A mais um CURSO realizado pela

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A mais um CURSO realizado pela"

Transcrição

1

2 A mais um CURSO realizado pela

3 Aqui tem qualificação de Verdade!

4 CONTROLE INTERNO Patrimônio Público no âmbito Municipal

5 Nilton Cordoni Junior

6 PERÍODO 09h00 X 12h00 Dias 09 e 10/03 de 2016: Das 09h às 12h

7

8 Por gentileza DESLIGAR OS CELULARES!!!

9 Contabilidade Definição Sistema informatizado que permite o registro das transações econômicas e financeiras, refletindo em seu patrimônio os resultados, permitindo a avaliação de riscos e oportunidades.

10 Contabilidade Importância Instrumento internacionalmente aceito como ferramenta que melhor representa a situação econômica e financeira de uma entidade, auxiliando nas tomadas de decisões e sua continuidade.

11 Contabilidade Setor Público Tão importante quanto, e com legislação específica, a contabilidade do setor público permite mostrar à comunidade e aos órgãos de fiscalização os recursos captados e a aplicação dos mesmos em prol da própria comunidade.

12 Contabilidade MCASP Compreende o registro e a evidenciação da composição patrimonial do ente público.

13 Contabilidade MCASP Devem ser atendidos os princípios e as normas contábeis voltadas para o reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos e passivos e suas variações patrimoniais.

14 Contabilidade Necessidade Padronização dos registros contábeis com vistas à consolidação nacional das contas públicas e de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público. (CASP)

15 Princípios da Contabilidade Da Entidade O Patrimônio da entidade não se confunde com o do gestor. Há exemplos de desrespeito deste princípio?

16 Princípios da Contabilidade Da Continuidade Manter padrões e procedimentos contábeis auxiliando a análise e a comparação em uma série temporal. Exemplos!!!

17 Princípios da Contabilidade Da Oportunidade Reconhecimento contábil de todos os fatos e atos da administração que possa impactar ou não no Patrimônio da entidade. Exemplos de desobediência a este princípio?

18 Princípios da Contabilidade Do Registro pelo Valor Original Registro contábil das movimentações pelo seu valor de aquisição, acrescido dos custos de instalação quando existir, devendo reconhecer as variações sempre que existirem.

19 Princípios da Contabilidade Da Competência Reconhecimento contábil das receitas e despesas no mês do fato gerador, isto é, no mês de sua ocorrência, independente do seu pagamento. Exemplos de descumprimento?

20 Princípios da Contabilidade Da Prudência Adoção do menor valor para os bens e direitos (ativo) e do maior valor para as obrigações (passivo). Qual objetivo e impacto no patrimônio?

21 Patrimônio Conceito Vem do latim patri (pai) e monium (recebido), vinculado a herança. Como definimos e entendemos Patrimônio no Setor Público??

22 Patrimônio Público Conceito Conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades públicas ou à exploração econômica por um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.

23 Patrimônio Bens Públicos Todos os bens que integram o Patrimônio da Administração Pública, direta ou indireta e de sociedade de economia.

24 Ativo Recursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem para a entidade benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços.

25 Ativo Permanente Compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.

26 Ativo Imobilizado É o item tangível que é mantido para o uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços, ou para fins administrativos, inclusive os decorrentes de operações que transfiram para a entidade os benefícios, riscos e controle desses bens.

27 Bens Públicos Bens Móveis Compreende o valor da aquisição ou incorporação de bens corpóreos, que têm existência material e que podem ser transportados por movimento próprio ou removidos por força alheia sem alteração da substância ou da destinação econômico-social, para a produção de outros bens ou serviços.

28 Bens Públicos Bens Imóveis Compreende o valor dos bens vinculados ao terreno que não podem ser retirados sem destruição ou dano.

29 Bens Imóveis - Classificação Bens de Uso Especial Bens de uso da administração pública e os empregados em serviços à população. Exemplos: hospitais, escolas, fóruns, museus, aeroportos, açudes, hotéis...

30 Bens Imóveis - Classificação Bens Dominicais Bens públicos disponíveis para obtenção de renda ou mesmo de atividades em serviços. Exemplos: terras devolutas, bens destinados a reforma agrária, bens a alienar, bens inservíveis...

31 Bens Imóveis - Classificação Bens de Uso Comum do Povo Bens de domínio público colocados à disposição de coletividades, isto é, de uso comum do povo, podendo ser com cobrança de taxas. Exemplos: rios, mares, rodovias, estradas, zoológico, parques...

32 Bens Imóveis - Classificação Bens Imóveis em Andamento Compreendem os valores de bens imóveis em andamento, ainda não concluídos. Exemplos: obras em andamento, estudos e projetos, benfeitoria em propriedade de terceiros...

33 Bens Públicos Bens Industriais Bens patrimoniais, permanentes ou de uso contínuo, móveis ou imóveis, necessários para a fabricação ou transformação de bens em outros com maior valor agregado, podendo ou não manter as propriedades iniciais.

34 Patrimônio Afetação de Bens Públicos Destinação específica do bem a ser colocado à disposição da população ou para uso da administração pública. Torna o bem inalienável

35 Patrimônio Desafetação de Bens Públicos Retirada da destinação pública do bem de uso comum ou especial. Torna o bem passível de alienação

36 Patrimônio Bens Públicos Alienáveis A alienação de um bem ou conjunto de bem somente é possível se este estiver como dominicais ou for desafetado. Em caso de imóveis depende de lei específica para alienação.

37 Patrimônio Incorporação de Bens Inclusão de bens ao acervo do patrimônio público (tombamento). Pode se dar por compra (execução orçamentária), doação, doação em pagamento, permuta, outros.

38 Patrimônio Desincorporação de Bens Exclusão de bens do acervo do patrimônio público. Pode se dar por venda (execução orçamentária), consumo, permuta, extravio, desgaste, perda, outros.

39 Nomenclaturas Responsável Depositário que responde pela guarda e/ou uso do bem, portanto responde administrativamente pelo mesmo.

40 Nomenclaturas Responsabilidade Patrimonial Dever em zelar pelo material/bem, objetivando a economicidade, conservação, guarda e uso.

41 Nomenclaturas Usuário Contínuo Profissional que se utiliza constantemente do bem em sua jornada de trabalho.

42 Nomenclaturas Material Denominação genérica a todos os bens colocados à disposição ou em uso na unidade gestora, podendo ser de consumo ou permanente.

43 Nomenclaturas Material Permanente Bem de uso constante que tem durabilidade igual ou superior a dois anos de uso (setor público) e não perde suas características.

44 Nomenclatura Material de Consumo Bem de uso corrente com durabilidade inferior a dois anos de uso (setor público).

45 Nomenclaturas Material Ocioso Material em condições de uso, porém sem utilização no momento. Causa prejuízo??

46 Nomenclaturas Material Antieconômico Material com baixo retorno ou produtividade para qual foi adquirido ou com constante e onerosa manutenção.

47 Nomenclaturas Material Recuperável Material passível de recuperação quando sua manutenção não ultrapassar a 50% do seu valor justo. É viável??

48 Nomenclaturas Material Irrecuperável Material inviável para uso (perda das características) e recuperação antieconômica.

49 Nomenclaturas Inutilização Destruição total ou parcial de material que ofereça risco à saúde das pessoas e ao meio ambiente.

50 Nomenclaturas Registro Patrimonial/Tombamento Registro do bem (incorporação) com suas características completas e que resulta em um número de registro ou de tombamento.

51 Nomenclaturas Alienação Transferência do direito de propriedade por venda, doação ou permuta.

52 Nomenclaturas Cessão Transferência gratuita de posse e de direito de propriedade de bens entre instituições públicas.

53 Nomenclaturas Desfazimento Renúncia ao direito de propriedade de bens considerados irrecuperáveis.

54 Nomenclaturas Termo de Responsabilidade Documento oficial de entrega e de responsabilidade do bem pelo profissional usuário.

55 Nomenclaturas Termo de Inutilização Documento oficial de desfazimento ou inutilização de materiais.

56 Nomenclaturas Termo Circunstanciado Administrativo Documento legal utilizado quando de extravios ou dano ao bem público, com reduzido prejuízo.

57 Nomenclaturas Inventário Físico Processo obrigatório de verificação in loco da existência física, qualitativa e quantitativa, dos bens tangíveis, permitindo a confrontação da movimentação e dos saldos apurados no levantamento físico e dos saldos contábeis em cada unidade gestora.

58 Administração do Patrimônio Etapas para Implantação 1ª. Etapa - Inventário Físico Composição da base de dados dos bens patrimoniais públicos mediante o levantamento físico (localização) e identificação dos mesmos.

59 Administração do Patrimônio Etapas para Implantação 2ª. Etapa Conciliação Confrontação dos itens inventariados (localizados) com os constantes na contabilidade patrimonial.

60 Administração do Patrimônio Etapas para Implantação 3ª. Etapa Divergências Reconhecimento contábil das diferenças levantadas entre o inventário e a contabilidade.

61 Administração do Patrimônio Etapas para Implantação 4ª. Etapa Implantação das Normas Criação e implantação de regras a serem obedecidas quando da movimentação de bens e materiais patrimoniais.

62 Administração do Patrimônio Etapas para Implantação 5ª. Etapa Procedimentos Processos e metodologias que devem nortear os trabalhos de auditoria patrimonial, inventário físico e a própria gestão.

63 Administração do Patrimônio Etapas para Implantação 6ª. Etapa Software Como controlar com segurança e obter economicidade sem um software que dê suporte??

64 Administração do Patrimônio Levantamento Físico Quais as dificuldades que podemos encontrar? Como nos respaldar legalmente?

65 Controles do Patrimônio Bens Móveis Estabelecer referencial de conservação; Lançar as informações completas do bem patrimoniado; Fixar placa de identificação ou equivalente de bem patrimoniado e seu número; Certificar da possibilidade do uso do sistema RFID ou outra tecnologia.

66 Controles do Patrimônio Bens Móveis O levantamento físico dos bens patrimoniais exigirá uma avaliação de seu estado de conservação e o parâmetro deverá ser estabelecido pela administração.

67 Controles do Patrimônio CONCEITO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DESCRIÇÃO VALOR PERCENTUAL AO VALOR DE MERCADO DESTINAÇÃO BOM Completo e em condições de funcionamento 80% Uso REGULAR Em condições de funcionamento e cuja despesa de recuperação seja inferior a 50% do seu valor de mercado 60% Recuperação, mediante parecer técnico PRECÁRIO Com defeito e cuja despesa de recuperação seja inferior ao rendimento do bem, por uso prolongado e desgaste prematuro 40% Doação, venda, permuta, cessão ou outro meio definido pela administração INSERVÍVEL Bem obsoleto que ofereça riscos ou seja imprestável para uso 20% Doação, venda, permuta, cessão ou outro meio definido pela administração

68 Controles do Patrimônio Bens Imóveis O controle de bens imóveis é comumente deficitário, encontrando imóveis e áreas em uso sem se quer ter uma indicação fiscal ou tombamento.

69 Controles do Patrimônio Bens Imóveis A complexidade e amplitude poderá ensejar a constituição de uma equipe especializada para seu acompanhamento e controle.

70 Controles do Patrimônio Bens Imóveis Para o recebimento de obras em imóveis há de se fazer valer do Termo de Recebimento o qual garante os direitos de vícios na obra.

71 Bens Imóveis Vício Oculto Defeito não aparente e que requer uma investigação técnica ou apurada para sua detecção.

72 Bens Imóveis Vício Aparente Defeito de fácil descoberta, porém não está aos olhos vistos e sim quando de deslocamento de móveis ou em caso de vento e chuva.

73 Bens Imóveis Vício Aparente de Fácil Constatação Defeito de fácil descoberta, isto é, está à vista.

74 Bens Imóveis Vício Oculto que afeta a Solidez Quando de uma trinca ou rachadura em uma laje/parede e que possa diminuir a solidez.

75 Bens Imóveis Vício Oculto que afeta a Segurança Quando de uma avaria no imóvel e esta possa trazer um risco à segurança dos usuários.

76 Bens Imóveis Vício Redibitório Defeito significativo que pode impedir o uso do imóvel ou reduzir seu valor, podendo acarretar a rescisão ou anulação contratual.

77 Controles do Patrimônio Bens Semoventes - Definição Ser que se move ou anda por si próprio. Para o patrimônio são animais/rebanhos de propriedade e passíveis de transações (pesquisas, vendas, permuta e outros).

78 Controles do Patrimônio Bens Semoventes - Tombamento A entrada de semoventes no controle de patrimônio público se dá por nascimento, doação, compra ou permuta.

79 Controles do Patrimônio Bens Semoventes - Tombamento O tombamento do semovente exige um detalhado cadastro do animal, iniciando pela conferência física do mesmo, preferencialmente por um veterinário da área.

80 Controles do Patrimônio Bens Semoventes - Baixa A baixa de um semovente se dará: doação venda extravio ou morte

81 Controles do Patrimônio Bens Semoventes - Baixa Quando da baixa por extravio, esta deverá estar documentada de um BO - Boletim de Ocorrência, podendo haver um procedimento administrativo.

82 Controles do Patrimônio Bens Semoventes - Baixa Quando da baixa por morte, esta deverá estar acompanhada do Atestado de Óbito assinado pelo veterinário responsável.

83 Controles do Patrimônio Bens Semoventes (Re)Avaliação A (re)avaliação poderá se dar com base em cotações: Bolsa de Mercadorias (BMF) Bolsas Regionais Mercado de Negociadores Comissão Específica

84 Desfazimento de Bens Públicos Equipamentos que devido ao seu estado de conservação ou de obsolescência não possuem mais condições de atender às demandas pelas quais foram adquiridos e não podem ser reaproveitados por outro órgão.

85 Desfazimento de Bens Públicos Processo de exclusão de um bem do acervo patrimonial da instituição, de acordo com a legislação vigente e expressamente autorizado.

86 Desfazimento de Bens Públicos Pré-requisitos Existência de bens inservíveis Decreto nº /90; Avaliação por comissão instituída com atribuições de: Classificar bens; Formar lotes, quando possível, por classificação ou características patrimoniais; Estruturar e acompanhar o processo de desfazimento.

87 Controles do Patrimônio Doação de Bens Princípios moralidade impessoalidade legalidade finalidade publicidade eficiência e proteção do interesse público

88 Doação de Bens - Móveis Dispensa de Licitação interesse público avaliação prévia fins e uso de interesse social avaliação de oportunidade e conveniência socioeconômica

89 Doação de Bens - Móveis Requisitos Interesse Público instrumento da vontade coletiva, deve a gestão se ater a esta finalidade fundamental, buscando a transparência e a impessoalidade.

90 Doação de Bens - Móveis Requisitos Avaliação Prévia exame e vistoria física do bem e apuração do seu valor, incluindo direitos e obrigações.

91 Doação de Bens - Móveis Requisitos Licitação poderá haver dispensa da licitação na doação de bens quando objetivar os fins e uso de interesse social e atender cumulativamente os requisitos.

92 Doação de Bens - Móveis Requisitos Conveniência Socioeconômica quando as despesas do órgão e do processo de doação for viável econômica e socialmente.

93 Doação de Bens - Móveis Observações termo de doação amplo e claro, permitindo o retorno do bem em caso de descumprimento de cláusulas do termo e por cautela, evitar doações em ano eleitoral, exceto em casos de emergência.

94 Doação de Bens - Imóveis A doação pura e simples de imóvel somente pode ocorrer entre órgãos ou entidades da Administração Pública.

95 Doação de Bens - Imóveis Quando da doação de imóveis para entes não públicos, segue as normas de doação de bens móveis, diferenciando desta última pela exigência de uma lei autorizativa.

96 Doação de Bens - Imóveis A doação de imóveis exige cautelas e restrições, podendo ser com ou sem encargos, sempre com lei autorizativa com as condições para sua efetivação e reversão.

97 Inventário de Bens Inventário Inicial Realizado quando da abertura de nova unidade gestora, identificando os bens sob sua responsabilidade.

98 Inventário de Bens Inventário Anual Certificação da existência dos bens e de sua condição de uso (qualidade), bem como da movimentação no período até o fechamento anual das demonstrações financeiras.

99 Inventário de Bens Inventário Eventual Quando realizado a qualquer momento por exigência ou demanda.

100 Inventário de Bens Inventário de Transferência de Resultado Quando realizado por mudança de gestão. Também podendo ser considerado como eventual.

101 Inventário de Bens Inventário de Extinção ou Transformação Quando do encerramento ou transformação da unidade gestora.

102 Controles do Patrimônio Inventário - Materiais Permanentes Quais os requisitos mínimos e procedimentos necessários para a realização do inventário de materiais permanentes?

103 Controles do Patrimônio Inventário - Materiais de Consumo Quais os requisitos mínimos e procedimentos necessários para a realização do inventário de materiais de consumo?

104 Controles do Patrimônio Bens não Inventariados De posse da relação dos bens não localizados, o gestor responsável deverá certificar de possíveis baixas não lançadas e permanecendo as divergências, apurar responsabilidades e recomendações.

105 Controles e Indicadores Para acompanhar o desempenho da Gestão do Patrimônio se faz necessário o uso de indicadores e sua evolução no tempo, permitindo mudanças e correções da gestão.

106 Controles e Indicadores Indicadores - Sugestões: Nível de Serviço Rejeição de Bens Patrimoniais Índice de Devolução Indicador de Divergências Divergência de Inventário Cobertura Média Patrimonial

107 Depreciação, Amortização e Exaustão O que são? Para que servem? Qual base? Prazos?

108 Depreciação Diminuição do valor dos bens tangíveis por desgastes, ações da natureza, perda de utilidade por uso ou obsolescência. É calculado e controlado por item.

109 Depreciação Métodos de Cálculos Quotas Constantes Soma dos Dígitos Unidade Produzida

110 Depreciação Quotas Constantes Mais utilizado, seu cálculo é bastante simples e considera o prazo de vida útil do bem a ser depreciado, pelo valor líquido do montante residual.

111 Depreciação Máquinas, Utensílios e Equipamentos Diversos Composição do Valor (+)Valor Contábil ,00 (-) Valor Residual (10%) 1.280,00 (=) Valor Base de Depreciação ,00 Cálculo Valor Base de Depreciação ,00 Depreciação Anual - 10% 1.152,00

112 Depreciação Ano Quadro Anual de Depreciação Vlr Anual Depreciação Depreciação Acumulada Saldo Acumulado Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00

113 Depreciação Soma dos Dígitos Não usual na área pública e privada, soma dos dígitos dos anos e o cálculo é feito com base na proporcionalidade dos anos, ou seja, não é com base em valores constantes.

114 Depreciação Máquinas, Utensílios e Equipamentos Diversos Composição do Valor (+)Valor Contábil ,00 (-) Valor Residual (10%) 1.280,00 (=) Valor Base de Depreciação ,00 Soma dos Dígitos Vida Útil do Bem 10 anos Somatória Cálculo Qtde Anos a Depreciar / Soma dos Dígitos x Base Depreciação

115 Depreciação Ano Fórmula Quadro Anual de Depreciação Vlr Anual Depreciação Depreciação Acumulada Saldo Acumulado Ano 1 10 / 55 x , , ,45 Ano 2 9 / 55 x , , ,36 Ano 3 8 / 55 x , , ,73 Ano 4 7 / 55 x , , ,55 Ano 5 6 / 55 x , , ,82 Ano 6 5 / 55 x , , ,55 Ano 7 4 / 55 x , , ,73 Ano 8 3 / 55 x , , ,36 Ano 9 2 / 55 x , , ,45 Ano 10 1 / 55 x , , ,00

116 Depreciação Unidades Produzidas Utilizada tanto na área privada como pública especificamente em equipamentos industriais de produção de materiais. Consiste em depreciar o valor do equipamento pela capacidade de produção anual, estabelecida em manuais ou com nova base quando de redução ou ampliação considerável e que possa distorcer os resultados.

117 Depreciação Máquinas e Equipamentos de Natureza Industrial Composição do Valor (+)Valor Contábil ,00 (-) Valor Residual (10%) 1.280,00 (=) Valor Base de Depreciação ,00 Cálculo Capacidade de Produção Ano Capacidade de Produção Total Taxa Depreciação 5% a/a

118 Depreciação Quadro Anual de Depreciação Ano Vlr Anual Depreciação Depreciação Acumulada Saldo Acumulado Ano 1 576,00 576, ,00 Ano 2 576, , ,00 Ano 3 576, , ,00 Ano 4 576, , ,00 Ano 5 576, , ,00 Ano 6 576, , ,00 Ano 7 576, , ,00 Ano 8 576, , ,00 Ano 9 576, , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00

119 Depreciação Taxa Normal Aplicada quando o bem é utilizado em um (1) turno de até 8 horas/dia.

120 Depreciação Taxa Acelerada Aplicada quando o bem é utilizado em dois (2) turnos de até 8 horas/dia, passando seu coeficiente para 1,5 da taxa básica.

121 Depreciação Taxa Máxima Aplicada quando o bem é utilizado em três (3) turnos de até 8 horas/dia, passando seu coeficiente para 2,0 da taxa básica.

122 Amortização Aplicada sobre bens patrimoniais de direito de terceiros e bens intangíveis, porém sem valor residual a exemplo da depreciação. Seu cálculo é direto pelo prazo de contrato ou legal.

123 Amortização Reforma em Imóvel de Terceiro Composição do Valor (+)Valor Contábil ,00 (-) Valor Residual - (=) Valor Base de Amortização ,00 Prazo Contratual 5 anos Cálculo Valor Base de Amortização / Prazo Contratual - Base Amortização ,00 - Período Contratual 5 - Amortização Anual 7.160,00

124 Amortização Quadro Anual de Amortização Ano Vlr Anual Amortização Amortização Acumulada Saldo Acumulado Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , ,00 -

125 Exaustão A exaustão é calculada sobre direitos de recursos minerais e florestais, portanto exige uma análise bastante apurada da capacidade da reserva em exaustão e sua extração.

126 Exaustão Campo de Petróleo - PETRO ABN02 Informação para Cálculo da Exaustão Valor Contábil Previsão de Total de Extração de Petróleo , bilhões barris

127 Exaustão Ano Produção Anual Quadro Anual de Exaustão Vlr Anual Exaustão Exaustão Acumulada Saldo Acumulado Ano ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano , , ,00 Ano "n"

128 Reavaliação de Bens Vamos definir juntos? Para quê serve? Como é calculada?

129 Reavaliação de Bens Regras Gerais calculada sobre a classe de bens; não se calcula anualmente; bens móveis são reavaliados a cada 4 (quatro) anos e anualmente em casos de grande variação e ao final da vida útil contábil, porém em condições de uso.

130 Reavaliação de Bens Ativo Permanente reavaliados a cada 4 (quatro) anos e anualmente em casos de grande variação; o ajuste ao valor reavaliado se dá pelo valor líquido do bem, isto é, deduzido da depreciação; sugere-se a reavaliação de todos os bens do ativo permanente de forma simultânea;

131 Reavaliação de Bens Ativo Permanente sugere-se a constituição de uma equipe técnica capaz para a avaliação e emissão dos relatórios de suporte;

132 Reavaliação de Bens Ativo Intangível Como estabelecer o preço de uma tela de pintura? E de um tapete Persa? Um bem tombado?

133 Reavaliação de Bens Registro Contábil Baixo controle dos bens patrimoniados As variações da reavaliação deverá se dar diretamente no resultado patrimonial do período.

134 Reavaliação de Bens Registro Contábil Alto controle dos bens patrimoniados Poderá ser constituído uma Reserva de Reavaliação e deverá ser deduzida desta quando de resultado negativo de futuras reavaliações e ainda quando da baixa do bem.

135 Reavaliação de Bens - Exemplo Fator de Redução = Valor Atualizado Tempo Vida Útil x Tempo de Vida Restante

136 Reavaliação de Bens - Exemplos Tabela de Atualização Classe: Bens Móveis alor Contábil: ,00 ata de Aquisição: 01/02/2010 ndice de Atualização: IPCA empo Vida Útil 10 Anos empo Vida Restante 5 Anos 57 Meses Mês Índice Valor Atualizado Fator Redução Exercício ,1207% , ,22 Exercício ,5031% , ,89 Exercício ,8386% , ,15 Exercício ,9108% , ,76 Exercício ,4076% , ,19 Janeiro/2015 1,2400% , ,23 Fevereiro/2015 1,2200% , ,70 Março/2015 1,3200% , ,74 Abril/2015 0,7100% , ,50

137 Reavaliação de Bens - Exemplo Fator de Reavaliação (FR) (EC x 4) + (PVUF x 6) + (PU x (- 3)) = 100 Onde: EC Estado de Conservação do Bem PVUF Período de Vida Útil Futura do Bem PU Período de Utilização do Bem

138 Reavaliação de Bens - Exemplo VR = VA X FR Onde: VR Valor Reavaliado VA Valor Atualizado ou Valor de Mercado FR Fator de Reavaliação

139 Reavaliação de Bens - Exemplo Estado de Conservação (EC) Período de Utilização (PU) Período de Vida Útil Futura (PVUF) Valoração Conceito Valoração Conceito Valoração Conceito 10 Novo anos anos 9 9 anos 9 9 anos 8 Bom 8 8 anos 8 8 anos 7 7 anos 7 7 anos 5 Regular 6 6 anos 6 6 anos 5 5 anos 5 5 anos 4 4 anos 4 4 anos 2 Inservível 3 3 anos 3 3 anos 2 2 anos 2 anos 1 1 ano 2 1 ano 0 < 1 ano < 1 ano

140 Reavaliação de Bens - Exemplo Vida Útil Inicial do Bem 20 Anos 10 Anos 5 Anos 3 ou 4 Anos Estado de Conservação Bom Regular Bom Regular Bom Regular Bom Regular Vida Útil Futura Até 15 anos Até 10 anos Até 8 anos Até 5 anos Até 3 anos Até 2 anos Até 2 anos Até 1 ano

141 Reavaliação de Bens - Exemplo Estado de Conservação (EC) Regular (5) Período de Vida Útil Futura (PVUF) 3 anos (3) Período de Utilização (PU) 7 anos (7)

142 Reavaliação de Bens - Exemplo Fator de Reavaliação = (5 x 4) + (3 x 6) + (7 x (-3)) 100 Fator de Reavaliação = (20) + (18) + (-21) 100 Fator de Reavaliação = 0,17 Valor Reavaliado = Valor Atualizado x Fator de Redução Valor Reavaliado = ,68 x 0,17 Valor Reavaliado = ,13

143 Avaliação de Bens Avaliação é um processo contínuo de análise de retorno alcançado comparativamente ao previsto ou desejado.

144 Avaliação de Bens Abrangência e Oportunidades facilitar a tomada de decisões; informações abrangentes e direcionadas aos objetivos propostos; feedback, auxiliando na aprendizagem e correção dos erros e distorções;

145 Avaliação de Bens Abrangência e Oportunidades Organização para o feedback e acompanhamento dos resultados futuros; Não deverá ser repressiva e sim objetivando correções e Ser construtiva e de aprendizagem aos participantes.

146 Avaliação de Bens Abrangência e Oportunidades Certificação da eficiência dos controles internos. Operacionalização dos registros contábeis; Adequação das demonstrações contábeis obrigatórias;

147 Avaliação de Bens Abrangência e Oportunidades Redução de perdas; Controle de Movimentação; Informações para a tomada de decisões; Redução do uso de recursos e Maximização de Resultados.

148 Almoxarifado Conceito Termo de origem árabe que significa depositar. Hoje definimos como lugar adequado para armazenar e conservar materiais de uso constante ou de bens permanentes.

149 Almoxarifado Em nossa organização, como entendemos o almoxarifado e como o administramos??

150 Almoxarifado Controle Em nossa organização, como se dá o controle do almoxarifado? Como deveria?

151 Almoxarifado Atribuições Aquisições (?); Recebimentos e transferências; Estoque mínimo; Certificação da qualidade e quantidade;

152 Almoxarifado Atribuições Inventário; Instalações adequadas; Documentos comprobatórios de movimentação;

153 Almoxarifado Recebimentos de Bens 1º. Passo: Entrada de Materiais 2º. Passo: Conferência Quantitativa 3º. Passo: Conferência Qualitativa 4º. Passo: Regularização

154 Almoxarifado Recebimentos de Bens 1º. Passo: Entrada de Materiais Triagem documental Conferência documental Cadastramento Descarga dos materiais

155 Almoxarifado Recebimentos de Bens 2º. Passo: Conferência Quantitativa Certificação da quantidade entregue Confrontação com a quantidade adquirida

156 Almoxarifado Recebimentos de Bens 3º. Passo: Conferência Qualitativa Especificação dos materiais adquiridos Análise técnica dos materiais entregues

157 Almoxarifado Recebimentos de Bens 4º. Passo: Regularização Liberação para liquidação parcial ou total Devolução, parcial ou total Processo de divergência

158 Patrimônio Público no âmbito Municipal Boa sorte a todos e até mais niltoncordoni@cdnconsult.com.br Fone: (41)

159 Alguma indagação:

160 Parabéns! Você acaba de se qualificar!

161 Obrigado pela atenção!

162 Aqui tem qualificação de Verdade!

A mais um CURSO realizado pela

A mais um CURSO realizado pela A mais um CURSO realizado pela Aqui tem qualificação de Verdade! CONTROLE INTERNO Controle e Gestão Patrimonial na Administração Pública Nilton Cordoni Junior niltoncordoni@cdnconsult.com.br Fone: (41)

Leia mais

A mais um CURSO realizado pela

A mais um CURSO realizado pela A mais um CURSO realizado pela Aqui tem qualificação de Verdade! CONTROLE INTERNO Patrimônio Público Estudo Atualizado Nilton Cordoni Junior cordoniconsultoria@yahoo.com.br niltoncordoni@cdnconsult.com.br

Leia mais

A mais um CURSO realizado pela

A mais um CURSO realizado pela A mais um CURSO realizado pela Aqui tem qualificação de Verdade! CONTROLE INTERNO Patrimônio Municipal Estudo Atualizado Cuidados em Ano Eleitoral Nilton Cordoni Junior niltoncordoni@cdnconsult.com.br

Leia mais

PLANO DE IMPLANTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS: dicas de adoção. Contadora Michele Patricia Roncalio

PLANO DE IMPLANTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS: dicas de adoção. Contadora Michele Patricia Roncalio PLANO DE IMPLANTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS: dicas de adoção Contadora Michele Patricia Roncalio Orientações Estratégicas para a Contabilidade Aplicada ao Setor Público no Brasil Desenvolvimento

Leia mais

Contabilidade Orçamentária e Patrimonial

Contabilidade Orçamentária e Patrimonial Contabilidade Orçamentária e Patrimonial EVOLUÇÃO LEGAL 4320/64 LRF NBCT S ENFOQUES DA CONTABILIDADE EFEITOS NO PATRIMÔNIO IMPACTO NO FLUXO DE CAIXA RECEITAS E DESPESAS (BASE MODIFICADA) Contabilidade

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO

INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO Gestão de Materiais: Uma questão de responsabilidade com o Patrimônio Público. EXPOSITORA: Patrícia Helena de Paula Coordenadoria

Leia mais

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NBC T 16.9 DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO Conteúdo Item DISPOSIÇÕES GERAIS 1 OBJETIVOS E

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.136/08 Aprova a NBC T 16.9 Depreciação, Amortização e Exaustão. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO a internacionalização

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Procedimentos Contábeis Patrimoniais Prof. Cláudio Alves Inventariar representam procedimentos administrativos para fins de conferência de todos os bens que sejam de propriedade de

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Legislação. Regulamento do Imposto de Renda RIR Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Legislação. Regulamento do Imposto de Renda RIR Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Legislação Prof. Cláudio Alves A pessoa jurídica, além dos livros de contabilidade previstos em leis e regulamentos, deverá possuir os seguintes livros fiscais: I - para registro de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGAPORÃ

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGAPORÃ DECRETO Nº 34-A, DE 28 DE AGOSTO DE 2012. Estabelece o cronograma de execução das atividades a serem implementadas para atendimento integral dos dispositivos constantes no Manual de Contabilidade Aplicada

Leia mais

O ATIVO IMOBILIZADO E A DÍVIDA ATIVA

O ATIVO IMOBILIZADO E A DÍVIDA ATIVA O ATIVO IMOBILIZADO E A DÍVIDA ATIVA ATIVO IMOBILIZADO! Prof. João Paulo Silvério joaopaulo@fiorilli.com.br 2 PROGRAMA : Ativo Imobilizado Principais atribuições do setor de Patrimônio Reconhecimento de

Leia mais

Manual do sistema SMARam. Módulo Patrimônio - Básico

Manual do sistema SMARam. Módulo Patrimônio - Básico Manual do sistema SMARam Módulo Patrimônio - Básico LISTA DE FIGURAS Figura 1-Acesso ao Cadastro de Fatores de Influência... 4 Figura 2- Cadastro de Fatores de Influência... 4 Figura 3-Acesso ao Cadastro

Leia mais

Curso Prático de Gestão Patrimonial

Curso Prático de Gestão Patrimonial 1 Curso Prático de Gestão Patrimonial Com enfoque nos Procedimentos Contábeis Patrimoniais do MCASP e das Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público 1. OBJETIVO Capacitar de forma prática

Leia mais

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES - NBCASP PORTARIA STN 828/2011

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES - NBCASP PORTARIA STN 828/2011 CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES - NBCASP PORTARIA STN 828/2011 Conforme conhecimento de todos que atuam no setor de contabilidade Das Entidades Públicas, a Portaria STN nº 828/2011, trouxe providências

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Balanço Patrimonial Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Balanço Patrimonial Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Balanço Patrimonial Parte 1 Prof. Cláudio Alves A Lei 6.404/76 com suas alterações, a partir do seu artigo 178, define o Balanço Patrimonial, bem como estabelece

Leia mais

Organização da Disciplina. Contabilidade Pública. Aula 1. Organização da Aula. Contextualização

Organização da Disciplina. Contabilidade Pública. Aula 1. Organização da Aula. Contextualização Organização da Disciplina Contabilidade Pública Aula 1 Profa. Me. Ely Celia Corbari Aula 1 Noções básicas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público Aula 2 Orçamento público e seu relacionamento com a

Leia mais

Análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Luiz Carlos Wisintainer

Análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Luiz Carlos Wisintainer Análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Luiz Carlos Wisintainer Sistemas da Contabilidade Pública SUBSISTEMAS DE CONTAS ORÇAMENTÁRIO PATRIMONIAL CUSTOS COMPENSAÇÃO Fonte: MCASP Subsistema

Leia mais

Plano de Implantação de Procedimentos Contábeis Patrimoniais

Plano de Implantação de Procedimentos Contábeis Patrimoniais Plano de Implantação de Procedimentos Contábeis Patrimoniais CRCSC e ABCP Implementação de procedimentos e práticas contábeis que permitam o reconhecimento, a mensuração, a avaliação e a evidenciação dos

Leia mais

INÍCIO DE GESTÃO (2017/2020) nos Município Mineiros até 20 mil habitantes encontraram o INVENTÁRIO ANALÍTICO de bens de forma confiável e dentro nas

INÍCIO DE GESTÃO (2017/2020) nos Município Mineiros até 20 mil habitantes encontraram o INVENTÁRIO ANALÍTICO de bens de forma confiável e dentro nas INÍCIO DE GESTÃO (2017/2020) nos Município Mineiros até 20 mil habitantes encontraram o INVENTÁRIO ANALÍTICO de bens de forma confiável e dentro nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 428, de 19 de novembro de 2012

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 428, de 19 de novembro de 2012 Publicada no D.O.U nº 223, de 20/11/2012 Seção 1 p. 140 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 428, de 19 de novembro de 2012 Cria o Manual de Procedimentos para a Depreciação dos Bens Patrimoniais no âmbito do Sistema

Leia mais

Procedimentos Contábeis Patrimoniais e Específicos Adotados e Cronograma de Ações a adotar até 2014, conforme Portaria STN nº 828 de 14/12/2011

Procedimentos Contábeis Patrimoniais e Específicos Adotados e Cronograma de Ações a adotar até 2014, conforme Portaria STN nº 828 de 14/12/2011 1 Reconhecimento, mensuração e evidenciação dos direitos, das 2012 2013 2014 obrigações e provisões por competência. Elaboração de procedimentos para Metodologia de reconhecimento e mensuração dos direitos

Leia mais

Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo

Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. MÓDULO DE QUESTÕES DE CONTABILIDADE

Leia mais

ESTUDO ATUALIZADO SOBRE PATRIMÔNIO MUNICIPAL (PARTES 1 E 2)

ESTUDO ATUALIZADO SOBRE PATRIMÔNIO MUNICIPAL (PARTES 1 E 2) ESTUDO ATUALIZADO SOBRE PATRIMÔNIO MUNICIPAL (PARTES 1 E 2) Nilton Cordoni 1. Patrimônio Há muitas definições para Patrimônio e todas levam a uma mesma linha de pensamento e objetividade. Se nos utilizarmos

Leia mais

Patrimônio Critérios para reconhecimento e mensuração dos Bens Públicos Adoção dos procedimentos de depreciação, amortização e exaustão

Patrimônio Critérios para reconhecimento e mensuração dos Bens Públicos Adoção dos procedimentos de depreciação, amortização e exaustão Curso de Controle Interno Patrimônio Critérios para reconhecimento e mensuração dos Bens Públicos Adoção dos procedimentos de depreciação, amortização e exaustão Juiz de Fora maio/2013 Contabilidade Aplicada

Leia mais

03. Para Ativo (A), Passivo (P) e Patrimônio Líquido (PL), observe as sequências lógicas:

03. Para Ativo (A), Passivo (P) e Patrimônio Líquido (PL), observe as sequências lógicas: TÉCNICO EM CONTABILIDADE 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 01 A 20 01. A Contabilidade é uma ciência: a) exata, pois tem como pressuposto a precisão e veracidade apresentada em seus relatórios financeiros

Leia mais

CONTABILIZAÇÃO DA DEPRECIAÇÃO

CONTABILIZAÇÃO DA DEPRECIAÇÃO CONTABILIZAÇÃO DA DEPRECIAÇÃO Despesa com depreciação DÉBITO $ $ $ Depreciação acumulada CRÉDITO $ $ $ VALOR CONTÁBIL DO BEM ATIVO IMOBILIZADO... $ 100.000,00 (-) DEPRECIAÇÃO ACUMULADA... $( 40.000,00)

Leia mais

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS ESTRUTURA PATRIMONIAL Patrimônio = Bens + Direitos ( ) Obrigações SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) Ativo ( ) Passivo = Situação Líquida (Patrimônio Líquido) FLUXO DE RECURSOS ATIVO Aplicação dos Recursos

Leia mais

Transparência Brasil. Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes

Transparência Brasil. Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes Transparência Brasil Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes 31 de Dezembro de 2006 e de 2005 1 Parecer dos auditores independentes Aos conselheiros da Transparência

Leia mais

Sumário. Introdução. Patrimônio

Sumário. Introdução. Patrimônio Sumário Sumário Introdução 2 Objeto 3 Finalidade ou objetivo 4 Pessoas interessadas nas informações contábeis 5 Funções 6 Identificação dos aspectos patrimoniais 7 Campo de aplicação 8 Áreas ou ramos 9

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 19 CAPÍTULO I ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DA CONTABILIDADE... 21 1. Conceito de contabilidade... 21 2. Objeto... 22 3. Campo de aplicação... 23 4. Objetivos... 23 5.

Leia mais

PROVA ESPECÍFICA Cargo 01

PROVA ESPECÍFICA Cargo 01 18 PROVA ESPECÍFICA Cargo 01 QUESTÃO 41 Em um determinado patrimônio, a soma do Ativo é igual ao dobro da soma das obrigações. Sabendo-se que o Patrimônio Líquido é igual a R$ 150.000,00, indique qual

Leia mais

SCPI MÓDULO PATRIMÔNIO ATUALIZAÇÕES DO SISTEMA Orientações sobre os novos procedimentos contábeis patrimoniais.

SCPI MÓDULO PATRIMÔNIO ATUALIZAÇÕES DO SISTEMA Orientações sobre os novos procedimentos contábeis patrimoniais. SCPI 8.0 - MÓDULO PATRIMÔNIO ATUALIZAÇÕES DO SISTEMA 2014 Orientações sobre os novos procedimentos contábeis patrimoniais. Com o objetivo de atender aos novos procedimentos contábeis Patrimoniais como

Leia mais

Quais são os objetivos do tópico... DETALHAMENTO DOS REGISTROS CONTÁBEIS 6. Imobilizado, Intangível e Impairment.

Quais são os objetivos do tópico... DETALHAMENTO DOS REGISTROS CONTÁBEIS 6. Imobilizado, Intangível e Impairment. USP-FEA Curso de Administração Disciplina: EAC0111-Contabilidade e Análise de Balanço DETALHAMENTO DOS REGISTROS CONTÁBEIS 6., Intangível e Impairment Profa. Dra. Joanília Cia (joanilia@usp.br) 1 Quais

Leia mais

Consultoria e Assessoria Pública Ltda

Consultoria e Assessoria Pública Ltda Consultoria e Assessoria Pública Ltda Ofício n.º xxxxxxxx Araçatuba, xx de março de 2012. A Sua Excelência o Senhor Nome do destinatário Cargo do destinatário Assunto: Cronograma de das NBCASP (Portaria

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jussiape publica:

Prefeitura Municipal de Jussiape publica: 1 Ano IX Nº 782 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº 001/2016 - Dispõe sobre a criação da Comissão para o levantamento do Caixa e Equivalentes de Caixa e dá outras providências. Portaria Nº 002/2016

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIO DO OURO CNPJ / CEP CONTROLE INTERNO. Lei Municipal nº.

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIO DO OURO CNPJ / CEP CONTROLE INTERNO. Lei Municipal nº. CONTROLE INTERNO Lei Municipal nº. 03 de 2006 PROCEDIMENTOS E ROTINAS PARA O SISTEMA PATRIMONIAL PODER EXECUTIVO MUNICÍPIO DE GENTIO DO OURO EXERCÍCIO 2009 Este docume nto foi assinado digitalmente por

Leia mais

Anexo 12 - Balanço Orçamentário

Anexo 12 - Balanço Orçamentário Anexo 12 - Balanço Orçamentário BALANÇO ORÇAMENTÁRIO EXERCÍCIO: PERÍODO (MÊS) : DATA DE EMISSÃO: PÁGINA: PREVISÃO PREVISÃO RECEITAS SALDO RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS INICIAL ATUALIZADA REALIZADAS (a) (b) c

Leia mais

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria 1ª Versão 1 Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria PROCESSO GESTÃO DE PATRIMÔNIO 1ª Versão 2 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO 2 - VISÃO

Leia mais

CONSELHO FEDEAL DE CONTABILIDADE

CONSELHO FEDEAL DE CONTABILIDADE NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E 2010 1. CONTEXTO OPERACIONAL O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi criado pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, com alterações, e tem como principais atividades:

Leia mais

I SIMPÓSIO MINEIRO DE CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO

I SIMPÓSIO MINEIRO DE CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO I SIMPÓSIO MINEIRO DE CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO A CONVERGÊNCIA DAS NORMAS INTERNACIONAIS AO SETOR PÚBLICO MARIA DA CONCEIÇAO BARROS DE REZENDE SITUAÇAO DA CONTABILIDADE PÚBLICA NO BRASIL

Leia mais

Sumário. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos...

Sumário. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos... Sumário Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 15 1. CONCEITO... 15 2. TÉCNICAS CONTÁBEIS... 15 2.1. Escrituração... 16 2.2. Demonstrações contábeis... 16 2.3. Análise de balanços... 16 2.4.

Leia mais

Disciplina: Economia Para Engenharia Elétrica (TE142) Cap. III AVALIAÇÃO DE PROJETOS E NEGÓCIOS Capítulo III.a. Depreciação do Ativo Imobilizado

Disciplina: Economia Para Engenharia Elétrica (TE142) Cap. III AVALIAÇÃO DE PROJETOS E NEGÓCIOS Capítulo III.a. Depreciação do Ativo Imobilizado Universidade Federal de Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Economia Para Engenharia Elétrica (TE142) Cap. III AVALIAÇÃO DE PROJETOS E NEGÓCIOS Capítulo III.a. Depreciação

Leia mais

2 Os estoques são apresentados na seguinte ordem do balanço patrimonial:

2 Os estoques são apresentados na seguinte ordem do balanço patrimonial: FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso: Disciplina Ano Letivo: Semestre: Ciências Auditoria Aplicada 2015 1º Contábeis 1 Os estoques são classificados

Leia mais

ESTADO DO ACRE DECRETO Nº DE 26 DE DEZEMBRO DE 2012

ESTADO DO ACRE DECRETO Nº DE 26 DE DEZEMBRO DE 2012 ESTADO DO ACRE DECRETO Nº 4.983 DE 26 DE DEZEMBRO DE 2012 Dispõe sobre a realização de inventário e de procedimentos de avaliação, redução ao valor recuperável, depreciação, amortização e exaustão dos

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade Contabilidade PARTE 1 G Parte 1 Conceitos Conceito de Contabilidade A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando representá-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer

Leia mais

AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO A Experiência do Estado de Santa Catarina. Michele Patricia Roncalio GENOC/DCOG/SEF-SC

AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO A Experiência do Estado de Santa Catarina. Michele Patricia Roncalio GENOC/DCOG/SEF-SC AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO Michele Patricia Roncalio GENOC/DCOG/SEF-SC IMOBILIZADO Bens Móveis e Imóveis INTANGÍVEL Softwares ATIVOS DE INFRAESTRUTURA Rodovias IMOBILIZADO Bens Móveis

Leia mais

Nota Explicativa Referente à Conformidade Contábil do mês: Fevereiro Quantidade de Restrições Contábeis Registradas na Conformidade

Nota Explicativa Referente à Conformidade Contábil do mês: Fevereiro Quantidade de Restrições Contábeis Registradas na Conformidade Conformidade Contábil Ministério da Educação Nota Explicativa 01 2017 Referente à Conformidade Contábil do mês: Fevereiro 2016 A Conformidade Contábil tem a finalidade de certificar os Demonstrativos Contábeis,

Leia mais

SMARAM MANUAL DE CÁLCULO PATRIMONIAL

SMARAM MANUAL DE CÁLCULO PATRIMONIAL SMARAM MANUAL DE CÁLCULO PATRIMONIAL ÍNDICE DE FIGURAS Figura 1 Acesso ao cálculo do móvel e veículo. 8 Figura 2 Acesso ao cálculo do acervo. 8 Figura 3 Acesso ao cálculo do intangível. 8 Figura 4 Acesso

Leia mais

FRANCISCO GLAUBER LIMA MOTA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO. Aspectos Patrimoniais: Identificação, Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação

FRANCISCO GLAUBER LIMA MOTA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO. Aspectos Patrimoniais: Identificação, Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação FRANCISCO GLAUBER LIMA MOTA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO Aspectos Patrimoniais: Identificação, Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público Normas

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL

BALANÇO PATRIMONIAL 1 de 6 31/01/2015 14:44 BALANÇO PATRIMONIAL Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira

Leia mais

MÉTODOS DE DEPRECIAÇÃO UTILIZADOS PELAS ENTIDADES PÚBLICAS

MÉTODOS DE DEPRECIAÇÃO UTILIZADOS PELAS ENTIDADES PÚBLICAS MÉTODOS DE DEPRECIAÇÃO UTILIZADOS PELAS ENTIDADES PÚBLICAS Patricia de Souza Machado Gonçalves Resumo: O objetivo deste artigo é identificar os métodos de depreciações utilizados pelas entidades públicas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ DEMONSTRATIVO DE ATENDIMENTO AO MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO NBCASP ATENDIMENTO A PORTARIA 828/11

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ DEMONSTRATIVO DE ATENDIMENTO AO MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO NBCASP ATENDIMENTO A PORTARIA 828/11 ITEM DESCRIÇÃO PRODUTO Área Responsável Início (mês/ano) Término (mês/ano) I 1.1 1.2 RECONHECIMENTO, MENSURAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DOS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS OU NÃO, POR COMPETÊNCIA, E A DIVIDA ATIVA, INCLUINDO

Leia mais

Anexo 6 - Balanço Patrimonial Consolidado (em R$)

Anexo 6 - Balanço Patrimonial Consolidado (em R$) 134 Anexo 6 - Balanço Patrimonial Consolidado (em R$) Passivo Circulante 4.119.026.030,21 4.084.465.869,09 Passivo Circulante -917.833.735,13-981.941.747,29 Caixa e Equivalente Caixa Moeda Nacional Créditos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANQUINHO - BA. Quarta-feira 02 de Janeiro de 2019 Ano III Edição n 001 Caderno 02

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANQUINHO - BA. Quarta-feira 02 de Janeiro de 2019 Ano III Edição n 001 Caderno 02 Ano III Edição n 001 Caderno 02 Prefeitura Municipal de Tanquinho publica PORTARIAS Nº 069; 070; 071; 072; 073; 074; 075/2018 Fone: (75) 3249.2140/3249.2160 www.pmtanquinho.diariooficialba.com.br PORTARIA

Leia mais

UNIDADE GESTORA (2353/SERVIÇO AUTONÔMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO DE TIMBÓ)

UNIDADE GESTORA (2353/SERVIÇO AUTONÔMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO DE TIMBÓ) NOTAS EXPLICATIVAS DO COMPARATIVO DA DESPESA AUTORIZADA COM A REALIZADA ANEXO 11 Neste demonstrativo gerado pelo e-sfinge Web, não fora considerado no campo dos Créditos Orçamentários e Suplementares o

Leia mais

Tópico 8 Câmara dos Deputados.

Tópico 8 Câmara dos Deputados. Tópico 8 Câmara dos Deputados. 1. (Cespe/2004/FUNCAP/Contador) O inventário, que consiste em levantamento ou contagem física dos bens móveis e imóveis, caracteriza um instrumento de controle cujos objetivos,

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos...

SUMÁRIO. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos... SUMÁRIO Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 17 1. Conceito... 17 2. Técnicas contábeis... 18 2.1. Escrituração... 18 2.2. Demonstrações contábeis... 18 2.3. Análise de balanços... 18 2.4.

Leia mais

Sumário 1 Planejamento da Ação Governamental e Fundamentos do Orçamento Público, 1

Sumário 1 Planejamento da Ação Governamental e Fundamentos do Orçamento Público, 1 Sumário 1 Planejamento da Ação Governamental e Fundamentos do Orçamento Público, 1 1.1 Conceitos e princípios orçamentários, 1 1.2 Elaboração da proposta orçamentária, 5 1.2.1 Plano Plurianual, 5 1.2.2

Leia mais

DECRETO RIO Nº DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,

DECRETO RIO Nº DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, DECRETO RIO Nº 43378 DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) Dispõe sobre a estrutura organizacional da Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro S.A. - RIOSAÚDE. O PREFEITO DA CIDADE DO

Leia mais

F R E G U E S I A DE T O R R Ã O REGULAMENTO DE INVENTÁRIO E CADASTRO DO PATRIMÓNIO

F R E G U E S I A DE T O R R Ã O REGULAMENTO DE INVENTÁRIO E CADASTRO DO PATRIMÓNIO F R E G U E S I A DE T O R R Ã O REGULAMENTO DE INVENTÁRIO E CADASTRO DO PATRIMÓNIO Preâmbulo Para cumprimento do disposto na alínea e) do n.º 1 do artigo 16º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, e tendo

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público NBC T 16 Parte 2 Prof. Cláudio Alves NBC T 16.6 - RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.133/08 Demonstrações Contábeis. Entende-se por: Circulante:

Leia mais

AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO. Michele Patricia Roncalio, Me

AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO. Michele Patricia Roncalio, Me AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO Michele Patricia Roncalio, Me Quais são os desafios ainda? Dar ênfase à Contabilidade Patrimonial. Adotar o Princípio da Evidenciação, que é fazer o registro

Leia mais

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 4

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 4 Tópico 4 1. (ESAF/CVM/2001/Analista/Adaptada) Para a Contabilidade Pública, variação patrimonial decorre de alteração de valor de qualquer elemento integrante do patrimônio público. Dito isso, não se pode

Leia mais

Palestra. Contabilidade Pública (Módulo I): Controle do Patrimônio Público e Lançamentos Contábeis Típicos. Roberto de Oliveira Júnior.

Palestra. Contabilidade Pública (Módulo I): Controle do Patrimônio Público e Lançamentos Contábeis Típicos. Roberto de Oliveira Júnior. Palestra Contabilidade Pública (Módulo I): Controle do Patrimônio Público e Lançamentos Contábeis Típicos A reprodução total ou parcial, bem como a reprodução de apostilas a partir desta obra intelectual,

Leia mais

Demonstrações Contábeis do Terceiro Trimestre de 2017

Demonstrações Contábeis do Terceiro Trimestre de 2017 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (FUFSCar) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Demonstrações Contábeis do Terceiro Trimestre de 2017 As Demonstrações Contábeis (DCON) são regidas pela NBC TSP Estrutura Conceitual

Leia mais

Convergência as Normas Internacionais de Contabilidade

Convergência as Normas Internacionais de Contabilidade Convergência as Normas Internacionais de Contabilidade Cenário Normativo IFRS IPSAS NBC TSP MCASP Entendimento das Necessidades Pessoas Processos Sistemas Autarquias Fundações Ministério Público Secretarias

Leia mais

Portaria nº. 052/2018 De 10 Dezembro de 2018.

Portaria nº. 052/2018 De 10 Dezembro de 2018. Portaria nº. 052/2018 A PREFEITA MUNICIPAL DE AURELINO LEAL, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, e de acordo com o que estabelece o Artigo 9., itens 20 e 21, da Resolução TCM nº 1060/05.

Leia mais

Normas Brasileiras de Contabilidade NBC T 10.8 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

Normas Brasileiras de Contabilidade NBC T 10.8 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 10.8 ENTIDADES COOPERATIVAS 10.8.1 DISPOSIÇÕES GERAIS Esta norma estabelece critérios e procedimentos específicos de avaliação, de registro das variações patrimoniais

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPUÃ ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPUÃ ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPUÃ ESTADO DO PARANÁ Notas Explicativas Das Demonstrações Contábeis Exercício financeiro de 2016 As Demonstrações Contábeis do Município de Arapuã foram elaboradas de acordo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRINHA - BA. Quarta-feira 19 de Dezembro de 2018 Ano II Edição n 211 Caderno 03

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRINHA - BA. Quarta-feira 19 de Dezembro de 2018 Ano II Edição n 211 Caderno 03 Ano II Edição n 211 Caderno 03 Prefeitura Municipal de Serrinha publica: PORTARIAS Nº 745; 746; 747; 748; 749; 750; 751/2018 R. Campos filho,140 - Centro, Cep: 48.700-000 Serrinha BA Tel.: (75) 3261-8500

Leia mais

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 7 Parte 2

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 7 Parte 2 Tópico 7 Parte 2 1. (ESAF/2003/Prefeitura Municipal do Recife/Auditor) Quanto ao Balanço Patrimonial exigido pela Lei nº 4.320/64, é correto afirmar que: a) no passivo financeiro, encontram-se contas que

Leia mais

TRT-MG Técnico Especialidade Contabilidade

TRT-MG Técnico Especialidade Contabilidade TRT-MG Técnico Especialidade Contabilidade Pessoal, vou comentar as questões da prova. 29. Patrimônio Público é o conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados,

Leia mais

ENCONTRO COM CATALOGADORES DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFC 28/03/2018

ENCONTRO COM CATALOGADORES DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFC 28/03/2018 ENCONTRO COM CATALOGADORES DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFC 28/03/2018 TEMA: CADASTRO DE EXEMPLAR OBJETIVO: padronizar e alinhar algumas ocorrências pertinentes ao cadastro de exemplar, a fim de melhorar

Leia mais

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 - NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 - NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 - NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NBC T 16.10 AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DE ATIVOS E PASSIVOS EM ENTIDADES DO SETOR PÚBLICO Conteúdo

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público NBC T 16 Parte 1 Prof. Cláudio Alves Tendo em vista o processo de internacionalização que está acontecendo com a Contabilidade

Leia mais

Nome: Prontuáro. Curso: PÓS EM IFRS- NORMAS INTERNACIONAIS DA CONTABILIDADE

Nome: Prontuáro. Curso: PÓS EM IFRS- NORMAS INTERNACIONAIS DA CONTABILIDADE Nome: Prontuáro Curso: PÓS EM IFRS- NORMAS INTERNACIONAIS DA CONTABILIDADE 1. Suponha-se que a Tamborzé-se tenha adquirido um equipamento por 1.000.000,00 e encontra-se com uma depreciação acumulada de

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 23/2018. Contabilidade Pública Procedimentos Contábeis de Depreciação e Reavaliação de Bens Móveis e Imóveis

NOTA TÉCNICA Nº 23/2018. Contabilidade Pública Procedimentos Contábeis de Depreciação e Reavaliação de Bens Móveis e Imóveis NOTA TÉCNICA Nº 23/2018 Brasília, 11 de setembro de 2018. ÁREA: TÍTULO: Contabilidade Pública Procedimentos Contábeis de Depreciação e Reavaliação de Bens Móveis e Imóveis REFERÊNCIAS: Lei nº 4.320/1964

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Procedimentos Contábeis Patrimoniais Prof. Cláudio Alves De acordo com o MCASP, a redução ao valor recuperável (impairment) representa a redução nos benefícios econômicos futuros

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 17

SUMÁRIO. Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 17 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 17 1. CONCEITO... 17 2. TÉCNICAS CONTÁBEIS... 18 2.1. Escrituração... 18 2.2. Demonstrações contábeis... 18 2.3. Análise de balanços... 18 2.4.

Leia mais

Nota Explicativa Referente à Conformidade Contábil do mês: junho Quantidade de Restrições Contábeis Registradas na Conformidade

Nota Explicativa Referente à Conformidade Contábil do mês: junho Quantidade de Restrições Contábeis Registradas na Conformidade Conformidade Contábil Nota Explicativa 06 07 Referente à Conformidade Contábil do mês: junho 07 A Conformidade Contábil tem a finalidade de certificar os Demonstrativos Contábeis, cujas informações são

Leia mais

Turma de Exercícios ACI/DF Aula 03 Prof. M.Sc. Giovanni Pacelli

Turma de Exercícios ACI/DF Aula 03 Prof. M.Sc. Giovanni Pacelli 1. (VUNESP/2013/ITESB) De acordo com a Lei n.º 4.320/64, em seu art. 11, são Receitas de Capital as provenientes da realização de recursos oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie,

Leia mais

Ramo da ciência contábil que aplica, no. prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do

Ramo da ciência contábil que aplica, no. prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do NBC TSP 16.1 - Conceituação, Objeto e Campo de Aplicação - CASP CONCEITO OBJETIVO ABRANGÊNCIA ENTIDADES DO OBJETO SETOR PÚBLICO Ramo da ciência contábil que aplica, no processo Fornecer gerador informações

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CUNI Nº 065, DE 24 DE OUTUBRO DE 2017. Aprova o Regimento Interno da Diretoria de Materiais e Patrimônio. O CONSELHO

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 (Em Reais)

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 (Em Reais) NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 (Em Reais) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Autarquia Federal nos termos da Lei n 4.324/64

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE SAS Quadra 05 Bloco J Ed. CFC - CNPJ: / SALDO PATRIMONIAL

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE SAS Quadra 05 Bloco J Ed. CFC - CNPJ: / SALDO PATRIMONIAL CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE SAS Quadra 05 Bloco J Ed. CFC - CNPJ: 33.618.570/0001-08 BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO ESPECIFICAÇÃO ESPECIFICAÇÃO 2010 2009 2010 2009 1.1 ATIVO CIRCULANTE 22.898.568,85

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - CONSOLIDADO BALANÇO PATRIMONIAL. Exercício : 2016 em R$ ESPECIFICAÇÃO ESPECIFICAÇÃO

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - CONSOLIDADO BALANÇO PATRIMONIAL. Exercício : 2016 em R$ ESPECIFICAÇÃO ESPECIFICAÇÃO CONTA SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - CONSOLIDADO BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO ESPECIFICAÇÃO ESPECIFICAÇÃO Ativo Circulante 4.308.121.585,05 4.119.026.030,21 Passivo Circulante - 931.748.272,24-917.833.735,13

Leia mais

EXERCÍCIOS TEORIA DA CONTABILIDADE Prof. Valbertone Fonte CFC. RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO: 1 - Podemos considerar como fato permutativo a transação:

EXERCÍCIOS TEORIA DA CONTABILIDADE Prof. Valbertone Fonte CFC. RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO: 1 - Podemos considerar como fato permutativo a transação: RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO: 1 - Podemos considerar como fato permutativo a transação: a) compra de galpão para a fábrica. b) venda de mercadoria a prazo. c) pagamento de salários administrativos. d) pagamento

Leia mais

PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES

PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Diretores e Mantenedores da FUNDAÇÃO PRÓ-RIM DE SANTA CATARINA (1) Examinamos o balanço patrimonial da FUNDAÇÃO PRÓ-RIM DE SANTA CATARINA, levantado em 31 de dezembro

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PARAÍSO DO NORTE ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PARAÍSO DO NORTE ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PARAÍSO DO NORTE ESTADO DO PARANÁ Av. Tapejara, 88 CEP 87.780-000 Fone: (44) 3431 1132 CNPJ 75.476.556/0001-58 www.paraisodonorte.pr.gov.br DECRETO Nº 58/2012 SÚMULA: Dispõe

Leia mais

A RESPONSABILIDADE PELA EVIDENCIAÇÃO, PATRIMÔNIO É DO CONTABILISTA, mas os atos que darão base a essa

A RESPONSABILIDADE PELA EVIDENCIAÇÃO, PATRIMÔNIO É DO CONTABILISTA, mas os atos que darão base a essa A RESPONSABILIDADE PELA EVIDENCIAÇÃO DO PATRIMÔNIO É DO CONTABILISTA, mas os atos que darão base a essa EVIDENCIAÇÃO, SÃO ATRIBUIÇÕES DE SETORES ESPECÍFICOS e DE COMISSÕES DESIGNADAS PARA ESSES FINS, sob

Leia mais

ISS-Recife Analista de Controle Interno

ISS-Recife Analista de Controle Interno ISS-Recife Pessoal, vou comentar as questões da prova. 71. O princípio contábil que pode representar garantia de inexistência de valores fictícios do ativo e de interesse de grupos de pessoas, em consonância

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPECAETÁ - BA. Terça-feira 20 de Novembro de 2018 Ano II Edição n 163

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPECAETÁ - BA. Terça-feira 20 de Novembro de 2018 Ano II Edição n 163 Ano II Edição n 163 Prefeitura Municipal de Ipecaetá publica: PORTARIA Nº 020; 021; 022; 023; 024; 025; 026/2018 Rua Vivaldo dos Reis, 02 Centro, Ipecaetá BA Tel.: (75) 3685-2113 Gestor (a): Suéder Santana

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrações Contábeis Balanço Patrimonial Parte 1 Prof. Cláudio Alves O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Departamento de Orçamento e Finanças Campus

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Departamento de Orçamento e Finanças Campus Nota Explicativa 07 07 Referente à Conformidade Contábil do mês: julho 07 Conformidade Contábil A Conformidade Contábil tem a finalidade de certificar os Demonstrativos Contábeis, cujas informações são

Leia mais

Nota Explicativa Referente à Conformidade Contábil do mês: março Quantidade de Restrições Contábeis Registradas na Conformidade

Nota Explicativa Referente à Conformidade Contábil do mês: março Quantidade de Restrições Contábeis Registradas na Conformidade Conformidade Contábil Ministério da Educação Nota Explicativa 03 07 Referente à Conformidade Contábil do mês: março 06 A Conformidade Contábil tem a finalidade de certificar os Demonstrativos Contábeis,

Leia mais

Função e Funcionamento das principais contas

Função e Funcionamento das principais contas 2017/09/22 13:54 1/15 e das principais contas e das principais contas 1.1.1.1 CAIXA Registrar a movimentação de dinheiro, cheques e outros documentos compensáveis em poder da empresa. Debita-se pelo recebimento

Leia mais

Painel. Alterações na Legislação das Sociedades por Ações e no Mercado de Valores Mobiliários Lei Federal nº /2007 TAX

Painel. Alterações na Legislação das Sociedades por Ações e no Mercado de Valores Mobiliários Lei Federal nº /2007 TAX Painel Alterações na Legislação das Sociedades por Ações e no Mercado de Valores Mobiliários Lei Federal nº. 11.638/2007 TAX 0 Demonstrações Financeiras Aplicabilidade As normas da Lei n 6.404/76, para

Leia mais

ENCERRAMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 17/01/2013 LUCIANO PERRONE

ENCERRAMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 17/01/2013 LUCIANO PERRONE ENCERRAMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 17/01/2013 LUCIANO PERRONE Introdução Enquadramento conforme as Novas Normas Contábeis IFRS. SOCIEDADES ANÔNIMAS DE CAPITAL ABERTO SOCIEDADES DE GRANDE PORTE

Leia mais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Atuação do CRCSC

Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Atuação do CRCSC ENCONTRO DOS CONTADORES, CONTROLADORES INTERNOS, SECRETÁRIOS E PRESIDENTES. Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Atuação do CRCSC Contadora Michele Patricia Roncalio, Me. 14/março/2014 Nós, de fato,

Leia mais