Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1 Curso de Excel Nível Avançado Pro

2 Nível Avançado Pro A etapa denominada de Nível Avançado pro da planilha eletrônica do Microsoft Excel engloba: Gráficos dinâmicos Lista de opções com validação Valores máximo e mínimo Controle de vendas Filtros interativos Macro e formulários ProcV Interação com Access

3 GRÁFICOS DINÂMICOS No Excel, as tabelas dinâmicas e os gráficos dinâmicos são dois recursos poderosos para análise de dados. São ferramentas interativas que permitem visualizar resumos de planilhas que contêm grande volume de dados. Nesta parte do curso vamos tratar dos gráficos dinâmicos.

4 GRÁFICOS DINÂMICOS Ferramentas como gráficos dinâmicos ou tabelas dinâmicas são especialmente úteis quando há dados que se repetem muitas vezes na tabela. Considere, por exemplo, uma planilha VENDAS na qual estão listados os clientes da empresa, seu histórico de compras durante o ano de 2005 e as cidades desses clientes.

5 GRÁFICOS DINÂMICOS Vamos montar gráficos dinâmicos com base nesta planilha. Para isso, selecione a área útil do documento e dê o comando Dados > Relatório de Tabela e Gráficos Dinâmicos. Surge um assistente. Primeiro, ele pergunta onde estão os dados que você deseja analisar.

6 GRÁFICOS DINÂMICOS

7 GRÁFICOS DINÂMICOS A resposta-padrão padrão é numa lista do Excel. No entanto, você também pode analisar informações de uma fonte de dados externa. Informe, em seguida, o tipo de relatório que você deseja criar: relatório de gráfico dinâmico. Clique em avançar.

8 GRÁFICOS DINÂMICOS Clique novamente em Avançar. No passo seguinte, escolha traçar o gráfico em nova planilha e clique em Concluir. O Excel cria nova folha de gráfico, Gráf1, e exibe a janela Lista de Campos da Tabela Dinâmica. Você pode arrastar essa janela e ancorá-la no lado direito da tela.

9 GRÁFICOS DINÂMICOS Observe a página Gráf1. A região do gráfico exibe a mensagem Solte itens de dados aqui. À direita, há um espaço para campos de série. O Excel também ativa a barra de ferramentas Tabela Dinâmica.

10 GRÁFICOS DINÂMICOS Para compôr o gráfico, itens da Lista de Campos devem ser arrastados para uma das regiões do painel principal. Tracemos o primeiro gráfico analítico. Arraste o campo Cidade para a área de categorias; depois o campo Valor para cada região central do gráfico.

11 GRÁFICOS DINÂMICOS Dessa forma, você obtém um gráfico que mostra quanto cada cidade compra da empresa. Clique na caixa Cidade, embaixo do gráfico. O Excel exibe uma lista de todas as cidades do banco de dados. Você pode desmarcar algumas delas, ficando apenas com as que mais interessam.

12 GRÁFICOS DINÂMICOS Para reexibir todas as cidades, volte à lista de cidades e clique na opção Mostrar Tudo. Agora admita que você deseje relacionar as cidades com os prazos de pagamento (por exemplo, 30 dias, 60 dias, etc.). Arraste o campo Prazo também para a área de categorias.

13 GRÁFICOS DINÂMICOS O gráfico mostra uma distribuição dos valores comprados em cada cidade em cada categoria de prazo. Agora, vamos apagar campo Cidade, no gráfico. Pronto. Você tem outro gráfico. Agora relacionando prazos e valores.

14 GRÁFICOS DINÂMICOS É fácil perceber, por exemplo, que os maiores montantes de vendas são feitos com os prazos de 30 e 60 dias. Agora, arraste o campo Nome da lista para a área de campos de página. Isso significa que você pode criar gráficos separados para cada cliente. Clique na flecha do campo Nome, escolha um cliente e dê OK.

15 GRÁFICOS DINÂMICOS O gráfico relaciona o cliente com os valores que ele comprou, indicando os prazos de pagamento. Mas de qual cidade é esse cliente? Arraste o campo Cidade para a área de Categorias. Opa, não faz sentido: como o gráfico está centrado num cliente, a cidade se repete.

16 GRÁFICOS DINÂMICOS Então, arraste o campo Cidade para a área de campos de série. Agora, o gráfico está mais correto. O cliente Marco Pólo, da cidade de Campinas, comprou esses valores com pagamentos em três tipos de prazo. E quando ele comprou?

17 GRÁFICOS DINÂMICOS Arraste o campo Data para a área dos campos dos campos de série. O gráfico se torna mais colorido e mostra em detalhes os valores e datas de cada compra executada pelo cliente. Com experiência, arraste o campo Data da área dos campos de série para a dos campos de categorias. O que ocorre?

18 GRÁFICOS DINÂMICOS O Excel monta outro gráfico. Desta vez, ele exibe os valores comprados pelo cliente separados pelos prazos de pagamento e indicando as datas de compra. Observe um detalhe: a cada modificação que você faz no gráfico, o Excel também altera uma tabela dinâmica.

19 GRÁFICOS DINÂMICOS É nessa tabela que ele baseia o traçado do gráfico. Agora você já sabe como trabalhar com gráficos dinâmicos. Se você usar uma tabela com mais informações, poderá traçar muito mais gráficos, combinando os campos de dados.

20 GRÁFICOS DINÂMICOS Não esqueça: nossa análise está centrada num cliente. Portanto, você pode ir à caixa Nome, clicar na seta e escolher na lista outro cliente. Outra possibilidade: dê um duplo clique no campo Soma de Valor. Surge a tela Campo da Tabela Dinâmica.

21 GRÁFICOS DINÂMICOS Em vez da soma dos valores comprados, você pode escolher, por exemplo, o número de compras realizadas, o valor médio das compras e até o desvio- padrão dos valores.

22 GRÁFICOS DINÂMICOS Ao criar diferentes visualizações com base em porções da tabela analisadas separadamente, você pode extrair mais conclusões sobre sua atividade, conhecendo melhor os clientes e o desempenho dos produtos em cada cidade ou região.

23 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO

24 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO Numa planilha extensa, é difícil determinar qual o maior ou o menor número registrado numa coluna. Neste capítulo, vamos ver uma técnica para identificar os valores extremos de um conjunto de dados. Além disso, vamos montar um gráfico que se atualiza automaticamente.

25 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO Você tem uma planilha que faz o acompanhamento diário da variação de um número qualquer: valor do dólar, faturamento do caixa da sua empresa, medições num laboratório. Essencialmente, essa planilha inclui uma coluna para as datas e outra para os valores.

26 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO Nosso problema é o seguinte. Num documento desse tipo, como localizar, na coluna de datas, a célula correspondente ao valor máximo (mínimo) registrado? A dificuldade, aqui, reside no fato de você não saber até onde se estendem as colunas. Os pares data-valor vão sendo adicionados com o tempo.

27 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO Em outras palavras, você quer descobrir qual o maior valor de uma região em aberto. Vamos desenvolver uma solução para isso. Admita que as datas estejam na coluna A e os valores na B. A primeira linha é ocupada com títulos: Data, Valor.

28 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO Admita, também, que os dados Data e Valor sempre formam um par: não há data sem valor e vice-versa. versa. O primeiro passo consiste em nomear a coluna B. Acione Inserir/Nome/Definir e digite, em cima, o nome Dados.

29 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO Embaixo, digite a expressão mostrada na tela e dê OK. Você criou uma fórmula chamada Dados. =DESLOC(Plan1!$B$2;0;0;CONT.VALORES(Plan1!$B:$B)-1) 1) Nessa fórmula, A função CONT.VALORES verifica quantas células preenchidas existem na coluna B. A subtração de 1, no final, desconta a célula B1, que contém o título..

30 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO A função DESLOC é fundamental nessa fórmula. Ela resolve o problema da coluna em aberto. Sempre que você inserir novos dados na coluna B, DESLOC vai incluir esses dados na área de cálculo, que começa na célula B2.

31 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO Observe que B2 está como $B$2. Essa referência fixa indica que o início da área de contagem dos valores é sempre a célula B2. A fórmula Dados tem apenas um papel auxiliar: retorna uma referência geral para a coluna B. Em outras palavras, ela se refere, genericamente, a qualquer célula da coluna B.

32 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO A fórmula Dados será usada agora em outra fórmula, que nos dará o valor máximo na coluna B. Vamos colocá-la la aqui ao lado. Essa nova fórmula fornece a data coluna A que faz par com o valor máximo registrado na coluna B.

33 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO =DESLOC(A1;CORRESP(MÁXIMO(Dado s);dados;0);0)

34 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO O núcleo dessa fórmula é a função MÁXIMO, que determina qual é o maior valor na coluna B, referida na fórmula Dados. A função CORRESP localiza onde está esse valor máximo. Por fim, DESLOC identifica, na coluna A, a data que faz par com o valor máximo na coluna B.

35 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO Nesta outra célula a fórmula é idêntica. Mas, em lugar da função MÁXIMO, usamos a função MÍNIMO. Assim, resolvemos a primeira parte do nosso problema: temos os valores máximo e mínimo dos dados listados na coluna B. Para testar a solução, digite novas datas e valores..

36 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO Um lembrete: naturalmente, o valor máximo ou mínimo pode ocorrer mais de uma vez. Esta solução aponta apenas o primeiro. Você pode ampliá-la la para encontrar os demais. Uma forma é usar a função CORRESP. Para encontrar o valor 210,17, por exemplo, use a fórmula mostrada na tela.

37 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO Ela procura na coluna inteira. O resultado é o número da linha contado desde o início do bloco de dados. Para ajustá-lo ao número da linha na planilha, some 1. Confira: o número 210,17 está na linha 6. =CORRESP(210,17;B2:B20;0)+1

38 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO Você também pode partir para uma solução visual: crie um gráfico.

39 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO A idéia é criar um gráfico que incorpore automaticamente os novos valores incluídos na planilha. Acione Inserir > Nome > Definir e Eixo_X no campo Nomes da Pasta de Trabalho e, embaixo, a fórmula destacada na tela. =DESLOC(Plan1!$A$2;0;0;CONT.VALORES(Plan1!$A:$A)-1)

40 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO =DESLOC(Plan1!$A$2;0;0;CONT.VALORES(Plan1!$A:$A)-1) A estrutura da fórmula Eixo_X já é nossa conhecida. A função CONT.VALORES conta o número de linhas ativas na coluna A, subtraindo uma, que é a linha ocupada pelo título. A função DESLOC faz uma referência a toda essa coluna, a partir da célula fixa A2.

41 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO Você já notou por que chamamos a fórmula de Eixo_X. É isso mesmo: os valores X do gráfico serão formados pela coluna de datas. Agora, acione Inserir > Gráfico e clique no botão Concluir, para criar um gráfico vazio. Reposicione o espaço do futuro gráfico.

42 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO Clique no gráfico com o botão direito e escolha Dados de Origem. Surge uma janela com esse nome. Escolha a orelha Série e clique no botão Adicionar. Agora no campo Valores, digite: Plan1!Dados.

43 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO Isso diz ao Excel quais dados devem ser usados para gerar o gráfico. Dados, você lembra, é o nome da fórmula que define a coluna B. Por fim, na caixa Rótulo dos Eixos das Categorias (X), escreva Plan1!Eixo_X. Isso diz ao Excel que as variáveis do eixo horizontal estão na fórmula Eixo_X.

44 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO Essa fórmula lembra? corresponde aos valores da coluna A. Clique em OK e o gráfico está pronto. Vamos testá-lo. Inclua nova linha de dados na planilha e veja que o gráfico se atualiza sozinho. Problema resolvido.

45 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO Agora, vamos dar um acabamento final no gráfico. Primeiro selecione a legenda à direita e acione a tecla Del. Assim, sobra mais espaço para o gráfico. Clique com o botão direito no eixo das datas e escolha formatar Eixo. Na tela Formatar Eixo, passe à orelha Fonte.

46 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO Defina uma fonte menor. Com isso, as datas, que apareciam salteadas, agora marcam cada ponto do gráfico. Clique com o botão direito e, no menu, selecione Opções de Gráfico. Na nova tela, passe à orelha Rótulos de Dados. Marque a caixa Valor e dê OK.

47 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO Epa, os números estão muito grandes! Clique com o botão direito num desses números e escolha Formatar Rótulos de Dados. Na orelha Fonte, escolha uma fonte menor. Agora, você tem uma informação visual dos valores máximos e mínimos.

48 VALORES MÁXIMO E MÍNIMO No caso de números próximos, se houver alguma dúvida, os rótulos ajudam a esclarecer qual valor é o maior ou o menor. Também é possível escolher outros tipos de gráfico.

49 CONTROLE DE VENDAS

50 CONTROLE DE VENDAS Agora o nosso objetivo é montar uma planilha para controlar diariamente os resultados de vendas de uma empresa ou departamento. Comecemos com o esboço geral. Vamos criar uma planilha na qual serão anotadas as vendas diárias.

51 CONTROLE DE VENDAS A meta de vendas também se refere ao mês de janeiro de Aqui, entende-se que a empresa opera inclusive nos sábados e domingos.

52 CONTROLE DE VENDAS Observe a fórmula que dá a meta diária. Ela não é simplesmente a meta dividida por 31. Por quê? Porque queremos montar uma planilha que sirva pra qualquer mês. Em fevereiro, essa divisão simples já não serviria. Então, montamos uma regra geral.

53 CONTROLE DE VENDAS Relembrando! Você tomou contato com funções especiais de data e hora. Vamos usar FIMMÊS, uma daquelas funções. FIMMÊS aplicada a qualquer data do mês, fornece a data do último dia desse mês. A função DIA nos dá somente o dia serial (de 1 a 31) dessa data.

54 CONTROLE DE VENDAS Então, dividimos o valor da meta pelo número serial do último dia do mês. Assim, achamos a meta média diária. Agora, vamos para a planilha. Duas colunas são básicas para a entrada de dados: Data e Receita Diária ou seja, as vendas dessa data.

55 CONTROLE DE VENDAS Todos os outros dados serão calculados em função dessas duas colunas e da meta estabelecida. Uma coluna obrigatória é a Receita Acumulada. Ela vai indicar, quanto já foi vendido até a data, desde o início do mês. No exemplo, temos duas colunas de Receita Acumulada.

56 CONTROLE DE VENDAS Só precisamos de uma, é claro. Mas com as duas vamos mostrar soluções diferentes. Selecione a primeira célula da coluna Receita Acumulada 1. Veja a fórmula. No primeiro dia, é a soma da célula B5 até a célula B5. Mas por quê o primeiro B5 vem na forma $B$5?

57 CONTROLE DE VENDAS É simples. $B$5 é uma referência absoluta. Refere-se a célula B5, e somente a ela. Já B5, sem os cifrões, é uma referência relativa: nas próximas linhas, vai se tornar B6, B7, B8...No entanto, a primeira célula que entra nessa acumulação é sempre B5, fixa. Daí os cifrões.

58 CONTROLE DE VENDAS O Excel pode exibir uma advertência, achando estranho que a soma se refira a uma parte da coluna ao lado. Clique na célula e depois do aviso de erro. No menu, escolha Ignorar Erro.

59 CONTROLE DE VENDAS A fórmula foi estendida para toda a coluna. Nas linhas ainda não preenchidas com os pares data e receita, aparece repetido o último valor acumulado. Isso não é um erro, mas incomoda. Coloque o cursor na segunda coluna Receita Acumulada. A fórmula é diferente.

60 CONTROLE DE VENDAS A base é ainda a mesma SOMA usada em receita 1. Mas incluímos a repetição SE para evitar a repetição do último valor acumulado. Essa função SE testa se o valor das vendas na data foi preenchido. Para isso, usa a função ÉCEL.VAZIA. =SE(ÉCÉL.VAZIA(B5);0;SOMA($B$5:B5))

61 CONTROLE DE VENDAS Se a célula de receita está vazia, então a receita acumulada é zero. Caso contrário, ela assume o valor da função SOMA, como na coluna anterior. Dessa forma, em vez de repetir o último valor, repete-se o zero. Mas é possível também eliminar os zeros.

62 CONTROLE DE VENDAS Para que os zeros não apareçam, acione Ferramentas > Opções e, na orelha Exibir, desligue a caixa Valores Zero. Dê OK, e as células ficam vazias. Observe que essa configuração é válida somente para esta folha de cálculo.

63 CONTROLE DE VENDAS Pronto, as colunas Receitas Acumuladas estão concluídas. Na planilha final, você pode eliminar a primeira delas. Agora, vamos criar uma coluna indicativa da porcentagem acumulada até a data em relação à meta.

64 CONTROLE DE VENDAS A fórmula é simples: basta dividir o acumulado até a data pela meta de vendas. Para ter o resultado em valores percentuais, acione Formatar > Células. Na orelha Número, escolha a categoria Porcentagem e indique uma casa decimal. Dê OK.

65 CONTROLE DE VENDAS Agora, vamos incluir uma coluna para indicar a porcentagem do tempo já decorrido dentro do mês. Vejamos a fórmula. Ela divide o dia atual pelo último dia do mês. Mais uma vez usamos as funções DIA e FIMMÊS.

66 CONTROLE DE VENDAS Também, para evitar a repetição da última porcentagem, voltamos a empregar a função SE e o teste de célula vazia. Agora a planilha está pronta. O gerente de vendas pode acompanhar os resultados comparando as duas últimas colunas.

67 CONTROLE DE VENDAS Nos últimos registros, por exemplo, ele pode ver que as vendas estão à frente do tempo decorrido, o que é um bom resultado. Agora, vamos dar um último retoque para que a planilha possa ser reutilizada nos próximos meses, sem modificação.

68 CONTROLE DE VENDAS Na célula A1, escrevemos Faturamento Janeiro/2006. Portanto, em fevereiro, teremos que ajustar esse título. Vamos transformá-lo num título válido em qualquer época. Para isso, vamos montar uma fórmula que concatena textos no Excel. Coloque o cursor na célula A1.

69 CONTROLE DE VENDAS ="FATURAMENTO - " & MAIÚSCULA(TEXTO(A5;"mmmm")) & "/" & ANO(A5) Agora, escreva a fórmula mostrada na tela. O sinal de igual, você sabe, inicia a fórmula. A palavra Faturamento, entre aspas, é um pedaço do texto que você quer escrever na célula. O sinal de E comercial (&) é o operador de concatenação.

70 CONTROLE DE VENDAS Agora, vamos transformar em texto a primeira data do mês, usando a função TEXTO. A seqüência de quatro emes entre aspas ( mmmm ) indica o nome do mês por extenso. A função MAIÚSCULA, como o nome indica, serve apenas para colocar o nome do mês em letras maiúsculas.

71 CONTROLE DE VENDAS Por fim, vem a função ANO, que retorna o ano da primeira data da planilha. Assim, para usar a planilha em outro mês, basta copiar as cinco primeiras linhas e cola-las las em nova planilha. Como está tudo automatizado, você só precisa fazer dois ajustes.

72 CONTROLE DE VENDAS O primeiro ajuste é escrever a nova meta de vendas. E o segundo, digitar a data do primeiro dia do mês. Pronto. Todo o resto sai automaticamente. Agora, é só usar a planilha.

73 FILTROS INTERATIVOS

74 FILTROS INTERATIVOS Neste capítulo, vamos trabalhar com filtros interativos. Trata-se de um recurso que permite trabalhar com planilhas como se fossem bancos de dados, identificando grupos de informações e classificando- as em diferentes categorias.

75 FILTROS INTERATIVOS Os filtros do Excel revelam informações que estão por trás dos números, ajudam entender o que se passa na empresa e tomar decisões. Mas a grande vantagem deles é que tudo isso pode ser feito sem malabarismos técnicos.

76 FILTROS INTERATIVOS Para começar, crie uma planilha de dados cuja primeira linha contenha os títulos de cada coluna. Atenção: primeira linha, aqui, não significa necessariamente a linha 1 da planilha, mas apenas a linha inicial da tabela.

77 FILTROS INTERATIVOS No exemplo, criamos uma folha de informações funcionais do setor de recursos humanos de uma software house. Trata-se de uma tabela simples, com colunas com Nome, Cargo, Salário e Escolaridade dos funcionários.

78 FILTROS INTERATIVOS Com a tabela pronta, coloque o cursor em qualquer célula útil e, no menu, acione Dados > Filtrar > AutoFiltro. Isso ativa no menu o recurso AutoFiltro. Agora, verifique a planilha: as células que contêm títulos se transformam em caixas de combinação.

79 FILTROS INTERATIVOS Clique, por exemplo, na seta da coluna Cargo. A caixa de combinação exibe todos os cargos disponíveis na lista de empregados. Selecione a opção analista de sistemas. Veja: a planilha encolheu e exibe apenas os dados dos funcionários que são analistas de sistemas.

80 FILTROS INTERATIVOS Outra mudança aconteceu. A seta da caixa Cargo mudou de cor, assim como os números das linhas. Todos agora são azuis. Essa cor indica que os dados estão filtrados e em qual campo a peneira foi aplicada. É possível fazer a filtragem com base em mais de um campo

81 FILTROS INTERATIVOS Aqui, o filtro está baseado no campo Cargo, selecionando somente os analistas de sistemas. Você pode aplicar um segundo critério. Por exemplo, destacar apenas os que têm curso superior completo. A seta no campo Escolaridade também assume a cor azul.

82 FILTROS INTERATIVOS Agora o que você vê na tela corresponde ao seguinte comando: selecione todos os empregados que têm o cargo de analistas de sistemas e curso superior completo. Há outros itens que permitem sofisticar a análise dos dados.

83 FILTROS INTERATIVOS Além das informações existentes na coluna, as caixas de combinação contêm, como opções iniciais, dois itens comuns. Classificar em Ordem Crescente e Classificar em Ordem Decrescente. Essas opções são auto-explicativas.

84 FILTROS INTERATIVOS As caixas de combinação do sistema de filtros mostram ainda três opções comuns: Tudo, 10 Primeiros e Personalizar. A alternativa Tudo desativa o critério de filtragem aplicado àquele campo.

85 FILTROS INTERATIVOS Se a filtragem envolve mais de um campo, é preciso acionar a opção Tudo em cada um deles para que a planilha volte a mostrar todas as linhas. Um caminho mais rápido é acionar, no menu, a opção Dados > Filtrar > Mostrar Todos.

86 FILTROS INTERATIVOS A opção 10 Primeiros abre uma caixa de diálogo. Nela, você que os 10 primeiros podem ser configurados para sete, vinte ou outro número qualquer. Além disso, em vez de primeiros, podem ser os últimos. E ainda há mais opções. Quando você pede os n primeiros, o padrão é Itens.

87 FILTROS INTERATIVOS Ou seja, o Excel vai exibir somente os primeiros ou últimos itens ou os maiores números ou datas. Você também pode pedir os n primeiros (ou últimos) em porcentagem. Nesse caso, o Excel traz um número de registros correspondente à porcentagem indicada.

88 FILTROS INTERATIVOS Se você pedir os primeiros 5% numa tabela de 1000 registros, o Excel vai fornecer os 100 maiores. Observe que a opção 10 primeiros funciona apenas para campos numéricos. Quando você tenta aplicá-la la a campos de texto, nada acontece.

89 FILTROS INTERATIVOS Ainda não falamos da opção Personalizar. Ela também abre uma caixa de diálogo chamada Personalizar AutoFiltro. Trata-se e uma tela de busca na qual você pode montar pesquisas muito específicas. Veja os recursos oferecidos pela janela Personalizar AutoFiltro.

90 FILTROS INTERATIVOS Clique, por exemplo, na opção Personalizar da caixa de combinação associada ao campo Cidade. Surge a janela Personalizar AutoFiltro, já associada a esse campo. Você pode procurar, por exemplo: exatamente uma cidade, todas as cidades menos uma indicada.

91 FILTROS INTERATIVOS Também é possível localizar as cidades cujo nome contém (ou não contém) determinada palavra. Ou então, buscar cidade cujo nome começa com essa palavra. As opções no primeiro campo são muito ricas.

92 FILTROS INTERATIVOS No segundo campo, vêm os valores de comparação. Neste exemplo, são todas as cidades disponíveis no banco de dados. Na parte inferior da janela, há dois campos idênticos aos primeiros. Eles permitem montar buscas compostas, usando os operadores E e Ou.

93 FILTROS INTERATIVOS Então, você pode montar uma pesquisa assim: listar todos os empregados que moram em São Paulo ou em Campinas. Cuidado com a lógica ao usar os computadores E e Ou. Se, neste último exemplo, você usar E em lugar de Ou, obtém um resultado vazio. Por quê?

94 FILTROS INTERATIVOS É fácil perceber onde está o erro. O empregado não pode morar, ao mesmo tempo, em São Paulo E em Campinas. Em geral, só dá para usar o operador E em campos independentes: mora em São Paulo E é programador júnior; mora em Campinas e ganha mais de 2000 reais. Mas a caixa personalizar só trabalha com um campo.

95 FILTROS INTERATIVOS O Excel também oferece outras possibilidades de trabalhar com informações numa tabela de dados. Uma delas está no comando Dados > Subtotais, que abre a janela Subtotais. Nessa janela você define visualizações da planilha que mostram totais por grupos.

96 FILTROS INTERATIVOS Veja um exemplo. Na caixa A Cada Alteração Em, escolha Cargo. Em Usar Função, selecione ContNúm. Marque Cidade na lista Adicionar Subtotal A. A indicação de Cidade se deve apenas ao fato de ser aqui o último campo da planilha.

97 FILTROS INTERATIVOS Marque também as caixas Substituir Subtotais Atuais e Resumir abaixo dos Dados. Dê OK. O resultado é uma estrutura que totaliza os números de registros para cada cargo. Experimente esse recurso.

98 FILTROS INTERATIVOS No lugar da função ContNúm, que fornece a contagem de itens, coloque Média. E em vez de Cidade, marque Salário. Dê OK. O que você vê? É a mesma tabela, mas agora ela fornece a média dos salários de cada cargo. Para remover os subtotais, acione Dados > Subtotais e clique no botão Remover Todos.

99 PROCV

100 PROCV Poderosa ferramenta de busca do Excel. Sua função é varrer a base de dados a procura de valores correspondentes. Vamos pegar este exemplo =PROCV(A334;ALUNOS!$A$2: $B$635;2;0)

CURSO DE EXTENSÃO EM EXCEL PARTE II

CURSO DE EXTENSÃO EM EXCEL PARTE II CURSO DE EXTENSÃO EM EXCEL PARTE II O Excel, como a maioria dos outros programas de escritório, tem itens comuns como a barra de título, a barra de menus e barra de ferramentas. No entanto o que o distingue

Leia mais

Validação de dados. Determinamos qual tipo de informação será aceita e dentro de qual intervalo.

Validação de dados. Determinamos qual tipo de informação será aceita e dentro de qual intervalo. Validação de dados Por meio do recurso de validação, podemos definir que tipo de informação gostaríamos que fosse aceita em um intervalo de células ou uma mensagem de auxílio ao usuário indicando qual

Leia mais

Noções Básicas de Excel página 1 de 19

Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Conhecendo a tela do Excel. A BARRA DE FÓRMULAS exibe o conteúdo de cada célula (local) da planilha. Nela podemos inserir e alterar nomes, datas, fórmulas, funções.

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Microsoft Excel 2003

Microsoft Excel 2003 Associação Educacional Dom Bosco Faculdades de Engenharia de Resende Microsoft Excel 2003 Professores: Eduardo Arbex Mônica Mara Tathiana da Silva Resende 2010 INICIANDO O EXCEL Para abrir o programa Excel,

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

Excel Planilhas Eletrônicas

Excel Planilhas Eletrônicas Excel Planilhas Eletrônicas Capitulo 1 O Excel é um programa de cálculos muito utilizado em empresas para controle administrativo, será utilizado também por pessoas que gostam de organizar suas contas

Leia mais

Práticas Empresariais em Excel. Professor: Pádua

Práticas Empresariais em Excel. Professor: Pádua Práticas Empresariais em Excel Professor: Pádua SUMÁRIO 1 FÓRMULAS... 4 2 FUNÇÕES... 5 2.1 Data e hora... 5 2.1.1 Hoje... 5 2.1.2 Dia, Mês e... 5 2.1.3 Agora... 5 2.1.4 Hora, Minuto e Segundo... 5 2.2

Leia mais

Excel MATERIAL COMPLEMENTAR 1º ANO TECNOLOGIAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS

Excel MATERIAL COMPLEMENTAR 1º ANO TECNOLOGIAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS TECNOLOGIAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS MATERIAL COMPLEMENTAR 1º ANO PROFESSOR: JOÃO SOBRENOME Excel 2015 Este material complementar apresenta a descrição de alguns recursos e comandos relacionados à elaboração

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO MICROSOFT EXCEL AVANÇADO SE Retorna um valor se teste_lógico avaliar como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO. Use SE para conduzir testes condicionais sobre valores e fórmulas e para

Leia mais

A Estação da Evolução

A Estação da Evolução Microsoft Excel 2010, o que é isto? Micorsoft Excel é um programa do tipo planilha eletrônica. As planilhas eletrônicas são utilizadas pelas empresas pra a construção e controle onde a função principal

Leia mais

3 Resumo de dados com Tabelas e Gráficos dinâmicos

3 Resumo de dados com Tabelas e Gráficos dinâmicos 3 Resumo de dados com Tabelas e Gráficos dinâmicos Vinicius A. de Souza va.vinicius@gmail.com São José dos Campos, 2011. 1 Sumário Tópicos em Microsoft Excel 2007 Tabela dinâmica...3 Processo de construção...3

Leia mais

Questão - 01. Essência do Excel 2003...

Questão - 01. Essência do Excel 2003... Valdir Questão - 01 Como deve proceder o usuário do Microsoft para que sejam atualizados os cálculos das funções ou fórmulas utilizadas nas planilhas? a) Pressionar a tecla F9 no teclado b) Pressionar

Leia mais

Planilha Eletrônica Excel

Planilha Eletrônica Excel COLÉGIO LA SALLE CANOAS Técnico em Informática Planilha Eletrônica Excel Excel Prof. Valter N. Silva Colégio La Salle Canoas Página 2 1. NOÇÕES BÁSICAS O Microsoft Excel 7.0 é um programa de planilha eletrônica,

Leia mais

Tela Inicial: O Banco de Dados e seus objetos:

Tela Inicial: O Banco de Dados e seus objetos: Access 1 Tela Inicial: 2 ÁREA DE TRABALHO. Nosso primeiro passo consiste em criar o arquivo do Access (Banco de Dados), para isto utilizaremos o painel de tarefas clicando na opção Banco de Dados em Branco.

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

Estatística no EXCEL

Estatística no EXCEL Estatística no EXCEL Prof. Ms. Osorio Moreira Couto Junior 1. Ferramentas... 2 2. Planilha de dados... 3 2.1. Introdução... 3 2.2. Formatação de células... 4 2.3. Inserir ou Excluir Linhas e Colunas...

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

2. ENTRADA DE DADOS 2.1. TEXTOS

2. ENTRADA DE DADOS 2.1. TEXTOS 2. ENTRADA DE DADOS Os dados digitados em uma célula são divididos em duas categorias principais: constantes ou fórmulas. Um valor constante é um dado digitado diretamente na célula e que não é alterado.

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 02

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 02 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 02 Escrevendo Fórmulas Você pode executar cálculos com seus dados usando fórmulas, que são formatadas por operadores de dados e quase sempre por funções. Você vai aprender

Leia mais

Neste capítulo veremos como se trabalha com fórmulas e funções que são as ferramentas que mais nos ajudam nos cálculos repetitivos.

Neste capítulo veremos como se trabalha com fórmulas e funções que são as ferramentas que mais nos ajudam nos cálculos repetitivos. Fórmulas e Funções Neste capítulo veremos como se trabalha com fórmulas e funções que são as ferramentas que mais nos ajudam nos cálculos repetitivos. Operadores matemáticos O Excel usa algumas convenções

Leia mais

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 8. Introdução ao Excel

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 8. Introdução ao Excel Introdução ao Excel Esta introdução visa apresentar apenas os elementos básicos do Microsoft Excel para que você possa refazer os exemplos dados em aula e fazer os projetos computacionais solicitados ao

Leia mais

AULA TEÓRICA 9. Tema 4. Introdução ao Microsoft Excel (cont). Funções Organização de dados Gráficos Recursos adicionais Impressão

AULA TEÓRICA 9. Tema 4. Introdução ao Microsoft Excel (cont). Funções Organização de dados Gráficos Recursos adicionais Impressão AULA TEÓRICA 9 Tema 4. Introdução ao Microsoft Excel (cont). Funções Organização de dados Gráficos Recursos adicionais Impressão 1 Funções são fórmulas predefinidas que efetuam cálculos usando valores

Leia mais

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar! Para que serve a Tabela e o Gráfico Dinâmico?! Como criar uma Tabela Dinâmica?! Como criar um Gráfico Dinâmico?! Como podemos atualizar dos dados da Tabela

Leia mais

O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas.

O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas. O que é o Excel? O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas. Ele possibilita ao usuário desenvolver planilhas que efetuem cálculos, dos mais simples aos

Leia mais

ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4. A série... 4

ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4. A série... 4 EXCEL 2007 e 2010 2 ÍNDICE ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4 A série... 4 01 LISTA COM VALIDAÇÃO... 5 02 FUNÇÕES FINANCEIRAS... 7 03 FUNÇÃO DE BANCO DE DADOS... 12 04 RÓTULOS... 15 05 TABELA DINÂMICA... 18 06

Leia mais

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica Sumário Atualizando a tabela dinâmica Exibição de páginas em planilhas separadas Detalhando / ocultando os dados da planilha Gráfico dinâmico Gráfico dinâmico (cont.) Alterando a formatação do gráfico

Leia mais

A1;A7 é o mesmo que A1 e A7 A1:A7 é o mesmo que A1 até A7 (abrange A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7).

A1;A7 é o mesmo que A1 e A7 A1:A7 é o mesmo que A1 até A7 (abrange A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7). Excel Avançado Atenção! 1. Nunca referenciamos valores, mas sim o nome da célula que contém o valor, como A1, sendo A a coluna e 1 a linha. 2. As fórmulas sempre iniciam com sinal de =. 3. Lembre-se de:

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Clique na célula sobre a qual você deseja comentar.

Clique na célula sobre a qual você deseja comentar. , *+!!!!& Um comentário é uma anotação que você anexa a uma célula, separado do restante do conteúdo da célula. Os comentários são úteis como lembretes para você mesmo, como anotar como funciona uma fórmula,

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário Sumário Conceitos Microsoft Access 97... 01 Inicialização do Access... 02 Convertendo um Banco de Dados... 03 Criando uma Tabela... 06 Estrutura da Tabela... 07 Propriedades do Campo... 08 Chave Primária...

Leia mais

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Excel 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Índice 1.0 Microsoft Excel 2000 3 1.1 Acessando o Excel 3 1.2 Como sair do Excel 3 1.3 Elementos da

Leia mais

Introdução. Formação Informática Para Estatísticos Na DPINE. Formação Informática Para Estatísticos Na DPINE. Usar Tabelas Dinâmicas em EXCEL

Introdução. Formação Informática Para Estatísticos Na DPINE. Formação Informática Para Estatísticos Na DPINE. Usar Tabelas Dinâmicas em EXCEL Usar Tabelas Dinâmicas em EXCEL Introdução Neste Módulo aprendemos o importante recurso de Tabelas Dinâmicas e Gráficos Dinâmicos. Aprendemos a criar tabelas dinâmicas, a aplicar filtros e a fazer análise

Leia mais

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo INTRODUÇÃO O Microsoft Outlook 2007 é um programa de gestão de informações pessoais e de mensagens que auxilia no gerenciamento de mensagens, compromissos, contatos, tarefas e partilhar informações com

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina CAPÍTULO 6 GRÁFICOS NO EXCEL.

Universidade Federal de Santa Catarina CAPÍTULO 6 GRÁFICOS NO EXCEL. CAPÍTULO 6 GRÁFICOS NO EXCEL. Um gráfico no Excel é uma representação gráfica dos números de sua planilha - números transformados em imagens. O Excel examina um grupo de células que tenham sido selecionadas.

Leia mais

MATERIAL EXTRA DE EXCEL - FÓRMULAS Prof William Zacariotto

MATERIAL EXTRA DE EXCEL - FÓRMULAS Prof William Zacariotto 1. SINAIS DE OPERAÇÕES 2. SINAIS PARA CONDIÇÃO SINAL FUNÇÃO SINAL FUNÇÃO + SOMAR > MAIOR QUE - SUBTRAÇÃO < MENOR QUE * MULTIPLICAÇÃO DIFERENTE QUE / DIVISÃO >= MAIOR E IGUAL A % PORCENTAGEM

Leia mais

Manual. Pedido Eletrônico

Manual. Pedido Eletrônico Manual Pedido Eletrônico ÍNDICE 1. Download... 3 2. Instalação... 4 3. Sistema de Digitação SantaCruz... 8 3.1. Configuração... 8 4. Utilização do Sistema Digitação SantaCruz... 11 4.1. Atualizar cadastros...11

Leia mais

PRONATEC IFPA. Cursos Mulheres Mil: Operador de Computador. Disciplina: Informática Avançada Parte III. Professore: Adil Daou

PRONATEC IFPA. Cursos Mulheres Mil: Operador de Computador. Disciplina: Informática Avançada Parte III. Professore: Adil Daou PRONATEC IFPA Cursos Mulheres Mil: Operador de Computador Disciplina: Informática Avançada Parte III Professore: Adil Daou Belém 2014 01 Algumas outras funções Vamos inicialmente montar a seguinte planilha

Leia mais

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1.

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. 1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. Partes da tela do Excel... Barra de fórmulas... Barra de status...

Leia mais

Vinte dicas para o Word 2007

Vinte dicas para o Word 2007 Vinte dicas para o Word 2007 Introdução O Microsoft Word é um dos editores de textos mais utilizados do mundo. Trata-se de uma ferramenta repleta de recursos e funcionalidades, o que a torna apta à elaboração

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

Tarefa Orientada 18 Tabelas dinâmicas

Tarefa Orientada 18 Tabelas dinâmicas Tarefa Orientada 18 Tabelas dinâmicas Análise de dados através de tabelas dinâmicas. Conceitos teóricos As Tabelas Dinâmicas são tabelas interactivas que resumem elevadas quantidades de dados, usando estrutura

Leia mais

Trabalhando com banco de dados

Trabalhando com banco de dados Avançado Trabalhando com Aprenda a manipular dados no Excel com a ajuda de outros aplicativos da suíte Office Armazenar e organizar informações são tarefas executadas diariamente por todos nós. Desde o

Leia mais

AJUDA NO CONTROLE DA EMPREGADA

AJUDA NO CONTROLE DA EMPREGADA Planilhas I Empregada doméstica AJUDA NO CONTROLE DA EMPREGADA CALCULE E EMITA RECIBOS E GUIAS DE PAGAMENTOS DE IMPOSTOS PARA EMPREGADOS DOMÉSTICOS Amelhor maneira de evitar dores de cabeça futuras em

Leia mais

Parte 5 LibreOffice Base

Parte 5 LibreOffice Base Parte 5 LibreOffice Base 1. Criação do banco de dados 1. Abra o LibreOffice Base; 2. Escolha Criar um novo banco de dados e clique em Concluir; 3. Salve o banco de dados em alguma pasta do computador.

Leia mais

Basicão de Estatística no EXCEL

Basicão de Estatística no EXCEL Basicão de Estatística no EXCEL Bertolo, Luiz A. Agosto 2008 2 I. Introdução II. Ferramentas III. Planilha de dados 3.1 Introdução 3.2 Formatação de células 3.3 Inserir ou excluir linhas e colunas 3.4

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010 Tutorial do Iniciante Excel Básico 2010 O QUE HÁ DE NOVO O Microsoft Excel 2010 é um programa de edição de planilhas eletrônicas muito usado no mercado de trabalho para realizar diversas funções como;

Leia mais

Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb

Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Dezembro/2012 2 Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Sumário de Informações do Documento Título do Documento: Resumo:

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 LEIAME Nenhuma informação da APOSTILA - MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do autor. MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 Efetue cálculos, analise

Leia mais

Planilhas Eletrônicas EXCEL

Planilhas Eletrônicas EXCEL Planilhas Eletrônicas EXCEL Pasta de Trabalho Quando você inicia o excel ele automaticamente cria uma pasta de trabalho. Esta pasta de trabalho é um arquivo que pode ter até 255 planilhas. Cada planilha

Leia mais

COMO TRABALHAR COM A FERRAMENTA SUBTOTAIS DO EXCEL

COMO TRABALHAR COM A FERRAMENTA SUBTOTAIS DO EXCEL COMO TRABALHAR COM A FERRAMENTA SUBTOTAIS DO EXCEL! Como utilizar a opção Subtotais do Excel?! Como criar rapidamente Subtotais com várias opções de funções?! Qual a preparação necessária que sua tabela

Leia mais

Excel Avançado 2007 Excel Avançado 2007 1

Excel Avançado 2007 Excel Avançado 2007 1 1 Sumário: 1. Introdução...3 2. Funções...3 2.1 Função SE...4 2.2 Botão Inserir...7 2.3 Novas Funções Condicionais...8 2.4 Aninhando Funções...8 3. Análise de Dados Alternativos...9 3.1 Cenários...9 3.2

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: MONITOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: MONITOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS CADERNO DE PROVAS 1 A prova terá a duração de duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito. 2 Marque as respostas no caderno de provas, deixe para preencher o gabarito depois

Leia mais

Guia para Escolha de Fotos no PSG Request

Guia para Escolha de Fotos no PSG Request Gui apar aescol hadefot os com opsg Request Manualdousuár i ofi nal DLL System Guia para Escolha de Fotos no PSG Request Como escolher as fotos do CD ou DVD que você recebeu de seu Fotógrafo Suporte Técnico

Leia mais

Recursos do Outlook Web Access

Recursos do Outlook Web Access Recursos do Outlook Web Access Este material foi criado pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (SETIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. Seu intuito é apresentar algumas

Leia mais

Informática para concursos 1

Informática para concursos 1 Informática para concursos 1 BrOffice.org Calc Conhecimentos gerais (teoria) Arquivo: Pasta de Trabalho (arquivo de planilhas) Extensão: ods (podemos salvar como pdf, xls e etc) Planilhas: 3 (padrão) Uma

Leia mais

APOSTILA DE EXCEL 2007

APOSTILA DE EXCEL 2007 APOSTILA DE EXCEL 2007 1. Introdução Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade. A interseção de uma linha e de uma coluna é chamada de

Leia mais

Exercício de Estatística

Exercício de Estatística Exercício de Estatística 1 Construa a tabela abaixo 2 Inserir a fórmula em E2 3 Clicar em E2 e arrastar com a alça de preenchimento (+) até E5 4 Inserir em B6 a função auto-soma 5- Repetir a função auto-soma

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição SSE 3.0 Guia Rápido Módulo Secretaria Nesta Edição 1 Acessando o Módulo Secretaria 2 Cadastros Auxiliares 3 Criação de Modelos Definindo o Layout do Modelo Alterando o Layout do Cabeçalho 4 Parametrização

Leia mais

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007 1 Inicie um novo Antes de começar um novo, uma organização deve determinar se ele se enquadra em suas metas estratégicas. Os executivos

Leia mais

BrOffice Calc Avançado Módulo 05 ÍNDICE

BrOffice Calc Avançado Módulo 05 ÍNDICE ÍNDICE VÍDEO 1 Trabalhando com o BrOffice.org Calc VÍDEO 2 Criando estilos VÍDEO 3 Trabalhando com a função SE() VÍDEO 4 Usando funções matemáticas VÍDEO 5 Trabalhando com Cenários VÍDEO 6 Ordenando dados

Leia mais

Curso Capacitação da Ufms 2012

Curso Capacitação da Ufms 2012 Anexos Excel básico 2007 Anexo1 Subtotais Pode-se destacar duas formas de fazer subtotais, sem uso de tabelas dinâmicas. A Primeira, você vai fazer dois passos, classificar e depois o subtotal. Tomando

Leia mais

Aula 02 Excel 2010. Operações Básicas

Aula 02 Excel 2010. Operações Básicas Aula 02 Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Operações básicas; 2. Utilizando Funções; 3. Funções Lógicas; 4. Gráficos no Excel;

Leia mais

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO I. Criar um Novo Banco de Dados Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo 3. Clicar em Banco de Dados em Branco 4. Escrever um nome na caixa de diálogo

Leia mais

Roteiro 2: (Planilhas Eletrônicas) - Função procv / manipulação de formulários

Roteiro 2: (Planilhas Eletrônicas) - Função procv / manipulação de formulários Roteiro 2: (Planilhas Eletrônicas) - Função procv / manipulação de formulários Objetivos Explorar funções de procura e referência; Explorar ferramentas para controle de formulários em planilhas; Importar

Leia mais

MS-Excel 2010 Essencial (I)

MS-Excel 2010 Essencial (I) MS-Excel 2010 Essencial (I) Carga Horária: 20 horas Objetivos: Este curso destina-se a todos os profissionais que atuam nas áreas financeiras e administrativas, e que necessitem agilizar os seus cálculos,

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice Índice Caderno 2 PG. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão,

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: relações são essenciais Lição: inclui oito seções Tarefas práticas sugeridas Teste Cartão

Leia mais

Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: O produto final Lição: Inclui oito seções Tarefas práticas sugeridas Teste Visão

Leia mais

Figura 1 - Planilha para teste do recurso Auto Filtro

Figura 1 - Planilha para teste do recurso Auto Filtro Microsoft Excel Aula 5 Objetivos Apresentar o uso de filtros Trabalhar com validação de dados Apresentar o recurso Auditoria do Microsoft Excel Exercício 01 - AutoFiltro Construa uma planilha de acordo

Leia mais

EXCEL TABELAS DINÂMICAS

EXCEL TABELAS DINÂMICAS Informática II Gestão Comercial e da Produção EXCEL TABELAS DINÂMICAS (TÓPICOS ABORDADOS NAS AULAS DE INFORMÁTICA II) Curso de Gestão Comercial e da Produção Ano Lectivo 2002/2003 Por: Cristina Wanzeller

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Professor On-line. Em construção versão: 16/01/2015. Elaboração SED/DITI/GETIG

Professor On-line. Em construção versão: 16/01/2015. Elaboração SED/DITI/GETIG Professor On-line Em construção versão: 16/01/2015 Tela inicial de acesso Nº do IP do equipamento que está acessando o sistema 2 Login Matrícula no formato NNNNNN-D-VV (número, dígito, vínculo) Obs: independente

Leia mais

Tutorial USERADM. Inserindo conteúdos no site

Tutorial USERADM. Inserindo conteúdos no site Tutorial USERADM Inserindo conteúdos no site Como acessar o Administrador de Conteúdos do site? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar o site da Prefeitura de Aliança-TO,

Leia mais

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática &XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro de

Leia mais

Ave: Manual do usuário

Ave: Manual do usuário As iniciais no canto superior esquerdo indicam a atual lista de espécies em uso. Clique neste campo para abrir uma grade com todas Ave: Manual do usuário Introdução A Janela Inicial O botão Listas Sobre

Leia mais

Inventario de produtos

Inventario de produtos Inventario de produtos Parar o TAC. Gerar o inventario. Informações de erros na importação de produtos. Produtos sem código tributário associado. A posse de produtos no Thotau. Como corrigir as posses

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice Índice Apresentação...2 Barra de Título...2 Barra de Menus...2 Barra de Ferramentas Padrão...2 Barra de Ferramentas de Formatação...3 Barra de Fórmulas e Caixa de Nomes...3 Criando um atalho de teclado

Leia mais

Para inserir custo fixo às tarefas, siga os passos abaixo :

Para inserir custo fixo às tarefas, siga os passos abaixo : Capítulo 9 Custos 166 CUSTOS INSERINDO CUSTO FIXO AO PROJETO O custo total do projeto é o custo total de recurso somado ao custo total de custos fixos. O custo com recurso já é computado quando alocamos

Leia mais

EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA

EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA OBS: Para esta nota de aula foi utilizada como referência: Apostila Mala Direta Santos, Jorge Rodrigues dos. Foram adaptados os comando para utilizar mala direta no

Leia mais