INÍCIO DE GESTÃO (2017/2020) nos Município Mineiros até 20 mil habitantes encontraram o INVENTÁRIO ANALÍTICO de bens de forma confiável e dentro nas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INÍCIO DE GESTÃO (2017/2020) nos Município Mineiros até 20 mil habitantes encontraram o INVENTÁRIO ANALÍTICO de bens de forma confiável e dentro nas"

Transcrição

1

2 INÍCIO DE GESTÃO (2017/2020) nos Município Mineiros até 20 mil habitantes encontraram o INVENTÁRIO ANALÍTICO de bens de forma confiável e dentro nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público - NBCASP. Inclusive regulamento de Gestão de Patrimônio Público Municipal expedido pelo CONTROLE INTERNO.

3 A NBCTSP ESTRUTURA CONCEITUAL, emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade em 23 de setembro de 2016, trata dos conceitos básicos para a elaboração e DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL DE PROPÓSITO GERAL pelas entidades do Setor Público, ela apresenta o aspecto formal da Contabilidade Pública.

4

5 A ESTRUTURA CONCEITUAL orienta as BASES DE MENSURAÇÃO que devem refletir da maneira mais clara os CUSTOS DOS SERVIÇOS PRESTADOS, a CAPACIDADE OPERACIONAL e a CAPACIDADE FINANCEIRA da entidade de forma que seja útil à prestação de contas e à tomada de decisões.

6 O MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO (MCASP-STN) 7ª Edição, estabelece os procedimentos para a ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO, para que a CONTABILIDADE ATENDA A DEMANDA DE INFORMAÇÕES REQUERIDAS POR SEUS USUÁRIOS, possibilitando a análise de demonstrações contábeis adequadas aos padrões internacionais COM BASE EM UM PLANO DE CONTAS NACIONAL.

7 Segundo a Norma, O OBJETIVO PRINCIPAL DA MAIORIA DAS ENTIDADES DA ÁREA PÚBLICA é prestar serviços a SOCIEDADE, UM DOS PRINCIPAIS DESTAQUES DA NORMA É A DEFINIÇÃO DA SOCIEDADE COMO PRINCIPAL USUÁRIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL, elevando o grau de importância da prestação de contas e transparência da informação pública e do controle social. Os profissionais da Contabilidade na sua maioria, ainda não tomaram conhecimento pleno do que vai mudar.

8 Em MUITOS CASOS A CONTABILIDADE DOS MUNICÍPIOS É REFÉM DE SISTEMAS que alimentam o banco de dados dos tribunais com sua remessa sem inconsistência. Dizer que estamos produzindo normas para que o cidadão comum ENTENDA OS RESULTADOS E AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS é marketing desnecessário.

9 PROBLEMAS ESTRUTURAIS NOS MUNICÍPIOS MINEIROS: 1 - Ausência de ESTRUTURA ORGANIZACIONAL dos serviços contábeis; 2 - Em alguns casos não existe no quadro efetivo do órgão a figura do Contador; 3 - Município refém de empresas de consultoria ou de sistemas; 4 CONTROLE INTERNO INEXISTENTE; 5 Portais de transparência que não demonstram a eficácia das normas contábeis; 6 Contabilidade para Atender o Banco de Dados do TCEMG.

10 A ATUAÇÃO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS NÃO CONTRIBUI PARA A IMPLANTAÇÃO DAS NORMAS CONTÁBEIS. É preciso que passem a fazer AUDITORIA CONTÁBIL, especialmente ANALISANDO A ESTRUTURA DOS BALANÇOS DOS MUNICÍPIOS.

11 Os ÓRGÃOS DE CONTROLE INTERNO que teria a RESPONSABILIDADE CONSTITUCIONAL de validar a implantação dessas normas É TOTALMENTE INDIFERENTE À APLICAÇÃO DAS REGRAS. Os CONTROLADORES INTERNOS ESTÃO A MARGEM DESSE PROCESSO, achando que é responsabilidade única e exclusiva dos CONTADORES.

12 A RESPONSABILIDADE PELA EVIDENCIAÇÃO DO PATRIMÔNIO É DO CONTABILISTA, mas os atos que darão base a essa EVIDENCIAÇÃO, SÃO ATRIBUIÇÕES DE SETORES ESPECÍFICOS e DE COMISSÕES DESIGNADAS PARA ESSES FINS, sob a RESPONSABILIDADE DOS ADMINISTRADORES E GESTORES PÚBLICOS.

13 COMO ESTÁ SENDO TRATADO O PATRIMÔNIO PÚBLICO NO MUNICÍPIO

14 INSTRUÇÃO NORMATIVA TCEMG PARECER DO ÓRGÃO DE CONTROLE INTERNO PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO, CONTERÁ AVALIAÇÃO SOBRE OS SEGUINTES ASPECTOS: 1 - Destinação dos recursos obtidos COM A ALIENAÇÃO DE ATIVOS; MEDIDAS ADOTADAS PARA PROTEGER O PATRIMÔNIO PÚBLICO, em especial o ATIVO IMOBILIZADO;

15 PLANO DE IMPLANTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS. Portaria STN nº. 548, de 24 de setembro de 2015

16 PLANO DE IMPLANTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS. Portaria STN nº. 548, de 24 de setembro de 2015

17 CADASTRO e INVENTÁRIO DOS BENS PÚBLICOS 17

18 GESTÃO PATRIMONIAL Cada órgão ou entidade pública deverá elaborar seu PRÓPRIO REGULAMENTO DE PATRIMÔNIO deve contemplar desde a incorporação até a sua baixa definitiva.

19 DEFINIÇÃO DE BEM PERMANENTE Deve integrar o patrimônio aquele BEM PERMANENTE de que órgão detenha a sua PROPRIEDADE, os BENEFÍCIOS, RISCOS e CONTROLE, vamos ao que a legislação entende como bem permanente.

20 DEFINIÇÃO DE BEM PERMANENTE FUNDAMENTAÇÃO LEGAL A Lei Federal n 4.320/64, no 2 do art. 15, definiu bem permanente da seguinte forma: Art. 15. (...).... 2º Para efeito de classificação da despesa, considera-se material permanente o de duração superior a 2 (dois) anos. A interpretação literal desta regra pode me levar A INCLUIR NO PATRIMÔNIO, qualquer bem que tenha vida útil superior a dois anos.

21 DEFINIÇÃO DE BEM PERMANENTE FUNDAMENTAÇÃO LEGAL A Secretaria do Tesouro Nacional - STN, editou a Portaria de nº. 448/2002, que tratou entre outras coisas das DEFINIÇÕES DE BENS PERMANENTES, CRIANDO MAIS CONCEITOS JÁ DEFINIDOS pela Lei Federal nº /64 e a Constituição Federal.

22 DEFINIÇÃO DE BEM PERMANENTE FUNDAMENTAÇÃO LEGAL A Portaria STN nº. 448/2002, definiu os chamados PARÂMETROS EXCLUDENTES para fins de incorporação. 1 Durabilidade; 2 Fragilidade; 3 Perecibilidade; 4 Incorporabilidade; 5 Transformabilidade.

23 VALORES a partir de 2009/2011. Diz o como Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público que, se um material for adquirido como permanente e ficar comprovado que possui custo de controle superior ao seu benefício, deve ser controlado de forma simplificada, por meio de RELAÇÃO-CARGA, que mede apenas aspectos qualitativos e quantitativos, NÃO HAVENDO NECESSIDADE DE CONTROLE POR MEIO DE NÚMERO PATRIMONIAL. No entanto, esses bens deverão estar registrados contabilmente no patrimônio da entidade. RESUMINDO: SE O SEU VALOR NÃO COMPENSAR O CUSTO DE CONTROLE ELE NÃO SERÁ TOMBADO.

24 PARÂMETROS EXCLUDENTES VALORES a partir de 2009/2011. RELAÇÃO-CARGA: é a responsabilidade pelo uso, guarda e conservação do bem, configurada por intermédio da RELAÇÃO CARGA DE MATERIAIS DE PEQUENO VALOR ECONÔMICO: RELAÇÃO CARGA DE MATERIAIS DE PEQUENO VALOR ITEM QUANT. DESCRIÇÃO CLASSIFICAÇÃO UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL VALOR

25 PATRIMÔNIO BENS PÚBLICOS Todos os bens que integram o Patrimônio da Administração Pública, direta ou indireta e de sociedade de economia.

26 BENS PÚBLICOS BENS MÓVEIS Compreende o valor da aquisição ou incorporação de bens corpóreos, que têm existência material e que podem ser transportados por movimento próprio ou removidos por força alheia sem alteração da substância ou da destinação econômico-social, para a produção de outros bens ou serviços.

27 BENS PÚBLICOS BENS IMÓVEIS Compreende o VALOR DOS BENS VINCULADOS ao TERRENO que não podem ser retirados sem destruição ou dano.

28 BENS IMÓVEIS - CLASSIFICAÇÃO BENS DE USO ESPECIAL Bens de uso da administração pública e os EMPREGADOS EM SERVIÇOS À POPULAÇÃO. Exemplos: hospitais, escolas, fóruns, museus, aeroportos, açudes, hotéis...

29 BENS IMÓVEIS - CLASSIFICAÇÃO BENS DOMINICAIS Bens públicos disponíveis para obtenção de renda ou mesmo de atividades em serviços. Exemplos: terras devolutas, bens destinados a reforma agrária, bens a alienar, bens inservíveis...

30 BENS IMÓVEIS - CLASSIFICAÇÃO BENS DE USO COMUM DO POVO BENS DE DOMÍNIO PÚBLICO COLOCADOS À DISPOSIÇÃO DE COLETIVIDADES, isto é, de uso comum do povo, podendo ser com cobrança de taxas. Incluindo os ATIVOS DE INFRAESTRUTURA e os BENS DO PATRIMÔNIO CULTURAL Exemplos: rios, mares, rodovias, estradas, zoológico, parques...

31 BENS IMÓVEIS - CLASSIFICAÇÃO BENS IMÓVEIS EM ANDAMENTO Compreendem os VALORES DE BENS IMÓVEIS EM ANDAMENTO, ainda não concluídos. Exemplos: obras em andamento, estudos e projetos, benfeitoria em propriedade de terceiros...

32 BENS PÚBLICOS BENS INDUSTRIAIS Bens patrimoniais, permanentes ou de uso contínuo, móveis ou imóveis, necessários para a fabricação ou transformação de bens em outros com maior valor agregado, podendo ou não manter as propriedades iniciais.

33 BENS PÚBLICOS VALOR RECUPERÁVEL É o valor de mercado de um ativo menos o custo para a sua alienação, ou o valor que a entidade do setor público espera recuperar pelo uso futuro desse ativo nas suas operações, o que for maior.

34 BENS PÚBLICOS VALOR LÍQUIDO CONTÁBIL É o valor do bem registrado na Contabilidade, em determinada data, DEDUZIDO da correspondente DEPRECIAÇÃO, amortização ou exaustão acumulada.

35 BENS PÚBLICOS VALOR LÍQUIDO DE VENDA É o montante que a entidade pode obter com a venda do ativo após deduzir os gastos para a venda.

36 BENS PÚBLICOS Classe de Ativo Imobilizado Custo do Ativo; Valor Justo Depreciação, Exaustão, Amortização; Valor Depreciável; Classificação; Valor Residual; Vida Útil

37 BENS PÚBLICOS ATIVO INTANGÍVEL É um ativo não monetário, SEM SUBSTÂNCIA FÍSICA, IDENTIFICÁVEL, CONTROLADO pela entidade e gerador de benefícios econômicos futuros ou serviços potenciais.

38 CADASTRO E INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO Lei Federal nº /64 Art. 94. Haverá registros analíticos de todos os bens de caráter permanente, com indicação dos elementos necessários para a perfeita caracterização de cada um deles e dos agentes responsáveis pela sua guarda e administração. Art. 95. A contabilidade manterá registros sintéticos dos bens móveis e imóveis. Art. 96. O levantamento geral dos bens móveis e imóveis terá por base o inventário analítico de cada unidade administrativa e os elementos da escrituração sintética na contabilidade. 38

39 Consolidação do Inventário Geral GTAP e Apresentar a Contabilidade Controladoria Geral, Área de Patrimônio e Contabilidade - Gratificação CI Controle Interno GT Grupo de Trabalho GTAP Grupo de Trabalho da Área de Patrimônio Inventário Geral Considerações e Análise do CI e GTAP Apresentação de inventario Setorial Por Responsável CICLO DO INVENTÁRIO PATRIMONIAL Definição do Cronograma de ações CI e GTAP Aprovação do Regulamento CI e GTAP Discussão e aprovação por Decreto do Prefeito - Regulamento Pré-Inventário Apresentado por Unidade Administrativa, para análise de inconsistência e responsabilidades. Capacitação e Composição dos GTs Setoriais Cada Unidade Administrativa terá um GT que deverá receber o regulamento e capacitação

40 CADASTRO DOS BENS MÓVEIS PARA O INVENTÁRIO 40

41 INFORMAÇÕES DO INVENTÁRIO ÓRGÃO: 1 Legislativo 2 Executivo 3 Autarquia 4 Fundos Unidade Administrativa: 2.1 Secretaria Estadual de Administração 2.2 Secretaria Estadual de Fazenda Sub Unidade Administrativa: Divisão de Gestão de Pessoas 41

42 INFORMAÇÕES DO INVENTÁRIO Natureza do Bem: Grupo ou Classe do Bem: 1 - Móveis 2 - Imóveis 2.1 Uso Comum; 2.2 Uso Especial Infraestrutura; 2.4 Cultural. 4 - Intangíveis. Classificar de Acordo com os Critérios definidos pelo órgão: 1 - Administrativo; 2 - Manutenção; 3 - Ambulância; 4 - Coleta de Lixo 5 - Máquinas Pesadas 6 - Outros 42

43 INFORMAÇÕES DO INVENTÁRIO Classificação 1 - Servível 2 - Inservível, nas seguintes condições: 1 - Ocioso - Em boas condições de uso, mas não é aproveitado; 2 - Recuperável Quando sua recuperação for possível até 50% do seu valor 3 - Antieconômico Rendimento precário e manutenção onerosa. 4 - Irrecuperável ou Contaminado Quando não mais puder ser utilizado para o fim que se destina. 43

44 INFORMAÇÕES DO INVENTÁRIO Espécie 1 - Bens Corpóreos; 2 - Bens Móveis Incorpóreos; 3 - Bens Fungíveis; 3 - Bens Infungíveis; 4 - Bens Semoventes; 5 - Créditos Direitos e Ações; 6 - Outros. 44

45 INFORMAÇÕES DO INVENTÁRIO MODALIDADE DE TOMBAMENTO 1 - Aquisição; 2 - Comodato; 3 - Cessão; 4 - Doação; 5 - Fabricação, Construção ou Produção; 6 - Incorporação por Avaliação; 7 - Dação em Pagamento; 8 - Permuta ou Troca; 9 Transferência; 10 Encampação. 45

46 INFORMAÇÕES DO INVENTÁRIO 1 Recursos do Exercício Corrente; 2 Recursos de Exercícios Anteriores Fonte de Recursos 00 - Recursos Ordinários Receitas de Impostos e Transferências de Impostos Vinculados à Educação 02 - Receitas de Impostos e Transferências e Impostos Vinculados à Saúde Bens Vinculador: Parágrafo único do art. 8º LRF inciso I do art. 50 LRF Art. 198 CF e LC 141/2012

47 INFORMAÇÕES DO INVENTÁRIO Nome: Servidor Responsável Pelo Bem Cargo/Função: Lotação: CPF: Provimento: ( ) Efetivo ( ) Contratado/Nomeado 47

48 INFORMAÇÕES DO INVENTÁRIO NÚMERO DE TOMBAMENTO 48

49 Descrição do Bem: INFORMAÇÕES DO INVENTÁRIO Veículo automotor (automóvel), Tipo Sedam, motorização 1.8. Câmbio automático. Ar condicionado automático com display digital. Direção Hidráulica. Travas das portas e retrovisores elétricos. Aparelho de som integrado ao painel do veículo. Roda de liga leve. Aro com dimensão 15. Farol de neblina e farol auxiliar. Sensor de estacionamento. Cilindrada de 127 CV. Air bag duplo frontal e lateral. Protetor de Carter. Banco revestido em couro e banco do motorista com regulagem de altura. Sistema de freios ABS nas quatro rodas. Quatro portas. código do veículo: (conforme tombamento patrimonial) Marca: Fiat Modelo: Línea Combustível: Gasolina - Álcool Ano/Modelo: 2011/2011 Cor Predominante: prata Placa: WWQ 6210 Número do chassis; 9WWZ32M168SW32121 Número de RENAVAM: Fabricante: FIAT. Fornecedor: Meta Distribuidora S.A CNPJ: / Data da Compra: 12 de junho de 2011 Valor de Aquisição: R$: ,00 49

50 INFORMAÇÕES DO INVENTÁRIO Estado de Conservação do Bem 1 - Excelente ou novo nota 10; 2 Bom nota 8; 3 Regular nota 5; 4 Péssimo - nota 2; 50

51 AJUSTE Nessa fase de regularização dos valores contábeis, DEVE-SE ESTIPULAR UMA DATA DE CORTE, em que a contrapartida dos ajustes do valor contábil ao valor justo, para mais ou para menos, deve ocorrer diretamente no patrimônio líquido da entidade contábil, em conta de ajuste de exercícios anteriores, por tratar-se de mudança de critério contábil.

52 INVENTÁRIO ANALÍTICO 52

53 Obrigado pela atenção!

54 AGRADECEMOS A TODOS! DEUS OS ABENÇOE! Prof. Milton Mendes WhatsApp (33) miltonconsultoria@hotmail.com

A RESPONSABILIDADE PELA EVIDENCIAÇÃO, PATRIMÔNIO É DO CONTABILISTA, mas os atos que darão base a essa

A RESPONSABILIDADE PELA EVIDENCIAÇÃO, PATRIMÔNIO É DO CONTABILISTA, mas os atos que darão base a essa A RESPONSABILIDADE PELA EVIDENCIAÇÃO DO PATRIMÔNIO É DO CONTABILISTA, mas os atos que darão base a essa EVIDENCIAÇÃO, SÃO ATRIBUIÇÕES DE SETORES ESPECÍFICOS e DE COMISSÕES DESIGNADAS PARA ESSES FINS, sob

Leia mais

CONTROLE INTERNO DE ACORDO COM AS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NBCASP.

CONTROLE INTERNO DE ACORDO COM AS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NBCASP. XV Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul - 2015 CONTROLE INTERNO DE ACORDO COM AS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NBCASP. Palestrante: Prof. Milton Mendes Botelho

Leia mais

Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS Salgueiro/ PE CNPJ: / Usuário: Rostand

Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS Salgueiro/ PE CNPJ: / Usuário: Rostand Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS - 56.000-000 - Salgueiro/ PE CNPJ:.35.343/000-7 Usuário: Rostand Chave de Autenticação Digital 775-882-40 Página / Anexo 5

Leia mais

PLANO DE IMPLANTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS: dicas de adoção. Contadora Michele Patricia Roncalio

PLANO DE IMPLANTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS: dicas de adoção. Contadora Michele Patricia Roncalio PLANO DE IMPLANTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS: dicas de adoção Contadora Michele Patricia Roncalio Orientações Estratégicas para a Contabilidade Aplicada ao Setor Público no Brasil Desenvolvimento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGAPORÃ

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGAPORÃ DECRETO Nº 34-A, DE 28 DE AGOSTO DE 2012. Estabelece o cronograma de execução das atividades a serem implementadas para atendimento integral dos dispositivos constantes no Manual de Contabilidade Aplicada

Leia mais

Palestra. Contabilidade Pública (Módulo I): Controle do Patrimônio Público e Lançamentos Contábeis Típicos. Roberto de Oliveira Júnior.

Palestra. Contabilidade Pública (Módulo I): Controle do Patrimônio Público e Lançamentos Contábeis Típicos. Roberto de Oliveira Júnior. Palestra Contabilidade Pública (Módulo I): Controle do Patrimônio Público e Lançamentos Contábeis Típicos A reprodução total ou parcial, bem como a reprodução de apostilas a partir desta obra intelectual,

Leia mais

Contabilidade Orçamentária e Patrimonial

Contabilidade Orçamentária e Patrimonial Contabilidade Orçamentária e Patrimonial EVOLUÇÃO LEGAL 4320/64 LRF NBCT S ENFOQUES DA CONTABILIDADE EFEITOS NO PATRIMÔNIO IMPACTO NO FLUXO DE CAIXA RECEITAS E DESPESAS (BASE MODIFICADA) Contabilidade

Leia mais

Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS Salgueiro/ PE CNPJ: / Usuário: Rostand

Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS Salgueiro/ PE CNPJ: / Usuário: Rostand Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS - 56.000-000 - Salgueiro/ PE CNPJ:.35.343/000-7 Usuário: Rostand Chave de Autenticação 2445-9935-886 Página / 2 Ativo Ativo

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PARAÍSO DO NORTE ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PARAÍSO DO NORTE ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PARAÍSO DO NORTE ESTADO DO PARANÁ Av. Tapejara, 88 CEP 87.780-000 Fone: (44) 3431 1132 CNPJ 75.476.556/0001-58 www.paraisodonorte.pr.gov.br DECRETO Nº 58/2012 SÚMULA: Dispõe

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO ESTADO DA BAHIA Terça-feira, 04 de Dezembro de 2018 Edição N 999 Caderno II Portaria Nº. 096 de 03 de Dezembro 2018. Constitui Comissão de Levantamento dos Saldos de Estoques da Prefeitura de Muquém do São Francisco -

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO

INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO Gestão de Materiais: Uma questão de responsabilidade com o Patrimônio Público. EXPOSITORA: Patrícia Helena de Paula Coordenadoria

Leia mais

PATRIMÔNIO CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO CRC AL. Diogo Duarte

PATRIMÔNIO CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO CRC AL. Diogo Duarte @ProfessorDiogoDuarte PATRIMÔNIO PÚBLICO CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO CRC AL Diogo Duarte LANÇAMENTO: Entendendo a Contabilidade Patrimonial no Setor Público: do Ativo ao PL Especialista em contabilidade

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA E PLANEJAMENTO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA E PLANEJAMENTO ADEQUAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS ADOTADOS E A ADOTAR EM FACE DA PORTARIA STN Nº 828, DE 14/DEZEMBRO/2011 Poder Executivo Municipal de Nova Esperança do Sul - RS ASSUNTO: Adequação dos procedimentos

Leia mais

AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO. Michele Patricia Roncalio, Me

AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO. Michele Patricia Roncalio, Me AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO Michele Patricia Roncalio, Me Quais são os desafios ainda? Dar ênfase à Contabilidade Patrimonial. Adotar o Princípio da Evidenciação, que é fazer o registro

Leia mais

AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO A Experiência do Estado de Santa Catarina. Michele Patricia Roncalio GENOC/DCOG/SEF-SC

AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO A Experiência do Estado de Santa Catarina. Michele Patricia Roncalio GENOC/DCOG/SEF-SC AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO Michele Patricia Roncalio GENOC/DCOG/SEF-SC IMOBILIZADO Bens Móveis e Imóveis INTANGÍVEL Softwares ATIVOS DE INFRAESTRUTURA Rodovias IMOBILIZADO Bens Móveis

Leia mais

PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS APLICADOS AO SETOR PÚBLICO : Lançamentos Contábeis Típicos

PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS APLICADOS AO SETOR PÚBLICO : Lançamentos Contábeis Típicos PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS APLICADOS AO SETOR PÚBLICO : Lançamentos Contábeis Típicos Lucy Fátima de Assis Freitas Contadoria Geral do Município de Belo Horizonte GA das Normas Brasileiras de Contabilidade

Leia mais

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES - NBCASP PORTARIA STN 828/2011

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES - NBCASP PORTARIA STN 828/2011 CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES - NBCASP PORTARIA STN 828/2011 Conforme conhecimento de todos que atuam no setor de contabilidade Das Entidades Públicas, a Portaria STN nº 828/2011, trouxe providências

Leia mais

PORTARIA N. TC-0078/2012

PORTARIA N. TC-0078/2012 PORTARIA N. TC-0078/2012 Disciplina os procedimentos para Reavaliação, Redução ao Valor Recuperável, Depreciação e Amortização dos bens móveis sob a responsabilidade do Tribunal de Contas. O PRESIDENTE

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Procedimentos Contábeis Patrimoniais Prof. Cláudio Alves Inventariar representam procedimentos administrativos para fins de conferência de todos os bens que sejam de propriedade de

Leia mais

Manual do sistema SMARam. Módulo Patrimônio - Básico

Manual do sistema SMARam. Módulo Patrimônio - Básico Manual do sistema SMARam Módulo Patrimônio - Básico LISTA DE FIGURAS Figura 1-Acesso ao Cadastro de Fatores de Influência... 4 Figura 2- Cadastro de Fatores de Influência... 4 Figura 3-Acesso ao Cadastro

Leia mais

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão 1. Direito Constitucional 1.1. A Constituição Federal de 1988 1.1.1. Dos Princípios Fundamentais 1.1.2. Dos Direitos e Garantias Fundamentais

Leia mais

Curso Prático de Gestão Patrimonial

Curso Prático de Gestão Patrimonial 1 Curso Prático de Gestão Patrimonial Com enfoque nos Procedimentos Contábeis Patrimoniais do MCASP e das Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público 1. OBJETIVO Capacitar de forma prática

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 23/2018. Contabilidade Pública Procedimentos Contábeis de Depreciação e Reavaliação de Bens Móveis e Imóveis

NOTA TÉCNICA Nº 23/2018. Contabilidade Pública Procedimentos Contábeis de Depreciação e Reavaliação de Bens Móveis e Imóveis NOTA TÉCNICA Nº 23/2018 Brasília, 11 de setembro de 2018. ÁREA: TÍTULO: Contabilidade Pública Procedimentos Contábeis de Depreciação e Reavaliação de Bens Móveis e Imóveis REFERÊNCIAS: Lei nº 4.320/1964

Leia mais

Prefeitura Municipal de Buritirama publica:

Prefeitura Municipal de Buritirama publica: Prefeitura Municipal de Buritirama 1 Quarta-feira Ano IX Nº 601 Prefeitura Municipal de Buritirama publica: Portaria nº173/2018 de 05de Dezembro de 2018 - Fica constituída a Comissão de Levantamento dos

Leia mais

TEORIA DA CONTABILIDADE QUESTIONÁRIO 6

TEORIA DA CONTABILIDADE QUESTIONÁRIO 6 QUESTIONÁRIO 6 (Questões Exame de Suficiência 1 2013) 2. Relacione os grupos do Ativo descritos, na primeira coluna, com as suas respectivas propriedades, na segunda coluna, e, em seguida, assinale a opção

Leia mais

Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS Salgueiro/ PE CNPJ: / Usuário: Rostand

Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS Salgueiro/ PE CNPJ: / Usuário: Rostand Documento Assinado Digitalmente por: KARLA CRISTINA SIQUEIRA VASCONCELOS BARROS, ROSTAND FALCAO DE LIMA, MARIA DE FATIMA MIMIM DA SILVA FERREIRA RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS - 56.000-000

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIRAMA CNPJ: / Tel./Fax. (77) Avenida Buriti, 291 Centro Buritirama - Bahia CEP. 47.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIRAMA CNPJ: / Tel./Fax. (77) Avenida Buriti, 291 Centro Buritirama - Bahia CEP. 47. Portaria nº173/2018 de 05de Dezembro de 2018. O PREFEITO MUNICIPAL DEBURITIRAMA, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, CONSIDERANDO as orientações do Tribunal de Contas dos Municípios do

Leia mais

Autora: Brenda Mendes De Sousa Ricarte Co-autoras: Jeanne Marguerite Molina Moreira Allyne Marie Molina Moreira

Autora: Brenda Mendes De Sousa Ricarte Co-autoras: Jeanne Marguerite Molina Moreira Allyne Marie Molina Moreira RECONHECIMENTO E EVIDENCIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO CONFORME AS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO MUDANÇAS INTRODUZIDAS PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA NO BALANÇO PATRIMONIAL

Leia mais

Plano de Implantação de Procedimentos Contábeis Patrimoniais

Plano de Implantação de Procedimentos Contábeis Patrimoniais Plano de Implantação de Procedimentos Contábeis Patrimoniais CRCSC e ABCP Implementação de procedimentos e práticas contábeis que permitam o reconhecimento, a mensuração, a avaliação e a evidenciação dos

Leia mais

A PRÁTICA DO CONTROLE INTERNO NA Administração Pública Municipal

A PRÁTICA DO CONTROLE INTERNO NA Administração Pública Municipal A PRÁTICA DO CONTROLE INTERNO NA Prof. Milton Mendes Botelho Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais Membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis Prof. Milton Mendes Botelho

Leia mais

Painel. Alterações na Legislação das Sociedades por Ações e no Mercado de Valores Mobiliários Lei Federal nº /2007 TAX

Painel. Alterações na Legislação das Sociedades por Ações e no Mercado de Valores Mobiliários Lei Federal nº /2007 TAX Painel Alterações na Legislação das Sociedades por Ações e no Mercado de Valores Mobiliários Lei Federal nº. 11.638/2007 TAX 0 Demonstrações Financeiras Aplicabilidade As normas da Lei n 6.404/76, para

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPUÃ ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPUÃ ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPUÃ ESTADO DO PARANÁ Notas Explicativas Das Demonstrações Contábeis Exercício financeiro de 2016 As Demonstrações Contábeis do Município de Arapuã foram elaboradas de acordo

Leia mais

Contabilidade Patrimonial no Setor Público

Contabilidade Patrimonial no Setor Público Contabilidade Patrimonial no Setor Público Instrutor: WESMEY SILVA Maio de 2016 1 Conteúdo Programático 1. CONCEITOS INICIAIS 1.1.Patrimônio Público 1.2.Despesa: Enfoque Orçamentário X Enfoque Patrimonial

Leia mais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Atuação do CRCSC

Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Atuação do CRCSC ENCONTRO DOS CONTADORES, CONTROLADORES INTERNOS, SECRETÁRIOS E PRESIDENTES. Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Atuação do CRCSC Contadora Michele Patricia Roncalio, Me. 14/março/2014 Nós, de fato,

Leia mais

Convergência as Normas Internacionais de Contabilidade

Convergência as Normas Internacionais de Contabilidade Convergência as Normas Internacionais de Contabilidade Cenário Normativo IFRS IPSAS NBC TSP MCASP Entendimento das Necessidades Pessoas Processos Sistemas Autarquias Fundações Ministério Público Secretarias

Leia mais

O ATIVO IMOBILIZADO E A DÍVIDA ATIVA

O ATIVO IMOBILIZADO E A DÍVIDA ATIVA O ATIVO IMOBILIZADO E A DÍVIDA ATIVA ATIVO IMOBILIZADO! Prof. João Paulo Silvério joaopaulo@fiorilli.com.br 2 PROGRAMA : Ativo Imobilizado Principais atribuições do setor de Patrimônio Reconhecimento de

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Contabilidade Pública Capítulo 2 Receita Pública... 41

Sumário. Capítulo 1 Contabilidade Pública Capítulo 2 Receita Pública... 41 Sumário Capítulo 1 Contabilidade Pública... 1 1.1. Introdução...1 1.2. Conceito...2 1.3. Princípios de Contabilidade x Estrutura Conceitual...3 1.4. Natureza do Registro dos Atos e Fatos na Contabilidade

Leia mais

Patrimônio Critérios para reconhecimento e mensuração dos Bens Públicos Adoção dos procedimentos de depreciação, amortização e exaustão

Patrimônio Critérios para reconhecimento e mensuração dos Bens Públicos Adoção dos procedimentos de depreciação, amortização e exaustão Curso de Controle Interno Patrimônio Critérios para reconhecimento e mensuração dos Bens Públicos Adoção dos procedimentos de depreciação, amortização e exaustão Juiz de Fora maio/2013 Contabilidade Aplicada

Leia mais

Maria da Conceição B.de Rezende Ladeira

Maria da Conceição B.de Rezende Ladeira Maria da Conceição B.de Rezende Ladeira Junho/2016 ADMINISTRAÇAO PÚBLICA Transparência; Governança; Indicadores de Resultados alinhados a estratégias dos governos; Qualidade do gasto público;... Novo cenário

Leia mais

Consultoria e Assessoria Pública Ltda

Consultoria e Assessoria Pública Ltda Consultoria e Assessoria Pública Ltda Ofício n.º xxxxxxxx Araçatuba, xx de março de 2012. A Sua Excelência o Senhor Nome do destinatário Cargo do destinatário Assunto: Cronograma de das NBCASP (Portaria

Leia mais

A importância da Matriz de Saldos Contábeis no âmbito do Processo de Convergência e da Consolidação das Contas Nacionais

A importância da Matriz de Saldos Contábeis no âmbito do Processo de Convergência e da Consolidação das Contas Nacionais A importância da Matriz de Saldos Contábeis no âmbito do Processo de Convergência e da Consolidação das Contas Nacionais Subsecretaria de Contabilidade Pública Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade

Leia mais

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 1. CONTEXTUALIZAÇÃO A ciência contábil no País vem passando por significativas transformações rumo à convergência aos padrões internacionais. No setor

Leia mais

I SIMPÓSIO MINEIRO DE CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO

I SIMPÓSIO MINEIRO DE CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO I SIMPÓSIO MINEIRO DE CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO A CONVERGÊNCIA DAS NORMAS INTERNACIONAIS AO SETOR PÚBLICO MARIA DA CONCEIÇAO BARROS DE REZENDE SITUAÇAO DA CONTABILIDADE PÚBLICA NO BRASIL

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 428, de 19 de novembro de 2012

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 428, de 19 de novembro de 2012 Publicada no D.O.U nº 223, de 20/11/2012 Seção 1 p. 140 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 428, de 19 de novembro de 2012 Cria o Manual de Procedimentos para a Depreciação dos Bens Patrimoniais no âmbito do Sistema

Leia mais

Os Desafios da Nova Gestão Patrimonial. A Mudança de Paradigmas

Os Desafios da Nova Gestão Patrimonial. A Mudança de Paradigmas Os Desafios da Nova Gestão Patrimonial A Mudança de Paradigmas A EVOLUÇÃO DA GESTÃO PATRIMONIAL NO BRASIL BRASIL IMPÉRIO - O ESTADO PATRIMONIALISTA Os governantes consideravam o Estado como seu patrimônio,

Leia mais

Os candidatos quando da solicitação da pré-inscrição deverão optar pela escolha de pacotes.

Os candidatos quando da solicitação da pré-inscrição deverão optar pela escolha de pacotes. PACOTES OFERTADOS Os candidatos quando da solicitação da pré-inscrição deverão optar pela escolha de pacotes. Pacote I: 07 Procedimentos Contábeis Específicos - PCE 04 Plano de Contas Aplicado ao Setor

Leia mais

DECRETO Nº 3.379/2015

DECRETO Nº 3.379/2015 Publicado no Jornal "O Presente" em 24/06/2015, Edição nº 4114, Página nº 29 DECRETO Nº 3.379/2015 SÚMULA: Dispõe sobre a obrigatoriedade de realizar os procedimentos para reavaliação, redução ao valor

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 (INDIVIDUAL E CONSOLIDADO)

NOTAS EXPLICATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 (INDIVIDUAL E CONSOLIDADO) NOTA 16 IMOBILIZADO O saldo dos ativos imobilizados adquiridos que não estão dentro dos critérios estabelecidos na ICPC 01 (R1) em 31 de dezembro de 2011 e 31 de dezembro de 2010 são: Individual Consolidado

Leia mais

PORTARIA Nº 007/2012

PORTARIA Nº 007/2012 PORTARIA Nº 007/2012 Determina ao Poder Legislativo Municipal de Alto Garças a adoção obrigatória do Plano de Contas, das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público e dos Procedimentos Contábeis

Leia mais

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do STM

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do STM Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do STM ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA: 1 Lei nº 4.320/1964 e suas alterações. 2 Orçamento

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA nº. 01/2003, de 22 de dezembro de 2003 D.O.E. de 23 de dezembro de 2003

INSTRUÇÃO NORMATIVA nº. 01/2003, de 22 de dezembro de 2003 D.O.E. de 23 de dezembro de 2003 265 INSTRUÇÃO NORMATIVA nº. 01/2003, de 22 de dezembro de 2003 D.O.E. de 23 de dezembro de 2003 Dispõe sobre a prestação de contas de governo e dá outras providências. O TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jussiape publica:

Prefeitura Municipal de Jussiape publica: 1 Ano IX Nº 782 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº 001/2016 - Dispõe sobre a criação da Comissão para o levantamento do Caixa e Equivalentes de Caixa e dá outras providências. Portaria Nº 002/2016

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO CEARÁ

CAPACITAÇÃO EM CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO CEARÁ Pacote I Área Nº Disciplinas Horas / Aula 03 Procedimentos Contábeis Orçamentários I PCO I Procedimentos Contábeis Orçamentários II PCO II 05 Procedimentos Contábeis Patrimoniais I PCP I Fundamentos 06

Leia mais

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do TRF 1ª Região

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do TRF 1ª Região Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do TRF 1ª Região ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA ORÇAMENTO PÚBLICO: 1 Conceitos. 2 Princípios orçamentários. 3 Orçamento Programa:

Leia mais

Temas de palestras na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, objetivando a realização dos mesmos.

Temas de palestras na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, objetivando a realização dos mesmos. Temas de palestras na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, objetivando a realização dos mesmos. Tema 1: Aspectos inovadores da Contabilidade Aplicada ao Setor Público Resumo: Abrange toda evolução

Leia mais

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: Diário Oficial do Município de Boquira - Bahia Poder Executivo Ano VIII Nº 1161 12 de Setembro de 2016 RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: DECRETOS DECRETO N.92 DE 26 DE AGOSTO

Leia mais

Comparativo das aulas dos cursos regulares com os itens o edital do TCE-MG: Conselheiro

Comparativo das aulas dos cursos regulares com os itens o edital do TCE-MG: Conselheiro Comparativo das aulas dos cursos regulares com os itens o edital do : Conselheiro DIREITO FINANCEIRO. 1. Atividade financeira do Estado: conceito; o fenômeno financeiro; características e fins. 2. Receitas

Leia mais

Tópico 8 Câmara dos Deputados.

Tópico 8 Câmara dos Deputados. Tópico 8 Câmara dos Deputados. 1. (Cespe/2004/FUNCAP/Contador) O inventário, que consiste em levantamento ou contagem física dos bens móveis e imóveis, caracteriza um instrumento de controle cujos objetivos,

Leia mais

Cargo: Analista Judiciário Área Administrativa

Cargo: Analista Judiciário Área Administrativa Comparativo das aulas dos cursos regulares e dos cursos para tribunais (Superiores, TRFs, TREs, TRTs e TJs) com os itens o edital do TRT-CE Cargo: Analista Judiciário Área Administrativa NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REGULATÓRIAS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E 2013

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REGULATÓRIAS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E 2013 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REGULATÓRIAS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E 2013 MUXFELDT MARIN E CIA LTDA CNPJ: 97.578.090/0001-34 INSCR. ESTADUAL: 138/0018320 Rua do Comércio, 1420 Centro Fone

Leia mais

PATRIMÔNIO PÚBLICO SINCASP GOIÂNIA

PATRIMÔNIO PÚBLICO SINCASP GOIÂNIA @ProfessorDiogoDuarte PATRIMÔNIO PÚBLICO SINCASP GOIÂNIA Diogo Duarte LANÇAMENTO: Entendendo a Contabilidade Patrimonial no Setor Público: do Ativo ao PL Especialista em contabilidade pública Graduado

Leia mais

PORTARIA Nº. 10 de 28 de dezembro de 2018.

PORTARIA Nº. 10 de 28 de dezembro de 2018. Sexta-feira, 28 de Dezembro de 2018 Edição N 1.268 Caderno I PORTARIA Nº. 10 de 28 de dezembro de 2018. Constitui Comissão para proceder à verificação dos valores em Caixa e Bancos da Prefeitura Municipal

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE INSTITUTO SOCIAL IRIS

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE INSTITUTO SOCIAL IRIS CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE INSTITUTO SOCIAL IRIS I Seminário Potiguar sobre Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Público GT DAS NBC T SP GT DA CONVERGÊNCIA DA ÁREA PÚBLICA Há mudança no Brasil.

Leia mais

Inventário UFSC a 30 de outubro

Inventário UFSC a 30 de outubro Inventário UFSC 2015 5 a 30 de outubro OBRIGAÇÃO LEGAL Destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DO INVENTÁRIO

PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DO INVENTÁRIO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Universidade Federal de Pernambuco Pró-Reitoria de Gestão Administrativa PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DO INVENTÁRIO OBJETIVO Instruir os servidores que atuarão

Leia mais

Adoção das IPSAS no Brasil Maria Clara Cavalcante Bugarim

Adoção das IPSAS no Brasil Maria Clara Cavalcante Bugarim A contabilidade pública: a experiência internacional Adoção das IPSAS no Brasil Maria Clara Cavalcante Bugarim Internacionalização das Normas Contábeis No setor privado, esse processo foi dividido em duas

Leia mais

CONSELHO FEDEAL DE CONTABILIDADE

CONSELHO FEDEAL DE CONTABILIDADE NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E 2010 1. CONTEXTO OPERACIONAL O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi criado pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, com alterações, e tem como principais atividades:

Leia mais

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do TCE-PE

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do TCE-PE Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do TCE-PE NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA E ORÇAMENTO PÚBLICO: 1 Orçamento público. 1.1 Conceito 1.2 Técnicas orçamentárias.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO COORDENAÇÃO DE CONTROLE INTERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO COORDENAÇÃO DE CONTROLE INTERNO ANEXO ÚNICO PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA 2018 MESES Janeiro a Janeiro a maio e novembro Estruturação da Unidade Central de Controle Interno responsável pelo Sistema de Controle Interno, dotando-a de

Leia mais

Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - Ano Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - Ano Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem: Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - Ano 2016 Sobre a Prova A prova objetiva será composta de 50 questões de múltipla escolha. A pontuação atribuída será de 1,5 (um e meio) ponto para cada questão,

Leia mais

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA PATRIMÔNIO ESTATÍSTICAS FISCAIS

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA PATRIMÔNIO ESTATÍSTICAS FISCAIS enação-geral de Contabilidade da União/SUCON/STN EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA CONTABILIDADE PATRIMÔNIO ESTATÍSTICAS FISCAIS LRF GFSM (FMI) enação-geral de Contabilidade da União/SUCON/STN Plano de Implantação

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Procedimentos Contábeis Patrimoniais Patrimônio Público Prof. Cláudio Alves De acordo com o que preconiza o Princípio de Contabilidade da Entidade, o objeto da Contabilidade é o patrimônio,

Leia mais

Sumário. Manual_Completo_Contab_Pub_00.indd 23 21/08/ :54:07

Sumário. Manual_Completo_Contab_Pub_00.indd 23 21/08/ :54:07 Sumário Capítulo 1 Contabilidade Pública... 1 1.1. Introdução...1 1.2. Conceito...2 1.3. Princípios de Contabilidade...3 1.4. Natureza do Registro dos Atos e Fatos na Contabilidade Pública...7 1.5. Objetivo...9

Leia mais

CONTROLE INTERNO Rotinas Rotina e Técnica Obrigatória do Controle Interno Municipal Parte I

CONTROLE INTERNO Rotinas Rotina e Técnica Obrigatória do Controle Interno Municipal Parte I CONTROLE INTERNO Rotinas Rotina e Técnica Obrigatória do Controle Interno Municipal Parte I CONTROLE INTERNO Autor: Prof. Milton Mendes Botelho O QUE É CONTROLE INTERNO? 30/11/20 15 4 O que deveria existir

Leia mais

FRANCISCO GLAUBER LIMA MOTA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO. Aspectos Patrimoniais: Identificação, Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação

FRANCISCO GLAUBER LIMA MOTA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO. Aspectos Patrimoniais: Identificação, Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação FRANCISCO GLAUBER LIMA MOTA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO Aspectos Patrimoniais: Identificação, Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público Normas

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Prof. Cláudio Alves Tendo em vista as significativas transformações rumo à convergência aos padrões internacionais, a ciência contábil no Brasil vem passando por muitas

Leia mais

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NBC T 16.9 DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO Conteúdo Item DISPOSIÇÕES GERAIS 1 OBJETIVOS E

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPECAETÁ - BA. Terça-feira 20 de Novembro de 2018 Ano II Edição n 163

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPECAETÁ - BA. Terça-feira 20 de Novembro de 2018 Ano II Edição n 163 Ano II Edição n 163 Prefeitura Municipal de Ipecaetá publica: PORTARIA Nº 020; 021; 022; 023; 024; 025; 026/2018 Rua Vivaldo dos Reis, 02 Centro, Ipecaetá BA Tel.: (75) 3685-2113 Gestor (a): Suéder Santana

Leia mais

Convergência da Contabilidade Aplicada ao Setor Público aos Padrões Internacionais nos Municípios. Lucy Fátima de Assis Freitas

Convergência da Contabilidade Aplicada ao Setor Público aos Padrões Internacionais nos Municípios. Lucy Fátima de Assis Freitas Convergência da Contabilidade Aplicada ao Setor Público aos Padrões Internacionais nos Municípios. Lucy Fátima de Assis Freitas CONVERGÊNCIA CONTÁBIL NO SETOR PUBLICO Processo de adoção de regras e procedimentos

Leia mais

ITG 1000 PME s Giovana Garcia

ITG 1000 PME s Giovana Garcia ITG 1000 PME s Giovana Garcia Você bem preparado para o futuro da profissão. 1 RESOLUÇÃO CFC N.º 1.418/12 Aprova a ITG 1000 Modelo Contábil para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. X RESOLUÇÃO CFC

Leia mais

Implementação das NBCASP 9 e 10: Reconhecimento dos bens públicos e o processo de depreciação.

Implementação das NBCASP 9 e 10: Reconhecimento dos bens públicos e o processo de depreciação. Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina Implementação das NBCASP 9 e 10: Reconhecimento dos bens públicos e o processo de depreciação. Prof. Ms. Valmir Leôncio da Silva Auditor do TCMSP AS

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Balanço Patrimonial Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Balanço Patrimonial Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Balanço Patrimonial Parte 1 Prof. Cláudio Alves A Lei 6.404/76 com suas alterações, a partir do seu artigo 178, define o Balanço Patrimonial, bem como estabelece

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANQUINHO - BA. Quarta-feira 02 de Janeiro de 2019 Ano III Edição n 001 Caderno 02

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANQUINHO - BA. Quarta-feira 02 de Janeiro de 2019 Ano III Edição n 001 Caderno 02 Ano III Edição n 001 Caderno 02 Prefeitura Municipal de Tanquinho publica PORTARIAS Nº 069; 070; 071; 072; 073; 074; 075/2018 Fone: (75) 3249.2140/3249.2160 www.pmtanquinho.diariooficialba.com.br PORTARIA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves A contabilidade evidenciará perante a Fazenda Pública a situação de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas,

Leia mais

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria 1ª Versão 1 Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria PROCESSO GESTÃO DE PATRIMÔNIO 1ª Versão 2 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO 2 - VISÃO

Leia mais

Subsecretaria de Contabilidade Pública Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação

Subsecretaria de Contabilidade Pública Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação Plano de implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais Subsecretaria de Contabilidade Pública Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação Agenda Contextualização Resultado

Leia mais

Cargo de Consultor Legislativo Finanças Públicas

Cargo de Consultor Legislativo Finanças Públicas Comparativo das aulas dos cursos regulares com os itens o edital da Cargo de Consultor Legislativo Finanças Públicas Direito Financeiro e Administração Financeira e Orçamentária. Conceito, objeto, natureza

Leia mais

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS ESTRUTURA PATRIMONIAL Patrimônio = Bens + Direitos ( ) Obrigações SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) Ativo ( ) Passivo = Situação Líquida (Patrimônio Líquido) FLUXO DE RECURSOS ATIVO Aplicação dos Recursos

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Objetivos e características da informação contábil-financeira. Capítulo 2 Balanço patrimonial

SUMÁRIO. Capítulo 1 Objetivos e características da informação contábil-financeira. Capítulo 2 Balanço patrimonial SUMÁRIO Capítulo 1 Objetivos e características da informação contábil-financeira 1.1 Introdução... 1 1.2 Objetivos da contabilidade... 1 1.3 Usuários e suas necessidades de informação... 2 1.4 Principais

Leia mais

Curso intensivo CFC

Curso intensivo CFC Curso intensivo CFC 2018.1 Prof.: Osvaldo Marques DISCIPLINAS Contabilidade Geral Prof. Osvaldo Marques 1 Q. 1 Utilizando a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), temos: Custo dos Produtos Vendidos

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itanagra publica:

Prefeitura Municipal de Itanagra publica: Prefeitura Municipal de Itanagra 1 Quinta-feira Ano VIII Nº 288 Prefeitura Municipal de Itanagra publica: Portaria Nº 103 de 06 de Dezembro de 2017 - Fica constituída a Comissão de Inventário do Almoxarifado.

Leia mais

CURSO DA NOVA CONTABILDIADE DISCIPLINA DE PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS Profa. Angelita Adriane de Conto EXERCÍCIOS

CURSO DA NOVA CONTABILDIADE DISCIPLINA DE PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS Profa. Angelita Adriane de Conto EXERCÍCIOS CURSO DA NOVA CONTABILDIADE DISCIPLINA DE PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS Profa. Angelita Adriane de Conto EXERCÍCIOS 1 Relacione cada alternativa: a) Neste primeiro momento, por se tratar de uma

Leia mais

Sumário. Apresentação, xv. Prefácio à 6ª Edição, xix. Prefácio à 5ª Edição, xxi. Prefácio à 4ª Edição, xxiii. Prefácio à 3ª Edição, xxv

Sumário. Apresentação, xv. Prefácio à 6ª Edição, xix. Prefácio à 5ª Edição, xxi. Prefácio à 4ª Edição, xxiii. Prefácio à 3ª Edição, xxv Sumário Apresentação, xv Prefácio à 6ª Edição, xix Prefácio à 5ª Edição, xxi Prefácio à 4ª Edição, xxiii Prefácio à 3ª Edição, xxv Prefácio à 2ª Edição, xxvii Prefácio à 1ª Edição, xxix Agradecimentos,

Leia mais

CONSÓRCIOS PÚBLICOS REGULAMENTAÇÃO CONTÁBIL. Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação CCONF

CONSÓRCIOS PÚBLICOS REGULAMENTAÇÃO CONTÁBIL. Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação CCONF CONSÓRCIOS PÚBLICOS REGULAMENTAÇÃO CONTÁBIL Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação CCONF 1 Consórcios Públicos Legislação Aplicável Lei 11.107/05 Regras de direito financeiro

Leia mais

UNIDADE GESTORA (2353/SERVIÇO AUTONÔMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO DE TIMBÓ)

UNIDADE GESTORA (2353/SERVIÇO AUTONÔMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO DE TIMBÓ) NOTAS EXPLICATIVAS DO COMPARATIVO DA DESPESA AUTORIZADA COM A REALIZADA ANEXO 11 Neste demonstrativo gerado pelo e-sfinge Web, não fora considerado no campo dos Créditos Orçamentários e Suplementares o

Leia mais

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 4

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 4 Tópico 4 1. (ESAF/CVM/2001/Analista/Adaptada) Para a Contabilidade Pública, variação patrimonial decorre de alteração de valor de qualquer elemento integrante do patrimônio público. Dito isso, não se pode

Leia mais

Prefeitura Municipal de Heliópolis publica:

Prefeitura Municipal de Heliópolis publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VI Nº 825 Prefeitura Municipal de publica: Portaria N 040/2018 de 20 de Dezembro de 2018 - Fica constituída a Comissão para apuração dos saldos do Ativo Circulante e Passivo

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cairu publica:

Prefeitura Municipal de Cairu publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2571 Prefeitura Municipal de publica: Portaria N.º 22/2017 - Constitui a Comissão de Levantamento de Precatórios e dá outras providencias. Portaria N.º 23/2017 - Constitui

Leia mais

Tópico 5: RREO e RGF.

Tópico 5: RREO e RGF. Tópico 5: RREO e RGF. 1. (Cespe/2007/TCM-GO/Procurador) Determinado município brasileiro, ao final do primeiro quadrimestre do exercício, providenciou a elaboração de seu relatório de gestão fiscal. Todavia,

Leia mais

Sumário 1 Planejamento da Ação Governamental e Fundamentos do Orçamento Público, 1

Sumário 1 Planejamento da Ação Governamental e Fundamentos do Orçamento Público, 1 Sumário 1 Planejamento da Ação Governamental e Fundamentos do Orçamento Público, 1 1.1 Conceitos e princípios orçamentários, 1 1.2 Elaboração da proposta orçamentária, 5 1.2.1 Plano Plurianual, 5 1.2.2

Leia mais