Aconselham-se ciclos terapêuticos de 3-6 meses segundo o critério médico.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aconselham-se ciclos terapêuticos de 3-6 meses segundo o critério médico."

Transcrição

1 RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 - NOME DO MEDICAMENTO Bendalina 500 mg comprimidos 2 - COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém: Substância activa: Bendazac de lisina di-hidratada: 500 mg Lista completa de excipientes, ver secção FORMA FARMACÊUTICA Comprimidos 4 - INFORMAÇÕES CLINICAS 4.1. Indicações terapêuticas Catarata idiopática pré-senil e senil cortical em fase inicial; catarata juvenil; catarata diabética; opacificação do córtex ou do núcleo do cristalino de qualquer etiologia Posologia e modo de administração Adultos: Um comprimido três vezes ao dia após as refeições. Crianças: Meio comprimido três vezes ao dia após as refeições Aconselham-se ciclos terapêuticos de 3-6 meses segundo o critério médico Contra-indicações História de hemorragia gastrointestinal ou perfuração, relacionada com terapêutica anterior com AINE. Úlcera péptica/hemorragia activa ou história de úlcera péptica/hemorragia recorrente (dois ou mais episódios distintos de ulceração ou hemorragia comprovada). Insuficiência cardíaca grave. Insuficiência hepática.

2 Hipersensibilidade individual aos componentes do produto Advertências e precauções especiais de utilização A administração concomitante de Bendalina, comprimidos, com outros AINE, incluindo inibidores selectivos da ciclooxigenase-2, deve ser evitada. Os efeitos indesejáveis podem ser minimizados utilizando a menor dose eficaz durante o menor período de tempo necessário para controlar a sintomatologia. Idosos: Os idosos apresentam uma maior frequência de reacções adversas com AINE, especialmente de hemorragias gastrointestinais e de perfurações que podem ser fatais. Hemorragia, ulceração e perfuração gastrointestinal: Têm sido notificados com todos os AINE casos de hemorragia, ulceração e perfuração gastrointestinal potencialmente fatais, em várias fases do tratamento, associados ou não a sintomas de alerta ou história de eventos gastrointestinais graves. O risco de hemorragia, ulceração ou perfuração é maior com doses mais elevadas de AINE, em doentes com história de úlcera péptica, especialmente se associada a hemorragia ou perfuração (ver secção 4.3) e em doentes idosos. Nestas situações devem ser instruídos no sentido de informar o seu médico assistente sobre a ocorrência de sintomas abdominais e de hemorragia digestiva, sobretudo nas fases iniciais do tratamento. Nestes doentes o tratamento deve ser iniciado com a menor dose eficaz. A coadministração de agentes protectores (ex: misoprostol ou inibidores da bomba de protões) deverá ser considerada nestes doentes, assim como naqueles que necessitem de tomar simultaneamente ácido acetilsalicílico em doses baixas, ou outros medicamentos susceptíveis de aumentar o risco de úlcera ou hemorragia, tais como corticosteróides, anticoagulantes (como a varfarina), inibidores selectivos da recaptação da serotonina ou anti-agregantes plaquetários tais como o ácido acetilsalicílico (ver secção 4.5). Em caso de hemorragia gastrointestinal ou ulceração em doentes a tomar Bendalina, comprimidos, o tratamento deve ser interrompido. Os AINE devem ser administrados com precaução em doentes com história de doença inflamatória do intestino (colite ulcerosa, doença de Crohn), na medida em que estas situações podem ser exacerbadas (ver secção 4.8). A administração em doentes com história de hipertensão e/ou insuficiência cardíaca deve ser feita co precaução, ne medida em que têm sido notificados casos de retenção de líquidos e edema em associação com a administração de AINE. Têm sido muito raramente notificadas reacções cutâneas graves, algumas das quais fatais, incluindo dermatite esfoliativa, síndroma de Stevens.Johnson e necrólise epidérmica tóxica, associadas à administração de AINE, (ver secção 4.8). Aparentemente o risco de ocorrência destas reacções é maior no inicio do

3 tratamento, sendo que na maioria dos casos estas reacções se manifestam durante o primeiro mês de tratamento. Bendalina, comprimidos deve ser interrompido aos primeiros sinais de rash, lesões mucosas, ou outras manifestações de hipersensibilidade. Deverão ser feitos periodicamente exames à função hepática, especialmente durante períodos de tratamento prolongado. Manter fora do alcance e da vista das crianças Interacções medicamentosas e outras formas de interacção Diuréticos, Inibidores da Enzima de Conversão da Angiotensina (IECA) e Antagonistas da Angiotensina II (AAII): Os anti-inflamatórios não esteróides (AINE) podem diminuir a eficácia dos diuréticos assim como de outros medicamentos antihipertensores. Nalguns doentes com função renal diminuída (ex: doentes desidratados ou idosos com comprometimento da função renal) a co-administração de um IECA ou AAII e agentes inibidores da ciclooxigenase pode ter como consequência a progressão da deterioração da função renal, incluindo a possibilidade de insuficiência renal aguda, que é normalmente reversível. A ocorrência destas interacções deverá ser tida em consideração em doentes a tomar sal de lisina de bendazac em associação com IECA ou AAII. Consequentemente, esta associação medicamentosa deverá ser administrada com precaução, sobretudo em doentes idosos. Os doentes devem ser adequadamente hidratados e deverá ser analisada a necessidade de monitorizar a função renal após o inicio da terapêutica concomitante, e periodicamente desde então. Corticosteróides: Aumento do risco de ulceração ou hemorragia gastrointestinal (ver secção 4.4). Anti-coagulantes: Os AINE podem aumentar os efeitos dos anti-coagulantes, tais como a varfarina (ver secção 4.4). Agentes anti-agregantes plaquetários e inibidores selectivos da recaptação da serotonina: Aumento do risco de hemorragia gastrointestinal (ver secção 4.4). Não é aconselhável a terapêutica concomitante com fármacos coleréticos Gravidez e aleitamento Apesar da Bendalina não ter revelado no animal efeitos teratogénicos, aconselha-se contudo às mulheres grávidas e às que estão a amamentar, o uso do fármaco, só quando absolutamente necessário e sob controlo médico Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas Não foram observados efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas.

4 4.8 Efeitos indesejáveis Gastrointestinais: Os eventos adversos mais frequentemente observados são de natureza gastrointestinal. Podem ocorrer, em particular nos idosos, úlceras pépticas, perfuração ou hemorragia gastrointestinal potencialmente fatais (ver secção 4.4). Náuseas, dispepsia, vómitos, hematemeses, flatulência, dor abdominal, diarreia, obstipação, melenas, estomatite aftosa, exacerbação de colite ou doença de Crohn (ver secção 4.4) têm sido notificados na sequência da administração destes medicamentos. Menos frequentemente têm vindo a ser observados casos de gastrite. A Bendalina pode exercer excepcionalmente um efeito laxante; em tais casos pode ser necessário reduzir temporariamente a dose para metade. Têm sido notificados casos de edema, hipertensão e insuficiência cardíaca durante o tratamento com AINE. Reacções bolhosas incluindo síndroma de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica (muito raro) Sobredosagem Não foram reportados casos de sobredosagem, devido ao uso da Bendalina. 5 - PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS 5.1. Propriedades farmacodinâmicas Grupo Farmacoterapêutico: Aparelho locomotor. Anti-inflamatórios não esteróides. Derivados do ácido acético Código ATC: M02AA11 O principio activo da Bendalina é o sal de Lisina do bendazac, ou ácido 1-(fenilmetil)- 1-H-Indazol-3-Oxiacético, um fármaco original para o tratamento da catarata, descoberto nos Laboratórios de investigação Angelini F. e creditado nos principais países do mundo. A característica farmacológica fundamental da Bendalina reside na sua acção estabilizadora sobre as proteínas, o que se traduz pela profilaxia dos fenómenos físico-químicos que caracterizam a desnaturação proteica (Silvestrini e col., 1969 e 1970). Esta acção bioquímica foi comprovada no homem através de vários trabalhos, destacando-se o do Peruzy e col., 1968, manifestando-se por uma inibição dos processos inflamatórios de evolução degenerativa necrótica. As proteínas que constituem o cristalino por influências várias (Diabetes, Senescência, Traumatismos, etc) sofrem diversas reacções físico-químicas (desnaturação, Agregação e Precipitação) conduzindo a uma perda das características fisiológicas de transparência à luz por parte do cristalino.

5 A Bendalina, ao atingir concentrações óptimas no cristalino após administração oral, promove uma protecção às proteínas o que leva à interrupção dos processos de desnaturação e, nalguns casos, em especial na catarata pré-senil e senil cortical em fase inicial à regressão da opacidade, como se comprova pelos inúmeros ensaios já realizados. Nos doentes hiperlipémicos observou-se uma tendência para a normalização do quadro lipoproteico. Este facto é importante pela relação por vezes existente entre a catarata e as alterações patológicas do quadro lipídico Propriedades farmacocinéticas Dose Única: Quando administrado por via oral, sob a forma de Sal de lisina, o Bendazac é rapidamente absorvido no homem, atingindo níveis sanguíneos farmacologicamente activos (equivalente aqueles que provocam inibição da desnaturação proteica, agregação e polimerização. Doses Múltiplas: O equilíbrio dos níveis plasmáticos, alcançado ao fim de uma semana de tratamento, mostra que repetidas administrações orais do Sal de Lisina de Bendazac (500 mg t.i.d. durante 21 dias), não origina fenómenos de acumulação. Tempo de Semi-vida: O tempo de semi-vida plasmática do Bendazac em voluntários sãos, após dose oral única (500 mg), sob a forma de sal de lisina, é de 3h40min. O tempo de semi-vida plasmática do Bendazac em voluntários sãos, após a administração oral, de 3 doses diferentes (125, 250 e 500 mg), sob a forma de sal de lisina, é de 2.9, 3.3 e 3.6 horas respectivamente. Após administrações orais, únicas e repetidas, do Sal de Lisina de Bendazac, 80-90% do farmaco presente no sangue, encontra-se na forma não modificada do Bendazac e 10-20% na forma dos derivados 5-hidroxido. Excreção: Após administração única, do sal de lisina de Bendazac, nas dosagens de 500 e 250 mg, cerca de 70% do farmaco é excretado pela urina, em 24 horas. Ligação às proteínas: A quantidade máxima ligada às proteínas no homem, é de cerca de 200 µg/ml Dados de segurança pré-clínica Estudos toxicológicos em diferentes espécies animais, demonstraram que a Bendalina é bem tolerada, não possuindo actividade teratogénea ou mutagénea. A DL50 do produto, administrado por via oral, varia de 1,6 a 3,1 g/kg, dependendo da espécie animal.

6 6 - INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS 6.1. Lista dos excipientes Celulose Microcristalina, Amido de milho, Formaldeído caseína, Polivinilpirrolidona, Aerosil 200, Hidroxipropilcelulose, Estearato de magnésio, Talco Incompatibilidades Não é aconselhável a utilização conjunta com coleréticos Prazo de validade 3 anos Precauções especiais de conservação Não conservar acima de 25ºC Natureza e conteúdo do recipiente Caixa de cartão contendo blisters, formados por material termorresistente PVC, branco opaco, impresso em folha de alumínio, envernizado internamente com verniz resistente ao calor, contendo 20 e 30 comprimidos doseados a 500 mg de Bendazac de lisina di-hidratada. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. 6.6 Precauções especiais de eliminação e manuseamento Não existem requisitos especiais. 7 - TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO L. Lepori, Lda R. João Chagas, n.º 53 Piso Cruz Quebrada-Dafundo 8 - NÚMERO(S) DE AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO N.º de registo: comprimidos, 500 mg, blisters de PVC/Alumínio N.º de registo: comprimidos, 500 mg, blisters de PVC/Alumínio

7 9 - DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Data da primeira autorização: 30 Maio 1983 Data de revisão: 11 Setembro DATA DA REVISÃO DO TEXTO

- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Bendalina 500 mg comprimidos revestidos Bendazac de lisina di-hidratada Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

Quetral Solução injectável Ampolas de 2 ml com solução injectável, doseadas a 100 mg de cetoprofeno. Apresenta-se em embalagens de 6 ampolas.

Quetral Solução injectável Ampolas de 2 ml com solução injectável, doseadas a 100 mg de cetoprofeno. Apresenta-se em embalagens de 6 ampolas. FOLHETO INFORMATIVO QUETRAL 100 mg/2 ml Solução injectável Cetoprofeno Composição: QUETRAL solução injectável a 100 mg/2 ml Cada ampola contém 100 mg de Cetoprofeno Excipientes: : L-arginina, álcool benzílico,

Leia mais

Substância activa: Etofenamato, 1000 mg por ampola de 2 ml. Excipiente: Triglicerídeos de cadeia média.

Substância activa: Etofenamato, 1000 mg por ampola de 2 ml. Excipiente: Triglicerídeos de cadeia média. FOLHETO INFORMATIVO REUMON 1000 mg/2 ml solução injectável Etofenamato Composição: Substância activa: Etofenamato, 1000 mg por ampola de 2 ml. Excipiente: Triglicerídeos de cadeia média. O REUMON é o etofenamato

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR atral Dolovin 25 mg comprimidos revestidos Dolovin 100 mg supositórios Indometacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Gripetral 500mg + 100mg + 50mg comprimidos ÁCIDO ACETILSALICÍLICO + ÁCIDO ASCÓRBICO + CAFEÍNA

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Gripetral 500mg + 100mg + 50mg comprimidos ÁCIDO ACETILSALICÍLICO + ÁCIDO ASCÓRBICO + CAFEÍNA FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Gripetral 500mg + 100mg + 50mg comprimidos ÁCIDO ACETILSALICÍLICO + ÁCIDO ASCÓRBICO + CAFEÍNA Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cartia pertence ao grupo terapêutico dos antiagregantes plaquetários.

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cartia pertence ao grupo terapêutico dos antiagregantes plaquetários. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cartia 100 mg comprimidos gastrorresistentes Ácido acetilsalicílico APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador Salicylcafeina, 500 mg + 30 mg, comprimidos Ácido acetilsalicílico + cafeína COMPOSIÇÃO Ácido acetilsalicílico 500 mg Cafeína 30 mg Excipiente q.b.p. 1

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler. FOLHETO INFORMATIVO MOMEN 30 mg/g gel Cloridrato de benzidamina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha

Leia mais

Grupo farmacoterapêutico: Medicamentos usados em afecções oculares. Antiinflamatórios. Anti-inflamatórios não esteróides.

Grupo farmacoterapêutico: Medicamentos usados em afecções oculares. Antiinflamatórios. Anti-inflamatórios não esteróides. Folheto informativo: Informação para o utilizador Bendalina 1,5 mg/0,3 ml colírio, solução Bendazac de lisina di-hidratada Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Acudor 400 mg cápsulas Etodolac APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO REUMON 1000 mg/2 ml solução injectável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância activa: Etofenamato, 1000 mg, por ampola de 2

Leia mais

Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Dagesil 10 mg/g, Gel Diclofenac

Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Dagesil 10 mg/g, Gel Diclofenac Folheto Informativo: Informação para o utilizador Dagesil 10 mg/g, Gel Diclofenac Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1.NOME DO MEDICAMENTO Diclofenac Bluepharma, 10 mg/g, gel 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama de gel contém 10 mg de diclofenac de sódio equivalente

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 - NOME DO MEDICAMENTO Flexar 5 mg/g gel 2 - COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Um grama de gel contém 5 mg de piroxicam Excipiente(s): Propilenoglicol: 250

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. PROTAXIL 200 mg supositórios Dimaleato de Proglumetacina. PROTAXIL: o que é e como se apresenta?

FOLHETO INFORMATIVO. PROTAXIL 200 mg supositórios Dimaleato de Proglumetacina. PROTAXIL: o que é e como se apresenta? FOLHETO INFORMATIVO Antes de usar o PROTAXIL leia atentamente este folheto, que lhe dará informações para a sua correcta utilização. Se tiver dúvidas, não hesite em consultar o seu médico ou o seu farmacêutico.

Leia mais

Gel Bisnaga de 40 g, 60 g e 100 g. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Gel Bisnaga de 40 g, 60 g e 100 g. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. FOLHETO INFORMATIVO Diclofenac Germed 10 mg/g Gel Diclofenac Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas,

Leia mais

Cada grama de Quinodermil As Pomada contém 30 mg de Clioquinol e 30 mg de Ácido salicílico como substâncias activas.

Cada grama de Quinodermil As Pomada contém 30 mg de Clioquinol e 30 mg de Ácido salicílico como substâncias activas. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Quinodermil As 30 mg/g + 30 mg/g Pomada 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama de Quinodermil As Pomada contém 30 mg

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Piroxicam Germed 5 mg/g Gel Piroxicam Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Basifen 300 mg cápsulas Fenbufeno Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente. REMISIL 5 mg/g gel Piroxicam

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente. REMISIL 5 mg/g gel Piroxicam Folheto informativo: Informação para o doente REMISIL 5 mg/g gel Piroxicam Leia atentamente este folheto informativo antes de utilizar este medicamento, pois contém informação importante para si. Utilize

Leia mais

REUMON Gel está indicado em situações dolorosas do aparelho locomotor, desde que a sintomatologia seja localizada, tais como:

REUMON Gel está indicado em situações dolorosas do aparelho locomotor, desde que a sintomatologia seja localizada, tais como: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO REUMON Gel 50 mg/g gel 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância ativa: Etofenamato, 50 mg por grama de gel. Lista completa de

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÂO DO MEDICAMENTO Procto-Glyvenol 50 mg/g + 20 mg/g Creme rectal 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama de Procto-Glyvenol creme rectal

Leia mais

1 g de Diclofenac Azevedos contém 11,60 mg de diclofenac dietilamónio correspondente a 10 mg de diclofenac.

1 g de Diclofenac Azevedos contém 11,60 mg de diclofenac dietilamónio correspondente a 10 mg de diclofenac. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. Nome DO MEDICAMENTO Diclofenac Azevedos 10 mg/g Gel 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 g de Diclofenac Azevedos contém 11,60 mg de diclofenac dietilamónio

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada saqueta de contém as seguintes substâncias activas:

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada saqueta de contém as seguintes substâncias activas: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Molaxole pó para solução oral 2. COMPOSICÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada saqueta de contém as seguintes substâncias activas: Macrogol

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada ml de emulsão cutânea contém 100 mg de etofenamato como substância activa.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada ml de emulsão cutânea contém 100 mg de etofenamato como substância activa. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO REUMON LOÇÃO 100 mg/ml emulsão cutânea. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml de emulsão cutânea contém 100 mg de etofenamato

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento.

Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. Folheto Informativo: informação para o utilizador Diclofenac Labesfal 10 mg/g Gel Diclofenac Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR DM Creme 90 mg/g + 10 mg/g Creme Salicilato de glicol + Mentol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

Hipersensibilidade à acemetacina ou a qualquer um dos excipientes. Hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico.

Hipersensibilidade à acemetacina ou a qualquer um dos excipientes. Hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO RANTUDIL 60 mg cápsulas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada cápsula contém 60 mg de Acemetacina. Excipiente(s): Lactose mono-hidratada

Leia mais

Substância activa: Um mililitro de solução vaginal contém 1 mg de Cloridrato de benzidamina.

Substância activa: Um mililitro de solução vaginal contém 1 mg de Cloridrato de benzidamina. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Rosalgin 1 mg/ml solução vaginal 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância activa: Um mililitro de solução vaginal contém 1 mg

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Afebryl, 300 mg + 200 mg + 300 mg comprimidos efervescentes ácido acetilsalicílico + paracetamol + ácido ascórbico APROVADO EM Este folheto contém informações

Leia mais

1. O que é Diclofenac Labesfal 75 mg/3 ml Solução injectável e para que é utilizado

1. O que é Diclofenac Labesfal 75 mg/3 ml Solução injectável e para que é utilizado Folheto informativo: informação para o utilizador Diclofenac Labesfal 75 mg/3 ml Solução injectável Diclofenac sódico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO BASINAL 100mg comprimidos APROVADO EM 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém 100mg de cloridrato de naltrexona.

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO ROMEFEN 5 mg comprimidos para cães e gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém:

Leia mais

1. O que é Junifen 60 mg supositórios e para que é utilizado

1. O que é Junifen 60 mg supositórios e para que é utilizado FOLHETO INFORMATIVO Junifen Ibuprofeno 60 mg Supositórios Informação para o Utilizador Leia atentamente este folheto informativo antes de utilizar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Diclofenac Eurogenus 10 mg/g Gel Diclofenac Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO. O seu médico e o seu farmacêutico dispõem de informação adicional sobre este medicamento.

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO. O seu médico e o seu farmacêutico dispõem de informação adicional sobre este medicamento. FOLHETO INFORMATIVO O seu médico e o seu farmacêutico dispõem de informação adicional sobre este medicamento. meloxicam gp 7,5 mg comprimidos meloxicam gp 15 mg comprimidos meloxicam Leia este folheto

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Meloxicam Dortex 7,5 mg Comprimido Meloxicam Dortex 15 mg Comprimido Meloxicam Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

Se não se sentir melhor ou se piorar após 3 dias, tem de consultar um médico.

Se não se sentir melhor ou se piorar após 3 dias, tem de consultar um médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE Cortigripe 500 mg comprimidos Ácido acetilsalicílico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada cápsula contém 300 mg de diosmina como substância ativa.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada cápsula contém 300 mg de diosmina como substância ativa. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Venex 300 mg Cápsulas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada cápsula contém 300 mg de diosmina como substância ativa. Excipiente(s)

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. SULIMED 100 mg Comprimidos

FOLHETO INFORMATIVO. SULIMED 100 mg Comprimidos FOLHETO INFORMATIVO SULIMED 100 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Q10 Forte, 30 mg de Ubidecarenona (Coenzima Q10), cápsula. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma cápsula de Q10 Forte contém 30mg de ubidecarenona (coenzima

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Dualgan 300 mg comprimidos revestidos Etodolac APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada cápsula contém 5,9 mg de cloridrato de flunarizina (eq. a 5 mg de flunarizina)

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada cápsula contém 5,9 mg de cloridrato de flunarizina (eq. a 5 mg de flunarizina) RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO SIBELIUM 5 mg cápsulas SIBELIUM 10 mg comprimidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada cápsula contém 5,9 mg de cloridrato

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1- NOME DO MEDICAMENTO Flexar 20 mg cápsulas 2- COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada cápsula contém: Piroxicam 20 mg Excipientes: Lactose 147 mg Amido de

Leia mais

Alívio da inflamação e da dor em doenças músculo-esqueléticas agudas e crónicas em cães.

Alívio da inflamação e da dor em doenças músculo-esqueléticas agudas e crónicas em cães. 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Metacam 1 mg comprimidos para mastigar para cães Metacam 2,5 mg comprimidos para mastigar para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Um comprimido para mastigar

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO PANKREOFLAT 172 / 80 mg comprimidos revestidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Um comprimido revestido contém : Substâncias

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO SURGAM 300 mg comprimidos Ácido tiaprofénico Embalagens de 20 e 60 comprimidos. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO. Meloxicam APceuticals 7,5 mg Comprimidos Meloxicam APceuticals 15 mg Comprimidos Meloxicam

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO. Meloxicam APceuticals 7,5 mg Comprimidos Meloxicam APceuticals 15 mg Comprimidos Meloxicam FOLHETO INFORMATIVO Meloxicam APceuticals 7,5 mg Comprimidos Meloxicam APceuticals 15 mg Comprimidos Meloxicam "Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÕES PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÕES PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÕES PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Diclofenac Generis 10 mg/g Gel Diclofenac sódico Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Meloxivet 0,5 mg/ml suspensão oral para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Um ml contém: Substância activa

Leia mais

Extracto seco de raiz de valeriana 45 mg (3-6:1, etanol 70% (v/v)), por comprimido revestido.

Extracto seco de raiz de valeriana 45 mg (3-6:1, etanol 70% (v/v)), por comprimido revestido. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Valdispert 45 mg comprimidos revestidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido revestido contém: Substância activa: Extracto

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM REUMOXICAN 20 mg Supositórios Piroxicam Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador. BIOFENAC 100 mg pó para suspensão oral Aceclofenac

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador. BIOFENAC 100 mg pó para suspensão oral Aceclofenac FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador BIOFENAC 100 mg pó para suspensão oral Aceclofenac Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR DM Gel 50 U.I./g + 100 mg/g + 2 mg/g Gel Heparina sódica + Salicilato de dietilamina + Mentol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVA C A R D U R A Doxazosina Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

Alívio sintomático (alívio da dor, inflamação e tumefação) de:

Alívio sintomático (alívio da dor, inflamação e tumefação) de: Folheto informativo: Informação para o utilizador FLECTOR Tissugel 140 mg sistema transdérmico Diclofenac de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém

Leia mais

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si.

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Diclofenac Labesfal, 10 mg/g, Gel Diclofenac sódico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO NUROFEN 200 mg comprimidos revestidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém: Ibuprofeno... 200 mg Excipiente(s):

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada grama de gel contém 100 mg de naproxeno (10% p/p). Lista completa de excipientes: ver secção 6.1.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada grama de gel contém 100 mg de naproxeno (10% p/p). Lista completa de excipientes: ver secção 6.1. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Momendol 100 mg/g (10%) gel 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama de gel contém 100 mg de naproxeno (10% p/p). Lista

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Rimadyl 50 mg comprimidos mastigáveis para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém: Substância

Leia mais

PIROXICAM. Anti-Inflamatório, Analgésico e Antipirético. Descrição

PIROXICAM. Anti-Inflamatório, Analgésico e Antipirético. Descrição PIROXICAM Anti-Inflamatório, Analgésico e Antipirético Descrição Piroxicam é um anti-inflamatório não esteroide (AINE), indicado para uma variedade de condições que requeiram atividade anti-inflamatória

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM FROBEN 100 mg comprimidos revestidos Flurbiprofeno Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

1 ml da solução contém 20 mg de cromoglicato dissódico como substância activa. Rinite alérgica esporádica, rinite alérgica sazonal (febre fenos).

1 ml da solução contém 20 mg de cromoglicato dissódico como substância activa. Rinite alérgica esporádica, rinite alérgica sazonal (febre fenos). RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Fenolip 20 mg/ml solução para inalação por nebulização 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 ml da solução contém 20 mg de cromoglicato

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Por favor leia este folheto antes de começar a tomar LARUTAN 600 mg. Guarde este folheto até ter acabado o medicamento. Pode necessitar de

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Meloxidyl 1,5 mg/ml suspensão oral para cães. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Composição para 1 ml Substância(s)

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Piroxicam cinfa 20 mg comprimidos dispersíveis Piroxicam Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada pastilha contém 1,2 mg de álcool diclorobenzílico e 0,6 mg de amilmetacresol.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada pastilha contém 1,2 mg de álcool diclorobenzílico e 0,6 mg de amilmetacresol. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Strepsils Menta Fresca, 0,6 mg + 1,2 mg, Pastilhas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada pastilha contém 1,2 mg de álcool diclorobenzílico

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada penso impregnado contém 40 mg de flurbiprofeno (0,294 mg de flurbiprofeno/cm2 de penso impregnado).

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada penso impregnado contém 40 mg de flurbiprofeno (0,294 mg de flurbiprofeno/cm2 de penso impregnado). RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Transact Lat, 40 mg, penso impregnado. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada penso impregnado contém 40 mg de flurbiprofeno (0,294

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Optalidon 175 mg + 25 mg comprimidos revestidos Propifenazona + Cafeína

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Optalidon 175 mg + 25 mg comprimidos revestidos Propifenazona + Cafeína FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Optalidon 175 mg + 25 mg comprimidos revestidos Propifenazona + Cafeína Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

SODOLAC está indicado para uso por períodos curtos ou prolongados, no alívio e tratamento dos sinais e sintomas das seguintes situações:

SODOLAC está indicado para uso por períodos curtos ou prolongados, no alívio e tratamento dos sinais e sintomas das seguintes situações: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO SODOLAC 400 mg cápsula 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância activa: Etodolac... 400,0 mg Excipiente(s): Lactose...

Leia mais

Cada 11,60 mg de diclofenac dietilamónio corresponde a 10,00 mg de diclofenac.

Cada 11,60 mg de diclofenac dietilamónio corresponde a 10,00 mg de diclofenac. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Frenalgil 10 mg/g gel 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada 11,60 mg de diclofenac dietilamónio corresponde a 10,00 mg de diclofenac.

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO AFLUZIN 50 mg/ml solução injectável para bovinos, suínos e equinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém:

Leia mais

Cápsulas de gelatina opacas com corpo creme e cabeça verde azeitona

Cápsulas de gelatina opacas com corpo creme e cabeça verde azeitona FOLHETO INFORMATIVO Nome do medicamento: FIBRANIN 100 mg cápsulas. Composição em substância activa: Ciprofibrato 100 mg/cápsulas. Lista dos excipientes: Amido de Milho e Lactose. Forma farmacêutica: Cápsulas

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ibuprofeno Fenibu 20 mg/ml Suspensão Oral Ibuprofeno APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar este medicamento. -Conserve este

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO TONSILOTREN 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 comprimido (250 mg) contém: Substâncias activas: Atropinum sulfuricum trit. D5 Hepar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ibuprofeno Generis 20 mg/ml Suspensão oral Ibuprofeno Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

AIRTAL 150 mg/4 ml pó e solvente para solução injectável Aceclofenac

AIRTAL 150 mg/4 ml pó e solvente para solução injectável Aceclofenac FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador AIRTAL 150 mg/4 ml pó e solvente para solução injectável Aceclofenac Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Excipientes: cada comprimido contém 268,36 mg de sacarose e 102,99 mg de glucose.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Excipientes: cada comprimido contém 268,36 mg de sacarose e 102,99 mg de glucose. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Xonkor 450 mg Comprimidos revestidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido revestido contém 450 mg de extracto (sob a

Leia mais

Folheto informativo: informação para o utilizador. Ponstan 250 mg cápsulas. Ácido mefenâmico

Folheto informativo: informação para o utilizador. Ponstan 250 mg cápsulas. Ácido mefenâmico Folheto informativo: informação para o utilizador Ponstan 250 mg cápsulas Ácido mefenâmico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Flexar 20 mg cápsulas Flexar 20 mg supositórios Piroxicam

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Flexar 20 mg cápsulas Flexar 20 mg supositórios Piroxicam FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Flexar 20 mg cápsulas Flexar 20 mg supositórios Piroxicam Leia com atenção todo este folheto antes de tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Carprox vet 20 mg comprimidos para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém: Substância activa:

Leia mais

Cada cápsula contém 500 mg de dobesilato de cálcio mono-hidratado. Cápsula Cápsulas opacas com um corpo de cápsula amarelo e uma tampa verde escura

Cada cápsula contém 500 mg de dobesilato de cálcio mono-hidratado. Cápsula Cápsulas opacas com um corpo de cápsula amarelo e uma tampa verde escura RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Doxivenil 500 mg cápsulas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada cápsula contém 500 mg de dobesilato de cálcio mono-hidratado. Lista

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o doente. Aceclofenac Germed 100 mg Comprimidos revestidos por película

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o doente. Aceclofenac Germed 100 mg Comprimidos revestidos por película Folheto Informativo: Informação para o doente Aceclofenac Germed 100 mg Comprimidos revestidos por película Aceclofenac Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

Diclofenac Labesfal 100 mg Cápsulas de libertação prolongada Diclofenac sódico

Diclofenac Labesfal 100 mg Cápsulas de libertação prolongada Diclofenac sódico Folheto informativo: Informação para o utilizador Diclofenac Labesfal 100 mg Cápsulas de libertação prolongada Diclofenac sódico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento,

Leia mais

Solução retal. A solução é viscosa, incolor e contém pequenas bolhas de ar incorporadas.

Solução retal. A solução é viscosa, incolor e contém pequenas bolhas de ar incorporadas. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO MICROLAX, 450 mg/5 ml + 45 mg/5 ml, Solução retal MICROLAX, 270 mg/3 ml + 27 mg/3 ml, Solução retal 2. Composição qualitativa e quantitativa

Leia mais

Cada pastilha contém 3 mg de cloridrato de benzidamina e 2,5 mg de benzocaína

Cada pastilha contém 3 mg de cloridrato de benzidamina e 2,5 mg de benzocaína RESUMO DAS CARACTERISTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Tantum Verde 3 mg + 2,5 mg pastilhas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada pastilha contém 3 mg de cloridrato de benzidamina e 2,5

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 12 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO ENACARD 5 mg comprimidos para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém: Substância(s)

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Gel bucal. Gel límpido, viscoso com odor a anis e sabor aromático fresco a hortelã-pimenta.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Gel bucal. Gel límpido, viscoso com odor a anis e sabor aromático fresco a hortelã-pimenta. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO BUCAGEL 87 mg/g Gel bucal 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 grama contém: Substância activa: Salicilato de colina (correspondente

Leia mais

Posologia: A posologia habitual corresponde à ingestão de uma cápsula, três vezes por dia, no momento das principais refeições.

Posologia: A posologia habitual corresponde à ingestão de uma cápsula, três vezes por dia, no momento das principais refeições. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Venosmil 200 mg cápsula 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Composição por cápsula: Substância ativa: Cada cápsula contém 200 mg de

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente. Airtal 100 mg comprimidos revestidos por película Aceclofenac

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente. Airtal 100 mg comprimidos revestidos por película Aceclofenac Folheto informativo: Informação para o doente Airtal 100 mg comprimidos revestidos por película Aceclofenac Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO BETADINE 100mg/g pomada 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Princípio activo: Iodopovidona 10g Lista completa de excipientes,

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Guronsan, comprimidos efervescentes 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Um comprimido de Guronsan contém: Substância(s) Activa(s):

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR REUMOXICAN 20 mg/1 ml Solução injectável Piroxicam Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Flexar 20 mg/1 ml Solução Injectável Piroxicam APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Roxazin 20 mg Cápsulas piroxicam Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

Diclofenac Labesfal 50 mg Comprimidos gastro-resistentes Diclofenac sódico

Diclofenac Labesfal 50 mg Comprimidos gastro-resistentes Diclofenac sódico Folheto informativo: Informação para o utilizador Diclofenac Labesfal 50 mg Comprimidos gastro-resistentes Diclofenac sódico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Casenlax 10g pó para solução oral em saquetas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada saqueta contém 10 g de macrogol 4000. Excipiente(s)

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lisaspin 500, 900 mg pó para solução oral Acetilsalicilato de lisina Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Fucidine H 20 mg/g + 10 mg/g Creme 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Ácido fusídico 20 mg/g e Acetato de hidrocortisona 10 mg/g.

Leia mais