UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL"

Transcrição

1 PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Filosofia da Arte PROFESSOR: Dr. Clóvis Da Rolt I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h II EMENTA A disciplina de Filosofia da Arte tem como foco a reflexão sobre o conceito de Arte e suas transformações e usos em diferentes cenários histórico-culturais. Enfatiza a especificidade do tratamento filosófico da arte e a reflexão sobre elementos inerentes ao fenômeno artístico: historicidade, beleza, critérios de valor, experiência estética, sistema das artes, forma e estilo, linguagens artísticas, arte e sociedade. III - OBJETIVOS GERAL Compreender a formação, os usos e as transformações do conceito de arte ao longo do desenvolvimento da cultura ocidental, especialmente atendo-se às vinculações sociais da arte em suas múltiplas linguagens e formas. ESPECÍFICOS Conhecer aspectos da formação do conceito de arte e suas modulações frente a outras formas de conhecimento. Conhecer aspectos básicos do vocabulário da estética e seus registros no campo da expressão artística. Discutir as bases da prática artística a partir de diversos campos do conhecimento, como a Filosofia, a Sociologia, a Antropologia e a História. Dinamizar as caracterizações e percepções referentes ao conceito de arte e suas aplicações no mundo contemporâneo. Compreender as dinâmicas de construção do fenômeno artístico e seus vínculos com tematizações que lhe são subjacentes: a formação do gosto, as instâncias de mediação do objeto artístico, o papel social dos artistas, o mercado de arte, a distinção social, arte e linguagem, crítica e história da arte. IV CONTEÚDOS A disciplina de Filosofia da Arte desmembra-se em três eixos articulados ao longo dos encontros: 1º EIXO - A formação e a evolução da arte, a disciplina estética e o pensamento artístico. 2º EIXO - Arte e sociedade. A arte como fenômeno histórico-social. Os diálogos da arte com diferentes contextos históricos.

2 3º EIXO Arte e cultura. A arte como expressão de um ethos. Os enlaces entre a produção artística e a simbolicidade da cultura.. V METODOLOGIA TÉCNICAS Aulas expositivas e dialogadas com apresentação de temáticas centrais. Estudos dirigidos em sala de aula. Delimitação de grupos de leitura que conduzirão a apresentação dos textos selecionados. Elaboração de sínteses de aula. Projeção de vídeos/documentários/filmes RECURSOS Quadro negro. Computador e projetor multimídia. Textos e outros materiais bibliográficos. Vídeos/documentários/filmes Viagem de estudos VI CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 1ª aula - Apresentação da disciplina, da proposta de trabalho e do desenvolvimento das atividades. - Exposição do cronograma de atividades. - Exposição introdutória de alguns temas a serem abordados ao longo da disciplina. - Definição dos grupos de leitura. 2ª aula Atividade com leitura de imagens. Texto: A pré-história da estética. Autora: TALON-HUGON, Carole. Extraído do livro: A Estética: história e teorias. Lisboa: Texto & Grafia, * Texto a ser entregue pelo professor. 3ª aula Texto: Objeto e método da estética e Sociologia da arte e estética. Autor: GARCÍA CANCLINI, Néstor. Extraído do livro: A socialização da arte: teoria e prática na América Latina. São Paulo: Cultrix, *Texto no xerox.

3 4ª aula Texto: A arte. Autor: CASSIRER, Ernst. Extraído do livro: Ensaio sobre o homem. Introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Martins Fontes, *Texto no xerox. 5ª aula Projeção de filme 6ª aula Seminário 1 Seminário sobre o livro: COLI, Jorge. O que é arte. Coleção Primeiros passos. São Paulo: Brasiliense, Texto a ser enviado em arquivo PDF. 7ª aula Entrega do TEXTO 1. Texto: A experiência estética + A dimensão profunda da experiência estética + O prazer na experiência estética. Autor: DUARTE JÚNIOR, João Francisco. Extraído do livro: O que é beleza. Coleção Primeiros passos. São Paulo: Brasiliense, *Texto no xerox. 8ª aula Texto: Obras culturais e disposição culta. Autores: BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. Extraído do livro: O amor pela arte. São Paulo: Edusp: Zouk, *Texto no xerox + 2 livros na biblioteca. 9ª aula Projeção de filme 10ª aula Texto: A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Autor: BENJAMIN, Walter. Extraído do livro: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, *Mais de 10 livros na biblioteca. 11ª aula Entrega do TEXTO 2.

4 Texto: Antropologia e estética: o status quaestionis. Autor: MENEZES, Eduardo D. B. de. Extraído do periódico: Revista de Ciências Sociais UFC. Sociologia e Artes Visuais. Volume 41, Número *Texto no xerox e disponível em pdf no site da Revista: < 12ª aula Entrega do TEXTO 3. Documentário: A obra de arte 13ª aula Aula final de avaliação da disciplina e dos conteúdos trabalhados. Divulgação do resultado final. 14ª aula Avaliação complementar aos alunos que necessitarem OBS: A viagem de estudos a Porto Alegre contará como duas aulas. Previsão de data para a viagem: 23/03/13. VII AVALIAÇÃO A avaliação será dividida em três momentos, mediante a produção de três textos: TEXTO 1 (Peso 3,0). Entrega de um texto que sintetize o Seminário debatido na 6ª aula. O texto deverá ser entregue na 7ª aula e deverá discutir alguns aspectos centrais do livro em questão. Serão consideradas, no momento da avaliação, a capacidade argumentativa do aluno, a clareza na exposição das ideias e a correção no uso da norma culta da língua portuguesa. É recomendável que o aluno produza um texto em que explore sua máxima capacidade autoral, ou seja, que apresente ideias próprias, embasadas em sua própria experiência de contato com a arte e com artistas, tendo como eixo o livro a ser debatido no Seminário 1. Não se trata, portanto, de reproduzir trechos do livro e entregar ao professor, mas, ao contrário, trata-se de tentar compreender o teor do livro, suas ideias centrais, o diálogo entre os argumentos do autor e, assim, produzir uma leitura pessoal sobre tais questões. Para reforçar seus argumentos, o aluno poderá, inclusive, recorrer a outras fontes bibliográficas. Formatação: fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5, margens: 3 cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita. Mínimo duas (2) páginas. TEXTO 2 (Peso 3,0) Entrega de um texto que contemple a posição do aluno sobre a relação entre a arte e o trabalho do produtor cultural. Neste texto, o aluno deverá discorrer sobre a arte, buscando estabelecer vínculos com as temáticas estudadas em aula e vinculá-las com a atividade do produtor cultural. O aluno poderá utilizar a bibliografia que achar pertinente para a construção do texto. Questões de base que podem ajudar na elaboração do texto: qual a relação entre arte e cultura? Qual a

5 importância da arte para a sociedade? Como o produtor cultural se relaciona com a arte e com os artistas? Por que, em grande parte, a atividade artística depende do trabalho do produtor cultural? O produtor cultural pode exercer algum tipo de atuação pedagógica, no sentido de formar o gosto do público e trabalhar para a promoção de valores artísticos? Pode-se dizer que o acesso à arte depende também do trabalho do produtor cultural? Serão consideradas, no momento da avaliação, a capacidade argumentativa do aluno, a clareza na exposição das ideias e a correção no uso da norma culta da língua portuguesa. Formatação: fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5. margens: 3 cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita.mínimo duas (2) páginas. TEXTO 3 (Peso 3,0) Entrega de um texto que relate, a partir de um ponto de vista crítico, a visita aos espaços culturais na cidade de Porto Alegre. Neste texto, o aluno deverá expor julgamentos relativos às exposições visitadas, articulando elementos críticos acerca das obras de arte, dos espaços de exposição e da mediação das visitas. É pertinente, no dia da visita, fazer anotações sobre aspectos que podem ser relevantes para a construção do texto, coletar fôlderes e prospectos, bem como fazer fotografias de obras e espaços expositivos que poderão ser utilizadas no texto. Serão consideradas, no momento da avaliação, a capacidade argumentativa do aluno, a clareza na exposição das ideias e a correção no uso da norma culta da língua portuguesa. Formatação: fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5. margens: 3 cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita.mínimo três (3) páginas. OBSERVAÇÕES Os textos que constituem a avaliação deverão ser entregues nas datas estipuladas pelo cronograma. No caso de alterações do cronograma ao longo do semestre, por motivos diversos, o professor divulgará novas datas para entrega dos textos. O aluno que entregar o texto fora da data estabelecida (excluídos os casos previstos pelas normas acadêmicas) terá desconto de 0,5 (meio ponto), ou seja, o texto valerá 2,5. A comprovação da data de entrega do texto será feita mediante assinatura do aluno em lista a ser providenciada pelo professor. O aluno que necessitar de recuperação assinará documento comprovando que a recuperação lhe foi proporcionada através de atividade indicada pelo professor. Para efeitos de composição da média final do aluno, será considerada a maior nota por ele alcançada, considerando-se a avaliação regular e a recuperação. O texto que apresentar plágio ou apropriação indevida de conteúdo teórico/intelectual, sem as devidas referências às fontes, receberá nota 0 (zero) e o aluno não terá direito a refazê-lo. Será reprovado o aluno que não integralizar no mínimo 75% de frequência às aulas. O aluno que não participar da viagem de estudos a Porto Alegre terá duas faltas registradas na folha de frequência e apresentará trabalho equivalente a ser indicado pelo professor.

6 A nota final será composta pela soma dos três textos (9,0) mais um ponto (1,0) relativo à participação do aluno nas atividades e debates em aula, totalizando nota 10,0 (dez). A primeira aula (25/01) já entra na contagem de faltas para os alunos efetivamente matriculados. Alunos matriculados posteriormente terão suas faltas contadas somente a partir do momento da efetivação da matrícula. Neste caso, a frequência de 75% será proporcional. RECUPERAÇÃO As atividades de recuperação serão formativas, processuais, paralelas ao desenvolvimento da disciplina e da avaliação regular e poderão constar dos seguintes recursos: Reelaboração do texto mediante observância às orientações do professor. Exercícios extras de leitura, compreensão e produção textual. Elaboração de sínteses críticas de filmes, vídeos ou documentários. Visitas a ambientes culturais/artísticos que resultem em elaboração de relato ou que sejam realizadas mediante roteiro a ser indicado pelo professor. Acompanhamento do processo de assimilação de conteúdos mediante exposições orais por parte dos acadêmicos. Esta etapa poderá ser realizada antes ou depois do horário regular das aulas (a ser informado pelo professor ), apenas para os alunos que necessitarem (individualmente ou em grupos). VIII REFERÊNCIAS BÁSICA CALABRESE, Omar. A linguagem da Arte. Rio de Janeiro: Globo, DANTO, Arthur. A transfiguração do lugar comum. São Paulo: Cosac & Naify, JIMENEZ, Marc. O que é estética. São Leopoldo: Editora Unisinos, KIVY, Peter. Estética: fundamentos e questões de filosofia da arte. São Paulo: Paulus, OSBORNE, Harold. Estética e teoria da arte. São Paulo: Cultrix, 1993 COMPLEMENTAR ARISTÓTELES. Poética. São Paulo. Ed. Ars Poética BURKE, Edmund. Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas idéias do sublime e do belo. Campinas: Papirus, COLI, Jorge. O que é arte? São Paulo: Brasiliense, ECO, Umberto. História da Beleza. São Paulo: Record, NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. 1ª edição. Editora Ática PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1997

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL PLANO DE ENSINO 2012-1 DISCIPLINA: Antropologia PROFESSOR: Ms. Clóvis Da Rolt I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h II EMENTA A partir de uma perspectiva histórico-evolutiva, a disciplina

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-1 DISCIPLINA: Olhares Antropológicos em Educação - JP0004 PROFESSORA: Ms. Clóvis Da Rolt I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Carga Horária Prática: 15h II EMENTA A

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Olhares Antropológicos em Educação Código JP0004 PROFESSOR: Clóvis Da Rolt I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Carga Horária Prática: 15h II EMENTA Análise

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL PLANO DE ENSINO 2012-1 DISCIPLINA: Ciência Política PROFESSOR: Alan Dutra de Melo I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h II EMENTA O estudo da ciência política. A sociedade e o Estado. A população

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-1 DISCIPLINA: Perspectivas Sociológicas em Educação II - JP0018 PROFESSOR: Ms. Clóvis Da Rolt I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 30h II EMENTA A disciplina de Perspectivas

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA PLANO DE DISCIPLINA CURSO: Artes Visuais DISCIPLINA: Filosofia CÓDIGO: CARGA HORÁRIA GERAL: 60h CH TEÓRICA:

Leia mais

PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DEPARTAMENTO: Departamento de Filosofia e Métodos. Semestre Letivo: ( X ) Primeiro ( ) Segundo

PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DEPARTAMENTO: Departamento de Filosofia e Métodos. Semestre Letivo: ( X ) Primeiro ( ) Segundo PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Teatro MODALIDADE: Graduação DISCIPLINA: Estética ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Departamento de Filosofia e Métodos DOCENTE RESPONSÁVEL: Semestre Letivo:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS Disciplina: Teorias da Imagem e Cultura Visual Curso: Artes Visuais Bacharelado Período: 5º Ano: 01/2016 CHA: 32 Código: Professora: Carla de Abreu

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 116 aprovado pela portaria Cetec nº 68 de 14 / 10 /2010 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS - NCH DEPARTAMENTO DE ARTES - DArtes

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS - NCH DEPARTAMENTO DE ARTES - DArtes FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS - NCH DEPARTAMENTO DE ARTES - DArtes PLANO DE CURSO DISCIPLINA CH CR SEMESTRE PROFESSOR TÍTULO Teoria e Prática da Arte na Educação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 116 aprovado pela portaria Cetec nº 68 de 14 / 10 /2010 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

RUA PERIMETRAL CASTELO BRANCO, PQ. ANHANGUERA - TELEFONE: (99)

RUA PERIMETRAL CASTELO BRANCO, PQ. ANHANGUERA - TELEFONE: (99) 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: 4º CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 DISCIPLINA: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA Pressupostos teóricos e

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016 Curso: Graduação em Turismo Disciplina: Filosofia e Antropologia Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Visão de mundo e

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Laboratório de Pesquisa e Ensino em História Contemporânea II (HH 130) Créditos:

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO (2013)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO (2013) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO (2013) I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A ETICA CARGA HORÁRIA 72 h CURSO Biblioteconomia

Leia mais

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Linguagens, Tecnologias e Produção Textual

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Linguagens, Tecnologias e Produção Textual CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras 2017 1º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Linguagens, Tecnologias e Produção Textual Prática CHS CHT 20 h/a 4 h/a 76 h/a EMENTA Linguagem, processos comunicativos,

Leia mais

Plano de Ensino-Aprendizagem do Componente Curricular

Plano de Ensino-Aprendizagem do Componente Curricular Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica Diretoria de Ensino e Aprendizagem Plano de Ensino-Aprendizagem do Componente Curricular Instância de aprovação: Colegiado do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades

Leia mais

D - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS Desenvolver capacidade de observação. Documentar e organizar informações e material produzido pertinente a cada p

D - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS Desenvolver capacidade de observação. Documentar e organizar informações e material produzido pertinente a cada p Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 747 de 10/09/2015 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção cultural

Leia mais

PLANO DE ENSINO/2014

PLANO DE ENSINO/2014 PLANO DE ENSINO/2014 CURSO: Licenciatura: Física MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: Teorias Educacionais e Curriculares CÓDIGO: NPED 03 FASE DO CURSO: 2ª SEMESTRE LETIVO: 2/2014 CARGA HORARIA SEMESTRAL/

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL PLANO DE ENSINO 2012-2 DISCIPLINA: Políticas Públicas em Cultura PROFESSOR: Ms. Alan Dutra de Melo I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h II EMENTA O conceito de políticas públicas, e o seu

Leia mais

A Geral Auxiliar o aluno na reflexão e execução do Trabalho de Conclusão de Curso B - Específicos:

A Geral Auxiliar o aluno na reflexão e execução do Trabalho de Conclusão de Curso B - Específicos: Fundação EscEscola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA D I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Seminário de Projetos CURSO Sociologia e Política TURMA 8º semestre / 2016 PROFESSORA Rosemary Segurado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Educação e Relações Étnico-Raciais JP0053 PROFESSOR: Ms. Claudemir Madeira I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária:30 h II EMENTA Tratar os conceitos de etnia, raça, racialização,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. * Compreender a partir de analise de imagens e discussões a ruptura e a mudança entre o clássico e o moderno;

PLANO DE ENSINO. * Compreender a partir de analise de imagens e discussões a ruptura e a mudança entre o clássico e o moderno; PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Artes Visuais Professores: Daniel Bruno Momoli Período/ Fase: IV Semestre: II Ano: 2012 Disciplina:

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Hermenêutica e Argumentação Jurídica

PLANO DE APRENDIZAGEM. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Hermenêutica e Argumentação Jurídica PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Hermenêutica e Argumentação Jurídica Código: DIR80 Professor: Eloy Lago Nascimento E-mail: eloy.nascimento@fasete.edu.br

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO: TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA FORMA/GRAU:( X )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Artes Visuais Professores: Daniel Bruno Momoli Período/ Fase: VI Semestre: II Ano: 2011 Disciplina:

Leia mais

1ª Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz. Local: Museu da Vida (RJ) Abril, 2019 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

1ª Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz. Local: Museu da Vida (RJ) Abril, 2019 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas 1ª Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz Local: Museu da Vida (RJ) Abril, 2019 NORMAS

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Metodologia das Ciências Sociais CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 3º / 2016 PROFESSOR

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Manter-se atualizado profissionalmente. Perceber as necessidades do cliente. Manter-se atualizado a respeito da aplicação de materiais.

Manter-se atualizado profissionalmente. Perceber as necessidades do cliente. Manter-se atualizado a respeito da aplicação de materiais. Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 747 de 10/09/2015 ETEC DE TIQUATIRA Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção cultural

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18 / 10 /2011 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 116 aprovado pela portaria Cetec nº 68 de 14 / 10 /2010 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294 aprovado pela portaria Cetec nº127 de 03/10/2012 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Industrial

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Teorias da Educação Código da Disciplina: EDU 405 CURSO: Pedagogia Semestre de oferta: 2016/2 Faculdade Responsável: Pedagogia Programa em vigência a partir de: 2016

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Saúde e Segurança do Trabalho Habilitação Profissional: Técnico em Segurança

Leia mais

PLANO DE ENSINO Dados da Unidade Curricular

PLANO DE ENSINO Dados da Unidade Curricular PLANO DE ENSINO Dados da Unidade Curricular Unidade Curricular: Sociologia e Filosofia V Curso: CTI em Mecânica Módulo: V Semestre: 2017-2 Forma/Nível: (X) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante (

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC MONSENHOR ANTÔNIO MAGLIANO Código:088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Habilitação Profissional: Qualificação: Área

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR Nome: FILOSOFIA/SOCIOLOGIA II INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA -CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA Curso: Técnico Integrado em Edificações Série: 2ª Carga Horária: 67 h.r Docente Responsável:

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2018)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2018) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação I. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO (2018) DISCIPLINA Fontes de Informação e Pesquisa CARGA HORÁRIA

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Teoria Histórico-Cultural, Educação Escolar e Escola-Comunidade Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Curso: MESTRADO ( X) DOUTORADO

Leia mais

Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Câmpus: SBC

Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Câmpus: SBC Código da disciplina: Caracterização da disciplina NHH2007-13 Nome da disciplina: Estética Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Câmpus: SBC Código da turma: Turma: Turno: Noturno

Leia mais

Plano de Ensino. Seriação ideal 3

Plano de Ensino. Seriação ideal 3 Curso 1404 - Licenciatura Plena em Educação Artística Ênfase Identificação Disciplina 0003324 - Didática Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Educação Créditos 4 60 Carga Horaria

Leia mais

diferentes origens. Valores: a) Respeito pelas diferenças individuais. b) Valorização das contribuições de diferentes gerações, povos, etnias na const

diferentes origens. Valores: a) Respeito pelas diferenças individuais. b) Valorização das contribuições de diferentes gerações, povos, etnias na const Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18 / 10 /2011 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18 / 10 /2011 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA - Função do corpo na evolução psíquica. Aspectos conceituais da psicomotricidade: imagem do corpo, a tonicidade, o movimento, a comunicação corporal. O desenvolvimento psicomotor da criança.

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 775, DE 24-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25-9-2015

Leia mais

FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROGRAMA GERAL DE DISCIPLINA - PGD

FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROGRAMA GERAL DE DISCIPLINA - PGD UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN CAMPUS AVANÇADO PROFª. MARIA ELISA DE A. MAIA - CAMEAM DEPARTAMENTO DE LETRAS DL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS PPGL Curso de Mestrado Acadêmico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Industria

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2018)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2018) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2018) I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA CURSO PROFESSOR CÓDIGO DA DISCIPLINA Normalização

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 30h CH Prática: 10h CH Total: 40h Créditos: 02 Pré-requisito(s): ---- Período: VI Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 30h CH Prática: 10h CH Total: 40h Créditos: 02 Pré-requisito(s): ---- Período: VI Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia dos Esportes na Código: FIS13/1 Natureza Professor: Gilson Pereira Souza E-mail:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Tópicos especiais (HH 069) Créditos: 04 Carga horária semestral: 60 h/aula Professor:

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 00h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): ---- Período: I Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 00h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): ---- Período: I Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação Código: FIS00 Física e do Esporte Professor: Gilson Pereira

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Teoria Histórico-Cultural, Educação Escolar e Formação Humana Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Curso:

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Metodologia das Ciências Sociais CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 3º / 2019 PROFESSOR

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO IDENTIFICAÇÃO Plano de Ensino EIXO TECNOLÓGICO: Turismo, hospitalidade e Lazer CURSO: Tecnologia em Gestão de Turismo FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1 Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG Home Page: http://www.uern.br

Leia mais

TCC. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Curso de Educação Artística Habilitação em Artes Plásticas FAAC/UNESP - Bauru. Regulamento. Ano Letivo de 2017

TCC. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Curso de Educação Artística Habilitação em Artes Plásticas FAAC/UNESP - Bauru. Regulamento. Ano Letivo de 2017 TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Curso de Educação Artística Habilitação em Artes Plásticas FAAC/UNESP - Bauru Regulamento Ano Letivo de 2017 Curso de Artes Visuais - modalidades Licenciatura e Bacharelado

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. Código: -

PLANO DE APRENDIZAGEM. Código: - PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Fundamentos Sociológicos, Antropológicos e Relações Étnico-raciais Professores: Código: - e-mail: eloy.nascimento@fasete.edu.br

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO Av. Itália, km 8 S/N 0 Rio Grande, RS CEP 96203-900 Brasil

Leia mais

Regulamento para a I Competição de Arbitragem Empresarial da PUC/RS (CAEMP) Cria- se a I Competição em Arbitragem Empresarial da PUC/RS (CAEMP).

Regulamento para a I Competição de Arbitragem Empresarial da PUC/RS (CAEMP) Cria- se a I Competição em Arbitragem Empresarial da PUC/RS (CAEMP). REGULAMENTO 1. Preâmbulo Considerando os objetivos da Faculdade de Direito da PUC/RS de proporcionar um ambiente de aprendizado Ciente dos resultados obtidos por meio de simulações de corte (moot) na difusão

Leia mais

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Colégio Cenecista Dr. José Ferreira PARÓDIAS NA BIOLOGIA Área de Concentração: Biológicas Disciplina de Concentração: Biologia Professores: Maria Paula Prizon, Daniel Lacerda Uberaba 2015 DESCRIÇÃO GERAL

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Planejamento do trabalho de conclusão de curso Módulo: 2 Eixo Tecnológico:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 116 aprovado pela portaria Cetec nº 68 de 14 / 10 /2010 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

Inscrição com submissão de Trabalho 24/11/2014 até 15/12/2014. Inscrição sem submissão de Trabalho. Não há mais possibilidade de R$ 350,00 20/06/2015

Inscrição com submissão de Trabalho 24/11/2014 até 15/12/2014. Inscrição sem submissão de Trabalho. Não há mais possibilidade de R$ 350,00 20/06/2015 II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO Período 15 a 17/07/2015 DIÁLOGO PEDAGÓGICO, DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO SUPERIOR: Prática Pedagógica a transposição didática frente aos desafios da contemporaneidade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio ETEC MONSENHOR ANTÔNIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Componente Curricular: Língua Portuguesa

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: CAMPUS JATAÍ Curso: Direito Disciplina: Direito Processual Civil I Carga horária semestral: 64 h Teórica Prática: 4 Semestre/ano: 1º semestre de 2015

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 775, DE 24-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25-9-2015

Leia mais

Dados dos Discentes. Pré-Projeto de TCC

Dados dos Discentes. Pré-Projeto de TCC ANEXO I DADOS GERAIS DO PRÉ-PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Nome do discente (1): Nome do discente (2): Telefone residencial (1): Telefone residencial (2): E-mail (1): E-mail (2): TEMA DO TRABALHO:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 747, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA CAPÍTULO I DOS CONCEITO E OBJETIVOS Art. 1º Art. 2º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade integradora de conhecimentos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Sociologia Série: 1º Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: FÌSICA FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( X) Presencial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO ANO: 2017/01 PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Disciplina: Tópicos Especiais em Arte e Visualidades

Leia mais

Período de Inscrições: 09 a 13 de Janeiro de 2012

Período de Inscrições: 09 a 13 de Janeiro de 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Centro de Educação e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura Telefone: (16) 3306.6550 E-mail: ppglitufscar@gmail.com Rodovia Washington Luis,

Leia mais

2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA CÓDIGO: 64939

2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA CÓDIGO: 64939 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA 2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 747, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Pedagogia ANO/SEMESTRE: 2013-1 CURSO: Pedagogia FASE: 3ª DISCIPLINA: Curriculo:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Infraestrutura Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Infraestrutura Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

VIII SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFPI V MOSTRA DE COMUNIDADES Dias 06 a 09 de novembro de 2018 Todos os Campi da UFPI

VIII SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFPI V MOSTRA DE COMUNIDADES Dias 06 a 09 de novembro de 2018 Todos os Campi da UFPI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA Fone: (086) 3215-5571 - Home Page: http://ufpi.br/prexc/ E-mail: prex@ufpi.edu.br VIII SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E CULTURA

Leia mais

RESOLUÇÃO DO COLEGIADO DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO N o.01/2018

RESOLUÇÃO DO COLEGIADO DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO N o.01/2018 RESOLUÇÃO DO COLEGIADO DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO N o.01/2018 Estabelece normas e procedimentos relativos à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (monografia) do bacharelado em

Leia mais

FORMAS E MOMENTOS DE AVALIAÇÃO

FORMAS E MOMENTOS DE AVALIAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E REGIONAL IEDAR CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS PLANO DE ENSINO APRENDIZAGEM Disciplina: ECO 01100 Formação Econômica

Leia mais

IV SEMANA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO EDITAL 2016

IV SEMANA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO EDITAL 2016 IV SEMANA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO EDITAL 2016 A Universidade Federal Fluminense realizará a Agenda Acadêmica UFF 2016, no período de 17 a 23 de outubro de 2016. Este evento anual tem como objetivo

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Escola de Belas Artes - Escola de Ciência da Informação Curso de Museologia PROGRAMA DA DISCIPLINA

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Escola de Belas Artes - Escola de Ciência da Informação Curso de Museologia PROGRAMA DA DISCIPLINA Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Escola de Belas Artes - Escola de Ciência da Informação Curso de Museologia PROGRAMA DA DISCIPLINA DISCIPLINA Usuários da Informação CÓDIGO TGI004 PROFESSOR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UNIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DEPARTAMENTO DE LETRAS CCAE Curso de Letras - Inglês

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UNIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DEPARTAMENTO DE LETRAS CCAE Curso de Letras - Inglês PROGRAMA DA DISCIPLINA: TEORIA LITERÁRIA I Docente: Profª. Drª. Elaine Cristina Cintra Período: 2017.2 Carga horária: 60 horas Créditos: 4 I. EMENTA Objetivos Geral: Discutir os princípios teóricos fundamentais

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Dr. José Luiz Viana Coutinho de Jales Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Saúde, Segurança e Trabalho Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO: TÉCNICO EM VENDAS INTEGRADO/PROEJA FORMA/GRAU:( X )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura (

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Garça FATEC - Garça

Faculdade de Tecnologia de Garça FATEC - Garça Faculdade de Tecnologia de Garça FATEC - Garça PLANO DE ENSINO Curso: Tecnologia em Produção Disciplina: Sociedade e Tecnologia Ano: 2009 2º Semestre TURNO CARGA HORÁRIA II Termo Noturno 36 horas/ aulas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho de Jales Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Recursos Naturais Habilitação Profissional: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

Leia mais

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: DIDÁTICA CARGA HORÁRIA: 80 PROFESSOR: Vallace Chriciano Souza Herran

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: DIDÁTICA CARGA HORÁRIA: 80 PROFESSOR: Vallace Chriciano Souza Herran / PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: DIDÁTICA CARGA HORÁRIA: 80 PROFESSOR: Vallace Chriciano Souza Herran OBJETIVO GERAL: Estabelecer a discussão crítica sobre os princípios e os pressupostos históricos, filosóficos,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Monsenhor Antonio Magliano Código: Município: Garça Eixo Tecnológico: Administração de Empresas Habilitação Profissional: Técnico em Administração Qualificação:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÃMPUS JATAÍ PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÃMPUS JATAÍ PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: Câmpus Jataí Curso:Geografia Disciplina:Estágio Supervisionado em Geografia I (Licenciatura) Carga horária semestral:96 Teórica: 96 Prática: 0 Semestre/ano:1º/2019

Leia mais