Violência e corpo: psicopatologia da atualidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Violência e corpo: psicopatologia da atualidade"

Transcrição

1 Violência e corpo: psicopatologia da atualidade Antonio Alexandre Iorio Ferreira alexandre@cesartpai.com Coordenador do Curso de Psicologia e Professor titular da Faculdade de Tecnologia Intensiva, onde ingressou em Tem experiência na área de Psicologia Clínica, atuando nos seguintes temas: psicanálise, laço social, violência, mal-estar e sujeito. Doutorando em Psicologia e Subjetividade pela Universidade de Fortaleza UNIFOR. Orientando do Prof. Henrique Figueiredo Carneiro. Tema de Pesquisa: Violência e sofrimento psíquico. Membro do LABIO Laboratório sobre as novas formas de Inscrição do Objeto. Integrante de equipe do projeto Serviço de Atenção Psicológica no setor de Segurança Pública a partir do registro do boletim de ocorrência por vítimas da violência em espaços públicos. Henrique Figueiredo Carneiro henrique@unifor.br Professor Titular da Universidade de Fortaleza, onde ingressou em Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, dietética, subjetividade, mal-estar, laço social, saúde, violência e sujeito. Vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde. Pesquisador da ANPEPP - GT Psicopatologia e Psicanálise. Membro fundador da AUPPF. Editor da Revista Mal-estar e Subjetividade e do Latin American Journal of Fundamental Psychopathology Online. Autor dos livros: AIDS A nova desrazão da humanidade (Ed. Escuta, 2000), Que Narciso é Esse? (Livro eletrônico CNPq, A Soberania da clínica na psicopatologia do coitidiano - Org. - (Ed. Garamond, 2009) e O Erotismo e o Paraíso (Ed. As Musas, 2010). RESUMO Este trabalho objetiva discutir a partir do referencial psicanalítico, os atos de violência ao corpo como uma psicopatologia da nossa atualidade cobrada pela cultura da estética que visa possibilitar a constituição de uma posição subjetiva para o sujeito. Partindo de um percurso histórico, ressalto o corpo enquanto imaginário social, até chegar a compreensão atual do corpo, enquanto objeto pulsional, estudado pelo campo das psicopatologias em psicanálise. Evidenciamos que o corpo não se limita ao sentido fisiológico, mas apresenta uma significação enquanto objeto pulsional em que o sujeito busca um sentido pelos atos de violência, que vemos hoje, ressaltados a partir das marcas corporais, das próteses muitas vezes dolorosas e dos ideais de estéticos. O Corpo representa o grau zero, a origem e causa primeira do sujeito, representa ainda o primeiro referencial das suas identificações narcísicas. Palavras-chave: Violência, Corpo, Psicopatologia.

2 2 Desde a Filosofia, o corpo é explicado para além do aspecto biológico. Inicialmente, vemos o corpo ligado ao divino, apresentando duas unidades, corpo e alma. A alma, em ato, é o que dá vida ao corpo, representa o espírito, o pensamento do corpo, o modo como pensamos e o modo como vivemos. (Ribeiro, 2010) Posteriormente, o corpo é pensado pelos anatomistas, a partir das partes que o compõe, pois estas apresentam funções específicas que, em equilíbrio, possibilitaria a saúde perfeita. Porém, a noção de corpo se modifica no instante em que passa a ocupar o lugar da prisão da alma, sede dos desejos sexuais (Sant Anna, 2001, p. 17). Em Teixeira (2004, p.173) constatamos que La imagen del cuerpo en psicoanálisis no corresponde a su materialidade anatómica, siendo ese cuerpo representado construído en la história subjetiva, maculado por lo erótico y sus implicaciones, ou seja, o corpo que consideramos, enquanto corpo pulsional Essa concepção faz surgir, a partir da instauração da linguagem, a dimensão cultural do corpo, ou seja, um corpo vivo que apresenta relação entre o psíquico e o somático, um corpo pulsional. No entanto, o corpo pulsional é submetido, em nome da moral, a políticas de controle que acabam por produzir implicações subjetivas e acarretam intenso sofrimento psíquico. Vemos então, em seu percurso histórico, que o corpo apresentou um papel fundamental na organização do sujeito, ganhou diferentes significados ao longo da história, ora voltados aos ideais da coletividade, ora da saúde e ora da moral. (Gil, 1997) Contudo, o corpo ainda permanece em destaque, ganhou o espaço público, tomou frente na cena social, apresenta demandas ligadas a estética que podemos observar a partir das marcas corporais, das tatuagens, das cicatrizes, dos piercings e outros artefatos que são utilizados como forma de capturar o olhar, de fabricar uma estética da presença e representar o ódio social, mas trazem a presença da dor. (Le Breton, 2003) Fernandes (2011) nos mostra que as marcas corporais produzem uma violência que não se refere ao uso da força bruta, mas representam as demandas sociais simbolizadas pela relação com o Outro, a estética exacerbada do individualismo reclamando novas formas de apresentação do sofrimento psíquico, numa tentativa de obter a reconstrução do sujeito.

3 3 Com isso, compreendemos que o corpo é nada menos que o produto formado entre o corpo imaculado do paraíso, que sofre os efeitos de uma ordem fisiológica, e o corpo do homem caído que traz consigo as marcas dos impulsos sexuais, atravessado pela linguagem, ou seja, o corpo pulsional que, pelo discurso da Psicanálise, apresenta um phatos. (Carneiro, 2000). Entretanto, os discursos que se inserem no campo do psiquismo, surgem neste contexto, para dar conta não do mal atribuído ao corpo, mas da relação imaginária que se estabelece com esse corpo que podemos chamar de psicológico, pois observamos que esse corpo não é um elemento que se adquire naturalmente, nem mesmo é algo que se constitui para ser apreendido pela simples intuição ou observação direta, como na anatomia, na fisiologia, na história, etc., mas é um corpo para ser pensado pelo trabalho psicanalítico. (Souza, 1998) Sant Anna, (2001) nos diz que o corpo é um território simbólico, processador de virtualidades infindáveis, campo de forças que não cessa de inquietar, o mais belo traço da memória, fonte de desassossego e de prazeres que revela e esconde traços da subjetividade (p 03). Esse fato, nos mostra um corpo construído com o estatuto da realidade e, portanto, com determinantes fundamentais no simbólico, no imaginário e, em algo que sempre se perde e que afirmamos como sendo real. Um corpo que aparece numa posição de exterioridade em relação ao sujeito onde são inscritas as psicopatologias e que, por conta disso, encontra-se tão em cena enquanto fonte de sofrimento e frustração. Será então, a partir da inserção na linguagem, que podemos marcar a constituição do sujeito que porta um excesso, um Pathos, um sofrimento que toma o corpo e faz com que o sujeito lance mão de simulacros muitas vezes dolorosos, a partir da utilização dos cosméticos, próteses, das marcas corporais. (Berlink, 2000). Freud ([1930] 2010), ao tratar da relação do sujeito com a cultura, mostra que o corpo é uma das nossas fontes de sofrimento e que, estamos constantemente nos acercando de meios que venham minimizar os efeitos das cobranças sociais que nos causam esse sofrimento. No entanto, vemos ainda em Freud ([1920] 2010), que esse mesmo corpo é atravessado por um aspecto econômico, é fonte de prazeres e sede das pulsões. É nesse momento que observamos a inclusão dos recursos que o homem contemporâneo tem utilizado como saída para o sofrimento, através do corpo, pois

4 4 busca marcar no corpo, àquilo que não consegue nomear, àquilo que rechaça da sociedade. No entanto, vemos que essa saída é sempre fracassada, uma vez que não possibilita o aniquilamento dos sofrimentos psíquicos, mas os intensifica e repete sintomaticamente no sentido de serem significados. Lacan (1967) nos mostra que os artifícios e as marcas no corpo, apresentam um sentido organizador da subjetividade. Nos mostra ainda que o corpo é feito para ser marcado, para nele se inscrever algo que chamamos de marca, e essa marca traz o estatuto de construção subjetiva. (p. 28). Dessa forma, podemos entender as marcas tatuagens, cicatrizes, etc como algo que comunica ao Outro uma posição subjetiva e reclama sua presença, algo que escapa ao registro simbólico, do que não encontra representação na linguagem e se atualiza mediante danos físicos, às vezes irreversíveis. Como nos diz Ribeiro, (2010): O corpo, como depositário de fantasias inconscientes, torna-se a contingência para a impressão de marcas sobre ele, que o transformam e o levam ao limite da dor. O indivíduo tenta pela modificação traumática deliberada da imagem corporal, através de práticas agressivas ao corpo, estabelecer-se como sujeito, já perdido de si mesmo em sua submissão ao desejo do Outro. (p. 01) Vemos ainda em Lacan ([1957] 1999), que as marcas endereçadas ao Outro, são atos de violências ao corpo, surgidas diante do impossível de ser significada, supõe possibilidades de passagem ao ato, curto-circuito da palavra retornando no real do corpo como um gozo que escapa ao sentido do sujeito que se vê na impossibilidade de dizer. (p. 468) Logo, o homem contemporâneo tem se utilizado da estética do corpo, como forma de reclamar o olhar do Outro, reclamar uma posição subjetiva que emerge a partir de uma violência fundante desde o momento em que começou a estabelecer laços sociais. Para Freud ([1930] 2010), temos que vivenciar o mal-estar de viver em sociedade, pois não há como fugirmos dele, nem mesmo sintomaticamente a partir das saídas Psicopatológicas. Pela via pulsional, o corpo é o primeiro referencial das identificações narcísicas do sujeito, e, como nos diz Carneiro, (1997, p.62) se apresenta como o elemento mais próximo e ao mesmo tempo mais estranho que cada indivíduo carrega na sua existência.

5 5 Com ele se nasce e com ele se morre. É o lugar de inscrição, pulsional, erógeno que bordeja a falta fundadora que nos torna humanos. Portanto, seria pretencioso tentar dar conta de um conceito como o de corpo, principalmente à luz da psicanálise, pois percebemos que ao longo de sua constituição histórica, o corpo ocupou um lugar de grande relevância, representando um investimento econômico, o grau zero, a origem e a causa primeira do sujeito. REFERÊNCIAS Berlink, M. (2000) Psicopatologia fundamental. São Paulo: Escuta. Carneiro, H. (1997) O corpo nosso de cada dia: as operações do corpo. Boletim de Novidades Pulsional - Centro de Psicanálise. Ano X nº 103 (p ) São Paulo: Livraria Pulsional. Carneiro, H. (2000) AIDS: A nova desrazão da humanidade. São Paulo: Escuta. Fernandes, M. (2011) Corpo. (4.ed.), São Paulo: Casa do Psicólogo. Freud, S. ([1915] 2010). Os Instintos seus destinos. In Freud, S. Obras Completas: São Paulo: Companhia das Letras. Freud, S. ([1920] 2010). Além do princípio do prazer. In Freud, S. Obras Completas: São Paulo: Companhia das Letras. Freud, S. ([1930] 2010). O Mal estar na civilização. In Freud, S. Obras Completas: São Paulo: Companhia das Letras. Gil, J. (1997) Metamorfoses do corpo. Lisboa: Antropos. Lacan, J. (1967). Seminário XIV a lógica do fantasma. Aula de 10/05/67, inédito. Lacan, J. ([1957] 1999). O Seminário, livro 5: As formações do inconsciente. [trad. Vera Ribeiro], Rio de Janeiro: Zahar. Le Breton, D. (2003). Adeus ao corpo: Antropologia e sociedade. [trad. Marina Appenzeller], São Paulo: Papirus. Neto, P. (2011). A (de)missão paterna e suas incidências corporais. Dissertação de Mestrado, Universidade Católica de Pernambuco. Ribeiro, M. (2010). As marcas corporais: o corpo como depositário das fantasias inconscientes. Reverso [online]. 32 (60), Acedido Julho 30, 2012 em Sant anna, D. (2001) É possível realizar uma história do corpo? In Soares, C. L. (Org.), Corpo e história. Campinas: Autores Associados. Souza, A. (1998) R.S.I.: O corpo na Psicanálise. Seele, 05 (2). Acedido Junho 7, 2000, em Teixeira, L. (2003). El cuerpo en la contemporaneidad y la clinica psicosomática. Terapia Psicologica, 22 (2), Acedido Maio 10, 2012, em

DIMENSÕES PSÍQUICAS DO USO DE MEDICAMENTOS 1. Jacson Fantinelli Dos Santos 2, Tânia Maria De Souza 3.

DIMENSÕES PSÍQUICAS DO USO DE MEDICAMENTOS 1. Jacson Fantinelli Dos Santos 2, Tânia Maria De Souza 3. DIMENSÕES PSÍQUICAS DO USO DE MEDICAMENTOS 1 Jacson Fantinelli Dos Santos 2, Tânia Maria De Souza 3. 1 Ensaio teórico embasado numa pesquisa empírica segundo atendimentos realizados na Clínica de Psicologia

Leia mais

Incurável. Celso Rennó Lima

Incurável. Celso Rennó Lima 1 Incurável Celso Rennó Lima Em seu primeiro encontro com o Outro, consequência da incidência de um significante, o sujeito tem de lidar com um incurável, que não se subjetiva, que não permite que desejo

Leia mais

MESA REDONDA PROPOSTA DE TRABALHO. Título O Amor nas Psicoses: percursos clínicos

MESA REDONDA PROPOSTA DE TRABALHO. Título O Amor nas Psicoses: percursos clínicos MESA REDONDA PROPOSTA DE TRABALHO Título O Amor nas Psicoses: percursos clínicos Henrique Figueiredo Carneiro 1 End.: Rua Aluysio Soriano Aderaldo, 150, apt. 202 Cocó Fortaleza, CE. CEP: 60.191-260 E-mail:

Leia mais

MULHERES MASTECTOMIZADAS: UM OLHAR PSICANALÍTICO. Sara Guimarães Nunes 1

MULHERES MASTECTOMIZADAS: UM OLHAR PSICANALÍTICO. Sara Guimarães Nunes 1 MULHERES MASTECTOMIZADAS: UM OLHAR PSICANALÍTICO Sara Guimarães Nunes 1 1. Aluna Especial do Mestrado em Psicologia 2016.1, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tipo de Apresentação: Comunicação

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG 1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG Disciplina: Conceitos Fundamentais A 1º sem. 2018 Ementa: O curso tem como principal objetivo o estudo de conceitos

Leia mais

Resumo de Monografia de Conclusão do Curso de Graduação em Psicologia, do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ 2

Resumo de Monografia de Conclusão do Curso de Graduação em Psicologia, do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ 2 ENTRE CORTES E AMARRAÇÕES: CONSIDERAÇÕES PSICANALÍTICAS SOBRE AUTOMUTILAÇÃO/CUTTING NA ADOLESCÊNCIA 1 BETWEEN CUTS AND MOORINGS: PSYCHOANALYTIC CONSIDERATIONS ABOUT SELF-MUTILATION/CUTTING IN ADOLESCENCE

Leia mais

Quando o inominável se manifesta no corpo: a psicossomática psicanalítica no contexto das relações objetais

Quando o inominável se manifesta no corpo: a psicossomática psicanalítica no contexto das relações objetais Apresentação em pôster Quando o inominável se manifesta no corpo: a psicossomática psicanalítica no contexto das relações objetais Bruno Quintino de Oliveira¹; Issa Damous²; 1.Discente-pesquisador do Deptº

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social O USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NA CONTEMPORANEIDADE: UMA VISÃO PSICANALÍTICA

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social O USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NA CONTEMPORANEIDADE: UMA VISÃO PSICANALÍTICA O USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NA CONTEMPORANEIDADE: UMA VISÃO PSICANALÍTICA Flávia Angelo Verceze (Discente do Curso de Pós Graduação em Clínica Psicanalítica da UEL, Londrina PR, Brasil; Silvia Nogueira

Leia mais

Sofrimento e dor no autismo: quem sente?

Sofrimento e dor no autismo: quem sente? Sofrimento e dor no autismo: quem sente? BORGES, Bianca Stoppa Universidade Veiga de Almeida-RJ biasborges@globo.com Resumo Este trabalho pretende discutir a relação do autista com seu corpo, frente à

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA III Simpósio da UEFS sobre Autismo O sujeito para além do transtorno do espectro autista.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA III Simpósio da UEFS sobre Autismo O sujeito para além do transtorno do espectro autista. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA III Simpósio da UEFS sobre Autismo O sujeito para além do transtorno do espectro autista Psicomotricidade Um caminho para intervenção com crianças com traços autistas

Leia mais

O estatuto do corpo no transexualismo

O estatuto do corpo no transexualismo O estatuto do corpo no transexualismo Doris Rinaldi 1 Lacan, no Seminário sobre Joyce, assinala a estranheza que marca a relação do homem com o próprio corpo, relação essa que é da ordem do ter e não do

Leia mais

Psicanálise e Saúde Mental

Psicanálise e Saúde Mental Psicanálise e Saúde Mental Pós-graduação Lato Sensu em Psicanálise e Saúde Mental Coordenação: Drª Aparecida Rosângela Silveira Duração: 15 meses Titulação: Especialista em Psicanálise e Saúde Mental Modalidade:

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 78 6 Referências bibliográficas ALMEIDA PRADO, M. C. Uma Introdução aos Qüiproquós Conjugais. In: FÉRES CARNEIRO T. (org.). Relação Amorosa, Casamento, Separação e Terapia de Casal. Rio de Janeiro: Associação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS CHF 907 PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE --

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS CHF 907 PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE -- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS CHF 907 PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE -- CARGA HORÁRIA CRÉDITOS PROFESSOR(A) T

Leia mais

Ingesta líquida e o Paciente Renal Crônico: A Restrição do Essencial e o Essencial da Restrição, a clínica do excesso.

Ingesta líquida e o Paciente Renal Crônico: A Restrição do Essencial e o Essencial da Restrição, a clínica do excesso. Ingesta líquida e o Paciente Renal Crônico: A Restrição do Essencial e o Essencial da Restrição, a clínica do excesso. Bárbara Breder 1 Este trabalho surge do diálogo estabelecido sobre a clínica com pacientes

Leia mais

recomendações Atualização de Condutas em Pediatria

recomendações Atualização de Condutas em Pediatria Atualização de Condutas em Pediatria nº 55 Departamentos Científicos da SPSP, gestão 2010-2013. Departamento de Endocrinologia Descompensação diabética Pais e bebê: interface entre Pediatria e Psicanálise

Leia mais

Corpos Marcados: Adolescência, Identidade e Cuidados com o Corpo na Contemporaneidade

Corpos Marcados: Adolescência, Identidade e Cuidados com o Corpo na Contemporaneidade Corpos Marcados: Adolescência, Identidade e Cuidados com o Corpo na Contemporaneidade Marcela Rezende Géa A adolescência é caracterizada por ser um período intermediário entre a infância e o mundo adulto,

Leia mais

A LINGUAGEM NO CENTRO DA FORMAÇÃO DO SUJEITO. Avanete Pereira Sousa 1 Darlene Silva Santos Santana 2 INTRODUÇÃO

A LINGUAGEM NO CENTRO DA FORMAÇÃO DO SUJEITO. Avanete Pereira Sousa 1 Darlene Silva Santos Santana 2 INTRODUÇÃO A LINGUAGEM NO CENTRO DA FORMAÇÃO DO SUJEITO Avanete Pereira Sousa 1 Darlene Silva Santos Santana 2 INTRODUÇÃO A natureza humana perpassa pelo campo da linguagem, quando é a partir da interação verbal

Leia mais

PsicoDom, v.1, n.1, dez

PsicoDom, v.1, n.1, dez PsicoDom, v.1, n.1, dez. 2007 13 Resenha do livro Categorias Conceituais da Subjetividade Jorge Sesarino 1 Fabio Thá, conhecido nome da psicanálise em Curitiba, foi um dos pioneiros no estudo da obra de

Leia mais

Como a análise pode permitir o encontro com o amor pleno

Como a análise pode permitir o encontro com o amor pleno Centro de Estudos Psicanalíticos - CEP Como a análise pode permitir o encontro com o amor pleno Laura Maria do Val Lanari Ciclo II, terça-feira à noite O presente trabalho tem por objetivo relatar as primeiras

Leia mais

O Efeito Depressivo Eduardo Mendes Ribeiro

O Efeito Depressivo Eduardo Mendes Ribeiro O Efeito Depressivo Eduardo Mendes Ribeiro As estatísticas médicas e farmacêuticas indicam que vivemos em tempos de depressão. Nada de novo nesta constatação. Entretanto, chama a atenção o fato de outras

Leia mais

NOME DO PAI E REAL. Jacques Laberge 1

NOME DO PAI E REAL. Jacques Laberge 1 NOME DO PAI E REAL Jacques Laberge 1 Na época em que estava proferindo seu Seminário As formações do inconsciente, Lacan retomou pontos de seu Seminário III, As psicoses em De uma questão preliminar a

Leia mais

As Implicações do Co Leito entre Pais e Filhos para a Resolução do Complexo de Édipo. Sandra Freiberger

As Implicações do Co Leito entre Pais e Filhos para a Resolução do Complexo de Édipo. Sandra Freiberger As Implicações do Co Leito entre Pais e Filhos para a Resolução do Complexo de Édipo Sandra Freiberger Porto Alegre, 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO: INTERVENÇÃO

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas BARROS, R. do R. O Sintoma enquanto contemporâneo. In: Latusa, n. 10. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Psicanálise Seção Rio, 2005, p. 17-28. COTTET, S. Estudos clínicos.

Leia mais

CLÍNICA, TRANSFERÊNCIA E O DESEJO DO ANALISTA 1 CLINIC, TRANSFERENCE AND DESIRE OF THE ANALYST. Fernanda Correa 2

CLÍNICA, TRANSFERÊNCIA E O DESEJO DO ANALISTA 1 CLINIC, TRANSFERENCE AND DESIRE OF THE ANALYST. Fernanda Correa 2 CLÍNICA, TRANSFERÊNCIA E O DESEJO DO ANALISTA 1 CLINIC, TRANSFERENCE AND DESIRE OF THE ANALYST Fernanda Correa 2 1 Monografia de Conclusão do Curso de Graduação em Psicologia 2 Aluna do Curso de Graduação

Leia mais

PSICOPATOLOGIA E NOVOS PARADIGMAS

PSICOPATOLOGIA E NOVOS PARADIGMAS AULA INAGURAL: MESTRADO / DOUTORADO EM PSICÁNALISE, FAMÍLIA E COMUNIDADE PSICOPATOLOGIA E NOVOS PARADIGMAS Dra.Blanca de Souza V.Morales blancmorales@yahoo.com.br PSICOPATOLOGIA O termo é de origem grega

Leia mais

FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009

FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009 FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009 APRESENTAÇÃO O Corpo de Formação em Psicanálise do Instituto da Psicanálise Lacaniana- IPLA trabalhará neste ano de 2009 a atualidade clínica dos quatro conceitos fundamentais

Leia mais

FERNANDES, Maria Helena. Transtornos alimentares: anorexia e bulimia. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. ISBN

FERNANDES, Maria Helena. Transtornos alimentares: anorexia e bulimia. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. ISBN N FERNANDES, Maria Helena. Transtornos alimentares: anorexia e bulimia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. 303p. ISBN 85-7396-465-0. o primoroso livro de Maria Helena Fernandes temos a oportunidade de

Leia mais

2º Período Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta. Genética Etel - 1P (Obrigatória para o 69 e. Epistemológicos e

2º Período Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta. Genética Etel - 1P (Obrigatória para o 69 e. Epistemológicos e QUADRO DE HORÁRIOS DO 1º SEMESTRE DE 2013 Data de divulgação: 04/04/2013 1º Período Informática - 1P Fábio - ICT Genética RPS00011-11h/13h Fundamentos Histórico- Etel - 1P Epistemológicos e RPS00003 (A

Leia mais

COMENTÁRIOS SOBRE A DIREÇÃO DA CURA 1. Muito foi dito, durante esta semana, sobre a ética e a direção da cura, textos

COMENTÁRIOS SOBRE A DIREÇÃO DA CURA 1. Muito foi dito, durante esta semana, sobre a ética e a direção da cura, textos COMENTÁRIOS SOBRE A DIREÇÃO DA CURA 1 Alejandro Luis Viviani 2 Muito foi dito, durante esta semana, sobre a ética e a direção da cura, textos importantes na obra de Lacan; falar deles implica fazer uma

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS ESTÁGIO CURRICULAR 2018/2 LOCAL VAGAS MODALIDADE DE ESTÁGIO DATA ENTREVISTA

Leia mais

7. Referências Bibliográficas

7. Referências Bibliográficas 102 7. Referências Bibliográficas ANSERMET, François. Clínica da Origem: a criança entre a medicina e a psicanálise. [Opção Lacaniana n 02] Rio de Janeiro: Contra capa livraria, 2003. ARAÚJO, Marlenbe

Leia mais

8. Referências bibliográficas

8. Referências bibliográficas 8. Referências bibliográficas ABRAM, J. (2000). A Linguagem de Winnicott. Revinter, Rio de Janeiro. ANDRADE, V. M. (2003). Um diálogo entre a psicanálise e a neurociência. Casa do Psicólogo, São Paulo.

Leia mais

GT: Psicanálise, Subjetivação e Cultura Contemporânea

GT: Psicanálise, Subjetivação e Cultura Contemporânea GT: Psicanálise, Subjetivação e Cultura Contemporânea Reunião no XVI Simpósio de Pesquisa da ANPEPP Maceió, 7 a 10 de Junho de 2016 Coordenação: Leopoldo Fulgencio (IPUSP) Vice-Coordenação: Joel Birman

Leia mais

Opção Lacaniana online nova série Ano 5 Número 14 julho 2014 ISSN FPS e sinthome. Paola Salinas

Opção Lacaniana online nova série Ano 5 Número 14 julho 2014 ISSN FPS e sinthome. Paola Salinas Opção Lacaniana online nova série Ano 5 Número 14 julho 2014 ISSN 2177-2673 1 Paola Salinas Este texto visa clarear algumas indagações a respeito do fenômeno psicossomático a partir da noção de sinthome

Leia mais

ALIENAÇÃO E SEPARAÇÃO. Mical Marcelino Margarete Pauletto Renata Costa

ALIENAÇÃO E SEPARAÇÃO. Mical Marcelino Margarete Pauletto Renata Costa ALIENAÇÃO E SEPARAÇÃO Mical Marcelino Margarete Pauletto Renata Costa Objetivo Investigar a Alienação e Separação, conceitos fundamentais para entender: CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO SUBJETIVIDADE EIXOS DE ORGANIZAÇÃO

Leia mais

VI Congresso de Neuropsicologia e Aprendizagem de Poços de Caldas

VI Congresso de Neuropsicologia e Aprendizagem de Poços de Caldas VI Congresso de Neuropsicologia e Aprendizagem de Poços de Caldas Psicopatologia e Aprendizagem: a constituição da subjetividade e seu entorno cultural Profa. Dra. Nadia A. Bossa Nosso Percurso Teórico

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas 98 Referências Bibliográficas ALBERTI, S. Esse Sujeito Adolescente. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 1999. APOLINÁRIO, C. Acting out e passagem ao ato: entre o ato e a enunciação. In: Revista Marraio.

Leia mais

O MASOQUISMO E O PROBLEMA ECONÔMICO EM FREUD. Esse trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de

O MASOQUISMO E O PROBLEMA ECONÔMICO EM FREUD. Esse trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de O MASOQUISMO E O PROBLEMA ECONÔMICO EM FREUD Mariana Rocha Lima Sonia Leite Esse trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Psicanálise da UERJ, cujo objetivo

Leia mais

INTRODUÇÃO À PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA. Profa. Dra. Laura Carmilo granado

INTRODUÇÃO À PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA. Profa. Dra. Laura Carmilo granado INTRODUÇÃO À PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA Profa. Dra. Laura Carmilo granado Pathos Passividade, paixão e padecimento - padecimentos ou paixões próprios à alma (PEREIRA, 2000) Pathos na Grécia antiga Platão

Leia mais

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO Pontifícia Universidade Católica de Goiás Psicologia Jurídica A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO Profa. Ms. Joanna Heim PSICOLOGIA Contribuições Histórica Filosóficas Fisiológicas FILOSÓFICA(psyché = alma e logos=razão)

Leia mais

A PRÁTICA COM FAMÍLIAS NAS INSTITUIÇÕES: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E TÉCNICAS

A PRÁTICA COM FAMÍLIAS NAS INSTITUIÇÕES: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E TÉCNICAS 1 A PRÁTICA COM FAMÍLIAS NAS INSTITUIÇÕES: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E TÉCNICAS Coordenadora: Profa Associada Belinda Vice Coordenadora: Profa Associada Vera Sílvia Facciolla Paiva Organização: Marcelo Agostinho

Leia mais

Tentativas de Suicídio: abordagens na Atenção Primária. Prof. Dr. Maurício Eugênio Maliska

Tentativas de Suicídio: abordagens na Atenção Primária. Prof. Dr. Maurício Eugênio Maliska Tentativas de Suicídio: abordagens na Atenção Primária Prof. Dr. Maurício Eugênio Maliska Aspectos Históricos e Culturais O suicídio já foi motivo de admiração, tolerância, discriminação e condenação ao

Leia mais

O OBJETO A E SUA CONSTRUÇÃO

O OBJETO A E SUA CONSTRUÇÃO O OBJETO A E SUA CONSTRUÇÃO 2016 Marcell Felipe Psicólogo clínico graduado pelo Centro Universitário Newont Paiva (MG). Pós graduado em Clínica Psicanalítica pela Pontifícia Católica de Minas Gerais (Brasil).

Leia mais

DISCUSSÃO AO TRABALHO DA INSTITUIÇÃO CARTÉIS CONSTITUINTES DA ANALISE FREUDIANA: A psicanálise: à prova da passagem do tempo

DISCUSSÃO AO TRABALHO DA INSTITUIÇÃO CARTÉIS CONSTITUINTES DA ANALISE FREUDIANA: A psicanálise: à prova da passagem do tempo DISCUSSÃO AO TRABALHO DA INSTITUIÇÃO CARTÉIS CONSTITUINTES DA ANALISE FREUDIANA: A psicanálise: à prova da passagem do tempo DISCUTIDO PELA ESCOLA FREUDIANA DA ARGENTINA NOEMI SIROTA O trabalho permite

Leia mais

Tempos significantes na experiência com a psicanálise 1

Tempos significantes na experiência com a psicanálise 1 Tempos significantes na experiência com a psicanálise 1 Cássia Fontes Bahia O termo significante está sendo considerado aqui em relação ao desdobramento que pode tomar em um plano mais simples e primeiro

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HORÁRIO DAS DISCIPLINAS 1º SEMESTRE DE º SEMESTRE CURRICULAR NOTURNO. Psicologia da Personalidade I

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HORÁRIO DAS DISCIPLINAS 1º SEMESTRE DE º SEMESTRE CURRICULAR NOTURNO. Psicologia da Personalidade I 1º SEMESTRE CURRICULAR NOTURNO Leitura e produção de texto da Personalidade I Genética Humana Anatomia e Fisiologia Leitura e produção de texto da Personalidade I Genética Humana Anatomia e Fisiologia

Leia mais

NÃO É SÓ A AIDS O DISCURSO ARRANJA-DOR QUE A SAÚDE NÃO ESCUTA

NÃO É SÓ A AIDS O DISCURSO ARRANJA-DOR QUE A SAÚDE NÃO ESCUTA CONEXÃO FAMETRO 2017: ARTE E CONHECIMENTO XIII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 NÃO É SÓ A AIDS O DISCURSO ARRANJA-DOR QUE A SAÚDE NÃO ESCUTA Bruno de Oliveira Ramos Graduando em Psicologia pela FAMETRO

Leia mais

O NÃO LUGAR DAS NÃO NEUROSES NA SAÚDE MENTAL

O NÃO LUGAR DAS NÃO NEUROSES NA SAÚDE MENTAL O NÃO LUGAR DAS NÃO NEUROSES NA SAÚDE MENTAL Letícia Tiemi Takuschi RESUMO: Percebe-se que existe nos equipamentos de saúde mental da rede pública uma dificuldade em diagnosticar e, por conseguinte, uma

Leia mais

Revistas de Psicologia Indexadas no INDEXPSI

Revistas de Psicologia Indexadas no INDEXPSI Revistas de Psicologia Indexadas no INDEXPSI Adolescência Latinoamericana (ISSN: 1414-7130) Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica (ISSN: 1516-1498) Alethéia: Revista do Curso de Psicologia (ISSN: 1413-0394)

Leia mais

O real escapou da natureza

O real escapou da natureza Opção Lacaniana online nova série Ano 4 Número 10 março 2013 ISSN 2177-2673 Sandra Arruda Grostein O objetivo deste texto é problematizar a proposta feita por J.-A. Miller de que o real emancipado da natureza

Leia mais

O Fenômeno Psicossomático (FPS) não é o signo do amor 1

O Fenômeno Psicossomático (FPS) não é o signo do amor 1 O Fenômeno Psicossomático (FPS) não é o signo do amor 1 Joseane Garcia de S. Moraes 2 Na abertura do seminário 20, mais ainda, cujo título em francês é encore, que faz homofonia com en corps, em corpo,

Leia mais

O ATO PSICANALÍTICO NO CAMPO DO GOZO. verificação e comprovação. Sendo esse o tema de nosso projeto de mestrado,

O ATO PSICANALÍTICO NO CAMPO DO GOZO. verificação e comprovação. Sendo esse o tema de nosso projeto de mestrado, O ATO PSICANALÍTICO NO CAMPO DO GOZO Liliana Marlene da Silva Alves Sérgio Scotti O ato psicanalítico é fonte de interrogação e instrumento de autorização para todo aquele que se propõe seguir uma prática

Leia mais

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA Estudo da forma, estrutura, localização e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA:

Leia mais

Editorial A questão da qualidade

Editorial A questão da qualidade Editorial A questão da qualidade Manoel Tosta Berlinck Diz-se que a qualidade da produção é o grande desafio que temos à nossa frente, como editores de periódicos e autores de artigos científicos. O que

Leia mais

Um rastro no mundo: as voltas da demanda 1

Um rastro no mundo: as voltas da demanda 1 Um rastro no mundo: as voltas da demanda 1 Maria Lia Avelar da Fonte 2 1 Trabalho apresentado no Simpósio de Intersecção Psicanalítica do Brasil. Brasília, 2006. Trabalho Publicado no livro As identificações

Leia mais

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS): RELATO DE EXPERIÊNCIA

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS): RELATO DE EXPERIÊNCIA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS): RELATO DE EXPERIÊNCIA MICHELE ALVES BRONDANI 1 MARIANNA DIDONET HOLLERBACH 2 CERVITA ROMERO CAVALEIRO 3 LUCIANE BENVEGNU PICCOLOTO 4 RESUMO As

Leia mais

Carta 69 (1897) in:... volume 1, p Hereditariedade e a etiologia das neuroses (1896) in:... volume 3, p Mecanismo Psíquico do

Carta 69 (1897) in:... volume 1, p Hereditariedade e a etiologia das neuroses (1896) in:... volume 3, p Mecanismo Psíquico do 104 Bibliografia: BORING, E. G. & HERRNSTEIN, R. J. (orgs.) Textos Básicos de História da Psicologia. São Paulo: Editora Herder, 1971. CAMPOS, Flavia Sollero. Psicanálise e Neurociência: Dos Monólogos

Leia mais

A AGRESSIVIDADE NA INFÂNCIA E AS FUNÇÕES PARENTAIS NA ATUALIDADE: UM RECORTE CLÍNICO DA SAÚDE MENTAL

A AGRESSIVIDADE NA INFÂNCIA E AS FUNÇÕES PARENTAIS NA ATUALIDADE: UM RECORTE CLÍNICO DA SAÚDE MENTAL A AGRESSIVIDADE NA INFÂNCIA E AS FUNÇÕES PARENTAIS NA ATUALIDADE: UM RECORTE CLÍNICO DA SAÚDE MENTAL Ana Helena Dias Avila Porto Alegre, 2017. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA

Leia mais

Programa da Formação em Psicoterapia

Programa da Formação em Psicoterapia Programa da Formação em Psicoterapia Ano Programa de Formação de Especialidade em Psicoterapia Unidades Seminários Tópicos Programáticos Horas dos Módulos Desenvolvimento Pessoal do Psicoterapeuta > Construção

Leia mais

UM RASTRO NO MUNDO: AS VOLTAS DA DEMANDA 1 Maria Lia Avelar da Fonte 2

UM RASTRO NO MUNDO: AS VOLTAS DA DEMANDA 1 Maria Lia Avelar da Fonte 2 UM RASTRO NO MUNDO: AS VOLTAS DA DEMANDA 1 Maria Lia Avelar da Fonte 2 O tema da identificação é vasto, complexo e obscuro. Talvez por isso Lacan a ele se refira como a floresta da identificação. Embora

Leia mais

O real no tratamento analítico. Maria do Carmo Dias Batista Antonia Claudete A. L. Prado

O real no tratamento analítico. Maria do Carmo Dias Batista Antonia Claudete A. L. Prado O real no tratamento analítico Maria do Carmo Dias Batista Antonia Claudete A. L. Prado Aula de 23 de novembro de 2009 Como conceber o gozo? Gozo: popularmente, é traduzido por: posse, usufruto, prazer,

Leia mais

Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum

Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro 2ª aula Diferenciação

Leia mais

QUADRO DE VAGAS 2018/1 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

QUADRO DE VAGAS 2018/1 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS ESTÁGIO CURRICULAR 2018/1 QUADRO DE VAGAS 2018/1 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

Leia mais

O QUE SE PEDE NÃO É O QUE SE DESEJA: OS EFEITOS DA ESCUTA DO PSICANALISTA NO HOSPITAL. Aline da Costa Jerônimo i, Roseane Freitas Nicolau ii.

O QUE SE PEDE NÃO É O QUE SE DESEJA: OS EFEITOS DA ESCUTA DO PSICANALISTA NO HOSPITAL. Aline da Costa Jerônimo i, Roseane Freitas Nicolau ii. O QUE SE PEDE NÃO É O QUE SE DESEJA: OS EFEITOS DA ESCUTA DO PSICANALISTA NO HOSPITAL Aline da Costa Jerônimo i, Roseane Freitas Nicolau ii Resumo Este trabalho é parte dos resultados da pesquisa realizada

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR * 1º PERÍODO* Psicologia, Ciência e Profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 História da Psicologia -------- 60 PPB I Processos Cognitivos -------- 60 Fisiologia e Comportamento -------- 30 Práticas

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Psicologia

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Psicologia Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003048A - Psicologia Docente(s) Érico Bruno Viana Campos Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Psicologia

Leia mais

A FUNÇÃO DO DESEJO NA APRENDIZAGEM. Freud nos ensina no texto Três ensaios sobre a sexualidade (1905/2006) que a

A FUNÇÃO DO DESEJO NA APRENDIZAGEM. Freud nos ensina no texto Três ensaios sobre a sexualidade (1905/2006) que a A FUNÇÃO DO DESEJO NA APRENDIZAGEM Mônica Regina Nogueira da Silva Vulej Freud nos ensina no texto Três ensaios sobre a sexualidade (1905/2006) que a pulsão do saber está ligada à necessidade de investigação

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas ABREU, T. Perversão generalizada. In: Agente: Revista digital de psicanálise da EBP-Bahia, n. 03. Salvador: EBP-Bahia, 2007. Disponível em: .

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 20/07/2015 Currículo de Cursos Hora: 15:34:40

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 20/07/2015 Currículo de Cursos Hora: 15:34:40 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 20/07/2015 Currículo de Cursos Hora: 15:34:40 Curso: Psicologia Nível: Ensino Superior Grau Conferido: Psicólogo Turno: Integral Tipo: Curso Modalidade: Bacharelado

Leia mais

Instituto Trianon de Psicanálise

Instituto Trianon de Psicanálise Instituto Trianon de Psicanálise CLaP Centro Lacaniano de Pesquisa em Psicanálise Aula de 22.09.2009 Estádio do Espelho e Esquema Óptico Antonia Claudete Amaral Livramento Prado O corpo e o psíquico em

Leia mais

AS DEPRESSÕES NA ATUALIDADE: UMA QUESTÃO CLÍNICA? OU DISCURSIVA?

AS DEPRESSÕES NA ATUALIDADE: UMA QUESTÃO CLÍNICA? OU DISCURSIVA? Anais do V Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF AS DEPRESSÕES NA ATUALIDADE: UMA QUESTÃO CLÍNICA? OU DISCURSIVA? Amanda Andrade Lima Mestrado/UFF Orientadora:

Leia mais

O saber construído em análise e a invenção Autor: Mônica Assunção Costa Lima Professora da Puc-Minas Doutora em Teoria Psicanalítica pela

O saber construído em análise e a invenção Autor: Mônica Assunção Costa Lima Professora da Puc-Minas Doutora em Teoria Psicanalítica pela O saber construído em análise e a invenção Autor: Mônica Assunção Costa Lima Professora da Puc-Minas Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro 1 Resumo: O trabalho examina

Leia mais

8 Referências bibliográficas

8 Referências bibliográficas 8 Referências bibliográficas ANDRÉ, S. A impostura perversa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995. BARANDE, R. Poderemos nós não ser perversos? Psicanalistas, ainda mais um esforço. In: M UZAN, M. et al.

Leia mais

(www.fabiobelo.com.br) O Corpo na Neurose. Prof. Fábio Belo

(www.fabiobelo.com.br) O Corpo na Neurose. Prof. Fábio Belo (www.fabiobelo.com.br) O Corpo na Neurose Prof. Fábio Belo O Corpo na Psicanálise Alvo das excitações do outro: libidinização sexual e/ou mortífira; Superfície do narcisismo; Objeto de amoródio do outro:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 10/07/2019 Currículo de Cursos Hora: 12:21:13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 10/07/2019 Currículo de Cursos Hora: 12:21:13 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 10/07/2019 Currículo de Cursos Hora: 12:21:13 Curso: Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: Documento de Autorização: Psicologia Ensino

Leia mais

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Para que se possa compreender de forma mais ampla o tema da afetividade na educação infantil, entendemos que primeiramente faz-se necessário

Leia mais

1º SEMESTRE FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA II 60 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA: CIÊNCIAS E PROFISSÃO 60 LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 60

1º SEMESTRE FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA II 60 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA: CIÊNCIAS E PROFISSÃO 60 LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 60 23/03/2018 19:07 Página 1 de 3 2016.2 Grade: ÊNFASE: PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS Modalidade: BAARELADO 1º SEMESTRE Código 100603 1006.04 1006.01 100602 1006.05 FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA

Leia mais

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS: TRANSFERÊNCIA E ENTRADA EM ANÁLISE. psicanálise com crianças, sustentam um tempo lógico, o tempo do inconsciente de fazer

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS: TRANSFERÊNCIA E ENTRADA EM ANÁLISE. psicanálise com crianças, sustentam um tempo lógico, o tempo do inconsciente de fazer PSICANÁLISE COM CRIANÇAS: TRANSFERÊNCIA E ENTRADA EM ANÁLISE Pauleska Asevedo Nobrega Assim como na Psicanálise com adultos, as entrevistas preliminares na psicanálise com crianças, sustentam um tempo

Leia mais

Geovane dos Santos da Rocha 1 Miriam Izolina Padoin Dalla Rosa 2

Geovane dos Santos da Rocha 1 Miriam Izolina Padoin Dalla Rosa 2 5. DROGAS: O OBJETO a NO CAPITALISMO? Geovane dos Santos da Rocha 1 Miriam Izolina Padoin Dalla Rosa 2 É notória a existência de diversos sujeitos que, apesar de seus esforços, não conseguem se separar

Leia mais

Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004

Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004 Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004 Sobre o incurável do sinthoma Ângela Batista * "O que não entendi até agora, não entenderei mais. Graciela Brodsky Este trabalho reúne algumas questões discutidas

Leia mais

A INCOMPREENSÃO DA MATEMÁTICA É UM SINTOMA?

A INCOMPREENSÃO DA MATEMÁTICA É UM SINTOMA? A INCOMPREENSÃO DA MATEMÁTICA É UM SINTOMA? ROSELI MARIA RODELLA DE OLIVEIRA rrodella@gmail.com A proposta deste trabalho é explicar o sintoma de incompreensão da matemática. Ela está inspirada em uma

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. * 1º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H

MATRIZ CURRICULAR. * 1º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H * 1º PERÍODO* Psicologia, Ciência e Profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 Historia da Psicologia -------- 60 PPB I Processos Cognitivos -------- 60 Fisiologia e Comportamento -------- 30 Práticas

Leia mais

A Concepção de Trauma em Sigmund Freud e Sándor Ferenczi

A Concepção de Trauma em Sigmund Freud e Sándor Ferenczi A Concepção de Trauma em Sigmund Freud e Sándor Ferenczi Fernanda Altermann Batista Email: fealtermann@hotmail.com Esse trabalho surgiu de pesquisa realizada no Laboratório de Epistemologia e Clínica Psicanalítica

Leia mais

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo. Oi, Somos do curso de Psicologia da Universidade Franciscana, e esse ebook é um produto exclusivo criado pra você. Nele, você pode ter um gostinho de como é uma das primeiras aulas do seu futuro curso.

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Curso de Especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica. Estrutura Curricular disciplina/carga horária. Módulo I: A clínica psicanalítica: história, bases epistemológicas e o desenvolvimento

Leia mais

RESENHAS DE LIVROS. Henrique Figueiredo Carneiro AIDS. A NOVA DESRAZÃO DA HUMANIDADE São Paulo, Ed. Escuta, 2000, 151p.

RESENHAS DE LIVROS. Henrique Figueiredo Carneiro AIDS. A NOVA DESRAZÃO DA HUMANIDADE São Paulo, Ed. Escuta, 2000, 151p. RESENHAS DE LIVROS Henrique Figueiredo Carneiro AIDS. A NOVA DESRAZÃO DA HUMANIDADE São Paulo, Ed. Escuta, 2000, 151p. Mais um livro sobre AIDS, folhetim ou boletim informativo, recheado de números de

Leia mais

Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga.

Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga. Contribuições das Neurociências para a Qualidade e Inclusão na Educação Profa. Dra. Nádia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga,

Leia mais

GT Psicopatologia e Psicanálise. Reunião no XVI Simpósio de Pesquisa da ANPEPP Maceió, 7 a 10 de Junho de 2016

GT Psicopatologia e Psicanálise. Reunião no XVI Simpósio de Pesquisa da ANPEPP Maceió, 7 a 10 de Junho de 2016 GT Psicopatologia e Psicanálise Reunião no XVI Simpósio de Pesquisa da ANPEPP Maceió, 7 a 10 de Junho de 2016 Coordenação: Vera Lopes Besset besset@terra.com.br Vice-coordenação: Edilene Freire de Queiroz

Leia mais

Coordenador do Núcleo de Psicanálise e Medicina

Coordenador do Núcleo de Psicanálise e Medicina O corpo e os objetos (a) na clínica dos transtornos alimentares Lázaro Elias Rosa Coordenador do Núcleo de Psicanálise e Medicina Com este título, nomeamos o conjunto de nossos trabalhos, bem como o rumo

Leia mais

A ESCRAVIDÃO. O DISCURSO DA LIBERDADE É MÍTICO

A ESCRAVIDÃO. O DISCURSO DA LIBERDADE É MÍTICO A ESCRAVIDÃO. O DISCURSO DA LIBERDADE É MÍTICO Rachel Rangel Bastos 1 Pretendemos aqui discutir a questão da dominação e servidão, independência e dependência, como noções que vinculam o desejo ao desejo

Leia mais

O QUE SE TOCA NO TRATAMENTO PSICANALÍTICO Ednei Soares As atualizações da prática psicanalítica a fazem encarar o desafio de responder a dispositivos

O QUE SE TOCA NO TRATAMENTO PSICANALÍTICO Ednei Soares As atualizações da prática psicanalítica a fazem encarar o desafio de responder a dispositivos O QUE SE TOCA NO TRATAMENTO PSICANALÍTICO Ednei Soares As atualizações da prática psicanalítica a fazem encarar o desafio de responder a dispositivos diferentes daquele no qual ela foi originalmente pensada,

Leia mais

Obesidade como sintoma psicossomático e como a não simbolização da falta.

Obesidade como sintoma psicossomático e como a não simbolização da falta. Obesidade como sintoma psicossomático e como a não simbolização da falta. Soraia H. S. D Oliveira RESUMO: Este trabalho visa fazer uma pequena reflexão sobre a obesidade, discutindo-a como sintoma psicossomático

Leia mais

ISSN: O SINTOMA FALTA DE DESEJO EM UMA CONCEPÇÃO FREUDIANA

ISSN: O SINTOMA FALTA DE DESEJO EM UMA CONCEPÇÃO FREUDIANA O SINTOMA FALTA DE DESEJO EM UMA CONCEPÇÃO FREUDIANA Carla Cristiane de Oliveira Pinheiro * (UESB) Maria da Conceição Fonseca- Silva ** (UESB) RESUMO O objetivo deste artigo é avaliar a teoria Freudiana

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E CURSO: MESTRADO PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E CURSO: MESTRADO PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM CURSO: MESTRADO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: PDA00021 - Desenvolvimento Psicossexual e Constituição da Personalidade na Abordagem

Leia mais

Componente Curricular: Psicologia e Sexualidade Professoras: Adalene Sales e Paula Montagna Período: 7º Noturno Ano:

Componente Curricular: Psicologia e Sexualidade Professoras: Adalene Sales e Paula Montagna Período: 7º Noturno Ano: DATA 28/01 Aula 1 04/02 Aula 2 Nº DE AULA TEÓRICA/ PRÁTICA CRÉDITOS Componente Curricular: Psicologia e Sexualidade Professoras: Adalene Sales e Paula Montagna Período: 7º Noturno Ano: 2015.1 TOTAL DE

Leia mais

Sigmund Freud Profª Karina Oliveira Bezerra p.456, 467 e 458

Sigmund Freud Profª Karina Oliveira Bezerra p.456, 467 e 458 Sigmund Freud 1856-1839 Profª Karina Oliveira Bezerra p.456, 467 e 458 Inconsciente Freud, no início do século XX, pôs em questão o otimismo racionalista. Fez descobertas que, até agora, continuam impondo

Leia mais

EXPRESSÃO E CRIAÇÃO NA CLÍNICA DA TOXICOMANIA

EXPRESSÃO E CRIAÇÃO NA CLÍNICA DA TOXICOMANIA EXPRESSÃO E CRIAÇÃO NA CLÍNICA DA TOXICOMANIA Luiz Alberto Tavares CETAD/UFBA Em nossa prática clinica percebemos que existem manifestações que não se apresentam como um sintoma, no sentido clássico do

Leia mais

Motricidade Humana. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Motricidade Humana. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Motricidade Humana Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Motricidade Humana Elaborada por Manuel Sérgio na década de 80. Universidade Técnica de Lisboa (UTL) Livros: O desporto como pratica filosófica

Leia mais