ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO RENDIMENTO DINÂMICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO RENDIMENTO DINÂMICO"

Transcrição

1 RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO RENDIMENTO DINÂMICO 30 de Junho de 2011

2 1. CARACTERIZAÇÃO DO FUNDO a) Objectivo e política de investimento O Espírito Santo Rendimento Dinâmico Fundo Especial de Investimento Aberto, adiante designado por Fundo, é um Fundo Especial de Investimento, gerido pela ESAF Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliário, S.A.. Foi constituído por tempo indeterminado, tendo iniciado a sua actividade em 12 de Novembro de O objectivo do Fundo consiste em proporcionar aos participantes uma rendibilidade acima da média de uma carteira diversificada de acções, utilizando, para o efeito, uma carteira tendencialmente direccional isto é, os investimentos tenderão a ser em cada momento oportunísticos e concentrados, apresentando uma liquidez diária. O Fundo não terá qualquer restrição de investimento podendo por isso investir em valores mobiliários cujas entidades gestoras, emitentes ou contrapartes se situem em qualquer região mundial. O Fundo poderá investir em Instrumentos Financeiros Derivados com fins diferentes de cobertura, podendo daí resultar um acréscimo de risco no património do Fundo. b) Perfil do investidor O Fundo adequa-se a investidores com uma perspectiva de investimento de médio/longo prazo (período mínimo recomendado de 3 anos), dirigindo-se quer à generalidade dos investidores, quer a investidores institucionais, que tolerem eventuais desvalorizações de capital. c) Risco associado ao investimento O risco associado ao Fundo dependerá em cada momento da volatilidade dos activos que o compõem. Não existe qualquer garantia para o participante quanto ao capital investido ou em relação à rendibilidade do seu investimento pelo que existe o risco de perda do investimento. Por princípio, o fundo efectuará operações de cobertura de risco cambial dos valores expressos em divisas que não o euro. Poderá, no entanto, não realizar tais operações se a visão de gestão relativamente à evolução dos mercados cambiais assim o justificar.

3 2. EVOLUÇÃO DA ACTIVIDADE DO FUNDO O primeiro semestre de 2011 foi pautado por muitas das mesmas directrizes que condicionaram o ano anterior, nomeadamente os constrangimentos relacionados com a situação financeira dos denominados países periféricos europeus, com especial destaque para a Grécia, Irlanda e Portugal. Mais preocupante ainda é o risco de contágio a economias mais representativas como a Espanha ou a Itália. As autoridades europeias têm trabalhado no sentido de encontrar soluções para esta questão, o que terá de passar por um consenso de difícil obtenção entre os vários países, incluindo obrigatoriamente o Banco Central Europeu. Acentuam-se as especulações sobre uma possível, para muitos até provável, reestruturação da dívida grega com todas as implicações que dai poderiam advir. O fim do semestre marcou ainda a conclusão do segundo programa de Quantitative Easing nos EUA, numa altura que se discute o aumento do limite de endividamento da nação americana e ainda a necessidade ou não de novas acções de política monetária expansionista. O período foi bastante atribulado para os activos de risco em especial para todos aqueles de um modo ou de outro relacionados com os países periféricos europeus ou com o sector financeiro, sem dúvida os mais afectados no cenário actual. O E.S. Rendimento Dinâmico manteve durante boa parte do semestre uma exposição relevante ao sector financeiro, especialmente no Brasil, que contrariamente ao sucedido para a grande maioria do sector, acabou por apresentar uma prestação positiva no período, no entanto a depreciação da moeda brasileira nesse período acabou por penalizar fortemente o fundo. O fundo encerrou o semestre com uma forte redução da componente accionista face ao início do ano, tendo por outro lado aumentado a sua exposição em Fundos de Investimento, nomeadamente em Fundos de Investimento Imobiliário. a) Valor em 30 de Junho de 2011 O Fundo atingiu, a 30 de Junho de 2011, um valor líquido global de ,57 euros. A esta data o valor da unidade de participação era de 7,0437 euros, a que corresponde uma valorização anualizada, desde o início do Fundo, de 13,92% líquida de impostos e comissões de gestão e depositário.

4 b) Evolução da Cotação (em Euros) Evolução da UP 7,6 7,4 7,2 7 6,8 6,6 6,4 6, c) Rendibilidades ( * ) Ano de ,48% Últimos 12 meses 6,15% Ano de ,55% Desde início 13,92% d) Risco Histórico H (*) Ano de Últimos 12 meses 4 Ano de * Notas: (a) As Rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura, porque o valor das unidades de participação pode aumentar ou diminuir em função do nível de risco que varia entre 1 (risco mínimo) e 6 (risco máximo). (b) Estas rendibilidades têm como base os valores das unidades de participação calculados no último dia do ano e/ou semestre, conforme aplicável. As rendibilidades divulgadas pela ESAF nas brochuras publicitárias têm como base os valores das unidades de participação calculadas no último dia útil do ano e/ou semestre. Estas rendibilidades apenas seriam obtidas se o investimento tivesse sido efectuado durante o período de referência indicado. (c) As rendibilidades apresentadas não são líquidas de eventuais comissões de subscrição e resgate, aplicando-se as comissões em vigor na altura da subscrição e/ou resgate, sendo as comissões actuais e máximas as seguintes: Comissão de Subscrição - 0% Comissão de Resgate - 0% (d) Os prospectos respectivos ao Fundo encontram-se disponíveis nos locais e meios de comercialização.

5 e) Composição da carteira de aplicações em 30 de Junho de 2011 Composição da Carteira 9,39% 43,04% 7,78% 5,23% 0,85% 2,33%2,80% 0,48% 28,12% 28,60% 10,35% CLN Estruturadas Struture Finance Acções Acções via fundos Acções Obrigações Papel Comercial Investimentos Alternativos Imobiliário Liquidez A composição discriminada da carteira de valores, em 30 de Junho de 2011, pode ser consultada em anexo. 3. UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS DERIVADOS Operações sobre o Mercado Accionista A exposição a estes instrumentos, em posições longas e curtas, tem um limite legal máximo que é monitorizado em permanência. Como instrumento de gestão, foram efectuadas ao longo do semestre operações de Equity Swaps. Em resultado das operações acima descritas, o Fundo registou um ganho de Euros. Em operações de cobertura de risco há a natural contrapartida na evolução dos preços dos activos detidos. 4. VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO DO FUNDO No âmbito do legalmente estabelecido, e para a valorização dos activos que integram o Fundo, a Entidade Gestora considerará o seguinte: a) Para a valorização das unidades de participação dos fundos de investimento que compõem a carteira, será considerado o último valor conhecido e divulgado pela respectiva Entidade Gestora no dia de valorização do Fundos, e disponível no momento de referência;

6 b) Para a valorização de unidades de participação de fundos de investimento cuja periodicidade de cálculo e divulgação seja superior à do Fundo será considerado o último valor conhecido e divulgado ou o presumível valor de oferta de compra firme; c) Os valores mobiliários, os instrumentos derivados e os restantes instrumentos cotados numa Bolsa de Valores ou admitidos à negociação num mercado regulamentado, serão avaliados ao preço disponível no momento de referência ou ao preço de fecho desses mercados se a sessão tiver encerrado antes das dezassete horas de Lisboa. Se um activo estiver cotado em mais de uma Bolsa ou mercado, o preço a considerar será o efectuado na Bolsa ou mercado regulamentado mais representativos para esse activo, em termos de maior liquidez, frequência e regularidade de transacções; d) Relativamente aos activos dos mercados do Continente Americano, a composição da carteira terá em consideração as transacções efectuadas apenas até à véspera do momento de referência para efeitos do cálculo da unidade de participação; e) Para a valorização de Acções não cotadas em Bolsa de Valores nem admitidas à negociação num mercado regulamentado será considerado o presumível valor de realização, utilizando para tal modelos de avaliação universalmente aceites nos mercados financeiros; f) Para a valorização de Obrigações cotadas ou admitidas à negociação num mercado regulamentado, será considerado o preço disponível no momento de referência do dia a que respeita a valorização. Caso não exista preço disponível, será considerada a última oferta de compra difundida através dos meios de informação especializados, como sejam o Bloomberg, a Reuters e outros, na indisponibilidade desta, o presumível valor de oferta de compra firme ou, na impossibilidade da sua obtenção, o valor médio das ofertas de compra e venda, difundidas por entidades financeiras de reconhecida credibilidade no mercado em que os activos em causa se enquadram, desde que estas entidades não se encontrem em relação de domínio ou de grupo, nos termos dos artigos 20.º e 21.º do Código dos Valores Mobiliários, com a Entidade Gestora. Na indisponibilidade do referido acima, será considerado o valor resultante da aplicação de modelos teóricos que a Entidade Gestora considere mais apropriados atendendo às características do título, nomeadamente o modelo dos cash-flows descontados, exceptua-se o caso das obrigações com maturidade inferior a doze meses as quais serão valorizadas ao valor de amortização, caso não ocorram eventos de crédito que possam originar variações no preço do valor de amortização; g) Para a valorização das Obrigações não cotadas nem admitidas à negociação em mercado regulamentado, será considerado o presumível valor de oferta de compra firme ou, na

7 impossibilidade da sua obtenção, o valor médio das ofertas de compra e venda, difundidas por entidades financeiras de reconhecida credibilidade no mercado em que os activos em causa se enquadram. Na indisponibilidade deste, será considerado o valor resultante da aplicação de modelos teóricos que a Entidade Gestora considere mais apropriados atendendo às características do título, nomeadamente o modelo dos cash-flows descontados, exceptua-se o caso das obrigações com maturidade inferior a doze meses as quais serão valorizadas ao valor de amortização, caso não ocorram eventos de crédito que possam originar variações no preço do valor de amortização; h) Para a valorização de instrumentos representativos de dívida de curto prazo, na falta de preços de mercado, será efectuada a respectiva valorização com base no reconhecimento diário do juro inerente à operação; i) Para a valorização dos instrumentos financeiros derivados, cotados numa Bolsa de Valores ou admitidos à negociação num mercado regulamentado, será considerado o preço de referência do dia a que respeita a valorização, considerando o disposto na alínea a) deste artigo; j) Para a valorização de instrumentos financeiros derivados OTC, será considerado o preço de compra ou de venda, consoante se trate de posições compradas ou vendidas respectivamente difundido através dos meios de informação especializados, como sejam o Bloomberg, a Reuters e outros. Na indisponibilidade deste, será considerado o presumível valor de realização fornecido por entidades financeiras de reconhecida credibilidade no mercado em que os activos em causa se enquadram. Na ausência deste último, será considerado o valor resultante da aplicação do modelo de avaliação Black-Scholes, à excepção dos Credit Default Swaps com maturidade inferior a doze meses os quais serão valorizados ao valor de amortização, caso não ocorram eventos de crédito que possam originar variações no preço do valor de amortização. k) Para a valorização de contratos forwards cambiais, serão considerados para o apuramento do seu valor, a respectiva taxa de câmbio spot, as taxas de juro a prazo das respectivas moedas e o prazo remanescente do contrato; l) Tratando-se de valores em processo de admissão à cotação numa Bolsa de Valores ou num mercado regulamentado, será considerado o valor utilizado para a valorização de valores mobiliários da mesma espécie, emitidos pela mesma entidade e admitidos à cotação, tendo em conta as características de fungibilidade e liquidez entre as emissões; m) Relativamente a valores cotados admitidos à negociação numa Bolsa de Valores ou transaccionados em mercados regulamentados, que não sejam transaccionados nos 15 dias

8 que antecedem a respectiva avaliação, serão utilizados os critérios de valorização definidos para os valores não cotados.

9 ESAF - Fundos Mobiliários ESAF Fundos de Investimento Mobiliário Av. Álvares Cabral, 41, , LISBOA Fundo de Investimento : ES-Rendimento Dinâmico-FEI Composição da Carteira em Preço Unit. Juro Corrido Valor Total Designação Quantidade Preço Unit. Mda (EUR) (EUR) (EUR) A. COMPOSIÇÃO DISCRIMINADA CARTEIRA DE APLICAÇÕES DOS FUNDOS INVEST. MOBILIÁRIO 1 - VALORES MOBILIÁRIOS COTADOS Mercado de bolsa nacional Acções ZON Multimedia,SGPS EUR Merc de bolsa de Estados Membros UE Obrigações diversas JPM Var 07-03/ % EUR 99.19% ELM BV Sr / % EUR 76.21% Lusitano Mortg. 4 D % EUR 14.04% Corsair Float 06/ % EUR 65.32% Duchess V-X B % EUR 84.00% Faxtor B % EUR 0.10% OUTROS VALORES Outros Intrumentos de Dívida Papel Comercial ONGOING SGPS 3ªEms a EUR UNIDADES DE PARTICIPAÇÃO DE (OIC) OIC domiciliados em Portugal FUNGERE EUR FUNGEPI EUR OIC domiciliados num Estado-membro da EU LIQUIDEZ ES-Brazilian Equity EUR NAU FUND CL-A(R) EUR EUR ONGOING INTERNATIONA EUR ONGOING INTER STRATE EUR À vista Depósitos à ordem DO 0007-BES/LX % EUR DO BES/ALTURA % EUR DO BESGBP-BES/0.0000% GBP DO BESUSD-BES/0.0000% USD DO BES/ALTURA % USD EMPRÉSTIMOS Descobertos DO Custodia BES % BRL Pág. 1 de 2

10 ESAF - Fundos Mobiliários Av. Álvares Cabral, 41, , LISBOA Fundo de Investimento : ES-Rendimento Dinâmico-FEI Composição da Carteira em ESAF Fundos de Investimento Mobiliário Preço Unit. Juro Corrido Valor Total Designação Quantidade Preço Unit. Mda (EUR) (EUR) (EUR) 9 - OUTROS VALORES A REGULARIZAR Valores Activos Valores Passivos B. VALOR LÍQUIDO GLOBAL DO FUNDO D. NÚMERO DE UNIDADES DE PARTICIPAÇÃO EM CIRCULAÇÃO Pág. 2 de 2

11 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

12 ESAF Fundos de Investimento Mobiliário

13 ESAF Fundos de Investimento Mobiliário

14 ESAF Fundos de Investimento Mobiliário

15

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

17 " G* H * #!#,!* $ &!#!+ ( * = 8 ) #,!- )+ # ( &* <'+ * + /!'&* # <)&* - $ &!$ * &*,* #!!# ( 8 ) * $ &!#!+ ( *,* # / )- 3 * #! + )# &!4 '# ( )# / )+ ( * 3 '1%# ( '/ )#,) 0 +,)5 - * + ( ',)#,! * / )&,) / )- ) 1* + ) )+ ( * 3 '1%# ( '/ ),)# &4 * + '# - )#,! + 2!# ( '-!+ ( ) )1!/ ( '2 )5!- '( ',)$!1* )- '# # 8 ),)!&/ *,),! * 1)&!# )3 '1'7 &')# 5!&!4 0 1* -!+ ( * = 8 ) / )- $ 1!-!+ ( * &!- '( ',* $ )&!# ( *!+ ( ',*,!5 + * #!A 0 K + / '*,* # / )- $!( K + / '* # A 0! 1>! <)&* - * ( &'3 0 %,* # $!1)!/ &!( )L!'+ D M F5,! N,! 0 ( 0 3 &): #,!- )+ # ( &* <'+ * + /!'&* #!)&!# $!/ ( '2 )* +!C )A 0!<* 9!- $ * &(!'+ (!4 &* + (!,)$ &!#!+ (!!1* ( O &') # )3 &!* * / ( '2 ',*,!* + 0 * 1,)0 +,)* $ &!#!+ ( * -,'<!&!+ = * # + )# * &&!,)+,* -!+ ( )#!-,'2!&# )# 2 * 1)&!# : # ( * # '( 0 * = 8 )$ &!+,!L#!/ )- )<* / ( ),!)# '# (!- *,!'+ <)&- * = 8 )L P L!<!/ ( 0 * &* ( &0 + / * 4!-,)# / K + ( '- )#,!!0 &): # # '- 5 * #,!- )+ # ( &* <'+ * + /!'&* # 5 A 0 * +,) / )- $ * &*,* # 5 $ ),!- * $ &!#!+ ( * &,'<!&!+ = * # + 8 )# '4 + '<'/ * ( '2 * # : G3 H # $!/ '* 1'9 * = 8 ),)#!C!&/ %/ ')# 0 +,) &!# $!'( * 5 + * $ &!$ * &* = 8 ),* # # 0 * # / )+ ( * # 5 ) $ &'+ / %$ ') / )+ ( * 3 '1%# ( '/ ),*!# $!/ '* 1'9 * = 8 ),'7 &'*,)# / 0 # ( )#!$ &)2!'( )# : # # '- 5 )# / 0 # ( )#! )# $ &)2!'( )# # 8 ) / )+ ( * 3 '1'9 *,)# + )!C!&/ %/ ') * A 0!,'9!- &!# $!'( )5 '+,!$!+,!+ (!-!+ (!,*,* ( *,)#!0 $ * 4 * -!+ ( ))0 &!/!3 '-!+ ( ): G/ H $ 1'/ * ( %( 0 1)# ). - 3 '( ),) 1!4 * 1-!+ (!!# ( * 3!1!/ ',)5! $ * &* * 2 * 1)&'9 * = 8 ),)# * / ( '2 )# A 0! '+ (!4 &* - ) 0 +,)5 * + ( ',*,!P!# ( )&* / )+ # ',!&* &7 )#!4 0 '+ (!Q : * &* * 2 * 1)&'9 * = 8 ),* # 0 + ',*,!#,!$ * &( '/ '$ * = 8 ),)# <0 +,)#,!'+ 2!# ( '-!+ ( )A 0!/ )- * / * &(!'&* 5 #!&7 / )+ # ',!&*,) ) 2 * 1)& / )+ >!/ ',)!,'* &'* -!+ (!,' *,) $!1* &!# $!/ ( '2 * + ( ',*,! P!# ( )&* + ),'*,!2 * 1)&'9 * = 8 ),)0 +,)# 5!,'# $ )+ %2!1+ )- )-!+ ( ),!&!<!&K + / '* R : * &* * 2 * 1)&'9 * = 8 ),!0 + ',*,!#,!$ * &( '/ '$ * = 8 ),!<0 +,)#,!<0 +,)#,!'+ 2!# ( '-!+ ( )/ 0?* * $!&'),'/ ',*,!,!/ 7 1/ 0 1)!,' * = 8 ) #!?* # 0 $!&')&B,)0 +,)#!&7 / )+ # ',!&*,) ) J 1( '- ) 2 * 1)& / )+ >!/ ',)!,' *,))0 '$ &!# 0 - %2!12 * 1)&,!)<!&( *,!/ )- $ &* <'&-!R : # 2 * 1)&!# - )3 '1'7 &')# 5)# '+ # ( &0 -!+ ( )#,!&'2 *,)#!)# &!# ( * + (!# '+ # ( &0 -!+ ( )# / )( *,)# * )1# *,! * 1)&!# )0 *,- '( ',)# B+!4 )/ '* = 8 ) !&/ *,)&!4 0 1* -!+ ( *,))0!# $!/ '* 1'9 *,)5#!&8 ) * 2 * 1'*,)# * )$ &!= ),'# $ )+ %2!1+ )- )-!+ ( ),!&!<!&K + / '* )0 * )$ &!= ),!<!/ > ),!# #!# -!&/ *,)# #!* #!# # 8 )( '2!&!+ /!&&*,)* + (!#,* #,!9 * # #!(!> )&* #,! '# 3 )* :!0 - * / ( '2 )!# ( '2!&/ )( *,)!- - * '#,! 0 - * )1# * )0 -!&/ *,)5 ) $ &!= ) * / )+ # ',!&* & #!&7 )!<!/ ( 0 *,) + * )1# * )0 -!&/ *,) &!4 0 1* -!+ ( *,)- * '# &!$ &!#!+ ( * ( '2 )# $ * &*!# #!* / ( '2 )5!- (!&- )#,!- * ')&1'A 0 ',!9 5<&!A 0 K + / '*! &!4 0 1* &',*,!,!( &* + # * / R I :!1* ( '2 * -!+ (! * )# * / ( '2 )#,)# -!&/ *,)#,) )+ ( '+!+ (! -!&'/ * + )5 * 2 * 1)&'9 * = 8 ) #!&7!<!/ ( 0 *,* / )+ # ',!&* +,) * # ( &* + # * / ( 0 *,* # * ( 6 B 2 6 # $!&*,) / 7 1/ 0 1),* 0 + ',*,!,! $ * &( '/ '$ * = 8 )R M : * &* * 2 * 1)&'9 * = 8 ),! / + 8 ) / )( *,* # +!- *,- '( ',* # B +!4 )/ '* = 8 )!- -!&/ *,) &!4 0 1* -!+ ( *,)5#!&7 / )+ # ',!&*,))$ &!# 0 - %2!12 * 1)&,!&!* 1'9 * = 8 )50 ( '1'9 * +,)$ * &* ( * 1- ),!1)#,! * 2 * 1'* = 8 )0 + '2!&# * 1-!+ (!* /!'(!# + )# -!&/ *,)# <'+ * + /!'&)# R E: * &* * 2 * 1)&'9 * = 8 ),! 3 &'4 * / )( *,* # )0 *,- '( ',* # B +!4 )/ '* = 8 ) !&/ *,) &!4 0 1* -!+ ( *,)5 #!&7 / )+ # ',!&*,) ) $ &!= ),'# $ )+ %2!1 + ) - )-!+ ( ),! &!<!&K + / '*,),'* * A 0! &!# $!'( * * 2 * 1)&'9 * = 8 ): * # ) + 8 )!C '# ( * $ &!= ),'# $ )+ %2!15 #!&7 / )+ # ',!&*,* * J 1( '- * )<!&( *,! / )- $ &*,'<0 +,',* * ( &* 2 6 #,)# -!')#,!'+ <)&- * = 8 )!# $!/ '* 1'9 *,)# 5/ )- )#!?* - ) 1))- 3!&4 5*!0 (!&#!)0 ( &)# 5+ * '+,'# $ )+ '3 '1',*,!,!# ( * 5)$ &!# 0 - %2!12 * 1)&,!)<!&( *,!/ )- $ &* <'&-!)0 5+ * '- $ )# # '3 '1',*,!,* # 0 * )3 (!+ = 8 )5 ) 2 * 1)& - 6,'),* # )<!&( * #,! / )- $ &*! 2!+,* 5,'<0 +,',* # $ )&!+ ( ',*,!# <'+ * + /!'&* #,!&!/ )+ >!/ ',* / &!,'3 '1',*,!+ )-!&/ *,)!- A 0! )# * / ( '2 )#!- / * 0 # * #!!+ A 0 *,&* - 5,!#,!A 0!!# ( * #!+ ( ',*,!# + 8 )#!!+ / )+ ( &!-!- &!1* = 8 ),!,)- %+ '))0,!4 &0 $ )5+ )# (!&- )#,)# * &( '4 )# :D! :D,) O,'4 ),)# * 1)&!# )3 '1'7 &')# 5 / )- * + ( ',*,! P!# ( )&* : * '+,'# $ )+ '3 '1',*,!,)&!<!&',)* / '- * 5#!&7 / )+ # ',!&*,))2 * 1)&&!# 0 1( * + (!,* * $ 1'/ * = 8 ),!- ),!1)# (!O &'/ )# A 0! * + ( ',*,! P!# ( )&* / )+ # ',!&! - * '# * $ &)$ &'*,)# * (!+,!+,) B# / * &* / (!&%# ( '/ * #,) ( %( 0 1)5+ )-!*,* -!+ (!)- ),!1),)# / * # > L<1)S #,!# / )+ ( *,)# 5!C /!$ ( 0 * L#!)/ * # ),* # )3 &'4 * / )- - * ( 0 &',*,!'+ <!&')&*,)9!-!#!# * # A 0 * '# #!&8 )2 * 1)&'9 *,* # * )2 * 1)&,!* - )&( '9 * = 8 )5/ * # ) + 8 ))/ )&&* -!2!+ ( )#,!/ &6,'( )A 0!$ )# # * - )&'4 '+ * &2 * &'* + )$ &!= ),)2 * 1)&,!* - )&( '9 * = 8 )R

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

25

26

27

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO ALPHA 3

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO ALPHA 3 RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO ALPHA 3 30 de Junho de 2012 1. CARACTERIZAÇÃO DO FUNDO a) Objectivo e política de investimento O Espírito Santo Alpha 3 Fundo Especial de Investimento Aberto adiante designado

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO RENDIMENTO FIXO VIII

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO RENDIMENTO FIXO VIII RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO RENDIMENTO FIXO VIII 30 de Junho de 2011 1. CARACTERIZAÇÃO DO FUNDO a) Objectivo e política de investimento O Fundo de Investimento Espírito Santo Rendimento Fixo VIII

Leia mais

ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A.

ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A. RELATÓRIO ANUAL 31 de Dezembro de 2008 Fundo Espírito Santo Plano Prudente ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A. FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ESPÍRITO SANTO PLANO PRUDENTE FUNDO

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO RENDIMENTO PLUS

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO RENDIMENTO PLUS RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO RENDIMENTO PLUS 31 de Dezembro de 2011 1. CARACTERIZAÇÃO DO FUNDO a) Objectivo e política de investimento O Espírito Santo Rendimento Plus Fundo Especial de Investimento,

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO RENDIMENTO FIXO IV

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO RENDIMENTO FIXO IV RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO RENDIMENTO FIXO IV 30 de Junho de 2011 1. CARACTERIZAÇÃO DO FUNDO a) Objectivo e política de investimento O Fundo de Investimento Espírito Santo Rendimento Fixo IV Fundo

Leia mais

ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A.

ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A. RELATÓRIO ANUAL 31 de Dezembro de 2008 Fundo Espírito Santo Rendimento Dinâmico ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A. FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ESPÍRITO SANTO RENDIMENTO

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO MONETÁRIO

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO MONETÁRIO RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO MONETÁRIO 31 de Dezembro de 2011 1. CARACTERIZAÇÃO DO FUNDO a) Objectivo e política de investimento O Espírito Santo Monetário Fundo de Investimento de Tesouraria Euro,

Leia mais

ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A.

ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A. RELATÓRIO SEMESTRAL 30 de Junho de 2009 Fundo Espírito Santo Premium ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A. FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ESPÍRITO SANTO PREMIUM FUNDO ESPECIAL

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS BENFICA STARS FUND FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO FECHADO

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS BENFICA STARS FUND FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO FECHADO RELATÓRIO E CONTAS BENFICA STARS FUND FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO FECHADO 30 de Junho de 2013 1. DESCRIÇÃO DO FUNDO O BENFICA STARS FUND Fundo Especial de Investimento Mobiliário Fechado

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS BENFICA STARS FUND FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO FECHADO

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS BENFICA STARS FUND FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO FECHADO RELATÓRIO E CONTAS BENFICA STARS FUND FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO FECHADO 30 de Junho de 2011 1. DESCRIÇÃO DO FUNDO O BENFICA STARS FUND Fundo Especial de Investimento Mobiliário Fechado

Leia mais

Fundo Especial de Investimento CA RENDIMENTO CRESCENTE Registado na CMVM sob o nº 1238

Fundo Especial de Investimento CA RENDIMENTO CRESCENTE Registado na CMVM sob o nº 1238 Fundo Especial de Investimento CA RENDIMENTO CRESCENTE Registado na CMVM sob o nº 1238 RELATÓRIO DE ACTIVIDADE Fundo Especial de Investimento Aberto, com subscrições e resgates com periodicidade mínima

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS BENFICA STARS FUND FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO FECHADO

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS BENFICA STARS FUND FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO FECHADO RELATÓRIO E CONTAS BENFICA STARS FUND FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO FECHADO 31 de Dezembro de 2010 1. DESCRIÇÃO DO FUNDO O BENFICA STARS FUND Fundo Especial de Investimento Mobiliário Fechado

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS BENFICA STARS FUND FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO FECHADO

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS BENFICA STARS FUND FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO FECHADO RELATÓRIO E CONTAS BENFICA STARS FUND FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO FECHADO 31 de dezembro de 2012 1. DESCRIÇÃO DO FUNDO O BENFICA STARS FUND Fundo Especial de Investimento Mobiliário Fechado

Leia mais

ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A.

ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A. RELATÓRIO SEMESTRAL 30 de Junho de 2008 Fundo Espírito Santo Brasil - Fundo Flexível ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A. FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ESPÍRITO SANTO BRASIL

Leia mais

RELATÓRIO E CONTAS. 30 de Junho de 2008 FUNDO INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO ALVES RIBEIRO PPR

RELATÓRIO E CONTAS. 30 de Junho de 2008 FUNDO INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO ALVES RIBEIRO PPR RELATÓRIO E CONTAS 3 de Junho de 28 FUNDO INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO ALVES RIBEIRO PPR Entidade Gestora: Invest Gestão de Activos Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S.A. Av. Eng.

Leia mais

RELATÓRIO E CONTAS NB Rendimento Plus

RELATÓRIO E CONTAS NB Rendimento Plus RELATÓRIO E CONTAS 30-06-2017 1 CARACTERIZAÇÃO DO FUNDO 1.1 Objetivo e política de investimento O Fundo de Investimento Mobiliário Alternativo Aberto (anteriormente denominado Espírito Santo Rendimento

Leia mais

CAIXAGEST SELECÇÃO CAPITAL GARANTIDO

CAIXAGEST SELECÇÃO CAPITAL GARANTIDO CAIXAGEST SELECÇÃO 2008 - CAPITAL GARANTIDO Fundo de Investimento Mobiliário Fechado RELATÓRIO & CONTAS Liquidação ÍNDICE 1. RELATÓRIO DE GESTÃO 2 2. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 4 EM ANEXO: RELATÓRIO DO

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL. 31 de Dezembro de Fundo. Espírito Santo Portugal Acções Fundo de Investimento Aberto de Acções Nacionais

RELATÓRIO ANUAL. 31 de Dezembro de Fundo. Espírito Santo Portugal Acções Fundo de Investimento Aberto de Acções Nacionais RELATÓRIO ANUAL 31 de Dezembro de 2008 Fundo Espírito Santo Portugal Acções Fundo de Investimento Aberto de Acções Nacionais ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A. FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS ACTIVOS QUE CONSTITUEM O PATRIMÓNIO DOS FUNDOS DE PENSÕES

AVALIAÇÃO DOS ACTIVOS QUE CONSTITUEM O PATRIMÓNIO DOS FUNDOS DE PENSÕES Emitente: CONSELHO DIRECTIVO Norma Regulamentar N.º 26/2002-R Data: 31/12/2002 Assunto: AVALIAÇÃO DOS ACTIVOS QUE CONSTITUEM O PATRIMÓNIO DOS FUNDOS DE PENSÕES Considerando que nos termos dos n.º s 1 e

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO ESTRATÉGIA ACTIVA II FUNDO FLEXÍVEL

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO ESTRATÉGIA ACTIVA II FUNDO FLEXÍVEL RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO ESTRATÉGIA ACTIVA II FUNDO FLEXÍVEL 30 de Junho de 2012 1. CARACTERIZAÇÃO DO FUNDO a) Objectivo e política de investimento O Espírito Santo Estratégia Activa II Fundo

Leia mais

AVISO DE FUSÃO DE FUNDOS

AVISO DE FUSÃO DE FUNDOS GNB Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, SA. Sede: Av. Alvares Cabral n.º 41, Lisboa CRCL / Pessoa Colectiva n.º 501882618 Capital Social: 3.000.000 EUR AVISO DE FUSÃO DE S Nos termos

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ESPÍRITO POUPANÇA ACÇÕES

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ESPÍRITO POUPANÇA ACÇÕES ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ESPÍRITO POUPANÇA ACÇÕES 2013 F. I. M. Espírito Santo PPA 1 CARACTERIZAÇÃO DO FUNDO 1.1 Objectivo e política de

Leia mais

Relatório e Contas Semestrais 2005

Relatório e Contas Semestrais 2005 Fundo Aberto de Investimento Mobiliário AF Modelo Delta Relatório e Contas Semestrais 2005 Millennium bcp - Gestão de Fundos de Investimento, S.A. Av. José Malhoa, lote 1686 1070-157 LISBOA TELEF 21 721

Leia mais

PROSPECTO COMPLETO FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO HARMONIZADO ESPÍRITO SANTO CAPITALIZAÇÃO DINÂMICA

PROSPECTO COMPLETO FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO HARMONIZADO ESPÍRITO SANTO CAPITALIZAÇÃO DINÂMICA FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO HARMONIZADO ESPÍRITO SANTO CAPITALIZAÇÃO DINÂMICA FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO DE OBRIGAÇÕES DE TAXA VARIÁVEL Data de Actualização: 02 de Maio de 2011 A autorização do

Leia mais

PROSPECTO SIMPLIFICADO Actualizado a 12 de Novembro de 2008

PROSPECTO SIMPLIFICADO Actualizado a 12 de Novembro de 2008 A LEITURA DESTE PROSPECTO NÃO DISPENSA A CONSULTA DO PROSPECTO COMPLETO DO FUNDO E DEVE SER ACOMPANHADA PELA DEFINIÇÃO DOS TERMOS CONSTANTES DO GLOSSÁRIO (identificados com *). TIPO DE FUNDO / DURAÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO E CONTAS NB Obrigações Europa - Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Obrigações. F. I. M. NB Obrigações Europa

RELATÓRIO E CONTAS NB Obrigações Europa - Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Obrigações. F. I. M. NB Obrigações Europa RELATÓRIO E CONTAS NB Obrigações Europa - Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Obrigações 30-06-2015 F. I. M. NB Obrigações Europa 1 CARACTERIZAÇÃO DO FUNDO 1.1 Objetivo e política de investimento

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADE DO FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO

RELATÓRIO DE ATIVIDADE DO FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO RELATÓRIO DE ATIVIDADE DO FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO MONTEPIO CAPITAL - Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Acções 30.06.2017 1. Política de Investimentos Tratando-se de um fundo de ações

Leia mais

ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A.

ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A. RELATÓRIO SEMESTRAL 30 de Junho de 2003 Fundo Espírito Santo Obrigações Europa ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A. FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ESPÍRITO SANTO OBRIGAÇÕES EUROPA

Leia mais

Relatório Estatístico Mensal

Relatório Estatístico Mensal Propriedade e edição: Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios Rua Castilho, 44-2º 1250-071 Lisboa Tel: 21 799 48 40 Fax: 21 799 48 42 e.mail: info @ apfipp pt home page:

Leia mais

PROSPECTO COMPLETO ESPÍRITO SANTO MONETÁRIO

PROSPECTO COMPLETO ESPÍRITO SANTO MONETÁRIO FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO HARMONIZADO ESPÍRITO SANTO MONETÁRIO FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO DE TESOURARIA EURO Data de Actualização: 29 de Novembro de 2007 A autorização do Fundo significa que a

Leia mais

Relatório Estatístico Mensal

Relatório Estatístico Mensal Relatório Estatístico Mensal Fundos de Investimento Mobiliário Dezembro 2013 Sede: Rua Castilho, 44-2º 1250-071 Lisboa Telefone: 21 799 48 40 Fax: 21 799 48 42 e.mail: info@apfipp.pt home page: www.apfipp.pt

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ESPÍRITO TESOURARIA ATIVA

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ESPÍRITO TESOURARIA ATIVA ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ESPÍRITO TESOURARIA ATIVA 30-06-2014 F. I. M. 1 CARACTERIZAÇÃO DO FUNDO 1.1 Objectivo e política de investimento

Leia mais

PROSPECTO COMPLETO FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO HARMONIZADO ESPÍRITO SANTO ACÇÕES EUROPA

PROSPECTO COMPLETO FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO HARMONIZADO ESPÍRITO SANTO ACÇÕES EUROPA FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO HARMONIZADO ESPÍRITO SANTO ACÇÕES EUROPA FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO DE ACÇÕES DA UNIÃO EUROPEIA, SUIÇA E NORUEGA Data de Actualização: 15 de Setembro de 2010 A autorização

Leia mais

BPI Brasil DIVERSIFICAÇÃO. Fundo de Investimento Aberto Flexível. Tipo de Fundo: Data de Início: 8 de Fevereiro de 2000

BPI Brasil DIVERSIFICAÇÃO. Fundo de Investimento Aberto Flexível. Tipo de Fundo: Data de Início: 8 de Fevereiro de 2000 BPI Brasil DIVERSIFICAÇÃO Tipo de Fundo: Fundo de Investimento Aberto Flexível Data de Início: 8 de Fevereiro de 2000 Objectivo: Política de Distribuição de Rendimentos: Banco Depositário: Locais de Comercialização:

Leia mais

Documento Informativo Data da última actualização: 02 de Junho de 2010 CA Solução de Investimento Composta - Produto Financeiro Complexo

Documento Informativo Data da última actualização: 02 de Junho de 2010 CA Solução de Investimento Composta - Produto Financeiro Complexo Documento Informativo Data da última actualização: 02 de Junho de 2010 CA Solução de Investimento Composta - Produto Financeiro Complexo Breve Descrição do Produto: O CA Solução de Investimento Composta

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO SPORTING PORTUGAL FUND

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO SPORTING PORTUGAL FUND ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO SPORTING PORTUGAL FUND 2013 F. I. M. SPORTING PORTUGAL FUND 1 CARACTERIZAÇÃO DO FUNDO 1.1 Objectivo e política

Leia mais

Relatório e Contas ESPÍRITO SANTO ESTRATÉGIA ACTIVA FUNDO FLEXÍVEL

Relatório e Contas ESPÍRITO SANTO ESTRATÉGIA ACTIVA FUNDO FLEXÍVEL Relatório e Contas ESPÍRITO SANTO ESTRATÉGIA ACTIVA FUNDO FLEXÍVEL 31 de Dezembro de 2009 1) Caracterização do Fundo a) OBJECTIVO E POLÍTICA DE INVESTIMENTO O Espírito Santo Estratégia Activa Fundo de

Leia mais

Prospecto Informativo Invest Triplo A (Ser. 12/1)

Prospecto Informativo Invest Triplo A (Ser. 12/1) Prospecto Informativo Invest Triplo A (Ser. 12/1) Agosto de 2012 Designação: Invest Triplo A (Ser. 12/1) Classificação: Caracterização do Depósito: Garantia de Capital: Garantia de Remuneração: Factores

Leia mais

Prospecto Informativo Invest Selecção Portugal (Ser. 13/1)

Prospecto Informativo Invest Selecção Portugal (Ser. 13/1) Prospecto Informativo Invest Selecção Portugal (Ser. 13/1) Fevereiro de 2013 Designação: Invest Selecção Portugal (Ser. 13/1) Classificação: Caracterização do Depósito: Garantia de Capital: Garantia de

Leia mais

Relatório e Contas. ES Arrendamento FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO PARA ARRENDAMENTO HABITACIONAL

Relatório e Contas. ES Arrendamento FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO PARA ARRENDAMENTO HABITACIONAL Relatório e Contas ES Arrendamento FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO PARA ARRENDAMENTO HABITACIONAL 31 de Dezembro de 2009 1. Descrição do Fundo O FUNDO é um fundo imobiliário fechado de distribuição,

Leia mais

PROSPECTO COMPLETO FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO HARMONIZADO ESPÍRITO SANTO PLANO DINÂMICO FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO FLEXÍVEL

PROSPECTO COMPLETO FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO HARMONIZADO ESPÍRITO SANTO PLANO DINÂMICO FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO FLEXÍVEL FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO HARMONIZADO ESPÍRITO SANTO PLANO DINÂMICO FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO FLEXÍVEL Data de Actualização: 30 de Abril de 2012 A autorização do Fundo significa que a CMVM considera

Leia mais

Fundo Especial de Investimento Fechado CAIXAGEST MAXIPREMIUM. (em liquidação)

Fundo Especial de Investimento Fechado CAIXAGEST MAXIPREMIUM. (em liquidação) Fundo Especial de Investimento Fechado CAIXAGEST MAXIPREMIUM (em liquidação) RELATÓRIO & CONTAS Liquidação ÍNDICE 1. RELATÓRIO DE GESTÃO. 2 2. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS... 3 EM ANEXO: RELATÓRIO DO AUDITOR

Leia mais

BPI POUPANÇA ACÇÕES (PPA) FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO. Demonstrações Financeiras em 31 de Dezembro de 2010 acompanhadas do Relatório de Auditoria

BPI POUPANÇA ACÇÕES (PPA) FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO. Demonstrações Financeiras em 31 de Dezembro de 2010 acompanhadas do Relatório de Auditoria BPI POUPANÇA ACÇÕES (PPA) FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO Demonstrações Financeiras em 31 de Dezembro de 2010 acompanhadas do Relatório de Auditoria BALANÇOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 2010 2009 Activo

Leia mais

VICTORIA Seguros de Vida, S.A. Prospecto. Informativo. 31 de Dezembro de 2004

VICTORIA Seguros de Vida, S.A. Prospecto. Informativo. 31 de Dezembro de 2004 VICTORIA Seguros de Vida, S.A. Prospecto Informativo VICTORIA Garantia Rendimento 31 de Dezembro de 2004 Nos termos regulamentares este projecto informativo não pode conter quaisquer mensagens de índole

Leia mais

Popular Imobiliário - FEI Fundo Especial de Investimento Aberto

Popular Imobiliário - FEI Fundo Especial de Investimento Aberto GERFUNDOS SGFI, SA RELATÓRIO DE GESTÃO E CONTAS 2005 Fundo Especial de Investimento Aberto Fundo Não Harmonizado (anteriormente designado BNC Imobiliário - FEI) 27 de Março de 2006 Evolução da Unidade

Leia mais

LYNX Valor. Fundo de Investimento Alternativo Aberto

LYNX Valor. Fundo de Investimento Alternativo Aberto PROSPECTO LYNX Valor Fundo de Investimento Alternativo Aberto 11 de Julho de 2018 LYNX Asset Managers SGFIM, S.A. A autorização do Fundo significa que a CMVM considera a sua constituição conforme com a

Leia mais

Fundo Especial de Investimento CA RENDIMENTO CRESCENTE Registado na CMVM sob o nº 1238

Fundo Especial de Investimento CA RENDIMENTO CRESCENTE Registado na CMVM sob o nº 1238 Fundo Especial de Investimento CA RENDIMENTO CRESCENTE Registado na CMVM sob o nº 1238 RELATÓRIO DE ACTIVIDADE Fundo Especial de Investimento Aberto, com subscrições e resgates com periodicidade mínima

Leia mais

BPI Brasil Valor DIVERSIFICAÇÃO. Fundo Especial de Investimento Aberto de Acções Brasileiras. Tipo de Fundo: Data de Início: 13 de Outubro de 2010

BPI Brasil Valor DIVERSIFICAÇÃO. Fundo Especial de Investimento Aberto de Acções Brasileiras. Tipo de Fundo: Data de Início: 13 de Outubro de 2010 BPI Brasil Valor DIVERSIFICAÇÃO Tipo de Fundo: Fundo Especial de Investimento Aberto de Acções Brasileiras Data de Início: 13 de Outubro de 2010 Objectivo: Política de Distribuição de Rendimentos: Banco

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADE. 30 de Junho de 2004 ALVES RIBEIRO - MÉDIAS EMPRESAS PORTUGAL

RELATÓRIO DE ACTIVIDADE. 30 de Junho de 2004 ALVES RIBEIRO - MÉDIAS EMPRESAS PORTUGAL RELATÓRIO DE ACTIVIDADE 30 de Junho de 2004 FUNDO INVESTIMENTO MOBILIÁRIO FECHADO ALVES RIBEIRO - MÉDIAS EMPRESAS PORTUGAL Entidade Gestora: Alrimo Gestão de Fundos de Investimento Mobiliários, S.A. Av.

Leia mais

Fundo Especial de Investimento Aberto CAIXAGEST MEMORIES. (em liquidação)

Fundo Especial de Investimento Aberto CAIXAGEST MEMORIES. (em liquidação) Fundo Especial de Investimento Aberto CAIXAGEST MEMORIES (em liquidação) RELATÓRIO & CONTAS ÍNDICE 1. RELATÓRIO DE GESTÃO 2 2. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS... 4 EM ANEXO: RELATÓRIO DO AUDITOR EXTERNO CAIXAGEST

Leia mais

RELATÓRIO E CONTAS NB Estratégia Ativa Fundo de Investimento Mobiliário Aberto Flexível. F. I. M. NB Estratégia Ativa

RELATÓRIO E CONTAS NB Estratégia Ativa Fundo de Investimento Mobiliário Aberto Flexível. F. I. M. NB Estratégia Ativa RELATÓRIO E CONTAS NB Estratégia Ativa Fundo de Investimento Mobiliário Aberto Flexível 31-12-2014 F. I. M. NB Estratégia Ativa 1 CARACTERIZAÇÃO DO FUNDO 1.1 Objetivo e política de investimento O NB Estratégia

Leia mais

Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 12 meses (360 dias), não mobilizável antecipadamente.

Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 12 meses (360 dias), não mobilizável antecipadamente. Designação Classificação Valorização Industrial Produto Financeiro Complexo Depósito Indexado Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 12 meses (360 dias), não mobilizável antecipadamente.

Leia mais

FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO ABERTO CAIXA FUNDO MONETÁRIO

FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO ABERTO CAIXA FUNDO MONETÁRIO PROSPECTO COMPLETO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO ABERTO CAIXA FUNDO MONETÁRIO 8 de Janeiro de 2009 A autorização do Fundo significa que a CMVM considera a sua constituição conforme com a legislação aplicável,

Leia mais

BPI Alpha. Fundo Especial de Investimento Aberto. Tipo de Fundo: Data de Início: 14 de Novembro de 2008

BPI Alpha. Fundo Especial de Investimento Aberto. Tipo de Fundo: Data de Início: 14 de Novembro de 2008 BPI Alpha Tipo de Fundo: Fundo Especial de Investimento Aberto Data de Início: 14 de Novembro de 2008 Objectivo: O BPI Alpha tem como objectivos principais dar aos clientes o acesso a uma carteira diversificada

Leia mais

DOCUMENTO INFORMATIVO. EDP - Energia Positiva PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO. O EDP - Energia Positiva é um Produto Financeiro Complexo.

DOCUMENTO INFORMATIVO. EDP - Energia Positiva PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO. O EDP - Energia Positiva é um Produto Financeiro Complexo. DOCUMENTO INFORMATIVO - Energia Positiva PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO Produto: O - Energia Positiva é um Produto Financeiro Complexo. Advertências ao investidor: Risco de perda de 100% do capital, na maturidade:

Leia mais

Prospecto Informativo. Invest Telecom (Ser. 11/2)

Prospecto Informativo. Invest Telecom (Ser. 11/2) Prospecto Informativo Invest Telecom (Ser. 11/2) Maio de 2011 Designação: Classificação: Caracterização do Produto: Invest Telecom (Ser. 11/2). Produto financeiro complexo. O produto Invest Telecom (Ser.

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 9/2003 Fundos Especiais de Investimento

Regulamento da CMVM n.º 9/2003 Fundos Especiais de Investimento Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 9/2003 Fundos Especiais de Investimento O Decreto-Lei n.º 276/94 de 2 de Novembro, com a redacção dada pelo Decreto

Leia mais

Depósito Indexado ( Depósito ), denominado em Euros ( ), pelo prazo de 12 meses (360 dias), não mobilizável antecipadamente.

Depósito Indexado ( Depósito ), denominado em Euros ( ), pelo prazo de 12 meses (360 dias), não mobilizável antecipadamente. Designação Classificação Valorização USD Produto Financeiro Complexo Depósito Indexado Depósito Indexado ( Depósito ), denominado em Euros ( ), pelo prazo de 12 meses (360 dias), não mobilizável antecipadamente.

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADE DO FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO

RELATÓRIO DE ATIVIDADE DO FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO RELATÓRIO DE ATIVIDADE DO FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO MONTEPIO MULTI-GESTÃO MERCADOS EMERGENTES FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO DE ACÇÕES 30.06.2017 1. Política de Investimentos O Fundo visa

Leia mais

Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República

Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 16/99 ização dos Activos Integrantes do Património dos Fundos de Investimento Mobiliário e Cálculo do da Unidade

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO ÁFRICA

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO ÁFRICA RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO ÁFRICA 30 de Junho de 2011 1. CARACTERIZAÇÃO DO FUNDO a) Objectivo e política de investimento O Espírito Santo África Fundo Especial de Investimento, adiante designado

Leia mais

Fundo Especial de Investimento CA EURIBOR + Registado na CMVM sob o nº 1133

Fundo Especial de Investimento CA EURIBOR + Registado na CMVM sob o nº 1133 Fundo Especial de Investimento CA EURIBOR + Registado na CMVM sob o nº 1133 RELATÓRIO DE ACTIVIDADE Fundo Especial de Investimento Aberto, com subscrições e resgates com periodicidade mínima mensal, constituído

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO ALTERNATIVO ABERTO DO MERCADO MONETÁRIO DE CURTO PRAZO - BPI MONETÁRIO CURTO PRAZO

FUNDO DE INVESTIMENTO ALTERNATIVO ABERTO DO MERCADO MONETÁRIO DE CURTO PRAZO - BPI MONETÁRIO CURTO PRAZO FUNDO DE INVESTIMENTO ALTERNATIVO ABERTO DO MERCADO MONETÁRIO DE CURTO PRAZO - BPI MONETÁRIO CURTO PRAZO RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE AO PERÍODO FINDO EM 30 DE JUNHO DE 2018 RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE

Leia mais

PROSPECTO SIMPLIFICADO Data da última actualização: Designação: Maximus Unidades de Conta Data início de comercialização:

PROSPECTO SIMPLIFICADO Data da última actualização: Designação: Maximus Unidades de Conta Data início de comercialização: PROSPECTO SIMPLIFICADO Data da última actualização: 11-02-2008 Designação: Maximus Unidades de Conta Data início de comercialização: 02-05-2000 Empresa de Seguros: Entidades Comercializadoras: Autoridades

Leia mais

Prospecto Simplificado. Actualizado em 15 Janeiro de 2019

Prospecto Simplificado. Actualizado em 15 Janeiro de 2019 Prospecto Simplificado Actualizado em 15 Janeiro de 2019 O presente documento fornece as informações fundamentais destinadas aos investidores deste Organismo de Investimento Colectivo ( OIC ). Não é material

Leia mais

Fundo de Investimento CA MONETÁRIO. Registado na CMVM sob o nº 1131

Fundo de Investimento CA MONETÁRIO. Registado na CMVM sob o nº 1131 Fundo de Investimento CA MONETÁRIO Registado na CMVM sob o nº 1131 RELATÓRIO DE ACTIVIDADE Fundo de Investimento Mobiliário Aberto do Mercado Monetário Fundo Harmonizado que iniciou a sua actividade em

Leia mais

Fundo Especial de Investimento Aberto BBVA Gestão Flexível Todo-o-terreno - FEI

Fundo Especial de Investimento Aberto BBVA Gestão Flexível Todo-o-terreno - FEI Fundo Especial de Investimento Aberto BBVA Gestão Flexível Todo-o-terreno - FEI DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2005 ACOMPANHADAS DO RELATÓRIO DE AUDITORIA Março de 2006 BALANÇO EM 31

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO ALTERNATIVO ABERTO DO MERCADO MONETÁRIO DE CURTO PRAZO - BPI MONETÁRIO CURTO PRAZO

FUNDO DE INVESTIMENTO ALTERNATIVO ABERTO DO MERCADO MONETÁRIO DE CURTO PRAZO - BPI MONETÁRIO CURTO PRAZO FUNDO DE INVESTIMENTO ALTERNATIVO ABERTO DO MERCADO MONETÁRIO DE CURTO PRAZO - BPI MONETÁRIO CURTO PRAZO RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE

Leia mais

PROSPECTO SIMPLIFICADO PLANO BES JÚNIOR CAPITALIZAÇÃO PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO

PROSPECTO SIMPLIFICADO PLANO BES JÚNIOR CAPITALIZAÇÃO PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO Mod. Versão 90-30 Informação actualizada a: 24/03/2009 Designação Comercial: Plano BES Júnior Capitalização Data início de Comercialização: 10/04/2006 Empresa de Seguros, Sociedade Anónima com endereço

Leia mais

ORGANISMOS DE INVESTIMENTO COLETIVO Regulamento da AGMVM n.º 2 / 2015

ORGANISMOS DE INVESTIMENTO COLETIVO Regulamento da AGMVM n.º 2 / 2015 ORGANISMOS DE INVESTIMENTO COLETIVO Regulamento da AGMVM n.º 2 / 2015 Preâmbulo Inserido no contexto da reforma legislativa em curso no Direito dos valores mobiliários caboverdiano, o presente regulamento

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 96/14 Utilização de Técnicas e Instrumentos de Cobertura de Riscos do Património dos Fundos de Investimento Mobiliário

Regulamento da CMVM n.º 96/14 Utilização de Técnicas e Instrumentos de Cobertura de Riscos do Património dos Fundos de Investimento Mobiliário Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 96/14 Utilização de Técnicas e Instrumentos de Cobertura de Riscos do Património dos Fundos de Investimento Mobiliário

Leia mais

Prospecto Informativo Bancos Europeus Nov-16

Prospecto Informativo Bancos Europeus Nov-16 Prospecto Informativo Bancos Europeus Nov-16 Novembro de 2016 Designação: Classificação: Caracterização do Produto: Bancos Europeus Nov-16 Produto financeiro complexo Depósito Indexado. Depósito indexado

Leia mais

ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A.

ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A. RELATÓRIO ANUAL 31 de Dezembro de 2005 Fundo Espírito Santo Opção Conservadora ESAF ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A. FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ESPÍRITO SANTO OPÇÃO CONSERVADORA

Leia mais

RELATÓRIO E CONTAS NB Portugal Ações Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Ações. F. I. M. NB Portugal Ações

RELATÓRIO E CONTAS NB Portugal Ações Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Ações. F. I. M. NB Portugal Ações RELATÓRIO E CONTAS Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Ações 31-12-2015 F. I. M. 1 CARACTERIZAÇÃO DO FUNDO 1.1 Objetivo e política de investimento O Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Ações

Leia mais

Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 12 meses (360 dias), não mobilizável antecipadamente.

Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 12 meses (360 dias), não mobilizável antecipadamente. Designação Classificação Depósito Indexado Petrolífera Produto Financeiro Complexo Depósito Indexado Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 12 meses (360 dias), não mobilizável antecipadamente.

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO DE FUNDOS MISTO DE ACÇÕES BPI SELECÇÃO RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE AO PERÍODO FINDO EM 30 DE JUNHO DE 2016

FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO DE FUNDOS MISTO DE ACÇÕES BPI SELECÇÃO RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE AO PERÍODO FINDO EM 30 DE JUNHO DE 2016 FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO DE FUNDOS MISTO DE ACÇÕES BPI SELECÇÃO RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE AO PERÍODO FINDO EM 30 DE JUNHO DE 2016 Fundo de Investimento Aberto de Fundos Misto de Acções BPI Selecção

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO HARMONIZADO POSTAL TESOURARIA FUNDO DE TESOURARIA

FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO HARMONIZADO POSTAL TESOURARIA FUNDO DE TESOURARIA PROSPECTO COMPLETO FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO HARMONIZADO POSTAL TESOURARIA FUNDO DE TESOURARIA 30 DE ABRIL DE 2009 A autorização do Fundo significa que a CMVM considera a sua constituição

Leia mais

Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 6 meses (180 dias), não mobilizável antecipadamente.

Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 6 meses (180 dias), não mobilizável antecipadamente. Designação Classificação Valorização USD II Produto Financeiro Complexo Depósito Indexado Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 6 meses (180 dias), não mobilizável antecipadamente. Caracterização

Leia mais

Fundo Especial de Investimento CA EURIBOR II. Registado na CMVM sob o nº 1179

Fundo Especial de Investimento CA EURIBOR II. Registado na CMVM sob o nº 1179 Fundo Especial de Investimento CA EURIBOR II Registado na CMVM sob o nº 1179 RELATÓRIO DE ACTIVIDADE Fundo Especial de Investimento Aberto, com subscrições e resgates com periodicidade mínima mensal, constituído

Leia mais

BPI PORTUGAL FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO DE ACÇÕES

BPI PORTUGAL FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO DE ACÇÕES BPI PORTUGAL FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO DE ACÇÕES RELATÓRIO DE REVISÃO LIMITADA ELABORADO POR AUDITOR REGISTADO NA CMVM SOBRE A INFORMAÇÃO SEMESTRAL ACOMPANHADO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 30 DE

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL. 31 de Dezembro de Fundo. Espírito Santo Top Ranking Fundo de Investimento de Fundos Aberto Misto de Acções

RELATÓRIO ANUAL. 31 de Dezembro de Fundo. Espírito Santo Top Ranking Fundo de Investimento de Fundos Aberto Misto de Acções RELATÓRIO ANUAL 31 de Dezembro de 2008 Fundo Espírito Santo Top Ranking Fundo de Investimento de Fundos Aberto Misto de Acções ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A. FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

Relatório e Contas Anuais 2005

Relatório e Contas Anuais 2005 Miillllenniium Prresttiige Moderrado Fundo de IInvesttiimentto de Fundos Aberrtto Miistto Relatório e Contas Anuais 2005 Millennium bcp - Gestão de Fundos de Investimento, S.A. Av. José Malhoa, lote 1686

Leia mais

Relatório e Contas Semestrais 2012

Relatório e Contas Semestrais 2012 Miillllenniium Eurro Taxa Fiixa Fundo de IInvesttiimentto Aberrtto de Obrriigações de Taxa Fiixa Relatório e Contas Semestrais 2012 Millennium bcp Gestão de Activos Sociedade Gestora de Fundos de Investimento,

Leia mais

RELATÓRIO E CONTAS. 30 de Junho de 2008 FUNDO INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO ALVES RIBEIRO MÉDIAS EMPRESAS PORTUGAL

RELATÓRIO E CONTAS. 30 de Junho de 2008 FUNDO INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO ALVES RIBEIRO MÉDIAS EMPRESAS PORTUGAL RELATÓRIO E CONTAS 3 de Junho de 28 FUNDO INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO ALVES RIBEIRO MÉDIAS EMPRESAS PORTUGAL Entidade Gestora: Invest Gestão de Activos Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário,

Leia mais

BPI Poupança Acções (PPA)

BPI Poupança Acções (PPA) BPI Poupança Acções (PPA) EFICIÊNCIA FISCAL Tipo de Fundo: Fundo aberto. Fundo Poupança Acções (PPA) Data de Início: 15 de Novembro de 1995 Objectivo: Política de Distribuição de Rendimentos: Banco Depositário:

Leia mais

Relatório e Contas Anuais 2011

Relatório e Contas Anuais 2011 Miillllenniium Eurro Taxa Fiixa Fundo de IInvesttiimentto Aberrtto de Obrriigações de Taxa Fiixa Relatório e Contas Anuais 2011 Millennium bcp Gestão de Activos Sociedade Gestora de Fundos de Investimento,

Leia mais

PROSPECTO SIMPLIFICADO EUROVIDA MULTI-REFORMA

PROSPECTO SIMPLIFICADO EUROVIDA MULTI-REFORMA EUROVIDA MULTIREFORMA Companhia de Seguros de Vida, S.A. Sede Social: 1250068 Lisboa Portugal CRCL 8652 Pes. Col. 504 917 692 Capital Social 7.500.000 Euro Data início de comercialização: 2000/04/03 Empresa

Leia mais

RELATÓRIO E CONTAS NB Rendimento Plus

RELATÓRIO E CONTAS NB Rendimento Plus RELATÓRIO E CONTAS 31-12-2017 1 CARACTERIZAÇÃO DO FUNDO 1.1 Objetivo e política de investimento O Fundo de Investimento Mobiliário Alternativo Aberto (anteriormente denominado Espírito Santo Rendimento

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO DE FUNDOS MISTO DE ACÇÕES BPI SELECÇÃO RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016

FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO DE FUNDOS MISTO DE ACÇÕES BPI SELECÇÃO RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO DE FUNDOS MISTO DE ACÇÕES BPI SELECÇÃO RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 ~ RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE

Leia mais

Prospecto Informativo Invest Range Accrual WTI Crude 1M (Ser. 10/7)

Prospecto Informativo Invest Range Accrual WTI Crude 1M (Ser. 10/7) Prospecto Informativo Invest Range Accrual WTI Crude 1M (Ser. 10/7) Dezembro de 2010 Designação: Invest Range Accrual WTI Crude 1M (Ser. 10/7) Classificação: Caracterização do Produto: Garantia de Capital:

Leia mais

BANIF GESTÃO DE ACTIVOS FUNDO DE GESTÃO PASSIVA. Outubro de 2013

BANIF GESTÃO DE ACTIVOS FUNDO DE GESTÃO PASSIVA. Outubro de 2013 BANIF GESTÃO DE ACTIVOS FUNDO DE GESTÃO PASSIVA Outubro de 2013 A Sociedade Gestora A Banif Gestão de Activos - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S.A. (adiante designada BGA ou Sociedade

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADE DO FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO HARMONIZADO

RELATÓRIO DE ACTIVIDADE DO FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO HARMONIZADO RELATÓRIO DE ACTIVIDADE DO FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO HARMONIZADO PPA MONTEPIO Fundo de Poupança em Acções 30.06.2012 1. Política de Investimentos Tratando-se de um fundo de ações nacionais, com

Leia mais

CAIXAGEST ÍNDICES MUNDIAIS

CAIXAGEST ÍNDICES MUNDIAIS PROSPECTO COMPLETO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO ABERTO CAIXAGEST ÍNDICES MUNDIAIS 26 de Agosto de 2010 A autorização do Fundo significa que a CMVM considera a sua constituição conforme com a legislação

Leia mais

ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A.

ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A. RELATÓRIO ANUAL 31 de Dezembro de 2007 Fundo Espírito Santo Opção Conservadora ESAF ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO, S.A. FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ESPÍRITO SANTO OPÇÃO CONSERVADORA

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 12/2003 Capital de Risco

Regulamento da CMVM n.º 12/2003 Capital de Risco Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 12/2003 Capital de Risco (com as alterações introduzidas e republicado pelo Regulamento da CMVM n.º 8/2004 (1)

Leia mais

REGULAMENTO DE GESTÃO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO FECHADO. 06 de Outubro de 2011

REGULAMENTO DE GESTÃO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO FECHADO. 06 de Outubro de 2011 REGULAMENTO DE GESTÃO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO FECHADO CAIXAGEST RENDIMENTO CORPORATE 2014 06 de Outubro de 2011 A autorização do Fundo significa que a CMVM considera a sua constituição conforme

Leia mais

BPI Monetário Curto Prazo (FEI)

BPI Monetário Curto Prazo (FEI) BPI Monetário Curto Prazo (FEI) Tipo de Fundo: Fundo Especial de Investimento Aberto Data de Início: 15 de Setembro de 2010 Objectivo: Política de Distribuição de Rendimentos: Banco Depositário: Locais

Leia mais

CAIXAGEST MIX EMERGENTES

CAIXAGEST MIX EMERGENTES PROSPECTO COMPLETO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO ABERTO CAIXAGEST MIX EMERGENTES 09 de Junho de 2010 A autorização do Fundo significa que a CMVM considera a sua constituição conforme com a legislação

Leia mais

PROSPECTO COMPLETO ESPÍRITO SANTO OPÇÃO MODERADA FUNDO DE FUNDOS

PROSPECTO COMPLETO ESPÍRITO SANTO OPÇÃO MODERADA FUNDO DE FUNDOS FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO HARMONIZADO ESPÍRITO SANTO OPÇÃO MODERADA FUNDO DE FUNDOS FUNDO DE INVESTIMENTO DE FUNDOS ABERTO MISTO Data de Actualização: 12 de Julho de 2007 A autorização do Fundo

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO 2013

RELATÓRIO DE GESTÃO 2013 RELATÓRIO DE GESTÃO 2013 ENQUADRAMENTO Os Fundos de Compensação do Trabalho, criados pela Lei 70/2013, de 30 de Agosto, têm como objetivo garantir aos trabalhadores, cujos contratos de trabalho tenham

Leia mais