Relativização da Coisa Julgada

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relativização da Coisa Julgada"

Transcrição

1 Relativização da Coisa Julgada Renata Martins Sena Advogada Pós-graduada em Direito Constitucional 1. Introdução Consoante disposto no art. 467, do CPC, a coisa julgada torna indiscutível e imutável a decisão, não mais sujeita a recurso ordinário ou extraordinário. A proteção do referido instituto encontra-se estampada no art. 5º, XXXVI, da Constituição, sendo considerada um dos direitos fundamentais. Inicialmente, é preciso fazer uma distinção entre coisa julgada formal e coisa julgada material. Aquela produz efeitos apenas endoprocessuais, sendo vedada nova discussão da decisão no mesmo processo. Porém, nada impede que a questão seja reavaliada em outra demanda. Nas palavras de Ernane Fidélis a coisa julgada formal decorre simplesmente da impossibilidade de interposição do recurso contra a sentença, ou contra o acórdão que confirmou a sentença, ou extinguiu o processo, não importa tenha havido ou não julgamento da lide, do mérito. Ela é comum a toda e qualquer decisão e referese, exclusivamente ao processo em que foi aquela proferida. 1 A coisa julgada material, por sua vez, apresenta efeitos para além daquele processo, não sendo possível rediscuti-lo (efeito negativo da coisa julgada), estando, o magistrado, vinculado à sua decisão de mérito (efeito positivo da coisa julgada). Segundo Carreira Alvim, imutável a sentença como ato processual (por força da coisa julgada formal), ocorre, em conseqüência, a imutabilidade do conteúdo do ato, cujo comando, nele inserido, torna-se 1 SANTOS, Ernane Fidélis. Manual de Direito Processual Civil. 12 ed. São Paulo: Saraiva, P. 623

2 estável, definido, inatacável, projetando-se além do processo em que foi praticado, não podendo ser desconhecido fora dele. 2 2 Limites subjetivos e objetivos Cumpre analisar, neste ponto o que realmente transitou em julgado, bem como quem será atingido pela imutabilidade da decisão. 2 ALVIM, José Eduardo Carneiro. Teoria Geral do Processo. 11 ed. Rio de Janeiro: Forense, P. 332.

3 O art. 468 do CPC dispõe sobre o alcance da imutabilidade e da indiscutibilidade da sentença transitada em julgado. Assim, não será alcançado pela coisa julgada aquilo que não tiver sido objeto do pedido e do processo. Humberto Theodoro exemplifica: Se o herdeiro legítimo também contemplado em testamento reivindica a herança apenas invocando a disposição testamentária (uma questão) e perde a demanda, não estará inibido pela res iudicata de propor outra ação baseada na vocação hereditária legítima (outra questão, ainda não resolvida). 3 Conforme o exemplo citado, somente aquilo que foi deduzido no processo e, por conseguinte, objeto da ação judicial, será alcançado pela coisa julgada. Os limites objetivos separam, das questões decididas, aquelas acobertadas pelo manto da coisa julgada. Em análise aos art. 469 e 470 do CPC, verifica-se que apenas o dispositivo da sentença transita em julgado. O relatório e a motivação não são alcançados pela imutabilidade. Também não faz coisa julgada a apreciação da questão prejudicial quando decidida no processo de forma incidental. No entanto, se referida questão prejudicial for objeto de ação declaratória incidental, a decisão será acobertada pela coisa julgada, uma vez que terá passado a integrar o objeto principal do processo. Sobre o assunto discorre Ovídio Baptista: Qual o sentido da proposição limites objetivos da coisa julgada? Estabelecido, como ficou, a ser a coisa julgada a qualidade adquirida pelo efeito declaratório da sentença, que se torna indiscutível e, portanto, imodificável aquilo que o juiz haja declarado como a lei do caso concreto, pesquisar a extensão de seus limites objetivos será determinar o alcance que a declaração contida numa dada sentença pode efetivamente possuir. Noutras palavras, a investigação terá por fim determinar sobre que ponto ou questões litigiosas operou-se a coisa julgada. 4 No que concerne aos limites subjetivos, o art. 472 do CPC estabelece que somente as partes envolvidas na demanda são atingidas pela coisa julgada, que não alcança terceiros estranhos ao processo. Não há razão para 3 THEODORO JR., Humberto. Curso de Direito Processual Civil. 40 ed. Rio de Janeiro: Forense, P SILVA, Ovídio A. Baptista. Curso de Processo Civil. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense, P. 480.

4 ser diferente, pois se a sentença atingisse terceiros que não compuseram a lide, haveria ofensa explícita ao contraditório e ampla defesa..não obstante, haverá situações em que a coisa julgada se estenderá a terceiros. Em caso de substituição processual a decisão de imutabilidade abrangerá o substituído que não participou do processo, uma vez que o legitimado extraordinário atua em nome próprio, porém defendendo o interesse daquele. Da mesma forma os sucessores das partes serão afetados pela coisa julgada. Isto se dá porque o sucessor assume a posição do sucedido na relação jurídica deduzida no processo onde se formou a coisa julgada. Não pode haver dúvidas de que a coisa julgada impede nova discussão sobre o que já foi decidido também para o sucessor. 5 3 Relativização da coisa julgada Transcorrido o prazo da ação rescisória, tem-se a coisa julgada material soberana. Mas surge a indagação sobre a possibilidade de desconstituir a decisão já transitada em julgado, o que implica na tese da relativização da coisa julgada. Esta teoria deve ser analisada sob dois aspectos: a coisa julgada inconstitucional, prevista nos art. 741, único e 475-L, 1º, do CPC e a coisa julgada injusta inconstitucional, criada pela doutrina. 3.1 Análise dos art. 741, parágrafo único e 475-L, 1º do CPC Quanto à coisa julgada inconstitucional, o devedor alega que a norma que fundamentou a decisão foi declarada inconstitucional pelo STF ou que a decisão se funda em aplicação ou interpretação tida como incompatível com a Constituição pelo STF. Dessa forma, será declarada a inexigibilidade do título executivo e a coisa julgada não mais existirá. Sobre o assunto discorre Marinoni: (...) a hipótese seria de retroatividade da decisão de inconstitucionalidade para apanhar a coisa julgada. Isso é o mesmo que aceitar que a sentença que se fundou em lei reputada constitucional, e foi proferida em processo que se observou todas as garantias processuais das partes, pode ser 5 CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de Direito Processual Civil. 18 ed. Rio de Janeiro: Lúmen Júri, V. 1. P. 473.

5 nulificada por decisão do Supremo Tribunal Federal, que, mais tarde declarou a mesma lei inconstitucional. 6 Há quem alegue inconstitucionalidade dos referidos dispositivos, como Araken de Assis: A coisa julgada, em qualquer processo, adquiriu a incomum e a insólita característica de surgir e subsistir sub conditione. A qualquer momento, pronunciada a inconstitucionalidade da lei ou ato normativo em que se baseou o pronunciamento judicial, desaparecerá a eficácia do art E isso se verificará ainda que a Corte Constitucional se manifeste após o prazo de dois anos da rescisória (art. 495) Coisa julgada injusta inconstitucional No que concerne à coisa julgada injusta inconstitucional, de origem doutrinária, baseia-se em decisões de grave injustiça, absurdas, que afrontam direitos previstos constitucionalmente, entendendo-se que a coisa julgada deve ser afastada. Dinamarco cita, como exemplo 8, situação em que o Estado de São Paulo foi condenado a pagar a indenização decorrente de uma desapropriação para um suposto proprietário do imóvel que, na verdade, era de propriedade do próprio Estado. Dessa forma, não seria razoável impedir ao Judiciário nova análise do processo com base no princípio da segurança jurídica. Considerando que nenhum direito, por mais fundamental que seja, é elevado à condição de absoluto, deveria, em situações como esta, ser afastada a segurança jurídica. Não obstante seja uma garantia constitucional, não pode, a coisa julgada ser considerada direito absoluto de modo a impedir a desconstituição de julgados como este, em que é manifesta a inconstitucionalidade de seu conteúdo. 6 MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz. Processo de Conhecimento. 7 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, V. 2. P ASSIS, Araken de. Eficácia da Coisa Julgada Inconstitucional. Revista Jurídica. V. 301/18. 8 DINAMARCO, Cândido Rangel. Relativizar a coisa julgada material. Revista Síntese de Direito Civil e Processual Civil., n. 19, set./out P. 10.

6 4 Divergência doutrinária Diverge, a doutrina, quanto à aceitação ou não de que a coisa julgada deve ser relativizada. Aqueles que defendem a tese, fundamentam, basicamente, nos princípios da proporcionalidade, da legalidade e da instrumentalidade. Quanto à proporcionalidade, argumentam que, sendo a coisa julgada um dos valores a que a Constituição confere proteção, não pode predominar sobre outros valores que necessitam da mesma ou de maior proteção. Sobre a legalidade, afirmam que não se pode buscar proteger decisão totalmente contrária ao direito positivo. No que concerne ao princípio da instrumentalidade, sustentam que somente se atinge a dimensão instrumental do processo se a decisão estiver baseada nos ideais de justiça. Sustentam a necessidade de se reconhecer a insubsistência, em certos casos, da coisa julgada, devendo se afastada independentemente de ação rescisória. Cita-se como adeptos desta corrente, Humberto Theodoro, Dinamarco e Alexandre Câmara. Neste sentido, ensina Alexandre Câmara: Sentenças inconstitucionais, então, podem ser proferidas e transitar em julgado. Ocorre que, como sabido, a inconstitucionalidade é vício insanável. Assim, não parece razoável admitir que ao transitar em julgado a sentença inconstitucional, estaria ela a salvo de qualquer controle de constitucionalidade. Aceitar tal tese implicaria admitir que o juiz tem um poder que ninguém mais possui: o de, por ato seu, modificar a Constituição da República, ou até mesmo o de afastar a incidência de norma constitucional em um dado caso concreto. (CÃMARA, 2008, p. 467). As nulidades se perpetuam na sentença com o advento da coisa julgada. No entanto, existem nulidades tão graves que não podem ser admitidas pelo ordenamento jurídico. Devem ser alegadas a qualquer tempo, sem a limitação da ação rescisória. Para tanto seria necessário um novo regramento do instituto da coisa julgada, permitindo, em casos excepcionais que seja afastada. A doutrina que advoga contra a relativização da coisa julgada afirma que, sendo esta uma garantia constitucional (art. 5º, XXXVI) já impediria por si só a relativização, eis que a coisa julgada seria uma afirmação de segurança jurídica. Ademais, o próprio CPC impede a reapreciação de questões já

7 transitadas em julgado, relativas a mesma lide (art. 471 e 474). Nestes moldes, encontramos Barbosa Moreira, Fredie Didier e Marinoni que, inclusive afirma que admitir que o Estado-juiz errou no julgamento que se cristalizou implica em aceitar que ele pode errar novamente, quando a idéia de relativizar a coisa julgada não traria qualquer benefício ou situação de justiça. (MARINONI, 2008, p. 696). 5 Posição do Superior Tribunal de Justiça A jurisprudência do STJ, apesar de reconhecer o instituto da coisa julgada relativizada, exposa orientação no sentido de ser aplicada de forma excepcional: 1. É cediço que parte da doutrina tem incansavelmente admitido a alegação da coisa julgada inconstitucional, albergando o art. 741, parágrafo único, do CPC, defendendo, inclusive, a possibilidade de alegá-la a qualquer momento. 2. Outra parcela entende que a norma em comento é inconstitucional, porquanto o princípio da coisa julgada seria maior que os outros princípios utilizados como parâmetro da tese da coisa julgada inconstitucional, razão pela qual não poderia, em nenhuma hipótese, o referido instituto ser desconstituído, ainda que em virtude de declaração de inconstitucionalidade da norma utilizada como fundamento para a prolação da sentença exeqüenda. 3. A solução, contudo, a ser adotada deve ser um meiotermo, pois a tese da coisa julgada inconstitucional não pode ser utilizada como uma regra, mas sim como exceção, verificada caso a caso, sob pena de se enfraquecer a figura da coisa julgada (erigida à direito fundamental), bem como retirar de toda a sociedade a segurança jurídica, princípio que deve permear toda a atividade jurisdicional, sobretudo para que as decisões do Poder Judiciário tenham a força que um estado democrático reclama. 9 9 Superior Tribunal de Justiça. Resp / AL. Min. Maria Thereza de Assis Moura. Decisão 16/08/07. DJ 01/10/07.

8 6 O caso do exame de DNA Um dos temas de grande relevância que envolve a relativização da coisa julgada é aquele que trata das demandas de improcedência na investigação de paternidade. Com a evolução científica, a forma de se provar a paternidade passou a ser feita por meio do exame de DNA. Antes, porém, o magistrado valia-se de provas cuja aferição não se apresentava capaz de chegar à verdade real. O cerne da questão, então, é saber se é possível revisar processos anteriores ao advento do exame de DNA no caso de improcedência do pedido por insuficiência de provas. Neste passo, surgiram duas correntes, uma que admite a revisão do processo e outra no sentido de vedá-la.. Aqueles que defendem a primeira posição alegam que o exame de DNA, como instrumento técnico seguro, deve ser feito, analisando-se novamente as demandas anteriores, privilegiando o princípio da dignidade da pessoa humana. Privar o indivíduo de ter conhecimento sobre sua paternidade por questão de segurança jurídica, não traz paz social, pelo contrário, cria conflito interno, pessoal, tornando-se uma angústia eterna viver com o sentimento da dúvida. Por outro lado, entendem os adeptos da segunda posição que a estabilidade jurídica nas relações cotidianas é essencial para a crença no Direito. Ademais, o legislador jamais conseguirá acompanhar as inovações científicas, fato este capaz de propiciar infindáveis conflitos jurídicos. Em apreço à justiça, o STJ decidiu pela possibilidade da propositura de nova ação em relação a processos anteriores à descoberta do exame de DNA: PROCESSO CIVIL. INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE. REPETIÇÃO DE AÇÃO ANTERIORMENTE AJUIZADA, QUE TEVE SEU PEDIDO JULGADO IMPROCEDENTE POR FALTA DE PROVAS. COISA JULGADA. MITIGAÇÃO. DOUTRINA. PRECEDENTES. DIREITO DE FAMÍLIA. EVOLUÇÃO. RECURSO ACOLHIDO.

9 I Não excluída expressamente a paternidade do investigado na primitiva ação de investigação de paternidade, diante da precariedade da prova e da ausência de indícios suficientes a caracterizar tanto a paternidade como a sua negativa, e considerando que, quando do ajuizamento da primeira ação, o exame pelo DNA ainda não era disponível e nem havia notoriedade a seu respeito, admitese o ajuizamento de ação investigatória, ainda que tenha sido aforada uma anterior com sentença julgando improcedente o pedido. II Nos termos da orientação da Turma, "sempre recomendável a realização de perícia para investigação genética (HLA e DNA), porque permite ao julgador um juízo de fortíssima probabilidade, senão de certeza" na composição do conflito. Ademais, o progresso da ciência jurídica, em matéria de prova, está na substituição da verdade ficta pela verdade real. III A coisa julgada, em se tratando de ações de estado, como no caso de investigação de paternidade, deve ser interpretada modus in rebus. Nas palavras de respeitável e avançada doutrina, quando estudiosos hoje se aprofundam no reestudo do instituto, na busca sobretudo da realização do processo justo, "a coisa julgada existe como criação necessária à segurança prática das relações jurídicas e as dificuldades que se opõem à sua ruptura se explicam pela mesmíssima razão. Não se pode olvidar, todavia, que numa sociedade de homens livres, a Justiça tem de estar acima da segurança, porque sem Justiça não há liberdade". IV Este Tribunal tem buscado, em sua jurisprudência, firmar posições que atendam aos fins sociais do processo e às exigências do bem comum Conclusão Diante dos apontamentos feitos, pode-se dizer que, apesar da previsão expressa, na Carta Magna, do instituto da coisa julgada, corolário da segurança jurídica, não pode a mesma ser considerada direito absoluto, inafastável, devendo, excepcionalmente, ser afastada em prol de outros direitos ou princípios constitucionais. Apesar de toda a discussão sobre a possibilidade da relativização ou não da coisa julgada, não podemos fechar os olhos às disposições legais encontradas em nosso ordenamento jurídico que afastam a coisa julgada, bem 10 Superior Tribunal de Justiça. Resp / PR. Min.Sálvio de Figueiredo Teixeira. DJ 04/02/02.

10 como a orientação do Superior Tribunal de Justiça, razão pela qual talvez seja ideal a busca de uma remodelagem do instituto da coisa julgada. Bibliografia: ALVIM, José Eduardo Carneiro. Teoria Geral do Processo. 11 ed. Rio de Janeiro: Forense, ASSIS, Araken. Eficácia da Coisa Julgada Inconstitucional. Revista Jurídica. V. 301/18. CÃMARA, Alexandre Freitas. Lições de Direito Processual Civil. 18 ed, Rio de Janeiro: Lúmen Júris, V. 1. DINAMARCO, Cândido Rangel. Relativizar a coisa julgada material. Revista Síntese de direito civil e processual civil, n. 19, set./out MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz. Processo de Conhecimento. 7 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, V. 2. SANTOS, Ernane Fidélis. Manual de Direito Processual Civil. 12 ed. São Paulo: Saraiva, SILVA, Ovídio A. Baptista. Curso de Processo Civil. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense, THEODORO JR., Humberto. Curso de Direito Processual Civil. 40 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2003.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Parte 3 Prof(a). Bethania Senra - A coisa julgada formal decorre da imutabilidade da sentença dentro do processo em que foi proferida, seja porque já não caibam mais recursos,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Coisa Julgada. Professor Rafael Menezes

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Coisa Julgada. Professor Rafael Menezes DIREITO PROCESSUAL CIVIL Coisa Julgada Professor Rafael Menezes Conceitos Gerais Substantivista (Kolher) Processualista (Stein) Carnelutti Imperatividade Liebman Imutabilidade Art. 467. Denomina-se coisa

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito Processual Civil

Leia mais

Observatório da Jurisdição Constitucional ISSN Ano 3, 2009/2010 COISA JULGADA BASEADA EM NORMA POSTERIORMENTE DECLARADA INCONSTITUCIONAL

Observatório da Jurisdição Constitucional ISSN Ano 3, 2009/2010 COISA JULGADA BASEADA EM NORMA POSTERIORMENTE DECLARADA INCONSTITUCIONAL COISA JULGADA BASEADA EM NORMA POSTERIORMENTE DECLARADA INCONSTITUCIONAL Pedro Vaz Sammarco Freitas 1 COISA JULGADA Normalmente, garante-se aos interessados de uma lide deduzida em juízo a possibilidade

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Liquidação por procedimento diverso do fixado na sentença liquidanda e ofensa à coisa julgada Ronisie Pereira Franco Uma vez fixado na sentença o cabimento de determinado procedimento

Leia mais

NOVO CPC. COISA JULGADA INCONSTITUCIONAL E AÇÃO RESCISÓRIA - REVOGAÇÃO DO PRAZO DECADENCIAL DE SEU TRÂNSITO EM JULGADO.

NOVO CPC. COISA JULGADA INCONSTITUCIONAL E AÇÃO RESCISÓRIA - REVOGAÇÃO DO PRAZO DECADENCIAL DE SEU TRÂNSITO EM JULGADO. NOVO CPC. COISA JULGADA INCONSTITUCIONAL E AÇÃO RESCISÓRIA - REVOGAÇÃO DO PRAZO DECADENCIAL DE SEU TRÂNSITO EM JULGADO. José Alberto Couto Maciel. Da Academia Nacional de Direito do Trabalho. A coisa julgada,

Leia mais

Coisa Julgada. Luiz Eduardo Ribeiro Mourão. 481 páginas. Donaldo Armelin

Coisa Julgada. Luiz Eduardo Ribeiro Mourão. 481 páginas. Donaldo Armelin Luiz Eduardo Ribeiro Mourão Coisa Julgada PREFÁCIO 481 páginas ISBN 978-85-7700-107-1 Formato: 14,5 x 21,5 cm O estudo sobre a coisa julgada, tal como foi efetuado pelo autor, procurou abranger os mais

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

A COISA JULGADA E SUA RELATIVIZAÇÃO

A COISA JULGADA E SUA RELATIVIZAÇÃO A COISA JULGADA E SUA RELATIVIZAÇÃO Nathássia FORATO 1 RESUMO: A pesquisa, intitulada A coisa julgada e sua relativização - tem como objeto de estudo os princípios em que está baseada a coisa julgada no

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Sentença e coisa julgada. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Sentença e coisa julgada. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Sentença e coisa julgada Prof. Luiz Dellore 1. Providências preliminares Após a inicial e contestação, pode ser que uma destas ocorram no processo: - especificação de provas, caso

Leia mais

PONTO 1: Coisa Julgada 1. COISA JULGADA

PONTO 1: Coisa Julgada 1. COISA JULGADA 1 PROCESSO CIVIL PONTO 1: Coisa Julgada 1. COISA JULGADA 1.1 DEFINIÇÕES DE COISA JULGADA Costuma-se definir coisa julgada quando uma sentença não pode mais ser atacada através de mais nenhum recurso, art.

Leia mais

INCIDENTE DE INCONSTITUCIONALIDADE ALCANCE DA NORMA CONTIDA NO ART. 481, PARÁGRAFO ÚNICO DO CPC, ACRESCENTADO PELA LEI Nº 9.756/98

INCIDENTE DE INCONSTITUCIONALIDADE ALCANCE DA NORMA CONTIDA NO ART. 481, PARÁGRAFO ÚNICO DO CPC, ACRESCENTADO PELA LEI Nº 9.756/98 INCIDENTE DE INCONSTITUCIONALIDADE ALCANCE DA NORMA CONTIDA NO ART. 481, PARÁGRAFO ÚNICO DO CPC, ACRESCENTADO PELA LEI Nº 9.756/98 SIDNEY HARTUNG BUARQUE INTRODUÇÃO Para um minucioso, embora resumido exame

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Atualização 1: para ser juntada na pág. 736 do Livro Principais Julgados de 2016 Depois da conclusão do julgado "STJ. 4ª Turma. REsp 1.261.856/DF, Rel. Min. Marco Buzzi, julgado

Leia mais

Conheço do recurso, porque presentes os requisitos de sua admissibilidade.

Conheço do recurso, porque presentes os requisitos de sua admissibilidade. Número do processo: 1.0687.06.047594-8/001(1) Relator: NILSON REIS Relator do Acordão: NILSON REIS Data do Julgamento: 13/11/2007 Data da Publicação: 29/11/2007 Inteiro Teor: EMENTA: APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Razões Finais / Decisões Judiciais / Sentença Coisa Julgada Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado especializado em

Leia mais

Aula 06. Terceiro é todo aquele que não é parte. Explicando de outra forma: quem não participa do processo é terceiro.

Aula 06. Terceiro é todo aquele que não é parte. Explicando de outra forma: quem não participa do processo é terceiro. Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: Classificação dos terceiros/ Sentença no Mandado de Segurança/ Relativização da Coisa Julgada Material/ Conflito de Coisa Julgada/

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1 DIREITO PROCESSUAL CIVIL PONTO 1: Sentença PONTO 2: Coisa Julgada A matéria terá o seguinte enfoque: 1. SENTENÇA - Efeitos da sentença 2. COISA JULGADA - Definições de coisa julgada - Coisa soberanamente

Leia mais

Art Os atos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos.

Art Os atos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos. SENTENÇA Nos termos dos artigos 162, 1º do CPC: Art. 162. Os atos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos. 1º Sentença é o ato do juiz que implica alguma das situações previstas

Leia mais

2. No juízo já houver sido proferida sentença de total improcedência em outros casos idênticos.

2. No juízo já houver sido proferida sentença de total improcedência em outros casos idênticos. TURMA e ANO: TURMÃO ESTADUAL FLEX B 2014 Matéria / Aula: Processo Civil / Aula: 3 (Ministrada em 21/07/2014) Professor Edward Carlyle Conteúdo: Resolução Imediata do Mérito (Requisitos 2 Parte). Coisa

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL Coordenador: Leonardo Barreto Moreira Alves MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL Promotor de Justiça Estadual 2ª edição 2016 DIREITO PROCESSUAL CIVIL Renato Bretz Pereira 1. DO PROCESSO DE CONHECIMENTO (MPE/SP/Promotor/2015)

Leia mais

COISA JULGADA (ART. 467 A 475, CPC)

COISA JULGADA (ART. 467 A 475, CPC) COISA JULGADA (ART. 467 A 475, CPC) Proferida a sentença, seja ela terminativa ou definitiva, é possível a interposição de recurso, para que outro órgão jurisdicional reexamine o que foi objeto de decisão.

Leia mais

Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 5 (Ministrada em 04/08/2014)

Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 5 (Ministrada em 04/08/2014) TURMA e ANO: TURMÃO ESTADUAL FLEX B 2014 Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 5 (Ministrada em 04/08/2014) Professor Edward Carlyle Conteúdo: Art. 472 do CPC (Segunda Parte). Classificação dos Terceiros.

Leia mais

O EFEITO TRANSLATIVO NOS RECURSOS

O EFEITO TRANSLATIVO NOS RECURSOS O EFEITO TRANSLATIVO NOS RECURSOS 1 CONCEITO DE EFEITO TRANSLATIVO O efeito translativo tem origem no Princípio Inquisitório 1 diferentemente do efeito devolutivo que tivera origem no Princípio Dispositivo

Leia mais

Bruno Takahashi 04/08/2017

Bruno Takahashi 04/08/2017 Relatividade da Coisa Julgada? Bruno Takahashi 04/08/2017 Segurança Art. 5º Jurídica (...) XXXVI - a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada Art. 5º Justiça (...)

Leia mais

COISA JULGADA E SUA RELATIVIZAÇÃO RESUMO

COISA JULGADA E SUA RELATIVIZAÇÃO RESUMO 91 Ano V Edição II Dezembro 2013 COISA JULGADA E SUA RELATIVIZAÇÃO Deise Dutra Dias 1 RESUMO Este artigo científico tem o intuito de fomentar a atual discussão existente entre a possibilidade ou não de

Leia mais

1. CONTINUAÇÃO TUTELA ANTECIPADA. Responsabilidade civil pela concessão de efeitos antecipatórios:

1. CONTINUAÇÃO TUTELA ANTECIPADA. Responsabilidade civil pela concessão de efeitos antecipatórios: 1 PROCESSO CIVIL PONTO 1: Continuação Tutela Antecipada PONTO 2: Tutela Antecipada da Parcela Incontroversa PONTO 3: Tutela Antecipada Específica PONTO 4: Medidas Coercitivas 1. CONTINUAÇÃO TUTELA ANTECIPADA

Leia mais

COISA JULGADA. Conceito Previsão legal Coisa julgada material e formal Limites da coisa julgada Coisa julgada nas ações coletivas

COISA JULGADA. Conceito Previsão legal Coisa julgada material e formal Limites da coisa julgada Coisa julgada nas ações coletivas COISA JULGADA Professora Bianca Bastos Conceito Previsão legal Coisa julgada material e formal Limites da coisa julgada Coisa julgada nas ações coletivas COISA JULGADA Dizem que a coisa julgada é EFEITO

Leia mais

- Competência - 1ª fase: Jurisdição Interna x Jurisdição Externa (ou Internacional / Estrangeira) - art. 88 e seguintes do CPC:

- Competência - 1ª fase: Jurisdição Interna x Jurisdição Externa (ou Internacional / Estrangeira) - art. 88 e seguintes do CPC: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 06 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Competência: Busca do Juiz Competente (4 fases): Jurisdição Interna e Internacional; Critérios de

Leia mais

RIO GRANDE ENERGIA S A

RIO GRANDE ENERGIA S A APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXIGIBILIDADE DE COBRANÇA C/C REPETIÇÃO DE INDÉBITO E INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL. LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ. ADVOGADO. A garantia do livre acesso ao Judiciário é direito

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.456.632 - MG (2014/0127080-6) RELATORA : MINISTRA NANCY ANDRIGHI ADVOGADO : FABRÍCIO MADUREIRA GONÇALVES E OUTRO(S) - MG080890 EMENTA DIREITO PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO RESCISÓRIA. EMBARGOS

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

INCIDENTE DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA. 1. Qual a novidade? O CPC de 2015 procurou aprimorar a regra de

INCIDENTE DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA. 1. Qual a novidade? O CPC de 2015 procurou aprimorar a regra de INCIDENTE DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA 1. Qual a novidade? O CPC de 2015 procurou aprimorar a regra de assunção de competência existente no art. 555, 1º do CPC/73, que permitia fosse o recurso julgado por

Leia mais

Tem efeito subjetivo (quem vai afetar) e objetivo (qual a parte da decisão que irá formar coisa julgada.

Tem efeito subjetivo (quem vai afetar) e objetivo (qual a parte da decisão que irá formar coisa julgada. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Tutela coletiva / Aula 10 Professor: Samuel Côrtes Contato >> Samuel@wcortesadvogados.com Monitor: Joanes CONTEÚDO DA AULA: Coisa Julgada nas Demandas Coletivas.

Leia mais

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. A Relativização da Coisa Julgada no Processo Civil. Rodrigo Fontoura Assef

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. A Relativização da Coisa Julgada no Processo Civil. Rodrigo Fontoura Assef Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro A Relativização da Coisa Julgada no Processo Civil Rodrigo Fontoura Assef Rio de Janeiro 2013 RODRIGO FONTOURA ASSEF A relativização da coisa julgada

Leia mais

- ANTECIPAÇÃO DE TUTELA (cont.) -

- ANTECIPAÇÃO DE TUTELA (cont.) - Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 21 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Antecipação de Tutela: Momento do requerimento da antecipação de tutela; Decisão na antecipação de

Leia mais

Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. De forma geral, as características da ação direta de inconstitucionalidade são:

Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. De forma geral, as características da ação direta de inconstitucionalidade são: Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Controle de Constitucionalidade Avançado - 07 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1. Conceito

Leia mais

Aula 17 NORMAS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL

Aula 17 NORMAS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Artigo 11 Princípio da Motivação das Decisões Judiciais. Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 17 NORMAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

COISA JULGADA E PRONUNCIAMENTOS DO STF NO CPC 15. Eduardo Talamini

COISA JULGADA E PRONUNCIAMENTOS DO STF NO CPC 15. Eduardo Talamini COISA JULGADA E PRONUNCIAMENTOS DO STF NO CPC 15 Eduardo Talamini VALOR CONSTITUCIONAL DA COISA JULGADA (CF, art. 5, XXXVI) Relevância da menção na Constituição. É possível a (re)modelação legislativa

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Ação Declaratória de Constitucionalidade Parte 1 Prof. Alexandre Demidoff Previsão constitucional da Ação Declaratória de Constitucionalidade: Art.

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL LFG

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL LFG CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL LFG Professor: FREDIE DIDIER JUNIOR Tema da aula: DEFESA DO EXECUTADO. I. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Embargos de executado: 1.1. Natureza; 1.2. Conteúdo;

Leia mais

1. Teoria Geral dos Recursos:

1. Teoria Geral dos Recursos: 1. Teoria geral dos recursos; 2. Apelação; 3. Agravo de instrumento; 4. Agravo interno; 5. Embargos declaratórios; 6. Embargos de divergência; 7. Recursos especial e extraordinário (recursos extraordinários

Leia mais

Aula 04. Teoria dos capítulos de sentença

Aula 04. Teoria dos capítulos de sentença Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: teoria dos capítulos de sentença/ improcedência liminar do pedido/ coisa julgada formal e material/ natureza jurídica da coisa

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Efeito translativo nos recursos extraordinários Filipe Silveira Aguiar Pedro Henrique Peixoto Leal O presente artigo busca demonstrar a possibilidade da aplicação do efeito translativo

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL PROCESSO Nº: 0010220-86.2014.4.01.3400 AÇÃO ORDINÁRIA / OUTRAS CLASSE: 1900 EMBARGANTE: ATRIUM E TAO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA EMBARGADO: ANA FAGUNDES ALVES E OUTROS DECISÃO INTEGRATIVA ATRIUM

Leia mais

Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 4 (Ministrada em 21/07/2014)

Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 4 (Ministrada em 21/07/2014) TURMA e ANO: TURMÃO ESTADUAL FLEX B 2014 Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 4 (Ministrada em 21/07/2014) Professor Edward Carlyle Conteúdo:Teorias Acerca da Coisa Julgada (Teoria dos Três Elementos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. PRÉ-REQUISITO Teoria Geral do Processo SEMESTRE/ANO 1º/2013

PLANO DE ENSINO. PRÉ-REQUISITO Teoria Geral do Processo SEMESTRE/ANO 1º/2013 DADOS PLANO DE ENSINO INSTITUIÇÃO DE ENSINO: Universidade Federal do Amazonas UFAM CURSO: Direito PROFESSOR: Especialista Rafael da Silva Menezes DISCIPLINA Direito Processual Civil I PRÉ-REQUISITO Teoria

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Da impossibilidade de registro da sentença que reconhece a usucapião alegada em defesa Rodrigo Gazebayoukian* 1. Da natureza declaratória da sentença de usucapião A usucapião é modalidade

Leia mais

- AÇÃO RESCISÓRIA - ensejo a um novo processo. Trata-se de uma extensão do. direito de ação, que inicia o procedimento no 2º grau.

- AÇÃO RESCISÓRIA - ensejo a um novo processo. Trata-se de uma extensão do. direito de ação, que inicia o procedimento no 2º grau. Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 22 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Ação Rescisória: 1. Conceito; 2. Fases; 3. Natureza Jurídica; 4. Judicium Rescidens e Judicium Rescissorium;

Leia mais

CURSO DE QUESTÕES DISCURSIVAS 2016

CURSO DE QUESTÕES DISCURSIVAS 2016 CURSO DE QUESTÕES DISCURSIVAS 2016 Quais os principais impactos do novo CPC à luz do artigo 93, da CFRB, inciso IX? (Todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II PROFESSOR: BENEDITO MAMÉDIO TORRES MARTINS CH SEMESTRAL CH SEMANAL PRÉ-REQUISITO PERÍODO SEMESTRE 72 H 4 H DPC I

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II PROFESSOR: BENEDITO MAMÉDIO TORRES MARTINS CH SEMESTRAL CH SEMANAL PRÉ-REQUISITO PERÍODO SEMESTRE 72 H 4 H DPC I CURSO: DIREITO AUTORIZAÇÃO 3355 PORT. MEC, D.O.U. 05/12/2002 DADOS SOBRE COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO: DIR-369 c NOME: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II PROFESSOR: BENEDITO MAMÉDIO TORRES MARTINS CH SEMESTRAL

Leia mais

Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA

Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Controle de Constitucionalidade Avançado - 04 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA Conceito A

Leia mais

Processo Coletivo Guilherme Kronemberg Hartmann

Processo Coletivo Guilherme Kronemberg Hartmann Processo Coletivo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO COLETIVA - REF. DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS STRICTO SENSU: Execução

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL Nº ( ) COMARCA DE APARECIDA DE GOIÂNIA

APELAÇÃO CÍVEL Nº ( ) COMARCA DE APARECIDA DE GOIÂNIA APELAÇÃO CÍVEL Nº 176810-82.2011.8.09.0011(201191768104) COMARCA DE APARECIDA DE GOIÂNIA APELANTE: APELADO: SEGURO DPVAT S/A ANASTACIO GERMANO DE OLIVEIRA E OUTROS SEGURADORA LÍDER DOS CONSÓRCIOS DO RELATOR:

Leia mais

II - AÇÃO RESCISÓRIA

II - AÇÃO RESCISÓRIA RELATOR : DESEMBARGADOR FEDERAL PAULO BARATA AUTOR : UNIAO FEDERAL / FAZENDA NACIONAL REU : GAIA SILVA ROLIM E ASSOCIADOS S/C ADVOCACIA E CONSULTORIA TRIBUTARIA E SOCIETARIA ADVOGADO : SEM ADVOGADO ORIGEM

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Sobre o recurso extraordinário contra decisões proferidas pelo Superior Tribunal de Justiça. Hipóteses de cabimento Marcelo Moura da Conceição * De uma interpretação conjunta dos

Leia mais

Aula nº Embargos de Declaração Para Fins de Prequestionamento

Aula nº Embargos de Declaração Para Fins de Prequestionamento Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: 274 Professor(a): Edward Carlyle Monitor(a): Éllen Borges Lefundes Aula nº. 274 Embargos de Declaração Para Fins de Prequestionamento Nesta

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II Código: DIR-369c Pré-requisito: Direito Processual Civil I

Leia mais

PAUTA Exmo. Sr. Desembargador Arthur Marques da Silva Filho AS AÇÕES DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA PROVENIENTES DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA IDEC X NOSSA CAIXA

PAUTA Exmo. Sr. Desembargador Arthur Marques da Silva Filho AS AÇÕES DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA PROVENIENTES DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA IDEC X NOSSA CAIXA São Paulo, 12 de Agosto de 2015. PAUTA Exmo. Sr. Desembargador Arthur Marques da Silva Filho Presidente da Seção de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo AS AÇÕES DE CUMPRIMENTO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000503721 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1006796-69.2014.8.26.0302, da Comarca de Jaú, em que é apelante NAIR FERNANDEZ MACANHAM, são apelados TATHIANA

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. 1. Coisa Julgada:

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. 1. Coisa Julgada: 1 DIREITO PROCESSUAL CIVIL PONTO 1: Coisa Julgada PONTO 2: Coisa Soberanamente julgada e sua relativização PONTO 3: Limites da Coisa Julgada PONTO 4: Coisa Julgada nas ações coletivas 1. Coisa Julgada:

Leia mais

DA INSTRUMENTALIDADE DA COISA JULGADA EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DA INSTRUMENTALIDADE DA COISA JULGADA EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO DA INSTRUMENTALIDADE DA COISA JULGADA EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO Felipe Fich de Moraes (Autor e apresentador)¹ Fernando Conte da Silva (Autor e apresentador)² 1. INTRODUÇÃO Muito se discute, na contemporaneidade,

Leia mais

EFETIVIDADE DO PROCESSO E TÉCNICA PROCESSUAL

EFETIVIDADE DO PROCESSO E TÉCNICA PROCESSUAL STJ00064535 JOSÉ ROBERTO DOS SANTOS BEDAQUE Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Mestre, doutor e livre docente pela Universidade de São Paulo, onde é Professor Titular. Professor

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Meios Autônomos de Impugnação Parte 2 Prof. Gisela Esposel - Da competência : artigo 624 e incisos do CPP - A competência para o julgamento da revisão criminal é sempre dos tribunais,

Leia mais

19/02/2019. Professor Hugo Penna Curso de Direito Processual Civil vols 1, 2 e 3 Humberto Theodoro Júnior

19/02/2019. Professor Hugo Penna Curso de Direito Processual Civil vols 1, 2 e 3 Humberto Theodoro Júnior Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Curso de Direito Processual Civil vols 1, 2 e 3 Humberto Theodoro Júnior O Novo Processo Civil Brasileiro Alexandre Câmara Manual de Direito Processual Civil Daniel

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO 769.059 SANTA CATARINA RELATORA RECTE.(S) ADV.(A/S) RECDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :SUPERMERCADOS XANDE LTDA : JULIANO GOMES GARCIA E OUTRO(A/S) :UNIÃO :PROCURADOR-GERAL

Leia mais

DIREITO Processual CIVIL

DIREITO Processual CIVIL DIREITO Processual CIVIL Processos de Competência Originária dos Tribunais Parte 2 Prof. Marcelo Barbi Art. 949. Se a arguição for: I - rejeitada, prosseguirá o julgamento; II - acolhida, a questão será

Leia mais

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº , da Comarca de Salesópolis, em que é apelante FAZENDA DO

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº , da Comarca de Salesópolis, em que é apelante FAZENDA DO Registro: 2019.0000075048 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0000929-02.2012.8.26.0523, da Comarca de Salesópolis, em que é apelante FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO e é apelado

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 1408862 - SP (2018/0318126-6) RELATOR : MINISTRO GURGEL DE FARIA AGRAVANTE : FAZENDA NACIONAL AGRAVADO : LUCHETTI COM/ DE MATERIAIS PARA CONSTRUCAO LTDA ADVOGADOS

Leia mais

OS EFEITOS DA COISA JULGADA EM RELAÇÃO A TERCEIROS

OS EFEITOS DA COISA JULGADA EM RELAÇÃO A TERCEIROS 1 OS EFEITOS DA COISA JULGADA EM RELAÇÃO A TERCEIROS Elton da Silva.SHIRATOMI 1 RESUMO: No âmbito dos limites subjetivos dos efeitos da coisa julgada, percebemos que seu alcance abrange somente as partes

Leia mais

O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL

O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL 1 2 O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL Indaga-se: havendo o trânsito em julgado administrativo ou sendo interposto recurso fora do prazo, recebe-se, conhece-se e analisa-se o referido

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: TEORIA GERAL DO PROCESSO Código da Disciplina: JUR214 Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: 3º

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: TEORIA GERAL DO PROCESSO Código da Disciplina: JUR214 Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: 3º PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: TEORIA GERAL DO PROCESSO Código da Disciplina: JUR214 Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: 3º Faculdade responsável: DIREITO Programa em vigência a partir

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença II. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença II. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Cumprimento de sentença II Prof. Luiz Dellore 1. Liquidação de sentença: cabível quando o título não determinar exatamente o valor devido pela condenação. Enquanto estiver pendente

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO PREFÁCIO Teresa Arruda Alvim Wambier CONDIÇÕES DA AÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL...

Sumário APRESENTAÇÃO PREFÁCIO Teresa Arruda Alvim Wambier CONDIÇÕES DA AÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL... Sumário APRESENTAÇÃO... 15 PREFÁCIO... 17 Teresa Arruda Alvim Wambier CONDIÇÕES DA AÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL... 19 ARLETE INÊS AURELLI Considerações introdutórias:... 19 1. Natureza

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Princípios Processuais. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Princípios Processuais. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Princípios Processuais Prof. Luiz Dellore www.dellore.com Twitter: @dellore Facebook: Luiz Dellore II Instagram: @luizdellore LinkedIn: Luiz Dellore 1. NOVIDADES DO NCPC QUANTO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.273.104 - PR (2011/0199155-9) RELATOR : MINISTRO JOÃO OTÁVIO DE NORONHA RECORRENTE : AGUINALDO SOARES ADVOGADO : CLEUSA MARA KLIMACZEWSKI RECORRIDO : CECÍLIA SEBASTIÃO ADVOGADO :

Leia mais

LEI Nº 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999

LEI Nº 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999 LEI Nº 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade

Leia mais

PONTO 1: COISA JULGADA. PONTO 3: b) EFEITOS SENTENÇA COISA JULGADA DEFINIÇÃO DE COISA JULGADA

PONTO 1: COISA JULGADA. PONTO 3: b) EFEITOS SENTENÇA COISA JULGADA DEFINIÇÃO DE COISA JULGADA 1 PROC. CIVIL PONTO 1: COISA JULGADA PONTO 2: a) CONCEITO CJ PONTO 3: b) EFEITOS SENTENÇA COISA JULGADA DEFINIÇÃO DE COISA JULGADA O artigo 467 do CPC 1 define quando uma sentença não pode ser atacada

Leia mais

IRDR INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS IRDR IRDR IRDR 27/10/2016

IRDR INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS IRDR IRDR IRDR 27/10/2016 INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS Inspirado no Direito Alemão e no Direito Inglês. Conceito: Trata-se de procedimento que visa a produção de decisões judiciais para a fixação de TESES JURÍDICAS

Leia mais

A Ciência tem uma missão grave: o estudo racional das formas vigentes, sem o qual o legislador vagará na incereza e no erro

A Ciência tem uma missão grave: o estudo racional das formas vigentes, sem o qual o legislador vagará na incereza e no erro PLANO DE AULA i INSTITUIÇÃO DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM CURSO: DIREITO PROFESSOR: Especialista Rafael da Silva Menezes NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR PERÍODO: 5º TURNO: NOTURNO DATA: 10/07/2013

Leia mais

TEMA 14: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

TEMA 14: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE TEMA 14: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE EMENTÁRIO DE TEMAS: Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:. I - processar e julgar, originariamente:a)

Leia mais

A NATUREZA CONSTITUCIONAL DA RECLAMAÇÃO PARA O STF. A reclamação para o STF possui natureza constitucional.

A NATUREZA CONSTITUCIONAL DA RECLAMAÇÃO PARA O STF. A reclamação para o STF possui natureza constitucional. DAESCIO LOURENÇO BERNARDES DE OLIVEIRA A NATUREZA CONSTITUCIONAL DA RECLAMAÇÃO PARA O STF A reclamação para o STF possui natureza constitucional. Inicialmente, devemos entender o que define atividade jurisdicional.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Princípios do Direito Processual do Trabalho. Prof ª.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Princípios do Direito Processual do Trabalho. Prof ª. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde PRINCÍPIOS GERAIS E SINGULARIDADES DO PROCESSO DO TRABALHO Princípios são proposições genéricas, abstratas, que

Leia mais

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ Daniel Augusto Valache Brazil do Amaral RELATIVIZAÇÃO DA COISA JULGADA

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ Daniel Augusto Valache Brazil do Amaral RELATIVIZAÇÃO DA COISA JULGADA UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ Daniel Augusto Valache Brazil do Amaral RELATIVIZAÇÃO DA COISA JULGADA CURITIBA 2012 RELATIVIZAÇÃO DA COISA JULGADA CURITIBA 2012 Daniel Augusto Valache Brazil do Amaral RELATIVIZAÇÃO

Leia mais

CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE. O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico

CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE. O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico 1 brasileiro desde a Constituição Provisória da República de 1890, tendo como inspiração

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte VIII Prof. Francisco Saint Clair Neto Momento de inversão do ônus da prova Na inversão convencional e legal, não surge problema quanto ao momento de inversão do ônus da prova;

Leia mais

PLANO DE ENSINO. INSTITUIÇÃO DE ENSINO: Universidade Federal do Amazonas UFAM CURSO: Direito PROFESSOR: Especialista Rafael da Silva Menezes

PLANO DE ENSINO. INSTITUIÇÃO DE ENSINO: Universidade Federal do Amazonas UFAM CURSO: Direito PROFESSOR: Especialista Rafael da Silva Menezes DADOS PLANO DE ENSINO INSTITUIÇÃO DE ENSINO: Universidade Federal do Amazonas UFAM CURSO: Direito PROFESSOR: Especialista Rafael da Silva Menezes DISCIPLINA Direito Processual Civil II PRÉ-REQUISITO Direito

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO INTEGRATIVA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO INTEGRATIVA PROCESSO Nº 0010220-86.2014.4.01.3400 EMBARGANTE: TERRACAP EMBARGADO: ANA FAGUNDES ALVES E OUTROS DECISÃO INTEGRATIVA TERRACAP opôs embargos de declaração às fls.4698/4700 em face da decisão de fls.4638/4639

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Porque atendidos os pressupostos de admissibilidade recursal, conheço da Apelação. Cumpre, desde logo, anotar que E. 2ª Câmara Cível desta Corte já apreciou e julgou recurso interposto na Ação Revisional

Leia mais

A NATUREZA JURÍDICA E EFICÁCIA DA MULTA DE PAGAMENTO DE QUANTIA CERTA FIXADA EM PRESTAÇÃO ALIMENTÍCIA À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 1

A NATUREZA JURÍDICA E EFICÁCIA DA MULTA DE PAGAMENTO DE QUANTIA CERTA FIXADA EM PRESTAÇÃO ALIMENTÍCIA À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 1 A NATUREZA JURÍDICA E EFICÁCIA DA MULTA DE PAGAMENTO DE QUANTIA CERTA FIXADA EM PRESTAÇÃO ALIMENTÍCIA À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 1 Thayane Cristina Boutin Alexia Aparecida Rodrigues Brotto

Leia mais

Âmbito de Aplicação do Enunciado 239 da Súmula do Supremo Tribunal Federal. Rosimayre Gonçalves de Carvalho*

Âmbito de Aplicação do Enunciado 239 da Súmula do Supremo Tribunal Federal. Rosimayre Gonçalves de Carvalho* Âmbito de Aplicação do Enunciado 239 da Súmula do Supremo Tribunal Federal Rosimayre Gonçalves de Carvalho* Resumo: O presente artigo tem como objetivo estabelecer debate sobre a aplicação do enunciado

Leia mais

DISCIPLINA: Direito Processual Civil IV

DISCIPLINA: Direito Processual Civil IV DISCIPLINA: Direito Processual Civil IV CH total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 8º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR137 1. EMENTA: Aspectos gerais da execução. Liquidação de sentença. Execução de

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Coisa Julgada No Processo Civil Suelene Cock Corrêa Carraro* Enquanto a sentença ainda estiver sujeita a recurso, não se encontra apta a produzir seus regulares efeitos. Significa

Leia mais

O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E A GARANTIA DA NÃO SURPRESA NA APLICAÇÃO DA IMPROCEDÊNCIA LIMINAR DO PEDIDO PARA JUÍZOS PRIMA FACIE DE PRECEDENTES

O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E A GARANTIA DA NÃO SURPRESA NA APLICAÇÃO DA IMPROCEDÊNCIA LIMINAR DO PEDIDO PARA JUÍZOS PRIMA FACIE DE PRECEDENTES O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E A GARANTIA DA NÃO SURPRESA NA APLICAÇÃO DA IMPROCEDÊNCIA LIMINAR DO PEDIDO PARA JUÍZOS PRIMA FACIE DE PRECEDENTES Juliana Provedel Cardoso 1 PALAVRAS-CHAVE: Processo Civil.

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 745.410 - SP (2005/0068599-2) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS RECORRENTE : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS PROCURADOR : LAÍS NUNES DE ABREU E OUTROS RECORRIDO : GIASSETTI

Leia mais

Aula 14. EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE (art. 609, parágrafo único, CPP)

Aula 14. EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE (art. 609, parágrafo único, CPP) Turma e Ano: Regular 2015 / Master B Matéria / Aula: Direito Processual Penal / Aula 14 Professor: Elisa Pittaro Monitora: Kelly Soraia Aula 14 EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE (art. 609, parágrafo

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO - 20/02 DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III PROFESSORA: MARCELA CÂMARA TURMA: Oferta Especial

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Preclusão Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil PRECLUSÃO Fundamentação Art. 278, CPC: A nulidade dos atos deve ser alegada na primeira

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais