BPM Prof. Ricardo J. Rabelo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BPM Prof. Ricardo J. Rabelo ricardo.rabelo@ufsc.br"

Transcrição

1 BPM Prof. Ricardo J. Rabelo DAS5316 Integração de Sistemas Corporativos DAS Departamento de Automação e Sistemas UFSC Universidade Federal de Santa Catarina

2 Problemática geral Atualmente, o principal aspecto geral que influencia a competitividade de uma organização é a forma como ela responde, aprende e se adapta às novas demandas, oportunidades e ameaças do mercado. O suportar esses requisitos exige uma capacidade muito grande de constante redefinição dos processos envolvidos, o controle de suas execuções e a gestão global deles, incluindo a avaliação dos seus desempenhos.

3 Processo é uma coleção de atividades interrelacionadas de uma organização qualquer que transforma e/ou agrega valor físico e informacional em relação a um estado anterior, visando gerar um determinado resultado e Valor (final ou intermediário para o estado / processo posterior) a partir de eventos (inputs), considerando objetivos & metas, regras & restrições, e executada por e com recursos (equipamentos, sistemas, know-how, pessoas, etc.) existentes.

4 Processos como um dos habilitadores da construção de Valor na Empresa Processo de compra pela internet

5 Problemática Específica 1 Nova Demanda Como garantir o alinhamento?! redesenho Processo

6 Problemática Específica 1 Novas demandas internas e externas Novo Entendimento do Processo Novo Modelo de Processo Novos Indicadores de Desempenho para o Processo Gestão da Execução do Processo Otimização do Processo Gestão do Ciclo de Vida do Processo

7 Problemática Específica 2 Como a execução dos processos está cada vez mais atrelada a sistemas computacionais, faz-se igualmente cada vez mais necessário que a eficiência nos processos seja seguida pela eficiência na reconfiguração dos sistemas computacionais a medida que os processos mudam.

8 Problemática Específica 2 Novo Processo Como garantir o alinhamento?! redesenho Software

9 Problemática Específica 2 Demandas dos novos Processos Nova Especificação do Software(s) Novo Projeto do Software(s) Novos Indicadores de Desempenho para o Software(s) Gestão da Execução do Software(s) Gestão do Ciclo de Vida do Software(s)

10 Portanto, como garantir esse alinhamento nos 2 níveis, e que seja feito rapidamente, com menos custo e tempo, e ao mesmo tempo ofereça flexibilidade de adaptação e gestão de toda execução?

11 BPM Business Process Management & BPMS Business Process Management Systems

12 O que é BPM? A sigla BPM pode significar: O Business Process Modeling (Modelagem de Processos de Negócio) é apenas um dos recursos / módulos de um BPMS. O Business Performance Management (Gerenciamento do Desempenho do Negócio). O Business Process Management (Gerenciamento de Processos de Negócio).

13 Business Process Management BPM é um conjunto de técnicas, ferramentas e métodos utilizados para projetar, aprovar, controlar e analisar processos de negócios da empresa, envolvendo pessoas, sistemas, aplicações, dados e devidas organizações (empresas, clientes, fornecedores, etc.). É uma abordagem centrada na melhoria do desempenho do processo como um todo e na qualidade dos seus resultados, que combina as tecnologias de informação com metodologias de processo e de governança.

14 Evolução das Tecnologias Assistência pelo computador Até anos ~90 Anos 90 Workflow Pós ano ~2000 BPMS Documentação & desenho do Manual ou ad-hoc Sim Sim processo Avaliação & Gestão Manual ou ad-hoc do processo Parcial Sim Integração com Manual ou ad-hoc Camada de TI Parcial Sim Uso de Padrões Nenhum ou fraco (abertos) Parcial Sim Tools de suporte Nenhum ou pouco Sim Sim Objetivo principal Escopo do processo & modelagem Automação pontual de processos, caso a caso. Local / pontual Automação de processos, com grande intervenção humana, necessidade de groupware Automação intraorganizacional Automação de processos, com pouca ou nenhuma intervenção humana, necessidade de eficiência operacional Automação intra e inter organizacional

15 Visão do Uso de BPM Gestão por Processos versus Gestão de Processos

16 Visão do Uso de BPM O uso de BPM reflete uma visão mais moderna de gestão das empresas (em seus vários níveis), extrapolando a visão tradicional de gestão de processos numa ótica departamental, unifuncional. Foco: (execução do) Processo. Gestão por Processos transcende departamentos, perpassando a empresa (ou mesmo várias empresas) em vários direções, interfuncional, observando os processos ponta-a-ponta e seus entregáveis: os objetos de negócio (business objects). Foco: (qualidade do) Resultado (do Processo).

17 Visão do Uso de BPM

18 As 3 Dimensões do BPM Processos BPM Negócios Gestão

19 B do BPM Business (negócios): A dimensão do Valor O Essa é a dimensão da criação de valor para os clientes e Stakeholders. O BPM facilita o alinhamento das atividades operacionais com metas e estratégias. Une recursos da empresa e esforços na criação de valor para o cliente e demais Atores relevantes da cadeia de valor. O BPM facilita as metas e objetivos de negócios da empresa, assim como: crescimento sustentado; melhoria no desempenho; aumento na inovação; melhoria da produtividade; melhoria na fidelidade e satisfação dos clientes; níveis elevados de eficácia pessoal; resposta mais rápida para mudança, e base para adaptação contínua.

20 P do BPM Processos: A dimensão de Transformação O A dimensão processo cria valor através de atividades estruturadas, que são os chamados processos. O Os processos operacionais transformam recursos e materiais em produtos ou serviços para clientes e demais Atores da cadeia de Valor. Esta "transformação" é como o negócio funciona. O Através do BPM, os processos de negócios se tornam mais racionalizados e eficazes, mais transparentes e melhor avaliáveis. Os problemas podem ser resolvidos antes de ocorrerem.

21 M do BPM Management (Gestão): A dimensão de Habilidade O Gestão é a dimensão da habilidade de gerir o conjunto formado por pessoas e sistemas envolvidos nos processos. O Para a gestão, os processos são as ferramentas que criam Valor e o sucesso do negócio. O Com o BPM, é possível reunir sistemas, métodos, ferramentas e técnicas de desenvolvimento e gestão de processos em um sistema integrado, com visibilidade e controles necessários, permitindo avaliar e tomar decisões sobre os processos, melhorias e ciclo de vida.

22 BPMS Sistema computacional composto por diversos módulos de suporte às seguintes funcionalidades gerais: Edição de Processos Avaliação de Desempenho de Processos Simulação de Processos Gestão da Execução de Processos Otimização de Processos Gestão do Ciclo de Vida dos Processos Integração com Sistemas Computacionais de execução dos Processos

23 Exemplo de Ambiente BPMS

24 Características gerais do BPMS na perspectiva da TI O Baseado em padrões BPMN (Business Process Model and Notation) Linguagem gráfica padronizada usada para representar processos de negócio. BPEL (Business Process Execution Language) Linguagem padronizada interpretada baseada em XML de invocação de web services. O Integração com a camada TI adotando-se uma visão SOA. O Flexibilidade e integração com sistemas legados e outros Encapsulamento através de web services. O Multi-plataforma. O Várias ferramentas computacionais no mercado.

25 BPMN

26 BPMN Exemplo Genérico

27 Características gerais do BPMS na perspectiva da TI BPMN Processos de Negócio Serviço Serviço Serviço ESB ou outro middleware Serviço BPEL Serviços Aplicação 1 (Aplicação não SOA) Aplicação 2 (Aplicação nativa SOA) Aplicação n (Sistema Legado) Aplicações - TI

28 Suporte BPMS

29 Mapeamento e classificação O Identificação e seleção dos processos-chave a serem tratados bem como os demais auxiliares envolvidos. O Geração do modelo do processo AS-IS, formalizandose o fluxo de execução atual do processo de negócio. O Os aspectos a serem priorizados nesta documentação são: quais atividades são realizadas (tarefas), a sequência & fluxo informacional e de materiais entre estas tarefas, os objetos de negócio a serem produzidos, e as condições e processos decisórios que levem a cenários de negócio alternativos.

30 Análise e desenho O Nesta etapa é gerado o modelo do processo TO- BE, formalizando-se o novo fluxo de execução pretendido para o processo de negócio. O Representa a evolução do modelo AS-IS, no qual são reavaliadas as questões de negócio envolvidas, buscando-se maior eficiência na execução do processo através de melhorias técnicas, metodológicas, culturais e organizacionais.

31 Modelagem O Transformação do projeto TO-BE numa linguagem gráfica. O Seleção desta linguagem e da ferramenta computacional de suporte. O Atualmente a maior parte dos BPMS usam o padrão BPMN (Business Process Modeling Language). O Identificação e vinculação dos sistemas computacionais, funcionalidades e serviços de software que deverão ser executados quando da ativação de cada processo.

32 Implementação O Fase em que se garante que todos os participantes do processo passarão a desempenhar o seu papel conforme o planejado, desenhado e modelado, incluindo todas pessoas, aplicações e outros processos ou outras organizações (clientes e/ou fornecedores). O Esta fase assume que todos os sistemas previamente vinculados na modelagem estão devidamente integrados aos processos, ou seja, que a camada BPM está integrada e interopera perfeitamente com a camada de TI da empresa (e de outras organizações).

33 Monitoramento e Controle O Esta etapa visa apoiar a empresa na gestão de desempenho dos processos. O A medição do desempenho dos processos e dos objetos de negócio resultantes devem ser vistas na perspectiva do cliente, e inclui a definição dos atores e responsáveis pelos processos. O As pessoas responsáveis pela gestão dos processos devem utilizar-se de métricas, controles e indicadores para que se possa monitorar o desempenho. O A gestão de processos deve ser feita permanentemente de forma a ser base para uma melhoria contínua / otimização.

34 Monitoramento e Controle

35 Otimização O Etapa em que todos os envolvidos procuram analisar e buscar continuamente melhorias na qualidade geral do processo. O Alguns aspectos de base para essa análise: Avaliação do desempenho dos processos ao longo do tempo. Uso de benchmarking com referenciais externos e internos à empresa. Análise de desvios de desempenho significativos. Conhecimento criado sobre os processos.

36 O Eng. Controle e Automação Dependendo do setor onde estará atuando na empresa, o EC&A poderá atuar nas 6 fases. Os processos envolvidos podem ser tanto de alto nível (ERP, CRM, SCM, etc.) como de baixo nível, ligados ao chão de fábrica e supervisórios.

37 Benefícios do BPM(S) O Permite flexível e mais rapidamente modelar, racionalizar, automatizar e avaliar o desempenho dos processos; O Reduz custos e riscos dos processos; O Permite gerenciar os processos e identificar pontos de baixa eficiência, rupturas e gargalos; O Dispõe de ferramentas integradas de suporte; O Aumenta a eficiência operacional da empresa; O Alinha os negócios do processo com a área de TI, vinculando de forma flexível os processos aos sistemas computacionais via serviços de software; O Dá base para um melhoramento contínuo.

38 Visão Geral Integração BPM-SOA Especificação BPMN BPEL Projetista Aplicações XML Catálogo UBL, ebxml Roseta net,... Mecanismo de descoberta de serviços (estático ou dinâmico)... e.g. UDDIs... e.g. SOAP Provedores de Serviços

39 BPEL

40 Dificuldades para Implantação do BPM

41 Dificuldades para Implantação do BPM O Mudança de mentalidade de uma gestão centrada nos processos por uma centrada por processo; O Preparar todas as pessoas necessárias e afetadas, de todas as organizações envolvidas, considerando-se a dificuldade cultural de juntar pessoas de várias áreas, incluindo as de negócios com as de TI; O Identificação dos processos-chave afetados pelos atuais objetivos estratégicos da organização, incluindo a definição das adequadas métricas de avaliação de desempenho (a nível de processo e a nível computacional) e os serviços de software necessários; O Modelagem de processos, considerando as dificuldades de entendimento, consenso e aqueles pouco ou de difícil estruturação ou padronização;

42 Dificuldades para Implantação do BPM O Infraestrutura de rede e middlewares de integração para suportar processos longos e com envolvimento / intervenção humana / execução não automática; O Nem todos elementos BPMN são diretamente conversíveis em BPEL; O Complexidade implícita de integração / interoperação entre serviços de software e os sistemas computacionais envolvidos nos processos, fazendo inclusive com que muitas empresas optem por apenas implantar a camada de modelagem dos processos, e não sua integração com a camada de TI; O Escolha do mais adequado BPMS.

43 Alguns Produtos BPMS BPMS Brasileiros (pagos e open-source) Ágiles, da Image Technology ATOS Workflow, da Lecom Cadmus Workflow, da Cadmus Control Tower, da CPA Consulting Fusion Workflow/BPM, da Neomind GAIA BPM, da GAIA Technologies IntraFlow BPMS, da IntraFlow Orquestra BPM, da Cryo Technologies PME, da Tornatti Systems SoftExpert BPM Suite, da SoftExpert Webdesk, da Datasul

44 Alguns Produtos BPMS BPMS Internacionais no Brasil (pagos e open-source) Adobe LiveCycle Workflow, da Adobe BizAgi BPM Suite, da BizAgi EMC Documentum Process Suite, da EMC IBM WebSphere BPM Suite, da IBM ibolt Business Integration Suite, da Magic Software Intalio BPMS, da Intalio Java Composite Application Platform Suite, da Sun Microsystems Open Text Workflow Server, da Open Text Oracle BPM Suite, da Oracle SEED (na nuvem), da Sydle TIBCO iprocess Suite, da TIBCO Ultimus BPM Suite, da Ultimus W4 BPM Suite, da W4

45 Fonte: Critérios para Escolha de BPMS Cada critério & funcionalidades são atendidas totalmente, parcialmente ou não atendidas? Além de: preço, usabilidade, robustez, curva de aprendizagem, entre outros.

46 Comentários finais O BPM é uma filosofia e TI de suporte à gestão por processos, integrando todos atores da cadeia de valor. O BPM tem inúmeras implicações, com variados graus de complexidade. O BPM maximiza ações de integração entre os níveis de negócio (Processo) e TI (via SOA). O BPM flexibiliza a empresa, permitindo rápidas e mais confiáveis adaptações de acordo com as demandas e o planejamento estratégico.

47 O Referências BORTOLINI, Rafael; STEINBRUCH, Mauricio. Tudo sobre BPM. Passo a passo para começar. CRYO Technologies, O CAPOTE, Gart. BPM Para Todos. Ed. Bookess, O O PAVANI-JÚNIOR, Orlando; SCUCUGLIA, Rafael. Mapeamento e Gestão por Processos BPM, M Books, GARIMELLA, Kiran; LEES, Michael; WILLIAMS, Bruce. BPM basics for dummies. Wiley Publishing, O FIAMMANTE, Marc. Dynamic SOA and BPM. IBM Press O O WHITE, Stephen, MIERS, Derek. BPMN Modeling and Reference Guide, Future Strategies Inc., SGANDERLA, Kelly. Um BPMN para cada propósito de modelagem de processos acesso em novembro de O TEODORO, André. Gestão por Processos. O WHITE, Stephen. Introduction to BPMN. IBM Corporation.

48 F I M

Integração de Sistemas Corporativos DAS5316. BPM e BPMN. Prof. Ricardo J. Rabelo (rabelo@das.ufsc.br) Alexandre Perin (perin@das.ufsc.

Integração de Sistemas Corporativos DAS5316. BPM e BPMN. Prof. Ricardo J. Rabelo (rabelo@das.ufsc.br) Alexandre Perin (perin@das.ufsc. DAS5316 BPM e BPMN Prof. Ricardo J. Rabelo (rabelo@das.ufsc.br) Alexandre Perin (perin@das.ufsc.br) Florianópolis (SC), 2010. Roteiro BPM Introdução Definição Características Ciclo de vida Integração com

Leia mais

Disciplina: Automação de Processos de Negócio

Disciplina: Automação de Processos de Negócio Disciplina: Automação de Processos de Negócio PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROCESSOS DE NEGÓCIO Professor: Eros Viggiano Ementa da disciplina Viabilização da otimização de processo através da

Leia mais

Etapas e Desafios. plataforma de BPM corporativa. BPMS Showcase 2014. Kelly Sganderla Consultora de Processos, CBPP Kelly.sganderla@iprocess.com.

Etapas e Desafios. plataforma de BPM corporativa. BPMS Showcase 2014. Kelly Sganderla Consultora de Processos, CBPP Kelly.sganderla@iprocess.com. BPMS Showcase 2014 Etapas e Desafios na seleção de uma plataforma de BPM corporativa Apresentado por: Kelly Sganderla Consultora de Processos, CBPP Kelly.sganderla@iprocess.com.br Apresentando a iprocess

Leia mais

BPM e SOA. Grinaldo Lopes de Oliveira (grinaldo@gmail.com) Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

BPM e SOA. Grinaldo Lopes de Oliveira (grinaldo@gmail.com) Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas BPM e SOA Grinaldo Lopes de Oliveira (grinaldo@gmail.com) Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Como funcionam as organizações? O que ébpm Business Process Management (BPM)

Leia mais

A gestão de processos de negócio: conceitos e ferramentas BPM

A gestão de processos de negócio: conceitos e ferramentas BPM FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO A gestão de processos de negócio: conceitos e ferramentas BPM Trabalho realizado por: Ana Luisa Veiga Filipa Ramalho Doutora Maria Manuela Pinto GSI 2007 AGENDA:

Leia mais

O desafio de uma visão mais ampla

O desafio de uma visão mais ampla com SAP NetWeaver BPM Descrição de Solução A competição acirrada tem levado as organizações a adotar novas disciplinas de gestão e empregar recursos tecnológicos avançados, a fim de atingir melhores índices

Leia mais

Ciclo BPM: da Estratégia à Medição

Ciclo BPM: da Estratégia à Medição Treinamentos em Gestão por Processos Ciclo BPM: da Estratégia à Medição Da modelagem e análise ao monitoramento da execução de processos automatizados: tudo o que você precisa saber para fazer a Gestão

Leia mais

Gestão de Pessoas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. 5.Mapeamento e análise de processos organizacionais. Indicadores de Desempenho.

Gestão de Pessoas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. 5.Mapeamento e análise de processos organizacionais. Indicadores de Desempenho. Gestão de Pessoas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 5.Mapeamento e análise de processos organizacionais. Indicadores de Desempenho. AULA 07 - ATPS Prof. Leonardo Ferreira 1 A Estrutura Funcional X Horizontal Visão

Leia mais

BPM E SOA MODELO PARA O DESENVOLVIMENTO CORPORATIVO

BPM E SOA MODELO PARA O DESENVOLVIMENTO CORPORATIVO BPM E SOA MODELO PARA O DESENVOLVIMENTO CORPORATIVO João Felipe D Assenção Faria Arquiteto JEE Especialista SOA/BPM JOÃO FELIPE D ASSENÇÃO FARIA Arquiteto JEE (12 anos) Especialista SOA/BPM (aprox. 4 anos)

Leia mais

Mapeamento, Melhoria, Transformação e Operacionalidade de Processos e Decisões

Mapeamento, Melhoria, Transformação e Operacionalidade de Processos e Decisões CRICIÚMA 2015 Mapeamento, Melhoria, Transformação e Operacionalidade de Processos e Decisões Maurício Bitencourt, CBPP Vice-presidente e co-fundador da ABPMP Brasil Criciúma, 16 de junho de 2015 http://mauriciobitencourt.com

Leia mais

Treinamento BPM e BPMN Apresentação Executiva

Treinamento BPM e BPMN Apresentação Executiva Apresentação Executiva 1 O treinamento de BPM e BPMN tem como premissa capacitar o aluno a captar as atividades relativas a determinado processo da empresa, organizá-las, gerando um fluxograma de atividades/processos,

Leia mais

Fase 1: Engenharia de Produto

Fase 1: Engenharia de Produto Fase 1: Engenharia de Produto Disciplina: Análise de Requisitos DURAÇÃO: 44 h O objetivo principal da disciplina é realizar uma análise das necessidades e produzir um escopo do produto. Representará os

Leia mais

WORKFLOW. Mapeamento de Processos de Negócio 26/11/2009. Tadeu Cruz, Prof. M.Sc. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

WORKFLOW. Mapeamento de Processos de Negócio 26/11/2009. Tadeu Cruz, Prof. M.Sc. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS WORKFLOW Mapeamento de Processos de Negócio Tadeu Cruz, Prof. M.Sc. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS É proibido a reprodução total ou parcial de qualquer forma ou por qualquer meio sem a expressa autorização

Leia mais

INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE PROCESSOS UTILIZANDO BPMN 1 FÁBIO RODRIGUES CRUZ 2 2.1 CONCEITO DE MODELAGEM DE PROCESSOS UTILIZANDO BPMN

INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE PROCESSOS UTILIZANDO BPMN 1 FÁBIO RODRIGUES CRUZ 2 2.1 CONCEITO DE MODELAGEM DE PROCESSOS UTILIZANDO BPMN INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE PROCESSOS UTILIZANDO BPMN 1 FÁBIO RODRIGUES CRUZ 2 1 INTRODUÇÃO A Business Process Modeling Notation (BPMN), ou Notação de Modelagem de Processos de Negócio, é um conjunto de

Leia mais

GSCI - GSIG. Processos: características, análise e representação (continuação...) Prof. Ricardo Villarroel Dávalos, Dr. Eng.

GSCI - GSIG. Processos: características, análise e representação (continuação...) Prof. Ricardo Villarroel Dávalos, Dr. Eng. GSCI - GSIG Processos: características, análise e representação (continuação...) Prof. Ricardo Villarroel Dávalos, Dr. Eng. E-mail: rdavalos@unisul.br Palhoça, Abril de 2011 2 Mapeamento e Modelagem de

Leia mais

Definições. BPM - Business Process Management. BPMN Business Process Modeling Notation. BPMS Business Process Management System

Definições. BPM - Business Process Management. BPMN Business Process Modeling Notation. BPMS Business Process Management System Definições BPM - Business Process Management BPMN Business Process Modeling Notation BPMS Business Process Management System Erros da Gestão de Processos / BPM 1. Fazer a Gestão sem Automação Desenho,

Leia mais

FACULDADE DOS GUARARAPES. Introdução ao BPM. Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com. www.romulocesar.com.br

FACULDADE DOS GUARARAPES. Introdução ao BPM. Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com. www.romulocesar.com.br FACULDADE DOS GUARARAPES Introdução ao BPM Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br Professor NOME: RÔMULO CÉSAR DIAS DE ANDRADE Mini CV: Doutorando em Ciência da Computação

Leia mais

Soluções Oracle para Modernização e Otimização da Gestão Pública

Soluções Oracle para Modernização e Otimização da Gestão Pública Soluções Oracle para Modernização e Otimização da Gestão Pública Roberto Talarico roberto.talarico@oracle.com Representante de Fusion Middleware Setor Público Oracle Corporation Maior fornecedora de software

Leia mais

Renata Alves Campos (CoInfo) Sandra Maria Peron de Lima (DP) Março/2012

Renata Alves Campos (CoInfo) Sandra Maria Peron de Lima (DP) Março/2012 Renata Alves Campos (CoInfo) Sandra Maria Peron de Lima (DP) Março/2012 O que é um processo? Um processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um

Leia mais

Introdução ao BPM e CBOK. Decanato de Planejamento e Orçamento DPO Diretoria de Processos Organizacionais - DPR

Introdução ao BPM e CBOK. Decanato de Planejamento e Orçamento DPO Diretoria de Processos Organizacionais - DPR Introdução ao BPM e CBOK Decanato de Planejamento e Orçamento DPO Diretoria de Processos Organizacionais - DPR BPM CBOK O Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio - Corpo Comum de Conhecimento

Leia mais

Oracle BPM 11g. Análise à Plataforma

Oracle BPM 11g. Análise à Plataforma Oracle BPM 11g Análise à Plataforma Maio de 2010 Tive o privilégio de ser convidado a participar no "EMEA BPM 11g beta bootcamp" em Abril de 2010, no qual tive contacto mais próximo com a última versão

Leia mais

BPM Gestão de Processos Uma Abordagem para seu negócio

BPM Gestão de Processos Uma Abordagem para seu negócio BPM Gestão de Processos Uma Abordagem para seu negócio Roberto Ameriot rameriot@br.ibm.com 2008 IBM Corporation Agenda Discovering the Value of SOA for WebSphere Business Process Management BPM Gestão

Leia mais

PROJELER. Solução de código aberto para gerenciamento de processos de negócio

PROJELER. Solução de código aberto para gerenciamento de processos de negócio Otimização e Automação de Processos de Negócio Abril/2008 Solução de código aberto para gerenciamento de processos de negócio Maurício Bitencourt, PMP Diretor Executivo mauricio.bitencourt@projeler.com.br

Leia mais

Business Process Management [BPM] Get Control. Empower People.

Business Process Management [BPM] Get Control. Empower People. Business Process Management [BPM] Get Control. Empower People. O SoftExpert BPM Suite é uma suíte abrangente de módulos e componentes perfeitamente integrados, projetados para gerenciar todo o ciclo de

Leia mais

Gerenciamento de aplicações compostas: Preenchendo a lacuna de visibilidade da TI em aplicações compostas complexas Um artigo técnico da Oracle,

Gerenciamento de aplicações compostas: Preenchendo a lacuna de visibilidade da TI em aplicações compostas complexas Um artigo técnico da Oracle, Gerenciamento de aplicações compostas: Preenchendo a lacuna de visibilidade da TI em aplicações compostas complexas Um artigo técnico da Oracle, novembro de 2008. Gerenciamento de aplicações compostas:

Leia mais

BPMN (Business Process. George Valença gavs@cin.ufpe.br

BPMN (Business Process. George Valença gavs@cin.ufpe.br BPMN (Business Process Modeling Notation) George Valença gavs@cin.ufpe.br 31/10/2012 Introdução Modelagem de processos No ciclo de vida BPM, a etapa de modelagem de processos consiste em um conjunto de

Leia mais

Modelagem de Processos para Automação

Modelagem de Processos para Automação Treinamentos em Gestão por Processos Modelagem de Processos para Automação [ipe03] Implementando a Visão Futura: um curso prático para vencer a barreira existente entre negócio e TI. Implantar processos

Leia mais

Business Process Management [BPM] Get Control. Empower People.

Business Process Management [BPM] Get Control. Empower People. Business Process Management [BPM] Get Control. Empower People. O SoftExpert BPM Suite é uma suíte abrangente de módulos e componentes perfeitamente integrados, projetados para gerenciar todo o ciclo de

Leia mais

SOA: Service-oriented architecture

SOA: Service-oriented architecture SOA: Service-oriented architecture Roteiro Breve História O que é Arquitetura de Software? O que é SOA? Serviços Infraestrutura Composição Sua empresa está preparada para SOA? Breve História Uma empresa

Leia mais

The Open Source Business Process Platform Company. Proposta Comercial. Plataforma Intalio BPP

The Open Source Business Process Platform Company. Proposta Comercial. Plataforma Intalio BPP Proposta Comercial Plataforma Intalio BPP 2 É com grande prazer que apresentamos nossa Proposta Comercial, com o objetivo de fornecer total visibilidade da plataforma Intalio BPP (Business Process Platform),

Leia mais

PROCESSOS PODEROSOS DE NEGÓCIO. ideiaconsultoria.com.br 43 3322 2110 comercial@ideiaconsultoria.com.br

PROCESSOS PODEROSOS DE NEGÓCIO. ideiaconsultoria.com.br 43 3322 2110 comercial@ideiaconsultoria.com.br PROCESSOS PODEROSOS DE NEGÓCIO ideiaconsultoria.com.br 43 3322 2110 comercial@ideiaconsultoria.com.br POR QUE ESCREVEMOS ESTE E-BOOK? Nosso objetivo com este e-book é mostrar como a Gestão de Processos

Leia mais

Ferramentas unificadas de SOA alinham negócios e TI IDG Research aponta grandes ganhos potenciais a partir de uma solução integrada

Ferramentas unificadas de SOA alinham negócios e TI IDG Research aponta grandes ganhos potenciais a partir de uma solução integrada Insight completo sobre IDG/Oracle Relatório de pesquisa de SOA Ferramentas unificadas de SOA alinham negócios e TI IDG Research aponta grandes ganhos potenciais a partir de uma solução integrada Alinhamento

Leia mais

Cursos Presenciais e a Distância em 2015

Cursos Presenciais e a Distância em 2015 Cursos Presenciais e a Distância em 2015 CURSO DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO (BPM) Preparação para os Exames de Certificação CBPP e CBPA da ABPMP 40 horas-aula EAD ao vivo Noturno - Ter/Qui

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA BPMS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ADERENTES AO MODELO DO MPS.BR

UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA BPMS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ADERENTES AO MODELO DO MPS.BR UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA BPMS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ADERENTES AO MODELO DO MPS.BR Karin Maria Sohnlein (UNISC) karin.sohnlein@gmail.com Rafael Bortolini (UNISC) rfbortolini@gmail.com Vinicius

Leia mais

Service Oriented Architecture (SOA)

Service Oriented Architecture (SOA) São Paulo, 2011 Universidade Paulista (UNIP) Service Oriented Architecture (SOA) Prof. MSc. Vladimir Camelo vladimir.professor@gmail.com 04/09/11 vladimir.professor@gmail.com 1 04/09/11 vladimir.professor@gmail.com

Leia mais

Ed. 2.07 REVISTA HYPER NEWS. Entrevista com Gabriel Epsztejn, sobre BPM. Seminário Executivo de BPM. Artigo BPM X ITIL

Ed. 2.07 REVISTA HYPER NEWS. Entrevista com Gabriel Epsztejn, sobre BPM. Seminário Executivo de BPM. Artigo BPM X ITIL Ed. 2.07 REVISTA HYPER NEWS Entrevista com Gabriel Epsztejn, sobre BPM Seminário Executivo de BPM Artigo BPM X ITIL 3 ENTREVISTA Entrevista com Gabriel Epsztejn, gerente de pré-vendas da Oracle, sobre

Leia mais

Artigo de Conclusão de curso sobre BPM - Gestão de Processo de Negócio

Artigo de Conclusão de curso sobre BPM - Gestão de Processo de Negócio Artigo de Conclusão de curso sobre BPM - Gestão de Processo de Negócio Este é um artigo sobre BPM que merece destaque no Portal GSTI. No trabalho abaixo, de Francisco Sobreira Neto, é elaborado um apanhado

Leia mais

Qualidade de Ferramentas BPM (BPMS) e Avaliação da Abordagem Business

Qualidade de Ferramentas BPM (BPMS) e Avaliação da Abordagem Business 1 de 6 Qualidade de Ferramentas BPM (BPMS) e Avaliação da Abordagem Business Process Management (BPM) em Processos de Software João Leonardo Silveira Neto, Luana Pires Ramos, Adriana Herden, Adriano Bessa

Leia mais

INFRAESTRUTURA PARA INOVAÇÃO BPM e SOA

INFRAESTRUTURA PARA INOVAÇÃO BPM e SOA INFRAESTRUTURA PARA INOVAÇÃO BPM e SOA Palestrante: Eduardo José Ribeiro de Castro, MSc. eduardo@quaddract.com.br 25/08/2009 1 Objetivo Geral APL Brasília Capital Digital Desenvolver entre as empresas

Leia mais

MARATONA CBOK UNICORREIOS

MARATONA CBOK UNICORREIOS MARATONA CBOK UNICORREIOS Capítulo 10 Tecnologia de BPM Bruno Lima, CBPP Analista de sistemas/processos Agenda Porque tecnologia é importante; O que está envolvido na tecnologia de BPM? Modelagem, análise

Leia mais

UFG - Instituto de Informática

UFG - Instituto de Informática UFG - Instituto de Informática Especialização em Desenvolvimento de Aplicações Web com Interfaces Ricas EJB 3.0 Prof.: Fabrízzio A A M N Soares professor.fabrizzio@gmail.com Aula 14 SOA e ESB Service-Oriented

Leia mais

Prof. Ricardo J. Rabelo (rabelo@das.ufsc.br)

Prof. Ricardo J. Rabelo (rabelo@das.ufsc.br) DAS5316 - Integração de Sistemas Corporativos BPEL Business Process Execution Language Prof. Ricardo J. Rabelo (rabelo@das.ufsc.br) Responsável pela elaboração dos slides Alexandre Perin (perin@das.ufsc.br)

Leia mais

Modalidade educação a distância - 2ª edição

Modalidade educação a distância - 2ª edição Modalidade educação a distância - 2ª edição OBJETIVOS: Propiciar aos participantes o desenvolvimento das seguintes competências: Pensar estrategicamente o uso da gestão por processos; Estruturar projetos

Leia mais

Um artigo técnico da Oracle Junho de 2009. Possibilitando negócios ágeis e inteligentes

Um artigo técnico da Oracle Junho de 2009. Possibilitando negócios ágeis e inteligentes Um artigo técnico da Oracle Junho de 2009 Possibilitando negócios ágeis e inteligentes Aviso de isenção de responsabilidade A intenção do texto a seguir é delinear o direcionamento geral do nosso produto.

Leia mais

Padrões Abertos, Componentização e SOA A chave para a evolução e criação de uma nova geração de sistemas de gestão comercial

Padrões Abertos, Componentização e SOA A chave para a evolução e criação de uma nova geração de sistemas de gestão comercial Padrões Abertos, Componentização e SOA A chave para a evolução e criação de uma nova geração de sistemas de gestão comercial Sindo V. Dias Antônio C. Mosca Rogério A. Rondini Agenda Cenário do Setor de

Leia mais

A aplicação do BPM e as suas soluções na modelagem de processos de negócio

A aplicação do BPM e as suas soluções na modelagem de processos de negócio A aplicação do BPM e as suas soluções na modelagem de processos de negócio Meire Helen Batista Dias Faculdade de Tecnologia da Zona Leste/FATEC-ZL São Paulo SP Brasil meirehelenbdias@bol.com.br Cristina

Leia mais

A Melhoria de Desempenho de Processos em uma Instituição Bancária Brasileira: Um Estudo de Caso

A Melhoria de Desempenho de Processos em uma Instituição Bancária Brasileira: Um Estudo de Caso A Melhoria de Desempenho de Processos em uma Instituição Bancária Brasileira: Um Estudo de Caso Fernando Cesar Camilo Centro Universitário de Araraquara- UNIARA SP Brasil fc_camilo@yahoo.com.br Prof. Dr.

Leia mais

Integração Orientada a Serviços

Integração Orientada a Serviços Integração Orientada a Serviços Porto Alegre, Agosto de 2006 Agenda Sobre a e-core SOA O que é? Web Services x SOA Principal Motivação - Integração SOI ESB BPEL JBI ServiceMix Solução Proposta A Empresa

Leia mais

Apresentação do Portfólio da ITWV Soluções Inteligentes em Tecnologia

Apresentação do Portfólio da ITWV Soluções Inteligentes em Tecnologia P ORTFÓ FÓLIO Apresentação do Portfólio da ITWV Soluções Inteligentes em Tecnologia versão 1.1 ÍNDICE 1. A EMPRESA... 3 2. BI (BUSINESS INTELLIGENCE)... 5 3. DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS... 6 3.1. PRODUTOS

Leia mais

Arquiteturas Orientadas a Serviços ESB. Enterprise Service Bus. Prof. Ricardo J. Rabelo DAS5316 Integração de Sistemas Corporativos

Arquiteturas Orientadas a Serviços ESB. Enterprise Service Bus. Prof. Ricardo J. Rabelo DAS5316 Integração de Sistemas Corporativos ESB Enterprise Service Bus Prof. Ricardo J. Rabelo DAS5316 Integração de Sistemas Corporativos Resumo Introdução Definição Problemas atuais e Vantagens Evolução do ESB ESB versus EAI, MOM, Workfow, SOA

Leia mais

Dados x Informações. Os Sistemas de Informação podem ser:

Dados x Informações. Os Sistemas de Informação podem ser: CONCEITOS INICIAIS O tratamento da informação precisa ser visto como um recurso da empresa. Deve ser planejado, administrado e controlado de forma eficaz, desenvolvendo aplicações com base nos processos,

Leia mais

WS-BPEL Web Service Business Process Execution Language

WS-BPEL Web Service Business Process Execution Language DAS5316 WS-BPEL Web Service Business Process Execution Language Prof. Ricardo J. Rabelo (rabelo@das.ufsc.br) Responsável pela elaboração dos slides Alexandre Perin (perin@das.ufsc.br) Florianópolis (SC),

Leia mais

Casos práticos de implementação de BPM na FGV

Casos práticos de implementação de BPM na FGV Casos práticos de implementação de BPM na FGV Apresentação da experiência da adoção do IBM BPM na Fundação Getulio Vargas. Maio 2014 Roteiro Alinhamento sobre processos e BPM Início do IBM BPM na FGV.

Leia mais

BUSINESS PROCESS MAGANENT (BPMS): PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS CORPORATIVOS.

BUSINESS PROCESS MAGANENT (BPMS): PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS CORPORATIVOS. BUSINESS PROCESS MAGANENT (BPMS): PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS CORPORATIVOS. CASTRO, Gabriela Jorge; REIS, Luciana de Cássia; GIROTTO, Márcia; MARTINS, Murilo Mello; TAMAE,Rodrigo Yoshio RESUMO O artigo analisa

Leia mais

PROJELER. Componentes da Solução Intalio BPMS 5.2. Maurício Bitencourt 51 21171872 / 51 84087798 mauricio.bitencourt@projeler.com.

PROJELER. Componentes da Solução Intalio BPMS 5.2. Maurício Bitencourt 51 21171872 / 51 84087798 mauricio.bitencourt@projeler.com. Componentes da Solução Intalio BPMS 5.2 Maurício Bitencourt 51 21171872 / 51 84087798 mauricio.bitencourt@projeler.com.br Platinum Implementation Partner 1 Enterprise Edition Software de Código Aberto

Leia mais

BPM. (Business Process Management) Gerenciamento de Processos de Negócio. Meta IT Mapeamento de Processos BPM ARIS Módulo 1

BPM. (Business Process Management) Gerenciamento de Processos de Negócio. Meta IT Mapeamento de Processos BPM ARIS Módulo 1 BPM (Business Process Management) Gerenciamento de Processos de Negócio Meta IT Mapeamento de Processos BPM ARIS Módulo 1 Agenda 1 2 3 Conceitos BPM x TI Softwares BPM 4 Certificações Conceitos O que são

Leia mais

Case APESC. Assessoria de Desenvolvimento Organizacional

Case APESC. Assessoria de Desenvolvimento Organizacional Case APESC Assessoria de Desenvolvimento Organizacional PROGRAMA Assessoria de Desenvolvimento Organizacional DO Gestão de Processos na APESC Metodologia Novo Olhar Benefícios e desafios Sistema de Gestão

Leia mais

Análise de Negócios & da Informação Alexandra Hütner M.Sc. Engineer

Análise de Negócios & da Informação Alexandra Hütner M.Sc. Engineer Análise de Negócios & da Informação Alexandra Hütner M.Sc. Engineer 1 O QUE REALMENTE MUDOU??? 2 1 O Que Realmente MUDOU??? Você S/A Agosto/2011 O Que Realmente MUDOU??? Você S/A Agosto/2011 2 CENÁRIO

Leia mais

Desenvolvimento e Administração de Sistemas de Informação Paulo Motta

Desenvolvimento e Administração de Sistemas de Informação Paulo Motta Desenvolvimento e Administração de Sistemas de Informação Paulo Motta prmottajr@acm.org Administração da Informação Quem pode acessar, alterar, inserir e apagar? Qual a consistência dos dados? Quão críticos

Leia mais

IBM Software IBM Business Process Manager Simples e Poderoso

IBM Software IBM Business Process Manager Simples e Poderoso IBM Software IBM Business Process Manager Simples e Poderoso Uma única plataforma BPM que oferece total visibilidade e gerenciamento de seus processos de negócios 2 IBM Business Process Manager Simples

Leia mais

Maratona CBOK Brasília, 23 de outubro de 2012

Maratona CBOK Brasília, 23 de outubro de 2012 Maratona CBOK Brasília, 23 de outubro de 2012 BPM CBOK Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócios Corpo Comum de Conhecimento Modelagem de Processos de Negócios Modelagem de processos Análise de

Leia mais

Curso de. Formação Executiva em Estratégia, Governança e Processos de TI

Curso de. Formação Executiva em Estratégia, Governança e Processos de TI Curso de Formação Executiva em Estratégia, Governança e Processos de TI Descrição da Ementa do Curso Como integrar negócio e tecnologia? Como maximizar o retorno sobre investimentos em projetos de Tecnologia

Leia mais

www.gartcapote.com www.abpmp br.org Livros Guia para Formação de Analistas de Processos Contribuições Modelagem de Processos com BPMN

www.gartcapote.com www.abpmp br.org Livros Guia para Formação de Analistas de Processos Contribuições Modelagem de Processos com BPMN Gart Capote International Certified Business Process Professional (CBPP ) Presidente da ABPMP no Brasil - Association of Business Process Management Professionals (Chicago-EUA) Autor, Instrutor e Consultor

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 01 ASPECTOS DE MUDANÇA CULTURAL

Leia mais

Conceitos de Processos & BPM

Conceitos de Processos & BPM http://rogerioaraujo.wordpress.com Série Rações Semanais Conceitos de Processos & BPM Parte I Rogério Araújo http://rogerioaraujo.wordpress.com Série Rações Semanais Conceitos de Processos & BPM Parte

Leia mais

Dominando o Mapeamento de Processos com BPMN 2.0

Dominando o Mapeamento de Processos com BPMN 2.0 Treinamentos em Gestão por Processos Dominando o Mapeamento de Processos com BPMN 2.0 Representando processos de negócio com a notação mais poderosa do Mercado. BPMN (Business Process Model and Notation)

Leia mais

Gerenciamento de Processos de Negócio

Gerenciamento de Processos de Negócio Gestão por Processos By Alan Lopes +55 22-99202-0433 alopes.campos@mail.com http://prof-alan-lopes.weebly.com Gerenciamento de Processos de Negócio - Conceitos e fundamentos - Modelagem de processo - Análise

Leia mais

Pesquisa sobre Iniciativas em BPM

Pesquisa sobre Iniciativas em BPM Pesquisa sobre Iniciativas em BPM Apresentação...2 1. Perfil dos Participantes da Pesquisa...3 2. Como as organizações estão adotando o BPM... 4 2.1. Como as organizações entendem o conceito de BPM?...

Leia mais

Liderança em idéias, métodos e resultados em BPM no Brasil. Automação de Processos. Jones Madruga

Liderança em idéias, métodos e resultados em BPM no Brasil. Automação de Processos. Jones Madruga Liderança em idéias, métodos e resultados em BPM no Brasil Automação de Processos Jones Madruga Promover melhorias e inovações que efetivamente criam valor não é simples... Apresentação Ø Organização PRIVADA

Leia mais

Qualidade de Software no Contexto Organizacional: Arquitetura Corporativa. Atila Belloquim Gnosis IT Knowledge Solutions

Qualidade de Software no Contexto Organizacional: Arquitetura Corporativa. Atila Belloquim Gnosis IT Knowledge Solutions Qualidade de Software no Contexto Organizacional: Arquitetura Corporativa Atila Belloquim Gnosis IT Knowledge Solutions TI e Negócio 10 entre 10 CIOs hoje estão preocupados com: Alinhar TI ao Negócio;

Leia mais

Abstraindo as Camadas de SOA & Aplicações Compostas

Abstraindo as Camadas de SOA & Aplicações Compostas Abstraindo as Camadas de SOA & Aplicações Compostas Serviço Service Requisitante Consumer Service Serviço Provider Provedor consumidores processos business e processes negócios Coreografia process choreography

Leia mais

Como alcançar os objetivos estratégicos de sua organização

Como alcançar os objetivos estratégicos de sua organização Como alcançar os objetivos estratégicos de sua organização 15 DE MAIO DE 2014 Hotel Staybridge - Sao Paulo PATROCÍNIO GOLD PATROCÍNIO BRONZE APOIO REALIZAÇÃO Desafios para a Implementação por Processos

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO PARA INTEGRAÇÃO ORIENTADA A SERVIÇOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO CEFET-AL

IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO PARA INTEGRAÇÃO ORIENTADA A SERVIÇOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO CEFET-AL IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO PARA INTEGRAÇÃO ORIENTADA A SERVIÇOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO CEFET-AL Marcilio SOUZA JÚNIOR (1); Mônica CUNHA (2); João Gabriel CAMPOS NETO (3); Heitor SANTOS BARROS

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO. Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO. Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br Guia de Estudo Vamos utilizar para a nossa disciplina de Modelagem de Processos com BPM o guia

Leia mais

Disciplina: GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE Prof. Afonso Celso M. Madeira

Disciplina: GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE Prof. Afonso Celso M. Madeira Disciplina: GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE Prof. Afonso Celso M. Madeira 3º semestre CONCEITOS CONCEITOS Atividade Ação executada que tem por finalidade dar suporte aos objetivos da organização. Correspondem

Leia mais

Desenvolvimento de um Ambiente de Engenharia de Software Baseado em Processos utilizando Workflow

Desenvolvimento de um Ambiente de Engenharia de Software Baseado em Processos utilizando Workflow Projeto de Pesquisa: Desenvolvimento de um Ambiente de Engenharia de Software Baseado em Processos utilizando Workflow Janaína Schwarzrock Coordenador: Pablo Schoeffel Membros: Geraldo Menegazzo Varela

Leia mais

Workflow como Proposta de. Workflow. O Gerenciamento de Processos. Prof. Roquemar Baldam roquemar@pep.ufrj.br

Workflow como Proposta de. Workflow. O Gerenciamento de Processos. Prof. Roquemar Baldam roquemar@pep.ufrj.br Workflow como Proposta de Automação Flexível O Gerenciamento de Processos Planejamento do BPM Diretrizes e Especificações Seleção de processo críticos Alinhamento de processos à estratégia www.iconenet.com.br

Leia mais

Estruturação da Arquitetura Estadual de Sistemas de Informação por Meio da Orientação a Serviços

Estruturação da Arquitetura Estadual de Sistemas de Informação por Meio da Orientação a Serviços Estruturação da Arquitetura Estadual de Sistemas de Informação por Meio da Orientação a Serviços Relato de Experiência da ATI-PE WCGE 2010 20/07/2010 1 Introdução 2 Sobre a ATI Agência Estadual de Tecnologia

Leia mais

PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº 26/2011 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO E CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº 26/2011 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO E CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A TELEBRÁS Vinculada ao Ministério das Comunicações PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº 26/2011 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO E CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO 1 ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO O objeto

Leia mais

Arquitetura de Software: Uma Central para Gestão da execução de serviços

Arquitetura de Software: Uma Central para Gestão da execução de serviços Arquitetura de Software: Uma Central para Gestão da execução de serviços ADILSON FERREIRA DA SILVA Centro Paula Souza São Paulo Brasil afs.software@gmail.com Prof.a. Dr.a. MARILIA MACORIN DE AZEVEDO Centro

Leia mais

A Integração Entre a Bpmn e a Uml

A Integração Entre a Bpmn e a Uml A Integração Entre a Bpmn e a Uml Meire Helen Batista Dias meirehelenbdias@bol.com.br FATEC ZL Cristina Corrêa de Oliveira crisolive@ig.com.br FATEC ZL Jair Minoro Abe jairabe@uol.com.br UNIP Resumo:Para

Leia mais

Treinamento BPMS Activiti + Elementos de NFR e Contexto. Bruno Figueiredo

Treinamento BPMS Activiti + Elementos de NFR e Contexto. Bruno Figueiredo Treinamento BPMS Activiti + Elementos de NFR e Contexto Bruno Figueiredo BPM BPM Business Process Modeling BPM Business Process Management Busca maximizar a eficiência e a efetividade do negócio, utilizando

Leia mais

Uma revolução em agilidade: Integração de negócios através de uma arquitetura orientada a serviços

Uma revolução em agilidade: Integração de negócios através de uma arquitetura orientada a serviços Uma revolução em agilidade: Integração de negócios através de uma arquitetura orientada a serviços Um artigo técnico da Oracle Atualizado em agosto de 2008 Uma revolução em agilidade: Integração de negócios

Leia mais

Gerenciamento de Processos de Negócio - BPM

Gerenciamento de Processos de Negócio - BPM www.exitoconsultoria.com.br Gerenciamento de Processos de Negócio - BPM Josias França Filho, MSc, CBPP Salvador, 16/05/2012 ABRH A EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE GESTÃO BASEADOS EM PROCESSOS Qualidade Total (TQM)

Leia mais

MBA Gestão da Tecnologia de Informação

MBA Gestão da Tecnologia de Informação MBA Gestão da Tecnologia de Informação Informações: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras das 18h00 às 22h00 aulas semanais; Sábados das 08h00 às 12h00 aulas quinzenais. Carga horária: 600

Leia mais

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation.

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. O SoftExpert PPM Suite é a solução mais robusta, funcional e fácil para priorizar, planejar, gerenciar e executar projetos, portfólios

Leia mais

BPMN (Exemplos e Exercícios) e UDDI

BPMN (Exemplos e Exercícios) e UDDI DAS5316 BPMN (Exemplos e Exercícios) e UDDI Prof. Ricardo J. Rabelo (rabelo@das.ufsc.br) Responsável pela elaboração dos slides Alexandre Perin (perin@das.ufsc.br) Florianópolis (SC), 2010. Roteiro BPMN

Leia mais

Automação de Processos de Negócios com BPMS:

Automação de Processos de Negócios com BPMS: Automação de Processos de Negócios com BPMS: Um Relato de Experiência da ATI ATI- /UPG Unidade de Processos de Negócios do Governo Adelnei Felix adelnei.felix@ati.pe.gov.br 1 Agenda Introdução Relato da

Leia mais

Desenvolvimento de Sistemas BPMS. Jhonatas Vicente de Jesus

Desenvolvimento de Sistemas BPMS. Jhonatas Vicente de Jesus Desenvolvimento de Sistemas BPMS Jhonatas Vicente de Jesus Roteiro de apresentação FastBPM TCC Recapitulando alguns Conceitos Sistemas BPMS Um Processo na prática Conclusão TCC - 2011 Desenvolvimento de

Leia mais

Gestão Estratégica da Informação

Gestão Estratégica da Informação Valorizando o Rio de Janeiro Gestão Estratégica da Informação Visão e Aplicações Palestrante: Prof.: Marcelo Almeida Magalhães "Many of us underestimated just how fast business process modeling would become

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA 201 1. 2 Sistema de Gestão de Processos de Negócio Baseado em Modelos Declarativos Proposta de Trabalho de Graduação

Leia mais

De Boas Ideias para Uma Gestão Baseada em Processos

De Boas Ideias para Uma Gestão Baseada em Processos De Boas Ideias para Uma Gestão Baseada em Processos O que você vai mudar em sua forma de atuação a partir do que viu hoje? Como Transformar o Conteúdo Aprendido Neste Seminário em Ação! O que debatemos

Leia mais

BPMN: Identificando vantagens e desvantagens do uso desta ferramenta para modelagem de processos.

BPMN: Identificando vantagens e desvantagens do uso desta ferramenta para modelagem de processos. BPMN: Identificando vantagens e desvantagens do uso desta ferramenta para modelagem de processos. Franciele da Costa Canello 1 RESUMO As organizações estão cada vez mais necessitando de sistemas que aliem

Leia mais

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS Vanice Ferreira 12 de junho de 2012 GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais DE QUE PROCESSOS ESTAMOS FALANDO? GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM Arquitetura Orientada a Serviços SOA a Distância

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM Arquitetura Orientada a Serviços SOA a Distância CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM Arquitetura Orientada a Serviços SOA a Distância PARCERIA COM O PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE DO DISTRITO FEDERAL (PMI DF). PERÍODO: INÍCIO PREVISTO DO CURSO: 07

Leia mais

Obtendo Qualidade com SOA

Obtendo Qualidade com SOA Obtendo Qualidade com SOA Daniel Garcia Gerente de Prática BPM/SOA daniel.garcia@kaizen.com.br 11 de Novembro de 2009 Copyright 2009 Kaizen Consultoria e Serviços. All rights reserved Agenda Sobre a Kaizen

Leia mais

2 Conceitos relativos a Web services e sua composição

2 Conceitos relativos a Web services e sua composição 15 2 Conceitos relativos a Web services e sua composição A necessidade de flexibilidade na arquitetura das aplicações levou ao modelo orientado a objetos, onde os processos de negócios podem ser representados

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais