O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS CANDIDATOS ISENTOS DA TAXA DE INSCRIÇÃO AO CONCURSO VESTIBULAR 2004 DA UNIOESTE E MATRICULADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS CANDIDATOS ISENTOS DA TAXA DE INSCRIÇÃO AO CONCURSO VESTIBULAR 2004 DA UNIOESTE E MATRICULADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO"

Transcrição

1 O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS CANDIDATOS ISENTOS DA TAXA DE INSCRIÇÃO AO CONCURSO VESTIBULAR 2004 DA UNIOESTE E MATRICULADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Jussara Margarida Wammes 1 Vera Lúcia Martins 2 INTRODUÇÃO: O trabalho apresenta os resultados da pesquisa monográfica 3 sobre o perfil socioeconômico dos candidatos isentos da taxa de inscrição ao Concurso Vestibular/2004, que passaram e efetivaram suas matrículas nos cursos de graduação da Unioeste. A temática surgiu do processo de análise de solicitação de isenção da taxa de inscrição aos concursos vestibulares da Unioeste, trabalho este realizado pela Equipe Técnica do Serviço Social a partir do ano de METODOLOGIA: O objeto da pesquisa refere-se ao perfil socioeconômico dos candidatos isentos e matriculados nos cursos de graduação da Unioeste no ano de O objetivo geral estabelecido foi identificar o perfil socioeconômico dos candidatos isentos da taxa de inscrição ao Concurso Vestibular 2004 e que se encontram matriculados nos cursos de graduação da Unioeste. Os objetivos específicos foram: - identificar o número de candidatos, isentos, aprovados no Concurso Vestibular 2004 da Unioeste. - Identificar em quais cursos estão matriculados os candidatos isentos que passaram no Concurso Vestibular 2004 da Unioeste.- Traçar o perfil socioeconômico 1 Formação em Serviço Social. Técnica-administrativa da Unioeste, exercendo atualmente a função de Chefe da área de Convênios. Especialista em Gestão Pública. Contato: Rua Bonfim, Centro -Toledo PR, Fone: ou jussarawammes@unioeste.br 2 Assistente Social. Mestre em Serviço Social. Docente do Colegiado de Serviço Social de Toledo. 3 Monografia apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública/Unioeste/Campus de Cascavel, sob a orientação da profª. Ms. Vera Lúcia Martins do curso de Serviço Social da Unioeste/Toledo.

2 2 dos candidatos isentos e matriculados nos cursos da Unioeste em 2004 por: sexo, faixa etária, estado civil, ano de conclusão do ensino médio, cidade de origem, se está empregado, atividade profissional, se cursou pré-vestibular com ou sem bolsa, com quem reside, número de pessoas na residência, condições de moradia, participação na vida econômica da família, renda familiar, número de pessoas na família sem renda, veículo próprio, despesas básicas. A coleta de dados foi obtida através da análise dos formulários de requerimentos preenchidos pelos candidatos que solicitaram a isenção da taxa do vestibular/2004, cujos procedimentos metodológicos utilizados na realização da pesquisa empírica foram: - delimitação do período a ser analisado o concurso vestibular de 2004; - análise dos formulários de requerimento dos candidatos que solicitaram a isenção da taxa de inscrição ao concurso vestibular/2004 da Unioeste; análise da Resolução nº 045/2001/COU e seus anexos; - registro acadêmico de matrículas da Unioeste; - solicitação da criação de banco de dados por parte de um técnico da área de informática; - delimitação dos dados a serem tabulados; - delimitação do cruzamento dos dados. Quanto à delimitação da discussão teórica optou-se por uma leitura da realidade a partir de uma análise crítica do papel do Estado e da sua relação com as demandas impostas pela sociedade civil. O universo da pesquisa é constituído pelos candidatos isentos da taxa do concurso vestibular e matriculados nos cursos de graduação da Unioeste no ano de RESULTADOS: Da análise dos dados dos 111 sujeitos da pesquisa verifica-se que os candidatos isentos efetivaram suas matrículas em 25 cursos de graduação da Unioeste, sendo que: 25 matricularam-se no curso de Pedagogia; 08 nos cursos de Ciências Contábeis e Geografia; 07 no curso de Filosofia; 06 nos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Matemática, Química e Secretariado Executivo Bilíngüe; 05 em Letras Português/Espanhol; 04 em História; 03 em Ciências Sociais, Hotelaria, Letras Português/Inglês e Serviço Social; 02 em Enfermagem e Engenharia Agrícola; 01 nos cursos de Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Direito, Economia Doméstica, Educação Física, Engenharia Química, Informática e Turismo. A partir da análise dos dados obtidos observa-se que:

3 3 1) a maioria dos candidatos que foram isentos e que estão matriculados nos cursos de graduação da Unioeste é constituída de mulheres, representando 70%, enquanto 30% são do sexo masculino, mostrando a predominância feminina. 2) Com relação à idade dos candidatos observa-se que o maior percentual é de jovens que estão na faixa etária entre 16 a 25 anos. 3) Com relação à cidade de origem, observa-se que a grande maioria concentra-se naquelas onde a Unioeste possui os campi, sendo que a cidade de Cascavel aparece com o maior percentual, seguida pela cidade de Foz do Iguaçu. Ressalta-se que estas cidades são as que possuem mais habitantes em relação às demais cidades onde têm campus da Unioeste. 4) A situação de desemprego apresentada pelos candidatos também chama a atenção porque representa 62% dos sujeitos da pesquisa contra 38% que afirmaram estar trabalhando. Dos que afirmaram possuir emprego, foi possível identificar, através das informações anexadas ao formulário, quatro ramos atividades predominantes, quais sejam: 26% trabalham no comércio, 5% na agricultura familiar e atividade autônoma e 64% informaram outros ramos de atividades, como por exemplo: cobrador em transporte coletivo, recepcionista em empresa de prestação de serviços, empregada doméstica, operador de produção em indústria e estagiários de modo geral. 5) Sobre a preparação dos candidatos, através de cursinho pré-vestibular, apenas 7%, ou seja, 8 candidatos responderam que fizeram cursinho com bolsa de estudo parcial e apenas 1 candidato obteve bolsa integral, sendo a mesma financiada por parentes. Os outros 93% responderam não terem freqüentado cursinho prévestibular, donde se explica que, dos 1.303, apenas 111 candidatos passaram no vestibular e se matricularam nos cursos de graduação da Unioeste. 6) Outro dado relevante é a questão da participação do candidato na vida econômica da família. A maioria, 57% respondeu que não trabalha e seus gastos são financiados pela família ou por outras pessoas; 20% afirmaram que trabalham e são responsáveis pelo seu próprio sustento e ainda contribuem no sustento da família e 14% trabalham e são os principais responsáveis pelo sustento da família.

4 4 7) Com relação à renda familiar informada observa-se que a maioria apresenta uma distribuição salarial que não ultrapassa R$480,00. 8) Em relação às despesas básicas apresentadas, a maior parte dos candidatos possui uma despesa básica (água, luz, telefone, aluguel ou prestação da casa própria, condomínio) que não ultrapassa R$ 150,00. CONCLUSÃO: A partir dos dados analisados é possível verificar que a situação de carência socioeconômica dos sujeitos da pesquisa reflete o processo de pauperização das famílias brasileiras. Na Unioeste, o que se verifica no tocante à sua contrapartida social, com base nos dados da pesquisa, é que das solicitações de isenção no ano de 2004, apenas enquadraram-se nos critérios para deferimento da taxa do vestibular. Destes, apenas 111 (8,52%) efetivamente ingressaram nos cursos da Unioeste. Esse dado revela que o processo ainda continua excludente sob dois aspectos: 1) do ponto de vista socioeconômico pela falta de recursos financeiros -; 2) ainda que o candidato seja isento da taxa de inscrição há a possibilidade de sua exclusão, através da concorrência, pelo nível do conhecimento no processo do vestibular. BIBLIOGRAFIA ANDES C. Proposta da Andes/SN para a universidade brasileira. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, AS MULHERES são maioria no vestibular Jornal Gazeta de Toledo, Toledo, 20 abr./2005. BATISTA, A. A. Reforma do Estado: uma prática histórica de controle social. Revista Serviço Social & Sociedade, n. 61, São Paulo: Cortez, 1999, p BEHRING, apud T. H. Marshall. Programa de Capacitação Continuada para Assistentes Sociais. Capacitação em Serviço Social e Política Social, módulo 3, UnB: GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, MARTINS. V. L. A. A pobreza assistida no contexto da assistência social no Brasil. In: Serviço Social & Realidade Franca, v. 6, n. 2, São Paulo, 1997.

5 5. V. L; WAMMES, J. M. Relatório do processo de isenção: Mimeo NETTO, J. P. Reforma do Estado e impactos no ensino superior: In: Temporalis. Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, ano I, n. 1 - Janeiro a junho de PEREIRA, L. C. B. A reforma do Estado dos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Cadernos MARE. Brasília: 1997, p REIS, L. F. Termo de Autonomia: Estratégia de desobrigação do Estado quanto ao financiamento integral do ensino superior no Brasil. In: Estado e políticas sociais. ORG. Francis Mari Guimarães Nogueira, Cascavel: Edunioeste, Resolução nº 045/2001-COU, de 14/09/01 e Anexo II, Formulários de requerimentos (Isenção da taxa de Inscrição ao Concurso Vestibular/2004). SPOSATI, A. de O. et. al. Assistência na trajetória das políticas sociais brasileiras. São Paulo: Cortez, TRIGUEIRO, M. G. S. Universidades públicas: desafios e possibilidades no Brasil contemporâneo. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1999.

EDITAL Nº 31/2013-PROGRAD

EDITAL Nº 31/2013-PROGRAD 1 PRÓ- DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 31/2013-PROGRAD ABERTURA DAS INSCRIÇÕES E DIVULGAÇÃO DE VAGAS PARA A TERECEIRA ETAPA DO PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO DE 2013 PARA OCUPAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES NOS CURSOS

Leia mais

Gráfico de Barras. Página 3 de 21 08/12/ :11:35. A renda total mensal de sua família se situa na faixa: A menos de 01 salário mínimo (R$ 678,00)

Gráfico de Barras. Página 3 de 21 08/12/ :11:35. A renda total mensal de sua família se situa na faixa: A menos de 01 salário mínimo (R$ 678,00) Questão: 1 Qual o nível de instrução do seu pai? Página 1 de 21 08/12/2017 09:11:33 A Sem Escolaridade 326 B Nível fundamental incompleto (1º Grau) 2429 C Nível fundamental completo (1º Grau) 1060 D Nível

Leia mais

DIRETORIA DE CONCURSO VESTIBULAR

DIRETORIA DE CONCURSO VESTIBULAR DIRETORIA DE CONCURSO VESTIBULAR EDITAL Nº 001/2008-DCV PUBLICA RELAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO CONSIDERADOS COMO AFINS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIOESTE. O Diretor de Concurso Vestibular da Universidade

Leia mais

Perfil Sócio-econômico dos Candidatos ao Processo Seletivo 2004 da UFRN

Perfil Sócio-econômico dos Candidatos ao Processo Seletivo 2004 da UFRN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR Perfil Sócio-econômico dos Candidatos ao Processo Seletivo 2004 da UFRN 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA PERMANÊNCIA

PROGRAMA DE BOLSA PERMANÊNCIA PROGRAMA DE BOLSA PERMANÊNCIA OBSERVAÇÕES: 1. A documentação incompleta e/ou preenchimento indevido desse formulário estará sujeito ao INDEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO; 2. Toda a documentação deverá ser entregue

Leia mais

Gráfico de Barras. Página 1 de 33 18/03/ :03:12. Total de Candidatos que responderam:14612

Gráfico de Barras. Página 1 de 33 18/03/ :03:12. Total de Candidatos que responderam:14612 Questão: Qual o seu sexo? Página de 33 8/03/2005 09:03:2 A Masculino 6257 B Feminino 8355 Total de Candidatos que responderam:462 Questão: 2 Quantos anos você completará em 2005? Página 2 de 33 8/03/2005

Leia mais

U n i v e r s i d a d e E s t a d u a l d o C e n t r o - O e s t e ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 043/99 - CAD/UNICENTRO

U n i v e r s i d a d e E s t a d u a l d o C e n t r o - O e s t e ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 043/99 - CAD/UNICENTRO U n i v e r s i d a d e E s t a d u a l d o C e n t r o - O e s t e U N I C E N T R O PA R A N Á Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444/97, de 08 de Agosto de 1997. ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 043/99 -

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 Coordenadoria Central de Processos Seletivos - COORPS EDITAL 013/2009-COORPS A Coordenadoria Central

Leia mais

Page 1 of /06/ :20:22. Questão: 1 Qual o seu sexo? A Masculino ,31 % B Feminino ,72 % X Inválida 10 1,97 %

Page 1 of /06/ :20:22. Questão: 1 Qual o seu sexo? A Masculino ,31 % B Feminino ,72 % X Inválida 10 1,97 % Curso: 101 Administração Page 1 of 376 26/06/2003 09:20:22 Questão: 1 Qual o seu sexo? A Masculino. 250 49,31 % B Feminino. 247 48,72 % X Inválida 10 1,97 % Questão: 2 Quantos anos você completará em 2003?

Leia mais

APRESENTAÇÃO. 3 PARTE 1. 4 PERFIL DISCENTE - GERAL. 4 PARTE PERFIL DISCENTE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. 22 PARTE PERFIL DISCENTE DIREITO.

APRESENTAÇÃO. 3 PARTE 1. 4 PERFIL DISCENTE - GERAL. 4 PARTE PERFIL DISCENTE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. 22 PARTE PERFIL DISCENTE DIREITO. SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 PARTE 1... 4 PERFIL DISCENTE - GERAL... 4 PARTE 2... 22 PERFIL DISCENTE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS... 22 PARTE 3... 39 PERFIL DISCENTE DIREITO... 39 PARTE 4... 57 PERFIL DISCENTE

Leia mais

EDITAL Nº 006/2019-PROGRAD. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no uso de suas atribuições, considerando:

EDITAL Nº 006/2019-PROGRAD. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no uso de suas atribuições, considerando: EDITAL Nº 006/2019-PROGRAD ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA A PRIMEIRA ETAPA DO PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DE VAGAS OCIOSAS DA UNIOESTE, PARA O ANO LETIVO DE 2019. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual

Leia mais

Gráfico de Barras. Page 1 of 32 29/05/ :59:21. Total de Candidatos que responderam:15706

Gráfico de Barras. Page 1 of 32 29/05/ :59:21. Total de Candidatos que responderam:15706 Questão: 1 Qual o seu sexo? Page 1 of 3 9/05/003 10:59:1 A Masculino 605 B Feminino 9150 X Inválida 351 Total de Candidatos que responderam:15706 Questão: Quantos anos você completará em 001? Page of 3

Leia mais

Rua Princesa Isabel, 60 - Bairro Vila Rica - Feliz/RS - CEP: Telefone: (51) Sítio eletrônico:

Rua Princesa Isabel, 60 - Bairro Vila Rica - Feliz/RS - CEP: Telefone: (51) Sítio eletrônico: ANEXOS ANEXO A - RELAÇÃO DE DOCUMENTOS A documentação deverá ser entregue ao Setor de Registros Escolares no ato da inscrição na seleção para os benefícios 2011/2. Não serão aceitas inscrições caso toda

Leia mais

FORMULARIO DE INSCRIÇÃO- AVALIAÇÃO SÓCIOECONÔMICA

FORMULARIO DE INSCRIÇÃO- AVALIAÇÃO SÓCIOECONÔMICA FORMULARIO DE INSCRIÇÃO- AVALIAÇÃO SÓCIOECONÔMICA Entrega de formulário de Avaliação Socioeconômica devidamente impresso, preenchido e acompanhado da documentação necessária deve ser feita no dia 31/01/2012

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Julio de Mesquita Filho REITORIA Pró-Reitoria de Administração

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Julio de Mesquita Filho REITORIA Pró-Reitoria de Administração unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Julio de Mesquita Filho REITORIA Pró-Reitoria de Administração C.C.I CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL PROF. HELTON ALVES FALEIROS FICHA DE SOLICITAÇÃO DE VAGA 2017 Período:

Leia mais

Página 1 de 6 20/06/ :38:42. A Feminino ,90 % B Masculino ,10 % Questão: 2 Quantos anos você completará em 2006?

Página 1 de 6 20/06/ :38:42. A Feminino ,90 % B Masculino ,10 % Questão: 2 Quantos anos você completará em 2006? Questão: 1 Qual o seu sexo? Página 1 de 6 20/06/2006 15:38:42 A Feminino 8299 56,90 % B Masculino 6286 43,10 % Questão: 2 Quantos anos você completará em 2006? 04 04 1 0,04 % 05 05 2 0,09 % 16 16 1 0,04

Leia mais

PROGRAMA AUXÍLIO EMERGENCIAL OBSERVAÇÕES:

PROGRAMA AUXÍLIO EMERGENCIAL OBSERVAÇÕES: PROGRAMA AUXÍLIO EMERGENCIAL OBSERVAÇÕES: 1. A documentação incompleta e/ou preenchimento indevido desse formulário estará sujeito ao INDEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO; 2. As informações prestadas no formulário,

Leia mais

EDITAL Nº 018/2018-PROGRAD. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no uso de suas atribuições, considerando:

EDITAL Nº 018/2018-PROGRAD. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no uso de suas atribuições, considerando: EDITAL Nº 018/2018-PROGRAD ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA A PRIMEIRA ETAPA DO PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DE VAGAS OCIOSAS DA UNIOESTE, PARA O ANO LETIVO DE 2018 A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual

Leia mais

CONCURSO VESTIBULAR 2016 PRESTAÇÃO DE CONTAS Total de Inscrições pagas : 13012

CONCURSO VESTIBULAR 2016 PRESTAÇÃO DE CONTAS Total de Inscrições pagas : 13012 CONCURSO VESTIBULAR 2016 PRESTAÇÃO DE CONTAS Total de Inscrições pagas : 13012 1 1.1 1.2 1.3 2 2.1 EQUIPE DE APOIO PEDAGÓGICO Supervisores de Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Redação, Língua

Leia mais

PROGRAMA AUXÍLIO MORADIA OBSERVAÇÕES:

PROGRAMA AUXÍLIO MORADIA OBSERVAÇÕES: PROGRAMA AUXÍLIO MORADIA OBSERVAÇÕES: 1. A documentação incompleta e/ou preenchimento indevido desse formulário estará sujeito ao INDEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO; 2. As informações prestadas no formulário,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FONES (54) COMUNICAÇÃO. Vestibular de verão 2010

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FONES (54) COMUNICAÇÃO. Vestibular de verão 2010 UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FONES (54) 3316.7000 0800-7018220 COMUNICAÇÃO Vestibular de verão 2010 I - Datas importantes DIAS HORÁRIO 30/11/2009 Divulgação da primeira chamada, lista de espera e lista

Leia mais

EDITAL N 014/2016 PROGRAD/DRA

EDITAL N 014/2016 PROGRAD/DRA EDITAL N 014/2016 PROGRAD/DRA Convocação em quarta chamada presencial para matrículas dos candidatos processo de seleção às vagas dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR pelo

Leia mais

Página 1 de 6 29/11/ :13:22. Questão: 1 Qual o seu sexo?

Página 1 de 6 29/11/ :13:22. Questão: 1 Qual o seu sexo? Página 1 de 6 29/11/2002 16:13:22 Questão: 1 Qual o seu sexo? A Masculino 283 42,24 % B Feminino 377 56,27 % X Inválida 10 1,49 % Questão: 2 Quantos anos você completará em 2001? 0 0 1,15 % 1 1 3,45 %

Leia mais

CAMPUS DESCALVADO DESC. DESC. DESC.

CAMPUS DESCALVADO DESC. DESC. DESC. UNIVERSIDADE BRASIL ERRATA CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO GRADUAÇÃO 2017/1 Concurso de bolsas de estudo para o 1º semestre de 2017, passa a vigorar com a seguinte alteração no item 1: - Aumento do número

Leia mais

2. Os polos de Apoio Presencial relacionados abaixo estão especificados conforme o código cadastrado no E- MEC.

2. Os polos de Apoio Presencial relacionados abaixo estão especificados conforme o código cadastrado no E- MEC. O Centro Universitário Internacional UNINTER, torna oficial a publicação do Edital nº 001-18 PROUNI UNINTER, onde resolve publicar as vagas ofertadas de bolsas ProUni para o Processo Seletivo 1º semestre

Leia mais

Página 1 de 5 17/12/ :30:05. A Masculino ,80 % B Feminino 78 39,20 % X Inválida 2 1,01 % Questão: 2 Quantos anos você completará em 2002?

Página 1 de 5 17/12/ :30:05. A Masculino ,80 % B Feminino 78 39,20 % X Inválida 2 1,01 % Questão: 2 Quantos anos você completará em 2002? Questão: 1 Qual o seu sexo? Página 1 de 5 17/12/2002 14:30:05 A Masculino 119 59,80 % B Feminino 78 39,20 % X Inválida 2 1,01 % Questão: 2 Quantos anos você completará em 2002? 17 17 12 6,03 % 18 18 58

Leia mais

( ) solteiro(a) ( ) casado(a) R.G.: CPF: - Telefone: ( ) / Celular: ( ) Endereço: Bairro: Cidade: Cep: (preencher com letra de forma):

( ) solteiro(a) ( ) casado(a) R.G.: CPF: - Telefone: ( ) / Celular: ( ) Endereço: Bairro: Cidade: Cep:  (preencher com letra de forma): FORMULÁRIO SÓCIOECONÔMICO PARA PROCESSO SELETIVO CURSINHO CAIÇARA TURMAS 2012 Este formulário deve ser preenchido, impresso e levado no dia da prova de conhecimentos gerais. Se classificado para entrevista,

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENADORIA DE REGISTRO ACADÊMICO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENADORIA DE REGISTRO ACADÊMICO Ingresso Extravestibular 2016/2 - Reopção A PUCRS oferece a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de reopção a partir de 18 de abril de 2016. Não serão aceitos pedidos

Leia mais

EDITAL Nº 036/2015-PROGRAD. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no uso de suas atribuições, considerando:

EDITAL Nº 036/2015-PROGRAD. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no uso de suas atribuições, considerando: EDITAL Nº 036/2015-PROGRAD ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA A TERCEIRA ETAPA DO PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DE VAGAS OCIOSAS DA UNIOESTE PROVOU PARA O ANO LETIVO DE 2015. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade

Leia mais

Page 1 of 5 29/05/ :43:23

Page 1 of 5 29/05/ :43:23 Questão: 1 Qual o seu sexo? Page 1 of 5 A Masculino 6205 39,51 % B Feminino 9150 58,26 % X Inválida 351 2,23 % Questão: 2 Quantos anos você completará em 2001? 0 0 1 0,15 % 1 1 3 0,45 % 10 10 1 0,15 %

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL PARANÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Pró- Reitoria de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Relações Estudantis - DRE Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social ORIENTAÇÕES GERAIS

Leia mais

EDITAL Nº 015/2017-PROGRAD. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no uso de suas atribuições, considerando:

EDITAL Nº 015/2017-PROGRAD. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no uso de suas atribuições, considerando: EDITAL Nº 015/2017-PROGRAD ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA A PRIMEIRA ETAPA DO PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DE VAGAS OCIOSAS DA UNIOESTE PROVOU PARA O ANO LETIVO DE 2017 A Pró-Reitora de Graduação da Universidade

Leia mais

COORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS COMUNICADO Nº 004/2016-COGEPS

COORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS COMUNICADO Nº 004/2016-COGEPS COORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS COMUNICADO Nº 004/2016-COGEPS ENSALAMENTO PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DO 2º PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR PRAZO DETERMINADO

Leia mais

TABELA 4 - CALENDÁRIO DE MATRÍCULA DOS CALOUROS 2015 CAMPUS VIÇOSA. Primeira. Segunda. Terceira. Quarta 24/02/2015 DATA E HORÁRIO

TABELA 4 - CALENDÁRIO DE MATRÍCULA DOS CALOUROS 2015 CAMPUS VIÇOSA. Primeira. Segunda. Terceira. Quarta 24/02/2015 DATA E HORÁRIO TABELA 4 - CALENDÁRIO DE MATRÍCULA DOS CALOUROS 2015 CAMPUS VIÇOSA CHAMADA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DATA E HORÁRIO DA MATRÍCULA CURSOS Grupo 1: Dança, Ciência da Computação, Economia Doméstica, Educação

Leia mais

Planejamento, Recrutamento e Seleção Administração Administração (EII) Administração - Ênfase em Análise de Sistemas Administração - Habilitação em

Planejamento, Recrutamento e Seleção Administração Administração (EII) Administração - Ênfase em Análise de Sistemas Administração - Habilitação em Planejamento, Recrutamento e Seleção (EII) - Ênfase em Análise de Sistemas - Habilitação em de Empresas - Habilitação em de Negócios - Habilitação em Geral - Habilitação em Rural - Habilitação em Gestão

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UEM PRO-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS PRH DIRETORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DCT

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UEM PRO-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS PRH DIRETORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DCT FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO 1 DADOS DO ALUNO Nome: Curso: R.A.: Ano de ingresso: Ingressou pelo sistema de cotas? ( ) sim ( ) não Solicitouisenção da taxa de inscrição do vestibular?

Leia mais

EDITAL Nº 043/2018-PROGRAD. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no uso de suas atribuições, considerando:

EDITAL Nº 043/2018-PROGRAD. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no uso de suas atribuições, considerando: EDITAL Nº 043/2018-PROGRAD ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA A TERCEIRA ETAPA DO PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DE VAGAS OCIOSAS DA UNIOESTE, PARA O ANO LETIVO DE 2018. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual

Leia mais

EDITAL Nº 004/2013-CEPE O PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE),

EDITAL Nº 004/2013-CEPE O PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE), EDITAL Nº 004/2013-CEPE CONVOCA OS MEMBROS DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA REUNIÃO ORDINÁRIA EM 23 DE MAIO DE 2013. O PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

PRINCIPAIS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

PRINCIPAIS CANAIS DE COMUNICAÇÃO PRINCIPAIS CANAIS DE COMUNICAÇÃO http://processodeingresso.upe.pe.gov.br processodeingresso@upe.pe.gov.br Processo de Ingresso @Ingresso_UPE_20 Telefones: (81) 3183.3660 (81) 3183.3791 Fax: (81) 3183.3791

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá EDITAL N o 143/2016-PRH O REITOR E A DIRETORA DE RECURSOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, no uso de suas atribuições e considerando a Resolução n o 017/2015 COU, o Edital n o 128/2016-PRH,

Leia mais

REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO CONCURSO VESTIBULAR

REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO CONCURSO VESTIBULAR INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO Vestibular 2º semestre 2010 COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO - COPESE Nº REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO - 2019 1 DADOS DO ALUNO Nome: Curso: _ R.A.: Ano de ingresso: Ingressou pelo sistema de cotas? ( ) sim ( ) não Solicitou isenção da taxa de inscrição do vestibular?

Leia mais

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO Data: / / 1. IDENTIFICAÇÃO Nome Completo: Gênero Data de nascimento Identidade Órgão Emissor UF CPF ( ) Fem. ( ) Masc. / / Naturalidade UF Estado civil Matrícula:

Leia mais

COORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS. EDITAL nº 095/2017-COGEPS

COORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS. EDITAL nº 095/2017-COGEPS COORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS EDITAL nº 095/2017-COGEPS CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS COM INSCRIÇÃO HOMOLOGADA PARA A PARTICIPAÇÃO NA PROVA DIDÁTICA COM ARGUIÇÃO E ENSALAMENTO DAS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS INGRESSANTES CAMPUS BAGÉ 2014 Equipe Responsável: Alice M. Alves Técnica em Assuntos Educacionais Daviane A. de Azevedo Assistente

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 026, DE 11 DE MAIO DE 2011

DELIBERAÇÃO Nº 026, DE 11 DE MAIO DE 2011 0 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 026, DE 11 DE MAIO DE 2011 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS UNITINS COMISSÃO DE CONCURSOS E SELEÇÕES - CCS. Edital 2011/1 02 ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS UNITINS COMISSÃO DE CONCURSOS E SELEÇÕES - CCS. Edital 2011/1 02 ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS UNITINS COMISSÃO DE CONCURSOS E SELEÇÕES - CCS Edital 2011/1 02 ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO A Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS, por meio de sua Comissão

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ANEXO II EDITAL Nº 008/2018 PRÓ - REITORIA DE ENSINO DIRETORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Assinale abaixo se você é estudante da modalidade PROEJA.

Leia mais

RESOLUÇÃO CA N o 112 DE 28 DE MARÇO DE 2011.

RESOLUÇÃO CA N o 112 DE 28 DE MARÇO DE 2011. RESOLUÇÃO CA N o 112 DE 28 DE MARÇO DE 2011. Aprova o número de vagas nos cursos ofertados no 1 o Concurso Vestibular de 2012 e dá outras providências. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, no uso de suas atribuições

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 EDITAL Nº 21/2014 COORPS Acrescenta vagas não preenchidas no PAC às universais do 2º Concurso Vestibular de 2015, da UNICENTRO. A Coordenadoria Central de Processos Seletivos, COORPS, da Universidade Estadual

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL INTERNO Nº 006/2012 ANEXO A RELAÇÃO DE DOCUMENTOS A documentação deverá ser entregue na Coordenação de Assistência Estudantil no ato da inscrição juntamente

Leia mais

CCI CATATAU Formulário para seleção Ano: 2014 (Preencher em letra de forma) 1.1. Nome: Naturalidade-Cidade: Estado: 1.2.

CCI CATATAU Formulário para seleção Ano: 2014 (Preencher em letra de forma) 1.1. Nome: Naturalidade-Cidade: Estado: 1.2. F I C H A P A R A S E L E Ç Ã O CCI CATATAU Formulário para seleção Ano: 2014 (Preencher em letra de forma) I. Dados da Criança: 1.1. Nome: Data de Nascimento: / / Idade: Naturalidade-Cidade: Estado: 1.2.

Leia mais

Art. 1 o Fica aprovada a proposta para o 2 o Concurso Vestibular de 2012 da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Art. 1 o Fica aprovada a proposta para o 2 o Concurso Vestibular de 2012 da Universidade Estadual de Ponta Grossa. PORTARIA R. N o 344 DE 24 DE AGOSTO DE 2011. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, considerando os termos do expediente autuado no Protocolo

Leia mais

EDITAL Nº 01/ MUDANÇA DE CURSO PARA ESTUDANTES- CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO: PEC- G

EDITAL Nº 01/ MUDANÇA DE CURSO PARA ESTUDANTES- CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO: PEC- G UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (COPIC) EDITAL Nº 0/00 - MUDANÇA DE CURSO PARA ESTUDANTES- CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO: PEC- G

Leia mais

Área de conhecimento ou matéria: Internato Médico e Residência Médica em Pediatria.

Área de conhecimento ou matéria: Internato Médico e Residência Médica em Pediatria. 3 Área de conhecimento ou matéria: Internato Médico e Residência Médica em Pediatria. Número de vagas e carga horária: Uma (01) vaga 24 horas Graduação em Medicina. Especialização em: Residência Médica

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE APOIO PEDAGÓGICO DIVISÃO DE PROJETOS, ESTÁGIOS E MONITORIAS EDITAL Nº 035/2017-PROGRAD

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE APOIO PEDAGÓGICO DIVISÃO DE PROJETOS, ESTÁGIOS E MONITORIAS EDITAL Nº 035/2017-PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE APOIO PEDAGÓGICO DIVISÃO DE PROJETOS, ESTÁGIOS E MONITORIAS COMISSÃO UNIVERSIDADE PARA OS ÍNDIOS INSTITUCIONAL EDITAL Nº 035/2017-PROGRAD ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA

Leia mais

VESTIBULAR MEIO DE ANO 2016

VESTIBULAR MEIO DE ANO 2016 Critérios e procedimentos para isenção de pagamento de taxa de inscrição para candidatos socioeconomicamente carentes. A Universidade Estadual Paulista - UNESP oferece 360 isenções integrais do pagamento

Leia mais

18/01/2013 das 8 às 11:30 horas. 18/01/2013 das 14 às 17 horas. 21/01/2013 das 8 às 11:30 horas. 21/01/2013 das 14 às 17 horas

18/01/2013 das 8 às 11:30 horas. 18/01/2013 das 14 às 17 horas. 21/01/2013 das 8 às 11:30 horas. 21/01/2013 das 14 às 17 horas CALENDÁRIO DE MATRÍCULA DOS CALOUROS 2013 CAMPUS VIÇOSA CHAMADA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 14/01/2013 28/01/2013 18/02/2013 26/02/2013 05/03/2013 DATA E HORÁRIO DA MATRÍCULA :30 :30 :30 :30 :30 :30 e 14 às

Leia mais

vestibular_1993.txt Groupe de questions : PSE

vestibular_1993.txt Groupe de questions : PSE vestibular_1993.txt Groupe de questions : PSE Informações Gerais Candidatos Inscritos: 12.421 Candidatos s: 1.069 Demanda Geral (Inscritos/Vagas): 11,62 Taxa de Matrícula (Matriculados/Inscritos): 8,60%

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE PERFIL SOCIOECONÔMICO DO CORPO DISCENTE FACINTER PRESENCIAL

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE PERFIL SOCIOECONÔMICO DO CORPO DISCENTE FACINTER PRESENCIAL RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE PERFIL SOCIOECONÔMICO DO CORPO DISCENTE FACINTER PRESENCIAL 2011 Disponível no arquivo físico do setor e pasta de rede: X:\CPA-FACINTER\PESQUISAS AVAL INSTITUCIONAL\2011\

Leia mais

FORMULÁRIO: ESTUDANTE

FORMULÁRIO: ESTUDANTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSO GRADUAÇÃO PRESENCIAL FORMULÁRIO: ESTUDANTE 2016 CURSO EM AVALIAÇÃO: CAMPUS: ( ) Campus Ariquemes ( ) Campus Cacoal ( ) Campus Guajará-Mirim

Leia mais

Universidade Salgado de Oliveira Comissão Própria de Avaliação

Universidade Salgado de Oliveira Comissão Própria de Avaliação Maio de 2016 Universidade Salgado de Oliveira Comissão Própria de Avaliação 1. Introdução Através deste relatório a CPA apresenta os resultados da Pesquisa sobre os Aspectos Socioeconômicos e Culturais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) Faça Orientação Vocacional clique aqui: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DO CONCURSO VESTIBULAR COPERVE PROCESSO SELETIVO SERIADO / 2012 CONCORRÊNCIA

Leia mais

EDITAL 031/2016. Publique-se, Santa Teresa, 22 de dezembro de CLENILTON PEREIRA DIRETOR GERAL DA ESFA

EDITAL 031/2016. Publique-se, Santa Teresa, 22 de dezembro de CLENILTON PEREIRA DIRETOR GERAL DA ESFA EDITAL 031/2016 Clenilton Pereira, Diretor Geral da Escola Superior São Francisco de Assis, inscrição sob CNPJ 34 078 881 0011-57, com sede na Rua Bernardino Monteiro, nº 700, Bairro Dois Pinheiros/ES,

Leia mais

EDITAL PARA TRANSFERÊNCIAS NO ÂMBITO DA PUC (Transferência de Turno, Transferência entre Unidades, Reopção de Curso e Transferência Interna)

EDITAL PARA TRANSFERÊNCIAS NO ÂMBITO DA PUC (Transferência de Turno, Transferência entre Unidades, Reopção de Curso e Transferência Interna) EDITAL PARA TRANSFERÊNCIAS NO ÂMBITO DA PUC (Transferência de Turno, Transferência entre Unidades, Reopção de Curso e Transferência Interna) 1º SEMESTRE DE 2006 Nos termos das Normas Acadêmicas do Ensino

Leia mais

( ) Manhã ( ) tarde ( ) integral ( ) indiferente

( ) Manhã ( ) tarde ( ) integral ( ) indiferente Data de entrega: / /2018 FICHA PARA INSCRIÇÃO E PROCESSO SELETIVO CATEGORIA ALUNO DA FCT/UNESP (preencher em letra legível) Exercício: 2018 Período de frequência pretendido para matricular a criança: (

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE APOIO PEDAGÓGICO DIVISÃO DE PROJETOS, ESTÁGIOS E MONITORIAS EDITAL Nº 031/2016-PROGRAD

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE APOIO PEDAGÓGICO DIVISÃO DE PROJETOS, ESTÁGIOS E MONITORIAS EDITAL Nº 031/2016-PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE APOIO PEDAGÓGICO DIVISÃO DE PROJETOS, ESTÁGIOS E MONITORIAS COMISSÃO UNIVERSIDADE PARA OS ÍNDIOS INSTITUCIONAL EDITAL Nº 031/2016-PROGRAD ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI Reitor Prof. Helvécio Luiz Reis Vice-Reitora Profa. Valéria Heloisa Kemp Pró-Reitor de Ensino de Graduação Prof. Murilo Cruz Leal Presidente da Comissão Permanente

Leia mais

COORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS EDITAL 058/2012-COGEPS

COORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS EDITAL 058/2012-COGEPS COORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS EDITAL 058/2012-COGEPS PUBLICAÇÃO DO ENSALAMENTO PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DO 31º CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD EDITAL Nº 07/2015/PROGRAD

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD EDITAL Nº 07/2015/PROGRAD 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD EDITAL Nº 07/2015/PROGRAD CONVOCAÇÃO PARA CONFIRMAÇÃO DA MATRÍCULA INSTITUCIONAL DOS CANDIDATOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO

Leia mais

ANEXO II SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO

ANEXO II SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO ANEXO II SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO PEDIDO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS SUPERIORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS - 2015/2 É OBRIGATÓRIO

Leia mais

4. A divulgação do resultado final dos candidatos selecionados está prevista para o dia 26 de

4. A divulgação do resultado final dos candidatos selecionados está prevista para o dia 26 de EDITAL UFMS/CPAN Nº 99, DE 20 DE SETEMBRO DE 2018. A DIRETORA EM EXERCÍCIO DO CÂMPUS DO PANTANAL da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, RETIFICA o edital

Leia mais

MUNICÍPIO DE RIACHO DOS MACHADOS MG

MUNICÍPIO DE RIACHO DOS MACHADOS MG DISTRIBUIÇÃO DAS TOTAIS: Total das vagas oferecidas no Concurso Público. GERAIS: Vagas de ampla concorrência. : Vaga destinada à pessoa com deficiência (subitem 3.2 do Edital). 1 Auxiliar de Serviços da

Leia mais

EDITAL 001/2016 Clenilton Pereira, Diretor Geral da Escola Superior São Francisco de Assis, inscrição sob CNPJ 34 078 881 0011-57 com sede na Rua Bernardino Monteiro, nº 700, Bairro Dois Pinheiros/ES,

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Universidade Estadual do Centro-Oeste DIRETORIA ACADÊMICA EDITAL Nº 12/2016-DIRAC DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA INGRESSO COMO PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR E TRANSFERÊNCIA EXTERNA A Diretora Acadêmica da Universidade Estadual do Centro-Oeste,

Leia mais

FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO

FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO MEC/SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUDESTE DE MINAS CAMPUS SÃO JOÃO DEL REI FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO Modalidades a ser solicitada pelo estudante: (Enumere as modalidades conforme

Leia mais

COORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS EDITAL 043/2011-COGEPS

COORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS EDITAL 043/2011-COGEPS COORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS EDITAL 043/2011-COGEPS PUBLICAÇÃO DO ENSALAMENTO DAS BANCAS EXAMINADORAS DO 4º PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR PRAZO

Leia mais

PROGRAMA SOCIOASSISTENCIAL ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO DO PROGRAMA SOCIOASSISTENCIAL IFAM Nome: Curso: Nº de Matrícula:

PROGRAMA SOCIOASSISTENCIAL ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO DO PROGRAMA SOCIOASSISTENCIAL IFAM Nome: Curso: Nº de Matrícula: PROGRAMA SOCIOASSISTENCIAL ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO DO PROGRAMA SOCIOASSISTENCIAL IFAM 2017 1- IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE: Nome: Curso: Nº de Matrícula: Série/ Turma CPF: Turno: Sala RG:

Leia mais

EDITAL Nº 029/2017-PROGRAD. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no uso de suas atribuições, considerando:

EDITAL Nº 029/2017-PROGRAD. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no uso de suas atribuições, considerando: EDITAL Nº 029/2017-PROGRAD ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA A TERCEIRA ETAPA DO PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DE VAGAS OCIOSAS DA UNIOESTE PROVOU PARA O ANO LETIVO DE 2017. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Universidade Estadual do Centro-Oeste DIRETORIA ACADÊMICA EDITAL Nº 09/2019-DIRAC/PROEN DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E INGRESSO COMO PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR A Pró-Reitora de Ensino da, UNICENTRO, no uso

Leia mais

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA (PASE) EDITAL Nº 01/2016/UFSJ/PROAE RESULTADO PRELIMINAR

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA (PASE) EDITAL Nº 01/2016/UFSJ/PROAE RESULTADO PRELIMINAR PROCESSO DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA (PASE) EDITAL Nº 01/2016/UFSJ/PROAE RESULTADO PRELIMINAR A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de São João del-rei, torna pública a relação

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Universidade Estadual do Centro-Oeste DIRETORIA ACADÊMICA EDITAL Nº 09/2018-DIRAC/PROEN DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA INGRESSO COMO PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR E TRANSFERÊNCIA EXTERNA A Diretora Acadêmica da Universidade Estadual

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI Reitor Prof. Helvécio Luiz Reis Vice-Reitora Profa. Valéria Heloisa Kemp Pró-Reitor de Ensino de Graduação Prof. Murilo Cruz Leal Presidente da Comissão Permanente

Leia mais

Processo de Ingresso Números Gerais e Concorrência

Processo de Ingresso Números Gerais e Concorrência Números Gerais e Concorrência Número de Cursos Salgueiro (2) Serra Talhada (1) Caruaru (2) Mata Norte (8) Arcoverde (2) Camaragibe (2) Santo Amaro (7) Benfica (8) Petrolina (10) Garanhuns (9) Mata Sul

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA/BAIXO TOCANTINS ABAETETUBA PARÁ EDITAL Nº: 02/2019

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA/BAIXO TOCANTINS ABAETETUBA PARÁ EDITAL Nº: 02/2019 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA/BAIXO TOCANTINS ABAETETUBA PARÁ EDITAL Nº: 02/2019 I Do projeto O Projeto Universidade Aberta de Abaetetuba (PUAA)

Leia mais

CADASTRO SÓCIO ECONÔMICO Nº... Sexo M ( ) F ( ) Data de nascimento Estado Civil Procedência (cidade/uf) Curso Fase Centro Matrícula

CADASTRO SÓCIO ECONÔMICO Nº... Sexo M ( ) F ( ) Data de nascimento Estado Civil Procedência (cidade/uf) Curso Fase Centro Matrícula UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC PRÓ - REITORIA EXTENSÃO, CULTURA E COMUNIDADE - PROEX COORDENADORIA DE PROMOÇÃO E APOIO A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO ACADÊMICO E

Leia mais

ANEXO I - DOCUMENTAÇÃO A SER ENTREGUE

ANEXO I - DOCUMENTAÇÃO A SER ENTREGUE ANEXOS ANEXO I - DOCUMENTAÇÃO A SER ENTREGUE Para fins de comprovação das informações declaradas na FICHA SOCIECONOMICA, a família deverá apresentar, obrigatoriamente, os documentos abaixo relacionados

Leia mais

Art. 2 o Fica alterado o número total de vagas a serem ofertadas no Concurso Vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa, aos Cursos de:

Art. 2 o Fica alterado o número total de vagas a serem ofertadas no Concurso Vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa, aos Cursos de: RESOLUÇÃO CA N o 80 DE 2 DE ABRIL DE 2012. Aprova o número de vagas para o Concurso Vestibular de Inverno de 2012 e dá outras providências. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

I-SERVIÇOS SOLICITADOS (Marque com um X o auxílio que necessita)

I-SERVIÇOS SOLICITADOS (Marque com um X o auxílio que necessita) CAMPUS CABEDELO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - COPAE QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO FOTO 3X4 Caro aluno preencha TODO o formulário e APRESENTE A DOCUMENTAÇÃO solicitada, para que não

Leia mais

Prouni Balanço das inscrições e resultados

Prouni Balanço das inscrições e resultados Prouni Balanço das inscrições e resultados Edição 2016/1 Janeiro/2016 Bolsas concedidas - 2005 a 2015: 1,74 milhão 69% bolsas integrais 86% cursos presenciais 74% turno noturno 52% estudantes negros Inscritos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES COORDENAÇÃO DE APOIO ESTUDANTIL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES COORDENAÇÃO DE APOIO ESTUDANTIL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES COORDENAÇÃO DE APOIO ESTUDANTIL EDITAL N 32, DE 21 DE JULHO DE 2010 SELEÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS

Leia mais

VESTIBULAR SISU VAGAS REMANESCENTES. PROPLAN / DAAI - Fone: (43)

VESTIBULAR SISU VAGAS REMANESCENTES. PROPLAN / DAAI - Fone: (43) VESTIBULAR SISU VAGAS REMANESCENTES PROPLAN / DAAI - Fone: (43) 3371-4112 - 4451 e-mail: proplandaai@uel.br APRESENTAÇÃO A publicação do Perfil Geral do Ingressante 2016, da sequência a uma série de estudos

Leia mais

GRUPO FINANCEIRO 1 - ENCARGOS EDUCACIONAIS GRADUAÇÃO 2016/2

GRUPO FINANCEIRO 1 - ENCARGOS EDUCACIONAIS GRADUAÇÃO 2016/2 GRUPO FINANCEIRO 1 - ENCARGOS EDUCACIONAIS GRADUAÇÃO 2016/2 Arquitetura e Urbanismo - Ciência da Computação - Ciências Contábeis - Ciências Econômicas - Engenharia Ambiental - Engenharia Civil - Engenharia

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Belém.

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Belém. ANEXO V Questionário Socioeconômico Preencher e entregar no Serviço Social, no período de entrega de documentos para solicitação de isenção de taxa. Identificação Nome Data de nascimento. Estado Civil:

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Código Nome Carga horária

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Código Nome Carga horária UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2008 Programa: Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE Área de Concentração: Sociedade,

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENADORIA DE REGISTRO ACADÊMICO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENADORIA DE REGISTRO ACADÊMICO Ingresso Extravestibular 2017/1 - Reopção A PUCRS oferece a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de reopção a partir de 15 de setembro de 2016. Não serão aceitos pedidos

Leia mais

FICHA DE SOLICITAÇÃO DE VAGA Nome da criança: Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino Data de Nascimento: / / Cidade/Estado Endereço: Bairro: CEP:

FICHA DE SOLICITAÇÃO DE VAGA Nome da criança: Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino Data de Nascimento: / / Cidade/Estado Endereço: Bairro: CEP: C.C.I CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL PROF. HELTON ALVES FALEIROS FICHA DE SOLICITAÇÃO DE VAGA 2011 Período: ( ) Manhã ( ) Tarde ( ) Indiferente ( ) Integral Nome da criança: Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino

Leia mais