TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO INTRODUÇÃO 2. O ACONTECER DA REVELAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO INTRODUÇÃO 2. O ACONTECER DA REVELAÇÃO"

Transcrição

1 TEMA DA SESSÃO 1. INTRODUÇÃO 2. O ACONTECER DA REVELAÇÃO 3. CONSEQUÊNCIAS 4. TPC JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano da Formação Cristã

2 Introdução O que é que acontece nesse instante originário e misterioso no qual Deus se revela ao ser humano? O que é que verdadeiramente se quer significar com essa expressão?

3 O acontecer da revelação (1) Nesta linha, podemos partir de um dado universalmente testemunhado: Partindo da fé religiosa mais elementar no Deus criador e salvador podemos afirmar que aquilo que sabemos de Deus - precisamente graças àquilo que ele nos revela é que ele é amor e que nos cria por amor, vivendo por isso como um «Pai/Mãe» debruçado sobre a nossa história, para a todos ajudar e a todos salvar sem discriminação de nenhum tipo. Se de alguma coisa podemos estar verdadeiramente seguros, é justamente desta amor universal, incondicional e irrestrito.

4 O acontecer da revelação (2) Assim, se Deus cria por amor e só por amor a todas as pessoas, torna-se bastante óbvio que a sua vontade é de dar-se a conhecer: A todos! Sempre! E em todos os lugares!

5 O acontecer da revelação (3) Mas como é que essa vontade se pode tornar realidade? No imaginário de muitos crentes a resposta surge com toda a facilidade: aparecendo, falando, mostrando-se. Contudo, quando analisamos criticamente esta ideia ela deixa de parecer tão consistente quanto à primeira vista poderia parecer. Se sabemos que é em Deus que a nossa existência tem fundamento é porque o descobrimos justamente como diferença qualitativa de nós. Ele é o outro, infinito e transcendente. Por isso, identificar a Deus com algo, por mais grandioso e espetacular que pudesse ser, equivale automaticamente a vê-lo, ouvi-lo ou pensá-lo como o que por definição não é. Uma manifestação direta e evidente de Deus seria claramente auto contraditória porque o situaria ao nível do mundano, do finito e do relativo.

6 O acontecer da revelação (4) Com isto não se pretende afirmar a impossibilidade da comunicação de Deus, mas repensar criticamente a ideia de uma intervenção que rompe o decurso natural das coisas, o que converteria Deus numa coisa ao lado das coisas. Aqui o fundamental está em assumir a união radicalíssima prévia a tudo e mais profunda que tudo que existe entre a criatura e o criador. No fundo, a intuição que está na base de toda esta reflexão é que a manifestação da vontade de Deus e do seu projeto, acontece pelo próprio ser da criatura e que ela mesma é a sua palavra.

7 O acontecer da revelação (5) Trata-se pois de uma relação existente entre Deus e as suas criaturas, de uma relação que constitui um acontecimento real entre Deus e o ser humano, acontecimento realizado na natureza, na história e na própria existência individual. Na natureza, Porque o homem religioso ao olhar para o mundo como criação é remetido para uma outra presença que através dele aparece e que surge como um mais, como um para além disso ; Na história, Porque toda a sua dinâmica está constantemente sendo incentivada e interpelada pela ação do criador através da liberdade do ser humano; Na existência individual, Porque o ser humano experimenta a presença de Deus no seu núcleo mais íntimo do estar sendo pessoa.

8 O acontecer da revelação (6) Porque é um facto real para nós, a revelação tem que respeitar a nossa condição de seres corpóreos existentes no mundo; Porque é também um facto real para Deus, a revelação tem que respeitar, igualmente, a sua condição. Pelo que a todo o custo devem ser evitadas as armadilhas da imaginação que facilmente levam a conceber a revelação como um direto e imediato falar de Deus, como se Ele falasse diretamente da sua boca ao nosso ouvido.

9 O acontecer da revelação (7) Daqui resulta o seu carácter necessariamente simbólico, ou seja capaz de unir estas duas dimensões, de tal maneira que o significado divino se anuncia sempre num significado humano que o transparenta e o torna de certo modo presente, mas sem jamais se identificar com ele, nem o dominar. Daqui resulta, também, como na inteligibilidade de todo este processo entra em campo toda a subjetividade humana. Tudo isto pode ajudar facilmente a entender como o processo revelador é difícil e acontece por sucessivas tentativas, no meio de surpresas e esquecimentos, na sensação de presenças e ausências.

10 O acontecer da revelação (8) Ao falarmos de revelação, estamos, pois a falar de um processo de discernimento de acontecimentos reais, no qual por vezes se produzem situações que interpelam, e sacodem a consciência do ser humano, quebrando muitas vezes rotinas e passividades e abrindo-a ao chamamento divino que sempre a está a solicitar a partir da profundidade da própria realidade criada.

11 O acontecer da revelação (9) A dimensão divina, a dimensão histórica e a dimensão da subjetividade humana, surgem aqui como dimensões constitutivas da revelação. É Deus que verdadeiramente se quer revelar e toma gratuitamente a iniciativa, tentando fazer sentir a sua presença interpelante em todos os tempos a todos os homens. É o ser humano que tem de responder a essa iniciativa, deixando-se interpelar e reconhecendo-a como tal. É na história concreta da humanidade que esse diálogo acontece. Faltando um destes elementos podemos estar a falar de coisas muito bonitas e interessantes, mas certamente não estaremos a falar da revelação de Deus ao ser humano.

12 O acontecer da revelação (10) A experiência reveladora parte da experiência da presença de Deus na realidade total (natureza, história, ser humano) como autenticamente reveladora e como capaz de expressar-se em acontecimentos concretos. Esta presença não equivale, contudo a um intervencionismo, pois a sua atividade reveladora é captada pelo ser humano através de um cair na conta. Através de uma experiência de desvelamento que se traduz sempre por uma linguagem simbólica. É na realidade inteira, e não apenas num ou noutro acontecimento, que Deus se manifesta mostrando continuamente qual o seu projeto e a sua vontade. O que acontece é que nem sempre o ser humano percebe essa presença e se deixa interpelar por ela.

13 O acontecer da revelação (11) Em tudo isto o ser humano faz a experiência de que a iniciativa realmente não lhe pertence. É porque Deus lhe sai ao encontro que o ser humano o pode reconhecer. Aqui desaparece toda a passividade de parte a parte. Deus não está passivo, porque constantemente interpela e quer fazer notar a sua presença; O ser humano não pode também estar passivo, pois a sua resposta a esta presença interpelante é condição para que ela possa ser uma realidade experienciável na sua vida. E porque ao revelar-se Deus revela o seu projeto de realização e felicidade para o ser humano, na resposta a essa revelação este pode fazer a experiência de se estar a realizar a si mesmo.

14 O acontecer da revelação (12) Sem romper a sua transcendência, a presença de Deus face à liberdade humana possui uma real eficácia no desenvolvimento da história e no crescimento do ser humano. Este, como ser que «emerge» de tudo o criado, é o ponto donde a ação divina encontra uma possibilidade de intervenção, sem cair no intervencionismo nem no extrinsecismo. Naqueles momentos em que o desenrolar da história e a sensibilidade humana tornam possível que o ser humano cai na conta de que Deus está aí a revelar-se, então é possível ir mais longe na direção da novidade que Deus quer propor. Então o ser humano pode fazer a experiência de sentir-se iluminado e capacitado para orientar a sua história no sentido de uma maior realização para todos. É, pois, através da liberdade humana, que a revelação de Deus se pode concretizar no mundo.

15 O acontecer da revelação (13) A origem da revelação não reside, pois, num milagre, que se acrescente à realidade, Mas no captar o que Deus está constantemente a dizer através dela. A realidade criada por Deus tem esta capacidade expressiva, porque Deus está sempre presente nela sustentando-a e fazendo-a ser. Por outro lado o ser humano também ele sustentado no seu ser pelo próprio criador tem também a possibilidade de se aperceber da presença de Deus na natureza, na história, e na sua própria existência, escutando a sua voz e tentando decifrar a sua vontade.

16 O acontecer da revelação (14) A compreensão da relação imanência transcendência, permite compreender que Deus não precisa de romper através de um milagre ou de um intervencionismo a autonomia do mundo e do sujeito para revelar a sua presença. Deus não vem de fora, Deus está dentro sustentando, promovendo e iluminando a subjetividade humana, o que permite que possa ser descoberto.

17 Consequências (1) Uma revelação, evidente e universal, desde o começo da humanidade acaba por ser impossível, não por parte de Deus, mas por parte do ser humano. O que não deve, de todo, de estranhar, pois entre Deus e a criatura existe uma grande e inultrapassável diferença: Ele é transcendência absoluta e nós somos mundaneidade relativa. Se já a comunicação entre iguais é algo tão difícil de realizar, sendo sempre uma conquista fazer ao longo da existência,

18 Consequências (2) O estranho, o que verdadeiramente nos deveria espantar, não são as dificuldades desta comunicação entre Deus e o ser humano, mas a sua inquebrantável vontade de dialogar e o seu constante fazer por todos os modos e em todos os lugares - com que esse diálogo seja uma possibilidade. Neste contexto podemos perceber que a possibilidade de uma revelação universal e evidente no início da humanidade é um absurdo. Por muito inteligente que uma mãe seja e por muito que queira o seu filho de um ano de idade, poderá ela ensinar-lhe o Teorema de Pitágoras? E se «não pode» isso não é porque não saiba ou não queira o filho.

19 Consequências (3) Alguém fundador, santo, profeta particularmente sensível ao religioso e, por isso, capaz de descobrir a presença divina ali, onde os outros ainda não conseguem ver nada, capaz de «cair na conta» de que Deus é muito mais do que aquilo que habitualmente diziam dele. Este aspeto é realmente importante no momento de pensar a possibilidade de comunicar a revelação: O «inspirado», o profeta, tem um papel fundamental e indispensável, pois é o pioneiro, o que descobre e abre caminhos. Sem ele a presença de Deus continuaria desconhecida e não seria ouvida. E como este iniciador não capta algo que só lhe está a ser revelado a ele, mas sim algo que é dirigido a todos, acaba por se tornar num mediador que possibilita que essa experiência seja feita por todos.

20 Consequências (4) E aqui estamos perante algo que é igualmente decisivo. Justamente porque revela e dá a conhecer aquilo que está a afetar a todos no seu conjunto, os outros podem, então, reconhecer e aceitar, por si mesmos, essa revelação. Antes ainda não tinham «caído na conta», mas agora podem fazer a experiência, por si mesmos, verificando a sua razoabilidade. Assim, o ouvinte não fica reduzido a ter que acreditar porque o profeta lhe diz aquilo que Deus lhe disse, sem possibilidade alguma de verificar, por si mesmo, a verdade ou falsidade do que lhe é transmitido.

21 TPC

22 TEMA DA SESSÃO JUAN AMBROSIO 1. INTRODUÇÃO 2. O ACONTECER DA REVELAÇÃO 3. CONSEQUÊNCIAS 4. TPC 1º SEMESTRE ANO LETIVO Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano da Formação Cristã

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO INTRODUÇÃO 2. REVELAÇÃO E RELIGIÃO

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO INTRODUÇÃO 2. REVELAÇÃO E RELIGIÃO TEMA DA SESSÃO 1. INTRODUÇÃO 2. REVELAÇÃO E RELIGIÃO 3. REVELAÇÃO E PALAVRA 4. CONSEQUÊNCIAS 5. INTERROGAÇÕES 6. TPC www.teologiafundamental.weebly.com JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO

Leia mais

DIMENSÕES DA FÉ. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO A FÉ COMO DIÁLOGO 2. A FÉ COMO CONHECIMENTO

DIMENSÕES DA FÉ. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO A FÉ COMO DIÁLOGO 2. A FÉ COMO CONHECIMENTO DIMENSÕES DA FÉ 1. A FÉ COMO DIÁLOGO 2. A FÉ COMO CONHECIMENTO 3. A FÉ COMO COMUNIDADE 4. FIDES QUA FIDES QUAE 5. A FÉ COMO ENCONTRO 6. TPC JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 Patriarcado

Leia mais

Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã

Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã TEMA DA SESSÃO 1. INTRODUÇÃO 2. OUSAR FAZER TEOLOGIA 3. O MÉTODO TEOLÓGICO 3.1. ELEMENTOS CONSTITUTIVOS 3.2. RITMO BINÁRIO 3.3. MAGISTÉRIO 3.4. A COMPREENSÃO DA PALAVRA 3.5. O TEÓLOGO 3.6. TEOLOGIA,MAGISTÉRIO,

Leia mais

JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA

JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA FÉ Um olhar pelos textos JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 LUMEN FIDEI www.teologiafundamental.weebly.com Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano da Formação Cristã LUMEN FIDEI

Leia mais

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO CRER/ACREDITAR 2.

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO CRER/ACREDITAR 2. TEMA DA SESSÃO 1. CRER/ACREDITAR 2. CRER NOS OUTROS 3. O ACREDITAR COMO ATITUDE HUMANA 4. ANTROPOLOGIA DO CRER 5. TPC www.teologiafundamental.weebly.com JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO

Leia mais

PROPOSIÇÃO TRANSMISSÃO. Patriarcado de Lisboa DA FÉ JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO PRESSUPOSTOS 2.

PROPOSIÇÃO TRANSMISSÃO. Patriarcado de Lisboa DA FÉ JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO PRESSUPOSTOS 2. PROPOSIÇÃO E TRANSMISSÃO DA FÉ 1. PRESSUPOSTOS 2. QUESTÕES 3. PROPOSIÇÃO E TRANSMISSÃO DA FÉ 4. TPC JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano

Leia mais

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã TEMA DA SESSÃO 1. INTRODUÇÃO 2. O QUE É A TEOLOGIA? 3. NA PROCURA DO CONCEITO 4. TEOLOGIA E FILOSOFIA 5. TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS 6. DO QUERIGMA À TEOLOGIA 7. TIRANDO ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS 8. A TEOLOGIA

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação Educação Moral e Religiosa Católica. Ano Letivo 2016/17 3º Ciclo 7º Ano

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação Educação Moral e Religiosa Católica. Ano Letivo 2016/17 3º Ciclo 7º Ano Unidade Letiva: 1 - As Origens Período: 1º 1. Questionar a origem, o destino e o sentido do universo e do ser humano. As origens na perspetiva científica L. Estabelecer um diálogo entre a cultura e a fé.

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão A Igreja 1. Identidade e

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão Lumen Gentium 1. Aspetos

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão 1. A morte de Jesus. 1.1.

Leia mais

Este é o vosso tempo Este é o vosso tempo, Página 1

Este é o vosso tempo Este é o vosso tempo, Página 1 Este é o vosso tempo! Este é o vosso tempo, Página 1 Há uma coisa muito simples de que quero falar. Eu sei que as pessoas vieram para ouvir falar de paz. Já lá irei. Porque isso não é difícil, isso é fácil.

Leia mais

Teologia Sistemática. Fernando Catarino

Teologia Sistemática. Fernando Catarino Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão 1.Cristologia e História.

Leia mais

Agrupamento de Escolas CARLOS GARGATÉ

Agrupamento de Escolas CARLOS GARGATÉ CONHECIMENTOS, CAPACIDADES E ATITUDES O aluno deve ficar capaz de: Agrupamento de Escolas CARLOS GARGATÉ Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2018/2019 Critérios de avaliação e programação Educação

Leia mais

Escola de Leigos. Tema da sessão. Patriarcado de Lisboa. Juan Ambrosio/Paulo Paiva. 2º Semestre Ano letivo

Escola de Leigos. Tema da sessão. Patriarcado de Lisboa. Juan Ambrosio/Paulo Paiva. 2º Semestre Ano letivo Tema da sessão 1. Uma Interpelação 2. De onde vimos 3. Onde estamos 4. A teologia fundamental 5. Itinerário 6. cronograma 7. TPC Juan Ambrosio/Paulo Paiva 2º Semestre Ano letivo 2013 2014 Patriarcado de

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão 1. A noção de Salvação.

Leia mais

AS DEPRESSÕES NA ATUALIDADE: UMA QUESTÃO CLÍNICA? OU DISCURSIVA?

AS DEPRESSÕES NA ATUALIDADE: UMA QUESTÃO CLÍNICA? OU DISCURSIVA? Anais do V Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF AS DEPRESSÕES NA ATUALIDADE: UMA QUESTÃO CLÍNICA? OU DISCURSIVA? Amanda Andrade Lima Mestrado/UFF Orientadora:

Leia mais

TRADIÇÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1. O SER HUMANO É SEMPRE UM 2º SEMESTRE ANO LETIVO

TRADIÇÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1. O SER HUMANO É SEMPRE UM 2º SEMESTRE ANO LETIVO TRADIÇÃO 1. O SER HUMANO É SEMPRE UM HERDEIRO 2. TRADIÇÃO, CULTURA E RELIGIÃO 3. TRADIÇÃO 4. TRADIÇÃO E CONFLITO DE INTERPRETAÇÕES 5. TRADIÇÃO E SOTERIOLOGIA 6. TRADIÇÃO E MEMÓRIA 7. A MODO DE CONCLUSÃO

Leia mais

Lição 1 para o dia 3 de Janeiro de 2009

Lição 1 para o dia 3 de Janeiro de 2009 Lição 1 para o dia 3 de Janeiro de 2009 Havendo Deus falado muitas vezes e de muitas maneiras em outro tempo aos pais pelos profetas, nestes dias nos falou por meio de seu Filho, a quem constituiu herdeiro

Leia mais

Agrupamento de Escolas CARLOS GARGATÉ

Agrupamento de Escolas CARLOS GARGATÉ CONHECIMENTOS, CAPACIDADES E ATITUDES O aluno deve ficar capaz de: Agrupamento de Escolas CARLOS GARGATÉ Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2018/2019 Critérios de avaliação e programação Educação

Leia mais

O Deus de Abraão e de Jesus Cristo - 1

O Deus de Abraão e de Jesus Cristo - 1 O Deus de Abraão e de Jesus Cristo - 1 Deus em questão CREIO EM UM SÓ DEUS A Fé dirige-se a Deus, tem Deus por objecto. Deus é actualmente posto em questão. Deus em questão A hipótese de Deus parece desnecessária

Leia mais

DATA: / / 2012 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 7.º ANO/EF

DATA: / / 2012 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 7.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 0 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 7.º ANO/EF PROFESSOR(A): VALOR: 0,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO:

Leia mais

Juan Ambrosio. Coordenadas para a Ação

Juan Ambrosio. Coordenadas para a Ação Juan Ambrosio Coordenadas para a Ação O cristianismo tem como fundamento, meta e estrutura uma experiência de encontro. Com Jesus Cristo (no seu modo de ser e de viver). Com Deus (na proposta do Reino).

Leia mais

PARA LER A BÍBLIA Uma leitura proveitosa da Bíblia está naturalmente condicionada por aquilo que a Bíblia é para mim

PARA LER A BÍBLIA Uma leitura proveitosa da Bíblia está naturalmente condicionada por aquilo que a Bíblia é para mim 1.º encontro PARA LER A BÍBLIA Uma leitura proveitosa da Bíblia está naturalmente condicionada por aquilo que a Bíblia é para mim, ou por aquilo que eu penso dela. PARA LER A BÍBLIA Se, por acaso, eu pensasse

Leia mais

METAS CURRICULARES DE EMRC 2º CICLO REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DO 2ºCICLO DO EB

METAS CURRICULARES DE EMRC 2º CICLO REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DO 2ºCICLO DO EB METAS CURRICULARES DE EMRC REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DO 2ºCICLO DO EB FÁTIMA, 26 DE JANEIRO DE 2014 2007 2014 O QUE MUDA? 2007 2014 5º ANO UL1: Viver juntos UL1: Viver juntos UL2: A água, fonte

Leia mais

Escutar a Palavra do Senhor

Escutar a Palavra do Senhor EMBARGO ATÉ ÀS 18H30M DO DIA 20 DE MARÇO DE 2011 Escutar a Palavra do Senhor Catequese do 2º Domingo da Quaresma Sé Patriarcal, 20 de Março de 2011 Introdução 1. Na primeira Catequese vimos que Deus, ao

Leia mais

A LUZ DE MAIOR BRILHO É O AMOR!

A LUZ DE MAIOR BRILHO É O AMOR! A LUZ DE MAIOR BRILHO É O AMOR! O universo está na sua dimensão cortado ao meio, de um lado a luz de outro a escuridão, e ele é infinito, além do alcance dos olhos e da imaginação do homem, mas uma luz

Leia mais

O Deus de Abraão e de Jesus Cristo 2

O Deus de Abraão e de Jesus Cristo 2 O Deus de Abraão e de Jesus Cristo 2 Deus presente na história e na criação O Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo O conhecimento e a relação com Deus avançam em profundidade ao longo da história da Salvação.

Leia mais

Escrito por Hélio Clemente Sex, 09 de Dezembro de :53 - Última atualização Qui, 22 de Dezembro de :44

Escrito por Hélio Clemente Sex, 09 de Dezembro de :53 - Última atualização Qui, 22 de Dezembro de :44 CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER Por: Helio Clemente DA SAGRADA ESCRITURA 5 - Capítulo I, ÍTEM I DA ESCRITURA SAGRADA Ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providência de tal modo manifestem

Leia mais

A Transmissão da FéF no Seio da Família

A Transmissão da FéF no Seio da Família 1 A Transmissão da FéF no Seio da Família Pistas para um itinerário Juan Ambrosio 2 PRESSUPOSTOS A transmissão da fé ocupa um dos primeiros lugares na linha das preocupações da Igreja e das comunidades.

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Velas. Governo dos Açores. 2º Ciclo ENSINO BÁSICO. Planificação Anual de EMRC. 5 º Ano

Escola Básica e Secundária de Velas. Governo dos Açores. 2º Ciclo ENSINO BÁSICO. Planificação Anual de EMRC. 5 º Ano Governo dos Açores Escola Básica e Secundária de Velas º Ciclo ENSINO BÁSICO Planificação Anual de EMRC 5 º Ano º Periodo Unidade Letiva - Viver juntos Competências chave Metas Curriculares B. Construir

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EMRC - 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EMRC - 7.º ANO DE EMRC - 7.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO O aluno, no final do 7.º ano, deve atingir as metas abaixo indicadas nos seguintes domínios: Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da

Leia mais

E o que me resta? A espiritualidade como recurso de enfrentamento em uma unidade oncológica

E o que me resta? A espiritualidade como recurso de enfrentamento em uma unidade oncológica E o que me resta? A espiritualidade como recurso de enfrentamento em uma unidade oncológica Felipe Areco Mestre em Ciências Programa Enfermagem Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Leia mais

4. Conclusão Encontros e desencontros entre os modelo

4. Conclusão Encontros e desencontros entre os modelo 4. Conclusão Encontros e desencontros entre os modelo Diante da pergunta inicialmente colocada se poderiam os modelos de ensino religioso ajudar no reconhecimento do Deus que se revela e assim contribuir

Leia mais

2ª FEIRA 15 de outubro. #SYNOD2018: O QUE É UM SÍNODO?

2ª FEIRA 15 de outubro. #SYNOD2018: O QUE É UM SÍNODO? 2ª FEIRA 15 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Como sabem está a decorrer em Roma o Sínodo dos Bispos. Este evento tem muito a dizer à Igreja e a nós, jovens. Nas aulas de EMRC já temos

Leia mais

Todos os direitos reservados. E necessária à autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra.

Todos os direitos reservados. E necessária à autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra. Todos os direitos reservados E necessária à autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra. Enquanto os autores fizeram os melhores esforços para preparar este livro,

Leia mais

Introdução à Espiritualidade Cristã

Introdução à Espiritualidade Cristã Fundamentos da Espiritualidade Cristã Introdução à Espiritualidade Cristã PROFESSOR: CARLOS CACAU MARQUES AULA 01 DEFINIÇÕES Transcendência: característica do que está além do mundo sensível. Metafísica:

Leia mais

Esses três aspectos da história de Abraão, entre obediência e fé, constituirão as três sessões do retiro:

Esses três aspectos da história de Abraão, entre obediência e fé, constituirão as três sessões do retiro: RETIRO ESPIRITUAL N 1 Janeiro 2018 Deixa a tua terra, a sua família e a casa do teu pai, e vai até a terra que eu te indicar. Farei de ti uma grande nação, abençoarte-ei, engrandecerei o teu nome, serás

Leia mais

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ. Itinerário para formar discípulos missionários

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ. Itinerário para formar discípulos missionários INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Itinerário para formar discípulos missionários CAPÍTULO I Um ícone bíblico: Jesus e a Samaritana Esperamos que o encontro de Jesus com a samaritana ilumine nossas reflexões sobre

Leia mais

Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a Bíblia tem com a história de um povo.

Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a Bíblia tem com a história de um povo. A Bíblia A Bíblia chegou e chega até nós, sendo Palavra de Deus e Fruto da revelação direta de Deus. Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a

Leia mais

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Auto-Avaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido

Leia mais

X Domingo TC Solenidade da StªTrindade -ANO A

X Domingo TC Solenidade da StªTrindade -ANO A A Solenidade que hoje celebramos não é um convite a decifrar o mistério que se esconde por detrás de um Deus em três pessoas ; mas é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade

Leia mais

Misericórdia, o que é?

Misericórdia, o que é? Misericórdia, o que é? Certas realidades, umas mais comuns do que outras, só se tornam intuíveis em situações de excepção, em que o modo habitual, desatento, da nossa estadia na vida e no ser se vê forçado

Leia mais

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UMA PROMESSA DE DEUS O Batismo no Espírito Santo é uma promessa de Deus a todos os santos com o objetivo de edificar

Leia mais

TEXTOS SAGRADOS. Noções introdutórias

TEXTOS SAGRADOS. Noções introdutórias TEXTOS SAGRADOS Noções introdutórias A ORIGEM Os Textos Sagrados, via de regra, tiveram uma origem comum: Experiência do sagrado. Oralidade. Pequenos textos. Primeiras redações. Redação definitiva. Organização

Leia mais

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo 1 A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico Tiago Nascimento Nigro Pe. Luiz Henrique Bugnolo Faculdade Católica de Filosofia e Teologia de Ribeirão Preto. Durante o período de elaboração do novo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 7º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 7º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 7º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16 7 º ANO Unidade Letiva 1 - As Origens METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave

Leia mais

Ficar completo Ficar completo, Página 1

Ficar completo Ficar completo, Página 1 Ficar completo Ficar completo, Página 1 A maior parte do que ouvimos na vida é sobre como tudo era ou como poderia ser. Especialmente quando ficamos mais velhos, pensamos em como eram as coisas quando

Leia mais

Irineu Toledo DIANOVO

Irineu Toledo DIANOVO Felizdianovo FELIZ Irineu Toledo DIANOVO Ao contrário do hábito da leitura antes de dormir, este livro quer estar na cabeceira da cama para o despertar. Um livro de ideias, virtudes, atitudes e reflexões

Leia mais

Faz a tua própria história

Faz a tua própria história Faz a tua própria história! Faz a tua própria história, Página 1 Estou aqui para vos falar de uma história muito simples. E a história não é sobre um rei, um príncipe, um elefante, ou um rato. A história

Leia mais

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Autoavaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido

Leia mais

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 2, Ano BREVE ANÁLISE FILOSÓFICA DA PESSOA HUMANA DO PERÍODO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 2, Ano BREVE ANÁLISE FILOSÓFICA DA PESSOA HUMANA DO PERÍODO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO 30 BREVE ANÁLISE FILOSÓFICA DA PESSOA HUMANA DO PERÍODO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO Moura Tolledo mouratolledo@bol.com.br Brasília-DF 2006 31 BREVE ANÁLISE FILOSÓFICA DA PESSOA HUMANA DO PERÍODO CLÁSSICO

Leia mais

JOGA-SE AQUI O ESSENCIAL

JOGA-SE AQUI O ESSENCIAL Manuel Clemente JOGA-SE AQUI O ESSENCIAL um olhar sobre o que somos posfácio António Araújo ASSÍRIO & ALVIM Todos os textos deste livro dizem respeito ao período de D. Manuel Clemente como Patriarca de

Leia mais

6 º ANO Unidade Letiva 1 - A Pessoa Humana METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história.

6 º ANO Unidade Letiva 1 - A Pessoa Humana METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Escola Básica Fernando Caldeira Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 6º ano Ano letivo 2016/2017 Unidade Letiva 1 - A Pessoa

Leia mais

Laudato Si : Grandes Valores Socioambientais

Laudato Si : Grandes Valores Socioambientais Laudato Si : Grandes Valores Socioambientais A nova Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si, está imbuída de valores que historicamente foram sendo esquecidos ao longo da trajetória humana, afetando de

Leia mais

1º Período Unidade Letiva 1 - Ser Amigo

1º Período Unidade Letiva 1 - Ser Amigo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA - 2º ano 2017/2018 1º Período Unidade Letiva 1 - Ser Amigo 1.Reconhecer o valor da amizade. N. Promover o bem comum e o cuidado do outro. G. Identificar

Leia mais

ARTE PRIMEIRA PRIMÁRIAS CAPÍTULO D EUS. Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo DEUS E O INFINITO

ARTE PRIMEIRA PRIMÁRIAS CAPÍTULO D EUS. Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo DEUS E O INFINITO O LIVRO DOS ESPÍRITOS PAR ARTE PRIMEIRA AS CAUSAS PRIMÁRIAS CAPÍTULO 1 D EUS Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo DEUS E O INFINITO 1 O que é Deus? Deus é a inteligência

Leia mais

Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a Bíblia tem com a história de um povo.

Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a Bíblia tem com a história de um povo. A Bíblia A Bíblia chegou e chega até nós, sendo Palavra de Deus e Fruto da revelação direta de Deus. Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a

Leia mais

Curso de Teologia de Leigos

Curso de Teologia de Leigos Curso de Teologia de Leigos O MISTÉRIO DA CRIAÇÃO; DEUS MANTÉM E SUSTENTA A CRIAÇÃO; DEUS REALIZA O SEU PROJETO: A DIVINA PROVIDÊNCIA; A DIVINA PROVIDÊNCIA E AS CAUSAS SEGUNDAS; A DIVINA PROVIDÊNCIA E

Leia mais

Psicologia da Religião. Conceitos e Reflexões Profa. Dra. Patrícia Pazinato

Psicologia da Religião. Conceitos e Reflexões Profa. Dra. Patrícia Pazinato Psicologia da Religião Conceitos e Reflexões Profa. Dra. Patrícia Pazinato Experiência Religiosa Termo experiência do grego empeiria significando empírico ou empirismo que passa ao português como experiência.

Leia mais

PORTUGUÊS 2014 (TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO-TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO / FCC / 2014)

PORTUGUÊS 2014 (TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO-TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO / FCC / 2014) PORTUGUÊS 2014 Calma, isso é só um filme... O menino estava morrendo de medo, tapando a cara para não ver a cena de terror na TV e o pai acudiu dizendo Calma, isso é só um filme. O que equivale a um é

Leia mais

IDEALISMO ESPECULATIVO, FELICIDADE E ESPÍRITO LIVRE CURSO DE EXTENSÃO 24/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari

IDEALISMO ESPECULATIVO, FELICIDADE E ESPÍRITO LIVRE CURSO DE EXTENSÃO 24/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari IDEALISMO ESPECULATIVO, FELICIDADE E ESPÍRITO LIVRE CURSO DE EXTENSÃO 24/10/2011 - Prof. Ricardo Pereira Tassinari TEXTO BASE 1 PSICOLOGIA: O ESPÍRITO 440 ( ) O Espírito começa, pois, só a partir do seu

Leia mais

As provas da existência de Deus: Tomás de Aquino e o estabelecimento racional da fé. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira

As provas da existência de Deus: Tomás de Aquino e o estabelecimento racional da fé. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira As provas da existência de Deus: Tomás de Aquino e o estabelecimento racional da fé. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Tomás de Aquino (1221-1274) Tomás de Aquino - Tommaso d Aquino - foi um frade dominicano

Leia mais

O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional. Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1

O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional. Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1 O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1 Sumário O que é vocação Matrimónio, sinal e missão Matrimónio, aliança e compromisso Missão em casal Missão

Leia mais

COMO EU ME VEJO E COMO DEUS ME VÊ

COMO EU ME VEJO E COMO DEUS ME VÊ COMO EU ME VEJO E COMO DEUS ME VÊ ... Pois assim como o homem pensa no seu coração, assim ele é Pv 23:7 AS LENTES PELAS QUAIS VEMOS A NÓS MESMOS A lente do passado A lente das oportunidades 3 A lente da

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (EMRC) (5ºANO) Unidade letiva 1 (Viver Juntos) Mudar faz parte da vida Os grupos a que pertenço Deus estabelece uma relação com a humanidade A aliança condição facilitadora da relação entre as partes A

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Autoavaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido EA Em

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 05/06 PLANIFICAÇÃO ANUAL ENSINO SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC)- 0ºANO Documento(s) Orientador(es): Programa de EMRC de8 junho

Leia mais

IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari

IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/2011 - Prof. Ricardo Pereira Tassinari TEXTO BASE 1 20 Se tomarmos o pensar na sua representação mais próxima, aparece, α) antes

Leia mais

Matéria, trabalho humano e valor económico

Matéria, trabalho humano e valor económico Trabalho e valor Tanto quanto é possível saber-se e se sabe efectivamente, antes de o ser humano emergir no universo, este era constituído apenas por aquilo a que estamos acostumados a designar por «natureza».

Leia mais

LÍNGUA DE SINAIS: A COMUNICAÇÃO DA LINGUAGEM CORPORAL

LÍNGUA DE SINAIS: A COMUNICAÇÃO DA LINGUAGEM CORPORAL LÍNGUA DE SINAIS: A COMUNICAÇÃO DA LINGUAGEM CORPORAL SODRÉ, Marta Patrícia/ Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Eixo Temático: Aspectos Sociais das Deficiências Palavras chaves: Comunicação. LIBRAS.

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

A vossa realidade A vossa realidade, Página 1

A vossa realidade A vossa realidade, Página 1 A vossa realidade! A vossa realidade, Página 1 Uma árvore é capaz de produzir um fruto, mas precisa de ser alimentada. Do mesmo modo, nós, como seres humanos ao cimo desta Terra, temos uma possibilidade,

Leia mais

Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as

Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as emoções exercem um papel fundamental e definitivo na capacidade

Leia mais

Critérios de Avaliação 1º Ciclo

Critérios de Avaliação 1º Ciclo Departamento Curricular do 1º Ciclo Critérios 1º Ciclo Setembro de 2015 1º Ano de escolaridade Todas as componentes do currículo serão avaliadas com 80% para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento

Leia mais

Virtudes do Educador (e da Educadora também, é claro!)

Virtudes do Educador (e da Educadora também, é claro!) Virtudes do Educador (e da Educadora também, é claro!) Paulo Freire Estas virtudes não podem ser vistas como um presente que se recebe, mas como uma forma de ser, de encarar, de comportar-se, de compreender,

Leia mais

Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201

Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201 Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201 5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa,

Leia mais

Filmes. Debates. Role-play

Filmes. Debates. Role-play P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 290 - EMRC DISCIPLINA: EMRC NÍVEL DE ENSINO: 2.º Ciclo CURSO: - - - - - - - - - - - - - - - - - ANO: 6.º - ANO

Leia mais

Alécio Vidor 1. Doutor em Filosofia - Universidade São Tomás de Aquino, Roma.

Alécio Vidor 1. Doutor em Filosofia - Universidade São Tomás de Aquino, Roma. 6PORQUE A ONTOPSICOLOGIA APRESENTA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NOVA Alécio Vidor 1 Esta nova proposta não pretende julgar o valor de propostas pedagógicas oriundas de ideologias ou das psicologias existentes,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 7.º Ano. Disciplina de EMRC Ano Letivo /2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 7.º Ano. Disciplina de EMRC Ano Letivo /2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 7.º Ano Disciplina de EMRC Ano Letivo - 2016/2017 Questionar a origem, o destino e o sentido do universo

Leia mais

EGC - Engenharia e gestão do conhecimento Disciplina: Complexidade, conhecimento e sociedades em rede Professor: Aires Rover Aluna: Desirée Sant Anna

EGC - Engenharia e gestão do conhecimento Disciplina: Complexidade, conhecimento e sociedades em rede Professor: Aires Rover Aluna: Desirée Sant Anna OSHO - INTUIÇÃO EGC - Engenharia e gestão do conhecimento Disciplina: Complexidade, conhecimento e sociedades em rede Professor: Aires Rover Aluna: Desirée Sant Anna Maestri 2016/1 O LIVRO três partes

Leia mais

Módulo 5. Corpo de Emoções

Módulo 5. Corpo de Emoções Amor-próprio DIANA DUARTE Módulo 5. Corpo de Emoções Lição 2. Reciclagem Emocional Gosto da designação de reciclagem emocional para representar a forma como podes lidar com as tuas emoções, e como as podes

Leia mais

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2016/2017 DEPARTAMENTO DE PASTORAL DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA PLANIFICAÇÃO DE 7º ANO

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2016/2017 DEPARTAMENTO DE PASTORAL DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA PLANIFICAÇÃO DE 7º ANO 1º PERÍODO UL1 - As origens ÉTICA E MORAL Calendarização - 26 aulas A. Construir uma chave de leitura religiosa Os dados da ciência sobre a origem do Diálogo com os alunos, relacionado da pessoa, da vida

Leia mais

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história.

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Escola Básica Fernando Caldeira Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2016/2017 5 º ANO Unidade Letiva 1 -

Leia mais

Pais, Educadores Vocacionais! Reunião de pais Janeiro 2010

Pais, Educadores Vocacionais! Reunião de pais Janeiro 2010 Pais, Educadores Vocacionais! Reunião de pais Janeiro 2010 I. Vocação O chamamento, fonte do ser pessoal: Sou chamado, logo existo! Sou chamado, porque sou amado! Sou chamado, torno-me responsável! O Homem

Leia mais

1. A comunicação e a argumentação em sala de aula

1. A comunicação e a argumentação em sala de aula COMUNICAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS Profª Drª Regina Maria Pavanello Universidade Estadual de Maringá reginapavanello@hotmail.com Resumo: Os professores mostram,

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul 1447 V Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação TEOLOGIA E COMUNICAÇÃO Deus e o Humano a partir do Êxodo e Advento na Teologia de Bruno Forte e Jesús Martin-Barbero v Apresentador 1, Jurema Andreolla 1 (orientador)

Leia mais

PLANEJAMENTO Fé versus força física Todos saberão que há deus em Israel Jeitos de ser convicto O que diz a educação física

PLANEJAMENTO Fé versus força física Todos saberão que há deus em Israel Jeitos de ser convicto O que diz a educação física Disciplina: Ensino Religioso Série: 8º ano Prof.:Cristiano Souza 1ªUNIDADE EIXOS COGNITIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES CONVICÇÃO Favorecer um caminho de auto descoberta. Auto-conhecimento: Caminho para conviver

Leia mais

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA Nada de grande se realizou no mundo sem paixão. G. W. F. HEGEL (1770-1831) Século XIX Revolução Industrial (meados do século XVIII) Capitalismo; Inovações

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO

HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO Hermenêutica e Interpretação não são sinônimos: HERMENÊUTICA: teoria geral da interpretação (métodos, estratégias, instrumentos) INTERPRETAÇÃO: aplicação da teoria geral para

Leia mais

CONSELHO DIOCESANO DA PRIMAVERA. Macieira de Cambra. 17.Abril Tema: MISSÃO E FAMÍLIA

CONSELHO DIOCESANO DA PRIMAVERA. Macieira de Cambra. 17.Abril Tema: MISSÃO E FAMÍLIA CONSELHO DIOCESANO DA PRIMAVERA Macieira de Cambra 17.Abril.2010 Tema: MISSÃO E FAMÍLIA 1 1. MISSÃO ACTUALIDADE DE UM TEMA - Desafio de João Paulo II : Urgência de uma Nova Evangelização: Nova no ardor,

Leia mais

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias Finalidade: Descobrir-se Cristão Objectivos: Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Tema do Período Em Diálogo 1 1º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 05/06 PLANIFICAÇÃO ANUAL 3º CICLO EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC)- 8ºANO Documento(s) Orientador(es): Programa de EMRC de 8 junho de 04;

Leia mais

AS FORMAS DE ORGULHO INTELECTUAL QUE IMPEDEM ACEITAR O PROGRAMA 21/02/2018 1

AS FORMAS DE ORGULHO INTELECTUAL QUE IMPEDEM ACEITAR O PROGRAMA 21/02/2018 1 AS FORMAS DE ORGULHO INTELECTUAL QUE IMPEDEM ACEITAR O PROGRAMA 21/02/2018 1 ORGULHO 1 - Sentimento de prazer ou satisfação que uma pessoa sente em relação a algo que ela própria ou alguém a ela relacionado

Leia mais

HUMANO DRAGÃO ÁREA DE DESENVOLVIMENTO AFECTIVO. Autonomia

HUMANO DRAGÃO ÁREA DE DESENVOLVIMENTO AFECTIVO. Autonomia HUMANO DRAGÃO ÁREA DE DESENVOLVIMENTO AFECTIVO Relacionamento e Sensibilidade Valorizar e demonstrar sensibilidade nas suas relações afectivas, de modo consequente com a opção de vida assumida. Respeitar

Leia mais

IMAGINÁRIO DO ESPELHO: espelho, espelho meu, sou eu?

IMAGINÁRIO DO ESPELHO: espelho, espelho meu, sou eu? IMAGINÁRIO DO ESPELHO: espelho, espelho meu, sou eu? Ionice da Silva Debus 1 Profª. Drª. Valeska Fortes de Oliveira 2 Este texto foi desenvolvido para a disciplina Imaginário e Narrativas de Formação do

Leia mais

As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea

As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea A concepção do ser humano no Idealismo alemão Pré Romantismo - séc. XVIII Resistência à Ilustração: mecanicismo de newtoniamo e empirismo de Locke

Leia mais

A RESPOSTA ESTÁ EM MIM

A RESPOSTA ESTÁ EM MIM Neale Donald Walsch A RESPOSTA ESTÁ EM MIM Tradução de Joana Assunção k PARTE UM Quatro breves conversas que marcam o início de uma grande aventura 1 A ALMA SABE O QUE FAZ Caro companheiro de viagem:

Leia mais

O PAPEL DO PEDAGOGO NO ESPAÇO NÃO ESCOLAR: CLASSE HOSPITALAR

O PAPEL DO PEDAGOGO NO ESPAÇO NÃO ESCOLAR: CLASSE HOSPITALAR O PAPEL DO PEDAGOGO NO ESPAÇO NÃO ESCOLAR: CLASSE HOSPITALAR Emerson Nunes de Almeida UFRN nunespedagogo@yahoo.com.br Francisco Cristimar Bessa Simão UNESA cristimarbessa@yahoo.com.br Camila Fernandes

Leia mais