A Interdição do Crime do Parricídio e a Constituição da Subjetividade Débora Patrícia Nemer Pinheiro Universidade Positivo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Interdição do Crime do Parricídio e a Constituição da Subjetividade Débora Patrícia Nemer Pinheiro Universidade Positivo"

Transcrição

1 1 A Interdição do Crime do Parricídio e a Constituição da Subjetividade Débora Patrícia Nemer Pinheiro Universidade Positivo A psicanálise freudiana fundamenta a constituição da subjetividade humana e da cultura em torno de duas interdições culturais: A Interdição do Incesto e a Interdição do Crime de Parricídio. Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões em torno da temática do parricídio. Passamos por Freud, Klein e Lacan e finalizamos interrogando a função de um Pai na constituição da subjetividade. Iniciamos nosso estudo resgatando a teoria edípica. A estrutura do Édipo evidencia o mérito de duas Leis 1 fundamentais e fundadoras da subjetividade humana: a Interdição do Incesto e a Interdição do Crime de Parricídio. Argumento que essa tragédia grega discute sobre o destino do desejo sexual e parricida que tem moradia no mundo psíquico humano e como a falência da Lei enquanto inscrição psíquica, assim como a ignorância e a ausência de elaboração desses desejos primitivos, pode ser fatal, no sentido estrito. A obra de Sófocles demonstra os sofrimentos advindos da fatalidade diante da falta de compreensão da pessoa sobre quem ela é, e sua cegueira em face do seu desejo. A conhecida obra de Sófocles apresenta em um de seus diálogos a constatação de Édipo sobre sua condição subjetiva: hoje me revelo o filho de quem não devia nascer, o esposo de quem não devia ser, o assassino de quem não devia matar (Sófocles, p. 84). Há um crime pior do que este? (p.101). E suplica; levai-me depressa para longe daqui, o maldito entre os malditos, o homem que entre os homens é o mais abominado (p.93). Revelo-me hoje o que sou de fato: um criminoso, saído de criminosos (p.95). Eis o dramático encontro de Édipo com suas contingências subjetivas - seus desejos incestuosos e parricidas. O homem Édipo, enquanto origem descobre-se determinado em seu destino pelo desejo criminoso de seu pai; enquanto sexuação tornase um homem que escolhe sua mãe como objeto de desejo; e, em seu destino, descobrese assassino de seu pai e, o próprio Édipo será o pai e, ao mesmo tempo, irmão dos seus filhos. Com agudeza, Freud percebe que nessa tragédia está revelada e condensada a importância das duas Leis citadas anteriormente como primordiais para a existência e manutenção da cultura e a constituição da subjetividade humana. Assim, a Lei existe 1 Nessa tese, Lei designa aquilo que se refere às marcas do desejo inconsciente, portanto não se restringe ao conceito jurídico de norma e regra legislativa.

2 2 para estruturar o desejo 2 e integrá-lo no intercambio social. Para tal efeito, implica em escolhas e vicissitudes para as pulsões agressivas e sexuais, adquirindo uma emblemática civilizatória, fazendo limite ao caos pulsional. O tema do parricídio está presente no raciocínio Freudiano, para ele o crime parricida seria o crime mais antigo da humanidade. Sustenta sua tese na doutrina cristã, explicando que se o filho de Deus teve de sacrificar sua vida para redimir a humanidade do pecado original e esse pecado foi uma ofensa ao Deus-Pai e, segundo a regra de Talião do pagamento com igual moeda, então o pecado foi uma morte, um assassinato do Pai. Podendo-se concluir que a primeira proibição feita pela consciência foi: Não Matarás. No texto Totem e Tabu (1913), Freud argumenta que o pai da horda primeva assassinado tem o estatuto inaugural da civilização engendrando a lei universal e cada sujeito herdaria o supereu como censura inconsciente que ordena o sujeito nos laços sociais. Em outro texto: Dostoievski e o Parricídio (1928b) o autor fará menção às crises histéricas de epilepsia como uma autopunição por um desejo de morte contra um pai odiado. Para Freud esse desejo é a fonte principal do sentimento de culpa, embora talvez não fosse a única. Freud relembra que o relacionamento do menino com o pai é ambivalente. Além do ódio que procura livrar-se do pai como rival, certa medida de ternura por ele também está presente. Essas duas atitudes mentais se combinam para produzir a identificação com o pai; o menino deseja estar no lugar do pai porque o admira e quer ser como ele. O que torna inaceitável o ódio pelo pai seria o medo direto da punição e da castração e, o temor a atitude feminina. Freud conclui com segurança que Dostoievski nunca se libertou dos sentimentos de culpa oriundos de sua intenção de matar seu pai. No artigo sobre o Parecer do Perito no Caso Halsmann (1931), Freud discute diretamente o tema do parricídio. O jovem estudante Phillip Halsmann foi conduzido ao tribunal de Innsbruck, em 1929 acusado de crime parricida. O tribunal solicitou um parecer sobre o estado mental do jovem. Esse parecer introduzia os temas de complexo de Édipo e repressão. O jurista da Universidade de Viena, Joseph Kupka solicitou uma opinião de Freud sobre o assunto. Freud, então, responde que o complexo de Édipo está presente na infância de todos os seres humanos, sofre alterações durante os anos de 2 O desejo está fundamentalmente preso ao movimento dialético de um significante para o próximo significante. Na sua essência o desejo é uma busca constante, sem nunca encontrar o objeto passível de satisfazê-lo.

3 3 desenvolvimento e em muitos indivíduos é encontrado em graus variáveis de intensidade, mesmo adulto. Contudo, apesar de Freud afirmar a existência universal do Édipo ele alerta para uma cautela no uso para explicar o ato criminoso, especialmente no caso Halsmann visto que os conflitos e desavenças dele com o pai não fundamentavam a presunção de um relacionamento mortífero (no texto não ficam esclarecidas as peculiaridades das relações entre pai e filho). Também encontramos a temática do crime nos textos kleinianos: Sobre a criminalidade (1934), e Tendências criminosas em crianças normais (1927), Klein discute alguns fatores que estariam presentes no desenvolvimento anti-social ou criminoso. Descobri que quanto mais teme a retaliação cruel dos pais como punição pelas fantasias que dirige contra eles, mais a criança apresenta tendências criminosas e anti-sociais, expressando-as repetidas vezes em seus atos (KLEIN, 1934, p.297). Klein atinge uma importante conclusão de que o responsável pelo comportamento criminoso ou anti-social não é a falta de consciência, ou fraqueza e ausência de superego, mas sim a severidade avassaladora do superego. Na seqüencia, buscamos as contribuições psicanalíticas sobre a agressividade. Segundo Birman (2009), há um avanço freudiano sobre o tema quando escreveu o texto sobre o masoquismo, e entendeu que uma parcela da pulsão de morte ficaria a serviço da pulsão de vida e seria então desviada para o exterior, sob a forma de sadismo e agressividade, outra ficaria retida e se articularia à pulsão sexual, de modo a constituir o masoquismo erógeno. Ao lado da agressividade voltada para fora como sadismo, existiria também a que seria voltada para dentro, sob a forma de masoquismo. A agressividade voltada para o exterior se transformaria em violência e destrutividade, ao passo que a que se volta para o interior se transformaria em autodestrutividade. Para Birman (2009), Lacan enfatiza o lugar do Outro na dinâmica da pulsionalidade e da pulsão de morte. Justamente porque essa afirmação da totalização do eu contra a possível fragmentação do corpo é sempre instável e débil é que seria necessária a presença insistente de uma mediação para que ela pudesse ser efetiva. Essa mediação seria exatamente a representação do Outro no psiquismo (BIRMAN, 2009, p. 57)

4 4 Concordamos com Birman de que a falibilidade da figura do pai conduziria o psiquismo a constituir um supereu severo e rigoroso, para se contrapor à agressividade e à violência diante do outro. O sadismo seria, então, uma modalidade de defesa do psiquismo para que esse não seja tomado pelo masoquismo e pela pulsão de morte. Assim, a agressividade e a violência seriam formas de se proteger da autodestruição, uma vez que a mediação simbólica não operou permanecendo o sujeito numa relação dual, logo agressiva. Articulamos as informações dos parágrafos anteriores com a tese lacaniana número 4 do seu texto sobre a agressividade (1950): A agressividade é a tendência correlativa a um modo de identificação a que chamamos narcísico, e que determina a estrutura formal do eu do homem e do registro de entidades característico de seu mundo (LACAN, 1950, p. 112). Entendemos que Lacan acentua a função do Outro como mediadora na organização pulsional e quando esta função simbólica não opera, a agressividade e violência aparecem como proteção à autodestruição. É nessa perspectiva que a função paterna se torna primordial para a constituição da subjetividade e da cultura. Lacan considera o significante Nome-do-Pai como o quarto elo que une os três elementos do nó borromeu. O Nome-do-Pai rege a dinâmica subjetiva fundando um sujeito desejante através da introdução da lei e da interdição. Faz parte da existência humana o encontro com a impossibilidade de acesso à satisfação total, logo a função do pai possibilitará a forma com a falta será registrada na estrutura.

5 5 Referências Bibliográficas BIRMAN, J. Cadernos sobre o mal. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, FREUD, S. Totem e Tabu. Obras completas, Rio de janeiro: Imago, 1913, FREUD, S. (1928). O Parecer do Perito no caso Halsmann. Obras completas. Rio de Janeiro: imago, FREUD, S. (1928b). Dostoievsky e o Parricídio. Obras completas. Rio de Janeiro: Imago, KLEIN, M. (1927). Tendências Criminosas em crianças normais. In Melaine Klein, Amor, culpa e reparação. Rio de Janeiro: Imago, KLEIN, M. (1934). Sobre a criminalidade. In Melaine Klein, Amor, culpa e reparação. Rio de Janeiro: Imago, LACAN, J. (1948). A Agressividade em Psicanálise. Em Jacques Lacan. Escritos. Rio de janeiro: Zahar, LACAN, J. (1950). Introdução teórica às funções da psicanálise em criminologia. Em Jacques Lacan. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, SÓFOCLES(495 a.c.). Édipo Rei. São Paulo; L&PM, 1999.

Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais - Almanaque On-line n 20

Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais - Almanaque On-line n 20 Entre a cruz e a espada: culpa e gozo em um caso de neurose obsessiva Rodrigo Almeida Resumo : O texto retoma o tema do masoquismo e as mudanças que Freud introduz ao longo da sua obra, evidenciando sua

Leia mais

Culpa e Angústia: algumas notas sobre a obra de Freud

Culpa e Angústia: algumas notas sobre a obra de Freud Culpa e Angústia: algumas notas sobre a obra de Freud Doris Rinaldi A noção de culpa tem grande importância na obra freudiana. Desde as cartas a Fliess, quando menciona o remorso que sentiu após a morte

Leia mais

O DISCURSO DA CIÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM O SUPEREU

O DISCURSO DA CIÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM O SUPEREU O DISCURSO DA CIÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM O SUPEREU Fabiana Mendes Pinheiro de Souza Psicóloga/UNESA Mestranda do Programa de pós-graduação em teoria psicanalítica/ufrj fabmps@gmail.com Resumo: Em 1920,

Leia mais

QUE PAI É ESSE 1. Unitermos: Função Paterna matemas da sexuação Nome do Pai Sinthome Pai real Pai simbólico Pai imaginário

QUE PAI É ESSE 1. Unitermos: Função Paterna matemas da sexuação Nome do Pai Sinthome Pai real Pai simbólico Pai imaginário QUE PAI É ESSE 1 Eny Lima Iglesias 2 Unitermos: Função Paterna matemas da sexuação Nome do Pai Sinthome Pai real Pai simbólico Pai imaginário Resumo: O texto aborda os desdobramentos da função paterna,

Leia mais

O MASOQUISMO E O PROBLEMA ECONÔMICO EM FREUD. Esse trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de

O MASOQUISMO E O PROBLEMA ECONÔMICO EM FREUD. Esse trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de O MASOQUISMO E O PROBLEMA ECONÔMICO EM FREUD Mariana Rocha Lima Sonia Leite Esse trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Psicanálise da UERJ, cujo objetivo

Leia mais

Escola Secundária de Carregal do Sal

Escola Secundária de Carregal do Sal Escola Secundária de Carregal do Sal Área de Projecto 2006\2007 Sigmund Freud 1 2 Sigmund Freud 1856-----------------Nasceu em Freiberg 1881-----------------Licenciatura em Medicina 1885-----------------Estuda

Leia mais

SUPEREU: NOTAS SOBRE LEI E GOZO. Freud nomeou o supereu como herdeiro do complexo de Édipo, mas não deixou

SUPEREU: NOTAS SOBRE LEI E GOZO. Freud nomeou o supereu como herdeiro do complexo de Édipo, mas não deixou SUPEREU: NOTAS SOBRE LEI E GOZO Paula Issberner Legey Freud nomeou o supereu como herdeiro do complexo de Édipo, mas não deixou de notar que as coisas não se esgotavam nisso. Ao criar o termo em O eu e

Leia mais

ESSE ÍNTIMO ESTRANGEIRO 1

ESSE ÍNTIMO ESTRANGEIRO 1 ESSE ÍNTIMO ESTRANGEIRO 1 Maria do Socorro Soares Cavalcanti 2 Como contribuição ao estudo do Seminário XX - Mais, ainda especificamente quanto ao supereu citado já na lição I Do gozo, enquanto imperativo

Leia mais

O gozo, o sentido e o signo de amor

O gozo, o sentido e o signo de amor O gozo, o sentido e o signo de amor Palavras-chave: signo, significante, sentido, gozo Simone Oliveira Souto O blá-blá-blá Na análise, não se faz mais do que falar. O analisante fala e, embora o que ele

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 78 6 Referências bibliográficas ALMEIDA PRADO, M. C. Uma Introdução aos Qüiproquós Conjugais. In: FÉRES CARNEIRO T. (org.). Relação Amorosa, Casamento, Separação e Terapia de Casal. Rio de Janeiro: Associação

Leia mais

PERÍODO EDIPIANO. Salomé Vieira Santos. Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento

PERÍODO EDIPIANO. Salomé Vieira Santos. Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento PERÍODO EDIPIANO Salomé Vieira Santos Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento Março de 2017 Fases do Desenvolvimento Psicossexual Ao longo do desenvolvimento (bb-adolescente) ocorrem mudanças marcantes:

Leia mais

O Efeito Depressivo Eduardo Mendes Ribeiro

O Efeito Depressivo Eduardo Mendes Ribeiro O Efeito Depressivo Eduardo Mendes Ribeiro As estatísticas médicas e farmacêuticas indicam que vivemos em tempos de depressão. Nada de novo nesta constatação. Entretanto, chama a atenção o fato de outras

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social O USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NA CONTEMPORANEIDADE: UMA VISÃO PSICANALÍTICA

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social O USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NA CONTEMPORANEIDADE: UMA VISÃO PSICANALÍTICA O USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NA CONTEMPORANEIDADE: UMA VISÃO PSICANALÍTICA Flávia Angelo Verceze (Discente do Curso de Pós Graduação em Clínica Psicanalítica da UEL, Londrina PR, Brasil; Silvia Nogueira

Leia mais

O amor e a mulher. Segundo Lacan o papel do amor é precioso: Daniela Goulart Pestana

O amor e a mulher. Segundo Lacan o papel do amor é precioso: Daniela Goulart Pestana O amor e a mulher O que une os seres é o amor, o que os separa é a Sexualidade. Somente o Homem e A Mulher que podem unir-se acima de toda sexualidade são fortes. Antonin Artaud, 1937. Daniela Goulart

Leia mais

RAFAEL FERREIRA DA SILVA. Ciclo VI (quinta-feira noite) Reflexões sobre os ritos e atos obsessivos

RAFAEL FERREIRA DA SILVA. Ciclo VI (quinta-feira noite) Reflexões sobre os ritos e atos obsessivos RAFAEL FERREIRA DA SILVA Ciclo VI (quinta-feira noite) Reflexões sobre os ritos e atos obsessivos CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS São Paulo 2015 2 Os rituais para os seres humanos fazem parte de sua história

Leia mais

NEUROSE OBSESSIVA E RELIGIÃO O OBSESSIVO E SUA RELAÇÃO COM O PAI NA RELIGIÃO

NEUROSE OBSESSIVA E RELIGIÃO O OBSESSIVO E SUA RELAÇÃO COM O PAI NA RELIGIÃO NEUROSE OBSESSIVA E RELIGIÃO O OBSESSIVO E SUA RELAÇÃO COM O PAI NA RELIGIÃO Carlos Eduardo Rodrigues Neurose obsessiva: uma religião particular Falar em neurose obsessiva hoje em dia pode parecer ultrapassado,

Leia mais

UM CASO DE FOBIA NA INFÂNCIA: UMA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA 1

UM CASO DE FOBIA NA INFÂNCIA: UMA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA 1 UM CASO DE FOBIA NA INFÂNCIA: UMA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA 1 Carlos Roberto Klem da Conceição 2 Hítala Maria Campos Gomes 3 RESUMO: Este artigo foi desenvolvido a partir do Grupo de Estudo e Pesquisa

Leia mais

Nome-do-Pai. Integrantes: Eugénia de Jesus da Neves Francisca Maria Soares dos Reis (11/05/2010)

Nome-do-Pai. Integrantes: Eugénia de Jesus da Neves Francisca Maria Soares dos Reis (11/05/2010) Nome-do-Pai (11/05/2010) Integrantes: Adriana Santos Batista Adriana Santos Batista Eugénia de Jesus da Neves Francisca Maria Soares dos Reis Origens Influenciado por preceitos judaico-cristãos e pelos

Leia mais

O Fenômeno Psicossomático (FPS) não é o signo do amor 1

O Fenômeno Psicossomático (FPS) não é o signo do amor 1 O Fenômeno Psicossomático (FPS) não é o signo do amor 1 Joseane Garcia de S. Moraes 2 Na abertura do seminário 20, mais ainda, cujo título em francês é encore, que faz homofonia com en corps, em corpo,

Leia mais

Sobre o complexo de Édipo Seminário de Jacques Lacan em 06/03/1957.

Sobre o complexo de Édipo Seminário de Jacques Lacan em 06/03/1957. Sobre o complexo de Édipo Seminário de Jacques Lacan em 06/03/1957 / Sobre o complexo de Édipo Seminário de Jacques Lacan em 06/03/1957 Grace Lagnado AGENTE FALTA OBJETO Pai real Castração* S Mãe simbólica

Leia mais

Nem o Espírito Santo se livra do caos

Nem o Espírito Santo se livra do caos Marcell Felipe A. Santos & Paulo Roberto Ceccarelli Nem o Espírito Santo se livra do caos Marcell Felipe A. Santos Paulo Roberto Ceccarelli Resumo O contexto recente que viveu o estado do Espírito Santo

Leia mais

A Função Paterna. Falo. Criança. Mãe. Tríade Imaginária

A Função Paterna. Falo. Criança. Mãe. Tríade Imaginária A Função Paterna Antonia Claudete Amaral Livramento Prado Psicóloga-Psicanalista, Diretora Clínica do Instituto Trianon de Psicanálise Introdução Na relação original que a criança mantém com a mãe, a chamada

Leia mais

Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana

Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana PALAVRAS-CHAVE Análise da Psique Humana Sonhos Fantasias Esquecimento Interioridade A obra de Sigmund Freud (1856-1939): BASEADA EM: EXPERIÊNCIAS PESSOAIS

Leia mais

COMENTÁRIOS SOBRE A DIREÇÃO DA CURA 1. Muito foi dito, durante esta semana, sobre a ética e a direção da cura, textos

COMENTÁRIOS SOBRE A DIREÇÃO DA CURA 1. Muito foi dito, durante esta semana, sobre a ética e a direção da cura, textos COMENTÁRIOS SOBRE A DIREÇÃO DA CURA 1 Alejandro Luis Viviani 2 Muito foi dito, durante esta semana, sobre a ética e a direção da cura, textos importantes na obra de Lacan; falar deles implica fazer uma

Leia mais

FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009

FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009 FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009 APRESENTAÇÃO O Corpo de Formação em Psicanálise do Instituto da Psicanálise Lacaniana- IPLA trabalhará neste ano de 2009 a atualidade clínica dos quatro conceitos fundamentais

Leia mais

8 Referências bibliográficas

8 Referências bibliográficas 8 Referências bibliográficas ANDRÉ, S. A impostura perversa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995. BARANDE, R. Poderemos nós não ser perversos? Psicanalistas, ainda mais um esforço. In: M UZAN, M. et al.

Leia mais

As Implicações do Co Leito entre Pais e Filhos para a Resolução do Complexo de Édipo. Sandra Freiberger

As Implicações do Co Leito entre Pais e Filhos para a Resolução do Complexo de Édipo. Sandra Freiberger As Implicações do Co Leito entre Pais e Filhos para a Resolução do Complexo de Édipo Sandra Freiberger Porto Alegre, 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO: INTERVENÇÃO

Leia mais

Vivências de perda em uma empresa familiar: um estudo psicossociológico

Vivências de perda em uma empresa familiar: um estudo psicossociológico Vivências de perda em uma empresa familiar: um estudo psicossociológico HASHIMOTO, Francisco. Esta pesquisa consistiu em estudar os processos psíquicos envolvidos em situações de perda em uma empresa familiar

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas 98 Referências Bibliográficas ALBERTI, S. Esse Sujeito Adolescente. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 1999. APOLINÁRIO, C. Acting out e passagem ao ato: entre o ato e a enunciação. In: Revista Marraio.

Leia mais

Como a análise pode permitir o encontro com o amor pleno

Como a análise pode permitir o encontro com o amor pleno Centro de Estudos Psicanalíticos - CEP Como a análise pode permitir o encontro com o amor pleno Laura Maria do Val Lanari Ciclo II, terça-feira à noite O presente trabalho tem por objetivo relatar as primeiras

Leia mais

SUBLIMAÇÃO E FEMINILIDADE: UMA LEITURA DA TRAGÉDIA ANTIGONA DE SÓFOCLES

SUBLIMAÇÃO E FEMINILIDADE: UMA LEITURA DA TRAGÉDIA ANTIGONA DE SÓFOCLES SUBLIMAÇÃO E FEMINILIDADE: UMA LEITURA DA TRAGÉDIA ANTIGONA DE SÓFOCLES 2015 Danty Marchezane Psicólogo Clínico Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Pós Graduando

Leia mais

O Mal-Estar na Cultura. Felicidade x Civilização

O Mal-Estar na Cultura. Felicidade x Civilização O Mal-Estar na Cultura Felicidade x Civilização O Mal-Estar na cultura, escrito por Sigmund Freud, em 1930 O Mal-Estar na cultura é uma obra de natureza ampla, envolvendo as ciências humanas, sociais e

Leia mais

PSICANÁLISE Dissolução do complexo de Édipo

PSICANÁLISE Dissolução do complexo de Édipo PSICANÁLISE Dissolução do complexo de Édipo COMPLEXO DE ÉDIPO O fundador da psicanálise, Sigmund Freud, instituiu o Complexo de Édipo como uma fase universal na infância do sujeito em que há uma triangulação

Leia mais

O Complexo de Édipo e de Electra

O Complexo de Édipo e de Electra O Complexo de Édipo e de Electra 12ºC BÁRBARA Nº4 MARTA Nº16 RAQUEL Nº20 O complexo de Édipo e de Electra, foi o tema escolhido por nós, porque foi aquele com o qual mais nos identificámos, uma vez que

Leia mais

O PARRICÍDIO EM TOTEM E TABU: UMA ANÁLISE ACERCA DA GÊNESE DO CONCEITO DE PULSÃO DE MORTE

O PARRICÍDIO EM TOTEM E TABU: UMA ANÁLISE ACERCA DA GÊNESE DO CONCEITO DE PULSÃO DE MORTE O parricídio em Totem e Tabu uma análise acerca da gênese do conceito de pulsão de morte O PARRICÍDIO EM TOTEM E TABU: UMA ANÁLISE ACERCA DA GÊNESE DO CONCEITO DE PULSÃO DE MORTE Le parricide em Totem

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Processos de Desenvolvimento I: Infância Código: PSI17 Professor: Idenise Naiara Lima Soares E-mail: idenise.soares@fasete.edu.br

Leia mais

Os sombrios poderes do supereu Alberto Murta, Polyana Schimith e Sávio Silveira de Queiroz

Os sombrios poderes do supereu Alberto Murta, Polyana Schimith e Sávio Silveira de Queiroz Opção Lacaniana online nova série Ano 6 Número 16 março 2015 ISSN 2177-2673 Alberto Murta, Polyana Schimith e Sávio Silveira de Queiroz A partir da leitura minuciosa dos textos freudianos, Jacques Lacan

Leia mais

O NÃO LUGAR DAS NÃO NEUROSES NA SAÚDE MENTAL

O NÃO LUGAR DAS NÃO NEUROSES NA SAÚDE MENTAL O NÃO LUGAR DAS NÃO NEUROSES NA SAÚDE MENTAL Letícia Tiemi Takuschi RESUMO: Percebe-se que existe nos equipamentos de saúde mental da rede pública uma dificuldade em diagnosticar e, por conseguinte, uma

Leia mais

A Produção do Discurso dos Meninos(As) em Situação de Rua: A Escuta Analítica como Instrumento de Analise

A Produção do Discurso dos Meninos(As) em Situação de Rua: A Escuta Analítica como Instrumento de Analise A Produção do Discurso dos Meninos(As) em Situação de Rua: A Escuta Analítica como Instrumento de Analise Autores cl udio Roberto Alexandre Orientador Mauricio Lourencao Garcia 1. Introdução Através da

Leia mais

O PAI NA PSICANÁLISE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS PSICOSES

O PAI NA PSICANÁLISE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS PSICOSES O PAI NA PSICANÁLISE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS PSICOSES Gabriela Costa Moura Uma leitura possível acerca das psicoses à luz da teoria lacaniana deve ser norteada pelo percurso que desemboca em sua

Leia mais

QUANDO A VIOLÊNCIA VEM DO PAI

QUANDO A VIOLÊNCIA VEM DO PAI QUANDO A VIOLÊNCIA VEM DO PAI Assistimos hoje a um movimento social que leva ao palco das discussões sobre a violência contra a criança o tema do abuso sexual e que faz dessa manifestação da sexualidade

Leia mais

Os desdobramentos do gozo feminino na vida amorosa

Os desdobramentos do gozo feminino na vida amorosa Os desdobramentos do gozo feminino na vida amorosa The developments of the feminine enjoyment in the love life Breno Ferreira Pena Resumo Trabalhar a partir do ensino de Lacan com os possíveis desdobramentos

Leia mais

Jornada Associação Lacaniana de Brasília ALB Outubro 2015 Apresentação de Cartel Cartel do Gozo, Culpa e Supereu Lucélia B. L. Sônego Patogenia da

Jornada Associação Lacaniana de Brasília ALB Outubro 2015 Apresentação de Cartel Cartel do Gozo, Culpa e Supereu Lucélia B. L. Sônego Patogenia da Jornada Associação Lacaniana de Brasília ALB Outubro 2015 Apresentação de Cartel Cartel do Gozo, Culpa e Supereu Lucélia B. L. Sônego Patogenia da Lei Boa noite, Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade

Leia mais

Título: Vitimização, Justiça e Culpa. Autor: Nelson Cristini Junior Resumo: O presente texto relaciona alguns aspectos do ponto de vista do Direito

Título: Vitimização, Justiça e Culpa. Autor: Nelson Cristini Junior Resumo: O presente texto relaciona alguns aspectos do ponto de vista do Direito Título: Vitimização, Justiça e Culpa. Autor: Nelson Cristini Junior Resumo: O presente texto relaciona alguns aspectos do ponto de vista do Direito com o da Psicanálise, a partir da fala de dois réus.

Leia mais

Incurável. Celso Rennó Lima

Incurável. Celso Rennó Lima 1 Incurável Celso Rennó Lima Em seu primeiro encontro com o Outro, consequência da incidência de um significante, o sujeito tem de lidar com um incurável, que não se subjetiva, que não permite que desejo

Leia mais

O EU (EGO) E O ID (1923) Professora: Laura Carmilo Granado

O EU (EGO) E O ID (1923) Professora: Laura Carmilo Granado O EU (EGO) E O ID (1923) Professora: Laura Carmilo Granado EU (EGO) (O Ego: das Ich) Há uma consciência atada a ele Controla acesso à motilidade Instância que mesmo dormindo detém o controle da censura

Leia mais

O OBJETO A E SUA CONSTRUÇÃO

O OBJETO A E SUA CONSTRUÇÃO O OBJETO A E SUA CONSTRUÇÃO 2016 Marcell Felipe Psicólogo clínico graduado pelo Centro Universitário Newont Paiva (MG). Pós graduado em Clínica Psicanalítica pela Pontifícia Católica de Minas Gerais (Brasil).

Leia mais

Clínica da melancolia

Clínica da melancolia R E V I S T A LATINOAMERICANA DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L ano V, n. 4, dez/ 2 0 02 Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., V, 4, 164-169 Clínica da melancolia Ana Cleide Guedes Moreira São Paulo: Escuta,

Leia mais

Sociedade Psicanalítica de Angra dos Reis Rio de Janeiro

Sociedade Psicanalítica de Angra dos Reis Rio de Janeiro CURSO DE PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO I. Objetivos do Curso Estudar a estrutura da realidade psíquica do ser humano, suas leis, seus limites e sua importância na educação das crianças e adolescentes. Mostrar

Leia mais

O parricídio na obra de Freud

O parricídio na obra de Freud Maria Thereza Ávila Dantas Coelho* Unitermos: psicanálise; 'só depois'; parricídio; Freud; Dostoievski. Resumo O objetivo deste texto é discutir o desenvolvimento teórico da Psicanálise, tomando como objeto

Leia mais

IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG II Salão de Extensão O SENTIMENTO DE CULPA NO SUJEITO PSÍQUICO NEURÓTICO

IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG II Salão de Extensão O SENTIMENTO DE CULPA NO SUJEITO PSÍQUICO NEURÓTICO IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG II Salão de Extensão http://ojs.fsg.br/index.php/pesquisaextensao ISSN 2318-8014 O SENTIMENTO DE CULPA NO SUJEITO PSÍQUICO NEURÓTICO Pedro Henrique Conte Gil

Leia mais

MESA REDONDA: MAL-ESTAR NO SÉCULO XXI AUTORA: MARISTELA AZEVEDO DE FRANÇA OLIVEIRA BASTOS

MESA REDONDA: MAL-ESTAR NO SÉCULO XXI AUTORA: MARISTELA AZEVEDO DE FRANÇA OLIVEIRA BASTOS 1 MESA REDONDA: MAL-ESTAR NO SÉCULO XXI AUTORA: MARISTELA AZEVEDO DE FRANÇA OLIVEIRA BASTOS RESPOSTAS DO SUJEITO AO MAL-ESTAR NA CONTEMPORANEIDADE Em seu texto Totem e Tabu de 1912, Freud utiliza-se de

Leia mais

O falo, o amor ao pai, o silêncio. no real Gresiela Nunes da Rosa

O falo, o amor ao pai, o silêncio. no real Gresiela Nunes da Rosa Opção Lacaniana online nova série Ano 5 Número 15 novembro 2014 ISSN 2177-2673 e o amor no real Gresiela Nunes da Rosa Diante da constatação de que o menino ou o papai possui um órgão fálico um tanto quanto

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP. Débora Patrícia Nemer Pinheiro

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP. Débora Patrícia Nemer Pinheiro PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Débora Patrícia Nemer Pinheiro Três casos de Parricídio? Passagem ao ato em diferentes configurações psicopatológicas DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social O PAPEL DO OUTRO NA CONSTITUIÇÃO DO PSIQUISMO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONCEITO DE IDENTIFICAÇÃO EM FREUD Sabryna Valéria de Almeida Santos* (PIBIC-FA, Departamento de Psicologia, Universidade Estadual de

Leia mais

Considerações acerca do Corpo e o Nome Próprio

Considerações acerca do Corpo e o Nome Próprio Considerações acerca do Corpo e o Nome Próprio Maria Fernanda Fernandes Silva Daniela Scheinkman Chatelard Isalena Santos Carvalho Resumo Este trabalho tem como objetivo discutir o corpo como portador

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas BARROS, R. do R. O Sintoma enquanto contemporâneo. In: Latusa, n. 10. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Psicanálise Seção Rio, 2005, p. 17-28. COTTET, S. Estudos clínicos.

Leia mais

AS ENCRUZILHADAS DO AMOR E DO SEXO NO ENLACE COM O PAI Luciana Francischetti Piza

AS ENCRUZILHADAS DO AMOR E DO SEXO NO ENLACE COM O PAI Luciana Francischetti Piza AS ENCRUZILHADAS DO AMOR E DO SEXO NO ENLACE COM O PAI Luciana Francischetti Piza A prática clínica tem frequentemente colocado o psicanalista diante de situações em que o analisante refere ter sido sexualmente

Leia mais

Prof. Me. Renato Borges

Prof. Me. Renato Borges Freud: Fases do desenvolvimento Prof. Me. Renato Borges Sigmund Freud Médico Nasceu em 1856 na República Tcheca e viveu em Viena (Áustria). Morreu em Londres em 1839, onde se refugiava do Nazismo. As três

Leia mais

OS PARADOXOS DA VIOLÊNCIA. Adelina H. Lima Freitas SUMÁRIO

OS PARADOXOS DA VIOLÊNCIA. Adelina H. Lima Freitas SUMÁRIO 1 OS PARADOXOS DA VIOLÊNCIA Adelina H. Lima Freitas SUMÁRIO A proposta do texto é associar a tese freudiana do ódio e da agressividade, ligados à pulsão de morte e à tendência à destruição, às discussões

Leia mais

Senso moral e ética: contribuições de Winnicott 1 Heliane de Almeida Lins Leitão 2

Senso moral e ética: contribuições de Winnicott 1 Heliane de Almeida Lins Leitão 2 Senso moral e ética: contribuições de Winnicott 1 Heliane de Almeida Lins Leitão 2 Resumo Em sua teoria do desenvolvimento emocional, Winnicott apresenta uma perspectiva do desenvolvimento moral que contrasta

Leia mais

O CRIME COMO CONSEQUÊNCIA DO SENTIMENTO DE CULPA: uma interlocução entre Direito e Psicanálise na visão de Freud e Lacan

O CRIME COMO CONSEQUÊNCIA DO SENTIMENTO DE CULPA: uma interlocução entre Direito e Psicanálise na visão de Freud e Lacan O CRIME COMO CONSEQUÊNCIA DO SENTIMENTO DE CULPA: uma interlocução entre Direito e Psicanálise na visão de Freud e Lacan CRIME AS A CONSEQUENCE OF THE GUILT FEELING: an interlocution between Law and Psychoanalysis

Leia mais

O EU (EGO) E O ID (1923) Professora: Laura Carmilo Granado

O EU (EGO) E O ID (1923) Professora: Laura Carmilo Granado O EU (EGO) E O ID (1923) Professora: Laura Carmilo Granado EU (EGO) (O Ego: das Ich) Há uma consciência atada a ele Controla acesso à motilidade Instância que mesmo dormindo detém o controle da censura

Leia mais

Aluna do Curso de Graduação em Psicologia da UNIJUÍ, bolsista PIBIC/UNIJUÍ, 3

Aluna do Curso de Graduação em Psicologia da UNIJUÍ, bolsista PIBIC/UNIJUÍ, 3 ÉTICA, PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: O PROBLEMA DA JUSTIFICAÇÃO MORAL NA TEORIA FREUDIANA 1 ETHICS, PSYCHOANALYSIS AND EDUCATION: THE PROBLEM OF MORAL JUSTIFICATION IN FREUDIAN THEORY Emanuele Tamiozzo Schmidt

Leia mais

QUE É QUE OS HOMENS TEMEM, ACIMA DE TUDO? 1 Culpa e vergonha na clínica da Aids

QUE É QUE OS HOMENS TEMEM, ACIMA DE TUDO? 1 Culpa e vergonha na clínica da Aids Polêm!ca, v. 16, n.1, p. 22-33, janeiro, fevereiro e março 2016 - DOI:10.12957/polemica.2016.21341 22 QUE É QUE OS HOMENS TEMEM, ACIMA DE TUDO? 1 Culpa e vergonha na clínica da Aids Igor Francês Psicólogo

Leia mais

MULHERES MASTECTOMIZADAS: UM OLHAR PSICANALÍTICO. Sara Guimarães Nunes 1

MULHERES MASTECTOMIZADAS: UM OLHAR PSICANALÍTICO. Sara Guimarães Nunes 1 MULHERES MASTECTOMIZADAS: UM OLHAR PSICANALÍTICO Sara Guimarães Nunes 1 1. Aluna Especial do Mestrado em Psicologia 2016.1, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tipo de Apresentação: Comunicação

Leia mais

Os 100 anos de "Pulsões e seus destinos"

Os 100 anos de Pulsões e seus destinos Os 100 anos de "Pulsões e seus destinos" Temática A montagem da pulsão e o quadro do fantasma André Oliveira Costa Através de dois textos de Freud, Pulsão e destinos da pulsão (1915) e Uma criança é batida

Leia mais

DO MAL-ESTAR NA CULTURA PARA O SOFRIMENTO NO CORPO. Tiago Ravanello 1. Flavia Milanez de Farias 2. Lindayane dos Santos Amorim de Sá 3

DO MAL-ESTAR NA CULTURA PARA O SOFRIMENTO NO CORPO. Tiago Ravanello 1. Flavia Milanez de Farias 2. Lindayane dos Santos Amorim de Sá 3 DO MAL-ESTAR NA CULTURA PARA O SOFRIMENTO NO CORPO Tiago Ravanello 1 Flavia Milanez de Farias 2 Lindayane dos Santos Amorim de Sá 3 RESUMO A partir do viés freudo-lacaniano, destacaremos como o discurso

Leia mais

Um tipo particular de escolha de objeto nas mulheres

Um tipo particular de escolha de objeto nas mulheres Um tipo particular de escolha de objeto nas mulheres Gabriella Valle Dupim da Silva Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia(PPGP/UFRJ)/Bolsista CNPq. Endereço: Rua Belizário Távora 211/104

Leia mais

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X AGRESSIVIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NO PSIQUISMO Guilherme Gazola Ferrari* Gustavo Lacatus da Costa de Oliveira Letícia Brunhani Lucas Mariana Carvalho Bianchi de Oliveira Paulo José da Costa Introdução A

Leia mais

INTER-RELAÇÕES ENTRE INCONSCIENTE, AMOR E ÉTICA NA OBRA FREUDIANA

INTER-RELAÇÕES ENTRE INCONSCIENTE, AMOR E ÉTICA NA OBRA FREUDIANA INTER-RELAÇÕES ENTRE INCONSCIENTE, AMOR E ÉTICA NA OBRA FREUDIANA 2015 Lucas Ferreira Pedro dos Santos Psicólogo formado pela UFMG. Mestrando em Psicologia pela PUC-MG (Brasil) E-mail de contato: lucasfpsantos@gmail.com

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 4. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 4. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 4 Professora: Nathália Bastos FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES Consiste no modo de funcionamento psicológico tipicamente humano. Ex: capacidade de planejamento,

Leia mais

AMOR ÓDIO DEVASTAÇÃO NA RELAÇÃO MÃE E FILHA

AMOR ÓDIO DEVASTAÇÃO NA RELAÇÃO MÃE E FILHA AMOR ÓDIO DEVASTAÇÃO NA RELAÇÃO MÃE E FILHA Flavia Bonfim* Desde Freud, a problemática mãe e filha já se inscreve na psicanálise. Na postulação freudiana, amor e ódio marcam a relação da menina para com

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS Curso de Formação em Psicanálise Ciclo III - Noturno

CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS Curso de Formação em Psicanálise Ciclo III - Noturno CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS Curso de Formação em Psicanálise Ciclo III - Noturno INCESTO QUANDO A INTERDIÇÂO É INTERDITADA Isabel Cristina Garcia São Paulo 2013 Lisa Biron, advogada, nascida em Manchester

Leia mais

Larissa Rossi da Silva 1

Larissa Rossi da Silva 1 10. O LUGAR DO DESEJO NA CRIANÇA SEXUALMENTE ABUSADA Larissa Rossi da Silva 1 As práticas sexuais, atualmente, designadas como abuso sexual infantil, são relatadas desde épocas muito remotas e assumiram

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas ANDRÉ, S. A impostura perversa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995. ASSOUN, P-L. Le fétichisme. 1. ed. Paris: Presses Universitaires de France, 1994. AUSTIN, J. L. How to

Leia mais

trois, à quatre, à cinq, e tutti quanti, isto é, de tantos quantos a turba julgasse Pai morto, pai amado Paulo R. Medeiros

trois, à quatre, à cinq, e tutti quanti, isto é, de tantos quantos a turba julgasse Pai morto, pai amado Paulo R. Medeiros Paulo R. Medeiros No princípio, quando tudo começou, no começo dos começos, existiu Um Pai. Um pai nômade, guerreiro, dominador, sem compromisso algum com nenhum Pacto ou Lei decorrente, seguindo tão somente

Leia mais

XX Congresso do CBP: O sexual e as sexualidades: da era vitoriana aos dias atuais. Subtema: Educação x sexualidade x psicanálise

XX Congresso do CBP: O sexual e as sexualidades: da era vitoriana aos dias atuais. Subtema: Educação x sexualidade x psicanálise XX Congresso do CBP: O sexual e as sexualidades: da era vitoriana aos dias atuais Subtema: Educação x sexualidade x psicanálise Sexualidade: um estilo de vida Noeli Reck Maggi (51) 9918-1796 Circulo Psicanalítico

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Disciplina: Psicanálise II Professor(es) e DRTs Carmen Silvia de Souza Nogueira DRT: 112426-1 Fernando Genaro Junior

Leia mais

SUBLIMAÇÃO EM RELAÇÃO À TROCA DE OBJETO. Freud (1915/1974), em um de seus mais importantes artigos metapsicológicos - A pulsão e

SUBLIMAÇÃO EM RELAÇÃO À TROCA DE OBJETO. Freud (1915/1974), em um de seus mais importantes artigos metapsicológicos - A pulsão e SUBLIMAÇÃO EM RELAÇÃO À TROCA DE OBJETO Maria Pompéia Gomes Pires Freud (1915/1974), em um de seus mais importantes artigos metapsicológicos - A pulsão e os destinos da pulsão - registra a sublimação como

Leia mais

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X Reflexões sobre a função paterna e suas configurações no mundo contemporâneo Introdução Thassia Souza Emidio Francisco Hashimoto Foi nos tempos da Primeira Guerra Mundial que Freud nos alertou para um

Leia mais

A RELAÇÃO DA AGRESSIVIDADE E DO CRIME NAS

A RELAÇÃO DA AGRESSIVIDADE E DO CRIME NAS A RELAÇÃO DA AGRESSIVIDADE E DO CRIME NAS CONSTITUIÇÕES SUBJETIVA E SOCIAL Joana Panzera de Souza Mello Fuad Kyrillos Neto Roberto Calazans Angela Bucciano do Rosário Universidade Federal de São João del-rei,

Leia mais

A culpa e o masoquismo moral na textura das neuroses Maria Aparecida Ramos de Stefano

A culpa e o masoquismo moral na textura das neuroses Maria Aparecida Ramos de Stefano A culpa e o masoquismo moral na textura das neuroses Maria Aparecida Ramos de Stefano RESUMO: debrucei-me um pouco sobre a teoria das pulsões, porque são elas que fazem com que uma constante polaridade

Leia mais

Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum

Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro 2ª aula Diferenciação

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS TRABALHO SEMESTRAL: UMA BREVE ANÁLISE DO PANOMARA POLÍTICO DO BRASIL ATRAVÉS DA PSICANÁLISE CAROLINE GEMAS CICLO I SÃO PAULO, 06 de Novembro de 2014 1 UMA BREVE ANÁLISE

Leia mais

MÃES QUE SE SEPARAM DE SEUS FILHOS

MÃES QUE SE SEPARAM DE SEUS FILHOS MÃES QUE SE SEPARAM DE SEUS FILHOS Em primeiro lugar, chamaria a atenção para um fenômeno muito importante e que começa a ser mais conhecido: a persistência até o fim do século XVII do infanticídio tolerado.

Leia mais

8. Referências bibliográficas

8. Referências bibliográficas 8. Referências bibliográficas ABRAM, J. (2000). A Linguagem de Winnicott. Revinter, Rio de Janeiro. ANDRADE, V. M. (2003). Um diálogo entre a psicanálise e a neurociência. Casa do Psicólogo, São Paulo.

Leia mais

ISSN: O SINTOMA FALTA DE DESEJO EM UMA CONCEPÇÃO FREUDIANA

ISSN: O SINTOMA FALTA DE DESEJO EM UMA CONCEPÇÃO FREUDIANA O SINTOMA FALTA DE DESEJO EM UMA CONCEPÇÃO FREUDIANA Carla Cristiane de Oliveira Pinheiro * (UESB) Maria da Conceição Fonseca- Silva ** (UESB) RESUMO O objetivo deste artigo é avaliar a teoria Freudiana

Leia mais

TRABALHO E SUBJETIVIDADE: SOFRIMENTO PSÍQUICO

TRABALHO E SUBJETIVIDADE: SOFRIMENTO PSÍQUICO TRABALHO E SUBJETIVIDADE: SOFRIMENTO PSÍQUICO BERTÃO, F. R. B. M * ; HASHIMOTO, F. Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP. RESUMO: Para este estudo investigou-se o desejo de ser professor de educação

Leia mais

Violência e corpo: psicopatologia da atualidade

Violência e corpo: psicopatologia da atualidade Violência e corpo: psicopatologia da atualidade Antonio Alexandre Iorio Ferreira alexandre@cesartpai.com Coordenador do Curso de Psicologia e Professor titular da Faculdade de Tecnologia Intensiva, onde

Leia mais

Título: Histeria e manifestações na música contemporânea. Este trabalho tem um interesse particular no aspecto da histeria que a

Título: Histeria e manifestações na música contemporânea. Este trabalho tem um interesse particular no aspecto da histeria que a 2 o Semestre 2014 Ciclo III Quinta-feira - Noite Aluno: Raphael Piedade de Próspero Título: Histeria e manifestações na música contemporânea Este trabalho tem um interesse particular no aspecto da histeria

Leia mais

Endereço do Autor: Av. Delfim Moreira, 300/1301, Leblon, Rio de Janeiro, R.J., CEP

Endereço do Autor: Av. Delfim Moreira, 300/1301, Leblon, Rio de Janeiro, R.J., CEP Título do Trabalho: Poder, Violência e Psicanálise Nome do Autor: Helena Maria de Andrade Conde Endereço do Autor: Av. Delfim Moreira, 300/1301, Leblon, Rio de Janeiro, R.J., CEP 22441-000 Breve Nota Curricular:

Leia mais

A contribuição winnicottiana à teoria do complexo de Édipo e suas implicações para a

A contribuição winnicottiana à teoria do complexo de Édipo e suas implicações para a A contribuição winnicottiana à teoria do complexo de Édipo e suas implicações para a prática clínica. No interior de sua teoria geral, Winnicott redescreve o complexo de Édipo como uma fase tardia do processo

Leia mais

O DESEJO NA DIREÇÃO DO TRATAMENTO 1

O DESEJO NA DIREÇÃO DO TRATAMENTO 1 O DESEJO NA DIREÇÃO DO TRATAMENTO 1 Mônica Palacio de Barros Correia 2 Começo esse trabalho com a máxima de La Rochefoucauld acerca das coisas para as quais não podemos olhar fixamente: como o sol e a

Leia mais

A AGRESSIVIDADE NA INFÂNCIA E AS FUNÇÕES PARENTAIS NA ATUALIDADE: UM RECORTE CLÍNICO DA SAÚDE MENTAL

A AGRESSIVIDADE NA INFÂNCIA E AS FUNÇÕES PARENTAIS NA ATUALIDADE: UM RECORTE CLÍNICO DA SAÚDE MENTAL A AGRESSIVIDADE NA INFÂNCIA E AS FUNÇÕES PARENTAIS NA ATUALIDADE: UM RECORTE CLÍNICO DA SAÚDE MENTAL Ana Helena Dias Avila Porto Alegre, 2017. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG 1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG Disciplina: Conceitos Fundamentais A 1º sem. 2018 Ementa: O curso tem como principal objetivo o estudo de conceitos

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas ABREU, T. Perversão generalizada. In: Agente: Revista digital de psicanálise da EBP-Bahia, n. 03. Salvador: EBP-Bahia, 2007. Disponível em: .

Leia mais

Latusa digital N 10 ano 1 outubro de 2004

Latusa digital N 10 ano 1 outubro de 2004 Latusa digital N 10 ano 1 outubro de 2004 Política do medo versus política lacaniana Mirta Zbrun* Há três sentidos possíveis para entender a política lacaniana 1. Em primeiro lugar, o sentido da política

Leia mais

OS NOMES DO PAI E A GENERALIZAÇÃO DA CASTRAÇÃO

OS NOMES DO PAI E A GENERALIZAÇÃO DA CASTRAÇÃO OS NOMES DO PAI E A GENERALIZAÇÃO DA CASTRAÇÃO Cristina Moreira Marcos e Eduardo Augusto de Souza Sales Cristina Moreira Marcos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC- MG), Professora do

Leia mais

AH, O AMOR! IMPLICAÇÕES PSICANALÍTICAS RELATIVAS AO DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO DE CIÚMES NO GÊNERO FEMININO

AH, O AMOR! IMPLICAÇÕES PSICANALÍTICAS RELATIVAS AO DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO DE CIÚMES NO GÊNERO FEMININO AH, O AMOR! IMPLICAÇÕES PSICANALÍTICAS RELATIVAS AO DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO DE CIÚMES NO GÊNERO FEMININO Mariana Widerski* Lucivani Soares Zanella** JUSTIFICATIVA O ciúme pode ser entendido como um

Leia mais