Recursos Tecnológicos na Educação Superior

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Recursos Tecnológicos na Educação Superior"

Transcrição

1 Recursos Tecnológicos na Educação Superior

2 Tecnologias na Educação x Informática Educativa

3 Informática Educativa A informática é mais uma disciplina integrada ao currículo. Ensina-se, por exemplo, linguagens de programação e a utilizar os softwares do Office.

4 Tecnologias na Educação A informática é utilizada como um recurso, uma ferramenta para a construção de conhecimento. A principal forma de trabalhar é através de projetos, webquests, webgincanas, projetos colaborativos entre escolas geograficamente separadas.

5 Histórico da Tecnologia na Educação LOGO na educação de crianças. LOGO é, ao mesmo tempo, uma linguagem de programação de alto nível, uma metodologia de ensino e uma filosofia educacional, ela propõe o uso do computador como ferramenta no processo educacional, permitindo que as pessoas dominem conceitos mais profundos de Matemática, Ciências, Linguagem e em muitas outras áreas do conhecimento. (PAPERT, 1985).

6 Histórico da Tecnologia na Educação Algumas versões do LOGO SuperLogo MswLogo TinyLogo NetLogo Mais informações:

7 Histórico da Tecnologia na Educação A cultura nacional de informática na educação teve início nos anos 80, a partir dos resultados de dois seminários internacionais (1981 e 1982) sobre o uso do computador como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem. Fonte:História da Informática Educativa no Brasil do Site do MEC/SEED/PROINFO

8 Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC s)

9 Tecnologias da informação e comunicação (TIC s) Principais tecnologias da informação e comunicação- Projetos Projeto Projeto - Projeto realizado a distância por Multiplicadores, Professores e Especialistas Resolução de Problemas no Ensino Médio - Exemplo de atividade, realizada a distância Projeto Brasil/Argentina- Projeto realizado entre alunos do Ensino Fundamental do Brasil e Argentina Aprender Juntos - Projeto Brasil/Canadá LTNet-Brasil - Espaço virtual aberto para trocas entre escolas e construção de projetos

10 Clube Virtual de Matemática - Clube virtual destinado a profissionais de educação, independente da área do conhecimento, que queiram contribuir para a desmistificação da Matemática como disciplina isolada Artes, usando planilha Desafios sugeridos pelos Multiplicadores Djalma Hermenegildo Giovanelli do NTE de Gurupi/TO e Denise Arakaki Takemoto do Centro Municipal de Tecnologia Educacional Campo Grande/MS Peixe no Excel Ambiente aquático Mosaico Oficina Excel: Criando propostas de projetos- Diversas atividades e projeto do trabalho, enviados pelo Prof. Adalto Dias Soares, CAIC Santa Maria/DF. Trabalho com alfabeto, sílabas, cruzadinhas e muito mais.

11 Papéis dos aprendizes e dos educadores em ambientes de aprendizagem baseados nas TICs Analisar e debater as mudanças nos papéis de aprendizes e educadores a partir da introdução das novas TICs o/principal/principal.asp

12 Impacto das TICs em diferentes contextos educacionais Analisar e debater o impacto das TICs nos ambientes offline, online e à distância, envolvendo exemplos de ensino e aprendizado nos níveis superior, médio e básico.

13 Educação à distância mediada pelas TICs Desenvolver a habilidade de estruturar ensino e aprendizado utilizando sistemas de ensino à distância.

14 Termos Educacionais Educação on line: A educação acontece através de uma rede, porém, não existe uma mediação por parte de um docente, além do material ficar disponível de forma linear, bastando apenas o aluno avançar até o final do curso. Educação a distância: Ao contrario da educação on line, essa sim é mediada por um docente e por uma equipe de profissionais que utiliza diversos recursos que podem ser através de chat, fórum ou utilizando diferentes outros formatos tecnológicos.

15

16 EAD Conceitos e Características Aspectos tecnológicos Uso de recursos básicos da Internet para o Ensino a Distância Videoconferência: requisitos ambientais, de rede, computacionais,compressão de vídeo, formas de transmissão e padrões

17 Conceitos e Características Aspectos tecnológicos - EAD O termo e-learning é fruto maduro de uma combinação ocorrida entre o ensino com auxílio da tecnologia e a educação a distância. Ambas modalidades convergiram para a educação on-line e para o treinamento baseado em Web, que ao final resultou no e- Learning.

18

19 Exemplos de E-learning Moodle - um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual TelEduc - é um ambiente de ensino a distância pelo qual se pode realizar cursos através da Internet.

20 Ferramentas de EAD Teleconferência Videoconferência

21

22

23 Definições em EAD E-Learning Sistemas LMS BLOG Twitter WEB 2.0 Wikipédia FAQ s

24 E-Learning O termo e-learning é fruto maduro de uma combinação ocorrida entre o ensino com auxílio da tecnologia e a educação a distância. No e-learning, as etapas de ensino são préprogramadas, divididas em módulos e são utilizados diversos recursos como o , textos e imagens digitalizadas, sala de bate-papo, links para fontes externas de informações, vídeos e teleconferências, entre outras.

25 Sistemas LMS A fim de apoiar o processo de e-learning, foram desenvolvidos os LMS s ( Learnin Management System), sistemas de gestão de ensino e aprendizagem na web. Softwares projetados para atuarem como salas de aula virtuais, gerando várias possibilidades de interações entre os seus participantes.

26 A diferença entre o Jornal, Blog e o Twitter Jornal: "Lennon foi assassinado ontem". Blog: "Lennon acaba de ser assassinado". Twitter: "Lennon está dando autógrafo p/ um esquisitão"

27 BLOG Um Blog (contratação do termo "Web log"), é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou "posts". Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um Blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.

28 BLOG Muitos sites oferecem gratuitamente serviço de hospedagem de blog com ferramentas que ajudam na configuração da página na web.

29 Twitter

30 Twitter Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria Web, por SMS e por softwares específicos instalados em dispositivos portateis como o Twitterberry desenvolvido para o Blackberry.

31 Web 2.0 "Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligencia coletiva" Tim O'Reilly

32 Wiki Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A palavra "wiki" é muitas vezes associada ao acrônimo "what I know, is, " ("o que sei é"). A palavra é também associada a "wiki" que, na linguagem indígena havaiana, significa rápido ou acelerado.. Muitos wikis são criados por grupos de pessoas com afinidades sobre determinados assuntos, que se reúnem e trocam pensamentos e ideias.

33 FAQ s Frequently Asked Questions- FAQ significa questões frequentemente perguntadas. É um recurso muito útil no atendimento aos clientes pela Internet.

34

35 Moodle Para se instalar a plataforma é necessário ter alguns pré-requisitos: Um servidor de páginas preferencialmente Apache O pré-interpretador de textos PHP- Um servidor de Bancos de Dados preferencialmente MYSQL - Isso é o que chamamos de tríade ou AMP Apache, MySQL e PHP e qualquer combinação desses três elementos em qualquer plataforma é capaz de rodar o Moodle sem problemas adicionais.

36 Moodle Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. Em linguagem coloquial, o verbo to moodle descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo. O programa é gratuito (ver licença GNU-GPL) e pode ser instalado em diversos ambientes (Unix, Linux, Windows, Mac OS) Muitas instituições de ensino (básico e superior) e centros de formação estão adaptando a plataforma aos próprios conteúdos, com sucesso, não apenas para cursos totalmente virtuais, mas também como apoio aos cursos presenciais. A plataforma também vem sendo utilizada para outros tipos de atividades que envolvem formação de grupos de estudo, treinamento de professores e até desenvolvimento de projetos. Muito usado também na Educação a distância.

37 Moodle Plataformas similares Amadeus lms Ambiente Virtual SOLAR AVA-UNISINOS Blackboard Desire2Learn DeskEaD Dokeos TelEduc (Unicam) WebCT Eureka (PUCPR) AVA(UNITINS)

Informática EAD. Professor Márcio Hunecke.

Informática EAD. Professor Márcio Hunecke. Informática EAD Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Matéria Aula XX EAD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Educação a distância (EAD) é uma modalidade de educação mediada por tecnologias,

Leia mais

UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem

UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem Olá! Vamos conhecer essa que será a plataforma na qual você fará a sua graduação em EaD. UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem A plataforma Moodle e suas ferramentas O que são AVAs? De forma bastante

Leia mais

UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem

UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem Olá! Vamos conhecer essa que será a plataforma na qual você fará a sua graduação em EaD. UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem A plataforma Moodle e suas ferramentas O que são AVAs? De forma bastante

Leia mais

MatMídia: Plataformas. Marianne Kogut Eliasquevici Suzana Cunha Lopes

MatMídia: Plataformas. Marianne Kogut Eliasquevici Suzana Cunha Lopes MatMídia: Plataformas Marianne Kogut Eliasquevici Suzana Cunha Lopes Objetivo da aula Introduzir os conceitos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem em plataformas virtuais. Apresentar alguns

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ultimamente o ensino a distância tem ganhado grande destaque em todo pais, por proporcionar capacitação a pessoas que não tem acesso ao ensino presencial. Esta proposta

Leia mais

MANUAL DO AVA PARA ALUNOS

MANUAL DO AVA PARA ALUNOS MANUAL DO AVA PARA ALUNOS 2015 Sumário 1. Sobre: pág. 3 2. Para que serve o AVA? pág. 3 3. Para entrar no AVA: pág. 4 4. Ferramentas e Configurações: pág. 5 5. Semanas pág. 7 1. Sobre: AVA (Ambiente Virtual

Leia mais

A IMPLEMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA UFRGS: MOODLE INSTITUCIONAL. Maira Bernardi 1

A IMPLEMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA UFRGS: MOODLE INSTITUCIONAL. Maira Bernardi 1 A IMPLEMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA UFRGS: MOODLE INSTITUCIONAL Maira Bernardi 1 Este artigo descreve o Moodle institucional (http://moodleinstitucional.ufrgs.br), um

Leia mais

Projeto Pedagógico: Apoio e Suporte online aos alunos do Colégio de aplicação João XXIII

Projeto Pedagógico: Apoio e Suporte online aos alunos do Colégio de aplicação João XXIII UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII Projeto Pedagógico: Apoio e Suporte online aos alunos do Colégio de aplicação João XXIII JUIZ DE FORA, MG 2014 Sumário 1. Apresentação...

Leia mais

Entre as ferramentas mais utilizadas pelos nativos digitais, estão as baseadas em redes sociais, características da web 2.0;

Entre as ferramentas mais utilizadas pelos nativos digitais, estão as baseadas em redes sociais, características da web 2.0; Ferramentas da Web Entre as ferramentas mais utilizadas pelos nativos digitais, estão as baseadas em redes sociais, características da web 2.0; Podem ser sites de compartilhamento de vídeos, como o YouTube;

Leia mais

Tutorial para Alunos

Tutorial para Alunos Tutorial para Alunos Revisão 3.0 Suporte de Informática 00/00/2018 moodle@faccentronh.com.br 1 Sumário O que é o Moodle?...... 3 Para que serve o Moodle?...... 3 Como acessar o Moodle??... 4 Tela inicial

Leia mais

Sistemas de Informação. Informática na Educação 5º Período

Sistemas de Informação. Informática na Educação 5º Período Sistemas de Informação Informática na Educação 5º Período SUMÁRIO CAPÍTULO 2 Educação a Distância 2.1. Histórico da EaD no Brasil. 2.2. Legislação da EaD. 2.3. Reflexão sobre tecnologia educacional. 2.4.

Leia mais

O que é educação a distância?

O que é educação a distância? Manual do Aluno O que é educação a distância? É uma modalidade educacional na qual professores e alunos estão separados no espaço e no tempo, mas podem interagir e serem avaliados por meio das tecnologias

Leia mais

DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA

DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA Descrição da plataforma A epromove é uma plataforma de aprendizagem a distância, desenvolvida por profissionais brasileiros com o intuito de atender às necessidades de nossas universidades

Leia mais

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração:

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração: 1 Manual Moodle Perfil de Aluno Elaboração: Autor: Leticia Tonon Núcleo de Educação à Distância Telefone de Suporte: (14) 2105-0800 Ramal: 376 E-mail: nead@univem.edu.br www.ead.univem.edu.br Computing

Leia mais

FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS. Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS

FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS. Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS EAD/UFMS Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TIC s EXTENSÃO/ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FOMENTO

Leia mais

Editor de Textos Colaborativo Integrado ao Teleduc. Acadêmico: José Alcir Prof a Orientadora: Vanessa Lindemann

Editor de Textos Colaborativo Integrado ao Teleduc. Acadêmico: José Alcir Prof a Orientadora: Vanessa Lindemann Editor de Textos Colaborativo Integrado ao Teleduc Acadêmico: José Alcir Prof a Orientadora: Vanessa Lindemann 1 Roteiro Introdução Objetivo Proposta Fundamentação Teórica Metodologia O Editor Desenvolvido

Leia mais

Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD

Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD Sumário Parte I I. O que é EaD? II. Breve histórico da EAD no Brasil e no mundo III. A EaD no mundo contemporâneo IV. Estratégias didáticas e novas tecnologias:

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração 4ª Geração 5ª Geração Ensino Por correspondência EAD via rádio e TV Novas experiências em EAD Universidades abertas e teleconferência Uso da Internet e das redes de computadores

Leia mais

4 O Estudo de Caso 4.1 Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o IFES-ES

4 O Estudo de Caso 4.1 Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o IFES-ES 4 O Estudo de Caso 4.1 Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o IFES-ES O ambiente virtual de aprendizagem adotado pelo CEAD/IFES (Centro de Educação a Distância do Instituto Federal do Estado do Espírito

Leia mais

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle Tutorial MOODLE Tutorial Moodle Página Inicial Preencher perfil Enviar Mensagem Acesso Moodle Recursos Atividades Moodle Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Conteúdo Complementar Introdução à Informática FORMAÇÃO TÉCNICA Curso Técnico em Agronegócio Introdução à Informática Sumário Ferramentas colaborativas na Internet 5 Armazenamento de arquivos online 6

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO DENIS BENNER UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Moodle para Professores e Equipes de Apoio (MOOD-PROF) Entenda as peculiaridades da EAD e aprenda a utilizar o Moodle

Moodle para Professores e Equipes de Apoio (MOOD-PROF) Entenda as peculiaridades da EAD e aprenda a utilizar o Moodle Moodle para Professores e Equipes de Apoio (MOOD-PROF) Entenda as peculiaridades da EAD e aprenda a utilizar o Moodle 14 de agosto a 15 de outubro de 2006 Objetivo Geral Os participantes terão uma visão

Leia mais

Moodle como ferramenta pedagógica: Recursos e Vantagens

Moodle como ferramenta pedagógica: Recursos e Vantagens Moodle como ferramenta pedagógica: Recursos e Vantagens Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning) é um sistema de gerenciamento para criação de cursos online. Assim, pode ser utilizado para a

Leia mais

Artigo Científico: Universidade, EAD e Software Livre

Artigo Científico: Universidade, EAD e Software Livre Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG Curso de Graduação em Aquacultura Artigo Científico: Universidade, EAD e Software Livre Elaborado por: Caroline Maria da Silva Belo Horizonte, 17 de Outubro de

Leia mais

1. O MOODLE Acesso à Plataforma Cadastrar-se em uma disciplina Página Inicial do Curso Fórum...

1. O MOODLE Acesso à Plataforma Cadastrar-se em uma disciplina Página Inicial do Curso Fórum... 1 SUMÁRIO 1. O MOODLE...3 2. Acesso à Plataforma...3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina...4 2.2. Página Inicial do Curso...5 3. Fórum...5 3.1 Envio de Mensagens e Arquivos em fóruns...6 3.2 Anexando Arquivos

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO Associação Educacional Santa Rita Coordenadoria de Ensino à Distância AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO COORDENAÇÃO DE EAD E EQUIPE DE TI MARÇO DE 2017 Av. Jaçanã, 648 Jaçanã - São

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PLATAFORMAS DE TREINAMENTO A DISTÂNCIA E SUAS APLICAÇÕES

DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PLATAFORMAS DE TREINAMENTO A DISTÂNCIA E SUAS APLICAÇÕES DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PLATAFORMAS DE TREINAMENTO A DISTÂNCIA E SUAS APLICAÇÕES Letícia Capucho Luiz (FATEC Cruzeiro, Bolsista PIBIC/CNPq) E-mail: leticia.luiz@cptec.inpe.br Dr. Luiz Tadeu

Leia mais

Informática. Aplicativos de Áudio, Vídeo, Multimídia, Uso da Internet na Educação, Negócios, Emergências e outros Domínios. Professor Márcio Hunecke

Informática. Aplicativos de Áudio, Vídeo, Multimídia, Uso da Internet na Educação, Negócios, Emergências e outros Domínios. Professor Márcio Hunecke Informática Aplicativos de Áudio, Vídeo, Multimídia, Uso da Internet na Educação, Negócios, Emergências e outros Domínios Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática APLICATIVOS

Leia mais

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL- 2016 SUMÁRIO 1. ACESSO AO CURSO... 3 2. LOGIN DO SISTEMA... 4 3. TELA PRINCIPAL DO ALUNO... 5 4. TELA PRINCIPAL DO CURSO...

Leia mais

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) O que é? Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/ambiente_virtual_de_aprendizagem

Leia mais

OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE. Educação à Distância IAM - FIOCRUZ/PE Michelle Silva

OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE. Educação à Distância IAM - FIOCRUZ/PE Michelle Silva OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE Educação à Distância IAM - FIOCRUZ/PE Michelle Silva Objetivos Apresentar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Instituto Aggeu Magalhães FIOCRUZ/PE.

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Planejamento Pedagógico Contexto

Leia mais

Tecnologia Educacional

Tecnologia Educacional Tecnologia Educacional Ferramentas que apoiam processos de aprendizagem Exemplos: giz e lousa, livros, radio e televisão, animações interativas, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, etc. etc. (quase ) sinônimos

Leia mais

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações para Educação à Distância: O Ambiente Virtual de Aprendizagem SOLAR

Desenvolvimento de Aplicações para Educação à Distância: O Ambiente Virtual de Aprendizagem SOLAR Universidade Federal do Ceará (UFC) Desenvolvimento de Aplicações para Educação à Distância: O Ambiente Virtual de Aprendizagem SOLAR TRILHA DA INDÚSTRIA Emanuel Coutinho Antônio de Lisboa Coutinho Wellington

Leia mais

Tutorial para Professores

Tutorial para Professores Tutorial para Professores Revisão 3.0 Suporte de Informática 00/00/2018 moodle@faccentronh.com.br 1 Sumário O que é o Moodle?...... 3 Para que serve o Moodle?...... 3 Como acessar o Moodle??... 4 Tela

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PLATAFORMAS DE TREINAMENTO À DISTÂNCIA E SUAS APLICAÇÕES

DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PLATAFORMAS DE TREINAMENTO À DISTÂNCIA E SUAS APLICAÇÕES DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PLATAFORMAS DE TREINAMENTO À DISTÂNCIA E SUAS APLICAÇÕES José Marcio da Silva Britto (FATEC Cruzeiro, Bolsista PIBIC/CNPq) E-mail: marcio.britto@cptec.inpe.br Dr. Luiz

Leia mais

Seja Bem-Vindo! Apresentação

Seja Bem-Vindo! Apresentação 0 Seja Bem-Vindo! Seja Bem-Vindo ao nosso Ambiente AVA na Plataforma Moodle, onde serão colocados os materiais de apoio para as disciplinas semipresenciais, destinadas aos alunos dos Cursos de Administração,

Leia mais

Ensino de Matemática e Física Objetivo do curso:

Ensino de Matemática e Física Objetivo do curso: Com carga horária de 420 horas o curso Ensino de Matemática e Física é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros no curso: 04) para avaliação nos diversos pólos,

Leia mais

A Sociologia em rede:

A Sociologia em rede: A Sociologia em rede: Experiências, caminhos e possibilidades da utilização das tecnologias informacionais como ferramentas pedagógicas nas aulas de Sociologia Rogerio Mendes de Lima Simone da Costa Lima

Leia mais

Tutorial para Alunos

Tutorial para Alunos Tutorial para Alunos Revisão 2.0 Suporte de Informática 21/03/2014 informatica@faccentronh.com.br Sumário O que é Moodle?... 3 Para que serve o Moodle?... 3 Como acessar o Moodle?... 4 Tela de Login...

Leia mais

1.1 Primeiro Acesso. Uma nova página será aberta (fig. 2). Clique em Cadastramento de usuários.

1.1 Primeiro Acesso. Uma nova página será aberta (fig. 2). Clique em Cadastramento de usuários. O Moodle (Dynamic Learning Environment Modular Object-Oriented) é uma plataforma de aprendizagem livre que pode ser copiada, usada e modificada por qualquer pessoa (REALI, et al., 2013). Ele dispõe de

Leia mais

Ferramentas da Moodle: Atividades e Recursos

Ferramentas da Moodle: Atividades e Recursos JUNV 29 Ferramentas da Moodle: Atividades e Recursos Sumário 1 - Ferramentas da Moodle: Atividades e Recursos 1.1 - Atividades e Recursos 2 - Atividades 2.1 - Base de Dados 2.2 - Base de Dados - vídeo

Leia mais

Workshop Iniciação à Plataforma Moodle

Workshop Iniciação à Plataforma Moodle Workshop Iniciação à Plataforma Moodle E-LEARNING E PLATAFORMAS LMS 2 E-LEARNING NA ULISBOA Conjunto de práticas de ensino mediado por ambientes online e tecnologias digitais e-learning - Electronic learning

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação Prof. Naan Cardoso E-mail: naancardoso@gmail.com Distinções sobre conceitos presentes na Educação Teorias de aprendizagem e estratégias de aprendizagem

Leia mais

Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini

Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini Aula 02 Vínculo entre práticas educativas e processos comunicacionais Ensino e Aprendizagem Inovadores Educar é colaborar para que

Leia mais

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO:

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO: TIC Tecnologia: uma aliada da Educação CURSO PARA FORMAÇÃO INÍCIO DO CURSO: 19 OUT 2015 Aplicação Pedagógica no uso das TIC Promoção: Introdução para a educação e a aprendizagem. O mais relevante deles

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Educação adistância EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Prof. StephanieGurgel A crescente demanda por educação, devido não somente à expansão populacional como, sobretudo às lutas das classes

Leia mais

A plataforma. Sistemas de Gestão de Aprendizagem. Carlos Nunes csmnunes@gmail.com

A plataforma. Sistemas de Gestão de Aprendizagem. Carlos Nunes csmnunes@gmail.com A plataforma Sistemas de Gestão de Aprendizagem Carlos Nunes csmnunes@gmail.com O que é o Moodle? É um Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS) e de trabalho colaborativo, acessível através da Internet

Leia mais

Tutorial Moodle. Visão do Aluno

Tutorial Moodle. Visão do Aluno Tutorial Moodle Visão do Aluno Conteúdo Apresentação... 3 1 Como acessar o Moodle da Cipead/UFPR... 4 3 Modificar Perfil e Senha... 6 4 Enviar Mensagens... 8 5 Fórum... 10 5.1 Participação no Fórum...

Leia mais

Profa. Nelma R. S. Bossolan

Profa. Nelma R. S. Bossolan Profa. Nelma R. S. Bossolan - 2015 Por que vocês se inscreveram nesta disciplina? Alguém pensa em ser professor? Dia Programa 04/08 - Apresentação do curso. Uso do ambiente Moodle no Stoa. - Para próxima

Leia mais

ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC. (AVA) TeleDuc AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Ricardo Augusto de Oliveira.

ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC. (AVA) TeleDuc AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Ricardo Augusto de Oliveira. ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC. (AVA) TeleDuc AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ricardo Augusto de Oliveira. RICARDO AUGUSTO DE OLIVEIRA ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC 1

Leia mais

Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS

Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS Sumário 1 Apresentação... 4 1.1 Características e Funcionalidades... 4 1.2 Grupos de Usuários... 5 1.3 Portabilidade... 5 2 Usuários... 6 2.1 Alunos... 6 2.1.1 Pesquisa...

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais. Prof. Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais. Prof. Marlon Marcon Administração de Sistemas Operacionais Prof. Marlon Marcon Roteiro Http e Https FTP Web 2.0 CMS LMS Webmail HTTP e HTTPS Hypertext Transfer Protocol Secure (HTTPS) é uma combinação de Http com SSL, protocolo

Leia mais

INSTITUTO TEOLÓGICO MONTE DAS OLIVEIRAS DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA

INSTITUTO TEOLÓGICO MONTE DAS OLIVEIRAS  DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA INSTITUTO TEOLÓGICO MONTE DAS OLIVEIRAS www.itemol.com.br DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS PARA UTILIZAÇÃO DOS CAMPUS VIRTUAIS DO ITEMOL-EAD. Modular Object-Oriented

Leia mais

TUTORIAL PARA O USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA PLATAFORMA MOODLE

TUTORIAL PARA O USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA PLATAFORMA MOODLE 1 TUTORIAL PARA O USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA PLATAFORMA MOODLE Você conhecerá, agora, como e onde serão realizadas suas Aulas Virtuais. Trilhe conosco pelos caminhos eletrônicos que

Leia mais

Curso de Inverno - CECID

Curso de Inverno - CECID 1 Curso de Inverno - CECID AULA 4 Configuração dos Cursos Acrescentando Atividades Prof. Dr. José Eduardo Santarem Segundo santarem@usp.br Blog: http://santaremsegundo.com.br Twitter: @santaremsegundo

Leia mais

1 DO OBJETIVO 1.1 Selecionar servidores para atuarem como tutores online no curso de Integração do Servidor na UFT 2018.

1 DO OBJETIVO 1.1 Selecionar servidores para atuarem como tutores online no curso de Integração do Servidor na UFT 2018. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO Avenida NS 15, ALCNO 14, Bl. 04,

Leia mais

Instalação, Configuração e Uso da Plataforma de Gestão de Aprendizagem Amadeus

Instalação, Configuração e Uso da Plataforma de Gestão de Aprendizagem Amadeus Instalação, Configuração e Uso da Plataforma de Gestão de Aprendizagem Amadeus Alex Sandro Gomes 1, Francisco Petrônio Alencar de Medeiros 1,2, Thiago de Sousa Araújo 1, Breno Queiroz Vasconcelos 2, Francisco

Leia mais

Educação Musical com Ênfase em Música popular Objetivo do curso:

Educação Musical com Ênfase em Música popular Objetivo do curso: Com carga horária de 420 horas o curso Educação Musical com Ênfase em Música popular é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros no curso: 04) para avaliação nos

Leia mais

1. INTRODUÇÃO Motivação

1. INTRODUÇÃO Motivação 1. INTRODUÇÃO Neste capítulo serão apresentados os problemas que motivaram a escolha da pesquisa da tese, os objetivos a serem atingidos durante o seu desenvolvimento, as contribuições relevantes à área

Leia mais

Coordenador do PPGECEM: Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeida. Coordenadora Adjunta do PPGECEM: Prof.ª. Drª. Márcia Adelino da Silva Dias

Coordenador do PPGECEM: Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeida. Coordenadora Adjunta do PPGECEM: Prof.ª. Drª. Márcia Adelino da Silva Dias Este UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Reitor: Prof. Dr. Antonio Guedes Rangel Junior Vice-Reitor: Prof. Dr. Flávio Romero Guimarães Coordenador do PPGECEM: Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeida Coordenadora

Leia mais

Eng.º Silvio Almada Associação Angolana de Providores de Serviço de Internet AAPSI

Eng.º Silvio Almada   Associação Angolana de Providores de Serviço de Internet AAPSI Eng.º Silvio Almada Email: silvio.almada@aapsi.og.ao Associação Angolana de Providores de Serviço de Internet AAPSI Junho de 2014 1 AAPSI - Sumário 2 EaD & TIC s - Introdução Declaração Universal dos Direitos

Leia mais

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços.

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. INTERNET Prof. Luiz A. Nascimento Definição 2 Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. Utiliza o protocolo TCP/IP É a rede das redes. Normalmente

Leia mais

Profa. Maria Wilda Fernandes

Profa. Maria Wilda Fernandes UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UECE SECRETARIA DE APOIO AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - SATE Universidade Aberta do Brasil - UAB Profa. Maria Wilda Fernandes Maio/2015 Roteiro Conceitos Ambientes Virtuais

Leia mais

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO APOIO AO ENSINO DA BIBLIOTECONOMIA

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO APOIO AO ENSINO DA BIBLIOTECONOMIA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO APOIO AO ENSINO DA BIBLIOTECONOMIA AUGUSTO MACIEL MUNHOZ * MARA LUCIA FERNANDES CARNEIRO ** RESUMO O presente trabalho relata e analisa a experiência da utilização

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES

Leia mais

A PLATAFORMA MOODLE NA UTILIZAÇÃO DOS 20% A DISTÂNCIA EM CURSOS DE LICENCIATURA DO PARFOR. Belém PA Maio Categoria: C. Setor Educacional: 3

A PLATAFORMA MOODLE NA UTILIZAÇÃO DOS 20% A DISTÂNCIA EM CURSOS DE LICENCIATURA DO PARFOR. Belém PA Maio Categoria: C. Setor Educacional: 3 A PLATAFORMA MOODLE NA UTILIZAÇÃO DOS 20% A DISTÂNCIA EM CURSOS DE LICENCIATURA DO PARFOR Belém PA Maio 2012 Categoria: C Setor Educacional: 3 Classificação das Áreas de Pesquisa em EaD Macro: D Natureza:

Leia mais

FACULDADE ISEIB DE BELO HORIZONTE NUCLEO DE TECNOLOGIA A DISTÂNCIA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 3.0 PERFIL ALUNO

FACULDADE ISEIB DE BELO HORIZONTE NUCLEO DE TECNOLOGIA A DISTÂNCIA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 3.0 PERFIL ALUNO FACULDADE ISEIB DE BELO HORIZONTE NUCLEO DE TECNOLOGIA A DISTÂNCIA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 3.0 PERFIL ALUNO 2016 NUCLEO DE TECNOLOGIA A DISTÂNCIA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 3.0 PERFIL ALUNO

Leia mais

Manual do Aluno e Tutor. Conferência Web.

Manual do Aluno e Tutor. Conferência Web. Manual do Aluno e Tutor Conferência Web. SUMÁRIO 1. Acesso ao serviço de Conferência Web... 2 Página principal do serviço... 3 Login Conferência Web... 4 2. Ativando o Som (caso seja Aluno, Tutor presencial

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com O novo papel do profissional EAD TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO FATOR DE SUCESSO 1 Brasil Brasil

Leia mais

O USO DE FORMULÁRIOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS SALAS VIRTUAIS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

O USO DE FORMULÁRIOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS SALAS VIRTUAIS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO O USO DE FORMULÁRIOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS SALAS VIRTUAIS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Serra ES - Abril 2012 Categoria: C Métodos e Tecnologias Setor

Leia mais

RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL

RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL Mestrado em Ensino e suas Tecnologias Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem Profa. Dra. Arilise Moraes de Almeida Lopes Para falar de Educação

Leia mais

O WebSeminário em Educação para uma interação online

O WebSeminário em Educação para uma interação online O WebSeminário em Educação para uma interação online Luciana Zenha 1 Resumo: Este artigo objetiva apresentar o WebSeminário em Educação, enquanto movimento e ocupação da Web por parte de pesquisadores

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

Robson Santos da Silva

Robson Santos da Silva Robson Santos da Silva Novatec Copyright 2013 Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer

Leia mais

PORTAL INTEGRADO DE COLABORAÇÃO

PORTAL INTEGRADO DE COLABORAÇÃO Prototipação de uma Solução Governamental PORTAL INTEGRADO DE COLABORAÇÃO Rede colaborativa para atuação dos servidores públicos e incentivo ao desenvolvimento de comunidades virtuais no âmbito dos governos

Leia mais

CURSO DE TUTORIAL 1 DE 5

CURSO DE TUTORIAL 1 DE 5 CURSO DE TUTORIAL 1 DE 5 Você vai gostar dos 5 tutoriais / cursos que preparamos para você! Mas... Caso queira saber ainda mais sobre o Moodle e seu potencial quando utilizado com diferentes recursos que

Leia mais

Tecnologia Educacional

Tecnologia Educacional Módulo 01 Tecnologia Educacional Educação Tradicional e Educação com Tecnologia O profissional da educação e o uso da tecnologia como ferramenta de apoio pedagógico Percurso Histórico da tecnologia educacional

Leia mais

Solisc 2010 Gerenciamento de Projetos com dotproject

Solisc 2010 Gerenciamento de Projetos com dotproject Solisc 2010 Gerenciamento de Projetos com dotproject Marcio Junior Vieira marcio em ambientelivre.com.br Sobre o Palestrante A 10 anos trabalha nas áreas de análise, consultoria e desenvolvimento de sistemas.

Leia mais

Integração com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

Integração com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Integração com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Sumário 1. Apresentação... 3 1.1. O Moodle... 3 1.2. Objetivo da integração... 3 1.3. Recursos da integração... 3 2. plugins de integração no Moodle...

Leia mais

Moodle FAMUR MANUAL DO ACADÊMICO

Moodle FAMUR MANUAL DO ACADÊMICO Moodle FAMUR Versão 2.14 MANUAL DO ACADÊMICO Acesse: www.faculdademurialdo.com.br ou moodle.faculdademurialdo.com.br/moodle/ Versão do Manual: 012015 Sumário Moodle, o que é? Como acessar o Moodle Interface

Leia mais

Introdução às ferramentas da Web 2.0 que podem auxiliar nos processos de eformação.

Introdução às ferramentas da Web 2.0 que podem auxiliar nos processos de eformação. Ir mais além com a Web 2.0 Introdução às ferramentas da Web 2.0 que podem auxiliar nos processos de eformação. Etapas a respeitar nos processos de eformação. O que a eformação pode aprender com os avanços

Leia mais

OODLE 3. e ambientes virtuais interativos

OODLE 3. e ambientes virtuais interativos OODLE 3 e ambientes virtuais interativos Objetivo Apresentar novos recursos, atividades e características do Moodle versão 3 - e identificar outros serviços que, utilizados de forma integrada, possam ampliar

Leia mais

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU. PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade, MOODLE, avaliação, sala virtual

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU. PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade, MOODLE, avaliação, sala virtual AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU RESUMO: Este artigo tem como objetivo avaliar a sala virtual MOODLE utilizada como suporte para os cursos presenciais do campus Iguatu.

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2016

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2016 Serviço Público Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Pró-reitoria de Ensino INSTRUÇÃO NORMATIVA

Leia mais

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso,

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Catálogo de Oficinas Apresentação Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Apresentamos a vocês as oficinas que integram as ações promovidas pelo Núcleo de Formação da SEaD e que visam atender às

Leia mais

Guia do Participante

Guia do Participante Guia do Participante Bem-vindos à Oficina Online de AVA MOODLE Prezado Participante! Esta oficina tem por objetivo a oferta de um curso online de formação no uso tecnológico e pedagógico do AVA Moodle

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Hudson de Paula Romualdo Técnico Integrado em Informática para

Leia mais

APLICANDO GESTÃO DO CONHECIMENTO NO AMBIENTE PÚBLICO. (Uma visão prática)

APLICANDO GESTÃO DO CONHECIMENTO NO AMBIENTE PÚBLICO. (Uma visão prática) APLICANDO GESTÃO DO CONHECIMENTO NO AMBIENTE PÚBLICO (Uma visão prática) Fernando Cássio Gerência de Relacionamento e Governança de TIC - GRG Diretoria de TIC Abordagens 1. Gestão do Conhecimento - conceitos;

Leia mais

Cursos para turbinar a sua carreira profissional

Cursos para turbinar a sua carreira profissional Cursos para turbinar a sua carreira profissional CONTATOS: FONE: (92) 3216-3080 FUNDACAOREDEAM.COM.BR CERTIFICAÇÃO OFICIAL FURUKAWA FCP Data Cabling System (28 horas) Introduzir e direcionar profissionais

Leia mais

ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA Lorena Bárbara da R. Ribeiro [UNEB] Mary Valda Souza Sales [UNEB] Tarsis de Carvalho Santos [UNEB] O processo educativo cada

Leia mais

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 Fevereiro - 2017 0 1. INTRODUÇÃO A Educação à Distância (EaD) vem crescendo no Brasil através da popularização da internet faz alguns anos. A Unicaldas Faculdade

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Conhecendo o ambiente. Prof a. Silvana Tabosa Salomão

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Conhecendo o ambiente. Prof a. Silvana Tabosa Salomão Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Conhecendo o ambiente Prof a. Silvana Tabosa Salomão Moodle Sigla formada a partir das palavras inglesas Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment. Software

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Marcos Tulio Alves de Carvalho Técnico Integrado em Automação Industrial Unidade

Leia mais