Nome do aluno: nº série/turma 5º ano Curso: Disciplina: Português

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nome do aluno: nº série/turma 5º ano Curso: Disciplina: Português"

Transcrição

1 Nome do aluno: nº série/turma 5º ano Curso: Disciplina: Professor: Fundamental I Português Bimestre: Tipo de atividade: Complementar Data: / / º bimestre Objetivo: Revisão de pré-requisitos para iniciação de novos conteúdos. Instruções: - Imprima esta atividade. Você deve trazê-la, respondida, no primeiro dia de aula. - Antes de responder cada questão, leia e pense sobre cada uma das alternativas. - Cada questão tem apenas uma alternativa correta. A letra correspondente a alternativa correta deverá ser escrita no espaço adequado A FORMIGA E O GRÃO DE TRIGO Durante a colheita, um grão de trigo caiu no solo. Ali ele esperou que a chuva o enterrasse. Então surgiu uma formiga que começou a arrastá-lo para o formigueiro. - Por favor, me deixe em paz! protestou o grão de trigo. - Mas precisamos de você no formigueiro disse a formiga se não tivermos você para nos alimentar, vamos morrer de fome no inverno. - Mas eu sou uma semente viva reclamou o trigo não fui feito para ser comido. Eu devo ser enterrado no solo para que uma nova planta possa crescer a partir de mim. - Talvez disse a formiga -, mas isso é muito complicado para mim. E continuou a arrastar o trigo. - Ei, espere disse o trigo. Tive uma ideia. Vamos fazer um acordo! - Um acordo? perguntou a formiga. - Isso mesmo. Você me deixa no campo e, no ano que vem, eu lhe dou cem grãos. - Você está brincando disse a formiga, descrente. - Não, eu lhe prometo cem grãos iguais a mim no próximo ano. - Cem grãos de trigo para desistir de apenas um? disse a formiga, desconfiada. Como você vai fazer isso? - Não me pergunte respondeu o trigo -, é um mistério que não sei explicar. Confie em mim. - Eu confio em você disse a formiga, que deixou o grão de trigo em seu lugar. E, no ano seguinte, quando a formiga voltou, o trigo tinha mantido sua promessa. FÁBULAS do mundo todo: Esopo, Leonardo da Vinci, Andersen, Tolstoi e muitos outros... São Paulo, Melhoramentos, O grão de trigo caiu no solo esperando que a formiga o levasse para o formigueiro. outros grãos de trigo fossem procurá-lo. o vento o levasse para longe dali. a chuva o enterrasse.

2 02. O desentendimento entre os personagens da historia inicia quando o grão de trigo cai no solo. o trigo diz que é uma semente viva. a formiga começa a arrastar a semente. a formiga aceita fazer um acordo com o trigo. 03. Quando a formiga diz ao trigo você está brincando, ela acredita que o grão vai cumprir o acordo. desconfia da promessa do grão. está se divertindo com a situação. está propondo ao trigo uma brincadeira. 04. A formiga resolve deixar o grão em seu lugar porque ele lhe promete cem grãos de trigo. já tem comida suficiente no formigueiro. quer o grão como amigo. sente pena dele. 05. Quando o autor diz que o trigo tinha mantido sua promessa, podemos entender que o trigo germinou e se tornou uma planta que gerou outros grãos de trigo. ficou rico e comprou cem grãos para dar à formiga. tinha permanecido o tempo todo em seu lugar à espera da formiga. roubou cem grãos da plantação vizinha. 06. Esta história trata principalmente de um acordo baseado em: trapaça e mentira. confiança e fidelidade. amizade e companheirismo. desconfiança e engano.

3 POR QUE ALGUNS ANIMAIS NASCEM MACHOS E OUTROS FÊMEAS? Um caminho para a resposta é a comparação. Muito antes de você nascer, quando ainda era um embrião, todas as suas características já estavam selecionadas: cor dos olhos, do cabelo, até mesmo, se você seria menino ou menina. Da mesma maneira, ocorre com quase todos os bichos: o sexo do filhote e diversas outras características são determinadas na fecundação, quando a célula reprodutora masculina se une à feminina. Mas você sabe, as regras tem exceções. Com as tartarugas e os jacarés, por exemplo, a história é diferente. Quando as fêmeas desses repteis colocam seus ovos nos ninhos, o sexo dos filhotes pode ainda não estar definido. O sexo dos filhotes de tartarugas ou de jacarés pode ser determinado na fecundação, da mesma forma que acontece conosco, mas com a maioria desses animais o que define se um filhote será macho ou femea é a temperatura que está dentro do ninho, durante o período de desenvolvimento do filhote dentro do ovo. Com as tartarugas acontece da seguinte forma: se o grau de calor dentro do ninho for alto, os filhotes serão fêmeas e se for baixo, serão machos. Já com os jacarés acontece o contrário: se dentro do ninho estiver quente, os filhotes serão machos, e se estiver mais frio serão fêmeas. Aposto como você está pensando: E se essa temperatura de incubação no ninho variar? Aí teremos filhotes machos e fêmeas dentro do mesmo ninho! E isso é o que mais acontece! Os pesquisadores não sabem exatamente como a temperatura interfere na definição do sexo desses animais, mas a resposta pode estar nos seus ancestrais. Os bichos que deram origem às tartarugas e aos jacarés eram hermafroditas, ou seja, apresentavam os dois sexos no mesmo indivíduo. Com a evolução das espécies, esses indivíduos surgiram com sexos separados machos e fêmeas e essa definição acontecia em função da temperatura. Milhões de anos depois, o sexo passou a ser definido no momento da fecundação, como ocorre com a maioria das espécies hoje. Mas tartarugas e jacarés parecem ter preservado essa determinação do sexo de seus filhotes por meio da temperatura. HALLER, Érica Cristina Padovani. Por que alguns animais nascem machos e outros fêmeas? Ciência Hoje das Crianças, São Paulo, n.156, abr No caso da maior parte dos animais, a definição do sexo ocorre de acordo com a temperatura do ninho. quando o filhote já é nascido. durante a fecundação. depois do nascimento. 08. Na frase os pesquisadores não sabem exatamente como a temperatura interfere na definição de sexo desses animais a expressão sublinhada se refere somente às tartarugas. às tartarugas e aos jacarés. somente aos jacarés. aos repteis em geral.

4 09. Quando o autor diz que com as tartarugas e os jacarés a historia é diferente ele quer dizer que esses animais tem sempre seu sexo definido na fecundação. nem sempre seu sexo é definido na fecundação. são hermafroditas. podem mudar de sexo durante a vida. 10. Quando existem machos e fêmeas de tartarugas ou jacarés no mesmo ninho, podemos saber que fez mais frio do que calor. fez mais calor do que frio. a temperatura do ninho permaneceu a mesma. a temperatura do ninho variou. 11. Este texto apresenta as informações comparando a reprodução humana com a de alguns animais. definindo característica de animais aquáticos e terrestres. explicando o que acontece com as tartarugas na desova. listando os animais que se reproduzem em lugares quentes. JOÃO-DE-BARRO O ninho dessa ave é praticamente uma casa: tem a forma de forno e é feita de barro. Nenhuma outra espécie faz algo igual. Erguido pelo macho e pela fêmea em conjunto, o ninho do joão-de-barro proporciona segurança para os ovos e a prole do animal. Como ele é construído em forma de espiral, a sua entrada não dá direto para a câmara interna, onde ficam os ovos ou os filhotes. Antes, é preciso passar por um corredor curvo. Assim, ovos e prole estão protegidos de vento, de chuva... Por ser tão engenhoso, o ninho do joão-de-barro costuma ser disputado por outras aves. Ainda mais porque a espécie constrói um novo ninho a cada época reprodutiva. Pássaros como o canário da terra e a andorinha parda costumam ocupar ninhos de joão-de-barro que encontram vazios e, às vezes, até expulsam seus donos para ficar com sua casa. É mole? (Revista Ciência Hoje das Crianças, Ano 19, nº 166. Março/2006)

5 12. O texto do pássaro joão-de-barro publicado na revista Ciência Hoje das Crianças foi escrito com a finalidade de anunciar uma marca de ração para pássaros. dar informações científicas sobre essa espécie de pássaro. ensinar a construir uma casa de joão-de-barro. divertir os leitores com uma história inventada sobre um joão-de-barro. 13. O ninho do joão-de-barro é feito pelo canário-da-terra e pela andorinha-parda. somente pelo macho. somente pela fêmea. pelo macho e pela fêmea. 14. O ninho do joão-de-barro proporciona segurança para os ovos e a prole do animal porque é construído em forma de espiral e os ovos ou os filhotes ficam protegidos em uma parte interna; para alcançá-los é preciso passar por um corredor curvo. sua entrada é tão estreita que apenas os pássaros da espécie do joão-de-barro conseguem passar. o joão-de-barro constrói o ninho, mas abriga seus filhotes no ninho de outras aves como o canário-da-terra e a andorinha-parda. o macho do joão-de-barro fica vigiando durante o dia e a noite a entrada do ninho expulsando os intrusos que queiram ocupar sua construção. 15. Observe a foto que acompanha o texto e responda: onde é construído o ninho do joão-debarro? Escondido entre rochas. Em tocas. Sobre o galho das árvores. Pendurado no galho das árvores. 16. O texto sobre o joão-de-barro termina com a seguinte expressão: É mole?. Esta frase mostra uma certa indignação com uma informação do texto. Qual é essa informação? Que o ninho do joão-de-barro é tão engenhoso que não é feito por nenhum outro pássaro. Que este ninho é tão seguro que nenhum outro pássaro consegue adentrar nele. Que alguns pássaros até expulsam o joão-de-barro de seu ninho para ocupá-lo. Que o joão-de-barro constrói um novo ninho a cada época reprodutiva.

6 17. O ninho protege os ovos e a prole do joão-de-barro de vento, chuva e predadores porque sua cobertura é feita de galhos que dificultam a passagem da chuva, do vento e de seus predadores. possui um corredor curvo que dificulta a passagem para a câmara interna onde eles ficam. porque sua parte interna é um verdadeiro labirinto com tantas voltas que o vento, a e os predadores não os alcançam. o ninho tem uma câmara secreta que apenas o joão-de-barro consegue entrar. Que tal trabalhar um pouquinho no seu livro de Português? Leia o texto O enigma do quadro roubado e responda às questões propostas. Livro páginas 133 a 140. REDAÇÃO Faça um texto de 15 a 20 linhas. PROPOSTA: Biografia é uma narração oral, escrita ou visual dos fatos particulares das várias fases da vida de uma pessoa ou personagem. A proposta da redação é que você faça uma pesquisa e escreva os principais fatos da vida de Michael Jackson.

7 Como foi fazer as atividades da escola na sua casa? Segunda-feira, dia 17 de agosto, esperamos por você aqui no colégio. Estamos com saudades! Até lá!

8 Nome do aluno: nº série/turma 5º ano Curso: Disciplina: Matemática Professor: Fundamental I Bimestre: Tipo de atividade: Complementar Data: / / º bimestre Objetivo: Revisão de pré-requisitos para iniciação de novos conteúdos. Instruções: - Trazer esta atividade impressa e respondida no primeiro dia de aula. - Antes de responder cada questão, leia e pense sobre cada uma das alternativas. - Cada questão tem apenas uma alternativa correta. A letra correspondente a alternativa correta deverá ser escrita no espaço adequado. - Os cálculos devem ser efetuados em uma folha identificada (nome do aluno, número da questão) e entregues à professora no primeiro dia de aula. - Em caso de dúvida, consulte seu livro de matemática. 01. Para uma temporada curta, chegou à cidade o Circo Fantasia, com palhaços, mágicos e acrobatas. O circo abrirá suas portas ao público às 9 horas e ficará aberto durante 9 horas e meia. A que horas o circo fechará? 16h30min 17h30min 17h45min 18h30min 02. A figura abaixo mostra um teatro onde as cadeiras da platéia são numeradas de 1 a 25. Mara recebeu um ingresso de presente que dizia o seguinte: sua cadeira está localizada exatamente no centro da platéia. Qual é a cadeira de Mara? Um garoto completou bolinhas de gude em sua coleção. Esse número é composto por 1 unidade de milhar, 9 dezenas e 6 unidades. 1 unidade de milhar, 9 centenas e 6 dezenas. 1 unidade de milhar, 60 unidades. 1 unidade de milhar, 90 unidades.

9 04. O gráfico abaixo mostra a quantidade de pontos feitos pelos times A, B, C e D no campeonato de futebol da escola. Cada quadrinho da coluna corresponde a 10 pontos. De acordo com o gráfico, quantos pontos o time C conquistou? A B C D 05. A professora de João pediu para ele decompor um número e ele fez da seguinte forma: 4 x x x 1 Qual foi o número pedido? Um fazendeiro tinha 285 bois. Comprou mais 176 bois e depois vendeu 85 deles. Quantos bois esse fazendeiro tem agora? Mariana colou diferentes figuras numa página de seu caderno de Matemática, como mostra o desenho abaixo. Essas figuras tem em comum o mesmo tamanho.

10 o mesmo número de lados. a forma de quadrado. a forma de retângulo. 08. Uma merendeira preparou 558 pães que foram distribuídos igualmente em 18 cestas. Quantos pães foram colocados em cada cesta? Uma bióloga que estuda as características gerais dos seres vivos passou um período observando baleias em alto-mar: de 5 de julho a 5 de dezembro. Baseando-se na sequência dos meses do ano, quantos meses a bióloga ficou em alto-mar estudando o comportamento das baleias? 2 meses. 3 meses. 5 meses. 6 meses. 10. Pedro deu para seu irmão 4 3 de sua coleção de selos. Ele tinha 148 selos. Pedro ficou com quantos selos? 37 selos. 111 selos. 49 selos 74 selos. 11. Uma professora pediu que seus alunos resolvessem a seguinte expressão numérica: x 5 2 = Qual é o resultado correto? Num dia de chuva, eu e minha irmã ficamos montando um quebra-cabeça de 100 peças. Minha irmã conseguiu encaixar somente 23 peças. Essa quantia corresponde a que parte do quebracabeça?

11 0,023 1,23 0,23 0, A abelha é um animal pequeno. Seu tamanho pode variar de 1,0 a 1,5 m de comprimento. 1,0 a 1,5 mm de comprimento. 1,0 a 1,5 km de comprimento. 1,0 a 1,5 cm de comprimento. 14. Na Feira Cultural queremos contornar toda a nossa sala com balões coloridos. A sala é retangular e mede 8m por 5m. Quantos metros de fio de náilon teremos que comprar para pendurar os balões? 26m 13m 21m 18m Resposta: alternativa 15. Na malha quadriculada estão desenhadas duas figuras. A B Quanto a sua área, podemos dizer que a área da figura B é menor que a área da figura A. a área da figura A tem 1 quadradinho a menos que a área da figura B. a área da figura B é maior que a área da figura A. a área da figura A tem 5 quadradinhos.

12 16. O perímetro de um triângulo eqüilátero é 27 cm. Qual a medida de seus lados? 9cm. 3cm. 7cm. 8cm. 17. Qual das frações abaixo é uma fração aparente? Resposta: alternativa 18. Na multiplicação 256 x 37 o produto é Daniel comprou um terreno retangular com 70 m de perímetro. Se o terreno tem 10m de frente, qual é o seu comprimento? 50m 60m 25m 20m das 25 pessoas que estão na quadra são jogadoras de futebol. Quantas jogadoras de futebol estão na quadra? 10 jogadoras. 5 jogadoras. 15 jogadoras. 20 jogadoras.

13 Lembrete Todos os cálculos devem ser efetuados em uma folha identificada com seu nome. Nesta folha, cada resolução deve ser numerada para melhor localização no momento da correção. Se você estiver com seu caderno de Matemática, pode usá-lo para efetuar os cálculos. Traga a folha de cálculos no primeiro dia de aula. ESTE PERÍODO DE AULAS EM CASA ESTÁ TERMINANDO. SE SOBRAR UM TEMPINHO, APROVEITE PARA ESTUDAR AS TABUADAS. ESTAMOS ESPERANDO VOCÊ DIA 17. ATÉ LÁ! Nome do aluno: nº série/turma 5º ano Curso: Disciplina: Professor: Fundamental I Geografia Bimestre: Tipo de atividade: Complementar Data: / / º bimestre Objetivo: Revisão de pré-requisitos para iniciação de novos conteúdos. Instruções: - As atividades relacionadas deverão ser entregues no primeiro dia de aula (17/08). - Consultar mapa Brasil Político, na página 144 do seu livro de Geografia. Atividade de reposição das aulas da semana de 03 a 07/08 - Ler a página 70 do livro de Geografia - Responder as questões das páginas Ler e responder questões da página 72. Atividade de reposição das aulas da semana de 10 a 14/08 - Atividade para nota valor 10,0 Trabalhando com mapas Brasil político e regional (no anexo) Faça suas atividades com capricho! Estude os conteúdos que estão sendo trabalhados.

14 Nome: 5º ano ATIVIDADE DE GEOGRAFIA Brasil: divisão política e regiões (valor 10,0) TRABALHANDO COM O MAPA: - Escreva em cada estado brasileiro a sigla que o representa. - Escreva a sigla do Distrito Federal. - Pinte cada região brasileira de uma cor. - Escreva o nome do oceano que banha o Brasil. COMPLETE: - A legenda, identificando cada uma das cinco regiões brasileiras. - A tabela, descobrindo o nome da região (pela quantidade de estados) e escrevendo os estados que a formam (sigla e nome) - Em caso de dúvida, consulte seu livro de Geografia página 70

15 Legenda: Região Região Região Região Região REGIÃO: REGIÃO: REGIÃO: REGIÃO: REGIÃO: Estude o conteúdo desta tarefa.

16 Nome do aluno: nº série/turma 5º ano Curso: Disciplina: Professor: Fundamental I Ciências Bimestre: Tipo de atividade: Complementar Data: / /2009 3º bimestre Objetivo: Revisão de pré-requisitos para iniciação de novos conteúdos. Instruções: 1. Prazo de entrega dia 17/08; 2. A pesquisa deverá conter ilustrações sobre o tema; 3. Valor 10,0 pontos As férias terminaram e você não está na escola. O que está acontecendo? Você continua em casa, mas está fazendo tarefas, pesquisas... Por quê? Essa situação não está ocorrendo só com você, diversos lugares do país estão passando pelo mesmo processo. Muitas crianças estão afastadas da escola. Explique o que está acontecendo, por quê as escolas estão fechadas? Faça uma pesquisa sobre os motivos dessa situação( causa e prevenção) Como você e sua família estão se sentindo...

17 Nome do aluno: nº série/turma 5º ano Curso: Disciplina: Professor: Fundamental I Ciências Instruções: 1. Usar ½ folha de cartolina ; 2. Elaborar uma legenda para cada fase do desenvolvimento; 3. Consultar o livro de Ciências págs. 98 a 100; 4. Valor 10,0 pontos Faça um cartaz com ilustrações sobre as fases do desenvolvimento humano: 1. Infância; 2. Adolescência; 3. Fase Adulta; 4. Velhice;

18 Nome do aluno: nº série/turma 5º ano Curso: Fundamental I Data: / /2009 Disciplina: Professor: História Bimestre: Tipo de atividade: Complementar 3º bimestre Objetivo: Revisão de pré-requisitos para iniciação de novos conteúdos. Instruções: 1. Prazo de entrega dia 17/08; 2. Os textos deverão ser digitados em fonte Arial 12; 3. As pesquisas deverão conter ilustrações sobre o tema; PESQUISA I - SÃO BERNARDO DO CAMPO Valor 5,0 pontos 1. História da fundação do município ; 2. Símbolos; 3. Hino; 4. São Bernardo do Campo atual( cultura, lazer, população...) II - 7 DE SETEMBRO Valor 5,0 pontos Pesquise sobre a Independência do Brasil.

19 Nome do aluno: nº série/turma 5º ano Curso: Fundamental I Data: / /2009 Disciplina: Professor: Inglês Kelly Bimestre: Tipo de atividade: Complementar 3º bimestre Objetivo: Revisão de pré-requisitos para iniciação de novos conteúdos. Instruções: 1. Prazo de entrega dia 17/08; 2. Os textos deverão ser digitados em fonte Arial 12; Rever o vocabulário e a música lesson 4. Fazer os exercícios do Workbook 4 páginas 125 e 126 e entregar na 1ª semana de aula.

20 Nome do aluno: nº série/turma 5º ano Curso: Fundamental I Data: / /2009 Disciplina: Professor: Filosofia Ana Lúcia Bimestre: Tipo de atividade: Complementar 3º bimestre Objetivo: Revisão de pré-requisitos para iniciação de novos conteúdos. Instruções: 1. Prazo de entrega dia 17/08; 2. Os textos deverão ser digitados em fonte Arial 12; As aulas foram adiadas para o dia 17 de agosto. Que pena! Mais triste é o motivo: um problema sério de saúde, que precisa ser muito bem cuidado. Nos jornais, nas revistas, nos rádios, as pessoas só falam da gripe H1N1 ou gripe influenza A e como preveni-la. 1) Escreva algumas atitudes que podemos ter para se prevenir da gripe. a) b) c) d) 2) Você acha que as pessoas estão tentando se prevenir da gripe? Por que? 3) Uma das recomendações para prevenir a gripe foi para que as pessoas evitem lugares fechados e lugares muito cheios. Com isso, até as aulas foram adiadas, porém está freqüente ver os shoppings e cinemas lotados; e sabemos que muitas pessoas precisam usar o transporte público, que costuma ser bem cheio. O que você acha disso? 4) Imagine que você foi convidado para fazer um pequeno panfleto sobre a gripe H1N1. O panfleto deve conter um desenho e uma frase sobre a gripe.

21 Nome do aluno: nº série/turma 5º ano Curso: Fundamental I Data: / /2009 Disciplina: Professor: Educação Física Roberta Betelli Bimestre: Tipo de atividade: Complementar 3º bimestre Objetivo: Revisão de pré-requisitos para iniciação de novos conteúdos. Instruções: 1. Prazo de entrega dia 17/08; 2. Os textos deverão ser digitados em fonte Arial 12; Escreva sobre um esporte preferido e um atleta referente a esse esporte. Pode colar a foto do atleta, e não esquecer o site pesquisado. A pesquisa não precisa ser grande, colocar apenas curiosidades desse atleta.

22 Nome do aluno: nº série/turma 5º ano Curso: Fundamental I Data: / /2009 Disciplina: Professor: Xadrez Bimestre: Tipo de atividade: Complementar 3º bimestre Objetivo: Revisão de pré-requisitos para iniciação de novos conteúdos. Instruções: 1. Prazo de entrega dia 17/08; 2. Os textos deverão ser digitados em fonte Arial 12; 1) Qual é a peça mais poderosa do xadrez? 2) Qual é a peça mais importante do xadrez? 3) Como o cavalo se movimenta? 4) Os peões podem capturar de longe? 5) Qual é a sua peça favorita? Por que? 6) O bispo pode andar sozinho em casas brancas e pretas. Isso é verdade? Por que?

23 Nome do aluno: nº série/turma 5ºanos Curso: Fundamental I Disciplina: Artes Professor: Bimestre: Tipo de atividade: Data: / /2009 3º bimestre Pesquisa sobre Romero Britto Objetivo: - Revisão de pré-requisitos para iniciação de novos conteúdos. -Conhecer um pouco da vida e obras deste artista brasileiro. - Identificar suas composições, e verificar seu estilo Instruções: 1- Pesquisar sobre a vida e obra de Romero Britto. Pode-se visitar uma biblioteca, ou procurar pela internet (na internet é mais fácil encontrar material deste artista) 2- Escreva caprichosamente e cuidadosamente nas linhas. (peça para seus pais imprimirem esta folhinha de tarefa!) 3- Prazo de entrega: em nosso primeiro encontro, após o retorno às aulas. 4- Não esqueça de colocar figuras na sua pesquisa!!! 5- Valor:10,0 pontos Nossa!!! Quanto tempo!! Estou com muita saudade de todos vocês, mas infelizmente este surto de gripe nos ou isolados por uns tempos... Mas não tem problema, logo, logo, estaremos juntos novamente, e enquanto isto não acontece, que tal trabalharmos um pouquinho só, para chegarmos às aulas com todo o vapor??? A tarefa é muito simples, você deve pesquisar sobre a vida e obras de Romero Britto, escrever com muito capricho nesta folhinha, e não esqueça de anexar figura de suas obras... Capriche bastante, e entregue no primeiro encontro que tivermos após este recesso, ok? Um grande abraço e um ótimo trabalho: Professoras Shirlei e Viviane/Artes

24

25

Elaboramos algumas atividades referentes a revisão de prérequisitos. Faça as atividades com calma e capricho. Lembre-se de trazer todas

Elaboramos algumas atividades referentes a revisão de prérequisitos. Faça as atividades com calma e capricho. Lembre-se de trazer todas Srs. Pais e alunos, Elaboramos algumas atividades referentes a revisão de prérequisitos para iniciação de novos conteúdos. Faça as atividades com calma e capricho. Lembre-se de trazer todas quando voltarmos,

Leia mais

1) As questões da prova estão numeradas e apresentam diferentes alternativas de resposta para você escolher.

1) As questões da prova estão numeradas e apresentam diferentes alternativas de resposta para você escolher. Prezado(a) aluno(a): Para que a Secretaria da Educação possa melhorar o ensino, precisamos saber realmente o que você sabe. Por isso, estamos lhe entregando um Caderno de Prova que contém questões de Leitura

Leia mais

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais.

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais. Nome: Nº: 2º ano Trabalho Interdisciplinar de Ciências e Informática 3º Bimestre Data: Durante este bimestre aprendemos que as plantas, também chamadas de vegetais, são seres vivos, já que nascem, crescem

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 5. o ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 5. o ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 5. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES

BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES Nome: Data: / / 2015 ENSINO FUNDAMENTAL Visto: Disciplina: Natureza e Cultura Ano: 1º Lista de Exercícios de VC Nota: BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM AO BRASIL, COMANDADOS

Leia mais

5º Ano O amor é paciente. (I Coríntios 13:4 a)

5º Ano O amor é paciente. (I Coríntios 13:4 a) 5º Ano O amor é paciente. (I Coríntios 13:4 a) Roteiro Semanal de Atividades de Casa (06 a 10 de Maio 013) Desafio! 1) Agora, temos um desafio com formas geométricas. Observe. ) Complete a sequência seguindo

Leia mais

ROBÔS QUE BRINCAM. Eles já existem fora dos desenhos animados

ROBÔS QUE BRINCAM. Eles já existem fora dos desenhos animados COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História 4º A 4º B 4º C Vivência Religiosa - 4º ano quarta-feira segunda-feira quinta-feira Leia o texto abaixo para fazer as lições

Leia mais

Os animais. Eliseu Tonegawa mora com a família - a. www.interaulaclube.com.br. nova

Os animais. Eliseu Tonegawa mora com a família - a. www.interaulaclube.com.br. nova A U A UL LA Os animais Atenção Eliseu Tonegawa mora com a família - a esposa, Marina, e três filhos - num pequeno sítio no interior de São Paulo. Para sobreviver, ele mantém algumas lavouras, principalmente

Leia mais

5º Ano O amor é paciente. (I Coríntios 13:4 a)

5º Ano O amor é paciente. (I Coríntios 13:4 a) 5º Ano Roteiro Semanal de Atividades de Casa (13 a 17 de Maio 2013) NA TEIA DA ARANHA Resolva as operações, pinte a trilha que o resultado seja 67 e descubra o inseto que caiu na teia da aranha. O inseto

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Matemática. Prova a de Aferição de. 1.º Ciclo do Ensino Básico. Prova de Aferição de Matemática 1.º Ciclo do Ensino Básico. A preencher pelo Aluno

Matemática. Prova a de Aferição de. 1.º Ciclo do Ensino Básico. Prova de Aferição de Matemática 1.º Ciclo do Ensino Básico. A preencher pelo Aluno Prova de Aferição de Matemática 1.º Ciclo do Ensino Básico A preencher pelo Aluno 2007 Nome: A preencher pela U.E. N.º convencional do aluno: N.º convencional da escola: N.º convencional do aluno: N.º

Leia mais

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 59. Números... 10. Regiões planas e seus contornos...

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 59. Números... 10. Regiões planas e seus contornos... Sumário Volta às aulas. Vamos recordar?... Números... 0 Um pouco da história dos números... Como os números são usados?... 2 Números e estatística... 4 Números e possibilidades... 5 Números e probabilidade...

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VI 2 o BIMESTRE Eixo temático O mundo das histórias Disciplina/Valor Português

Leia mais

A formação moral de um povo

A formação moral de um povo É um grande desafio evangelizar crianças nos dias de hoje. Somos a primeira geração que irá dizer aos pais e evangelizadores como evangelizar os pequeninos conectados. Houve um tempo em que nos colocávamos

Leia mais

A Escolinha do Mar. Atividades

A Escolinha do Mar. Atividades A Escolinha do Mar Atividades Turma: 1º ano da Educação Infantil Professoras: Eloane Tavares / Ercyany dos Santos CUIDANDO DO PLANETA O trabalho foi iniciado por meio de um teatro apresentado pelas próprias

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I 2011 AULA 1 Ensino Fundamental e Ensino Médio Atividade de Recuperação Contínua Nome do (a) Aluno (a): Atividade de Recuperação Contínua de Ciências Nível I Classe:

Leia mais

Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound)

Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound) Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound) Nome do Intercambista: Julia Albuquerque da Silva Romaguera Louro Data: 16.11.14 Patrocinado no Brasil pelo Rotary Club de: Rotary

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br Sobre a digitalização desta obra: Esta obra foi digitalizada para proporcionar de maneira totalmente gratuita o benefício de sua leitura àqueles que não podem comprá-la ou àqueles que necessitam de meios

Leia mais

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos.

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos. Como eu ganho dinheiro com o meu blog Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Conheça agora as dicas e as formas que uso para ganhar dinheiro online. Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Antes de começar

Leia mais

Que peninha! Introdução. Materiais Necessários

Que peninha! Introdução. Materiais Necessários Intro 01 Introdução Somente aves possuem penas. Outros animais podem cantar, fazer ninhos, voar, migrar ou colocar ovos, mas nenhum outro possui penas. Elas são importantes para a ave realizar muitas atividades,

Leia mais

Colégio Sagrado Coração de Maria - Rio. Arca de Noé

Colégio Sagrado Coração de Maria - Rio. Arca de Noé Colégio Sagrado Coração de Maria - Rio Rua Tonelero, 56 Copacabana RJ site:www.redesagradorj.com.br / e-mail:cscm@redesagradorj.com.br Arca de Noé Turma: Maternal I A Professora Gisele Data: 1º trimestre/2011

Leia mais

REDE PRÓ-MENINO. ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA)

REDE PRÓ-MENINO. ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA) REDE PRÓ-MENINO ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil CURSISTA: JACKELYNE RIBEIRO CINTRA MORAIS CPF: 014275241-06 ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA) Características

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

SITE_INEP_PROVA BRASIL - SAEB_MT_5ºANO (OK)

SITE_INEP_PROVA BRASIL - SAEB_MT_5ºANO (OK) 000 IT_023672 As balanças podem ser utilizadas para medir a massa dos alimentos nos supermercados. A reta numérica na figura seguinte representa os valores, em quilograma, de uma balança. 0 1 2 3 A partir

Leia mais

Queridos Pais e educandos!

Queridos Pais e educandos! 1 Queridos Pais e educandos! Pensando em sua saúde, e da sua família, ficaremos sem nos ver mais esta semana e para que o semestre não fique prejudicado estamos enviando algumas atividades para serem realizadas

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS 3ª S SÉRIES A-B-C-D

ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS 3ª S SÉRIES A-B-C-D Nome: n.º 3ª série Barueri, / / 2009 Disciplina: ESTUDOS SOCIAIS 1ª POSTAGEM ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS 3ª S SÉRIES A-B-C-D Querido aluno, segue a orientação para esta atividade. - Ler com atenção, responder

Leia mais

SUMÁRIO EU E MEUS COLEGAS... 8 A CASA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS FAMILIARES... 18 A ESCOLA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS COLEGAS...

SUMÁRIO EU E MEUS COLEGAS... 8 A CASA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS FAMILIARES... 18 A ESCOLA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS COLEGAS... SUMÁRIO 1 EU E MEUS COLEGAS... 8 FAZENDO AMIGOS... 8 BRINCAR É CONVIVER COM OS AMIGOS... 10 VAMOS CIRANDAR?... 12 O MAPA DA MINHA MÃO... 16 PARA LER... 17 2 A CASA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS FAMILIARES...

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Unidade. 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO

Unidade. 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO I Unidade 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO UNIDADE I: A VIDA EM NOSSO PLANETA Introdução A ciência se faz com observação da natureza, perguntas e busca de respostas. Você já observou como o Planeta Terra

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Atividade: Leitura e interpretação de texto Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Orientações: 1- Leia o texto atentamente. Busque o significado das palavras desconhecidas no dicionário. Escreva

Leia mais

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo RELATÓRIO DE ARTES 1º Semestre/2015 Turma: 7º ano Professora: Mirna Rolim Coordenação pedagógica: Maria Aparecida de Lima Leme 7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo Sinto que o 7º ano

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO COLÉGIO ARNALDO 2015 CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO Matemática Aluno (a): 2º ano: Turma: Professora: Valor: 20 pontos Nota: Conteúdos Números - Comparação entre os números. Adição e subtração. Fatos

Leia mais

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA DE SANTANA FERREIRA PEREIRA JÉSSICA PALOMA RATIS CORREIA NOBRE PEDAGOGIA: PROJETO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA JANDIRA - 2012 FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA

Leia mais

JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO EM CORDEL

JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO EM CORDEL 1 NOME: Nº: 4º ANO: DATA DE ENTREGA: Queridos alunos e alunas As férias chegaram e com elas a vontade de passear, viajar, brincar com os amigos e curtir o merecido descanso, mas não podemos esquecer que

Leia mais

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência)

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência) Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em uma agência) MANUAL final2.indd 1 14/3/2006 23:19:58 Flávio Waiteman Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

É possível que cada pacote tenha: ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 9 ( ) 10. 02- Circule as frações equivalentes: 03- Escreva:

É possível que cada pacote tenha: ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 9 ( ) 10. 02- Circule as frações equivalentes: 03- Escreva: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 0- Leia e resolva: a) No início do

Leia mais

Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte

Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte Priscila de Macedo Pereira e Souza Resumo: Uma experiência numa escola pública de Goiânia, usando da técnica Sticker Art para

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Copie as questões abaixo uma a uma e vá respondendo.(deixe espaço para separar as questões)

Copie as questões abaixo uma a uma e vá respondendo.(deixe espaço para separar as questões) Senhores Pais e/ou Responsáveis, Estamos encaminhando as tarefas para realização durante o recesso da Copa, para que seu filho não perca a continuidade do desenvolvimento, tendo em vista que logo teremos

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Projeto: Filhotes. Eixo: Natureza e Sociedade Duração: Setembro/Outubro de 2012 Infantil I

Projeto: Filhotes. Eixo: Natureza e Sociedade Duração: Setembro/Outubro de 2012 Infantil I Projeto: Filhotes Eixo: Natureza e Sociedade Duração: Setembro/Outubro de 2012 Infantil I Justificativa: A escolha da temática FILHOTES para o infantil I se deve ao fato de que os animais em geral provocam

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional Sequencia Didática destinada aos Anos Finais do Ensino

Leia mais

INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC

INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC 1º Ano A Ens. Fundamental 1º Ano B Ens. Fundamental CLASSE: Atividade de acolhimento com músicas infantis / Bom dia / HORA DAS NOVIDADES: Brincadeira da batata quente com gênero,

Leia mais

(A) 25 (B) 35 (C) 55 (D) 85

(A) 25 (B) 35 (C) 55 (D) 85 D9 Estabelecer relações entre o horário de inicio e termino e ou intervalo da duração de um evento ou acontecimento. D10 Num problema estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS Nome: Nº 6º Ano Data: / / 2015 Professor(a): Nota: (Valor 1,0) 3º Bimestre A Introdução: Neste bimestre, tivemos como tema principal a água. Estudamos os estados físicos

Leia mais

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome:

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome: 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome: Olá, amiguinho! Já estamos todos encantados com a sua presença aqui no 4 o ano. Vamos, agora, ler uma história e aprender um pouco

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

HÁBITO DE ESTUDO: ORGANIZAÇÃO E PERSISTÊNCIA

HÁBITO DE ESTUDO: ORGANIZAÇÃO E PERSISTÊNCIA HÁBITO DE ESTUDO: ORGANIZAÇÃO E PERSISTÊNCIA Franciele Xhabiaras Grapiglia Graduada em Pedagogia Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional frangrapiglia@yahoo.com.br Estamos sempre em processo

Leia mais

ARTES VISUAIS PROVA DE CRIAÇÃO. 2 a Etapa HABILIDADE ESPECÍFICA II SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Duração da prova: DUAS HORAS E 30 MINUTOS.

ARTES VISUAIS PROVA DE CRIAÇÃO. 2 a Etapa HABILIDADE ESPECÍFICA II SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Duração da prova: DUAS HORAS E 30 MINUTOS. ARTES VISUAIS - HABILIDADE ESPECÍFICA II - PROVA DE CRIAÇÃO - 2 a Etapa ARTES VISUAIS 2 a Etapa HABILIDADE ESPECÍFICA II PROVA DE CRIAÇÃO SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

Até quando uma população pode crescer?

Até quando uma população pode crescer? A U A UL LA Até quando uma população pode crescer? Seu José é dono de um sítio. Cultiva milho em suas terras, além de frutas e legumes que servem para a subsistência da família. Certa vez, a colheita do

Leia mais

Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA

Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA AUTORA Luciana de Almeida COORDENAÇÃO EDITORIAL Sílnia N. Martins Prado REVISÃO DE TEXTO Katia Rossini PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO Linea Creativa ILUSTRAÇÕES

Leia mais

Tutorial de fotonovela

Tutorial de fotonovela Tutorial de fotonovela Registrar um experimento em fotonovela é um pouco diferente de fazer um relato fotográfico do trabalho. Elaboramos, aqui, algumas dicas técnicas para preparar, fotografar e montar

Leia mais

Espero que você descanse, sentirei saudades. Prô, 2011.

Espero que você descanse, sentirei saudades. Prô, 2011. Pensar em férias significa pensar em nada de horários e mudanças na rotina. Férias é o momento que as crianças têm para fazer coisas que durante o período letivo não lhes é permitido. Deitam-se mais tarde

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES PROFESSOR DISCIPLINA TURMA DEISE MENEZES CIÊNCIAS 201 ALUNO SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br Questão 1 Numere: ( 1 )

Leia mais

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos. Eu fico muito feliz por você ter baixado esse ebook, nele você vai encontrar um método fantástico de atrair clientes através de uma plataforma incrível, que desenvolvi depois de milhares de testes dentro

Leia mais

Sistema de Ensino CNEC

Sistema de Ensino CNEC 1 SUMÁRIO VOLUME 1 "O homem é um pedaço do Universo cheio de vida." Ralph Waldo Emerson Capítulo 1 O Tempo não para 5 Capítulo 2 Você percebendo-se como sujeito histórico 20 Capítulo 3 O Universo que nos

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

Fundamentos da Matemática

Fundamentos da Matemática Fundamentos da Matemática Aula 10 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

7 Negócios Lucrativos

7 Negócios Lucrativos 7 Negócios Lucrativos CAPÍTULO 1 Mentalidade Geralmente empreendedores ficam caçando uma maneira nova de ganhar dinheiro constantemente, e de fato é isso que faz com que uns cheguem ao topo e outros não,

Leia mais

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante CATEGORIAS SUBCATEGORIAS INDICADORES 1.1. Tempo de serviço docente ( ) 29 anos (1) 1.2. Motivações pela vertente artística ( ) porque

Leia mais

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome:

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome: 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome: 1) Observe esta figura e identifique as partes do vegetal representadas nela. Posteriormente, associe as regiões identificadas às funções

Leia mais

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Imagens Arthur de Carvalho Jaldim e Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR

Leia mais

Sumário ÁGUA, SOLO E SER HUMANO...52 AMBIENTE E SERES VIVOS... 10

Sumário ÁGUA, SOLO E SER HUMANO...52 AMBIENTE E SERES VIVOS... 10 Sumário 1 AMBIENTE E SERES VIVOS... 10 Módulo 1 Explorar o Pantanal...10 O que já sei......11 Atividade prática...11 Uma visão panorâmica do ambiente...12 Hora da leitura Águas comandam a vida no Pantanal...15

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES

CADERNO DE ATIVIDADES COLÉGIO ARNALDO 2014 CADERNO DE ATIVIDADES Ciências Aluno (a): 2º ano: Turma: Professora: Valor: 20 pontos Nota: Conteúdo Programático Unidade 1 Ambiente Unidade 2 Animais Unidade 3 Plantas Unidade 4 _Ser

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 7º ANO

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 7º ANO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 7º ANO 2010 Questão 1 O reino Animalia, ou reino dos

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 A mentira não agrada a Deus Principio: Quando mentimos servimos o Diabo o Pai da mentira. Versículo: O caminho para vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

A cigarra e a formiga

A cigarra e a formiga A cigarra e a formiga Texto: Jean de La Fontaine e Paul Beaupère Ilustrações: Paul Beaupère Tradução: Irami B. Silva ISBN: 9788576668619 Páginas: 32 Formato: 14,5 X 19cm A cigarra passou o verão divertindo

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS - 3 ano Semana de 23 a 27 de março de 2015.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS - 3 ano Semana de 23 a 27 de março de 2015. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS - 3 ano Semana de 23 a 27 de março de 2015. Leia o texto a seguir para realizar as lições de Matemática da semana. Os alunos do 3º ano foram

Leia mais

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª S SÉRIES A-B-C-D-E

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª S SÉRIES A-B-C-D-E Nome: n.º 4ª série Barueri, / / 2009 Disciplina: Língua Portuguesa 3ª POSTAGEM ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª S SÉRIES A-B-C-D-E Orientações para o desenvolvimento das atividades: - Leia atentamente

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

MATEMÁTICA. Data de Nascimento do estudante

MATEMÁTICA. Data de Nascimento do estudante SAEMI SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL MUNICIPAL DO IPOJUCA 2014 MATEMÁTICA 3º ano do Ensino Fundamental Caderno M0302 Nome do estudante Data de Nascimento do estudante Caro(a) estudante, Você está participando

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Ensino Fundamental 5º. Português (lição de férias) Termine a história. Lição de férias

Ensino Fundamental 5º. Português (lição de férias) Termine a história. Lição de férias Ensino Fundamental 5º Termine a história Português (lição de férias) Lição de férias Olá pessoal!!! As férias chegaram...vamos aproveitar bastante para descansar, passear, brincar... mas reserve um tempinho

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ação nº41/2012 Formadora: Madalena Moniz Faria Lobo San-Bento Formanda: Rosemary Amaral Cabral de Frias Introdução Para se contar histórias a crianças,

Leia mais

Agora é só com você. Geografia - 131

Agora é só com você. Geografia - 131 Geografia - 131 3 Complete: O espaço da sala de aula é um domínio delimitado por um(a)..., que é sua fronteira. Ainda em grupo faça o seguinte: usando objetos como lápis, palitos, folhas e outros, delimite

Leia mais

JARDIM BOTÂNICO DE LISBOA

JARDIM BOTÂNICO DE LISBOA JARDIM BOTÂNICO DE LISBOA PEDDY PAPER Nome: T: N.º Nome: T: N.º Nome: T: N.º Nome: T: N.º Data: / / Bem vindo(a) ao Jardim botânico de Lisboa Neste espaço, que vão conhecer hoje, encontram-se, além de

Leia mais