Campanha de Fidelização e Captação dos Colégios Maristas. 12 Prêmio Destaque em Comunicação Sinepe/RS Categoria Captação e Retenção de Alunos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Campanha de Fidelização e Captação dos Colégios Maristas. 12 Prêmio Destaque em Comunicação Sinepe/RS Categoria Captação e Retenção de Alunos"

Transcrição

1 Campanha de Fidelização e Captação dos Colégios Maristas 12 Prêmio Destaque em Comunicação Sinepe/RS Categoria Captação e Retenção de Alunos

2 Apresentação da instituição Presente em solo gaúcho há 114 anos, a Rede Marista é fruto de quase dois séculos de atuação dos Irmãos Maristas no mundo. Fundada na França, em 1817, por São Marcelino Champagnat, a Instituição é reconhecida nacional e internacionalmente pela dedicação à educação de crianças e jovens. Anualmente cerca de 50 mil estudantes e 60 mil atendidos movimentam as unidades da Rede Marista, que são prioritariamente ligadas à educação, saúde e solidariedade. Tal missão é vivenciada e proporcionada por mais de 10 mil Irmãos, Leigos, colaboradores e educadores. Pessoas que contribuem, diariamente, para a construção de um mundo justo e fraterno baseado em valores. 18 Unidades sociais 1 Universidade (PUCRS) 1 Hospital (São Lucas) 18 Colégios Presentes em 13 cidades gaúchas e Brasília

3 Cenário Em 2012, a Rede Marista lançou seu Planejamento Estratégico , que visa os próximos dez anos de atuação da instituição. A partir dele, iniciou- -se uma caminhada para a construção de mais 18 planejamentos estratégicos, um específico para cada colégio da Rede, contemplando as especificidades das unidades. Todos eles, alinhados com o da Rede: Missão Visão Valores Promover uma educação evangelizadora de qualidade, por meio de processos criativos e inovadores, segundo o carisma marista, com vistas a formar codadãos comprometidos com a construção de uma sociedade justa e fraterna. Seremos rede líder em Educação Integral e desenvolvimento social de excelência, por meio de processos inovadores e compromissos com crescimento e sustentabilidade. Amor ao trabalho Audácia Espírito de família Espiritualidade Presença Simplicidade Solidariedade Com o objetivo de auxiliar na construção do planejamento estratégico dos diferentes colégios, foi realizada em 2012 uma pesquisa de mercado nas diversas praças em que a Rede Marista atua. A consultoria Litz, responsável pela pesquisa, traçou o cenário detalhado em que cada colégio está inserido. Foram estudadas as ameaças e oportunidades, as forças e fraquezas das unidades e seus respectivos concorrentes. Também foram traçados os perfis e as necessidades do público em potencial e atual dos 18 colégios. Diferencial da Rede Marista Justificativa A Rede Marista conta com um diferencial presente em todos os colégios: o Projeto Educativo do Brasil Marista, que traz a Educação Integral como um de seus principais alicerces. Com base no cenário e nos novos desafios, propostos pelo Planejamento Estratégico, ficou claro que uma campanha dos Colégios da Rede Marista não pode ter uma identidade única, afinal de contas, estamos presentes em 14 cidades, possuímos 18 planejamentos estratégicos diferentes e disputamos um mercado com mais de uma centena de concorrentes. Era preciso criar uma nova campanha mercadológica, inovadora em sua estratégia de divulgação. Precisávamos atender as necessidades de cada unidade, abordando os diferenciais apontados pela pesquisa de mercado e conversando com os diferentes públicos, nos diversos ambientes em que estamos inseridos. Ainda assim, essa nova comunicação precisaria ser construída de maneira que mantivesse uma unidade de campanha para todos os colégios, traduzindo o jeito marista de educar em sua essência.

4 Objetivos Geral Criar uma campanha que fosse adaptável para cada realidade dos 18 colégios, sem perder a unidade de rede e apresentando, de maneira clara, a Educação Integral, grande diferencial da Rede Marista. Desafios Tendo em vista o cenário, justificativa e objetivos apresentados, a Assessoria de Comunicação e Marketing da Rede Marista deparou-se com um novo desafio em sua trajetória: fazer uma nova campanha que contemplasse as seguintes diretrizes: Ser personalizada para cada colégio da Rede Mesmo sendo uma campanha única para todos os colégios, era necessário que cada unidade conseguisse comunicar suas particularidades para o público externo. Dessa maneira, com o apoio da pesquisa de mercado realizada em 2012, foram identificados os principais diferenciais de cada unidade em relação aos seus concorrentes. Específicos Fidelização Engajar os estudantes, famílias e educadores com a nova proposta de campanha. Captação Superar as metas de captação previstas para cada colégio. Aumentar o número total de estudantes da Rede Marista. Conversar com todos os públicos A Campanha de Fidelização e Captação atinge os diversos públicos que são influenciados pelos colégios. Portanto, ela deveria ter elementos que conversassem com educadores, famílias e estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, visando um maior engajamento de todos. Traduzir a Educação Integral e o Projeto Educativo do Brasil Marista O jeito marista de educar fundamenta-se em uma formação integral que contempla uma interligação entre as diferentes dimensões da pessoa: corpo, mente, coração e espírito, harmonizando, dessa maneira, fé, cultura e vida. O Projeto Educativo do Brasil Marista é um importante diferencial para todos os colégios da Rede, mas sua mensagem deveria ser de fácil interpretação para o público que não está acostumado com os conceitos pedagógicos. Superar as metas Um dos maiores desafios de todos os anos é o atingimento das metas de captação propostas para cada colégio, mas neste ano queríamos mais. Além de desenvolver uma campanha inovadora, nos desafiamos a SUPERAR cada uma das metas, ampliando o número total de alunos em 2%.

5 Envolvimento Públicos de interesse Estudantes e suas famílias Educadores + famílias em potencial das 14 cidades em que atuamos Através de grupos focais e momentos de escuta promovidos pela Assessoria de Comunicação e Marketing, foi identificado o perfil do principal agente de nossa campanha: o estudante marista. As análises das pesquisas apontaram um perfil único desse estudante: ele é um verdadeiro protagonista. O estudante marista é incentivado a ser um agente de mudança no mundo, propondo iniciativas que transformam o meio em que está inserido, ampliando, dessa maneira, o seu aprendizado. As iniciativas que surgem a partir do convívio diário no colégio são apoiadas e incentivadas pelas famílias e educadores. Assim, presenciamos o surgimento de clubes de leitura, grupos de teatro, campeonatos de futebol, clubes de ciência, grupos de voluntariado e uma dezena de outros projetos. São estudantes, professores e familiares construindo e compartilhando o jeito marista de aprender.

6 Formas de envolvimento e relacionamento Com a reformulação completa da Campanha de Fidelização e Captação era necessário, primeiramente, envolver e sensibilizar o público interno para, depois, compartilhar nossa proposta com o público externo. Momento 1 Educadores Momento 2 Famílias e estudantes Momento 3 Público externo Os educadores são os principais multiplicadores de nossas mensagens, são eles que materializam a proposta educativa que oferecemos. Sendo assim, esses profissionais são os primeiros a conhecer a nossa campanha através de um evento promovido pela Assessoria de Comunicação e Marketing local. Nos lançamentos de 2013, os educadores foram apresentados ao novo conceito através de histórias de aprendizado contadas por seus próprios alunos, materializando o trabalho que fazem diariamente. Para aproximar a campanha das famílias de cada colégio, utilizamos estudantes locais, que contavam suas histórias através de depoimentos que mostravam a educação integral marista. Dessa maneira, o tom das peças ficou mais verdadeiro e com a cara do colégio. Os alunos eram vistos em anúncios, materiais dentro da unidade, publicações impressas, em nosso website e em outros canais. Esse foi um passo muito importante para estreitar o relacionamento com um público que precisamos fidelizar constantemente. Para apresentar os conceitos de Educação Integral para o público externo era importante estar presente na mídia de maneira diversificada. Cada uma das peças propostas foram pensadas cuidadosamente para mostrar à sociedade como é a educação em que acreditamos. Estudantes locais protagonizaram anúncios e demais materiais de divulgação, apresentando a Educação Integral marista e os diferenciais específicos de cada unidade.

7 Gestão do projeto Manifesto de marca Acreditamos num trabalho que envolva o estudante, a família e os educadores, em uma relação de parceria e confiança. O jeito marista de educar se traduz na construção de novos conhecimentos, na prática de valores, na solidariedade, nas vivências, no cuidado com a vida e em atividades que possibilitam o desenvolvimento de talentos, tendo o estudante como centro da aprendizagem. Para lançar a campanha foi criado um manifesto de marca, que sintetiza a proposta de educação da Rede Marista. Aúncio manifesto publicado no Correio do Povo e na Zero Hora A educação em que acreditamos Ensinar e aprender de diferentes formas são desafios constantes em nossos colégios. Está na nossa essência, no jeito marista. Sendo estudante, família ou escola, sempre temos algo a aprender. Com tradição e o compromisso de seguir inovando, queremos revelar diversas formas de construir conhecimento e descobrir outras tantas. Por isso, convidamos a sociedade ao diálogo. Que tal promovermos a troca de ideias, pensarmos juntos o presente e o futuro da educação? Nas ruas e redes sociais, vamos compartilhar iniciativas e diferenciais de nossos colégios. Conheceremos histórias de Julianas, Felipes, Márcios, Camilas e de tantos outros estudantes. Cada um do seu jeito, todos maristas. E você, qual o seu jeito de aprender?

8 Gestão do projeto Conceito Era necessário criar um conceito publicitário capaz de mostrar a Educação Integral e que possibilitasse um desdobramento para os diferenciais específicos de cada colégio. Também foram definidos eixos fundamentais, que representam a Educação Integral marista: corpo, mente, coração e espírito. Precisávamos de uma unidade na multiplicidade. Essa foi a forma que encontramos para traduzir de maneira simples e direta a educação integral marista. Múltiplas cidades e costumes. Múltiplos colégios e planejamentos. Múltiplos educadores e famílias. Múltiplos jeitos de ensinar e aprender.

9 Anúncios Para adaptar a campanha localmente, os colégios escolheram quatro estudantes (um para cada nível de ensino) que testemunhassem um jeito diferente de aprender. Dessa maneira, conseguimos explorar os diferenciais e as especificidades de cada unidade, tendo os nossos estudantes como protagonistas da campanha em suas cidades. O Cássio, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Marista Santo Ângelo, mostrou para a comunidade de seu município sua vontade de ser cientista, despertada nas aulas práticas e pesquisas realizadas no Laboratório de Ciências do colégio. Nos Colégios da Rede Marista, a excelência educacional perpassa todos os níveis de ensino, com múltiplas possibilidades dos estudantes e educadores construírem novos conhecimentos.

10 A Antônia, do 1º ano do Ensino Fundamental do Marista São Luís, mostrou para a comunidade de Santa Cruz do Sul que através do balé descobriu um novo talento que quer levar para toda a vida. Arte, cultura, esporte e tecnologia fazem parte do cotidiano dos nossos colégios, com atividades que vão além da sala de aula, como música, teatro, artes plásticas, dança, ginástica, equipes esportivas e robótica. Ao longo de toda vida escolar, os estudantes maristas encontram espaço para descobrir e desenvolver talentos. A Júlia está na 7ª série do Ensino Fundamental do Marista Medianeira e apresentou para a comunidade de Erechim a Pastoral Juvenil Marista, espaço de integração em que se trabalha a formação de lideranças, a vivência da solidariedade e a espiritualidade cristã. Essa é uma das iniciativas propostas aos estudantes maristas, que encontram em nossos colégios oportunidade para a prática do voluntariado, o exercício da cidadania, o respeito às diferenças, entre outras formas de compartilhar valores.

11 O Lorenzo, do 5º ano do Ensino Fundamental do Marista Rosário, joga futsal desde os seis anos, e mostrou para os porto-alegrenses que já organizou o time de sua turma para participar de um campeonato. Além de praticar atividade física, visitou um supermercado com sua turma e aprendeu a preparar lanches saudáveis. Os educadores maristas incentivam o esporte, a boa alimentação, a preservação do espaço onde vivemos, a sustentabilidade, entre outras formas de cuidar da vida. Coluna no Correio do Povo Em parceria com o jornal Correio do Povo, contamos com a publicação de colunas assinadas por estudantes de nossos colégios. Ao longo de 19 semenas revelamos diferentes formas de aprender, em uma ação colaborativa.

12 Mídia externa Nas ruas, provocamos a população a refletir sobre o nosso aprendizado diário. Os textos de cada peça interegiam com o ambiente em que estavam inseridos. A ideia era mostrar que é possível aprender em vários momentos, dando vida ao conceito da campanha. Observando o trânsito do dia a dia, é possível aprender sobre a importância de ter consciência na direção. A mídia utilizada em busdoor e vans escolares abordava esse tema. A busca de novos conteúdos, sobre diferentes realidades e pontos de vista, também é um jeito de aprender. A mídia das bancas de revista abordava essa questão.

13 Mídia externa Os estudantes do Marista Rosário praticam voluntariado na Santa Casa. Por isso, o outdoor duplo que ficava ao lado do hospital explicava que esse também é um jeito de aprender. Conhecer novos lugares também é um jeito de aprender sobre diferentes culturas. Era sobre isso que falava o banner que ficava no aeroporto de POA. Shopping é um lugar que frequentamos com amigos e com a família. É aonde entramos para aproveitar um cinema e também para jogar fliperama. Por isso, o texto do outdoor situado no Shopping Total dizia que curtir bons momentos também é um jeito de aprender.

14 Filme para TV O VT que veiculou nas emissoras de TV abordava diferentes formas em que a aprendizagem acontece. Foram feitas 18 versões, com assinaturas diferentes, para que cada colégio pudesse a sua versão utilizar no plano de mídia local. Todos os personagens que aparecem no vídeo são estudantes maristas. Além da TV, o vídeo foi postado no YouTube e outras redes sociais. Veja aqui. On line Ler sobre os acontecimentos e refletir sobre eles é um importante jeito de aprender. Era isso que abordava o banner online, que veiculou no site da Zero Hora e em outros sites de jornais do RS e Brasília.

15 Brindes Com o objetivo de aproximar a instituição de seus públicos, foram criados brindes que deram suporte à campanha. Para que também auxiliassem na vivência do conceito proposto, foram pensados letterings que conversavam com cada um deles, sempre abordando algum jeito de aprender. As entregas foram feitas no momento da matrícula dos estudantes e em ações ou eventos que envolviam as famílias e parceiros. Kit marca-texto Grifar os conteúdos mais importantes ao estudar para uma prova também é um jeito de estimular a aprendizagem. No kit marca-texto foi impresso: Destacar a aprendizagem Aprendemos de todos os jeitos. Copo sustentável O copo dobrável foi produzido para que pudesse ser levado na mochila }pelos estudantes, substituindo os descartáveis que eram utilizados. Na arte impressa no brinde era possível ler: Ser sustentável Aprendemos de todos os jeitos. Caderno de desenho Um caderno de desenho pode ser preenchido por vários tipos de conteúdo. Na capa foi impresso: Estimular a criatividade Aprendemos de todos os jeitos. Kit aquarela Com um papel e um pouco de tinta, as crianças podem desenhar o seu próprio universo e aprender de forma lúdica. O lettering do kit aquarela dizia: Colorir o mundo Aprendemos de todos os jeitos. Cofrinho Praticar educação financeira é um importante jeito de aprender. Como esse brinde foi destinado ao Ensino Médio, o lettering buscou conversar com esse público: Juntar uma grana Aprendemos de todos os jeitos.

16 Acompanhamento e controle Visão do hotsite para o público externo. Nenhuma campanha é capaz de colaborar sozinha na captação de estudantes, se o atendimento e o processo de matrícula não forem eficazes. Por isso, a Assessoria de Comunicação e Marketing dos Colégios Maristas presta todo o suporte junto à Gerência Educacional na gestão desse processo. É o que garante o alinhamento dos processos e registros e a mensuração dos resultados. Para isso é utilizada uma aplicação web totalmente customizada, desenvolvida internamente em 2006, já que não havia uma solução pronta no mercado que atendesse a todas as necessidades da Rede. A aplicação web possibilita o acompanhamento em tempo real de todo o processo de inscrições por parte dos gestores, possibilitando a geração de subsídios para tomada de decisões e previsão orçamentária dos colégios. Esse acompanhamento nos permitiu identificar a necessidade de planos emergenciais de captação. No decorrer do processo, conseguimos potencializar determinados esforços de campanha, tendo por base os indicadores parciais. Visão do hotsite para os gestores do processo. Recursos humanos A criação, execução e gestão da Campanha de Fidelização e Captação foram feitas pela equipe da Assessoria de Comunicação e Marketing da mantenedora. Na época, em 2013, a estrutura do setor contava com cinco jornalistas, um diagramador, três publicitários, um designer e um relações públicas. Ainda, em cada colégio havia ao menos um profissional da área, responsável pela aplicação local da campanha. Dessa forma, as orientações eram enviadas pela Assessoria para as unidades, que faziam a gestão local das ações e adaptavam seus planos de mídia e papelaria de acordo com o contexto encontrado. Ao todo foram cerca de 35 colaboradores envolvidos diretamente com o processo. Recursos financeiros A mantenedora possui uma verba específica para execução das campanhas anuais de captação e fidelização. Parte da verba de comunicação dos colégios (35%) é destinada para a execução do plano de mídia em rede. Os 65% restantes da verba são administrados pelo colégio para investimentos locais da campanha. Todas as ações e planos de mídia são supervisionados pela Assessoria de Comunicação e Marketing da rede.

17 Os principais acertos da campanha foram envolver os estudantes e trabalhar um mote que traduz a educação marista em sua essência, revelando difersas formas de aprender. RESULTADOS Avaliação da continuidade do projeto No final do período de captação foi realizada uma pesquisa com os gestores de todos os colégios, com objetivo de avaliar a continuidade das estratégias da campanha. No dia do lançamento, os educadores e, posteriormente, as famílias, falavam em ser a melhor campanha de todas, por estampar os nossos estudantes. O novo conceito, uma das principais mudanças, foi bem aceito pela maioria dos gestores. O principal acerto da campanha foi utilizar os estudantes locais como protagonistas de seus colégios, revelando, através dos diferenciais, diversas formas de aprender. Penso que essa foi a melhor sacada da campanha (usar estudantes locais). Nossos estudantes e ex-alunos são os produtos da qualidade da educação marista. Como a equipe avalia o aspecto conceitual da campanha (Aprendemos de todos os jeitos)? 5,60% A participação dos estudantes foi super válida, porque, ao compartilharmos iniciativas locais e verdadeiras, reforçando os diferenciais de cada instituição, o público externo pode conhecer o jeito marista de aprender e ensinar. 22,20% Pesquisa feita com gestores 72,20% Ótimo Bom Regular Usar como personagens nossos próprios estudantes foi maravilhoso. Deu credibilidade ao nosso trabalho e ao que queremos mostrar. A campanha é linda, e nos motiva a fazer parte dessa história. Integrar os estudantes da Campanha FiCa é genial e oferece um novo jeito a uma campanha de marketing. Depoimentos extraídos da pesquisa

18 RESULTADOS Professores engajados Os educadores se envolveram com a campanha, internalizaram o conceito, levando para as redes sociais. Na sala de aula, o conceito Aprendemos de todos os jeitos, também foi usado em atividades pedagógicas promovidas pelos professores. O conceito contou com a adesão dos educadores? Famílias sensibilizadas Ao longo da campanha as famílias também se identificaram com o conceito criado. O uso de estudantes locais colaborou para um maior envolvimento dos responsáveis. Na foto abaixo, registro do quarto de um estudante, que recortou e guardou o anúncio veiculado nos jornais. Este retorno é um resultado importante, tendo em vista que o mote trabalhado foi pensado levando em consideração o Projeto Educativo do Brasil Marista e sua proposta pedagógica. 22,20% Sim Em Partes Além disso, o professor é um dos principais responsáveis pela fidelização dos estudantes, durante o período letivo é ele quem faz a entrega do que está sendo proposto pelo colégio. 77,80% Pesquisa feita com gestores As famílias também protagonizaram a campanha, sendo convidadas para fotografar com seus filhos. Afinal, pais e filhos juntos, tem muito a aprender e ensinar. A parceria entre família e escola é outro diferencial dos colégios maristas, reforçado por meio dos depoimentos e imagens da campanha. Depoimento de uma das profissionais de comunicação dos colégios Apresentação feita por uma professora dos projetos criados a partir do conceito da campanha.

19 RESULTADOS Resultados alcançados Em 31 de março de 2014, período em que finalizamos a captação, 14 dos 18 colégios haviam superado as metas estabelecidas. O que contribuiu para o crescimento acima do esperado no número total de alunos, passando de para , um aumento de 2,4%. Enquanto as taxas de natalidade diminuem e os incentivos do governo para a escola pública aumenta, as instituições privadas precisam diferenciar-se, para conquistar novos públicos. Enquanto o número de matrículas cai, a conquista de 2,45% de crescimento é superior a média do mercado. 14/18 Colégios SUPERARAM a meta estabelecida 403 novos estudantes captados, que equivale a um colégio de pequeno porte inteiro 2,45% 0,45% Crescimento total no número de alunos Acima do esperado

20 Outros números Ao longo de todo o processo de criação da campanha descobrimos muitos jeitos de aprender e esperamos descobrir muito mais em Mais de 72 estudantes participaram da campanha contando suas histórias e seus jeitos de aprender. Inúmeros letterings foram criados para cada uma das peças desenvolvidas, representando diferentes jeios de aprender. Esse é o nosso jeito de aprender. Qual é o seu? aprendemosdetososjeitos.com.br

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

A Redcube. Há 10 anos, somos engajados em planejar, criar e produzir comunicação

A Redcube. Há 10 anos, somos engajados em planejar, criar e produzir comunicação A Redcube Há 10 anos, somos engajados em planejar, criar e produzir comunicação Sobre a Agência Gostamos de fazer propaganda. Seja na web, na TV, no celular, na revista ou juntando tudo pra contar uma

Leia mais

Objetivos desta apresentação

Objetivos desta apresentação Objetivos desta apresentação Compartilhar as ações planejadas, assim como as que estão em andamento; Solicitar o apoio e o envolvimento de toda a comunidade. Proposta da campanha Envolver toda a comunidade

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

ibis budget institucional

ibis budget institucional ibis budget institucional July 02th 2013 Plano de Marketing & Comunicação 11 January novembre 23th 2013 2012 Plano institucional 360º Objetivo e principais ações A campanha 360º objetivos Lançar, por meio

Leia mais

O Engajamento em Programas Empresariais: funcionários, gestão e áreas parceiras. Trabalho em Grupo Encontro de 03/08/2011

O Engajamento em Programas Empresariais: funcionários, gestão e áreas parceiras. Trabalho em Grupo Encontro de 03/08/2011 O Engajamento em Programas Empresariais: funcionários, gestão e áreas parceiras Trabalho em Grupo Encontro de 03/08/2011 Resumo Mesa 1 Questão 1 O que dá significado/contribui para a participação do funcionário

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário.

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário. 1. Apresentação O Voluntariado Empresarial é um dos canais de relacionamento de uma empresa com a comunidade que, por meio da atitude solidária e proativa de empresários e colaboradores, gera benefícios

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4

Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4 Guia do Educador CARO EDUCADOR ORIENTADOR Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 2. PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4 Objetivo GERAL 5 METODOLOGIA 5 A QUEM SE DESTINA? 6 O QUE

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades integradas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem

APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem O Projeto e-jovem é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação SEDUC, cuja proposta visa oferecer formação em Tecnologia da Informação

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA Educação Infantil METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA s s s Precisao e organizacao nos conceitos A agitação é a mesma. Com algumas adaptações ao espaço e ao tempo, a rotina e as histórias

Leia mais

Quem Somos. Nossa meta é o resultado do cliente!

Quem Somos. Nossa meta é o resultado do cliente! 2 0 1 5 Quem Somos Somos a equipe que você deseja para resolver um pequeno impasse, ou um grande dilema, quando o assunto e a MÍDIA certa, no lugar certo e no momento adequado. Regional, personalizada

Leia mais

CONSTRUINDO UM EXCELENTE LUGAR PARA TRABALHAR LISTA GREAT PLACE TO WORK BRASIL - 2014

CONSTRUINDO UM EXCELENTE LUGAR PARA TRABALHAR LISTA GREAT PLACE TO WORK BRASIL - 2014 CONSTRUINDO UM EXCELENTE LUGAR PARA TRABALHAR LISTA GREAT PLACE TO WORK BRASIL - 2014 MISSÃO: CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MELHOR, AJUDANDO EMPRESAS A TRANSFORMAR SEU AMBIENTE DE TRABALHO PRESENÇA GLOBAL 53

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA EM MARKETING DIGITAL

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA EM MARKETING DIGITAL PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA EM MARKETING DIGITAL O QUE É? Marketing digital é o conjunto de ações de comunicação no ambiente digital. Seu propósito é divulgar, conquistar e melhorar a rede

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida.

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida. A Dehlicom Soluções em Comunicação é a agência de comunicação integrada que busca divulgar a importância da comunicação empresarial perante as empresas e todos os seus públicos, com atendimento personalizado

Leia mais

Ivo Camargo Jr. Consultoria e Representação Comercial PROPOSTA COMERCIAL

Ivo Camargo Jr. Consultoria e Representação Comercial PROPOSTA COMERCIAL Ivo Camargo Jr. Consultoria e Representação Comercial PROPOSTA COMERCIAL APRESENTAÇÃO Ivo Camargo Jr. Consultoria e Representação Comercial A Ivo Camargo Jr. Consultoria e Representação Comercial nasceu

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional Fundação ArcelorMittal ArcelorMittal Maior produtora de aço do mundo com mais de 222.000 empregados

Leia mais

Sustentabilidade e formação de lideranças

Sustentabilidade e formação de lideranças Sustentabilidade e formação de lideranças ForGRAD Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras Foz do Iguaçu, 24 de novembro de 2011 O MUNDO MUDOU... A sociedade se organiza em redes,

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Primeiros passos no mundo da política Em 1992, o paulista Gilberto Musto iniciou a sua consultoria política na cidade de Fernandópolis.

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Programa de Responsabilidade Socioambiental Programa de Responsabilidade Socioambiental Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da BAESA e da ENERCAN e saiba como ajudar sua comunidade Você já deve ter ouvido falar da BAESA e da ENERCAN.

Leia mais

O Projeto O projeto consiste em um espetáculo de Teatro, cênico/ musical com foco nas questões de sustentabilidade e meio ambiente destinado ao público infantil entre 06 e 12 anos. O projeto teatral proporcionará,

Leia mais

O desafio do choque de gerações dentro das empresas

O desafio do choque de gerações dentro das empresas O desafio do choque de gerações dentro das empresas Sabe aquele choque de gerações que você vê na sua casa, quando a sua mãe simplesmente não consegue ligar um DVD ou mandar um email no computador? Pois

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

gestão, inovação e liderança com atitude

gestão, inovação e liderança com atitude gestão, inovação e liderança com atitude perfil Lígia Fascioni é Engenheira Eletricista, Mestre em Engenharia Elétrica na área de Automação e Controle Industrial, Especialista em Marketing e Doutora em

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 DO MARKETING À COMUNICAÇÃO Conceitualmente, Marketing é definido por Kotler

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

PROJETO: SEMANA LITERÁRIA: LEITURA, CIDADANIA E VIDA

PROJETO: SEMANA LITERÁRIA: LEITURA, CIDADANIA E VIDA PROJETO: SEMANA LITERÁRIA: LEITURA, CIDADANIA E VIDA Giruá, outubro de 2014. 1.DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1. NOME DO PROJETO: SEMANA LITERÁRIA: LEITURA, CIDADANIA E VIDA 1.2. PÚBLICO ALVO Alunos e professores

Leia mais

Formação de Voluntários em Programas Corporativos. Trabalho em Grupo Encontro de 08/06/2011

Formação de Voluntários em Programas Corporativos. Trabalho em Grupo Encontro de 08/06/2011 Formação de Voluntários em Programas Corporativos Trabalho em Grupo Encontro de 08/06/2011 Questão 1 A empresa tem uma estratégia definida? A empresa planeja a formação dos voluntários? Se sim, qual o

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

Amcham Brasil Projeto Escola Legal 2008. Projeto Piloto

Amcham Brasil Projeto Escola Legal 2008. Projeto Piloto Amcham Brasil Projeto Escola Legal 2008 Projeto Piloto Apresentação Amcham Fundada em 1919, na capital paulista, a Câmara Americana de Comércio é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos,

Leia mais

Entre 2011 e 2012, o time do GELP Austrália criou duas animações em colaboração com a Innovation Unit.

Entre 2011 e 2012, o time do GELP Austrália criou duas animações em colaboração com a Innovation Unit. Austrália_ Entre 2011 e 2012, o time do GELP Austrália criou duas animações em colaboração com a Innovation Unit. O primeiro vídeo, chamado Nós queremos falar sobre a educação do século 21, fala sobre

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Promover a inserção de mulheres no mercado de trabalho por meio de projetos de geração de renda é o objetivo do Instituto Lojas

Leia mais

Gestão Estratégica de Projetos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Gestão Estratégica de Projetos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS Mudança de direção Até maio de 2013 todo o mercado de TV por assinatura adotava uma postura comercial tradicional no mercado digital, composta por um empacotamento

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES Com a crescente produção de conhecimento e ampliação das possibilidades de atuação profissional, o curso proporciona atividades extra curriculares

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

Para facilitar a realização do

Para facilitar a realização do Para facilitar a realização do sugerimos 10 passos que consideramos primordiais para o sucesso da ação. Este livreto traz um resumo desse percurso. A versão completa da Cartilha dos 10 passos está disponível

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Dir. Nac. de Marketing Jun/13 APRESENTAÇÃO As emoções da Copa Espírito Santo de Futebol estão de volta. A Rede Vitória, pelo sexto ano consecutivo,

Leia mais

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre.

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre. A AVY COMUNICAÇÃO A AVY Comunicação é uma agência de comunicação e marketing que desenvolve diferentes soluções utilizando a experiência e criatividade de sua equipe para gerar valor institucional, fidelidade

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

Ministério da Educação. Primavera 2014. Atualização do Redesenho do Currículo

Ministério da Educação. Primavera 2014. Atualização do Redesenho do Currículo Ministério da Educação Primavera 2014 Atualização do Redesenho do Currículo Em 2010, o Ministério da Educação começou a transformar o sistema educacional de British Columbia, Canadá, Ensino Infantil Médio

Leia mais

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING Professor: Arlindo Neto Competências a serem trabalhadas GESTÃO DE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA GESTÃO COMERCIAL FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM

Leia mais

Vigilância Alimentar Nutricional. Colocar aqui a página inicial do curso. Curso de. Vigilância. Alimentar. Nutricional

Vigilância Alimentar Nutricional. Colocar aqui a página inicial do curso. Curso de. Vigilância. Alimentar. Nutricional Colocar aqui a página inicial do curso Curso de Vigilância Alimentar Nutricional FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz Educação a Distância Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição Ministério

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

Leia mais

na sala de aula e na vida

na sala de aula e na vida na sala de aula e na vida Dez dos pais que favorecem o sucesso dos filhos na sala de aula e na vida 2 2012, Fundação Otacílio Coser COSTA, Antonio Carlos Gomes da BASILE, Odelis PAIS, ESCOLA E FILHOS,

Leia mais

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção.

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. estratégias online Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. serviços consultoria Benchmark Planejamento

Leia mais

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco!

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! FUNDAÇÃO DO CVSP O CVSP foi criado em 6 de maio de 1997, por um grupo

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local

RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local 1 Por: Evandro Prestes Guerreiro 1 A questão da Responsabilidade Social se tornou o ponto de partida para o estabelecimento

Leia mais

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA O Canal Futura acredita que a juventude brasileira tem um importante papel a desempenhar

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Plano de Marketing Ferramentas Plano Nacional Divulgação Assessoria de Imprensa Reforço Peças Bate Papo

Plano de Marketing Ferramentas Plano Nacional Divulgação Assessoria de Imprensa Reforço Peças Bate Papo Summit 2012 Plano de Marketing Ferramentas Plano Nacional Divulgação Assessoria de Imprensa Reforço Peças Bate Papo Público-alvo - Pastor sênior - Líderes e pessoas influentes servindo em uma igreja local

Leia mais

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio Projeto Pedagógico por Anésia Gilio INTRODUÇÃO Esta proposta pedagógica está vinculada ao Projeto Douradinho e não tem pretenção de ditar normas ou roteiros engessados. Como acreditamos que a educação

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

Feimafe Informações Gerais

Feimafe Informações Gerais Líder Mundial na Organização de Eventos Qualquer que seja o setor de atuação......criamos contatos, conteúdos e comunidades com o poder de transformar seus negócios. Feimafe Informações Gerais Sumário

Leia mais

Qual carreira profissional você quer trilhar?

Qual carreira profissional você quer trilhar? Qual carreira profissional você quer trilhar? programa de coaching de carreira Trilhas Profissionais Desde pequenos nos perguntam o que você quer ser quando crescer?. O que não nos damos conta é que temos

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos!

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! Documento final aprovado por adolescentes dos Estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Mato Grosso,

Leia mais

QUEM É A PROJECTO HOJE?

QUEM É A PROJECTO HOJE? Começamos em 2008 com uma dúvida na cabeça: por que não ter um material com design inovador mas que também traga resultados para o negócio do cliente? Para nós não fazia sentido ter um layout bonito que

Leia mais

Os tempos mudaram. Campanha de valorização

Os tempos mudaram. Campanha de valorização Campanha de valorização Os tempos mudaram Terceira fase da Campanha de Valorização do Marketing Direto enfatiza a revolução nas formas de conquistar o público e a proximidade da disciplina com as novas

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA A relevância do projeto: O negro em destaque: As representações do negro na literatura brasileira se dá a partir das análises e percepções realizadas pelo coletivo cultural,

Leia mais