PROCEDIMENTOS PARA ACESSAR O SIGAA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCEDIMENTOS PARA ACESSAR O SIGAA"

Transcrição

1 PROCEDIMENTOS PARA ACESSAR O SIGAA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL 1. Para acessar o sistema SIGAA aconselhamos utilizar o navegador Mozilla Firefox. 2. Passo a passo para acesso ao sistema SIGAA: 1. Abra o navegador Mozilla Firefox e acesse o site do IFPA: 3. Ao clicar em SIGAA, você será direcionado para a página de cadastro. Clique em ENTRAR NO SISTEMA. 2. Clique no link Painel do Servidor e em seguida clique em SIGAA.

2 4. O sistema pedirá que informe o login e senha do usuário. Devese informar o login e senha de REDE, isto é, o login e senha de acesso ao Institucional. 6. Preencha as informações de cadastro e confirme. 5. Caso você ainda não tenha cadastro, será necessário clicar em CADASTRE-SE. 7. Após logado você será redirecionado para o Portal do Docente, onde estará disponível várias funcionalidades como: Consolidação de orientação acadêmica (TCC, Projeto Integrador, Atividades Complementares), cadastro de notas, cadastro de conteúdo programado, realização de frequência, declaração de disciplinas ministradas e etc.

3 Obs.: O horário da turma aparece cadastrado em código. Por exemplo: o horário 4N45 significa que as aulas deste componente curricular são ministradas dia de quarta-feira, no turno Noturno e no 4º e 5º horário; o horário 5M23 significa que as aulas deste componente são ministradas dia de quinta-feira, no turno Matutino e no 2º e 3º horário. 2. Você será direcionado para a TURMA VIRTUAL. O ambiente de turma virtual é o local de interação entre alunos e professores. Neste ambiente é possível realizar fóruns com a turma, postagem de material como apostilas, chat, notificar os alunos cadastrados quando ocorrer cancelamento de aulas, lançamento de notas e frequências e etc. PROCEDIMENTOS PARA LANÇAMENTO DE 1. Clique na disciplina desejada. FREQUÊNCIAS

4 ministradas em cada dia. Selecione o dia de lançamento de frequência. 3. Clique na aba Alunos e em seguida Lançar Frequência. 5. Após clicar no dia escolhido o sistema mostrará todos os alunos matriculados no componente com a informação de PRESENTE. Caso todos estejam presente clique no botão Gravar Frequências. Para lançar faltas para o discente, clique no botão Vermelho ou selecione a quantidade de faltas a serem lançadas na lista suspensa 4. Conforme horário de aula cadastrado, o sistema identifica automaticamente os dias de aulas e a quantidade de aulas

5 7. Através deste recurso é possível registrar a frequência dos alunos desta turma para todo o período. Para indicar a quantidade de faltas que um aluno recebeu em uma aula, clique sobre a célula que referencia o dia da aula e o nome do aluno. Continue clicando para ir reduzindo a quantidade de faltas até que chegue em zero, indicando que o aluno estava presente. Para indicar todas as presenças para uma aula, basta clicar sobre a célula que representa o dia da aula, no cabeçalho da planilha. Alunos com mais de 25.0% de faltas serão marcados em vermelho, indicando reprovação por falta. Ao final do procedimento clique em Gravar Frequências. 6. Existe outra forma de se lançar a frequência através do lançamento em forma de planilha. Acesse o menu Alunos> Lançar Freq. em Planilha. CADASTRO DE CONTEÚDO PROGRAMADO (PLANO DE CURSO) 1. Clique na aba Turma>Tópicos de Aulas>Criar Tópico de Aula.

6 2. Selecione a Data Inicial e a Data Final. Recomenda-se colocar as datas iguais em ambos os espaços. Em seguida escreva a Descrição do Tópico de Aula e o Conteúdo abordado. Recomenda-se colocar no campo descrição a numeração das aulas ministradas, para auxiliar o docente ao final do período letivo na contabilização de suas aulas. Ao final do preenchimento clique em Cadastrar. 3. Após o preenchimento dos Tópicos de Aula é possível gerenciar todo o conteúdo cadastrado no menu Turma>Tópicos de Aula>Gerenciar Todos.

7 4. Nesta tela é possível renomear os tópicos já existentes ou cadastrar um tópico em um dia. 2. Escolha o dia desejado para cancelar Aula. CANCELAMENTO DE AULAS E REGISTRO DE AULAS EXTRAS OU DE REPOSIÇÃO. 1. Clique no menu Alunos>Lançar Frequência.

8 3. Após aberta a planilha de frequência clique no botão Cancelar Aula. 4. O ambiente é semelhante ao cadastro de tópicos de aula. Basta escolher a data inicial e final, preencher a descrição e o motivo. Quando a aula é cancelada, o discente não pode notificar falta do docente via sistema. 5. Após o cancelamento de aula é possível registrar aulas extras ou de reposição. Clique no menu Turma>Registrar Aula Extra>Cadastrar Aula Extra.

9 6. Selecione o dia que será a aula. Escolha o tipo de aula se será do tipo Adicional ou Reposição. Defina a quantidade de aulas e a Descrição do Tópico de Aula. O campo de observações é para adicionar informações pertinentes à esta aula, como por exemplo local onde ocorrerá, sala, laboratório, material para levar e etc. Estas informações serão disponibilizadas aos alunos matriculados na turma e caso o campo Notificar seja marcado, será disparado um e- mail notificando todos os discentes matriculados na turma. Ao final clique em Cadastrar. LANÇAMENTO DE NOTAS, CONSOLIDAÇÃO DE TURMAS E IMPRESSÃO DE DIÁRIO DE TURMA. 1. Clique no menu Alunos>Lançar Notas. 2. Será apresentado o menu de lançamento de notas. As unidades 1 e 2 referem-se às 1ª e 2ª bimestrais respectivamente. O botão Salvar grava as notas lançadas e fica disponível para os discentes consultarem. O botão Salvar e Ocultar grava as notas porém não ficam visíveis aos discentes. O botão Consolidar Parcialmente faz a análise dos alunos que possuem notas suficientes para serem aprovados diretos e finaliza a turma para estes discentes. Os alunos que não foram aprovados pela média semestral, vão para a Recuperação, que equivale à Prova Final. Após o lançamento da nota de Recuperação, a turma está disponível para ser finalizada. O botão Consolidar (Finalizar) encerra as atividades da turma.

10 Importante: Os botões Consolidar Parcialmente e Consolidar (Finalizar) devem ser utilizados com cautela, pois após a turma ser finalizada, o docente não poderá alterar as notas via Portal do Docente. A consolidação de turma será realizada pelo respectivo docente responsável. 4. Caso o docente queira realizar o desmembramento da avaliação bimestral, é possível através do botão verde Desmembrar ao lado da Unidade. 3. O sistema calcula as frequências lançadas durante o semestre, porém para a finalização da turma o docente deve clicar no botão seta verde para transportar as faltas calculadas para as faltas registradas. É possível transportar as faltas de toda a turma clicando na primeira seta verde da coluna, ou de forma individual clicando na seta de cada aluno.

11 5. Será apresentado o menu de configuração de turma virtual. Nesta etapa o docente cadastrará como se dará o cálculo de sua avaliação. O sistema apresenta três alternativas: Média Ponderada, Média Aritmética ou Soma das Avaliações. 7. O docente receberá um alerta de confirmação de operação. 6. Ao escolher a forma de cálculo, o docente pode mudar outras características da turma virtual como datas das avaliações, tamanho máximo permitido para postagem de arquivos e etc. Ao término da configuração o docente deve clicar em Salvar. 8. Após a primeira configuração da forma de cálculo o docente deve clicar novamente no botão Desmembrar.

12 10. Ao final do desmembramento, as avaliações ficarão desta forma (exemplo). 9. Em seguida será apresentado o menu de cadastro da avaliação. Preencha as informações e clique em cadastrar. O docente pode cadastrar a quantidade de atividades que julgar necessária à sua avaliação. Obs.: Para o histórico do aluno só será registrada média e o percentual de faltas, porém a divisão de notas ficará disponível para o aluno no ambiente virtual. 11. Após lançamento de Conteúdo Programado, Frequência, Notas e Consolidação de Turma, é necessário a impressão do Diário de Turma e sua respectiva assinatura para entrega à Coordenação de Curso. Para acessar o Diário de Turma clique no menu Diário Eletrônico>Diário de Turma.

13 12. Após clicar no botão Diário de Turma, será gerado um arquivo.pdf contendo o diário completo e preenchido.

14 13. É possível também imprimir Listas de Presença da turma organizada por ordem alfabética acessando o menu Diário Eletrônico>Lista de Presença. 14. Para finalizar o acesso clique em SAIR. Dúvidas: (94) secretaria.tucurui@ifpa.edu.br

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA 2105-6503 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes

Leia mais

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA 2105-6503 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes

Leia mais

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR FREQUÊNCIA Esta funcionalidade tem o objetivo de registrar as frequências

Leia mais

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2018 www.ufs.br NTI - 3194-6584 / 3194-6583 DAA 3194-6507 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes

Leia mais

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR NOTAS Essa operação tem como finalidade possibilitar o cadastro

Leia mais

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal... 1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

SIGAA Tu T r u ma Vi V r i tua u l a

SIGAA Tu T r u ma Vi V r i tua u l a SIGAA Turma Virtual Entrar com usuário e senha Selecione o vínculo (Servidor) Selecione Portal do Docente Selecione a disciplina para acessar a Turma Virtual Plano de Curso - Cadastrar Metodologia Procedimentos

Leia mais

SIGAA. Turma Virtual

SIGAA. Turma Virtual SIGAA Turma Virtual Entrar com usuário e senha Selecione o vínculo (Servidor) Selecione Portal do Docente Selecione a disciplina para acessar a Turma Virtual Plano de Curso - Cadastrar Metodologia Procedimentos

Leia mais

MANUAL SISGRAD (Sistema de Gestão Acadêmica) Módulo Docente

MANUAL SISGRAD (Sistema de Gestão Acadêmica) Módulo Docente MANUAL SISGRAD (Sistema de Gestão Acadêmica) Maio/2012 1 Sumário 1 - Acesso ao SISGRAD... 03 2 - Lançamento de Frequência... 05 2.1 - Alteração de Aulas... 06 2.2 - Exclusão de Aulas... 07 3 - Lançamento

Leia mais

DIRETORIA DE SELEÇÃO E AVALIAÇÃO ACADÊMICA TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DO SIGAA - FECHAMENTO DAS CADERNETAS -

DIRETORIA DE SELEÇÃO E AVALIAÇÃO ACADÊMICA TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DO SIGAA - FECHAMENTO DAS CADERNETAS - DIRETORIA DE SELEÇÃO E AVALIAÇÃO ACADÊMICA TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DO SIGAA - FECHAMENTO DAS CADERNETAS - Itabuna-BA 2015 1. Abra um navegador e acesse http://sig.ufsb.edu.br. Clique na opção Cadastre-se",

Leia mais

Coordenação de Curso dentro

Coordenação de Curso dentro SIGAA Manual de Usuário Coordenação de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição.

Leia mais

SISGRAD para docentes

SISGRAD para docentes SISGRAD para docentes 1) Como acessar o sistema? Utilize os navegadores Firefox ou Google Chrome, porque podem ocorrer erros com o uso do Internet Explorer. Acesse: http://sistemas.feg.unesp.br Se for

Leia mais

Manual de Uso. Portal do Professor

Manual de Uso. Portal do Professor Manual de Uso Portal do Professor Caro educador, Neste semestre, um grande projeto foi desenvolvido na Kroton para identificar, normatizar e melhorar nossos processos internos, neste projeto, reunimos

Leia mais

Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU CONFIGURAÇÕES CONFIGURAR TURMA Esta funcionalidade permitirá

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 1.0 Cuiabá MT 2010 1 Sumário Usuários do SISCOFRE... 3

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Coordenador SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o

Leia mais

Conhecendo o Sistema

Conhecendo o Sistema Conhecendo o Sistema Diretor ou Articulador Para entrar no sistema NOVO MAIS EDUCAÇÃO, o Diretor ou Articulador deve seguir os passos: Acesse o site http://pddeinterativo.mec.gov.br/, utilizando o login

Leia mais

ENCERRAMENTO DE TURMAS NO SIGAA

ENCERRAMENTO DE TURMAS NO SIGAA ENCERRAMENTO DE TURMAS NO SIGAA 2018.2 http://sigaa.ifsc.edu.br Plano de Ensino O preenchimento compreende os dados do plano de ensino, o cronograma de aula, as avaliações e as referências. NOTAS, FALTAS

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7 Sumário 1. Acesso... 3 2. Portal do Discente... 4 3. Atualizar Foto e Perfil... 5 4. Meus Dados Pessoais... 6 5. Minhas Notas... 7 6. Atestado de Matrícula... 8 7. Histórico... 9 8. Declaração de Vínculo...

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado Lançamento de Frequências e Notas 1. Para acessar o SISTEMA ACADÊMICO, abra o navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome. 2. Digite na barra de endereços: acadêmico.unemat.br Após aperte a tecla

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE 1. Primeiro Acesso Clique em [ACESSAR SUA CONTA] 1. Primeiro Acesso Caso ainda não possua acesso ao sistema, na caixa de diálogo que surge, clique em [Primeiro acesso].

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR. iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR. iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR Comércio e Soluções em TI contato@redenetsolucoes.com.br Fone: (83) 9 9972-7223 Sumário 1.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso

Leia mais

Treinamento do Portal do Docente

Treinamento do Portal do Docente Treinamento do Portal do Docente OBJETIVO SIGAA Capacitação dos docentes dos Programas Stricto Sensu no uso do SIGAA ESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA UFBASIM SIGAA UFBA SIM SIPAC SIGAA SIGAdmin SIGRH CAPACITAÇÃO

Leia mais

1. Acesso. Acesse o endereço sistemas.ufrb.edu.br/sigaa e digite sua matrícula Siape e sua senha dos sistemas internos ( e SIPAC).

1. Acesso. Acesse o endereço sistemas.ufrb.edu.br/sigaa e digite sua matrícula Siape e sua senha dos sistemas internos ( e SIPAC). Sumário 1. Acesso... 3 2. Portal do Docente... 4 3. Atualizar Foto e Perfil... 5 4. Dados do Site Pessoal do Docente... 6 5. Turma Virtual... 7 6. Menu Turma Virtual... 13 7. Tópicos de Aula... 16 8. Plano

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO ACESSANDO O PORTAL DO ALUNO Para acessar o portal do aluno, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino, vale ressaltar que os endereços de acesso

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial MANUAL DE OPERAÇÃO Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o professor poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página

Leia mais

TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores

TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores O Diário de classe tem por objetivo auxiliar no acompanhamento das atividades do Novo Mais Educação na sua escola.

Leia mais

Sistema Acadêmico SIGAA

Sistema Acadêmico SIGAA Sistema Acadêmico SIGAA A partir de 2018, todos os processos acadêmicos do IFSC serão registrados através do novo sistema acadêmico SIGAA, adquirido junto à UFRN e adaptado para a realidade e os cursos

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Portal do Professor Versão 1.18 Última revisão: 25/02/2019 2019 Versão: 1.18 Documentação: Vitória V. L. Última alteração:

Leia mais

ACESSO AO PORTAL DO DISCENTE NO NOVO SISTEMA ACADÊMICO SIGAA

ACESSO AO PORTAL DO DISCENTE NO NOVO SISTEMA ACADÊMICO SIGAA ACESSO AO PORTAL DO DISCENTE NO NOVO SISTEMA ACADÊMICO SIGAA Este tutorial foi desenvolvido com o objetivo de orientar o acesso e apresentar as funcionalidades básicas do Portal Discente do novo sistema

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC Gerenciar Equipes Organizadoras TURORIAL PARA DOCENTE: Esta

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Portal do Professor Versão 1.18 Última revisão: 25/02/2019 2019 Versão: 1.18 Documentação: Vitória V. L. Última alteração:

Leia mais

Tutorial para implantação do sistema

Tutorial para implantação do sistema Tutorial para implantação do sistema Conteúdo 1. Cadastro de colaborador, professor e funções... 2 2. Cadastro de turma... 4 3. Cadastro de alunos... 5 4. Matrícula... 5 5. Alteração de cadastro do aluno...

Leia mais

O SIGAA como Ferramenta de Ensino: A turma virtual. Prof. Gleydson de A. F. Lima Superintendência de Informática/UFRN

O SIGAA como Ferramenta de Ensino: A turma virtual. Prof. Gleydson de A. F. Lima Superintendência de Informática/UFRN O SIGAA como Ferramenta de Ensino: A turma virtual Prof. Gleydson de A. F. Lima Superintendência de Informática/UFRN Por que a Turma Virtual? Crescimento do uso de tecnologias de informática como apoio

Leia mais

Acesso ao Portal Discente do SIGAA

Acesso ao Portal Discente do SIGAA Acesse o sistema no link: https://sig.ifrs.edu.br/sigaa Acesso ao Portal Discente do SIGAA Na primeira tela temos algumas opções de recuperação de informações acerca de sua conta, caso tenha alguma dificuldade

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Manual de Utilização do Portal Educacional

Manual de Utilização do Portal Educacional Manual de Utilização do Portal Educacional Sumário Introdução... 2 Menu do Portal... 5 Acadêmico... 6 Materiais... 8 Financeiro... 8 Benefícios (Serviço Social)... 9 Relatórios... 10 Tarefa Diária... 11

Leia mais

Conteúdo deste documento: 1. Primeiro acesso ao SIGAA 2. Tutorial para Solicitação de Acréscimo de disciplina 3. Tutorial para solicitação de

Conteúdo deste documento: 1. Primeiro acesso ao SIGAA 2. Tutorial para Solicitação de Acréscimo de disciplina 3. Tutorial para solicitação de Conteúdo deste documento: 1. Primeiro acesso ao SIGAA 2. Tutorial para Solicitação de Acréscimo de disciplina 3. Tutorial para solicitação de matrícula 4. Tutorial para solicitação de trancamento de Matrícula

Leia mais

Guia Rápido do SigaEDU (versão 5 - fevereiro/2016)

Guia Rápido do SigaEDU (versão 5 - fevereiro/2016) Guia Rápido do SigaEDU (versão 5 - fevereiro/2016) Sumário 1. Acesso ao Sistema...01 2. Acesso às turmas cadastradas...05 3. Lançamento de conteúdo das aulas...07 4. Lançamento de notas/avaliações...09

Leia mais

Manual do professor WEBDIARIO

Manual do professor WEBDIARIO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Cubatão. Manual do professor WEBDIARIO Versão 1.6 COORDENADORIA DE INFORMÁTICA E PLANEJAMENTO 2015 Sumário 1. Acesso ao WD 1.1 Configuração

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Orientações para utilização do sistema EducaWeb Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Vertical Educação Julho/2013 1 Orientações para utilização

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

EasyTracking. Guia de utilização

EasyTracking. Guia de utilização EasyTracking Guia de utilização APRESENTAÇÃO Em 03/10/2016 a Chubb Seguros iniciou parceria com a Pitney Bowes, atendendo os serviços de Expedição, o qual nos proporciona o uso do Sistema EasyTracking,

Leia mais

Suap-EDU MANUAL DO DOCENTE

Suap-EDU MANUAL DO DOCENTE Suap-EDU MANUAL DO DOCENTE Professor Erivelto Bauer de Matos (Campus Novo Hamburgo) Coordenadoria Sistêmica de Registros Acadêmicos - CSRA/IFSul Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais -

Leia mais

Sumário. 1-Estrutura do Módulos Acesso ao SGA Lançamento de Frequência Lançamento de Avaliações... 8

Sumário. 1-Estrutura do Módulos Acesso ao SGA Lançamento de Frequência Lançamento de Avaliações... 8 Sumário 1-Estrutura do Módulos... 2 2-Acesso ao SGA... 3 3-Lançamento de Frequência... 4 3.1-Inclusão de Aulas... 4 3.2-Alteração de Aulas... 6 3.3-Exclusão de Aulas... 7 4-Lançamento de Avaliações...

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Manual SIGAA. SIGAA. ifsc.edu.br

Manual SIGAA. SIGAA. ifsc.edu.br Manual SIGAA SIGAA. ifsc.edu.br Seja bem-vindo(a)! Este tutorial foi desenvolvido com o objetivo de apresentar as funcionalidades básicas do Portal Discente do novo sistema acadêmico - SIGAA Indice SIGAA.

Leia mais

MANUAL DE TREINAMENTO PROJETO TASY GESTÃO HOSPITALAR

MANUAL DE TREINAMENTO PROJETO TASY GESTÃO HOSPITALAR Versão: 01 Página: 1 / 14 HOSPITAL POMPÉIA PROJETO TASY COTAÇÃO DE COMPRA WEB Versão: 01 Página: 2 / 14 COTAÇÃO DE COMPRA WEB O Hospital Pompéia está disponibilizando o sistema de Cotação de Compras Web

Leia mais

Orientações Portal Discente

Orientações Portal Discente Orientações Portal Discente Este tutorial foi desenvolvido com o objetivo de apresentar as funcionalidades básicas do Portal Discente do novo sistema acadêmico - SIGAA. Acessar Sistema Acadêmico - SIGAA

Leia mais

Como se origina um curso de especialização no SIGAA?

Como se origina um curso de especialização no SIGAA? SIGAA Manual de Usuário Gestor de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição. A Pró-Reitoria

Leia mais

Tutorial. Livro Ponto

Tutorial. Livro Ponto Tutorial Livro Ponto Sumário Docentes... 3 Docentes Ausência... 7 Docentes Consolidação de Ausências... 9 Não Docentes Cadastro de Horário... 13 Não Docentes Associação de Horário... 14 Não Docentes Folha

Leia mais

Manual do usuário. Sistema de Gestão de Colégios (SGC Web) Aplicativo oficial do Colégio Santa Maria Minas - Módulo Professor. Versão 1.

Manual do usuário. Sistema de Gestão de Colégios (SGC Web) Aplicativo oficial do Colégio Santa Maria Minas - Módulo Professor. Versão 1. Manual do usuário Sistema de Gestão de Colégios (SGC Web) Aplicativo oficial do Colégio Santa Maria Minas - Módulo Professor Versão 1.0 Sistema de Gestão de Colégios (SGC Web) Melhorias - Cópia de avaliação

Leia mais

Dupla Regência Manual para a Administração da Escola

Dupla Regência Manual para a Administração da Escola Dupla Regência Manual para a Administração da Escola Versão 1.0 Conteúdo Administração da Escola Cenário de Uso I Central de Vagas... 4 1. Cadastro de Vagas... 4 2. Consultar vagas cadastradas... 5 3.

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO 2013/1 1 SUMÁRIO 1. ACESSANDO O SISTEMA ON LINE... 3 2. TELA INCIAL... 4 3. MENUS... 4 3.1 Calendário Acadêmico... 5 3.2 Arquivos

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83)

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83) Manual -Sistema de Cadastro Dúvidas? (83) 3048-2784 1 -Login-Sistema de Cadastro Tela de logindo sistema. Efetue o logincom usuário e senha fornecidos pela Unimed NNE. Se não possuir cadastro, entre em

Leia mais

Manual do Usuário SinFAT Web

Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Versão 1.1 Última atualização: 26/04/2014 Sumário 1.0 O que é o SinFAT Web?...4 1.1 Quem pode usar?...4 2.0 Como acessar?...4 2.1 Como se cadastrar?...5

Leia mais

Tutorial. Conselho de Escola

Tutorial. Conselho de Escola Tutorial Conselho de Escola Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo Conselho de Escola para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são: Diretor Vice-diretor

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema.

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página inicial do Sistema Acadêmico

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2018 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

Como usar o SCV Sistema de Controle Vegetal do Indea-MT CADASTRO. Para cadastrar a sua empresa você deve seguir esses passos.

Como usar o SCV Sistema de Controle Vegetal do Indea-MT CADASTRO. Para cadastrar a sua empresa você deve seguir esses passos. Como usar o SCV Sistema de Controle Vegetal do Indea-MT CADASTRO Para cadastrar a sua empresa você deve seguir esses passos. Passo 1: Para a empresa que ainda não tem cadastro no Indea você deve acessar

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES)

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES) MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES) Passo a passo do Portal Acadêmico http://portal.ubec.edu.br/csc/ UBEC - Para servir com qualidade SUMÁRIO Objetivo Manual do Portal Acadêmico... 03 Navegadores...

Leia mais

GUIA DE REGISTRO DE GRAUS/RM

GUIA DE REGISTRO DE GRAUS/RM GUIA DE REGISTRO DE GRAUS/RM Sumário DÚVIDAS E APOIO... 2 1. ACESSANDO O PORTAL EDUCACIONAL (RM) PELO MINHA UNISINOS... 2 2. REGISTRO DE FALTAS... 4 2.1. ATUALIZAR AULAS DADAS... 6 2.2. REGISTRAR FALTAS...

Leia mais

Digitação de notas pelo sistema web

Digitação de notas pelo sistema web Digitação de notas pelo sistema web Trata-se de rotina on-line, via internet, para o auxilio a digitação de notas. Para a utilização, acesse www.sistemaweb.net/cliente/??? onde??? identifica a sigla da

Leia mais

Tutorial para utilização do SAGE pelo docente

Tutorial para utilização do SAGE pelo docente Tutorial para utilização do SAGE pelo docente Tutorial contendo todos os passos para utilização básica do SAGE Sistema de Apoio a Gestão Educacional. Siga todos os passos descritos abaixo para lograr êxito!

Leia mais

REGISTRO DE FREQUÊNCIA ELETRÔNICO

REGISTRO DE FREQUÊNCIA ELETRÔNICO Universidade Federal do Ceará Secretaria de Tecnologia da Informação Divisão de Sistemas de Informação REGISTRO DE FREQUÊNCIA ELETRÔNICO SUMÁRIO 1. Procedimentos para o registro da frequência 2. Acesso

Leia mais

LATO SENSU COORDENADOR

LATO SENSU COORDENADOR LATO SENSU COORDENADOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPGD - 2105-6497 / copgdufs@gmail.com Lato Sensu - Coordenador: Objetivo

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos

MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos Índice CADASTROS INICIAIS... 3 Cadastro de CURSOS... 3 Novo curso... 3 Alterar um curso... 3 Cadastro de MÓDULOS... 4 Novo módulo... 4 Alterar um módulo... 5 Cadastro

Leia mais

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE - PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE V.00 AGOSTO/07 V.00 NOVEMBRO/07 AMBIENTAÇÃO Introdução O novo Portal do Aluno/Docente é o local institucional projetado para os alunos e professores

Leia mais

Ambiente Tecnológico para Gestão de Alta Performance de Instituições de Ensino. Tutorial. Portal do Aluno. tnttec.com.br

Ambiente Tecnológico para Gestão de Alta Performance de Instituições de Ensino. Tutorial. Portal do Aluno. tnttec.com.br Ambiente Tecnológico para Gestão de Alta Performance de Instituições de Ensino Tutorial Portal do Aluno tnttec.com.br Portal do Aluno: Tutorial Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Autor:

Leia mais

Orientação do Lançamento de notas 2011 Professor

Orientação do Lançamento de notas 2011 Professor Orientação do Lançamento de notas 2011 Professor 1 CONTEÚDO Conteúdo... 2 Portal do Docente On-line... 3 Como acessar o Portal?... 3 Lançamento de Notas... 5 2 PORTAL DO DOCENTE ON-LINE Este portal é utilizado

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Professor

SAA Cesurg. SAA Professor SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

Módulo Convênios de Estágio SIGAA. Manual da Diretoria de Extensão

Módulo Convênios de Estágio SIGAA. Manual da Diretoria de Extensão Módulo Convênios de Estágio SIGAA Manual da Diretoria de Extensão SIGAA Módulo Convênios de Estágio 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 PERFIS DE ACESSO (GRUPOS DE PAPÉIS)...3 ACESSANDO

Leia mais

Manual de Uso Novo Portal do Professor

Manual de Uso Novo Portal do Professor Manual de Uso Novo Portal do Professor Junho de 2009 Caro educador, Neste semestre, um grande projeto foi desenvolvido no IUNI para identificar, normatizar e melhorar nossos processos internos, neste projeto

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2018 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES. (Versão 1, janeiro de 2018) SUMÁRIO 1- CADASTRO NO PORTAL DE PERIÓDICOS...

INSTRUÇÕES PARA O TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES. (Versão 1, janeiro de 2018) SUMÁRIO 1- CADASTRO NO PORTAL DE PERIÓDICOS... 1 INSTRUÇÕES PARA O TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES (Versão 1, janeiro de 2018) SUMÁRIO 1- CADASTRO NO PORTAL DE PERIÓDICOS...2 2- CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO DO MEU ESPAÇO...4 3- RECUPERAÇÃO DO

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

DIÁRIO DE CLASSE E PLANO DE AULA

DIÁRIO DE CLASSE E PLANO DE AULA DIÁRIO DE CLASSE E PLANO DE AULA 1 SUMÁRIO Apresentação... 3 Entrada no Portal / Login... 4 Contexto... 5 Quadro de Horário... 9 Diário de Classe... 10 Lançamento das Faltas...12 Emissão dos Diários de

Leia mais

Abertura de Turmas dos cursos EAD

Abertura de Turmas dos cursos EAD Abertura de Turmas dos cursos EAD 1. Acesse o Menu EAD/Turma-Disciplina EAD/ Cadastrar 2. Selecione o Campus/ o Curso/ o Nível e clique em Buscar 3. Surgirá uma listagem com os componentes curriculares

Leia mais

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE Sumário COMO ACESSAR O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM...2 COMO ACESSAR O CURSO...7 COMO ACESSAR O CONTEÚDO DO CURSO...8 Como acessar o Ambiente

Leia mais

Sistema de Solicitação de Sala

Sistema de Solicitação de Sala Infraestrutura de salas de aula e auditórios da Escola Fazendária do Estado de São Paulo - FAZESP Manual do Usuário Sistema de Solicitação de Sala Atualizado em 1 de junho de 2017 Versão 1.0 Sistema de

Leia mais

MANUAL. Via Portal do Cidadão

MANUAL. Via Portal do Cidadão MANUAL Enviar Proposta de Licitações" Via Portal do Cidadão Para efetuar esta operação o usuário deverá acessar o portal balneariopicarras.atende.net rolar a página até o final, clicando na aba Enviar

Leia mais

Manual SIGAA. SIGAA. ifsc.edu.br

Manual SIGAA. SIGAA. ifsc.edu.br Manual SIGAA SIGAA. ifsc.edu.br Seja bem-vindo(a)! Este tutorial foi desenvolvido com o objetivo de apresentar as funcionalidades básicas do Portal Discente do novo sistema acadêmico - SIGAA Indice 1 Acessar

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Aluno

SAA Cesurg. SAA Aluno SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

Olá! Seja bem-vindo ao Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem

Olá! Seja bem-vindo ao Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem TUTORIAL CO-PYME EAD Olá! Seja bem-vindo ao Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem Caso tenha qualquer dúvida sobre como navegar pelo ambiente virtual de aprendizagem, clique nos tópicos listados

Leia mais

Manual básico de utilização

Manual básico de utilização Manual básico de utilização Assistente SNGPC www.assistentesngpc.com.br Sumário 1. Acesso ao sistema 1.1. Login no sistema 1.1.1. Cadastro da farmácia/drogaria 1.1.2 Acesso 2. Abertura do inventário inicial

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA

MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA Vocabulário: Safra Vigente: Safra em operação. Ativo: Encontra-se operante na safra. Inativo: Encontra-se inoperante na safra. 1. LOGIN

Leia mais

Bem Vindo ao Sistema ISSMAP

Bem Vindo ao Sistema ISSMAP Bem Vindo ao Sistema ISSMAP Portal de Emissão de Nota Fiscal de Serviço 1º Modulo: Cadastro no Sistema SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ACESSO... 3 1. REALIZANDO CADASTRO NO SISTEMA... 4 1.1 Pessoa Física... 5

Leia mais

Lançamento de Faltas - Diário de Classe

Lançamento de Faltas - Diário de Classe Lançamento de 1. Descrição A nova versão do lançamento de faltas foi criada para se parecer com o modelo de diário de classe utilizado em papel pelos docentes em sala de aula. Este documento irá mostrar

Leia mais

Acesse o Portal do Professor, a partir do Site Institucional do IPOG < Insira as seguintes informações na tela de login:

Acesse o Portal do Professor, a partir do Site Institucional do IPOG <  Insira as seguintes informações na tela de login: 1. ACESSO Acesse o Portal do Professor, a partir do Site Institucional do IPOG . Insira as seguintes informações na tela de login: Usuário veterano: Usuário: Informar número de

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo. Manual de utilização do Diário de Classe do Portal do Professor da UFES

Universidade Federal do Espírito Santo. Manual de utilização do Diário de Classe do Portal do Professor da UFES Universidade Federal do Espírito Santo Manual de utilização do Diário de Classe do Portal do Professor da UFES Núcleo de Processamento de Dados Maio/2012 Apresentação O presente tutorial visa explicar

Leia mais