Como visualizar o relatório de semelhanças

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como visualizar o relatório de semelhanças"

Transcrição

1 Como visualizar o relatório de semelhanças A pontuação da semelhança é a porcentagem do conteúdo do documento que corresponde aos bancos de dados do Turnitin. Ela não é uma avaliação que indica se o documento inclui conteúdo plagiado ou não. O relatório de semelhança permite que professores encontrem com facilidade correspondências ou textos similares no trabalho entregue. Como visualizar correspondências de semelhança 1. A Visão geral das correspondências traz uma relação de todas as correspondências encontradas no documento. Para visualizar a Visão geral das correspondências, clique na pontuação vermelha da semelhança, na barra de ferramentas de semelhanças. Isso destacará todas as correspondências no documento. 2. Todas as correspondências serão exibidas em ordem decrescente no painel lateral Visão geral das correspondências.

2 3. Para acessar cada correspondência em detalhes, clique na seta à direita de cada porcentagem. 4. A relação de correspondências exibe todas as fontes identificadas para cada correspondência de semelhança. Para visualizar as fontes no documento de origem, clique em uma fonte na relação de correspondências. 5. Uma caixa da fonte aparecerá no documento, mostrando o texto-fonte correspondente identificado. Para ler a fonte completa, clique no ícone de livro no canto superior direito da caixa. Também é possível acessar a caixa da fonte a partir do documento clicando no sinalizador vermelho à esquerda do texto destacado. Observação: clique na seta para a direita ou para a esquerda na caixa de fontes para alternar entre as fontes. 6. O texto completo da fonte pode ser visualizado no painel lateral Texto fonte completo, com todo o texto correspondente em vermelho.

3 Observação: clique no hiperlink da fonte na caixa da fonte ou no painel lateral para acessar o website no qual a correspondência foi identificada. Como visualizar fontes No painel lateral Todas as fontes, todas as fontes serão exibidas e ordenadas da maior correspondência para a menor. Clique em uma fonte para mostrar as correspondências de fontes de um documento. É possível visualizá-las na barra de navegação no topo da página.

4 1. Para visualizar todas as fontes, clique no ícone vermelho Todas as fontes na barra de ferramentas de semelhança. 2. Todas as fontes serão exibidas no painel lateral Todas as fontes. Uma lista de fontes será exibida em ordem decrescente. 3. Para visualizar cada correspondência em uma fonte selecionada, use as setas de navegação na parte superior do painel lateral Todas as fontes. Como filtrar o relatório de semelhanças Como excluir por tipo de texto 1. Clique no ícone vermelho de filtro na barra de ferramentas de semelhanças.

5 2. No painel lateral Filtros e configurações, use as caixas de seleção para excluir bibliografias e citações do relatório de semelhanças. 3. Clique em Aplicar alterações para confirmar a alteração. Isso gerará um novo relatório de semelhanças refletindo as exclusões. Como excluir por número

6 1. Clique no ícone vermelho de filtro na barra de ferramentas de semelhanças. 2. No painel lateral Filtros e configurações, use o botão e as caixas de texto para fazer exclusões de relatório. Exclua fontes que tenham menos que a quantidade ou porcentagem de palavras determinada por você. Por exemplo, o filtro por 10 palavras excluirá todas as fontes com um número cumulativo de palavras correspondentes com menos de 10 palavras. 3. Clique em Aplicar alterações para confirmar a alteração. Isso gerará um novo relatório de semelhanças refletindo as exclusões. Destaque multicolorido em relatórios de semelhanças 1. Para aplicar destaques multicoloridos ao relatório de semelhanças, clique no ícone vermelho de Filtro na barra de ferramentas de semelhanças.

7 2. No painel lateral Filtros e configurações, use a caixa de seleção Destaque multicolorido para ativar e desativar esse recurso no relatório de semelhanças. 3. As correspondências de semelhança do documento podem ser diferenciadas por cores e por números. Como gerar um relatório de semelhanças Se você acredita que conteúdo foi adicionado ao nosso banco de dados (um website, artigo de publicação ou até mesmo o documento de outro aluno) e que isso pode afetar a pontuação da semelhanças de um documento, gere um novo relatório de similaridades no painel Filtros e configurações. 1. Clique no ícone vermelho de filtro na barra de ferramentas de semelhanças. 2. No painel lateral Filtros e configurações, clique no botão Novo relatório para gerar um novo relatório.

8 3. Clique em OK para gerar um novo relatório e substituir o relatório anterior, ou clique em Cancelar para finalizar. Observação: é recomendado gerar um novo relatório apenas se você tiver motivos para acreditar que conteúdo novo foi adicionado ao banco de dados. Como excluir fontes Como excluir fontes por meio da Visão geral das correspondências 1. Para excluir fontes do relatório de semelhanças usando o painel lateral Visão geral das correspondências, clique na pontuação numérica vermelha da semelhança na barra de ferramentas de semelhanças. Se a camada de semelhança estava desativada, ela será ativada e fará com que as correspondências no documento sejam destacadas. 2. Todas as correspondências serão exibidas no painel lateral Visão geral das correspondências.

9 3. Para acessar cada correspondência em mais detalhes e excluir fontes, clique na seta à direita de cada porcentagem de similaridade relevante. 4. Na parte inferior do painel lateral Relação de correspondências, clique no botão Excluir fontes. 5. Selecione as caixas de seleção das fontes que você deseja excluir do relatório de semelhanças do documento e clique no botão vermelho Excluir.

10 Observação: o clique no botão Excluir (x) recalculará a pontuação da similaridade. Como excluir fontes por meio do painel lateral Todas as fontes 1. Para excluir fontes no relatório de semelhanças usando o painel lateral Todas as fontes, clique no ícone de gráfico na barra de ferramentas de semelhanças. Se a camada de semelhança estava desativada, ela será ativada e fará com que as correspondências no documento sejam destacadas. 2. Clique no botão Excluir fontes na parte inferior do painel lateral Todas as fontes.

11 3. Selecione as caixas de seleção das fontes que você deseja excluir do relatório de semelhanças. 4. Clique no botão vermelho Excluir (x) na parte inferior do painel lateral Todas as fontes. O botão fornecerá uma contagem de fontes que você selecionou para exclusão. Como alternativa, clique no botão Cancelar para limpar sua seleção. Observação: o clique no botão Excluir (x) recalculará a pontuação da similaridade. Como visualizar fontes excluídas 1. Clique no ícone vermelho Excluir na barra de ferramentas de semelhanças.

12 2. 2a. Se você não excluiu nenhuma fonte do relatório de semelhanças, o painel lateral Fontes excluídas exibirá a mensagem Nenhuma fonte foi excluída deste relatório. 2b. Se você excluiu fontes do relatório de semelhanças, encontrará uma lista de fontes excluídas no painel lateral Fontes excluídas. 3. 3a. Para restaurar apenas algumas fontes excluídas, use a caixa de seleção para selecionar as fontes relevantes. Clique no botão Restaurar para continuar.

13 3b. Para restaurar todas as fontes excluídas na lista, clique no botão Restaurar tudo. Observação: não é necessário atualizar o relatório de semelhanças para ver o que foi restaurado.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial MANUAL DE OPERAÇÃO Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o professor poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 8

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 8 Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 8 Introdução A Microsoft apresentou uma nova maneira de proteger os arquivos de dados no Windows 8: o Histórico de Arquivos, que

Leia mais

CURSO BÁSICO. Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

CURSO BÁSICO. Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. CURSO BÁSICO COMO PARTICIPAR Da disciplina Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação

Leia mais

Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP

Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP Vamos conhecer a estrutura da sua disciplina: A Tela inicial (Home) contém as suas disciplinas. Para acessa-la, basta selecionar uma disciplina, nesse

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

RPPA. Coordenador. (51)

RPPA. Coordenador. (51) RPPA Coordenador (51) 3330 7771 suporte@qualitin.com 1 Capítulo Página 0 Fazendo seu login 4 0.1 Menu de navegação 9 1 Dashboard 12 2 Monitores 18 3 Agenda 24 4 Histórico 28 5- Análise 37 6 Pendências

Leia mais

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo Manual para usuários do site Este manual foi especialmente desenvolvido para os administradores de conteúdo de cada departamento, que terá uma pessoa responsável pelas atualizações das informações departamentais

Leia mais

Como o Turnitin está estruturado?

Como o Turnitin está estruturado? Turnitin O que é? O Turnitin é um software de verificação de originalidade e prevenção de plágio, que aponta para as semelhanças, entre o texto apresentado pelo aluno, os documentos existentes na base

Leia mais

Seções de aula (Seminários)

Seções de aula (Seminários) Seções de aula (Seminários) É possível criar uma aula com seções no Turnitin, caso seções de uma aula sejam ministradas por outros professores ou por professores assistentes. Uma aula magna de nível máximo

Leia mais

Siscad UFMS. Manual do Docente

Siscad UFMS. Manual do Docente Siscad UFMS Manual do Docente Sumário 1 Apresentação 3 2 Acesso 4 3 Docente 6 4 SISCAD 7 4.1 Página Inicial.................................. 7 5 Diário de Classe 8 5.1 Controle das Aulas...............................

Leia mais

Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma. Versão On-line

Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma. Versão On-line Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma Versão On-line Sumário Apresentação da plataforma Vetor On-line (VOL)... 3 1º Acesso... 4 Tela Inicial... 6 Consultando as instruções específicas de

Leia mais

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Cadastro e documentos

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Cadastro e documentos Fundamentos Soluções Unidade: Noções básicas do SAP Business One Tópico: Cadastro e documentos Ao concluir este exercício, você estará apto a: Visualizar o cadastro de parceiros de negócios Criar um esboço

Leia mais

guia do professor/ tutor - moodle

guia do professor/ tutor - moodle guia do professor/ tutor - moodle SUMÁRIO 1. Apresentação 2. Minha página inicial 2.1. Editar a página inicial 3. Navegação 3.1 Esconder o bloco 3.2 Colocar em doc 4. Administração 4.1 Editar configurações

Leia mais

Guia de ajuda on-line FAQ V1.2

Guia de ajuda on-line FAQ V1.2 Guia de ajuda on-line FAQ V1.2 P: Como faço para encontrar voos no mapa? Clique em um ponto no mapa para iniciar uma pesquisa. A seguir, selecione a opção desejada no menu da tela para visualizar a informação

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

Manual de uso do BBB - para alunos

Manual de uso do BBB - para alunos Manual de uso do BBB - para alunos Sumário 1- O que é o BigBlueButton? 2 p. 2- Acessando uma sessão de videotutoria pelo BBB 3 p. 3- Participando de uma sessão de videotutoria 4 p. 3.1 Habilitando o áudio

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL. Versão 2.0. Desbloquear Pop-ups, limpar cache e ativar Java Script dos Navegadores de Internet. Revisão em: 18 de Setembro de 2014

MANUAL OPERACIONAL. Versão 2.0. Desbloquear Pop-ups, limpar cache e ativar Java Script dos Navegadores de Internet. Revisão em: 18 de Setembro de 2014 MANUAL OPERACIONAL Desbloquear Pop-ups, limpar cache e ativar Java Script dos Navegadores de Internet. Versão 2.0 Revisão em: 8 de Setembro de 204 Página 2 de 2 ÍNDICE.0 INTRODUÇÃO... 4 2.0 INTERNET EXPLORER...

Leia mais

Transferir/Enviar Bens para Outra Unidade

Transferir/Enviar Bens para Outra Unidade Patrimônio Móvel 95 4.10.5 Transferir/Enviar Bens para Outra Unidade Usuários: Responsável pelo DMP (Departamento de Material e Patrimônio) Perfil: Gestor Patrimônio Local, Gestor Patrimônio Global e Gestor

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC PERFIL COORDENADOR 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ORIENTAÇÕES GERAIS... 5 3. ADMINISTRAÇÃO... 7 3.1 Cadastrar perfis...

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL ANTISPAM CLOUD

MANUAL OPERACIONAL ANTISPAM CLOUD MANUAL OPERACIONAL ANTISPAM CLOUD 1 SUMÁRIO MANUAL SOBRE A UTILIZAÇÃO DA AUDITORIA... 3 MANUAL SOBRE A INCLUSÃO DE REMETENTES NA LISTA BRANCA... 8 MANUAL SOBRE A REMOÇÃO DE REMETENTES NA LISTA BRANCA...

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

SISTEMA WEB Manual do Usuário

SISTEMA WEB Manual do Usuário SISTEMA WEB Manual do Usuário Última atualização: * de Julho/2017 INDÍCE DE FIGURAS Figura 1 : Acesso ao Sistema... 3 Figura 2 : Autenticação do Trabalhador... 3 Figura 3 : Falha na Autenticação... 4 Figura

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

COMO PARTICIPAR DO CURSO

COMO PARTICIPAR DO CURSO COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

Manual do Sistema PUSH

Manual do Sistema PUSH Manual do Usuário Manual do Sistema PUSH PUSH Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Criação de Conta... 4 3. Incluindo Processos... 6 4. Consultar/Excluir Processo... 7 Consulta... 7 Exclusão...

Leia mais

Manual do Software

Manual do Software - 2017 - Sumário 1 - Cadastro 3 2 - Login no sistema... 3 3 Recuperação de senha... 3 4 - Configurações do Sistema... 3 5 Pré-cadastro de usuários... 5 6 - Editar perfil do usuário... 9 7 - Definir permissões

Leia mais

Manual RGSales Android Sumário 1 Acesso ao Sistema Botões de navegação Selecionar empresa

Manual RGSales Android Sumário 1 Acesso ao Sistema Botões de navegação Selecionar empresa Manual RGSales Android Sumário 1 Acesso ao Sistema 1.1 - Botões de navegação 1.2 - Selecionar empresa 2 Apresentação do RGSales A1 2.1 - Desktop (Página Inicial) 3 Vendas 3.1 - Incluir e Enviar Pedidos

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Thiago Ribeiro ÍNDICE 1. SISTEMA OPERACIONAL... 3 2. BARRA DE TAREFAS... 4 3. BOTÕES DO MOUSE... 7 4. JANELA DO WINDOWS... 8 5. CRIAR E PERSONALIZAR PASTAS NA ÁREA

Leia mais

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS?

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

Biblioteca Digital Minha Biblioteca

Biblioteca Digital Minha Biblioteca Biblioteca Digital Minha Biblioteca Sumário 1. TELA PRINCIPAL... 4 1.1 Exibição... 4 1.1.1 Visualização em grade... 4 1.1.2 Visualização em lista... 4 1.2 Filtro... 5 1.3 Ordem... 6 1.4 Pesquisar títulos...

Leia mais

Portal Educacional. Manual do Portal Educacional - Ajuda

Portal Educacional. Manual do Portal Educacional - Ajuda Caro(a) estudante(a), Este tutorial irá ajudá-lo(a) no acesso ao sistema educacional da FAPAM. Portal Educacional Manual Tem como objetivo orientar o estudante sobre as funcionalidades do Portal Educacional.

Leia mais

Manual Aplicativo. Visonic Go

Manual Aplicativo. Visonic Go Manual Aplicativo Visonic Go 1 Índice Instalação do Aplicativo... 3 Configuração do Aplicativo... 5 Alteração de Dados do Painel... 8 Excluir Cadastro de Painel... 9 Conexão com o Painel... 10 Funcionamento

Leia mais

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ:

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ: Conteúdo Introdução... 3 Tópicos... 3 Abrangência... 3 1. Acessar o Consulti... 4 2. Selecionar os Módulos do Consulti... 5 3. Selecionar as Empresas no Consulti... 5 4. Executar os Programas do Consulti...

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

Cadastro do Perfil Profissional:

Cadastro do Perfil Profissional: Sumário Cadastro do Perfil Profissional:... 3 E-mail:... 4 Configuração de Relatórios:... 5 Pessoas e Consultas:... 5 Cadastrando um paciente:... 5 Recordatório... 10 Anamnese... 11 Avaliação Física...

Leia mais

Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Sumário. Introdução

Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Sumário. Introdução Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I Sumário Introdução Formulário Inserindo um registro Excluindo um registro Filtrando e pesquisando registros AutoFiltro Aplicando o AutoFiltro Aplicando o AutoFiltro

Leia mais

Manual de utilização sistema Comtele SMS

Manual de utilização sistema Comtele SMS Manual de utilização sistema Comtele SMS Login... 3 Dashbord... 4 Envio instantâneo de mensagem SMS... 5 Requisições de envio instantâneo para contatos ou grupos... 5 Agendamento de envio... 7 Requisições

Leia mais

Infor LN Aquisição Guia do usuário para o Console de Solicitação de Compra

Infor LN Aquisição Guia do usuário para o Console de Solicitação de Compra Infor LN Aquisição Guia do usuário para o Console de Solicitação de Compra Copyright 2017 Infor Todos os direitos reservados. As marcas e logomarcas definidas aqui são marcas comerciais e/ou marcas comerciais

Leia mais

Manual do Software

Manual do Software - 2017 - Sumário 1 - Cadastro 3 2 - Login no sistema... 3 3 Recuperação de senha... 3 4 - Configurações do Sistema... 3 5 Pré-cadastro de usuários... 3 6 - Editar perfil do usuário... 7 7 - Definir permissões

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa

GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa Grupo de Banco de Dados IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Dados Título Nome do Arquivo

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Resumo de Alterações Alteração Feita Responsável Data Documento

Leia mais

Laboratório Exibição de informações da placa de rede com e sem fio

Laboratório Exibição de informações da placa de rede com e sem fio Laboratório Exibição de informações da placa de rede com e sem fio Objetivos Parte 1: Identificar e trabalhar com placas de rede do PC Parte 2: Identificar e usar os ícones rede da bandeja do sistema Histórico/cenário

Leia mais

Manual das novidades. Versão 28.09/2.4.34

Manual das novidades. Versão 28.09/2.4.34 Manual das novidades Versão 28.09/2.4.34 Sumário 1. Importação de Lançamentos Contas a Receber... 3 2. Log de Auditoria... 14 2 1. Importação de Lançamentos Contas a Receber Através desta funcionalidade

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO BLUE (ALUNO)

MANUAL DE ACESSO AO BLUE (ALUNO) MANUAL DE ACESSO AO BLUE (ALUNO) Sumário Acesso 3 Navegação Global Erro! Indicador não definido. Entendendo e usando o menu de Navegação Global 3 Item Conta 4 Item Disciplina 4 Item Calendário 5 Item Caixa

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE REMATRÍCULA ON-LINE

MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE REMATRÍCULA ON-LINE MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE Este Manual de Rematrícula On-line FARO foi elaborado para prestar os esclarecimentos necessários a você, estudante, que deseja efetuar a sua rematrícula de forma mais prática.

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor Instruções para Agendamento de Relatório - Professor 17 de Abril de 2017 Regulamentação 1 Obedecendo ao que é estabelecido pela legislação de estágio, lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, no seu artigo

Leia mais

SIEX UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIEX Sistema de Extensão. [SISTEMA DE EXTENSÃO] Manual de Funcionalidades do Sistema SIEX.

SIEX UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIEX Sistema de Extensão. [SISTEMA DE EXTENSÃO] Manual de Funcionalidades do Sistema SIEX. SIEX UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Informática CPD SIEX Sistema de Extensão [SISTEMA DE EXTENSÃO] Manual de Funcionalidades do Sistema SIEX. SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 5 1. Primeiros passos... 6 1.1 Acessar

Leia mais

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) LIVRO

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) LIVRO Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) LIVRO Livro Manual do Professor: AVA Moodle/UNESP (versão 3.0) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Julio Cezar Durigan Vice-Reitora

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV Manual do painel administrativo Site Instituto de Oncologia do Vale IOV 1. Dashboard Essa é a interface do sistema administrativo. Assim que acessar o sistema pede para que o usuário autentique uma conta

Leia mais

Configurações da impressora

Configurações da impressora Configurações da impressora Este tópico inclui: "Acessando o modo de economia de energia" na página 1-14 "Selecionando opções de saída" na página 1-14 "Evitando o acesso às configurações do painel dianteiro"

Leia mais

CONFIGURAÇÕES DAS LISTAS

CONFIGURAÇÕES DAS LISTAS CONFIGURAÇÕES DAS LISTAS AKNA TREINAMENTOS AKTR01003000901 1/15 Sumário As Listas Cadastradas O que é?... 3 Para que serve?... 3 Acessando as Listas Cadastradas... 3 Informações sobre as Listas Cadastradas...

Leia mais

ForPDI. 1. Cadastro. Completar cadastro

ForPDI. 1. Cadastro. Completar cadastro ua an M ld o io ár su U I D rp Fo Sumário 1 - Cadastro... 3 2 - Login no sistema... 4 3 Recuperação de senha... 5 4 - Configurações do Sistema... 9 5 Pré-cadastro de usuários... 10 6 - Editar perfil do

Leia mais

Plataforma Turnitin Originality Check

Plataforma Turnitin Originality Check Plataforma Turnitin Originality Check Plataforma Turnitin: OriginalityCheck e FeedBack Studio O OriginalityCheck (Turnitin) é a uma ferramenta de identificação de similaridade de texto, que possui uma

Leia mais

Ambiente Tecnológico para Gestão de Alta Performance de Instituições de Ensino. Tutorial. Portal do Aluno. tnttec.com.br

Ambiente Tecnológico para Gestão de Alta Performance de Instituições de Ensino. Tutorial. Portal do Aluno. tnttec.com.br Ambiente Tecnológico para Gestão de Alta Performance de Instituições de Ensino Tutorial Portal do Aluno tnttec.com.br Portal do Aluno: Tutorial Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Autor:

Leia mais

Utilização do Fiery WebSpooler

Utilização do Fiery WebSpooler 18 Utilização do Fiery WebSpooler O Fiery WebSpooler permite o rastreamento e o gerenciamento de trabalhos a partir de diversas plataformas na Internet ou intranet. O Fiery WebSpooler, uma das ferramentas

Leia mais

Levantamento Patrimonial

Levantamento Patrimonial 68 4.9 Levantamento Patrimonial Usuários: Funcionário do DMP (Departamento de Material e Patrimônio) que trabalha na divisão de patrimônio Perfil: Gestor Patrimônio Global, Gestor Patrimônio Unidade Gestora,

Leia mais

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL REDE PETRO-BC

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL REDE PETRO-BC INTRODUÇÃO Para atualizar os dados de sua empresa junto a Rede Petro-BC, você deve seguir os procedimentos abaixo. O cadastro está organizado em: Dados Principais, endereços, contatos, apresentação da

Leia mais

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela.

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. Receptivo Como iniciar um atendimento? 1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. 2 O sistema exibirá os quadros de avisos, ocorrências e eventos.

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles.

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles. Bem Vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante os seus estudos. TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização

Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização 1 Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização Pg.1 2 Sumário Introdução... 3 Primeiro Acesso... 4 Incluir e Atualizar ARTs... 8 Pesquisar ARTs... 14 Criar e Editar Relatórios de Fiscalização... 16

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Coordenador SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o

Leia mais

Consultório. Gestão de Consultórios Manual do Usuário. versão 1

Consultório. Gestão de Consultórios Manual do Usuário. versão 1 Consultório Gestão de Consultórios Manual do Usuário versão 1 Sumário Introdução 1 Operação básica do aplicativo 2 Formulários 2 Filtros de busca 2 Telas simples, consultas e relatórios 3 Parametrização

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO CADPREV ENTE-LOCAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Regimes de Previdência no Serviço Público ÍNDICE Para a PRIMEIRA INSTALAÇÃO do CADPREV ENTE-LOCAL é necessário seguir as seguintes

Leia mais

BIBLIOTECA DIGITAL MINHA BIBLIOTECA

BIBLIOTECA DIGITAL MINHA BIBLIOTECA BIBLIOTECA DIGITAL MINHA BIBLIOTECA Como acessar: http://bibliotecadigital.unicruz.edu.br/ Ou através do moodle ead > Bibliotecas > Biblioteca Digital http://ead.unicruz.edu.br/ Inserir RA/Usuário e senha

Leia mais

- Estoque. Almoxarifado. Modulo para controle de materiais nas unidades.

- Estoque. Almoxarifado. Modulo para controle de materiais nas unidades. Novo modulo do SGE! Almoxarifado Modulo para controle de materiais nas unidades. No modulo Almoxarifado os usuários podem controlar a entrada e a saída de materiais mantendo sempre a quantidade atualizada.

Leia mais

2 Enviando arquivos para o Portal.

2 Enviando arquivos para o Portal. 2010 1 2 Enviando arquivos para o Portal. Para adicionar um arquivo do diretório principal, basta pressionar o botão Enviar um arquivo. Caso queira enviar um arquivo dentro de uma pasta já existente, clique

Leia mais

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Tutorial realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial Adaptação Webmail UFMS Sumário 1) Enviar

Leia mais

TUTORIAL DEVRYONE. A evolução do Academus

TUTORIAL DEVRYONE. A evolução do Academus TUTORIAL DEVRYONE A evolução do Academus 01PASSO A PASSO Olá! Esse é o seu tutorial para navegação na disciplina online no DeVryONE. Neste tutorial abordaremos todos os itens que você encontrará no ícone

Leia mais

TUTORIAL PARA USO DO SISTEMA ORIGINALITY CHECK (TURNITIN)

TUTORIAL PARA USO DO SISTEMA ORIGINALITY CHECK (TURNITIN) TUTORIAL PARA USO DO SISTEMA ORIGINALITY CHECK (TURNITIN) O OriginalityCheck (Turnitin) é a uma ferramenta de apoio a detecção plágio, que possui uma base de dados comparativa com mais de 143 milhões de

Leia mais

Sumário Introdução Solicitação de Acesso Efetuar Login Esqueci a senha Alterar dados Cadastrais Alterar senha Criação de Usuários do Fornecedor

Sumário Introdução Solicitação de Acesso Efetuar Login Esqueci a senha Alterar dados Cadastrais Alterar senha Criação de Usuários do Fornecedor MANUAL DO USUÁRIO 1 Sumário Introdução 3 Solicitação de Acesso 3 Efetuar Login 9 Esqueci a senha 10 Alterar dados Cadastrais 10 Alterar senha 11 Criação de Usuários do Fornecedor 12 Termo de Responsabilidade

Leia mais

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial Tutorial Você tem acesso, pelo Moodle, a todos os livros das atividades acadêmicas em que está matriculado. Isso significa que você pode fazer download dos materiais para estudar quando, como e onde estiver.

Leia mais

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!!

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!! A JL tem uma super novidade para sua empresa!!!! Novo sistema de Gestão de Documentos chamado Área do Cliente muito mais fácil e mais completo que substituirá o Safe-doc a partir de 01/10/2015! Prezado

Leia mais

CAPÍTULO 1 - Orientações Gerais sobre o Sistema

CAPÍTULO 1 - Orientações Gerais sobre o Sistema CAPÍTULO 1 - Orientações Gerais sobre o Sistema 1.1 Versão do Sistema Usada neste Manual 1.2 Organização e Componentes-Padrão do Sistema 1.2.1 Orientações Básicas de Navegação do Sistema 1.2.2 Orientações

Leia mais

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP:

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: GUIA RÁPIDO MDIForms Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº 2016-4º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: 04102-000 www.sintel.com.br Índice 1. Objetivo...3 2. Exibição dos dados...3 2.1. Seleção

Leia mais

aplicativo: Índice Situação: 20/06/2017

aplicativo: Índice Situação: 20/06/2017 A instrução aplicativo: passo a passo para o Com o presente aplicativo podem ser utilizados ebooks no formato "Adobe Digital Editions epub" e "Adobe Digital Editions PDF", eaudios como stream e download

Leia mais

Novo Portal do Agente CVC

Novo Portal do Agente CVC Novo Portal do Agente CVC Convidamos vocês para conhecerem nosso novo Portal do Agente CVC É uma nova plataforma de vendas, unificando os principais acessos e links de busca de pacotes e com um formato

Leia mais

Guia para testes AfixInv (Demonstração)

Guia para testes AfixInv (Demonstração) Guia para testes AfixInv (Demonstração) INTRODUÇÃO Esse guia foi criado para auxiliar a demonstração da solução para inventários do Ativo Imobilizado utilizando o aplicativo AfixInv. AfixInv aplicativo

Leia mais

Solicitações de visualização de documento

Solicitações de visualização de documento Solicitações de visualização de documento Como eu posso gerenciar uma alta correspondência de semelhança? Se um documento foi enviado para uma de suas aulas, isso indica uma alta porcentagem de semelhança

Leia mais

Campo de coluna: é um campo retirado da lista de dados e atribuído a uma orientação de coluna na tabela dinâmica.

Campo de coluna: é um campo retirado da lista de dados e atribuído a uma orientação de coluna na tabela dinâmica. Sumário Conceito Criação de uma tabela dinâmica (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Alterando o layout da tabela dinâmica (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Parte 4 Conceito Tabela dinâmica é uma tabela utilizada para exibir

Leia mais

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1 (Sistema Android) Manual de Utilização Página 1 Sumário 1. Acesso ao no Android (aplicativo E-mail )... 4 2. Tela inicial do aplicativo E-mail e suas pastas... 5 2.1 Pasta Entrada... 5 2.2 Pasta Rascunhos...

Leia mais

NOTA: Nem todos os fluxos estarão disponíveis de acordo com o perfil do usuário

NOTA: Nem todos os fluxos estarão disponíveis de acordo com o perfil do usuário 2.1 Homepage NOTA: Nem todos os fluxos estarão disponíveis de acordo com o perfil do usuário Seção 1: Cabeçalho com atributos do perfil do usuário e as abas disponíveis Seção 2: Conjunto de widgets que

Leia mais

ÍNDICE MANUAL: OPERADOR LOGÍSTICO REVISÃO: 02 DATA: 22/01/2016 PÁGINA: 1/11

ÍNDICE MANUAL: OPERADOR LOGÍSTICO REVISÃO: 02 DATA: 22/01/2016 PÁGINA: 1/11 1/11 ÍNDICE 1. CONFIGURAÇÃO... 2 1.1 COMO CONFIGURAR... 2 2. ESTOQUE... 3 2.1 COMO PROCEDER... 3 3. ENTRADA... 7 3.1 COMO PROCEDER... 7 4. EMITIDA... 10 4.1 COMO PROCEDER... 10 5. HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES...

Leia mais

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução -Soluções Unidade: Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução Ao concluir este exercício, você estará apto a: Efetuar logon no SAP Business One Definir parâmetros de exibição Configurar

Leia mais

Cisco Unified Attendant Console Compact Edition v8.6.5

Cisco Unified Attendant Console Compact Edition v8.6.5 Este guia descreve resumidamente os atalhos de teclado, controles de interface e símbolos de status do telefone do Cisco Unified Attendant Console Compact Edition. Os principais elementos da interface

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente"

Manual de Acesso ao Moodle - Discente "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso localizado

Leia mais

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático Bem vindo ao Backup Online GUIA RÁPIDO DE CONFIGURAÇÃO DO BACK UP ONLINE Você está adquirindo uma das melhores plataformas de Backup na Nuvem disponíveis no mercado. Preparamos

Leia mais

Início Rápido: Exibir relatórios Início Rápido: Exibir relatórios

Início Rápido: Exibir relatórios Início Rápido: Exibir relatórios Início Rápido: Exibir relatórios Guia do Cliente Novembro de 2016 Este guia mostra-lhe como criar, salvar, visualizar e exportar relatórios padrão e personalizados no Centro de Negócios da Microsoft. Para

Leia mais

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de Apresentação O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de sua organização criem e aprimorem iniciativas de inovação de maneira colaborativa para as mais variadas

Leia mais

UNIESP PAGA UNIESP SOCIAL

UNIESP PAGA UNIESP SOCIAL UNIESP PAGA UNIESP SOCIAL ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO MENSAL DE CONTRAPARTIDA SOCIAL VF-01/MAIO/2014 1 Sumário 1. Aba Lista de Relatórios Aguardando Avaliação... 3 1.1. Regras para adicionar

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. ESQUECI MEU LOGIN E SENHA, E AGORA?... 4 3. COMO EU ALTERO MEU PERFIL NA PLATAFORMA?... 5 4. COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA?...

Leia mais

Manual de Versão Sistema Condomínio21

Manual de Versão Sistema Condomínio21 Manual de Versão Sistema Condomínio21 Belo Horizonte, 2014. Group Software. Todos os direitos reservados. 1. Campo observação no cadastro de unidade A nova versão do Condomínio21 disponibiliza recurso

Leia mais