Condições para que ocorra a queima dos combustíveis Volatilidade de líquidos Pressão de vapor

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Condições para que ocorra a queima dos combustíveis Volatilidade de líquidos Pressão de vapor"

Transcrição

1 COMBUSTÍVEIS GASOSOS Figura 1 Líquidos inflamáveis Fonte: Poseidon CONTEÚDO Condições para que ocorra a queima dos combustíveis Volatilidade de líquidos Pressão de vapor AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Por que combustíveis gasosos queimam mais rapidamente? Para ocorrer a queima (reação de combustão), é preciso que o calor, as partículas do combustível e o gás oxigênio estejam juntos. A queima ocorre quando os combustíveis estão na fase gasosa, pois as moléculas estão mais livres, e as partículas de oxigênio e do combustível encontram-se com mais frequência. Portanto, no caso dos combustíveis líquidos, é preciso, primeiro, vaporizá-los, fazendo com que as moléculas do líquido passem para a fase gasosa. Isso requer energia, porque as moléculas no líquido estão ligadas, ou melhor, estão fortemente atraídas umas com as outras.

2 Forças entre as partículas nos líquidos e gases No sólido as partículas estão fortemente ligadas, assim, não há mobilidade entre elas. No líquido, as partículas estão mais soltas e elas se movimentam e, no gás, praticamente não há atração entre elas. Na figura, as setas representam a ideia do movimento e interação entre as moléculas. Figura 2 Organização das partículas nos três estados físicos Fonte: Fundação Bradesco Como essa ligação, ou interação, entre as partículas pode ser vencida? Quando se aquece um líquido, as partículas que o compõem passam a vibrar com intensidade, quanto maior o aquecimento, maior é a vibração das moléculas. Com essa vibração, as moléculas adquirem cada vez mais energia e conseguem vencer a força de atração que liga as moléculas. As partículas vão se movimentando até ficarem totalmente soltas e movimentando livremente no estado gasoso. Figura 3 Transformação do estado líquido para o gasoso Fonte: Fundação Bradesco

3 Mesmo que as moléculas estejam ligadas em um líquido, elas se movimentam um pouco, mas muito menos que em um gás. Esse movimento é maior, quanto maior for a energia delas, ou seja, quanto mais alta for a temperatura. Logo, aquecendo-se o líquido, mais moléculas adquirem energia suficiente para romper a atração com as outras moléculas, passando para o estado gasoso. Por que alguns combustíveis pegam fogo mais facilmente do que outros? Combustíveis diferentes são formados de partículas diferentes. Para pegar fogo, as partículas do combustível devem interagir com as moléculas do oxigênio na presença de calor. Se as partículas do combustível são diferentes, cada tipo de combustível vai precisar de uma quantidade diferente de calor para interagir com o oxigênio. Fornecido o calor necessário para um tipo de combustível e havendo oxigênio, o combustível pega fogo. Para pôr fogo na gasolina, basta a chama de um palito de fósforo, mas essa chama não queima a grafite do lápis. Isso ocorre porque as partículas que formam a gasolina são diferentes das partículas que formam a grafite. Todo combustível, para pegar fogo, deve ser aquecido até liberar certa quantidade de vapores, suficiente para interagir com o oxigênio. Essa quantidade depende do tipo de moléculas que formam o combustível. O vapor liberado pode ser da substância (combustível) que estava no estado sólido ou líquido, ou de substâncias que se formam quando se aquece um combustível. Por exemplo, quando se aquece álcool líquido, formam-se vapores de álcool. Quando se aquece a madeira, saem dela substâncias no estado gasoso formadas pela decomposição da madeira. Pelo aquecimento, pode-se obter o metanol, que é a substância que sofrerá a combustão. Acontece um fenômeno semelhante quando se queima o carvão. Pelo aquecimento, há desprendimento de substâncias voláteis 1 que se queimam. Por que o álcool é mais volátil que a água? Vamos supor um líquido, por exemplo, o álcool, que também é uma substância formada por moléculas. Essas moléculas são formadas de átomos de carbono (C), hidrogênio (H) e 1 Volátil: substância que se transforma no estado gasoso em condições de pressão e temperatura ambientes.

4 oxigênio (O), que estão todos ligados. Vamos compará-lo com a água, cuja molécula é formada de átomos de hidrogênio (H) e oxigênio (O), também todos ligados. Figura 4 Fórmula estrutural do etanol (álcool comum) e da água Fonte: Fundação Bradesco Sabemos que uma gota de álcool pingada numa superfície qualquer desaparece mais depressa que uma gota de água. Imagine, em recipientes separados e fechados, o etanol (álcool comum) e a água. As substâncias são formadas por tipos de átomos diferentes e o que acontece, é que as moléculas de álcool estão mais fracamente ligadas que as moléculas de água. Assim como existem ímãs mais fortes e mais fracos, a força de atração entre algumas moléculas é maior que entre outras. Então, em uma determinada temperatura, mais moléculas de álcool têm energia suficiente para vencer a energia de ligação, liberando-se das outras moléculas e passando para a fase gasosa. Na água, à mesma temperatura, menos moléculas têm energia para vencer a energia de ligação. Por isso, a água é menos volátil. Ao escaparem do líquido, as moléculas ficam no espaço acima da superfície e vão vencer uma pressão, como todo gás ou vapor. A pressão exercida por esses vapores é chamada pressão de vapor. Pressão de vapor e temperatura Imagine um copo contendo um líquido volátil. O vapor desse líquido não escapa, porque o copo está fechado por uma tampa, como mostra a figura.

5 Figura 5 Equilíbrio líquido-vapor Fonte: Intituto de Química, USP As moléculas vão escapando do líquido e se movimentam constantemente, e podem se chocar novamente com a superfície da tampa e, assim, voltar para o estado líquido. Se a temperatura for mantida inalterada e o copo com líquido for mantido tampado, vai chegar um momento em que o número de moléculas que escapa do líquido será igual ao número de moléculas que volta para o líquido. Forma-se, então, um equilíbrio líquido-vapor. Como o número de moléculas na fase de vapor fica constante, a pressão não muda, ou seja, a pressão não aumenta mais. Quando a temperatura do líquido torna-se maior, aumenta a energia das moléculas. Assim, o número de moléculas que pode escapar da fase líquida para a fase gasosa aumenta. Logo, a pressão de vapor cresce com o aumento da temperatura.

6 Figura 6 Recipientes com o mesmo líquido, com temperaturas diferentes Fonte: Instituto de Química, USP Conclusão O combustível que tiver uma maior pressão de vapor, terá também um maior número de moléculas na fase de vapor e, então, pegará fogo mais facilmente. Essa substância será mais inflamável. A pressão de vapor depende da força de atração entre as moléculas e da temperatura. Portanto, uma mesma substância pode ter pressões de vapor diferentes, dependendo da temperatura. Líquidos diferentes têm diferentes pressões de vapor. Os sólidos também têm pressão de vapor. Nos sólidos, a força de atração entre as moléculas é maior do que nos líquidos; por isso, em geral, a pressão de vapor de um sólido é menor do que a pressão de vapor de um líquido. No ponto de fulgor, há um número suficiente de moléculas do combustível em fase gasosa para a combustão ocorrer. Como um líquido inflamável pega fogo, se ele não está no estado gasoso? No líquido, as moléculas estão ligadas por forças de atração. Para queimar um líquido inflamável, é preciso que algumas de suas moléculas passem para o estado de vapor. Para vaporizar o líquido, é necessário fornecer-lhe uma energia maior que essa força de ligação,

7 que mantém as moléculas unidas. Essa energia pode ser fornecida aumentando-se a temperatura do líquido. Cada tipo de combustível precisa de uma quantidade diferente de energia para interagir com o oxigênio, porque combustíveis diferentes são formados por partículas diferentes. Por isso, a força que mantém as moléculas unidas não é a mesma. ATIVIDADES 1. Explique com as suas palavras, o que significa dizer que um líquido é volátil? 2. Explique como os combustíveis líquidos queimam. 3. Escolha as palavras do quadro e complete os espaços em branco, dando sentido correto as afirmações sobre os combustíveis. a) O combustível mais vaporiza-se mais rapidamente, sofrendo a queima. b) Para ocorrer a queima do combustível líquido, é necessário primeiramente, o líquido, ou seja, transformá-lo no estado.

8 c) Quanto maior o fornecido ao líquido, mais as moléculas passam a, rompendo as interações entre elas. d) Quanto a interação entre as partículas, volátil é a substância. e) A pressão de vapor de um líquido é com a diminuição da temperatura. 4. Sobre a pressão de vapor de um líquido assinale as afirmações corretas. a) A pressão de vapor de líquidos iguais pode ser diferente, pois essa propriedade depende da temperatura. b) Em um sistema fechado, quanto maior a temperatura, menor a pressão de vapor exercida pelos vapores. c) Nas mesmas condições de pressão e temperatura, o líquido mais volátil apresenta maior pressão de vapor. d) Quanto menor a força de interação entre as partículas, maior a pressão de vapor exercida pelos vapores sobre o líquido. 5. A acetona apresenta temperatura de ebulição igual a 56 C, e a da água é 100 C. Considerando esses dados, qual dos dois líquidos é mais volátil? Justifique a sua resposta. 6. Não deixe de realizar a experiência que está sugerida em Indicações. Vale a pena você fazer para observar a diferença de volatilidade entre os dois líquidos.

9 LEITURA COMPLEMENTAR O que é explosão? É uma reação de combustão (queima) muito rápida. A combustão é resultado da interação rápida das moléculas do oxigênio com as moléculas do combustível. Se essa reação for muito rápida, pode acontecer uma explosão (mal a reação começa, ela já termina). O perigo de explosão é maior quando o combustível é um gás ou um líquido volátil, porque no estado gasoso, as partículas estão livres e se movimentam mais rapidamente. Vazamento de gás pode causar explosão Isso ocorre porque as partículas do gás vão se espalhando muito rapidamente e misturando-se com as do oxigênio do ar. Se a sala é pequena ou tem pouca ventilação, a quantidade de partículas aumenta depressa e não dá tempo delas saírem. Dizemos que a concentração do gás aumenta, ou seja, aumenta a proporção de moléculas de gás no ar. Qualquer fonte de calor como, por exemplo, a chama de um fósforo ou uma faísca elétrica, pode provocar interação muito rápida entre as moléculas do gás e as moléculas do oxigênio, resultando numa explosão. INDICAÇÕES Para você observar o comportamento de líquidos voláteis, faça a experiência Fórmula 1 da evaporação uma corrida entre líquidos. As orientações e discussões sobre o que você observará na experiência, está disponível no Portal EJ@, na Biblioteca Digital. Acesse a área de CN ou CNII e acesso as Indicações Experiências, clique em Fórmula 1 da evaporação.

10 O link de acesso está disponível em: /DispForm.aspx?ID=5&Source= /experiencias/lists/experiencias/cienciasnaturezaii.aspx REFERÊNCIAS ISUYAMA Reiko. Curso de Capacitação de professores de Química da Secretaria do Estado de São Paulo. Instituto de Química, USP MATEUS Alfredo Luís. Fórmula 1 da evaporação. Química na cabeça. Belo Horizonte: Editora UFMG, POSEIDON. Líquidos inflamáveis. Disponível em: < Acesso em: 4 mar h45min.

11 GABARITO 1. Um líquido volátil é aquele que vaporiza facilmente, ou seja, como as interações entre as partículas são fracas, o líquido se transforma com facilidade do estado líquido para o gasoso. 2. Na reação de combustão, são os vapores do combustível que queimam. Assim, para o caso dos combustíveis líquidos, é necessário primeiramente, que o líquido vaporize, o seja, é preciso transformar o combustível líquido em gás. 3. Seguem as afirmações com os espaços preenchidos: a) O combustível mais volátil vaporiza-se mais rapidamente, sofrendo a queima. b) Para ocorrer a queima do combustível líquido, é necessário primeiramente, vaporizar o líquido, ou seja, transformá-lo no estado gasoso. c) Quanto maior o calor fornecido ao líquido, mais as moléculas passam a vibrar, rompendo as interações entre elas. d) Quanto maior a interação entre as partículas, menos volátil é a substância. e) A pressão de vapor de um líquido é menor com a diminuição da temperatura. 4. A afirmação b é falsa. Conforme aumenta a temperatura, mais as partículas do combustível passam a vibrar, diminuindo a interação entre as moléculas. Quanto maior a temperatura, mais vapor se forma, portanto maior será a pressão de vapor exercida pelos vapores sobre o líquido. 5. A acetona é a substância mais volátil, porque apresenta menor temperatura de ebulição e pode ser, mais facilmente tranfomada no estado gasoso em relação a água. 6. Os comentários e discussões estão nas orientações para a experiência.

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA - 1998 QUESTÃO 01 Uma mistura de hidrogênio, H 2 (g), e oxigênio, O 2 (g), reage, num recipiente hermeticamente fechado, em alta temperatura e em presença de um catalisador, produzindo

Leia mais

DDS Tipos de Incêndios Responsabilidades sobre os Equipamentos de Proteção Individual

DDS Tipos de Incêndios Responsabilidades sobre os Equipamentos de Proteção Individual DDS Tipos de Incêndios Responsabilidades sobre os Equipamentos de Proteção Individual Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação

Leia mais

Resolução de Questões de Provas Específicas de Química (Aula 7)

Resolução de Questões de Provas Específicas de Química (Aula 7) Resolução de Questões de Provas Específicas de Química (Aula 7) Resolução de Questões de Provas Específicas (Aula 7) 1. (UECE) A tabela periódica já era objeto das preocupações dos antigos químicos a partir

Leia mais

Figura 1 Reação química Fonte: SUWIT NGAOKAEW/Shutterstock.com

Figura 1 Reação química Fonte: SUWIT NGAOKAEW/Shutterstock.com REAÇÕES QUÍMICAS Figura 1 Reação química Fonte: SUWIT NGAOKAEW/Shutterstock.com CONTEÚDOS Conceito de reação química Representação de uma reação química - Equação química AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS No

Leia mais

Atividade complementar de Química. Como identificar o estado físico de uma substância?

Atividade complementar de Química. Como identificar o estado físico de uma substância? Atividade complementar de Química Como identificar o estado físico de uma substância? Educação de Jovens e Adultos Neste material será revisado os estados físicos da matéria e como é possível identificar

Leia mais

Gabarito das Questões

Gabarito das Questões II OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA 19 DE MAIO DE 2007 Gabarito das Questões Para cada questão de 1 a 5, marque com um X a alternativa correta e justifique porque as outras duas estão erradas. QUESTÃO 1 a)

Leia mais

DIAGRAMA DE FASES. 4) (ITA) Considere as seguintes afirmações relativas aos sistemas descritos a seguir, sob

DIAGRAMA DE FASES. 4) (ITA) Considere as seguintes afirmações relativas aos sistemas descritos a seguir, sob DIAGRAMA DE FASES 1) O gráfico abaixo apresenta a variação das pressões de vapor do sulfeto de carbono, metanol, etanol e água em função da temperatura. De acordo com o gráfico, assinale a afirmativa INCORRETA.

Leia mais

Proteção e combate a incêndio

Proteção e combate a incêndio Proteção e combate a incêndio Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor devido à combustão

Leia mais

Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas ; Caderno 2 páginas Exercícios

Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas ; Caderno 2 páginas Exercícios Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas 244-257; Caderno 2 páginas 258-280. Exercícios 1. As substâncias podem ser encontradas em três estados físicos, sólido, líquido

Leia mais

Química Aplicada. QAP0001 Licenciatura em Química Prof a. Dr a. Carla Dalmolin

Química Aplicada. QAP0001 Licenciatura em Química Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Química Aplicada QAP0001 Licenciatura em Química Prof a. Dr a. Carla Dalmolin carla.dalmolin@udesc.br carla.dalmolin@gmail.com Combustíveis Reações de Combustão Reação química entre uma substância (combustível)

Leia mais

Figura 1 Reação de combustão Fonte: Alunos online

Figura 1 Reação de combustão Fonte: Alunos online O FOGO E A REAÇÃO DE COMBUSTÃO Figura 1 Reação de combustão Fonte: Alunos online CONTEÚDOS A importância do domínio do fogo pelo homem Triângulo do fogo Energia de ligação Energia de ativação Diferentes

Leia mais

Equilíbrio Físico. Equilíbrio físico estado no qual duas ou mais fases de uma substância coexistem sem uma tendência a mudança.

Equilíbrio Físico. Equilíbrio físico estado no qual duas ou mais fases de uma substância coexistem sem uma tendência a mudança. Equilíbrio Físico Equilíbrio físico estado no qual duas ou mais fases de uma substância coexistem sem uma tendência a mudança. FASES E TRANSIÇÕES DE FASES SOLUBILIDADE PROPRIEDADES COLIGATIVAS MISTURAS

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE QUÍMICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 07/05/2018 Nota: Professor(a): Taynara e Paulo Fernando Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

Aula 6. Forças Intermoleculares

Aula 6. Forças Intermoleculares ACH5521 - Química Geral Aula 6. Forças Intermoleculares Profa Káthia M. Honório (kmhonorio@usp.br) Quais são as forças envolvidas em cada caso? Questões Por que a água é encontrada na forma líquida e não

Leia mais

Estados físicos da matéria. Estado Sólido. Estado Líquido

Estados físicos da matéria. Estado Sólido. Estado Líquido Estados físicos da matéria A matéria é composta por pequenas partículas e, de acordo com o maior ou menor grau de agregação entre elas, pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Química Ano: 1 o Ensino Médio Professora: Karine R. de Almeida

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Química Ano: 1 o Ensino Médio Professora: Karine R. de Almeida Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ano: 1 o Ensino Médio Professora: Karine R. de Almeida Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2019 QUESTÃO 1 (KRA-2019) Aluno(a): N o : Turma: ATIVIDADES

Leia mais

NOME: ANO: 2º ENSINO: MÉDIO TURMA: DATA: / / PROF(ª).: Luciano Raposo Freitas EXERCÍCIOS TERMOQUÍMICA QUÍMICA II (2º BIM)

NOME: ANO: 2º ENSINO: MÉDIO TURMA: DATA: / / PROF(ª).: Luciano Raposo Freitas EXERCÍCIOS TERMOQUÍMICA QUÍMICA II (2º BIM) NOME: ANO: 2º ENSINO: MÉDIO TURMA: DATA: / / PROF(ª).: Luciano Raposo Freitas EXERCÍCIOS TERMOQUÍMICA QUÍMICA II (2º BIM) 1. Nos motores de explosão existentes hoje em dia utiliza-se uma mistura de gasolina

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. A tabela

Leia mais

NOME TURMA ANO NÚMERO

NOME TURMA ANO NÚMERO 1.5.2. Regras de reconhecimento e de realização: Questionário a alunos do 2º Ciclo do EB (1º momento) 1 (1993) NOME TURMA ANO NÚMERO Resolução de QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS problemas - 1 Momento Situação

Leia mais

IEE ASSIS BRASIL- QUÍMICA 3º ANO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

IEE ASSIS BRASIL- QUÍMICA 3º ANO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO IEE ASSIS BRASIL- QUÍMICA 3º ANO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO - 2015 Química Orgânica estudo dos compostos do carbono com propriedades específicas. 1 O átomo de carbono é considerado especial pela sua capacidade

Leia mais

PROMILITARES 09/08/2018 QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo ASPECTOS MACROSCÓPICOS

PROMILITARES 09/08/2018 QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo ASPECTOS MACROSCÓPICOS QUÍMICA Professora Caroline Azevedo ASPECTOS MACROSCÓPICOS Conteúdos abordados na aula de hoje: 1. Matéria, corpo e objeto; 2. Energias; 3. Fenômenos; 4. Classificação da matéria. Matéria e suas transformações

Leia mais

Propriedades e Usos dos Materiais

Propriedades e Usos dos Materiais Propriedades e Usos dos Materiais Propriedades e Usos dos Materiais 1. O rótulo de uma lata de desodorante em aerosol apresenta, entre outras, as seguintes principal razão dessa advertência é: a) O aumento

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA Promover transformações químicas; Produzir novas substâncias; Descobrir novos elementos; Melhorar a qualidade de vida das pesso

IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA Promover transformações químicas; Produzir novas substâncias; Descobrir novos elementos; Melhorar a qualidade de vida das pesso REVISÃO DE QUÍMICA QUÍMICA A e B 1ª SÉRIES PROFESSORA CIBELI TAQUES IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA Promover transformações químicas; Produzir novas substâncias; Descobrir novos elementos; Melhorar a qualidade

Leia mais

Estado Físico Características Macroscópicas Características Microscópicas

Estado Físico Características Macroscópicas Características Microscópicas Sistemas materiais Estados de agregação Estado Físico Características Macroscópicas Características Microscópicas Sólido forma e volume constantes. partículas com arranjo característico; formam estruturas

Leia mais

02- Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?

02- Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida? PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Massa, extensão

Leia mais

Transformações físicas e químicas

Transformações físicas e químicas Gabaritos Professores: Alinne Borges Tiago Albuquerque Sandro Sobreira Josiane Reação química Pesquise Momento Sheldon Exercícios Transformações físicas e químicas Vídeos Leis de Lavoisier e Proust Transformações

Leia mais

b) Quando dissolvido em água, o CO causa diminuição do ph da mesma. Escreva a equação da dissociaçãao do ácido responsável pelo fenômeno.

b) Quando dissolvido em água, o CO causa diminuição do ph da mesma. Escreva a equação da dissociaçãao do ácido responsável pelo fenômeno. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO A produção de energia nas usinas de Angra 1 e Angra 2 é baseada na fissão nuclear de átomos de urânio radioativo U. O urânio é obtido a partir de jazidas minerais, na região

Leia mais

Lista de exercícios Termoquímica

Lista de exercícios Termoquímica Lista de exercícios Termoquímica Ludmila Ferreira, Miguel Almeida e Eliane de Sá Cavalcante Problema 1 (ITA - 2008) Assinale a opção ERRADA que apresenta (em kj/mol) a entalpia de formação ( H f ) da substância

Leia mais

OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA Observe a história: Responda: 1) Quais foram as transformações que ocorreram na água no decorrer da história?

OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA Observe a história: Responda: 1) Quais foram as transformações que ocorreram na água no decorrer da história? 2 - AS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA A matéria pode passar por diversas transformações. Essas transformações podem ser físicas ou químicas. > Alterações físicas caracterizam-se por não ocorrer mudanças na

Leia mais

com o oxigênio, formando o trióxido de enxofre (SO 3 ), e deste com a água, resultando no H 2

com o oxigênio, formando o trióxido de enxofre (SO 3 ), e deste com a água, resultando no H 2 11 Em 2004 iniciou-se, no Brasil, a exploração de uma importante jazida de minério de cobre. Nestes minérios, o metal é normalmente encontrado na forma de sulfetos, como o CuS, e para sua obtenção o minério

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II - QUÍMICA

ENSINO FUNDAMENTAL II - QUÍMICA ENSINO FUNDAMENTAL II - QUÍMICA PROFESSOR(A): KLICIA REGATEIRO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 8º ANO TURMA: TURNO: / /2019 Unidade 1 Os materiais outras. Essa organização está relacionada as propriedades da matéria

Leia mais

PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA

PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA ORGÂNICA 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - PARTE 2 ============================================================================================= Termoquímica

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA SEGUNDA ETAPA DO VESTIBULAR 99 DA UFMG

PROVA DE QUÍMICA SEGUNDA ETAPA DO VESTIBULAR 99 DA UFMG PROVA DE QUÍMICA SEGUNDA ETAPA DO VESTIBULAR 99 DA UFMG QUESTÃO 01 A queima do enxofre produz um dos seus óxidos, SO 2 (g) ou SO 3 (g). A identificação de qual dos dois é, realmente, produzido pode ser

Leia mais

CAPÍTULO 09 COMBATE A INCÊNDIO

CAPÍTULO 09 COMBATE A INCÊNDIO CAPÍTULO 09 COMBATE A INCÊNDIO Tirando-se um dos elementos desse triângulo a combustão será eliminada. Assim, para combatermos um incêndio, temos três (3) regras básicas: A remoção do material combustível

Leia mais

Aula 15 15/mai Rafael

Aula 15 15/mai Rafael Aula 15 15/mai Rafael Em condições ambientes, compostos iônicos são sólidos devido à forte atração entre seus cátions e ânions. Metais são quase todos sólidos devido à ligação metálica. Já os compostos

Leia mais

COMBUSTÃO COMBUSTÍVEL + COMBURENTE (O2)

COMBUSTÃO COMBUSTÍVEL + COMBURENTE (O2) SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 3º TURMA(S):

Leia mais

XI OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA EXAME 2016

XI OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA EXAME 2016 XI LIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA EXAME 2016 DATA DA PRVA: 06/08/2016 DATA DA PUBLICAÇÃ D GABARIT: 05/09/2016 GABARIT Questões discursivas Questão 01 (Peso 1) Use o modelo atômico de Bohr para responder o

Leia mais

Semana 09. A queima do carvão é representada pela equação química:

Semana 09. A queima do carvão é representada pela equação química: . (Enem 6) O benzeno, um importante solvente para a indústria química, é obtido industrialmente pela destilação do petróleo. Contudo, também pode ser sintetizado pela trimerização do acetileno catalisada

Leia mais

Lista de execícios- Petróleo

Lista de execícios- Petróleo TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: O debate sobre a reserva de petróleo da camada pré-sal é um dos temas polêmicos neste segundo semestre de 2008, já que envolve política e economia. No início de setembro,

Leia mais

XIII Olimpíada Baiana de Química Exame 2018

XIII Olimpíada Baiana de Química Exame 2018 GABARITO Questões discursivas Data da aplicação da prova: 04/08/2018 Data da publicação do gabarito: 05/10/2018 Questão 01 (Peso 3) Uma fita de magnésio com dimensão de 2,0 cm foi aquecida em uma chama

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba Lista de Exercícios Termodinâmica Curso: Data: / / Nome: Turma: Disciplina: Química (QB70D) - Profª Loraine 1. Defina:

Leia mais

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação:

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação: 3ª Série / Vestibular 01. I _ 2SO 2(g) + O 2(g) 2SO 3(g) II _ SO 3(g) + H 2O(l) H 2SO 4(ag) As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar

Leia mais

SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS

SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS Química Professora: Danielle Átomos & Moléculas H + H H H H + H + O O H H Átomos Moléculas Sistemas Materiais Substância Pura Mistura Simples Composta Homogênea Heterogênea

Leia mais

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 ENSINO FUNDAMENTAL 9. o ano - FASE 2 INSTRUÇÕES: 1. A prova consta de 3 questões discursivas (5 pontos cada) e de 17 questões objetivas (1 ponto cada),

Leia mais

Atividade complementar de Química. Quando uma substância muda de estado físico?

Atividade complementar de Química. Quando uma substância muda de estado físico? Atividade complementar de Química Quando uma substância muda de estado físico? Educação de Jovens e Adultos Se uma criança lhe perguntar por que ao guardar água líquida no freezer ela congela, após algumas

Leia mais

Atividade complementar de Química. Transformações físicas - Mudanças de estados físicos

Atividade complementar de Química. Transformações físicas - Mudanças de estados físicos Atividade complementar de Química Transformações físicas - Mudanças de estados físicos Educação de Jovens e Adultos Neste material serão revisadas as mudanças de estados físicos da matéria, relacionando-as

Leia mais

1. Algumas Propriedades dos Líquidos

1. Algumas Propriedades dos Líquidos 1. Algumas Propriedades dos Líquidos 1.1 Viscosidade Alguns líquidos, como o melaço e o óleo de motor, fluem lentamente; enquanto que outros, como a água e a gasolina, fluem rapidamente. A resistência

Leia mais

FUVEST ª Fase (Questões 1 a 7)

FUVEST ª Fase (Questões 1 a 7) 1ª Fase (Questões 1 a 7) Provas de Vestibular 1. O ácido gama-hidroxibutírico é utilizado no tratamento do alcoolismo. Esse ácido pode ser obtido a partir da gamabutirolactona, conforme a representação

Leia mais

Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Química

Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Química Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Química 26. Alternativa (B) Somente os fenômenos químicos constituem uma Reação Química, portanto: I fenômeno físico. II fenômeno químico III fenômeno físico

Leia mais

Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas:

Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas: Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas: Resposta da questão 1: a) Cromo (Cr), manganês (Mn), alumínio ( (A l ) ) e Ferro (Fe). b) A distribuição: 2 2 6 2 6 2 5 1s 2s

Leia mais

QUÍMICA 2ª SÉRIE EM TAREFA DA SEMANA DE 06 DE MAIO A 12 DE MAIO 8ª SEMANA

QUÍMICA 2ª SÉRIE EM TAREFA DA SEMANA DE 06 DE MAIO A 12 DE MAIO 8ª SEMANA QUÍMICA 2ª SÉRIE EM TAREFA DA SEMANA DE 06 DE MAIO A 12 DE MAIO 8ª SEMANA 1. (G1 - utfpr) Os cinco desenhos a seguir representam frascos contendo água líquida abaixo da linha horizontal Assinale a alternativa

Leia mais

SOS QUÍMICA - O SITE DO PROFESSOR SAUL SANTANA.

SOS QUÍMICA - O SITE DO PROFESSOR SAUL SANTANA. SOS QUÍMICA - O SITE DO PROFESSOR SAUL SANTANA. QUESTÕES LISTA DE EXERCÍCIOS Cinética Química. 1) A tabela abaixo mostra a variação da massa de peróxido de hidrogênio que ocorre na reação de decomposição

Leia mais

A MATÉRIA. O que é matéria? MATÉRIA: tudo que tem massa e ocupa espaço, isto é, volume.

A MATÉRIA. O que é matéria? MATÉRIA: tudo que tem massa e ocupa espaço, isto é, volume. Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 16/ 03/2017 Tema da aula: A Matéria e suas Propriedades A MATÉRIA O que é matéria? MATÉRIA: tudo que tem massa e ocupa espaço, isto é, volume. - Massa e volume

Leia mais

COMBUSTÍVEIS E COMBUSTÃO

COMBUSTÍVEIS E COMBUSTÃO COMBUSTÍVEIS E COMBUSTÃO PROF. RAMÓN SILVA Engenharia de Energia Dourados MS - 2013 INFLAMABILIDADE DEFINIÇÃO O significado de limite de inflamabilidade é o seguinte: se um dado conjunto de condições permite

Leia mais

QUÍMICA Cinética Química Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador - Parte 2 Prof ª.

QUÍMICA Cinética Química Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador - Parte 2 Prof ª. QUÍMICA Cinética Química Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador - Parte 2 Prof ª. Giselle Blois Vamos entender como ocorrem as reações químicas... Primeiramente

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Ciências 9 o ano Unidade 1 5 Unidade 1 Nome: Data: 1. Qual é a importância do Sistema Internacional de Unidades (SI)? 2. O que diferencia as propriedades gerais e específicas

Leia mais

A Ciência Central. David P. White

A Ciência Central. David P. White QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 11 Forças intermoleculares, líquidos e sólidos David P. White Uma comparação entre líquidos e sólidos As propriedades físicas das substâncias entendidas em

Leia mais

Higiene e Segurança do Trabalho

Higiene e Segurança do Trabalho Higiene e Segurança do Trabalho Curso Técnico em Mecânica Professor: Igor Corazza Pereira Definições: Sob o ponto de vista legal da periculosidade a definição valida é a dada pela NR 20, onde o ponto de

Leia mais

02)Numa reação endotérmica, há [1] de calor, a entalpia final (produtos) é [2] que a entalpia inicial (reagentes) e a

02)Numa reação endotérmica, há [1] de calor, a entalpia final (produtos) é [2] que a entalpia inicial (reagentes) e a 01)Numa reação exotérmica, há [1] de calor, a entalpia final (produtos) é [2] que a entalpia inicial (reagentes) e a variação de entalpia é [3] que zero. Completa-se corretamente essa frase substituindo-se

Leia mais

Aula 14 Cinética Química

Aula 14 Cinética Química Aula 14 Cinética Química Cinética química é a parte da físico-química que estuda a velocidade (rapidez) de uma reação química, bem como quais fatores que a influenciam. No nosso dia-a-dia em vários momentos

Leia mais

Extintor de pó químico

Extintor de pó químico Tipos de extintores Extintor de pó químico O agente extintor é o bicarbonato de sódio ou bicarbonato de potássio; A extinção do incêndio acontece pela formação de uma nuvem de pó sobre a chama que exclui

Leia mais

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA - 1999 QUESTÃO 46 Um limão foi espremido num copo contendo água e as sementes ficaram no fundo do recipiente. A seguir, foi adicionado ao sistema um pouco de açúcar, que se dissolveu

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM CALORIMETRIA TEMPERATURA Todo corpo que esteja a uma temperatura acima do zero absoluto é constituído de partículas

Leia mais

MUDANÇA DE ESTADO ROMPIMENTO DE FORÇAS INTERMOLECULARES

MUDANÇA DE ESTADO ROMPIMENTO DE FORÇAS INTERMOLECULARES MUDANÇA DE ESTADO ROMPIMENTO DE FORÇAS INTERMOLECULARES DEFORMAÇÃO DA NUVEM ELETRÔNICA EFEITO COLISÃO = CHOQUE ///// EFEITO INDUÇÃO = VARIAÇÃO ELÉTRICA DIPOLO INDUZIDO FORÇAS DE LONDON ///// DIPOLO INSTANTÂNEO

Leia mais

Forças intermoleculares

Forças intermoleculares Forças intermoleculares Ligação de hidrogênio Forças intermoleculares Ligação de hidrogênio Forças intermoleculares Ligação de hidrogênio As ligações de hidrogênio são responsáveis pela: Flutuação do gelo

Leia mais

1º trimestre Sala de estudos Ciências Data: março/2017 Ensino Fundamental 9º ano Classe: Profª. Elisete Nome: nº

1º trimestre Sala de estudos Ciências Data: março/2017 Ensino Fundamental 9º ano Classe: Profª. Elisete Nome: nº . 1º trimestre Sala de estudos Ciências Data: março/2017 Ensino Fundamental 9º ano Classe: Profª. Elisete Nome: nº Conteúdo: Propriedades da matéria; mudanças de estado físico; transformações de unidades..

Leia mais

Teoria do Fogo. É uma reação química (reação de combustão). Logo envolve reagentes e produtos.

Teoria do Fogo. É uma reação química (reação de combustão). Logo envolve reagentes e produtos. Teoria do Fogo É uma reação química (reação de combustão). Logo envolve reagentes e produtos. É totalmente previsível, desde que você entenda o processo, as variáveis envolvidas, etc... O fogo é uma reação

Leia mais

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Disciplina: Ciências Data: 13/12/2017 Prof.: Carolina Maria série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II Exercício para recuperação Final ( X ) Aluno(a): Número: Turma: 1 Leia

Leia mais

Disciplina: Química Goiânia, / / 2014

Disciplina: Química Goiânia, / / 2014 Lista de Exercícios Aluno (a): Nº. Professora: Núbia de Andrade Disciplina: Química Goiânia, / / 2014 Série: 1º ano (Ensino médio) Turma: Química Geral 1. As frases a seguir foram tiradas de livros didáticos

Leia mais

Entropia ou Função S de Clausius

Entropia ou Função S de Clausius Entropia ou Função S de Clausius A entropia ou função S foi introduzida em 1865 por Clausius e é uma grandeza termodinâmica que mede a organização de um sistema. Um sistema organizado apresenta baixa entropia

Leia mais

Termoquímica Pa P rte t 2

Termoquímica Pa P rte t 2 Termoquímica Parte 2 Entalpiasde mudançade de estado físico O calor necessário para mudar o estado físico de uma substância é conhecido como: Entalpia de fusão H fus ; ENDOTÉRMICO Entalpia de vaporização

Leia mais

TERMOQUÍMICA. 1 Fenômenos endotérmicos e exotérmicos

TERMOQUÍMICA. 1 Fenômenos endotérmicos e exotérmicos TERMOQUÍMICA 1 Fenômenos endotérmicos e exotérmicos a) Processos exotérmicos: Ocorrem com liberação de calor. Possuem variação de entalpia ( H) negativa. Ex: Combustão do metano (CH4) CH4 (g) + 2 O2 (g)

Leia mais

QUÍMICA. Soluções e Substâncias Inorgânicas. Propriedades Coligativas: Tonoscopia, Ebulioscopia, Crioscopia e Pressão Osmótica - Parte 1

QUÍMICA. Soluções e Substâncias Inorgânicas. Propriedades Coligativas: Tonoscopia, Ebulioscopia, Crioscopia e Pressão Osmótica - Parte 1 QUÍMICA Soluções e Substâncias Inorgânicas Tonoscopia, Ebulioscopia, Crioscopia e Pressão Osmótica - Parte 1 Prof ª. Giselle Blois * O que acontece com o ponto de ebulição da água se adicionarmos sal de

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE QUÍMICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 10/09/2018 Nota: Professor(a): Taynara e Paulo Fernando Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

Química A Extensivo V. 5

Química A Extensivo V. 5 Química A Extensivo V. 5 Exercícios 01) Respostas: a) f) k) b) g) l) c) h) m) d) i) n) e) j) o) 02) E 03) A 04) 12 05) 60 * A representação dos ângulos de ligação é apenas aproximada. 01. Errada. A molécula

Leia mais

a) Escreva os nomes das substâncias presentes nos frascos A, B e C. A B C

a) Escreva os nomes das substâncias presentes nos frascos A, B e C. A B C PROVA DE QUÍMICA 2ª ETAPA do VESTIBULAR 2006 (cada questão desta prova vale até cinco pontos) Questão 01 Foram encontrados, em um laboratório, três frascos A, B e C, contendo soluções incolores e sem rótulos.

Leia mais

2ª Série do Ensino Médio

2ª Série do Ensino Médio 2ª Série do Ensino Médio 01. A queima de um combustível como a gasolina, ou seja, sua reação com o oxigênio, é bastante exotérmica e, do ponto de vista termodinâmico, é espontânea. Entretanto, essa reação

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA. Tendo em vista as propriedades coligativas dessas soluções, é CORRETO afirmar

PROVA DE QUÍMICA. Tendo em vista as propriedades coligativas dessas soluções, é CORRETO afirmar 17 PROVA DE QUÍMICA Q U E S T Ã O 2 6 Z e X são elementos químicos que apresentam respectivamente 2 e 6 elétrons no nível de valência. A fórmula química resultante da combinação entre átomos dos elementos

Leia mais

Aquecimento de um sistema

Aquecimento de um sistema Aquecimento de um sistema Aquecimento de diferentes quantidades de água Quando se fornece, num dado intervalo de tempo, a mesma quantidade de energia a dois sistemas, A e B, que diferem apenas na sua massa.

Leia mais

Química. 2 ENEM

Química.  2 ENEM 1º AULÃO 2016 1. (Enem/2015) Em um experimento, colocou-se água até a metade da capacidade de um frasco de vidro e, em seguida, adicionaram-se três gotas de solução alcoólica de fenolftaleína. Adicionou-se

Leia mais

Incêndio É quando o fogo se torna um devastador, fugindo do controle humano. Conceito de fogo PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

Incêndio É quando o fogo se torna um devastador, fugindo do controle humano. Conceito de fogo PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO USO DE EXTINTORES Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor

Leia mais

PROPRIEDADES COLIGATIVAS

PROPRIEDADES COLIGATIVAS PROPRIEDADES COLIGATIVAS São propriedades das soluções que dependem do número de partículas (moléculas ou iões) presentes em solução, independentemente da natureza dessas partículas. São propriedades coligativas,

Leia mais

Figura 1 Objetos de metal Fonte: Alunos online

Figura 1 Objetos de metal Fonte: Alunos online METAIS E SUAS PROPRIEDADES Figura 1 Objetos de metal Fonte: Alunos online CONTEÚDO Propriedades dos metais Ligação metálica Densidade AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Propriedades dos metais Os metais apresentam

Leia mais

9 o EF. Jeosafá de P. Lima

9 o EF. Jeosafá de P. Lima 9 o EF QUÍMICA Estudo dirigido Jeosafá de P. Lima Todas 1- A combustão do gás de cozinha (gás butano) é representada pela equação química abaixo: C4H10 + 13 / 2 O2 4 CO2 + 5 H2O O número de substâncias

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof. Ms. George Verçoza

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof. Ms. George Verçoza PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Prof. Ms. George Verçoza Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um ímã. Ex: Ferro e areia.

Leia mais

Um dos componentes do GLP (gás liquefeito do petróleo) é o propano (C3H8). A sua combustão pode ser representada pela seguinte equação química:

Um dos componentes do GLP (gás liquefeito do petróleo) é o propano (C3H8). A sua combustão pode ser representada pela seguinte equação química: Atividade extra Exercício 1 Cecierj 2013 Um dos componentes do GLP (gás liquefeito do petróleo) é o propano (C3H8). A sua combustão pode ser representada pela seguinte equação química: C3H8(ℓ) + 5 O2 6

Leia mais

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 29

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 29 AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 29 9º NO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO OBJETIVO Diversos experimentos, usando principalmente água e materiais de fácil obtenção, são

Leia mais

Resolução UNIFESP 2015

Resolução UNIFESP 2015 Resolução UNIFESP 2015 1-Utilizando o aparato indicado na figura, certo volume de solução aquosa de sulfato de cobre(ii) hidratado foi colocado dentro do béquer. Quando o plugue foi conectado à tomada

Leia mais

Físico-Química I. Profa. Dra. Carla Dalmolin. Termoquímica. Transformações físicas. Transformações químicas

Físico-Química I. Profa. Dra. Carla Dalmolin. Termoquímica. Transformações físicas. Transformações químicas Físico-Química I Profa. Dra. Carla Dalmolin Termoquímica Transformações físicas Transformações químicas Termoquímica Estudo do calor trocado quando ocorrem reações químicas Sistema Sistema Vizinhança Se

Leia mais

Cinética Química. Classe: 2 3 a série. Exercícios Complementares - Recuperação Paralela

Cinética Química. Classe: 2 3 a série. Exercícios Complementares - Recuperação Paralela Ensino Médio Exercícios Complementares - Recuperação Paralela Classe: 2 3 a série QUÍMICA Cinética Química 1) (Ufmg) Uma chama queima metano completamente, na razão de 2L/min, medidos nas CNTP. O calor

Leia mais

Lista de Exercício. 1- Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. Qual o número de fases em cada sistema?

Lista de Exercício. 1- Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. Qual o número de fases em cada sistema? Professor: Cassio Pacheco Disciplina: Química 1 Ano Data de entrega: 07/04/2016 Lista de Exercício 1- Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. Qual o número de fases em cada

Leia mais

Professor: Rodrigo Rocha Monteiro

Professor: Rodrigo Rocha Monteiro Professor: Rodrigo Rocha Monteiro Pressão Máxima de Vapor Definição Vamos imaginar um cilindro munido de um êmbolo totalmente apoiado em um líquido puro contido no seu interior. Se elevarmos o êmbolo,

Leia mais

Lista de Exercícios. Data limite para entrega da lista: 14/09/2018

Lista de Exercícios. Data limite para entrega da lista: 14/09/2018 Lista de Exercícios Nome: n.º Santos, de de 2018. Série: 2.ª Turmas: A, B, C Ensino: Médio Prof. Paulo Henrique (PH) Bimestre: 3.º Data limite para entrega da lista: 14/09/2018 Valor: 4,0(quatro) 1) Por

Leia mais

INTRODUÇÃO À QUÍMICA

INTRODUÇÃO À QUÍMICA INTRODUÇÃO À QUÍMICA O QUE É QUÍMICA? É a ciência que estuda a matéria, suas propriedades, transformações e interações, bem como a energia envolvida nestes processos. QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA? Entender

Leia mais

SIMULADO de QUÍMICA 1 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS

SIMULADO de QUÍMICA 1 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS SIMULADO de QUÍMICA 1 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS 1) Em relação às partículas atômicas, a alternativa falsa é: a) a massa do próton é igual a massa do elétron. b) a massa do elétron é menor que a massa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINONA E MUCURI PROVA DE QUÍMICA Questão 01 Um recipiente de volume desconhecido V contém um gás ideal sob pressão de 760 torr. Uma válvula reguladora é aberta, permitindo

Leia mais