Procedimento Administrativo Fiscal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Procedimento Administrativo Fiscal"

Transcrição

1 Procedimento Administrativo Fiscal Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora pela PUC/SP Professora da PUC/SP e do IBET João Pessoa, 05/03/2016

2 Procedimento X Processo Procedimento: consiste na forma de organização lógica e cronológica de determinados atos, necessária à consecução de outro ato, caracterizador do objetivo último do aplicador do direito. Processo: ordenamento de atos para a solução de uma controvérsia (litígio). Pode haver procedimento sem processo, mas não há processo sem procedimento.

3 Procedimento de fiscalização Deveres do Fisco: Cientificar o Contribuinte a respeito de todos os atos ou documentos na fase investigatória (art. 7º, 2º do Decreto nº /72 ) NULIDADE CERCEAMENTO DO DIREITO DE DEFESA FALTA DE PARTICIPAÇÃO NOS TRABALHOS DE FISCALIZAÇÃO Não há que se cogitar em cerceamento de defesa o fato de a fiscalização prescindir da participação da contribuinte durante a execução dos trabalhos investigatórios anteriores à formalização do auto de infração. Tratando-se de lançamento fiscal, a garantia da ampla defesa se dá a partir da ciência da lavratura do auto de infração. (...) (Recurso nº CARF)

4 O devido processo legal Art. 5º, LV, da Constituição de 1988: Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

5 Delimitação do devido processo legal - O devido processo legal consiste no conjunto de garantias processuais a serem asseguradas às partes, legitimando, assim, o próprio processo. - O respeito à forma é condição indeclinável para o implemento do devido processo legal.

6 Valor e limite objetivo Limite objetivo concreção valor Os limites objetivos são postos para atingir certas metas, certos fins, certos valores. O devido processo legal como limite objetivo para a concretização da segurança jurídica (valor).

7 Alguns desdobramentos do princípio do devido processo legal Devido processo legal Direito de ser ouvido / ampla defesa / contraditório Vedação a juízo ou tribunal de exceção / direito de representação Direito de produzir provas/ publicidade dos atos / decisão fundamentada

8 Tempestividade da impugnação A petição apresentada fora do prazo: - não caracteriza a impugnação - não instaura a fase litigiosa do procedimento - não suspende a exigibilidade do crédito (depende de decisão para tanto) - não comporta julgamento de mérito de primeira instância - O mesmo se aplica ao recurso voluntário Mas essa intempestividade precisa ser constituída em linguagem. Efeito dessa decisão é retroativo.

9 Segurança jurídica X Ampla defesa A prova pode ser apresentada a qualquer momento? Pelo Fisco e pelo contribuinte? Toda espécie de produção probatória deve ser deferida? Como compatibilizar a celeridade processual e eficiência administrativa com a ampla defesa? Segurança jurídica e ampla defesa?

10 Segurança jurídica no sistema autopoiético Nada ingressa no sistema do direito que não seja pelo modo por ele próprio prescrito: a forma normativa SS SS SJSSJ C O que não está nos autos, não está no mundo jurídico.

11 Processo Administrativo Tributário Verdade material X verdade formal Processo administrativo X judicial Necessidade de prazos Limites à produção probatória

12 Ônus/dever da prova A prova dos fatos constitutivos cabe a quem pretenda o nascimento da relação jurídica, enquanto a dos extintivos, impeditivos ou modificativos compete a quem os alega. [Fal. (E1. E2. E3.... En)] Fjt Fjt é o fato jurídico tributário constituído em razão daquelas provas.

13 DEVER da prova pela Administração Regra-matriz de incidência tributária Provas Ato de aplicação Lançamento tributário

14 Dever de prova por parte da Administração Caráter vinculado da tributação Dever e não mero ônus da prova Presunção de legitimidade dos atos administrativos não inverte o ônus da prova Imprescindibilidade da prova motivação do ato administrativo de lançamento tributário Consequência da falta de prova no lançamento tributário: nulidade

15 A motivação dos atos administrativos PRINCÍPIO DA AMPLA DEFESA VIOLAÇÃO EQUÍVOCO NA MOTIVAÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO DO LANÇAMENTO Ao contribuinte é garantida, por força da Constituição Federal, a ampla defesa do que se lhe acusa. A ampla defesa existe se for franqueada possibilidade de reagir diante de uma determinada acusação. Se a peça acusatória não contiver o adequado motivo para aplicação da norma jurídica, impede-se o pleno exercício do direito de defesa do contribuinte. ERRO NA MOTIVAÇÃO DO LANÇAMENTO IMPOSSIBILIDADE DE AJUSTE PELA AUTORIDADE JULGADORA À autoridade julgadora (DRJ ou Conselho de Contribuintes) não é permitido ajustar o lançamento, ainda que na motivação constante da descrição dos fatos, por faltar-lhe competência para tanto e também por implicar cerceamento do direito de defesa. (Recurso nº ª Câmara do 1º Conselho).

16 Controle de legalidade do lançamento tributário Fase contenciosa Sequência de atos processuais Impugnação Novas provas? A qualquer momento?

17 Prazos para a apresentação de provas A produção probatória não pode se prolongar indefinidamente no tempo. Tempo da prova: impugnação administrativa. Exceções: Prova de fatos supervenientes Contraprova em relação a novo fato alegado Motivo de força maior

18 Decreto nº /72 Art. 15. A impugnação, formalizada por escrito e instruída com os documentos em que se fundamentar, será apresentada ao órgão preparador no prazo de trinta dias, contados da data em que for feita a intimação da exigência.

19 Decreto nº /72 Art. 16. A impugnação mencionará: (...) III- os motivos de fato e de direito em que se fundamenta, os pontos de discordância e as razões e provas que possuir; IV as diligências, ou perícias que o impugnante pretenda sejam efetuadas, expostos os motivos que as justifiquem, com a formulação dos quesitos referentes aos exames desejados, assim como, no caso de perícia, o nome, o endereço e a qualificação profissional do seu perito. (...) 1º Considerar-se-á não formulado o pedido de diligência ou perícia que deixar de atender aos requisitos previstos no inciso IV do art. 16.

20 Art. 16. (...) Decreto nº /72 4º A prova documental será apresentada na impugnação, precluindo o direito de o impugnante fazê-lo em outro momento processual, a menos que: a) fique demonstrada a impossibilidade de sua apresentação oportuna, por motivo de força maior; b) refira-se a fato ou a direito superveniente; c) destine-se a contrapor fatos ou razões posteriormente trazidas aos autos.

21 Decreto nº /75 Art. 29. Na apreciação da prova, a autoridade julgadora formará livremente sua convicção, podendo determinar as diligências que entender necessárias. Decreto nº 7.574/11 Art. 35. A realização de diligências e de perícias será determinada pela autoridade julgadora de primeira instância, de ofício ou a pedido do impugnante, quando entendê-las necessárias para a apreciação da matéria litigada.

22 CARF - precedentes (...) PRECLUSÃO. A jurisprudência da CSRF, dispensando formas rígidas sem, entretanto, prescindir da certeza jurídica e da segurança procedimental, em razão de superveniência e de possibilitar o contraditório, ou seja, a contraposição a fatos ou razões posteriormente trazidas aos autos, tem acolhido laudos apresentados por ocasião da interposição de recurso voluntário (Lei 9.532/97, art. 67), mediante a aplicação do princípio da verdade material. (AC CSRF/ ) (...) JUNTADA DE DOCUMENTOS NO RV. ADMISSIBILIDADE. PREVA-LÊNCIA DOS PRINCÍPIOS DA BUSCA DA VERDADE MATERIAL E DA OFICIALIDADE SOBRE O RIGOR FORMAL. O objetivo do processo administrativo fiscal é a constatação da ocorrência (ou não) do fato gerador da obrigação tributária. Tendo a Administração ciência de que o ato administrativo de lançamento não seguiu os ditames da legalidade, ainda que através de documento juntado tardiamente, deve o Fisco, de ofício, rever o ato. (Recurso )

23 PRODUÇÃO DE PROVA PEDIDO EM SEGUNDA INSTÂNCIA INEXISTÊNCIA DE PEDIDO EM PRIMEIRA INSTÂNCIA. Não é de ser deferido o pedido de realização de prova, mesmo a pericial e a testemunhal, feito perante o Conselho de Contribuintes, se o contribuinte (i) não requereu a realização de tais provas em primeira instância e se o contribuinte (ii) não demonstrou a necessidade de realização de tais provas somente em segunda instância. (...) (Recurso nº ª. Câmara - 1º. C.C.)

24 Garantia do contribuinte X dever da Administração A apresentação de provas a qualquer momento não é garantia do contribuinte. É dever da Administração Pública verificar a ocorrência do fato (art. 142, CTN). A ampla defesa exige observância às prescrições legais. Princípio da oficialidade: o julgador pode conduzir o processo, tomando providencias para o conhecimento do fato.

25 O que diferencia um processo judicial de um administrativo? Questão da coisa julgada formal X material Renunciabilidade à esfera administrativa

26 NORMAS PROCESSUAIS. AÇÃO JUDICIAL. Em tal situação, o não conhecimento do recurso administrativo objetiva privilegiar a ação judicial, reverenciando, pela economia processual, o Princípio da Eficiência, e sobretudo homenageando o superior Princípio da Universalidade da Jurisdição. Recurso não conhecido. (Recurso nº ª Câmara do 2º Conselho) Súmula nº 1 - CARF: Importa renúncia às instâncias administrativas a propositura pelo sujeito passivo de ação judicial por qualquer modalidade processual, antes ou depois do lançamento de ofício, com o mesmo objeto do processo administrativo, sendo cabível apenas a apreciação, pelo órgão de julgamento administrativo, de matéria distinta da constante do processo judicial.

27 Decisão administrativa irreformável como causa extintiva da obrigação tributária art. 156, IX, do CTN. Há possibilidade de a Administração ir ao Judiciário para reverter decisão administrativa?

28 Despacho do Ministro da Fazenda no Parecer PGFN/CRJ Nº 1087/2004, de 19 de julho de 2004: 1) existe, sim, a possibilidade jurídica de as decisões do Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda, que lesarem o patrimônio público, serem submetidas ao crivo do Poder Judiciário, pela Administração Pública, quanto à sua legalidade, juridicidade, ou diante de erro de fato; (...). (Suspenso pela Nota PGFN/PGA/Nº 1403/2014)

29 Portaria PGFN nº 820 de : Art. 2º As decisões dos Conselhos de Contribuintes e da Câmara Superior de Recursos Fiscais podem ser submetidas à apreciação do Poder Judiciário desde que expressa ou implicitamente afastem a aplicabilidade de leis ou decretos e, cumulativa ou alternativamente: I - versem sobre valores superiores a R$ ,00 (cinqüenta milhões de reais); II - cuidem de matéria cuja relevância temática recomende a sua apreciação na esfera judicial; e III - possam causar grave lesão ao patrimônio público. Parágrafo único. O disposto neste artigo aplica-se somente a decisões proferidas dentro do prazo de cinco anos, contados da data da respectiva publicação no Diário Oficial da União. (Suspenso pela Nota PGFN/PGA/Nº 1403/2014)

30 RECURSO ORDINÁRIO - MANDADO DE SEGURANÇA - CONSELHO DE CONTRIBUINTES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RECURSO HIERÁRQUICO - SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA DO ESTADO - EXPRESSA PREVISÃO LEGAL - LEGALIDADE - PRECEDENTES. (...) Além disso, o contribuinte vencido na esfera administrativa sempre poderá recorrer ao Poder Judiciário para que seja reexaminada a decisão administrativa. Já a Fazenda Pública não poderá se insurgir caso seu recurso hierárquico não prospere, uma vez que não é possível a Administração propor ação contra ato de um de seus órgãos. Recurso não provido. Superior Tribunal de Justiça, Recurso Ordinário em Mandado de Segurança n RJ, 2004)

31 Art. 15 do Novo CPC: Na ausência de normas que regulem processos eleitorais, trabalhistas ou administrativos, as disposições deste Código lhes serão aplicadas supletiva e subsidiariamente. Ausência de norma específica: supletiva Existência de norma não conflitante: subsidiária (consonância com os princípios que regem ambos os procedimentos)

32 Art A prova testemunhal é sempre admissível, não dispondo a lei de modo diverso. Art. 370 [...]. Par. único: O juiz indeferirá, em decisão fundamentada, as diligência inúteis ou meramente protelatórias. Art O juiz apreciará a prova constante dos autos, independentemente do sujeito que a tiver promovido, e indicará na decisão as razões da formação do seu convencimento.

33 Art O juiz aplicará as regras de experiência comum subministradas pela observação do que ordinariamente acontece e, ainda, as regras de experiência técnica, ressalvado, quanto a estas, o exame pericial. Impossibilidade de desconsiderar laudo pericial. Se insuficiente, inidôneo ou inexato, cabe ao juízo, de ofício, produzir nova perícia para esclarecer tais obscuridades.

34 Da Ata Notarial Art A existência e o modo de existir de algum fato podem ser atestados ou documentados, a requerimento do interessado, mediante ata lavrada por tabelião. Parágrafo único. Dados representados por imagem ou som gravados em arquivos eletrônicos poderão constar da ata notarial. Aplicabilidade aos sistema informatizados tributários.

35 Dinâmica da prova Art º. Nos casos previstos em lei ou diante de peculiaridades da causa relacionadas à impossibilidade ou à excessiva dificuldade de cumprir o encargo nos termos do caput ou à maior facilidade de obtenção da prova do fato contrário, poderá o juiz atribuir o ônus da prova de modo diverso, desde que o faça por decisão fundamentada, caso em que deverá dar à parte a oportunidade de se desincumbir do ônus que lhe foi atribuído. 2º. A decisão prevista no 1º deste artigo não pode gerar situação em que a desincumbência do encargo seja impossível ou excessivamente difícil.

36 Fundamentação das decisões (Art. 489, 1º do NCPC) 1º. Não se considera fundamentada qualquer decisão judicial, seja ela interlocutória, sentença ou acórdão, que: I se limitar à indicação, à reprodução ou à paráfrase de ato normativo, sem explicar sua relação com a causa ou a questão decidida; II empregar conceitos jurídicos indeterminados, sem explicar o motivo concreto de sua incidência no caso; III invocar motivos que se prestariam a justificar qualquer outra decisão;

37 IV não enfrentar todos os argumentos deduzidos no processo capazes de, em tese, infirmar a conclusão adotada pelo julgador; V se limitar a invocar precedente ou enunciado de súmula, sem identificar seus fundamentos determinantes nem demonstrar que o caso sob julgamento se ajusta àqueles fundamentos; VI deixar de seguir enunciado ou súmula, jurisprudência ou precedente invocado pela parte, sem demonstrar a existência de distinção no caso em julgamento ou a superação do entendimento.

38 QUESTÕES DE PLENÁRIO

39 1. Relacionar o princípio do contraditório com o primado da busca da verdade no processo administrativo. Trata-se de verdade material ou formal? A verdade material pode prescindir de forma no direito? Como fica a questão da verdade material em face da imposição de prazos à apresentação de impugnação e recursos administrativos, bem como da proibição do emprego de provas obtidas ilicitamente?

40 2. JURISDIÇÃO - Controle de constitucionalidade - Decisão administrativa agravando a exigência - Julgamento de modo diverso do STF, em controle difuso com jurisprudência pacificada

41 Súmula CARF nº 2: O CARF não é competente para se pronunciar sobre a inconstitucionalidade NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO. PRINCÍPIO DA LEGALIDADE. REGULAMENTOS. VINCULAÇÃO. Os regulamentos administrativos estão adstritos à legislação tributária, delas não podendo extrapolar. Assim, a instituição, por mera Instrução Normativa, de obrigações não previstas na legislação tributária, afronta os mais elementares princípios do direito tributário. As obrigações tributárias devem estar cominadas em lei e não podem ser instituídas por autoridade administrativa ao completo desamparo legal.(...) (Recurso nº ª Câmara do 2º Conselho)

42 Apreciação de constitucionalidade Não ocorre, exceto: - se declarada inconstitucional pelo STF em ADIn, ou em decisão com Repercussão Geral, ou se publicada resolução do Senado para suspender sua execução; ou Súmula vinculante. Alternativa: interpretação da lei conforme a Constituição

43 Representativo de Controvérsia STJ CARF - Efeito Vinculante - Regimento Interno: Art. 62-A. As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça em matéria infraconstitucional, na sistemática prevista pelos artigos 543-B e 543-C da Lei nº 5.869, de 11 de janeiro de 1973, Código de Processo Civil, deverão ser reproduzidas pelos conselheiros no julgamento dos recursos no âmbito do CARF. 1º Ficarão sobrestados os julgamentos dos recursos sempre que o STF também sobrestar o julgamento dos recursos extraordinários da mesma matéria, até que seja proferida decisão nos termos do art. 543-B. 2º O sobrestamento de que trata o 1º será feito de ofício pelo relator ou por provocação das partes. Portaria CARF nº 01/2012: disciplina o procedimento de sobrestamento do julgamento de recursos, previsto no art. 62-A do RICARF.

44 3. Consulta Fiscal Pressupostos / Requisitos: 1) Texto normativo a Consulta recai sobre o sentido do enunciado 2) Fato que provoca a incerteza do sentido do texto normativo 3) Dúvida entre dois ou mais significados possíveis do texto normativo, diante de dado fato

45 Consulta Fiscal Requisitos: - inexistência de procedimento instaurado para apuração de crédito ou de intimação a cumprir obrigação tributária; - inexistência de disposição de lei ou de ato normativo definindo a matéria; - inexistência de lançamento sobre o fato consultado; - inexistência de consulta anterior sobre a mesma matéria, formulada pelo contribuinte; - impossibilidade de versar sobre inconstitucionalidade ou legalidade da legislação.

46 Consulta Fiscal Efeitos da Consulta Fiscal: PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL. EFEITOS DA CONSULTA FORMULADA POR ENTIDADE REPRESENTATIVA DE CATEGORIA ECONÔMICA OU PROFISSIONAL. Os efeitos da consulta, apresentada por entidade representativa de categoria econômica ou profissional, em nome dos associados ou filiados, só se estendem a estes e somente os alcançam depois que a consulente tomar ciência da solução daquela e desde que comprovada a filiação do contribuinte à entidade, à época da formulação da consulta. (...) (Recurso nº ª Câmara do 2º Conselho)

47 PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL CONSULTA EFEITOS - A resposta dada à consulta vincula a administração até que venha de ser alterada. Inviável à Administração Pública negar validade ao procedimento do contribuinte, quando em conformidade com a orientação recebida, resultante de resposta fornecida em consulta anteriormente formulada. Vindo a ocorrer alteração do entendimento expresso em decisão proferida em processo de consulta, a nova orientação irá atingir tão-somente os fatos ocorridos após a publicação do ato na imprensa oficial ou à ciência dada ao consulente, exceto na hipótese de a nova orientação lhe for mais favorável. No caso, esta alcançará, também, o período abrangido pela solução anteriormente dada. Recurso conhecido e provido. (Recurso nº ª Câmara do 1º Conselho)

48 Obrigada!

A Prova no Processo Administrativo Tributário. Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora PUC/SP Professora da PUC/SP e do IBET

A Prova no Processo Administrativo Tributário. Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora PUC/SP Professora da PUC/SP e do IBET A Prova no Processo Administrativo Tributário Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora PUC/SP Professora da PUC/SP e do IBET DEVER da prova pela Administração Regra-matriz de incidência tributária Provas

Leia mais

II Congresso Internacional em Direito Tributário

II Congresso Internacional em Direito Tributário II Congresso Internacional em Direito Tributário da Universidade Presbiteriana Mackenzie A PROVA NO PLANEJAMENTO E NO PROCESSO TRIBUTÁRIO Fabiana Del Padre Tomé Doutora em Direito Tributário PUC/SP Professora

Leia mais

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012 RICARDO MARIZ DE OLIVEIRA LIMITES INSTITUCIONAIS LIMITES IMPLICAM EM FRONTEIRAS MÍNIMAS E MÁXIMAS:

Leia mais

A vinculação dos Tribunais Administrativos à jurisprudência do STF e do STJ: perspectivas trazidas pelo novo CPC

A vinculação dos Tribunais Administrativos à jurisprudência do STF e do STJ: perspectivas trazidas pelo novo CPC A vinculação dos Tribunais Administrativos à jurisprudência do STF e do STJ: perspectivas trazidas pelo novo CPC Rodrigo Dalla Pria Doutor em Direito Processual Civil PUC/SP Mestre em Direito Tributário

Leia mais

ICMS Lançamento e Auto de Infração: requisitos e provas

ICMS Lançamento e Auto de Infração: requisitos e provas ICMS Teoria e Prática ICMS Lançamento e Auto de Infração: requisitos e provas Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora pela PUC/SP Professora da PUC/SP e do IBET fabiana@barroscarvalho.com.br - 25/10/2016

Leia mais

Efeitos sobre o Processo Administrativo Fiscal Marcos Neder

Efeitos sobre o Processo Administrativo Fiscal Marcos Neder O Novo Código de Processo Civil Efeitos sobre o Processo Administrativo Fiscal Marcos Neder PRESSUPOSTOS CONSTITUCIONAIS PARA O PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL inafastabilidade da jurisdição (art. 5º) devido

Leia mais

Processo Administrativo Previdenciário

Processo Administrativo Previdenciário CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2010 Processo Administrativo Previdenciário Profa. Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora pela PUC/SP; Professora da PUC/SP Autora do livro A prova no direito tributário São Paulo,

Leia mais

Reflexos do NCPC no processo administrativo fiscal. Marcos Neder

Reflexos do NCPC no processo administrativo fiscal. Marcos Neder Reflexos do NCPC no processo administrativo fiscal Modelo Constitucional de Processo Jurisdicional PROCESSO OU PROCEDIMENTO (CF, art. 5º, inc. LV) Aos litigantes, em processo administrativo ou judicial,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 08/05/2018). Resposta do réu.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 08/05/2018). Resposta do réu. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 08/05/2018). Resposta do réu. Defesa de mérito. DIRETA A defesa de mérito é o argumento material e se divide em INDIRETA

Leia mais

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Doutor e Mestre em Direito Direito Processual Civil pela PUC / SP Facebook: Rogerio Licastro NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Recurso de apelação, agravo e outros

Leia mais

Processo Administrativo Fiscal Federal

Processo Administrativo Fiscal Federal Processo Administrativo Fiscal Federal Prof. Dr. Érico Hack ABDCONST novembro/2013 1 Processo Série de atos visando a um fim Atos praticados voltados ao fim pretendido Encadeamento dos atos individuais

Leia mais

DISPOSIÇÕES APLICÁVEIS EM CURSO NO JEF. Dra. Fiorella Ignacio Bartalo.

DISPOSIÇÕES APLICÁVEIS EM CURSO NO JEF. Dra. Fiorella Ignacio Bartalo. DISPOSIÇÕES APLICÁVEIS DO NCPC NOS PROCESSOS EM CURSO NO JEF Dra. Fiorella Ignacio Bartalo fiorella@aasp.org.br Artigo 985: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas Julgado o incidente, a tese jurídica

Leia mais

SUMÁRIO DESTE MÓDULO

SUMÁRIO DESTE MÓDULO 1. NOTAS INTRODUTÓRIAS 1.1. APRESENTAÇÃO DA PRESENTE PROPOSTA 1.2. INTRODUÇÃO 1.. REVISITANDO ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTES DA TEORIA GERAL DOS RECURSOS 1.4. EFEITOS DOS RECURSOS 1.5. NOVIDADES DO CPC DE

Leia mais

DENISE LUCENA CAVALCANTE

DENISE LUCENA CAVALCANTE DENISE LUCENA CAVALCANTE PÓS-DOUTORA EM DIREITO PELA FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA - PORTUGAL. DOUTORA EM DIREITO PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; MESTRE EM DIREITO PELA UFC; ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

PROCESSO ADMINISTRATIVO II: QUESTÕES ATUAIS

PROCESSO ADMINISTRATIVO II: QUESTÕES ATUAIS PROFESSOR ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Disciplina: TRIBUTOS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PROCESSO TRIBUTÁRIO (DEF0516) PROCESSO ADMINISTRATIVO II: QUESTÕES ATUAIS 1. EFEITOS DAS DECISÕES DO PROC. ADM. PARA

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Razões Finais / Decisões Judiciais / Sentença Coisa Julgada Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado especializado em

Leia mais

Aula nº 50. Art Os pronunciamentos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos.

Aula nº 50. Art Os pronunciamentos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos. Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil Objetivo Aula: Direito Processual Civil Objetivo - 50 Professor(a): Alexandre Flexa Monitor(a): Marianna Dutra Aula nº 50 Sentença Artigo 203, CPC É a

Leia mais

O Novo CPC e o Processo do Trabalho

O Novo CPC e o Processo do Trabalho O Novo CPC e o Processo do Trabalho Impactos na Advocacia Trabalhista Min. Maria Cristina Irigoyen Peduzzi Novo CPC positivou princípios constitucionais Constituição Novo Código de Processo Civil Acesso

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO DA SENTENÇA QUESTÕES QUE ANTECEDEM A ANÁLISE DO MÉRITO

FUNDAMENTAÇÃO DA SENTENÇA QUESTÕES QUE ANTECEDEM A ANÁLISE DO MÉRITO CAPÍTULO III FUNDAMENTAÇÃO DA QUESTÕES QUE ANTECEDEM A ANÁLISE DO MÉRITO 1. INTRODUÇÃO: A fundamentação da sentença é a parte na qual o juiz expõe as razões de sua decisão. E se o dispositivo da sentença

Leia mais

Força vinculante dos precedentes: Segurança jurídica e redução da litigiosidade. Painelistas José Miguel Garcia Medina Olavo de Oliveira Neto

Força vinculante dos precedentes: Segurança jurídica e redução da litigiosidade. Painelistas José Miguel Garcia Medina Olavo de Oliveira Neto Força vinculante dos precedentes: Segurança jurídica e redução da litigiosidade Painelistas José Miguel Garcia Medina Olavo de Oliveira Neto Moderador Alexandre S. D Ambrosio Art. 926. Os tribunais devem

Leia mais

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO CONTENCIOSO

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO CONTENCIOSO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO CONTENCIOSO 1 1 - CONCEITO: É todo sistema de prestação jurisdicional destinado a resolver conflitos emergentes da relação entre o contribuinte e o fisco, dentro

Leia mais

TUTELA PROVISÓRIA. Comentários aos artigos 294 a 299

TUTELA PROVISÓRIA. Comentários aos artigos 294 a 299 Para acesso ao vídeo explicativo clique AQUI. TUTELA PROVISÓRIA Comentários aos artigos 294 a 299 Art. 294. A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória

Leia mais

Processo Administrativo Fiscal. Prof. Irapuã Beltrão

Processo Administrativo Fiscal. Prof. Irapuã Beltrão Processo Administrativo Fiscal Prof. Irapuã Beltrão Objeto de provas FASE PROBATÓRIA - Necessidade de comprovação do direito local ou estrangeiro (art. 16 2º) FAZENDA PÚBLICA IMPUGNANTE - ônus da prova

Leia mais

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012 LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012 LIMITES JURÍDICOS Considerações adicionais CF Art. 5º. (...) LIV - ninguém será privado da liberdade

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO INTEGRATIVA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO INTEGRATIVA PROCESSO Nº 0010220-86.2014.4.01.3400 EMBARGANTE: TERRACAP EMBARGADO: ANA FAGUNDES ALVES E OUTROS DECISÃO INTEGRATIVA TERRACAP opôs embargos de declaração às fls.4698/4700 em face da decisão de fls.4638/4639

Leia mais

Impactos do novo Código de Processo Civil na Advocacia Criminal

Impactos do novo Código de Processo Civil na Advocacia Criminal AACRIMESC - Ordem dos Advogados do Brasil e IBCCRIM Impactos do novo Código de Processo Civil na Advocacia Criminal Gustavo Badaró Florianópolis 11.04.2016 PLANO DA EXPOSIÇÃO 1. Simples mudanças de remissão

Leia mais

CARF ESTRUTURA ATUAL E ASPECTOS JURISPRUDENCIAIS. DENISE LUCENA CAVALCANTE Gramado-RS, 25 /06/2010. Denise Lucena Cavalcante

CARF ESTRUTURA ATUAL E ASPECTOS JURISPRUDENCIAIS. DENISE LUCENA CAVALCANTE Gramado-RS, 25 /06/2010. Denise Lucena Cavalcante CARF ESTRUTURA ATUAL E ASPECTOS JURISPRUDENCIAIS DENISE LUCENA CAVALCANTE Gramado-RS, 25 /06/2010 1 Denise Lucena Cavalcante HISTÓRICO DO CONSELHO ADMINISTRATIVO 1924 Conselho de Contribuintes do Imposto

Leia mais

Novo Processo Administrativo Fiscal Federal. Marcos Vinicius Neder

Novo Processo Administrativo Fiscal Federal. Marcos Vinicius Neder Novo Processo Administrativo Fiscal Federal Fase de Fiscalização Alteração de competências Fases do processo administrativo fiscal Fase de Fiscalização Fase da Defesa Administrativa Impugnação Recurso

Leia mais

Direito de Defesa do Fisco e do Contribuinte. Hamilton Dias de Souza 20/05/2014

Direito de Defesa do Fisco e do Contribuinte. Hamilton Dias de Souza 20/05/2014 Direito de Defesa do Fisco e do Contribuinte Hamilton Dias de Souza 20/05/2014 1. Aspectos Constitucionais Constituição Federal Artigo 5º, XXXIV, LIV, LVeLXXVIII Lei 9.784/99 Artigo 2º: A Administração

Leia mais

Normas Fundamentais do Novo Código de Processo Civil Fábio Victor da Fonte Monnerat

Normas Fundamentais do Novo Código de Processo Civil Fábio Victor da Fonte Monnerat Normas Fundamentais do Novo Código de Processo Civil Fábio Victor da Fonte Monnerat Procurador Federal Diretor da Escola da Advocacia-Geral da União em São Paulo Coordenador Nacional de Direito Processual

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO DA SENTENÇA QUESTÕES QUE ANTECEDEM A ANÁLISE DO MÉRITO

FUNDAMENTAÇÃO DA SENTENÇA QUESTÕES QUE ANTECEDEM A ANÁLISE DO MÉRITO CAPÍTULO III FUNDAMENTAÇÃO DA QUESTÕES QUE ANTECEDEM A ANÁLISE DO MÉRITO 1. INTRODUÇÃO: A fundamentação da sentença é a parte na qual o juiz expõe as razões de sua decisão. E se o dispositivo da sentença

Leia mais

Reprodução de decisões do STJ e STF nas decisões do CARF. Cristiane Silva Costa Mestre PUC/SP e Conselheira do CARF

Reprodução de decisões do STJ e STF nas decisões do CARF. Cristiane Silva Costa Mestre PUC/SP e Conselheira do CARF Reprodução de decisões do STJ e STF nas decisões do CARF Cristiane Silva Costa Mestre PUC/SP e Conselheira do CARF Recursos extraordinários repetitivos inconstitucionalidade - STF Recursos especiais repetitivos

Leia mais

Provas I. Professor Zulmar Duarte

Provas I. Professor Zulmar Duarte I Professor Zulmar Duarte Direito à Prova Art. 369. As partes têm o direito de empregar todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, para provar a

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO TRIBUTÁRIO

PÓS-GRADUAÇÃO TRIBUTÁRIO PÓS-GRADUAÇÃO TRIBUTÁRIO 2 CONTATOS leticiavmadvogada@gmail.com @professoraleticiavogt Leticia Vogt (Professora Leticia Vogt) 0XX11 982180429 PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL Instrumentos e Técnicas de Defesas

Leia mais

Processo Administrativo Fiscal. Prof. Irapuã Beltrão

Processo Administrativo Fiscal. Prof. Irapuã Beltrão Processo Administrativo Fiscal Prof. Irapuã Beltrão Processo Administrativo Fiscal - PAF - Decreto nº 70.235, de 1972 FASES 1. NÃO CONTENCIOSA (apuração do crédito unilateralmente pela fazenda); 2. CONTENCIOSA

Leia mais

19/02/2019. Professor Hugo Penna Curso de Direito Processual Civil vols 1, 2 e 3 Humberto Theodoro Júnior

19/02/2019. Professor Hugo Penna Curso de Direito Processual Civil vols 1, 2 e 3 Humberto Theodoro Júnior Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Curso de Direito Processual Civil vols 1, 2 e 3 Humberto Theodoro Júnior O Novo Processo Civil Brasileiro Alexandre Câmara Manual de Direito Processual Civil Daniel

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO RECURSOS PROCESSUAIS Caso... Determinada empresa ficou sabendo a respeito de algumas ações que buscam restituir o ICMS cobrado indevidamente nas contas de energia

Leia mais

As cortes Administrativas e as matérias examinadas sob a sistemática da repercussão geral e os recursos repetitivos. Marcelo Viana Salomão

As cortes Administrativas e as matérias examinadas sob a sistemática da repercussão geral e os recursos repetitivos. Marcelo Viana Salomão As cortes Administrativas e as matérias examinadas sob a sistemática da repercussão geral e os recursos repetitivos Marcelo Viana Salomão CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL - 18 de março de 2015 Novo CPC. - Profunda

Leia mais

CÓPIA. Coordenação Geral de Tributação. Relatório. Solução de Consulta Interna nº 18 Cosit Data 3 de agosto de 2012 Origem

CÓPIA. Coordenação Geral de Tributação. Relatório. Solução de Consulta Interna nº 18 Cosit Data 3 de agosto de 2012 Origem Fl. 19 Fls. 1 Coordenação Geral de Tributação Solução de Consulta Interna nº 18 Data 3 de agosto de 2012 Origem DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL DE JULGAMENTO EM PORTO ALEGRE RS ASSUNTO: NORMAS GERAIS

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Processo Administrativo Parte 3. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Processo Administrativo Parte 3. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Execução Fiscal e Processo Tributário Parte 3 Fase oficiosa Federal Decreto 70.235/72, Art. 9o 6o O disposto no caput deste artigo não se aplica às contribuições de que trata o art.

Leia mais

PRECEDENTES NO CPC João Eberhardt Francisco

PRECEDENTES NO CPC João Eberhardt Francisco PRECEDENTES NO CPC 2015 João Eberhardt Francisco TEMOS UM SISTEMA DE PRECEDENTES NO CPC 2015? Os tribunais devem uniformizar sua jurisprudência e mantê-la estável, íntegra e coerente (art. 926 do CPC)

Leia mais

CPC 2015 X PLC Nº 168/2015

CPC 2015 X PLC Nº 168/2015 CPC 2015 X PLC Nº 168/2015 QUADRO COMPARATIVO Janeiro/2016 CPC/2015- LEI Nº 13.105 16/03/2015 PLC Nº 168, DE 2015 Art. 12. Os juízes e os tribunais deverão obedecer à ordem cronológica de conclusão para

Leia mais

SOBRESTAMENTO RICARF ART. 62-A, 1º

SOBRESTAMENTO RICARF ART. 62-A, 1º RICARF Art. 62-A Art. 62-A. As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça em matéria infraconstitucional, na sistemática prevista pelos

Leia mais

Cúpula Justina de dezembro de Rio de Janeiro. Antonio Carlos de Toledo Negrão

Cúpula Justina de dezembro de Rio de Janeiro. Antonio Carlos de Toledo Negrão Cúpula Justina 2015 4 de dezembro de 2015 Rio de Janeiro Antonio Carlos de Toledo Negrão A Judicialização interessa a poucos, mas não interessa nem um pouco aos bancos. A FEBRABAN e os bancos vêm participando

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Princípios do Direito Processual do Trabalho. Prof ª.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Princípios do Direito Processual do Trabalho. Prof ª. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde PRINCÍPIOS GERAIS E SINGULARIDADES DO PROCESSO DO TRABALHO Princípios são proposições genéricas, abstratas, que

Leia mais

Fase Probatória II - Ônus da Prova

Fase Probatória II - Ônus da Prova LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Fase Probatória II - Ônus da Prova Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela, Advogado Especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Prescrição e Decadência FG LANÇAMENTO COBRANÇA 5 ANOS 5 ANOS DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO Decadência Liminar que não impede que o Fisco lance para prevenir a decadência

Leia mais

Processo Administrativo Fiscal Federal

Processo Administrativo Fiscal Federal Processo Administrativo Fiscal Federal Prof. Dr. Érico Hack ABDCONST novembro/2013 1 Estrutura de julgamento - Federal - Estrutura subordinada diretamente à SRF - 1ª instância DRJ Delegacia da Receita

Leia mais

Recurso Especial e Recurso Extraordinário

Recurso Especial e Recurso Extraordinário Recurso Especial e Recurso Extraordinário RUBENS KINDLMANN Objetivo Têm por objetivo impedir que as decisões contrariem a Constituição Federal ou as leis federais, buscando a uniformidade de interpretação.

Leia mais

Ação Anulatória do Débito Fiscal

Ação Anulatória do Débito Fiscal Ação Anulatória do Débito Fiscal RUBENS KINDLMANN Previsão Legal Art. 38 - A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta Lei, salvo as hipóteses de

Leia mais

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS Bruno Vasconcelos Carrilho Lopes Advogado; Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

Meios de impugnação dos provimentos jurisdicionais CORREIÇÃO PARCIAL

Meios de impugnação dos provimentos jurisdicionais CORREIÇÃO PARCIAL Meios de impugnação dos provimentos jurisdicionais CORREIÇÃO PARCIAL É um instrumento de natureza administrativa, com efeitos jurisdicionais, decorrente do direito de petição. Objetivo: desfazer o ato

Leia mais

Exceção de Pré-Executividade

Exceção de Pré-Executividade Exceção de Pré-Executividade RUBENS KINDLMANN Conceito e Histórico A Exceção de pré-executividade é um meio oposição do executado contra a execução. É uma forma franqueada ao executado para que ele intervenha

Leia mais

11/12/2018. Professor Hugo Penna

11/12/2018. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 1 o CPC/2015 O processo civil será ordenado, disciplinado e interpretado conforme os valores e as normas fundamentais estabelecidos na Constituição da República

Leia mais

Decisões do STF: efeitos vinculantes, efeitos expansivos e o CPC/2015

Decisões do STF: efeitos vinculantes, efeitos expansivos e o CPC/2015 Decisões do STF: efeitos vinculantes, efeitos expansivos e o CPC/2015 Rafael Pandolfo Advogado. Doutor em Direito Tributário pela PUC/SP. Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/RS. Consultor

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO RECURSOS PROCESSUAIS Caso... Determinada empresa ficou sabendo a respeito de algumas ações que buscam restituir o ICMS cobrado indevidamente nas contas de energia

Leia mais

OS RECURSOS DE INCONSTITUCIONALIDADE PARA O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL. Tribunal Constitucional, seminário 2013

OS RECURSOS DE INCONSTITUCIONALIDADE PARA O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL. Tribunal Constitucional, seminário 2013 OS RECURSOS DE INCONSTITUCIONALIDADE PARA O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL S Plano de apresentação S I. INTRODUÇÃO S II. RECURSO ORDINÁRIO DE INCONSTITUCIONALIDADE S III. RECURSO EXTRAORDINÁRIO S IV. REGIME COMPARADO

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I ASPECTOS CONCEITUAIS

SUMÁRIO PARTE I ASPECTOS CONCEITUAIS SUMÁRIO INTRODUÇÃO PARTE I ASPECTOS CONCEITUAIS 1. INTRODUÇÃO AO PROCESSO JUDICIAL PREVIDENCIÁRIO 1.1 Processo Judicial Previdenciário e ação previdenciária 1.2 Princípios do Processo Judicial Previdenciário

Leia mais

Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA

Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Controle de Constitucionalidade Avançado - 04 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA Conceito A

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Decisões Judiciais / Trânsito em Julgado Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial

Leia mais

PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL. Rubens Kindlmann

PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL. Rubens Kindlmann PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL Rubens Kindlmann Visão Geral A Lei do Processo Administrativo Federal é regida pela Lei 9784/99 A Lei existe como forma regulamentar as normas sobre Processo Administração

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Artigos 1.022 a 1.026 do Código de Processo Civil 1. Conceito Os embargos declaratórios são opostos contra qualquer decisão que contenha obscuridade, omissão,

Leia mais

Presunções no Processo Administrativo Fiscal

Presunções no Processo Administrativo Fiscal I Encontro sobre Julgamento Administrativo Municipal Tributário Presunções no Processo Administrativo Fiscal Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora pela PUC/SP Professora da PUC/SP e do IBET Indícios

Leia mais

RECURSOS CIVIS. RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida

RECURSOS CIVIS. RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida RECURSOS CIVIS RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida 1) JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO a) Introdução A apreciação

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE Alencar Frederico Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba;

Leia mais

O Novo CPC e o Direito Privado. Diálogos necessários

O Novo CPC e o Direito Privado. Diálogos necessários O Novo CPC e o Direito Privado. Diálogos necessários FLÁVIO TARTUCE Advogado, consultor jurídico e parecerista; Doutor em Direito Civil e graduado pela Faculdade de Direito da USP. Mestre em Direito Civil

Leia mais

Sumário Capítulo 1 A importância do método dogmático para compreensão da reclamação Capítulo 2 Genética da reclamação constitucional

Sumário Capítulo 1 A importância do método dogmático para compreensão da reclamação Capítulo 2 Genética da reclamação constitucional Sumário Introdução Capítulo 1 A importância do método dogmático para compreensão da reclamação 1.1 Acepções da locução dogmática jurídica 1.2 A dogmática jurídica moderna 1.2.1 O método dogmático 1.2.2

Leia mais

Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro Vigésima Segunda Câmara Cível. Agravo de Instrumento nº

Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro Vigésima Segunda Câmara Cível. Agravo de Instrumento nº Agravante: Claro S.A. Agravado: Fabiano Luiz Sombra Relator: Des. Marcelo Lima Buhatem VOTO VENCIDO Ousei divergir, data venia, da douta maioria, por entender que deveria ser conhecido e provido o recurso

Leia mais

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. Novo. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. Novo. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST Gustavo Filipe Barbosa Garcia Novo CPC e Processo do Trabalho Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST 2016 NOVO CPC E PROCESSO DO TRABALHO Gustavo Filipe Barbosa Garcia havendo retratação,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença II. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença II. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Cumprimento de sentença II Prof. Luiz Dellore 1. Liquidação de sentença: cabível quando o título não determinar exatamente o valor devido pela condenação. Enquanto estiver pendente

Leia mais

O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL

O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL 1 2 O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL Indaga-se: havendo o trânsito em julgado administrativo ou sendo interposto recurso fora do prazo, recebe-se, conhece-se e analisa-se o referido

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO FASE DECISÓRIA Prof. Antero Arantes Martins (19/04) Fase Decisória. Razões Finais Concluída a produção das provas, o Juízo encerra a fase probatória e inicia a fase decisória.

Leia mais

Poderes e deveres do Juiz no âmbito do processo judicial tributário. Marcelo de Lima Castro Diniz Mestre e doutor PUC/SP

Poderes e deveres do Juiz no âmbito do processo judicial tributário. Marcelo de Lima Castro Diniz Mestre e doutor PUC/SP Poderes e deveres do Juiz no âmbito do processo judicial tributário Marcelo de Lima Castro Diniz Mestre e doutor PUC/SP Poderes-Deveres do Juiz Poderes do juiz: discricionariedade judicial? Poderes # deveres?

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2 AULA 19 PARTE 2 Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo I - Introdução ao Código de Defesa do Consumidor: Inversão do ônus da prova nas relações de consumo 1 Defesa do Réu (Fornecedor)

Leia mais

ASPECTOS PRÁTICOS ACERCA DO PROCESSO ADMINISTRATIVO

ASPECTOS PRÁTICOS ACERCA DO PROCESSO ADMINISTRATIVO ASPECTOS PRÁTICOS ACERCA DO PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO. No presente artigo, tencionamos analisar e responder a apenas quatro questões, acerca do processo administrtivo tributário. A elas, sem demora.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Sentença Parte 5 Prof(a). Bethania Senra CPC, art. 489, 1º, II. empregar conceitos jurídicos indeterminados, sem explicar o motivo concreto de sua incidência no caso; - Os conceitos

Leia mais

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS Clarisse Frechiani Lara Leite Formada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 2002. Mestre e doutora em

Leia mais

As Súmulas do CARF perderam a sustentação legal a partir da Lei nº /09.

As Súmulas do CARF perderam a sustentação legal a partir da Lei nº /09. As Súmulas do CARF perderam a sustentação legal a partir da Lei nº 11.941/09. Francisco José Soares Feitosa A Lei nº 11.196, de 21.11.2005, criou a súmula fiscal, incorporando ao PAF (Dec. 70.235/72) este

Leia mais

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO Editora OAB/SC Florianópolis, 2005 CATALOGAÇÃO NA FONTE J332d Janczeski, Célio Armando Direito Processual Tributário/Célio Armando

Leia mais

NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL

NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL INSTITUTOS IMPORTANTES PARA O MERCADO DE SEGUROS MARCIO MALFATTI NOVEMBRO 2016 DO INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS IRDR DO CABIMENTO Art. 976. É cabível a instauração

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 7ª PARTE

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 7ª PARTE NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 7ª PARTE Alencar Frederico Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba;

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso sétimo módulo. Falaremos da petição inicial, da(s) resposta(s) do réu e do fenômeno da revelia.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso sétimo módulo. Falaremos da petição inicial, da(s) resposta(s) do réu e do fenômeno da revelia. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 7 PETIÇÃO INICIAL. RESPOSTA DO RÉU. REVELIA. Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos

Leia mais

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR HAMILTON ELLIOT AKEL, CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIÇA DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO JOÃO BIAZZO FILHO, OAB/SP 140.971, ALEXANDRE SOARES DA

Leia mais

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Procedimentos Aplicados na Justiça do Trabalho Aula 02 Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins Aula 09

Leia mais

Teses Tributárias. ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Teses Tributárias. ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Teses Tributárias ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Critério Pessoal Art. 128 CTN Sem prejuízo do disposto neste capítulo, a lei pode atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA ATOS DE OFÍCIO CÍVEIS OFICIAL DE APOIO JUDICIAL TJMG

AULA DEMONSTRATIVA ATOS DE OFÍCIO CÍVEIS OFICIAL DE APOIO JUDICIAL TJMG AULA DEMONSTRATIVA ATOS DE OFÍCIO CÍVEIS OFICIAL DE APOIO JUDICIAL TJMG Prof. Jean Pitter CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ATOS DE OFÍCIO - TJMG OFICIAL DE APOIO JUDICIAL 1. Processos: conceito, espécies, tipos de

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1. PREFÁCIO... XVII NOTAS À 3 a EDIÇÃO... XXIII NOTAS À 2 a EDIÇÃO...,... XXV INTRODUÇÃO... XXIX VII

SUMÁRIO CAPÍTULO 1. PREFÁCIO... XVII NOTAS À 3 a EDIÇÃO... XXIII NOTAS À 2 a EDIÇÃO...,... XXV INTRODUÇÃO... XXIX VII SUMÁRIO PREFÁCIO... XVII NOTAS À 3 a EDIÇÃO... XXIII NOTAS À 2 a EDIÇÃO...,... XXV INTRODUÇÃO... XXIX CAPÍTULO 1 CONHECIMENTO, VERDADE E DIREITO 1.1 A questão do conhecimento... 1 1.1.1 Conhecimento e

Leia mais

PORTARIA Nº 152, DE 3 DE MAIO DE Art. 1º O Anexo II da Portaria MF nº 343, de 9 de junho de 2015, passa a vigorar com a seguinte redação:

PORTARIA Nº 152, DE 3 DE MAIO DE Art. 1º O Anexo II da Portaria MF nº 343, de 9 de junho de 2015, passa a vigorar com a seguinte redação: PORTARIA Nº 152, DE 3 DE MAIO DE 2016 Altera a Portaria MF nº 343, de 9 de junho do 2015, que aprovou o Regimento Interno do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). O MINISTRO DE ESTADO DA

Leia mais

A importância da perícia na resolução de conflitos: Teoria e prática. Roberto P. Fragoso

A importância da perícia na resolução de conflitos: Teoria e prática. Roberto P. Fragoso A importância da perícia na resolução de conflitos: Teoria e prática. Roberto P. Fragoso Perícia é necessária quando: A prova do fato depender de conhecimento especial de técnico; For necessária e relevante

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 26/06/2018).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 26/06/2018). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 26/06/2018). Cumprimento de sentença que reconheça obrigação de fazer, não fazer ou restituir (art. 536 e seguintes

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO TRIBUTÁRIO

PÓS-GRADUAÇÃO TRIBUTÁRIO PÓS-GRADUAÇÃO TRIBUTÁRIO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL Instrumentos e Técnicas de Defesas PROFESSORA LETÍCIA VOGT 2 3 CONTATOS leticiavmadvogada@gmail.com @professoraleticiavogt Leticia Vogt (Professora

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

Plano de Ensino 13. Teoria geral da prova

Plano de Ensino 13. Teoria geral da prova Plano de Ensino 13. Teoria geral da prova (arts. 369 a 380) Teoria Geral da Prova [Nº 369] Art. 369. As partes têm o direito de empregar todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999. Mensagem de Veto Dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade

Leia mais

Ocorre que a matéria é distinta de tal demanda proposta pelo autor, e por isso, não concorda com o posicionamento do juízo.

Ocorre que a matéria é distinta de tal demanda proposta pelo autor, e por isso, não concorda com o posicionamento do juízo. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio AULA 71 11/12/2017 Direito Tributário RECURSOS PROCESSUAIS CASO... Determinada empresa ficou sabendo a respeito de algumas ações que

Leia mais

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem).

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem). PARTE II TEORIA GERAL DOS RECURSOS Conceito: Recurso é o direito que a parte vencida ou o terceiro prejudicado possui de, uma vez atendidos os pressupostos de admissibilidade, submeter a matéria contida

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES 9.11.2. INDEFERIMENTO DA INICIAL E CONCESSÃO OU DENEGAÇÃO DA ORDEM O art.

Leia mais

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO /

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO / Fl. 682 681 Fl. 682 MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA SEÇÃO DE JULGAMENTO Processo nº 16327.720275/2012 62 Recurso nº Acórdão nº Voluntário 3402 002.487 4ª Câmara

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Demais Legislações Extravagantes Parte 2 Profª. Tatiana Constancio -Procedimento: art. 6 o A petição inicial, que deverá preencher os requisitos estabelecidos pela lei processual,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO O Recurso Especial é interposto contra acórdão que desrespeita matéria infraconstitucional. O Recurso Extraordinário, contra acórdão que violar a Constituição Federal.

Leia mais