TEXTOS APROVADOS. Resolução do Parlamento Europeu, de 14 de setembro de 2017, sobre o futuro do programa Erasmus+ (2017/2740(RSP))

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEXTOS APROVADOS. Resolução do Parlamento Europeu, de 14 de setembro de 2017, sobre o futuro do programa Erasmus+ (2017/2740(RSP))"

Transcrição

1 Parlament Eurpeu TEXTOS APROVADOS P8_TA(2017)0359 Futur d prgrama Erasmus+ Resluçã d Parlament Eurpeu, de 14 de setembr de 2017, sbre futur d prgrama Erasmus+ (2017/2740(RSP)) O Parlament Eurpeu, Tend em cnta s artigs 165.º e 166.º d Tratad sbre Funcinament da Uniã Eurpeia (TFUE), Tend em cnta a Carta ds Direits Fundamentais da Uniã Eurpeia, nmeadamente seu artig 14.º, Tend em cnta Regulament (UE) n.º 1288/2013 d Parlament Eurpeu e d Cnselh, de 11 de dezembr de 2013, que cria Prgrama «Erasmus+»: prgrama da Uniã para ensin, a frmaçã, a juventude e desprt e que revga as Decisões n.º 1719/2006/CE, n.º 1720/2006/CE e n.º 1298/2008/CE 1, Tend em cnta a sua resluçã de 2 de fevereir de 2017 sbre a aplicaçã d Regulament (UE) n.º 1288/2013 d Parlament Eurpeu e d Cnselh, de 11 de dezembr de 2013, que cria Prgrama «Erasmus+»: prgrama da Uniã para ensin, a frmaçã, a juventude e desprt e que revga as Decisões n.º 1719/2006/CE, n.º 1720/2006/CE e n.º 1298/2008/CE 2, Tend em cnta a sua resluçã de 12 de abril de 2016 sbre prgrama Erasmus+ e utrs instruments para fmentar a mbilidade n ensin e frmaçã prfissinais uma abrdagem de aprendizagem a lng da vida 3, Tend em cnta a sua resluçã de 19 de janeir de 2016 sbre papel d diálg intercultural, da diversidade cultural e da educaçã na prmçã ds valres fundamentais da UE 4, Tend em cnta a pergunta dirigida à Cmissã sbre futur d prgrama Erasmus+ (O /2017 B8-0326/2017), 1 JO L 347 de , p Texts Aprvads, P8_TA(2017) Texts Aprvads, P8_TA(2016) Texts Aprvads, P8_TA(2016)0005.

2 Tend em cnta artig 128.º, n.º 5, e artig 123.º, n.º 2, d seu Regiment, A. Cnsiderand que, n cntext atual, 30.º aniversári d prgrama Erasmus+ deve cnstituir nã só um mment de cmemraçã, mas também uma prtunidade para refletir sbre a frma cm prgrama pderá trnar-se mais acessível e inclusiv e melhrar desenvlviment ds cidadãs eurpeus e das rganizações ativas ns dmínis da educaçã, frmaçã, juventude e desprt; B. Cnsiderand que a educaçã é um direit human fundamental e um bem públic que deve estar a alcance de tds s requerentes, especialmente s estudantes cm baixs rendiments; 1. Sublinha que Erasmus é um ds prgramas mais bem sucedids da UE e um instrument essencial para apiar as ações ns dmínis da educaçã, frmaçã, juventude e desprt e para aprximar a Eurpa ds seus cidadãs; recnhece impact extremamente psitiv que tem tid na vida pessal e prfissinal de mais de participantes, dentr e fra da Eurpa, incluind s países vizinhs e s países candidats, a lng ds últims 30 ans; 2. Destaca papel d Erasmus+, que, através da mbilidade e da clabraçã estratégica, tem cntribuíd para melhrar a qualidade das instituições de ensin e de frmaçã da UE, aumentar a cmpetitividade d setr eurpeu da educaçã, criar uma ecnmia d cnheciment eurpeia frte e realizar s bjetivs da Estratégia Eurpa 2020; 3. Cnsidera que Erasmus+ e prgrama que lhe suceder devem incidir, em especial, na aprendizagem a lng da vida e na mbilidade e cbrir a educaçã frmal, nã frmal e infrmal e que, dessa frma, pdem cntribuir para desenvlviment de aptidões e cmpetências essenciais para a realizaçã pessal, scial e prfissinal, aspets que estã ligads à prmçã ds valres demcrátics, à cesã scial, à cidadania ativa e à integraçã de migrantes e refugiads a permitirem um mair diálg intercultural; 4. Salienta a necessidade de uma abrdagem cerente para as plíticas da educaçã, frmaçã, juventude e desprt ns diferentes dmínis de aprendizagem, em particular através de prtunidades e sinergias cm utrs funds e prgramas da UE; bserva, a este respeit, que a iminente renvaçã d quadr de cperaçã eurpeia n dmíni da juventude é uma prtunidade ideal para alinhar as priridades d prgrama que substituirá Erasmus+ cm a nva Estratégia da UE para a Juventude e utrs prgramas financiads pela UE; 5. Cnsidera que Erasmus+ também deve ser encarad cm um instrument fundamental da estratégia da UE para a prmçã ds bjetivs de desenvlviment sustentável a nível mundial; 6. Observa, tend em cnta a taxa elevada e a imprtância da mbilidade entre estabeleciments de ensin e rganizações n cntinente e n Rein Unid, que as negciações sbre Brexit deverã permitir chegar a um acrd mutuamente satisfatóri sbre estatut ds estudantes e dcentes da UE que participam ns prgramas de mbilidade Erasmus+ n Rein Unid. e vice-versa; Desempreg juvenil e realizaçã pessal e scial 7. É de piniã que prgrama Erasmus+ tem evluíd de frma significativa, permitind

3 que um mair númer de participantes dele beneficiem e ajudand a melhrar s seus cnheciments e a clmatar as suas insuficiências em terms de aptidões e cmpetências, em especial na sequência da extensã d Erasmus+ as setres d vluntariad, ensin e frmaçã prfissinais infrmais e nã frmais, e d alargament d seu alcance gegráfic para lá da UE; 8. Recnhece que s estudantes d ensin superir têm duas vezes mais prbabilidades de bter empreg um an após a btençã d diplma d que s seus pares nã móveis e que quase 90 % 1 de tds s aprendentes d ensin e da frmaçã prfissinais (EFP) em prgramas de mbilidade declaram que a sua empregabilidade aumentu em resultad dessa experiência; bserva, tdavia, cm pesar, que sã s jvens quem crre mair risc de desempreg; recnhece, pr cnseguinte, a necessidade de Erasmus+ dar um api firme a ações destinadas a melhrar as prtunidades de empreg; 9. Salienta que vluntariad estimula desenvlviment da participaçã cívica e da cidadania ativa, a mesm temp que cntribui para aumentar as prtunidades de empreg ds participantes; sublinha, pr cnseguinte, que financiament a títul d prgrama Erasmus+ deve estar integrad numa estratégia plítica mais vasta de criaçã de um ambiente prpíci a vluntariad na Eurpa, nã duplicand, mas antes refrçand as iniciativas de sucess já existentes; recrda, n entant, que s ptenciais empregs de qualidade nã pdem ser substituíds pr atividades de vluntariad nã remuneradas; 10. Sublinha que Erasmus+ deve centrar-se na invaçã e n desenvlviment e pôr mair ênfase n increment de aptidões e cmpetências essenciais, cm a autcnfiança, a criatividade, espírit empresarial, a adaptabilidade, pensament crític, as cmpetências de cmunicaçã, trabalh de equipa e a capacidade de viver e trabalhar num ambiente multicultural; frisa que essas cmpetências pdem ser desenvlvidas de uma frma mais cabal através de uma cmbinaçã equilibrada de aprendizagem frmal, nã frmal e infrmal, e que a aquisiçã de cmpetências essenciais é vital a partir de muit tenra idade e deve ser refrçada mediante um mair investiment em ações de mbilidade durante as primeiras fases da educaçã e da frmaçã; 11. Salienta que Erasmus+ deve criar laçs mais frtes entre as instituições de educaçã e de frmaçã e a cmunidade empresarial, de md a aumentar as cmpetências e a empregabilidade ds participantes, assim cm a cmpetitividade da ecnmia eurpeia; 12. Destaca papel d EFP n Erasmus+ em terms da ajuda que presta as participantes para que desenvlvam as cmpetências e a experiência exigidas n mercad de trabalh, cntribuind, assim, para uma mair empregabilidade e integraçã scial; incentiva a intrduçã de melhrias n EFP d Erasmus+, de md a trná-l mais mdern, acessível, simplificad e cmpatível cm a era digital; 13. Recnhece elevad ptencial que alargament da mbilidade ds aprendentes d EFP a blsas de curta e lnga duraçã («estágis Erasmus Pr») tem para refrçar cntribut da UE na luta cntra desempreg ds jvens; insta a Cmissã e s 1 Tabela Erasmus+, dads extraíds em 28 de març de 2017; ver: p. 29.

4 Estads-Membrs a refrçarem as prtunidades de mbilidade para s aprendentes d EFP e a vertente de aprendizagem prfissinal deste prgrama, tant em recnheciment d valr intrínsec da aprendizagem cm para prmver a realizaçã de refrmas nacinais que visem um mair desenvlviment da frmaçã e da qualificaçã prfissinais e recnheciment das mesmas; reitera, simultaneamente, que um estági é uma prtunidade frmativa que nã se substitui a um empreg remunerad; Inclusã scial e acessibilidade 14. Lamenta que mens de 5 % ds jvens eurpeus beneficiem d prgrama devid a fatres sciecnómics, financiament limitad, desigualdades crescentes entre e n interir ds Estads-Membrs, bem cm à cmplexidade ds prcesss de candidatura e da gestã administrativa; insta a Cmissã e s Estads-Membrs a trnarem prgrama mais abert e acessível, trnand- mais prfícu para s beneficiáris finais e maximizand api que presta, em especial, às pessas de meis desfavrecids e cm necessidades especiais; 15. Insta a Cmissã e s Estads-Membrs a trnarem Erasmus+ ainda mais inclusiv de md a abranger mais jvens através de diferentes ferramentas, nmeadamente digitais, e rganizações, incluind instituições de educaçã frmal e nã frmal a tds s níveis, rganizações de juventude, rganizações artísticas e desprtivas de base, rganizações de vluntáris e utras partes interessadas da sciedade civil, incrprand a estratégia de inclusã e de diversidade em td prgrama e pnd a tónica nas pessas cm necessidades especiais e mens prtunidades; 16. Recrda que a falta de crdenaçã e de prtabilidade ds direits entre s sistemas de segurança scial da UE representa um grave bstácul para a mbilidade das pessas cm deficiência, nã bstante s esfrçs desenvlvids para trnar mais inclusivs s prgramas Erasmus+ e utras iniciativas em matéria de mbilidade; insta a Cmissã e s Estads-Membrs a refrçarem a clabraçã e, desse md, a melhrarem a mbilidade das pessas vulneráveis; 17. Recnhece que um ds principais bstáculs a envlviment de um mair númer de estudantes na mbilidade a nível d ensin superir é a falta de clareza e de cerência n recnheciment d Sistema Eurpeu de Transferência de Crédits (ECTS) adquirids durante períd de mbilidade; insta s Estads-Membrs e as autridades cmpetentes, nmeadamente as instituições de ensin superir, a implementarem integralmente s acrds em matéria de aprendizagem cm parte brigatória d prcess de mbilidade e a garantirem recnheciment ds crédits ECTS adquirids durante s períds de mbilidade Erasmus+ n ensin superir; 18. Acredita que devem ser dadas melhres prtunidades às gerações mais jvens para traçar futur d prgrama, uma vez que sã quem está melhr clcad para refrçar a sua visã e para elevar a nível seguinte, de acrd cm as suas necessidades atuais e futuras e cm s desafis cm que se deparam n âmbit d trabalh, d vluntariad e ds estuds; 19. Incentiva um cert grau de flexibilidade na cnceçã d nv prgrama, de md a garantir que esteja apt a respnder rapidamente as nvs desafis e priridades estratégicas a nível eurpeu e internacinal; sublinha que tdas as nvas iniciativas

5 devem cmplementar as que já existem e beneficiar de um rçament que permita garantir seu funcinament eficaz; Identidade eurpeia e cidadania ativa 20. Está firmemente cnvict de que prgrama Erasmus+ deve cntinuar a estimular a cidadania ativa, a educaçã cívica e a cmpreensã intercultural e desenvlver um sentiment de identidade eurpeia; insiste, pr cnseguinte, em que tdas as ações de mbilidade n dmíni d ensin, da frmaçã e da aprendizagem frmal e nã frmal financiadas pel Erasmus+ também sensibilizem a juventude para valr acrescentad da cperaçã eurpeia n dmíni da educaçã e encrajem a sua participaçã ns assunts eurpeus; 21. Cnsidera que, sempre que adequad, a integraçã da mbilidade educativa n âmbit ds prgramas de ensin superir e de frmaçã prfissinal pderia ser benéfica tant para desenvlviment pessal e prfissinal ds aluns cm para a prmçã da cmpreensã intercultural; 22. Insta a Cmissã a desenvlver um cartã eletrónic de estudante eurpeu que permita acess ds estudantes a serviçs em tda a Eurpa; Financiament d prgrama 23. Lamenta que a baixa taxa de sucess ds prjets em algumas ações d Erasmus+, as subvenções limitadas e elevad nível de participaçã n prgrama pnham em causa êxit d Erasmus+ enquant prgrama emblemátic da UE; está firmemente cnvict de que Erasmus+ deve, em última análise, visar tds s jvens e que uma tal aspiraçã para próxim períd de prgramaçã d prgrama Erasmus+ terá de ser acmpanhada de imprtantes funds adicinais, que se reflitam num aument d rçament dispnível de md a tirar prveit de td ptencial d prgrama; insta, pr cnseguinte, s Estads-Membrs, a Cmissã e as partes interessadas a apiarem prgrama Erasmus de frma mais rbusta e visível, na perspetiva das negciações d próxim quadr financeir plurianual (QFP); 24. Salienta a imprtância de que nv prgrama Erasmus+ seja intrduzid de frma harmnisa, cm um rçament estrategicamente planead desde iníci; incentiva a utilizaçã de funds reginais e sciais para aumentar a cntribuiçã financeira ds Estads-Membrs para as blsas de mbilidade Erasmus+; recrda que a aplicaçã cerente das regras d prgrama pr tdas as agências nacinais, incluind a cnfrmidade cm as nrmas de qualidade cmuns e s prcediments administrativs e de avaliaçã ds prjets, é essencial para garantir a aplicaçã cerente d prgrama Erasmus+; 25. Encarrega seu Presidente de transmitir a presente resluçã a Cnselh, à Cmissã e as gverns e parlaments ds Estads-Membrs.

TRIBUNAL DE CONTAS EUROPEU

TRIBUNAL DE CONTAS EUROPEU TRIBUNAL DE CONTAS EUROPEU ESTRATÉGIA PARA 2013 2017 PT FUNÇÃO DO TCE 1. A brigaçã de prestar cntas é um valr fundamental de qualquer sciedade demcrática e da Uniã Eurpeia (UE). É essencial que a UE preste

Leia mais

P7_TA(2012)0091 Sexto Fórum Mundial da Água

P7_TA(2012)0091 Sexto Fórum Mundial da Água P7_TA(2012)0091 Sext Fórum Mundial da Água Resluçã d Parlament Eurpeu, de 15 de març de 2012, sbre Sext Fórum Mundial da Água, a realizar em Marselha, de 12 a 17 de març de 2012 (2012/2552(RSP)) O Parlament

Leia mais

REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA II (150H / NÍVEL 4)

REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA II (150H / NÍVEL 4) REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA II (150H / NÍVEL 4) UFCD 0397 ATENDIMENTO E SERVIÇO PÓS-VENDA Carga hrária: 25 hras Objetivs Aplicar as técnicas de atendiment pós venda, esclarecend cliente

Leia mais

Designação do projeto Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa (OADRL)

Designação do projeto Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa (OADRL) Designaçã d prjet Órgã de Acmpanhament das Dinâmicas Reginais de Lisba (OADRL) - 2016 Códig d prjet LISBOA-09-6177-FEDER-000003 Objetiv principal Criar as cndições e reunir s meis necessáris para exercíci

Leia mais

INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO. Concurso para apoio a iniciativas-piloto no âmbito das economias criativas

INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO. Concurso para apoio a iniciativas-piloto no âmbito das economias criativas INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO Cncurs para api a iniciativas-pilt n âmbit das ecnmias criativas Nta: Este cncurs decrre em duas etapas. ENQUADRAMENTO A Fundaçã Caluste Gulbenkian

Leia mais

Consulta pública sobre a revisão da Estratégia Europeia para a Deficiência

Consulta pública sobre a revisão da Estratégia Europeia para a Deficiência Cnsulta pública sbre a revisã da Estratégia Eurpeia para a Deficiência 2010-2020 Na UE, há aprximadamente 80 milhões de pessas cm deficiência que diariamente enfrentam barreiras que as impedem de participar

Leia mais

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE)

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) (Ensin Universitári e Plitécnic) Outubr 2012 Caracterizaçã d pedid A1. Instituiçã

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ERICEIRA Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ERICEIRA Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ERICEIRA Estratégia de Educaçã para a Cidadania d Agrupament Intrduçã A escla tem sid desafiada a invar as suas práticas educativas, mercê das mudanças sciais, culturais, plíticas,

Leia mais

FINANCIAMENTO: REINO DE ESPANHA RESPONSAVEL DE PROGRAMA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS

FINANCIAMENTO: REINO DE ESPANHA RESPONSAVEL DE PROGRAMA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCIAMENTO: REINO DE ESPANHA RESPONSAVEL DE PROGRAMA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS Departament: Infraestrutura Direçã: Unidade de PPDU Categria: P4 Salári anual: USD 44,328

Leia mais

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE)

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) (Ensin Universitári e Plitécnic) Agst 2016 Caracterizaçã d pedid A1. Instituiçã

Leia mais

PROPOSTA PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2018

PROPOSTA PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2018 PROPOSTA PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2018 Preparad para: Assembleia Geral de Assciads 04 de Nvembr de 2017 Junts Sms Mais Frtes 1 Ações para 2018...3 Rerganizaçã interna da APELA...4 Prmçã e angariaçã

Leia mais

CLIMA E ENERGIA : QUADRO DE ATUAÇÃO

CLIMA E ENERGIA : QUADRO DE ATUAÇÃO CLIMA E ENERGIA 2020-2030: QUADRO DE ATUAÇÃO Fntes de referência: Cmunicaçã da Cmissã sbre Energia azul: Materializar ptencial da energia ceânica ns mares e ceans da Eurpa n hriznte de 2020 e mais além

Leia mais

Autoridade Europeia para a Protecção de Dados

Autoridade Europeia para a Protecção de Dados Autridade Eurpeia para a Prtecçã de Dads RELATÓRIO ANUAL 2004 Resum O Relatóri Anual 2004 abrange primeir períd de existência da Autridade Eurpeia para a Prtecçã de Dads (AEPD) enquant nva autridade fiscalizadra

Leia mais

REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES 1 Índice 1 Enquadrament... 3 2 Objetivs... 3 3 Requisits para participaçã...

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO Introdução

PLANO ESTRATÉGICO Introdução An de 2014/2015 PLANO ESTRATÉGICO Intrduçã O presente plan estratégic visa cumpriment d estipulad n artig 15.º d despach nrmativ n.º 6/2014, de 26 de mai. De acrd cm referid despach, cnselh pedagógic deveria

Leia mais

PROPOSTA PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2017

PROPOSTA PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2017 PROPOSTA PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2017 Preparad para: Assembleia Geral de Assciads 13 de Nvembr de 2016 Estrutura Organizacinal... 3 Ações para 2017... 4 Rerganizaçã interna da APELA... 5 Prmçã

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Dcument de sessã 26.3.2013 B7-0000/2013 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência da pergunta cm pedid de respsta ral B7-0000/2013 ns terms d artig 115.º, n.º 5, d Regiment

Leia mais

Estratégia Nacional de Especialização Inteligente. Lisboa, 2 de fevereiro de 2017 José Carlos Caldeira

Estratégia Nacional de Especialização Inteligente. Lisboa, 2 de fevereiro de 2017 José Carlos Caldeira Estratégia Nacinal de Especializaçã Inteligente Lisba, 2 de fevereir de 2017 Jsé Carls Caldeira Estrutura da Apresentaçã I. ENEI: prcess em Prtugal II. Mnitrizaçã e avaliaçã III. Primeirs resultads I.

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO (RSI) CERCIAV

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO (RSI) CERCIAV REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO (RSI) CERCIAV Dezembr de 2015 A Direçã Marília Martins Maria Laima Emanuel Rcha Olga Figueired Antóni Silva 1 Preâmbul N âmbit d Rendiment

Leia mais

Futsal 6 ECTS. 1.º Ano, 1.º Semestre. Área Científica. Objetivos de Aprendizagem. Conteúdos Programáticos. Educação Física e Desporto (EFD)

Futsal 6 ECTS. 1.º Ano, 1.º Semestre. Área Científica. Objetivos de Aprendizagem. Conteúdos Programáticos. Educação Física e Desporto (EFD) Futsal 6 ECTS 1.º An, 1.º Semestre Área Científica Educaçã Física e Desprt (EFD) Objetivs de Aprendizagem Cnhecer a história da mdalidade desprtiva Futsal; Cnhecer as estruturas rganizacinais e reguladras

Leia mais

PARA UMA NOVA GERAÇÃO DE POLÍTICAS DE HABITAÇÃO. Pacote legislativo Abril 2018

PARA UMA NOVA GERAÇÃO DE POLÍTICAS DE HABITAÇÃO. Pacote legislativo Abril 2018 PARA UMA NOVA GERAÇÃO DE POLÍTICAS DE HABITAÇÃO Pacte legislativ Abril 2018 HABITAÇÃO COMO UM DIREITO A habitaçã é um direit fundamental cnstitucinalmente cnsagrad, a base de uma sciedade estável e cesa

Leia mais

Lista dos dados a registar e armazenar em formato eletrónico no âmbito do sistema de monitorização (a que se refere o artigo 24.o)

Lista dos dados a registar e armazenar em formato eletrónico no âmbito do sistema de monitorização (a que se refere o artigo 24.o) Lista ds dads a registar e armazenar em frmat eletrónic n âmbit d sistema de mnitrizaçã (a que se refere artig 24.) L 138/34 ANEXO III É exigida a apresentaçã de dads para as perações apiadas pel FSE,

Leia mais

PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS. Eixo Prioritário 3

PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS. Eixo Prioritário 3 PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS Avis Nº ACORES-51-2017-14 PROGRAMA OPERACIONAL PARA OS AÇORES 2020 Eix Priritári 3 Cmpetitividade das Empresas Reginais Priridade

Leia mais

3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO

3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO 3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO 47 48 3.1. VISÃO DE FUTURO DO MAIS RN PARA 2035 A classe empresarial ptiguar apresenta para a sciedade uma Visã de Futur usada e desafiadra.

Leia mais

Validação de metodologia de aplicação de Custos Simplificados

Validação de metodologia de aplicação de Custos Simplificados Validaçã de metdlgia de aplicaçã de Custs Simplificads Cfinanciament através de Tabela Nrmalizadas de Custs Unitáris, Cnfrme alínea c) d n.º 2, d artig 7.º d Decret-Lei n.º 159/2014, de 27 de utubr Estágis

Leia mais

Futebol 6 ECTS. 1.º Ano, 2.º Semestre. Área Científica. Objetivos de Aprendizagem. Conteúdos Programáticos. Educação Física e Desporto (EFD)

Futebol 6 ECTS. 1.º Ano, 2.º Semestre. Área Científica. Objetivos de Aprendizagem. Conteúdos Programáticos. Educação Física e Desporto (EFD) Futebl 6 ECTS 1.º An, 2.º Semestre Área Científica Educaçã Física e Desprt (EFD) Objetivs de Aprendizagem Cnhecer a história da mdalidade desprtiva Futebl; Cnhecer as estruturas rganizacinais e reguladras

Leia mais

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP. A Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP. A Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP A Assciaçã de Estudantes da Faculdade de Psiclgia e de Ciências da Educaçã da Universidade d Prt (AEFPCEUP) recnhece que s rçaments participativs, utilizads

Leia mais

crcj CdHhISSM DE PROT CÇAO DE CIIIIIIIÇflS E JDUEFIS OBJETIVOS OBJETIVOS AÇÃO INDICADORES METAS GERAIS ESPECIFICOS

crcj CdHhISSM DE PROT CÇAO DE CIIIIIIIÇflS E JDUEFIS OBJETIVOS OBJETIVOS AÇÃO INDICADORES METAS GERAIS ESPECIFICOS CdHhISSM DE PROT CÇAO DE CIIIIIIIÇflS E JDUEFIS OBJETIVOS OBJETIVOS AÇÃO INDICADORES METAS GERAIS ESPECIFICOS Garantir a participaçã das entidades representadas Realizaçã de reuniões nas instalações das

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE Entidade: Direçã-Geral ds Estabeleciments Esclares () Mrada: Praça de Alvalade, nº 12 1749-070 Telefne: 218433910 Crrei eletrónic: atendiment@dgeste.mec.pt Síti da internet: https://www.dgeste.mec.pt/

Leia mais

Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 30.11.2016 COM(2016) 778 final 2016/0384 (COD) Prpsta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera Regulament (UE) n.º 1303/2013 n que respeita a medidas específicas

Leia mais

3 EDITAL DE SELEÇÃO DOS PLANOS DE TRABALHO DO PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PRODAP

3 EDITAL DE SELEÇÃO DOS PLANOS DE TRABALHO DO PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PRODAP 3 EDITAL DE SELEÇÃO DOS PLANOS DE TRABALHO DO PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PRODAP A Cmissã Permanente de Seleçã e Acmpanhament (CPSA) da Universidade Federal de Sergipe,

Leia mais

Formação de Professores na República Checa II

Formação de Professores na República Checa II Frmaçã de Prfessres na República Checa II Marcela Grecvá, Zdeněk Hrdlička, Vernika Ppva Institut de Tecnlgia Química de Praga (República Checa) Zdenek.Hrdlicka @ vscht.cz Abstrat 518300-LLP-2011-IT-COMENIUS-CNW

Leia mais

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Dissertações Relatóri de Estági Trabalh Prjet 158 47 52 60 62 103 67 68 65 2014 2013 2012 43 25 27 2014 2013 2012 0 0 0 1 2 3 4 4 6 7 10 18 2014

Leia mais

Programa Estágios Profissionais

Programa Estágios Profissionais Prgrama Estágis Prfissinais Cnsiste num estági cm a duraçã de 9 meses, pdend prlngar-se, cm autrizaçã d IEFP, excepcinalmente, até 12 meses, quand fr cmplementad pr um estági a realizar em territóri nacinal

Leia mais

A FLORESTA DE QUE PRECISAMOS...

A FLORESTA DE QUE PRECISAMOS... A FLORESTA DE QUE PRECISAMOS... SUMÁRIO EXECUTIVO DAS CONCLUSÕES 17 DE OUTUBRO DE 2016 ENQUADRAMENTO O Clégi de Engenharia Flrestal da Ordem ds Engenheirs, em clabraçã cm a Universidade de Lisba, a Universidade

Leia mais

ANÁLISE E RECOMENDAÇÕES DA EAPN PORTUGAL

ANÁLISE E RECOMENDAÇÕES DA EAPN PORTUGAL A SITUAÇÃO SOCIAL EM PORTUGAL 2017 ANÁLISE E RECOMENDAÇÕES DA EAPN PORTUGAL Intrduçã A EAPN Prtugal tem prcurad acmpanhar de frma próxima td prcess d Semestre Eurpeu garantind uma piniã fundamentada sbre

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Relações Internacionais Currículo 2018/1

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Relações Internacionais Currículo 2018/1 Regulament das Atividades Cmplementares d Curs de Relações Internacinais Currícul 2018/1 Em cnfrmidade cm a Resluçã nº 4, de 04..2017, da Câmara de Educaçã Superir d Cnselh Nacinal de Educaçã (CES/CNE),

Leia mais

Especial Liderança. O perfil de quem comanda a Comunicação Corporativa hoje em pesquisa inédita da Aberje. estudos de. comunicação

Especial Liderança. O perfil de quem comanda a Comunicação Corporativa hoje em pesquisa inédita da Aberje. estudos de. comunicação ce cmunicaçã empresarial estuds de cmunicaçã e relações crprativas ediçã 103 an 28 ISSN 1 8099 9 95 505 1 1 9 771809 950001 Especial Liderança O perfil de quem cmanda a Cmunicaçã Crprativa hje em pesquisa

Leia mais

Apoios à Contratação através do IEFP

Apoios à Contratação através do IEFP Apis à Cntrataçã através d IEFP Car Assciad, A Assciaçã d Cmerci, Serviçs e Turism d Distrit de Beja, vem pr este mei infrmar que IEFP Institut de Empreg Frmaçã Prfissinal dispõe para an de 2013 de várias

Leia mais

PRODUTOS/SERVIÇOS O QUE ESPERAM E COMO PODEM OS ASSOCIADOS CONTRIBUIR PARA A SUA PRODUÇÃO/DIFUSÃO?"

PRODUTOS/SERVIÇOS O QUE ESPERAM E COMO PODEM OS ASSOCIADOS CONTRIBUIR PARA A SUA PRODUÇÃO/DIFUSÃO? 1ª JORNADA DE REFLEXÃO A prfissã e assciativism na área da Infrmaçã e da Dcumentaçã Bibliteca Municipal da Nazaré, 9 de Abril de 2011 PRODUTOS/SERVIÇOS O QUE ESPERAM E COMO PODEM OS ASSOCIADOS CONTRIBUIR

Leia mais

Diretrizes para os Institutos Federais

Diretrizes para os Institutos Federais Ministéri da Educaçã Secretaria de Educaçã Prfissinal e Tecnlógica Diretrizes 2014-2018 para s Instituts Federais Diretria de Plíticas de Educaçã Prfissinal e Tecnlógica Diretria de Desenvlviment da Rede

Leia mais

Deliberação n.º 22/2018

Deliberação n.º 22/2018 Deliberaçã n.º 22/2018 Metdlgia de aplicaçã de custs simplificads n âmbit ds Estágis Prfissinais A Cmissã Interministerial de Crdenaçã d Acrd de Parceria - CIC Prtugal 2020, deliberu, pr cnsulta escrita,

Leia mais

Impasses e Perspectivas da Avaliação RITA BARRADAS BARATA DAV

Impasses e Perspectivas da Avaliação RITA BARRADAS BARATA DAV Impasses e Perspectivas da Avaliaçã RITA BARRADAS BARATA DAV IMPASSES ATUAIS 1. MAGNITUDE 2. DIVERSIDADE 3. CONTEXTOS VARIADOS 4. FINALIDADES 5. TRADIÇOES DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA VARIADAS 6. PERSPECTIVAS:

Leia mais

Planejamento Estratégico Fundação Educacional João XXIII RELATÓRIO FINAL MAIO 2017

Planejamento Estratégico Fundação Educacional João XXIII RELATÓRIO FINAL MAIO 2017 Planejament Estratégic Fundaçã Educacinal Jã XXIII RELATÓRIO FINAL MAIO 2017 APRESENTAÇÃO ü Apresentams s primeirs dads d Planejament Estratégic da Fundaçã Educacinal Jã XXIII, realizad n períd de setembr

Leia mais

Improve International - Ambassador Programme Estatuto

Improve International - Ambassador Programme Estatuto Imprve Internatinal - Ambassadr Prgramme Estatut Ediçã 2019 / 2020 Estatut d Ambassadr O estatut de Ambassadr da Imprve Internatinal é de carácter rganizacinal, prmcinal, recreativ e educacinal e nã tem

Leia mais

Contributo do BCSD Portugal para o documento Estratégia nacional de educação ambiental 2020 (ENEA 2020)

Contributo do BCSD Portugal para o documento Estratégia nacional de educação ambiental 2020 (ENEA 2020) Cntribut d BCSD Prtugal para dcument Estratégia nacinal de educaçã ambiental 2020 (ENEA 2020) Cnteúd 1 Apreciaçã geral d dcument ENEA 2020 face a anterir dcument Caminh para uma estratégia nacinal de educaçã

Leia mais

Em 2019, os critérios de avaliação definidos e respetivas ponderações são os seguintes:

Em 2019, os critérios de avaliação definidos e respetivas ponderações são os seguintes: C R I T É R I O S D E A V A L I A Ç Ã O E P O N D E R A Ç Ã O D O P R O G R A M A D E F I N A N C I A M E N T O A P R O J E T O S D E 2 0 1 9 O Regulament d Prgrama de Financiament a Prjets pel INR, I.P.,

Leia mais

Nova Carreira para Gestores Escolares para o Governo do Estado de São Paulo. Ana Maria Diniz, Claudia Costin e Nelson Marconi. Objetivos do Projeto:

Nova Carreira para Gestores Escolares para o Governo do Estado de São Paulo. Ana Maria Diniz, Claudia Costin e Nelson Marconi. Objetivos do Projeto: Nva Carreira para Gestres Esclares para Gvern d Estad de Sã Paul Ana Maria Diniz, Claudia Cstin e Nelsn Marcni Prjet desenvlvid para a criaçã da nva carreira de diretr de esclas em Sã Paul. Outubr 2008.

Leia mais

Plano de Atividades 2019

Plano de Atividades 2019 Tdas as crianças têm direit a viver felizes e a ter paz ns seus pensaments e sentiments Pedr Strecht in Crescer Vazi Plan de Atividades 2019 Sede: Rua de S. Gerald, nº41 4700-041 Braga Pessa de Identidade

Leia mais

Renovação de matrícula Constituição de Turmas

Renovação de matrícula Constituição de Turmas Renvaçã de matrícula Cnstituiçã de Turmas 2018-2019 Escla Secundária de Vila Verde, 19 de julh de 2017 O Diretr Suprte legal 1. O prcediments de matrícula/ renvaçã e as nrmas a bservar na distribuiçã de

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 20/2007, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2007

RESOLUÇÃO N o 20/2007, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2007 RESOLUÇÃO N 20/2007, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2007 Reedita, cm alterações, a Resluçã n 03/2005, de 12/05/2005, que criu Institut de Estuds Avançads Transdisciplinares-IEAT e aprvu seu Regiment. O CONSELHO

Leia mais

O Percurso de 5 anos do Subsistema para a Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares (SubGQ_UC)

O Percurso de 5 anos do Subsistema para a Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares (SubGQ_UC) O Percurs de 5 ans d Subsistema para a Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares (SubGQ_UC) Eduard Ferreira da Silva, Gillian Mreira, Jsé Albert Rafael, Daniela Csta WORKSHOP 5 ANOS DE SubGQ_UC 12

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Invaçã) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing cnsulting.cm

Leia mais

ÁFRICA LUSOFONA, UMA VISÃO PROSPECTIVA

ÁFRICA LUSOFONA, UMA VISÃO PROSPECTIVA ÁFRICA LUSOFONA, UMA VISÃO PROSPECTIVA Mariana Abrantes de Susa CEO Presidente da Cmissã Executiva Fundaçã AIP Lisba, 5 de julh 2017 O que é a SOFID Sciedade para Financiament d Desenvlviment, IFIC, S.A.

Leia mais

Atividades a desenvolver. 1º Período - 12 de setembro a 17 de setembro

Atividades a desenvolver. 1º Período - 12 de setembro a 17 de setembro Agrupament de Esclas da Caparica Planificaçã das Atividades d Cnselh Pedagógic e Estruturas de Gestã Intermédia Dcument Orientadr - 2013/2014 1 O Cnselh Pedagógic é órgã de crdenaçã e supervisã pedagógica

Leia mais

Campanha Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando!

Campanha Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando! Campanha Cnstruind Cidades Resilientes: minha cidade está se preparand! Platafrma temática sbre risc urban nas Américas Frtaleciment da cperaçã e clabraçã entre gverns lcais Cnvite à apresentaçã de prpstas

Leia mais

A. Temas de campanha... 2 B. Conhecimento da data das eleições e interesse... 3 C. Probabilidade de votar... 4

A. Temas de campanha... 2 B. Conhecimento da data das eleições e interesse... 3 C. Probabilidade de votar... 4 Direcçã-Geral da Cmunicaçã Direcçã C - Relações cm s Cidadãs UNIDADE SONDAGENS DE OPINIÃO ELEIÇÕES EUROPEIAS 2009 11/12/2008 Eurbarómetr standard (EB 70 1 ) Outn 2008 Primeirs resultads: média eurpeia

Leia mais

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional Preparaçã para a Certificaçã de Gestr da Qualidade - Excelência Organizacinal OBJETIVOS DO CURSO Apresentar as participantes s cnteúds d Crp de Cnheciment necessáris à certificaçã, pssibilitand que aprimrem

Leia mais

Inovações em Gestão de Dados de Imunização, Uso e Melhoria da Eficiência de Processo

Inovações em Gestão de Dados de Imunização, Uso e Melhoria da Eficiência de Processo Invações em Gestã de Dads de Imunizaçã, Us e Melhria da Eficiência de Prcess XXI Rdada d Grand Challenges Explratins Març de 2018 A OPORTUNIDADE A imunizaçã é uma das intervenções de saúde pública mais

Leia mais

Esmeralda Gonçalinho Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP

Esmeralda Gonçalinho Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP Esmeralda Gnçalinh Fundaçã para a Ciência e a Tecnlgia, IP Em març de 2013, a Cmissã Eurpeia lançu a iniciativa Grand Calitin fr Digital Jbs, que endereça as questões da falta de cmpetências digitais e

Leia mais

EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO E CULTURA NUM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO

EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO E CULTURA NUM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO DECLARAÇÃO DE VERACRUZ EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO E CULTURA NUM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO Nós, as Chefes e s Chefes de Estad e de Gvern ds vinte e dis países iber-americans, Cnvencids da imprtância d espaç iber-american

Leia mais

ACM ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES

ACM ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES ACM ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES 1996: Prtugal institui carg de Alt Cmissári para a Imigraçã e Minrias Étnicas, de frma a criar cndições para a implementaçã e crdenaçã de plíticas públicas de integraçã;

Leia mais

01/03/2015 GP III 1. Tópicos. O T&D é uma das mais poderosas ferramentas de transformação nas organizações.

01/03/2015 GP III 1. Tópicos. O T&D é uma das mais poderosas ferramentas de transformação nas organizações. Tópics pg 1.Treinament e Desenvlviment 2 2.Imprtância d T&D 3 3.Reflexã 4 4.Cnceit de Treinament 5 5.Cntribuiçã 6 6.Objetivs d Treinament 7 7.Indicadres a Priri de Necessidades de T&D 8 8.Indicadres a

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Prazo para candidaturas: 28 de outubro de 2018

TERMO DE REFERÊNCIA. Prazo para candidaturas: 28 de outubro de 2018 TERMO DE REFERÊNCIA Estági de Cmunicaçã Lcalizaçã: Sã Paul Praz para candidaturas: 28 de utubr de 2018 Tip de Cntrat: Idima(s) necessári: Estági Data esperada de iníci: (data em que a/ candidata/ selecinada/

Leia mais

Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Moura

Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Moura Fund de Api às Micr e Pequenas Empresas n Cncelh de Mura PROTOCOLO FINANCEIRO E DE COOPERAÇÃO Entre: O Municípi de Mura, pessa clectiva nº 502.174.153 adiante designad pr CÂMARA; O Banc Espírit Sant, S.A.

Leia mais

o Instituto Politécnico Portalegre

o Instituto Politécnico Portalegre DEFESA NACION L - Institut Plitécnic Prtalegre PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE O MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL E O INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE Entre: O Ministéri da Defesa Nacinal através da Direçã-Geral

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Empreendedrism) Página 1 de 8 Vale Empreendedrism (Vale Simplificad) Tiplgia Aquisiçã de serviçs de cnsultria na área d

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Internacionalização) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Internacionalização) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Internacinalizaçã) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Período:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Período: Universidade Federal d Ri Grande d Sul Plan de Gestã Períd: 2008-2012 Planejament de Atividades de Órgã da Administraçã Central Dirigentes: Reitr: Prf. Dr. Carls Alexandre Nett Vice-Reitr: Prf. Dr. Rui

Leia mais

iii..._.11111. I e.ei..e!!!!!!!!!iiiilfl!!n!!!! Assntin,i i)a)ipcsi w Cmissã de Orçament. Finanças e Administraçã PÚbhca Relatóri Cmunicaçã da Cmissã a Parlament Eurpeu e a Cnselh COM(2014)61 a.... t.

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO Universidade d Estad de Santa Catarina Centr de Ciências da Administraçã e Sciecnômicas Prgrama de Pós-Graduaçã em Administraçã Mestrad Prfissinal em Administraçã ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

Regulamento de Propinas dos Programas de Formação da Universidade da Madeira

Regulamento de Propinas dos Programas de Formação da Universidade da Madeira Regulament de Prpinas ds Prgramas de Frmaçã da Universidade da Madeira Capítul I Dispsições Gerais Artig 1.º Âmbit 1. O presente Regulament aplica se a tds s aluns inscrits na Universidade da Madeira em

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing cnsulting.cm

Leia mais

1-Objeto da avaliação

1-Objeto da avaliação Pretende-se que a avaliaçã seja um element integrante e reguladr da prática educativa que visa: apiar prcess educativ prmver sucess de tds s aluns reajustar s Prjet Curricular de Escla certificar cmpetências

Leia mais

FUNDOS ESTRUTURAIS NO FINANCIAMENTO DO SISTEMA CIENTÍFICO. Isabel Ribeiro Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

FUNDOS ESTRUTURAIS NO FINANCIAMENTO DO SISTEMA CIENTÍFICO. Isabel Ribeiro Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. FUNDOS ESTRUTURAIS NO FINANCIAMENTO DO SISTEMA CIENTÍFICO Isabel Ribeir Fundaçã para a Ciência e a Tecnlgia, I.P. Funds Estruturais em Ciência e Invaçã Reitria da UP 3 de utubr de 2016 Fundaçã para a Ciência

Leia mais

Comissão Organizadora da Imagem

Comissão Organizadora da Imagem Cmissã Organizadra da Manual de Execuçã Manual de execuçã CO 2017 Intrduçã Cm a nva da ANEM, prende-se a necessidade de cumprir as nrmas gráficas estabelecidas e desenvlver estratégias para, além de aumentar

Leia mais

Tomamos Café e Falamos de Visitas de Estudo?

Tomamos Café e Falamos de Visitas de Estudo? Tmams Café e Falams de Visitas de Estud? O CONTEXTO DESTE CAFÉ : Prque na Escla Secundária Artística Antóni Arri pretendems prpiciar as aluns experiências cm grande valr para a sua aprendizagem e desenvlviment

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERATIVO Ação social

PROCEDIMENTO OPERATIVO Ação social Página 1 de 5 I ÂMBITO Aplicável à prestaçã de api scial as estudantes d ensin superir, em especial àqueles em cndições de carência ecnómica cmprvada, de md a garantir que nã sejam excluíds pr incapacidade

Leia mais

AVISO CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

AVISO CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AVISO CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS (PO SEUR) EIXO PRIORITÁRIO 4 ASSISTÊNCIA TÉCNICA (FUNDO DE COESÃO) OBJETIVO ESPECÍFICO

Leia mais

O combate ao desemprego deve ser objectivo central das políticas económicas

O combate ao desemprego deve ser objectivo central das políticas económicas O cmbate a desempreg deve ser bjectiv central das plíticas ecnómicas O INE acaba de divulgar s dads d cresciment ecnómic e d Inquérit a Empreg para 2007. Segund estes, cresciment ecnómic d 4º trimestre

Leia mais

Resolução nº 105, de 12 de dezembro de 2017.

Resolução nº 105, de 12 de dezembro de 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educaçã Prfissinal e Tecnlógica Institut Federal de Educaçã, Ciência e Tecnlgia d Ri Grande d Sul Cnselh Superir Resluçã nº 105, de 12 de dezembr de. O Presidente em

Leia mais

A Literacia Financeira no Fomento do Mercado de Valores Mobiliários. Gabinete de Literacia Financeira (GLF)

A Literacia Financeira no Fomento do Mercado de Valores Mobiliários. Gabinete de Literacia Financeira (GLF) 1 A Literacia Financeira n Fment d Mercad de Valres Mbiliáris 2 Gabinete de Literacia Financeira (GLF) 1. Enquadrament 2. Objectiv d Prgrama de Educaçã Financeira 3. Categrias d Prgrama de Educaçã Financeira

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 PDR2020 (Jovens agricultores) Página 1 de 7. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 PDR2020 (Jovens agricultores) Página 1 de 7. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 PDR2020 (Jvens agricultres) Página 1 de 7 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

3º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e 1º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

3º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e 1º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 3º Cngress de e de Educaçã, Ciência e Cultura: Expandind as Frnteiras d Saber 1ª Circular O UDF - Centr Universitári, pr mei d Prgrama de Iniciaçã Científica, Tecnlógica e Invaçã, têm a hnra de cnvidá-l

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 PDR2020 (Invest. Explr. Agrícla) Página 1 de 9 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020

Leia mais

I CONFERÊNCIA ENERGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CPLP (Evento Carbono 0)

I CONFERÊNCIA ENERGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CPLP (Evento Carbono 0) I CONFERÊNCIA ENERGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CPLP (Event Carbn 0) Cascais, 24 e 25 de Junh de 2015 Centr de Cngresss d Estril PROPOSTA DE PROGRAMA (Oradres e Mderações em cnfirmaçã) A I Cnferência Energia

Leia mais

GUIA ORIENTADOR DE CANDIDATURA

GUIA ORIENTADOR DE CANDIDATURA GUIA ORIENTADOR DE CANDIDATURA PROGRAMAS DE MOBILIDADE DE ESTUDANTES ERASMUS+ / Açã1 Países de Língua Oficial Prtuguesa PLOP 2019/2020 1 SUMÁRIO 1. GABINETE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS 2. CONDIÇÕES Á MOBILIDADE

Leia mais

PROGRAMA DE TRABALHO

PROGRAMA DE TRABALHO PROGRAMA DE TRABALHO 2008-2009 ENQUADRAMENTO O Fórum Nã Gvernamental para a Inclusã Scial (FNGIS) surgiu na sequência de um apel frmulad pela Crdenaçã d Plan Nacinal de Acçã para a Inclusã (PNAI) a um

Leia mais

Anexo 08 Recomendação nº 8: fortalecimento do processo de solicitação de reconsideração da ICANN

Anexo 08 Recomendação nº 8: fortalecimento do processo de solicitação de reconsideração da ICANN Anex 08 Recmendaçã nº 8: frtaleciment d prcess de slicitaçã de recnsideraçã da ICANN 1. Resum Atualmente, qualquer pessa u entidade pde slicitar a recnsideraçã u revisã de uma açã u inaçã da ICANN, cnfrme

Leia mais

A Empresa. 3 Drivers Engenharia, Inovação, Ambiente, Lda. Avenida 5 de Outubro, 124, 4º piso Lisboa, Portugal

A Empresa. 3 Drivers Engenharia, Inovação, Ambiente, Lda. Avenida 5 de Outubro, 124, 4º piso Lisboa, Portugal IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA RÉPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - instituída pela Lei N.º 12.305, de 2 de Agst de 2010 Memrand para Clabraçã da

Leia mais

Institui o Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico- Administrativos em Educação da UFMG.

Institui o Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico- Administrativos em Educação da UFMG. RESOLUÇÃO COMPLEMENTAR N 03/2008, DE 07 DE AGOSTO DE 2008 Institui Prgrama de Avaliaçã de Desempenh ds Servidres Técnic- Administrativs em Educaçã da UFMG. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Critérios de Avaliação 2017/2018

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Critérios de Avaliação 2017/2018 DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GARDUNHA E XISTO, FUNDÃO 161123 Medalha de Prata de Mérit Municipal Departament de Ciências Sciais

Leia mais

Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Vila Velha de Ródão

Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Vila Velha de Ródão Prgrama FINICIA Fund de Api às Micr e Pequenas Empresas n Cncelh de Vila Velha de Ródã PROTOCOLO FINANCEIRO E DE COOPERAÇÃO Entre: O Municípi de Vila Velha de Ródã, pessa clectiva nº 506.642.798 adiante

Leia mais

Pontos a debater (II) Mandato parcial para as negociações com o Parlamento Europeu. b) Outros pontos relacionados com a reunião do Conselho

Pontos a debater (II) Mandato parcial para as negociações com o Parlamento Europeu. b) Outros pontos relacionados com a reunião do Conselho Cnselh da Uniã Eurpeia Bruxelas, 4 de junh de 2019 (OR. en) 9853/1/19 REV 1 OJ CRP2 21 ORDEM DO DIA PROVISÓRIA COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (2.ª Parte) Edifíci Eurpa, Bruxelas 5 de junh de 2019

Leia mais

PROCESSO SELETIVO FUNDAÇÃO ABRINQ

PROCESSO SELETIVO FUNDAÇÃO ABRINQ PROCESSO SELETIVO 2019 2021 FUNDAÇÃO ABRINQ SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 1. QUEM PODE PARTICIPAR 04 2. NÃO PODE PARTICIPAR 05 3. NÃO SERÃO ACEITOS PROJETOS QUE 05 4. PÚBLICO ALVO 06 5. EIXO E LINHA DE ATUAÇÃO

Leia mais