Administração de Sistemas Operacionais. Prof. Marlon Marcon

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Administração de Sistemas Operacionais. Prof. Marlon Marcon"

Transcrição

1 Administração de Sistemas Operacionais Prof. Marlon Marcon

2 Roteiro Http e Https FTP Web 2.0 CMS LMS Webmail

3 HTTP e HTTPS Hypertext Transfer Protocol Secure (HTTPS) é uma combinação de Http com SSL, protocolo que garante comunicação segura com um web server. Conexões HTTPS são frequentemente usada para transações bancárias e outras de grande importância.

4 Https Integração com browsers A maioria dos browsers atuais, exibem uma mensagem de aviso se caso seja recebido um certificado inválido. A maioria dos browser exibe uma mensagem quando se está utilizando uma mescla de conexão segura ou não.

5

6 Diferença entre o Http Ao contrário do Http, que possui URLs que iniciam com e utilizam a porta 80 por padrão, o Https utiliza a porta 443 e suas URLs iniciam de O HTTP é inseguro e sujeito à ataques do tipo man-in-the-middle e eavesdropping que permitem acesso à informações do website. O HTTPS é desenvolvido para impedir tais ataques

7 Configuração do servidor Para preparar um servidor para aceitar conexões Https, o adminstrador deve criar um certificado de chave pública para o o servidor web. Esse certificado deve ter sua confiabilidade certificada, para que o browser aceite ele.

8 Configuração do servidor Adquirindo certificados. Os certificados vão desde gratuitos até cerca de 1.500,00 dólares por ano. Existem ainda certificados internos, para ser utilizados em intranets, que a própria instituição pode criá-lo. Tais certificados devem ser adicionados como exceção ao browser.

9 Configuração do servidor Se a chave for comprometida Um certificado pode ser revogado antes de expirar, por exemplo porque a chave foi quebrada ou a segurança foi comprometida de alguma outra forma. As versões mais novas dos navegadores implementam o OCSP (Online Certificate Status Protocol), onde o número de série do certificado é enviado e a autenticidade dele é verificada em tempo real.

10 FTP File Transfer Protocol (FTP) é um protocolo padrão para transferência de arquivos em uma conexão TCP-based, tal como a internet. O FTP é construído na arquitetura clienteservidor e utiliza controles separados entre o cliente e o servidor, o FTP permite que a transferência seja tanto autenticada quanto anônima, desde que o servidor permita isso.

11 FTP O FTP não foi desenvolvido para ser um protocolo seguro, especialmente para os padrões atuais, e possui muitas fraquezas. O FTP não foi desenvolvido para criptografar seu tráfego, ou seja, todas as transmissões são realizadas de forma aberta, inclusive nomes, senhas, comandos e dados podem ser facilmente lidos utilizando um sniffer na rede.

12 FTP Para acessar um servidor FTP via URL, a estrutura utilizada é: ftp:// [username]: [servidor]

13 FTP Seguro Existem muitas maneiras de garantir a segurança em transferências de arquivos: FTPS Explícito FTPS Implícito SFTP, o "SSH File Transfer Protocol FTP over SSH (not SFTP)

14 Servidor FTP O servidor de FTP mais usado no Linux é o Proftpd, disponível em quase todas as distribuições. Para aplicações onde é necessário ter segurança na transmissão dos arquivos, é recomendável usar o SFTP, o módulo do SSH que permite transferir arquivos de forma encriptada. # apt-get install proftpd

15 Web 2.0 O termo Web 2.0 é associado à aplicações web que facilitam compartilhamento de informações, interoperabilidade, design centrado no usuário, além de cooperação na www. Um website Web 2.0 permite a usuários interagir e colaborar entre si criando assim uma mídia social e se tornando geradores de conteúdo ao contrário de ficar somente visualizando conteúdo. Vários exemplos de sites Web 2.0: Redes sociais; Blogs Wikis; Compartilhamento de vídeos.

16 Programação Com a grande taxa de atualização das informações tornou-se necessário que tais informações ficassem disponíveis real-time e para isso, com o tempo foram-se criando padrões de desenvolvimento para facilitar isso. Com isso surge um conceito de AJAX; Definiu-se então que quanto mais simples e modular a programação, melhor. Assim é fácil tirar ou acrescentar uma funcionalidade ou compartilhar uma parte do seu software com outro software. Os módulos podem ser reutilizados em diversos softwares ou compartilhados para serem usados por programas de terceiros. Segundo estes princípios, os softwares são desenvolvidos de modo que fiquem melhores quanto mais são usados, pois os usuários podem ajudar a torná-los melhores.

17 Interfaces A Web 2.0 propõe uma experiência de uso semelhante à de aplicativos para desktop Estas tecnologias aumentaram a velocidade e a facilidade de uso de aplicativos Web, sendo responsáveis por um aumento significativo no conteúdo (colaborativo ou meramente expositivo) existente na Internet. De forma particular, o AJAX permite ao usuário não esperar que uma página Web se recarregue ou que o processo seja terminado para continuar usando o software. Cada informação é processada separadamente, de forma assíncrona, de forma que não é mais necessário recarregar a página a cada clique. Surge assim o termo RIA, Rich Internet Applications

18 SAAS SAAS - Software as a Service Como na web 2.0 os softwares são online, as empresas começam a vender ao invés de software, serviços. As atualizações ficam muito mais fáceis de se realizar, o que garante constante modificação e melhoria contínua das aplicações sem que o usuário tenha o trabalho de atualizar nada. Isso ganha muita importância quando se trata de atualizações de segurança.

19 Conteúdo O conteúdo dos websites também sofreu um enorme impacto com a Web 2.0, dando ao usuário a possibilidade de participar, geralmente gerando e organizando as informações. Mesmo quando o conteúdo não é gerado pelos usuários, este pode ser enriquecido através de comentários, avaliação, ou personalização. O conceito usado é comparável com o do software livre: se há muitas pessoas olhando, todos os erros são corrigidos facilmente. Para isso existem comunidades que se auto-moderam, através da participação dos usuários indicando ao sistema qual usuário não deve mais participar da comunidade.

20 CMS Content Management System Sistema de Gestão de Conteúdo - SGC é um sistema gestor de websites, e intranets que integra ferramentas necessárias para criar, gerir (inserir e editar) conteúdos em tempo real sem a necessidade de programação de código, cujo objetivo é estruturar e facilitar a criação, administração, distribuição, publicação e disponibilidade da informação. Sua maior característica é a grande quantidade de funções presentes através de complementos (galerias de fotos, gerenciadores de enquetes, gerenciadores de formulários) que podem ser agregados ao SGC.

21 Exemplos Drupal Joomla Wordpress

22 Drupal Drupal é um framework modular e um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) escrito em PHP. Da mesma forma que os sistemas de gerenciamento de conteúdo mais modernos, o Drupal permite criar e organizar conteúdo, manipular a aparência, automatizar tarefas administrativas, e definir permissões e papéis para usuários e colaboradores.

23 Drupal É um projeto de software livre e código aberto, qualquer um pode ver o funcionamento do Drupal, fazer modificações, redistribuir com ou sem as modificações, além de poder propor mudanças no projeto principal. Tudo isso de acordo com a licença GPL, da GNU. Permite: Gerenciamento de conteúdo; Blog Comunidade baseada em discussões; Colaboração

24 Joomla! Joomla! É um CMS desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor Web Apache base de dados MySQL.

25 Wordpress WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo na web, escrito em PHP e executado em MySQL, especialmente para a criação de blogs. Sua licença é open source, distribuído pela Gnu General Public License. Outras características são sua facilidade de uso e suas facilidades para criação de blogs.

26 Wordpress Existe ainda o wordpress.com que permite a criação de blogs sem a necessidade de uma hospedagem contratada, porém com funcionalidades reduzidas.

27 LMS Learning Management System Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA), são softwares desenvolvidos sobre uma metodologia pedagógica para auxiliar a promoção de ensino e aprendizagem virtual ou semi-presencial.

28 Principais características Gerenciamento de usuários, cursos, instrutores, facilidades e relatórios; Calendário de curso; Notificações e mensagens à estudantes; Exibição de notas Geralmente sistemas web

29 Webmail Webmail é uma interface da World Wide Web que permite ao utilizador ler e escrever usando um navegador. A maior vantagem do webmail é o fato de não ser necessário possuir um programa específico para a leitura ou envio de mensagens de correio eletronico, ou seja, qualquer computador ligado à internet com um navegador é suficiente.

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI.

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI. PROTOCOLOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS PROTOCOLO TCP/IP Trata-se da sigla da palavra inglesa Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou, simplesmente Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo

Leia mais

Curso de Introdução ao Plone

Curso de Introdução ao Plone Curso de Introdução ao Plone Modulo A Instrutores Carlos Alberto Alves Meira Laurimar Gonçalves Vendrusculo Junho de 2009 Conteúdo Parte I - Conceitos básicos Parte II - Interface do Plone Parte III -

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO DE PÁGINAS WEB UTILIZANDO FLEX. Orientador: Prof. Francisco Adell Péricas Aluno: Michel Scoz

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO DE PÁGINAS WEB UTILIZANDO FLEX. Orientador: Prof. Francisco Adell Péricas Aluno: Michel Scoz SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO DE PÁGINAS WEB UTILIZANDO FLEX Orientador: Prof. Francisco Adell Péricas Aluno: Michel Scoz Apresentação Fundamentação Teórica Introdução Objetivos Conceitos Básicos

Leia mais

Conhecendo um pouco mais sobre WordPress. Equipe de tecnologia da coordenação de Cultura Digital do Ministério da Cultura.

Conhecendo um pouco mais sobre WordPress. Equipe de tecnologia da coordenação de Cultura Digital do Ministério da Cultura. Conhecendo um pouco mais sobre WordPress Equipe de tecnologia da coordenação de Cultura Digital do Ministério da Cultura. Índice - O que é Wordpress; - Como surgiu; - Vantagens; - Criando um blog no wordpress.com;

Leia mais

Conteúdo. Curso de Introdução ao Plone. O que é Plone. Parte I Conceitos básicos

Conteúdo. Curso de Introdução ao Plone. O que é Plone. Parte I Conceitos básicos Curso de Introdução ao Plone Conteúdo Parte I - Conceitos básicos Parte II - Interface do Plone Parte III - Gerenciamento de usuários Parte IV - Instrutores Carlos Alberto Alves Meira Erick Gallani O que

Leia mais

Sistema Gerenciador de Conteúdo. Maria de Fátima de Freitas Bueno Marcílio

Sistema Gerenciador de Conteúdo. Maria de Fátima de Freitas Bueno Marcílio Sistema Gerenciador de Conteúdo Maria de Fátima de Freitas Bueno Marcílio O que é CMS - Content Management System (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) CMS é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo que

Leia mais

O CMS JOOMLA! UM GUIA PARA INICIANTES

O CMS JOOMLA! UM GUIA PARA INICIANTES O CMS JOOMLA! UM GUIA PARA INICIANTES 25/04/2016 Daniel Picon dpicon@sc.usp.br 1 INTRODUÇÃO REDE DE COMPUTADORES E INTERNET O que acontece quando tentamos acessar um site da internet? Computadores se comunicam

Leia mais

Construção de Sites. Introdução ao Universo Web. Prof. Nícolas Trigo

Construção de Sites. Introdução ao Universo Web. Prof. Nícolas Trigo Construção de Sites Introdução ao Universo Web Prof. Nícolas Trigo trigo.nicolas@gmail.com CONCEITOS BÁSICOS Internet à conglomerado de redes de computadores que permite o acesso a informações e a transferência

Leia mais

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Escola Maria Eduarda Ramos de Barros Curso técnico em redes de computadores Carpina - PE Roteiro Aplicações de Rede Transporte

Leia mais

COMO DESENVOLVER UM SITE PARA EVENTOS COM

COMO DESENVOLVER UM SITE PARA EVENTOS COM COMO DESENVOLVER UM SITE PARA EVENTOS COM OBJETIVO Repassar a minha experiência em desenvolvimento web utilizando CMS Joomla! para a criação de um website para eventos de tecnologia ROTEIRO Apresentação

Leia mais

Gestão Estratégica da Informação ECI/UFMG Disciplina: Sistemas de Gestão de Conteúdo Prof. Marcello Bax Integrantes: Júnio César, Luciana Bicalho,

Gestão Estratégica da Informação ECI/UFMG Disciplina: Sistemas de Gestão de Conteúdo Prof. Marcello Bax Integrantes: Júnio César, Luciana Bicalho, Gestão Estratégica da Informação ECI/UFMG Disciplina: Sistemas de Gestão de Conteúdo Prof. Marcello Bax Integrantes: Júnio César, Luciana Bicalho, Robson de Roma, Rodrigo Lopes WordPress é um sistema de

Leia mais

Curso de. WordPress. crie seu site e saiba como aparecer no Google. com Ludy Amano

Curso de. WordPress. crie seu site e saiba como aparecer no Google. com Ludy Amano Curso de WordPress crie seu site e saiba como aparecer no Google com Ludy Amano DIA 1 Entendendo o WordPress Aula 1 - O que é Wordpress? Aula 2 - Instalando e configurando o WordPress Aula 3 - Incluindo

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO Navegador O navegador também conhecido como web browser é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos hospedados em

Leia mais

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial.

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. INTERNET A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. DNS (Domain Name System) Sistema de Nome de Domínio

Leia mais

AS TIC no Agrupamento de Escolas de Albufeira

AS TIC no Agrupamento de Escolas de Albufeira AS TIC no Guia de Utilização - Parte I O disponibiliza vários recursos, no âmbito das TIC, que podem facilitar o trabalho, cooperação e troca de informação entre os vários elementos da Comunidade Educativa.

Leia mais

CMS Joomla é um sistema de gestão de conteúdo (CMS) premiado, Está disponível para instalação imediata através do cpanel no instalador automático fant

CMS Joomla é um sistema de gestão de conteúdo (CMS) premiado, Está disponível para instalação imediata através do cpanel no instalador automático fant Joomla é um sistema de gestão de conteúdo () premiado, Está disponível para instalação imediata através do cpanel no instalador automático fantástico e é compatível com todos os nossos planos de Hospedagem.

Leia mais

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo Curso Online de E-commerce Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece metodologias e técnicas necessárias para a implementação de soluções web baseadas no CMS para o suporte, estratégias

Leia mais

Aplicações para internet

Aplicações para internet Aplicações para internet Material Teórico Introdução CMS Responsável pelo Conteúdo: Prof. Ms. Alexander Gobbato Paulino Albuquerque Revisão Textual: Profa. Ms. Fátima Furlan Introdução CMS Introdução

Leia mais

Informática. 05- Considere a janela do Internet Explorer abaixo:

Informática. 05- Considere a janela do Internet Explorer abaixo: Informática 01- Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que 2 ou mais computadores possam compartilhar recursos físicos e lógicos. Quanto

Leia mais

INTRODUÇÃO À INTERNET E À WORLD WIDE WEB

INTRODUÇÃO À INTERNET E À WORLD WIDE WEB INTRODUÇÃO À INTERNET E À WORLD WIDE WEB CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA MODALIDADE SUBSEQÜENTE DESENVOLVIMENTO WEB I PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA 1 1 SUMÁRIO Conceitos básicos Histórico Principais modelos

Leia mais

O que é um CMS; O que é hospedagem; Recursos necessários para hospedar um CMS; Sobre o WordPress; Instalação XampServer no Windows 7: Criação do

O que é um CMS; O que é hospedagem; Recursos necessários para hospedar um CMS; Sobre o WordPress; Instalação XampServer no Windows 7: Criação do O que é um CMS; O que é hospedagem; Recursos necessários para hospedar um CMS; Sobre o WordPress; Instalação XampServer no Windows 7: Criação do banco de dados local; Vínculo do banco de dados local com

Leia mais

INFORMÁTICA. 03. O Internet Relay Chat permite que diversas pessoas realizem comunicação on-line por meio da Internet.

INFORMÁTICA. 03. O Internet Relay Chat permite que diversas pessoas realizem comunicação on-line por meio da Internet. INFORMÁTICA Acerca de serviços e ferramentas da Internet, julgue os itens a seguir: 01. Atualmente, para que softwares de correios eletrônicos possam funcionar adequadamente, uma versão de um software

Leia mais

Solisc 2010 Gerenciamento de Projetos com dotproject

Solisc 2010 Gerenciamento de Projetos com dotproject Solisc 2010 Gerenciamento de Projetos com dotproject Marcio Junior Vieira marcio em ambientelivre.com.br Sobre o Palestrante A 10 anos trabalha nas áreas de análise, consultoria e desenvolvimento de sistemas.

Leia mais

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração:

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração: 1 Manual Moodle Perfil de Aluno Elaboração: Autor: Leticia Tonon Núcleo de Educação à Distância Telefone de Suporte: (14) 2105-0800 Ramal: 376 E-mail: nead@univem.edu.br www.ead.univem.edu.br Computing

Leia mais

TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES - 3º PERÍODO ADS - ADMINISTRAÇÃO DE SERVIDORES Grupo: Alexandre - Leonel - Mateus - Ricardo

TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES - 3º PERÍODO ADS - ADMINISTRAÇÃO DE SERVIDORES Grupo: Alexandre - Leonel - Mateus - Ricardo TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES - 3º PERÍODO ADS - ADMINISTRAÇÃO DE SERVIDORES Grupo: Alexandre - Leonel - Mateus - Ricardo SERVIDOR WEB O Servidor WEB é o programa responsável pela publicação de documentos,

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES

Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES Camada de aplicação Um protocolo da camada de aplicação define como processos de uma aplicação, que funcionam em sistemas finais diferentes,

Leia mais

CMS open source X CMS proprietário

CMS open source X CMS proprietário CMS open source X CMS proprietário Criado para e pela comunidade Gratuito Multiplataformas Atualizações constantes e gratuitas Inteligência coletiva Grande comunidade para realizar suporte Criado por uma

Leia mais

Capítulo 7. A camada de aplicação

Capítulo 7. A camada de aplicação Capítulo 7 A camada de aplicação slide 1 slide 2 DNS Sistema de Nomes de Domínio O espaço de nomes DNS Registros de recursos de domínio Servidores de nome slide 3 O espaço de nomes DNS (1) Parte do espaço

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO AVANÇADA PARA WEB E AO HTML. Prof. Msc. Hélio Esperidião

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO AVANÇADA PARA WEB E AO HTML. Prof. Msc. Hélio Esperidião INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO AVANÇADA PARA WEB E AO HTML Prof. Msc. Hélio Esperidião NAVEGADOR O navegador também conhecido como web browseré um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 38/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 38/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 38/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES

Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES Jean Nicandros Stragalinos Neto. Prontuário: 1616251. Curso: ADS 2º Módulo. 1) Desenhe duas redes com 7 e 8 computadores e defina a configuração IP de cada

Leia mais

Instrutor: Cleber Semensate

Instrutor: Cleber Semensate Instrutor: Cleber Semensate O que é Wordpress? O Wordpress é um CMS (Content Management System, ou simplesmente, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), criado inicialmente para ser um serviço de blogs,

Leia mais

Como Instalar Nagios 4 E Monitorar Seus Servidores no Ubuntu 14 Introdução

Como Instalar Nagios 4 E Monitorar Seus Servidores no Ubuntu 14 Introdução Nagios e NRPE Como Instalar Nagios 4 E Monitorar Seus Servidores no Ubuntu 14 Introdução Neste tutorial, cobriremos a instalação do Nagios 4, um sistema de monitoramento de código livre muito popular,

Leia mais

PLATAFORMA DE INTERAÇÃO APICE ON

PLATAFORMA DE INTERAÇÃO APICE ON PLATAFORMA DE INTERAÇÃO APICE ON A Plataforma de Interação APICE ON é a maior e mais complexa plataforma do projeto e abriga 1.150 usuários, dos quais 802 são ativos; 144 grupos, sendo 140 ativos. Desse

Leia mais

Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP.

Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Sua interface vai variar de acordo com a marca, onde quem escolhe é o

Leia mais

Introdução a Web. Programação para a Internet. Prof. Vilson Heck Junior

Introdução a Web. Programação para a Internet. Prof. Vilson Heck Junior Introdução a Web Programação para a Internet Prof. Vilson Heck Junior Introdução Quer ter idéias? Quer vender algo? Talvez comprar? A Web é uma forma universal de comunicação, na qual você pode participar.

Leia mais

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle Tutorial MOODLE Tutorial Moodle Página Inicial Preencher perfil Enviar Mensagem Acesso Moodle Recursos Atividades Moodle Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação

Leia mais

Os Dados Pessoais são coletados para os seguintes propósitos e usando os seguintes serviços: POLÍTICA DE PRIVACIDADE COMPLETA

Os Dados Pessoais são coletados para os seguintes propósitos e usando os seguintes serviços: POLÍTICA DE PRIVACIDADE COMPLETA Os Dados Pessoais são coletados para os seguintes propósitos e usando os seguintes serviços: Dados Pessoais: Permissão de armazenamento, Permissão de calendário, Permissão de compartilhamento de Bluetooth,

Leia mais

Regras de Uso: Serviço de Hospedagem de Sites

Regras de Uso: Serviço de Hospedagem de Sites Regras de Uso: Serviço de Hospedagem de Sites Ouro Preto - MG Dados gerais Identificação do documento Regras de Uso - Serviço de Hospedagem de Sites - Histórico de Revisão Atividade Responsável Data de

Leia mais

Internet. Geanderson Esteves dos Santos IC (2018/02) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática

Internet. Geanderson Esteves dos Santos IC (2018/02) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática IC (2018/02) Introdução Crescimento dos computadores host: 72 milhões em 2000 162 milhões em 2002 2 bilhões em

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Políticas. Resumo Detalhamento da Política de Privacidade ao utilizar a Plataforma de Aplicações TASKED

POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Políticas. Resumo Detalhamento da Política de Privacidade ao utilizar a Plataforma de Aplicações TASKED POLÍTICA DE PRIVACIDADE Políticas Resumo Detalhamento da Política de Privacidade ao utilizar a Plataforma de Aplicações TASKED 10 de fevereiro de 2017 Índice: A. POLÍTICA DE PRIVACIDADE... 1 B. COLETA

Leia mais

Transferência de Arquivo: Protocolo FTP

Transferência de Arquivo: Protocolo FTP Para iniciar uma sessão FTP (File Transfer Protocol) típica e acessar uma conta, o usuário deve fornecer uma identificação e uma senha; Após a identificação o usuário pode realizar operações de transferência

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 56/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 56/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 56/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

PARCERIA. Melhor do Marketing

PARCERIA. Melhor do Marketing PARCERIA Melhor do Marketing Entender que ninguém faz sucesso sozinho é um grande passo para o sucesso de qualquer empresa. O velho ditado nenhum homem é uma ilha é a mais pura verdade, uma prova disso

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 44/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 44/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 44/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Como Criar um Blog WordPress Guia completo

Como Criar um Blog WordPress Guia completo Como Criar um Blog WordPress Guia completo Tweet 108 Email 14.2K Deseja aprender como criar um blog de forma simples e personalizar a sua presença na Internet? O WordPress é atualmente a plataforma mais

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS PARACATU TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA JOÊNIA OLIVEIRA LOPES SERVIDORES

INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS PARACATU TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA JOÊNIA OLIVEIRA LOPES SERVIDORES INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS PARACATU TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA JOÊNIA OLIVEIRA LOPES SERVIDORES PARACATU MG JUNHO 2016 1 INTRODUÇÃO... 4 2 CENÁRIO... 4 2.1 EQUIPAMENTOS...

Leia mais

Tutorial de Administração de sites do Portal C3

Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Carlos Magno da Rosa Graduando Sistemas de Informação Estagiário Centro de Ciências Computacionais Sumário Sumário... 2 1-Apresentação Geral... 3 3-Componentes

Leia mais

Flávia Cassin (EESC) 1

Flávia Cassin (EESC) 1 Flávia Cassin (EESC) 1 Software gratuito; Com funcionalidades para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos; Funciona como uma rede social acadêmica (estilos são criados por grupos

Leia mais

Desenvolvimento web com. Jacson Tiola

Desenvolvimento web com. Jacson Tiola Desenvolvimento web com Jacson Tiola Apresentação Jacson Tiola Membro Efetivo da Associação Python Brasil Desenvolvedor Certificado Zope e Plone Experiências DoctumTec Incubadora Virtual FAPESP Flux Softwares

Leia mais

Informática para Concursos Professor Thiago Waltz

Informática para Concursos Professor Thiago Waltz Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Correio Eletrônico a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA RICH INTERNET APPLICATIONS

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA RICH INTERNET APPLICATIONS PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA RICH INTERNET APPLICATIONS Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 2 3 4 5 Conceito das RIA Desafios Atuais Características das RIA Considerações e Benefícios Situação

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 110/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 110/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 110/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

WordPress - Criação de Sites Completo

WordPress - Criação de Sites Completo CONTEÚDO PROGRAMÁTICO WordPress - Criação de Sites Completo Carga horária: 40 horas TreinaWeb Tecnologia LTDA CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765 - Conj 71 e 72 São Paulo - SP CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leia mais

Informática. Conceitos Gerais. Professor Márcio Hunecke.

Informática.   Conceitos Gerais. Professor Márcio Hunecke. Informática E-mail: Conceitos Gerais Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática E-MAIL: CONCEITOS GERAIS O correio eletrônico tornou-se popular devido a sua grande facilidade em

Leia mais

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO Conceito É uma rede de computadores interligadas, que possibilita o acesso a informações sobre e em qualquer lugar do mundo. Rede das Redes

Leia mais

INFORMÁTICA. Com o Professor: Rene Maas

INFORMÁTICA. Com o Professor: Rene Maas INFORMÁTICA Com o Professor: Rene Maas Arquivos anexados a mensagens de e-mail podem conter vírus, que só contaminarão a máquina se o arquivo anexado for executado. Portanto, antes de se anexar um arquivo

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais. Prof. Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais. Prof. Marlon Marcon Administração de Sistemas Operacionais Prof. Marlon Marcon SGBD SGBD: Sistema de gerenciamento de banco de dados. é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de

Leia mais

Nesta disciplina aprenderemos. HTML CSS JavaScript Jquery PHP

Nesta disciplina aprenderemos. HTML CSS JavaScript Jquery PHP Introdução Nesta disciplina aprenderemos HTML CSS JavaScript Jquery PHP HTML é a abreviatura de HyperText Mark-up Language. O HTML foi inventado em 1990, por um cientista chamado Tim Berners-Lee. A finalidade

Leia mais

Aula 17 Introdução ao jquery

Aula 17 Introdução ao jquery Aula 17 Introdução ao jquery jquery é uma biblioteca JavaScript criada por John Resig e disponibilizada como software livre e aberto, ou seja, de emprego e uso regido segundo licença conforme as regras

Leia mais

Administrando site em WordPress. Lucia Costa

Administrando site em WordPress. Lucia Costa Administrando site em WordPress Lucia Costa OWordPress é utilizado como plataforma de desenvolvimento de sites, loja virtual, revistas, jornais, portfólio, gerenciador de projeto, diretório de eventos

Leia mais

Safeweb Meetings. Manual do Usuário - Versão 2.43 Produzido por: Informática Educativa

Safeweb Meetings. Manual do Usuário - Versão 2.43 Produzido por: Informática Educativa 1 Safeweb Meetings Manual do Usuário - Versão 2.43 Produzido por: Informática Educativa 2 Sumário 1. Sobre o Safeweb Meetings... 3 2. Acesso ao programa... 4 3. Marcar Evento... 6 3 1. Sobre o Safeweb

Leia mais

Gestão de Conteúdo com Plone. Luiz Ferreira

Gestão de Conteúdo com Plone. Luiz Ferreira Gestão de Conteúdo com Plone Luiz Ferreira Gestão de Conteúdo Conjunto de processos e tecnologias que provêem meios para coletar, administrar e publicar informação. Informação: tipicamente chamada de conteúdo.

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO

Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO 1. É uma técnica de fraude online usada por criminosos para persuadi-lo

Leia mais

A Web, o Design, o Software Livre e outras histórias... Eduardo Santos - www.agni.art.br

A Web, o Design, o Software Livre e outras histórias... Eduardo Santos - www.agni.art.br A Web, o Design, o Software Livre e outras histórias... Eduardo Santos - www.agni.art.br Surgimento da WEB e HTML Início da década de 90 HTML (acrônimo para a expressão HyperText Markup Language, que significa

Leia mais

FORMAÇÃO WORDPRESS. Desenvolvimento de sites com a plataforma Wordpress. Abel Soares abelbarbosasoares@gmail.com

FORMAÇÃO WORDPRESS. Desenvolvimento de sites com a plataforma Wordpress. Abel Soares abelbarbosasoares@gmail.com FORMAÇÃO Desenvolvimento de sites com a plataforma Wordpress Abel Soares abelbarbosasoares@gmail.com O QUE É O Sistema de gestão de conteúdos que lhe permite criar e manter, de maneira simples e robusta,

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema Dinâmico de websites

Leia mais

Introdução a Computação em Nuvem

Introdução a Computação em Nuvem Introdução a Computação em Nuvem Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

A solução inovadora em gerenciamento e compartilhamento seguro de arquivos e de ambiente colaborativo.

A solução inovadora em gerenciamento e compartilhamento seguro de arquivos e de ambiente colaborativo. A solução inovadora em gerenciamento e compartilhamento seguro de arquivos e de ambiente colaborativo www.oodrive.com Colabore com eficácia e em tempo real com colaboradores em situação de mobilidade,

Leia mais

WordPress - Criação de Sites Carga horária: 40 horas

WordPress - Criação de Sites Carga horária: 40 horas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO WordPress - Criação de Sites Carga horária: 40 horas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TreinaWeb Tecnologia LTDA CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765 - Conj 71 e 72 São Paulo - SP 1 -

Leia mais

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 TUTORIAL SGA-SAV O tutorial, abrange procedimentos e orientações sobre o funcionamento de um dos componentes do sistema on-line de ensino aprendizagem adotado

Leia mais

Professor Alexsander Pacheco INTERNET - parte I INTERNET Parte 1 Professor Alexsander Pacheco Autor do livro Informática Um manual prático para concursos da Editora Fortium (Brasília - DF) E-mail: prof_alx@yahoo.com.br

Leia mais

Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar

Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar Guia de Acesso ao Ambiente de Aprendizagem para Formação dos Professores na Modalidade a Distância Professor, durante o período do curso

Leia mais

Gerenciamento de Conteúdo Web CMS Joomla. Luiz C B Martins

Gerenciamento de Conteúdo Web CMS Joomla. Luiz C B Martins Gerenciamento de Conteúdo Web CMS Joomla Luiz C B Martins luizmartins@unb.br Objetivo do Curso Usar as ferramentas e os conceitos básicos da plataforma Joomla para gerenciar e atualizar páginas na internet

Leia mais

MyUsers - Manual para Administradores do Concessionário Novembro / CCNM-MyUsers Competence Center Network Management

MyUsers - Manual para Administradores do Concessionário Novembro / CCNM-MyUsers Competence Center Network Management MyUsers - Manual para Administradores do Concessionário Novembro / 2012 CCNM-MyUsers Competence Center Network Management 20 Novembre, 2010 ÍNDICE Descrição Sistema... 6. Dealer. Definição de administração

Leia mais

web marketing 2.0 Publicidade e Marketing Aula 2

web marketing 2.0 Publicidade e Marketing Aula 2 web marketing 2.0 Publicidade e Marketing Aula 2 hoje no menu requisitos para ter um site tipos de ficheiros indispensáveis introdução ao wordpress hoje no menu requisitos para ter um site tipos de ficheiros

Leia mais

Tutorial de Wordpress

Tutorial de Wordpress Tutorial de Wordpress Sobre o Wordpress O Wordpress é um gerenciador de conteúdo na web (em especial, blogs). A grande diferença com relação a seus semelhantes (como o blogger.com), é o tipo de licença:

Leia mais

O que é educação a distância?

O que é educação a distância? Manual do Aluno O que é educação a distância? É uma modalidade educacional na qual professores e alunos estão separados no espaço e no tempo, mas podem interagir e serem avaliados por meio das tecnologias

Leia mais

Guia do Aluno. Campo Grande MS

Guia do Aluno. Campo Grande MS 2015 Guia do Aluno Campo Grande MS Sumário Acesso ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)... 2 Acesso ao curso... 3 Acesso aos Módulos... 4 Acesso as disciplinas... 5 Trilha de Aprendizagem...

Leia mais

Guia do Aluno. Guia do Aluno. Educação Sebrae SEBRAE. Educação Sebrae. Educação Sebrae SEBRAE. aprender sempre é um bom negócio

Guia do Aluno. Guia do Aluno. Educação Sebrae SEBRAE. Educação Sebrae. Educação Sebrae SEBRAE. aprender sempre é um bom negócio 1 Sumário Apresentação... 3 1.1 Como Acessar o Curso... 4 1.2 Estrutura e Metodologia... 5 1.3 Diferentes Personagens e seus Papéis... 5 1.4 Orientações Importantes sobre o Estudo... 6 1.5 Ambiente Virtual

Leia mais

Tutorial: Webmail. Dicas de Uso e Funcionalidades 10/2014. Versão 01

Tutorial: Webmail. Dicas de Uso e Funcionalidades 10/2014. Versão 01 Tutorial: Webmail Dicas de Uso e Funcionalidades 10/2014 Versão 01 Conteúdo Tutorial: Webmail 2014 Webmail... 2 Busca de Mensagens... 3 Possíveis problemas... 5 Ativando Pré-visualização do E-mail... 6

Leia mais

Métodos de Estudo & Investigação Científica O que é?

Métodos de Estudo & Investigação Científica O que é? O que é? Internet: Antecedentes 4 e 11 de Fevereiro de 1945: Os presidentes dos países Aliados reunem-se em Yalta na Crimeia. - Roosevelt, Churchill e Stalin 2 Internet: Antecedentes Roosevelt e Churchill

Leia mais

AULA EXPOSITIVA SOBRE: CONCEITOS E IMPLEMENTAÇÃO DE FIREWALL, VPN E SSH (REDES PRIVADAS E SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO)

AULA EXPOSITIVA SOBRE: CONCEITOS E IMPLEMENTAÇÃO DE FIREWALL, VPN E SSH (REDES PRIVADAS E SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO) AULA EXPOSITIVA SOBRE: CONCEITOS E IMPLEMENTAÇÃO DE FIREWALL, VPN E SSH (REDES PRIVADAS E SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO) Wanderléa Teixeira Gnoato Lodi gnoatow@yahoo.com.br 10 de Outubro de 2011 Roteiro de

Leia mais

Principais Funcionalidades

Principais Funcionalidades Document é um sistema de gestão documental e de Qvaliz processos que permite à empresa gerir informações não estruturadas, tendo por base o workflow, normatização, indexação e desmaterialização. Principais

Leia mais

PROPOSTA DE ALOJAMENTO WEB

PROPOSTA DE ALOJAMENTO WEB Estrada Lar do Patriota - Luanda 926 207 576 / 917 376 986 info@angoweb.net www.angoweb.net PROPOSTA DE ALOJAMENTO WEB Soluções de Alojamento de Sites & Aplicativos na Internet Índice Quem Somos - 03 Sobre

Leia mais

Programação para Web

Programação para Web Colégio Estadual João Manoel Mondrone Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Norm Técnico em Informática Programação para Web Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com O que é a COMUNICAÇÃO?

Leia mais

Flávia Cassin (EESC) 1

Flávia Cassin (EESC) 1 Flávia Cassin (EESC) 1 Software gratuito; Funcionalidades: gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos; Grande rede social acadêmica (forma uma base de dados colaborativa); Possui

Leia mais

Outlook Web App (OWA)

Outlook Web App (OWA) Outlook Web App (OWA) 2010 Índice 1. O que é o Outlook Web App (OWA) 2010?... 3 2. Como acessar o OWA:... 3 3. Como navegar no OWA... 5 4. As seções do OWA... 5 5. O painel de mensagens OWA... 6 5.1 Como

Leia mais

Colocando um site na Internet

Colocando um site na Internet AULA: Colocando um site na Internet Autoria Web http://docentes.ifrn.edu.br/albalopes alba.lopes@ifrn.edu.br Servidores de Hospedagem Hospedagem de sites é um serviço que possibilita pessoas ou empresas

Leia mais

POO. Programação Orientada a Objeto. Conceitor HTML/PHP. Professor Jarbas Araújo

POO. Programação Orientada a Objeto. Conceitor HTML/PHP. Professor Jarbas Araújo POO Programação Orientada a Objeto Conceitor HTML/PHP Professor Jarbas Araújo http:// O que é preciso para criar uma página html?

Leia mais

Configurar configurações de firewall gerais no RV016, no RV042, no RV042G, e no RV082

Configurar configurações de firewall gerais no RV016, no RV042, no RV042G, e no RV082 Configurar configurações de firewall gerais no RV016, no RV042, no RV042G, e no RV082 Objetivo O firewall embutida para o RV016, o RV042, o RV042G, e o RV082 obstrui à revelia determinados tipos do tráfego.

Leia mais

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços.

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. INTERNET Prof. Luiz A. Nascimento Definição 2 Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. Utiliza o protocolo TCP/IP É a rede das redes. Normalmente

Leia mais

PROPOSTA DE ALOJAMENTO WEB

PROPOSTA DE ALOJAMENTO WEB Estrada Lar do Patriota - Luanda 926 207 576 / 917 376 986 info@angoweb.net www.angoweb.net PROPOSTA DE ALOJAMENTO WEB Soluções de Alojamento de Sites & Aplicativos na Internet Índice Quem Somos - 03 Sobre

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRATOR

MANUAL DO ADMINISTRATOR MANUAL DO ADMINISTRATOR Sumário Introdução... 3 Estrutura e sua função... 3 Conceituação de itens do cabeçalho... 3 Acessibilidade... 4 Menu de Administração... 4 Criação de artigos... 6 Criação de Menu...

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Outlook Express a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre

Leia mais

Introdução a Computação em Nuvem

Introdução a Computação em Nuvem Introdução a Computação em Nuvem Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

Internet. Operação de Computadores e Sistemas

Internet. Operação de Computadores e Sistemas Internet Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2017 1/24 Introdução O que é a Internet para você? O que você faz na Internet? 2/24

Leia mais

Informática. 09- Considere a figura a seguir:

Informática. 09- Considere a figura a seguir: Informática 01- Ao utilizar o editor de apresentações Impress, do pacote Libre Office, é possível cronometrar a apresentação quando exibida. Este recurso é acessível por meio da opção Cronometrar, presente

Leia mais

Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo

Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo 1) Desenhe duas redes com 7 e 8 computadores e defina a configuração IP de cada máquina com classe B e C, respectivamente. REDE A (7

Leia mais

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo Noções sobre Redes de Computadores Aula 16/06 Secretariado Executivo Conceito básico de redes Conjunto de computadores interligados compartilhando, softwares, arquivos e periféricos Objetivos Compartilhamento

Leia mais