CONVERSANDO SOBRE A DOR DA PERDA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONVERSANDO SOBRE A DOR DA PERDA"

Transcrição

1 CONVERSANDO SOBRE A DOR DA PERDA

2 Lélia de Cássia Faleiros (CRP: 24801) Psicóloga Clínica, Dra. em Educação pela Universidade de São Paulo FE-USP (2007). Tanatóloga, com curso de atualização para o trabalho com enlutado no LEM-USP (laboratório de Estudos do luto) e de aprimoramento em teoria, pesquisa e intervenção em luto no Instituto Quatro Estações (SP). Coordenadora no Centro de Psicologia Maiêutica projetos, assessorias e treinamentos a equipes de cemitérios, funerárias e crematórios. Desenvolve, no cemitério Cerejeiras, serviços de apoio aos enlutados por meio de palestras e atendimentos às famílias. Ana Lúcia Naletto (CRP: 38971) Psicóloga Clínica com especialização em Psicologia Educacional no CRP-SP e em Psicologia da Infância no GEPPPI-SP. Tanatóloga com curso de atualização para o trabalho com enlutado no Instituto Quatro Estações e de aprimoramento em teoria, pesquisa e intervenção em luto no Instituto Quatro Estações (SP). Coordenadora no Centro de Psicologia Maiêutica projetos, assessorias e treinamentos a equipes de cemitérios, funerárias e crematórios. Desenvolve, no cemitério Cerejeiras, serviços de apoio aos enlutados por meio de palestras e atendimentos às famílias.

3 ORIENTAÇÕES QUE PODEM AJUDAR UMA PESSOA EM LUTO O QUE ACONTECE QUANDO PERDEMOS ALGUÉM QUE AMAMOS? A experiência de conviver com a morte de alguém querido provoca uma das dores mais intensas que um ser humano pode suportar: a dor da perda. Infelizmente, somos muito mal preparados e pouco educados para lidar com essas perdas que, independente da nossa vontade, fazem parte da existência de qualquer ser humano. Assim, quando ocorre a morte de uma pessoa amada, aqueles que ficam realizam um grande esforço para lidar com o sofrimento, para dar sentido ao acontecimento e para encarar a realidade tal qual ela se apresenta. A vivência de uma perda, que afeta a vida de uma pessoa para sempre, é chamada de LUTO. NO QUE CONSISTE O PROCESSO DE LUTO? O trabalho de luto se faz necessário, é uma condição indispensável para que a pessoa retome sua vida, agora sem a pessoa que amava, e possa refazê-la em interação com as pessoas que a cercam. Aqueles que vivem esse processo de luto precisam elaborar de alguma forma essas novas condições, precisam reconstruir um novo jeito de viver sem a pessoa que perderam. Esse processo, sem dúvida, não é uma tarefa fácil nem rápida, especialmente se o vínculo era muito intenso ou se a morte foi muito traumática. O QUE FAZER? Uma das condições indispensáveis para que o luto seja elaborado e possa permitir uma boa reorganização na nova vida é que a pessoa possa expressar seus sentimentos, inquietações e angústias diante da perda. O momento do velório é oportuno para iniciar esse processo, pois permite que as pessoas façam suas despedidas, que se encontrem e partilhem da mesma dor. Dor que poderá tomar formas diferentes para cada um. E não existe uma forma certa de expressá-la; o importante mesmo é vivê-la. Ao contrário do que muitos imaginam, chorar é um excelente veículo para manifestar a dor da perda, assim como conversar sobre o acontecimento. Cultivar fotos e memórias de quem faleceu e prestar homenagens também são formas importantes para que o luto possa ser elaborado. O QUE ACONTECE QUANDO ESTAMOS EM PROCESSO DE LUTO? Durante o início do processo de luto, é comum que os sentimentos fiquem confusos e o enlutado sinta extrema tristeza, raiva, solidão, variações de humor e até de alívio. Muitas pessoas entram em depressão, sentem-se incapazes de sobreviver sem o ente perdido, carregam culpas acreditando que poderiam ter mudado o destino se tivessem agido de forma diferente.

4 Além disso, o comportamento do enlutado pode mudar durante um tempo, apresentando sono alterado, falta ou aumento de apetite, desatenção, lapsos de memória, lentidão na fala e no pensamento, entre outros sintomas. A saúde de uma pessoa enlutada pode ficar mais debilitada, tornando-a vulnerável a doenças ou a surgimento de sintomas somáticos (dores de cabeça, náuseas, vômitos, respiração curta, dores musculares, queda de cabelo, palpitações e tremores). Estas queixas devem ser avaliadas por um especialista para melhor orientação e, se necessária, medicação adequada. COMO AJUDAR ALGUÉM QUE ESTÁ VIVENDO UMA PERDA? Todo apoio e cuidado dos familiares e amigos são bem-vindos, já que a sensação de perda gera instabilidade, desamparo e confusão. Se você quer ajudar um enlutado, atente para algumas orientações: é necessário, em primeiro lugar, que você o deixe expressar sua dor, permitindo que ele demonstre a saudade da forma que puder; não o impeça de chorar e não lhe exija ser mais forte; seja paciente com as diferentes e inesperadas reações do enlutado; esteja por perto e coloque-se à disposição para ajudar naquilo que for preciso; nesse momento, tarefas simples do dia a dia podem parecer difíceis de serem realizadas sem auxílio; nunca diga foi melhor assim, pois nem sempre o será para a pessoa que ficou; não finja que nada aconteceu nem fique tentando distrair a pessoa; deixe-a expressar por meio de sua espiritualidade e de suas crenças, mesmo que você não partilhe delas. Enfim, se você quer realmente ajudar, escute o enlutado sem interferir em seus sentimentos. Às vezes, um abraço e o silêncio são mais eficazes do que milhões de palavras. Lembre-se de que a morte, embora seja um processo natural da vida, é um grande enigma para o homem, e a dor da perda sempre será o seu maior sofrimento. A CRIANÇA DIANTE DA MORTE A morte é uma situação naturalmente difícil para os adultos, pois envolve dor, separação e sofrimento. Se fosse possível, evitaríamos que as crianças passassem por este momento, mas não podemos poupálas. Talvez, durante esta leitura, você esteja pensando em alguma criança que acabou de perder alguém que amava. Muitas dúvidas surgem: devo falar sobre a morte para a criança?, como ela entenderá a morte?, devo trazê-la ao velório?, será bom que me veja chorando?.

5 Devemos falar sobre a morte para a criança? Embora pareça um tema pesado, doloroso, a morte também é assunto de criança. Falar sobre a morte é importante e saudável para ajudá-la a lidar com o sofrimento. As crianças sentem quando escondemos algo delas e sofrem muito com essa falta de informação. Por isso, em caso de morte de pessoa próxima, ela deve ser comunicada. Como devemos falar sobre a morte de alguém? Adiantamos que esta tarefa não será nada fácil, mas conversar é a forma mais adequada de conduzir tal situação. Ao falar, leve em conta os seguintes cuidados: escolha alguém próximo da criança, e que esteja em melhores condições emocionais para lhe dar a notícia; coloque-a nos braços, aproxime-se dela fisicamente neste momento; utilize a palavra morte e evite substituições como: dormiu, viajou, partiu, foi embora. Estas palavras podem confundir a criança que ainda leva tudo ao pé da letra; evite detalhar a causa da morte, especialmente em caso de violência; Deixe a criança à vontade para perguntar o que quiser sobre o assunto. A criança também sente a dor da perda? Apesar de reagir a situações de perda de forma diferente do adulto, a criança também vive a saudade da pessoa que perdeu. Muitos adultos pensam que as crianças não sentem a perda, mas estão enganados quanto a isso. As crianças vivem o luto de diferentes maneiras, mas não deixam de experimentá-lo. Como a criança reage à morte? A SAUDADE: quanto menor for a criança, menos condições ela terá de entender racionalmente a morte e por isso costuma demorar um pouco para reagir à perda de alguém querido. Somente com o passar do tempo é que a ausência da pessoa vai sendo sentida de forma intensa pela criança. A RAIVA: é comum a criança acreditar que a pessoa que morreu a abandonou e pode sentir muita raiva por isso, tornando-se mais agressiva por um tempo. Algumas se sentem culpadas, imaginando que fizeram alguma coisa errada e, por causa disso é que a pessoa morreu. Elas costumam arrumar soluções mágicas para evitar essa dor. Não é raro ouvirmos a criança dizer que vai para o céu buscar quem faleceu.

6 O MEDO: geralmente, a criança passa a ter medo de perder outras pessoas que ama e fica mais apegada a elas; não quer se separar nem para ir à escola ou à casa de um amiguinho. Esse comportamento não é permanente, diminuirá com o tempo, mas os familiares devem ter paciência e compreender o que está acontecendo. AS PERGUNTAS: é muito importante que a criança tenha espaço para falar das coisas que sente e pensa sobre o acontecido. Neste sentido, a família pode ajudar muito, criando oportunidades para que o assunto possa ser conversado. Criança deve ir ao velório? As crianças podem ir ao velório, mas devem ser consultadas a respeito disso. Devemos lembrar de que elas não sabem ao certo o que acontece num velório e, por isso, é preciso que o adulto esclareça sobre o que poderá ocorrer nesse lugar. É importante dizer, com palavras simples, que o corpo da pessoa que morreu fica numa caixa especial, por um tempo, para que as pessoas possam vê-lo, mais uma vez, antes de ser enterrado. Também é importante avisá-la que haverá gente chorando, pois estão tristes com o fato. É bom lembrar-lhe de que a pessoa que morreu não sente mais dor, frio ou qualquer desconforto. Após a explicação, pergunte se ela deseja ir ao velório, e só a leve em caso afirmativo; não a obrigue a ir em hipótese alguma, mas também não lhe negue o direito de participar do ritual. Posso chorar na frente das crianças? Quando se trata de morte, não há motivo para esconder a tristeza, e não há mal algum em que a criança veja os familiares chorando e abalados pela perda de alguém querido. Além disso, permitir-se viver a tristeza da morte e chorar servirá como exemplo para que a criança também expresse sua dor, e seu luto se torne menos pesado e solitário. Assim como falamos às crianças sobre a vida, falamos também sobre a morte. Falar de morte não é agradável, mas é necessário, pois ninguém está livre de viver situações de luto envolvendo crianças. Fontes: ana Lúcia Naletto e Lélia Faleiros Oliveira são psicólogas do Centro Maieutica, desenvolvem trabalhos na área de luto com adultos e crianças e mensalmente farão uma palestra de apoio aos enlutados no Memorial Parque das Cerejeiras. Informe-se sobre as datas pelo telefone: xxxxxxxxxx. Fale conosco e verifique as condições. Administração e vendas DHI Administração e Participação Ltda. R. São Benedito, Alto da Boa Vista SP Tel atendimento@cerejeiras.com.br Cemitério Estrada do M Boi Mirim (altura do número 9003) Tel /

O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família. Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica

O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família. Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica Lidando com o inesperado O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica Para começar bem Olá! Sejam todos muito bem-vindos!

Leia mais

Lidando. com o luto por suicídio Profa. Dra. Kelly Graziani Giacchero Vedana

Lidando. com o luto por suicídio Profa. Dra. Kelly Graziani Giacchero Vedana Lidando com o luto por suicídio Profa. Dra. Kelly Graziani Giacchero Vedana sumário APRESENTAÇÃO... 1 VOCÊ PODE SUPERAR ESSA SITUAÇÃO... 2 O LUTO POR SUICÍDIO É DIFERENTE... 3 EMOÇÕES E REAÇÕES COMUNS...

Leia mais

Olá, meu amigo(a)! Eu sou o Vilinha, e vim aqui hoje te conhecer porque soube que você perdeu uma pessoa especial, não foi isso? Eu imagino como você

Olá, meu amigo(a)! Eu sou o Vilinha, e vim aqui hoje te conhecer porque soube que você perdeu uma pessoa especial, não foi isso? Eu imagino como você APRESENTAÇÃO O mundo das crianças não é tão risonho como se pensa, há medos e muitas experiências de perdas. Os adultos não gostam de falar disso, muito provavelmente para escaparem dessa dor. (Rubem Alves)

Leia mais

GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI

GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI Psicóloga clínica Especializada em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CPCS Diretora da Clínica Qualidade de Vida R. Dom Pedro II, 2066 F. 16 3376-1129

Leia mais

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado.

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado. O QUE É SAÚDE? É o nosso estado natural. Segundo a O.M.S. saúde é mais do que a ausência de doença ou enfermidade: É o estado de perfeito bem-estar físico, mental e social. Depressão Em nossa sociedade,

Leia mais

O Sorriso de Clarice

O Sorriso de Clarice O Sorriso de Clarice Clarice era uma mulher meio menina sabem,doce,meiga,amiga,e apaixonada,aqueles seres que contagiam com seu sorriso, ela tinha algo único conquistava todos com seu sorriso,ninguém sabia

Leia mais

Veja mais: Por Laura Bugelli Yahoo! Brasil ter, 13 de nov de :59 BRST

Veja mais:  Por Laura Bugelli Yahoo! Brasil ter, 13 de nov de :59 BRST O adeus precoce Veja mais: http://www.club33.com.br/v3/ar.asp Por Laura Bugelli Yahoo! Brasil ter, 13 de nov de 2012 19:59 BRST Antonia Fontenelle era esposa de Marcos Paulo. (Foto: AgNews)A atriz Antonia

Leia mais

Módulo 5. Corpo de Emoções

Módulo 5. Corpo de Emoções Amor-próprio DIANA DUARTE Módulo 5. Corpo de Emoções Lição 2. Reciclagem Emocional Gosto da designação de reciclagem emocional para representar a forma como podes lidar com as tuas emoções, e como as podes

Leia mais

ASPECTOS PSICOLÓGICOS: MORTE E LUTO O LUTO NÃO PODE SER NEGADO

ASPECTOS PSICOLÓGICOS: MORTE E LUTO O LUTO NÃO PODE SER NEGADO TANATOLOGIA ASPECTOS PSICOLÓGICOS: MORTE E LUTO O LUTO NÃO PODE SER NEGADO O LUTO É O COMBUSTÍVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA PERDA QUANDO VIVENCIAMOS CADA FASE DESTE PROCESSO PODEMOS NOS TRANSFORMAR E DEFINITIVAMENTE

Leia mais

DIAGNÓSTICO, AUTISMO E REPARAÇÃO. Do luto à ressignificação de um filho

DIAGNÓSTICO, AUTISMO E REPARAÇÃO. Do luto à ressignificação de um filho DIAGNÓSTICO, AUTISMO E REPARAÇÃO Do luto à ressignificação de um filho Vamos falar de Luto? JOHN BOWLBY -John Bowlby, nasceu em 26 de fevereiro de 1907, em Londres; - Buscou compreender como formamos

Leia mais

TESTE DAS 5 LINGUAGENS DE AMOR

TESTE DAS 5 LINGUAGENS DE AMOR TESTE DAS 5 LINGUAGENS DE AMOR Livro 5 Linguagens do Amor Prepare o perfil quando estiver relaxado e sem pressão de tempo. Depois de fazer suas escolhas, volte e conte o número de vezes que marcou cada

Leia mais

Entenda sua ansiedade. Novembro

Entenda sua ansiedade. Novembro Entenda sua ansiedade Novembro 2016 http://mizuji.com Por que "entender ansiedade"? Palavra da moda Mais popular que "estresse" A importância de entender o que é ansiedade ansiedade não é "o" problema

Leia mais

Como explicar a Morte às Crianças?

Como explicar a Morte às Crianças? Daniela Anéis Psicóloga Clínica Como explicar a Morte às Crianças? Guia para Pais, Professores e Avós Falar de Morte não é fácil em nenhuma idade. Mas quando se trata de crianças pode ser ainda mais difícil.

Leia mais

a natureza da vida o luto: dimensão geral o luto: tipos e particularidades

a natureza da vida o luto: dimensão geral o luto: tipos e particularidades Curso de Formação curso acreditado sociedade portuguesa de estudo e intervenção n temas da formação a natureza da vida : dimensão geral : tipos e particularidades 1 Tears in the heaven o que é? quais as

Leia mais

COMO AJUDAR ALGUÉM COM RISCO DE SUICÍDIO

COMO AJUDAR ALGUÉM COM RISCO DE SUICÍDIO COMO AJUDAR ALGUÉM COM RISCO DE SUICÍDIO? AUTORAS: Larissa Martins Ortega Chiquito Profa. Dra. Kelly Graziani Giacchero Vedana (Orientadora) Centro de Educação em Prevenção e Prevenção do Suicídio 1 APRESENTAÇÃO

Leia mais

Relacionamento Abusivo

Relacionamento Abusivo CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA Relacionamento Abusivo Relacionamento Abusivo Quando ouvimos falar de Relacionamento Abusivo geralmente nos lembramos da relação amorosa em que a mulher é sempre a vítima,

Leia mais

Depressão: o que você precisa saber

Depressão: o que você precisa saber Depressão: o que você precisa saber Se você acredita que tem depressão, ou conhece alguém que talvez sofra desse transtorno, leia este material. O que é a depressão? A depressão é um transtorno mental

Leia mais

Ansiedade de Separação: O que é isso???

Ansiedade de Separação: O que é isso??? Ansiedade de Separação: O que é isso??? Ansiedade de separação: o que é? A ansiedade de separação é um estado emocional desagradável e negativo que ocorre quando a criança se separa das figuras cuja vinculação

Leia mais

DEPRESSÃO, O QUE É? A

DEPRESSÃO, O QUE É? A DEPRESSÃO, O QUE É? A depressão é uma doença que pode afetar pessoas de todas as idades. Ela é diferente de tristeza e surge devido a fatores biológicos e emocionais (perdas, traumas, estresse, etc.).

Leia mais

TESTE DE CODEPENDÊNCIA

TESTE DE CODEPENDÊNCIA TESTE DE CODEPENDÊNCIA Este é um teste para calcular o grau de codependência. Não é um substituto para avaliação profissional, mas uma ferramenta de autodiagnóstico. Anote em um papel as perguntas que

Leia mais

Escrita. Por Ricardo Fonseca

Escrita. Por Ricardo Fonseca Escrita Por Ricardo Fonseca FUGA MEDOS GRATIDÃO MISSÃO Sonhos VIVER DOENÇA FAMÍLIA Amor DÚVIDAS PAIXÃO Escrever SAÚDE RECUPERAÇÃO TRISTEZA ABUNDÂNCIA PERDA Luto REALIZAÇÃO VITÓRIA FELICIDADE ABANDONO CRISE

Leia mais

Depressão: Os Caminhos da Alma... (LÚCIA MARIA)

Depressão: Os Caminhos da Alma... (LÚCIA MARIA) (LÚCIA MARIA) 1 Dedicatória: A todos os que sofrem de depressão, uma doença cruel e invisível, mas que pode ser vencida. 2 Sinopse: Muito embora, o título comece com uma expressão diferente, a intenção

Leia mais

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE MINAS GERAIS SOCIEDADE DE TANATOLOGIA E CUIDADO PALIATIVO DE MINAS GERAIS

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE MINAS GERAIS SOCIEDADE DE TANATOLOGIA E CUIDADO PALIATIVO DE MINAS GERAIS ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE MINAS GERAIS SOCIEDADE DE TANATOLOGIA E CUIDADO PALIATIVO DE MINAS GERAIS CRIANÇA TAMBÉM FICA DE LUTO CURSO DE TANATOLOGIA 2016 ALUNA: CRISTINA PINTO COELHO Tenho medo de morrer, disse

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA MANTER A ESTABILIDADE EMOCIONAL. Silvana Lopes Ribeiro Futura Diretora Executiva Mary Kay

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA MANTER A ESTABILIDADE EMOCIONAL. Silvana Lopes Ribeiro Futura Diretora Executiva Mary Kay A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA MANTER A ESTABILIDADE EMOCIONAL OBJETIVO Apenas quando conseguimos equilibrar nossa vida espiritual-pessoal-profissional, vislumbramos as reais possibilidades em

Leia mais

Suicídio: informando para prevenir.

Suicídio: informando para prevenir. Suicídio: informando para prevenir. O suicídio pode ser definido como um ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, mesmo que ambivalente,

Leia mais

A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual. Enrique R. Argañaraz

A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual. Enrique R. Argañaraz A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual Enrique R. Argañaraz Algo em comum a todos os seres humanos: Todos querem ser felizes!! Mas, Porque Sofremos? Porque cada um imagina sua felicidade de

Leia mais

Perda & Luto. A HDYO tem mais informação sobre DH disponível para jovens, pais e profissionais no nosso site:

Perda & Luto. A HDYO tem mais informação sobre DH disponível para jovens, pais e profissionais no nosso site: Perda & Luto A HDYO tem mais informação sobre DH disponível para jovens, pais e profissionais no nosso site: www.hdyo.org Perda é quando perdes alguém ou algo que significa muito para ti e luto é o processo

Leia mais

OS CICLOS DOS 7 ANOS

OS CICLOS DOS 7 ANOS OS CICLOS DOS 7 ANOS Os mistérios que envolvem a nossa vida, desde o nascimento, como as experiências, os fatos, os acontecimentos, bons e ruins, as pessoas que surgem ou desaparecem, de nossas vidas,

Leia mais

RAPPORT INSTANTÂNEO COM LEITURA FRIA

RAPPORT INSTANTÂNEO COM LEITURA FRIA RAPPORT INSTANTÂNEO COM LEITURA FRIA Por Eduardo Vaz Antes de tudo, eu gostaria de saber exatamente: o que você sabe sobre Leitura Fria? Eu poderia ficar lhe explicando aqui o que é leitura fria do meu

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Transtornos Ansiosos (TA)

Leia mais

Sinais visíveis de transtornos psicológicos: como identificar e lidar com estes pacientes?

Sinais visíveis de transtornos psicológicos: como identificar e lidar com estes pacientes? Sinais visíveis de transtornos psicológicos: como identificar e lidar com estes pacientes? Sávia M. Emrich Pinto Psicóloga Serviço de Radioterapia Sinais visíveis de transtornos psicológicos: como identificar

Leia mais

ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO

ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO 1 1 2 ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO dor poderia retomar a vida aos poucos. É possível ter uma vida boa apesar da É normal ter dias com mais dor e outros com menos 1 2 2 ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO dor

Leia mais

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima.

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima. CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA Autoestima Autoestima A baixa autoestima é, infelizmente, um estado muito comum. As pessoas geralmente se sentem inseguras, inadequadas, com dúvidas constantes, não têm certeza

Leia mais

Abordagem fria. Por que fazer abordagem fria? Onde fazer abordagem fria?

Abordagem fria. Por que fazer abordagem fria? Onde fazer abordagem fria? ABORDAGEM O que significa? R: Abordagem é o termo utilizado para caracterizar um tipo de aproximação, seja entre pessoas ou coisas. Normalmente, a abordagem é o modo como determinada pessoa se aproxima

Leia mais

A primeira visita ao ginecologista

A primeira visita ao ginecologista A primeira visita ao ginecologista acne colicas sexualidade NAO FIQUE COM DUVIDAS Indice: Visitar o ginecologista logo que surgem os primeiros sinais da puberdade e muito importante para que a menina entenda

Leia mais

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Sou bem que ele mais v coleção Conversas #21 - ABRIL 2015 - m o c está l e g i o h a que e l apenas por in e t. er e s se? Será Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

Leia mais

Eu acho que eles têm uma dificuldade de falar de si mesmo e isso é nítido (Paloma). As mulheres ficam mais dispostas a falar, mais dispostas a voltar (...) O homem vai vir menos vezes. Ele vai abandonar

Leia mais

A Semana 02 se refere ao corpo e como somos, na maior parte do tempo, inconscientes às sensações que nascem dele.

A Semana 02 se refere ao corpo e como somos, na maior parte do tempo, inconscientes às sensações que nascem dele. A Semana 02 se refere ao corpo e como somos, na maior parte do tempo, inconscientes às sensações que nascem dele. Para cultivar verdadeiramente a atenção plena, precisamos voltar a nos integrar por inteiro

Leia mais

Como Prevenir o Suicídio?

Como Prevenir o Suicídio? Como Prevenir o Suicídio? Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br

Leia mais

O INSIGHT: O SALTO, A DESCONTINUIDADE, SUA

O INSIGHT: O SALTO, A DESCONTINUIDADE, SUA O INSIGHT: O SALTO, A DESCONTINUIDADE, SUA IMPORTÂNCIA E COMO CHEGAR A ELE Prof. André Galvan INSIGHT Ter um insight significar descobrir ou perceber algo que antes você não percebia, sobre si mesmo, ou

Leia mais

Quando o Pânico domina

Quando o Pânico domina Quando o Pânico domina Vera Ramalho Psiquilibrios O ataque de pânico é considerado uma reacção de alerta do organismo, que pode ocorrer em situações externas, percebidas pelo indivíduo como ameaçadoras,

Leia mais

SUA VIDA, SUAS HISTÓRIAS E MENSAGENS QUE VENDEM

SUA VIDA, SUAS HISTÓRIAS E MENSAGENS QUE VENDEM SUA VIDA, SUAS HISTÓRIAS E MENSAGENS QUE VENDEM Por Junior Resende www.influenciaparamilhoes.com www.influenciaparamilhoes.com Página 1 Caro amigo, Se você quer resolver o problema de falta de vendas,

Leia mais

Grupo de estudos Anthony Robbins

Grupo de estudos Anthony Robbins Grupo de estudos Anthony Robbins Coaching e PNL caps 5 cont 17/12/2013 Como o cérebro efetua uma neuroassociação: Em qualquer momento em que você experimenta quantidades significativas de dor ou prazer,

Leia mais

Orientações sobre LUTO

Orientações sobre LUTO Orientações sobre LUTO Este material foi preparado pelos membros do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto LELu (PUC-SP). Convênio 03/SSMSP/2015 entre a Fundação São Paulo e o SFMSP. Fernando

Leia mais

DEPRESSÃO TEM CURA? SAIBA MAIS SOBRE ESSE MAL

DEPRESSÃO TEM CURA? SAIBA MAIS SOBRE ESSE MAL DEPRESSÃO TEM CURA? SAIBA MAIS SOBRE ESSE MAL SUMÁRIO 01. Depressão: tristeza ou doença? 3 02. Saiba identificar os sintomas de um deprimido 7 03. Depressão severa: saiba como tomar controle 12 01 DEPRESSÃO:

Leia mais

DIÁRIO PARA ANSIOSOS

DIÁRIO PARA ANSIOSOS DIÁRIO PARA ANSIOSOS Exercícios para aliviar o estresse e eliminar a ansiedade, onde quer que você esteja CORINNE SWEET Ilustrações de Marcia Mihotich Tradução Guilherme Bernardo 1 a edição Rio de Janeiro

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Venha se especializar com

Leia mais

O MAIOR CANAL DE VENDAS DO MUNDO ONLINE

O MAIOR CANAL DE VENDAS DO MUNDO ONLINE O MAIOR CANAL DE VENDAS DO MUNDO ONLINE Entre os 5 maiores canais de Negócios do Youtube no Brasil. facebook.com/ederson.une facebook.com/fabiano.laurindo.54 facebook.com/fernandokibing instagram.com/tiagoalmeida_oliveira

Leia mais

Introdução ao CR Parte II dia 26/02/2019

Introdução ao CR Parte II dia 26/02/2019 Introdução ao CR Parte II dia 26/02/2019 13 RAZÕES PARA VC FAZER O CR OBJETIVO - ajudar pessoas a vencer seus vícios, traumas emocionais, maus hábitos e comportamentos destrutivos. Quais são as razões

Leia mais

INTERVENÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SESSÃO DE REGRESSÃO DE MEMÓRIA

INTERVENÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SESSÃO DE REGRESSÃO DE MEMÓRIA INTERVENÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SESSÃO DE REGRESSÃO DE MEMÓRIA IDENTIFICAÇÃO DO PERSONAGEM 1- Inicial: Cliente pode começar pelo personagem, pelo local, pela situação, pelo sentimento, pela sensação

Leia mais

O MAIOR CANAL DE VENDAS DO MUNDO ONLINE

O MAIOR CANAL DE VENDAS DO MUNDO ONLINE O MAIOR CANAL DE VENDAS DO MUNDO ONLINE ESTÁGIOS QUE O CONSUMIDOR DEVE ATRAVESSAR ANTES DA COMPRA GOSTAR DE VOCÊ ESCUTAR VOCÊ ACREDITAR EM VOCÊ COMPRAR PERSPECTIVA DO CLIENTE 1 - Abertura 2 - Investigação

Leia mais

SARA CARDOSO. Escolho Ser Feliz. Um guia para uma autoestima mais forte e uma vida mais positiva. Pergaminho

SARA CARDOSO. Escolho Ser Feliz. Um guia para uma autoestima mais forte e uma vida mais positiva. Pergaminho Escolho Ser Feliz SARA CARDOSO Escolho Ser Feliz Um guia para uma autoestima mais forte e uma vida mais positiva Pergaminho Aceitação em vez de negação A aceitação é o oposto da negação, ou da resistência

Leia mais

ANA SOUZA P S I C Ó L O G A

ANA SOUZA P S I C Ó L O G A ÍNDICE AUTORA... INTRODUÇÃO... ALGUNS SINTOMAS QUE PODEMOS OBSERVAR DEVIDO AO ESGOTAMENTO EMOCIONAL... - Insônia... - Irritabilidade... - Falta de motivação... - Distanciamento afetivo... - Esquecimentos

Leia mais

O que acontece quando nossas emoções ficam guardadas no corpo

O que acontece quando nossas emoções ficam guardadas no corpo O que acontece quando nossas emoções ficam guardadas no corpo Conhecimento Psicologia Por Resiliência Humana Nunca é tarde demais para prestar atenção nas emoções não expressadas que arquivamos no corpo,

Leia mais

LIÇÃO 4 03 a 05 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus

LIÇÃO 4 03 a 05 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus LIÇÃO 4 03 a 05 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus CONCEITO CHAVE: Deus deseja que seus seguidores estejam sempre preparados para contar a história de Jesus, a fim de conduzi-los

Leia mais

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros 6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros Saiba como ter uma conversa agradável que conquiste o homem Eu imagino que você possa provavelmente estar rindo e pensando, Eu nunca tive problemas

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES Depressão infanto-juvenil Sugestões práticas da: Nota introdutória Até há alguns anos atrás crianças e depressão eram dois termos que pareciam não se poder relacionar. Hoje

Leia mais

DICAS PRÁTICAS ADAPTAÇÃO ESCOLAR

DICAS PRÁTICAS ADAPTAÇÃO ESCOLAR 10 DICAS PRÁTICAS ADAPTAÇÃO ESCOLAR 10 02 DICAS PRÁTICAS ADAPTAÇÃO ESCOLAR O início da fase escolar é uma Essa adaptação é importante mudança grande para a vida da para que a criança não se sinta criança,

Leia mais

Associação entre síndrome pré-menstrual e transtornos mentais Celene Maria Longo da Silva Gicele Costa Minten Rosângela de Leon Veleda de Souza

Associação entre síndrome pré-menstrual e transtornos mentais Celene Maria Longo da Silva Gicele Costa Minten Rosângela de Leon Veleda de Souza Associação entre síndrome pré-menstrual e transtornos mentais Celene Maria Longo da Silva Gicele Costa Minten Rosângela de Leon Veleda de Souza Denise Petrucci Gigante 1 Síndrome pré-menstrual (SPM) Conjunto

Leia mais

* Nascimento: 11/10/2011

* Nascimento: 11/10/2011 Homenagem a Davi Henrique da Silva Schmidt * Nascimento: 11/10/2011 Falecimento: 15/10/2011 Em 11 de outubro de 2012, no Hospital Santa Cruz, nascia Davi Schmidt, filho de Fernanda da Silva Schmidt e Paulo

Leia mais

Dra Rossandra Sampaio Psicóloga Clínica CRP Especialista em Gestão de Sistemas e serviços de Saúde (FIOCRUZ) Mestranda em Psicologia da

Dra Rossandra Sampaio Psicóloga Clínica CRP Especialista em Gestão de Sistemas e serviços de Saúde (FIOCRUZ) Mestranda em Psicologia da Dra Rossandra Sampaio Psicóloga Clínica CRP 02-10159 Especialista em Gestão de Sistemas e serviços de Saúde (FIOCRUZ) Mestranda em Psicologia da Saúde (FPS) Qualidade de vida, Conceito da OMS: A percepção

Leia mais

separação separacao_miolo_v8.indd 1 4/13/16 2:13 PM

separação separacao_miolo_v8.indd 1 4/13/16 2:13 PM separação separacao_miolo_v8.indd 1 separacao_miolo_v8.indd 2 Luciano Trigo separação separacao_miolo_v8.indd 3 separacao_miolo_v8.indd 4 minha filha cresce minha filha cresce e consome impaciente os últimos

Leia mais

A importância da posvenção como promoção e prevenção em saúde

A importância da posvenção como promoção e prevenção em saúde A importância da posvenção como promoção e prevenção em saúde Karen Scavacini Psicóloga e Gestalt-terapeuta Mestre em Saúde Pública na área de Promoção de Saúde Mental e Prevenção do Suicídio pelo Instituto

Leia mais

Continue com os tratamentos médicos que já faz.

Continue com os tratamentos médicos que já faz. Diga mentalmente que você perdoa todos da sua família e pede perdão também a todos eles. Continue com os tratamentos médicos que já faz. Pare com trabalhos espirituais envolvendo animais, incorporações,

Leia mais

Cuidados Paliativos. Reflexões. Luan Peres Bonfim Ribeiro

Cuidados Paliativos. Reflexões. Luan Peres Bonfim Ribeiro 69 Reflexões Cuidados Paliativos Luan Peres Bonfim Ribeiro B uscamos apresentar, neste artigo, o tema dos cuidados paliativos focando a atuação dos profissionais que tratam desses pacientes, em qual momento

Leia mais

EBOOK SINTOMAS DEPRESSÃO DA DIEGO TINOCO

EBOOK SINTOMAS DEPRESSÃO DA DIEGO TINOCO EBOOK SINTOMAS DEPRESSÃO DA INTRODUÇÃO O Transtorno depressivo é uma doença que acomete várias pessoas em todo o mundo. Estima-se que só nos EUA, 7% da população em um período de 12 meses apresentou um

Leia mais

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis Miguel Cavalcanti AgroTalento Parabéns!! :-) Você não está aqui por acaso Desafio: não seja um aluno, seja um professor Sugestão Pegue um caderno

Leia mais

RAQUEL RIBEIRO DESIGN JOÃO ERNANI

RAQUEL RIBEIRO DESIGN JOÃO ERNANI 1 Quem sou? Meu nome é Raquel Noel Ribeiro, sou psicóloga (CRP 06/73384) e doutora em Ciências - Psicologia Social pela USP. Desde que me formei, em 2003, trabalho com idosos. Tudo começou no aprimoramento

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO AULA 2 Apostila de Exercícios. Deixe que haja espaços em sua união" - Kahil Gilran

CURSO INTRODUTÓRIO AULA 2 Apostila de Exercícios. Deixe que haja espaços em sua união - Kahil Gilran CURSO INTRODUTÓRIO AULA 2 Deixe que haja espaços em sua união" - Kahil Gilran Na segunda aula do curso introdutório do Programa Permita-se Ser Livre você começou a aprender a se desapegar (desligar emocionalmente)

Leia mais

Lembre-se é um momento único, é como se você tivesse a oportunidade de falar com o próprio Criador por 5 minutos

Lembre-se é um momento único, é como se você tivesse a oportunidade de falar com o próprio Criador por 5 minutos Vivência dos 3 dias Vivência dos 3 dias Primeiro dia Limpeza Você tem que encontrar uma hora neste dia para se isolar e ficar a vontade para desabafar com o Universo, com Deus, ou com o seu Santo favorito.

Leia mais

Sobre a morte e o morrer. Profa. Dra. Marina Salvetti

Sobre a morte e o morrer. Profa. Dra. Marina Salvetti Sobre a morte e o morrer Profa. Dra. Marina Salvetti A morte e o morrer Evolução histórica Idade média Protagonistas do ritual Idade moderna Morte impessoal Atualmente Negação Má elaboração do luto A morte

Leia mais

Sete passos para Eliminar a Ansiedade

Sete passos para Eliminar a Ansiedade Sete passos para Eliminar a Ansiedade Rosane Santos É possível ser feliz... É possível viver em paz... É possível ser livre! Eu sou a Rosane Santos, psicoterapeuta, graduada em Psicologia. O que irei compartilhar

Leia mais

5 PENSAMENTOS PARA TRANSFORMAR SUA VIDA

5 PENSAMENTOS PARA TRANSFORMAR SUA VIDA 5 PENSAMENTOS PARA TRANSFORMAR SUA VIDA Descubra o que são armadilhas mentais Psicóloga Viviane Mendonça INTRODUÇÃO Cada pessoa é uma somatória das suas experiências de vida 2 INTRODUÇÃO Você já parou

Leia mais

Se você ainda não tem clientes, não tem problemas! Você pode criar um Mapa de Empatia baseada em uma audiência mínima viável:

Se você ainda não tem clientes, não tem problemas! Você pode criar um Mapa de Empatia baseada em uma audiência mínima viável: MAPA DE EMPATIA O que é? O mapa de Empatia é uma ferramenta visual, que te ajuda a descrever o perfil de uma Pessoa ou de um grupo de pessoas. O Mapa de Empatia permite que você estruture Uma verdadeira

Leia mais

Nossas 12 Vulnerabilidades:

Nossas 12 Vulnerabilidades: Nossas 12 Vulnerabilidades: Separei abaixo algumas vulnerabilidades propriamente humanas, leia e observe quantas delas incomodam você: 1ª Frustração: Frustração é o que você sente quando diz: Não suporto

Leia mais

LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus

LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus CONCEITO CHAVE: Deus deseja que seus seguidores estejam sempre preparados para contar a história de Jesus, a fim de conduzi-los

Leia mais

Males da Alma......são transtornos que causam sofrimento intenso, comprometem a rotina da pessoa afetada, alteram

Males da Alma......são transtornos que causam sofrimento intenso, comprometem a rotina da pessoa afetada, alteram Males da Alma......são transtornos que causam sofrimento intenso, comprometem a rotina da pessoa afetada, alteram seu comportamento e trazem prejuízos em todas as áreas da vida de quem está doente. Ansiedade,

Leia mais

13 soluções para melhorar a comunicação

13 soluções para melhorar a comunicação 13 soluções para melhorar a comunicação Anna Carolina Rodrigues Você S/A A dificuldade de se expressar é um problema recorrente entre profissionais e um dos principais obstáculos que as empresas enfrentam

Leia mais

Olá, aqui é Marina e é um prazer para mim estar aqui com você, no nosso terceiro vídeo dessa palestra especial...

Olá, aqui é Marina e é um prazer para mim estar aqui com você, no nosso terceiro vídeo dessa palestra especial... Olá, aqui é Marina e é um prazer para mim estar aqui com você, no nosso terceiro vídeo dessa palestra especial... Como conquistar suas metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de ontem,

Leia mais

Startup emocional: Estratégias emocionais para a vida e para os negócios

Startup emocional: Estratégias emocionais para a vida e para os negócios Startup emocional: Estratégias emocionais para a vida e para os negócios DEMISSÃO O seu funcionário pediu demissão de VOCÊ ou de sua EMPRESA O que é uma Startup? Como elas resolvem problemas? A) Elas pensam

Leia mais

DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO

DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO A cada dia, escutamos essas três palavras com mais frequência. De fato, hoje em dia esses são os três transtornos psicológicos mais habituais. O estresse, a depressão

Leia mais

IIº Congresso Sul Brasileiro SUL SC. 19 a 21/08/2011

IIº Congresso Sul Brasileiro SUL SC. 19 a 21/08/2011 IIº Congresso Sul Brasileiro Jaraguá do SUL SC 19 a 21/08/2011 Co-dependência Ana Martins Godoy Pimenta O Que é e Quem é? DEPENDENTE: portador de uma doença progressiva, que pode tornar-se fatal levando

Leia mais

Quando o medo foge ao controle

Quando o medo foge ao controle Quando o medo foge ao controle Transtorno de Ansiedade Generalizada Texto traduzido e adaptado por Lucas Machado Mantovani, mediante prévia autorização do National Institute of Mental Health, responsável

Leia mais

3.5 Medos e ansiedade na criança e no adolescente

3.5 Medos e ansiedade na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.5 Medos e ansiedade na criança e no adolescente Introdução À medida que cresce e descobre o mundo à sua volta, a criança vai-se apercebendo como

Leia mais

O que a lei define como bullying

O que a lei define como bullying Todo mundo sabe que fazer bullying é fazer sofrer. O bullying parece uma brincadeira. Mas não é. Mesmo assim, ainda tem gente que faz ou apoia, gente que sofre em silêncio ou fica calado vendo alguém sofrer.

Leia mais

Boatos são notícias que uma pessoa conta para outra, contando fatos distorcidos (em sua maioria aumentados, ou inverdades ou ainda, tira conclusões

Boatos são notícias que uma pessoa conta para outra, contando fatos distorcidos (em sua maioria aumentados, ou inverdades ou ainda, tira conclusões Boatos são notícias que uma pessoa conta para outra, contando fatos distorcidos (em sua maioria aumentados, ou inverdades ou ainda, tira conclusões de algumas palavras que ouviu. É uma hipótese baseada

Leia mais

ESTÁGIOS QUE O CONSUMIDOR DEVE ATRAVESSAR ANTES DA COMPRA GOSTAR DE VOCÊ ESCUTAR VOCÊ ACREDITAR EM VOCÊ COMPRAR PERSPECTIVA DO CLIENTE 1 - Abertura 2 - Investigação 3 - Declaração de benefício 4 - Fechamento

Leia mais

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA Trechos selecionados do livro Estratégias poderosas para fazê-la voltar para você. www.salveseucasamento.com.br Mark Love E-book gratuito Esse e-book gratuito é composto de

Leia mais

Trabalhand as Em ções

Trabalhand as Em ções Caderno de Atividades Trabalhand as Em ções Psicologia Acessível Por: Caroline Janiro @carolinejaniro Psicologia Acessível, o que é? Psicologia Acessível é um projeto idealizado pela psicóloga Ane Caroline

Leia mais

SENSO DE URGÊNCIA PARA CONQUISTAR TUDO

SENSO DE URGÊNCIA PARA CONQUISTAR TUDO SENSO DE URGÊNCIA PARA CONQUISTAR TUDO O que é senso de urgência? VÍDEO Você precisa aumentar suas vendas para arcar com os compromissos pessoais. O tempo passa e o mercado não reage. O meio do mês já

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN IX Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Leia mais

O jogo curativo com os dedos

O jogo curativo com os dedos O jogo curativo com os dedos Para pais de família, educadores infantis e tutores de creches serve de guia para jogar e representar róis com os meninos. Através deste jogo você pode reconhecer problemas

Leia mais

Monografia. Psicologia da Educação II. Marcos Lessa de Castro. Tema: Síndrome do Pensamento Acelerado

Monografia. Psicologia da Educação II. Marcos Lessa de Castro. Tema: Síndrome do Pensamento Acelerado Monografia Psicologia da Educação II Marcos Lessa de Castro Tema: Síndrome do Pensamento Acelerado Conceitos Iniciais: Síndrome: do grego syndromé, que significa reunião, é um conjunto de sinais e sintomas

Leia mais

Superando os momentos difíceis

Superando os momentos difíceis Superando os momentos difíceis Valdir José de Castro Superando os momentos difíceis para viver melhor Direção editorial: Claudiano Avelino dos Santos Assistente editorial: Jacqueline Mendes Fontes Revisão:

Leia mais

Setembro Amarelo faz alerta para aumento de casos de suicídio

Setembro Amarelo faz alerta para aumento de casos de suicídio Setembro Amarelo faz alerta para aumento de casos de suicídio Conforme informa a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos suicídios poderiam ser evitados. Conscientização No Brasil, a campanha Setembro

Leia mais

Regional São Paulo Leste

Regional São Paulo Leste Regional São Paulo Leste Pode ser que você nem perceba, mas seus hábitos afetam o seu dia a dia. Veja como criar bons hábitos. Você pode criar bons hábitos! QUANDO o alarme toca, Victor ainda está com

Leia mais

Perfil do Co-Dependente: Comportamentos, Pensamentos e Estados Emocionais

Perfil do Co-Dependente: Comportamentos, Pensamentos e Estados Emocionais Comportamentos, Pensamentos e Estados Maria Roseli Rossi Avila mariaroselirossiavila@yahoo.com.br Três perfis do relacionamento humano: 1) Independente 2) Dependente 3) Interdependente 1 Independente:

Leia mais

APRENDER A RECONHECER E LIDAR COM OS SENTIMENTOS

APRENDER A RECONHECER E LIDAR COM OS SENTIMENTOS APRENDER A RECONHECER E LIDAR COM OS SENTIMENTOS Profª: Gabriela Caldeira Aranha Apresentação da professora Pós-graduação: Relações Interpessoais e a Construção da Autonomia Moral. Unifran. Ética, valores

Leia mais

AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano)

AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano) AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano) a) Manter uma identidade pessoal e uma identidade para o casamento > Dependência exagerada - A identidade do cônjuge é um reflexo do seu

Leia mais