O QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE"

Transcrição

1 O QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS NA PESQUISA EM SECRETARIADO Emili Barcellos Martins Santos Workshop Excelência no Secretariado Comitê de Educação do Sinsesp agosto/2014

2 A PESQUISA EM SECRETARIADO Aumento do número de pesquisas realizadas Graduação Pós-graduação lato sensu Trabalhos de conclusão de curso Monografias Pós-graduação stricto sensu Dissertações (Mestrado) Teses (Doutorado)

3 A PESQUISA EM SECRETARIADO Revistas científicas na área REVISTA FAZU em Revista FAZU INSTITUIÇÃO Revista Capital Científico Unicentro Revista Expectativa Unioeste Revista Gestão e Secretariado Sinsesp Secretariado em Revist@ UPF Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC)

4 O QUESTIONÁRIO A elaboração de questionários não é uma tarefa fácil Não existe uma metodologia para a elaboração deste instrumento de coleta de dados, mas sim recomendações de diversos autores acerca desta temática

5 DEFINIÇÕES Técnica de investigação composta por um número mais ou menos elevado de questões apresentadas por escrito às pessoas, tendo por objetivo o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas, etc. (GIL, 1999, p.128) Instrumento desenvolvido cientificamente, composto de um conjunto de perguntas ordenadas de acordo com um critério predeterminado, que deve ser respondido sem a presença do entrevistador. (MARCONI; LAKATOS, 1999, p.100)

6 DEFINIÇÕES Conjunto de questões, feito para gerar os dados necessários para se atingir os objetivos do projeto. (PARASURAMAN, 1991)

7 VANTAGENS Atinge grande número de pessoas; Economiza tempo e dinheiro; Garante o anonimato dos entrevistados, o que resulta em maior liberdade e segurança nas respostas; Permite que as pessoas o respondam no momento em que entenderem mais conveniente; Não expõe o entrevistado à influência do pesquisador; Obtém respostas mais rápidas e mais precisas; Não necessita do pesquisador no campo. (MARCONI; LAKATO, 2003, p HAIR et al, 2004 GIL, 1999, p )

8 LIMITAÇÕES Exclui pessoas analfabetas; Possibilidade de pequena quantidade de questionários respondidos; Impossibilita o auxílio quando não é entendida a questão; Dificuldade de compreensão pode levar a uma uniformidade aparente; (MARCONI; LAKATO, 2003, p HAIR et al, 2004 GIL, 1999, p )

9 ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS Pergunta inicial Qual o objetivo da pesquisa em termos dos conceitos a serem pesquisados e da população-alvo?

10 ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS Principal desafio Convencer o respondente de que vale a pena participar da pesquisa Situação do respondente Em um concurso ou procura de emprego X Em uma pesquisa

11 ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS O participante da pesquisa deve sentir-se importante por ter sua opinião valorizada Para que ele não desista de responder ao questionário... Faça com que a tarefa pareça breve Reduza o esforço físico e mental Elimine a possibilidade de embaraços Elimine qualquer custo financeiro Conversa com objetivos

12 ESTRUTURA E SEQUÊNCIA Carlos vai a um encontro às cegas com Lúcia. Um pouco nervoso e incerto do que esperar, ele chega e diz olá. Olá!, diz Carlos Quanto você ganha por mês?, pergunta Lúcia Carlos fica desconfortável e relutante em responder a pergunta. Ela não sabe nem o meu sobrenome e já quer saber meu salário!? (Perguntas sensíveis no final)

13 ESTRUTURA E SEQUÊNCIA Carlos, relutante, responde quanto ganha. Então, Lúcia pergunta de que tipo de flores ele gosta, quantas vezes vai na academia, quantas vezes foi atacado por um gambá e se ele pretende fazer faculdade. Qual a relação entre saber quanto eu ganho e se fui atacado por um gambá?, pensa Carlos. Carlos e Lúcia não estão há 5 minutos juntos e ele já se sente confuso... (Questões relacionadas devem estar juntas)

14 ESTRUTURA E SEQUÊNCIA Se eu quero fazer faculdade? Eu tenho um salário de R$ 1200,00 por mês. Será que ela quer saber se posso sustentar um família algum dia? É melhor dizer que sim, Carlos Pensa. (Questões anteriores podem influenciar nas respostas seguintes)

15 ESTRUTURA E SEQUÊNCIA Você tem um bom chefe?, Lúcia pergunta Incerto de como responder, Carlos pergunta: Em qual sentido? Em termos de trabalho ou de personalidade? Ou uma opinião geral? Lúcia responde: Eu quis dizer, de que forma ele lidera sua equipe? (Seja sempre claro e específico)

16 ESTRUTURA E SEQUÊNCIA Quantos herbaceous graminoids você tem no seu ecossistema pessoal? O quê?, diz Carlos encarando Lúcia. Esqueço que nem todo mundo é botânico! Quis perguntar o quanto de graminha tem em sua casa, explica Lúcia. Insultado, Carlos replica: Tudo isso só para saber quantas plantas eu tenho no meu quintal? (Use uma linguagem simples e formal)

17 ESTRUTURA E SEQUÊNCIA Direcionar-se do mais geral para o mais específico Exemplo: Pesquisa hipotética entre jovens de um bairro sobre opções de lazer Perguntas gerais sobre a situação do respondente na cidade e no bairro Há quanto tempo mora nesta cidade? Em geral, está satisfeito em morar aqui?

18 ESTRUTURA E SEQUÊNCIA Direcionar-se do mais geral para o mais específico Segundo Günther (2003, p. 13), não convém começar a interação por perguntas burocráticas (nome, sexo, idade) e até delicadas (renda familiar, nível educacional, estilo de vida, preferências sexuais, etc) Não convém identificar o respondente

19 ESTRUTURA E SEQUÊNCIA Seguir uma ordem lógica Exemplo: Pesquisa sobre moradia Cidade bairro rua prédio

20 ESTRUTURA E SEQUÊNCIA SEQUÊNCIA TIPO FUNÇÃO Perguntas iniciais Abrangentes e genéricas Quebrar o gelo e criar empatia com o respondente Exemplo: Você tem aparelho de DVD?

21 ESTRUTURA E SEQUÊNCIA SEQUÊNCIA TIPO FUNÇÃO Próximas perguntas Simples e diretas Assegurar ao respondente que o questionário é muito simples e fácil de responder Exemplo: Em que marcas de aparelho de DVD você pensou quando comprou o seu?

22 ESTRUTURA E SEQUÊNCIA SEQUÊNCIA TIPO FUNÇÃO Perguntas posteriores a um terço do questionário Perguntas específicas Relacionadas ao objetivo da pesquisa para conduzir o respondente à área de interesse do estudo Exemplo: Quais as características que você considera quando vai comprar um aparelho de DVD?

23 ESTRUTURA E SEQUÊNCIA SEQUÊNCIA TIPO FUNÇÃO Parte principal do questionário Perguntas específicas; algumas podem ser difíceis e complexas Obter a maioria das informações almejadas pela pesquisa Exemplo: Classifique em ordem de importância as seguintes características de uma aparelho de DVD:

24 ESTRUTURA E SEQUÊNCIA SEQUÊNCIA TIPO FUNÇÃO Últimas perguntas Perguntas pessoais que podem ser encaradas pelo respondente como delicadas Obter informações demográficas e classificatórias sobre o respondente Exemplo: Qual o seu nível de escolaridade?

25 TIPOS DE PERGUNTAS Perguntas fechadas (múltipla escolha) Renda familiar ( ) Menos de 1 salário mínimo ( ) 1 a 3 salários mínimos ( ) 4 a 6 salários mínimos ( ) 7 a 11 salários mínimos ( ) Mais de 11 salários mínimos (Identifique problemas na formulação desta questão)

26 TIPOS DE PERGUNTAS Perguntas fechadas (múltipla escolha) Vantagens Facilidade de aplicação, processo e análise Facilidade e rapidez no ato de responder Permite contextualizar melhor a questão

27 TIPOS DE PERGUNTAS Perguntas fechadas (múltipla escolha) Limitações Dificuldade em elaborar as respostas possíveis a uma determinada questão Não estimula a originalidade e a variedade de resposta O respondente pode optar por uma resposta que se aproxima mais da sua opinião, mesmo não sendo esta uma representação fiel da realidade

28 Perguntas abertas TIPOS DE PERGUNTAS Qual a sua opinião sobre o bairro onde você mora? Vantagens Preza o pensamento livre e a originalidade Respostas mais representativas e fiéis da opinião do respondente Têm menor poder de influência nos respondentes do que as perguntas de múltipla escolha

29 TIPOS DE PERGUNTAS Perguntas abertas Limitações Dificuldade em organizar e categorizar as respostas Requer mais tempo para responder às questões São menos objetivas, já que o respondente pode divagar e até mesmo fugir do assunto

30 Perguntas semi-abertas TIPOS DE PERGUNTAS A aprendizagem do francês é para você... ( ) Uma necessidade profissional imediata ( ) Uma necessidade profissional futura ( ) Um elemento de formação profissional ( ) Um elemento de formação pessoal ( ) Uma maneira de ter acesso a obras literárias ou artísticas em língua francesa ( ) Uma maneira de descobrir uma língua diferente daquelas já estudadas ( ) Um Q a mais no currículo ( ) Outro(s) Especificar Justifique sua(s) escolha(s):

31 Perguntas dicotômicas TIPOS DE PERGUNTAS Apenas duas opções de resposta Você tem graduação em Secretariado Executivo? ( ) Sim ( ) Não Às vezes, uma terceira opção é oferecida, indicando desconhecimento ou falta de opinião sobre o assunto ( ) Não sei ( ) Não tenho opinião

32 TIPOS DE PERGUNTAS Perguntas encadeadas Você mora em casa própria financiada? ( ) Sim ( ) Não Em caso afirmativo, qual a entidade financiadora? ( ) Banco privado ( ) Construtora ( ) Outros

33 FORMULAÇÃO DAS PERGUNTAS Não incluir jamais uma pergunta sem ter uma ideia clara da forma de utilizar a sua informação e quanto ela contribuirá com os objetivos da pesquisa.

34 As perguntas devem ser específicas, breves, claras, além de serem escritas em vocabulário apropriado e correto Especificidade De qual o parque que você gosta? X Em que parque você gosta de passear?

35 Brevidade Você pode enumerar as atividades que realiza no parque e se as mesmas envolvem poucos ou muitos colegas? X Quais as atividades que você realiza no parque? Você costuma realizá-las com poucos ou muitos colegas?

36 Seja breve e use linguagem simples Declare a duração.. X Quanto tempo...

37 Evite ambiguidade Pergunta: Como você achou o último emprego? Resposta: Muito interessante e agradável (Pesquisa sobre as formas utilizadas para encontrar em um emprego, tais como em jornais, agências de emprego, etc.)

38 Não conduza a resposta nem faça suposições pouco seguras Você acha que as lojas DIY devem abrir aos domingos O Dia do Senhor para descanso? Leve em conta as convenções sociais, ou seja, cuidado com questões pessoais, embaraçosas ou que reflitam prestígio (como idade, bebida, sexo, saúde)

39 Abreviações, gírias ou termos regionais devem ser evitados, da mesma maneira que termos especiais ou sofisticados que estejam aquém da compreensão da população-alvo Ex: O termo FOS nas pesquisas que realizo

40 As perguntas não devem pedir mais de uma resposta Você concorda com as seguintes afirmações? Meus alunos são dispostos e pontuais. Os funcionários são cordiais e instruídos.

41 Perguntas com dois objetivos de atitudes devem ser evitadas Você prefere o parque da cidade, que tem campos de futebol ou os clubes, que geralmente têm bons restaurantes? X Você prefere o parque da cidade ou os clubes? Entre as seguintes atividades, de qual você gosta mais como lazer em um domingo?

42 O Sr.(a) está de acordo ou em desacordo com a seguinte afirmação: "Os alunos superdotados deveriam ser colocados em grupos separados dos outros alunos e em escolas especiais. Os entrevistados que respondem esta pergunta podem ter uma opinião favorável em relação à separação dos alunos superdotados para dar-lhes uma instrução mais adequada, mas podem não estar de acordo com a sua inscrição em escolas especiais.

43 Verifique se não estão escondidas várias questões em uma única ou se as questões não simplificam demais os fatos Você acha que problemas ambientais são mais importantes do que problemas do Terceiro Mundo? ( ) Sim ( ) Não

44 Deixe claro se o que você quer é uma visão geral ou pessoal Você acha que seria uma boa ideia...? X Você gostaria...?

45 As perguntas devem ajustar-se às possibilidades de resposta dos sujeitos. Não devem ser feitas perguntas difíceis de serem respondidas de forma precisa. Em que idade teve sarampo? (É possível que o entrevistado não lembre a idade.)

46 Evitar perguntas negativas. Você é partidário de não controlar a natalidade? ( ) Sim. ( ) Não. Devem ser evitadas palavras chocantes, afetivas ou socialmente carregadas Ex: comunista, nazista, vermelho, crente, burguês

47 Sempre levar em conta o público-alvo e a região onde a pesquisa é realizada Qual o meio de transporte que você costuma utilizar com maior frequência quando viaja em férias? Em Brasília a) Avião b) Ônibus c) Veículo próprio d) Outro tipo de transporte. Qual? No Rio de Janeiro a) Avião b) Ônibus c) Veículo próprio d) Navio ou barco e) Outro tipo de transporte. Qual? Em Manaus a) Avião b) Ônibus c) Veículo próprio d) Barco e) Outro tipo de transporte. Qual?

48 Quantas vezes por mês você briga com sua esposa? X O Sr. está casado? 1. ( ) Sim. 2. ( ) Não. Em caso de resposta positiva: O Sr. briga com a sua esposa? 1. ( ) Sim. 2.( ) Não. Em caso afirmativo: Em que frequência se dão as brigas com a sua esposa? 1.( ) Freqüentemente. 2.( ) Ocasionalmente. 3. ( ) Raras vezes.

49 O pesquisador deve ter cuidado com a interpretação que ele faz das respostas dos entrevistados. Com que frequência o Sr. assiste à missa? 1. ( ) Não assisto. 2. ( ) Uma ou duas vezes por mês. 3. ( ) Três ou quatro vezes por mês. 4. ( ) Mais de quatro vezes por mês. A assistência à missa não reflete a religiosidade ou crença de uma pessoa. Fazer inferência de um fato (assistir à missa) às atividades ou à crença de uma pessoa é um assunto difícil e cuidadoso.

50 A APRESENTAÇÃO DO QUESTIONÁRIO Apresentação gráfica Introdução do questionário

51 PRÉ-TESTE Utilizar amostras de respondentes com características semelhantes às da população alvo; Acrescentar questões de sondagem sobre cada parte do questionário; Repetir o pré-teste se necessário (MARCHESAN; RAMOS, 2012, p.458)

52 ANÁLISE DE UMA QUESTÃO MAL FORMULADA Em meu trabalho não há pressão. ( ) Concordo totalmente ( ) Concordo ( ) Concordo em parte ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente

53 POSSÍVEL SOLUÇÃO Existe algum tipo de pressão em seu trabalho? ( ) Sim, em todas as situações ( ) Sim, na maioria das situações ( ) Sim, na metade das situações ( ) Sim, em poucas situações ( ) Não existe nenhum tipo de pressão em meu trabalho Não existe negativa na formulação da pergunta e as opções seguem o seguinte padrão: a) Sempre b) A maioria c) Metade d) Raramente e) Nunca

54 POSSÍVEL SOLUÇÃO Escalas de Likert (Rensis Likert, idealizador deste tipo de medida para pesquisas de opinião) Existe pressão em seu trabalho? (Marque um dos quadros de 0 a 10) Discordo Concordo totalmente Neutro totalmente

55 ANÁLISE DE QUESTÕES (EM GRUPOS) 1) Local de acesso à internet ( ) Escola ( ) Trabalho ( ) Casa ( ) Lan House ( ) Outros 2) O futuro de seu filho é melhor ou pior do que aquele que lhe foi oferecido na mesma idade?

56 ANÁLISE DE QUESTÕES 3) Qual o porte da empresa em que você trabalha? Utilize a classificação do SEBRAE 2012 INDÚSTRIA. Micro: até 19 pessoas; Pequena: 20 a 99 empregados; Média: 100 a 499 empregados; Grande: Acima de 500. COMÉRCIO, SERVIÇOS E EDUCAÇÃO: Micro: até 9 empregados; Pequena: 10 a 49 empregados; Média: 50 a 99 empregados; Grande: Acima de 500 ( ) Micro ( ) Pequena ( ) Média ( ) Grande

57 ANÁLISE DE QUESTÕES 4) Valor aproximado da sua renda familiar ( ) 342 ( ) 608 ( ) 912 a 1444 ( ) 2470 a 4408 ( ) 8930 a ( ) Acima de

58 ANÁLISE DE QUESTÕES 5) Você concorda ou discorda da seguinte afirmação: "Os alunos superdotados deveriam ser colocados em grupos separados dos outros alunos e em escolas especiais. 6) Você toma banho todos os dias? 7) Qual a sua idade? 8) Você vive com seu marido?

59 REFERÊNCIAS CHAGAS, A.T.R. O questionário na pesquisa científica. Administração On Line. Vol 1, n.1, 2002 FINK, A.; KOSECOFF, J. How to conduct surveys: A step-bystep guide. Beverly Hills: Sage, GÜNTHER, H. Como elaborar um questionário. Brasília: Unb, Laboratório de Psicologia Ambiental, HAIR, J.; BABIN, B.; MONEY, A. SAMOUEL, P. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, MARCHESAN, M.; RAMOS, A. Check list para a elaboração e análise de questionários em pesquisas de crenças. Revista Eletrônica de Linguística. Vol. 6, nº 1, p , 2012.

60 REFERÊNCIAS MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, MOYSÉS, G.; MOORI, R. Coleta de dados para a pesquisa acadêmica: um estudo sobre a elaboração, a validação e a aplicação eletrônica de questionário. Anais do XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Foz do Iguaçu, NUNAN, D. Research Methods em Language Learning. Cambridge: Cambridge University Press, PARASURAMAN,A. Marketing Research. Wesley Publishing Company, RUIZ, J.A. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1996.

61 O QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS NA PESQUISA EM SECRETARIADO Emili Barcellos Martins Santos Workshop Excelência no Secretariado Comitê de Educação do Sinsesp agosto/2014

Pesquisa de Mercado e Opinião

Pesquisa de Mercado e Opinião Pesquisa de Mercado e Opinião ELABORAÇÃO DE FORMULÁRIOS PARA COLETA DE DADOS Beatriz Santos Samara e José Carlos de Barros Após a realização de todo o projeto de pesquisa. Com o problema e os objetivos

Leia mais

14/10/2016 PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO ELABORAÇÃO DE FORMULÁRIO PARA COLETA DE DADOS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO

14/10/2016 PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO ELABORAÇÃO DE FORMULÁRIO PARA COLETA DE DADOS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO ELABORAÇÃO DE FORMULÁRIO PARA COLETA DE DADOS PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO Após a realização de todo o projeto de pesquisa. Com o problema e os objetivos definidos, os tipos

Leia mais

Desenvolvimento da Pesquisa

Desenvolvimento da Pesquisa Aula 7 Desenvolvimento da Pesquisa Coleta de Dados Prof. Marcelo Musci 1 Coleta de Dados A coleta de dados significa a fase da pesquisa em que se indaga e se obtêm dados da realidade pela aplicação realizada.

Leia mais

COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO

COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO OFICINA EMPRESARIAL COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO - ATENDIMENTO COLETIVO - 01 Como tudo começou... Manuais da série Como elaborar Atividade 02 03 04 Pág.10 manual 05 Definição do público-alvo e

Leia mais

O que é um questionário?

O que é um questionário? CONSULTADORIA INFORMÁTICA, LDA. Concepção, Construção e Planificação de Questionários O que é um questionário? Instrumento de investigação que visa recolher informações: Baseando-se, geralmente, na inquisição

Leia mais

QUESTIONÁRIO UTILIZAÇÃO QUESTIONÁRIO ENTREVISTA. METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa. Renata G. Aguiar

QUESTIONÁRIO UTILIZAÇÃO QUESTIONÁRIO ENTREVISTA. METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa. Renata G. Aguiar METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa. Renata G. Aguiar Acadêmicos: Cleverson Barbosa Danilo Wallace Fabio Freitas Rocha Gilmar Moreira João Gabriel Conceito: Técnicamente, questionário é uma técnica de investigação

Leia mais

09 a 12 de novembro de 2016

09 a 12 de novembro de 2016 COMO ELABORAR PESQUISA DE MERCADO 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 Missão do Sebrae Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orientar na implantação e no desenvolvimento

Leia mais

Obrigado por aceitar ser entrevistado neste estudo coordenado por.

Obrigado por aceitar ser entrevistado neste estudo coordenado por. ESCALA DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DA EQUIPE TÉCNICA COM OS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL (SATIS-BR) Bandeira, M., Pitta, AMF e Mercier,C (000). Escalas Brasileiras de Avaliação da Satisfação (SATIS-BR) e da

Leia mais

Metodologia Científica FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

Metodologia Científica FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA 1 Discentes: Ailson Rodrigues, Daiani Silvestre, Elaine Lacerda, Karina Alves, Natasha Regino,

Leia mais

! Tipos de Entrevistas e Tipos de Questões. ! Técnicas de Entrevista! Aspectos Práticos

! Tipos de Entrevistas e Tipos de Questões. ! Técnicas de Entrevista! Aspectos Práticos Agenda! Tipos de Entrevistas e Tipos de Questões Entrevistas! Técnicas de Entrevista! Aspectos Práticos Cleidson de Souza Departamento de Informática Universidade Federal do Pará Entrevistas! Abordagem

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Empregar técnicas de entrevistas, sabendo fazer perguntas abertas e fechadas para descobrir as necessidades do cliente e oferecer soluções que satisfaçam estas necessidades. VISÃO GERAL Saber

Leia mais

Sistema de Informações e Pesquisa de Marketing Aula 14 07/11/17

Sistema de Informações e Pesquisa de Marketing Aula 14 07/11/17 Sistema de Informações e Pesquisa de Marketing Aula 14 07/11/17 2º semestre / 2017 Profa Kavita Hamza kavita@usp.br Natureza do trabalho de campo Raramente os dados são coletados pelas pessoas que planejam

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO BASEADO NO MODELO DE HACKMAN E OLDHAM (1974)

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO BASEADO NO MODELO DE HACKMAN E OLDHAM (1974) QUESTIONÁRIO DE VLIÇÃO D QULIDDE DE VID NO TRLHO SEDO NO MODELO DE HCKMN E OLDHM (1974) SEÇÃO 1 Nesta seção do questionário você deve descrever o seu trabalho da forma mais objetiva possível. Por favor,

Leia mais

Mobilidade através das gerações

Mobilidade através das gerações Mobilidade através das gerações Insights que direcionam tomadas de decisão 23 mil pesquisadores 2700 municípios problema Entendimento do comportamento das diferentes gerações no que se refere à mobilidade

Leia mais

3.2 Fontes de dados e instrumentos de coleta: questionário estruturado, dados primários; Métodos e Técnicas de Pesquisa I 2015/1

3.2 Fontes de dados e instrumentos de coleta: questionário estruturado, dados primários; Métodos e Técnicas de Pesquisa I 2015/1 3.2 Fontes de dados e instrumentos de coleta: questionário estruturado, dados primários; Métodos e Técnicas de Pesquisa I 2015/1 Roteiro: 1. Surveys: Fontes primárias e secundárias 2. O questionário: instrumento

Leia mais

Survey - Analise de marca - Público Interno

Survey - Analise de marca - Público Interno Survey - Analise de marca - Público Interno O esforço que lhe pedimos deverá tomar-lhe menos de cinco minutos, as respostas ao questionário são anónimas e o seu tratamento estatístico. O que interessa

Leia mais

Instrumento de coleta - Questionário

Instrumento de coleta - Questionário Instrumento de coleta - Questionário Elaboração do questionário 1 Resgatar hipóteses e objetivos de pesquisa. 2 - Listar todas as variáveis que se relacionem ao problema e que foram contempladas nas hipóteses.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO MINHO

UNIVERSIDADE DO MINHO ANEXO I 151 UNIVERSIDADE DO MINHO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA QUESTIONÁRIO O presente Questionário destina-se ao desenvolvimento de um estudo, integrado numa tese de Mestrado na área da Psicologia

Leia mais

Instrumentos de Coleta de Dados para Estudos de Usos e Usuários da Informação: elaboração e aplicação de questionários

Instrumentos de Coleta de Dados para Estudos de Usos e Usuários da Informação: elaboração e aplicação de questionários Elaboração e Aplicação de Questionários Instrumentos de Coleta de Dados para Estudos de Usos e Usuários da Informação: elaboração e aplicação de questionários 1º Passo: Conhecer o contexto associado ao

Leia mais

American Psicological Association Dez princípios de conduta ética na investigação em Ciências Sociais: 1. Os fins não justificam os meios. 2.

American Psicological Association Dez princípios de conduta ética na investigação em Ciências Sociais: 1. Os fins não justificam os meios. 2. A validade de qualquer investigação pressupõe: Que a amostra seja representativa da população. Que exista quantidade e diversidade de dados. Que as conclusões possam ser generalizadas. Que o estudo possa

Leia mais

M e t o d o l o g i a de I n v e s t i g a ç ã o I

M e t o d o l o g i a de I n v e s t i g a ç ã o I M e t o d o l o g i a de I n v e s t i g a ç ã o I estrado: Formação Pessoal e Social ocente: Professora Doutora Isabel Chagas rabalho realizado por: Álvaro Minhava; Cristina Pires; Lina Benedito; Rita

Leia mais

Uso de questionários validados em pesquisa clínica

Uso de questionários validados em pesquisa clínica Uso de questionários validados em pesquisa clínica Apresentação: Andressa Daron Giordani Uso de questionários validados em pesquisa clínica - O uso de questionário é uma das técnicas mais utilizadas para

Leia mais

CONSULTA PARTICIPATIVA

CONSULTA PARTICIPATIVA CONSULTA PARTICIPATIVA Nº do questionário: Nome do entrevistador: APRESENTAÇÃO Olá, meu nome é. Faço parte de um grupo organizado de pessoas da comunidade e estamos fazendo uma consulta participativa para

Leia mais

Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Questionário

Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Questionário Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Questionário Meu nome é Jacira Garcia. Este questionário efetua-se no âmbito de minha tese de Doutoramento, pela Universidade de Lisboa,

Leia mais

Questionários. Técnicas para elaboração de questionários. Questionário: Aplicação. A arte de elaborar perguntas. Tipos de perguntas segundo o Formato

Questionários. Técnicas para elaboração de questionários. Questionário: Aplicação. A arte de elaborar perguntas. Tipos de perguntas segundo o Formato Técnicas para elaboração de questionários Profº Lucas Neiva-Silva Psicologia FURG lucasneiva@yahoo.com.br Baseado em: Azofra (2000). Cuestionarios. Colleción Cuadernos Metodológicos. Centro de Investigaciones

Leia mais

Pesquisa de Final de Ano

Pesquisa de Final de Ano Pesquisa de Final de Ano Novembro de 2012 1 Sumário 1. Aspectos Metodológicos Gerais... 3 1.1 Apresentação... 3 1.2 Objetivos... 3 1.3 Metodologia... 3 1.4 Plano amostral... 3 1.5 Classificação da Amostra...

Leia mais

AGENDA. Conceitos Básicos Tipos de Pesquisa e Métodos para Levantamento de dados. Tipos de Técnicas de Pesquisa. Questionário. Formas de Elaboração

AGENDA. Conceitos Básicos Tipos de Pesquisa e Métodos para Levantamento de dados. Tipos de Técnicas de Pesquisa. Questionário. Formas de Elaboração AGENDA Conceitos Básicos Tipos de Pesquisa e Métodos para Levantamento de dados Tipos de Técnicas de Pesquisa Questionário Formas de Elaboração Elaboração de Questionários com Ferramenta Digital TIPOS

Leia mais

Aula 08 Técnicas de Pesquisa

Aula 08 Técnicas de Pesquisa Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco POLI/UPE Curso de Engenharia Civil - CEC Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil - PEC Disciplina: Metodologia de Ensino e Pesquisa Tecnológica -

Leia mais

S P A I INVENTÁRIO DE ANSIEDADE E FOBIA SOCIAL POR FAVOR, LEIA ATENTAMENTE: Anexo 6

S P A I INVENTÁRIO DE ANSIEDADE E FOBIA SOCIAL POR FAVOR, LEIA ATENTAMENTE: Anexo 6 Anexo 6 S P A I INVENTÁRIO DE ANSIEDADE E FOBIA SOCIAL SAMUEL M. TURNER, PH.D. CONSTANCE V. DANCU, PH.D. DEBORAH C. BEIDEL, PH.D. Translated by Patrícia Picon, MD. MS. & Gabriel Gauer, MD. PhD. (FINAL

Leia mais

Inquérito por questionário Alunos

Inquérito por questionário Alunos Inquérito por questionário Alunos INSTRUÇÕES A seguir apresentamos-te um conjunto de perguntas sobre as tuas aulas. Não há respostas certas nem erradas, por isso pedimos-te que respondas com verdade. Obrigado

Leia mais

TÉCNICAS DE ENTREVISTAS E LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES

TÉCNICAS DE ENTREVISTAS E LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES TÉCNICAS DE ENTREVISTAS E LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES Em todo desenvolvimento de software, um aspecto fundamental é a captura dos requisitos dos usuários. Para apoiar este trabalho, diversas técnicas

Leia mais

Juventude: Emprego e Renda - Perspectivas Para a Juventude Em Governador Valadares Aluno(a): Ana Letícia Pastore Trindade Relatório Parcial

Juventude: Emprego e Renda - Perspectivas Para a Juventude Em Governador Valadares Aluno(a): Ana Letícia Pastore Trindade Relatório Parcial Juventude: Emprego e Renda - Perspectivas Para a Juventude Em Governador Valadares Aluno(a): Ana Letícia Pastore Trindade Relatório Parcial Introdução: 1.1.Introdução geral: 1.2.Objetivo: Explorar a quantidade

Leia mais

Seu negócio tem um cadeado e a chave para abri-lo é... A Iniciação

Seu negócio tem um cadeado e a chave para abri-lo é... A Iniciação Seu negócio tem um cadeado e a chave para abri-lo é... A Iniciação 10/06/2016 1 Uma equipe é muito mais do que a soma de suas partes + 40 % DE GANHOS HÁ LIMITE 4 %, 6 %, 8 % o 12 % DE GANHOS ILIMITADOS

Leia mais

Estudos formais de marketing. Pesquisa de marketing

Estudos formais de marketing. Pesquisa de marketing Estudos formais de marketing Além de monitorar um ambiente de marketing em constante mudanças, os profissionais de marketing precisam adquirir conhecimentos específicos sobre o seu mercado. Necessidade

Leia mais

O método adotado neste trabalho obedeceu a seguinte seqüência de passos:

O método adotado neste trabalho obedeceu a seguinte seqüência de passos: 3 Método 3.1 Etapas da Pesquisa O método adotado neste trabalho obedeceu a seguinte seqüência de passos: 3.1.1 1 a Etapa: Elaboração do Questionário Com base na revisão da literatura de estudos anteriores

Leia mais

3 Método Escolha das categorias de consumo

3 Método Escolha das categorias de consumo 3 Método Neste capítulo serão apresentados os procedimentos metodológicos utilizados, como o tipo de pesquisa, a escolha das categorias de produtos e serviços a serem analisadas, a construção do instrumento

Leia mais

Comércio aos Domingos e Feriados. Job 437/03 Outubro 2003

Comércio aos Domingos e Feriados. Job 437/03 Outubro 2003 Comércio aos Domingos e Feriados Job 437/03 Outubro 2003 1 Avaliar a importância da abertura do comércio aos domingos e feriados junto à população Vantagens e desvantagens percebidas; Objetivos Avaliar

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA

METODOLOGIA DA PESQUISA Universidade de São Paulo Mestrado em Controladoria e Contabilidade METODOLOGIA DA PESQUISA ENTREVISTAS E FOCUS GROUP Prof. Dr. Gilberto de Andrade Martins Orientador Belém - Pará 1 Universidade de São

Leia mais

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci Aula 2 Pesquisa Conceitos Prof. Marcelo Musci Conceito de Pesquisa O objetivo da pesquisa científica é explicar, prever e / ou controlar um determinado fato ou fenômeno. Fazer pesquisa é... Investigar

Leia mais

Metodologia: Abordagem de pesquisa e Instrumentos de coleta de dados. Caroline Antero Machado Mesquita

Metodologia: Abordagem de pesquisa e Instrumentos de coleta de dados. Caroline Antero Machado Mesquita : Abordagem de pesquisa e Instrumentos de coleta de dados Caroline Antero Machado Mesquita Descrição formal dos métodos e técnicas a serem utilizados; Responde às questões como? Com quê? Onde? Quanto?;

Leia mais

Fundação Nosso Lar Foz do Iguaçu PR. Roteiro para Entrevista : Seleção.

Fundação Nosso Lar Foz do Iguaçu PR. Roteiro para Entrevista : Seleção. Fundação Nosso Lar Foz do Iguaçu PR Roteiro para Entrevista : Seleção. 1. Nome do entrevistado: 2. Endereço/ Rua: nº 3. Bairro: Telefone: Celular : 4. Cidade: Referência: 5. Data da entrevista: / /. Parte

Leia mais

Informações de marketing

Informações de marketing Pesquisas Mercadológicas Informações de Marketing Informações de marketing O Sistema de Informações de Marketing (SIM) possibilita que a empresa organize um fluxo de informações necessárias para a tomada

Leia mais

Leia com calma as questões e responda com carinho, fazendo pausas até a conclusão, se achar necessário.

Leia com calma as questões e responda com carinho, fazendo pausas até a conclusão, se achar necessário. Questionário FIS - Felicidade Interna Sustentável CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA Idade Sexo ( )M ( )F Grau de Instrução ( )Básico ( )Médio ( )Universitário ( )Especialização ( )Mestrado ( )Doutorado ( )Outros

Leia mais

Planejamento de Carreira

Planejamento de Carreira Planejamento de Carreira Aulas 17 e 18 Plano de carreira Análise do ambiente Oportunidades Ameaças Objetivos Alvos concretos Estratégias Ações e prazos para atingir objetivos Follow-up Análise de potencial

Leia mais

BAREMA - PROFESSOR TITULAR

BAREMA - PROFESSOR TITULAR 1. TITULOS ACADÊMICOS 1.1 Pós-Doutorado 1.2 Curso de Doutorado 1.3 Curso de Mestrado 1.4 Curso de Especialização ou Aperfeiçoamento BAREMA - PROFESSOR TITULAR Departamento de Geografia Edital 04/2011 DESCRIÇÃO

Leia mais

RAD 1404 Pesquisa de Marketing. Semana 9. Pesquisa de Satisfação de Clientes. Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho

RAD 1404 Pesquisa de Marketing. Semana 9. Pesquisa de Satisfação de Clientes. Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho RAD 1404 Pesquisa de Marketing Semana 9 Pesquisa de Satisfação de Clientes Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho Satisfação O que é satisfação? Definições "Satisfação é a resposta de completude do consumidor.

Leia mais

Participação da população brasileira em serviço voluntário. Características do serviço voluntário

Participação da população brasileira em serviço voluntário. Características do serviço voluntário Projeto Voluntariado Brasil 2011 Job 11/0274 09/12/2011 Índice 1 Introdução 2 Participação da população brasileira em serviço voluntário 3 Perfil do voluntário 4 Características do serviço voluntário 5

Leia mais

Questionário histórico-linguístico (Version 3.0, 2018) Acesse para uso e citação on-line

Questionário histórico-linguístico (Version 3.0, 2018) Acesse   para uso e citação on-line Questionário histórico-linguístico (Version 3.0, 2018) Acesse http://cogsci.psu.edu/ para uso e citação on-line Por favor, forneça seu dados abaixo: Nome: E-mail: Telefone: Por favor, responda as perguntas

Leia mais

SITUAÇÃO DE USO Escolha de atividades físicas e aconselhamento e discussão sobre elas.

SITUAÇÃO DE USO Escolha de atividades físicas e aconselhamento e discussão sobre elas. UNIDADE: Quero perder uns quilinhos / Brasil SITUAÇÃO DE USO Escolha de atividades físicas e aconselhamento e discussão sobre elas. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Reconhecer o recurso argumentação em propagandas

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Bibliografia desta aula FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. São Paulo:Artmed, 2009. Cap. 12 e 13 WEISBERG, H.F.; KROSNICK, J.A; BOWEN,

Leia mais

O inquérito por entrevista

O inquérito por entrevista O inquérito por entrevista Entrevista Técnica de investigação que permite recolher informações, dados, utilizando a comunicação verbal. A entrevista é uma conversa com um objectivo (Bingham & Moore, 1924)

Leia mais

CONSUMO NA INTERNET Comparativo de compras físicas x virtuais

CONSUMO NA INTERNET Comparativo de compras físicas x virtuais CONSUMO NA INTERNET Comparativo de compras físicas x virtuais Maio de 2015 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Identificar as oportunidades no relacionamento entre as lojas físicas e virtuais para o varejo; Compreender

Leia mais

Obrigado por aceitar ser entrevistado neste estudo coordenado por.

Obrigado por aceitar ser entrevistado neste estudo coordenado por. SATIS-BR - FORMA ABREVIADA Bandeira, M., Pitta, AMF e Mercier,C (000). Escalas Brasileiras de Avaliação da Satisfação (SATIS-BR) e da sobrecarga (IMPACTO-BR) da equipe técnica em serviços de saúde mental.

Leia mais

As questões seguintes relacionam-se com a sua ligação ao sítio onde vive (indique com X onde vive: Baía de Luanda Laguna de Mussulo ).

As questões seguintes relacionam-se com a sua ligação ao sítio onde vive (indique com X onde vive: Baía de Luanda Laguna de Mussulo ). Somos investigadores do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e Marinha, da Universidade Agostinho Neto e da Universidade do Algarve (Portugal) e estamos a realizar um estudo sobre riscos ambientais

Leia mais

Pesquisar é... 16:54

Pesquisar é... 16:54 16:54 PESQUISA Pesquisar é... procurar respostas para indagações propostas. a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagrada

Leia mais

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO FACULDADE DO ACRE INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIC

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO FACULDADE DO ACRE INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIC UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO FACULDADE DO ACRE INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIC AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO RIO BRANCO

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR MILTON PACHECO FUNK: UMA ESCOLHA PESSOAL. Orientadora: Pricila Rocha dos Santos

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR MILTON PACHECO FUNK: UMA ESCOLHA PESSOAL. Orientadora: Pricila Rocha dos Santos ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR MILTON PACHECO FUNK: UMA ESCOLHA PESSOAL Orientadora: Pricila Rocha dos Santos Osório 2008 2 ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR MILTON PACHECO

Leia mais

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades. para os pequenos negócios no município de Currais Novos/RN

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades. para os pequenos negócios no município de Currais Novos/RN Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de Currais Novos/RN Novembro/2014 INTRODUÇÃO O presente trabalho pretende auxiliares os empreendedores

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Bibliografia desta aula FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. São Paulo:Artmed, 2009. Cap. 12,13, 15, 16 VIEIRA, K.M; DALMORO, M. Dilemas

Leia mais

O PERFIL DO PRESBÍTERO BRASILEIRO

O PERFIL DO PRESBÍTERO BRASILEIRO CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL 53ª Assembleia Geral da CNBB Aparecida, 15 a 24 de abril de 2015 08/53ª AG(Sub) O PERFIL DO PRESBÍTERO BRASILEIRO QUESTIONÁRIO SOBRE O PERFIL DO PRESBÍTERO BRASILEIRO

Leia mais

pesquisa quantitativa imagem Sebrae relatório dezembro / 2015

pesquisa quantitativa imagem Sebrae relatório dezembro / 2015 pesquisa quantitativa imagem Sebrae relatório dezembro / 2015 013_0915_relatório Imagem Pequenos negócios_v3 Página 1 de 53 índice índice do questionário 03 apresentação 04 metodologia 05 critérios de

Leia mais

INVENTÁRIO FLORESTAL LEVANTAMENTO DE POPULAÇÕES HUMANAS: MÉTODOS DE PESQUISA. Hilton Thadeu Zarate do Couto

INVENTÁRIO FLORESTAL LEVANTAMENTO DE POPULAÇÕES HUMANAS: MÉTODOS DE PESQUISA. Hilton Thadeu Zarate do Couto INVENTÁRIO FLORESTAL LEVANTAMENTO DE POPULAÇÕES HUMANAS: MÉTODOS DE PESQUISA Hilton Thadeu Zarate do Couto O que é uma pesquisa? Palavra usada geralmente para descrever um método de coleta de informações

Leia mais

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO DOCENTE : Cátia Cândida de Almeida DISCIPLINA: Estatística aplicada à Educação CURSO DE PEDAGOGIA UNESP MARÍLIA 2017 1 Índice 1) Introdução: Pesquisa científica 2) Planejamento

Leia mais

A Entrevista Como método de recolha de dados em Investigação em Educação

A Entrevista Como método de recolha de dados em Investigação em Educação A Entrevista Como método de recolha de dados em Investigação em Educação Adaptado de: Cristina Costa Guida Rocha Mónica Acúrcio O que é a entrevista? A entrevista é uma conversa intencional, geralmente

Leia mais

MATERIAIS E MÉTODOS CASUÍSTICA

MATERIAIS E MÉTODOS CASUÍSTICA Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde Ciclo Fundamental Discurso Científico MATERIAIS E MÉTODOS CASUÍSTICA Luciana S. R. Penhalbel Luis

Leia mais

3 Método Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3

3 Método Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 3 Método Este estudo é descritivo e tem uma especificação clara de pesquisa préplanejada e estruturada (Malhotra, 2006) com a qual ele busca determinar e descrever o entendimento do consumidor analfabeto

Leia mais

APRIMORANDO A EXPERIÊNCIA NO CLUBE

APRIMORANDO A EXPERIÊNCIA NO CLUBE APRIMORANDO A EXPERIÊNCIA NO CLUBE A força do seu clube está nos associados. Ao pedir suas opiniões regularmente, você demonstra que está aberto a mudanças e possibilita que eles o ajudem a criar uma experiência

Leia mais

Liderança. A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos.

Liderança. A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos. CHEFIA E LIDERANÇA Liderança A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos. Liderança Liderar significa possuir a capacidade e o discernimento para

Leia mais

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO (Negrito, Tamanho 14, centralizado e Letras Maiúsculas) MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira Pesquisa em propaganda Faccat Profª Me. Taís Vieira Tipos de pesquisa - Na escolha da melhor metodologia para uma investigação, tudo depende do que se deseja conhecer: o que e quanto ou como e por quê?

Leia mais

Olimpíadas no Rio e Violência

Olimpíadas no Rio e Violência Olimpíadas no Rio e Violência Fabiola Miranda von Rondow Após se candidatar três vezes e não conseguir ganhar a disputa para sediar os Jogos Olímpicos, o Brasil finalmente foi o escolhido. Com isso, o

Leia mais

4 - MÉTODO DA PESQUISA

4 - MÉTODO DA PESQUISA 4 - MÉTODO DA PESQUISA 4.1. UNIVERSO E AMOSTRA O universo da amostra contempla, residentes da cidade do Rio de Janeiro que costumam ler com regularidade alguma revista e que possuem acesso à Internet.

Leia mais

Técnicas de Levantamento de Dados

Técnicas de Levantamento de Dados Técnicas de Levantamento de Dados Em todo desenvolvimento de software, um aspecto fundamental é a captura dos requisitos dos usuários. Para apoiar este trabalho, diversas técnicas podem ser utilizadas.

Leia mais

3 Metodologia da Pesquisa

3 Metodologia da Pesquisa 50 3 Metodologia da Pesquisa 3.1 Tipo da Pesquisa O Tipo de pesquisa utilizada foi a pesquisa qualitativa. Segundo Wolcott (2001 apud CRESWELL, 2007) a pesquisa qualitativa é interpretativa, ou seja, o

Leia mais

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de Bento Fernandes/RN

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de Bento Fernandes/RN Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de Bento Fernandes/RN Novembro/2014 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho pretende auxiliares os empreendedores

Leia mais

Roteiro de Entrevistas Para Investigação do Design de Hipermídias Educacionais

Roteiro de Entrevistas Para Investigação do Design de Hipermídias Educacionais Marcos A. de Lima Filho marcos.filho@northumbria.ac.uk Northumbria University Roteiro de Entrevistas Para Investigação do Design de Hipermídias Educacionais Utilizado para investigar como o hiperlivro

Leia mais

PESQUISA: NATAL. 2% 1% quitar dividas em atraso 9% 20% 12% 15% 13% 14% 14% 1% 1% 11% 17% 23% 39%

PESQUISA: NATAL.  2% 1% quitar dividas em atraso 9% 20% 12% 15% 13% 14% 14% 1% 1% 11% 17% 23% 39% PESQUISA: NATAL AMOSTRA: 540 pessoas da classe média paulistana (BC) 2 a 5 de dezembro SP Capital A ideia da pesquisa foi entender como o paulistano vê o final de ano, o 13º salário e como as comemorações

Leia mais

Apêndice A Questionário sociodemográfico e clínico

Apêndice A Questionário sociodemográfico e clínico Apêndices Apêndice A Questionário sociodemográfico e clínico Questionário sociodemográfico e clínico Idade Estado civil Solteira Casada Divorciada Viúva Separada Outra Habilitações Literárias Quantos anos

Leia mais

Sumário. 1. Aspectos Metodológicos Descrição dos Resultados Análise Gráfica... 7

Sumário. 1. Aspectos Metodológicos Descrição dos Resultados Análise Gráfica... 7 1 Sumário 1. Aspectos Metodológicos... 3 2. Descrição dos Resultados... 4 Itens de comemoração... 4 Gastos com presente... 4 Local e quando compra... 5 Motivação para ir às compras... 5 Passeio... 5 Momento...

Leia mais

Elaboração de Relatórios e Projetos

Elaboração de Relatórios e Projetos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Elaboração de Relatórios e Projetos Professora Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal, M.Sc. Conteúdo Etapas de um Projeto de Pesquisa

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

PESQUISA DE MERCADO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PESQUISA DE MERCADO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Junho de 2005 OBJETIVO GERAL DA PESQUISA Identificar qual o comportamento de compra dos potenciais consumidores do centro da cidade de Foz do Iguaçu. OBJETIVOS

Leia mais

VERBUM (ISSN ), v. 6, n. 2, p , fev.2017 Entrevista QUANDO TER UM PROBLEMA É A SOLUÇÃO

VERBUM (ISSN ), v. 6, n. 2, p , fev.2017 Entrevista QUANDO TER UM PROBLEMA É A SOLUÇÃO QUNDO TER UM PROBLEM É SOLUÇÃO Por Maria ngélica SLES 2 e Rosa Lídia da SILV 3 Foto feita pelas entrevistadoras, com a anuência do Professor Gil. O professor ntonio Carlos Gil Doutor em Saúde Pública pela

Leia mais

Graduação. Avaliação de Alunos e Concluintes 1º semestre de Agosto/2012

Graduação. Avaliação de Alunos e Concluintes 1º semestre de Agosto/2012 Graduação Avaliação de Alunos e Concluintes 1º semestre de 2012 Agosto/2012 FICHA TÉCNICA Período de aplicação da pesquisa Maio e Junho de 2012. Formato Pesquisa realizada em laboratório de informática,

Leia mais

PROVA 2 ESTUDO DE USUÁRIOS E COMUNIDADES

PROVA 2 ESTUDO DE USUÁRIOS E COMUNIDADES PROVA 2 ESTUDO DE USUÁRIOS E COMUNIDADES SLIDE 1 - DETALHES ENTREVISTA - ANÁLISE. Pesquisa Qualitativa Técnicas de Coleta de Dados Entrevista O pesquisador deve elaborar um roteiro de questões claras,

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS / ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS / ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS / ADMINISTRATIVOS DEZEMBRO DE 2011 JOB1408 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões

Leia mais

Análise da situação atual Que dados coletar De quem coletar dados Aspectos éticos. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes

Análise da situação atual Que dados coletar De quem coletar dados Aspectos éticos. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Interface Homem/Máquina Aula 8 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.2/tcc-00.184 Roteiro da Aula de Hoje

Leia mais

Pesquisa quantitativa. Painel Online. Março de 2016

Pesquisa quantitativa. Painel Online. Março de 2016 Pesquisa quantitativa Painel Online Março de 2016 OBJETIVO e METODOLOGIA A Enquet e o SINAPRO realizaram estudo com objetivo geral de avaliar as potencialidades do mercado da Grande Vitória, de forma especial

Leia mais

ANEXO 1 INSTRUMENTO USADO PARA FAZER A PESQUISA COM OS PAIS OU RESPONSÁVEIS

ANEXO 1 INSTRUMENTO USADO PARA FAZER A PESQUISA COM OS PAIS OU RESPONSÁVEIS 148 ANEXO 1 INSTRUMENTO USADO PARA FAZER A PESQUISA COM OS PAIS OU RESPONSÁVEIS 149 QUESTIONÁRIO PARA PAIS OU RESPONSÁVEIS O presente questionário faz parte da pesquisa sobre Violências nas Escolas, realizada

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

A DESCRIÇÃO DO RELACIONAMENTO DE ALGUÉM COM SUA VOZ PREDOMINANTE

A DESCRIÇÃO DO RELACIONAMENTO DE ALGUÉM COM SUA VOZ PREDOMINANTE A Voz e Você (VAY)* A DESCRIÇÃO DO RELACIONAMENTO DE ALGUÉM COM SUA VOZ PREDOMINANTE Mark Hayward Psychology Department University of Surrey Guilford 2005 m.hayward@surrey.ac.uk 1 POR FAVOR, LEIA ANTES

Leia mais

O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS CANDIDATOS ISENTOS DA TAXA DE INSCRIÇÃO AO CONCURSO VESTIBULAR 2004 DA UNIOESTE E MATRICULADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS CANDIDATOS ISENTOS DA TAXA DE INSCRIÇÃO AO CONCURSO VESTIBULAR 2004 DA UNIOESTE E MATRICULADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS CANDIDATOS ISENTOS DA TAXA DE INSCRIÇÃO AO CONCURSO VESTIBULAR 2004 DA UNIOESTE E MATRICULADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Jussara Margarida Wammes 1 Vera Lúcia Martins 2 INTRODUÇÃO:

Leia mais

11 HÁBITOS DO ENTREVISTADOR EFICAZ

11 HÁBITOS DO ENTREVISTADOR EFICAZ 1 Embracing your survey 11 HÁBITOS DO ENTREVISTADOR EFICAZ DICAS PARA O BOM DESEMPENHO DO ENTREVISTADOR Plataforma inteligente de gerenciamento de pesquisas Embracing your survey 2 Embracing your survey

Leia mais

AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Professor

AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Professor AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Professor Caro professor(a), o projeto de Avaliação Externa do Ensino Médio - AVALIE tem como objetivo avaliar o rendimento dos educandos e educandas do Ensino

Leia mais

Análise dos Estilos de Gestão do Conflito predominantes em Ambiente Laboral dos Enfermeiros da ilha de S. Miguel

Análise dos Estilos de Gestão do Conflito predominantes em Ambiente Laboral dos Enfermeiros da ilha de S. Miguel EX.m ª (o) Colega: Chamo-me Pedro Futi Franque, sou enfermeiro de Nível 1 no Hospital do Divino Espírito Santo, e encontro-me a realizar o Mestrado em Gestão Pública na Universidade dos Açores. Pretendo

Leia mais

Apêndice B: CD II Carta Convite

Apêndice B: CD II Carta Convite Apêndice B: CD II Carta Convite CREATI InterDigital Ambiente Digital de Comunicação e Interação Prezado(a) Senhor(a), Dirigimo-nos a Vossa Senhoria para sondar a possibilidade de realização de pesquisa

Leia mais

RAD 1404 Pesquisa de Marketing Semana 12 Pesquisa para análise de Demanda

RAD 1404 Pesquisa de Marketing Semana 12 Pesquisa para análise de Demanda RAD 1404 Pesquisa de Marketing Semana 12 Pesquisa para análise de Demanda Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho Passos para análise da demanda 1) Definição do mercado para a categoria 2) Identificar segmentos

Leia mais

Inventário sobre a Saliência das Actividades

Inventário sobre a Saliência das Actividades Anexos Inventário sobre a Saliência das Actividades (3ª Edição) * Nº Idade: Sexo: F M Estado Civil: Número de Filhos: Actividade Profissional: Nº de anos de Actividade Profissional: Este questionário de

Leia mais