Processo Administrativo Previdenciário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Processo Administrativo Previdenciário"

Transcrição

1 CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2010 Processo Administrativo Previdenciário Profa. Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora pela PUC/SP; Professora da PUC/SP Autora do livro A prova no direito tributário São Paulo, 25/09/2010

2 Natureza jurídica das contribuições previdenciárias CONSTITUCIONAL. TRIBUTÁRIO. CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS. CONTRIBUIÇÕES INCIDENTES SOBRE O LUCRO DAS PESSOAS JURIDICAS. Lei n , de I. - Contribuições parafiscais: contribuições sociais, contribuições de intervenção e contribuições corporativas. C.F., art Contribuições sociais de seguridade social. C.F., arts. 149 e 195. As diversas espécies de contribuições sociais. II. - A contribuição da Lei 7.689, de , e uma contribuição social instituida com base no art. 195, I, da Constituição. As contribuições do art. 195, I, II, III, da Constituição, não exigem, para a sua instituição, lei complementar. Apenas a contribuição do parag. 4. do mesmo art. 195 e que exige, para a sua instituição, lei complementar, dado que essa instituição devera observar a tecnica da competência residual da União (C.F., art. 195, parag. 4.; C.F., art. 154, I). Posto estarem sujeitas a lei complementar do art. 146, III, da Constituição, porque não são impostos, não há necessidade de que a lei complementar defina o seu fato gerador, base de calculo e contribuintes (C.F., art. 146, III, "a"). III. - Adicional ao imposto de renda: classificação desarrazoada. IV. - Irrelevância do fato de a receita integrar o orcamento fiscal da União. O que importa e que ela se destina ao financiamento da seguridade social (Lei 7.689/88, art. 1.). V. - Inconstitucionalidade do art. 8., da Lei 7.689/88, por ofender o princípio da irretroatividade (C.F., art, 150, III, "a") qualificado pela inexigibilidade da contribuição dentro no prazo de noventa dias da publicação da lei (C.F., art. 195, parag. 6). Vigencia e eficacia da lei: distinção. VI. - Recurso Extraordinário conhecido, mas improvido, declarada a inconstitucionalidade apenas do artigo 8. da Lei 7.689, de (RE /CE)

3 Espécies de contribuição 1) sociais 1.1) genéricas 1.2) para a seguridade social (195, CF) 1.2.1) seguridade social como um todo 1.2.2) previdenciária 2) de intervenção no domínio econômico 3) de interesse das categorias profissionais ou econômicas 4) para custeio da iluminação pública (EC 39/02)

4 Como era o processo administrativo previdenciário Disciplinado pelas Leis nº 8.212/91 e nº 8.213/91 Parafiscalidade: fiscalizado, arrecadado e administrado pelo INSS NFLD e AI emitidos pela Secretaria da Receita Previdenciária Recursos apreciados pelo Conselho de Recursos da Previdência Social

5 O atual processo administrativo previdenciário Criação da Receita Federal do Brasil (Lei nº /2007), unindo a Secretaria da Receita Previdenciária (SRP) à Secretaria da Receita Federal (SRF). Apesar disso, o processo administrativo previdenciário manteve algumas peculiaridades. Portaria nº /2007: a Receita Federal do Brasil disciplinou o processo administrativo previdenciário, observadas as premissas do Decreto nº /72.

6 Lei nº 9.784/99 e alterações Decreto nº /72 e alterações Portaria RFB nº /2007 Principais normas aplicáveis Decreto nº /72 x Lei nº 9.784/99 Norma específica e especial x Norma geral, de aplicação subsidiária, conforme artigo 69 (Art. 69. Os processos administrativos específicos continuarão a reger-se por lei própria, aplicando-se-lhes apenas subsidiariamente os preceitos desta Lei.) Finalidade da Lei: explicitar e conferir ampla normatividade ao princípios, antes implícitos.

7 Procedimento X Processo Procedimento: consiste na forma de organização lógica e cronológica de determinados atos, necessária à consecução de outro ato, caracterizador do objetivo último do aplicador do direito. Processo: ordenamento de atos para a solução de uma controvérsia (litígio). Pode haver procedimento sem processo, mas não há processo sem procedimento.

8 Procedimento de fiscalização Deveres do Fisco: Cientificar o Contribuinte a respeito de todos os atos ou documentos na fase investigatória (art. 7º, 2º do Decreto nº /72 e art. 49 da Lei nº 9.784/99) NULIDADE CERCEAMENTO DO DIREITO DE DEFESA FALTA DE PARTICIPAÇÃO NOS TRABALHOS DE FISCALIZAÇÃO Não há que se cogitar em cerceamento de defesa o fato de a fiscalização prescindir da participação da contribuinte durante a execução dos trabalhos investigatórios anteriores à formalização do auto de infração. Tratando-se de lançamento fiscal, a garantia da ampla defesa se dá a partir da ciência da lavratura do auto de infração. (...) (Recurso nº ª Câmara do 1º Conselho)

9 O devido processo legal Art. 5º, LV, da Constituição de 1988: Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

10 Renúncia à esfera administrativa NORMAS PROCESSUAIS. AÇÃO JUDICIAL. Em tal situação, o não conhecimento do recurso administrativo objetiva privilegiar a ação judicial, reverenciando, pela economia processual, o Princípio da Eficiência, e sobretudo homenageando o superior Princípio da Universalidade da Jurisdição. Recurso não conhecido. (Recurso nº ª Câmara do 2º Conselho) Súmula 1ºCC nº 1: Importa renúncia às instâncias administrativas a propositura pelo sujeito passivo de ação judicial por qualquer modalidade processual, antes ou depois do lançamento de ofício, com o mesmo objeto do processo administrativo, sendo cabível apenas a apreciação, pelo órgão de julgamento administrativo, de matéria distinta da constante do processo judicial.

11 Delimitação do devido processo legal - O devido processo legal consiste no conjunto de garantias processuais a serem asseguradas às partes, legitimando, assim, o próprio processo. - O respeito à forma é condição indeclinável para o implemento do devido processo legal.

12 Valor e limite objetivo Limite objetivo concreção valor Os limites objetivos são postos para atingir certas metas, certos fins, certos valores. O devido processo legal como limite objetivo para a concretização da segurança jurídica (valor).

13 Alguns desdobramentos do princípio do devido processo legal Devido processo legal Direito de ser ouvido / ampla defesa / contraditório Vedação a juízo ou tribunal de exceção / direito de representação Direito de produzir provas/ publicidade dos atos / decisão fundamentada

14 Início do processo administrativo previdenciário impugnação tempestiva da NFLD e do Auto de Infração; recurso contra o cancelamento de isenção, contra o indeferimento do pedido de isenção, de restituição ou de reembolso. A autuação cabe à Receita Federal do Brasil.

15 Impugnação ou manifestação de inconformidade Prazo de 30 dias Por escrito Instruída com documentos comprobatórios Acompanhada da comprovação de legitimidade do representante legal ou de seu procurador Entregues diretamente ou remetidas via postal

16 Instrução probatória Deve ser indicada na impugnação: - os motivos de fato e de direito em que se fundamento, os pontos de discordância e as razões e provas que possuir; - as diligências ou perícias que o impugnante pretenda sejam efetuadas, expondo: - os motivos que as justifiquem; - formulação de quesitos; - no caso de perícia, nome endereço e qualificação profissional de seu perito

17 Produção de prova requerida pelo impugnante O pedido deve ser específico, indicando o elemento fático que se pretende examinar. Não há discricionariedade no deferimento do pedido. Podem ser indeferidos somente os pedidos de produção de provas prescindíveis, impraticáveis ou protelatórias.

18 Prescindível: o fato que se pretende demonstrar é irrelevante. Impraticável: o fato que se pretende comprovar já está demonstrado. Protelatória: não se relaciona com o objeto do processo. Objetiva evitar diligências inúteis ou procrastinatórias: celeridade processual e eficiência administrativa.

19 Momento da produção probatória Tratando-se de prova documental, deve ser apresentada na impugnação, exceto se demonstrado: 1) Impossibilidade de apresentação oportuna, por motivo de força maior; 2) Refira-se a fato ou a direito superveniente; 3) Destine-se a contrapor fatos ou razões posteriormente trazidas aos autos Isso pode ocorrer mesmo depois da decisão de 1ª instância.

20 PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO PROVA MATERIAL APRESENTADA EM SEGUNDA INSTÂNCIA DE JULGAMENTO PRINCÍPIO DA INSTRUMENTALIDADE PROCESSUAL E A BUSCA DA VERDADE MATERIAL - A não apreciação de provas trazidas aos autos depois da impugnação e já na fase recursal, antes da decisão final administrativa, fere o princípio da instrumentalidade processual prevista no CPC e a busca da verdade material, que norteia o contencioso administrativo tributário. "No processo administrativo predomina o princípio da verdade material no sentido de que aí se busca descobrir se realmente ocorreu ou não o fato gerador, pois o que está em jogo é a legalidade da tributação. O importante é saber se o fato gerador ocorreu e se a obrigação teve seu nascimento". (Recurso nº CSRF)

21 PRODUÇÃO DE PROVA PEDIDO EM SEGUNDA INSTÂNCIA INEXISTÊNCIA DE PEDIDO EM PRIMEIRA INSTÂNCIA. Não é de ser deferido o pedido de realização de prova, mesmo a pericial e a testemunhal, feito perante o Conselho de Contribuintes, se o contribuinte (i) não requereu a realização de tais provas em primeira instância e se o contribuinte (ii) não demonstrou a necessidade de realização de tais provas somente em segunda instância. (...) (Recurso nº ª. Câmara - 1º. C.C.)

22 Garantia do contribuinte X dever da Administração A apresentação de provas a qualquer momento não é garantia do contribuinte. É dever da Administração Pública verificar a ocorrência do fato (art. 142, CTN). A ampla defesa exige observância às prescrições legais. Princípio da oficialidade: o julgador pode conduzir o processo, tomando providencias para o conhecimento do fato.

23 Tempestividade da impugnação A petição apresentada fora do prazo: - não caracteriza a impugnação - não instaura a fase litigiosa do procedimento - não suspende a exigibilidade do crédito - não comporta julgamento de primeira instância * salvo se caracterizada ou suscitada a tempestividade como preliminar

24 Competência para julgar 1ª instância: Delegacias da Receita Federal do Brasil de Julgamento (DRJ) Prioridade: caracterizem crime contra a ordem tributária ou seja de elevado valor 2ª instância: Segunda Seção do CARF

25 Apreciação de constitucionalidade ou legalidade É vedada, exceto: - se declarada inconstitucional pelo STF em ADIn ou se publicada resolução do Senado para suspender sua execução; - se houver decisão judicial em caso concreto e extensão dos efeitos autorizada pelo Presidente da República, pelo Secretário da Receita Federal ou pelo Procurador-Chefe da Fazenda Nacional.

26 Recurso voluntário ao CARF Prazo: 30 dias Efeito suspensivo (art. 151, III, do CTN) Art. 23. Em se tratando de NFLD ou Auto de Infração lavrado contra pessoa jurídica de direito privado ou sócio desta, o recurso somente terá seguimento se o recorrente o instruir com prova de depósito correspondente a 30% da exigência fiscal definida na decisão. ADIn julgou inconstitucional

27 Recurso de Ofício É recurso de homologação e de revisão só da Fazenda Pública É recurso contra decisão de primeiro grau de primeira instância A autoridade julgadora só aprecia a matéria em que a Fazenda Pública foi vencida Aprecia matéria de direito e matéria de fato

28 Recurso Especial Prazo: 15 dias Dirigido à Câmara Superior de Recursos Fiscais Cabimento: interpretação divergente da que tenha dado outra Câmara, turma de Câmara, turma especial ou a própria Câmara Superior de Recursos Fiscais

29 Instância Especial Compete ao Ministro da Fazenda: - julgar recursos das decisões do CARF, interposto pelos Procuradores da Fazenda; - decidir sobre as propostas de aplicação de equidade apresentadas pelo CARF.

30 Recurso Hierárquico Inaplicável aos processos regidos pelo Rito Especial do Decreto nº /72, mas somente para os casos regidos pelo Rito Geral contido na Lei nº 9.784/99, onde consta a previsão legal para tal Recurso, verbis: Art. 56. Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito. 1º O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior. 2º Salvo exigência legal, a interposição de recurso administrativo independe de caução. 3º Se o recorrente alegar que a decisão administrativa contraria enunciado da súmula vinculante, caberá à autoridade prolatora da decisão impugnada, se não a reconsiderar, explicitar, antes de encaminhar o recurso à autoridade superior, as razões da aplicabilidade ou inaplicabilidade da súmula, conforme o caso.

31 RFB PAGA Extinção do Crédito Câmara Superior de Recursos Fiscais NFLD ou AI CONTRIB Sem Defesa Recurso Especial NÃO PAGA Intimação CARF Impugnação DRJ Decisão 1ª instância Recurso Voluntário ou Recurso de Ofício

32 Execução na Justiça do Trabalho e violação ao devido processo legal Antes: O juiz do trabalho oficiava o INSS caso não houvesse pagamento das contribuições devidas. EC 20/98 e EC 45/04 Art Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: (...) VIII a execução, de ofício, das contribuições sociais previstas no art. 195, I, a, e II, e seus acréscimos legais, decorrentes das sentenças que proferir. Regulação infraconstitucional Leis /00 e /07

33 Lançamento tributário pelo Poder Judiciário sentença líquida ou homologação de acordo judicial: o julgador executará de ofício as contribuições que entender devidas; acordo judicial: a decisão homologatória indicará a natureza jurídica das parcelas que este abranger, devendo o sujeito ativo da obrigação tributária ser intimado para manifestar-se caso haja verbas indenizatórias (art. 832, 3º e 4º da CLT); verbas ilíquidas: o contribuinte e a autoridade administrativa deverão ser intimadas para apresentar os cálculos de liquidação da contribuição previdenciária incidente, podendo os cálculos serem feitos, também, pelos órgãos auxiliares da Justiça do Trabalho (art. 879 da CLT). Palavra final quanto ao valor devido é do juiz do trabalho.

34 Normas constitucionais inconstitucionais Podemos falar em normas constitucionais inconstitucionais? Sim! Art. 60, 4º, da CF. Limites ao Poder Reformador ou Poder Constituinte Derivado. Nesse sentido, o Supremo Tribunal Federal, no julgamento da ADIn 939-7/DF, da qual foi relator o Ministro Sydney Sanches, ao analisar a Emenda Constitucional nº 3/93 e a Lei Complementar nº 77/93, decidiu pela inconstitucionalidade de ambas nos pontos em que violaram cláusulas pétreas tributárias.

35 Ofensa ao devido processo legal administrativo Após constituído o crédito tributário, mediante decisão do juiz do trabalho, este é encaminhado à execução, processada na própria Justiça do Trabalho, sem qualquer oportunidade de insurgência por parte do contribuinte. Nem a autoridade administrativa pode efetuar o controle de legalidade, já que o julgador o faz independentemente da anuência do fisco. Com o novo modelo instaurado pelas Emendas Constitucionais nº 20/98 e nº 45/04 não se tem a abertura do contraditório e da ampla defesa em relação ao contribuinte, em manifesta violação ao princípio do devido processo legal.

36 Compensação: contribuições previdenciárias e tributos administrados pela RFB Em março de 2007 ocorreu a unificação da Secretaria da Receita Federal com a Secretaria da Receita Previdenciária IN RFB nº 900, editada em 30/12/2008, entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009 consolida procedimentos administrativos de compensação de tributos administrados pela Receita Federal do Brasil Veda a utilização dos créditos previdenciários para a compensação com outros tributos administrados pela RFB

37 Compensação administrativa de contribuições previdenciárias Procedimento específico regulado nos arts. 44 a 48 da IN 900 c/ redação IN 973/09. Forma de compensação: devem ser as contribuições previdenciárias ser declaradas em GFIP, compensando-se com contribuições da mesma espécie. Compensação indevida multa isolada prevista no art. 44 da Lei nº 9.430/96 (art. 46 da IN 900) Nesse caso, o contribuinte não tem direito a manifestação de inconformidade ou recurso voluntário. Crítica: inexistência de contencioso administrativo? Ampla defesa e contraditório?

38 Obrigada!

CARF ESTRUTURA ATUAL E ASPECTOS JURISPRUDENCIAIS. DENISE LUCENA CAVALCANTE Gramado-RS, 25 /06/2010. Denise Lucena Cavalcante

CARF ESTRUTURA ATUAL E ASPECTOS JURISPRUDENCIAIS. DENISE LUCENA CAVALCANTE Gramado-RS, 25 /06/2010. Denise Lucena Cavalcante CARF ESTRUTURA ATUAL E ASPECTOS JURISPRUDENCIAIS DENISE LUCENA CAVALCANTE Gramado-RS, 25 /06/2010 1 Denise Lucena Cavalcante HISTÓRICO DO CONSELHO ADMINISTRATIVO 1924 Conselho de Contribuintes do Imposto

Leia mais

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO CONTENCIOSO

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO CONTENCIOSO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO CONTENCIOSO 1 1 - CONCEITO: É todo sistema de prestação jurisdicional destinado a resolver conflitos emergentes da relação entre o contribuinte e o fisco, dentro

Leia mais

CÓPIA. Coordenação Geral de Tributação. Relatório. Solução de Consulta Interna nº 18 Cosit Data 3 de agosto de 2012 Origem

CÓPIA. Coordenação Geral de Tributação. Relatório. Solução de Consulta Interna nº 18 Cosit Data 3 de agosto de 2012 Origem Fl. 19 Fls. 1 Coordenação Geral de Tributação Solução de Consulta Interna nº 18 Data 3 de agosto de 2012 Origem DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL DE JULGAMENTO EM PORTO ALEGRE RS ASSUNTO: NORMAS GERAIS

Leia mais

A Prova no Processo Administrativo Tributário. Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora PUC/SP Professora da PUC/SP e do IBET

A Prova no Processo Administrativo Tributário. Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora PUC/SP Professora da PUC/SP e do IBET A Prova no Processo Administrativo Tributário Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora PUC/SP Professora da PUC/SP e do IBET DEVER da prova pela Administração Regra-matriz de incidência tributária Provas

Leia mais

Procedimento Administrativo Fiscal

Procedimento Administrativo Fiscal Procedimento Administrativo Fiscal Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora pela PUC/SP Professora da PUC/SP e do IBET João Pessoa, 05/03/2016 Procedimento X Processo Procedimento: consiste na forma de

Leia mais

DENISE LUCENA CAVALCANTE

DENISE LUCENA CAVALCANTE DENISE LUCENA CAVALCANTE PÓS-DOUTORA EM DIREITO PELA FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA - PORTUGAL. DOUTORA EM DIREITO PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; MESTRE EM DIREITO PELA UFC; ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

Processo Administrativo Fiscal. Prof. Irapuã Beltrão

Processo Administrativo Fiscal. Prof. Irapuã Beltrão Processo Administrativo Fiscal Prof. Irapuã Beltrão Objeto de provas FASE PROBATÓRIA - Necessidade de comprovação do direito local ou estrangeiro (art. 16 2º) FAZENDA PÚBLICA IMPUGNANTE - ônus da prova

Leia mais

Processo Administrativo Fiscal Federal

Processo Administrativo Fiscal Federal Processo Administrativo Fiscal Federal Prof. Dr. Érico Hack ABDCONST novembro/2013 1 Estrutura de julgamento - Federal - Estrutura subordinada diretamente à SRF - 1ª instância DRJ Delegacia da Receita

Leia mais

Novo Processo Administrativo Fiscal Federal. Marcos Vinicius Neder

Novo Processo Administrativo Fiscal Federal. Marcos Vinicius Neder Novo Processo Administrativo Fiscal Federal Fase de Fiscalização Alteração de competências Fases do processo administrativo fiscal Fase de Fiscalização Fase da Defesa Administrativa Impugnação Recurso

Leia mais

Processo Administrativo Fiscal Federal

Processo Administrativo Fiscal Federal Processo Administrativo Fiscal Federal Prof. Dr. Érico Hack ABDCONST novembro/2013 1 Processo Série de atos visando a um fim Atos praticados voltados ao fim pretendido Encadeamento dos atos individuais

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I ASPECTOS CONCEITUAIS

SUMÁRIO PARTE I ASPECTOS CONCEITUAIS SUMÁRIO INTRODUÇÃO PARTE I ASPECTOS CONCEITUAIS 1. INTRODUÇÃO AO PROCESSO JUDICIAL PREVIDENCIÁRIO 1.1 Processo Judicial Previdenciário e ação previdenciária 1.2 Princípios do Processo Judicial Previdenciário

Leia mais

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012 RICARDO MARIZ DE OLIVEIRA LIMITES INSTITUCIONAIS LIMITES IMPLICAM EM FRONTEIRAS MÍNIMAS E MÁXIMAS:

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 21

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 21 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS... 17 INTRODUÇÃO... 21 CAPÍTULO 1 DA SEGURIDADE SOCIAL... 25 1. Evolução da seguridade social... 26 1.1. No direito estrangeiro... 26 1.2. No Brasil... 28 2. A seguridade

Leia mais

Processo Administrativo Fiscal. Prof. Irapuã Beltrão

Processo Administrativo Fiscal. Prof. Irapuã Beltrão Processo Administrativo Fiscal Prof. Irapuã Beltrão Processo Administrativo Fiscal - PAF - Decreto nº 70.235, de 1972 FASES 1. NÃO CONTENCIOSA (apuração do crédito unilateralmente pela fazenda); 2. CONTENCIOSA

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Considerações Iniciais Capítulo 2. Conceito de Fazenda Pública Capítulo 3

Sumário. Capítulo 1. Considerações Iniciais Capítulo 2. Conceito de Fazenda Pública Capítulo 3 Sumário Capítulo 1 Considerações Iniciais... 19 Capítulo 2 Conceito de Fazenda Pública... 21 Capítulo 3 O tratamento diferenciado para a atuação da Fazenda Pública em juízo no CPC/2015... 27 Capítulo 4

Leia mais

PORTARIA , DE 16 DE AGOSTO DE 2007, DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL RFB Disciplina o processo administrativo fiscal relativo às

PORTARIA , DE 16 DE AGOSTO DE 2007, DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL RFB Disciplina o processo administrativo fiscal relativo às PORTARIA 10.875, DE 16 DE AGOSTO DE 2007, DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL RFB Disciplina o processo administrativo fiscal relativo às contribuições sociais de que tratam os arts. 2º e 3º da

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO TRIBUTÁRIO

PÓS-GRADUAÇÃO TRIBUTÁRIO PÓS-GRADUAÇÃO TRIBUTÁRIO 2 CONTATOS leticiavmadvogada@gmail.com @professoraleticiavogt Leticia Vogt (Professora Leticia Vogt) 0XX11 982180429 PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL Instrumentos e Técnicas de Defesas

Leia mais

Recursos das decisões administrativas. Relativo aos benefícios previdenciários;

Recursos das decisões administrativas. Relativo aos benefícios previdenciários; Recursos das decisões administrativas Processo administrativo de natureza contenciosa: Relativo aos benefícios previdenciários; Lei 13.341/2016 Relativo ao custeio previdenciário: Processo Administrativo

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Processo Administrativo Parte 3. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Processo Administrativo Parte 3. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Execução Fiscal e Processo Tributário Parte 3 Fase oficiosa Federal Decreto 70.235/72, Art. 9o 6o O disposto no caput deste artigo não se aplica às contribuições de que trata o art.

Leia mais

CONSULTA PÚBLICA RFB Nº 07/2018

CONSULTA PÚBLICA RFB Nº 07/2018 CONSULTA PÚBLICA RFB Nº 07/2018 Brasília, 16 de novembro de 2018. Assunto: Instrução Normativa que dispõe sobre o procedimento de imputação de responsabilidade tributária no âmbito da Secretaria da Receita

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE Alencar Frederico Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba;

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO TRIBUTÁRIO

PÓS-GRADUAÇÃO TRIBUTÁRIO PÓS-GRADUAÇÃO TRIBUTÁRIO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL Instrumentos e Técnicas de Defesas PROFESSORA LETÍCIA VOGT 2 3 CONTATOS leticiavmadvogada@gmail.com @professoraleticiavogt Leticia Vogt (Professora

Leia mais

A vinculação dos Tribunais Administrativos à jurisprudência do STF e do STJ: perspectivas trazidas pelo novo CPC

A vinculação dos Tribunais Administrativos à jurisprudência do STF e do STJ: perspectivas trazidas pelo novo CPC A vinculação dos Tribunais Administrativos à jurisprudência do STF e do STJ: perspectivas trazidas pelo novo CPC Rodrigo Dalla Pria Doutor em Direito Processual Civil PUC/SP Mestre em Direito Tributário

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Compensação Parte II. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Compensação Parte II. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Extinção do Crédito Tributário Compensação Parte II Prof. Marcello Leal 1 Compensação de ofício Lei 9.430/96, Art. 73. A restituição e o ressarcimento de tributos administrados pela

Leia mais

PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL. Rubens Kindlmann

PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL. Rubens Kindlmann PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL Rubens Kindlmann Visão Geral A Lei do Processo Administrativo Federal é regida pela Lei 9784/99 A Lei existe como forma regulamentar as normas sobre Processo Administração

Leia mais

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO Editora OAB/SC Florianópolis, 2005 CATALOGAÇÃO NA FONTE J332d Janczeski, Célio Armando Direito Processual Tributário/Célio Armando

Leia mais

RECURSOS CIVIS. RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida

RECURSOS CIVIS. RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida RECURSOS CIVIS RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida 1) JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO a) Introdução A apreciação

Leia mais

Vistos, relatados e discutidos os presentes autos de recurso interposto por EDNA MARIA LIBERATO DE CARVALHO.

Vistos, relatados e discutidos os presentes autos de recurso interposto por EDNA MARIA LIBERATO DE CARVALHO. Recurso nº : 147.572 Matéria : IRPF - EX: 1997 Recorrente : EDNA MARIA LIBERATO DE CARVALHO Recorrida : 3ª TURMA/DRJ-SALVADOR/BA Sessão de : 28 de março de 2007 RESTITUIÇÃO DE TRIBUTO PAGO (RETIDO) INDEVIDAMENTE

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 7ª PARTE

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 7ª PARTE NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 7ª PARTE Alencar Frederico Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba;

Leia mais

Processo administrativo Lei 9.784/99. Disposições gerais (art. 1º) Início do processo (art. 5º) Disposições gerais (art. 1º, 1º)

Processo administrativo Lei 9.784/99. Disposições gerais (art. 1º) Início do processo (art. 5º) Disposições gerais (art. 1º, 1º) Processo administrativo Lei 9.784/99 Direito Administrativo Prof. Armando Mercadante Nov/2009 Disposições gerais (art. 1º) Art. 1º Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no

Leia mais

PRIMEIRA PARTE PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO

PRIMEIRA PARTE PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO Sumário INTRODUÇÃO A LEI 13.105/15: CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E O DIREITO TRIBUTÁRIO PRIMEIRA PARTE PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO INTRODUÇÃO 1. DISPOSIÇÕES GERAIS APLICÁVEIS AO PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO

Leia mais

SOBRESTAMENTO RICARF ART. 62-A, 1º

SOBRESTAMENTO RICARF ART. 62-A, 1º RICARF Art. 62-A Art. 62-A. As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça em matéria infraconstitucional, na sistemática prevista pelos

Leia mais

Reprodução de decisões do STJ e STF nas decisões do CARF. Cristiane Silva Costa Mestre PUC/SP e Conselheira do CARF

Reprodução de decisões do STJ e STF nas decisões do CARF. Cristiane Silva Costa Mestre PUC/SP e Conselheira do CARF Reprodução de decisões do STJ e STF nas decisões do CARF Cristiane Silva Costa Mestre PUC/SP e Conselheira do CARF Recursos extraordinários repetitivos inconstitucionalidade - STF Recursos especiais repetitivos

Leia mais

Reflexos do NCPC no processo administrativo fiscal. Marcos Neder

Reflexos do NCPC no processo administrativo fiscal. Marcos Neder Reflexos do NCPC no processo administrativo fiscal Modelo Constitucional de Processo Jurisdicional PROCESSO OU PROCEDIMENTO (CF, art. 5º, inc. LV) Aos litigantes, em processo administrativo ou judicial,

Leia mais

Ação Anulatória do Débito Fiscal

Ação Anulatória do Débito Fiscal Ação Anulatória do Débito Fiscal RUBENS KINDLMANN Previsão Legal Art. 38 - A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta Lei, salvo as hipóteses de

Leia mais

RECURSOS CIVIS 25/02/2018 A- OBJETO DE ESTUDO. Aula 2 Temas: I) Princípios aplicáveis aos Recursos Civis. Prof.: Denis Domingues Hermida

RECURSOS CIVIS 25/02/2018 A- OBJETO DE ESTUDO. Aula 2 Temas: I) Princípios aplicáveis aos Recursos Civis. Prof.: Denis Domingues Hermida RECURSOS CIVIS Aula 2 Temas: I) Princípios aplicáveis aos Recursos Civis Prof.: Denis Domingues Hermida A- OBJETO DE ESTUDO 1- PRINCÍPIOS: conceito e atuação na ciência do direito 2- PRINCÍPIOS APLICÁVEIS

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Ação Direta de Inconstitucionalidade Genérica ADI ou ADIN Parte 2. Profª. Liz Rodrigues - Cabimento: Pode-se propor ADI contra leis estaduais e federais

Leia mais

RESTITUIÇÃO E COMPENSAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS. Vanessa Miranda

RESTITUIÇÃO E COMPENSAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS. Vanessa Miranda 1 RESTITUIÇÃO E COMPENSAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS Vanessa Miranda 2 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Artigos 165 a 170-A do CTN (Lei nº 5.172/1966) Artigos 73 a 75 da Lei nº 9.430/1996 Instrução Normativa RFB nº 1.717/2017

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA A palavra agravo significa prejuízo; dano sofrido; ofensa que se faz a alguém; afronta. O termo agravo independente de sua

Leia mais

Efeitos sobre o Processo Administrativo Fiscal Marcos Neder

Efeitos sobre o Processo Administrativo Fiscal Marcos Neder O Novo Código de Processo Civil Efeitos sobre o Processo Administrativo Fiscal Marcos Neder PRESSUPOSTOS CONSTITUCIONAIS PARA O PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL inafastabilidade da jurisdição (art. 5º) devido

Leia mais

1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais.

1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais. Questionário Especial Turma Magistratura Federal/2012 Prof. Mauro Luís Rocha Lopes 1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais. STJ, Súmula 498. Não incide imposto de renda sobre a

Leia mais

ANELISE DAUDT PRIETO Presidente da Câmara. ANDRÉ LUIZ BONAT CORDEIRO Relator. Recorrente: J. L. UTZIG. Recorrida DRJ-SANTA MARIA/RS

ANELISE DAUDT PRIETO Presidente da Câmara. ANDRÉ LUIZ BONAT CORDEIRO Relator. Recorrente: J. L. UTZIG. Recorrida DRJ-SANTA MARIA/RS ACÓRDÃO:393-00.038 Órgão: 3º Conselho de Contribuintes - 3a. Turma Especial Assunto: Processo Administrativo Fiscal- SIMPLES - EXCLUSÃO Ano-calendário: 2003 SIMPLES. EXCLUSÃO. Nos termos do Regimento Interno

Leia mais

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 1.1. Processo objetivo... 27 1.2. Competência... 29 1.3. Legitimidade... 30 1.3.1. Legitimidade passiva... 30 1.3.2. Legitimidade ativa... 31 1.4.

Leia mais

Meios de impugnação dos provimentos jurisdicionais CORREIÇÃO PARCIAL

Meios de impugnação dos provimentos jurisdicionais CORREIÇÃO PARCIAL Meios de impugnação dos provimentos jurisdicionais CORREIÇÃO PARCIAL É um instrumento de natureza administrativa, com efeitos jurisdicionais, decorrente do direito de petição. Objetivo: desfazer o ato

Leia mais

CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES...19 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA...21 CAPÍTULO 3 PRINCÍPIOS DO DIREITO TRIBUTÁRIO...

CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES...19 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA...21 CAPÍTULO 3 PRINCÍPIOS DO DIREITO TRIBUTÁRIO... SUMÁRIO PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES...19 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA...21 2.1 Repartição das receitas tributárias... 23 2.2 Exercício da competência tributária...

Leia mais

CPC 2015 X PLC Nº 168/2015

CPC 2015 X PLC Nº 168/2015 CPC 2015 X PLC Nº 168/2015 QUADRO COMPARATIVO Janeiro/2016 CPC/2015- LEI Nº 13.105 16/03/2015 PLC Nº 168, DE 2015 Art. 12. Os juízes e os tribunais deverão obedecer à ordem cronológica de conclusão para

Leia mais

Teses Tributárias. ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Teses Tributárias. ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Teses Tributárias ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Critério Pessoal Art. 128 CTN Sem prejuízo do disposto neste capítulo, a lei pode atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário

Leia mais

devendo o recurso ser decidido pela Diretoria Colegiada no prazo máximo de trinta dias

devendo o recurso ser decidido pela Diretoria Colegiada no prazo máximo de trinta dias Remessa Ex Offício - Turma Espec. III - Administrativo e Cível Nº CNJ : 0167419-32.2014.4.02.5151 (2014.51.51.167419-0) RELATOR : Desembargadora Federal VERA LÚCIA LIMA PARTE AUTORA : DROGARIA BAMBINA

Leia mais

O Novo CPC e o Processo do Trabalho

O Novo CPC e o Processo do Trabalho O Novo CPC e o Processo do Trabalho Impactos na Advocacia Trabalhista Min. Maria Cristina Irigoyen Peduzzi Novo CPC positivou princípios constitucionais Constituição Novo Código de Processo Civil Acesso

Leia mais

Capítulo 1. A Interdisciplinaridade do Direito Tributário... 3

Capítulo 1. A Interdisciplinaridade do Direito Tributário... 3 Sumário Parte I Introdução... 1 Capítulo 1. A Interdisciplinaridade do Direito Tributário... 3 Parte II Petição inicial e contestação... 7 Capítulo 1. Introdução... 9 Capítulo 2. Estrutura da petição inicial...

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO MANDADO DE SEGURANÇA Cliente: Fernando Santos Caso: Arrolamento de Bens Motivo: Omissão de Receita IRPF Status atual: Processo Administrativo pendente Jurisprudência...

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL CNTC ENUNCIADOS. GRUPO 4 - Acesso à Justiça do Trabalho e barreiras processuais

SEMINÁRIO NACIONAL CNTC ENUNCIADOS. GRUPO 4 - Acesso à Justiça do Trabalho e barreiras processuais SEMINÁRIO NACIONAL CNTC 05.10.2017 ENUNCIADOS GRUPO 4 - Acesso à Justiça do Trabalho e barreiras processuais 1) ARTIGO 790, 3º, CLT. DEFERIMENTO DA JUSTIÇA GRATUITA ÀQUELES QUE PERCEBEREM SALÁRIO IGUAL

Leia mais

11/12/2018. Professor Hugo Penna

11/12/2018. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 1 o CPC/2015 O processo civil será ordenado, disciplinado e interpretado conforme os valores e as normas fundamentais estabelecidos na Constituição da República

Leia mais

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 1.1. Processo Objetivo... 27 1.2. Competência... 29 1.3. Legitimidade... 30 1.3.1. Legitimidade passiva... 30 1.3.2. Legitimidade ativa... 31 1.4.

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 142 Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim

Leia mais

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE ABSTRATO Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins ORIGEM HISTÓRICA Teve origem na Constituição Austríaca de 1920 ( Kelsen) A Áustria assim, o primeiro Tribunal dedicado exclusivamente

Leia mais

1 Direito processual constitucional, 7

1 Direito processual constitucional, 7 1 Direito processual constitucional, 7 1.1 Esclarecimentos iniciais, 7 1.2 Direito processual constitucional: objeto de estudo, 8 1.3 Jurisdição, processo, ação e defesa, 10 1.4 Constituição e processo,

Leia mais

PRIMEIRO CONSELHO DE CONTRIBUINTES 3ª CÂMARA EMENTÁRIO DOS ACÓRDÃOS FORMALIZADOS NO MÊS DE DEZEMBRO DE 2008 Processo nº: / Recurso

PRIMEIRO CONSELHO DE CONTRIBUINTES 3ª CÂMARA EMENTÁRIO DOS ACÓRDÃOS FORMALIZADOS NO MÊS DE DEZEMBRO DE 2008 Processo nº: / Recurso PRIMEIRO CONSELHO DE CONTRIBUINTES 3ª CÂMARA EMENTÁRIO DOS ACÓRDÃOS FORMALIZADOS NO MÊS DE DEZEMBRO DE 2008 Processo nº:11522.000276/2005-38 Recurso nº:157838 Matéria:CSLL - Ex(s): 2004 Recorrente:ETENGE

Leia mais

Mudanças estruturais(organizacionais) do Processo Administrativo Fiscal

Mudanças estruturais(organizacionais) do Processo Administrativo Fiscal Mudanças estruturais(organizacionais) do Processo Administrativo Fiscal nº Proposição Medidas Temas 1º Projeto de Lei nº 4.530/1998 2º Proposta de Emenda Constitucional nº 578/2002 Competência de julgamento

Leia mais

DAP/GESTÃO DE CONTRATOS/REITORIA/IF Catarinense. Fundamentos legais, para aplicação de penalidades, Lei 8.666/93.

DAP/GESTÃO DE CONTRATOS/REITORIA/IF Catarinense. Fundamentos legais, para aplicação de penalidades, Lei 8.666/93. DAP/GESTÃO DE CONTRATOS/REITORIA/IF Catarinense Fundamentos legais, para aplicação de penalidades, Lei 8.666/93. Gestão de Contratos/Reitoria/IF Catarinense/2012. DAP/GESTÃO DE CONTRATOS/PENALIZAÇÕES/REITORIA/IF

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Ação Declaratória de Constitucionalidade Parte 1 Prof. Alexandre Demidoff Previsão constitucional da Ação Declaratória de Constitucionalidade: Art.

Leia mais

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS Recurso Ordinário Constitucional Recurso Especial Recurso Extraordinário RECURSOS - CARACTERÍSTICAS Interposição na mesma relação processual

Leia mais

CÓPIA. Coordenação Geral de Tributação. Relatório. Solução de Consulta Interna nº 10 Cosit Data 28 de março de 2013 Origem

CÓPIA. Coordenação Geral de Tributação. Relatório. Solução de Consulta Interna nº 10 Cosit Data 28 de março de 2013 Origem Fl. 49 Fls. 1 Coordenação Geral de Tributação Solução de Consulta Interna nº 10 Data 28 de março de 2013 Origem DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM BRASÍLIA, DISTRITO FEDERAL ASSUNTO: NORMAS GERAIS

Leia mais

Direito Processual Civil. Recurso Especial e Extraordinário

Direito Processual Civil. Recurso Especial e Extraordinário Direito Processual Civil Recurso Especial e Extraordinário Recurso Especial e Extraordinário Art. 1.029: O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição Federal, serão

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS

TEORIA GERAL DOS RECURSOS TEORIA GERAL DOS RECURSOS FUNDAMENTO, CONCEITO E NATUREZA JURIDICA Fundamentos: A necessidade psicológica do vencido irresignação natural da parte A falibidade humana do julgador Razões históricas do próprio

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 5ª PARTE

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 5ª PARTE NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 5ª PARTE Alencar Frederico Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba;

Leia mais

Direito de Defesa do Fisco e do Contribuinte. Hamilton Dias de Souza 20/05/2014

Direito de Defesa do Fisco e do Contribuinte. Hamilton Dias de Souza 20/05/2014 Direito de Defesa do Fisco e do Contribuinte Hamilton Dias de Souza 20/05/2014 1. Aspectos Constitucionais Constituição Federal Artigo 5º, XXXIV, LIV, LVeLXXVIII Lei 9.784/99 Artigo 2º: A Administração

Leia mais

19/02/2019. Professor Hugo Penna Curso de Direito Processual Civil vols 1, 2 e 3 Humberto Theodoro Júnior

19/02/2019. Professor Hugo Penna Curso de Direito Processual Civil vols 1, 2 e 3 Humberto Theodoro Júnior Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Curso de Direito Processual Civil vols 1, 2 e 3 Humberto Theodoro Júnior O Novo Processo Civil Brasileiro Alexandre Câmara Manual de Direito Processual Civil Daniel

Leia mais

Direito Constitucional Procurador Legislativo 1ª fase

Direito Constitucional Procurador Legislativo 1ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional Procurador Legislativo 1ª fase 1) FGV - Procurador Legislativo - AL MT (2013) Quanto às ações constitucionais, assinale a afirmativa incorreta. a)

Leia mais

OS ASPECTOS MATERIAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO

OS ASPECTOS MATERIAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO OS ASPECTOS MATERIAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO Aula 01 Camila Campos Vergueiro VOCÊ JÁ PENSOU SOBRE: a regra jurídica? a obrigação tributária? o crédito tributário? O CICLO DE VIDA DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA?

Leia mais

OS RECURSOS DE INCONSTITUCIONALIDADE PARA O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL. Tribunal Constitucional, seminário 2013

OS RECURSOS DE INCONSTITUCIONALIDADE PARA O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL. Tribunal Constitucional, seminário 2013 OS RECURSOS DE INCONSTITUCIONALIDADE PARA O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL S Plano de apresentação S I. INTRODUÇÃO S II. RECURSO ORDINÁRIO DE INCONSTITUCIONALIDADE S III. RECURSO EXTRAORDINÁRIO S IV. REGIME COMPARADO

Leia mais

Recurso Especial e Recurso Extraordinário

Recurso Especial e Recurso Extraordinário Recurso Especial e Recurso Extraordinário RUBENS KINDLMANN Objetivo Têm por objetivo impedir que as decisões contrariem a Constituição Federal ou as leis federais, buscando a uniformidade de interpretação.

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL A União, por não ter recursos suficientes para cobrir despesas referentes a investimento público urgente e de relevante interesse nacional, instituiu, por meio da

Leia mais

RECURSOS PROCESSUAIS

RECURSOS PROCESSUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio AULA 70 04/12/2017 Direito Tributário RECURSOS PROCESSUAIS Só possível interpor um recurso por vez, para cada ato do juiz. Art. 994 CPC.

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 982.021 - RJ (2007/0212105-7) RELATORA : MINISTRA ELIANA CALMON EMENTA PROCESSUAL CIVIL E ADMINISTRATIVO VIOLAÇÃO AO ART 458, II, DO CPC NÃO CARACTERIZADA - PREQUESTIONAMENTO AUSENTE

Leia mais

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO /

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO / Fl. 809 808 Fl. 809 MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS CÂMARA SUPERIOR DE RECURSOS FISCAIS Recurso nº Acórdão nº Especial do Contribuinte 9101 002.781 1ª Turma Sessão de

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES 9.11.2. INDEFERIMENTO DA INICIAL E CONCESSÃO OU DENEGAÇÃO DA ORDEM O art.

Leia mais

BACHEGA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

BACHEGA SOCIEDADE DE ADVOGADOS BACHEGA SOCIEDADE DE ADVOGADOS A) Levantamento e Recuperação de Créditos Tributários Administrativos Federais (Tributos Direitos e Indiretos) DOCUMENTAÇÃO ANÁLISE LEVANTAMENTO DOS CRÉDITOS ATUALIZAÇÃO

Leia mais

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19 Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES... 17 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19 2.1 Repartição das receitas tributárias... 21 2.2 Exercício da competência

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999. Mensagem de Veto Dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Processo administrativo previdenciário Parte 1 Prof. Bruno Valente Previsão legal: Art. 103 a 104 da Lei 8.213/91 Art. 345 a 349 do Decreto nº 3.048/99 Estes institutos se aplicam

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde O prequestionamento 1. Conceito O prequestionamento é a exigência que se impõe ao recorrente de discutir

Leia mais

Aula 148 JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO DOS RECURSOS

Aula 148 JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO DOS RECURSOS Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil Aula: Direito Processual Civil Teoria Geral dos Recursos - 148 Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Wilson Macena da Silva Aula 148 JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE

Leia mais

Evento Presencial. Per/DComp. Apresentação: Danilo Marcelino, Indra C. Nardini e Priscila R. Debiazzi. Data:

Evento Presencial. Per/DComp. Apresentação: Danilo Marcelino, Indra C. Nardini e Priscila R. Debiazzi. Data: Evento Presencial Per/DComp Apresentação: Danilo Marcelino, Indra C. Nardini e Priscila R. Debiazzi Data: 09.10.2015 Histórico O que é? Programa disponibilizado pela RFB para restituição e compensação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Princípios Processuais. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Princípios Processuais. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Princípios Processuais Prof. Luiz Dellore www.dellore.com Twitter: @dellore Facebook: Luiz Dellore II Instagram: @luizdellore LinkedIn: Luiz Dellore 1. NOVIDADES DO NCPC QUANTO

Leia mais

Prof. Anselmo Prieto Alvarez

Prof. Anselmo Prieto Alvarez Prof. Anselmo Prieto Alvarez apalvarez@pucsp.br Histórico 1-65 leis foram editadas reformando o CPC- Lei Federal de 11 de janeiro de 1973 2- Até 1994 foram 24 alterações. Histórico 3- A partir de 1994

Leia mais

O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL

O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL 1 2 O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL Indaga-se: havendo o trânsito em julgado administrativo ou sendo interposto recurso fora do prazo, recebe-se, conhece-se e analisa-se o referido

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Prescrição e Decadência FG LANÇAMENTO COBRANÇA 5 ANOS 5 ANOS DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO Decadência Liminar que não impede que o Fisco lance para prevenir a decadência

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO FLEXIBILIZAÇÃO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 35

Sumário INTRODUÇÃO FLEXIBILIZAÇÃO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 35 INTRODUÇÃO... 21 FLEXIBILIZAÇÃO... 25 1.1. Definição... 25 1.2. Flexibilização da norma... 27 1.3. Flexibilizar a interpretação e A aplicação da norma... 32 1.4. Flexibilização legal imposta pela via legislativa...

Leia mais

RECURSOS NO PROCESSO CIVIL

RECURSOS NO PROCESSO CIVIL RECURSOS NO PROCESSO CIVIL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. TEORIA GERAL DOS RECURSOS... 4 Regra Geral dos Recursos... 5 2. APELAÇÃO...9 3. AGRAVO DE INSTRUMENTO E AGRAVO INTERNO...11 Agravo Interno...13

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 1 Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do procedimento

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental. Profª. Liz Rodrigues - Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental: prevista no art. 102,

Leia mais

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19 Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES... 17 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19 2.1 Repartição das receitas tributárias... 21 2.2 Exercício da competência

Leia mais

Formulário Consulta Pública RFB. Apresentação e orientações

Formulário Consulta Pública RFB. Apresentação e orientações Formulário Consulta Pública RFB Apresentação e orientações Este Formulário tem a finalidade de receber contribuições da sociedade organizada para subsidiar a tomada de decisão sobre uma Consulta Pública

Leia mais

Juizados Especiais. Aula 8 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor)

Juizados Especiais. Aula 8 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) Juizados Especiais Aula 8 (09.04.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br Ementa da aula Recursos e embargos de declaração Mandado de segurança, habeas corpus

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 151 Suspendem a exigibilidade do crédito tributário: I - moratória; II - o depósito do seu montante integral;

Leia mais

Processo Tributário Rubens Kindlmann

Processo Tributário Rubens Kindlmann Processo Tributário Rubens Kindlmann Ementa Iniciação ao Processo Tributário. Ação declaratória e Ação Anulatória. Competência tributária. Nascimento do interesse processual para propositura da ação declaratória.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO O Recurso Especial é interposto contra acórdão que desrespeita matéria infraconstitucional. O Recurso Extraordinário, contra acórdão que violar a Constituição Federal.

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br FAZENDA PÚBLICA E AS CUSTAS JUDICIAIS Art. 91. As despesas dos atos processuais praticados

Leia mais