Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Fenergan 50 mg/2 ml Solução injetável. Cloridrato de prometazina

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Fenergan 50 mg/2 ml Solução injetável. Cloridrato de prometazina"

Transcrição

1 Folheto Informativo: Informação para o utilizador Fenergan 50 mg/2 ml Solução injetável Cloridrato de prometazina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante para si. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. - Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença. - Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Ver secção 4. O que contém este folheto: 1. O que é Fenergan e para que é utilizado 2. O que precisa de saber antes de tomar Fenergan 3. Como tomar Fenergan 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Fenergan 6. Conteúdo da embalagem e outras informações 1. O que é Fenergan e para que é utilizado Fenergan contém a substância ativa prometazina, que pertence a um grupo de fármacos denominados anti-histamínicos. É normalmente utilizado para o tratamento das alergias. Fenergan possui igualmente propriedades sedativas (calmantes), antieméticas (previne as náuseas e os vómitos) e anticolinérgicas do tipo atropínico (induzem à diminuição da rigidez muscular e do tremor das extremidades). Fenergan injetável está indicado para as seguintes situações: - Tratamento sintomático da urticária grave, edema de Quincke e choque anafilático - Situações alérgicas em geral - Adjuvante à sedação pré-operatória - Enjoo ligado à radioterapia ("doença das radiações") Fenergan solução injetável está reservado para as situações urgentes, devendo posteriormente, caso a indicação se mantenha, o tratamento ser continuado por via oral. 2. O que precisa de saber antes de tomar Fenergan Não tome Fenergan

2 - Se tem alergia à prometazina, a fármacos do grupo das fenotiazinas ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6); - Se tem glaucoma de ângulo fechado; - Se tem dificuldade em urinar, devido a problemas na uretra ou próstata; - Se apresenta sintomas de depressão do sistema nervoso central (diminuição do ritmo respiratório e da frequência cardíaca, dificuldade de raciocínio, fala arrastada, diminuição dos reflexos e sensação de fadiga); - Se está a tomar, ou tomou nos últimos 14 dias, quaisquer medicamentos conhecidos como inibidores da monoaminoxidase (IMAO). O Fenergan injectável está reservado ao adulto e não pode ser utilizado em crianças Advertências e precauções Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de tomar Fenergan: - se sofre de doença respiratória (asma, bronquite ou bronquiectasias) - se sofre de doença cardíaca - se tem epilepsia - se sofre de doença hepática - se tem obstrução piloroduodenal (condição que afeta o esvaziamento normal do estômago para o intestino delgado) - se tem programada a realização de testes de sensibilidade cutânea (testes na pele). Não tome Fenergan três dias antes da realização destes testes, uma vez que este medicamento pode alterar os resultados dos mesmos. Poderá ocorrer o desenvolvimento de uma condição clínica muito grave e por vezes fatal, chamada Síndrome Maligna dos Neurolépticos (SMN). Interrompa imediatamente o tratamento e fale com o seu médico se tiver febre alta, cãibras ou rigidez muscular, tonturas, dores de cabeça muito fortes, ritmo cardíaco acelerado, se se sentir confuso ou agitado, se tiver alucinações ou se começar a suar muito. É desaconselhada a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Fenergan. Fenergan pode mascarar os sinais de aumento da pressão intracraniana, de obstrução intestinal ou de ototoxicidade (problemas auditivos causado por outros medicamentos). Fenergan pode interferir com os resultados dos testes de gravidez. Recomenda-se a vigilância da fórmula sanguínea em caso de tratamentos prolongados. Utilize este medicamento como prescrito. Não exceda a dose recomendada. Foram notificados casos de abuso com prometazina. Este medicamento contém menos do que 1 mmol (39 mg) de potássio por dose, ou seja, é praticamente isento de potássio. Este medicamento contém menos do que 1 mmol (23 mg) de sódio por dose (2 ml), ou seja, é praticamente isento de sódio. A presença de sulfitos pode causar, raramente, reações alérgicas (hipersensibilidade) graves e broncospasmo.

3 Outros medicamentos e Fenergan Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente, ou vier a tomar outros medicamentos. A atividade depressora do sistema nervoso central do Fenergan, de que é exemplo a sua ação sedativa, apesar de moderada pode potenciar a de outros depressores como os hipnóticos, tranquilizantes, anestésicos. Também a associação a outras substâncias com efeitos anticolinérgicos deve ser prudente dada a possibilidade de adição destes últimos (ex. antidepressivos tricíclicos, neurolépticos, antiespasmódicos atropínicos). Fenergan com álcool Aumento do efeito sedativo do Fenergan. A alteração da vigilância pode tornar perigosa a condução de veículos e utilização de máquinas. Evitar tomar bebidas alcoólicas e medicamentos que contenham álcool. Gravidez, amamentação e fertilidade Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento. O Fenergan não deve ser utilizado durante a gravidez ou período de aleitamento, a não ser por expressa indicação do médico. Condução de veículos e utilização de máquinas O risco de sonolência, presente sobretudo no início do tratamento, pode afetar as capacidades do doente em caso de condução de veículos ou manipulação de máquinas. 3. Como tomar Fenergan Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico ou farmacêutico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. Fenergan injetável deverá ser administrado pelo seu médico ou enfermeiro, uma vez que a injeção intramuscular deve ser cuidadosamente administrada de modo a evitar a injeção subcutânea, que pode dar origem a necrose local. Fenergan injetável está indicado apenas no adulto. A dose recomendada é, em média, 1 a 2 ampolas por dia. As ampolas de Fenergan são para administração por via intramuscular profunda. A via oral deverá ser preferida logo que o estado clínico assim o permita. Se tomar mais Fenergan do que deveria Os sintomas de sobredosagem são depressão global do sistema nervoso e coma, que podem ser antecedidos por hiperexcitabilidade e convulsões.

4 Em caso de sobredosagem é imperativo o tratamento sintomático sob orientação médica e em meio especializado que poderá incluir ventilação assistida e administração de anticonvulsivantes. Caso se tenha esquecido de tomar Fenergan Em caso de omissão de uma ou mais doses, o doente deve manter o esquema terapêutico definido pelo seu médico. Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Se parar de tomar Fenergan Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento fale com o seu médico ou farmacêutico 4. Efeitos secundários possíveis Como todos os medicamentos, Fenergan pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas. Os efeitos secundários mais frequentes com Fenergan são: Efeitos neurovegetativos: - Sonolência diurna; - Efeitos anticolinérgicos: secura de boca, alterações da acomodação visual (problemas de visão), obstipação (prisão de ventre), retenção urinária (dificuldade em urinar), hiperviscosidade (espessamento) das secreções brônquicas; - Confusão mental, hiperexcitabilidade no idoso; - Estão descritos alguns casos de discinesias tardias após administrações prolongadas (ocorrência de movimentos repetitivos involuntários que continuam ou aparecem depois de ter deixado de tomar o medicamento); - Cefaleias (dores de cabeça); - Tonturas; - Desorientação; - Hiperexcitabilidade na criança; - Hipotensão ortostática (enjoo ligeiro, tontura, confusão ou visão turva quando se levanta da cama bruscamente ou se ergue depois de ter estado sentado durante muito tempo); - Palpitações (batimentos cardíacos muito fortes); - Arritmias (alteração do ritmo cardíaco); - Visão turva; - Pesadelos; - Anorexia (perda de apetite). Perturbações do sistema nervoso: - Síndrome maligna dos neurolépticos (frequência desconhecida). Reaçõeão de hipersensibilidade:

5 - Casos muito raros de reações alérgicas, incluindo urticária ou rash cutâneo (manchas ou pápulas na pele), prurido (comichão) e reações anafiláticas (podem incluir inchaço da face, boca ou língua, que pode causar dificuldade em engolir ou respirar); - Fotossensibilidade (sensibilidade à luz). Efeitos hematológicos: -Excecionalmente perturbações sanguíneas de tipo leucopenia, neutropenia e agranulocitose (diminuição dos glóbulos brancos no sangue); - Anemia hemolítica (diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue); - Trombocitopenia (redução do número de plaquetas no sangue). Diversos: - Icterícia (coloração amarelada dos olhos e pele); - Espasmos musculares. Comunicação de efeitos secundários Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente ao, I.P. através dos contactos abaixo. Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.,i.p. Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil Lisboa Tel: Linha do Medicamento: (gratuita) Fax: Sítio da internet: farmacovigilancia@infarmed.pt 5. Como conservar Fenergan Conservar a temperatura inferior a 25 C. Conservar ao abrigo da luz. Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças. Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na ampola e na embalagem exterior, após "VAL.". O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

6 Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente. 6. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de Fenergan A substância ativa é a prometazina. Cada mililitro de solução injetável contém 28,2 mg de cloridrato de prometazina, equivalente a 25 mg de prometazina base. Os outros componentes são: sulfito de sódio anidro (E221), metabissulfito de potássio (E224), gentisato de sódio e água para preparações injetáveis. Qual o aspeto de Fenergan e conteúdo da embalagem Fenergan apresenta-se na forma farmacêutica de solução injetável, acondicionada em ampola de vidro tipo I incolor com 2 ml. Embalagens com 5 ampolas contendo 2 ml de solução injetável. Titular de Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Sanofi - Produtos Farmacêuticos, Lda. Empreendimento Lagoas Park Edifício 7, 3º Piso Porto Salvo Portugal Fabricante Laboratórios Vitória, S.A. Rua Elias Garcia, Amadora Portugal Este folheto foi revisto pela última vez em

Folheto Informativo: Informação para o utilizador

Folheto Informativo: Informação para o utilizador Folheto Informativo: Informação para o utilizador Prometazina Inpharma a 0,1% Xarope Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE RELMUS 4 mg cápsulas RELMUS 8 mg cápsulas Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR VOMIDRINE 50 mg comprimidos Dimenidrinato Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Fusextrine.

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Fusextrine. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Fusextrine 20 mg/g creme Ácido fusídico Fusextrine 20 mg/g pomada Sal sódico do ácido fusídico (Fusidato de sódio). Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o doente. Cobaxid Infantil 1 mg Pó oral. Cobamamida

Folheto informativo: Informação para o doente. Cobaxid Infantil 1 mg Pó oral. Cobamamida Folheto informativo: Informação para o doente Cobaxid Infantil 1 mg Pó oral Cobamamida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

O que é Betaserc Betaserc contém beta-histina. Betaserc é um tipo de medicamento chamado de "análogo da histamina".

O que é Betaserc Betaserc contém beta-histina. Betaserc é um tipo de medicamento chamado de análogo da histamina. Folheto informativo: Informação para o utilizador Betaserc 16 mg comprimidos Beta-histina, dicloridrato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico.

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Tavégyl 1 mg comprimidos Clemastina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Transpulmina (Infantil) 25 mg/g mg/g Pomada. Cânfora Eucaliptol

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Transpulmina (Infantil) 25 mg/g mg/g Pomada. Cânfora Eucaliptol Folheto informativo: Informação para o utilizador Transpulmina (Infantil) 25 mg/g + 100 mg/g Pomada Cânfora Eucaliptol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Lisomucin 2mg/ml gotas orais, solução Lisomucin 1,6 mg/ml xarope Cloridrato de bromexina

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Lisomucin 2mg/ml gotas orais, solução Lisomucin 1,6 mg/ml xarope Cloridrato de bromexina Folheto informativo: Informação para o utilizador Lisomucin 2mg/ml gotas orais, solução Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém

Leia mais

Débrumyl é utilizado para tratar episódios transitórios de fadiga. Este medicamento é indicado apenas em adultos e adolescentes com mais de 15 anos.

Débrumyl é utilizado para tratar episódios transitórios de fadiga. Este medicamento é indicado apenas em adultos e adolescentes com mais de 15 anos. Folheto Informativo: Informação para o doente DÉBRUMYL 250 mg + 180 mg Solução oral Deanol + Heptaminol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

APROVADO EM 10-03-2014 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Primperan 10 mg comprimidos Metoclopramida anidra, cloridrato

APROVADO EM 10-03-2014 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Primperan 10 mg comprimidos Metoclopramida anidra, cloridrato Folheto informativo: Informação para o utilizador Primperan 10 mg comprimidos Metoclopramida anidra, cloridrato Leia com atenção todo este folheto antes de tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

O ácido fólico pertence a um grupo de medicamentos chamados de Vitamina B.

O ácido fólico pertence a um grupo de medicamentos chamados de Vitamina B. Folheto informativo: Informação para o doente Enser 5 mg comprimidos Ácido fólico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para si.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon Linctus Adulto 1, 6 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon Linctus Adulto 1, 6 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina Folheto informativo: Informação para o Utilizador Bisolvon Linctus Adulto 1, 6 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Diadrop 5 mg + 5 mg pastilha. Cloro-hexidina + Benzocaína

Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Diadrop 5 mg + 5 mg pastilha. Cloro-hexidina + Benzocaína Folheto Informativo: Informação para o Utilizador Diadrop 5 mg + 5 mg pastilha Cloro-hexidina + Benzocaína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Aproximadamente 60% dos doentes começou o tratamento numa fase inicial (prodroma ou eritema) e 40% numa fase tardia (pápula ou vesícula).

Aproximadamente 60% dos doentes começou o tratamento numa fase inicial (prodroma ou eritema) e 40% numa fase tardia (pápula ou vesícula). Folheto informativo: Informação para o utilizador Aciclosina 50 mg/g Creme Aciclovir Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

1. O que é Paracetamol Bluepharma e para que é utilizado. 2. O que precisa de saber antes de tomar Paracetamol Bluepharma

1. O que é Paracetamol Bluepharma e para que é utilizado. 2. O que precisa de saber antes de tomar Paracetamol Bluepharma Folheto informativo: Informação para o utilizador Paracetamol Bluepharma 1000 mg comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Tedol é um medicamento utilizado na prevenção e tratamento de infeções da pele, causadas por fungos e leveduras.

Tedol é um medicamento utilizado na prevenção e tratamento de infeções da pele, causadas por fungos e leveduras. FOLHETO INFORMATIVO Folheto informativo: Informação para o utilizador Tedol 20 mg/g creme Tedol 20 mg/ml líquido cutâneo Cetoconazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este

Leia mais

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Vastarel 20 mg Comprimidos revestidos Vastarel 20 mg/ml Solução oral Dicloridrato de trimetazidina Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

1. O QUE É CÊGRIPE E PARA QUE É UTILIZADO

1. O QUE É CÊGRIPE E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cêgripe 500 mg + 1 mg comprimidos Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

A Rivastigmina ToLife pertence a uma classe de substâncias denominada inibidores da colinesterase.

A Rivastigmina ToLife pertence a uma classe de substâncias denominada inibidores da colinesterase. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rivastigmina ToLife 1,5 mg cápsulas Rivastigmina ToLife 3 mg cápsulas Rivastigmina ToLife 4,5 mg cápsulas Rivastigmina ToLife 6 mg cápsulas Rivastigmina

Leia mais

A terbinafina é um fármaco com atividade antifúngica que pertence ao grupo das alaminas e que atua impedindo o crescimento dos fungos.

A terbinafina é um fármaco com atividade antifúngica que pertence ao grupo das alaminas e que atua impedindo o crescimento dos fungos. Folheto informativo: Informação para o utilizador Terbinafina SSL 10 mg/g Creme Cloridrato de Terbinafina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica.

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica. Folheto informativo: Informação para o utilizador Fluidrenol 6 mg/ml xarope Ambroxol Leia com atenção este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informações importantes para si.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente Folheto informativo: Informação para o doente Metoclopramida Labesfal 10 mg Comprimidos Metoclopramida anidra, cloridrato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar utilizar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Floxedol destina-se a ser utilizado em adultos e crianças com idade igual ou superior a um ano de idade.

FOLHETO INFORMATIVO. Floxedol destina-se a ser utilizado em adultos e crianças com idade igual ou superior a um ano de idade. FOLHETO INFORMATIVO Folheto informativo: Informação para o utilizador Floxedol, 1,5 mg/0,5 ml Colírio, solução em recipiente unidose Ofloxacina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Broncoterol 0,001 mg/ml Xarope Cloridrato de Clenbuterol APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Vicks Xarope Antitússico Mel 1,33 mg/ml xarope Bromidrato de dextrometorfano APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon Linctus Adulto 1, 6 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon Linctus Adulto 1, 6 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina Folheto informativo: Informação para o Utilizador Bisolvon Linctus Adulto 1, 6 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

A substância ativa é a Cobamamida. A forma farmacêutica deste medicamento é em comprimidos, e vai tomá-lo por via oral.

A substância ativa é a Cobamamida. A forma farmacêutica deste medicamento é em comprimidos, e vai tomá-lo por via oral. Folheto informativo: Informação para o utilizador Jaba B12 2,5 mg Comprimidos Cobamamida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de tomar Kestine comprimidos

2. O que precisa de saber antes de tomar Kestine comprimidos Folheto informativo: Informação para o utilizador Kestine 10 mg comprimidos revestidos por película Ebastina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Paracetamol Generis pertence a um grupo de medicamentos chamados analgésicos e antipiréticos que ajudam no combate à dor e febre.

Paracetamol Generis pertence a um grupo de medicamentos chamados analgésicos e antipiréticos que ajudam no combate à dor e febre. Folheto informativo: Informação para o utilizador Paracetamol Generis 40 mg/ml Xarope Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

1. O que é Kestine liofilizado oral e para que é utilizado

1. O que é Kestine liofilizado oral e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Kestine 10 mg liofilizado oral Ebastina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. AAS 500 mg comprimidos. Ácido acetilsalicílico

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. AAS 500 mg comprimidos. Ácido acetilsalicílico Folheto informativo: Informação para o utilizador. AAS 500 mg comprimidos Ácido acetilsalicílico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importantes

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Stablon 12,5 mg comprimidos revestidos Tianeptina sódica

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Stablon 12,5 mg comprimidos revestidos Tianeptina sódica Folheto informativo: Informação para o utilizador Stablon 12,5 mg comprimidos revestidos Tianeptina sódica Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

1. O QUE É O BEN-U-RON E PARA QUE É UTILIZADO

1. O QUE É O BEN-U-RON E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ben-u-ron 75 mg supositórios paracetamol Para lactentes com peso igual ou superior a 3 Kg Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar

Leia mais

Memantina Jaba 10 mg comprimidos revestidos por película

Memantina Jaba 10 mg comprimidos revestidos por película Folheto informativo: informação para o utilizador Memantina Jaba 10 mg comprimidos revestidos por película Cloridrato de memantina Leia com atenção este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

Folheto informativo: Informação para utilizador. Benflux 3 mg/ml Xarope Benflux 30 mg Comprimidos Benflux Forte 6 mg/ml Xarope Cloridrato de ambroxol

Folheto informativo: Informação para utilizador. Benflux 3 mg/ml Xarope Benflux 30 mg Comprimidos Benflux Forte 6 mg/ml Xarope Cloridrato de ambroxol Folheto informativo: Informação para utilizador Benflux 3 mg/ml Xarope Benflux 30 mg Comprimidos Benflux Forte 6 mg/ml Xarope Cloridrato de ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

Não tome Disocor: - se tem alergia à levocarnitina ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

Não tome Disocor: - se tem alergia à levocarnitina ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6). Folheto informativo: Informação para o doente Disocor 1000 mg comprimidos para mastigar Levocarnitina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Bridion 100 mg/ml solução injetável sugamadex

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Bridion 100 mg/ml solução injetável sugamadex Folheto informativo: Informação para o utilizador Bridion 100 mg/ml solução injetável sugamadex Leia com atenção todo este folheto antes de lhe ser administrado este medicamento, pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lisinopril + Hidroclorotiazida Bluepharma 20 mg + 12,5 mg Comprimidos Lisinopril, di-hidratado + Hidroclorotiazida Leia atentamente este folheto antes

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pneumo 23 associação solução injectável em seringa pré-cheia Vacina antipneumocócica polissacarídica polivalente APROVADO EM Leia com atenção todo este

Leia mais

APROVADO EM 10-04-2012 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. UL-250, 250 mg, pó para suspensão oral Saccharomyces boulardii

APROVADO EM 10-04-2012 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. UL-250, 250 mg, pó para suspensão oral Saccharomyces boulardii Folheto informativo: Informação para o utilizador UL-250, 250 mg, pó para suspensão oral Saccharomyces boulardii Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

qualquer outra doença, como febre paratifoide ou envenenamento por alimentos. Esta vacina não provoca febre tifoide.

qualquer outra doença, como febre paratifoide ou envenenamento por alimentos. Esta vacina não provoca febre tifoide. Folheto informativo: Informação para o utilizador Typhim Vi 25 microgramas/0,5 ml Solução injetável Vacina polissacarídica contra a febre tifoide Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador ben-u-ron 500 mg comprimidos paracetamol

Folheto informativo: Informação para o utilizador ben-u-ron 500 mg comprimidos paracetamol Folheto informativo: Informação para o utilizador ben-u-ron 500 mg comprimidos paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informações importantes

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Benzac 5, 50 mg/g, gel Peróxido de benzoílo APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Broncoliber 30 mg comprimidos. Ambroxol

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Broncoliber 30 mg comprimidos. Ambroxol Folheto informativo: Informação para o utilizador Broncoliber 30 mg comprimidos Ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Bromidrato de dextrometorfano + Cloridrato de efedrina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Bromidrato de dextrometorfano + Cloridrato de efedrina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Mebocatuss, 2 mg/ml + 0,5 mg/ml, xarope Bromidrato de dextrometorfano + Cloridrato de efedrina Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o

Leia mais

Varimine Stress (Tutti-Frutti) Associação Pó para solução oral Multivitaminas + Sais minerais + Ácido fólico

Varimine Stress (Tutti-Frutti) Associação Pó para solução oral Multivitaminas + Sais minerais + Ácido fólico Folheto informativo: Informação para o utilizador Varimine Stress (Tutti-Frutti) Associação Pó para solução oral Multivitaminas + Sais minerais + Ácido fólico Leia com atenção todo este folheto antes de

Leia mais

minox 2 20 mg/ml Solução cutânea

minox 2 20 mg/ml Solução cutânea FOLHETO INFORMATIVO Folheto informativo: Informação para o utilizador minox 2 20 mg/ml Solução cutânea Minoxidil Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém

Leia mais

1. O que é Anatensol Decanoato e para que é utilizado

1. O que é Anatensol Decanoato e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Anatensol Decanoato 25 mg/ml solução injetável Decanoato de flufenazina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

Gino-Canesten comprimidos vaginais contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como "antifúngicos".

Gino-Canesten comprimidos vaginais contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como antifúngicos. Folheto Informativo: Informação para o doente Gino-Canesten 100 mg comprimidos Vaginais Clotrimazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Benylin 2,8 mg/ml + 0,4 mg/ml Xarope. Cloridrato de Difenidramina + Levomentol

Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Benylin 2,8 mg/ml + 0,4 mg/ml Xarope. Cloridrato de Difenidramina + Levomentol Folheto Informativo: Informação para o utilizador Benylin 2,8 mg/ml + 0,4 mg/ml Xarope Cloridrato de Difenidramina + Levomentol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

Não tome Crotax: - se tem alergia (hipersensibilidade) ao valaciclovir, aciclovir ou a qualquer outro

Não tome Crotax: - se tem alergia (hipersensibilidade) ao valaciclovir, aciclovir ou a qualquer outro Folheto informativo: Informação para o utilizador Crotax 500 mg, comprimido revestido por película Crotax 1000 mg, comprimido revestido por película Valaciclovir Leia com atenção todo este folheto antes

Leia mais

2.O que precisa de saber antes de utilizar Glucose 5% Basi

2.O que precisa de saber antes de utilizar Glucose 5% Basi Folheto informativo: Informação para o utilizador Glucose 5% Basi 50 mg/ml solução para perfusão Glucose Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Excipientes: Carvedilol Ranbaxy 6,25 mg, 12,5mg, 25mg Comprimidos: Celulose microcristalina, Silica coloidal anidra e Estearato de Magnésio.

Excipientes: Carvedilol Ranbaxy 6,25 mg, 12,5mg, 25mg Comprimidos: Celulose microcristalina, Silica coloidal anidra e Estearato de Magnésio. FOLHETO INFORMATIVO Carvedilol Ranbaxy 6,25 mg Comprimidos Carvedilol Ranbaxy 12,5 mg Comprimidos Carvedilol Ranbaxy 25 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Tamoxifeno Generis 10 mg Comprimidos Tamoxifeno Generis 20 mg Comprimidos Tamoxifeno Generis 30 mg Comprimidos Tamoxifeno Generis 40 mg Comprimidos APROVADO

Leia mais

Este medicamento pertence ao grupo farmacoterapêutico: Corretivos das alterações hidroelectrolíticas. Magnésio.

Este medicamento pertence ao grupo farmacoterapêutico: Corretivos das alterações hidroelectrolíticas. Magnésio. Folheto informativo: Informação para o utilizador Sulfato de Magnésio Labesfal 1000 mg/10 ml solução injetável Sulfato de Magnésio Labesfal 2000 mg/10 ml solução injetável Sulfato de Magnésio Labesfal

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED Folheto informativo: Informação para o utilizador Metroderme 7,5 mg/g Creme, gel ou emulsão Metronidazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Latanoprost Oftalder 0,05 mg/ml colírio, solução Latanoprost

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Latanoprost Oftalder 0,05 mg/ml colírio, solução Latanoprost Folheto informativo: Informação para o utilizador Latanoprost Oftalder 0,05 mg/ml colírio, solução Latanoprost Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém

Leia mais

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CETIX, 10 mg, Comprimido para chupar Cetirizina Leia atentamente este folheto porque contém informação importante para si Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cêtussin, 600 mg, Granulado efervescente Acetilcisteína APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos de idade (ver item O que devo saber antes de usar este medicamento? ).

Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos de idade (ver item O que devo saber antes de usar este medicamento? ). Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Esta bula sofreu aumento de tamanho para adequação a legislação vigente da ANVISA. FENERGAN cloridrato

Leia mais

Messalazina, a substância ativa de Salofalk enemas, é uma substância antiinflamatória utilizada no tratamento de doenças inflamatórias do intestino.

Messalazina, a substância ativa de Salofalk enemas, é uma substância antiinflamatória utilizada no tratamento de doenças inflamatórias do intestino. Folheto informativo: Informação para o utilizador Salofalk enemas 4 g/60 ml Suspensão retal Messalazina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Sorine Adulto. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Solução nasal 0,5 mg/ml

Sorine Adulto. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Solução nasal 0,5 mg/ml Sorine Adulto Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Solução nasal 0,5 mg/ml BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Sorine cloridrato de nafazolina

Leia mais

Lercanidipina Generis pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como bloqueadores da entrada do cálcio.

Lercanidipina Generis pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como bloqueadores da entrada do cálcio. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lercanidipina Generis 10 mg Comprimidos revestidos por película Lercanidipina Generis 20 mg Comprimidos revestidos por película Cloridrato de lercanidipina

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cloreto de Potássio Basi 74,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão Cloreto de Potássio

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cloreto de Potássio Basi 74,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão Cloreto de Potássio FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cloreto de Potássio Basi 74,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão Cloreto de Potássio APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

Tratamento de dor aguda em adultos. Metanor apenas deverá ser utilizado se o tratamento com outros analgésicos for contraindicado.

Tratamento de dor aguda em adultos. Metanor apenas deverá ser utilizado se o tratamento com outros analgésicos for contraindicado. Folheto informativo: informação para o utilizador Metanor 100 mg cápsulas Maleato de flupirtina Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova

Leia mais

Nasorhinathiol está indicado no alívio sintomático da congestão nasal, em casos de rinorreia e associada a estados gripais e constipações.

Nasorhinathiol está indicado no alívio sintomático da congestão nasal, em casos de rinorreia e associada a estados gripais e constipações. Folheto informativo: Informação para o utilizador Nasorhinathiol 0,5 mg/ml gotas nasais, solução Cloridrato de oximetazolina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

Problemas cardíacos Siga as instruções indicadas na secção 3 se estiver a tomar MOVICOL para a impactação fecal.

Problemas cardíacos Siga as instruções indicadas na secção 3 se estiver a tomar MOVICOL para a impactação fecal. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR 13,8 g pó para solução oral Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita médica.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lovastatina Jaba 20 mg comprimidos APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Diastabol 100 mg Comprimidos miglitol Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA SOBRE O TRATAMENTO COM

INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA SOBRE O TRATAMENTO COM INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA SOBRE O TRATAMENTO COM GUIA DO DOENTE COM PERDA DA VISÃO DEVIDA A EDEMA MACULAR DIABÉTICO (EMD) Este medicamento está sujeito a monitorização adicional Versão 1 EMD (outubro/2014)

Leia mais

Memantina Jaba 20 mg comprimidos revestidos por película

Memantina Jaba 20 mg comprimidos revestidos por película Folheto informativo: informação para o utilizador Memantina Jaba 20 mg comprimidos revestidos por película Cloridrato de memantina Leia com atenção este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pantoprazol Alter 20 mg Comprimidos gastrorresistentes

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pantoprazol Alter 20 mg Comprimidos gastrorresistentes FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pantoprazol Alter 20 mg Comprimidos gastrorresistentes Pantoprazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. TAGAMET 400 mg pó para suspensão oral Cimetidina

FOLHETO INFORMATIVO. TAGAMET 400 mg pó para suspensão oral Cimetidina FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. -

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR PEPCIDINA COMPRIMIDOS A 20 mg E 40 mg famotidina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Zanidip 10 mg Comprimidos revestidos por película Zanidip 20 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Zanidip 10 mg Comprimidos revestidos por película Zanidip 20 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Zanidip 10 mg Comprimidos revestidos por película Zanidip 20 mg Comprimidos revestidos por película (Cloridrato de Lercanidipina) Leia com atenção todo

Leia mais

Panoxyl Wash é para utilização em adultos e adolescentes com acne. Não é para utilização em crianças.

Panoxyl Wash é para utilização em adultos e adolescentes com acne. Não é para utilização em crianças. Folheto informativo: Informação para o utilizador Panoxyl Wash 100 mg/ml Líquido cutâneo Peróxido de benzoílo Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Broncoliber 120 mg cápsulas de libertação prolongada. Ambroxol

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Broncoliber 120 mg cápsulas de libertação prolongada. Ambroxol Folheto informativo: Informação para o utilizador Broncoliber 120 mg cápsulas de libertação prolongada Ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FENERGAN cloridrato de prometazina. APRESENTAÇÃO Comprimidos revestidos 25 mg: embalagem com 20 comprimidos. USO ORAL. USO ADULTO.

FENERGAN cloridrato de prometazina. APRESENTAÇÃO Comprimidos revestidos 25 mg: embalagem com 20 comprimidos. USO ORAL. USO ADULTO. Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Esta bula sofreu aumento de tamanho para adequação a legislação vigente da ANVISA. FENERGAN cloridrato

Leia mais

Se for hospitalizado informe o pessoal médico que está a ser tratado com Zoladex LA.

Se for hospitalizado informe o pessoal médico que está a ser tratado com Zoladex LA. Folheto informativo: Informação para o utilizador Zoladex LA 10,8 mg implante goserrelina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

FENERGAN (cloridrato de prometazina) Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Comprimido Revestido 25 mg

FENERGAN (cloridrato de prometazina) Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Comprimido Revestido 25 mg FENERGAN (cloridrato de prometazina) Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Comprimido Revestido 25 mg Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Esta

Leia mais

Risedronato de sódio Aurobindo 30 mg comprimidos revestidos por película

Risedronato de sódio Aurobindo 30 mg comprimidos revestidos por película Folheto informativo: Informação para o utilizador Risedronato de sódio Aurobindo 30 mg comprimidos revestidos por película Risedronato de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucosamina ToLife 1500 mg Pó para solução oral Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Plendil funciona relaxando e dilatando os seus vasos sanguíneos, ajudando a baixar a pressão arterial e prevenindo dor no peito (angina).

Plendil funciona relaxando e dilatando os seus vasos sanguíneos, ajudando a baixar a pressão arterial e prevenindo dor no peito (angina). Folheto informativo: Informação para o doente Plendil, 5 mg, comprimidos de libertação prolongada Plendil, 10 mg, comprimidos de libertação prolongada felodipina Leia com atenção todo este folheto antes

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Casodex 150 mg Comprimidos revestidos por película bicalutamida Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Vitalipid N Infantil, associação, emulsão injectável Retinol, ergocalciferol, alfatocoferol, fitomenadiona Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

Montelucaste Chesmon 10 mg Comprimidos revestidos por película

Montelucaste Chesmon 10 mg Comprimidos revestidos por película Folheto informativo: Informação para o utilizador Montelucaste Chesmon 10 mg Comprimidos revestidos por película Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

- se tem alergia (hipersensibilidade) ao ácido azelaico ou a qualquer outro componente de Finacea. Ver, por favor, a secção 6. Outras informações.

- se tem alergia (hipersensibilidade) ao ácido azelaico ou a qualquer outro componente de Finacea. Ver, por favor, a secção 6. Outras informações. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Finacea, 150 mg/g, gel Ácido azelaico Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o doente. Urorec 8 mg cápsulas Urorec 4 mg cápsulas silodosina

Folheto informativo: Informação para o doente. Urorec 8 mg cápsulas Urorec 4 mg cápsulas silodosina Folheto informativo: Informação para o doente Urorec 8 mg cápsulas Urorec 4 mg cápsulas silodosina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informações

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Irbesartan Irpremisal 300 mg comprimidos revestidos por película. Irbesartan

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Irbesartan Irpremisal 300 mg comprimidos revestidos por película. Irbesartan FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Irbesartan Irpremisal 75 mg comprimidos revestidos por película Irbesartan Irpremisal 150 mg comprimidos revestidos por película Irbesartan Irpremisal

Leia mais

1. O que é Catalip 267 Micronizado e para que é utilizado

1. O que é Catalip 267 Micronizado e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o doente Catalip 267 Micronizado 267 mg cápsulas Fenofibrato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Propecia 1 mg comprimidos revestidos por película. Finasterida

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Propecia 1 mg comprimidos revestidos por película. Finasterida Folheto informativo: Informação para o utilizador Propecia 1 mg comprimidos revestidos por película Finasterida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ácido Fólico Actavis 5 mg comprimidos. ácido fólico anidro Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Solução oral. Embalagem contendo um frasco com 120 ml. Acompanhado do copo de medida.

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Solução oral. Embalagem contendo um frasco com 120 ml. Acompanhado do copo de medida. Hixilerg cloridrato de hidroxizina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Solução oral. Embalagem contendo um frasco com 120 ml. Acompanhado do copo de medida. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Ginkgo Biloba Vetog, 40 mg, cápsula Extracto (seco, refinado e quantificado) de Ginkgo biloba L., folium (folha de Ginkgo biloba) Leia atentamente

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Aripiprazol Jaba 10 mg comprimidos

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Aripiprazol Jaba 10 mg comprimidos Folheto informativo: Informação para o utilizador Aripiprazol Jaba 10 mg comprimidos Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Nadixa 10 mg/g creme Substância ativa: Nadifloxacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais