Figura 1 Substâncias químicas Fonte: Manual da química

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Figura 1 Substâncias químicas Fonte: Manual da química"

Transcrição

1 SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS PROPRIEDADES Figura 1 Substâncias químicas Fonte: Manual da química CONTEÚDOS Temperatura de fusão e ebulição Solubilidade Tipos de soluções Mistura homogênea e heterogênea AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Nos materiais, nos alimentos, nas roupas, nos combustíveis que usamos todos os dias, as substâncias químicas não se encontram na forma pura. Nem mesmo a água que bebemos, é pura! A água potável, própria para consumo, apresenta alguns sais minerais dissolvidos, não podemos beber a água pura. Na medicina e na indústria, por exemplo, o uso de água pura é muito comum e, em muitos casos, imprescindível... mas, no dia a dia, dificilmente usamos substâncias na forma pura. As substâncias puras apresentam propriedades definidas, como por exemplo, a temperatura de fusão e temperatura de ebulição.

2 Diagramas de mudança de estado físico Para as substâncias puras, o que determina o estado físico ou a mudança de um estado para o outro é a sua temperatura de fusão e a de ebulição. O gráfico a seguir representa a curva de aquecimento da água: Figura 2 Curva de aquecimento da água Fonte Química na abordagem do cotidiano As curvas ou diagramas de aquecimento das substâncias apresentam sempre esse aspecto crescente. Se iniciarmos o aquecimento de uma substância no estado sólido, até a evaporação completa da substância no estado líquido, é possível observar-se dois patamares que representam as mudanças de estados físicos dessa substância. É possível determinar o estado físico das substâncias em qualquer temperatura, a partir dos valores da temperatura ou ponto de fusão e de ebulição. Por exemplo, podemos encontrar a água nos três estados físicos, mas por que a água encontra-se no estado líquido nas condições ambiente? Primeira coisa que se deve pensar: qual é a temperatura ambiente? Isso pode variar um pouco de cada região e local, mas é, mais ou menos, 25 C.

3 Considerando que a água se transforma completamente do estado sólido para o líquido a 0 C (temperatura de fusão) e evapora à 100 C (temperatura de ebulição é 100 C), a 25 C a água encontra-se no estado líquido. Figura 3 Estados físicos da água Fonte Fundação Bradesco Neste intervalo, entre a temperatura de fusão e de ebulição, entre 0 C e 100 C a água, predominantemente, será encontrada no estado líquido. Figura 4 Estados físicos da água Fonte Fundação Bradesco Aplicando o mesmo raciocínio, temos que em qualquer temperatura menor que 0 C, o estado físico da água é sólido e, em qualquer temperatura acima de 100 C, a água será encontrada no estado gasoso. Segue uma regra aplicável para qualquer situação, desde que se tenha conhecimento dos valores da temperatura de fusão (TF) e temperatura de ebulição (TE).

4 Figura 5 Determinação do estado físico Fonte: Fundação Bradesco Dica: os valores de TF e TE das substâncias puras são tabeladas, não é preciso memorizar. Ebulição Fornecendo-se calor a um líquido, é possível observar o seu aquecimento e um aumento da vaporização na superfície. Continuando o aquecimento, inicia-se a formação de vapores do líquido. O vapor que se forma dentro do líquido estão aprisionados em bolhas, que sobem para a superfície e saem, provocando nele um movimento grande e um barulho característico, da bolha estourando. Isso acontece quando a pressão externa se torna igual à pressão do vapor que sai do líquido. Ebulição é um fenômeno em que a evaporação ocorre não só na superfície do líquido, mas também dentro dele. Quando a pressão atmosférica é igual a 1atm, a água entra em ebulição a 100 C. Dizemos que a temperatura de ebulição da água é 100 C a 1 atmosfera de pressão. Soluções Outra propriedade das substâncias que varia com a temperatura é a solubilidade. Quando uma substância se dissolve em outra, forma-se uma mistura homogênea ou uma solução.

5 A solubilidade, por definição, é a propriedade da substância de se dissolver em outra, e é expressa pela massa máxima de soluto em determinada massa de solvente, a uma determinada temperatura. Quando se prepara uma solução com a dissolução dessa quantidade máxima, dizemos que a solução é saturada. Por exemplo, a solubilidade do cloreto de sódio é 36 g/100 g de água, a 20 C. Ao misturar 36 g de cloreto de sódio em 100 g de água, a 20 C, todo o sal irá se dissolver e a solução que se forma, chama-se solução saturada. Figura 6 Dissolução do cloreto de sódio Fonte: Blog Química Geral Ao preparar uma solução com menos de 36 g de cloreto de sódio, em 100 g de água, a solução que se forma é denominada solução insaturada. Na solução insaturada, ainda é possível dissolver mais soluto, até atingir a solubilidade da substância. O que você acha que vai acontecer se forem adicionados 50 g de cloreto de sódio, em 100 g de água, a 20 C? Essa massa é maior que a solubilidade, isso quer dizer que 36 g de sal irão se dissolver e o restante dos 14 g não se dissolverão. A mistura final que se forma, chamamos de solução saturada com corpo de fundo ou corpo de chão.

6 Figura 7 Solubilidade e saturação Fonte: Mundo educação Atenção: Nesse caso não é um precipitado que se formou. Precipitado é um produto insolúvel de uma reação química. A dissolução de uma substância em outra para a formação de uma mistura, não é uma reação química. O corpo de chão é parte do soluto que não se dissolveu, mantendo-se na mistura. Veja outro exemplo, a solubilidade do nitrato de potássio, de fórmula KNO 3, é 31,6 g de sal em 100 g de água, a 20 C. Figura 8 Classificação das soluções Fonte: Objetivo

7 A solubilidade da maioria das substâncias aumenta com o aumento da temperatura. Conhecer a solubilidade das substâncias, em diferentes solventes, é importante na preparação de soluções, principalmente, na indústria. As reações químicas são controladas atentando-se às misturas de substâncias, à temperatura e à pressão. ATIVIDADES 1. Leia a tabela abaixo. Substância TF (1 atm) TE (1atm) A C - 45 C B - 35 C 30 C C 10 C 120 C D - 60 C 15 C E 70 C 320 C Qual o estado físico de cada substância: a) nas condições ambiente (25 C, 1 atm)? Substância Estado físico A B C D E b) em um dia frio cuja temperatura é de 5 C? Substância Estado físico A B C D E

8 c) em um dia quente cuja temperatura é de 35 C? Substância Estado físico A B C D E 2. (Mackenzie) As fases de agregação para as substâncias a seguir, quando expostas a uma temperatura de 30 C, são, respectivamente: Materiais Ponto de fusão ( C) (1 atm) Ponto de ebulição ( C) (1 atm) Mercúrio - 38,87 356,9 Amônia - 77,7-33,4 Benzeno 5,5 80,1 Naftaleno 80,0 217,0 a) sólido, líquido, gasoso e líquido. b) líquido, sólido, líquido e gasoso. c) líquido, gasoso, líquido e sólido. d) gasoso, líquido, gasoso e sólido. e) sólido, gasoso, líquido e gasoso. 3. (Vunesp) O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80 C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, à temperatura ambiente, têm suas massas constantemente diminuídas, terminando por desaparecer sem deixar resíduo. Essa observação pode ser explicada pelo fenômeno da a) fusão. b) sublimação. c) solidificação. d) liquefação. e) ebulição.

9 4. Observe os gráficos que apresentam as mudanças de estado físico da substância chumbo quando submetida a aquecimento (I) e resfriamento (II) I. Indique durante o aquecimento: a) A temperatura de fusão (TE). b) A temperatura de ebulição (TF). c) O estado físico aos 5 minutos. d) O estado físico aos 15 minutos. e) O estado físico aos 30 minutos. f) O estado físico aos 40 minutos. g) O estado físico aos 55 minutos. II. Indique durante o resfriamento: a) A temperatura de liquefação. b) A temperatura de solidificação. c) O estado físico aos 20 minutos. d) O estado físico aos 30 minutos. e) O estado físico aos 45 minutos.

10 5. Uma solução é uma mistura homogênea de um soluto em um(a) a) coloide. b) gás inerte. c) solvente. d) sólido. e) líquido. 6. A habilidade de um composto de se dissolver em outro é chamada de a) vaporização. b) osmose. c) condensação. d) tensão superficial. e) solubilidade. 7. a 20 C, a solubilidade da glicose (açúcar) é 47 g/100 g de água. Com essa informação e considerando essa temperatura, responda: a) O que significa afirmar que a solubilidade da glicose é 47 g/100 g de água, a 20 C? b) Em um recipiente com 500 g de água, qual é a quantidade máxima de glicose possível de ser solubilizada? c) Qual é a massa de água, em litros, necessária para dissolver 94 g de glicose?

11 d) Se forem adicionados 60 g de glicose em 100 g de água, o que irá acontecer? e) Que tipo de solução se formou na situação do item anterior? f) Ao se adicionar 300 g de glicose em 300 ml de água, todo açúcar vai se dissolver? g) Para esse soluto, em que situação formará uma solução insaturada? LEITURA COMPLEMENTAR O texto a seguir foi extraído do site de Reiko Isuyama & Associados e aborda, de forma descontraída, a solubilidade de gases em líquidos.

12 Reação do Lago Nyos Imagine um lago de refrigerantes com 200 metros de profundidade só para você! Parece uma ideia fantástica, não é? Agora, imagine a explosão de espuma e gás que um terremoto causaria nesse lago. Por mais maluca que pareça a ideia, foi um acidente parecido com esse que matou mais de pessoas, em agosto de 1986, na África. Essas pessoas foram asfixiadas por uma nuvem de gás que saiu do Lago Nyos, na República dos Camarões. A nuvem que saiu do lago era de gás carbônico, o mesmo gás que borbulha nos refrigerantes e na cerveja. O gás carbônico não é tóxico, mas quando a concentração no ar passa de 10%, nós morremos asfixiados, porque falta oxigênio. Como o Lago Nyos está na cratera de um vulcão, o gás carbônico que sai da lava vulcânica se dissolve na água do lago. As camadas mais profundas são de águas frias e têm muito gás dissolvido; nas camadas superiores, onde a temperatura é mais alta, têm menos gás dissolvido. Lembre-se que a solubilidade de um gás diminui com o aumento da temperatura. Dissolvendo gases em líquidos A solubilidade de um gás na água varia. Alguns dissolvem-se mais que outros. Mas a solubilidade de qualquer gás diminui quando aumenta a temperatura. E a pressão? Você sabe como a pressão influi na solubilidade de um gás? Tente explicar por que o refrigerante perde o gás se largarmos a garrafa aberta. O segredo está no chiado que você escuta ao abrir a garrafa. Aquele barulho indica que a pressão do gás dentro da garrafa é alta. Com a alta pressão, o gás fica dissolvido no líquido. Quando abrimos a garrafa, a pressão diminui e por isso o gás escapa. Mas vamos voltar ao Lago Nyos. Quando algo perturba o equilíbrio, a água fria que estava embaixo vai para cima. Aí, é como se abrisse uma garrafa de champanhe. BUM! Lembre-se que a água mais fria tinha mais gás dissolvido, porque estava a uma temperatura mais baixa e a pressão era mais alta. (Essa da pressão mais alta é para você pensar. Por quê? Vou dar só uma dica: a água estava lá embaixo).

13 Depois que o borbulhamento do Lago Nyos terminou, o seu nível estava um metro mais baixo. E as suas águas ficaram tingidas de vermelho, por causa do hidróxido de ferro que estava no fundo do lago. Mas, um mês depois, o lago estava tranquilo de novo e as aldeias vizinhas totalmente desertas. A concentração do dióxido de carbono no lago continuou subindo, aumentando os riscos de outra erupção, que poderia ser pior, porque a represa estava em processo de erosão e, se arrebentasse, a inundação poderia atingir a Nigéria. Infelizmente, os cientistas não conseguem prever quando a champanhe, quer dizer, o Lago Nyos irá estourar de novo. Então, foi criado um método para retirar uma parte do gás que se acumula no fundo. Uma bomba de água simula uma erupção no fundo do lago e parte do gás acumulado sobe por um tubo. Assim, previne-se outra erupção repentina. Aposto que agora você não está mais achando um lago de refrigerante particular tão fantástico, não é? E agora, que tal procurar a República de Camarões e a Nigéria num mapa? Jorge Andrey W. Gut, Eng. Química da USP INDICAÇÕES Acesse os links a seguir para saber mais a respeito de solubilidade e soluções. Bons estudos! Água: substância interessante Solubilidade e saturação Princípios de solubilidade Solubilidade

14 REFERÊNCIAS MUNDO EDUCAÇÃO. Solubilidade e saturação. Disponível em: < Acesso em: 18 jan h35. OBJETIVO. Soluções. Disponível em: < Acesso em: 18 jan h20. PERUZZO Francisco Miragaia; CANTO Eduardo Leite do. Química na abordagem o cotidiano. Volume único, 3ª edição, São Paulo: Moderna, REIKO ISUYAMA & ASSOCADOS. Reação do lago Nyos. Disponível em: < Acesso em: 28 jan h25min. QUÍMICA GERAL. Dissolução do cloreto de sódio. Disponível em: < Acesso em: 18 jan h35min. USBERCO João; SALVADOR Edgar. Conecte química. Volume único, 1ª edição, São Paulo: Saraiva, GABARITO 1. Estado físico de cada substância nas três situações: a) nas condições ambiente (25 C, 1 atm)? Substância Estado físico A Gasoso B Líquido C Líquido D Gasoso E Sólido

15 b) em um dia frio cuja temperatura é de 5 C? Substância Estado físico A Gasoso B Líquido C Sólido D Líquido E Gasoso c) em um dia quente cuja temperatura é de 35 C? Substância Estado físico A Gasoso B Gasoso C Líquido D Gasoso E Sólido 2. Alternativa C. 3. Alternativa D. 4. I. Durante o aquecimento: a) 328 C b) 1620 C c) Sólido d) Sólido e líquido e) Líquido f) Líquido e gasoso g) Gasoso II. Durante o resfriamento: a) 1620 C b) 328 C c) Gasoso e líquido d) Líquido e) Líquido e sólido 5. Alternativa C.

16 6. Alternativa E. 7. a) Isso quer dizer que, a 20 C, é possível dissolver 47 g de glicose em 100 g de água. b) 235 g. Sabe-se que 47 g de glicose são solúveis em 100 g de água, 500 g é o quíntuplo de 100 g, assim é possível dissolver 5X a massa de glicose, logo, 5 x 47 = 235 g. Ou ainda: c) 200 g. Seguindo o mesmo raciocínio do item anterior, temos que 94 g é o dobro de 47 g, assim é necessário o dobro da massa de água, que é 200 g. d) Como a solubilidade da glicose é 47 g/100 g de água, nesse caso, 47 g serão dissolvidos na água e 13 g não se dissolverão. e) Solução saturada com corpo de fundo. f) 141 g solubilizarão e 159 g ficarão no fundo do recipiente na forma de corpo de chão ou corpo de fundo. g) Formará uma solução insaturada quando dissolver uma massa de glicose menor que sua solubilidade em água, a 20 C, ou seja, quando forem dissolvidos menos de 47 g a cada 100 g de água.

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma:

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma: ROTEIRO E INSTRUÇÕES: Estados físicos da matéria. Mudanças de estado físico. Substâncias e misturas. O trabalho deve ser respondido à

Leia mais

Considerando os pontos A e B e a curva dada, pode-se afirmar corretamente que:

Considerando os pontos A e B e a curva dada, pode-se afirmar corretamente que: 01. (UFPR) Para uma solução binária a curva do gráfico a seguir, onde o eixo das abscissas contêm as temperaturas, em C, e o das ordenadas os valores da solubilidade, em g de soluto por 100g de solvente.

Leia mais

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI FÍSICA PROFº JAISON MATTEI A MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES As mudanças de estado físico da água. Diagrama de mudanças de estado físico. 01. Um cientista recebeu uma substância desconhecida, no estado sólido,

Leia mais

Exercícios sobre Solubilidade - conceitos e curvas

Exercícios sobre Solubilidade - conceitos e curvas Exercícios sobre Solubilidade - conceitos e curvas 01. (Ufrrj) Ao analisar o gráfico acima, percebe-se que a) a solubilidade do KCl é maior que a do KBr. b) à medida que a temperatura aumenta a solubilidade

Leia mais

a) 20 d) 100 b) 40 e) 160 c) 80

a) 20 d) 100 b) 40 e) 160 c) 80 01) (Unifesp-SP) Uma solução contendo 14 g de cloreto de sódio dissolvidos em 200 ml de água foi deixada em um frasco aberto, a 30 C. Após algum tempo, começou a cristalizar o soluto. Qual volume mínimo

Leia mais

SOLUÇÕES Folha 01 João Roberto Mazzei

SOLUÇÕES Folha 01 João Roberto Mazzei 01. (PUC SP 2009) O gráfico a seguir representa a curva de solubilidade do nitrato de potássio (KNO 3) em água. A 70 C, foram preparadas duas soluções, cada uma contendo 70 g de nitrato de potássio (KNO

Leia mais

Atividade complementar de Química. Como identificar o estado físico de uma substância?

Atividade complementar de Química. Como identificar o estado físico de uma substância? Atividade complementar de Química Como identificar o estado físico de uma substância? Educação de Jovens e Adultos Neste material será revisado os estados físicos da matéria e como é possível identificar

Leia mais

SOLUBILIDADE DE SÓLIDOS EM LÍQUIDOS

SOLUBILIDADE DE SÓLIDOS EM LÍQUIDOS EXPERIMENTO 4 SOLUBILIDADE DE SÓLIDOS EM LÍQUIDOS OBJETIVOS Observar soluções insaturadas, saturadas e supersaturadas; Construir a curva de solubilidade de um sal inorgânico. INTRODUÇÃO Os depósitos naturais

Leia mais

Qui. Allan Rodrigues Xandão (Victor Pontes)

Qui. Allan Rodrigues Xandão (Victor Pontes) Semana 16 Allan Rodrigues Xandão (Victor Pontes) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. Solubilidade

Leia mais

FORMULÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO CONTEÚDO DA PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO FINAL

FORMULÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO CONTEÚDO DA PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO FINAL FORMULÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO CONTEÚDO DA PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO FINAL A) SÉRIE/ANO: 2º Ano Médio B) DISCIPLINA: Química - Enio C) CONTEÚDO A SER EXIGIDO/ORIENTAÇÃO PARA O ESTUDO: SOLUÇÕES: Coeficiente

Leia mais

Tarefa 09 à 12 Professor Willian. Com base no gráfico, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa CORRETA.

Tarefa 09 à 12 Professor Willian. Com base no gráfico, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa CORRETA. 9º ano Química Tarefa 09 à 12 Professor Willian 01. Dois materiais sólidos, A e B, são aquecidos a uma velocidade de 10ºC.min 1. A figura a seguir representa o diagrama de aquecimento desses dois materiais.

Leia mais

Quí. Quí. Allan Rodrigues Monitor: João Castro

Quí. Quí. Allan Rodrigues Monitor: João Castro Quí. Professor: Abner Camargo Allan Rodrigues Monitor: João Castro Solubilidade 05 jun RESUMO Classificação das soluções Existe uma regra para solubilidade dos compostos, não é possível ter uma solução

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA: SÉRIE:3º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

a) Maiores pontos de ebulição devido à formação de pontes de hidrogênio intermoleculares.

a) Maiores pontos de ebulição devido à formação de pontes de hidrogênio intermoleculares. Atividade de Química Escola: Aluno(a): Série/turma: Nº Nota: Profº: Disciplina: Química Data: Conteúdo: Solubilidade e soluções. 1(Cesgranrio-RJ) "Uma blitz de fiscais da ANP (Agência Nacional de Petróleo)

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS. Escola de Civismo e Cidadania

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS. Escola de Civismo e Cidadania COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2018 QUESTÃO 01 O QUE É QUÍMICA? QUESTÃO 02 O QUE É MATÉRIA? QUESTÃO 03 O QUE É TEMPERATURA? QUESTÃO 04 O QUE É TRANSFORMAÇÃO(OU

Leia mais

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS ATOMICIDADE - ALOTROPIA 1. (UFPE) Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química? (1) O reflexo

Leia mais

Classificação das soluções quanto à solubilidade de solubilidade

Classificação das soluções quanto à solubilidade de solubilidade 25 abr Classificação das soluções quanto à solubilidade e curvas de solubilidade 01. Resumo 02. Exercícios para aula 03. Exercícios para casa 04. Questão contexto 05. Gabarito RESUMO Três são as formas

Leia mais

gás ou sólido (soluto)

gás ou sólido (soluto) AULA 12 Soluções SOLUÇÃO Qualquer mistura homogênea é uma solução. A solução é formada pela união do soluto e do solvente. Soluto: é a substância que está sendo dissolvida. Solvente: é a substância que

Leia mais

QUESTÕES DISSERTATIVAS - GABARITO RESOLVIDO

QUESTÕES DISSERTATIVAS - GABARITO RESOLVIDO Química Avaliação Bimestral 1 o ano Vivian março/ 2011 Nome: Turma: QUESTÕES DISSERTATIVAS - GABARITO RESOLVIDO Substância T. F. (ºC) T.E. (ºC) Densidade a 20ºC (g/cm 3 ) Solubilidade (g/100 g de água)

Leia mais

QUÍMICA Tipos de soluções Edson Mesquita

QUÍMICA Tipos de soluções Edson Mesquita QUÍMICA Tipos de soluções Edson Mesquita 1 Soluções Uma solução é uma mistura homogênea de substâncias puras (átomos, moléculas ou íons) na qual não há precipitação. Substância pura: substância com composição

Leia mais

BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE

BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE Série: 3ªEM Gabarito Questão 01) O vapor obtido pela ebulição das seguintes soluções: I. água e sal II. água e açúcar III. água e álcool é constituído de água pura apenas:

Leia mais

30/03/2017 Química Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE

30/03/2017 Química Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE 1. Objetivos Aprender a preparar soluções usando balão volumétrico Reconhecer soluções diluídas, saturadas e supersaturadas Observar a termodinâmica do processo de dissolução 2.

Leia mais

E.E.B. VALDETE INES PIAZERA ZINDARS

E.E.B. VALDETE INES PIAZERA ZINDARS ESTADO DE SANTA CATARINA 24ª GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E.E.B. VALDETE INES PIAZERA ZINDARS CENTRO JARAGUÁ DO SUL SC Professora:Nadejda Helena Turra EXERCÍCIOS DE APROFUNDAMENTO 2ºANO COEFICIENTE DE

Leia mais

Exercícios Métodos de Separação. Professor (a): Cassio Pacheco Disciplina: Química Data da entrega: 01/06/2017

Exercícios Métodos de Separação. Professor (a): Cassio Pacheco Disciplina: Química Data da entrega: 01/06/2017 Exercícios Métodos de Separação Nome: nº: Ano: 1º E.M. Professor (a): Cassio Pacheco Disciplina: Química Data da entrega: 01/06/2017 Questões Objetivas 1- Para a separação das misturas: gasolina-água e

Leia mais

Exercitando Ciências Tema: Transformações físicas e o conceito de densidade

Exercitando Ciências Tema: Transformações físicas e o conceito de densidade Exercitando Ciências Tema: Transformações físicas e o conceito de densidade Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular: transformações físicas e o conceito de densidade. 1. O naftaleno, comercialmente

Leia mais

Química C Extensivo V. 2

Química C Extensivo V. 2 Química C Extensivo V. 2 Exercícios 01) Alternativa correta: A Agente emulsificador ou emulsificante é uma substância que pode estabilizar uma emulsão e que em geral provoca a redução da tensão interfacial

Leia mais

Prof.: HÚDSON SILVA. Soluções. Frente 2 Módulo 5. Coeficiente de Solubilidade.

Prof.: HÚDSON SILVA. Soluções. Frente 2 Módulo 5. Coeficiente de Solubilidade. Prof.: HÚDSON SILVA Frente 2 Módulo 5 Soluções. Coeficiente de Solubilidade. # SOLUÇÕES É uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. Exemplos: Água + Açúcar, Gasolina + Álcool, CLASSIFICAÇÃO DOS

Leia mais

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas Conhecimento Senso comum Religioso Filosófico Cientifico Química A matéria propriedades gerais funcionais específicas físicas químicas organolépticas Estados de agregação da matéria Estado sólido Forma

Leia mais

Tarefa 22 Professor Gustavo

Tarefa 22 Professor Gustavo 6º ano Química Tarefa 22 Professor Gustavo 01. Uma amostra de água do mar contaminada com óleo foi coletada em alto mar. Sobre os procedimentos aplicados para a separação eficiente dos componentes dessa

Leia mais

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas Conhecimento Senso comum Religioso Filosófico Cientifico Química A matéria propriedades gerais funcionais específicas físicas químicas organolépticas A importância da densidade Dentro da especificação

Leia mais

A Matéria. Profº André Montillo

A Matéria. Profº André Montillo A Matéria Profº André Montillo www.montillo.com.br Substância: É a combinação de átomos de elementos diferentes em uma proporção de um número inteiro. O átomo não é criado e não é destruído, as diferentes

Leia mais

SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS

SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS Química Professora: Danielle Átomos & Moléculas H + H H H H + H + O O H H Átomos Moléculas Sistemas Materiais Substância Pura Mistura Simples Composta Homogênea Heterogênea

Leia mais

Química C Extensivo V. 2

Química C Extensivo V. 2 Química C Extensivo V. 2 Exercícios 01) E Pela análse do gráfico, percebe-se que a 30 o C, 100 g de H 2 dissolvem até 10 g do composto x. C S30 C = 10 g / 100 g H 2 bs.: Para dissolver 20 g de x, a temperatura

Leia mais

CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS n.2 SOLUBILIDADE

CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS n.2 SOLUBILIDADE CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII NOME: TURMA: DATA: CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS n.2 SOLUBILIDADE 1. (G1 - cps 2011) Em uma das Etecs, após uma partida de basquete sob sol forte,

Leia mais

Quí. Quí. Abner Camargo. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Quí. Abner Camargo. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Allan Rodrigues Abner Camargo Monitor: Gabriel Pereira Estados físicos da matéria e gráficos de mudança de fase 06 fev RESUMO Estado físico da matéria A matéria se apresenta em três estados

Leia mais

2-) Observe os sistemas

2-) Observe os sistemas SOLUBILIDADE Boa atividade!!! Professora Luciane 1-) Um determinado sal tem coeficiente de solubilidade igual a 34g/100g de água, a 20ºC. Tendo-se 450g de água a 20 ºC, qual a quantidade, em gramas, desse

Leia mais

Introdução. Uma mistura éconstituída por duas ou mais substâncias puras, sejam simples ou compostas MISTURA

Introdução. Uma mistura éconstituída por duas ou mais substâncias puras, sejam simples ou compostas MISTURA SOLUÇÕES Introdução MISTURA MISTURA HETEROGÊNEA Uma mistura éconstituída por duas ou mais substâncias puras, sejam simples ou compostas A mistura seráheterogênea quando apresentar duas ou mais fases perceptíveis.

Leia mais

Professor: Fábio Silva SOLUÇÕES

Professor: Fábio Silva SOLUÇÕES Professor: Fábio Silva SOLUÇÕES Solvente: Substância que apresenta o mesmo estado de agregação da solução; Substância encontrada em maior quantidade. SOLUÇÃO É uma mistura homogênea de dois ou mais componentes.

Leia mais

Estados físicos da matéria. Estado Sólido. Estado Líquido

Estados físicos da matéria. Estado Sólido. Estado Líquido Estados físicos da matéria A matéria é composta por pequenas partículas e, de acordo com o maior ou menor grau de agregação entre elas, pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O

Leia mais

QUÍMICA 1ª Série Ensino Médio

QUÍMICA 1ª Série Ensino Médio LISTA 02 CENTRO EDUCACIONAL SIGMA QUÍMICA 1ª Série Ensino Médio Materiais Puros e Impuros Método de separação de Misturas Estados de agregação da matéria Números do átomo e distribuição eletrônica Leis

Leia mais

1) As substâncias puras benzeno, clorofórmio, hexano e álcool etílico encontram-se em frascos identificados apenas pelas letras A, B, C e D.

1) As substâncias puras benzeno, clorofórmio, hexano e álcool etílico encontram-se em frascos identificados apenas pelas letras A, B, C e D. Química Gabarito Avaliação de Sala 1B 1 os anos Décio mar/12 Nome: Nº: Turma: 1) As substâncias puras benzeno, clorofórmio, hexano e álcool etílico encontram-se em frascos identificados apenas pelas letras

Leia mais

QUÍMICA. Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais. Parte 1. Prof a.

QUÍMICA. Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais. Parte 1. Prof a. QUÍMICA Soluções: características, tipos de concentração, Parte 1 Prof a. Giselle Blois SOLUÇÃO As soluções são misturas homogêneas (que apresentam uma única fase) de duas ou mais substâncias, sendo que

Leia mais

SOLUÇÕES PARTE 1. Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro

SOLUÇÕES PARTE 1. Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro SOLUÇÕES PARTE 1 Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro giseli.menegat@caxias.ifrs.edu.br maira.manfro@caxias.ifrs.edu.br * dispersão É o sistema um sistema em que uma substância, sob a forma de pequenas

Leia mais

Atenção: Leia o texto a seguir e responda à questão 1.

Atenção: Leia o texto a seguir e responda à questão 1. PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

Disciplina: Química Goiânia, / / 2014

Disciplina: Química Goiânia, / / 2014 Lista de Exercícios Aluno (a): Nº. Professora: Núbia de Andrade Disciplina: Química Goiânia, / / 2014 Série: 1º ano (Ensino médio) Turma: Química Geral 1. As frases a seguir foram tiradas de livros didáticos

Leia mais

Exercícios de Recuperação

Exercícios de Recuperação Ensino Fundamental Nível II Comp. Curricular: Ciências Data: 1º e 2º Período Aluno(a): Nº Turma: 1-9 Professor: Ana Cristina D Azevedo Visto: Nota: Exercícios de Recuperação Fenômenos 1. As transformações

Leia mais

2.3.1Mineralização das águas e processos de dissolução

2.3.1Mineralização das águas e processos de dissolução 2.3.1Mineralização das águas e processos de dissolução As águas naturais são na verdade soluções aquosas, não contêm apenas água, mas também substâncias dissolvidas. A facilidade de dissolução das substâncias

Leia mais

CIÊNCIAS 9º Ano Ensino Fundamental

CIÊNCIAS 9º Ano Ensino Fundamental CIÊNCIAS 9º Ano Ensino Fundamental QUÍMICA Densidade É uma propriedade específica da matéria que mede a relação entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura. No SI (Sistema

Leia mais

MINERALIZAÇÃO E DESMINERALIZAÇÃO DA ÁGUA

MINERALIZAÇÃO E DESMINERALIZAÇÃO DA ÁGUA MINERALIZAÇÃO E DESMINERALIZAÇÃO DA ÁGUA Dissolução; Solubilidade; Produto de solubilidade; Precipitação; Mineralização e desmineralização das águas. Água do Mar Ó mar salgado, Quanto do teu sal são lágrimas

Leia mais

Figura 1 Mistura Fonte: Brasil escola

Figura 1 Mistura Fonte: Brasil escola MISTURAS E TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO Figura 1 Mistura Fonte: Brasil escola CONTEÚDOS Tipos de misturas (homogênea e heterogênea) Técnicas de separação dos componentes de uma mistura Substâncias puras simples

Leia mais

Soluções Curva de solubilidade, concentrações e preparo de soluções Professor Rondinelle Gomes Pereira

Soluções Curva de solubilidade, concentrações e preparo de soluções Professor Rondinelle Gomes Pereira Soluções Definição: São misturas homogêneas, ou seja, mistura de dois ou mais componentes apresentando uma única fase contínua. As soluções são compostas por um ou mais soluto e um ou mais solvente. Soluto:

Leia mais

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 ENSINO FUNDAMENTAL 9. o ano - FASE 2 INSTRUÇÕES: 1. A prova consta de 3 questões discursivas (5 pontos cada) e de 17 questões objetivas (1 ponto cada),

Leia mais

Lista de Exercicios 1 o ano Patrícia Cecilia abril/2015

Lista de Exercicios 1 o ano Patrícia Cecilia abril/2015 Química Lista de Exercicios 1 o ano Patrícia Cecilia abril/2015 1. (Ufv 1999 - adaptada) Dadas as afirmativas: I. A molécula de N 2 é diatômica. II. Substância composta é aquela formada por dois ou mais

Leia mais

2º ano do Ensino Médio Profª Luiza Martins

2º ano do Ensino Médio Profª Luiza Martins 2º ano do Ensino Médio Profª Luiza Martins Dispersão coloidal Ganache: é uma emulsão estável de gordura em água. A gordura vêm do creme de leite e do chocolate e a água do creme de leite. Bolo: A massa

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE QUÍMICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 16/05/2017 Nota: Professor(a): Paulo Fernando Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 Nome: 7.º Ano Turma Nº: Encarregado de Educação: Classificação: Professor: 1. Leia atentamente o texto que

Leia mais

A Matéria. Profº André Montillo

A Matéria. Profº André Montillo A Matéria Profº André Montillo www.montillo.com.br Substância: É a combinação de átomos de elementos diferentes em uma proporção de um número inteiro. O átomo não é criado e não é destruído, as diferentes

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 3º. ALUNO(a): Lista de Exercícios P1 I Bimestre

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 3º. ALUNO(a): Lista de Exercícios P1 I Bimestre GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA:Química SÉRIE: 3º ALUNO(a): Lista de Exercícios P1 I Bimestre No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

O Processo de Dissolução

O Processo de Dissolução O Processo de Dissolução Uma solução é uma mistura homogênea de soluto (presente em menor quantidade) e solvente (presente em maior quantidade). Os solutos e solvente são componentes da solução. No processo

Leia mais

Resolução de Questões de Provas Específicas de Química (Aula 7)

Resolução de Questões de Provas Específicas de Química (Aula 7) Resolução de Questões de Provas Específicas de Química (Aula 7) Resolução de Questões de Provas Específicas (Aula 7) 1. (UECE) A tabela periódica já era objeto das preocupações dos antigos químicos a partir

Leia mais

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ. Disciplina: Ciências Data: /09/2014 Prof: Carolina série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II. Exercícios ( ) Prova:( )

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ. Disciplina: Ciências Data: /09/2014 Prof: Carolina série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II. Exercícios ( ) Prova:( ) Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Disciplina: Ciências Data: /09/2014 Prof: Carolina série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II Nota Exercícios ( ) Prova:( ) GABARITO 1 Leia a definição e responda: ESTUDO DIRIGIDO

Leia mais

Definição: As dispersões são misturas nas quais uma substância está disseminada na forma de partículas no interior de uma outra substância.

Definição: As dispersões são misturas nas quais uma substância está disseminada na forma de partículas no interior de uma outra substância. Definição: As dispersões são misturas nas quais uma substância está disseminada na forma de partículas no interior de uma outra substância. Vejamos alguns exemplos: Ao agitar a mistura, a sacarose (disperso)

Leia mais

SOLUÇÕES Folha 1.14 João Roberto Fortes Mazzei

SOLUÇÕES Folha 1.14 João Roberto Fortes Mazzei 1) Solução salina normal é uma solução aquosa de cloreto de sódio, usada em medicina porque a sua composição coincide com aquela dos fluídos do organismo. Sabendo-se que foi preparada pela dissolução de

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA. Adaptada da Tabela Periódica da IUPAC/versão 2007 Acesso: PROVA DE QUÍMICA - Caderno 1

PROVA DE QUÍMICA. Adaptada da Tabela Periódica da IUPAC/versão 2007 Acesso:  PROVA DE QUÍMICA - Caderno 1 PROVA DE QUÍMICA Adaptada da Tabela Periódica da IUPAC/versão 2007 Acesso: http://wwwiupacorg/reports/periodic_table/ 18 PROVA DE QUÍMICA - Caderno 1 QUESTÃO 25 1 Na extração do ouro, os garimpeiros costumam

Leia mais

Lista de exercícios para o 2º ano do Ensino médio.

Lista de exercícios para o 2º ano do Ensino médio. Ficha de dados do estudante Escola: João Batista de Oliveira - JBO Data: Nome: Número: Disciplina: Química Série: Formulado por: Márcio Macedo, Jean Ferreira, Juliana Marques e Tatiana Pauletti. Sob orientação

Leia mais

Química C Intensivo V. 1

Química C Intensivo V. 1 Química C Intensivo V 1 Exercícios 01) Ma = 10,8 u Massa calculada pela média ponderada: Ma = ( 10 0 ) + ( 11 80 ) 00 + 880 Ma = Ma = 10,8 u 0) 4,3 u 4 5 6 Mg Mg Mg 80 10 10 Ma = ( 4 80) + ( 5 10) + (

Leia mais

Conteúdo: ESTUDO DAS DISPERSÕES E SOLUÇÕES

Conteúdo: ESTUDO DAS DISPERSÕES E SOLUÇÕES Atividade/Exercício: FIXAÇÃO DE ESTUDO DAS SOLUÇÕES Disciplina: QUÍMICA Educador: ENDERSON BASTANI 1ª Etapa 23/ 04 /2019 Ano/Série: 2º Educando(a): Turma: Conteúdo: ESTUDO DAS DISPERSÕES E SOLUÇÕES QUESTÃO

Leia mais

DIAGRAMA DE FASES. 4) (ITA) Considere as seguintes afirmações relativas aos sistemas descritos a seguir, sob

DIAGRAMA DE FASES. 4) (ITA) Considere as seguintes afirmações relativas aos sistemas descritos a seguir, sob DIAGRAMA DE FASES 1) O gráfico abaixo apresenta a variação das pressões de vapor do sulfeto de carbono, metanol, etanol e água em função da temperatura. De acordo com o gráfico, assinale a afirmativa INCORRETA.

Leia mais

Profº André Montillo

Profº André Montillo Profº André Montillo www.montillo.com.br Definição: É uma Mistura Homogênia de 2 ou mais substâncias. Na Solução não ocorre uma reação química, porque não há formação de novas substâncias e não há alterações

Leia mais

Figura 1 Reação química Fonte: SUWIT NGAOKAEW/Shutterstock.com

Figura 1 Reação química Fonte: SUWIT NGAOKAEW/Shutterstock.com REAÇÕES QUÍMICAS Figura 1 Reação química Fonte: SUWIT NGAOKAEW/Shutterstock.com CONTEÚDOS Conceito de reação química Representação de uma reação química - Equação química AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS No

Leia mais

(MACK-SP) Na eletrólise ígnea de NaCl, verificase

(MACK-SP) Na eletrólise ígnea de NaCl, verificase (MACK-SP) Na eletrólise ígnea de NaCl, verificase que: a) no cátodo, deposita-se sódio metálico. b) no ânodo, ocorre redução. c) no cátodo, ocorre oxidação. d) no ânodo, há deposição de NaCl. e) no cátodo,

Leia mais

Roteiro de estudos para recuperação trimestral

Roteiro de estudos para recuperação trimestral Roteiro de estudos para recuperação trimestral Disciplina: Professor (a): QUIMICA DAIANE LIMA Conteúdo: Referência para estudo: Propriedades da matéria, densidade, mudanças de fase da matéria, substâncias

Leia mais

Química. A matéria, suas transformações e a energia Unidade 2

Química. A matéria, suas transformações e a energia Unidade 2 Química A matéria, suas transformações e a energia Unidade 2 Matéria (p.23) É tudo aquilo que tem massa, volume e, por isso, ocupa um lugar no espaço. Não é possível compartilhar o espaço com outra porção

Leia mais

01) (USF-SP) Considerando-se as aparelhagens esquematizadas: Dessas afirmações, apenas:

01) (USF-SP) Considerando-se as aparelhagens esquematizadas: Dessas afirmações, apenas: 01) (USF-SP) Considerando-se as aparelhagens esquematizadas: Dessas afirmações, apenas: a) I é correta. d) I e II são corretas. b) II é correta. e) II e III são corretas. c) III é correta. 05) (UFPE-PE)

Leia mais

1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão:

1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão: 1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão: Substância PF ( C) PE ( C) Cloro -101,0-34,6 Flúor -219,6-188,1 Bromo -7,2 58,8 Mercúrio -38,8 356,6 Iodo

Leia mais

P4 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 03/12/05

P4 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 03/12/05 P4 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 03//05 Nome: GABARITO Nº de Matrícula: Turma: Assinatura: Questão Valor Grau Revisão a,5 a,5 3 a,5 4 a,5 Total 0,0 Constantes e equações: R = 0,08 atm L mol - K - = 8,34 J

Leia mais

SUBSTÂNCIAS PURAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS.

SUBSTÂNCIAS PURAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS. SUBSTÂNCIAS PURAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS. CAPÍTULOS 6 E 7 Prof.ª Tatiana Lima Substâncias Puras * Conceito Toda matéria cuja fusão e ebulição ocorrem a uma temperatura constante. SIMPLES * Tipos

Leia mais

JURANDIR SOARES Química Introdução ao Estudo das Soluções PAZ NA ESCOLA

JURANDIR SOARES Química Introdução ao Estudo das Soluções PAZ NA ESCOLA JURANDIR SOARES Química Introdução ao Estudo das Soluções PAZ NA ESCOLA DATA: 28/02 Conteúdos: - SOLUÇÕES OBJETIVO da aula: - Apresentar a importância e aplicações das Soluções e correlaciona-los com o

Leia mais

Soluções. 1 Introdução. Ludmila Ferreira

Soluções. 1 Introdução. Ludmila Ferreira Soluções Ludmila Ferreira 1 Introdução Para iniciarmos o estudo das soluções é importante que saibamos o que é uma solução, para que depois possamos estudar seus componentes e classificá-las. Uma solução

Leia mais

I. Reações químicas. 2.4 Reações de precipitação. Os sais e a sua solubilidade em água

I. Reações químicas. 2.4 Reações de precipitação. Os sais e a sua solubilidade em água I. Reações químicas Os sais e a sua solubilidade em água Os sais são substâncias muito comuns e são formados por iões positivos e iões negativos sendo sólidos à temperatura ambiente. Exemplos: 1 Os sais

Leia mais

SOLUBILIDADE. 1) A curva de solubilidade do K2Cr2O7 é: a) Qual é a solubilidade do K2Cr2O7 em água a 30 ºC? 20 G de K 2Cr 2O 7 /100 g DE H 20

SOLUBILIDADE. 1) A curva de solubilidade do K2Cr2O7 é: a) Qual é a solubilidade do K2Cr2O7 em água a 30 ºC? 20 G de K 2Cr 2O 7 /100 g DE H 20 DISCIPLINA PROFESSOR QUÍMICA REVISADA DATA (rubrica) CLÁUDIA 2016 NOME Nº ANO TURMA ENSINO 3º MÉDIO SOLUBILIDADE 1) A curva de solubilidade do K2Cr2O7 é: a) Qual é a solubilidade do K2Cr2O7 em água a 30

Leia mais

Professor(a):Gustavo Odeone SOLUÇÕES. A tabela a seguir refere-se à solubilidade de um determinado sal nas respectivas temperaturas:

Professor(a):Gustavo Odeone SOLUÇÕES. A tabela a seguir refere-se à solubilidade de um determinado sal nas respectivas temperaturas: Professor(a):Gustavo Odeone LISTA: 01 2ª série Ensino Médio Turma: A (X) / B (X) Aluno(a): Segmento temático: SOLUÇÕES DIA: MÊS: 02 2017 Questão 01 - (UDESC SC) A tabela a seguir refere-se à solubilidade

Leia mais

2-Nos sistemas abaixo, diga quantos átomos, elementos, moléculas e substâncias estão representados:

2-Nos sistemas abaixo, diga quantos átomos, elementos, moléculas e substâncias estão representados: LISTA DE EXERCÍCIOS- 1 1-Classifique os processos em físicos ou químicos: a) Sublimação do gelo seco b) Solidificação da água c) Queima da gasolina d) Roupa secando no varal e) Amassar papel - f) Combustão

Leia mais

Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas ; Caderno 2 páginas Exercícios

Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas ; Caderno 2 páginas Exercícios Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas 244-257; Caderno 2 páginas 258-280. Exercícios 1. As substâncias podem ser encontradas em três estados físicos, sólido, líquido

Leia mais

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Cecierj Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Cecierj Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química Atividade extra Questão 1 Cecierj - 2013 Desenhe uma esfera de ferro e outra de chumbo que tenham massas iguais. Para isso, considere as seguintes densidades: densidade do ferro = 7,9 g/cm3 densidade do

Leia mais

Condições para que ocorra a queima dos combustíveis Volatilidade de líquidos Pressão de vapor

Condições para que ocorra a queima dos combustíveis Volatilidade de líquidos Pressão de vapor COMBUSTÍVEIS GASOSOS Figura 1 Líquidos inflamáveis Fonte: Poseidon CONTEÚDO Condições para que ocorra a queima dos combustíveis Volatilidade de líquidos Pressão de vapor AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Por

Leia mais

Atividades de Japão. Temperatura (ºC) Solubilidade (gramas/100 g de H 2 O) Cr 2. Tubo A Tubo B Tubo C Tubo D

Atividades de Japão. Temperatura (ºC) Solubilidade (gramas/100 g de H 2 O) Cr 2. Tubo A Tubo B Tubo C Tubo D DISCIPLINA: Japão DATA: 30/08/17 Atividas Japão 01 - No gráfico, os pontos assinalados representam soluções um mesmo soluto De sua análise, po-se afirmar que as soluções saturadas com presença precipitado

Leia mais

CQ110 : Princípios de FQ

CQ110 : Princípios de FQ CQ 110 Princípios de Físico Química Curso: Farmácia 1º semestre de 2011 Quartas / Quintas: 9:30 11:30 Prof. Dr. Marcio Vidotti www.quimica.ufpr.br/mvidotti mvidotti@ufpr.br criação de modelos CQ110 : Princípios

Leia mais

Ficha Informativa n.º 2 Tipos de Reações Químicas

Ficha Informativa n.º 2 Tipos de Reações Químicas FÍSICO-QUÍMICA 8º ANO DE ESCOLARIDADE Ficha Informativa n.º 2 Tipos de Reações Químicas Nome: Data: / /20 INTRODUÇÃO TEÓRICA Reações Químicas Nas reações químicas, uma ou várias substâncias iniciais (reagentes)

Leia mais

Expressões físicas de concentração CAPÍTULO 5

Expressões físicas de concentração CAPÍTULO 5 Expressões físicas de concentração CAPÍTULO 5 soluções Soluções são misturas homogêneas. Podem ser sólidas, líquidas ou gasosas. Exemplos Soluções sólidas Ouro 18 quilates 75% de ouro e 25 % de cobre Bronze

Leia mais

ATIVIDADES DE ESTUDO. Camadas da Terra

ATIVIDADES DE ESTUDO. Camadas da Terra Atividade de Ciências 4º ano Nome: ATIVIDADES DE ESTUDO Camadas da Terra O que é importante saber: A crosta é a camada mais fina. É nela que se desenvolve a vida do nosso planeta: plantas, animais, microorganismos.

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 ALUNO (A): TURMA: VALOR: 12,0 Nota: INSTRUÇÕES: Todas as questões devem ser respondidas a CANETA. 1- Um único cristal de um sólido é adicionado a um béquer contendo

Leia mais

Propriedades da Matéria Capítulo 2

Propriedades da Matéria Capítulo 2 Propriedades da Matéria Capítulo 2 Propriedades que definem a matéria Físicas: temperatura de fusão, temperatura de ebulição, solubilidade e densidade. Químicas: relacionadas com as transformações que

Leia mais

2ª SÉRIE roteiro 1 SOLUÇÕES

2ª SÉRIE roteiro 1 SOLUÇÕES 2ª SÉRIE roteiro 1 SOLUÇÕES 1.1) Os íons Íons são elementos químicos que possuem carga elétrica resultante, positiva ou negativa. O íon positivo é denominado cátion (Na +1, Ca +2...). O íon negativo é

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK Substância Pura: Um único tipo de substância Simples: formada por átomos de um único elemento. Composta: formada por átomos de mais de um elemento.

Leia mais

Substâncias e Misturas

Substâncias e Misturas ESTADO DE SANTA CATARINA EEB DR JORGE LACERDA Substâncias e Misturas Profª Luiza P. R. Martins Química 1º ano Estados físicos (de agregação) da matéria Vapor Características microscópicas 2 Ebulição, Vaporização

Leia mais

Profª Luiza P. R. Martins EEB Presidente Médici

Profª Luiza P. R. Martins EEB Presidente Médici Profª Luiza P. R. Martins EEB Presidente Médici Slides podem ser baixados no site perfumesequimica.wordpress.com 2 Algumas perguntas... Por que a água ferve a 71 C no Monte Everest? Por que o sal ou o

Leia mais

Trabalho de Recuperação

Trabalho de Recuperação Curso: ENSINO FUNDAMENTAL II Trabalho de Recuperação Foco, Força e Fé Turma: Data: / /2019 Valor: 12,0 Nota: 6º Ano A ( ) B ( ) Disciplina: CIÊNCIAS Professor(a): NIZE G. CHAGAS PAVINATO Nome do Aluno

Leia mais