Gerenciamento da Manutenção. Competência: Proporcionar ao aluno conhecimentos para planejar e administrar a manutenção.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gerenciamento da Manutenção. Competência: Proporcionar ao aluno conhecimentos para planejar e administrar a manutenção."

Transcrição

1 Gerenciamento da Manutenção Competência: Proporcionar ao aluno conhecimentos para planejar e administrar a manutenção.

2 Conhecer, identificar e caracterizar e aplicar as técnicas de detecção e análise de problemas na manutenção preditiva. Habilidades: Desenvolver os princípios técnicos de: Planejamento Controle de Manutenção Indicando objetivos; Organizando atividades; E o uso da mão-de-obra e dos equipamentos.

3 Referências: CARRETEIRO, Ronald P. Lubrificantes e lubrificação. São Paulo: Makron Books, LAFRAIA, J.R.B. Manual da confiabilidade, mantenabilidade e disponibilidade. Curitiba: CEFET- PR, NEPOMUCENO, Lauro X. Técnicas de manutenção preditiva. São Paulo: Edgard Blucher. Vol 1 e vol 2. PINTO, A. K., Xavier, J. N. Manutenção: função estratégica. Rio de Janeiro: Qualitymark, SANTO, Ivan L.E. Manual de custo de manutenção preventiva. Rio de Janeiro: CNI/DAMPI, TAKAHASHI, Y. OSADA, T. TPM/MPT: manutenção produtiva total. São Paulo IMAM Telecurso 2000 Profissionalizante: mecânica. Manutenção. São Paulo: Globo, XENOS, Harilaus G.P.Gerenciando a manutenção produtiva. Belo Horizonte: EDG, 1998.

4 Conteúdo: 1 Métodos de Planejamento Métodos; 1.2 Metas e objetivos; Fatores; Índices; Técnicas.

5 Conteúdo: 2 - Rotinas Conceito; Objetivos; Tipos; Elaboração; Fluxo.

6 Conteúdo: 3 - Planos Objetivos; Tipos; 3.3 Elaboração.

7 Conteúdo: 4 - Custos Relação custo e equipamento; Relação custo e serviço; Relação custo e mão de obra; Relação custo e matéria prima/insumos; Relação custo e terceirização.

8 Conteúdo: 5 - Controle de Estoque Conceitos; Guarda e conservação de materiais; Tipos de controles; Rotação de estoque; Instalação de almoxarifado.

9 Conteúdo: 6 Histórico de equipamento Conceitos; 6.2 Código de equipamento; 6.3 Cadastro de equipamento; 6.4 Informações necessárias..

10 Conteúdo: 7 - Análise de vida de equipamento Conceito de confiabilidade; Conceito de manutenabilidade; Conceito de disponibilidade; Análise de falhas.

11 Conteúdo: 8 Aplicação de Software 8.1 A utilização da informática; 8.2 Planilhas eletrônicas; 8.3 Elementos necessários à composição de um software; 8.4 Análise de software.

12 Conteúdo: 9 Análise de Vibrações Conceitos; 9.2 Fontes de vibrações; Sensores; Instrumentação; 9.5 Análise; 9.6 Correção e prevenção.

13 Conteúdo: 10 Exame de Estados de Superfície Conceitos; 10.2 Exame visual; 10.3 Ensaio não destrutivo (END); 10.4 Ferrografia.

14 Conteúdo: 11 Exames estruturais 11.1 Conceitos; 11.2 Ultra-som; 11.3 Raio X; 11.4 Análise de ruptura.

15 Conteúdo: 12 Termometria e Termovisão 12.1 Princípios de Medição; 12.2 Termômetros; Pirômetros; Termógrafos; 12.5 Outros Instrumentos.

16 Conteúdo: 13 Análise de óleos lubrificantes 13.1 Tipos de ensaios; 13.2 Análise de contaminação; 13.3 Ensaio de viscosidade; 13.4 Ensaio de fluidez; 13.5 Ensaio de película.

17 Gerenciamento da Manutenção Introdução

18 Visão sobre manutenção: - uma atividade de apoio a produção; - como prestação de serviços; - tem um custo; - não agrega valor perceptível (cliente final); - gera indisponibilidade no uso de bens e recursos;

19 Mas a ação do tempo torna inevitável que equipamentos e instalações necessitem periodicamente de reparos, regulagens e limpeza para continuarem operando eficientemente.

20 MAL GERENCIADA: - absorve recursos; - oferece soluções precárias e tardias. GESTÃO DO TIPO APAGAR INCÊNDIO (amadorismo e falta de planejamento) Traz Ineficiência e Prejuízos.

21 BEM GERENCIADA: - maximiza a disponibilidade dos equipamentos; - introduz modificações para confiabilidade e a segurança; - técnicas para antecipar os problemas potenciais atuando preventivamente; - quebras inesperadas são minimizadas;

22 Gerenciamento de manutenção é o efetivo planejamento e execução de tarefas realizadas para manter a operação de equipamentos, veículos e instalações. Mede: Ações: - funções - responsabilidades - planejar trabalhos de manutenção - gerenciar os recursos necessários

23 Para planejar um procedimento de manutenção é necessário: - a informação precisa sobre o equipamento; - os componentes; - exigências da carga de trabalho.

24 Por que o Gerenciamento da Manutenção é Importante? - aumento das pressões do mercado competitivo; - encontrar novos e melhores modos para conter e controlar os custos.

25 Dados estatísticos sobre a Manutenção no Brasil Dados apresentados sobre a situação da manutenção no Brasil de 1995 à 2007, publicados pela ABRAMAN (Associação Brasileira de Manutenção).

26 Formas de Organização da Manutenção

27 Empregados na Manutenção

28 Rotatividade anual do pessoal de manutenção Mão-de-obra qualificada: permanece constante; Mão-de-obra não qualificada: continua abaixo de 9% com média de 7%; Especialização: (2007) polivalência de pessoal, execução de serviços de mais de uma especialidade e complementares. Na rotatividade (turnover) do pessoal da manutenção o estudo mostra: o valor médio do turnover na área, em 14 anos, é de 2,37%. Portanto: A rotatividade é baixa.

29 Pessoal Próprio/Total do Pessoal (empregados + terceiros) Equipe de Execução da Manutenção A maior parte dos profissionais de manutenção são empregados das empresas.

30 Níveis Hierárquicos na Manutenção Nível gerencial se destaca. Nota-se um aumento no nível gerencial. Motivo: necessidade, cada vez maior, de pessoal especializado para conduzir a área de manutenção.

31 Distribuição do Pessoal Próprio de Manutenção, Gerenciamento e Supervisão

32 Recursos Humanos da Manutenção Observa-se: aumento de pessoal de nível superior e técnico nível médio. A mão-de-obra vem se mantendo constante. As empresas estão melhorando o nível de qualificação do pessoal.

33 Custo da Manutenção em Relação ao Faturamento das Empresas O Custo Total da Manutenção / Faturamento Bruto (CTM/FB) das mantém equilíbrio anual empresas um nos últimos anos faixa de 4%.

34 Custo da Manutenção em Relação ao Faturamento das Empresas Parcela Significativa do PIB

35 Tendência dos Gastos com Pessoal na Área de Manutenção

36 Manutenção Contratada Tendência da Contratação nas Empresas nos Próximos Anos

37 Manutenção Contratada Prioridades nas Empresas quando da Contratação Em 2005 e 2007, observa-se que Qualidade e Preço são fatores importantes para as empresas quando da contratação de serviços.

38 Controle na Manutenção Homens.hora Apropriados em Serviços de Manutenção em Relação ao Total de Homens.Hora Trabalhados

39 Controle na Manutenção Principais Indicadores de Desempenho da Manutenção

40 Controle na Manutenção Estoque: Valor de Estoque / Custo Total da Manutenção e Rotatividade do Estoque

41 Informática na Manutenção Tipos de Software Utilizados na Manutenção

42 Idade Média dos Equipamentos e Instalações

43 Treinamento e Desenvolvimento Tecnológico Relação entre o Total de Horas Disponíveis para o Treinamento e o Total de Horas Disponíveis do Pessoal de Manutenção (Anual)

44 Como é Preservada e Desenvolvida a Tecnologia de Manutenção?

45 Identificação de Novas Tecnologias de Manutenção nas Empresas

46 Portanto: Para alcançar Qualidade na Manutenção tem-se como objetivos: - Tornar os operadores mais responsáveis pela conservação do seu equipamento de trabalho; - Agilizar as intervenções, permitindo a atuação tão logo um desvio seja detectado; - Permitir a redução de equipes de manutenção, formadas por profissionais mais caros, que devem dedicar-se para as de maior complexidade.

47 Dados apresentados da manutenção no Brasil em seus vários aspectos mostram um panorama amplo e este conhecimento deverá se tornar mais fácil com as discussões que se seguirão nas próximas aulas.

48 FIM

49 Diagrama de Causa e Efeito

A SITUAÇÃO DA MANUTENÇÃO NO BRASIL

A SITUAÇÃO DA MANUTENÇÃO NO BRASIL A SITUAÇÃO DA MANUTENÇÃO NO BRASIL Setembro / 2007 MANUTENÇÃO DESCENTRALIZADA NÍVEL HIERÁRQUICO RQUICO DA MANUTENÇÃO EMPREGADOS PRÓPRIOS PRIOS DE MANUTENÇÃO No ano de 2007, a atividade de manutenção nestas

Leia mais

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO João Mario Fernandes Conceito: A manutenção para ser estratégica precisa estar voltada para os resultados empresariais da organização. A Função Manutenção

Leia mais

Manutenção em veículos de transporte de cargas

Manutenção em veículos de transporte de cargas Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma n 05 31 de Julho de 2017 Manutenção em veículos de transporte de cargas Joubert Martins de Brito RESUMO A confiabilidade e o bom funcionamento

Leia mais

Manutenção Corretiva: Manutenção Preventiva: Manutenção Preditiva: Manutenção Detectiva:

Manutenção Corretiva: Manutenção Preventiva: Manutenção Preditiva: Manutenção Detectiva: 1 INTRODUÇÃO A globalização e o aumento da competitividade têm impulsionado as empresas em uma busca contínua de melhores resultados nos seus processos. A área de manutenção nas empresas, tem se tornado

Leia mais

Manutenção Industrial

Manutenção Industrial Manutenção Industrial Índice 1. Introdução... 2 2. O que é a Manutenção... 3 3. Tipos de Manutenção... 4 4.Vantagens e Importância da Manutenção... 8 5. Manutenção e Qualidade... 10 6. Plano de Manutenção...

Leia mais

DOCUMENTO NACIONAL A SITUAÇÃO DA MANUTENÇÃO NO BRASIL

DOCUMENTO NACIONAL A SITUAÇÃO DA MANUTENÇÃO NO BRASIL DOCUMENTO NACIONAL A SITUAÇÃO DA MANUTENÇÃO NO BRASIL QUESTIONÁRIO INTRODUÇÃO O intuito deste questionário é realizar um levantamento de dados para estabelecimento de índices, a nível nacional, objetivando

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 239 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013. Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código:103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

2.6 Conceito de controle de processo...47 2.6.1 Manutenção de equipamentos e processo gerencial...48 2.7 GQT e atividades de manutenção de

2.6 Conceito de controle de processo...47 2.6.1 Manutenção de equipamentos e processo gerencial...48 2.7 GQT e atividades de manutenção de Sumário Prefácio à 2ª edição...11 Prefácio...13 1 Visão geral da manutenção de equipamentos...17 1.1 Introdução...19 1.2 Conceito de manutenção...19 1.3 Abrangência das atividades de manutenção...21 1.4

Leia mais

Análise das principais falhas do sistema de direção dos caminhões fora de estrada em uma mineradora

Análise das principais falhas do sistema de direção dos caminhões fora de estrada em uma mineradora Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Processos Industriais - Turma nº 26 16 de outubro 2016 Análise das principais falhas do sistema de direção dos caminhões fora de estrada em uma mineradora Carlos

Leia mais

Manutenção e Segurança. Conceitos básicos e tipologia

Manutenção e Segurança. Conceitos básicos e tipologia Manutenção e Segurança Conceitos básicos e tipologia Não existem equipamentos, máquinas, instalações prediais e obras civis que sejam eternas e não necessitem de cuidados Riscos e ameaças são inerentes

Leia mais

Manutenção Industrial (MAN) Introdução

Manutenção Industrial (MAN) Introdução UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Manutenção Industrial (MAN) Introdução DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas 1 Tópicos Apresentação

Leia mais

PRÁTICA EDUCATIVA DE APRENDIZADO VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO PREDITIVA 1 RESUMO

PRÁTICA EDUCATIVA DE APRENDIZADO VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO PREDITIVA 1 RESUMO PRÁTICA EDUCATIVA DE APRENDIZADO VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO PREDITIVA 1 RESUMO Everton Coelho de Medeiros 2 Mauro Hugo Mathias 2 A manutenção preditiva de máquinas

Leia mais

Manutenção Industrial (MAN) Introdução. Tópicos. Objetivo. Prof. Régis Kovacs Scalice. Apresentação da disciplina. Por que investir em manutenção?

Manutenção Industrial (MAN) Introdução. Tópicos. Objetivo. Prof. Régis Kovacs Scalice. Apresentação da disciplina. Por que investir em manutenção? UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Manutenção Industrial (MAN) Introdução Prof. Régis Kovacs Scalice DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

Leia mais

SEGURANÇA EM SISTEMAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO. Prof. Eng. Esp. Antonio Carlos Lemos Júnior

SEGURANÇA EM SISTEMAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO. Prof. Eng. Esp. Antonio Carlos Lemos Júnior SEGURANÇA EM SISTEMAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Prof. Eng. Esp. Antonio Carlos Lemos Júnior Em temos operacionais: Manutenção corretiva; Manutenção preventiva; Manutenção preditiva. Manutenção corretiva:

Leia mais

16 ANOS Avaliação das Práticas da Manutenção Avaliação das Práticas da Manutenção. Base para o Projeto de Melhoria Contínua

16 ANOS Avaliação das Práticas da Manutenção Avaliação das Práticas da Manutenção. Base para o Projeto de Melhoria Contínua Avaliação das Práticas da Manutenção Base para o Projeto de Melhoria Contínua Avaliação das Práticas da Manutenção (APM) Base para o Projeto de Melhoria Contínua JWB Engenharia: Empresa nacional de consultoria

Leia mais

PROGRAMA DE MANUTENÇAÕ DE EQUIPAMENTO - PME

PROGRAMA DE MANUTENÇAÕ DE EQUIPAMENTO - PME PROGRAMA DE MANUTENÇAÕ DE EQUIPAMENTO - PME LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO LAI E LAO 71.80.00 - Recuperação de Áreas Degradadas Empreendimento: Rua Bertolina May Kechelle, s/n Bairro Mulde

Leia mais

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos!

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos! A utilização do método de análise e solução de problemas O MASP é uma excelente ferramenta utilizada para análise e solução de problemas. Permite identificar de forma assertiva as causas de um determinado

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 05 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 09 Município: São Carlos - SP Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecânica

Leia mais

SUBGERÊNCIA DE GESTÃO EDUCACIONAL

SUBGERÊNCIA DE GESTÃO EDUCACIONAL PLANO DE CURSO Curso: Engenharia Mecânica Componente curricular: Manutenção Industrial Turma/turno: 9ENG-G1 Professor: Vinicius Erler de Sousa Ramos Período de execução: 21/02/2017 a 04/07/2017 Carga horária

Leia mais

Notas de Aulas. Gestão da Manutenção. Prof o Geraldo Sales dos Reis Joinville ª Edição

Notas de Aulas. Gestão da Manutenção. Prof o Geraldo Sales dos Reis Joinville ª Edição Notas de Aulas Gestão da Manutenção Prof o Geraldo Sales dos Reis Joinville 2015-2ª Edição Índice dos Temas Pág. Introdução...001 1.0 Evolução histórica e Importância da Manutenção...003 2.0 Principais

Leia mais

Especialidade em Ativos

Especialidade em Ativos Especialidade em Ativos Calibração Conformidade Metrológica Metrologia é a Ciência da Medida Uma reputação de qualidade é um dos bens de mais alto valor de uma empresa. A grande importância de uma alta

Leia mais

CONFIABILIDADE TURBOMAQUINAS

CONFIABILIDADE TURBOMAQUINAS Pg. 1 CONFIABILIDADE TURBOMAQUINAS MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIABILIDADE 2016 Pg. 2 Conceito Confiabilidade: é a probabilidade do equipamento desempenhar sua função, dentro de condições de operação especificadas,

Leia mais

Estratégias de Manutenção Industrial

Estratégias de Manutenção Industrial www.manufacturing.com.br Estratégias de Manutenção Industrial Autor: Luis Carlos Morschbacher Formação: Eng.º de Produção pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS & MBA em Gestão Executiva

Leia mais

MANUTENÇÃO PREDITIVA

MANUTENÇÃO PREDITIVA 1 MANUTENÇÃO PREDITIVA conceito 2 É aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. objetivos 3 determinar, antecipadamente,

Leia mais

OEE como ferramenta de melhoria da eficiência de equipamentos e processos industriais

OEE como ferramenta de melhoria da eficiência de equipamentos e processos industriais Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma nº 04 28 de janeiro 2017 OEE como ferramenta de melhoria da eficiência de equipamentos e processos industriais Túlio da

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ELETROTÉCNICA ANSELMO JOSÉ LANGNER

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ELETROTÉCNICA ANSELMO JOSÉ LANGNER UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ELETROTÉCNICA ANSELMO JOSÉ LANGNER METODOLOGIA PARA AUDITORIA DA TERCEIRA FASE DA PIRÂMIDE ESTRUTURAL

Leia mais

A EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO

A EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO A EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO Antes da Revolução Industrial: processos artesanais. A função da manutenção começou a emergir com o advento das primeiras máquinas têxteis (século XVI) Quem projetava a máquina,

Leia mais

Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA

Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA Objetivo Apresentar novos conhecimentos técnicos a todos os participantes e que permita obter a máxima redução de custos, maior disponibilidade de equipamentos e aumento

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Manutenção Preditiva é a atuação realizada com base em modificações de parâmetro de CONDIÇÂO ou DESEMPENHO, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática. A manutenção preditiva é a primeira grande quebra

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Setembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Conclusão do Domínio de Processos PO (PO7 e PO8)

Leia mais

Catálogo de Serviços 2012

Catálogo de Serviços 2012 Catálogo de Serviços 2012 Catálogo de Serviços 2012 www.brasfi.com.br brasfi@brasfi.com.br +55.11.2317-8633 MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA ME A é uma empresa que atua na área de manutenção industrial e tem

Leia mais

ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE MANUTENÇÃO

ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE MANUTENÇÃO ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE MANUTENÇÃO Fabio Brindeiro da Costa 1 Gabriel Viana de Melo 2 Eng. Leon Denis Rodrigues dos Santos 3 Resumo Este artigo apresentou um

Leia mais

Metodologia de implantação de indicadores de gestão da manutenção

Metodologia de implantação de indicadores de gestão da manutenção Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Manutenção 4 Turma 29 de janeiro de 2017 Metodologia de implantação de indicadores de gestão da manutenção Alisson Gomes Caixêta Edward de Matos Junior RESUMO

Leia mais

Manutenções Corretiva Preventiva Preditiva MANUTENÇÃO CORRETIVA

Manutenções Corretiva Preventiva Preditiva MANUTENÇÃO CORRETIVA Manutenções Corretiva Preventiva Preditiva 1 MANUTENÇÃO CORRETIVA 2 1 Manutenção Corretiva A manutenção corretiva é aquela de atendimento imediato à produção. A manutenção corretiva é a realizada em equipamento,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico ```````` Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 288 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10 /09 /2015 Etec: PROFESSORA MARIA CRISTINA MEDEIROS Código: 141 Município: Ribeirão

Leia mais

TPM Manutenção Produtiva Total

TPM Manutenção Produtiva Total TPM Manutenção Produtiva Total TPM A TPM é um modelo de gestão que busca a Eficiência máxima do sistema produtivo através da eliminação de perdas e do desenvolvimento do homem e sua relação com o equipamento.

Leia mais

MANUTENÇÃO PREDITIVA E PREVENTIVA. Samarone Ruas

MANUTENÇÃO PREDITIVA E PREVENTIVA. Samarone Ruas MANUTENÇÃO PREDITIVA E PREVENTIVA Samarone Ruas 1 RESUMO Custos de manutenção elevados por uma combinação de métodos de gestão ineficazes e falta de conhecimento da condição dos ativos representam um oportunidade

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO PLANO DE ENSINO

CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO PLANO DE ENSINO CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO PLANO DE ENSINO CÓDIGO DISCIPLINA NATUREZA ANO EPO-043 GESTÃO DA MANUTENÇÃO OBRIGATÓRIA 2018.2 CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITO 60 horas -------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa Pró-Reitoria de Recursos Humanos

Universidade Estadual de Ponta Grossa Pró-Reitoria de Recursos Humanos I AUXILIAR ADMINISTRATIVO Ensino Médio - Completo Salário R$ 1384,56 Taxa de inscrição R$ 120,00 1. Executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e outras de interesse

Leia mais

O QUE É UM SISTEMA DE GESTÃO?

O QUE É UM SISTEMA DE GESTÃO? O QUE É UM SISTEMA DE GESTÃO? É UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS FATORES DE PRODUÇÃO, MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS, PROCESSOS E RECURSOS HUMANOS, VOLTADOS PARA A SOBREVIVÊNCIA DA EMPRESA, ATRAVÉS DA BUSCA CONSTANTE

Leia mais

PMI-3213 Escavação e Transporte na Mineração

PMI-3213 Escavação e Transporte na Mineração ESCOLA POLITÉCNICA DA USP PMI-3213 Escavação e Transporte na Tema 8 MANUTENÇÃO DE EQUPAMENTOS PESADOS Prof. Dr. Luis E. Sánchez 2017 Nota explicativa Material de uso exclusivo na disciplina PMI-3213 Escavação

Leia mais

CURSO DE GESTÃO DE ENERGIA NA INDÚSTRIA. Tema: Manutenção Industrial Formador: João de Jesus Ferreira

CURSO DE GESTÃO DE ENERGIA NA INDÚSTRIA. Tema: Manutenção Industrial Formador: João de Jesus Ferreira Tema: Manutenção Industrial Formador: João de Jesus Ferreira Miranda do Corvo, Junho de 2006 ÍNDICE: 1. Introdução ao tema da Gestão da Energia e da Gestão da Manutenção. 2. Conceitos sobre a metodologia

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio Autores do Livro Capítulo 1 - Aspectos Hidráulicos e Elétricos Básicos

SUMÁRIO. Prefácio Autores do Livro Capítulo 1 - Aspectos Hidráulicos e Elétricos Básicos SUMÁRIO Prefácio Autores do Livro Capítulo 1 - Aspectos Hidráulicos e Elétricos Básicos 1.1 - Introdução 1.2 - Mecânica dos Fluidos e Hidráulica 1.3 - Viscosidade e Outras Propriedades 1.3.1 - Viscosidade

Leia mais

FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS S.A.

FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS S.A. ELÉTRICO DE E AS AÇÕES ADOTADAS PARA BUSCAR A MÁXIMA 1 ELÉTRICO DE E AS AÇÕES ADOTADAS PARA BUSCAR A MÁXIMA OS IMPACTOS DA APLICAÇÃO DA TERMOGRAFIA NA OPERAÇÃO DO SISTEMA ELÉTRICO DE E AS AÇÕES ADOTADAS

Leia mais

Retorno De Investimento (ROI)

Retorno De Investimento (ROI) 10 12 14 M+ M- MR C + - / + 8 MC 7 8 9-4 5 6-1 2 0 Retorno De Investimento (ROI) 16 3. = INTRODUÇÃO A sua empresa ainda está pensando sobre a implementação de um sistema gerenciamento de ativos empresariais

Leia mais

Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5453 - Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Fundamentos do TPM 1. Origem...26 2. Conceitos...28 3. Etapas de Implantação... 31 4.

Leia mais

MCE0258 MANUTENÇÃO PREDITIVA CENTRADA EM CONFIABILIDADE À PARTIR DA ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM MÁQUINAS FERRAMENTAS

MCE0258 MANUTENÇÃO PREDITIVA CENTRADA EM CONFIABILIDADE À PARTIR DA ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM MÁQUINAS FERRAMENTAS XVII Encontro de Iniciação Científica XIII Mostra de Pós-graduação VII Seminário de Extensão IV Seminário de Docência Universitária 16 a 20 de outubro de 2012 INCLUSÃO VERDE: Ciência, Tecnologia e Inovação

Leia mais

Hibernação de Ativos Rotativos - Aplicação de Técnicas Preditivas. Aleçandro Acorsi

Hibernação de Ativos Rotativos - Aplicação de Técnicas Preditivas. Aleçandro Acorsi Hibernação de Ativos Rotativos - Aplicação de Técnicas Preditivas Aleçandro Acorsi Os dados para elaboração deste trabalho foi coletado em um grupo de 10 usinas de açúcar e álcool com capacidade de Moagem

Leia mais

3ª Reunião Grupo de Benchmarking Melhores Práticas na Manutenção Tetrapak Monte Mor SP

3ª Reunião Grupo de Benchmarking Melhores Práticas na Manutenção Tetrapak Monte Mor SP 3ª Reunião Grupo de Benchmarking Melhores Práticas na Manutenção Tetrapak Monte Mor SP Temas: 1. A importância do apontamento das HHs da Manutenção 2. Manutenção Autônoma 3. Projeto Saneamento PRODUQUIMICA

Leia mais

Giovani Eduardo Braga CEMIG Distribuição S.A.

Giovani Eduardo Braga CEMIG Distribuição S.A. XXII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétri SENDI 2016-07 a 10 de novembro Curitiba - PR - Brasil Giovani Eduardo Braga CEMIG Distribuição S.A. gioedu@cemig.com.br NOVAS ABORDAGENS DE INSPEÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 124, DE 30 DE AGOSTO DE 2016 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TITULOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO RETIFICAÇÃO Nº 05

EDITAL Nº 124, DE 30 DE AGOSTO DE 2016 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TITULOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO RETIFICAÇÃO Nº 05 EDITAL Nº 124, DE 30 DE AGOSTO DE 2016 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TITULOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO RETIFICAÇÃO Nº 05 O EDITAL nº 124/2016 de 30 de Agosto de 2016 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS

Leia mais

23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária DESENVOLVIMENTO DA MANUTENÇÃO PREDITIVA NOS ROLAMENTOS DOS MOTORES DE TRAÇÃO E MANCAIS DOS RODEIROS DA NOVA FROTA DE TRENS DA LINHA-5 DO METRÔ-SP UTILIZANDO A TÉCNICA DE ANÁLISE DE VIBRAÇÃO AUTORES IGOR

Leia mais

Conselheiro Titular do CREA - RJ Membro da DTE do Clube de Engª. - RJ Diretor Secretário da SOBES - RJ Presidente da ABPA - SP RJ, 29 de Outubro de

Conselheiro Titular do CREA - RJ Membro da DTE do Clube de Engª. - RJ Diretor Secretário da SOBES - RJ Presidente da ABPA - SP RJ, 29 de Outubro de Conselheiro Titular do CREA - RJ Membro da DTE do Clube de Engª. - RJ Diretor Secretário da SOBES - RJ Presidente da ABPA - SP RJ, 29 de Outubro de 2001 O QUE É UM SISTEMA DE GESTÃO? É UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO

Leia mais

ABNT NBR ISO/IEC NÃO CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES

ABNT NBR ISO/IEC NÃO CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES ABNT NBR ISO/IEC 17025 NÃO CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES Item 4.1 Organização Legalidade do laboratório Trabalhos realizados em instalações permanentes Atendimento aos requisitos da Norma, necessidades

Leia mais

Apresentação: Prof. Flávio Reginato Campanholi

Apresentação: Prof. Flávio Reginato Campanholi Apresentação: Prof. Flávio Reginato Campanholi MANUTENÇÃO DE SISTEMAS HIDRÁULICOS OBJETIVOS: * Prevenção, Detecção e Análise de Falhas em Componentes MANUTENÇÃO DE SISTEMAS HIDRÁULICOS ITENS FUNDAMENTAIS

Leia mais

Manutenção preditiva

Manutenção preditiva A UU L AL A Manutenção preditiva Uma empresa vinha desenvolvendo de modo satisfatório um programa de manutenção, porém, o relatório final de produção indicava a possibilidade de aperfeiçoamentos no processo.

Leia mais

DuPont, sua Cultura de Segurança e PSM

DuPont, sua Cultura de Segurança e PSM DuPont, sua Cultura de Segurança e PSM Eduardo Francisco Gerente Corporativo SSMA Líder PSM América Latina A Cultura DuPont em Segurança, Saúde e Meio Ambiente 1802 Início das operações fábrica de pólvora

Leia mais

Sistema de Gestão da Manutenção

Sistema de Gestão da Manutenção Sistema de Gestão da Manutenção Manutenção Automotiva energia Divaldo Albuquerque Pessoa Bibliografia Engenharia Mecânica, UFPB Gerente de Manutenção, Mineração Rio do Norte - MRN Gerente de Manutenção

Leia mais

CONCEITO DO NEGÓCIO ESCOLA AUTOMOTIVA CURSO DE MECÂNICA DE AUTOS

CONCEITO DO NEGÓCIO ESCOLA AUTOMOTIVA CURSO DE MECÂNICA DE AUTOS plan CONCEITO DO NEGÓCIO ESCOLA AUTOMOTIVA CURSO DE MECÂNICA DE AUTOS No setor automotivo, o mercado de reparos vem ganhando destaque e o nicho de consertos e manutenção em veículos tende a manter-se aquecido.

Leia mais

Piero Garcia

Piero Garcia Piero Garcia piero.garcia@equalityconsultoria.com.br 48 9911 5698 Se você não tem item de controle, você não gerencia Kaoru Ishikawa GESTÃO Ato de gerenciar, administrar, controlar uma instituição, uma

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS DA REGIÃO NORTE

IMPLANTAÇÃO DA MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS DA REGIÃO NORTE IMPLANTAÇÃO DA MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS DA REGIÃO NORTE nana sayuri ito correa (ACEPA) nanasayuricorrea@gmail.com O objetivo deste artigo é apresentar a aplicação da metodologia

Leia mais

MANUTENÇÃO SISTEMAS INFORMATIZADOS PARA O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO. CCMS- Computer Maintenance Management System

MANUTENÇÃO SISTEMAS INFORMATIZADOS PARA O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO. CCMS- Computer Maintenance Management System MANUTENÇÃO SISTEMAS INFORMATIZADOS PARA O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO CCMS- Computer Maintenance Management System Prof. Dissenha professor@dissenha.net SISTEMAS INFORMATIZADOS PARA O PLANEJAMENTO

Leia mais

Auditoria de controles organizacionais. Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana

Auditoria de controles organizacionais. Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana Auditoria de controles organizacionais Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana Definição de controles organizacionais Os controles organizacionais e operacionais são os controles administrativos instalados nos

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 10 Supply Chain Management (SCM) Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana

Leia mais

NOÇÕES MATEMÁTICAS. Cálculo da disponibilidade e mantenabilidade do sistema ou equipamento na manutenção.

NOÇÕES MATEMÁTICAS. Cálculo da disponibilidade e mantenabilidade do sistema ou equipamento na manutenção. NOÇÕES MATEMÁTICAS Cálculo da disponibilidade e mantenabilidade do sistema ou equipamento na manutenção. DISPONIBILIDADE: É a probabilidade que um sistema esteja em condição operacional no instante determinado.

Leia mais

Possíveis Efeitos. Possíveis Causas Ausência de treinamento adequado ou falha no comando elétrico de controle. falha elétrica falha mecânica falha do

Possíveis Efeitos. Possíveis Causas Ausência de treinamento adequado ou falha no comando elétrico de controle. falha elétrica falha mecânica falha do ANEXO I Estudo de Perigos e Operabilidade - HAZOP Nó n : Sistema Hidráulico da Torre Outra condição operacional Outra condição operacional Acionamento Acionamento Acionamento incorreto do operador do Iron

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DOS CARGOS

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DOS CARGOS DENOMINAÇÃO DO CARGO: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Prestar assistência e consultoria técnicas, orientando diretamente produtores sobre produção agropecuária, comercialização e procedimentos

Leia mais

ANEXO 4.10 PROCEDIMENTO DE AUDITORIA DE PROCESSOS DE MANUTENÇÃO

ANEXO 4.10 PROCEDIMENTO DE AUDITORIA DE PROCESSOS DE MANUTENÇÃO ANEXO 4.10 PROCEDIMENTO DE AUDITORIA DE PROCESSOS DE MANUTENÇÃO - 1 - Definições Auditoria de Processos de Manutenção É a verificação sistemática e documentada que permite avaliar o grau de adequação dos

Leia mais

Visão de futuro dos sistemas informatizados nas grandes empresas distribuidoras de energia

Visão de futuro dos sistemas informatizados nas grandes empresas distribuidoras de energia Soluções Tecnológicas S.A. Visão de futuro dos sistemas informatizados nas grandes empresas distribuidoras de energia Belo Horizonte, 14 de julho de 2017 Visão de futuro dos sistemas nas grandes empresas

Leia mais

TPM Modelo de Gestão para a Excelência Produtiva 31 de Outubro de 2018

TPM Modelo de Gestão para a Excelência Produtiva 31 de Outubro de 2018 TPM Modelo de Gestão para a Excelência Produtiva 31 de Outubro de 2018 Marcio Ferreira A Competição Global Antigamente Custo Operacional Preço da Venda Lucro Hoje Custo Operacional Preço de Mercado Lucro

Leia mais

TÉCNICAS DE DIAGNOSE EM MOTORES E GERADORES E RECOMENDAÇÕES PARA MANUTENÇÃO DE SEUS ATIVOS 19º SAB OUTUBRO/2018

TÉCNICAS DE DIAGNOSE EM MOTORES E GERADORES E RECOMENDAÇÕES PARA MANUTENÇÃO DE SEUS ATIVOS 19º SAB OUTUBRO/2018 TÉCNICAS DE DIAGNOSE EM MOTORES E GERADORES E RECOMENDAÇÕES PARA MANUTENÇÃO DE SEUS ATIVOS 19º SAB OUTUBRO/2018 INSTALAÇÕES ONDE ESTAMOS Estamos localizados na grande BH, no município de SARZEDO, e estrategicamente

Leia mais

Artigo: Experiência com Sistema de Monitoramento Preditivo de Transformadores de Alta Tensão em Plantas da Braskem

Artigo: Experiência com Sistema de Monitoramento Preditivo de Transformadores de Alta Tensão em Plantas da Braskem Artigo: Experiência com Sistema de Monitoramento Preditivo de Transformadores de Alta Tensão em Plantas da Braskem Autores: João Luiz Gonçalves Neto José Rafael dos Santos Silas Sampietri Costa Lucas Pavan

Leia mais

Análise Termográfica Relatório Técnico 1017

Análise Termográfica Relatório Técnico 1017 ANÁLISE TERMOGRÁFICA SAAEB BROTAS 1. OBJETIVO Apresentar ao SAAEB a Inspeção Termográfica realizada nos equipamentos de suas unidades de abastecimento em BrotasSP 2. INSTRUMENTAÇÃO UTILIZADA Termovisor

Leia mais

Service Rexroth the Original! Soluções completas de serviços com equipe especializada

Service Rexroth the Original! Soluções completas de serviços com equipe especializada Service Rexroth the Original! Soluções completas de serviços com equipe especializada 2 Service Rexroth the Original! Serviços completos oferecidos por especialistas Service Rexroth the Original! Soluções

Leia mais

Manutenção. Eletromecânica Módulo IV. Professor: Anderson Borges /01

Manutenção. Eletromecânica Módulo IV. Professor: Anderson Borges /01 Manutenção Eletromecânica Módulo IV Professor: Anderson Borges E-mail: anderson.borges@ifsc.edu.br 2017/01 Sumário Conceitos Histórico Tipos de Manutenção PPCM (Planejamento, Programação Controle de Manutenção)

Leia mais

Mais controle. Maior rendimento

Mais controle. Maior rendimento Mais controle Maior rendimento REdUção de custos com FERRaMEntaS EM até 30% 60% MaiS RáPido na LocaLização de FERRaMEntaS MEnoR tempo PaRa SoLicitaR FERRaMEntaS MEnoR tempo de implantação do MERcado Atualmente

Leia mais

Gestão da Produção Logística

Gestão da Produção Logística UNIESP Campus Butantã Gestão da Produção Logística LOGÍSTICA EMPRESARIAL SUPPLY CHAIN MANAGEMENT GESTÃO DE DEPÓSITOS OPERADOR LOGÍSTICO ORGANIZAÇÃO PAULISTANA EDUCACIONAL E CULTURAL FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

A Brisartec trabalha com comprometimento para oferecer o melhor em serviços com qualidade e menor custo, criando condições eficientes de negócios

A Brisartec trabalha com comprometimento para oferecer o melhor em serviços com qualidade e menor custo, criando condições eficientes de negócios CONCEITO A Brisartec trabalha com comprometimento para oferecer o melhor em serviços com qualidade e menor custo, criando condições eficientes de negócios voltados à geração de valor aos nossos clientes,

Leia mais

Metrologia 30 Não há Eletricidade 60 Não há Tecnologia dos Materiais I 30 Não há

Metrologia 30 Não há Eletricidade 60 Não há Tecnologia dos Materiais I 30 Não há Curso Técnico Subsequente em Eletromecânica Técnico em Eletromecânica CÂMPUS LAGES MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 285h Introdução à Eletromecânica 15 Não há Qualidade, meio ambiente,

Leia mais

Técnicas de Manutenção Eletrônica

Técnicas de Manutenção Eletrônica Técnicas de Manutenção Eletrônica AI32E e ET231 Prof. Dr. Hugo Valadares Siqueira Ementa Parte I Aprendizagem do uso de instrumentos de medição. - Testes em componentes eletrônicos. - Equipamentos eletrônicos

Leia mais

A Situação dos Recursos Humanos Aplicados em Manutenção na Região de Curitiba

A Situação dos Recursos Humanos Aplicados em Manutenção na Região de Curitiba A Situação dos Recursos Humanos Aplicados em Manutenção na Região de Curitiba Marcelo Rodrigues (CEFET-PR) marcelor@cefetpr.br Kazuo Hatakeyama (CEFET-PR) kazuo@ppgte.ainfo.cefetpr.br Resumo Este trabalho

Leia mais

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO BANNER - OUTROS TEMAS RELACIONADOS A TEMÁTICA DO EVENTO BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO NA INDÚSTRIA

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO BANNER - OUTROS TEMAS RELACIONADOS A TEMÁTICA DO EVENTO BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO NA INDÚSTRIA ARTIGO COM APRESENTAÇÃO BANNER - OUTROS TEMAS RELACIONADOS A TEMÁTICA DO EVENTO BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO NA INDÚSTRIA IORRANA VASCONCELOS COIMBRA, JOSÉ DAMATO NETO Iorrana Vasconcelos (Acadêmico-

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Na manutenção moderna, é extremamente necessário pensar e agir estrategicamente, para que a atividade de manutenção se integre de maneira eficaz ao processo produtivo contribuindo, efetivamente, para que

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 25 2 CALIBRAÇÃO A calibração dos pirômetros faz-se por comparação com termômetros

Leia mais

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS OBJETIVO: O sucesso das organizações, cada vez mais, repousa na qualificação de seus profissionais. Este curso tem o propósito de oferecer a base conceitual

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Hospitalar (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Hospitalar (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Hospitalar (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas O Curso Superior de Tecnologia de Gestão Hospitalar da Universidade Estácio de Sá tem como missão

Leia mais

Como funciona a Inspeção Ultrassónica de Rolamentos

Como funciona a Inspeção Ultrassónica de Rolamentos Como funciona a Inspeção Ultrassónica de Rolamentos Instronic O grupo Instronic atua no mercado desde 1977, com foco em desenvolvimento de soluções completas para medição, monitoramento e manutenção nas

Leia mais

Ferramentas de desenho ou modelo de negócio

Ferramentas de desenho ou modelo de negócio Ferramentas de desenho ou modelo de negócio OBJETIVOS DA AULA DE HOJE Mostrar o que um plano de negócios deve comunicar e com qual finalidade Apresentar uma estrutura recomendada para um plano de negócios

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

Leia mais

Gestão de Projeto. CARGA HORÁRIA 16 horas PROGRAMA

Gestão de Projeto. CARGA HORÁRIA 16 horas PROGRAMA Gestão de Projeto Esse curso oferece ampla visão sobre a arte de gerenciar projetos. Apresenta como projetos tornamse viabilizadores estratégicos para as organizações demonstrando a importância de seu

Leia mais

ESTUDO DE CASO DE UTILIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO AUTÔNOMA EM UM FRIGORÍFICO DE CHAPECÓ RESUMO

ESTUDO DE CASO DE UTILIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO AUTÔNOMA EM UM FRIGORÍFICO DE CHAPECÓ RESUMO 88 ESTUDO DE CASO DE UTILIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO AUTÔNOMA EM UM FRIGORÍFICO DE CHAPECÓ RESUMO Jonathan Auri Bodanese Bergamaschi 1 Maria Regina Thomaz 2 Igor Schmidt 3 A utilização de dispositivos e máquinas

Leia mais

D. (49) N, 2º

D. (49) N, 2º CONTROLLER (CÓDIGO 1896) Para empresa de médio porte Atividades a serem desenvolvidas: - Análise de produtividade da fábrica; - Elaborar e apresentar as análises de indicadores de resultados; - Análise

Leia mais

SEGURANÇA NO TRABALHO E A NOVA NR-10 III ENCONTRO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA ELÉTRICA UFRJ

SEGURANÇA NO TRABALHO E A NOVA NR-10 III ENCONTRO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA ELÉTRICA UFRJ SEGURANÇA NO TRABALHO E A NOVA NR-10 III ENCONTRO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA ELÉTRICA UFRJ - 2006 Integração CREA-RJ e Estudantes Preparando para o Mercado de Trabalho Os Desafios Globais Sustentabilidade,

Leia mais

SECRETARIA ESPECIAL DE ESTADO DE GESTÃO SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

SECRETARIA ESPECIAL DE ESTADO DE GESTÃO SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA SECRETARIA ESPECIAL DE ESTADO DE GESTÃO SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA MANUAL DE ELABORAÇÃO E GESTÃO DO PLANO PLURIANUAL 2004-2007 E R R A T A BELÉM-PARÀ Junho/2003

Leia mais

Análise Termográfica Relatório Técnico 0914

Análise Termográfica Relatório Técnico 0914 ANÁLISE TERMOGRÁFICA SAAE - Cerquilho SAAE 1. OBJETIVO Apresentar ao SAAE a Inspeção Termográfica realizada nos equipamentos de suas unidades em Cerquilho 2. INSTRUMENTAÇÃO UTILIZADA Termovisor Flir Systems

Leia mais

SemTec Curitiba. terça-feira, 9 de Maio de 2017

SemTec Curitiba. terça-feira, 9 de Maio de 2017 SemTec Curitiba terça-feira, 9 de Maio de 2017 A Revolução Industrial Da Industria 1.0 à Industria 4.0 1ª Revolução industrial Introdução de equipamentos de produção mecânica impulsionados por agua e vapor

Leia mais

SOFTWARES DE GESTÃO SEGMENTO

SOFTWARES DE GESTÃO SEGMENTO SOFTWARES DE SEGMENTO MOVELEIRO CSW MOVELEIRO Um segmento que pede boas ferramentas de controle de estoques, demandas, pedidos e processos precisa de soluções seguras e eficientes para otimizar as rotinas

Leia mais