Manual SisCurso Sistema para Gerenciamento de Cursos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual SisCurso Sistema para Gerenciamento de Cursos"

Transcrição

1 Manual SisCurso Sistema para Gerenciamento de Cursos Bem vindo ao manual do SISCURSO. SisCurso é um sistema completo para gerenciamento de cursos e escolas de informática, que conta com as seguintes opções: - Cadastro de alunos; - Cadastro de responsáveis; - Impressão de certificados; - impressão de carnês; - Impressão de contratos; - Cadastro de dias; - Cadastro de computadores - Cadastro de salas; - Cadastro de horários; - Cadastro de cursos; - Montar pacotes; - Montar turmas; - Cadastrar interessados; - Situação interessados; - Empresas - Controle de frequência; - Reposição de aulas; - configurar mensalidades; - Cadastrar funcionários; - Agenda; - Sistema de caixa com controle de estoque; - contas a pagar; - Relatórios de alunos; - Relatório de caixa; - Relatório de certificados; - Relatório de frequência; - Ficha do aluno; - Mensalidades atrasadas - E muito mais

2 Sumário Instalado o SisCurso Registrando a aplicação;... 7 Primeiros passos... 8 Primeiro passo:... 8 Segundo passo: Terceiro passo: Quarto passo: Quinto passo: Sexto passo montar as turmas: Tipo de marketing Meios de pagamento Motivos trancados Motivos desistências Situação Interessados Iniciando o processo de matricular Configurar mensalidade Cadastro de interessados Cadastro de funcionários Lançado uma frequência Informar desistência Matricula trancada Reposição de aula Finalizar um aluno Certificados Frente de caixa Cadastrar produtos Cadastrar um serviço Cadastrar tipo de saída Cadastro de contas Lançar uma entrada Lançar saída Pagamento de mensalidades Pagamento de contas Movimentação de caixa Sistema de agenda Cadastrado de tipos de contatos Cadastrado de tipos de compromissos Cadastrar feriados

3 Cadastrado banco Cadastrando um compromisso Cadastrado um contato Visualizar compromissos Visualizar contatos Visualizar feriados Cadastro de computadores Relatório de turmas Relatório dos cursos Processo de backup e restauração Restaurar o banco de dados

4 Instalado o SisCurso Descompacte o arquivo baixado da internet. Abra a pasta e de um clique duplo sobre o ícone de Setup. 2. Clique em avançar, como na figura abaixo: 3. Clique em avançar na próxima janela:

5 4. Clique em avançar na próxima janela: 5. Clique em instalar:

6 6. Aguarde em quanto o programa é instalado: 7. Clique em OK para instalar o banco de dados, os passo seguintes são praticamente os mesmos da instalação acima. Vá clicando em avançar até concluir a instalação.

7 8. No final é exibida a tela de confirmação da instalação: Registrando a aplicação; Ao inicia a aplicação pode ocorrer dois erros. O primeiro do banco de dados e o segundo é o de registro da aplicação. Se sua aplicação não estiver registrada, essa mensagem surgira na primeira vez que abrir o programa. Clique em OK. Veja que uma nova janela é exibida. Informe o serial que lhe foi passado por e clique em ok. Se tudo estiver correto, irá surgir na tela uma mensagem informando que a chave é valida e seu programa estará ativado.

8 Primeiros passos Inicialmente devem ser informados os dados da empresa. Para isso, clique no menu cadastro e selecione a opção Empresa. Veja a imagem a seguir. Clique no botão novo para inserir um registro. Preencha os campos com os dados da sua empresa. Veja que há um campo para inserir seu logo, clique no botão buscar logo e navegue até onde esta sua logo. Depois dos campos devidamente preenchidos é só clicar no botão salvar. Depois de cadastrados a empresa agora é cadastrar os dias, horários, turmas, salas, cursos e pacotes. Primeiro passo: informar os dias de funcionamento. Com a aplicação aberta, clique no menu cadastro e selecione a opção dias. Uma nova janela é aberta:

9 Clique em no botão novo para inserir um novo registro. Em seguida clique na seta ao lado dos campos dias e selecione os dias de funcionamento Obs. (Não é necessário preencher os dois campos, mas pelo menos o primeiro). Depois de preencher os campos clique em salvar. O botão Editar serve para alterar o registro que estiver selecionado. Para excluir um registro clique em Excluir e clique em sim na mensagem que aparece. Note que quando um registro esta selecionado aparece uma seta ao lado da tabela. O mesmo quando está em modo de edição se encontra no formato de uma pequena barra. Veja na figura abaixo.

10 Os botões Cancelar e Sair são os que os próprios nomes já dizem: Cancelar: cancela qualquer operação de inserção ou alteração que esteja sendo realizada. Sair: fecha a janela Segundo passo: informar os horários de funcionamento das turmas ex: turma de Windows de 08 as 10 horas. Para isso clique no menu cadastro e selecione a opção dias. A janela a seguir será aberta.

11 Clique em novo para inserir um novo registro. Em seguida clique na seta ao lado dos campos horários e selecione os horários de funcionamento. Depois de preencher os campos clique em salvar. Para alterar um registro clique em Editar, alterar o que deseja e em seguida clicar em salvar. Veja abaixo as funções dos outros botões. Excluir: exclui o registro que estiver selecionado; Cancelar: cancela qualquer operação de inserção ou alteração que esteja sendo realizada. Sair: fecha a janela Terceiro passo: informar as salas. Clique no menu cadastro e em seguida selecione a opção salas. Veja a janela abaixo. Clique no botão novo para inserir um registro, preencha os campos e em seguida informe a sala e o número de maquinas. Clique em salvar. Os outros botões possui a mesma funcionalidade das janelas anteriores.

12 Quarto passo: informar os cursos. Clique no menu cadastros e selecione a opção cursos. Veja a janela abaixo. Clique no botão novo para inserir um novo registro, informe o nome do curso e em seguida clique em salvar. Observe que nessa janela há alguns campos de pesquisa. São eles: Campo de digitação: digite a informação que deseja procurar. Código do curso: Marque essa opção se desejar realizar uma busca pelo código do curso. Nome do curso: Marque essa opção se desejar buscar pelo nome do curso. Botão buscar: Iniciar a buscar com os campos acimas selecionados. Todos: Retorna todos os cursos cadastrados.

13 Quinto passo: montar os pacotes. Com o curso já cadastrado, agora é só montar os pacotes. Para isso clique no menu cadastro e selecione a opção pacotes. Veja a imagem abaixo: Clique no botão novo para inserir um novo pacote. Preencha os campos, e em seguida clique no botão salvar e continuar no meio da tela. No grupo Escolha o curso clique no botão novo e clique no curso na tabela ao lado, em seguida clique em adicionar. Faça esse processo até adicionar todos os cursos no pacote escolhido. Caso escolha um curso para o pacote errado, basta clicar no botão excluir do grupo Cursos no pacote. Obs.: não será possível excluir um pacote, se estiver relacionado a alguma matricula. Sexto passo montar as turmas: Com os processos acima já realizados, agora falta apenas informar as turmas. Para isso clique no menu cadastro e selecione a opção turmas. Veja a imagem abaixo

14 O passo para montar uma turma são os mesmos das opções anteriores. Clique no botão novo para adicionar uma nova turma, preencha os campos de acordo com o que é pedido e clique no botão salvar. Observe agora que temos algumas barras coloridas, são elas: Azul claro: Turma ativa; Rosa: Turma pausada; Azul escuro: Turma em andamento Verde: Turma extra; Vermelho: Turmas canceladas; Você pode alterar a situação da turma a qualquer momento clicando no botão editar, e selecionando o campo situação. Não se esqueça de salvar.

15 Tipo de marketing. Por padrão o SisCurso já vem com alguns registro tipos de marketing, mas é possível inserir, alterar ou excluir tais registros. Para abrir o formulário, clique no menu cadastro e selecione a opção tipo de marketing. Veja a figura abaixo. Clique no botão novo para inserir um novo registro, preencha o campo tipo e depois clique no botão salvar. Para editar um arquivo clique no registro na tabela ao lado e selecione a opção editar, depois de alterado as informações necessárias clique no botão salvar. Para excluir um registro selecione-o na tabela ao lado e clique no botão excluir.

16 Meios de pagamento. Nessa opção e possível inserir, editar ou excluir registros. Para abrir a janela clique no menu cadastro e selecione a opção Meios de pagamento. Veja o formulário abaixo. Clique no botão novo para inserir um novo registro, preencha os campos e depois clique no botão salvar. Para editar um arquivo clique no registro na tabela ao lado e selecione a opção editar, depois de alterado as informações necessárias clique no botão salvar. Para excluir um registro selecione-o na tabela ao lado e clique no botão excluir.

17 Motivos trancados Nesse formulário, podem ser definidos motivos pelo qual o aluno trancou a matricula. Por padrão o siscuros já vem com opções cadastradas. Para acessar, clique no menu cadastro e selecione a opção motivos trancados. Veja a imagem a seguir. Clique no botão novo para inserir um novo registro, preencha os campos e depois clique no botão salvar. Para editar um arquivo clique no registro na tabela ao lado e selecione a opção editar, depois de alterado as informações necessárias clique no botão salvar. Para excluir um registro selecione-o na tabela ao lado e clique no botão excluir.

18 Motivos desistências. Definir os motivos pelo qual o aluno desistiu dos cursos. Também já vem com as opções recadastradas. Para acessar, clique no menu cadastro e selecione a opção motivos desistência. Veja a janela abaixo. Clique no botão novo para inserir um novo registro, preencha os campos e depois clique no botão salvar. Para editar um arquivo clique no registro na tabela ao lado e selecione a opção editar, depois de alterado as informações necessárias clique no botão salvar. Para excluir um registro selecione-o na tabela ao lado e clique no botão excluir.

19 Situação Interessados. Aqui pode estar sendo definidas as situações dos interessados. Mais uma vez, já existem opções cadastradas. Clique no menu Cadastro e selecione a opção situações interessados. Veja a imagem abaixo. Clique no botão novo para inserir um novo registro, preencha os campos e depois clique no botão salvar. Para editar um arquivo clique no registro na tabela ao lado e selecione a opção editar, depois de alterado as informações necessárias clique no botão salvar. Para excluir um registro selecione-o na tabela ao lado e clique no botão excluir.

20 Agora depois de ter realizados todos os cadastros, resta agora matricular os alunos. Iniciando o processo de matricular Primeiramente deve-se realizar o cadastro do aluno. Clique no menu cadastro e selecione a opção alunos Veja a imagem abaixo. Selecione a aba cadastrar aluno e clique no botão novo preencha os campos corretamente. Esses dados serão importante para o contrato, não deixe de preencher, a não ser que o aluno não tenha os dados. Repare agora que temos a opção de foto. É possível tanto buscar uma foto que esteja no computador ou capturar uma foto direta do webcam, caso tenha instalado.

21 Processo do webcam Na janela de cadastro de alunos clique no botão webcam no meio da tela. Veja a janela a que surge a seguir: Selecione a webcam no campo câmera. Clique em ligar câmera, em seguida clique em Ver a imagem da câmera, e por último Capturar imagem. No final clique em confirmar ao lado da janela Foto Obtido. No final clique no botão salvar. Caso o aluno seja menor de idade, é possível cadastrar um responsável por ele. Para isso clique na a aba Cadastro Responsável. Veja a imagem abaixo.

22 Clique no botão novo para inserir um novo registro. Preencha os campos conforme e pedido, (adicione a foto do aluno clicando no botão buscar ou webcam, se for de sua preferencia), em seguida clique no botão salvar Ao final do cadastro do responsável clique na aba Matricula. Veja a imagem abaixo. Depois de ter cadastrado o aluno e o responsável (se necessário), clique no botão novo para iniciar uma nova matricula. Selecione uma turma no campo Turmas disponível. Agora preencha a data de inicio e tecle tab. Repare que a data de término foi calculada automaticamente, é possível alterar essa data para uma de sua preferencia. Verifique também os campos valor da parcela, Nº da parcela, valor a vista e data de vencimento das parcelas. Ao escolher uma data de vencimento as parcelas seguintes serão calculadas de 30 em 30 dias. Ex: vencimento da primeira parcela para 30/06/2015, então a segunda vencera no dia 30/07/2015. Obs.: Caso sua empresa trabalhe com turmas mistas, pode-se altera o pacote do aluno clicando no campo pacotes e selecionado o de sua preferencia. Ao fim do processo clique em salvar;

23 Ao final, clique na aba Mensalidades. Veja a imagem a seguir. Nesta aba é possível realizar todos os processos referentes às mensalidades. Quitar mensalidade: clique na parcela desejada na tabela e em seguida clique em Quitar parcela, uma mensagem pedido para imprimir um comprovante será apresentada, clique em sim se desejar imprimir ou não caso não deseje. Estornar: Quitou uma parcela por engano, ou por outro motivo qualquer é necessário excluir uma quitação (estornar), basta clicar no botão estornar e clicar em sim na mensagem que surgirá. Obs.: Só será permitido estornar mensalidades quitadas no mesmo dia. O processo também será gravado em um log de registros. Editar: Caso necessite altera alguma mensalidade. Adicionar parcela: Adiciona uma parcela há um registro selecionado. Basta informar a data de vencimento e o valor a ser pago. Salvar parcela: Salvar o parcela em alteração ou a nova parcela que esta sendo inserida. Excluir parcela: Exclui a parcela selecionada no momento. Imprimir carnê: Imprime as parcelas em formato de carnê; Cancelar: Cancela qualquer operação em andamento;

24 Ao final todo o processo é necessário então imprimir o contrato do aluno. Clique na aba Contrato. Veja a imagem a seguir. Clique em Iniciar contrato, verifique se todas as opções estão corretas, depois clique em gerar contrato. Observe que um documento do word foi aberto com os dados dos alunos já inseridos. Agora é só imprimir ou salvar como o documento. Nota: recomenda-se clicar na opção salvar como no Word, para não haver problemas com contratos subsequentes.

25 Configurar mensalidade. É possível configurar a mensalidade, como valor por atraso e multa veja o formulário abaixo. Pode ser definido um valor para o atraso em reais, e uma multa em por centos. Caso não queira cobrar multa, basta deixar os campos em brancos ou excluir o registro caso já esteja configurada. Caso queira inserir um nova configuração para as mensalidades clique no botão novo preencha os campos conforme e pedido e em seguida clique no botão salvar. Caso queira alterar o registro selecione na tabela abaixo e clique no botão editar, depois de alterar os registros clique no botão salvar Cadastro de interessados. Nessa opção pode ser cadastrar clientes que desejam informações sobre um pacote que ainda não esteja ativo, ou não possui vagas no momento ou outros motivos. Para acessar tal janela clique no menu cadastro e selecione a opção interessados. Veja a imagem abaixo.

26 Clique no botão novo para inserir um novo registro. Preencha os campos conforme sua legenda. No campo resolvido há dois valores, S: para resolvido e N: para não resolvido. Depois de preencher clique no botão salvar. Cadastro de funcionários. Informar os funcionários que trabalham na sua empresa e o seu nível de acesso ao sistema. São três níveis de acesso: 1 para administrador(a), 2 para secretario(a), e 3 para monitor(a). O nível 1 possui acesso total ao sistema; O nível 2 possui seu acesso limitado; O nível 3 é o mais simples. Possui acesso ao sistema bem limitado Veja o formulário abaixo.

27 O processo de cadastro é praticamente o mesmo do cadastro de alunos, bastando apenas informar a senha e o nível de acesso.

28 Lançado uma frequência. Para lançar uma frequência é bastante simples. Basta clicar na turma desejada e os alunos matriculados são listados na tabela ao lado. Clique sobre cada aluno e informa se este presente ou ausente no formulário logo abaixo. (S: para presente e N: para ausente). Depois basta clicar no botão salvar. Perceba que há uma legenda no meio do formulário informado que existe reposição para aquela turma e horário. Clique no botão ver reposição. O formulário a seguir passa a ser exibido. Clique sobre o registro e informe a data de presença, em seguida clique em confirmar presença.

29 Informar desistência. O aluno por algum motivo desistiu do curso. Então será necessário informar a desistência e o motivo. Clique no menu Controle de alunos e selecione a opção Desistentes. Veja a imagem abaixo. No grupo lista de alunos informe no campo de busca a informação pela qual deseja realizar a busca, e abaixo dele marque por qual opção deseja realizar a busca, em seguida clique no botão buscar. Se as informações existirem no banco de dados será listado os registros compatíveis com a busca. Clique no aluno que deseja cancelar na lista, nos campos ao lado informes o motivo e a data de cancelamento. Depois e só clicar em salvar. Para reativar um matricula é bastante simples. Na parte inferior do formulário, no grupo Buscar aluno, informe o que deseja buscar, em seguida marque por qual opção deseja realizar a busca. Depois clique em buscar. Clique no registro exibido logo acima para selecionar e clique na opção reativar matricula. Pronto a matricula já estará reativado.

30 Matricula trancada O aluno por algum motivo resolveu trancar a matricula. O processo é bem semelhante ou anterior. Clique no menu controle de alunos e selecione a opção trancados. Veja a imagem abaixo. No grupo lista de alunos, informe no campo de busca a informação pela qual deseja realizar a busca, e abaixo dele marque por qual opção deseja realizar a busca, em seguida clique no botão buscar. Se as informações existirem no banco de dados será listado os registros compatíveis com a busca. Clique no aluno que deseja trancar na lista, nos campos ao lado informes o motivo e a data em que o aluno trancou a matricula. Depois e só clicar em salvar. Para reativar um matricula é bastante simples. Na parte inferior do formulário, no grupo Buscar aluno, informe o que deseja buscar, em seguida marque por qual opção deseja realizar a busca. Depois clique em buscar. Clique no registro exibido logo acima para selecionar e clique na opção reativar matricula. Pronto a matricula já estará reativado.

31 Reposição de aula Para marcar uma reposição, vá ate o menu controle de alunos e selecione a opção reposição de aula. Veja a imagem abaixo. No grupo lista de alunos informe, no campo de busca a informação pela qual deseja realizar a busca, e abaixo dele marque por qual opção deseja realizar a pesquisa, em seguida clique no botão buscar. Se as informações existirem no banco de dados será listado os registros compatíveis com a pesquisa. Clique no aluno que deseja marcar a reposição na lista. Abaixo, na lista de turmas selecione a turma que deseja realizar a aula de reposição. Informe a data se necessário nos campos ao lado. Depois clique em salvar.

32 Finalizar um aluno Se o aluno concluiu os cursos, devera ser informado isso ao sistema. Para tanto clique no menu controle de alunos e selecione a opção finalizar aluno. Imagem abaixo. No grupo localizar, informe o que deseja pesquisar em seguida marque por qual opção deseja realizar a pesquisa e em seguida clique no botão buscar. Se houverem registro para a pesquisa informada, serão mostrados todos os registros na tabela abaixo. Clique sobre o registro para selecionar e no campo status informe que o aluno esta concluindo o curso ja no campo pedido de certificado informe se deseja pedir certificado. Depois é só clicar em salvar. Obs.: S: para pedir certificado e N: para não pedir o certificado. Caso seja marcado com N, não será possível pedir o certificado. Essa operação pode ser revertido selecionado o registro novamente e clicando em editar.

33 Certificados Para solicitar o certificado clique no menu controle de alunos e selecione a opção certificados. É aberto o formulário a seguir. No grupo selecionar aluno informe no campo de pesquisa os dados que deseja buscar, em seguida marque a opção pela qual deseja realizar a busca e em seguida clique sobre o botão pesquisar. Se houverem registro compatíveis com a pesquisa, devera ser listado na tabela abaixo. Clique no registro que deseja pedir o cerificado. Veja que ao lado da tabela os dados do registro selecionado passam a ser exibidos confirme os dados e marque se o certificado já foi impresso ou não no campo impressão (S para sim e N para não). No campo dados de entrega do certificado pode-se escolher marcar se o certificado foi entregue ou não. No caso de deixar esses campos em branco vai constar no sistema que o certificado não foi entregue. Caso preencha esse dados vai constar com entregue. Essa operação pode ser refeita e desfeita, bastando para isso pesquisar pelo aluno no grupo Localizar certificado, clicando sobre o registro na tabela acima e selecionada o botão editar. Em seguida clique no botão salvar.

34 Frente de caixa O SisCurso conta com um sistema de caixa. São eles: Controle de estoque; Contas a pagar; Lançar entradas; Lançar saídas; Pagamento de mensalidades; Movimentação de caixa; Tipo de saída. Inicialmente, vamos cadastrar os produtos. Vá ao menu caixa / cadastro e selecione a opção cadastrar produto. Cadastrar produtos. Para cadastrar um produto clique no botão novo. Preencha os campos corretamente e atenção com os campos de Estoque mínimo, Estoque máximo e estoque atual, não os deixe de preencher são

35 esses campos que vão controlar o seu estoque. Depois de tudo preenchidos cique no botão salvar. Perceba ainda que há três faixas acima da tabela. Vermelho: indica que o estoque esta abaixo do normal; Amarelo: estoque em atenção; Azul: estoque normal. Abaixo da tabela há o grupo localizar produto. Utilize essa opção para localizar um produto em especifico. O modo de utilização já foi abordado anteriormente. Cadastrar um serviço Para cadastrar um serviço, os passam são idênticos ao de cadastrar um produto. Vá ao menu caixa / cadastro e selecione a opção cadastrar serviço. Veja o formulário abaixo. Para cadastrar um serviço clique no botão novo. Preencha os campos corretamente. Depois de tudo preenchidos clique no botão salvar. Abaixo da tabela há o grupo localizar serviço. Utilize essa opção para localizar um serviço em especifico. O modo de utilização já foi abordado anteriormente.

36 Cadastrar tipo de saída O cadastro de tipo de saída são importantes para o lançamento das saídas. Ex: Saída socio1 ou Saída escritório. Vá ao menu caixa / cadastro e selecione a opção tipo saída. Veja a imagem abaixo. O processo de cadastro segue o mesmo modelo do cadastro de serviços.

37 Cadastro de contas Realizar o cadastro de contas e também bastante simples. Clique na opção caixa / cadastro e selecione a opção cadastrar contas. Veja a imagem abaixo. O processo de cadastro é idêntico ao das janelas acimas. Acima da tabela, existem algumas faixas. São elas. Vermelho: contas vencidas; Azul: contas pagas; Verde contas a vencer.

38 Lançar uma entrada Para lançar uma entrada, clique no meu caixa e selecione a opção lançar entradas. Veja o formulário a seguir. Clique no botão novo entrada para iniciar a operação. Selecione no campo selecione tipo, se será um venda de um produto ou a venda de um serviço. Em seguida pressione a tecla F4. Veja que uma nova janela passa a ser exibida de acordo com a opção selecionada. Perceba também que no grupo valores atuais no caixa temos algumas informações referente aos caixas. Toda a movimentação financeira feita no Siscurso é mostrada abaixo juntamente com o total em caixa. No caso de ter selecionado produto Clique sobre o produto selecionado e em confirmar.

39 No caso de ter selecionado serviços Clique o sobre o serviço desejado e em seguida em confirmar. De volta ao formulário de vendas verifique a quantidade, e se tudo estiver correto clique em confirmar entrada. Para estorna uma entrada clique sobre o botão estornar. Atenção: só é possível estornar uma entrada do dia atual, lembrado que essa operação será gravada no banco de dados. OBS. No campo busca ao invés de teclar F4, pode também digitar o nome do produto e teclar enter. Se houverem registro no banco compatíveis com a pesquisa, o primeiro registro será mostrado nos campos. Lançar saída Clique no menu caixa e selecione a opção lançar saída. Veja a figura abaixo.

40 Para lançar uma nova saída clique no botão nova saída. Clique dentro do campo saída e pressione a tecla F4. Veja que uma nova janela é exibida. Selecione o registro desejado na tabela em seguida clique no botão confirmar. Veja que foi retornado ao formulário anterior. De volta ao formulário informe o valor e verifique se os demais campos estão corretos. E então clique no botão confirmar saída. Para estorna uma entrada clique sobre o botão estornar. Atenção: só é possível estornar uma saída do dia atual e essa operação será gravada no banco de dados.

41 Pagamento de mensalidades. Clique no menu caixa e selecione a opção informar pagamento de mensalidades. Veja a imagem a seguir. No topo do formulário, temos o grupo de pesquisa localizar. No campo de texto dentro desse grupo informe a informação que deseja buscar, nas opções ao lado selecione o tipo de busca que deseja realizar e em seguida clique no botão buscar. Se houverem registros compatíveis com a pesquisa, então serão listados na tabela abaixo. Clique no registro que deseja e em seguida selecione o forma de pagamento nos campos acimas, e na sequência clique em confirmar. Neste formulário, não existe a opção de estornar, sendo possível apenas na janela de cadastro de alunos / mensalidades e realizando uma busca pelo aluno desejado.

42 Pagamento de contas. Clique no menu caixa e selecione a opção informar pagamento de contas. Veja a imagem abaixo Para informar o pagamento de uma conta clique no campo conta no formulário e em seguida pressione a tecla F4. Veja que surge uma nova janela. Clique sobre a conta que deseja pagar e em seguida sobre o botão confirmar Novamente no formulário, verifique se os dados estão corretos e clique no botão confirmar pagamento.

43 Perceba também que no grupo valores atuais no caixa temos algumas informações referente aos caixas. Toda a movimentação financeira feita no Siscurso é mostrada abaixo juntamente com o total em caixa. Para estorna o pagamento de uma conta clique sobre o botão estornar. Atenção: só é possível estornar a operação do dia atual e essa operação será gravada no banco de dados. Movimentação de caixa. Nessa janela são mostradas todas as operações do caixa juntamente com os valores diários de cada processo. Veja a imagem abaixo. Perceba que abaixo da tabela temos a opção de encerrar o caixa. Esse botão encerrar o caixa podendo apenas ser reaberto no dia seguinte. Muito cuidado ao utiliza-lo.

44 Sistema de agenda. O sistema de agenda contas com recursos mais que suficientes para gerenciar seus contatos e compromissos. Recursos disponíveis: Cadastro de contatos; Cadastro de compromissos com alerta sonoro; Cadastro de feriados; Relatório de contatos; Relatório de compromissos; Relatório de feriados; Cadastro tipo de contatos; Cadastro tipo de compromissos; Cadastro de banco; Cadastrado de tipos de contatos Inicialmente vamos ver o cadastrado de tipos dos contatos. Por padrão do SisCurso já vem com alguns registros disponíveis. Mas é possível inserir mais registro ou excluir como também editar. Para acessar essa opção clique no menu agenda e selecione a opção cadastro em seguida a opção tipo de contatos. Veja a imagem abaixo. Veja a imagem abaixo.

45 O funcionamento é idêntico ao dos outros formulários. Clique no botão novo para inserir um novo registro, preencha o campo tipo de contato, em seguida selecione o botão salvar. Pronto já foi inserido um novo registro. Para excluir um registro clique sobre ele na tabela e selecione o botão excluir. O mesmo valo para editar. Cadastrado de tipos de compromissos. Por padrão o SisCurso já vem com registros previamente cadastrados, mas é perfeitamente possível inserir, editar ou excluir o registro. Para isso acesso o menu agenda e a opção cadastrar e em seguida cadastrar de tipos de compromissos. Veja a imagem abaixo. O funcionamento é idêntico ou do formulário de tipos de contatos.

46 Cadastrar feriados. Podem-se cadastrar todos os feriados que convém a sua empresa evitando assim que algum feriado passe despercebido. Para acessar essa opção basta clicar no menu agenda, selecionar a opção cadastrar e em seguida a clicar em feriados. Veja a imagem abaixo. Para cadastrar um novo feriado clique no botão novo. Vá até o calendário ao lado. Navegue pelos meses utilizando as setas ao lado do mês e ano (uma seta para a direita e outra para a esquerda), clique no dia de deseja informar como feriados. Em seguida clique no campo feriado e digite o nome para o feriado, depois é só clicar em salvar. Os procedimentos para editar e excluir são os mesmos já citados. Perceba ainda os campos de pesquisa abaixo da tabela. Com esses campos é possível ir até um feriado especifico. O seu funcionamento é idêntico ao dos outros formulários já descritos.

47 Cadastrado banco. Clique sobre o menu agenda / cadastro e selecione a opção banco. Possui o mesmo funcionamento da janelas vistas até o momento. Cadastrando um compromisso. Clique no menu agenda e selecione a opção novo compromisso. Uma janela surge. Veja a imagem abaixo. Para cadastrar um novo compromisso clique no botão novo preencha os dados e atenção com os

48 campos com um retângulo vermelho em volta. Uma breve explicação sobre esses campos: Data: informar a data dos compromissos; Hora: deve ser informado qual o horário do compromisso; Importância: selecionar o nível de importância do compromisso; Som: define um som para ser disparado na data e no horário do compromisso. Clicando no botão definir som, pode ser definido um som para o alarme. (NOTA: Junto com a aplicação em uma pasta chamada sons existem vários arquivos de áudio para serem utilizados na aplicação). Se nenhum som for definido, é então executando a opção padrão. Depois de preenchidos, basta clicar no botão salvar. Pronto agora é só esperar a data e hora do compromisso. Clicando no botão compromissos hoje, são exibidos todos os compromissos do dia.. Cadastrado um contato. Clique no menu agenda e selecione a opção novo contato. Veja a imagem que surge. Clique no botão novo para cadastrar um contato, preencha os campos conforme cada campo, em seguida clique no botão salvar.

49 Visualizar compromissos. Para acessar tal opção clique no menu agenda e selecione visualizar compromissos. Veja a imagem abaixo. No campo pesquisa por ordem alfabética, clique sobre a letra inicial do compromisso que deseja visualizar, perceba que são listados todos os contatos para ordem alfabética. Observe o botão compromissos hoje, clique sobre ele para ver todos os compromissos do dia atual. Veja também o botão dia seguinte, como o próprio nome já diz, mostra os compromissos do dia seguinte. O botão localizado abaixo da tabela e ao lado do botão buscar, com a legenda de Exp. Excel serve para exportar os compromissos visíveis na tabela para um arquivo do Excel (NOTA: necessário ter o Microsoft Excel instalado, versão acima da XP).

50 Visualizar contatos. Para acessar tal opção clique no menu agenda e selecione visualizar contatos. Veja a imagem abaixo. No campo pesquisa por ordem alfabética, clique sobre a letra inicial do contato que deseja visualizar. Veja os dois botões localizados abaixo da tabela e do lado direito. São eles: Exp. Excel: serve para exportar os contatos visíveis na tabela para um arquivo do Excel (NOTA: necessário ter o Microsoft Excel instalado, versão acima da XP). Imprimir: imprimi o que estiver visível na tabela. Visualizar feriados. Nessa janela e possível ver todos os feriados cadastrados no sistema. Clique no menu agenda e selecione a opção visualizar feriados. Veja a figura abaixo.

51 É possível localizar tanto pelo feriado ou pela data do feriado. Como também é possível ver todos os registros como excluir o registro que estiver selecionado na tabela. Exp. Excel: serve para exportar os feriados visíveis na tabela para um arquivo do Excel (NOTA: necessário ter o Microsoft Excel instalado, versão acima da XP). Imprimir: imprimi o que estiver visível na tabela. Cadastro de computadores. Caso necessite manter um controle sobre os computadores da sua empresa, tem a sua disposição o cadastro de computadores. Nele pode estar inserindo o nome da maquina como suas configurações, programas instalados, cursos instalados. Para acessar clique no menu cadastro e selecione a opção computadores. Veja a imagem abaixo. Na aba cadastro computadores, poder ser inserido o nome da maquina, a sala em que se encontra e o sistema operacional. Selecione a aba cadastro computadores, clique no botão incluir preencha os campos e em seguida clique no botão salvar. Agora clique na aba configurações do computador. Veja a imagem abaixo.

52 Clique no botão incluir e preencha os campos conforme suas legendas, em seguida clique no botão salvar. Depois clique na aba cursos instalado no computador. Veja a imagem abaixo. Clique no botão incluir e novamente preencha os campos conforme suas legendas, depois clique no botão salvar e clique na aba programas instalados no computador. Veja a imagem a seguir.

53 Clique no botão incluir e preencha os campos em seguida clique no botão salvar. Pronto o cadastro de computadores já foi realizado.

54 Relatório de turmas. Para visualizar as turmas cadastradas e os alunos em cada uma delas, basta clicar no menu grade e selecionar a opção turmas. Veja a janela abaixo. Observe que há varias opções de pesquisa. Para realizar uma pesquisa marque a opção que deseja para a busca, digitar o que quer buscar no campo a frente e clicar no botão pesquisar. Perceba ainda que há alguns botões abaixo dos campos de pesquisa. São eles: Ativas: mostra todas as turmas ativas; Em andamento: mostra todas as turmas em andamento; Pausada: mostra todas as turmas pausadas; Extra: mostra as turmas marcadas com extra; Cancelado: Mostrar as turmas canceladas. Clique na turma na tabela abaixo, e veja que os alunos pertencentes à turma são listados na tabela alunos na turma. NOTA: se não houverem alunos matriculados nessa turma, não será listado nenhum registro na tabela. Exp. Excel: serve para exportar os registros visíveis na tabela para um arquivo do Excel (NOTA: necessário ter o Microsoft Excel instalado, versão acima da XP). Imprimir: imprimi o que estiver visível na tabela.

55 Relatório dos cursos. Lista os cursos cadastrados no sistema. Veja a janela abaixo O processo de pesquisa já deve ser semelhante a essa altura. Dispensando assim maiores detalhes.

56 Processo de backup e restauração. É de extrema importância que se faça um backup do banco de dados com frequência. Para isso acesse o menu extra e selecione a opção Backup. Veja a janela que surge. Para realizar o backup do seu banco de dados clique na guia banco de dados. Clique no botão localizar para localizar o banco. Uma vez selecionado clique no campo destino do backup e selecione o diretório onde ira salvar a copia. Na lista abaixo navegue ate a pasta que deseja guardar o backup, de um clique duplo para selecionar a pasta. Veja que ante do botão iniciar backup a um campo informando o local em que o backup será guardado. Clique no botão iniciar backup, uma mensagem de sucesso deve surgir no final do processo, caso outra mensagem apareça certifique de ter selecionado o banco de dados correto e o destino.

57 Restaurar o banco de dados. Clique na guia restaurar. Clique no botão buscar backup e localize o backup que deseja efetuar. Depois clique no botão local do banco de dados e selecione o banco de dados a ser restaurado em seguida pressione o botão iniciar backup. Se tudo ocorrer bem, uma mensagem de sucesso deve aparecer no final da operação, caso uma mensagem de erro apareça, certifique de selecionado a origem do banco de dados correta como também o local do banco de dados.

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema.

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página inicial do Sistema Acadêmico

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais

CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO

CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO Revisão 01/2011 2 SUMÁRIO 1. INSTALANDO O SISTEMA DATA7 FINANÇAS... 3 1.1 REQUISITOS DE INSTALAÇÃO... 3 2. INICIANDO O SISTEMA... 4 3. CADASTRO DE EMPRESA... 5 4.

Leia mais

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários:

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários: O Domínio Protocolo foi desenvolvido para registrar e controlar toda a entrada e saída de documentos do escritório. Tem como objetivo evitar contradições entre clientes e escritórios e eliminar dúvidas

Leia mais

Coordenação de Curso dentro

Coordenação de Curso dentro SIGAA Manual de Usuário Coordenação de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição.

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Carnê de Pagamento Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2015-2017 ControleNaNet

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

Configurações do Servidor Escola

Configurações do Servidor Escola Configurações do Servidor Escola Assim que for feita a instalação do Servidor Gestor Escola na sua máquina, será criando um ícone na área de trabalho com o nome de Servidor Gestor Escola. Clique duas vezes

Leia mais

Configurar Empresa. - Clique no menu Cadastros e escolha a opção Dados da Empresa.

Configurar Empresa. - Clique no menu Cadastros e escolha a opção Dados da Empresa. Sequência mínima para operação da empresa: Inicialmente = 1. Cadastrar dados da empresa; 2. Cadastrar modalidades; 3. Cadastrar planos de pagamento; 4. Cadastrar turmas e horários; No dia a dia = 5. Cadastrar

Leia mais

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico Sumário Página Inicial --------------------------------- Área do Aluno -------------------------------- 1.0 Acadêmico -------------------------------- 1.1 Cronograma ---------------------- 1.2 Data de

Leia mais

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR FREQUÊNCIA Esta funcionalidade tem o objetivo de registrar as frequências

Leia mais

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0.

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0. Sejam bem vindos ao Manual do Guia On-Line 2.0, aqui você irá aprender a utilizar esta eficiente ferramenta desenvolvida para facilitar e agilizar o atendimento odontológico. Tela de login Na tela inicial

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Recibos Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2016 - ControleNaNet Conteúdo

Leia mais

Tutorial de Instalação - Emissor NFe 4G

Tutorial de Instalação - Emissor NFe 4G Tutorial de Instalação - Emissor NFe 4G Passo 1 - Faça o download do Emissor NFe - ACAI informática; Passo 2 - Vá para a pasta onde foi baixado o instalador do AcaiEmissorNF-e, clique sobre o mesmo com

Leia mais

Tutorial. Conselho de Escola

Tutorial. Conselho de Escola Tutorial Conselho de Escola Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo Conselho de Escola para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são: Diretor Vice-diretor

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE 1. Primeiro Acesso Clique em [ACESSAR SUA CONTA] 1. Primeiro Acesso Caso ainda não possua acesso ao sistema, na caixa de diálogo que surge, clique em [Primeiro acesso].

Leia mais

Ajuda Inicial do Programa SIGI

Ajuda Inicial do Programa SIGI Ajuda Inicial do Programa SIGI Agradecemos sua preferência por nosso software! Os softwares da SN Systems são muito práticos e fáceis de operar, siga este tutorial para ter uma noção rápida de como utilizar

Leia mais

Lab - Backup e Recuperação no Windows XP

Lab - Backup e Recuperação no Windows XP 5.0 10.3.1.6 Lab - Backup e Recuperação no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai fazer o backup de dados. Também irá executar a recuperação dos dados. Equipamento

Leia mais

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ:

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ: Conteúdo Introdução... 3 Tópicos... 3 Abrangência... 3 1. Acessar o Consulti... 4 2. Selecionar os Módulos do Consulti... 5 3. Selecionar as Empresas no Consulti... 5 4. Executar os Programas do Consulti...

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ACESSAR O SIGAA

PROCEDIMENTOS PARA ACESSAR O SIGAA PROCEDIMENTOS PARA ACESSAR O SIGAA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL 1. Para acessar o sistema SIGAA aconselhamos utilizar o navegador Mozilla Firefox. 2. Passo a passo para acesso ao sistema SIGAA: 1. Abra o navegador

Leia mais

MANUAL FINANCEIRO Sumário

MANUAL FINANCEIRO Sumário MANUAL FINANCEIRO Sumário DESPESAS... 3 COMO CADASTRAR UMA DESPESA?... 3 COMO PAGO UMA DESPESA?... 5 COMO ALTERAR OS DADOS DE UMA DESPESA?... 6 COMO EXLUIR UMA DESPESA?... 7 COMO FAÇO PARA AGRUPAR AS DESPESAS?...

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

CADASTRE UM PRODUTO NO SISTEMA

CADASTRE UM PRODUTO NO SISTEMA O cadastro de produtos é de extrema importância para que o microempreendedor consiga gerir e administrar o seu negócio de maneira eficaz. Ele é a base para análise de vendas da empresa, definição de compras

Leia mais

Manual Orçamentação Particular 05/2018

Manual Orçamentação Particular 05/2018 Manual Orçamentação Particular 05/08 Índice Tela de Login...... Pesquisando Peças no veículo.. 6 Quando gerar um orçamento particular.. 4 Atenção - Peças sem Operação.... 7 Gerando um novo orçamento particular..

Leia mais

Tutorial para manipulação de requerimentos pela secretaria

Tutorial para manipulação de requerimentos pela secretaria Tutorial para manipulação de requerimentos pela secretaria Conteúdo 1. Cadastro de requerimentos... 2 2. Cadastro de solicitações... 3 3. Acompanhamento de solicitações... 3 4. Disponibilizando uma solicitação...

Leia mais

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados

Leia mais

GUIA DE REGISTRO DE GRAUS/RM

GUIA DE REGISTRO DE GRAUS/RM GUIA DE REGISTRO DE GRAUS/RM Sumário DÚVIDAS E APOIO... 2 1. ACESSANDO O PORTAL EDUCACIONAL (RM) PELO MINHA UNISINOS... 2 2. REGISTRO DE FALTAS... 4 2.1. ATUALIZAR AULAS DADAS... 6 2.2. REGISTRAR FALTAS...

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial MANUAL DE OPERAÇÃO Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o professor poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

versão /10/14

versão /10/14 versão 11.82-16/10/14 ACESSANDO O PORTAL ACADÊMICO Manual do Professor Para acessar o Portal Acadêmico da PUC-SP, digite em seu browser o endereço Será necessário utilizar as informações de login e senha

Leia mais

Manual: Tela de Recebimento de Compra

Manual: Tela de Recebimento de Compra GESTÃO COMERCIAL Manual: Tela de Recebimento de Compra HorusSoft Sistemas (14) 3264 3435 www.horussoft.com.br 1. Funcionalidades da tela a) Permite o recebimento de compra, de itens para revenda e consumo,

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS SUMÁRIO Dúvidas e Apoio... 2 1 ACESSANDO ATIVIDADES ACADÊMICAS pelo Minha Unisinos... 2 2 ACESSANDO O PORTAL EDUCACIONAL (TOTVS) PELO DIÁRIO DE CLASSE...

Leia mais

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Pendências 21675 Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Processo: Compras Nome do Processo: Cotação de compras Acesso COMPRAS Pedido de Compra Motivação Tem como objetivo administrar todo o processo de

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO SUMÁRIO Introdução...3 Download...3 Chave de Registro... 4 Considerações Importantes...4 Primeiros passos...5 Acessando o Servidor Local... 5 Tela Inicial do Sitrad Pro... 6

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Grupo de Banco de IBILCE UNESP GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Título Nome do Arquivo

Leia mais

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV Manual do painel administrativo Site Instituto de Oncologia do Vale IOV 1. Dashboard Essa é a interface do sistema administrativo. Assim que acessar o sistema pede para que o usuário autentique uma conta

Leia mais

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK MANUAL DO USUÁRIO 1 APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK Preparo do usuário para solicitações.... 3 Cadastro... 3 Alterar senha de acesso... 5 Vincular equipamentos... 7 Nome da

Leia mais

Incluir Documento no Financeiro

Incluir Documento no Financeiro Procedimentos para incluir documento diretamente no financeiro. Copyright 2010 flexlife todos direitos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Incluir um Documento 1.1 Selecione o menu

Leia mais

4 Entre em contato com a equipe de suporte pelo telefone (11) ou pelo e informe o ocorrido.

4 Entre em contato com a equipe de suporte pelo telefone (11) ou pelo  e informe o ocorrido. 1 1. Dúvidas Gerais 1.1. Não recebi o e-mail de confirmação Aguarde por volta de 15 minutos e verifique sua caixa de entrada, caso ainda não tenha recebido verifique sua caixa de spam ou lixo eletrônico.

Leia mais

SPM Spare Parts Management Canal Indireto. Guia do Usuário. Assunto: Versão:

SPM Spare Parts Management Canal Indireto. Guia do Usuário. Assunto: Versão: SPM Spare Parts Management Canal Indireto Guia do Usuário Assunto: Versão: Utilização do Sistema SPM - Parceiros Canal Indireto 1.1 26/05/2014 Índice 1 Acesso... 3 2 Cadastro de Usuários... 4 2.1 Cadastrar

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Resumo de Alterações Alteração Feita Responsável Data Documento

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui

Leia mais

O sistema VirtualRepre - Off-Line tem como principal função, a inclusão de Cadastro de Clientes e Pedido de Venda, quando o representante não tiver

O sistema VirtualRepre - Off-Line tem como principal função, a inclusão de Cadastro de Clientes e Pedido de Venda, quando o representante não tiver V.2 1 O sistema VirtualRepre - Off-Line tem como principal função, a inclusão de Cadastro de Clientes e Pedido de Venda, quando o representante não tiver acesso a conexão com Internet. É um aplicativo

Leia mais

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Renegociação de Parcelas Referência: FS136 Versão: 2016.02.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais

Portal Educacional Professor On line

Portal Educacional Professor On line 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br/ http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME NOME DO USUÁRIO. INFORME A SUA SENHA DE ACESSO.

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA Identificação Software Guardião Software Terminal Armazenamento Funções

Leia mais

Manual Autorizador TOTVS

Manual Autorizador TOTVS Manual Autorizador TOTVS APRESENTAÇÃO Com o objetivo de melhorar e facilitar o processo de utilização do sistema de registros e solicitações, a Unimed Pelotas/RS implantará o Autorizador, um novo sistema

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais

ALFACONT 2 Sistema de Contabilidade Versão Eleusmário Mariano Rabelo. Acesso ao Sistema

ALFACONT 2 Sistema de Contabilidade Versão Eleusmário Mariano Rabelo. Acesso ao Sistema ALFACONT 2 Sistema de Contabilidade Versão 2.0 2016 Eleusmário Mariano Rabelo O Alfa-Cont é um sistema contábil multi-usuário e multi-empresa para escritórios de contabilidade, contadores e empresas, com

Leia mais

Escrito por: Ramon Andrade. Criando Etiquetas Personalizadas no Icarus

Escrito por: Ramon Andrade. Criando Etiquetas Personalizadas no Icarus Escrito por: Ramon Andrade Criando Etiquetas Personalizadas no Icarus Configurando impressora de etiquetas Zebra GC420t Antes de começar a configuração certifique se que a impressora esteja devidamente

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

OS - Cadastrar Ordem de Serviço

OS - Cadastrar Ordem de Serviço OS - Cadastrar Ordem de Serviço Objetivo Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda (semelhante ao orçamento, a diferença é que a ordem de serviço nos permite informar

Leia mais

Manual PDV AgoraOS Milenial Multimedia

Manual PDV AgoraOS Milenial Multimedia Manual PDV AgoraOS Versão 31/05/2017 Contents Introdução 3 4 Conhecendo... a Tela do PDV 4 Configurações do PDV na Retaguarda 5 Lista... de PDV 5 Configuração... de Modelo Fiscal 10 Financeiro... 11 Iniciando

Leia mais

MANUAL SGT DO LÍDER INDICE

MANUAL SGT DO LÍDER INDICE MANUAL SGT DO LÍDER INDICE ACESSANDO O SGT... 2 PERFIS DE ACESSO... 2 PÁGINA INICIAL... 3 MENU PESSOAS... 3 VISUALIZAR DADOS DA PESSOA... 3 IMPRIMIR A CARTEIRA DE TREINAMENTOS... 5 APROVAR SOLICITAÇÃO

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO ACESSANDO O PORTAL DO ALUNO Para acessar o portal do aluno, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino, vale ressaltar que os endereços de acesso

Leia mais

Manual de Operação. Gravity Rodo Versão 1.0.8

Manual de Operação. Gravity Rodo Versão 1.0.8 Manual de Operação Gravity Rodo Versão 1.0.8 1 INDICE Apresentação... 3 1. Instalação software... 4 2. Configuração Inicial... 6 3. Tabela de Navegação, e configuração Cadastro.... 7 4. Cadastro... 8 5.

Leia mais

G5 CONTROL MÓDULO HUNTER

G5 CONTROL MÓDULO HUNTER G5 CONTROL MÓDULO HUNTER Módulo Hunter Download Automático de NFE Para que o Download da Nfe seja automático é necessário efetuar as configurações abaixo: Acesse o Menu Preferências, clique sobre a Aba

Leia mais

Chave complementar em branco

Chave complementar em branco Chave complementar em branco Registrando o software rêmora São José, 16 de Abril de 2018 Após instalar o software rêmora, ao tentar registrar o produto o campo da chave complementar fica em branco. Para

Leia mais

Como Utilizar Renegociação de Parcelas (Contas a Pagar)? FS145

Como Utilizar Renegociação de Parcelas (Contas a Pagar)? FS145 Como Utilizar Renegociação de Parcelas (Contas a Pagar)? FS145 Caminho: Contas a Pagar>Renegociação de Parcelas Referência: FS145 Versão: 2016.03.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada para renegociar

Leia mais

27/03/

27/03/ Exportar Pedido Para MS-Excel Consultar CEP 27/03/2017 2017 1207.0 01 RECURSO DE EXPORTAÇÃO PARA O MS-EXCEL 2 01.01 Estamos aperfeiçoando o método de exportação de Pedidos para o MS-Excel, já podendo utilizar

Leia mais

ABA: OFICINA BOTÃO: ORDEM DE SERVIÇO

ABA: OFICINA BOTÃO: ORDEM DE SERVIÇO ABA: OFICINA BOTÃO: ORDEM DE SERVIÇO ORDEM DE SERVIÇO Mostra os produtos que serão utilizados, serviços que serão realizados, valores gerais, descontos etc. Abre o cadastro do cliente Abre o cadastro de

Leia mais

MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS)

MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS) MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS) Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Salas 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600

Leia mais

Guia de Instalação do Lotus Notes 7

Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Itens necessários antes da instalação: - Nome do usuário, senha e informações sobre o servidor. - Arquivo do ID do usuário - Instalador do Lotus Notes - Privilégio de

Leia mais

Entrada de Mercadoria

Entrada de Mercadoria Entrada de Mercadoria Para cadastrar ou gerenciar uma Entrada de Mercadoria acesse o menu: Compras > Entrada de Mercadoria. Em seguida clique no botão 1 / 23 Dados da entrada No campo Fornecedor informe

Leia mais

PDV - Controle de Mesas

PDV - Controle de Mesas PDV - Controle de Mesas Objetivo: Cadastrar no Sistema as mesas que serão utilizadas posteriormente no PDV para o controle de mesas. Realizar a abertura, Reserva; Fechamento; Troca de mesas; Mapa de mesas.

Leia mais

Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2

Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2 Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2 Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Instrução Referência: FS133.2 Versão: 2017.01.16 Como Funciona: A tela de Instruções de Boletos permite gerar instruções

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA

MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA 1 Índice Pág. Características Técnicas... 3 Atalho Módulo Financeiro... 4 Contas à Pagar... 5 Contas à Receber...

Leia mais

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC PERFIL COORDENADOR 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ORIENTAÇÕES GERAIS... 5 3. ADMINISTRAÇÃO... 7 3.1 Cadastrar perfis...

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Coordenador SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o

Leia mais

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21 ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright 2010-2014 Página 1 de 21 Sumário 1. Apresentação... 3 1.1. Objetivo do Documento... 3 2. Detalhes explicativos de um pedido de inserção (PI) no sistema Pi

Leia mais

1. Introdução O que fazer primeiro? Cadastro de produtos e serviços Cadastro de status da proposta 5

1. Introdução O que fazer primeiro? Cadastro de produtos e serviços Cadastro de status da proposta 5 Índice 1. Introdução 3 1.1. O que fazer primeiro? 3 2. Cadastro de produtos e serviços 4 3. Cadastro de status da proposta 5 4. Como incluir uma proposta comercial 6 4.1. Alterando informações comerciais

Leia mais

Manual Venda de Produtos Gestor Loja - Versão 5.8 atualização

Manual Venda de Produtos Gestor Loja - Versão 5.8 atualização Manual Venda de Produtos Gestor Loja - Versão 5.8 atualização 23.05.11 Neste Manual você aprenderá a vender produtos em sua loja. Além disso, através do botão é possível selecionar

Leia mais

UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA. Manual Secretária EMED Manual versão 1.1

UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA. Manual Secretária EMED Manual versão 1.1 UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA Manual Secretária EMED 2.2.6 Manual versão 1.1 Sumário 1. MÓDULO CLÍNICO... 3 1.1. Como acessar o sistema... 3 1.2. Alterar Senha... 3 2. MENUS... 4

Leia mais

Instalação e utilização do Software Pináculo SMS

Instalação e utilização do Software Pináculo SMS Instalação e utilização do Software Pináculo SMS Características do produto Pináculo SMS: Sem limite de quantidade de envios de SMS; Limite de 140 caracteres por mensagem; Histórico de mensagens enviadas

Leia mais

Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP

Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP Vamos conhecer a estrutura da sua disciplina: A Tela inicial (Home) contém as suas disciplinas. Para acessa-la, basta selecionar uma disciplina, nesse

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SOFTWARE ifox NFe

INSTALAÇÃO DO SOFTWARE ifox NFe INSTALAÇÃO DO SOFTWARE ifox NFe VERIFICAR PRÉ REQUISITO:.NET 4.6.1 FRAMEWORK Antes de iniciar a instalação, abra o PAINEL DE CONTROLE e ADICIONAR ou REMOVER PROGRAMAS, procure se o Microsoft.NET Framework

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

CONTAS A PAGAR CADASTRO DE TÍTULOS A PAGAR AVULSO 339

CONTAS A PAGAR CADASTRO DE TÍTULOS A PAGAR AVULSO 339 CONTAS A PAGAR Conforme a Regras de Negócio da Empresa o Contas a Pagar pode ter os títulos gerados a partir da entrada de Notas Fiscais de entrada nos seus programas específicos ou então pelo cadastramento

Leia mais

GesSind. Manual Operacional Colônias de Férias

GesSind. Manual Operacional Colônias de Férias GesSind Manual Operacional Colônias de Férias Cadastramento das Colônias Disponíveis Inicialmente, para se realizar a utilização de uma Colônia de Férias, é necessário cadastra-la corretamente em Manutenção/Colônia

Leia mais

NEW BIRD INFORMÁTICA PDV MANUAL DO USUÁRIO Versão

NEW BIRD INFORMÁTICA PDV MANUAL DO USUÁRIO Versão NEW BIRD INFORMÁTICA PDV MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.0.1.2 ÍNDICE APRESENTAÇÃO...3 SOBRE ESTE MANUAL...4 INTRODUÇÃO...5 NOÇÕES INICIAIS...5 ACESSANDO O PDV...6 MENUS DO SISTEMA...8 OPERAÇÕES DO PDV...10

Leia mais

INICIANDO O SIPF. Primeiros passos.

INICIANDO O SIPF. Primeiros passos. INICIANDO O SIPF Primeiros passos Passo a passo Para que o sistema funcione perfeitamente devemos primeiro preparar o módulo acadêmico, informando as turmas com seus alunos e docentes. Partindo do pressuposto

Leia mais