrial. Gestão inovadora da empresa gráfica. Introdução ao Marketing Industrial. Prof.

Pós GRADUAÇÃO. Marketing Industrial. Gestão inovadora da empresa gráfica. Introdução ao Marketing Industrial. Prof. Pós GRADUAÇÃO Marketing Industrial Introdução ao Marketing Industrial Prof. Alexandre Marques Gestão inovadora da empresa gráfica Marketing Industrial Introdução e Conceitos Fundamentais Uma forma de entender

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CICUTA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CICUTA EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CICUTA EMENTAS 2018-2 4º PERÍODO DISCIPLINA: FENÔMENOS DE TRANSPORTE Estudo das Propriedades dos Fluidos e da Estática dos Fluidos. Análise de escoamentos incompressíveis

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO. Professor Sergio Loncan

GESTÃO DO CONHECIMENTO. Professor Sergio Loncan GESTÃO DO CONHECIMENTO Professor Sergio Loncan OBJETIVO Incentivo à reflexão e estudo da Gestão do Conhecimento e suas estruturas nas organizações tanto públicas como privadas, de maneira a se poder buscar

Leia mais

Inteligência Competitiva em Empresas em Rede Volume, Qualidade e Velocidade das informações

Inteligência Competitiva em Empresas em Rede Volume, Qualidade e Velocidade das informações Inteligência Competitiva em Empresas em Rede Volume, Qualidade e Velocidade das informações https://scholar.google.com.br/scholar?q=redes+empresariais+estruturadas&hl=pt- BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart&sa=X&ved=0CBoQgQMwAGoVChMIos3NxZbgyAIVQh4eCh0PEw3j

Leia mais

Aula 03. Administração. O Novo Ambiente de Negócios

Aula 03. Administração. O Novo Ambiente de Negócios Administração de Sistemas de Informação Aula 03 "Hoje, milhões de pessoas usam seus computadores como meio de comunicação... e onde existe comunicação existe mercado" (Jay Conrad Levinson / Charles Rubin).

Leia mais

A Indústria Brasileira nos Próximos Dez Anos. David Kupfer GIC-IE/UFRJ

A Indústria Brasileira nos Próximos Dez Anos. David Kupfer GIC-IE/UFRJ A Indústria Brasileira nos Próximos Dez Anos David Kupfer GIC-IE/UFRJ Clusters Tecnológicos do Projeto I2027 Fonte: Projeto I2027 in IEL. Mapa de clusters tecnológicos e tecnologias relevantes para competitividade

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Desenvolvimento e padrões de financiamento da inovação no Brasil: mudanças necessárias... 1

Sumário. Capítulo 1 Desenvolvimento e padrões de financiamento da inovação no Brasil: mudanças necessárias... 1 Sumário Capítulo 1 Desenvolvimento e padrões de financiamento da inovação no Brasil: mudanças necessárias... 1 n Apresentação... 1 n Introdução... 1 n Entendendo o capitalismo: a visão de Schumpeter...

Leia mais

Aula 5 Processos Organizacionais e Gestão o do Conhecimento. Grinaldo Lopes de Oliveira. Bacharelado em Sistemas de Informaçã

Aula 5 Processos Organizacionais e Gestão o do Conhecimento. Grinaldo Lopes de Oliveira. Bacharelado em Sistemas de Informaçã Aula 5 Processos Organizacionais e Gestão o do Conhecimento Grinaldo Lopes de Oliveira Bacharelado em Sistemas de Informaçã ção Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Agenda

Leia mais

5. ANÁLISE E ESTRATÉGIA AMBIENTAL 5.1. CADEIA DE VALOR

5. ANÁLISE E ESTRATÉGIA AMBIENTAL 5.1. CADEIA DE VALOR 176 5. ANÁLISE E ESTRATÉGIA AMBIENTAL 5.1. CADEIA DE VALOR O escopo competitivo estabelecido por uma organização corresponde ao campo em que a mesma irá atuar: produtos, segmentos, grau de integração vertical

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação 1 Administração de Sistemas de Informação 2 Objetivos Identificar o uso da Tecnologia da Informação (TI); Conceitos fundamentais associados à Tecnologia da Informação; Conceitos de TI e de Sistemas de

Leia mais