Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Joinville Curso de Engenharia da Mobilidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Joinville Curso de Engenharia da Mobilidade"

Transcrição

1 Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Joinville Curso de Engenharia da Mobilidade Alunos: Leonardo Zilli e Maria Eduarda Chame Prof. Alexandre Mikowski, Dr. Fís. Profa. Maria Simone Kugeratski Souza,Dr. Fís. Joinville - SC 22/03/2011 Projeto de Extensão: Projeto Educativo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Aviação CEM / UFSC / 2011

2 História da Aviação Alberto Santos Dumont ( ) Nasceu em Minas Gerais. Alfabetizado por sua irmã. Passou por diversos colégios. Foi para França.

3 História da Aviação Algumas invenções 14- BIS (1906) 1º vôo homologado da história da aeronáutica. Destruído em 4 de abril de Demoiselle (1907) Considerado o primeiro avião moderno.

4 História da Aviação Quem foi o precursor do avião? Dumont (1906) Wright (1903) Depende da concepção do que é um avião. Se apenas o papel do avião é voar, os Irmãos Wright foram os inventores do avião. Se a decolagem auto propelida for um quesito a resposta certa é Dumont.

5 Como um Avião Voa? As 4 Forças fundamentais do mundo aeronáutico Ponto importante: A resultante destas 4 forças determina como é o movimento. Pergunta: Como deve ser a relação entre a sustentação e o peso, para fazer o avião pousar e decolar?

6

7 Como um Avião Voa? Tração É a força propulsora; Atrito = Arrasto Como componentes de resistência; Normal = Sustentação Como a reação do ambiente. A normal é uma reação da ação do peso sobre o plano. Como funciona a sustenção?

8 Como um Avião Voa? Sustentação O mecanismo mais importante na possibilidade de voar com uma máquina mais pesada que o ar é a formação da força de sustentação. Vamos discutí-la um pouco mais. A sustentação e o arrasto são forças de origem aerodinâmica.

9 Como um Avião Voa? Sustentação Podemos explicar a sustentação por Bernoulli ou por Newton. Bernoulli baseado na mecânica dos fluidos. Daniel Bernoulli Sec. XVII Newton baseado em suas 3 leis da mecânica clássica. Isaac Newton Sec. XVI

10 Como um Avião Voa? Linhas de corrente: Sustentação Bernoulli Análogo: Lei de Bernoulli:

11 Como um Avião Voa? Sustentação Bernoulli ERRO GRAVE: Lei dos tempos iguais : Que Impossibilita vôos invertidos

12 Como um Avião Voa? Sustentação Bernoulli Princípio dos tempos de trânsito iguais O argumento de Bernoulli é que a asa se sustenta porque o ar sobre ela flui mais rapidamente, criando uma região de baixa pressão. A explicação para que o ar em cima seja mais rápido é que o ar ao se separar no bordo de ataque, a parte que vai por cima da asa tem que chegar ao bordo de fuga no mesmo tempo. E como a parte superior é maior que a parte inferior, o ar que está em cima tende a aumentar sua velocidade. ERRO

13 Como um Avião Voa? Sustentação Bernoulli O princípio de Bernoulli é aceito, pois não há nada de errado em afirmar que o ar flui mais rapidamente pela parte superior da asa. O erro está na justificativa, o ar é acelerado sobre a asa porque a pressão é menor, e não ao contrário, como diz o princípio dos tempos de trânsito iguais.

14 Como um Avião Voa? Sustentação Newton O ar defletido para baixo exerce sobre a asa uma força (2ª lei), gerando uma reação (3ª lei) que origina a sustentação. É também igual a variação do momento do ar que está sendo desviado para baixo. M = m. v

15 Como um Avião Voa? Sustentação Newton 1º lei- O ar está a princípio parado, se for repentinamente acelerado, significa que há uma força atuando sobre ele. 3º lei- Aquilo que a asa faz com o ar é a ação, enquanto a sustentação representa a reação. Para poder criar uma sustentação, a asa precisa desviar uma grande quantidade de ar para baixo.

16 Como um Avião Voa? Sustentação Newton Ângulo de Ataque relacionado com a sustentação Tem a maior importância na sustentação. Ajusta-se para adequar a sustentação em relação a velocidade e a carga transportada pelo avião. Quanto maior o ângulo de ataque maior a velocidade vertical, gerando maior sustentação. Ângulo critico é de 15.

17 Como um Avião Voa? Sustentação Newton Ângulo de Ataque Configuração de cruzeiro, velocidades supersônicas Configuração de taxiamento, aterrissagem e decolagem, velocidades pequenas, aumenta o ângulo de ataque

18 Como um Avião Voa? Sustentação Newton Potência A potência necessária para o vôo é proporcional ao peso (avião + carga) vezes a velocidade vertical. Potência para sustentação é inversamente proporcional a velocidade do avião.

19 Como um Avião Voa? Fenômenos Físicos no vôo Fator carga G

20 Como um Avião Voa? Fenômenos Físicos no vôo Fator carga G Exemplo: um avião ao fazer uma curva de 60, quantos g temos? Utilizando a equação: é observado que haverá uma força de 2 g.

21 Como um Avião Voa? Fenômenos Físicos no vôo Efeito Coanda O efeito coanda é análogo ao enchimento de um copo de água.

22 O Campeonato Você já fez um avião de papel? Esta brincadeira é levada a sério para muitos universitários. Tanto é que existe o Red Bull Paperwings, um torneio que tem o apoio da Red Bull e que envolve universidades de várias partes do Brasil.

23 O Campeonato Você sabe qual foi a maior duração do vôo de um avião de papel? Ken Blackburn, no dia 8 de outubro de 1988 manteve o avião de papel no alto durante 27,6 segundos (lugar fechado), funcionários do GUINNESS registraram este Record, onde foi usado o avião de papel PLANADOR.

24 O PLANADOR Avião utilizado no Record de Ken.

25 O Campeonato Novo Record Takuo Toda, presidente da Japan Origami Airplane, estabeleceu um novo Record mundial no seu segundo vôo, com a duração de 27,9s. ure=player_embedded

26 O Campeonato No torneio Red Bull Paperwings, realizado em 2009 na Áustria, tivemos um brasileiro que nos representou muito bem. O estudante de engenharia da USP Leonard Ang, de 27 anos, foi campeão da categoria "tempo de vôo", com a marca de 11,66 s na grande final.

27

28 O Campeonato O Campeonato do CEM Os aviões de papel seguem os mesmos princípios que as aeronaves estudadas nesta apresentação, tendo em vista isto, propomos a realização do PRIMEIRO CAMPEONATO DE AVIÕES DE PAPEL DO CEM. Convidamos todos vocês para participarem!!!

29 O Campeonato "Começarei por dizer que os aviões de papel voam com base nos mesmos princípios gerais que os aviões de verdade. Tanto uns com outros são controlados por quatro forças básicas: peso, sustentação, impulso e resistência aerodinâmica. Ken, engenheiro aeroespacial e ex record

30 O Campeonato A Mosca. Este avião de papel, a Mosca provavelmente é o avião de papel mais bem conhecido no mundo. É simples, fácil de dobrar, e voa rapidamente e longe. Alguns modelos

31 O Campeonato Alguns modelos O Lento. O Lento também é um dos aviões de papel mais conhecido no mundo.

32 O Campeonato Alguns modelos Planador. Este avião é ótimo para um vôo demorado, foi com ele que Ken Blackburn conseguiu o record em 1998.

33 O Campeonato Dica Para a Montagem do Seu Avião De Papel Veja os diferentes padrões de vôo que podem ocorrer: 1- B é como ele deve voar. Em linha reta na direção em que foi lançado. 2- Se o vôo seguir a curva A, dobre o estabilizador ligeiramente para baixo.ele pode estar com o nariz mais leve que a cauda. Tente aumentar o peso com um clips. 3- Se o vôo seguir o padrão C, dobre o estabilizador ligeiramente para cima. O nariz pode estar muito pesado. Tente aumentar o peso da cauda, colando durex na mesma.

34 O Campeonato DESENVOLVA O SEU TAMBÉM!!!

35

36

MVO-11: Dinâmica de Veículos Aeroespaciais

MVO-11: Dinâmica de Veículos Aeroespaciais (carga horária: 64 horas) Departamento de Mecânica do Voo Divisão de Engenharia Aeronáutica Instituto Tecnológico de Aeronáutica 2014 PARTE II Modelo Aerodinâmico resultante aerodinâmica sustentação velocidade

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 1 Os primeiros engenheiros aeronáuticos 1

Sumário. CAPÍTULO 1 Os primeiros engenheiros aeronáuticos 1 Sumário CAPÍTULO 1 Os primeiros engenheiros aeronáuticos 1 1.1 Introdução 1 1.2 Primeiros avanços 3 1.3 Sir George Cayley (1773 1857): o verdadeiro inventor do avião 6 1.4 O interregno de 1853 a 1891 13

Leia mais

PROJETO DE AERONAVES Uma abordagem teórica sobre os conceitos de aerodinâmica, desempenho e estabilidade Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J.

PROJETO DE AERONAVES Uma abordagem teórica sobre os conceitos de aerodinâmica, desempenho e estabilidade Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. PROJETO DE AERONAVES Uma abordagem teórica sobre os conceitos de aerodinâmica, desempenho e estabilidade Conceitos Fundamentais Fundamentos do Projeto Projeto conceitual Aerodinâmica Desempenho Estabilidade

Leia mais

Tutorial Fly Higher IV

Tutorial Fly Higher IV Tutorial Fly Higher IV A CIÊNCIA DO VOO Princípios elementares Para que um avião consiga voar são necessárias duas coisas: 1) Tração (T) 2) Sustentação (L) Representação do equilíbrio de forças Estas forças

Leia mais

AERODINÂMICA Ramo da física que trata dos fenômenos que acompanham todo movimento relativo entre um corpo e o ar que o envolve.

AERODINÂMICA Ramo da física que trata dos fenômenos que acompanham todo movimento relativo entre um corpo e o ar que o envolve. AERODINÂMICA Ramo da física que trata dos fenômenos que acompanham todo movimento relativo entre um corpo e o ar que o envolve. CONCEITOS 1. Massa: Quantidade de matéria que forma um corpo ; Invariável.

Leia mais

1 03 Ge G om o etr t i r a i do o A v A iã i o, o, Fo F r o ç r as A e A ro r d o in i â n mic i as Prof. Diego Pablo

1 03 Ge G om o etr t i r a i do o A v A iã i o, o, Fo F r o ç r as A e A ro r d o in i â n mic i as Prof. Diego Pablo 1 03 Geometria do Avião, Forças Aerodinâmicas Prof. Diego Pablo 2 - Asa - Hélice - Spinner - Carenagem da Roda - Roda - Trem de Pouso do Nariz / Bequilha - Trem de Pouso Principal - Trem de pouso - Fuselagem

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ENGENHARIA AERONÁUTICA Aplicações ao Projeto SAE AeroDesign

FUNDAMENTOS DA ENGENHARIA AERONÁUTICA Aplicações ao Projeto SAE AeroDesign FUNDAMENTOS DA ENGENHARIA AERONÁUTICA Aplicações ao Projeto SAE AeroDesign LUIZ EDUARDO MIRANDA J. RODRIGUES Volume 1 Princípios Fundamentais Aerodinâmica Propulsão Análise de Desempenho FUNDAMENTOS DA

Leia mais

TEORIA DE VOO E AERODINÂMICA MÓDULO 2. Aula 1.

TEORIA DE VOO E AERODINÂMICA MÓDULO 2. Aula 1. TEORIA DE VOO E AERODINÂMICA MÓDULO 2 Aula 1 www.aerocurso.com TEORIA DE VÔO E AERODINÂMICA 2 5 VÔO RETO E NIVELADO. Para se voar reto e nivelado em alta velocidade, deverá ser mantido um ângulo de ataque

Leia mais

Introdução. Introdução

Introdução. Introdução 7631 2º Ano da Licenciatura em Engenharia Aeronáutica 1. Objectivos Conhecer os princípios fundamentais do desempenho de aviões nas várias fases de voo. Analisar e optimizar o desempenho de uma dada aeronave.

Leia mais

FIS-26 Lista-02 Fevereiro/2013

FIS-26 Lista-02 Fevereiro/2013 FIS-26 Lista-02 Fevereiro/2013 Exercícios de revisão de FIS-14. 1. Determine as componentes de força horizontal e vertical no pino A e a reação no ponto B oscilante da viga em curva. 2. A caixa de 15,0

Leia mais

MVO-10 Desempenho de Aeronaves

MVO-10 Desempenho de Aeronaves MVO-10 Desempenho de Aeronaves (carga horária: 64 horas) Flávio Silvestre / Maurício Morales Departamento de Mecânica do Vôo Divisão de Engenharia Aeronáutica Instituto Tecnológico de Aeronáutica 2012

Leia mais

Aula 13 Conhecimentos Técnicos sobre Aviões

Aula 13 Conhecimentos Técnicos sobre Aviões Universidade Federal do ABC Aula 13 Conhecimentos Técnicos sobre Aviões AESTS002 AERONÁUTICA I-A Suporte ao aluno Site do prof. Annibal: https://sites.google.com/site/annibalhetem/aes ts002-aeronautica-i-a

Leia mais

Aula 11 Conhecimentos Técnicos sobre Aviões

Aula 11 Conhecimentos Técnicos sobre Aviões Universidade Federal do ABC Aula 11 Conhecimentos Técnicos sobre Aviões AESTS002 AERONÁUTICA I-A Suporte ao aluno Site do prof. Annibal: https://sites.google.com/site/annibalhetem/aes ts002-aeronautica-i-a

Leia mais

Com o aumento da carga alar de um determinado perfil: a) Aumenta a sua velocidade máxima. b) Aumenta o afundamento. c) Aumenta o planeio. d) Aumenta a

Com o aumento da carga alar de um determinado perfil: a) Aumenta a sua velocidade máxima. b) Aumenta o afundamento. c) Aumenta o planeio. d) Aumenta a Num parapente: a) O princípio físico do voo, tem por base o efeito de Vortex criado nos bordos marginais. b) A utilização repentina do acelerador (movimento brusco) ajuda a que a asa não perca muita altitude.

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 16 Vôo de Planeio, Desempenho de Decolagem e de pouso

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 16 Vôo de Planeio, Desempenho de Decolagem e de pouso Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 16 Vôo de Planeio, Desempenho de Decolagem e de pouso Tópicos Abordados Vôo de Planeio (descida não tracionada). Desempenho na Decolagem. Desempenho no Pouso. Vôo

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 1 Apresentação do Curso e dos Conteúdos

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 1 Apresentação do Curso e dos Conteúdos Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 1 Apresentação do Curso e dos Conteúdos Tópicos Abordados Apresentação do Curso. Conteúdos do Curso. Divisão dos Módulos de Estudo. Apresentação do Curso O curso

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 10 Características do Estol e Utilização de Flapes na Aeronave

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 10 Características do Estol e Utilização de Flapes na Aeronave Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 10 Características do Estol e Utilização de Flapes na Aeronave Tópicos Abordados O Estol e suas Características. Influência da Forma Geométrica da Asa na Propagação

Leia mais

OBJETIVO DO CURSO. Adquirir os devidos conhecimentos técnicos de aeronaves com o objetivo de obter a aprovação na banca do

OBJETIVO DO CURSO. Adquirir os devidos conhecimentos técnicos de aeronaves com o objetivo de obter a aprovação na banca do OBJETIVO DO CURSO Adquirir os devidos conhecimentos técnicos de aeronaves com o objetivo de obter a aprovação na banca do ANAC.(Agencia nacional de Aviação Civil) visando uma formação técnica mais e completa

Leia mais

TEORIA DE VOO E AERODINÂMICA MÓDULO 2. Aula 2.

TEORIA DE VOO E AERODINÂMICA MÓDULO 2. Aula 2. TEORIA DE VOO E AERODINÂMICA MÓDULO 2 Aula 2 www.aerocurso.com TEORIA DE VÔO E AERODINÂMICA 2 8 COMANDOS DE VÔO E DISPOSITIVOS HIPERSUSTENTADORES Os movimentos de uma aeronave podem ser realizados em torno

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Campus Joinville Centro de Engenharia da Mobilidade. Projeto

Universidade Federal de Santa Catarina Campus Joinville Centro de Engenharia da Mobilidade. Projeto Universidade Federal de Santa Catarina Campus Joinville Centro de Engenharia da Mobilidade Projeto UNIVERSIDA FERAL SANTA CATARINA 2011 UNIVERSIDA FERAL 2SANTA CATARINA O que é a aerodesign? Desde 1986

Leia mais

CONHECIMENTOS TÉCNICOS DE AERONAVES MÓDULO 1

CONHECIMENTOS TÉCNICOS DE AERONAVES MÓDULO 1 CONHECIMENTOS TÉCNICOS DE AERONAVES MÓDULO 1 www.aerocurso.com MÓDULO 1 AULA 1 2 Aula 01 - Estrutura, Tipos de Esforços, Asas e Superfícies de Controle ESTRUTURA Aeronave é todo aparalho capaz de se sustentar

Leia mais

Apostila de Física 16 Hidrodinâmica

Apostila de Física 16 Hidrodinâmica Apostila de Física 16 Hidrodinâmica 1.0 Definições Hidrodinâmica Estudo dos fluidos em movimento. Escoamento turbulento A velocidade em cada ponto do fluido muda de instante para instante. Escoamento estacionário

Leia mais

Hoje em dia muita gente já andou

Hoje em dia muita gente já andou Hoje em dia muita gente já andou de avião e muitos se perguntaram como é que um avião voa. A resposta que normalmente se obtém ou é enganosa ou simplesmente errada. Esperamos que as respostas encontradas

Leia mais

Escoamentos Externos

Escoamentos Externos Escoamentos Externos O estudo de escoamentos externos é de particular importância para a engenharia aeronáutica, na análise do escoamento do ar em torno dos vários componentes de uma aeronave Entretanto,

Leia mais

Clube de Aeromodelismo de Lisboa

Clube de Aeromodelismo de Lisboa AERODINÂMICA PORQUE VOA UM AVIÃO? Por José Colarejo Para a maioria das pessoas, a resposta à pergunta que serve de título a este artigo é quase evidente: Um avião voa porque tem asas! Para um aeromodelista,

Leia mais

Em 1932, Santos Dumont morre desiludido com seu invento, pela sua utilização na primeira guerra mundial.

Em 1932, Santos Dumont morre desiludido com seu invento, pela sua utilização na primeira guerra mundial. Conhecimentos Gerais de Aeronaves Introdução Alberto Santos Dumont, nascido no Brasil, chegou em Paris em 1.891 e realizou sua primeira ascensão em um balão em 1.897, com isso decidiu-se se tornar um aeronauta.

Leia mais

Índice. Aeromodelismo 2. Centro de gravidade 2. Ângulo de incidência da asa 3. Proporções gerais 3. Noções de vôo 5. A- Sustentação 6.

Índice. Aeromodelismo 2. Centro de gravidade 2. Ângulo de incidência da asa 3. Proporções gerais 3. Noções de vôo 5. A- Sustentação 6. Índice Aeromodelismo 2 Centro de gravidade 2 Ângulo de incidência da asa 3 Proporções gerais 3 Noções de vôo 5 A- Sustentação 6 B- Empuxo 6 C- Peso 7 D- Arrasto 8 Estol 9 Os 3 eixos de controle do avião

Leia mais

C O L É G I O I N T E G R A D O D E O S A S C O Ensino de Educação Infantil, Fundamental e Médio

C O L É G I O I N T E G R A D O D E O S A S C O Ensino de Educação Infantil, Fundamental e Médio Aluno(a): N.º R.M.: Data: / /2017 Série: 1ªA Período: Manhã Ensino: Médio Sem.: 1º Disciplina: Física Professor (a): Gilsoney/Valdir Exercícios de Recuperação 1. Observe a tirinha. Justifique cada resposta.

Leia mais

1 o Exame de Estabilidade de Voo O exame tem a duração de 3h00m. Justifique convenientemente todas as respostas.

1 o Exame de Estabilidade de Voo O exame tem a duração de 3h00m. Justifique convenientemente todas as respostas. Instituto Superior Técnico Ano Lectivo de 2014/2015 Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial 5 de Janeiro de 2015 1 o Exame de Estabilidade de Voo O exame tem a duração de 3h00m. Justifique convenientemente

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 11 Distribuição de Sustentação, Arrasto e Efeito Solo

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 11 Distribuição de Sustentação, Arrasto e Efeito Solo Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 11 Distribuição de Sustentação, Arrasto e Efeito Solo Tópicos Abordados Distribuição Elíptica de Sustentação. Aproximação de Schrenk para Asas com Forma Geométrica

Leia mais

AVIÃO: A INVENÇÃO QUE LEVOU O MUNDO ÀS ALTURAS

AVIÃO: A INVENÇÃO QUE LEVOU O MUNDO ÀS ALTURAS AVIÃO: A INVENÇÃO QUE LEVOU O MUNDO ÀS ALTURAS Autores: Enzo Nabeta, Felipe Sartori, Lucas Tripoloni, Murilo Yano e Vitor Kanabushi 6 ano B Parecerista: Juliana Mewes Orientadora: Prof.ª Dr;ª Fabiana Gasparin

Leia mais

Disciplina: Camada Limite Fluidodinâmica

Disciplina: Camada Limite Fluidodinâmica Disciplina: Camada Limite Fluidodinâmica Corpos Submersos em Escoamento Viscoso Incompressível e Inviscido: Exercícios Parte 2 Prof. Fernando Porto 9.160 Fox McDonald 8ª Ed. Um avião com uma área de sustentação

Leia mais

Comprimento de pista STT0618 Transporte Aéreo. Lucas Assirati

Comprimento de pista STT0618 Transporte Aéreo. Lucas Assirati Comprimento de pista STT0618 Transporte Aéreo Lucas Assirati http://beth.stt.eesc.usp.br/~la Programa - STT0618 Histórico Transporte aéreo Transporte aéreo comercial internacional e nacional Componentes

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE REVISÃO - MUV

LISTA DE EXERCÍCIOS DE REVISÃO - MUV NOME: ANO: 1º ano Nº: PROFESSOR(A): Bruno Maurício Batista de Albuquerque DATA: VALOR: LISTA DE EXERCÍCIOS DE REVISÃO - MUV QUESTÃO 1 (FUVEST 2009). O salto que conferiu a medalha de ouro a uma atleta

Leia mais

Copyright IFI 2010 Todos os direitos reservados

Copyright IFI 2010 Todos os direitos reservados 3º Simpósio de Segurança de Voo SSV 2010 AVIÃO ou HELICÓPTERO? GÊNESIS 1 Criação do Mundo No princípio Deus criou o céu e a terra. A terra, porém, estava informe e vazia, e as trevas cobriam a face do

Leia mais

FIS-14 Mecânica I. Ronaldo Rodrigues Pela

FIS-14 Mecânica I. Ronaldo Rodrigues Pela FIS-14 Mecânica I Ronaldo Rodrigues Pela Objetivos Massa variável Escoamento estacionário Sistema que perde massa Sistema que ganha massa Tópicos Escoamento estacionário Massa variável Tópicos Escoamento

Leia mais

Palavras-chave Desempenho, Decolagem, AeroDesign.

Palavras-chave Desempenho, Decolagem, AeroDesign. 1 Modelo analítico para se estimar o comprimento de pista necessário para a decolagem de uma aeronave destinada a participar da competição SAE-Aerodesign. uiz Eduardo Miranda José Rodrigues Professor MSc.

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 12 Empenagem, Polar de Arrasto e Aerodinâmica de Biplanos

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 12 Empenagem, Polar de Arrasto e Aerodinâmica de Biplanos Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 12 Empenagem, Polar de Arrasto e Aerodinâmica de Biplanos Tópicos Abordados Aerodinâmica da Empenagem. Polar de Arrasto da Aeronave. Considerações sobre a Aerodinâmica

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 1º SEMESTRE 2013 UNIDADE 04 Prof. Dr. Fernando Ciriaco Dias Neto - Engenharias - 1º Sem. / 2013-1 - Pág. 185 Unidade IV Simulação Conteúdo da Unidade: O que é a simulação Tipos

Leia mais

INTRODUÇÃO À AERODINÂMICA DA AERONAVE

INTRODUÇÃO À AERODINÂMICA DA AERONAVE INTRODUÇÃO À AERODINÂMICA DA AERONAVE Kamal A. R. Ismail Fátima A. M. Lino 2011 Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP kamal@fem.unicamp.br fatimalino@fem.unicamp.br ii INTRODUÇÃO À AERODINÂMICA DA

Leia mais

DESEMPENHO DE AERONAVES

DESEMPENHO DE AERONAVES DESEMPENHO DE AERONAVES Kamal A. R. Ismail Professor Titular Prof. Dr. Kamal A. R. Ismail DETF FEM UNICAMP Caixa Postal: 6122 CEP: 13083-970 Campinas São Paulo Brasil Tel. (019) 3788-3376 E-mail: kamal@fem.unicamp.br

Leia mais

Falhas no controle direcional de helicópteros convencionais: aerodinâmica, acidentes recentes e procedimentos de emergência

Falhas no controle direcional de helicópteros convencionais: aerodinâmica, acidentes recentes e procedimentos de emergência INSTITUTO DE PESQUISAS E ENSAIOS EM VOO V SIMPÓSIO DE SEGURANÇA DE VOO Falhas no controle direcional de helicópteros convencionais: aerodinâmica, acidentes recentes e procedimentos de emergência Maj Av

Leia mais

II COMPETIÇÃO DE PLANADORES

II COMPETIÇÃO DE PLANADORES UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CURSO DE ENGENHARIA MECÃNICA II COMPETIÇÃO DE PLANADORES REGULAMENTO por Prof. Dr. Clodoaldo de Oliveira Carvalho Filho, Eng o. Francisco Olímpio Moura Carneiro e Ronny Erbeson

Leia mais

Equilíbrio e estabilidade para configurações canard

Equilíbrio e estabilidade para configurações canard para configurações canard João Oliveira Departamento de Engenharia Mecânica, Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial Instituto Superior Técnico Estabilidade de Voo, MEAero (Versão de 27 de

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 5 Fundamentos Básicos sobre o Funcionamento de uma Aeronave

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 5 Fundamentos Básicos sobre o Funcionamento de uma Aeronave Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 5 Fundamentos Básicos sobre o Funcionamento de uma Aeronave Aula 5 Tópicos Abordados Fundamentos Básicos Sobre o Funcionamento de uma Aeronave. Superfícies de Controle.

Leia mais

HORÁRIO - ENGENHARIA AEROESPACIAL 2º SEM. DE 2012

HORÁRIO - ENGENHARIA AEROESPACIAL 2º SEM. DE 2012 da Nome da HORÁRIO - ENGENHARIA AEROESPACIAL 2º SEM. DE 2012 1º PERÍODO ECN075 ECONOMIA PARA ENGENHARIA D 6ª 07:30 09:10 100 Produção 101406 1176 UNI007 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA EA 2ª 14:55 17:50 40 3015

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 19 Introdução ao estudo de Estabilidade Estática

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 19 Introdução ao estudo de Estabilidade Estática Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 19 Introdução ao estudo de Estabilidade Estática Tópicos Abordados Introdução à Estabilidade Estática. Definição de Estabilidade. Determinação da Posição do Centro

Leia mais

Sustentação e momento de picada em função do ângulo de ataque

Sustentação e momento de picada em função do ângulo de ataque em função do ângulo de ataque João Oliveira ACMAA, DEM, Instituto Superior Técnico, MEAero (Versão de 23 de Setembro de 2011) Objectivo Supomos: linearidade dos ângulos de ataque com as forças de sustentação,

Leia mais

AB-701: Desempenho de Aeronaves

AB-701: Desempenho de Aeronaves (carga horária: 28 horas) Departamento de Mecânica do Vôo Divisão de Engenharia Aeroespacial Instituto Tecnológico de Aeronáutica 2016 PARTE IV Cruzeiro Permanente: autonomia e alcance Ponto-massa Ponto-massa

Leia mais

FIS-14 Lista-03 Novembro/2017

FIS-14 Lista-03 Novembro/2017 FIS-14 Lista-03 Novembro/2017 1. Em operação, o ventilador de jato de ar descarrega o ar a uma velocidade de v B = 20,0 m/s para dentro de um bocal tendo um diâmetro de 0,500 m. Se o ar tem uma densidade

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 8 Características Aerodinâmicas dos Perfis

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 8 Características Aerodinâmicas dos Perfis Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 8 Características Aerodinâmicas dos Perfis Tópicos Abordados Forças aerodinâmicas e momentos em perfis. Centro de pressão do perfil. Centro aerodinâmico do perfil.

Leia mais

Cinemática Vetorial e Leis de Newton. COLÉGIO SÃO JOSÉ CAPÍTULOS 3 e 4 LIVRO REVISIONAL

Cinemática Vetorial e Leis de Newton. COLÉGIO SÃO JOSÉ CAPÍTULOS 3 e 4 LIVRO REVISIONAL Cinemática Vetorial e Leis de Newton COLÉGIO SÃO JOSÉ CAPÍTULOS 3 e 4 LIVRO REVISIONAL São aquelas que, diferente das grandezas escalares, ficam bem definidas não só com um valor e uma unidade, mas precisam

Leia mais

Dinâmica. 1 Movimento de um corpo e as Leis de Newton. Artur Rodrigues

Dinâmica. 1 Movimento de um corpo e as Leis de Newton. Artur Rodrigues Dinâmica Artur Rodrigues 1 Movimento de um corpo e as Leis de Newton Sejam bem vindos ao começo do curso de dinâmica. O estudo da física mecânica se baseia em 2 aspectos principais: O estudo da evolução

Leia mais

CAMPEONATO DE AVIÕES À ELÁSTICO DEMOISELLE

CAMPEONATO DE AVIÕES À ELÁSTICO DEMOISELLE CAMPEONATO DE AVIÕES À ELÁSTICO DEMOISELLE REGULAMENTO 2015 REV A São José dos Campos - SP ÍNDICE 1 Público Alvo e Máximo de Participantes... 3 2 Regras Gerais... 3 3 Regras de Projeto... 3 3.1 Materiais

Leia mais

3- ANGULO DE INCIDENCIA É O ANGULO FORMADO ENTRE O EIXO O Velocímetro utiliza as Pressões Estática e Total para LONGITUDINAL o seu funcionamento

3- ANGULO DE INCIDENCIA É O ANGULO FORMADO ENTRE O EIXO O Velocímetro utiliza as Pressões Estática e Total para LONGITUDINAL o seu funcionamento FÍSICA RESUMO TEORIA DE VÔO George Coutinho Velocidade - É a distancia percorrida por unidade de tempo. Massa - É a quantidade de matéria contida num corpo. A MASSA É INVARIAVEL. Força - É tudo aquilo

Leia mais

Física I 2010/2011. Aula 19. Mecânica de Fluidos II

Física I 2010/2011. Aula 19. Mecânica de Fluidos II Física I 2010/2011 Aula 19 Mecânica de Fluidos II Fluidos Capítulo 14: Fluidos 14-7 Fluidos Ideais em Movimento 14-8 A Equação da Continuidade 14-9 O Princípio de Bernoulli 2 Tipos de Fluxo ou Caudal de

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 28 Introdução ao Estudo de Cargas nas Aeronaves

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 28 Introdução ao Estudo de Cargas nas Aeronaves Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 28 Introdução ao Estudo de Cargas nas Aeronaves Tópicos Abordados Introdução ao Estudo de Cargas nas Aeronaves. Tipos de Cargas nas Aeronaves Uma aeronave é projetada

Leia mais

Escolha do Perfil e da Geometria

Escolha do Perfil e da Geometria Escolha do Perfil e da Geometria Antes de se iniciar o desenho da aeronave é necessário definir alguns parâmetros: Perfil; Geometria da asa; Geometria da cauda; Carga alar; Tracção específica ou potência

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 26 Estabilidade Latero-Direcional Dinâmica

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 26 Estabilidade Latero-Direcional Dinâmica Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 26 Estabilidade Latero-Direcional Dinâmica Tópicos Abordados Estabilidade Lateral Dinâmica. Estabilidade Direcional Dinâmica. Modos de Estabilidade Dinâmica. Fundamentos

Leia mais

White NOTA METODOLOGIA

White NOTA METODOLOGIA White 7.116 O avião do problema anterior foi projectado para aterrar a uma velocidade U 0 =1,U stall, utilizando um flap posicionado a 60º. Qual a velocidade de aterragem U 0 em milhas por hora? Qual a

Leia mais

ESCOLA MAGNUS DOMINI

ESCOLA MAGNUS DOMINI ESCOLA MAGNUS DOMINI ROMPENDO A BARREIRA DO SOM: ESTUDANDO A FÍSICA ENVOLVIDA NA AERODINÂMICA DO AVIÃO SUPERSÔNICO Andrei Megre Souto Gustavo Henrique Silva Rodrigues João Victor Rodrigues Gasparin Rafael

Leia mais

Escolha do Perfil e da Geometria

Escolha do Perfil e da Geometria Escolha do Perfil e da Geometria Antes de se iniciar o desenho da aeronave é necessário definir alguns parâmetros: Perfil; Geometria da asa; Geometria da cauda; Carga alar; Carga de tracção ou carga de

Leia mais

1.1 Geração de Propulsão

1.1 Geração de Propulsão 1 oções básicas sobre o helicóptero. No capítulo anterior foi explicado de um modo sumário os grandes problemas que os pioneiros da aviação tiveram no desenvolvimento de um aparelho prático com capacidade

Leia mais

o mundo é redondo Marília Garcia

o mundo é redondo Marília Garcia o mundo é redondo Marília Garcia hoje cedo helicópteros voando você ouviu? um som infernal estrelas caindo do céu em cima da cabeça descendo à terra as pontas viradas pra baixo está ouvindo? desde cedo

Leia mais

Aula 12 Conhecimentos Técnicos sobre Aviões

Aula 12 Conhecimentos Técnicos sobre Aviões Universidade Federal do ABC Aula 12 Conhecimentos Técnicos sobre Aviões AESTS002 AERONÁUTICA I-A Suporte ao aluno Site do prof. Annibal: https://sites.google.com/site/annibalhetem/aes ts002-aeronautica-i-a

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GERADORES DE VÓRTICES EM PERFIS AERODINÂMICOS. William Roberto da Silva Santos, Heidi Korzenowski.

UTILIZAÇÃO DE GERADORES DE VÓRTICES EM PERFIS AERODINÂMICOS. William Roberto da Silva Santos, Heidi Korzenowski. UTILIZAÇÃO DE GERADORES DE VÓRTICES EM PERFIS AERODINÂMICOS William Roberto da Silva Santos, Heidi Korzenowski. Universidade do Vale do Paraíba/Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, Avenida Shishima

Leia mais

Lista de exercícios- Leis de Newton

Lista de exercícios- Leis de Newton Componente Curricular: Física Professora: Cínthia Helena. Série: 1 o ano - Ensino Médio. Lista de exercícios- Leis de Newton 1 - (Vunesp-SP) Assinale a alternativa que apresenta o enunciado da Lei de Inércia,

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 33 Cálculo Estrutural da Asa e da Empenagem

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 33 Cálculo Estrutural da Asa e da Empenagem Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 33 Cálculo Estrutural da Asa e da Empenagem Tópicos Abordados Estrutura das Asas. Estrutura da Empenagem. Análise Estrutural da Asa A análise estrutural de uma asa

Leia mais

MVO-31: Desempenho de Aeronaves

MVO-31: Desempenho de Aeronaves Planeio Departamento de Mecânica do Voo Divisão de Engenharia Aeroespacial Instituto Tecnológico de Aeronáutica 2019 PARTE III Planeio Permanente g: ângulo de trajetória L D velocidade peso: mg Decompondo-se

Leia mais

Escolha do Perfil e da Geometria

Escolha do Perfil e da Geometria Escolha do Perfil e da Geometria Antes de se iniciar o desenho da aeronave é necessário definir alguns parâmetros: Perfil; Geometria da asa; Geometria da cauda; Carga alar; Tracção específica ou potência

Leia mais

1.3. Forças e movimentos. Professora Paula Melo Silva

1.3. Forças e movimentos. Professora Paula Melo Silva 1.3. Forças e movimentos Professora Paula Melo Silva QUEDA LIVRE O filósofo grego Aristóteles acreditava que os corpos mais pesados, abandonados de uma mesma altura, alcançariam o solo antes dos mais leves.

Leia mais

Segundo Exercício de Modelagem e Simulação Computacional Maio 2012 EMSC#2 - MECÂNICA B PME 2200

Segundo Exercício de Modelagem e Simulação Computacional Maio 2012 EMSC#2 - MECÂNICA B PME 2200 Segundo Exercício de Modelagem e Simulação Computacional Maio 01 EMSC# - MECÂNICA B PME 00 1. ENUNCIADO DO PROBLEMA Um planador (vide Fig. 1) se aproxima da pista do aeroporto para pouso com ângulo de

Leia mais

PANES DE ROTOR DE CAUDA

PANES DE ROTOR DE CAUDA PANES DE ROTOR DE CAUDA 4 o FNAvSeg GOIÁS DEZ2010 OBJETIVO FAMILIARIZAR OS PARTICIPANTES COM AS TÉCNICAS DE CONDUÇÃO DO HELICÓPTERO COM PANE DE ROTOR DE CAUDA E PROPOR UMA MANEIRA PARA SIMULAR EM VOO ESTE

Leia mais

4Nasce um avião brasileiro

4Nasce um avião brasileiro 4Nasce um avião brasileiro Flyer dos irmãos Wright e o 14-bis de Santos-Dumont: exemplos de aviões biplanos Criativo, o aspirante a aviador não queria simplesmente reproduzir uma máquina construída lá

Leia mais

FIS-15 Mecânica I. Ronaldo Rodrigues Pela

FIS-15 Mecânica I. Ronaldo Rodrigues Pela FIS-15 Mecânica I Ronaldo Rodrigues Pela Objetivos Entender o modelo do atrito seco em geral e em alguns casos específicos Parafuso Correias Mancais Rolamento Resumo Ângulo de Atrito Mancal Parafuso M

Leia mais

Equilíbrio e Estabilidade com Manche Livre

Equilíbrio e Estabilidade com Manche Livre Capítulo 6 Equilíbrio e Estabilidade com Manche Livre 6. Momento de charneira de superfície de controlo O controlo longitudinal de uma aeronave faz-se habitualmente por meio do leme de profundidade (elevator.

Leia mais

PANES DE ROTOR DE CAUDA

PANES DE ROTOR DE CAUDA PANES DE ROTOR DE CAUDA DETRAN DF JUN2011 OBJETIVO FAMILIARIZAR OS PARTICIPANTES COM AS TÉCNICAS DE CONDUÇÃO DO HELICÓPTERO COM PANE DE ROTOR DE CAUDA E PROPOR UMA MANEIRA PARA SIMULAR EM VOO ESTE TIPO

Leia mais

Apresentação do professor, da matéria e dos alunos. Aerodinâmica: caracterização; noções básicas.

Apresentação do professor, da matéria e dos alunos. Aerodinâmica: caracterização; noções básicas. Detalhes da Disciplina Código AER2031 Nome da Disciplina TEORIA DE VOO II Carga Horária 60 Créditos 4 Ementa Objetivos Gerais Teoria de voo de baixa e alta velocidade. Esforços estruturais. Mecânica de

Leia mais

Dinâmica dos fluidos. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Dinâmica dos fluidos. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Dinâmica dos fluidos Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Dinâmica dos fluidos Questões??? Porque existem covinhas em uma bola de golfe? Porque o esquiador se curva durante a prova? O que faz a bola

Leia mais

Densidade relativa é a razão entre a densidade do fluido e a densidade da água:

Densidade relativa é a razão entre a densidade do fluido e a densidade da água: MECÂNICA DOS FLUIDOS 1.0 Hidrostática 1.1 Definições O tempo que determinada substância leva para mudar sua forma em resposta a uma força externa determina como tratamos a substância, se como um sólido,

Leia mais

Propriedades do ar que afetam o voo; O altímetro: função e características. Forças que operam durante o voo sobre a aeronave.

Propriedades do ar que afetam o voo; O altímetro: função e características. Forças que operam durante o voo sobre a aeronave. Detalhes da Disciplina Código AER2031 Nome da Disciplina TEORIA DE VOO II Carga Horária 60 Créditos 4 Ementa Objetivos Gerais Teoria de voo de baixa e alta velocidade. Esforços estruturais. Mecânica de

Leia mais

2 a experiência Sustentação em um aerofólio

2 a experiência Sustentação em um aerofólio 2 a experiência Sustentação em um aerofólio 1) Introdução A explicação relativa à forma como um aerofólio gera sustentação tem sido motivo de polêmica ao longo dos últimos anos. Devido à complexidade matemática

Leia mais

TEORIA DE VOO E AERODINÂMICA MÓDULO 2

TEORIA DE VOO E AERODINÂMICA MÓDULO 2 1 TEORIA DE VOO E AERODINÂMICA MÓDULO 2 Aula 2 www.aerocurso.com 2 6 DISPOSITIVOS HIPERSUSTENTADORES. São dispositivos capazes de aumentar, consideravelmente, o coeficiente de sustentação de uma aeronave.

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela 5.5 Torque e Momento Angular Relação entre torque (momento) da força resultante e momento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA AEROESPACIAL - 1º. SEMESTRE LETIVO DE º período

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA AEROESPACIAL - 1º. SEMESTRE LETIVO DE º período 1º período ECN075 ECONOMIA PARA ENGENHARIA D 6ª 07:30 09:10 1176 - BL 4 EMA083 DESENHO MECÂNICO EA 3ª 09:25 12:00 1180 - BL 4 MAT001 Cálculo Diferencial Integral I M 2ª 13:00 14:40 ICEX 4ª 13:00 14:40

Leia mais

Relatório Final de Projeto

Relatório Final de Projeto Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia Aeronáutica PRJ-30 Projeto e Construção de Aeromodelos Professores: Girardi/Ney Turma: AER15 Relatório Final de Projeto Allan Lima Verde de Araújo

Leia mais

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC.

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC www.ismaelfisica.wordpress.com Máquinas Simples(ver arquivo) Revisão... ForçadeAtrito... AlgunsSistemasMecânicos... SistemasMecânicos... Máquinas Simples:

Leia mais

EN ESTABILIDADE E CONTRoLE DE AERONAVES II - MOVIMENTO LONGITUDINAL DO AVIÃO. Maria Cecília Zanardi Fernando Madeira

EN ESTABILIDADE E CONTRoLE DE AERONAVES II - MOVIMENTO LONGITUDINAL DO AVIÃO. Maria Cecília Zanardi Fernando Madeira EN 3205 - ESTABILIDADE E CONTRoLE DE AERONAVES II - MOVIMENTO LONGITUDINAL DO AVIÃO Maria Cecília Zanardi Fernando Madeira Estabilidade e Controle de Aeronaves II - MOVIMENTO LONGITUDINAL DO AVIÃO REFERENCIAS:

Leia mais

Prof. Juan Avila

Prof. Juan Avila Prof. Juan Avila http://professor.ufabc.edu.br/~juan.avila Que é a mecânica dos fluidos? É um ramo da mecânica que estuda o comportamento dos líquidos e gases tanto em repouso quanto em movimento. Existem

Leia mais

Idealização de conceitos para aeronaves destinadas a competição SAE-aerodesign

Idealização de conceitos para aeronaves destinadas a competição SAE-aerodesign 1 Idealização de conceitos para aeronaves destinadas a competição SAE-aerodesign Diego de Matos Monteiro Graduando em Engenharia Mecânica Reinaldo Sebastião Silva Professor MSc. Universidade Estadual Paulista

Leia mais

Trajetórias de objetos: Modelos. Moussa Reda Mansour

Trajetórias de objetos: Modelos. Moussa Reda Mansour Trajetórias de objetos: Modelos Moussa Reda Mansour Lembranças A aceleração translacional de um objeto é definida aplicando a segunda Lei de Newton ( ) A velocidade translacional e localização de um objeto

Leia mais

Física 1 - EMB5034. Prof. Diego Duarte Aplicações das Leis de Newton e tópicos especiais (lista 8) 13 de setembro de 2017

Física 1 - EMB5034. Prof. Diego Duarte Aplicações das Leis de Newton e tópicos especiais (lista 8) 13 de setembro de 2017 Física 1 - EMB5034 Prof. Diego Duarte Aplicações das Leis de Newton e tópicos especiais (lista 8) 13 de setembro de 2017 1. Um avião está voando em uma circunferência horizontal com uma velocidade de 480

Leia mais

MVO-11 Dinâmica de Veículos Aeroespaciais

MVO-11 Dinâmica de Veículos Aeroespaciais MVO-11 Dinâmica de Veículos Aeroespaciais (carga horária: 64 horas) Flávio Silvestre Departamento de Mecânica do Vôo Divisão de Engenharia Aeronáutica Instituto Tecnológico de Aeronáutica 2014 PARTE IV

Leia mais

I. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA. Carga horária: 72 horas-aula Créditos: 04 Turma(s): 09603A Professor: Leonel R Cancino

I. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA. Carga horária: 72 horas-aula Créditos: 04 Turma(s): 09603A Professor: Leonel R Cancino UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE CENTRO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA DA MOBILIDADE SEMESTRE 2014.1 I. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Código: EMB 5317

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 37 Regulamento da Competição Interpretação e Análise

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 37 Regulamento da Competição Interpretação e Análise Introdução ao Projeto de Aeronaves Regulamento da Competição Interpretação e Análise Tópicos Abordados Regulamento da Competição. Interpretação e Análise. Otimização de Pontuação. O Regulamento do AeroDesign

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 18 Tempo para a Missão e Metodologia para o Gráfico de Carga Útil

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 18 Tempo para a Missão e Metodologia para o Gráfico de Carga Útil Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 18 Tempo para a Missão e Metodologia para o Gráfico de Carga Útil Tópicos Abordados Tempo Estimado para a Missão. Traçado do Gráfico de Carga Útil. Dicas para Análise

Leia mais

PROJETO ESTRUTURAL DE UM AEROMODELO NOS REQUISITOS DA COMPETIÇÃO SAE BRASIL AERODESIGN CLASSE REGULAR

PROJETO ESTRUTURAL DE UM AEROMODELO NOS REQUISITOS DA COMPETIÇÃO SAE BRASIL AERODESIGN CLASSE REGULAR UNIVESIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA LUIZ FERNANDO GONÇALVES PROJETO ESTRUTURAL DE UM AEROMODELO NOS REQUISITOS DA COMPETIÇÃO

Leia mais

Estuda o transporte de quantidade de movimento (ou momentum) transporte de calor e transporte de massa.

Estuda o transporte de quantidade de movimento (ou momentum) transporte de calor e transporte de massa. INTRODUÇÃO enômenos de Transporte: Mecânica: Estuda o transporte de quantidade de movimento (ou momentum) transporte de calor e transporte de massa. É a ciência que estuda o equilíbrio e o movimento de

Leia mais