Recursos das decisões administrativas. Relativo aos benefícios previdenciários;

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Recursos das decisões administrativas. Relativo aos benefícios previdenciários;"

Transcrição

1 Recursos das decisões administrativas Processo administrativo de natureza contenciosa: Relativo aos benefícios previdenciários; Lei /2016 Relativo ao custeio previdenciário: Processo Administrativo Fiscal (Decreto nº /72).

2 Processo administrativo relativo aos benefícios previdenciários Das decisões do INSS nos processos de interesse dos beneficiários caberá recurso ao CRSS. É de 30 dias o prazo para interposição de recursos, contados da ciência da decisão. A partir da data da interposição do recurso, inicia-se a contagem do prazo de 30 dias para o INSS oferecer contra-razões. Admitir ou não o recurso é prerrogativa do CRSS, sendo vedado a qualquer órgão do INSS recusar o seu recebimento ou sustar-lhe o andamento, exceto quando reconhecido o direito pleiteado, antes da

3 Instâncias recursais O CRSS compreende os seguintes órgãos: (I) 29 Juntas de Recursos, com competência para julgar, em primeira instância, os recursos interpostos contra as decisões prolatadas pelos órgãos regionais do INSS, em matéria de benefício administrado pela autarquia; (II) 4 Câmaras de Julgamento, com sede em Brasília, com a competência para julgar, em segunda instância, os recursos interpostos contra as decisões proferidas pelas Juntas de Recursos que infringirem lei, regulamento, enunciado ou ato normativo ministerial; (III) Conselho Pleno, com a competência para uniformizar a jurisprudência previdenciária.

4 Composição do CRSS CRSS Vinte e nove Juntas de Recursos tendo cada uma a seguinte composição: 2 representantes do governo 1 representante das empresas 1 representante dos trabalhadores Quatro Câmaras de Julgamento tendo cada uma a seguinte composição: 2 representantes do governo 1 representante das empresas 1 representante dos trabalhadores

5 Processo Administrativo Fiscal Decreto nº /72. Formalizada a exigência pela lavratura de AI, três hipóteses são possíveis: (I) o sujeito passivo cumpre a exigência através do pagamento ou pedido de parcelamento; (II) o sujeito passivo apresenta impugnação para contestar a exigência fiscal; ou (III) se dá à revelia (ausência do contraditório pelo não-comparecimento do sujeito passivo ao processo).

6 Competência para julgar o processo (I) em 1ª instância, às DRJ, órgãos de deliberação interna e natureza colegiada da RFB; (II) em 2ª instância, ao CARF, órgão colegiado, paritário, integrante da estrutura do MF. O CARF será constituído por seções e pela Câmara Superior de Recursos Fiscais. As seções serão especializadas por matéria e constituídas por câmaras. As câmaras poderão ser divididas em turmas.

7 Impugnação Instaura a fase litigiosa do procedimento; É a forma que o sujeito passivo utiliza para manifestar sua inconformidade com a exigência fiscal; Prazo de 30 dias, contados da data em que for feita a intimação da exigência; Apresentada a impugnação, o processo, formado a partir do AI será submetido ao julgamento da DRJ.

8 Recurso O objetivo do recurso é o reexame da decisão de primeira instância (DRJ) pelo CARF. O autor do recurso pode ser o contribuinte notificado ou a própria autoridade julgadora, conforme a decisão originária tenha sido pela procedência ou improcedência da exigência fiscal.

9 Recurso Voluntário Da decisão de primeira instância (DRJ) caberá recurso voluntário, com efeito suspensivo, dirigido ao CARF. Ou seja, se a impugnação apresentada pelo sujeito passivo não for acolhida na primeira instância, ele poderá recorrer para a segunda instância. O prazo para interposição do recurso é de trinta dias, contados da ciência da decisão de primeira instância.

10 Recurso de Ofício (Decreto /72, art. 34) A autoridade de primeira instância (Presidente de Turma da DRJ) recorrerá de ofício sempre que a decisão: I - exonerar o sujeito passivo do pagamento de tributo e encargos de multa de valor total (lançamento principal e decorrentes) superior a R$ ,00 (um milhão de reais); II - deixar de aplicar pena de perda de mercadorias ou outros bens cominada a infração denunciada na formalização da exigência.

11 Recurso Especial dirigido à CSRF Nos casos de decisão que der à lei tributária interpretação divergente da que lhe tenha dado outra Câmara, turma de Câmara, turma especial ou a própria CSRF, caberá recurso especial à CSRF, no prazo de 15 dias da ciência do acórdão ao interessado. A CSRF terá como único foco a unificação da interpretação das normas tributárias. CSRF - Câmara Superior de Recursos Fiscais - será constituída por turmas, compostas pelos Presidentes e

12 BPC/LOAS Idoso e pessoa com deficiência que comprovem não possuir Beneficiários meios de prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família. Renda mensal Um salário mínimo Idoso Pessoa com deficiência Impedimento de longo prazo Aquele com idade de 65 anos ou mais. Aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. A avaliação da deficiência e do grau de impedimento será realizada por meio de avaliação social e avaliação médica. A avaliação social considerará os fatores ambientais, sociais e pessoais; a avaliação médica considerará as deficiências nas funções e nas estruturas do corpo (serv. social / perícia médica) Aquele que produza efeitos pelo prazo mínimo de 2 anos.

13 Família incapaz de prover a manutenção da pessoa com deficiência ou do idoso Renda mensal bruta familiar: BPC/LOAS Aquela cuja renda per capita seja inferior a um quarto do salário mínimo. Poderão ser utilizados outros elementos probatórios da condição de miserabilidade do grupo familiar e da situação de vulnerabilidade (LOAS, art. 20, 11). O valor do BPC concedido a idoso não será computado no cálculo da renda mensal bruta familiar, para fins de concessão do BPC a outro idoso da mesma família. A soma dos rendimentos brutos auferidos mensalmente pelos membros da família composta por salários, proventos, pensões, pensões alimentícias, benefícios de previdência pública ou privada, seguro-desemprego, comissões, prolabore, outros rendimentos do trabalho não assalariado, rendimentos do mercado informal ou autônomo, rendimentos auferidos do patrimônio, Renda Mensal Vitalícia e BPC (este, em regra).

14 Não serão computados como renda mensal bruta familiar BPC/LOAS I - benefícios e auxílios assistenciais de natureza eventual e temporária; II - valores oriundos de programas sociais de transferência de renda; III - bolsas de estágio supervisionado; IV - pensão especial de natureza indenizatória e benefícios de assistência médica; V - rendas de natureza eventual ou sazonal, a serem regulamentadas em ato conjunto do MDSA e do INSS; e VI - rendimentos decorrentes de contrato de aprendizagem.

15 Família para cálculo da renda per capita: Acumulação BPC/LOAS Conjunto de pessoas composto pelo requerente, o cônjuge, o companheiro, a companheira, os pais e, na ausência de um deles, a madrasta ou o padrasto, os irmãos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que vivam sob o mesmo teto. Quando o requerente for pessoa em situação de rua, será considerado família do requerente as pessoas acima, desde que convivam com o requerente na mesma situação. O beneficiário não pode acumular o BPC com outro benefício no âmbito da Seguridade Social ou de outro regime, inclusive o seguro-desemprego, ressalvados o de assistência médica e a pensão especial de natureza indenizatória. A acumulação do benefício com a remuneração advinda do contrato de aprendizagem pela pessoa com deficiência é limitada ao prazo máximo de dois anos.

16 BPC/LOAS Revisão O BPC deve ser revisto a cada 2 anos para avaliação da continuidade das condições que lhe deram origem.

17 Suspensão do BPC/LOAS O BPC será suspenso se identificada qualquer irregularidade na sua concessão ou manutenção, ou se verificada a não continuidade das condições que deram origem ao benefício. Será concedido ao interessado o prazo de 10 dias, mediante notificação por via postal com AR, para oferecer defesa, provas ou documentos de que dispuser. Na impossibilidade de notificação por via postal com AR, deverá ser efetuada por edital (publicado em jornal de grande circulação na localidade do domicílio do beneficiário) e concedido o prazo de 15 dias, contado a partir do primeiro dia útil seguinte ao dia da publicação, para apresentação de defesa, provas ou documentos pelo interessado. Esgotados os prazos acima sem manifestação do interessado ou não sendo a defesa acolhida, será suspenso o pagamento do benefício e, notificado o beneficiário. Será aberto o prazo de 30 dias para interposição de recurso à Junta de Recursos do CRPS. Decorrido o prazo concedido para interposição de recurso sem manifestação do beneficiário, ou caso não seja o recurso provido, o benefício será cessado, comunicando-se a decisão ao interessado.

2. BPC Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. Decreto nº6.214/2003 Alterado pelo Decreto nº de 2011

2. BPC Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. Decreto nº6.214/2003 Alterado pelo Decreto nº de 2011 2. BPC Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social Decreto nº6.214/2003 Alterado pelo Decreto nº 7.617 de 2011 O BPC É a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 5 09/02/2015 13:50 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.617, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011. Altera o Regulamento do Benefício de Prestação Continuada, aprovado

Leia mais

Projeto de Atenção ao Benefício de Prestação Continuada-BPC-LOAS

Projeto de Atenção ao Benefício de Prestação Continuada-BPC-LOAS Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL- INSS GEXSLZ/MA- Serviço Social Projeto de Atenção ao Benefício de Prestação Continuada-BPC-LOAS S.Luís, 19/09/2012 Miriam Alice Fraga

Leia mais

BPC Benefício de Prestação Continuada

BPC Benefício de Prestação Continuada Benefício de Prestação Continuada Maria Lúcia Pellegrinelli Fisioterapeuta Educadora Inclusiva Benefício de Prestação Continuada 1. Origem 2. Coordenação 3. O que é 4. Direito 5. Condições 6. Conceito

Leia mais

Benefício de Prestação Continuada - BPC. Novas regras para operacionalização no INSS com base no Decreto 8.805/16 e ACP

Benefício de Prestação Continuada - BPC. Novas regras para operacionalização no INSS com base no Decreto 8.805/16 e ACP Benefício de Prestação Continuada - BPC Novas regras para operacionalização no INSS com base no Decreto 8.805/16 e ACP 5044874-22.2013.4047100/RS Constituição Federal de 1988- Inciso V do Art. 203 LOAS

Leia mais

LEI ORGÂNIGA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL LOAS. LEI n 8.742/93 e Decreto n 6.214/07 04/2016 FERNANDO APRATO

LEI ORGÂNIGA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL LOAS. LEI n 8.742/93 e Decreto n 6.214/07 04/2016 FERNANDO APRATO LEI ORGÂNIGA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL LOAS LEI n 8.742/93 e Decreto n 6.214/07 04/2016 FERNANDO APRATO Conceito Art. 1º A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade

Leia mais

Mesa 3 Benefício de Prestação Continuada e Auxílio-Inclusão: Renda para estimular o acesso ao trabalho

Mesa 3 Benefício de Prestação Continuada e Auxílio-Inclusão: Renda para estimular o acesso ao trabalho Mesa 3 Benefício de Prestação Continuada e Auxílio-Inclusão: Renda para estimular o acesso ao trabalho Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência - CPD Brasília, 14 de dezembro de 2016.

Leia mais

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO CONTENCIOSO

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO CONTENCIOSO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO CONTENCIOSO 1 1 - CONCEITO: É todo sistema de prestação jurisdicional destinado a resolver conflitos emergentes da relação entre o contribuinte e o fisco, dentro

Leia mais

Medida Provisória nº 529, de 2011

Medida Provisória nº 529, de 2011 Medida Provisória nº 529, de 2011 Altera os arts. 21 e 24 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre o Plano de Custeio da Previdência Social, para estabelecer alíquota diferenciada de contribuição

Leia mais

DECRETO N.º 3.048, de 06 de maio de 1999 CAPÍTULO IV DAS CONTRIBUIÇÕES DA EMPRESA E DO EMPREGADOR DOMÉSTICO. Seção I Das Contribuições da Empresa

DECRETO N.º 3.048, de 06 de maio de 1999 CAPÍTULO IV DAS CONTRIBUIÇÕES DA EMPRESA E DO EMPREGADOR DOMÉSTICO. Seção I Das Contribuições da Empresa DECRETO N.º 3.048, de 06 de maio de 1999 CAPÍTULO IV DAS CONTRIBUIÇÕES DA EMPRESA E DO EMPREGADOR DOMÉSTICO Seção I Das Contribuições da Empresa Art. 202-A. As alíquotas constantes nos incisos I a III

Leia mais

GUIA PARA TÉCNICOS E GESTORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

GUIA PARA TÉCNICOS E GESTORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL GUIA PARA TÉCNICOS E GESTORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL 1 APRESENTAÇÃO O presente Guia tem por finalidade fornecer informações sobre o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social BPC, instituído

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Câmara de Julgamento

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Câmara de Julgamento Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Câmara de Julgamento Número do Processo: 44232.003369/2014-20 Unidade de Origem: Benefício: 87/700.615.842-8 Espécie: Recorrente:

Leia mais

CARF ESTRUTURA ATUAL E ASPECTOS JURISPRUDENCIAIS. DENISE LUCENA CAVALCANTE Gramado-RS, 25 /06/2010. Denise Lucena Cavalcante

CARF ESTRUTURA ATUAL E ASPECTOS JURISPRUDENCIAIS. DENISE LUCENA CAVALCANTE Gramado-RS, 25 /06/2010. Denise Lucena Cavalcante CARF ESTRUTURA ATUAL E ASPECTOS JURISPRUDENCIAIS DENISE LUCENA CAVALCANTE Gramado-RS, 25 /06/2010 1 Denise Lucena Cavalcante HISTÓRICO DO CONSELHO ADMINISTRATIVO 1924 Conselho de Contribuintes do Imposto

Leia mais

E M E N T A A C O R D Ã O

E M E N T A A C O R D Ã O Apelação Cível/Reexame Necessário - Turma Espec. I - Penal, Previdenciário e Propriedade Industrial Nº CNJ : 0021343-11.2015.4.02.9999 (2015.99.99.021343-9) RELATOR : Desembargadora Federal SIMONE SCHREIBER

Leia mais

O BPC será suspenso se identificada qualquer irregularidade na sua concessão ou manutenção, ou se verificada a não continuidade das condições que

O BPC será suspenso se identificada qualquer irregularidade na sua concessão ou manutenção, ou se verificada a não continuidade das condições que Suspensão do BPC/LOAS O BPC será suspenso se identificada qualquer irregularidade na sua concessão ou manutenção, ou se verificada a não continuidade das condições que deram origem ao benefício. Será concedido

Leia mais

TAÍS RODRIGUES DOS SANTOS Advogada, Especialista em Direito Previdenciário e Diretora do IAPE

TAÍS RODRIGUES DOS SANTOS Advogada, Especialista em Direito Previdenciário e Diretora do IAPE O que muda nos Benefícios Assistenciais com a Reforma da Previdência? TAÍS RODRIGUES DOS SANTOS Advogada, Especialista em Direito Previdenciário e Diretora do IAPE Congresso de Direito Previdenciário do

Leia mais

Iniciação á Advocacia Previdenciária

Iniciação á Advocacia Previdenciária Iniciação á Advocacia Previdenciária São mais de 29 milhões de benefícios mantidos pelo INSS; Espécies de Benefícios; Em 2016, foram encaminhados para pagamento cerca de 400,3 milhões de créditos, no valor

Leia mais

Dir. Previdenciário Marcos. Alterações: Salário Maternidade

Dir. Previdenciário Marcos. Alterações: Salário Maternidade Alterações: Salário Maternidade NOVIDADE - ALTERAÇÃO Lei 8213/91 Art. 71-A. Ao segurado ou segurada da Previdência Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança é devido

Leia mais

Processo Administrativo Fiscal Federal

Processo Administrativo Fiscal Federal Processo Administrativo Fiscal Federal Prof. Dr. Érico Hack ABDCONST novembro/2013 1 Estrutura de julgamento - Federal - Estrutura subordinada diretamente à SRF - 1ª instância DRJ Delegacia da Receita

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 7ª PARTE

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 7ª PARTE NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 7ª PARTE Alencar Frederico Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba;

Leia mais

PORTARIA Nº 152, DE 3 DE MAIO DE Art. 1º O Anexo II da Portaria MF nº 343, de 9 de junho de 2015, passa a vigorar com a seguinte redação:

PORTARIA Nº 152, DE 3 DE MAIO DE Art. 1º O Anexo II da Portaria MF nº 343, de 9 de junho de 2015, passa a vigorar com a seguinte redação: PORTARIA Nº 152, DE 3 DE MAIO DE 2016 Altera a Portaria MF nº 343, de 9 de junho do 2015, que aprovou o Regimento Interno do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). O MINISTRO DE ESTADO DA

Leia mais

AFASTAMENTO PARA EXERCÍCIO DE MANDATO ELETIVO

AFASTAMENTO PARA EXERCÍCIO DE MANDATO ELETIVO No caso de pagamento de remuneração pelo órgão ou entidade de origem ao servidor cedido ou posto à disposição de outro órgão ou entidade do mesmo Poder, não serão pagas vantagens de natureza indenizatória,

Leia mais

LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA 1.FONTES

LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA 1.FONTES LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA 1.FONTES Lei lato sensu - primárias Atos administrativos - secundárias Jurisprudência Outros ramos do Direito Doutrina Principais: CF/88, art. 201 Lei 8.212/91 Lei 8.213/91 Dec.

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO CONCURSO INSS. PROF. ADRIANA MENEZES

DIREITO PREVIDENCIÁRIO CONCURSO INSS. PROF. ADRIANA MENEZES DIREITO PREVIDENCIÁRIO CONCURSO INSS PROF. ADRIANA MENEZES www.adrianamenezes.com DÚVIDAS QUANTO À LEGISLAÇÃO A SER COBRADA NA PROVA E A PROVA EM SI. Será cobrada a legislação previdenciária em vigor até

Leia mais

O BPC Trabalho. XIV ENCONTRO NACIONAL DO CONGEMAS Oficina de Operacionalização do BPC Trabalho e BPC na Escola Fortaleza, março de 2012

O BPC Trabalho. XIV ENCONTRO NACIONAL DO CONGEMAS Oficina de Operacionalização do BPC Trabalho e BPC na Escola Fortaleza, março de 2012 O BPC Trabalho XIV ENCONTRO NACIONAL DO CONGEMAS Oficina de Operacionalização do BPC Trabalho e BPC na Escola Fortaleza, março de 2012 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria

Leia mais

DECRETO N.º 3.048, de 06 de maio de 1999 CAPÍTULO IV DAS CONTRIBUIÇÕES DA EMPRESA E DO EMPREGADOR DOMÉSTICO. Seção I Das Contribuições da Empresa

DECRETO N.º 3.048, de 06 de maio de 1999 CAPÍTULO IV DAS CONTRIBUIÇÕES DA EMPRESA E DO EMPREGADOR DOMÉSTICO. Seção I Das Contribuições da Empresa Atualizações: Decreto nº 3.265, de 1999 Decreto nº 3.452, de 2000 Decreto nº 3.668, de 2000 Decreto nº 4.729, de 2003 Decreto nº 6.042, de 2007 Decreto nº 5.699, de 2006 Decreto nº 6.496, de 2008 Decreto

Leia mais

EDITAL Nº 003/CPLT DO PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL - CEBAS

EDITAL Nº 003/CPLT DO PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL - CEBAS EDITAL Nº 003/CPLT - 2017 DO PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL - CEBAS O Colégio Padre Luiz Tezza, inscrito no CNPJ 61.986.402.0004-44, respeitando o que rege a Lei 12.101/09 seção III a e b, art. 14 1º e 2º e

Leia mais

ACÓRDÃO. Rio de Janeiro, 30 de novembro de 2016 (data de julgamento) DESEMBARGADOR FEDERAL MESSOD AZULAY NETO 2ª Turma Especializada

ACÓRDÃO. Rio de Janeiro, 30 de novembro de 2016 (data de julgamento) DESEMBARGADOR FEDERAL MESSOD AZULAY NETO 2ª Turma Especializada Apelação Cível/Reexame Necessário - Turma Espec. I - Penal, Previdenciário e Propriedade Industrial Nº CNJ : 0001518-47.2016.4.02.9999 (2016.99.99.001518-0) RELATOR : Desembargador Federal MESSOD AZULAY

Leia mais

ASPECTOS PRÁTICOS E RELEVANTES DO DIREITO PREVIDENCIÁRIO BRASILEIRO

ASPECTOS PRÁTICOS E RELEVANTES DO DIREITO PREVIDENCIÁRIO BRASILEIRO ASPECTOS PRÁTICOS E RELEVANTES DO DIREITO PREVIDENCIÁRIO BRASILEIRO Pedro Fernandes Alonso Alves Pereira 1 Resumo: Este artigo trata de aspectos práticos e relevantes do Direito Previdenciário Brasileiro,

Leia mais

Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem. (): Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem. 80 A seguridade social representa um conjunto integrado de ações direcionadas à proteção exclusiva

Leia mais

Ato Declaratório nº 5 da Receita Federal

Ato Declaratório nº 5 da Receita Federal Ato Declaratório nº 5 da Receita Federal 22.09.2015 Belo Horizonte/ MG Prof.: Ronaldo Gaudio Art. 22, inc. IV, Lei 8.212/91 (incluído pela lei 9.876/99) A contribuição a cargo da empresa, destinada à Seguridade

Leia mais

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Benefício de caráter indenizatório concedido ao servidor ativo com a finalidade

Leia mais

A reforma da Previdência (PEC 287/16), em discussão na Câmara dos Deputados, teve muitas alterações no substitutivo aprovado na comissão e, na

A reforma da Previdência (PEC 287/16), em discussão na Câmara dos Deputados, teve muitas alterações no substitutivo aprovado na comissão e, na A reforma da Previdência (PEC 287/16), em discussão na Câmara dos Deputados, teve muitas alterações no substitutivo aprovado na comissão e, na quarta-feira (9). Para conhecer o parecer do relator, deputado

Leia mais

Sumário. Abreviaturas. PARTE I A Previdência Social e seus benefícios

Sumário. Abreviaturas. PARTE I A Previdência Social e seus benefícios Sumário Abreviaturas PARTE I A Previdência Social e seus benefícios 1. O Regime Geral de Previdência Social 1.1. A Constituição de 1988 e a Seguridade Social 1.2. Princípios do Direito Previdenciário 2.

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Anexo IV Metas Fiscais IV.9 Avaliação da Situação Financeira e Atuarial dos Assistenciais da Lei Orgânica de Assistência Social LOAS (Art. 4 o, 2 o, inciso IV, da Lei Complementar n o 101, de 4 de maio

Leia mais

PENSÃO CIVIL 1 O que é? É um benefício concedido mensalmente aos dependentes, devidamente habilitados, do servidor falecido.

PENSÃO CIVIL 1 O que é? É um benefício concedido mensalmente aos dependentes, devidamente habilitados, do servidor falecido. PENSÃO CIVIL 1 O que é? É um benefício concedido mensalmente aos dependentes, devidamente habilitados, do servidor falecido. 2 Requisitos: a) Falecimento do servidor. b) Habilitação dos beneficiários.

Leia mais

Novo Processo Administrativo Fiscal Federal. Marcos Vinicius Neder

Novo Processo Administrativo Fiscal Federal. Marcos Vinicius Neder Novo Processo Administrativo Fiscal Federal Fase de Fiscalização Alteração de competências Fases do processo administrativo fiscal Fase de Fiscalização Fase da Defesa Administrativa Impugnação Recurso

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Benefícios Assistenciais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Benefícios Assistenciais Anexo IV Metas Fiscais IV.9 Avaliação da Situação Financeira e Atuarial dos Assistenciais da Lei Orgânica de Assistência Social LOAS (Art. 4 o, 2 o, inciso IV, da Lei Complementar n o 101, de 4 de maio

Leia mais

ANEXO I DECLARAÇÃO DE RENDA INFORMAL. Eu,, Portador do RG nº e do CPF nº,

ANEXO I DECLARAÇÃO DE RENDA INFORMAL. Eu,, Portador do RG nº e do CPF nº, ANEXO I DECLARAÇÃO DE RENDA INFORMAL Eu,, Portador do RG nº e do CPF nº, DECLARO, para fins de direito, sob as penas da legislação cabível, que exerço atividade informal de: sem registro em CTPS e também

Leia mais

Processo Administrativo Fiscal PAF

Processo Administrativo Fiscal PAF Processo Administrativo Fiscal PAF Ivan Luís Bertevello www.macedosoaresebertevello.adv.br IMPUGNAÇÕES FRENTE A AUTUAÇÕES FISCAIS Um dos princípios reguladores do Processo Administrativo Fiscal (PAF) é

Leia mais

Curso Resultado. Decreto 6.214, de 26 de setembro de 2007 Publicado no DOU de Não foram ressaltadas as alterações anteriores a 2015

Curso Resultado. Decreto 6.214, de 26 de setembro de 2007 Publicado no DOU de Não foram ressaltadas as alterações anteriores a 2015 Decreto 6.214, de 26 de setembro de 2007 Publicado no DOU de 27.09.2007 Não foram ressaltadas as alterações anteriores a 2015 Regulamenta o benefício de prestação continuada da assistência social devido

Leia mais

Processo Administrativo Fiscal. Prof. Irapuã Beltrão

Processo Administrativo Fiscal. Prof. Irapuã Beltrão Processo Administrativo Fiscal Prof. Irapuã Beltrão Objeto de provas FASE PROBATÓRIA - Necessidade de comprovação do direito local ou estrangeiro (art. 16 2º) FAZENDA PÚBLICA IMPUGNANTE - ônus da prova

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TRAZIDAS PELO DECRETO Nº 8.805/16

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TRAZIDAS PELO DECRETO Nº 8.805/16 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TRAZIDAS PELO DECRETO Nº 8.805/16 Art. 4o Para os fins do reconhecimento do direito ao benefício, considera-se: 2o Para fins do disposto no inciso VI do caput, não serão computados

Leia mais

Direito Tributário. Aula 18. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Tributário. Aula 18. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Tributário Aula 18 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Benefício de prestação continuada (BPC) à Pessoa com Deficiência GERÊNCIA EXECUTIVA DO INSS EM CURITIBA SERVIÇO SOCIAL

Benefício de prestação continuada (BPC) à Pessoa com Deficiência GERÊNCIA EXECUTIVA DO INSS EM CURITIBA SERVIÇO SOCIAL Benefício de prestação continuada (BPC) à Pessoa com Deficiência GERÊNCIA EXECUTIVA DO INSS EM CURITIBA SERVIÇO SOCIAL Maio/2014 1 Superintendência Regional SUL Gerencia Executiva em Curitiba Gerencias

Leia mais

Tânia Maria Françosi Santhias Professora e Advogada

Tânia Maria Françosi Santhias Professora e Advogada Tânia Maria Françosi Santhias Professora e Advogada Conceito Processo X Procedimento Processo Tributário Administrativo X Processo Tributário Judicial Legalidade Oficialidade Devido Processo Legal Formalismo

Leia mais

Segue quadro comparativo sobre as alterações trazidas pela MP nº 664/2014, no tocante à pensão deixada pelo servidor público federal Lei 8.

Segue quadro comparativo sobre as alterações trazidas pela MP nº 664/2014, no tocante à pensão deixada pelo servidor público federal Lei 8. Segue quadro comparativo sobre as alterações trazidas pela MP nº 664/2014, no tocante à pensão deixada pelo servidor público federal Lei 8.112/90: Lei nº 8.112/90 redação anterior à Medida Provisória nº

Leia mais

QUADRO DE INCONSTITUCIONALIDADES PEC 287/2016

QUADRO DE INCONSTITUCIONALIDADES PEC 287/2016 QUADRO DE INCONSTITUCIONALIDADES PEC 287/2016 PEC 287/2016 RPPS Aposentadoria por tempo de contribuição e por invalidez 2º Os proventos de aposentadoria não poderão ser inferiores ao limite mínimo ou superiores

Leia mais

de Prestação Continuada da Assistência Social BPC, direito de cidadania, instituído pela Constituição Federal de 1988, garantido no âmbito da

de Prestação Continuada da Assistência Social BPC, direito de cidadania, instituído pela Constituição Federal de 1988, garantido no âmbito da C a r t i l h a APRESENTAÇÃO Esta cartilha tem por finalidade fornecer informações sobre o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social BPC, direito de cidadania, instituído pela Constituição

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 21

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 21 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS... 17 INTRODUÇÃO... 21 CAPÍTULO 1 DA SEGURIDADE SOCIAL... 25 1. Evolução da seguridade social... 26 1.1. No direito estrangeiro... 26 1.2. No Brasil... 28 2. A seguridade

Leia mais

Encontro Nacional de Coordenadores de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda.

Encontro Nacional de Coordenadores de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda. Encontro Nacional de Coordenadores de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda. Coordenação Nacional de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda Federação Nacional das Apaes Os benefícios

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Seguridade Social - Da Previdência Social Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção III DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Art. 201. A PREVIDÊNCIA

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Composição Adjunta da 26ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Composição Adjunta da 26ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Composição Adjunta da 26ª Junta de Recursos Número do Processo: 44232.093870/2014-70 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA

Leia mais

Decreto n , de 26 de setembro de 2007

Decreto n , de 26 de setembro de 2007 Decreto n. 6. 214, de 26 de setembro de 2007 DECRETO N. 6. 214, DE 26 DE SETEMBRO DE 2007 Regulamenta o benefício de prestação continuada da assistência social devido à pessoa com deficiência e ao idoso

Leia mais

BENEFÍCIO DA PRESTAÇÃO CONTINUADA, TRABALHO E AUXÍLIO- INCLUSÃO

BENEFÍCIO DA PRESTAÇÃO CONTINUADA, TRABALHO E AUXÍLIO- INCLUSÃO BENEFÍCIO DA PRESTAÇÃO CONTINUADA, TRABALHO E AUXÍLIO- INCLUSÃO - MUDANÇAS DA LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA), LEI N 13.146/2015 - Maria Aparecida

Leia mais

Seminário Estadual de Serviço Social na Previdência

Seminário Estadual de Serviço Social na Previdência Seminário Estadual de Serviço Social na Previdência Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social - BPC Tensões e Avanços na concretização deste direito constitucional Florianópolis, junho de

Leia mais

Brasília - DF, quarta-feira, 20 de agosto de 2014 página 26 MINISTÉRIO DA FAZENDA

Brasília - DF, quarta-feira, 20 de agosto de 2014 página 26 MINISTÉRIO DA FAZENDA Brasília - DF, quarta-feira, 20 de agosto de 2014 página 26 MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.491, DE 19 DE AGOSTO DE 2014 Dispõe sobre os débitos a

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE Alencar Frederico Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba;

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fl. 12 Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta Interna nº 29 - Data 29 de dezembro de 2014 Origem DELEGACIA ESPECIAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS (DEINF -

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 - O REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E AS ENTI- DADES PREVIDENCIÁRIAS... 17

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 - O REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E AS ENTI- DADES PREVIDENCIÁRIAS... 17 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 - O REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E AS ENTI- DADES PREVIDENCIÁRIAS... 17 1. ABRANGÊNCIA DO RGPS... 17 2. COBERTURA... 18 3. LEGISLAÇÃO DE REGÊNCIA... 19 4. ADMINISTRAÇÃO... 19 5.

Leia mais

Formulário Consulta Pública RFB. Apresentação e orientações

Formulário Consulta Pública RFB. Apresentação e orientações Formulário Consulta Pública RFB Apresentação e orientações Este Formulário tem a finalidade de receber contribuições da sociedade organizada para subsidiar a tomada de decisão sobre uma Consulta Pública

Leia mais

(PROJETO DE LEI Nº 711/13, DO EXECUTIVO, APROVADO NA FORMA DE SUBSTITUTIVO DO LEGISLATIVO)

(PROJETO DE LEI Nº 711/13, DO EXECUTIVO, APROVADO NA FORMA DE SUBSTITUTIVO DO LEGISLATIVO) LEI Nº 15.889, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2013 (PROJETO DE LEI Nº 711/13, DO EXECUTIVO, APROVADO NA FORMA DE SUBSTITUTIVO DO LEGISLATIVO) Atualiza os valores unitários de metro quadrado de construção e de terreno

Leia mais

Aposentadoria do segurado; Morte do segurado; Emissão de certidão de tempo de contribuição (RPS, art. 129).

Aposentadoria do segurado; Morte do segurado; Emissão de certidão de tempo de contribuição (RPS, art. 129). DCB BENEFÍCIO Data da cessação do benefício Recuperação da capacidade (art. 60); Retorno à atividade (art. 60, 6º e 7º); Transformação em aposentadoria por Auxílio invalidez (art. 62, parágrafo único);

Leia mais

1. Qualidade do que é previdente. 2. Previsão do futuro; conjectura (inferir ou deduzir que algo é provável).

1. Qualidade do que é previdente. 2. Previsão do futuro; conjectura (inferir ou deduzir que algo é provável). 1. Qualidade do que é previdente. 2. Previsão do futuro; conjectura (inferir ou deduzir que algo é provável). A Previdência Social é um seguro público que tem como função garantir que as fontes de renda

Leia mais

O Regime Geral de Previdência Social - RGPS e a PEC 287 de CURITIBA-PR, 14 DEZ 2016 Expositor: Luciano Fazio

O Regime Geral de Previdência Social - RGPS e a PEC 287 de CURITIBA-PR, 14 DEZ 2016 Expositor: Luciano Fazio O Regime Geral de Previdência Social - RGPS e a PEC 287 de 2016 CURITIBA-PR, 14 DEZ 2016 Expositor: Luciano Fazio 1 SUMÁRIO 1. O que é Previdência Social 2. Déficit do Regime Geral de Previdência Social

Leia mais

Nossa pauta de conversa hoje é

Nossa pauta de conversa hoje é Nossa pauta de conversa hoje é DEBATER A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL AO ABRIGO DA POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL, ENTENDENDO QUE É NECESSÁRIO ENTENDER QUE POLÍTICA SOCIAL É CIDADANIA. ISAURA ISOLDI CIDADANIA

Leia mais

PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO FEDERAL CARTILHA DO ADVOGADO

PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO FEDERAL CARTILHA DO ADVOGADO PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO FEDERAL CARTILHA DO ADVOGADO ELABORAÇÃO: COMISSÃO DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO Presidente Antonio Augusto Silva Pereira de Carvalho Coordenador da Área do

Leia mais

DETALHAMENTO DA DOCUMENTAÇÃO DO FIES

DETALHAMENTO DA DOCUMENTAÇÃO DO FIES DETALHAMENTO DA DOCUMENTAÇÃO DO FIES DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR A CPSA deverá solicitar, salvo em caso de dúvida, somente um dos seguintes comprovantes

Leia mais

~~ CE~TRO UNIVERSITÁRIO ~.~ SAOCAMILO. EDITAL N INSCRiÇÃO PARA BOLSA DE ESTUDOSASSISTENCIAL -2018/1

~~ CE~TRO UNIVERSITÁRIO ~.~ SAOCAMILO. EDITAL N INSCRiÇÃO PARA BOLSA DE ESTUDOSASSISTENCIAL -2018/1 ~.~ SAOCAMILO EDITAL N 02212018 INSCRiÇÃO PARA BOLSA DE ESTUDOSASSISTENCIAL -2018/1 Prof. Me. João Batista Gomes de Lima, Magnífico Reitor do Centro Universitário São Camilo, Campus Ipiranga, inscrito

Leia mais

Portaria Conjunta MDSA/INSS Nº 1 DE 03/01/2017

Portaria Conjunta MDSA/INSS Nº 1 DE 03/01/2017 Portaria Conjunta MDSA/INSS Nº 1 DE 03/01/2017 Publicado no DO em 4 jan 2017 Regulamenta regras e procedimentos de requerimento, concessão, manutenção e revisão do Benefício de Prestação Continuada da

Leia mais

EDITAL ESPECIAL BOLSA SOCIAL Nº 5 DE 26 DE JANEIRO DE 2018

EDITAL ESPECIAL BOLSA SOCIAL Nº 5 DE 26 DE JANEIRO DE 2018 EDITAL ESPECIAL BOLSA SOCIAL Nº 5 DE 26 DE JANEIRO DE 2018 PROGRAMA UNIVERSITÁRIO BOLSA SOCIAL BOLSAS REMANESCENTES das REMANESCENTES DO PROCESSO SELETIVO 2018-1 (alteração excepcional e temporária, válida

Leia mais

LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) com foco na POPULAÇÃO IDOSA

LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) com foco na POPULAÇÃO IDOSA LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) com foco na POPULAÇÃO IDOSA Direitos Sociais 1988: Promulgação da Constituição Federal; A Assistência Social passou a integrar o Sistema de Seguridade Social,

Leia mais

ESTAMOS NA RETA FINAL!!!!

ESTAMOS NA RETA FINAL!!!! ESTAMOS NA RETA FINAL!!!! 4 Seguridade Social Conjunto de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade Destinada a assegurar os direitos relativos à: Saúde Previdência Assistência social Financiamento

Leia mais

DICAS DE NOVEMBRO / 2014

DICAS DE NOVEMBRO / 2014 DICAS DE NOVEMBRO / 2014 DICA 01 O segurado especial é o único segurado da previdência social que poderá ter sua inscrição feita após sua morte. DICA 02 O benefício de prestação continuada da Assistência

Leia mais

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012 RICARDO MARIZ DE OLIVEIRA LIMITES INSTITUCIONAIS LIMITES IMPLICAM EM FRONTEIRAS MÍNIMAS E MÁXIMAS:

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Palmas

Faculdade de Tecnologia de Palmas PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITOPREVIDENCIÁRIO VI Matriz Curricular: 1) Seguridade Social 60hs/a. A Seguridade Social: conceitos fundamentais - Noções históricas do instituto - Conceito de seguridade

Leia mais

Atos do Poder Legislativo DECRETO Nº 8.754, DE 10 DE MAIO DE 2016

Atos do Poder Legislativo DECRETO Nº 8.754, DE 10 DE MAIO DE 2016 Atos do Poder Legislativo DECRETO Nº 8.754, DE 10 DE MAIO DE 2016 Altera o Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Honorários, gratuidade e prazos. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Honorários, gratuidade e prazos. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Honorários, gratuidade e prazos Prof. Luiz Dellore 1. Honorários Art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor. 1 o São devidos honorários

Leia mais

(Auditor-Fiscal/TCE-SC/CESPE/2016)

(Auditor-Fiscal/TCE-SC/CESPE/2016) (Auditor-Fiscal/TCE-SC/CESPE/2016) A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde,

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso LEI COMPLEMENTAR nº 840/11 Rodrigo Cardoso Art. 1º Esta Lei Complementar institui o regime jurídico dos servidores públicos civis da administração direta, autárquica e fundacional e dos órgãos relativamente

Leia mais

Disciplina: Direito Previdenciário Optativa Ano Letivo: Carga Horária: 36 h/a Período: 9º Pré-requisito: Direito Administrativo II Código: 383

Disciplina: Direito Previdenciário Optativa Ano Letivo: Carga Horária: 36 h/a Período: 9º Pré-requisito: Direito Administrativo II Código: 383 Disciplina: Direito Previdenciário Optativa Ano Letivo: Carga Horária: 36 h/a Período: 9º Pré-requisito: Direito Administrativo II Código: 383 EMENTA Evolução mundial dos sistemas de previdência social.

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Composição Adjunta da 4ª Câmara de Julgamento

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Composição Adjunta da 4ª Câmara de Julgamento Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Composição Adjunta da 4ª Câmara de Julgamento Número do Processo: 44232.144401/2013-45 Unidade de Origem: Benefício: 87/700.387.951-5

Leia mais

O Estatuto do Idoso (Lei nº /2003), no parágrafo único do artigo 34, estabeleceu o seguinte (grifamos):

O Estatuto do Idoso (Lei nº /2003), no parágrafo único do artigo 34, estabeleceu o seguinte (grifamos): Benefício Assistencial Questões polêmicas Autor: Márcio Augusto Nascimento Juiz Federal Publicado na Edição 16-23.02.2007 Na análise de pedido de concessão do benefício assistencial previsto no art. 20

Leia mais

Sumário. nota do autor...11 nota do autor 2ª edição a seguridade social no brasil...15 CAPÍTULO 1

Sumário. nota do autor...11 nota do autor 2ª edição a seguridade social no brasil...15 CAPÍTULO 1 nota do autor...11 nota do autor 2ª edição...13 CAPÍTULO 1 a seguridade social no brasil...15 1. Evolução histórica e composição...15 2. Definição e natureza jurídica...16 3. Competência legislativa...17

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES Estaremos, aos poucos, disponibilizando aqui as perguntas mais frequentes. Se a sua dúvida ainda não consta aqui, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-la nesta

Leia mais

E se possuir empregados permanentes não é segurado especial (art. 195, 8º da CF/88)

E se possuir empregados permanentes não é segurado especial (art. 195, 8º da CF/88) Olá! Segue abaixo o nosso gabarito da Prova do INSS aplicada ontem! Assim que sair o gabarito oficial verificaremos as possibilidades de recursos. E ela não foi o primeiro ato normativo, mas o marco da

Leia mais

Reforma da Previdência PEC 287. A Reforma é necessária?

Reforma da Previdência PEC 287. A Reforma é necessária? Reforma da Previdência PEC 287 A Reforma é necessária? Prof. Gilson Fernando 1 Saúde Seguridade Social Assistência Social Sistema Nacional garantidor de Direitos subjetivos Regimes Básicos RGPS Previdência

Leia mais

EDITAL BOLSA SOCIAL Nº 3 DE 15 DE JANEIRO DE 2018

EDITAL BOLSA SOCIAL Nº 3 DE 15 DE JANEIRO DE 2018 EDITAL BOLSA SOCIAL Nº 3 DE 15 DE JANEIRO DE 2018 PROGRAMA UNIVERSITÁRIO BOLSA SOCIAL BOLSAS REMANESCENTES DO PROCESSO SELETIVO 2018-1 O REITOR da UNIVERSIDADE VILA VELHA, no uso das suas atribuições legais

Leia mais

Cabe ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS receber e processar os requerimentos e habilitar os beneficiários nos termos do regulamento.

Cabe ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS receber e processar os requerimentos e habilitar os beneficiários nos termos do regulamento. Tudo sobre o seguro-defeso do pescador artesanal: da Medida Provisória 665/14 até a Instrução Normativa Nº 79 /PRES/INSS, de 1º/04/2015 Data de publicação: 13/04/2015 Com a publicação da Medida Provisória

Leia mais

COMPILADO. LEI 8112/90 Frequência

COMPILADO. LEI 8112/90 Frequência COMPILADO LEI 8112/90 Frequência LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Art. 19.

Leia mais

ATOS DO PODER EXECUTIVO

ATOS DO PODER EXECUTIVO Página 1 de 9 ATOS DO PODER EXECUTIVO DECRETO Nº 8.754, DE 10 DE MAIO DE 2016 Altera o Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação

Leia mais

Circular 02 - Frente em Defesa do SUAS e da Seguridade Social

Circular 02 - Frente em Defesa do SUAS e da Seguridade Social Circular 02 - Frente em Defesa do SUAS e da Seguridade Social Brasília, 5 de junho de 2016. A Frente em Defesa do SUAS e da Seguridade Social, por meio do grupo de trabalho de mobilização constituído em

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 6 09/01/2015 11:04 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos MEDIDA PROVISÓRIA Nº 664, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2014. Exposição de motivos Vigência Altera as Leis n o 8.213,

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 59, DE 2014

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 59, DE 2014 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 59, DE 2014 Altera dispositivos do art. 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para permitir que o empregado possa deixar de comparecer ao trabalho, por até 8 (oito)

Leia mais

SEGURO-DESEMPREGO. São requisitos para a percepção do seguro-desemprego - art. 3, Lei

SEGURO-DESEMPREGO. São requisitos para a percepção do seguro-desemprego - art. 3, Lei SEGURO-DESEMPREGO Benefício temporário que visa promover a assistência financeira do trabalhador desempregado, dispensado sem justa causa ou por despedida indireta. Estão excluídos, pois, os empregados

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 41 DE 26/12/ 2001 ( DOPE 27/12/2001) SALÁRIO FAMÍLIA

LEI COMPLEMENTAR Nº 41 DE 26/12/ 2001 ( DOPE 27/12/2001) SALÁRIO FAMÍLIA LEI COMPLEMENTAR Nº 41 DE 26/12/ 2001 ( DOPE 27/12/2001) SALÁRIO FAMÍLIA NOTA: Ver Lei Complementar nº 43/2002,Lei Complementar nº48/2003.atualizada até Lei complementar nº64, de 20 de dezembro de 2004.

Leia mais

BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA

BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA DECRETO Nº 6.214, DE 26 DE SETEMBRO DE 2007. Regulamenta o benefício de prestação continuada da assistência social devido à pessoa com deficiência e ao idoso de que trata

Leia mais

APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Professor Cláudio José Vistue Rios E-mail: claudiorios05@hotmail.com APOSENTADORIA PcD Analista do Seguro Social junto ao INSS; Especialista em Direito Previdenciário

Leia mais