Disciplina: Gerência da Manutenção

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplina: Gerência da Manutenção"

Transcrição

1 Disciplina: Gerência da Visão Geral da Prof. Fernando Porto

2 Dicionário Aurélio: a) medidas necessárias para a conservação ou a permanência de alguma coisa ou de uma situação b) cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de motores e máquinas.

3 NBR Combinação de ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida. Fazer tudo que for preciso para assegurar que um equipamento continue a desempenhar as funções para as quais foi projetado, num nível de desempenho exigido.

4 Basicamente, as atividades de manutenção existem para evitar a degradação dos equipamentos e instalações, causada pelo desgaste natural e pelo uso. Degradação: aparência externa ruim, perda de desempenho, paradas de produção, fabricação de produtos de má qualidade, poluição ambiental.

5

6 Por outro lado, a boa gestão da manutenção pode melhorar a produtividade e levar a ganhos adicionais, quando envolve modificações das condições originais dos equipamentos com a introdução de melhorias para evitar a ocorrência/reincidência de falhas, reduzir o custo operacional e aumentar a produtividade. Assim, manutenção não é só manter.

7 1. Corretiva 2. Preventiva 3. Preditiva 4. Melhoria dos Equipamentos

8 1. Corretiva: Feita depois que a falha ocorreu. Por vezes, a Corretiva é mais barata do que prevenir falhas, mas pode gerar grandes perdas na produção. Alguns pontos devem ser considerados antes de se optar unicamente pela manutenção corretiva.

9 Corretiva Existem ações preventivas que podem ser tomadas para evitar a ocorrência da falha no equipamento? São ações tecnicamente viáveis e econômicas? Quando não se pode prever o momento da ocorrência das falhas, pode haver paradas inesperadas na produção, que podem ser de longa duração.

10 Corretiva Para uma corretiva que atenda rapidamente, é necessário ter os recursos à mão: peças de reposição, mão-de-obra e ferramental. Por vezes é vantajoso ter componentes montados em estoque para substituição rápida na área. O reparo é realizado na oficina central ou por empresa terceirizada. Deve existir um esforço constante de identificar as causas fundamentais das falhas e bloqueá-las, evitando ou reduzindo sua ocorrência.

11 2. Preventiva: A manutenção feita de forma periódica deve ser a atividade principal de manutenção em qualquer empresa. Ela envolve algumas tarefas sistemáticas: inspeções, reformas e trocas de peças, principalmente. Uma vez estabelecida, ela deve ter caráter obrigatório.

12 Preventiva Se comparada com a corretiva, do ponto de vista de custo, a preventiva é mais cara pois as peças tem de ser trocadas e componentes reformados antes de atingirem seus limites de vida. Em compensação, a freqüência de falhas diminui, a disponibilidade aumenta. Assim, considera-se que o custo total é menor do que com unicamente empregando a corretiva.

13 Preventiva Pode acontecer que, mesmo com o cumprimento sistemático da preventiva as falhas não diminuam. A causa pode estar tanto em uma falta de padrões e procedimentos de manutenção, quanto na falta de conhecimento e habilidade insuficientes dos técnicos de manutenção e operadores da produção.

14 Preventiva Muito importante: A manutenção preventiva bem feita permite que se durma com tranqüilidade!

15 3. Preditiva: A manutenção preventiva é uma modalidade mais cara sob o ponto de vista de custo, pois peças e componentes são trocados ou reformados antes de atingirem seus limites de vida. A manutenção preditiva permite otimizar as trocas e reformas e estender o intervalo de manutenção, pois permite prever quando a peça ou componente estarão próximos do seu limite de vida.

16 Preditiva Inspeção térmica

17 Preditiva Análise de lubrificantes

18 Preditiva Análise de vibrações

19 Preditiva A manutenção preditiva na realidade é uma parte da preventiva. Suas tarefas devem fazer parte do planejamento da manutenção preventiva, pois basicamente ela é mais uma maneira de inspecionar os equipamentos.

20 Preditiva Embora a tecnologia atualmente disponível permita dezenas de técnicas de manutenção preditiva, existem ainda limitações e ainda não é possível adotar este tipo de manutenção para todo tipo de componente ou peça. Algumas destas técnicas são de custo relativamente baixo, mas nem todas.

21 Preditiva Qualidade da

22 Preditiva Outro ponto importante é que, baseando-se a troca de peças e reforma de componentes unicamente na preditiva, a programação destas atividades torna-se inviável. sem programação significa orçamento não confiável. Assim, a preditiva tem de ser parte integrante da preventiva, e não uma ação independente.

23 4. Melhoria dos Equipamentos: A palavra Kaizen significa mudar para melhor, aperfeiçoar.

24 Melhoria dos Equipamentos Mas isto não é de qualquer maneira, porque nem toda mudança significa evoluir.

25 Melhoria dos Equipamentos No contexto da manutenção, praticar o Kaizen dos equipamentos significa melhorá-los gradativamente e continuamente para além das especificações originais. Ao invés de sempre retornar os equipamentos às suas condições originais após a ocorrência de falhas, é preciso alterar para melhor seu padrão de operação e manutenção.

26 Melhoria dos Equipamentos Para isto ocorrer, é necessário investigar as causas fundamentais das falhas. Este normalmente é um dos pontos fracos da manutenção no Brasil. Geralmente a equipe de manutenção fica satisfeita consertando o que quebrou (removendo o sintoma) e devolvendo o equipamento para operação.

27 Melhoria dos Equipamentos É para corrigir esta situação que existem as ferramentas gerenciais perfil de perdas, análise de falha, FMEA (Failure Mode and Effect Analysis - Análise de Modo e Efeito de Falha), etc. São ferramentas que tem por objetivo determinar a causa da falha, o que permite bloqueá-la e assim reduzir o número de ocorrências de paradas não programadas.

28 E qual seria o melhor método de manutenção? As manutenções corretivas, preventivas e preditivas têm seus pontos positivos e negativos. Assim, um mesmo equipamento pode exigir a aplicação de mais de um método, de modo a alcançar um melhor resultado. As questões dos custos associados e a disponibilidade do equipamento são sempre a chave.

29 Produtiva Este equilíbrio e convivência destes métodos recebe o nome de manutenção produtiva. Esta convivência equilibrada não é difícil de ser conseguida. Na verdade, muitas pessoas a praticam no dia-a-dia.

30 Produtiva: também no seu dia-a-dia! corretiva: Palhetas do para-brisa Lâmpadas dos faróis Lâmpadas das setas preventiva: Pastilhas de freio Correias Lubrificante Filtros Preditiva: Pneus (2 mm)

31 Tratamento de falhas dos equipamentos Padronização da manutenção Planejamento da manutenção Peças-reservas e almoxarifado Orçamento da manutenção Educação e treinamento

32 Estas são atividades de remoção dos sintomas de falhas e identificação das causas fundamentais para estabelecer medidas de bloqueio. Inclui também o registro e análise dos dados sobre falhas, o que permite identificar os tipos de falhas mais freqüentes e em que equipamentos ocorrem. Capítulo 4 do livro texto

33 Fora do Padrão! A padronização da manutenção é a utilização dos procedimentos e padrões técnicos e gerenciais relacionados com as atividades de manutenção, incluindo manuais de manutenção, catálogos de peças, padrões de inspeção, procedimentos de teste. É o sistema de elaboração, atualização, arquivamento e controle de documentos técnicos relativos aos equipamentos. Capítulo 6 do livro texto

34 O planejamento da manutenção pode ser entendido como as ações de preparação dos serviços de manutenção preventiva, que define quando as ações serão executadas. Envolve a distribuição dos serviços de manutenção em um determinado período, previsão de mão de obra, materiais e ferramentas necessárias. Permite o dimensionamento correto destes recursos, permitindo previsibilidade ao processo de manutenção. Capítulos 6 e 7 do livro texto

35 Tem por função adquirir, armazenar e controlar as peças de reposição e materiais de consumo dos equipamentos, conforme suas necessidades de manutenção preventiva. Esta é uma das funções críticas da manutenção. Capítulo 7 do livro texto

36 Tem por função distribuir e controlar os recursos financeiros alocados ao departamento de manutenção com base nos planos de manutenção para os próximos períodos. O orçamento basicamente compreende os custos de mão-de-obra, serviços terceirizados e materiais (peças de reposição e consumo dos equipamentos). Capítulo 7 do livro texto

37 Conjunto de atividades de transferência e prática do conhecimento que visa a formar pessoal capacitado a desempenhar suas funções. Pode incluir a atender pessoal da manutenção como também da operação. Com treinamento inadequado, a manutenção e a operação pode acabar introduzindo defeitos ao invés de preveni-los ou evitá-los. Capítulo 9 do livro texto

38 O conjunto de métodos e funções gerenciais da manutenção que foram mostrados é denominado de Sistema de Gerenciamento da. Este sistema é parte da Gestão pela Qualidade Total (GQT), que é um sistema que engloba a empresa como um todo. Metas de melhoria GQT para manutenção: redução de falhas, redução de custos, redução de tempo por operação de preventiva, redução de estoque de peças reserva, etc. Capítulo 2 do livro texto

39 Departamento de Departamento de Produção Corretiva Operação dos equipamentos de RH Financeiro Vendas Compras P&D Marketing...

40 Departamento de Produtiva Preventiva Departamento de Produção Preditiva Corretiva Operação dos equipamentos de RH Financeiro Vendas Compras P&D Marketing...

41 Tratamento de falhas Padroniz. da Manut. Departamento de Produtiva Preventiva Departamento de Produção Planejamt. da Manut. Preditiva Peças resrv. e Almoxf. Orçamento da Manut. Educação e Treinamt. Melhoria dos Equipamentos Corretiva Operação dos equipamentos de RH Financeiro Vendas Compras P&D Marketing...

42 Tratamento de falhas Padroniz. da Manut. Departamento de Produtiva Preventiva Departamento de Produção Planejamt. da Manut. Preditiva Peças resrv. e Almoxf. Orçamento da Manut. Educação e Treinamt. Melhoria dos Equipamentos Corretiva Operação dos equipamentos de RH Financeiro Vendas Compras P&D Marketing...

43 Tratamento de falhas Padroniz. da Manut. Departamento de GQT Produtiva Preventiva Departamento de Produção Planejamt. da Manut. Preditiva Peças resrv. e Almoxf. Orçamento da Manut. Educação e Treinamt. Melhoria dos Equipamentos Corretiva Operação dos equipamentos de RH Financeiro Vendas Compras P&D Marketing...

44 Tratamento de falhas Padroniz. da Manut. Departamento de GQT Produtiva Preventiva Departamento de Produção Planejamt. da Manut. Preditiva Peças resrv. e Almoxf. Orçamento da Manut. Educação e Treinamt. Melhoria dos Equipamentos Corretiva Operação dos equipamentos de RH Financeiro Vendas Compras P&D Marketing...

45 qualidade total manutenção Muitas vezes, o mau desempenho dos equipamentos se deve ao relacionamento ruim e conflitos entre os departamentos de produção e de manutenção. Por outro lado, com a GQT, os gerentes tem que atingir metas cada vez mais desafiadoras de qualidade, custo e entrega ou seja, os equipamentos devem operar mais tempo com menor custo. operação

46 Um modo de conseguir isto é capacitar os operadores para detectarem em estágio inicial qualquer anomalia (tais como ruídos, vibrações, odores e temperaturas anormais) nos equipamentos. A detecção e o relato rápido das anomalias são os pontos-chaves da manutenção autônoma.

47 A base da manutenção autônoma é o 5S, que ganha impulso à medida que os operadores desenvolvem habilidades de inspeção através da limpeza diária e verificação de pontos críticos em seus equipamentos.

48

49

50 Infelizmente, alguns gestores acreditam que basta transferir o trabalho de manutenção para os operadores que os equipamentos não falharam mais. A manutenção autônoma não elimina a necessidade de uma estrutura de manutenção, pois atendem a um parcela importante porém restrita das atividades de manutenção. Além disso, a função principal dos operadores é conhecer bem e operar com proficiência seus equipamentos. Capítulo 8 do livro texto

51 As figuras a seguir mostram de forma resumida os principais elementos de um sistema de gerenciamento da manutenção, no qual o plano de manutenção tem posição de destaque. A elaboração e o cumprimento deste plano permitirão que a empresa atinja seus objetivos de lucratividade e sobrevivência através de equipamentos que não apresentem falhas e que não prejudiquem a qualidade, o custo e a entrega dos produtos e serviços e não coloquem em risco a segurança das pessoas e o meio ambiente.

52 Treinamento Técnico e Gerencial MISSÃO DA MANUTENÇÃO Assegurar que os equipamentos continuem a desempenhar suas funções requeridas com segurança a um custo otimizado, evitando a ocorrência de falhas e contribuindo para a garantia da qualidade dos produtos e serviços e para a integridade do meio ambiente. Manuais dos fabricantes, especificações dos equipamentos e experiência própria das equipes de manutenção METAS DE MELHORIA DA MANUTENÇÃO Reduzir o número de falhas e os tempos de interrupção da produção. Cumprir o orçamento preestabelecido. Reduzir o custo com estoque de peças reservas FALHAS PADRÕES DE MANUTENÇÃO SISTEMA DE TRATAMENTO DE FALHAS RESULTADO DAS INSPEÇÕES

53 Otimização de mão-deobra para execução das tarefas definidas no plano de manutenção Controle de peças reservas de acordo com as necessidades de troca e reforma definidas no plano Elaboração do orçamento da manutenção de acordo com as necessidades definidas no plano Planejamento da utilização da mão-de-obra para evitar folgas e sobrecargas Minimização do custo de estoque de peçasreservas sem prejuízo da disponibilidade dos eqpmtos. Orçamento da manutenção compatível com as necessidades dos eqpmtos.

54 Gerenciando a Produtiva Harilaus G. Xenus Ed. INDG Tecnologia e Serviços Ltda.

2.6 Conceito de controle de processo...47 2.6.1 Manutenção de equipamentos e processo gerencial...48 2.7 GQT e atividades de manutenção de

2.6 Conceito de controle de processo...47 2.6.1 Manutenção de equipamentos e processo gerencial...48 2.7 GQT e atividades de manutenção de Sumário Prefácio à 2ª edição...11 Prefácio...13 1 Visão geral da manutenção de equipamentos...17 1.1 Introdução...19 1.2 Conceito de manutenção...19 1.3 Abrangência das atividades de manutenção...21 1.4

Leia mais

Quebra de Máquinas. 3ª Edição Março/2016

Quebra de Máquinas. 3ª Edição Março/2016 Quebra de Máquinas A Revolução Industrial significou um grande avanço no processo de produção de bens. O trabalho exclusivamente manual foi substituído pelo uso de máquinas, resultando na produção de maior

Leia mais

Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA

Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA Objetivo Apresentar novos conhecimentos técnicos a todos os participantes e que permita obter a máxima redução de custos, maior disponibilidade de equipamentos e aumento

Leia mais

Conceitos Gestão da Manutenção Técnico em Eletrotécnica GESTÃO DA MANUTENÇÃO PROFESSOR FLÁVIO MURILO

Conceitos Gestão da Manutenção Técnico em Eletrotécnica GESTÃO DA MANUTENÇÃO PROFESSOR FLÁVIO MURILO Conceitos Gestão da Manutenção Técnico em Eletrotécnica 1 NBR 5462 - Confiabilidade e mantenabilidade Falha "Término da capacidade de um item desempenhar a função requerida." a) Depois da falha, o item

Leia mais

PROGRAMA DE MANUTENÇAÕ DE EQUIPAMENTO - PME

PROGRAMA DE MANUTENÇAÕ DE EQUIPAMENTO - PME PROGRAMA DE MANUTENÇAÕ DE EQUIPAMENTO - PME LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO LAI E LAO 71.80.00 - Recuperação de Áreas Degradadas Empreendimento: Rua Bertolina May Kechelle, s/n Bairro Mulde

Leia mais

Manutenções Corretiva Preventiva Preditiva MANUTENÇÃO CORRETIVA

Manutenções Corretiva Preventiva Preditiva MANUTENÇÃO CORRETIVA Manutenções Corretiva Preventiva Preditiva 1 MANUTENÇÃO CORRETIVA 2 1 Manutenção Corretiva A manutenção corretiva é aquela de atendimento imediato à produção. A manutenção corretiva é a realizada em equipamento,

Leia mais

Manutenção em veículos de transporte de cargas

Manutenção em veículos de transporte de cargas Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma n 05 31 de Julho de 2017 Manutenção em veículos de transporte de cargas Joubert Martins de Brito RESUMO A confiabilidade e o bom funcionamento

Leia mais

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO João Mario Fernandes Conceito: A manutenção para ser estratégica precisa estar voltada para os resultados empresariais da organização. A Função Manutenção

Leia mais

Gestão da Manutenção.

Gestão da Manutenção. Gestão da Manutenção carloreg@sc.usp.br carlos.regattieri@fatec.sp.gov.br Definição de Manutenção ð A Função Manutenção é a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, destinadas a manter

Leia mais

A EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO

A EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO A EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO Antes da Revolução Industrial: processos artesanais. A função da manutenção começou a emergir com o advento das primeiras máquinas têxteis (século XVI) Quem projetava a máquina,

Leia mais

Disciplina: Gerência da Manutenção

Disciplina: Gerência da Manutenção Disciplina: Gerência da Manutenção Sistema de Tratamento de Falhas 1ª Parte Prof. Fernando Porto Introdução Na rotina diária de vários departamentos de manutenção, muito do trabalho gira em torno da ocorrência

Leia mais

Manutenção. Eletromecânica Módulo IV. Professor: Anderson Borges /01

Manutenção. Eletromecânica Módulo IV. Professor: Anderson Borges /01 Manutenção Eletromecânica Módulo IV Professor: Anderson Borges E-mail: anderson.borges@ifsc.edu.br 2017/01 Sumário Conceitos Histórico Tipos de Manutenção PPCM (Planejamento, Programação Controle de Manutenção)

Leia mais

SEGURANÇA EM SISTEMAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO. Prof. Eng. Esp. Antonio Carlos Lemos Júnior

SEGURANÇA EM SISTEMAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO. Prof. Eng. Esp. Antonio Carlos Lemos Júnior SEGURANÇA EM SISTEMAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Prof. Eng. Esp. Antonio Carlos Lemos Júnior Em temos operacionais: Manutenção corretiva; Manutenção preventiva; Manutenção preditiva. Manutenção corretiva:

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Manutenção Preditiva é a atuação realizada com base em modificações de parâmetro de CONDIÇÂO ou DESEMPENHO, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática. A manutenção preditiva é a primeira grande quebra

Leia mais

Manutenção Industrial

Manutenção Industrial Manutenção Industrial Índice 1. Introdução... 2 2. O que é a Manutenção... 3 3. Tipos de Manutenção... 4 4.Vantagens e Importância da Manutenção... 8 5. Manutenção e Qualidade... 10 6. Plano de Manutenção...

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Curso: Engenharia de Produção Disciplina: GESTÃO DA MANUTENÇÃO Prof. Eduardo Morais 1 O QUE É MANUTENÇÃO? Manutenção é o termo usado para abordar a forma pela qual as organizações tentam evitar as falhas

Leia mais

TPM Manutenção Produtiva Total

TPM Manutenção Produtiva Total TPM Manutenção Produtiva Total TPM A TPM é um modelo de gestão que busca a Eficiência máxima do sistema produtivo através da eliminação de perdas e do desenvolvimento do homem e sua relação com o equipamento.

Leia mais

ANEXO 4.10 PROCEDIMENTO DE AUDITORIA DE PROCESSOS DE MANUTENÇÃO

ANEXO 4.10 PROCEDIMENTO DE AUDITORIA DE PROCESSOS DE MANUTENÇÃO ANEXO 4.10 PROCEDIMENTO DE AUDITORIA DE PROCESSOS DE MANUTENÇÃO - 1 - Definições Auditoria de Processos de Manutenção É a verificação sistemática e documentada que permite avaliar o grau de adequação dos

Leia mais

PMI-3213 Escavação e Transporte na Mineração

PMI-3213 Escavação e Transporte na Mineração ESCOLA POLITÉCNICA DA USP PMI-3213 Escavação e Transporte na Tema 8 MANUTENÇÃO DE EQUPAMENTOS PESADOS Prof. Dr. Luis E. Sánchez 2017 Nota explicativa Material de uso exclusivo na disciplina PMI-3213 Escavação

Leia mais

3 Risk Engineering Workshop 23 de Agosto de 2016 Paulo Sergio Testa Zurich Brasil Seguros. Risk Engineering

3 Risk Engineering Workshop 23 de Agosto de 2016 Paulo Sergio Testa Zurich Brasil Seguros. Risk Engineering 3 Risk Engineering Workshop 23 de Agosto de 2016 Paulo Sergio Testa Zurich Brasil Seguros Risk Engineering Com o gerenciamento de risco analisamos o tamanho e a complexidade da máquina A importância de

Leia mais

Estratégias de Manutenção Industrial

Estratégias de Manutenção Industrial www.manufacturing.com.br Estratégias de Manutenção Industrial Autor: Luis Carlos Morschbacher Formação: Eng.º de Produção pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS & MBA em Gestão Executiva

Leia mais

AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA.

AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA. Bem vindos ao Treinamento sobre Conceitos Básicos de Manutenção da... AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA. ELÉTRICA ELETRÔNICA MECÂNICA HIDRÁULICA PNEUMÁTICA AZ PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE AUTOMAÇÃO

Leia mais

Processo e Agentes da Gestão da Qualidade

Processo e Agentes da Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade Processo e Agentes da Gestão da Qualidade Fernanda Villar Corrêa Vídeos - Empresa como Sistema - Gestão da Qualidade como Subsistema - Envolvem métodos de produção, avaliação

Leia mais

Manutenção e Segurança. Conceitos básicos e tipologia

Manutenção e Segurança. Conceitos básicos e tipologia Manutenção e Segurança Conceitos básicos e tipologia Não existem equipamentos, máquinas, instalações prediais e obras civis que sejam eternas e não necessitem de cuidados Riscos e ameaças são inerentes

Leia mais

PRODUTIVIDADE E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL MFMEA Analise dos Efeitos e Modos da Falha

PRODUTIVIDADE E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL MFMEA Analise dos Efeitos e Modos da Falha PRODUTIVIDADE E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL MFMEA Analise dos Efeitos e Modos da Falha Profº Drº Carlos Roberto Regattieri carlos.regattieri@fatectq.edu.br 1 MFMEA MACHINE FAILURE MODE AND EFFECT ANALYSIS MF.M.E.A.

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Na manutenção moderna, é extremamente necessário pensar e agir estrategicamente, para que a atividade de manutenção se integre de maneira eficaz ao processo produtivo contribuindo, efetivamente, para que

Leia mais

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Unidade II SISTEMA DE QUALIDADE Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Sistemas e Ferramentas de Gestão da Qualidade Estudaremos neste módulo técnicas e metodologias trabalhadas na área da administração

Leia mais

Gerencia Industrial. Thiago Alencar

Gerencia Industrial. Thiago Alencar Gerencia Industrial Gerencia Industrial Thiago Alencar thiago.alencar@ifsc.edu.br http://joinville.ifsc.edu.br/~thiago.alencar/ Horário de aulas: 2ª feira das 20:40 até às 10:30 hs sala 212 GERÊNCIA INDUSTRIAL

Leia mais

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL 1 MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL A manutenção produtiva total, conhecida pela sigla TPM, que tem origem nas palavras em inglês total productive maintenance. 5 1 MANUTENÇÃO PRODUTIVA

Leia mais

Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5453 - Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Fundamentos do TPM 1. Origem...26 2. Conceitos...28 3. Etapas de Implantação... 31 4.

Leia mais

Manutenção Corretiva: Manutenção Preventiva: Manutenção Preditiva: Manutenção Detectiva:

Manutenção Corretiva: Manutenção Preventiva: Manutenção Preditiva: Manutenção Detectiva: 1 INTRODUÇÃO A globalização e o aumento da competitividade têm impulsionado as empresas em uma busca contínua de melhores resultados nos seus processos. A área de manutenção nas empresas, tem se tornado

Leia mais

Gerenciamento da Manutenção ( ABNT NBR ).

Gerenciamento da Manutenção ( ABNT NBR ). ( ABNT NBR 5462 1994 ). 1. Histórico da Manutenção nas Industrias: 1.1 Primeira Geração: - abrange período antes da Segunda Guerra mundial - indústria pouco mecanizada; - equipamentos eram simples e

Leia mais

Filosofia da Manutenção

Filosofia da Manutenção Filosofia da Manutenção Nikolas Libert Aula 3 Manutenção de Sistemas Eletrônicos Industriais ET54A Tecnologia em Automação Industrial Filosofia da Manutenção Introdução Máquinas e ferramentas sofrem desgastes

Leia mais

Tópicos de Manutenção

Tópicos de Manutenção Tópicos de Manutenção Manutenção é isto: Quando tudo vai bem, Ninguém lembra que existe; Quando algo vai mal. Dizem que não existe!... Quando é para gastar, Acha-se que não é preciso que exista. Porém,

Leia mais

1 Catálogo de Serviços

1 Catálogo de Serviços Catálogo de Serviços 1 PTI MAINT Manutenção em redutores e multiplicadores O processo de manutenção conta com uma avaliação por técnicos especialistas, desmontagem, medição das peças, ensaios não destrutivos,

Leia mais

AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA. ELÉTRICA ELETRÔNICA MECÂNICA HIDRÁULICA PNEUMÁTICA

AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA. ELÉTRICA ELETRÔNICA MECÂNICA HIDRÁULICA PNEUMÁTICA Bem vindos ao treinamento de TPM da... AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA. ELÉTRICA ELETRÔNICA MECÂNICA HIDRÁULICA PNEUMÁTICA AZ PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA.

Leia mais

Modelagem de Problemas Gerenciais Gerenciamento da Capacidade

Modelagem de Problemas Gerenciais Gerenciamento da Capacidade Pesquisa Operacional II Professor: Roberto César Atividade que lida com o descompasso entre a demanda sobre uma operação e sua habilidade para suprir. Ex.:Operaçãodeumhoteldeluxo Antecipar-se às necessidades

Leia mais

Análise do Modo e Efeito de Falhas (FMEA)

Análise do Modo e Efeito de Falhas (FMEA) Gerencia Industrial Análise do Modo e Efeito de Falhas (FMEA) FMEA O método de análise de Modo e Efeito de Falha Potencial ( FMEA - Failure Mode and Effect Analysis ) é descrita através de um conjunto

Leia mais

Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC)

Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) Origem MCC Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) Anos 50: disciplinas de engenharia da confiabilidade Objetivo: estimar a confiabilidade de componentes, sistemas mecânicos e sistemas elétricos (principalmente).

Leia mais

Disciplina: Gestão da Qualidade

Disciplina: Gestão da Qualidade Disciplina: Gestão da Qualidade Controle do Processo pelo PDCA 1ª Parte Prof. Fernando Porto Introdução É comum encontrar gerentes e diretores que acham que, quando ocorrem maus resultados, saem com a

Leia mais

22/08/2014. Planejamento e Controle da Produção: Conceito, Finalidades, Funções e Princípios. Conceito de Planejamento. Conceito de Controle

22/08/2014. Planejamento e Controle da Produção: Conceito, Finalidades, Funções e Princípios. Conceito de Planejamento. Conceito de Controle Planejamento e Controle da Produção: Conceito, Finalidades, Funções e Princípios Conceito de Planejamento É a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e

Leia mais

Normas ISO:

Normas ISO: Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Normas ISO: 12207 15504 Prof. Luthiano Venecian 1 ISO 12207 Conceito Processos Fundamentais

Leia mais

Gerenciamento da Manutenção. Competência: Proporcionar ao aluno conhecimentos para planejar e administrar a manutenção.

Gerenciamento da Manutenção. Competência: Proporcionar ao aluno conhecimentos para planejar e administrar a manutenção. Gerenciamento da Manutenção Competência: Proporcionar ao aluno conhecimentos para planejar e administrar a manutenção. Conhecer, identificar e caracterizar e aplicar as técnicas de detecção e análise de

Leia mais

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes. Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes. Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt Como a SI pode ser obtida? Implementando CONTROLES, para garantir que os objetivos de segurança

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ELETROTÉCNICA ANSELMO JOSÉ LANGNER

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ELETROTÉCNICA ANSELMO JOSÉ LANGNER UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ELETROTÉCNICA ANSELMO JOSÉ LANGNER METODOLOGIA PARA AUDITORIA DA TERCEIRA FASE DA PIRÂMIDE ESTRUTURAL

Leia mais

Boas Práticas de Aquisição de Equipamentos Médico-Hospitalares Proposta de Resolução - Agosto/2000

Boas Práticas de Aquisição de Equipamentos Médico-Hospitalares Proposta de Resolução - Agosto/2000 Conteúdo: Boas Práticas de Aquisição de Equipamentos Médico-Hospitalares Proposta de Resolução - Agosto/2000 Parte A - Disposições Gerais 1. Abrangência 2. Objetivo 3. Não-Conformidade às Prescrições 4.

Leia mais

Apresentação: Prof. Flávio Reginato Campanholi

Apresentação: Prof. Flávio Reginato Campanholi Apresentação: Prof. Flávio Reginato Campanholi MANUTENÇÃO DE SISTEMAS HIDRÁULICOS OBJETIVOS: * Prevenção, Detecção e Análise de Falhas em Componentes MANUTENÇÃO DE SISTEMAS HIDRÁULICOS ITENS FUNDAMENTAIS

Leia mais

FERRAMENTAS DA QUALIDADE POKA YOKE

FERRAMENTAS DA QUALIDADE POKA YOKE FERRAMENTAS DA QUALIDADE POKA YOKE 1 Definição O termo Poka Yoke significa À PROVA DE ERROS ; trata-se de um método que busca eliminar os defeitos causados por falhas ou erros humanos. 2 Definição 3 Objetivos

Leia mais

MANUTENÇÃO PREDITIVA E PREVENTIVA. Samarone Ruas

MANUTENÇÃO PREDITIVA E PREVENTIVA. Samarone Ruas MANUTENÇÃO PREDITIVA E PREVENTIVA Samarone Ruas 1 RESUMO Custos de manutenção elevados por uma combinação de métodos de gestão ineficazes e falta de conhecimento da condição dos ativos representam um oportunidade

Leia mais

OEE como ferramenta de melhoria da eficiência de equipamentos e processos industriais

OEE como ferramenta de melhoria da eficiência de equipamentos e processos industriais Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma nº 04 28 de janeiro 2017 OEE como ferramenta de melhoria da eficiência de equipamentos e processos industriais Túlio da

Leia mais

Manutenção. Eletromecânica Módulo IV. Professor: Anderson Borges /01

Manutenção. Eletromecânica Módulo IV. Professor: Anderson Borges /01 Manutenção Eletromecânica Módulo IV Professor: Anderson Borges E-mail: anderson.borges@ifsc.edu.br 2017/01 Sumário Conceitos Histórico Tipos de Manutenção PPCM (Planejamento, Programação Controle de Manutenção)

Leia mais

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área Visão por meio das atividades de valor) Preço Prazo Assistência Técnica Modelo de gestão Análise de aspectos políticos governamentais, econômicos e legais Planejamento estratégico Orçamento empresarial

Leia mais

SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEAN

SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEAN DEPS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEAN Manutenção Produtiva Total Prof a Carla R. Pereira 1 FOCO NOS EQUIPAMENTOS Foco nos equipam entos Redução de setup Prevenção

Leia mais

NOÇÕES MATEMÁTICAS. Cálculo da disponibilidade e mantenabilidade do sistema ou equipamento na manutenção.

NOÇÕES MATEMÁTICAS. Cálculo da disponibilidade e mantenabilidade do sistema ou equipamento na manutenção. NOÇÕES MATEMÁTICAS Cálculo da disponibilidade e mantenabilidade do sistema ou equipamento na manutenção. DISPONIBILIDADE: É a probabilidade que um sistema esteja em condição operacional no instante determinado.

Leia mais

Notas de Aulas. Gestão da Manutenção. Prof o Geraldo Sales dos Reis Joinville ª Edição

Notas de Aulas. Gestão da Manutenção. Prof o Geraldo Sales dos Reis Joinville ª Edição Notas de Aulas Gestão da Manutenção Prof o Geraldo Sales dos Reis Joinville 2015-2ª Edição Índice dos Temas Pág. Introdução...001 1.0 Evolução histórica e Importância da Manutenção...003 2.0 Principais

Leia mais

6) Desenvolvimento das etapas para elaboração e implantação do plano de APPCC

6) Desenvolvimento das etapas para elaboração e implantação do plano de APPCC Módulo 2 6) Desenvolvimento das etapas para elaboração e implantação do plano de APPCC 1ª ETAPA - Formação da equipe 2ª ETAPA - Identificação da empresa 3ª ETAPA - Avaliação dos pré-requisitos 4ª ETAPA

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1)

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1) ENG 2333 (2016/1) Aula 02 Vida Útil VIDA ÚTIL DE PROJETO (VUP) Período estimado de tempo para o qual um sistema é projetado, afim de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos na norma, considerando

Leia mais

Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (8ª PARTE)

Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (8ª PARTE) Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (8ª PARTE) Passo a passo para a elaboração do manual de BPF - Condições ambientais - Programa de manutenção - Programa de calibração - Higienização

Leia mais

MANUTENÇÃO PREDITIVA

MANUTENÇÃO PREDITIVA 1 MANUTENÇÃO PREDITIVA conceito 2 É aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. objetivos 3 determinar, antecipadamente,

Leia mais

Manutenção Preditiva: Um diferencial competitivo das organizações

Manutenção Preditiva: Um diferencial competitivo das organizações Instituto de Educação Tecnológica Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Turma 4 24 de Janeiro de 2017 Manutenção Preditiva: Um diferencial competitivo das organizações Fabrício Formiga de Assis Engenheiro

Leia mais

Capítulo XI. Manutenção centrada em confiabilidade como ferramenta estratégica. Manutenção elétrica industrial. RCM: perguntas e respostas básicas

Capítulo XI. Manutenção centrada em confiabilidade como ferramenta estratégica. Manutenção elétrica industrial. RCM: perguntas e respostas básicas 48 Capítulo XI Manutenção centrada em confiabilidade como ferramenta estratégica Por Igor Mateus de Araújo e João Maria Câmara* Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM Reliability Centered Maintenance)

Leia mais

Service Rexroth the Original! Soluções completas de serviços com equipe especializada

Service Rexroth the Original! Soluções completas de serviços com equipe especializada Service Rexroth the Original! Soluções completas de serviços com equipe especializada 2 Service Rexroth the Original! Serviços completos oferecidos por especialistas Service Rexroth the Original! Soluções

Leia mais

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Manutenção de Software Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Processos de Ciclo de Vida de Software Processos Fundamentais Aquisição Processos de Apoio Documentação

Leia mais

CONFIABILIDADE TURBOMAQUINAS

CONFIABILIDADE TURBOMAQUINAS Pg. 1 CONFIABILIDADE TURBOMAQUINAS MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIABILIDADE 2016 Pg. 2 Conceito Confiabilidade: é a probabilidade do equipamento desempenhar sua função, dentro de condições de operação especificadas,

Leia mais

IVECO DAILY MANUAL DE GARANTIA

IVECO DAILY MANUAL DE GARANTIA IVECO DAILY MANUAL DE GARANTIA 1 MANUAL DE GARANTIA IVECO DAILY LIVRO DE GARANTIA 3 LIVRO DE GARANTIA O Livro de Garantia deve acompanhar o veículo e ser mantido obrigatoriamente com os documentos de

Leia mais

Análise das principais falhas do sistema de direção dos caminhões fora de estrada em uma mineradora

Análise das principais falhas do sistema de direção dos caminhões fora de estrada em uma mineradora Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Processos Industriais - Turma nº 26 16 de outubro 2016 Análise das principais falhas do sistema de direção dos caminhões fora de estrada em uma mineradora Carlos

Leia mais

Parte 5 SHAN - Curso PPR 2018

Parte 5 SHAN - Curso PPR 2018 Parte 5 PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA (PPR) O QUE É??? É um conjunto de medidas práticas e administrativas, que devem ser adotadas por toda a empresa onde for necessário o uso de respirador. É obrigatório

Leia mais

Técnicas de Manutenção Eletrônica

Técnicas de Manutenção Eletrônica Técnicas de Manutenção Eletrônica AI32E e ET231 Prof. Dr. Hugo Valadares Siqueira Ementa Parte I Aprendizagem do uso de instrumentos de medição. - Testes em componentes eletrônicos. - Equipamentos eletrônicos

Leia mais

3ª Reunião. Grupo de Benchmarking Trabalhos Técnicos. 14 de Setembro de 2016 Tetrapak Monte Mor - SP

3ª Reunião. Grupo de Benchmarking Trabalhos Técnicos. 14 de Setembro de 2016 Tetrapak Monte Mor - SP 3ª Reunião Grupo de Benchmarking Trabalhos Técnicos 14 de Setembro de Tetrapak Monte Mor - SP Empresa: Cocal Energia Responsável Título: Técnicas de Manutenção Preditiva O Que é Manutenção Preditiva? São

Leia mais

ECO CONTROL SYSTEM Save water

ECO CONTROL SYSTEM Save water ECS Sistemas Ecológicos ECO CONTROL SYSTEM Save water www.ecocontrolsystem.com.br contato@ecocontrolsystem.com.br whatsapp: 47.99655.2324 Diretor: Ruy Medeiros Manutenção Sistemas hidráulicos VRPs Compreende

Leia mais

Custo total das empilhadeiras

Custo total das empilhadeiras Custo total das empilhadeiras Se você vai adquirir empilhadeiras, não se iluda com o valor da aquisição, calcule o custo total de propriedade N os tempos de forte aperto financeiro, as empresas estão retomando

Leia mais

Videojet LifeCycle Advantage

Videojet LifeCycle Advantage Videojet LifeCycle Advantage Usando inovação e a potência de parceria para perceber todo o potencial de suas soluções de marcação e codificação Videojet LifeCycle Advantage Uma solução abrangente que se

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL Gestão da Qualidade Profa. Ms. Ana Cabanas - Aula 2 - QUALIDADE TOTAL Qualidade Assegura 1980 Aspectos segurança e responsabilidade civil Produto/serviço QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL ISO 9000 Década

Leia mais

Análise de Fluidos S O S SM SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO

Análise de Fluidos S O S SM SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO Análise de Fluidos S O S SM SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO Conheça a História Verdadeira Análise de fluidos S O S 2 A manutenção de suas máquinas e motores Caterpillar é uma de suas principais prioridades. Um

Leia mais

MANUAL DE GARANTIA IVECO STRALIS IVECO TRAKKER

MANUAL DE GARANTIA IVECO STRALIS IVECO TRAKKER MANUAL DE GARANTIA 1 MANUAL DE GARANTIA IVECO STRALIS IVECO TRAKKER LIVRO DE GARANTIA 3 LIVRO DE GARANTIA O Livro de Garantia deve acompanhar o veículo e ser mantido obrigatoriamente com os documentos

Leia mais

REGULADOR COMPACTO PARA TURBINAS HIDRÁULICAS VOITH HYDRO

REGULADOR COMPACTO PARA TURBINAS HIDRÁULICAS VOITH HYDRO GGH / 05 17 a 22 de Outubro de 1999 Foz do Iguaçu Paraná - Brasil GRUPO I GRUPO DE ESTUDO DE GERAÇÃO HIDRÁULICA (GGH) REGULADOR COMPACTO PARA TURBINAS HIDRÁULICAS José Cláudio Mazzoleni* Jorge Izukawa

Leia mais

Sistemas de Informação na Empresa

Sistemas de Informação na Empresa Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Canteadeira Blocadeira Vincadeira

Canteadeira Blocadeira Vincadeira Canteadeira Blocadeira Vincadeira CTA 30 CVB Guia de Operação MTB 500 Introdução Esse manual deve facilitar o conhecimento da máquina para sua operação. O manual contém importantes recomendações de segurança

Leia mais

Desempenho máximo em operação.

Desempenho máximo em operação. 1 2 3 4 5 Garantindo Produtividade Desempenho máximo em operação. Fácil assim. 1 2 Desenvolvendo ideias Você esta procurando construir a melhor máquina possível e já tem algumas ideias iniciais? Então

Leia mais

INDÚSTRIA, COMÉRCIO E MANUTENÇÃO LTDA GUIA DO USUÁRIO BOMBA DE VÁCUO MODELO 211

INDÚSTRIA, COMÉRCIO E MANUTENÇÃO LTDA GUIA DO USUÁRIO BOMBA DE VÁCUO MODELO 211 INDÚSTRIA, COMÉRCIO E MANUTENÇÃO LTDA GUIA DO USUÁRIO BOMBA DE VÁCUO MODELO 211 GUIA DO USUÁRIO ÍNDICE - Introdução e precauções... 02 - Instruções para Instalação... 03 - Identificação dos componentes...

Leia mais

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2016

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2016 Manutenção de Software Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2016 Processos de Ciclo de Vida de Software Processos Fundamentais Aquisição Processos de Apoio Documentação

Leia mais

Aula 06 Organização da Manutenção

Aula 06 Organização da Manutenção Condições Básicas: O bom funcionamento de qualquer tipo de estrutura adotada para a manutenção de uma empresa depende de alguns fatores básicos que serão determinantes para a qualidade e agilidade dos

Leia mais

Plano de Continuidade. Plano de Continuidade. Plano de Contingência. Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas.

Plano de Continuidade. Plano de Continuidade. Plano de Contingência. Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas. Plano de Contingência Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas Faculdade Taboão da Serra 2 Procedimentos definidos formalmente para permitir que os serviços de processamento de dados

Leia mais

APQP. Advanced Product Quality Planning. Fundamentos do APQP. Objetivos do APQP 16/11/2008. Organização do Desenvolvimento de Produto

APQP. Advanced Product Quality Planning. Fundamentos do APQP. Objetivos do APQP 16/11/2008. Organização do Desenvolvimento de Produto APQP Advanced Product Quality Planning (Planejamento Avançado da Qualidade do Produto) Fundamentos do APQP Organização do Desenvolvimento de Produto Comunicação Interativa Treinamento Objetivos do APQP

Leia mais

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Competências a serem trabalhadas ENTENDER OS REQUISITOS DA NORMA ISO 9001:2008 E OS SEUS PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS SISTEMA DE GESTÃO

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Gestão Ambiental, Impacto Ambiental, FMEA, Universidade. INTRODUÇÃO

PALAVRAS-CHAVE: Gestão Ambiental, Impacto Ambiental, FMEA, Universidade. INTRODUÇÃO Salvador/BA 25 a 28/11/2013 EM BUSCA DE UMA UNIVERSIDADE MAIS SUSTENTÁVEL: IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS ASPECTOS AMBIENTAIS DE UMA UNIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL MULTICAMPI DE ENSINO SUPERIOR. Ana Júlia

Leia mais

MANUTENÇÃO CLASSE MUNDIAL

MANUTENÇÃO CLASSE MUNDIAL MANUTENÇÃO CLASSE MUNDIAL 1. INTRODUÇÃO Nos países do primeiro mundo, notadamente nos Estados Unidos, é bastante nítida a preocupação, que todos têm em situar suas organizações entre as empresas excelentes

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO DA REDE DE DRENAGEM DA CIDADE DO RECIFE

PLANO DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO DA REDE DE DRENAGEM DA CIDADE DO RECIFE 10717 - PLANO DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO DA REDE DE DRENAGEM DA CIDADE DO RECIFE Fernandha Batista Lafayette Marília Dantas da Silva, Suzana Maria Gico Lima Montenegro, Pedro Oliveira da Silva e Roberto Duarte

Leia mais

Princípios Básicos de Manutenção de Veículos Leves

Princípios Básicos de Manutenção de Veículos Leves Princípios Básicos de Manutenção de Veículos Leves Segurança, rendimento e preservação do meio ambiente Conservar o seu veículo em boas condições de funcionamento pode dar trabalho, mas é muito importante

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE CONCEITOS DE MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL PARA EQUIPAMENTOS DE PERFURAÇÃO DE ESTACA RAIZ E SOLO GRAMPEADO.

IMPLANTAÇÃO DE CONCEITOS DE MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL PARA EQUIPAMENTOS DE PERFURAÇÃO DE ESTACA RAIZ E SOLO GRAMPEADO. IMPLANTAÇÃO DE CONCEITOS DE MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL PARA EQUIPAMENTOS DE PERFURAÇÃO DE ESTACA RAIZ E SOLO GRAMPEADO Estudo de caso Máxima eficiência dos processos. Maximizar ciclo de vida útil dos equipamentos.

Leia mais

Apresentação da Empresa

Apresentação da Empresa Apresentação da Empresa Missão Melhorar o Desempenho das Máquinas com *Aplicações Eficazes de Lubrificantes, disponibilizando Tempo, Produção e Capital para aplicações rentáveis. * Melhor método de aplicação

Leia mais

Where used: (TKD, TKE, TKF) Owner's Manual (201602) (TKF) - Brazil,

Where used: (TKD, TKE, TKF) Owner's Manual (201602) (TKF) - Brazil, Where used: 2012.0 Ranger P375 Variants: (TKD, TKE, TKF) Owner's Manual (201602) (TKF) - Brazil, 04-03-2016 RESPONSABILIDADES DO PROPRIETÁRIO - BRASIL, VEÍCULOS FABRICADOS A PARTIR DE: 04-03-2016 Para

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Metodologia 5S Parte 2. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Metodologia 5S Parte 2. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão da Qualidade Metodologia 5S Parte 2 Prof. Fábio Arruda A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo, de imediato, maior produtividade, segurança,

Leia mais

Gestão de Projeto. CARGA HORÁRIA 16 horas PROGRAMA

Gestão de Projeto. CARGA HORÁRIA 16 horas PROGRAMA Gestão de Projeto Esse curso oferece ampla visão sobre a arte de gerenciar projetos. Apresenta como projetos tornamse viabilizadores estratégicos para as organizações demonstrando a importância de seu

Leia mais

Profa. Daciane de Oliveira Silva BIBLIOGRAFIA; CHIAVENATO, Idalberto. Administração da produção: uma abordagem introdutória Capítulo 4

Profa. Daciane de Oliveira Silva BIBLIOGRAFIA; CHIAVENATO, Idalberto. Administração da produção: uma abordagem introdutória Capítulo 4 Profa. Daciane de Oliveira Silva BIBLIOGRAFIA; CHIAVENATO, Idalberto. Administração da produção: uma abordagem introdutória Capítulo 4 O que significa traçar o sistema de produção? Significa criar um ambiente

Leia mais

Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL

Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL Capacidade O termo capacidade, mencionado isoladamente, está associado à ideia de competência, volume máximo

Leia mais