I FÓRUM ECONÓMICO GLOBAL DA CPLP - A CPLP E A GLOBALIZAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I FÓRUM ECONÓMICO GLOBAL DA CPLP - A CPLP E A GLOBALIZAÇÃO"

Transcrição

1

2 I FÓRUM ECONÓMICO GLOBAL DA CPLP - A CPLP E A GLOBALIZAÇÃO TIMOR-LESTE COMO PLATAFORMA PARA A COOPERAÇÃO EMPRESARIAL ENTRE A CPLP E A ÁSIA-PACÍFICO Centr de Cnvenções de Díli e Salã Nbre d Ministéri ds Negócis Estrangeirs e Cperaçã 25, 26 e 27 de fevereir de 2016

3

4 A realizaçã d I Fórum Ecnómic Glbal da CPLP surge de uma Deliberaçã da X Cimeira de Chefes de Estad e de Gvern da CPLP, aquand da atribuiçã da Presidência a Timr-Leste e pretende expressar a necessidade de desenvlver e integrar espaç ecnómic e empresarial ds Países da CPLP e a sua capacidade de se integrar na ecnmia Glbal. Sb Tema Timr-Leste cm Platafrma para a cperaçã Empresarial entre a CPLP e a Ásia-Pacífic, insere-se na temática da CPLP e a Glbalizaçã e valriza enquadrament estratégic de Timr-Leste n cntext d Blc Multi-reginal que é a CPLP e ds Blcs Reginais da ASEAN e d Pacífic. Timr-Leste cnfigura-se um cenári atrativ de investiment e negócis, em terms nacinais, mas também um Hub u Platafrma entre a CPLP, a ASEAN e s Países d Pacífic, cm platafrma para a captaçã de investiments e parcerias empresariais. O I Fórum Ecnómic Glbal da CPLP pretende: - Recnhecer ptencial geestratégic e geplític de Timr-Leste enquant platafrma de cntact entre s países da CPLP, Sudeste Asiátic e Pacífic; - Apresentar Timr-Leste cm País cm um enquadrament cmpetitiv para investiment, parcerias empresariais e prjets de exprtaçã para mercad Asiátic, Pacífic e da Lusfnia; - Apresentar ambiente de negócis ns países CPLP, ASEAN e Pacífic; - Cntribuir para desenvlviment sustentável da ecnmia de Timr-Leste através da partilha de knw-hw, da capacitaçã e diversificaçã d sectr privad nacinal, nmeadamente das PMEs, e d estabeleciment de grandes investiments e parcerias empresariais; - Prmver encntrs empresariais (Business t Business) entre empresas da CPLP, baseadas em Timr-Leste e da Ásia-Pacífic, para fmentar prjets cnjunts, investiment em Timr-Leste e parcerias de explraçã de nvs mercads cmuns;

5 O MODELO DE FÓRUM

6 Este Fórum Ecnómic pretende ser mais que um simples espaç de debate u cnferência. Apsta num frmat de prmçã de prduts, serviçs e negócis, de cntacts Business t Business (B2B) e de apresentaçã d ambiente de negócis e investiments ns Países participantes. Apsta também numa Mstra de Prduts ds diverss Países, de prmçã das empresas nacinais e d cmérci lcal e ainda num espaç de Painéis Internacinais para debater a integraçã ecnómic entre s Países CPLP e da Ásia-Pacífic e a imprtância geestratégica de Timr-Leste. Timr-Leste elegeu 5 áreas estratégicas de prmçã n I Fórum Ecnómic Glbal: Indústria Petrlífera, de Gás e Extrativa; Agricultura (e agr-indústria), Mar e Pescas; Indústria Manufatureira; Turism; Infraestruturas Estarã presentes n api à rganizaçã uma Delegaçã Empresarial de cada País da CPLP, um Delegaçã empresarial representativa ds Países da ASEAN e uma Delegaçã Empresarial representativa da Regiã d Pacífic, para prmverem uma Mstra de Prduts, para prmverem ambiente de negócis e para prmverem encntrs empresariais entre as diversas empresas presentes.

7 MOSTRA DE PRODUTOS, STANDS EMPRESARIAIS E COMÉRCIO LOCAL

8 Estará presente uma Mstra de Prduts de cada País da CPLP e uma Mstra de Prduts e Cmérci lcal de Timr-Leste. A Organizaçã pretende ainda prmver espaçs cmerciais e stands de empresas, nacinais, da CPLP e da Ásia-Pacífic. Serã frnecids mdels de stands empresariais, que estarã a dispr das empresas interessadas em adquirem us d seu espaç e prmver s seus serviçs u prduts. Haverá ainda stands específics para apresentaçã de grandes prjets estruturantes n Plan de Desenvlviment de Timr-Leste (Prjet de Oil&Gas, Prjet de Desenvlviment sustentável da Zna Especial de Ecnmia Scial de Mercad ZEESM; Prjet de desenvlviment Turístic e de Infraestruturas, entre utrs)

9 SALAS TEMÁTICAS E ENCONTROS EMPRESARIAIS (BUSINESS TO BUSINESS)

10 O Fórum irá prmver, através de um Delegaçã Empresarial de cada País, a apresentaçã das prtunidades de investiment, prtunidades de parcerias empresariais, prtunidades de imprtaçã e exprtaçã ns váris Países participantes. Irá igualmente ser desenvlvid um Prgrama de encntrs empresariais (Business t Business), que fará a gestã das empresas presentes e das necessidades de cada uma, para prceder a agendament de encntrs. Os pedids de encntrs empresariais (B2B) pderã ser slicitads através d website de divulgaçã d Fórum (mediante inscriçã das empresas) u durante event d Fórum. Haverá ainda, n espaç d Centr de Cnvenções de Díli, áreas para encntrs sectriais relevantes, entre empresáris d sectr d turism, das infraestruturas, da agricultura, entre utrs, para análise de questões práticas e cncretas que prmvam negócis.

11 PAINEIS CONFERÊNCIAS DE DEBATE INTERNACIONAIS

12 O I Fórum Ecnómic Glbal da CPLP irá prmver diverss Painéis de Debate, n salã Nbre ds Negócis Estrangeirs e Cperaçã de Timr-Leste, em que se pretende, primeiramente, aprximar a CPLP e as Regiões da ASEAN e Pacífic. Pretende-se debater as vantagens d psicinament de Timr-Leste entre tds estes blcs reginais e a CPLP, debater estratégias de prmçã de investiment e parcerias, debater sectres estratégics, cm a agricultura, sectr petrlífer, a indústria e debatend mdels de desenvlviment sustentável. Este cicl de Painéis pretende, pr últim aprfundar diálg plític e ecnómic entre a CPLP, a ASEAN e a Regiã d Pacífic.

13 COMUNICAÇÃO E GESTÃO DO EVENTO

14 O website d Fórum Ecnmic Glbal é a platafrma principal de prmçã e gestã d event, permitind às empresas participantes: - a divulgaçã de tda a infrmaçã sbre Fórum; - regist para participaçã n Fórum; - acess a base de dads das áreas de atividade de cada empresa registada; - a slicitaçã de pedids de agendament de encntrs Business t Business (B2B); - a gestã lgística ds participantes (serviç de preçs e reservas de aljament e de transfer aerprt-htel-aerprt).

15 PROGRAMA

16 QUINTA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO CENTRO DE CONVENÇÕES DE DÍLI Receçã e acreditaçã ds participantes SESSÃO DE ABERTURA Discurss institucinais Abertura e Visita da Mstra Parcerias para Desenvlviment (espaçs cmuns): Mstras de prduts ds países cnvidads, Stands de entidades u empresas, espaçs recreativs Stands de cmérci lcal (prduts lcais timrenses) Pausa para Café :30 Salas Temáticas (Apresentações de Salas Temáticas pr País) Pausa para Almç (Almç ferecid pela Organizaçã n espaç d CCD) Salas Temáticas (Apresentações de Salas Temáticas pr País) Pausa para Café Cntinuaçã da Mstra de Prduts, stands empresariais, events culturais d Fórum Salas Temáticas (Apresentações de Salas Temáticas pr País) JANTAR PLATAFORMA DE CULTURAS - PALÁCIO DE LAHANE (ferecid pel Gvern de Timr-Leste e pel Gabinete da Presidência Rtativa de Timr-Leste da CPLP) Prgrama sujeit a alterações em cnfrmidade cm as necessidades da rganizaçã.

17 SEXTA-FEIRA, 26 DE FEVEREIRO CENTRO DE CONVENÇÕES DE DÍLI Abertura da Mstra Salas Temáticas Pausa para café Salas Temáticas Encntrs Business t Business (B2B) Almç (livre haverá um espaç de restaurante n CCD) Encntrs B2B SALÃO NOBRE DO MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E COOPERAÇÃO Painel sbre Segurança Alimentar e Agr-Indústria* PLANTAR A BANDEIRA DA CPLP NOS NEGÓCIOS DO MUNDO Oradr Principal/Key Nte Speaker * (15 minuts). Apresentaçã geral sbre tema principal que enquadra cicl de painéis, s quais cnsistirã em apresentações u expsições temáticas pels Oradres (5-10 minuts cada expsiçã) e debate (30 min.) ** Prgrama sujeit a alterações em cnfrmidade cm as necessidades da rganizaçã.

18 Painel I: CPLP, um Blc Multi-Reginal em expansã Temas para expsiçã e debate: O Papel ds Blcs Ecnómics na Ecnmia Glbal e a CPLP cm Blc Ecnómic Multi-Reginal e Virtual. Os Desafis e as Oprtunidades da Inserçã da CPLP ns Blcs Ecnómics Reginais. Timr-Leste enquant platafrma de negócis. Painel II: Timr-Leste cm platafrma da CPLP na Ásia-Pacífic Temas para expsiçã e debate: As Iniciativas de Timr-Leste na Inserçã ns Blcs Ecnómics da Ásia-Pacífic. Os Benefícis recíprcs para CPLP, Asia-Pacífic e Timr-Leste. As inserçã plítica e ecnómica de Timr-Leste n Espaç da ASEAN, da Ásia e d Pacífic Desafis e Oprtunidades. Painel III: Cmpetitividade empresarial n espaç CPLP Temas para expsiçã e debate: Os Grandes Prjets para a cesã ecnómica da CPLP Iniciativas Cncretas para Prmver a Cmpetitividade na CPLP Jantar Livre *Debate rganizad pel Ministéri da Agricultura e Pescas, CPLP e Cnfederaçã Empresarial CPLP (CAL Câmara Agrícla Lusófna), cm api da FAO. Debate inserid n prmçã d encntr de empresas d sectr agrícla e agrindustrial. ** Os Painéis serã cmpsts pr Oradres e um Mderadr. As apresentações temáticas, cnfrme tema e s radres, pdem ser uma mera expsiçã sem apresentaçã, u uma apresentaçã técnica. Prgrama sujeit a alterações em cnfrmidade cm as necessidades da rganizaçã.

19 SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO CENTRO DE CONVENÇÕES DE DÍLI Abertura da Mstra Encntrs B2B Mstra de prduts, stands e empresas Almç Livre Encntrs B2B SALÃO NOBRE DO MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E COOPERAÇÃO INOVAÇÃO ECONÓMICA E SOCIAL COMO ALAVANCA DE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO SUSTENTÁVEL Oradr Principal/Key Nte Speaker (15 minuts). Apresentaçã geral sbre tema principal que enquadra cicl de painéis, s quais cnsistirã em apresentações u expsições temáticas pels Oradres (5-10 minuts cada expsiçã) e debate (30 min.) ** Painel I: Desenvlviment ecnómic e sustentável, respnsabilidade scial, invaçã scial Temas para expsiçã e debate: O Imperativ da Ecnmia Sustentável n Mund de Hje. Respnsabilidade Scial das Empresas e a Invaçã Scial de Mercad. ZEESM Prjet Pilt da Zna Especial de Ecnmia Scial de Mercad de Oe-Cússe Amben e Ataúr - Um Exempl Paradigmátic em Timr-Leste Prgrama sujeit a alterações em cnfrmidade cm as necessidades da rganizaçã.

20 SESSÃO DE ENCERRAMENTO DO FÓRUM Apresentaçã e adçã da Declaraçã Final d Fórum Discurss Institucinais EVENTO CULTURAL DE ENCERRAMENTO (abert a públic) DOMINGO E SEGUNDA FEIRA, 28 e 29 DE FEVEREIRO Atividades Extra-Fórum Prgrama de visitas para empresáris a empresas, lcais de investiment e znas de prduçã agrícla, znas de ptencial industrial: a Organizaçã dispnibilizará infrmaçã n website d Fórum e durante Fórum, para inscriçã ds empresáris nas diferentes visitas prgramadas. A realizaçã destas visitas e prmvida pela Organizaçã e cust é pag pr cada participante. Organizaçã de visitas a cnvidads especiais a lcais de ptencial investiment * Oe-Cússe Amben ZEESM (Zna Especial de Ecnmia Scial de Mercad); Ataúr Turism e Mar/Ecnmia Azul Tibar (prjet de bambú) e Ermera (café) Quintas Agríclas, Cperativas da zna; Baucau (turism de lazer e cnferências/frmaçã. Espaç de Agr-indústria) Manatut (Indústria d Ciment. Prjet de mármre e larias) Hera (cmplex elétric e indústrias adjacentes/parque industrial), Aileu ( sectr agrícla) Prgrama sujeit a alterações em cnfrmidade cm as necessidades da rganizaçã.

21 Regist de Empresas e Participantes através d website inf@fegcplp.rg

PROGRAMA. CENTRO DE CONVENÇÕES DE DÍLI 25,26 e 27 FEVEREIRO DÍLI, TIMOR-LESTE

PROGRAMA. CENTRO DE CONVENÇÕES DE DÍLI 25,26 e 27 FEVEREIRO DÍLI, TIMOR-LESTE PROGRAMA 25,26 e 27 FEVEREIRO DÍLI, TIMOR-LESTE QUINTA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO 08.30-9.45 Receçã e acreditaçã ds participantes 10.00 10.45 - SESSÃO DE ABERTURA Discurss institucinais 10.45 11.15 - Abertura

Leia mais

DÍLI - TIMOR LESTE 25, 26 e 27 FEVEREIRO

DÍLI - TIMOR LESTE 25, 26 e 27 FEVEREIRO DÍLI - TIMOR LESTE 25, 26 e 27 FEVEREIRO I FÓRUM ECONÓMICO GLOBAL DA CPLP - A CPLP E A GLOBALIZAÇÃO TIMOR-LESTE COMO PLATAFORMA PARA A COOPERAÇÃO EMPRESARIAL ENTRE A CPLP E A ÁSIA-PACÍFICO Centro de Convenções

Leia mais

I CONFERÊNCIA ENERGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CPLP (Evento Carbono 0)

I CONFERÊNCIA ENERGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CPLP (Evento Carbono 0) I CONFERÊNCIA ENERGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CPLP (Event Carbn 0) Cascais, 24 e 25 de Junh de 2015 Centr de Cngresss d Estril PROPOSTA DE PROGRAMA (Oradres e Mderações em cnfirmaçã) A I Cnferência Energia

Leia mais

QUESTIONÁRIO DAS EMPRESAS FRANCESAS E MOÇAMBICANAS INSTALADAS EM MOÇAMBIQUE OU EM PROSPECÇÃO

QUESTIONÁRIO DAS EMPRESAS FRANCESAS E MOÇAMBICANAS INSTALADAS EM MOÇAMBIQUE OU EM PROSPECÇÃO QUESTIONÁRIO DAS EMPRESAS FRANCESAS E MOÇAMBICANAS INSTALADAS EM MOÇAMBIQUE OU EM PROSPECÇÃO O Clube de Negócis France-Mçambique fi fundad a 11 junh de 2015, em Maput. Cm bjectivs seguintes: Desenvlviment

Leia mais

INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO. Concurso para apoio a iniciativas-piloto no âmbito das economias criativas

INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO. Concurso para apoio a iniciativas-piloto no âmbito das economias criativas INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO Cncurs para api a iniciativas-pilt n âmbit das ecnmias criativas Nta: Este cncurs decrre em duas etapas. ENQUADRAMENTO A Fundaçã Caluste Gulbenkian

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 PDR2020 (Jovens agricultores) Página 1 de 7. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 PDR2020 (Jovens agricultores) Página 1 de 7. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 PDR2020 (Jvens agricultres) Página 1 de 7 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

FUNDOS ESTRUTURAIS NO FINANCIAMENTO DO SISTEMA CIENTÍFICO. Isabel Ribeiro Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

FUNDOS ESTRUTURAIS NO FINANCIAMENTO DO SISTEMA CIENTÍFICO. Isabel Ribeiro Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. FUNDOS ESTRUTURAIS NO FINANCIAMENTO DO SISTEMA CIENTÍFICO Isabel Ribeir Fundaçã para a Ciência e a Tecnlgia, I.P. Funds Estruturais em Ciência e Invaçã Reitria da UP 3 de utubr de 2016 Fundaçã para a Ciência

Leia mais

Caro Sócio, Estimado Empresário,

Caro Sócio, Estimado Empresário, Car Sóci, Estimad Empresári, A Câmara de Cmérci e Indústria Árabe-Prtuguesa (CCIAP) tem prazer de infrmar V. Exa. que irá realizar uma Missã Ecnómica à República Demcrática e Ppular da Argélia e à República

Leia mais

Documento Orientador: UFCD: Ideias e Oportunidades de Negócio Código 7583

Documento Orientador: UFCD: Ideias e Oportunidades de Negócio Código 7583 An Letiv 2016/2017 IDEIAS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO COMERCIAL PLANIFICAÇÃO ANUAL Dcument Orientadr: UFCD: Ideias e Oprtunidades de Negóci Códig 7583 ENSINO SECUNDÁRIO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS. Eixo Prioritário 3

PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS. Eixo Prioritário 3 PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS Avis Nº ACORES-51-2017-14 PROGRAMA OPERACIONAL PARA OS AÇORES 2020 Eix Priritári 3 Cmpetitividade das Empresas Reginais Priridade

Leia mais

FÓRUM ECONÓMICO PORTUGAL - CHINA

FÓRUM ECONÓMICO PORTUGAL - CHINA PORTUGAL - CHINA 第一届中国 葡萄牙商务论坛 UMA PARCERIA PARA O FUTURO 未来的合作关系 CONFERÊNCIAS DE NEGÓCIOS FEIRA DE COMÉRCIO E INVESTIMENTO III GALA : PRÉMIOS DE MÉRITO EMPRESARIAL 商务会议 投资与贸易会务 第三届庆典 : 企业优异奖 Lisba 里斯本

Leia mais

1º Workshop Técnico. Conhecer o mercado escandinavo I Captar os clientes. 14 novembro

1º Workshop Técnico. Conhecer o mercado escandinavo I Captar os clientes. 14 novembro 1º Wrkshp Técnic Cnhecer mercad escandinav I Captar s clientes 14 nvembr 2016 2016 AGENDA 1. PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO CYCLING & WALKING ALGARVE Turism de Prtugal Regiã de Turism d Algarve 2. A ESCANDINÁVIA:

Leia mais

P7_TA(2012)0091 Sexto Fórum Mundial da Água

P7_TA(2012)0091 Sexto Fórum Mundial da Água P7_TA(2012)0091 Sext Fórum Mundial da Água Resluçã d Parlament Eurpeu, de 15 de març de 2012, sbre Sext Fórum Mundial da Água, a realizar em Marselha, de 12 a 17 de març de 2012 (2012/2552(RSP)) O Parlament

Leia mais

Seminário de Barreiras Técnicas ao Comércio. Iniciativas de Convergência Regulatória

Seminário de Barreiras Técnicas ao Comércio. Iniciativas de Convergência Regulatória Seminári de Barreiras Técnicas a Cmérci Iniciativas de Cnvergência Regulatória DEPARTAMENTO DE NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR- SECEX Cnvergência Regulatória Cntext Tendência

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Empreendedorismo Qualificado) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Empreendedorismo Qualificado) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (Empreendedrism Qualificad) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Empreendedrism) Página 1 de 8 Vale Empreendedrism (Vale Simplificad) Tiplgia Aquisiçã de serviçs de cnsultria na área d

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Internacionalização) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Internacionalização) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Internacinalizaçã) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

Seja um fornecedor reconhecido!

Seja um fornecedor reconhecido! A relevância da indústria brasileira de Higiene Pessal, Perfumaria e Csmétics n mercad glbal tem a fundamental participaçã da cadeia prdutiva d setr. Em busca de incentivar a cmpetitividade, frtalecer

Leia mais

Campanha Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando!

Campanha Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando! Campanha Cnstruind Cidades Resilientes: minha cidade está se preparand! Platafrma temática sbre risc urban nas Américas Frtaleciment da cperaçã e clabraçã entre gverns lcais Cnvite à apresentaçã de prpstas

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing cnsulting.cm

Leia mais

3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO

3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO 3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO 47 48 3.1. VISÃO DE FUTURO DO MAIS RN PARA 2035 A classe empresarial ptiguar apresenta para a sciedade uma Visã de Futur usada e desafiadra.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEEVALE INCUBADORA TECNOLÓGICA DA FEEVALE (ITEF) SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FASE DE PRÉ- INCUBAÇÃO

UNIVERSIDADE FEEVALE INCUBADORA TECNOLÓGICA DA FEEVALE (ITEF) SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FASE DE PRÉ- INCUBAÇÃO UNIVERSIDADE FEEVALE INCUBADORA TECNOLÓGICA DA FEEVALE (ITEF) SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FASE DE PRÉ- INCUBAÇÃO 1) INTRODUÇÃO A Universidade FEEVALE, pr mei da Incubadra Tecnlógica da FEEVALE ITEF apia desenvlviment

Leia mais

CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL VISÃO E ESTRATÉGIA VERSÃO PRELIMINAR Janeir de 2011 CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Internacionalização PME) Página 1 de 9. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Internacionalização PME) Página 1 de 9. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (Internacinalizaçã PME) Página 1 de 9 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

REGULAMENTO 1ª EDICÃO PRÉMIO FOOD FAB LAB

REGULAMENTO 1ª EDICÃO PRÉMIO FOOD FAB LAB REGULAMENTO 1ª EDICÃO PRÉMIO FOOD FAB LAB O TAGUSVALLEY assume um papel fundamental cm agente dinamizadr da invaçã e ecnmia da regiã e prcura as cndições necessárias para que as atividades ecnómicas sejam

Leia mais

Designação do projeto Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa (OADRL)

Designação do projeto Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa (OADRL) Designaçã d prjet Órgã de Acmpanhament das Dinâmicas Reginais de Lisba (OADRL) - 2016 Códig d prjet LISBOA-09-6177-FEDER-000003 Objetiv principal Criar as cndições e reunir s meis necessáris para exercíci

Leia mais

Assembléia Le islativa do Estado de Rondôni

Assembléia Le islativa do Estado de Rondôni Recebid, Autue-se e Inclua em pauta. Assembléia Le islativa d Estad de Rndôni ọ...j c, ATOR: ESTADO DE RONDÔNIA Assembléia Leail?tiva 1 2 MAl 2015 Prll: j q6'! 5-,--_ TADO AELCIO DA TV - PP Prcess: J1().

Leia mais

Oportunidades de Exportação de Moçambique

Oportunidades de Exportação de Moçambique Oprtunidades de Exprtaçã de Mçambique IPEX- Institut para a Prmçã de Exprtações Maput, Outubr de 2008 Intrduçã - IPEX O Institut para a Prmçã de Exprtações - IPEX é uma unidade sci-ecnómica cm fins nã

Leia mais

A FLORESTA DE QUE PRECISAMOS...

A FLORESTA DE QUE PRECISAMOS... A FLORESTA DE QUE PRECISAMOS... SUMÁRIO EXECUTIVO DAS CONCLUSÕES 17 DE OUTUBRO DE 2016 ENQUADRAMENTO O Clégi de Engenharia Flrestal da Ordem ds Engenheirs, em clabraçã cm a Universidade de Lisba, a Universidade

Leia mais

CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL VISÃO E ESTRATÉGIA 29 de Junh de 2011 CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Plan

Leia mais

REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA II (150H / NÍVEL 4)

REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA II (150H / NÍVEL 4) REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA II (150H / NÍVEL 4) UFCD 0397 ATENDIMENTO E SERVIÇO PÓS-VENDA Carga hrária: 25 hras Objetivs Aplicar as técnicas de atendiment pós venda, esclarecend cliente

Leia mais

Política Pública para Cidades Inteligentes: avanços e desafios em São Paulo

Política Pública para Cidades Inteligentes: avanços e desafios em São Paulo Plítica Pública para Cidades Inteligentes: avançs e desafis em Sã Paul Fernand d Amaral Ngueira Crdenadr de Invaçã em Serviçs Públics (CISP) Secretaria Municipal de Invaçã e Tecnlgia (SMIT) Nssa cnversa

Leia mais

Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo Associação Empresarial das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge

Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo Associação Empresarial das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge Segunda alteraçã a Decret Regulamentar Reginal n.º 23/2007/A, de 29 de Outubr, cm as alterações intrduzidas pel Decret Regulamentar Reginal n.º 11/2010/A, de 15 de Junh, que aprva Subsistema de Incentivs

Leia mais

Propriedade e Controlo dos Recursos Petrolíferos

Propriedade e Controlo dos Recursos Petrolíferos Lisba, 25 de Outubr de 2017 Prpriedade e Cntrl ds Recurss Petrlífers Os recurss petrlífers enquant recurss naturais situads n sl e n subsl, nas águas interires, n mar territrial, na platafrma cntinental

Leia mais

Guia de Participação no ALGARVE NATURE WEEK 2017 B2B EVENT

Guia de Participação no ALGARVE NATURE WEEK 2017 B2B EVENT Guia de Participaçã n ALGARVE NATURE WEEK 2017 B2B EVENT Htel Vila Galé Albacra 11 de Mai de 2017-9h30 às 12h30 http://algarvenatureweek2017.talkb2b.net INTRODUÇÃO A Enterprise Eurpe Netwrk (EEN) é uma

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS DO GRUPO TIM NO BRASIL

RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS DO GRUPO TIM NO BRASIL RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS DO GRUPO TIM NO BRASIL PREMISSA Cnectar e cuidar de cada um para que tds pssam fazer mais Esse é prpósit da TIM que, além de traduzir sua atuaçã invadra, também se

Leia mais

AVALIAÇÃO, COMPRA E VENDA DE EMPRESAS (VALOR JUSTO) BRACING Avaliação, Compra e Venda de Empresas Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda.

AVALIAÇÃO, COMPRA E VENDA DE EMPRESAS (VALOR JUSTO) BRACING Avaliação, Compra e Venda de Empresas Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda. AVALIAÇÃO, (VALOR JUSTO) COMPRA E VENDA DE EMPRESAS BRACING Avaliaçã, Cmpra e Venda de Empresas Página 1 de 10 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

ACM ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES

ACM ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES ACM ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES 1996: Prtugal institui carg de Alt Cmissári para a Imigraçã e Minrias Étnicas, de frma a criar cndições para a implementaçã e crdenaçã de plíticas públicas de integraçã;

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE ECONOMIA

PLANIFICAÇÃO DE ECONOMIA Módul 5 O ESTADO E A ATIVIDADE ECONÓMICA 1- Estad nçã e Apresentar a nçã de Estad Expsiçã ral Avaliaçã d prcess de 32 funções Trabalhs de grup trabalh: grelhas de Nçã Caraterizar as funções d Leitura e

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Qualificação PME) Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Qualificação PME) Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (Qualificaçã PME) Página 1 de 10 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

Recursos Humanos. Vera Gobetti. Maio 2015

Recursos Humanos. Vera Gobetti. Maio 2015 Recurss Humans Vera Gbetti Mai 2015 1 Nissan d Brasil 2000 = Criaçã da filial brasileira 2002 = Iníci da prduçã de veículs n Brasil em cnjunt cm a Renault, na fábrica da Aliança Renault-Nissan em Sã Jsé

Leia mais

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO EM MOÇAMBIQUE 27 e 28 de Outubro em Chinhambudzi / Manica 30 e 31 de Outubro 2014 em Maputo

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO EM MOÇAMBIQUE 27 e 28 de Outubro em Chinhambudzi / Manica 30 e 31 de Outubro 2014 em Maputo SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO EM MOÇAMBIQUE 27 e 28 de Outubr em Chinhambudzi / Manica 30 e 31 de Outubr 2014 em Maput Intrduçã Esta prpsta prevê a realizaçã de um seminári avaliaçã

Leia mais

ÁFRICA LUSOFONA, UMA VISÃO PROSPECTIVA

ÁFRICA LUSOFONA, UMA VISÃO PROSPECTIVA ÁFRICA LUSOFONA, UMA VISÃO PROSPECTIVA Mariana Abrantes de Susa CEO Presidente da Cmissã Executiva Fundaçã AIP Lisba, 5 de julh 2017 O que é a SOFID Sciedade para Financiament d Desenvlviment, IFIC, S.A.

Leia mais

Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo Associação Empresarial das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge

Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo Associação Empresarial das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge Segunda alteraçã a Decret Regulamentar Reginal n.º 26/2007/A, de 19 de Nvembr, cm as alterações intrduzidas pel Decret Regulamentar Reginal n.º 10/2010/A, de 15 de Junh, que aprva Subsistema de Api a Desenvlviment

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Invaçã) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing cnsulting.cm

Leia mais

Requerimentos de Divisórias Esportivas: Requerimentos Mandatórios:

Requerimentos de Divisórias Esportivas: Requerimentos Mandatórios: Requeriments de Divisórias Esprtivas: Requeriments Mandatóris: Assinar e seguir a Declaraçã de Cnduta Sustentável desenvlvida pel Cmitê Organizadr ds Jgs Olímpics e Paralímpics Ri 2016; O frnecedr deverá

Leia mais

5 JUSTIFICATIVAS DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO

5 JUSTIFICATIVAS DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO Departament de Ecnmia, Administraçã e Scilgia LES Ecnmia Brasileira Cntemprânea LES 0561 Segund Semestre de 2014 Prfessr Dr. Carls Eduard de Freitas Vian Prgrama Revisad em 07/2014 1 EMENTA 1. Discussã

Leia mais

Tecnologia & Inovação em Santa Catarina

Tecnologia & Inovação em Santa Catarina Tecnlgia & Invaçã em Santa Catarina Evertn Gubert Vice-Presidente Assciaçã Catarinense de Empresas de Tecnlgia Flrianóplis, 19 de nvembr de 2012. Pls Reginais de Tecnlgia e Invaçã Jinville (Sftville) Jaraguá

Leia mais

A Empresa. 3 Drivers Engenharia, Inovação, Ambiente, Lda. Avenida 5 de Outubro, 124, 4º piso Lisboa, Portugal

A Empresa. 3 Drivers Engenharia, Inovação, Ambiente, Lda. Avenida 5 de Outubro, 124, 4º piso Lisboa, Portugal IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA RÉPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - instituída pela Lei N.º 12.305, de 2 de Agst de 2010 Memrand para Clabraçã da

Leia mais

como grande compositor de música erudita contemporânea, com um importante acervo musical de cerca de quinhentas obras.

como grande compositor de música erudita contemporânea, com um importante acervo musical de cerca de quinhentas obras. APRESENTAÇÃO O Auditóri Claudi Santr, lcalizad em Camps d Jrdã (SP), equipament públic estadual, principal palc d mair event da música erudita da América Latina, tem seu surgiment e a sua trajetória institucinal

Leia mais

Estratégia Nacional de Especialização Inteligente. Lisboa, 2 de fevereiro de 2017 José Carlos Caldeira

Estratégia Nacional de Especialização Inteligente. Lisboa, 2 de fevereiro de 2017 José Carlos Caldeira Estratégia Nacinal de Especializaçã Inteligente Lisba, 2 de fevereir de 2017 Jsé Carls Caldeira Estrutura da Apresentaçã I. ENEI: prcess em Prtugal II. Mnitrizaçã e avaliaçã III. Primeirs resultads I.

Leia mais

:: Regulamento - Congresso Regional GO/TO

:: Regulamento - Congresso Regional GO/TO :: Regulament - Cngress Reginal GO/TO Cngress Reginal de Psiclgia Etapa Reginal d VI CNP Capítul I Ds Objetivs Art. 1º - Sã bjetivs d VI COREP: a. Prmver a rganizaçã e a mbilizaçã ds psicólgs de Giás e

Leia mais

Anexo 7 - Requerimentos de Sustentabilidade

Anexo 7 - Requerimentos de Sustentabilidade Anex 7 - Requeriments de Sustentabilidade Requeriments Mandatóris: Tda madeira e demais prduts flrestais utilizads devem ser cmpsts 100% de fibra reciclada u pssuir certificad FSC u PEFC/Cerflr para sua

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL Prf a. Dalciana Vicente Tanaka dalciana@gmail.cm GESTÃO AMBIENTAL É prcess de articulaçã ds diferentes agentes sciais que interagem em um dad espaç, visand garantir

Leia mais

FINANCIAMENTO: REINO DE ESPANHA RESPONSAVEL DE PROGRAMA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS

FINANCIAMENTO: REINO DE ESPANHA RESPONSAVEL DE PROGRAMA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCIAMENTO: REINO DE ESPANHA RESPONSAVEL DE PROGRAMA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS Departament: Infraestrutura Direçã: Unidade de PPDU Categria: P4 Salári anual: USD 44,328

Leia mais

MAIS CENTRO. Eixo Prioritário I Competitividade, Inovação e Conhecimento

MAIS CENTRO. Eixo Prioritário I Competitividade, Inovação e Conhecimento MAIS CENTRO Eix Priritári I Cmpetitividade, Invaçã e Cnheciment Cncurs em ÁREAS DE ACOLHIMENTO EMPRESARIAL E LOGÍSTICA PARA COMUNIDADES INTERMUNICIPAIS Referencial para Operações imateriais de prmçã d

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E

C U R R I C U L U M V I T A E C U R R I C U L U M V I T A E 1 - IDENTIFICAÇÃO Nme: Lisandra Maria André Rua B.I.: 10858627 Naturalidade: Castr Marim Data de Nasciment: 14 de Julh de 1976 Estad Civil: Slteira Mrada: R. Antóni Aleix

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Prazo para candidaturas: 28 de outubro de 2018

TERMO DE REFERÊNCIA. Prazo para candidaturas: 28 de outubro de 2018 TERMO DE REFERÊNCIA Estági de Cmunicaçã Lcalizaçã: Sã Paul Praz para candidaturas: 28 de utubr de 2018 Tip de Cntrat: Idima(s) necessári: Estági Data esperada de iníci: (data em que a/ candidata/ selecinada/

Leia mais

REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES 1 Índice 1 Enquadrament... 3 2 Objetivs... 3 3 Requisits para participaçã...

Leia mais

Contributo do BCSD Portugal para o documento Estratégia nacional de educação ambiental 2020 (ENEA 2020)

Contributo do BCSD Portugal para o documento Estratégia nacional de educação ambiental 2020 (ENEA 2020) Cntribut d BCSD Prtugal para dcument Estratégia nacinal de educaçã ambiental 2020 (ENEA 2020) Cnteúd 1 Apreciaçã geral d dcument ENEA 2020 face a anterir dcument Caminh para uma estratégia nacinal de educaçã

Leia mais

PROGRAMA DE TRABALHO

PROGRAMA DE TRABALHO PROGRAMA DE TRABALHO 2008-2009 ENQUADRAMENTO O Fórum Nã Gvernamental para a Inclusã Scial (FNGIS) surgiu na sequência de um apel frmulad pela Crdenaçã d Plan Nacinal de Acçã para a Inclusã (PNAI) a um

Leia mais

ANÁLISE AMBIENTE X ORGANIZAÇÃO ORG.

ANÁLISE AMBIENTE X ORGANIZAÇÃO ORG. MERCADO NOVOS ATUAIS ANÁLISE AMBIENTE PONTOS FORTE E PONTOS FRACOS ORG. A AMEAÇAS E OPORTUNIDADES ANÁLISE TÉCNICAS 1) MATRIZ PRODUTO-MERCADO Igr Ansff (1957): Identificar prtunidades de cresciment PRODUTOS

Leia mais

Diretrizes para os Institutos Federais

Diretrizes para os Institutos Federais Ministéri da Educaçã Secretaria de Educaçã Prfissinal e Tecnlógica Diretrizes 2014-2018 para s Instituts Federais Diretria de Plíticas de Educaçã Prfissinal e Tecnlógica Diretria de Desenvlviment da Rede

Leia mais

Orçamento do Estado Programa Orçamental Representação Externa

Orçamento do Estado Programa Orçamental Representação Externa Orçament d Estad 2018 Prgrama Orçamental Representaçã Externa DISCUSSÃO NA ESPECIALIDADE 6 e 15 de nvembr de 2017 ÍNDICE I NOTA INTRODUTÓRIA... 3 II BALANÇO DE 2017... 3 III MEDIDAS DE POLÍTICA PARA 2018...

Leia mais

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP. A Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP. A Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP A Assciaçã de Estudantes da Faculdade de Psiclgia e de Ciências da Educaçã da Universidade d Prt (AEFPCEUP) recnhece que s rçaments participativs, utilizads

Leia mais

cimeira mundial sobre a sociedade de informação

cimeira mundial sobre a sociedade de informação cimeira mundial sbre a sciedade de infrmaçã Genebra 2003 Túnis 2005 a) Quadr da Cimeira É essencial que a Cimeira tenha um âmbit geral e, cm afirma a Resluçã da Assembleia Geral da ONU (56/183), se debruce

Leia mais

Uma estratégia para o desenvolvimento turístico da envolvente da Albufeira do Alqueva

Uma estratégia para o desenvolvimento turístico da envolvente da Albufeira do Alqueva RT&D Territóris, Empresas e Organizações Vlume II (2), 125-129 (2005) Uma estratégia para desenvlviment turístic da envlvente da Albufeira d Alqueva Carls Silva* GESTALQUEVA Paula Susan Dias** Cnselh Executiv

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Relações Internacionais Currículo 2018/1

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Relações Internacionais Currículo 2018/1 Regulament das Atividades Cmplementares d Curs de Relações Internacinais Currícul 2018/1 Em cnfrmidade cm a Resluçã nº 4, de 04..2017, da Câmara de Educaçã Superir d Cnselh Nacinal de Educaçã (CES/CNE),

Leia mais

Parte I Enquadramento da actividade turística em Portugal

Parte I Enquadramento da actividade turística em Portugal A TRADIÇÃO EQUESTRE COMO ELEMENTO DE VALORIZAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA Cngress Internacinal de Turism Equestre Alter d Chã - 17.Mai.08 Parte I Enquadrament da actividade turística em Prtugal Cumpriments

Leia mais

Cinco sentidos da Economia Social. Américo M. S. Carvalho Mendes

Cinco sentidos da Economia Social. Américo M. S. Carvalho Mendes Cinc sentids da Ecnmia Scial Améric M. S. Carvalh Mendes ATES Área Transversal de Ecnmia Scial Universidade Católica Prtuguesa Prt 29 de Nvembr de 2015 Améric M. S. Carvalh Mendes Cinc sentids da Ecnmia

Leia mais

RESUMO GERENCIAL DO PSQ ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PSQ Esquadrias de Alumínio 2015

RESUMO GERENCIAL DO PSQ ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PSQ Esquadrias de Alumínio 2015 RESUMO GERENCIAL DO PSQ ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO 2015 PSQ Esquadrias de Alumíni 2015 Albert Henrique Crdeir Vice-Presidente de Qualidade - Afeal E-mail: acrdeir@3anet.cm.br PORTARIA n 332, de 20 de junh

Leia mais

TEXTOS APROVADOS. Resolução do Parlamento Europeu, de 14 de setembro de 2017, sobre o futuro do programa Erasmus+ (2017/2740(RSP))

TEXTOS APROVADOS. Resolução do Parlamento Europeu, de 14 de setembro de 2017, sobre o futuro do programa Erasmus+ (2017/2740(RSP)) Parlament Eurpeu 2014-2019 TEXTOS APROVADOS P8_TA(2017)0359 Futur d prgrama Erasmus+ Resluçã d Parlament Eurpeu, de 14 de setembr de 2017, sbre futur d prgrama Erasmus+ (2017/2740(RSP)) O Parlament Eurpeu,

Leia mais

MELHORIA DE CONTROLOS INTERNOS SOBRE A PRODUÇÃO DE DIAMANTES ALUVIAIS DECLARAÇÃO ADOPTADA PELA REUNIÃO PLENÁRIA DE MOSCOVO DO PROCESSO DE KIMBERLEY

MELHORIA DE CONTROLOS INTERNOS SOBRE A PRODUÇÃO DE DIAMANTES ALUVIAIS DECLARAÇÃO ADOPTADA PELA REUNIÃO PLENÁRIA DE MOSCOVO DO PROCESSO DE KIMBERLEY MELHORIA DE CONTROLOS INTERNOS SOBRE A PRODUÇÃO DE DIAMANTES ALUVIAIS DECLARAÇÃO ADOPTADA PELA REUNIÃO PLENÁRIA DE MOSCOVO DO PROCESSO DE KIMBERLEY 1. INTRODUÇÃO: O DESAFIO DE CONTROLAR A PRODUÇÃO ALUVIAL

Leia mais

REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2017

REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2017 REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2017 1. O INOVA SENAI 1.1 O que é INOVA SENAI é uma atividade técnica-cultural n frmat de cncurs que visa recnhecer publicamente as capacidades de invaçã, empreendedrism

Leia mais

Casa Eficiente d. Instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos

Casa Eficiente d. Instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos 7.d Instalaçã de pnts de carregament de veículs elétrics 1 2 FICHA TÉCNICA Títul 7.d Instalaçã de pnts de carregament de veículs elétrics Cleçã Casa Catálg de sluções técnicas Ediçã Prgrama Casa Autria

Leia mais

3º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e 1º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

3º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e 1º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 3º Cngress de e de Educaçã, Ciência e Cultura: Expandind as Frnteiras d Saber 1ª Circular O UDF - Centr Universitári, pr mei d Prgrama de Iniciaçã Científica, Tecnlógica e Invaçã, têm a hnra de cnvidá-l

Leia mais

Dados estatísticos revelam o perfil da mão-de-obra, o desempenho e a participação do setor gráfico do Estado Rio Grande do Norte no contexto nacional

Dados estatísticos revelam o perfil da mão-de-obra, o desempenho e a participação do setor gráfico do Estado Rio Grande do Norte no contexto nacional Os númers da indústria gráfica d Ri Grande d Nrte Dads estatístics revelam perfil da mã-de-bra, desempenh e a participaçã d setr gráfic d Estad Ri Grande d Nrte n cntext nacinal Dads gerais da indústria

Leia mais

Gestão para a Excelência O caminho para um brasil melhor

Gestão para a Excelência O caminho para um brasil melhor Gestã para a Excelência O caminh para um brasil melhr Fórum Internacinal de Bas Práticas (IBPF) - ut/16 RELATÓRIO DE COMPETITIVIDADE GLOBAL 2016-2017 Brasil (81 de 138) Ambiente macrecnômic instável Baixa

Leia mais

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional Preparaçã para a Certificaçã de Gestr da Qualidade - Excelência Organizacinal OBJETIVOS DO CURSO Apresentar as participantes s cnteúds d Crp de Cnheciment necessáris à certificaçã, pssibilitand que aprimrem

Leia mais

Resumos Soltos Geografia 9º ano. Unidade 1: Contrastes de Desenvolvimento. 1.2 Interdependência entre espaços com diferentes níveis de desenvolvimento

Resumos Soltos Geografia 9º ano. Unidade 1: Contrastes de Desenvolvimento. 1.2 Interdependência entre espaços com diferentes níveis de desenvolvimento Unidade 1: Cntrastes de Desenvlviment 1.2 Interdependência entre espaçs cm diferentes níveis de desenvlviment Os principais países em desenvlviment surgem de antigas clónias eurpeias. Principais bstáculs

Leia mais

Lista dos dados a registar e armazenar em formato eletrónico no âmbito do sistema de monitorização (a que se refere o artigo 24.o)

Lista dos dados a registar e armazenar em formato eletrónico no âmbito do sistema de monitorização (a que se refere o artigo 24.o) Lista ds dads a registar e armazenar em frmat eletrónic n âmbit d sistema de mnitrizaçã (a que se refere artig 24.) L 138/34 ANEXO III É exigida a apresentaçã de dads para as perações apiadas pel FSE,

Leia mais

PROGRAMA DE REALIZAÇÃO E APOIO A EVENTOS DE ESPORTE, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL

PROGRAMA DE REALIZAÇÃO E APOIO A EVENTOS DE ESPORTE, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PROGRAMAS DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL PROGRAMA DE REALIZAÇÃO E APOIO

Leia mais

SERVIÇOS FINANCEIROS DIGITAIS EM MOÇAMBIQUE. A Regulação de Entidades Operadoras de Serviços Financeiros Digitais (SFD) 28 Maio 2018

SERVIÇOS FINANCEIROS DIGITAIS EM MOÇAMBIQUE. A Regulação de Entidades Operadoras de Serviços Financeiros Digitais (SFD) 28 Maio 2018 SERVIÇOS FINANCEIROS DIGITAIS EM MOÇAMBIQUE A Regulaçã de Entidades Operadras de Serviçs Financeirs Digitais (SFD) 28 Mai 2018 Desafis e Cnclusões 1. Regulaçã: factr de viabilizaçã u inibiçã? 2. Pilares

Leia mais

Apex-Brasil. Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos PRESIDENTE. Márcia Nejaim DIRETORA DE NEGÓCIOS

Apex-Brasil. Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos PRESIDENTE. Márcia Nejaim DIRETORA DE NEGÓCIOS Plan de Açã 2018 1 Apex-Brasil Rbert Jaguaribe Gmes de Matts PRESIDENTE Márcia Nejaim DIRETORA DE NEGÓCIOS Francisc de Assis Leme Franc DIRETOR DE GESTÃO CORPORATIVA SEDE Setr Bancári Nrte, Quadra 02,

Leia mais

Município de Oliveira do Hospital

Município de Oliveira do Hospital Nrmas d Cncurs de Ftgrafia Um lhar sbre s ris, as mntanhas e a flresta - 2014 1. Enquadrament d cncurs Cm as presentes nrmas pretende Municípi de Oliveira d Hspital definir as regras d Cncurs de Ftgrafia

Leia mais

Pontos a debater (II)

Pontos a debater (II) Cnselh da Uniã Eurpeia Bruxelas, 14 de nvembr de 2017 14278/1/17 REV 1 OJ CRP2 38 ORDEM DO DIA PROVISÓRIA COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (2.ª Parte) Edifíci Eurpa, Bruxelas 15 e 16 de nvembr de 2017

Leia mais

Um Novo Paradigma de Investimentos em Timor-Leste

Um Novo Paradigma de Investimentos em Timor-Leste TEMA: Um Novo Paradigma de Investimentos em Timor-Leste Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Lingua Portuguesa 01-03 de Julho de 2013 Dili Encontro

Leia mais

PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO ETAPA BRASILEIRA

PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO ETAPA BRASILEIRA PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO ETAPA BRASILEIRA (STOCKHOLM JUNIOR WATER PRIZE BRASIL) O Prêmi Jvem da Água de Estclm (Stckhlm Junir Water Prize - SJWP) reúne jvens invadres entre 15 e 20 ans de td mund,

Leia mais

Iniciativa Startups Connected

Iniciativa Startups Connected Iniciativa Startups Cnnected Regulament Cm cresciment da utilizaçã d mdel de invaçã aberta, empresas de grande prte e startups vêm se aprximand em virtude d alt ptencial desta relaçã. Neste sentid, a Câmara

Leia mais

Regime Escolar Fruta Escolar /

Regime Escolar Fruta Escolar / Regime Esclar Fruta Esclar / Frmuláris 2016/2017 - Índice NOTA INTRODUTÓRIA...3 Pedid de Ajuda...4 1. Pedid de Ajuda...4 A. Página de Rst d Pedid...4 B. Pedid de Ajuda Página dis...6 C. Mapa de Medidas

Leia mais

Conclusões. A - Na generalidade, e individualizando as várias áreas que integram o setor das. Comunicações:

Conclusões. A - Na generalidade, e individualizando as várias áreas que integram o setor das. Comunicações: Cnclusões A - Na generalidade, e individualizand as várias áreas que integram setr das Cmunicações: Relativamente as crreis e encmendas, impact das TIC e desenvlviment da ecnmia digital está a transfrmar

Leia mais

crcj CdHhISSM DE PROT CÇAO DE CIIIIIIIÇflS E JDUEFIS OBJETIVOS OBJETIVOS AÇÃO INDICADORES METAS GERAIS ESPECIFICOS

crcj CdHhISSM DE PROT CÇAO DE CIIIIIIIÇflS E JDUEFIS OBJETIVOS OBJETIVOS AÇÃO INDICADORES METAS GERAIS ESPECIFICOS CdHhISSM DE PROT CÇAO DE CIIIIIIIÇflS E JDUEFIS OBJETIVOS OBJETIVOS AÇÃO INDICADORES METAS GERAIS ESPECIFICOS Garantir a participaçã das entidades representadas Realizaçã de reuniões nas instalações das

Leia mais

Economia da Construção e do Imobiliário

Economia da Construção e do Imobiliário 1ª Épca 19 de nvembr de 2016 (08h00) (V1.11) Ecnmia da Cnstruçã e d Imbiliári Nme: Númer: Duraçã ttal sem interval: 1h30 min Ntas: I. Nã é permitida a cnsulta de quaisquer ntas u dcuments, nem us de máquina

Leia mais

Governação Integrada em Territórios Vulneráveis

Governação Integrada em Territórios Vulneráveis Fórum GOVINT GOVERNAÇÃO INTEGRADA. A EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL E DESAFIOS PARA PORTUGAL 16 utubr 2015 Gvernaçã Integrada em Territóris Vulneráveis Jã Ferrã, ICS-UL (crd.) Jã Murat (ICS-UL) Jrge Malheirs

Leia mais

ISLA Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém PLANO DE ATIVIDADES

ISLA Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém PLANO DE ATIVIDADES ISLA Institut Superir de Gestã e Administraçã de Santarém PLANO DE ATIVIDADES An letiv 2018/2019 Índice 1. Intrduçã... 3 2. Instalações... 3 3. Recurss pedagógics a adquirir / desenvlver... 3 4. Oferta

Leia mais

Gestão de Participantes da Semana de Integração Acadêmica

Gestão de Participantes da Semana de Integração Acadêmica Gestã de Participantes da Semana de Integraçã Acadêmica MPP - Manual de Plíticas e Prcediments Atualizad em 07/01/2016 Sumári 1. DO GESTOR DO PROCESSO... 2 2. DA POLÍTICA INSTITUCIONAL... 3 3. DO DIAGRAMA

Leia mais

ENSINO SUPERIOR REINVENTA-SE ESCOLAS DE NEGÓCIOS. Executive Digest

ENSINO SUPERIOR REINVENTA-SE ESCOLAS DE NEGÓCIOS. Executive Digest MBA & Pó -GRADUAÇÕES Pág: 94 Área: 19,69 x 25,71 cm² Crte: 1 de 5 ESCOLAS DE NEGÓCIOS ENSINO SUPERIOR REINVENTA-SE NUMA ALTURA EM QUE A DIGITALIZAÇÁO E A QL013,ALIZAÇA0 SÃO JÁ TEMAS PRESENTES, AS PRINCIPAIS

Leia mais