O TRAÇADO DIAGONAL DE UMA AULA: a linha filosofar-aquarelar-escrever

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O TRAÇADO DIAGONAL DE UMA AULA: a linha filosofar-aquarelar-escrever"

Transcrição

1 O TRAÇADO DIAGONAL DE UMA AULA: a linha filosofar-aquarelar-escrever Autora: Ana Lygia Vieira Schil da Veiga Instituição: Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/FACED/UFJF), Minas Gerais. Agência de Fomento: CAPES Eixo Temático: Pesquisa, Artes, Mídias e Educação Categoria: Pôster Resumo: Este pôster recorta um aspecto de uma pesquisa de doutorado em curso. Apresenta, como objeto de pesquisa, o traçado diagonal de uma aula, conceito pensado junto a Deleuze e Guattari (2008), principal referencial teórico do trabalho, como um espaço de produção de relações que se dão em um entre. Traz a visualização, através das vozes dos alunos, de uma linha de tensão entre filosofia, pintura e escrita na proliferação de modos de existir. O recorte nasce das inquietações surgidas na disciplina Tópicos Especiais em Educação: Conhecimento e Verdade, ministrada para as licenciaturas. As aulas aconteciam no âmbito da História da Filosofia, tendo como base o estudo comparativo do pensamento de Nietzsche e Descartes, no que tange suas concepções de conhecimento e verdade. Na metodologia, a pintura em aquarela abria-se ao encontro da leitura dos textos, um exercício de aproximação que se narrava nas composições textuais feitas pelos alunos, onde os ecos do vivido e do estudado se mostravam. Pretende-se apresentar alguns efeitos dessa experiência onde se vê as marcas da aula em diagonal nos processos de subjetivação. Assim, como resultado, pode-se pensar os modos de subjetivação como uma produção de mundos que eclode no espaço da aula e invade a vida. Palavras-chave: arte, aula, educação.

2 Conhecimento e Verdade Agora refletirei mais precisamente se talvez não se encontrem em mim outros conhecimentos que ainda não haja percebido (DESCARTES, 1999). Este pôster procura problematizar o traçado diagonal de uma aula, conceito pensado junto a Deleuze e Guattari (2008), como um espaço de produção de relações que se dão em um entre. Traz a visualização, através das vozes dos alunos, de uma linha de tensão entre a filosofia, a pintura e a escrita na proliferação de modos de existir. O recorte apresentado nasce a partir das inquietações surgidas durante a experiência realizada em um estágio docente como parte de uma pesquisa de doutorado em curso. A atividade artística se deu no decorrer da disciplina Tópicos Especiais em Educação: Conhecimento e Verdade, ministrada na Faculdade de Educação para os cursos de licenciatura. Entre os alunos, graduandos dos cursos de Matemática e Pedagogia. As aulas semanais aconteciam no imbricamento da filosofia com a arte, no âmbito da História da Filosofia, tendo como base o estudo comparativo do pensamento de Nietzsche e Descartes, no que tange suas concepções de conhecimento e verdade. Uma inquietação: como se dá a verdade? Na inquietação, a produção de um problema: o encontro verdade-conhecimento. Produção de verdades. Produção de conhecimentos. Produção de pensares e viveres. Na inquietação-problematização implicar o corpo que produz e se produz com/na arte. Pensar a educação com suas produções de verdade e conhecimento junto ao pensamento de Descartes e Nietzsche (Ementa da disciplina Tópicos Especiais em Educação: Conhecimento e Verdade, Faculdade de Educação, 2013). Tendo como texto base o livro Razão e conhecimento em Descartes e Nietzsche, de Olímpio Pimenta (2000), as leituras se faziam também nos fragmentos das obras de Descartes e Nietzsche. O Discurso do método, As Paixões da alma e as Meditações de Descartes eram recordadas e se faziam estar com trechos de Crepúsculo dos Ídolos, A Gaia Ciência, Sobre Verdade e Mentira no Sentido Extra-Moral, de Nietzsche. Entre elas, a poetagem de Manoel de Barros e Fernando Pessoa. A pintura em aquarela abria-se ao encontro da leitura dos textos

3 desses autores, um exercício de aproximação, traçando uma diagonal que se narrava nas composições textuais feitas pelos alunos, onde os ecos do vivido e do estudado se mostravam. Pensamento e Vida Durante o banho... pensei sobre pensamento e vida! O que escrever? Nada em mente. Verdade! Um pouco antes de dormir: ainda sobre pensamento e vida. Oh, Descartes... você que me mostrou que existo... e mais ainda, que penso! Oh, Nietzsche... o que você fez com a minha vida? Melhor nem pensar. (Pensador-escritor-artista) 1. Figura 1 A pintura em aquarela na aula de filosofia Neste recorte 2, pretende-se apresentar alguns efeitos dessa experiência, através dos fragmentos das produções dos alunos, especialmente os que fazem ver as marcas da aula em diagonal nos processos de subjetivação. Na percepção desses processos, pode-se pensar os modos de subjetivação, uma produção de mundos que eclode no espaço da aula e invade a vida. As produções textuais dos alunos deixam ver os vestígios da experiência nas marcas que se imprimem no encontro da atividade artística com a aula de filosofia. Imprevisibilidade curricular que deixa viver e produz conhecimento no agenciamento da arte com uma disciplina filosófica. Desenho de uma dimensão da aula como procedimento vivo na educação. 1 Aluno de Licenciatura em Matemática. 2 Este recorte, que se atém à aula em diagonal, fará parte do capítulo que discutirá currículo, em uma tese ainda em fase de escrita.

4 Uma diagonal é traçada Liberar a linha, liberar a diagonal: não há músico nem pintor que não tenham essa intenção (DELEUZE; GUATTARI, 2008, p. 94) 3. O que acontece quando uma diagonal inesperada é traçada na aula? É possível riscar uma linha que deslize um saber sobre o outro? Que se dá quando a aula reúne elementos de campos distintos? Questões se apresentam e se põem a problematizar a aula. A problematização da aula é sua desacostumação. É a composição de um traçado de aula que se inaugura na discordância com os modelos, esquemas e estruturas aconselháveis para a elaboração de uma aula. O problematizar se dá no fazer uma outra coisa, porém no mesmo espaço onde os modos de aula compartimentizam, dividem o saber e o estudar em disciplinas estanques. Problematizar faz discordar, provocar um estranhamento nas faculdades, um desassossego do pensar. E, assim, produzir outros modos estudar, de escrever, de pintar. E, assim, produzir outros modos de existir. E, assim, intensificar as forças criadoras da educação. [...] liberar a linha e a diagonal, traçar a linha em vez de coordenadas, produzir uma diagonal imperceptível [...] (DELEUZE; GUATTARI, 2008, p. 94) Uma diagonal produz flexão nas forças do filosofar e do aquarelar colocando-as em relação 4 e, assim, tornando possível a constituição de uma aula como procedimento educativo na vida. O que se dá nessa relação, os efeitos que essa diagonal produz, implicam na configuração da aula. Outros modos de filosofar, escrever e pintar passam a existir neste agenciamento. Intensidades subjetivantes movimentam a aula quando a filosofia e aquarela se relacionam com a escrita. Viver que produz questões. Questões que proliferam na aproximação de campos heterogêneos. Questões que apontam para outros modos de pensar a aula para aquém e além de suas necessidades conteudistas. 3 As epígrafes com as citações de Deleuze e Guattari (2008) atravessam o texto, uma linha que permite ver o fora conceitual da experiência. 4 Colocar em relação está próximo ao conceito de agenciamento em Deleuze: se está em presença de um agenciamento todas as vezes em que pudermos identificar e descrever o acoplamento de um conjunto de relações materiais e de um regime de signos correspondente (ZOURABICHVILI, 2004, p. 9), onde a produção de sentido se dá na articulação de heterogêneos.

5 Figura 2 A sala de aula de pintura-filosofia A escrita... é produzida por vozes. Quais vozes estão ecoando? Vozes cartesianas? Vozes nietzschianas? Vozes embaraçadas? Vozes baixinhas. Sussurros e alguns silêncios. Um conhecimento fazendo seus caminhos: territorializar e desterritorializar. Isso mesmo, um oferecendo chão e outro tirando o chão. As singularidades fazem rebolir os conhecimentos. Nesse reboliço, quanto um corpo suporta? Quanto cada corpo pode aguentar? (Escritor-artista-pensador) 5. A aula-diagonal se configura provisoriamente na compreensão da aula enquanto composição de linhas (DELEUZE; GUATTARI, 2008). Linhas que juntas formam a superfície da aula. Linhas em multiplicidade que possibilitam o surgimento de uma configuração provisória da aula como mundo em devir. Uma ação que procura instituir a aula em um entre, uma fronteira mantida, onde a tensão do existir pode habitar. [...] Com efeito, não é o ponto que faz a linha, é a linha que arrasta o ponto desterritorializado, que o arrasta para sua influência exterior; então, a linha não vai de um ponto a outro, mas entre os pontos ela corre numa outra direção que os torna indiscerníveis [...]. (DELEUZE; GUATTARI, 2008, p. 97). A aula como um acontecimento singular: filosofar-aquarelar-escrever. Um indistinto atuar, desinstalador de hierarquias, instaurador de simultaneidades. Uma aula produzindo e inventando simultaneidades: a simultaneidade entre o pensar da pintura e fazer da filosofia. A simultaneidade entre o abordar temas filosóficos em sala de aula e o construir artístico de um escrever. Produção de uma zona de tensão. 5 Aluna de Licenciatura em Pedagogia.

6 A aula como um acontecimento singular, registrado em composições textuais, nos vestígios de um vivido que deixa deixando marcas. Marcas que vão produzindo um existir, disparando diferenças, engendrando rupturas que se abrem à passagem do inédito em outras produções. Marcas que são a gênese de um devir. A linha filosofar-aquarelar-escrever [...] A linha está entre os pontos, no meio dos pontos, e não de um ponto a outro [...]. (DELEUZE; GUATTARI, 2008, p. 97). Uma linha tensiona: filosofar-aquarelar-escrever, linha em fuga na aula. Processo de desterritorialização. Potência de produção de uma filosofia, de uma pintura, de uma escrita. Produção de tensão, de entre, fazendo fugir certos modos de produção da aula. Fazendo fugir algo dela: potências de vida. Zona fronteiriça onde os modos de existir fazem fugir um sistema, escapando dele, dentro dele. Um projeto: produzir uma obra. Como? Criar superfícies em tons bem claros, fazendo uma sobre a outra, ao final, terá as cores e formas desejadas. Um projeto: viver a vida. Como? Organizar as tarefas, dividir o tempo, ponderar as relações, ao final, alcançará o sucesso. Um papel em branco, tintas, pincéis, secador. Um corpo, espaço tempo, tarefas, metas. Começo com as cores primárias, azul, vermelho, amarelo. Começo do mais simples, escola, graduação, trabalho, mestrado... Figura 3 Técnica do velado em aquarela Papel demarcado, deixo a surpresa para depois. Vida planejada, deixo o melhor para depois. (Artista-pensador-escritor) 6 6 Aluna de Licenciatura em Matemática.

7 Assim, na Faculdade de Educação, uma escrita se fez junto ao que se estudou e pintou. Viu-se a materialidade da pintura implicando a escrita no pensar filosofia. Viu-se uma diagonal movendo espaços de aula, deslocando lugares estabelecidos, impossibilitando estruturas prévias, deslizando saberes uns sobre os outros. Linhas em produção. Linhas de atividades artísticas produzindo superfícies. Superfícies ocupadas por conceitos de filosofia. Conceitos imbricados em instâncias outras: papel, água, tinta, pincel. Que vidas se produziram neste experenciar? Que corpos se inventaram nessa produção? Entre as inquietações de como se dá a verdade, os exercícios de cor e forma escaparam à figuração e produziram véus de cor por onde o ar e o pensamento puderam passar, atravessar. Encontros inquietos, moventes, desterritorializando saberes constituídos. Nesta inquietação, a problematização conceitual da aula manteve-se presente: que conhecimento? Que verdade? A materialidade da pintura produzindo efeitos na filosofia. Uma produção inventada na aula. Uma produção de vida. Uma produção de conhecimento. Uma aquarela-filosofia-escrita disparando intensidades, produzindo uma aula-vida-educação. Figura 4 Técnica do molhado em aquarela Um susto: a obra precisa ser terminada em 20 minutos. Um susto: a vida nem precisa de 20 minutos para terminar. A obra não pode terminar assim. A vida não pode terminar assim.

8 Um papel em branco, tintas, pincéis, secador, cores, cheiros. Um corpo, espaço, tempo, tarefas, metas, afetos e desafetos. Sentado não dá mais para ficar. O corpo se levanta. Pinta, corre, dança, se movimenta... Posso pegar o seu amarelo? Vou pegar seu vermelho! Uma mão pinta, a outra seca. O que é derramado vira parte da obra. Como buscar a surpresa deixada para o futuro? O melhor deixado para depois? Não há tempo de planejar, apenas fazer para salvar a obra, para salvar a vida... No fazer, o colorido surge no entre das cores primárias. E as potências no entre das relações das forças. O tempo acabou. O colorido vivificou. A singularidade de cada pincelada produziu a pluralidade das formas. A obra não acabou, mas ficou pronta. A vida foi salva pela obra... A obra foi salva pelo devir... A vida virou obra de arte... Devires (Artista-pensador-escritor)

9 REFERÊNCIAS DELEUZE Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 5. São Paulo: Ed. 34, DESCARTES. Discurso do método. As Paixões da alma. Meditações. São Paulo: Abril Cultural, (Coleção Os pensadores). NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Obras Incompletas. São Paulo: Abril Cultural, (Coleção Os pensadores). PIMENTA, Olímpio. Razão e conhecimento em Descartes e Nietzsche. Editora UFMG. Belo Horizonte, ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Campinas: IFCH, Unicamp, Disponível em: Acesso em: 20 jun

PRÁTICAS DE ENSINO III - Metodologias

PRÁTICAS DE ENSINO III - Metodologias PRÁTICAS DE ENSINO III - Metodologias A indissociabilidade entre ensino e produção de pensamento filosófico CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 2016.2 Prof.ª. Suze Piza PRÁTICAS DE ENSINO III - Metodologias

Leia mais

CURRÍCULO EM REDES COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA AO INSTÍTUIDO: SOBRE AS REDES DE CONVERSAS E PRÁTICAS COTIDIANAS EM UMA SUPERIOR

CURRÍCULO EM REDES COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA AO INSTÍTUIDO: SOBRE AS REDES DE CONVERSAS E PRÁTICAS COTIDIANAS EM UMA SUPERIOR CURRÍCULO EM REDES COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA AO INSTÍTUIDO: SOBRE AS REDES DE CONVERSAS E PRÁTICAS COTIDIANAS EM UMA INST TITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Drº Wellington Machado Lucena Faculdade Estácio

Leia mais

Aline Nunes. Ensaio Visual - Projeto Me Mande Notícias. Imagem 1: Dos destinatários

Aline Nunes. Ensaio Visual - Projeto Me Mande Notícias. Imagem 1: Dos destinatários Aline Nunes Ensaio Visual - Projeto Me Mande Notícias Imagem 1: Dos destinatários. 2018. Imagem 2: Dos destinatários detalhes. 2018 Imagem 3: Carrer Unió e Rialto detalhes. 2018 Imagem 4: À espera. 2018

Leia mais

CARTOGRAFIAS AFETIVAS

CARTOGRAFIAS AFETIVAS Juliana C. Pereira (pseudônimo: Juliana Crispe) 1 Resumo Cartografias Afetivas busca, a partir de uma proposição aberta, criar cartografias diversas. A proposta tem o intuito de potencializar afetos e

Leia mais

Ementa: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Disciplina: História da Filosofia Moderna Professora: Priscila Rufinoni

Ementa: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Disciplina: História da Filosofia Moderna Professora: Priscila Rufinoni UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Disciplina: História da Filosofia Moderna Professora: Priscila Rufinoni Ementa: Este curso trata da passagem do pensamento do medievo para a investigação

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais Anos atrás, passei muito e muito tempo pensando em Palomar e suas relações com o pensamento filosófico. Naquele momento, queria descobrir como as teorias filosóficas estavam escondidas

Leia mais

PEDAGOGIA DO SILÊNCIO Eduardo Guedes Pacheco *

PEDAGOGIA DO SILÊNCIO Eduardo Guedes Pacheco * PEDAGOGIA DO SILÊNCIO Eduardo Guedes Pacheco * Resumo Tomando como referência as palavras de Rui Canário, as quais nos lembram que a modernidade inaugura uma relação entre aqueles que ensinam e aqueles

Leia mais

PERSONAGEM CONCEITUAL, O FILÓSOFO E SEU DUPLO

PERSONAGEM CONCEITUAL, O FILÓSOFO E SEU DUPLO PERSONAGEM CONCEITUAL, O FILÓSOFO E SEU DUPLO JOSÉ EDUARDO PIMENTEL FILHO 1 Resumo: O presente texto trata do conceito de personagem conceitual, mostra como Deleuze e Guattari o pensaram, e mostra como

Leia mais

Tópicos da História da Física Clássica

Tópicos da História da Física Clássica Tópicos da História da Física Clássica Descartes Victor O. Rivelles Instituto de Física da Universidade de São Paulo Edifício Principal, Ala Central, sala 354 e-mail: rivelles@fma.if.usp.br http://www.fma.if.usp.br/~rivelles

Leia mais

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR. interação e inter-relação que esperamos potencializar.

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR. interação e inter-relação que esperamos potencializar. BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR interação e inter-relação que esperamos potencializar. Tendo como ponto de partida algumas obras expostas na 29ª Bienal, pretendemos tecer uma rede de ideias enquanto refletimos

Leia mais

DEFINIÇÃO DE PÚBLICO / ÁREAS DE FORMAÇÃO PARA A SEGUNDA LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DEFINIÇÃO DE PÚBLICO / ÁREAS DE FORMAÇÃO PARA A SEGUNDA LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEFINIÇÃO DE PÚBLICO / ÁREAS DE FORMAÇÃO PARA A SEGUNDA LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Licenciados em Educação Física que ministram ou tenham interesse em ministrar aulas de Ciências e Biologia, no Ensino

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2401N - Relações Públicas. Ênfase. Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação.

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2401N - Relações Públicas. Ênfase. Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação. Curso 2401N - Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação Docente(s) Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências

Leia mais

CATÁLOGO OBJETIVO: METODOLOGIA: O desenvolvimento da proposta será por meio da exposição da história narrada no livro Grande Sertão veredas.

CATÁLOGO OBJETIVO: METODOLOGIA: O desenvolvimento da proposta será por meio da exposição da história narrada no livro Grande Sertão veredas. CATÁLOGO ÁREA: Estética TEMA: As multiplicidades Virtuais HISTÓRIA DA FILOSOFIA: Filosofia Contemporânea. INTERDISCIPLINARIDADE: Literatura Pós-moderna brasileira DURAÇÃO: 1 aula de 50 AUTORIA: Caroline

Leia mais

Resultado Final do Eixo 08 - Currículo, formação e trabalho docente Nº TÍTULO CPF

Resultado Final do Eixo 08 - Currículo, formação e trabalho docente Nº TÍTULO CPF Resultado Final do Eixo 08 - Currículo, formação e trabalho docente Nº TÍTULO CPF 1 (RE) MODELANDO O DESENHO NO CURRÍCULO: UMA EXPERIÊNCIA COM A ABORDAGEM 86953184515 METODOLÓGICA?DESIGN THINKING? 2 "SENTIDO":

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 010/2017 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

O PERCURSO DO PIBID UNIVALI

O PERCURSO DO PIBID UNIVALI O PERCURSO DO PIBID UNIVALI Hoje eu desenho o cheiro das árvores. (Manoel de Barros) Manoel de Barros nos provoca com sua poesia a desinventar objetos, afinal as coisas não querem mais ser vistas por pessoas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DAS CIÊNCIAS MESTRADO/DOUTORADO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DAS CIÊNCIAS MESTRADO/DOUTORADO HORÁRIO 2017.1: MESTRADO HORARIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 8H-10H 10H-12H ANÁLISE ESTATÍSTICA IMPLICATIVA [PPGE 7515] 14H-16H 16H-18H - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA [PPGE 7343]

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO Componente Curricular: FILOSOFIA Código: ADM 112 Pré-requisito: Filosofia Geral Período Letivo: 2013.1 Professor: Ana Paula dos Santos Lima CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01

Leia mais

um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e educação, 2009, 149 p.

um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e educação, 2009, 149 p. RESENHA: ASPIS, Renata Lima. GALLO, Silvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e educação, 2009, 149 p. Maureci Moreira de Almeida* Os estudos envolvendo o ensino de filosofia

Leia mais

RESENHA DA OBRA DELEUZE E A EDUCAÇÃO. GALLO, Sílvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte, Autêntica, pág. Coleção Pensadores e Educação.

RESENHA DA OBRA DELEUZE E A EDUCAÇÃO. GALLO, Sílvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte, Autêntica, pág. Coleção Pensadores e Educação. RESENHA DA OBRA DELEUZE E A EDUCAÇÃO GALLO, Sílvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2003. 118 pág. Coleção Pensadores e Educação. Márcio Danelon * A obra Deleuze e a Educação, de Sílvio

Leia mais

UM TERRITÓRIO DE MÚTIPLOS AGENCIAMENTOS NO ENSINO MEDIADO POR UMA TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO DIGITAL-TCD

UM TERRITÓRIO DE MÚTIPLOS AGENCIAMENTOS NO ENSINO MEDIADO POR UMA TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO DIGITAL-TCD UM TERRITÓRIO DE MÚTIPLOS AGENCIAMENTOS NO ENSINO MEDIADO POR UMA TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO DIGITAL-TCD Resumo Aliuandra Barroso Cardoso Heimbecker 1 As tecnologias produzem a todo o instante entre os

Leia mais

ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GEOGRAFIA E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG NA BUSCA DAS QUESTÕES DE GÊNERO

ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GEOGRAFIA E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG NA BUSCA DAS QUESTÕES DE GÊNERO ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GEOGRAFIA E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG NA BUSCA DAS QUESTÕES DE GÊNERO Évelin Pellegrinotti Rodrigues 1 Luar Fagundes 2 Paula Regina Costa

Leia mais

Palavras-chave: Arte; Filosofia; Imagem do Pensamento; Vida.

Palavras-chave: Arte; Filosofia; Imagem do Pensamento; Vida. HORIZONTE FILOSÓFICO: A VIDA NAS SUPERFÍCIES MARTINS, Felipe. (G CCHE UENP/CJ) Resumo: Dentre as expressões de vida que advém da Filosofia podemos perceber não apenas modos de pensar, mas também modos

Leia mais

ESTADO E CURRÍCULO: COMO O PROJETO DE NAÇÃO INTERFERE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ESTADO E CURRÍCULO: COMO O PROJETO DE NAÇÃO INTERFERE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 78 ESTADO E CURRÍCULO: COMO O PROJETO DE NAÇÃO INTERFERE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Alexandre Cruz Junkes Junior ¹ INTRODUÇÃO O estudo a ser desenvolvido tem como

Leia mais

Curso de Especialização Lato Sensu - Ensino de Ciências - EaD

Curso de Especialização Lato Sensu - Ensino de Ciências - EaD Curso de Especialização Lato Sensu - Ensino de Ciências - EaD CÂMPUS FLORIANÓPOLIS MATRIZ CURRICULAR Módulo 1 Carga horária total: 210 Introdução ao Estudo a Distância Introdução à Pesquisa em Ensino de

Leia mais

. Palavras chave: formação docente, estágio supervisionado, disciplinas pedagógicas.

. Palavras chave: formação docente, estágio supervisionado, disciplinas pedagógicas. NA CONTRAMÃO DA RACIONALIDADE TÉCNICA: POSSIBILIDADES DE REPENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE Resumo Janaína de Azevedo Corenza PUC-Rio IFRJ A formação docente deve se constituir em um processo de reflexão que

Leia mais

Foucault e a educação. Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil

Foucault e a educação. Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil Foucault e a educação Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil Prefácio A educação abrange os processos de ensinar e de aprender e se desenvolve em todos os espaços possíveis:

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE CURSO

CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: FILOSOFIA Código: ENF 304 Pré requisito: Nenhum Período Letivo: 2014.1 Professor:

Leia mais

NOVOS AMBIENTES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

NOVOS AMBIENTES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NOVOS AMBIENTES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA Alan Marx Francisco Antonio Sanches Valera Neto RESUMO O ensino de filosofia encontra inúmeras dificuldades, tanto pela sua estrutura mais abstrata quanto pela

Leia mais

RESENHA A aula de Filosofia enquanto experiência filosófica: possibilitar ao estudante de filosofia criar conceitos e ou avaliar o valor dos valores

RESENHA A aula de Filosofia enquanto experiência filosófica: possibilitar ao estudante de filosofia criar conceitos e ou avaliar o valor dos valores RESENHA A aula de Filosofia enquanto experiência filosófica: possibilitar ao estudante de filosofia criar conceitos e ou avaliar o valor dos valores Danilo Augusto Ferreira de Jesuz 1 GABRIEL, Fábio Antonio

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE PEDAGOGIA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE PEDAGOGIA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE PEDAGOGIA SÃO PAULO 2013 A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO CIENTÍFICO PARA O ESTUDANTE DE PEDAGOGIA O curso de Pedagogia, expresso em

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

Leia mais

O cinema sob a ótica da Filosofia de Gilles Deleuze: a imagem como fissura no tempo

O cinema sob a ótica da Filosofia de Gilles Deleuze: a imagem como fissura no tempo 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( X) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

EMENTA OBJETIVOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EMENTA OBJETIVOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ Instituída pela Lei nº 10.425, de 19/04/2002 D.O.U. DE 22/04/2002 PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROEN COORDENADORIA DE FILOSOFIA COFIL Curso: Filosofia

Leia mais

Eixo Temático: Etnomatemática e as relações entre tendências em educação matemática.

Eixo Temático: Etnomatemática e as relações entre tendências em educação matemática. A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS VOLTADAS PARA MATEMÁTICA DO CURSO DE PEDAGOGIA E OS SABERES DA EXPEIRÊNCIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA. 05614389784 1 Eixo Temático: Etnomatemática

Leia mais

PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO.

PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CANOINHAS I FÓRUM DE PROFESSORES DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DO PLANALTO NORTE CATARINENSE - 2007 PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. Sandro Luiz Bazzanella sandroba@terra.com.br

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ORDEM: METODOLOGIA MERZ NA MÃO 1

EXPERIMENTAÇÃO ORDEM: METODOLOGIA MERZ NA MÃO 1 EXPERIMENTAÇÃO ORDEM: METODOLOGIA MERZ NA MÃO 1 Allex Rodrigo Medrado ARAÚJO allexmeteora@hotmail.com Mestrando em Cultura Visual UFG O caos é uma ordem por decifrar José Saramago. O homem duplicado. 2002,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL EMENTA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL EMENTA CURSO: Instrumento Musical PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO NOME DA UNIDADE ACADÊMICA: Unidade Acadêmica IV COMPONENTE CURRICULAR: Filosofia CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas DOCENTE RESPONSÁVEL: Diversos EMENTA

Leia mais

ENSAIO Área Temática: Educação Visual, Linguagens Visuais e Arte

ENSAIO Área Temática: Educação Visual, Linguagens Visuais e Arte CONVULSÃO DAS SOMBRAS SHADOWS CONVULSION Eugénia Vilela 1 Alik Wunder 2 O que acontece quando o enquadramento são os fragmentos de imagens, fotografias em lentidão de luz que envolve o branco? O que pensar

Leia mais

VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ?

VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ? VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ? Introdução O seguinte planejamento de aula foi desenvolvido inicialmente para a cadeira de Metodologia e Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa do curso de Licenciatura em Letras

Leia mais

REGRAS DO MÉTODO encontrar por si mesmo uma solução evidente que permita reorganizar nossos juízos e separar neles o falso do verdadeiro;

REGRAS DO MÉTODO encontrar por si mesmo uma solução evidente que permita reorganizar nossos juízos e separar neles o falso do verdadeiro; René Descartes REGRAS DO MÉTODO Primeira parte: encontrar por si mesmo uma solução evidente que permita reorganizar nossos juízos e separar neles o falso do verdadeiro; REGRAS DO MÉTODO Método: Meta por,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA Resolução nº 02/2012 Modifica a Resolução 02/2008 que regulamenta o Estágio de Docência para Alunos do Mestrado e Doutorado

Leia mais

História e História da Educação O debate teórico-metodológico atual*

História e História da Educação O debate teórico-metodológico atual* História e História da Educação O debate teórico-metodológico atual* Nadia Gaiofatto** Como o próprio título bem define, o livro em questão reúne importantes contribuições para a reflexão sobre a relação

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 790

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 790 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 790 Altera os anexos da Resolução CEPEC nº 698, que fixa o currículo pleno do curso de graduação em Pedagogia Licenciatura Plena

Leia mais

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Sujeitos da educação: escola e identidade social. Ementa: Processos identitários e categorias de pertencimento social: classe, gênero, etnia

Leia mais

Ítaca 27. Defesas Doutorado Doutorado

Ítaca 27. Defesas Doutorado Doutorado Defesas Doutorado 2013 Doutorado 2013 242 Imaginação e Ideologia na Política de Spinoza Alexandre Arbex Valadares Esta tese propõe uma leitura da política de Spinoza a partir dos conceitos de corpo e imaginação.

Leia mais

Plano de Ensino. Seriação ideal 1

Plano de Ensino. Seriação ideal 1 Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003208 - Filosofia Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências Humanas

Leia mais

EDUCAÇÃO E SAÚDE: POSSIBILIDADES CRIADORAS

EDUCAÇÃO E SAÚDE: POSSIBILIDADES CRIADORAS EDUCAÇÃO E SAÚDE: POSSIBILIDADES CRIADORAS Prof.ª Dr.ª Emília Carvalho Leitão Biato - Instituto de Saúde Coletiva - UFMT Layane Machado Buosi - Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMT

Leia mais

Grau acadêmico: Graduação Turno: Noturno Currículo: Natureza: Obrigatória Unidade acadêmica: DFIME Período: 1º/2018

Grau acadêmico: Graduação Turno: Noturno Currículo: Natureza: Obrigatória Unidade acadêmica: DFIME Período: 1º/2018 Curso: Filosofia Licenciatura UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ Instituída pela Lei nº 10.425, de 19/04/2002 D.O.U. DE 22/04/2002 PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROEN COORDENADORIA DE

Leia mais

A CULTURA CORPORAL DO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFC

A CULTURA CORPORAL DO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFC RESUMO: A CULTURA CORPORAL DO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFC Carlos Alexandre Holanda Pereira Universidade Estadual do Ceará(UECE) Maria Socorro Lucena Lima Universidade Estadual

Leia mais

TÍTULO / TÍTULO: VIDAS E CONHECIMENTOS TRANS-VERSANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO DE BIOS-LOGIAS

TÍTULO / TÍTULO: VIDAS E CONHECIMENTOS TRANS-VERSANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO DE BIOS-LOGIAS TÍTULO / TÍTULO: VIDAS E CONHECIMENTOS TRANS-VERSANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO DE BIOS-LOGIAS AUTOR / AUTOR: Elenise Cristina Pires de Andrade INSTITUIÇÃO / INSTITUCIÓN: Universidade Estadual de Santa

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Filosofia Código: CTB - 110 Pré-requisito: ------- Período Letivo: 2013.1 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Professor: Paulo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Universidade Federal do Espírito Santo Plano de Ensino Campus Goiabeiras Curso: Publicidade e Propaganda Departamento

Leia mais

Estágio I - Introdução

Estágio I - Introdução PROGRAMA DE DISCIPLINA Estágio I - Introdução CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO Departamento de Artes / Centro de Ciências Humanas Disciplina: Estágio I - Introdução Código:5841-3 Créditos: 01 Carga horária:

Leia mais

GALLO, Sílvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2003.

GALLO, Sílvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2003. GALLO, Sílvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2003. Zamara Araújo dos Santos * O livro Deleuze & a Educação, de autoria do professor Sílvio Gallo, integra a Coleção Pensadores

Leia mais

Da fotografia à pintura A construção do olhar a partir de um imagético processual lírico

Da fotografia à pintura A construção do olhar a partir de um imagético processual lírico Da fotografia à pintura A construção do olhar a partir de um imagético processual lírico Rafael Teixeira de Resende 1 O presente relato visa refletir sobre o processo de criação do Artista capixaba Rafael

Leia mais

BIBLIOTECA VIVA: ARTE, LEITURA E INVENÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

BIBLIOTECA VIVA: ARTE, LEITURA E INVENÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BIBLIOTECA VIVA: ARTE, LEITURA E INVENÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Resumo: Rafaela Corrêa Silva e Renata de Souza Moura Graduandas de Pedagogia FFP/UERJ Bolsista ID/PIBID/CAPES Rosimeri de Oliveira Dias

Leia mais

KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre a Educação e a Filosofia. Belo Horizonte:

KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre a Educação e a Filosofia. Belo Horizonte: KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre a Educação e a Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. Dante Diniz Bessa O livro de Kohan torna acessível a quem se interessa pelas temáticas da infância, da educação,

Leia mais

Cartografando percursos na produção do conceito de saúde no espaço tempo do trabalho docente.

Cartografando percursos na produção do conceito de saúde no espaço tempo do trabalho docente. Cartografando percursos na produção do conceito de saúde no espaço tempo do trabalho docente. Instituto Federal Sul io grandense (IFSUL) psi.marcialeao@hotmail.com Introdução O presente estudo busca compreender

Leia mais

Tempo Histórico na Teoria de Reinhart Koselleck

Tempo Histórico na Teoria de Reinhart Koselleck Tempo Histórico na Teoria de Reinhart Koselleck Prof. Dra. Luisa Rauter Pereira 1 Mariano Louzada dos Santos 2 Nascido em Görlitz na Alemanha em 1923 e falecido em 2006, Reinhart Koselleck foi um filósofo

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia Moral e Ética CARGA HORÁRIA 36 h/a MATUTINO CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL

PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL PROPOSTA DE AÇÃO Criar um Observatório para mapear a cobertura realizada pela imprensa local sobre o tema da educação, a fim de ampliar sua visibilidade

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia Moral e Ética- CARGA HORÁRIA 36 h/a NOTURNO CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O. DEPARTAMENTO: Matemática PROFESSOR: Valdir Damázio Júnior DISCIPLINA:Didática da Matemática SIGLA: ODIM0001 TURMA:

P L A N O D E E N S I N O. DEPARTAMENTO: Matemática PROFESSOR: Valdir Damázio Júnior DISCIPLINA:Didática da Matemática SIGLA: ODIM0001 TURMA: P L A N O D E E N S I N O DEPARTAMENTO: Matemática PROFESSOR: Valdir Damázio Júnior DISCIPLINA:Didática da Matemática SIGLA: ODIM0001 TURMA: CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 horas TEÓRICO/PRÁTICA: 72 horas CURSO(S):

Leia mais

Turma: Turno: Noturno Quadrimestre: 3º Ano: 2016 turma: Docente(s) responsável(is): Aléxia Cruz Bretas

Turma: Turno: Noturno Quadrimestre: 3º Ano: 2016 turma: Docente(s) responsável(is): Aléxia Cruz Bretas Caracterização da disciplina Código da disciplina: BH1307 Nome da disciplina: História da filosofia contemporânea: o século XIX Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Campus:

Leia mais

Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Câmpus: SBC

Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Câmpus: SBC Código da disciplina: Caracterização da disciplina NHH2007-13 Nome da disciplina: Estética Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Câmpus: SBC Código da turma: Turma: Turno: Noturno

Leia mais

Centro Municipal de Arte Educação São José III Curso de Artes Plásticas para crianças

Centro Municipal de Arte Educação São José III Curso de Artes Plásticas para crianças Centro Municipal de Arte Educação São José III Curso de Artes Plásticas para crianças C.H CURSO Público Alvo 2h aula Artes Plásticas para crianças Crianças de 07 a 10 anos Professores: Denise Rodrigues

Leia mais

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas Referências bibliográficas NIETZSCHE, Friedrich W. A filosofia na idade trágica dos gregos. Tradução: Maria Inês Madeira de Andrade. Lisboa: Edições 70, 1995. (Versão em PDF).. A Gaia Ciência. Tradução:

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia Moral e Ética CARGA HORÁRIA 36 h/a MATUTINO CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 2 o /2018

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA 8 Eixo: Práticas para aprimoramento e aperfeiçoamento da gestão educacional INTRODUÇÃO CRUZ, Milani Marques da 1 SILVA, Thalyta Alves Cotrin da 2 SILVA, Janice Mendes da. 3 KNAUT, Michelle Souza Julio

Leia mais

Situação da Filosofia no Mundo Contemporâneo Alain Badiou (Conferência pronunciada na Universidade de São Carlos,1993)

Situação da Filosofia no Mundo Contemporâneo Alain Badiou (Conferência pronunciada na Universidade de São Carlos,1993) Situação da Filosofia no Mundo Contemporâneo Alain Badiou (Conferência pronunciada na Universidade de São Carlos,1993) Situação da Filosofia: herança conceitual da filosofia (SABER) Mundo Contemporâneo:

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO INTRODUÇÃO As diferentes unidades que compõem o conjunto de cadernos, visam desenvolver práticas de ensino de matemática que favoreçam as aprendizagens dos alunos. A

Leia mais

Plano de Ensino. Seção 1. Caracterização complementar da turma/disciplina. Turma/Disciplina: Estética /2. Professor Responsável:

Plano de Ensino. Seção 1. Caracterização complementar da turma/disciplina. Turma/Disciplina: Estética /2. Professor Responsável: Plano de Ensino Seção 1. Caracterização complementar da turma/disciplina Turma/Disciplina: Estética 1 2018/2 Professor Responsável: Pedro Fernandes Galé Objetivos Gerais da Disciplina A disciplina pretende,

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 2º Quadrimestre de 2017

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 2º Quadrimestre de 2017 Caracterização da disciplina NH5118 Nome da disciplina: PENSAMENTO NIETZSCHEANO E SEUS DESDOBRAMENTOS Código da disciplina: CONTEMPORÂNEOS Créditos (T-P-I): ( - - ) Carga horária: 48 horas horas Aula prática:

Leia mais

A formação de enfermeiros licenciados para a docência em educação profissional: reflexões sobre utilização de metodologia problematizadora

A formação de enfermeiros licenciados para a docência em educação profissional: reflexões sobre utilização de metodologia problematizadora A formação de enfermeiros licenciados para a docência em educação profissional: reflexões sobre utilização de metodologia problematizadora Adriana Katia Corrêa Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL BILINGUE PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL BILINGUE PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL BILINGUE PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR Débora Rebeca da Silva Santos 1 Rennan Andrade dos Santos 2 Bárbara Amaral Martins 3 Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do

Leia mais

CHAMADA 01/2012 PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES

CHAMADA 01/2012 PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES CHAMADA 01/2012 PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - DIREITO GV comunica a abertura de processo seletivo para contratação de 2 professores em regime

Leia mais

RESENHA DELEUZE & A EDUCAÇÃO

RESENHA DELEUZE & A EDUCAÇÃO RESENHA DELEUZE & A EDUCAÇÃO Resenhador Francielle Bonfim Beraldi Professora do Ensino Básico do Município de Presidente Prudente, SP, e mestranda em Geografia pela UFGD - Dourados, MS E-mail: franciellebonfim@yahoo.com.br

Leia mais

Rosa Maria Torres No livro Banco Mundial e as políticas educacionais, p. 127

Rosa Maria Torres No livro Banco Mundial e as políticas educacionais, p. 127 O pacote do BM e o modelo educativo subjacente à chamada melhoria da qualidade da educação para os setores sociais mais desfavorecidos está, em boa medida, reforçando as condições objetivas e subjetivas

Leia mais

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em Matemática º Ano CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Estágio Curricular Supervisionado II EMENTA

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em Matemática º Ano CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Estágio Curricular Supervisionado II EMENTA CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em Matemática 2017 4º Ano CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Estágio Curricular Supervisionado II EMENTA CHS CHT 02 200 A Matemática no Ensino Médio. Tendências em

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Educação Física: contextualização

Leia mais

Semana(s) da Leitura. Coimbra

Semana(s) da Leitura. Coimbra Coimbra FASE ESCOLA Concurso Há poesia na Escola Tema Elos de Leitura seleção de um poema para a fase concelhia do Concurso 1º prémio: Maria Carolina Filipe, 3º B Participação em parceria com as respetivas

Leia mais

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO - FEBASP

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO - FEBASP TÍTULO: TEXTO QUER DIZER TECIDO - UM ENSAIO SOBRE O TÊXTIL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: Artes Visuais INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO -

Leia mais

SUBPROJETO QUÍMICA APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE FREIRE E VIGOTSKI NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Prof.ª Fátima Gomes

SUBPROJETO QUÍMICA APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE FREIRE E VIGOTSKI NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Prof.ª Fátima Gomes SUBPROJETO QUÍMICA APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE FREIRE E VIGOTSKI NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Prof.ª Fátima Gomes ARTIGO DE REFERÊNCIA GEHLEN, Simoni T.; AUTH, Milton A.; AULER, Delcio;

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira 1 CURRÍCULO EM UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL Gisele Bastos Tavares Duque Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Adriana Barbosa Santos Adriana Barbosa Santos Universidade

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Filosofia e Educação ED0003/ 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Filosofia e Educação ED0003/ 60h Pedagogia 1º Semestre Filosofia e Educação ED0003/ 60h Ementa: Fundamentação teórica dos conceitos básicos de Filosofia. Distinção entre Ciências e Filosofia. O estudo e a análise da aplicação sistemática

Leia mais

- monitoria do curso de extensão. - participação na reunião regular dos integrantes do projeto;

- monitoria do curso de extensão. - participação na reunião regular dos integrantes do projeto; Arte e currículo - percursos dialógicos Christiane De Faria Pereira Arcuri Unidade Acadêmica: Instituto de Aplicação - CAp / DEFA (Artes) Departamento: Instituto de Aplicação - CAp / DEFA (Artes) Resumo:

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Temas Transversais em Educação

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Temas Transversais em Educação Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0004528A - Temas Transversais em Educação Docente(s) Mara Sueli Simao Moraes Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE AS FORMAS GEOMÉTRICAS EM NOSSO COTIDIANO. Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais

UM ESTUDO SOBRE AS FORMAS GEOMÉTRICAS EM NOSSO COTIDIANO. Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais UM ESTUDO SOBRE AS FORMAS GEOMÉTRICAS EM NOSSO COTIDIANO Fernanda Lima Ferreira Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais Introdução O presente relato de experiência se refere

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR)

Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) Ementário - Doutorado Eixo de Disciplinas Comuns Metodologia de Pesquisa em Jornalismo M e D Obrigatória 60 horas 04 Conhecimento e campo científico. Campo

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Ecótono e Efeitos de Borda: Arte e Comunidade como Zonas de Atrito. O que é ecótono e o que é efeito de borda? Abaixo temos um esquema simplificado:

Ecótono e Efeitos de Borda: Arte e Comunidade como Zonas de Atrito. O que é ecótono e o que é efeito de borda? Abaixo temos um esquema simplificado: Ecótono e Efeitos de Borda: Arte e Comunidade como Zonas de Atrito Cláudia Zanatta Instituto de Artes - UFRGS claudia.zanatta@ufrgs.br O título deste texto traz dois conceitos que não provém do campo da

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 003/2016-CPPGFil

RESOLUÇÃO Nº 003/2016-CPPGFil RESOLUÇÃO Nº 003/2016-CPPGFil APROVA REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA PPGFil. O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA aprovou na reunião ordinária

Leia mais

IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE PLANEJAMENTO E A AÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE PLANEJAMENTO E A AÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro de 2017 ISBN:978-85-7846-384-7 A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE PLANEJAMENTO E A AÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO CURSO : TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL NOME DA UNIDADE ACADÊMICA: Unidade Acadêmica IV COMPONENTE CURRICULAR: Filosofia CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas ANO/SÉRIE: 1º Ano CARGA

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Fundamentos e Metodologia em Educação Infantil II Código da Disciplina: EDU 334 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 6º Faculdade responsável: PEDAGOGIA

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1605L - Licenciatura em Física. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1605L - Licenciatura em Física. Ênfase Curso 1605L - Licenciatura em Física Ênfase Identificação Disciplina 0004222A - Metodologia e Prática de Ensino de Física IV Docente(s) Maykell Júlio de Souza Figueira Unidade Faculdade de Ciências Departamento

Leia mais

PEDAGOGIA. 1º Semestre. Antropologia e Educação 60h

PEDAGOGIA. 1º Semestre. Antropologia e Educação 60h PEDAGOGIA 1º Semestre Antropologia e Educação 60h Ementa: O estudo da antropologia entendido como estudo da cultura, das relações dos grupos humanos (intra e extragrupos) e da apropriação do espaço pelos

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente:

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAPITULO I - DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAPITULO I - DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Dispõe sobre o Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Capivari.

Leia mais